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1 MAIO 2014 como prevenir as doenças respiratórias Saúde Física Respire Melhor! Saúde Mental Internet na sua vida Dica Saudável Gastador ou poupador?

2 SOBRE NÓS Criada por profissionais experientes do mercado de seguros e com um conceito de Boutique de Serviços. A VIS é uma consultoria, corretora de seguros e benefícios cujo foco prioritário é oferecer aos clientes apoio integral na consultoria de riscos, seguros e benefícios, orientando-os em todos os aspectos decorrentes de cada operação. O que a VIS oferece Para Você Contrate online sem sair de casa Acidentes pessoais Residencial Seguro Viagem Equipamentos portáteis Automóvel Outros produtos Plano de saúde Plano odontológico Seguro de vida Previdência privada Automóvel Equipamentos Náutico Responsabilidade Civil Profissional Para sua empresa Alguns dos produtos de nosso portfólio: seguros patrimoniais planos de saúde seguro de vida viagem previdência odonto responsabilidade civil produtos financeiros automóvel frota transportes Alguns diferenciais que oferecemos aos nossos clientes: - Gestão de riscos patrimoniais e logísticos - Medicina ocupacional - Gestão em saúde - Programa de prevenção e qualidade de vida Participamos ativamente das operações, auxiliando os clientes a identificar solucões criativas para as questões fundamentais de seus negócios. Trabalhamos com todas as seguradoras e opoeradoras. Saiba mais. Entre em contato com a VIS Corretora de Seguros e Benefícios Tel.: (11) / (11) Endereço: Rua do Rócio, 228-5º e 9º andar Vila Olímpia São Paulo - SP Brasil

3 ÍNDICE Capa Respire melhor! página 6 Saúde Física Previna-se! página 4 Saúde Física Gravidez: coma pelos dois e não por dois página 5 Dica Saudável Tabagismo, vício que mata! página 8 Saúde Mental Como a internet afeta sua vida página 9 Saúde Física Intestino preguiçoso tem jeito? página 10 Saúde Finaceira Gastador ou poupador? página 11 Estimule seus neurônios Jogos, filmes e livros páginas 11 e 12 3

4 Previna-se! As doenças respiratórias atacam quando nosso organismo está fraco. Por isso, é muito importante nos mantermos sempre fortes e saudáveis. Fique atento a gripes ou resfriados que duram mais de uma semana, pois podem se transformar em pneumonia, uma doença que pode levar à morte. Evite contato direto com pessoas que estejam infectadas Vacine-se contra a gripe todo ano Cuide bem da sua alimentação Essa é a melhor forma de manter o seu organismo saudável e protegido Evite, sempre que possível, ambientes fechados e com muitas pessoas Lave sempre as mãos Uma boa higiene é importante para nos defendermos contra infecções Saúde Física muito importante ficar atento à limpeza da casa, para evitar esse tipo de doença. Proteja-se dos ácaros! Lave semanalmente roupas de cama e banho Vire o colchão a cada 15 dias, batendo para retirar o pó O estrado da cama é o local da casa onde há maior concentração de ácaros. Mantenha-o sempre limpo Limpe sempre tapetes, carpetes, estofados, etc Use um pano úmido para remover a poeira Evite fazer refeições na cama ou no sofá (os restos podem servir de alimento para os ácaros) Mantenha a casa arejada e deixe entrar a luz solar, para eliminar os possíveis vírus e bactérias O grupo de risco para as doenças respiratórias inclui gestantes, doentes crônicos, obesos, diabéticos, soropositivos, bebês e idosos. INIMIGO OCULTO Além da fumaça e da poluição, o ácaro é outro vilão que se esconde dentro de nossa casa e pode se transformar no agente causador de doenças respiratórias. Ele costuma viver na poeira e na umidade e é responsável pelas alergias respiratórias. Por isso é 4

5 Saúde Física Gravidez: coma pelo dois e não por dois A alimentação merece cuidados especiais durante a gestação. É importante incluir todos os grupos de alimentos, em porções adequadas evitando alguns tipos de alimentos e consumindo outros em maior quantidade. Assim, você terá todas as vitaminas e minerais essenciais para a formação e desenvolvimento do bebê. O QUE CONSUMIR: Ácido fólico ou Vitamina B9: vegetais verdes-escuros, cereais, leguminosas, ovos e leite são ricos em B9, vital para a formação do bebê. Durante a gravidez, a necessidade é maior, sendo que algumas mulheres precisam, inclusive, tomar suplementos. Cálcio: fundamental para a formação óssea do bebê e para prevenir doenças como gengivite, cãibras e descalcificação dos ossos da mulher durante a amamentação. É encontrado no leite e seus derivados. Ferro: evita a anemia ferropriva e é vital para a formação das células que carregam o oxigênio para o sangue e músculos. As principais fontes são: fígado, carnes, ovos, feijão e verduras. Vitamina A: auxilia no desenvolvimento celular e no crescimento ósseo. Importante para a saúde dos olhos e para o sistema imunológico da gestante. Invista nos vegetais como laranja, manga, mamão e abóbora. Vitamina C: fundamental para a formação do colágeno, que compõe a pele, ossos, cartilagem e vasos sanguíneos. Auxilia na absorção do ferro e fortalece as defesas do organismo. Encontrado em frutas como goiaba, kiwi, morango, abacaxi e em hortaliças como brócolis, pimentão e tomate. O que evitar: Gorduras e açúcares Álcool 11 Maio Dia das Mães Alimentos crus 5

6 Capa Respire Melhor! Espirros, tosse, febre e alergias nos fazem lembrar automaticamente das estações mais frias do ano: o outono e o inverno. Embora as doenças respiratórias possam ocorrer durante o ano inteiro, no inverno o número de casos de problemas respiratórios aumenta. Isso acontece porque, em geral, portas e janelas ficam fechadas e os ambientes pouco ventilados, ou seja, condições ideais para a proliferação de vírus e bactérias, que atacam o sistema respiratório. Além disso, a dispersão dos poluentes e dos agentes que causam alergias como ácaros, poeira, pelos de animais, fica mais difícil sem o devido arejamento. 6 Por dentro das principais doenças respiratórias! O sistema respiratório é um dos aparelhos mais sensíveis do ser humano. Por meio da respiração estamos sujeitos ao contato com diversos microorganismos, que podem causar doenças respiratórias. Conheça as principais e veja como preveni-las: RINITE ALÉRGICA Quem nunca conheceu uma pessoa que espirra, coça o nariz e não para de assuá-lo? É uma das 5 doenças crônicas mais comuns, que afeta de 10 a 30% dos adultos e até 40% das crianças em todo o mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. O QUE É? Uma inflamação da mucosa que reveste as cavidades nasais, com um ou mais dos seguintes sintomas: congestão nasal, rinorreia (nariz escorrendo ), espirros, coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca, além da redução da capacidade de sentir cheiros.

7 GRIPE X RESFRIADO A gripe e o resfriado são doenças diferentes, que apresentam alguns sintomas em comum. Enquanto a gripe é um quadro mais grave, o resfriado não passa de um mal estar passageiro. Gripe e resfriado são doenças infecciosas, do trato respiratório superior. Podem ser adquiridas por qualquer indivíduo que entre em contato com uma pessoa contaminada. GRIPE Doença infecciosa aguda com início repentino. Em geral, é causada pelo vírus influenza. É altamente contagiosa. A duração é de 7 dias ou mais, provocando febre alta, mal-estar, calafrios, fadiga, dores no corpo, na cabeça, irritação dos olhos, nariz entupido, dor de garganta e tosse. RESFRIADO Infecção viral leve das vias aéreas superiores nariz e garganta. Entre os principais sintomas estão coriza (secreção nasal), tosse seca, mal estar geral e fadiga, apresentando melhora entre 3 a 5 dias. Não existe remédio para curá-lo ou vacinas para preveni-lo. O tratamento tem por objetivo apenas amenizar os sintomas. SINUSITE Inflamação e/ou infecção da mucosa que reveste os seios da face, espécie de câmara de ar que fica ao redor do nariz e produz secreção. Quando inflamado, o local fica sem comunicação com o nariz, totalmente fechado e sem circulação de ar. O muco produzido se acumula, facilitando a proliferação de microorganismos. Assim se forma a sinusite, que pode ser viral ou bacteriana, aguda ou crônica. Os sintomas são a secreção amarelada ou esverdeada, dor de cabeça, febre, nariz entupido, tontura e mal estar. Outros sintomas como dor de dente, dor de garganta, rouquidão, tosse e mau hálito também podem estar associados à doença. 7

8 Tabagismo, vício que mata! Dica Saudável O número de fumantes no Brasil chega a 32 milhões de pessoas. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) 11% das mortes no país são causadas pelo tabagismo. POR QUE VICIA TANTO? De todas as drogas conhecidas, o cigarro é a que mais causa dependência química. Vicia mais do que álcool, cocaína e crack. O cigarro contém nicotina, que é absorvida rapidamente pelos pulmões, vai para o coração e, através do sangue arterial, se espalha pelo corpo todo e atinge o cérebro, estimulando os neurônios responsáveis pelo prazer. 31 Maio Dia Mundial sem Tabaco QUERO PARAR, MAS NÃO CONSIGO A cada 3 fumantes que tentam parar de fumar, apenas 1 tem sucesso. Isso porque a falta do cigarro provoca uma crise de abstinência insuportável. Sem fumar, o dependente entra em um quadro de ansiedade crescente, que só passa com uma tragada. As crises de abstinência da nicotina se sucedem em intervalos de minutos. OS GATILHOS: VILÕES DA FORÇA DE VONTADE O primeiro passo para parar de fumar é QUERER. O tabagismo é uma dependência química e psicológica, por isso você precisa procurar ajuda média. É preciso estar atento às razões que desencadeiam o desejo de fumar. Conheça os principais gatilhos: Sentir-se estressado Falar ao telefone Ingerir álcool Assistir TV Dirigir Terminar uma refeição A pausa no trabalho Beber café Ver alguém fumando Sentir-se solitário (a) Depois de fazer sexo Lembre-se Continha básica: R$ 2.000,00 é o gasto anual médio de um fumante que consome, por dia, um maço de cigarros! 8

9 Saúde Mental Como a internet afeta sua vida! Deixar de praticar atividades físicas, de estar com os amigos, de ler ou de dormir tornaram-se comuns com a invenção da internet e, principalmente, com o surgimento dos smartphones, tablets e outras tecnologias. MAS O USO DA INTERNET PODE PREJUDICAR A VIDA OU SE TORNAR UM VÍCIO? Sim, pode. Segundo recente estudo, há entre 50 a 100 milhões de pessoas viciadas em internet no mundo. Ficar online continuamente pode afastar a pessoa do mundo real, atrapalhar o desempenho escolar ou profissional e causar sérios danos físicos e psicológicos. O vício na internet é considerado uma dependência comportamental. SINAIS DE ALERTA Você fica preocupado se não está usando a internet? Você sempre usa a internet para obter prazer? A internet serve como forma de fugir de problemas ou de aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão? Você mente para familiares e pessoas próximas para encobrir o uso excessivo da internet? Você sente que sua vida social e profissional está comprometida devido o uso da internet? Você tem percebido problemas físicos como insônia, dores musculares, depressão, ansiedade, taquicardia, visão borrada, aumento ou perda de peso? Se você respondeu Sim para pelo menos 4 perguntas, atenção! Você pode estar viciado na internet. Procure diminuir o uso, aposte em outras atividades como ler um livro, fazer um exercício físico, ir ao cinema, visitar seus amigos, etc. Lembre-se 25% dos brasileiros gastam até uma hora durante o horário de trabalho tratando de assuntos pessoais na web. 9

10 Intestino preguiçoso tem jeito! Saúde Física Recente estudo divulgado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) revelou que 56% das brasileiras sofre de prisão de ventre, que se caracteriza pela baixa frequência de evacuação, dor no abdômen e fezes ressecadas. As consequências de não ir ao banheiro adequadamente podem ser graves, causando desde alterações no humor, perda da concentração, infecções urinárias, e, a mais grave de todas: o câncer de intestino. Embora a pesquisa tenha sido feita com mulheres, o alerta vale para todos: a frequência ideal para a evacuação é entre 3 vezes ao dia a 3 vezes por semana. CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA REGULAR SEUS HÁBITOS INTESTINAIS: Manter uma disciplina é fundamental: escolha um horário para ir ao banheiro e tente segui-lo todos os dias. Vontade: a vontade de ir ao banheiro pode aparecer a qualquer momento, principalmente se você não é uma pessoa disciplinada. Não segure as fezes, pois elas endurecem e ficam secas, dificultando mais ainda a evacuação. Meu Prato Saudável: adote uma alimentação equilibrada e rica em fibras. Evite refeições ricas em gordura e açúcares, que tornam a atividade do intestino mais lenta. Água: ela favorece a formação de um bolo fecal mais macio e homogêneo, principalmente se você consome alimentos fibrosos. Tome pelo menos 8 copos por dia. Exercício físico: a prática de uma atividade física regular estimula o intestino. Portanto, mexa-se! Fibras: a ingestão de fibras é fundamental para regular o intestino e deve ser combinada com o consumo de água. Não adianta comer frutas, verduras e legumes, sem tomar água. 10

11 Saúde Finaceira Gastador ou Poupador? Se a resposta é gastador, reavalie seu jeito de lidar com o dinheiro. A vida é dinâmica e imprevistos acontecem. Portanto, é sempre importante ter uma reserva, o famoso péde-meia. A poupança é uma boa maneira de investir seu dinheiro e pode ser aberta em qualquer banco. O dinheiro aplicado pode ser retirado a qualquer momento. O rendimento anual chega a 6,17% ou 0,5% ao mês. Comece agora a economizar. Se você economizar 5 reais por dia, em um ano terá colocado na poupança reais, sem contar os juros. O que você faria com esse dinheiro? Estimule seus neurônios Feriado na praia clique 1 2 para jogar Um turista vai a praia. Ele cruza com cinco mulheres, sendo que cada uma delas tem três filhos. Ao todo, quantas pessoas estão na praia? Datas 17 de fevereiro = de março = de abril = 17 Complete a série: 9 de junho = 15 5 de agosto = 13 2 de novembro =... Respostas: 1) 21 2) 13. A cada data deve ser somado o número do mês correspondente. 11

12 Estimule seus neurônios Ver um filme, ler um livro e adquirir conhecimento estimulam sua saúde física e mental! Filme do mês Minha mãe é uma peça Assista ao trailer: Direção: André Pelenz Dona Hermínia é uma mãe muito exagerada, que não larga do pé de seus filhos Marcelina e Juliano, sem se dar conta que eles já são adultos. Ao descobrir que os filhos a consideram uma mala, ela vai embora de casa e a confusão se arma. Prepare-se para rir muito nessa deliciosa comédia, que aborda as alegrias e tristezas da relação entre mãe e filhos. Livro do mês Viver sem stress Autor: Lauro Trevisan Editora: Editora da Mente É véspera de Natal em Londres. Enquanto todos se preparam para confraternizar em família, o velho e rabugento Scrooge inquieta-se com tanta alegria. Ele não tem família, é solitário, odeia o Natal e só pensa no dinheiro que está perdendo. Mas, algo inesperado acontece, e ele começa a perceber que há valores mais importantes na vida do que o dinheiro. 12 Trabalhamos com todas as seguradoras e operadoras. Entre em contato com a VIS corretora de seguros e benefícios Tel: (11) / (11) End: Rua do Rócio, 288, 5º e 9º andar Vila Olímpia São Paulo - SP Brasil

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