Varejo no Mundo. Publicação da SBVC Estudos e Pesquisas. Realização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Varejo no Mundo. Publicação da SBVC Estudos e Pesquisas. Realização"

Transcrição

1 Varejo no Mundo Publicação da SBVC Estudos e Pesquisas Realização

2 REPORT 003 VAREJO LISBOA

3 EDITORIAL Gerir um negócio de sucesso é ter capacidade de inovação e adaptabilidade às novas demandas de mercado criando uma cultura organizacional que gere valor autêntico dentro de mercados competitivos e economias instáveis. Informação estratégica é a fonte para grandes líderes e a base para novas oportunidades de negócios altamente rentáveis. Para inspirar Presidentes, CEOs e Diretores com exemplos bem sucedidos de negócios ao redor do mundo a SBVC, com apoio dos maiores especialistas em varejo do Brasil, fez um retrato fidedigno da realidade sócio-economica, política e cultural de Lisboa. Para navegar em novos mares, o varejo em Lisboa teve que se reinventar para conquistar o mercado local e global. Nesta edição, trazemos os principais indicadores da Economia Portuguesa, ranking do varejo em Lisboa, cases de empresas de sucesso e fazemos uma reflexão de como as decisões políticas dos últimos 30 anos determinaram um ambiente econômico único. Neste Report veremos como as maiores e mais bem sucedidas empresas souberam entender esse mercado e desenvolver lojas, produtos e serviços com inovação, tecnologia e design. Como por exemplo, o caso da La Redoute que se mantem eficiente logisticamente desde 1988 realizando vendas online e por catálogo de artigos de moda, acessórios e decoração. São mais de 10 exemplos que você irá encontrar e se inspirar. Boa Leitura. Flávia Quintanilha Diretora de Estudos e Pesquisas

4 A Cidade de Lisboa Lisboa é uma cidade que oferece um cenário natural único. As margens do rio Tejo, a zona portuária, as ruas cheias de história moldam o rosto desta cidade. A cultura assume uma importância incontornável na vida das cidades e na sua economia, assim como na vida das pessoas que nelas habitam. Lisboa é um dos principais polos de arquitetura de vanguarda e arte moderna da Europa. O comércio na cidade desenvolve-se por todos os lugares. Desde o Comercio tradicional às grandes superfícies e centros comerciais, a oferta é ilimitada. Todas as grandes marcas estão estabelecidas em Portugal, mas alguns varejos são únicos e irreplicáveis fora deste contexto.

5 D Panorama esde 1985, o país entrou num processo de modernização num ambiente bastante estável e juntou-se à União Europeia em Os sucessivos governos fizeram várias reformas, privatizaram muitas empresas controladas pelo Estado e liberalizaram áreas-chave da economia, incluindo os setores das telecomunicações e financeiros. Portugal desenvolveu uma economia crescentemente baseada em serviços e foi um dos onze membros fundadores da moeda europeia o Euro em Começou a circular a sua nova moeda em 1 de janeiro de 2002 com onze outros estados membros da União. Quando se analisa um período maior de tempo, a convergência da economia portuguesa para os padrões da União Europeia tem sido impressionante, especialmente entre 1986 e o início da década de De acordo com Barry (2003), "o que parece ter sido crucial no caso português, em relação à Espanha pelo menos, é o grau de flexibilidade do mercado de trabalho que a economia exibe. (...) Essa convergência portuguesa tem sido impressionante, mesmo que, coerente com o seu relativamente baixo estoque de capital humano, a economia tem-se especializado em produção de baixa tecnologia. "O crescimento econômico português esteve acima da média da União Europeia na maior parte da década de 1990 e uma pesquisa sobre qualidade de vida feita pela Economist Intelligence Unit classificou Portugal como o país com a 19ª melhor qualidade de vida no mundo em 2005, à frente de outros países econômica e tecnologicamente avançados como França, Alemanha, Reino Unido e Coreia do Sul, mas 9 lugares atrás de seu único vizinho, a Espanha. No entanto, o Relatório de Competitividade Global de 2013, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, classificou o nível de competitividade econômica de Portugal na 46.ª posição entre os 60 países pesquisados, atrás de Espanha e Itália, o que representa uma queda em relação às posições conquistadas nos relatórios de anos anteriores. Portugal também continua a ser o país com o menor PIB per capita entre as nações da Europa Ocidental e o que apresenta um dos mais altos índices de desigualdade econômica entre os membros da União Europeia. Em 2007, o fraco desempenho da economia portuguesa foi descrito pela The Economist, como o "novo homem doente da Europa". Após o início da crise económica de 2008 e o aprofundamento da crise da dívida pública da Zona Euro, o então primeiro-ministro José Sócrates anunciou na televisão nacional que o país pediu ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), como a Grécia e a República da Irlanda já haviam feito. Foi a terceira vez que a ajuda financeira externa foi solicitada ao FMI a primeira foi no final de da década de 1970, após a Revolução dos Cravos. Em 6 de julho do mesmo ano, a agência de notação norte-americana Moody's o avaliou como crítico provocando a queda dos maiores bancos nacionais no PSI 20.

6 O Varejo de rua de Lisboa 4

7 O que faz de Lisboa a cidade mais fixe da Europa. A capital portuguesa tem um ambiente encantador, boa comida e uma animada vida noturna, um varejo diferenciado e muito atraente, atributos essenciais, para as cidades que querem ser as melhores do continente. Faça um passeio pelos principais bairros, descubra suas características e veja um perfil de varejo muito típico e ao mesmo tempo globalizado.

8 O Varejo de rua de Lisboa Avenida da Liberdade & Rua Castilho A Avenida é o "Passeio Público" da capital portuguesa, onde brilham as elegantes e sofisticadas vitrines das grandes marcas de luxo. Bairro Alto & Príncipe Real No Bairro Alto diferentes gerações animam o comércio tradicional e as lojas alternativas. A elegância do Príncipe Real, com edifícios históricos e coloridos, atraiu para o bairro butiques, ateliês e galerias à volta de um jardim centenário. Muito do jovem design português se estabeleceu nesta região.

9 O Varejo de rua de Lisboa Baixa & Chiado A Baixa é o bairro das memórias, preservado pelo comércio tradicional e animado pelos cafés e artistas de rua. O Chiado é o polo magnético do comércio e das artes, ponto de encontro de estudantes e turistas, onde se desfilam as últimas tendências. Campo de Ourique, Estrela, Lapa & Santos Campo de Ourique é um bairro que simplifica a vida em três verbos: vestir, passear e alimentar! A Lapa é um emaranhado de ruas que margeiam o Tejo. É o elegante endereço de embaixadas que dividem espaço com as mais tradicionais casas lisboetas. Santos é o epicentro das lojas de design. Os inúmeros restaurantes servem gastronomia tradicional e contemporânea, e a vida noturna é animada. 6

10 O Varejo dos principais centros comerciais de Lisboa

11 O Varejo dos principais centros comerciais de Lisboa Amoreiras Shopping Center Localizado num dos mais emblemáticos edifícios da cidade, símbolo da arquitetura pósmodernista. Com cerca de 245 lojas, aqui se encontram marcas de prestígio internacionais e portuguesas. Por não ser muito grande e estar bem localizado, é um dos shoppings preferidos por quem vive no centro da cidade e ideal para boas compras. El Corte Inglés É a única loja de departamentos em Lisboa. No El Corte Inglés, o leque de produtos é enorme e inclui artigos de decoração, joalheria, moda, cosmética, perfumaria, tecnologia, esporte, brinquedos, cultura e alimentação. Reúne as mais conhecidas marcas, nacionais e importadas. Sua área gourmet é uma verdadeira orgia de sabores e aromas. Armazéns do Chiado É o ponto de encontro preferido para quem frequenta o centro histórico da cidade. É um shopping de pequena dimensão e o edifício onde se encontra é a recuperação de uma antiga e famosa loja lisboeta, destruída no incêndio em Lojas de moda, sapatarias, perfumarias, bijuterias, artigos esportivos além da FNAC. Vale a visita e principalmente o clima das pequenas ruazinhas e restaurantes que estão em torno do armazém.

12 O Varejo dos principais centros comerciais de Lisboa Centro Colombo Este shopping destaca-se pelas suas dimensões. Já foi o maior da Península Ibérica e hoje ainda é o que agrega a maior variedade de lojas. Centro Vasco da Gama A cinco minutos do aeroporto, o shopping Vasco da Gama fica na zona oeste da cidade, área abrangida por um extenso projeto de reurbanização realizado para a Expo que ocorreu no país. Dolce Vita Tejo Trata-se do maior shopping da península ibérica! Uma oferta gigantesca de marcas de moda, nacionais e internacionais, joalherias, perfumarias, lingeries, artigos de decoração e mobiliário, sapatos, óticas, tecnologia e informática. Vale a pena conhecer possui um espaço bastante agradável. 7

13 OS MAIORES Varejistas de Portugal

14 Jerónimo Martins NÚMERO DE LOJAS: FORMATO: HIPERMERCADO EBITDA 2012 : 777 MILHOES Fonte: Jerónimo Martins é um grupo internacional com sede em Portugal, que atua no ramo alimentar, nos setores da Distribuição, da Indústria e dos Serviços. Estão presentes em 3 países, operam quatro marcas que se multiplicam em mais de lojas servidas por mais de 23 centros logísticos e com uma área de vendas de mais de 2 milhões de m². Sua principal atividade é a Distribuição Alimentar: através das suas cadeias de supermercados (Pingo Doce) e cash & carry (Recheio) em Portugal, de lojas alimentares de proximidade na Polónia (Biedronka) e na Colômbia (Ara), vão ao encontro das necessidades de milhões de consumidores com uma proposta de valor com ótima ceitação na elevada qualidade a preços competitivos, todos os dias.

15 Sonae MC e Sonae SR NÚMERO DE LOJAS: FORMATO: HIPERMERCADO EBITDA 2012 : 777 MILHOES Fonte: A Sonae é uma empresa de Varejo Portuguesa (Sonae MC e Sonae SR), com parcerias nas áreas de Centros Comerciais (Sonae Sierra) e de Software e Sistemas de Informação, Media e Telecomunicações (Sonaecom). Com colaboradores é o maior empregador privado em Portugal. Foi a primeira cadeia de hipermercados em Portugal e permanece como a referência no setor de varejo alimentar do país. Em 1985 quando foi aberto o primeiro hipermercado e revolucionaram os hábitos de consumo, tínham como objetivo criar uma marca que respondesse a todas as necessidades dos seus clientes. Continuam a ser uma referência nacional, disponibilizando uma oferta ainda mais diversificada, os melhores produtos aos melhores preços e um serviço mais próximo dos nossos clientes. O Continente contribui ao longo destes mais de 25 anos de existência para a alteração dos hábitos de consumo dos portugueses, para o desenvolvimento da economia e para a evolução do mercado da distribuição. O Continente revolucionou o mercado em 1985 com a abertura do primeiro hipermercado português e tem sabido, desde então, inovar e adaptar-se, consolidando a sua posição nas preferências do consumidor. Esta preferência é confirmada pela eleição, por 11 vezes consecutivas, como Marca de Confiança. O percurso sólido ao longo destes anos, pontumocionais e sociais de forte impacto e inovação, distingue a cadeia pela confiança e empatia que granjeou junto da população.

16 LFP Lojas Francas de Portugal S.A. NÚMERO DE LOJAS: 25 FORMATO: VAREJO AEROPORTUÁRIO EBITDA 2012 : 143 MILHOES Fonte: A LFP - Lojas Francas de Portugal S.A. é líder no comércio varejista nos aeroportos e nas vendas a bordo, a nível nacional. Atualmente, está presente com 25 lojas nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta e Funchal. Nas vendas a bordo, explora os aviões da TAP Portugal e STP Airways. 12

17 Grupo ITMI Norte Sul Portugal (Os Mosqueteiros) O Grupo Os Mosqueteiros atua no mercado da distribuição, numa postura bastante diferente da que é usual neste setor, utilizando um sistema organizacional único: trata-se de um Grupo dirigido diretamente pelos próprios colaboradores. A empresa não é cotada na Bolsa de Valores de Lisboa. O Grupo agrega um conjunto de empresários independentes, designados Aderentes, que são donos e responsáveis, na íntegra, pela gestão de cada ponto de venda. Os diferentes Aderentes beneficiam de um conjunto de estruturas comuns de vendas, logística, direção comercial, desenvolvimento, qualidade, etc., sendo também co-dirigentes desta estrutura a montante do seu ponto de venda, dedicando à sua gestão um terço do seu tempo.

18 La Redoute La Redoute está presente em Portugal desde Seus serviços constituem na mais importante responsabilidade comercial, que multiplica as inovações neste ramo: entrega rápida através dos pontos de entrega, serviços pós vendas e garantia de satisfação. Este nível de serviço de elevada qualidade só é possível graças a uma logística eficiente, organizada no Centro de Logística na Barosa em Leiria. Desde 1997, a La Redoute tem a seu dispor um site para encomendar com rapidez e segurança. 14

19 Lisboa Moderna um outro olhar

20 Lisboa Moderna um outro olhar TAF Football Tem o conceito baseado para uma loja, que vende produtos especificamente relacionadas com o futebol. Um ambiente Stadium foi recriado dentro desta loja de 36m2. As paredes se posicionam como arquibancadas de estádio com as "cadeiras" que estão sendo usadas como prateleiras para exposição de produtos, as balizas estão localizadas em ambos os lados do espaço, o pavimento é de grama artificial e o telhado tem uma configuração aberta, que permite uma sensação de estar ao ar livre, ver o céu ao fundo, abertura que também é vista nas principais arenas do mundo.

21 Lisboa Moderna um outro olhar Ratton Padaria Com um nome criativo e uma clara inspiração francófona, o pão é preparado como antigamente, genuíno, trabalhado com farinha biológica, moída na pedra, aromatizado, levedado, naturalmente perfumado, cozido no forno à lenha. A loja é bastante arejada com uma comunicação visual muito simpática e moderna, transformando os pães quando expostos em produtos especiais e quase exclusivos pela quantidade em cada cesta. Estimula a vontade de experimentar e nos convida à tomar um longo café no local.

22 Lisboa Moderna um outro olhar Paulus Livraria A proposta tem a intenção de criar uma nova identidade para um produto tradicional e clássico, religioso, que unifica as diversas livrarias desta editora, voltada ao segmento religioso. Inovação e atualização, sem negligenciar a mensagem do projeto editorial, através de espaços claros e brilhantes, que se comunicam com o público, com flexibilidade para receber diferentes produtos, livros e artigos religiosos, e propiciar experiências para o consumidor, lançamentos de livros, conferências e filmes.

23 Lisboa Moderna um outro olhar Merrell A primeira loja mono marca de Merrell em Portugal combina seus valores de jovens e dinâmico com o local escolhido: Rua do Ouro da cidade de Lisboa. A reabilitação da fachada foi uma prioridade e os materiais utilizados são crus, no seu estado mais puro. Usamos estruturas de ferro, placas enferrujadas uniformes enferrujados e simples. A loja está estruturada em várias linhas de produtos, um conceito de vitrine e uma parede para produtos infantis devidamente sinalizada.

24 Lisboa Moderna um outro olhar Facto Royale Salon Um salão de beleza em Lisboa, combina mobiliário de segunda mão japonês com 5000 cristais Swarovski e 50 mãos de gesso. "Como a maioria das lojas que eu desenho, eu tentei surpreender o cliente por não fazer muito óbvio o que é vendido - quase como uma instalação de arte em uma galeria", diz o designer Igor Ferreira. Principalmente monocromático branco, o conceito dificilmente se assemelha a um espaço de cabeleireiro tradicional.

25 Lisboa Moderna um outro olhar Peixaria Moderna Uma restaurante de "pregos", sanduiche de pão, carne e queijo derretido, recria o ambiente vivido em restaurantes e cafés em Lisboa 70. Tem a intenção de transmitir o que é e como foi a vida boêmia de Lisboa, onde depois do trabalho as pessoas veriam um jogo de futebol, uma ida ao teatro ou ao cinema e você terminar o seu dia comendo um prego.

26 Lisboa Moderna um outro olhar Areias do Seixo Charm Hotel Há menos de uma hora ao norte de Lisboa, descreve-se como mágico, cheio de detalhes cuidadosamente selecionados, uma curadoria impecável. Expressões que podemos usar para descrever este hotel de charme: refúgio na natureza, sensações únicas, viver cada momento, atmosfera romântica...

27 Lisboa Moderna um outro olhar Colorfoto Megastore Colorfoto cresceu e precisava de uma Megastore. O espaço é organizado de forma grande e limpa, tentando destacar a amplitude da loja, apesar dos vários espaços de experiência. Por fora, criando um padrão que oscila à medida que nos aproximamos, várias caixas são abertas, como vitrines que revelam o interior da loja e o que há de mais inovador para os amantes da fotografia.

28 Lisboa Moderna um outro olhar Tell a Story Written in Portugal "Era uma vez... havia um país nascido com o dom da escrita, um autor que queria contar uma história, um livro que queria ser lido, um turista que não falava português e uma livraria que não sabia como permanecer no mesmo lugar. Todos eles se uniram e escreveram uma nova história. Contar uma história é uma livraria que vende peças literárias portuguesas traduzidas, de modo a tornar a literatura conhecida como "cartão postal" desta cultura. Porque acreditamos que não há melhor maneira de lembrar de uma viagem que um livro. E que nada faz viajar mais do que a leitura. Em um país de histórias e grandes contadores de histórias, querem desafiar quem nos visita à contar uma história sobre Portugal.

29 Lisboa Moderna um outro olhar SushiCafé Avenida O objetivo deste projeto foi o de refletir as diferentes facetas da cultura japonesa. O pensamento era surpreender o cliente, permitindo-lhes descobrir novas texturas, novas cores e novos aromas. O grande desafio deste projeto reside no arranjo das quatro áreas distintas - o bar, sushi bar, sala de jantar e japonês Spot. Um layout ousado combinado com recursos vibrantes de cor e luzes. O SushiCafé é certamente um bom exemplo de uma arquitetura de varejo bastante urbana. É um avanço na culinária japonesa de Portugal. O restaurante reflete uma imagem forte e moderna.

30 Lisboa Moderna um outro olhar Boutique dos Relógios Plus A sua mais recente loja, localizada na Avenida da Liberdade, surpreende com os seus nove espaços exclusivos de conceituadas marcas e um wine bar. Ainda nesta loja, não deixe de visitar o Espaço Português, uma sala decorada com azulejos pintados à mão que ilustram alguns dos acontecimentos ou locais mais marcantes da História de Portugal, nomeadamente os Descobrimentos, as Vindimas, o Fado ou a Torre de Belém.

31

32 Nós iremos apresentar a seguir uma seleção especial de lojas, cafés, lugares e ruas de Lisboa que podem trazer a inspiração e as referências para quem estuda, pesquisa e trabalha com o varejo. Fizemos uma edição especial da verdadeira storytelling do varejo, o Varejo Tradicional Português. Trazendo informações de experiências pessoais, internet e sites das próprias lojas. Fazer compras na cidade de Lisboa pode ser uma experiência agradável e especial caso vá às lojas com história, em alguns casos falamos de lojas do século XVIII. Ao longo de muitas gerações alguns costumes tornaram-se parte do ser português como, por exemplo, as memórias associadas ao aroma inconfundível do café acabado de moer, para venda em lotes à escolha do consumidor. Também a visão de prateleiras repletas de vinhos, aguardentes, licores, e outros artigos afins de marca portuguesa são constantes nos trajetos de compras em Lisboa. Poderá encontrar lojas com reproduções feitas à mão de brinquedos antigos de madeira e de lata, um hospital de bonecas, a última loja em Portugal de venda exclusiva de luvas, com design próprio e predominantemente manufaturadas, lojas de produtos alimentares de marca portuguesa com reprodução das embalagens originais, entre muitos outros artigos. Ao longo de um circuito de compras, lojas únicas nos encantam. Todas estão com o endereço para quem desejar fazer uma análise do varejo tipo maquina do tempo. Aproveitem esta viajem ao passado!

33 A Vida Portuguesa A Vida Portuguesa nasceu com a vontade de perpetuar as marcas sobreviventes ao tempo, a intenção de revalorizar a qualidade da produção portuguesa manufaturada e o desejo de revelar Portugal de forma surpreendente, inspirada na crença que as marcas antigas portuguesas convivem em harmonia com a modernidade do mundo de hoje. Um blend de história, tradição e estilo. Rua Anchieta 11 - Chiado

34 Soares e Rabelo LTDA. Em 1935 inaugura a Casa das Sementes Soares e Rebelo. Comercializava sementes hortícolas para os agricultores que trabalhavam nas terra nos arredores de Lisboa. Hoje, a loja mantém-se na baixa pombalina e vende sementes de legumes e de flores. Na porta, sacos em tecido com o mesmo listrado do toldo expõem sementes que são sinalizadas com umas plaquinhas, enquanto nas prateleiras da loja encontramos sementes de flores como as papoulas, as tulipas, os crisântemos, sinalizadas por fotografias que sinalizam as caixas das sementes. Ilustram o produto e dão colorido ao espaço. A Casa de Sementes desenvolveu uma marca própria, o hortelão. Rua João das Regras, 3-1º e 2º Dto - Praça da Figueira

35 Caza das Vellas Loreto Esta loja pertence à mesma família desde 1789, e a sua aparência quase não mudou. O seu interior acolhedor mantém a decoração original com painéis de madeira e balcão em teca, assim como as bonitas vitrines onde se encontram expostas as velas. Conta com 200 anos de experiência em fabricar artesanalmente velas, e ainda hoje mantém a sua tradição de fabricação. Produzem velas para iluminação, círios, velas decorativas, aromáticas, ecológicas, rústicas, e mais! Se necessita de velas ou acessórios para velas, teremos todo o gosto em o atender! Rua Loreto 53/5 - Misericórdia

36 Chapelarias Azevedo A Chapelarias Azevedo, foi inaugurada em Uma loja que perdura há seis gerações e é única, no ramo, em Lisboa. Passando de geração em geração, havendo sempre um membro da família do fundador na frente do negócio. O interior da loja ainda é todo do final do século XIX, os móveis de madeira maciça, vidros antigos, candeeiro e teto em estuque trabalhado são todos originais e incrivelmente preservados. Podemos ver uma placa por cima da porta de entrada com a frase Os preços são fixos, ou seja, não há descontos, mesmo nos dias de hoje pechinchar pode ser considerado uma afronta. Com clientes fiéis, das mais tradicionais famílias lisboeta passando de geração à geração a chapelaria se mantem um referência de qualidade e tradição. Praça Dom Pedro IV 73

37 Hospital de Bonecas Era uma vez uma senhora velhinha que ( ) se sentava e fazia bonecas de trapo à porta da sua pequena loja de ervas secas. Podíamos passar a tarde ouvindo as milhares de histórias que essas bonecas podem nos contar. Assim começa a história desta loja com a D. Carlota, sempre concertando as bonecas das crianças que brincavam à sua volta. Fundado em 1830, o Hospital das Bonecas é uma daqueles lojas que lembram a magia da infância. Com um atendimento simpático, dá vontade de conhecer de perto, tocar em algumas peças e descobrir o que se esconde nas gavetas e vitrines. mobiliários expostos nos quartos e salas. Um dos pontos fortes dos serviços que a loja oferece é a decoração de casas de bonecas, de cozinhas, de quartos a salas de estar. No segundo andar existe um Museu das Bonecas, que não pode deixar de ser visitado. Praça da Figueira, 7 Imagine uma pequena casa onde existe de tudo: de cestos de frutas e vegetais nos móveis de cozinha, a diversos

38 Joalharia do Carmo Lda Esta joalharia e ourivesaria encontrase aberta desde 1924 com o mesmo nome de hoje. Com uma coleção de joias tradicionais portuguesas, como os lindos "brincos da rainha" são referência para ocasiões que merecem presentes especiais. Um espaço detalhadamente ornamentado, decorado com madeira e tons de verde, se mantem intacto há 84 anos. É preciso bater na porta para entrar, pois manter a privacidade e discrição de seus clientes é até hoje o ponto forte do atendimento. São procurados por quem valoriza e entende este tipo de joia. Rua do Carmo, 87-B Chiado

39 Luvaria Ulisses charme discreto de uma pequena loja, com pouco mais de três metros quadrados, embutida na antiga Muralha do Carmo. Uma marca de tradição e de qualidade na arte luveira da capital. Idealizada para vestir a sociedade mais exigente da época, tem a assinatura de um produto de alta qualidade, com um design próprio e inovador, resultado da criação de uma oficina exclusivamente destinada à produção das luvas. Toda a concepção e execução do produto é garantida e mantidas todos estes anos através de uma produção própria e interna, sem nenhuma terceirização de processos. A decoração da loja, que permanece intacta desde a sua fundação, é inspirada por móveis da época do império, que coexistem harmoniosamente com uma fachada neoclássica, mantendo um ar de exclusividade e distinção. Uma verdadeiro exemplo de unicidade no varejo, talvez mundial. Rua do Carmo 87 - Chiado

40 Manteigaria Silva A Manteigaria Silva como a conhecemos atualmente é uma loja centenária. É a única em atividade que se mantém com o maravilhoso nome de manteigaria, em memória dos tempos em que se comprava manteiga por peso, 50 gramas, 200 gramas, o que fosse necessário, e o produto vinha embrulhada em papel manteigueiro. Daí o nome papel manteiga que conhecemos hoje. Nas paredes há fotos antigas, preto e branco, que mostram uma loja cheia até ao teto (como continua hoje) de produtos. Dos presuntos aos quiabos, das frutas secas às conservas, dos doces aos queijos, dos bacalhaus que fascinam os turistas, dos vários feijões, da mandioca, os enchidos, os vinhos, os licores. A Manteigaria Silva, não soube apenas sobreviver, soube renovar-se sem perder a identidade, nem a qualidade, se expande atualmente e acaba de inaugurar um espaço no renovado Mercado da Ribeira. Rua Dom Antão de Almada, 1

41 Catedral do Pão A padaria e pastelaria de S. Roque, também conhecida como a Catedral do Pão, é um templo edificado em devoção as refeições divinas, como é descrita pelos admiradores da arte de fazer e saborear pães e doces. Foi fundada no início do século XX. Instalada em um espaço construído no estilo da arquitetura Arte Nova é o melhor exemplo aplicado a um estabelecimento comercial. Quando entramos vemos uma cúpula de grandes proporções, sustentada por um conjunto de capitéis decorados com anjos e frutos em tons de dourado. Acompanha este revestimento em madeira a aplicação de azulejos com motivos de galos e espigas, uma assinatura portuguesa, assim como os painéis de madeira com papoulas esculpidas. Neste espaço degustamos iguarias da terrinha, além de nos deliciarmos com uma nobre amostra das mais belas e requintadas artes de técnicas de construção deste povo, mantidas e valorizadas até hoje. Rua Dom Pedro v 57

42 Paris em Lisboa Aberta desde 1888 se mantém como uma loja de referência na capital. No início os tecidos, sedas e bordados vindos diretamente da capital da moda, Paris, reverenciavam o que estava no grito da moda para a clientela mais rica de Lisboa. Por ter uma linha de produtos com alta qualidade e exclusividade no seu serviço de atendimento, indicava aos clientes o que comprar para nunca correr o risco de encontrar alguém com o mesmo produto nos seletos círculos sociais da cidade, a Rainha D. Amélia, em 1902, honra a casa com a mercê de Fornecedores de Sua Real Casa. Um estabelecimento real. Em 2006 faz uma grande transformação no seu negócio para se manter no mercado, torna-se uma loja de cama, mesa e banho ampliando-se para os três andares do edifício. Novos tempos, novas fórmulas em tradicionais espaços. Rua Garrett 77

43 Casa das Águas A Casa das Águas abriu em 1907 e vendia o invendível copos de água! Como assim? Para poupar as idas às termas para beber as águas sulfurosas, carbonadas, iodadas, ferruginosas podia-se comprá-las na conhecida Casa das Águas, e até algumas limonadas. Com o tempo mudou-se o produto mas se manteve o nome do estabelecimento. Seu George, um apaixonado colecionador de tudo, resolveu fazer desta loja de copos de águas um sótão de avô, uma cápsula do tempo, um labirinto do antigamente, uma viajem aos velhos tempos É aqui que nasce o primeiro brechó/ antiquário onde encontramos desde boquinhas da Marylin Monroe, candeeiros estrambólicos, caixinhas vintages, uniformes dos nazis, postais velhos, bonecas, chapéus, vinis, placas de carros, azulejos, relógios parados, máquinas fotográficas, bandeiras sem pau por aí fora. O precursor dos nossos brechós e mercado de pulgas atuais. Seja o que for que você procure, é aqui que tem chance de encontrar. Quanto mais velho, antigo e raro melhor. Rua do Ouro, Nº Lisboa

44 Memórias do Tempo Não existe grande diferença entre uma mercearia e um antiquário. O Memórias do Tempo é uma mercearia de antiguidades, com aromas que pairam no ar, de preços colados nas paredes e de um ambiente único, que nos leva direto ao sec XIX, em uma área chique da cidade. As madames e os gentlemen davam-se a soirées e matinées. Tempo em que sofria-se ora de tédio, ora de paixões trágicas e abusava-se das palavras francesas para requintar a dura realidade. Nesta época, o número 63 se chamava Mercearia Fidelidade e vendia chás, cafés e tudo o que permitia-se degustar. Depois de décadas a mercearia fechou, mas foi pouco tempo depois foi reaberta. Com novo nome, o Memórias do Tempo é uma delícia, um paraíso tanto para o apaixonado colecionador de itens únicos como para o apreciador de ambientes com um certo je ne sais quoi... Um convite para se descobrir tesouros. Aqui descobrem-se os objetos usados pelas madames nos seus chás, pelos gentlemen nas suas escritas, pelas crianças em suas brincadeiras, pelas coristas em seus camarins, pelas santinhas em seus altares. Enfim, tudo o que poderíamos encontrar numa mercearia, além da comidinha, de produtos fresco e dos enlatados, todo o resto faz parte deste cenário que se mantem restaurado e preservado. Calçada do Combro, Nº63

a) VISUAL MERCHANDISING

a) VISUAL MERCHANDISING a) VISUAL MERCHANDISING (1) Introdução Enquanto o marketing planeja, pesquisa avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de- venda, o merchandising representa o produto

Leia mais

Exclusive Fashion Tours tem o prazer de apresentar um serviço único e inovador:

Exclusive Fashion Tours tem o prazer de apresentar um serviço único e inovador: Exclusive Fashion Tours tem o prazer de apresentar um serviço único e inovador: uma equipe internacional de Personal Shoppers profissionais para uma experiência de compras de qualidade, no coração da mais

Leia mais

O MARAVILHOSO LIVRO DAS MENINAS

O MARAVILHOSO LIVRO DAS MENINAS O MARAVILHOSO LIVRO DAS MENINAS Rosemary Davidson e Sarah Vine Ilustrações de Natacha Ledwidge 5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 6 1. AGULHA E LINHA 8 2. NO QUINTAL 24 3. NA COZINHA 40 4. É VERÃO 60 5. VIDA AO AR LIVRE

Leia mais

Primeiramente podemos classificar três diferentes tipos estruturais de

Primeiramente podemos classificar três diferentes tipos estruturais de VITRINAS 1 INTRODUÇÃO Elegantes e essenciais, as vitrinas são elementos versáteis criados nas mais diversas versões e representam o ponto chave para apresentação do produto a ser vendido nos mais diferentes

Leia mais

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim 17% não 83% 2. O que achou da transformação do Largo de Pinheiros? Diferente, muito

Leia mais

01. No dia das mães você dará presente para algum dos familiares abaixo?

01. No dia das mães você dará presente para algum dos familiares abaixo? % PESQUISA: DIA DAS MÃES AMOSTRA: 830 pessoas 1 A 5 DE MAIO DE 2015 Brasil Metodologia: campo de rua e web Mãe é uma só, mas existe mais de uma. Neste Dia das Mães, avós, sogras e irmãs aparecem na lista

Leia mais

Exclusive Services GRUPO

Exclusive Services GRUPO Exclusive Services GRUPO Conceito Clientes especiais, condições exclusivas Foi a pensar em si que criámos o cartão Loja das Meias Prestige Exclusive Services. Um cartão que lhe disponibiliza o acesso a

Leia mais

PINKFISH: UMA LOJA CONCEITO Margarita Demarche Mello

PINKFISH: UMA LOJA CONCEITO Margarita Demarche Mello PINKFISH: UMA LOJA CONCEITO Margarita Demarche Mello Orientação: Prof. Ms. Ricardo Poli Prof. Ms. Sérgio Pio Bernardes Mais do que lojas, as concept stores entraram no mercado inovando as formas de varejo.

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Assunto E-commerce Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 1.652 mulheres Perfil: 18 a 50 anos Mercado: Brasil

Leia mais

Animal. Casa. Compras. Fitness. Ensino. Gastronomia. Ano 1. Nº 1. 20 mil exemplares. www.revistacomuniq.com.br facebook.

Animal. Casa. Compras. Fitness. Ensino. Gastronomia. Ano 1. Nº 1. 20 mil exemplares. www.revistacomuniq.com.br facebook. Animal Casa Ano 1. Nº 1. 20 mil exemplares www.revistacomuniq.com.br facebook.com/revistacomuniq 2013 Compras Gastronomia Ensino Fitness Animal Casa www.revistacomuniq.com.br facebook.com/revistacomuniq

Leia mais

ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO

ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO PORTUGAL Vou Listar as Cidades de Norte a Sul. Porto Tem que comer um prato típico chamado Francesinha. É uma delícia. Não vou colocar foto do prato aqui,

Leia mais

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Decor Store Interiores Loja de Decorações de Interiores Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Quem somos A Decor Store Interiores é uma loja que agrega em um único espaço vários itens relacionados a

Leia mais

ALOJAMENTO AXIS PORTO BUSINESS & SPA HOTEL 59,00 65,00

ALOJAMENTO AXIS PORTO BUSINESS & SPA HOTEL 59,00 65,00 AXIS PORTO BUSINESS & SPA HOTEL O Axis Porto Business & SPA Hotel, é o novo hotel de 4 estrelas do Grupo AXIS, situado em pleno pólo universitário, numa das zonas de melhor acessibilidade à Invicta, junto

Leia mais

ESTRADA REAL. Melhor época

ESTRADA REAL. Melhor época ESTRADA REAL Bem-vindo(a) ao Brasil do século XVIII. Era ao longo destes caminhos que as coisas aconteciam durante os 100 anos em que este foi o eixo produtivo mais rico do jovem país que se moldava e

Leia mais

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono A impactrip é uma promotora de viagens que combate as desigualdades sociais através do turismo solidário em Portugal. A nossa missão é promover experiências

Leia mais

AS FARMÁCIAS DA BAIXA E DO CHIADO

AS FARMÁCIAS DA BAIXA E DO CHIADO AS FARMÁCIAS DA BAIXA E DO CHIADO Farmácia Africana Rua Bernardino Costa 43-45 (ao cais do Sodré) Tel. 21 336 91 20 A firma data de 1888, situada no mesmo edifício do Hotel Central (o do Primo Basílio

Leia mais

Referência FAMILIAR. Situada no Estoril, esta moradia, projeto. sob medida projetos

Referência FAMILIAR. Situada no Estoril, esta moradia, projeto. sob medida projetos sob medida projetos Referência FAMILIAR A decoração desta moradia, no Estoril, ficou a cargo das arquitetas de interiores Maria Ana Franco e Teresa Matos Correia, da Fusion. TEXTO: patrícia ROCHA PRODUÇÃO:

Leia mais

Um Museu Super Divertido Boston Children s Museum

Um Museu Super Divertido Boston Children s Museum Um Museu Super Divertido Boston Children s Museum É só entrar e ver a alegria das crianças escorregando, subindo e descendo por uma escultura de madeira que mais parece um trepa trepa gigante. É incrível!

Leia mais

BUSINESS BRIEFING Comércio de Rua Lisboa e Porto

BUSINESS BRIEFING Comércio de Rua Lisboa e Porto Comércio de Rua Lisboa e Porto MAIO 2015 Avenida da Liberdade. Fonte: C&W INTRODUÇÃO Numa fase em que o comércio de rua em Portugal atrai retalhistas e investidores de todo o mundo, a Cushman & Wakefield

Leia mais

Artigo 16 Como montar uma Cafeteira

Artigo 16 Como montar uma Cafeteira Artigo 16 Como montar uma Cafeteira O consumo de café é um hábito entre os brasileiros, seja em casa, no trabalho ou na rua. Esse hábito vem crescendo e se modificando também. O interesse pelos cafés finos

Leia mais

Máxima Nova Classe Média autoestima 33%

Máxima Nova Classe Média autoestima 33% Máxima é a primeira revista mensal totalmente voltada para os desejos e as necessidades da mulher da Nova Classe Média. Sua missão é ajudá-la a resolver as questões do seu dia a dia e ser fonte de inspiração

Leia mais

BLACK MÚSICA ANIMADA. FADE IN: Close de imagens variadas dos produtos da Drama Queen Make Up, mostrando suas diferentes cores, formas e texturas.

BLACK MÚSICA ANIMADA. FADE IN: Close de imagens variadas dos produtos da Drama Queen Make Up, mostrando suas diferentes cores, formas e texturas. 1 Roteiro para Institucional CLIENTE: Drama Queen Make Up PEÇA: Introdução ao treinamento/5 TÍTULO: Você faz parte desse time! ROTEIRISTA: Simone Teider VIDEO BLACK FADE IN: Close de imagens variadas dos

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO JARDIM, E APRECIEM AS NOSSAS MAIS BELAS FLOWERS.

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO JARDIM, E APRECIEM AS NOSSAS MAIS BELAS FLOWERS. A natureza é sempre contemplativa em qualquer época do ano. Nosso irmão sol, nosssa irmã lua, água fonte de vida, e a mãe terra com inúmeras espécies de flores. Flores agraciadas e perfumadas, no quarto,

Leia mais

Menu. Comidas típicas. Contribuições para o Brasil e Ijuí. Significado da bandeira Árabe. Costumes

Menu. Comidas típicas. Contribuições para o Brasil e Ijuí. Significado da bandeira Árabe. Costumes Árabes Componentes: Sabrina, Lucille,Giovana, M, Lucas C, João Vitor Z, Samuel. Disciplina: Estudos Sociais, Informática Educativa, Língua Portuguesa. Professores: Uiliam Michael, Cristiane Keller, Daniele

Leia mais

Museu de Artes Decorativas Portuguesas Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lisboa

Museu de Artes Decorativas Portuguesas Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lisboa Museu de Artes Decorativas Portuguesas Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lisboa 18 Museu de Artes Decorativas Portuguesas Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva APRESENTAÇÃO Instalado no Palácio

Leia mais

Uma Marca com uma grande longevidade. Exposição no Palácio de S. Lourenço em 1850 onde se descobre o potencial comercial do Bordado Madeira;

Uma Marca com uma grande longevidade. Exposição no Palácio de S. Lourenço em 1850 onde se descobre o potencial comercial do Bordado Madeira; Rumos para a Inovação Rumos para a Inovação do Bordado Madeira Uma Marca com uma grande longevidade Exposição no Palácio de S. Lourenço em 1850 onde se descobre o potencial comercial do Bordado Madeira;

Leia mais

O NOSSO BAIRRO É LINDO!

O NOSSO BAIRRO É LINDO! JUNHO UMA OBRA DO Bairro da BAIXA-CHIADO O NOSSO BAIRRO É LINDO! No mês das festas da cidade e dos santos, a Baixa-Chiado PT Bluestation partilha com todos um pouco de tudo o que se pode encontrar no bairro

Leia mais

Curso Intermediário de LIBRAS

Curso Intermediário de LIBRAS Curso Intermediário de LIBRAS 1 Curso Intermediário de LIBRAS 2 Unidade 2 Fazer as compras Sábado foi dia de ir ao Tok Stok. Nós, casal, fomos passear e dar uma voltada para olhar os moveis e objetos.

Leia mais

A soma será feita da seguinte forma:

A soma será feita da seguinte forma: TESTE VOCACIONAL Teste sua vocação Testes vocacionais não fazem milagres, não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida, mas são um bom norte acerca de aptidões e interesses. O questionário

Leia mais

Programação JANEIRO 2014 Aeroportos de Lisboa e Porto VER, OUVIR E DEGUSTAR NO AEROPORTO

Programação JANEIRO 2014 Aeroportos de Lisboa e Porto VER, OUVIR E DEGUSTAR NO AEROPORTO Programação JANEIRO 2014 Aeroportos de Lisboa e Porto VER, OUVIR E DEGUSTAR NO AEROPORTO Ano Novo, viagens novas e novidades na programação do Ver, Ouvir e Degustar. Neste primeiro mês do ano e para bons

Leia mais

MÍDIA ESPECIALIZADA, DIVULGAÇÃO ACERTADA!

MÍDIA ESPECIALIZADA, DIVULGAÇÃO ACERTADA! MÍDIA ESPECIALIZADA, DIVULGAÇÃO ACERTADA! A HG Casa é uma revista profi ssional e dirigida ao mercado de artigos para casa com ênfase nos segmentos de Eletrodomésticos, Iluminação, Movelaria, Decoração,

Leia mais

ARTESANATO! Para meninas e meninos. estilo. Decorações encantadoras com muito E MAIS: MODA BEBÊ E GESTANTE * SAÚDE * CULINÁRIA* LANÇAMENTOS

ARTESANATO! Para meninas e meninos. estilo. Decorações encantadoras com muito E MAIS: MODA BEBÊ E GESTANTE * SAÚDE * CULINÁRIA* LANÇAMENTOS estilo Como montar um CHÁ de BEBÊ inesquecível! + de 190 itens em UmA vitrine com AceSSóRiOS SeleciOnAdOS para você! ano III nº 25 R$ 9,80 5,80 27 QUARTOS dos SOnhOS... você vai Se ApAixOnAR! Decorações

Leia mais

banquetes e conferencias

banquetes e conferencias banquetes e conferencias almada negreiros lounge Title Text Uma das salas mais bonitas em Lisboa, o Salão Almada Negreiros é perfeito para cocktails, com capacidade para até 300 pessoas. lobby pedro leitao

Leia mais

Guia do Mochileiro. www.thesimstv.net

Guia do Mochileiro. www.thesimstv.net Guia do Mochileiro O Guia do Mochileiro foi totalmente desenvolvido por mim. Os direitos autorais dele pertem exclusivamente ao LPTS, sendo proibida cópia parcial ou integral do texto e das fotos. Os Sims

Leia mais

instantânea. Karl Lagerfeld

instantânea. Karl Lagerfeld SPFW a semana instantânea. da moda Karl Lagerfeld Traduzindo para o português: veja agora e compre agora. Não mais coleções que demoram 3 meses para chegar as lojas desde o dia do desfile de lançamento.

Leia mais

Mude seu ponto de vista sobre como morar

Mude seu ponto de vista sobre como morar Mude seu ponto de vista sobre como morar De tempos em tempos a humanidade descobre uma nova perspectiva de vida. A mente cria desejos. Desejos que abrem espaços. Espaços que se transformam em novos enfoques.

Leia mais

EMARKI CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

EMARKI CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A melhor localização de Águas Claras Surpreenda seus clientes com estilo. No comércio, o ponto é tudo! Na região que vem se consolidando como maior centro comercial de Águas Claras, nasce o Supremo Mall,

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS Visa a ampliar a visão de empresários quanto à necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes como forma de construir

Leia mais

Uma oportunidade única de criar e decorar

Uma oportunidade única de criar e decorar Uma oportunidade única de criar e decorar a sua CASA DE PRAIA em miniatura. Descubra o prazer do coleccionador e a delicadeza do miniaturista. O coleccionismo das casas em miniatura é um passatempo com

Leia mais

Entrevista Descrição da demanda: Relatório da Entrevista:

Entrevista Descrição da demanda: Relatório da Entrevista: Entrevista Dia 21/05, às 19:00, no MOM Família de 2 pessoas: Roney e Helena Endereço da casa: Rua Uberlândia, 531 (esquina com Rua Padre Eustáquio) Tempo: 2h Presentes: Amanda Descrição da demanda: Os

Leia mais

Recreio dos Bandeirantes. Fotos Ilustrativas

Recreio dos Bandeirantes. Fotos Ilustrativas Praia, sol e mar inspirando seus negócios e suas férias. No Heritage você terá um belíssimo cartão postal na sua janela e serviços de primeira classe ao seu alcance. Ande descalço, sinta a leveza do mar,

Leia mais

PORTUGAL PROGRAMA I Co-financiamento Co-financiamento www.rdtours.com

PORTUGAL PROGRAMA I Co-financiamento Co-financiamento www.rdtours.com Co-financiamento DIA 1 - LISBOA Chegada ao Aeroporto de Lisboa e translado para o hotel. Tempo livre para os primeiros contatos com esta maravilhosa Capital Europeia, conhecida pela sua luminosidade única

Leia mais

ESTUDO DE CASO. São Paulo, novembro de 2009

ESTUDO DE CASO. São Paulo, novembro de 2009 ESTUDO DE CASO São Paulo, novembro de 2009 O PROJETO PATRIMÔNIO DO CARMO Local: residência em condomínio fechado em São Roque / SP Área: 2.700 m² (que se unem às áreas de reserva, comuns a todos os condôminos)

Leia mais

EDIÇÃO ESPECIAL LAMIECCO NA CASA COR

EDIÇÃO ESPECIAL LAMIECCO NA CASA COR News Uma publicação de Lamiecco Plásticos Ltda - Ano 2 - número 9 - julho de 2009 EDIÇÃO ESPECIAL LAMIECCO NA CASA COR Editorial Por Alexandre Figueiró - Diretor Se existe algum segredo para a concretização

Leia mais

sucesso Outubro de 2003. Ares espanhóis Aposta de perfil Supermercados Villarreal

sucesso Outubro de 2003. Ares espanhóis Aposta de perfil Supermercados Villarreal arquivo Supermercado com cara e conceito de mercadão é nostálgico e inovador ao mesmo tempo Aposta de sucesso Com apenas cinco anos de funcionamento, a marca Villarreal comemora alta de mais de 50% em

Leia mais

Clarissa é uma mulher apaixonada pela beleza e sua Sala de Estar. não poderia deixar de ser um local onde fotos e quadros de arte

Clarissa é uma mulher apaixonada pela beleza e sua Sala de Estar. não poderia deixar de ser um local onde fotos e quadros de arte Clarissa é uma mulher apaixonada pela beleza e sua Sala de Estar não poderia deixar de ser um local onde fotos e quadros de arte estivessem presentes. A Sala de Estar de Clarissa, vamos entrar? sala de

Leia mais

Checklist para Planejar o seu Casamento

Checklist para Planejar o seu Casamento http://www.havan.com.br/ http://www.bloghavan.com.br/ Checklist para Planejar o seu Casamento Mais de 1 ano antes Escolha a data do casamento e defina o seu orçamento. Se a cerimônia for na igreja, preocupe-se

Leia mais

CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: PONTAPÉ INICIAL

CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: PONTAPÉ INICIAL PRESERVE SEU ACERVO CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: PONTAPÉ INICIAL Sabe aquelas fotos, textos, recortes de jornal, roupas, flâmulas e outros objetos que guardamos em casa, na sede do clube, no comércio

Leia mais

NOS@EUROPE. O Desafio da Recuperação Económica e Financeira. Prova de Texto. Nome da Equipa GMR2012

NOS@EUROPE. O Desafio da Recuperação Económica e Financeira. Prova de Texto. Nome da Equipa GMR2012 NOS@EUROPE O Desafio da Recuperação Económica e Financeira Prova de Texto Nome da Equipa GMR2012 Alexandre Sousa Diogo Vicente José Silva Diana Almeida Dezembro de 2011 1 A crise vista pelos nossos avós

Leia mais

Cantinhos de fé. arquitetura decoração texto: Paula Ignacio. Ambientações do arquiteto João Mansur

Cantinhos de fé. arquitetura decoração texto: Paula Ignacio. Ambientações do arquiteto João Mansur casa arquitetura decoração texto: Paula Ignacio Fotos: Beto Riginik/Divulgação Ambientações do arquiteto João Mansur Cantinhos de fé De santinhos católicos a anjos, velas, flores, sinos e outros símbolos,

Leia mais

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1 1. Pateo do Collegio conhecia conhecia 16 18 0 1. Pateo do Collegio gostei gostei 33 0 1 Pateo do Collegio 3% Pateo do Collegio gostei 0% conhecia 53% conhecia 47% gostei 97% Por quê? Aprendi mais sobre

Leia mais

Alegria. Internacional. que contagia

Alegria. Internacional. que contagia Internacional Texto Patricia Galleto Fotos divulgação ARte Beth Nito Alegria que contagia O estilo remete ora ao shabby chic, ora ao contemporâneo. O resultado dessa mistura é uma casa cheia de vida, incrementada

Leia mais

Café da manhã: Hotel, às 8:00h. Saida 9:00h.

Café da manhã: Hotel, às 8:00h. Saida 9:00h. Café da manhã: Hotel, às 8:00h. Saida 9:00h. -Caminhar pela avenida San Martin até a Catedral Metropolitana para visitar o túmulo do General San Martin e conhecer o local onde o Papa Francisco foi pároquo

Leia mais

Siam. Com Banguecoque a seus pés. The

Siam. Com Banguecoque a seus pés. The The Siam Agitada, ruidosa, poluída. Sim, Banguecoque é isso tudo, e mais, muito mais. A capital da Tailândia também é exotismo, riqueza histórica, alma e hospitalidade. Descobri-la é um prazer, assim como

Leia mais

Como fazer marketing de relacionamento

Como fazer marketing de relacionamento Como fazer marketing de relacionamento O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma

Leia mais

Dicas de decoração de residencial de alto padrão

Dicas de decoração de residencial de alto padrão Dicas de decoração de residencial de alto padrão Como decorar apartamentos amplos, de 130 e 157m 2, sem exagerar e aproveitar todos os espaços de maneira funcional? Brookfield Incorporações e Anastassiadis

Leia mais

DEZ lugares para reviver Os Maias em Lisboa Clique aqui para ver a notícia no site

DEZ lugares para reviver Os Maias em Lisboa Clique aqui para ver a notícia no site Editora Zahar Veículo: Sites Data: 27/06/2014 Tópico: Institucional Página: 00:00:00 Editoria: Saraiva Conteúdo 1 / 1 DEZ lugares para reviver Os Maias em Lisboa Clique aqui para ver a notícia no site

Leia mais

Varejo: será que o foco está mesmo no cliente?

Varejo: será que o foco está mesmo no cliente? Revista da ESPM -101 Varejo: será que o foco está mesmo no cliente? FÁTIMA MOTTA Graduada em Administração de Empresas (FMU) e Comunicação (ECA/USP) Pós -Graduada em Administração de Empresas (PUC/SP)

Leia mais

2.2 FRANK LLOYD WRIGHT: ORIGENS DO DESIGN NA HOTELARIA? No ano de 1915, o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright foi

2.2 FRANK LLOYD WRIGHT: ORIGENS DO DESIGN NA HOTELARIA? No ano de 1915, o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright foi 30 2.2 FRANK LLOYD WRIGHT: ORIGENS DO DESIGN NA HOTELARIA? No ano de 1915, o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright foi convidado para projetar o Hotel Imperial em Tóquio, no Japão. A obra deveria

Leia mais

FLEXFOOD INDICA SÃO PAULO

FLEXFOOD INDICA SÃO PAULO FLEXFOOD INDICA SÃO PAULO *Tea Connection- Inaugurada quatro anos atrás no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, a Tea Connection ganhou seu primeiro endereço fora das fronteiras argentinas. Instalada no

Leia mais

Criatividade feita à mão nos bairros de Curitiba

Criatividade feita à mão nos bairros de Curitiba Criatividade feita à mão nos bairros de Curitiba Curitiba tem 22 feiras distribuídas pelos bairros para comercializar o trabalho feito à mão de aproximadamente 2.000 artesãos. As feiras são administradas

Leia mais

Outubro de 2012 Programação do mês de Outubro

Outubro de 2012 Programação do mês de Outubro Programação do mês de Outubro 3 novos (tulos do selo Marco Zero 6 novos (tulos do selo Zastras 5 novos (tulos do selo Usborne 12 novos (tulos do selo Yoyo Este livro traz várias receitas de toda a região

Leia mais

linha de sais gourmet SAC 11 4718-6436 www.linhavidagourmet.com.br

linha de sais gourmet SAC 11 4718-6436 www.linhavidagourmet.com.br linha de sais gourmet Os sais da linha VIDA GOURMET são produtos de alta qualidade com opções ilimitadas de uso. Você perceberá uma grande diferença no preparo de diversos pratos. Realce o sabor de carnes,

Leia mais

CR ENVIDRAÇAMENTOS. Veja abaixo os serviços que trabalhamos. Envidraçamento da Sacada

CR ENVIDRAÇAMENTOS. Veja abaixo os serviços que trabalhamos. Envidraçamento da Sacada Em Nossa Loja, você obtém todas as informações e o apoio necessário para tomar suas decisões. Para seus projetos de decoração, disponibilidade de estoque, orientações, opiniões, sugestões, financiamentos,

Leia mais

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem escolheu o Solar Tambaú. Localizado à beira-mar de

Leia mais

Antes. Depois. Escritórios Os escritórios são espaços físicos que correspondem às necessidades

Antes. Depois. Escritórios Os escritórios são espaços físicos que correspondem às necessidades CIANO MAGENTA AMARELOPRETO Casa & Construção É tempo de renovação A atmosfera é de renovação, regeneração, expectativas e esperanças. Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. A Ressurreição

Leia mais

Hampton by Hilton um novo tipo de hotel econômico

Hampton by Hilton um novo tipo de hotel econômico Hampton by Hilton um novo tipo de hotel econômico Hampton by Hilton é um tipo de hotel totalmente diferente e inovador. Ele oferece todos os benefícios de pertencer a uma das mais famosas marcas de hotel

Leia mais

No mundo da moda, mãe e filha formam uma dupla invencível na marca Carolina Herrera. A filha, Carolina Adriana Herrera, desvendou-nos o significado

No mundo da moda, mãe e filha formam uma dupla invencível na marca Carolina Herrera. A filha, Carolina Adriana Herrera, desvendou-nos o significado Gloss No mundo da moda, mãe e filha formam uma dupla invencível na marca Carolina Herrera. A filha, Carolina Adriana Herrera, desvendou-nos o significado de estilo e classe Índice Página 3... Carreira

Leia mais

Nossos internautas: São bem formados e informados. Frequentadores assíduos do site 58% 52% 53%

Nossos internautas: São bem formados e informados. Frequentadores assíduos do site 58% 52% 53% Audiência Nossos internautas: São bem formados e informados Frequentadores assíduos do site Usam a internet para pesquisar preços e fazer compras Têm renda própria 58% 52% dizem que o site faz parte de

Leia mais

O ABC do Programa de Fidelização

O ABC do Programa de Fidelização O ABC do Programa de Fidelização COMO E POR QUÊ RETER CLIENTES? Diagnóstico As empresas costumam fazer um grande esforço comercial para atrair novos clientes. Isso implica Investir um alto orçamento em

Leia mais

Curso de Decoração Festas Infantis

Curso de Decoração Festas Infantis Curso de Decoração Festas Infantis 2015 Curso de Decoração de Festas Infantis com Kika Duarte Há 14 anos no mercado de São Paulo e região. Áreas de atuação Festas Infantis Eventos Sociais Casamentos Eventos

Leia mais

Este Plano de Negócios foi elaborado em Junho de 2014

Este Plano de Negócios foi elaborado em Junho de 2014 ESPETO VACA LOUCA Pc TUBAL VILELA Nº 0 CENTRO- UBERLANDIA MG (34) 9876-5432 contato@vacalouca.com Ademir Gonçalves Filho Diretor Administrativo Gustavo Rodovalho Oliveira - Diretor de Marketing Jhonata

Leia mais

Deguste. com os olhos

Deguste. com os olhos 2 ARQUITETURA & DECORAÇÃO Especial A&D Projeto MAINA HARBOE Por Por Fernanda Pinho Fotos Marcelo Stammer Deguste com os olhos Quente, sofisticado e atemporal. Características que podem ser atribuídas ao

Leia mais

PLANO DE MARKETING. Trabalho realizado por: Vera Valadeiro, nº20. TAG 4/2010 17 Valores

PLANO DE MARKETING. Trabalho realizado por: Vera Valadeiro, nº20. TAG 4/2010 17 Valores 0366 PLANO DE MARKETING Trabalho realizado por: Vera Valadeiro, nº20 TAG 4/2010 17 Valores Índice Introdução Diagnóstico Análise do Mercado Análise da Concorrência Análise da Empresa Análise SWOT Objectivos

Leia mais

Banco. Tendo tomado conhecimento do Regulamento Geral de Feiras e Aditamento da Ecorex, Lda., declaramos aceitar todas as condições aí descritas.

Banco. Tendo tomado conhecimento do Regulamento Geral de Feiras e Aditamento da Ecorex, Lda., declaramos aceitar todas as condições aí descritas. BOLETIM DE INSCRIÇÃO N.º LISBOA NORTE 008 Empresa: CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Assinalar a opção pretendida Direitos de Inscrição - 150 por expositor Contribuinte N.º: Morada: A - Espaço Livre (Mínimo 9

Leia mais

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 1 Parte 2 Revisão Verbos irregulares no pretérito perfeito do indicativo:

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 1 Parte 2 Revisão Verbos irregulares no pretérito perfeito do indicativo: Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 1 Parte 2 Revisão Verbos irregulares no pretérito perfeito do indicativo: 1) Complete as frases abaixo com o pretérito perfeito dos seguintes

Leia mais

Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido.

Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido. Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido. Assim que ela entrou, eu era qual um menino, tão alegre. bilhete, eu não estaria aqui. Demorei a vida toda para encontrá-lo. Se não fosse o

Leia mais

:dossier. 14 notícias recheio

:dossier. 14 notícias recheio 14 notícias recheio low cost e outras soluções criativas para rentabilizar O início do ano é, por definição, tempo de contenção. É por isso natural que também a restauração sofra de alguma forma com esta

Leia mais

A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI

A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI A INSPIRAÇÃO As linhas, os contornos, os tons, a vista. O encanto de uma das regiões mais bonitas de Fortaleza,

Leia mais

VÍNCULO MAG. plus size URBANO. chic. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. Revista da Vínculo Basic Inverno 2015

VÍNCULO MAG. plus size URBANO. chic. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. Revista da Vínculo Basic Inverno 2015 VÍNCULO MAG Revista da Vínculo Basic Inverno 2015 URBANO chic Inverno 2015. Tendências da estação mais fria do ano. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. plus size SAIBA COMO COMBINAR

Leia mais

Edição especial. Editorial. Caros amigos,

Edição especial. Editorial. Caros amigos, News Uma publicação de Lamiecco Plásticos Ltda - Ano 2 - número 7 - abril de Editorial Edição na Estande da Lamiecco na Fimma. Caros amigos, Chegamos à FIMMA com menos de um ano de existência no mercado.

Leia mais

A. Molder Rua 1º de Dezembro, 101 3º Tel: 21 342 15 14 http://filateliaamolder.com.sapo.pt

A. Molder Rua 1º de Dezembro, 101 3º Tel: 21 342 15 14 http://filateliaamolder.com.sapo.pt LOJAS DE FILATELIA, NUMISMÁTICA E COLECCIONISMO DA BAIXA E CHIADO NUMISMÁTICA E FILATELIA A. Molder Rua 1º de Dezembro, 101 3º Tel: 21 342 15 14 http://filateliaamolder.com.sapo.pt Começou por volta de

Leia mais

Jul/2015. Coleção Abstrato. Coleção Aquarela. Coleção Borboleta Estilizada. Coleção Cachorrinhos. Abstrato Barrinhas 13998 (TEC605)

Jul/2015. Coleção Abstrato. Coleção Aquarela. Coleção Borboleta Estilizada. Coleção Cachorrinhos. Abstrato Barrinhas 13998 (TEC605) Tecidos (Importados) Tecido 100% algodão estampados nas mais diversas cores. Ideais para Patchwork, forração de caixas e costuras em geral. Embalagem: Rolo c/ 5 metros Coleção Abstrato Abstrato Barrinhas

Leia mais

WWW.INFINIT-MAGIC.COM

WWW.INFINIT-MAGIC.COM Para conhecer de perto as opções deste catálogo, assim como toda a linha de Displays Infinit Magic, entre no site ou consulte um representante de sua cidade. São infinitos modelos à sua disposição, agende

Leia mais

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor.

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor. OSVALDO Bom dia! Meu nome é Osvaldo, tenho 15 anos, sou de Santa Isabel SP (uma cidadezinha próxima à Guarulhos) e, com muito orgulho, sou bolsista ISMART! Ingressei no ISMART este ano e atualmente estou

Leia mais

Projeto luminotécnico reúne soluções que transformam sóbrio restaurante diurno em colorido bar noturno.

Projeto luminotécnico reúne soluções que transformam sóbrio restaurante diurno em colorido bar noturno. Do sério ao Projeto luminotécnico reúne soluções que transformam sóbrio restaurante diurno em colorido bar noturno. Reportagem: JOÃO CARLOS BALDAN 64 Potência Dez 05 Jan 06 despojado De dia, a luz é branca

Leia mais

Patrimônio. Foco na história

Patrimônio. Foco na história Patrimônio Foco na história 30 metrópole campinas 19/6/11 À esquerda, a foto vencedora Corredor, de Matheus Spina; abaixo, detalhe da Mandala, por José Roberto Magalhães: exposição que vai até 31 de julho

Leia mais

manual liga elo7 2.0 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS

manual liga elo7 2.0 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS Olá Elosetter, Então você está com vontade de organizar um evento? O Elo7 incentiva as ações que fortaleçam e integram a comunidade artesanal e

Leia mais

Conclusões Fórum Portugal Sou Eu

Conclusões Fórum Portugal Sou Eu Conclusões Fórum Portugal Sou Eu Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do Portugal Sou Eu um catalisador da economia Lanço um apelo aos empresários e produtores aqui presentes,

Leia mais

Dicas para seu Cartão de Visita

Dicas para seu Cartão de Visita O Cartão de Visita O cartão de visita é um pequeno cartão contendo os dados de contato de uma pessoa ou corporação. Para muitos, ele é a primeira ferramenta de marketing. Após um contato profissional,

Leia mais

Mercado Municipal do Estado de Sa o Paulo

Mercado Municipal do Estado de Sa o Paulo Mercado Municipal do Estado de Sa o Paulo O Mercado Municipal de São Paulo é uma construção histórica localizada na região central da capital. Obra projetada pelo arquiteto Franscisco de Paula Ramos de

Leia mais

LIBERDADE DE ESCOLHA. LIBERDADE DE ESTILO.

LIBERDADE DE ESCOLHA. LIBERDADE DE ESTILO. LIBERDADE DE ESCOLHA. LIBERDADE DE ESTILO. INVENTE seu espaço. Crie seu universo. O primeiro estúdio Koerich Imóveis foi entregue cheio de estilo. Seja bem-vindo ao estúdio Oceano. Um empreendimento que

Leia mais

Os Móveis da Casa Reis

Os Móveis da Casa Reis Os Móveis da Casa Reis 1 Este texto tem como objectivo dar a conhecer os móveis que fazem parte da riqueza da Ourivesaria Reis, no Porto. Foi fundada em 1880 por António Alves dos Reis, pai de Seraphim

Leia mais

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO A Sra Mary Kay já dizia: nada acontece enquanto você não vende alguma coisa. Se você está

Leia mais

** O texto aqui reproduzido é de propriedade do MUD - Museu da Dança e não pode ser copiado ou reproduzido sem a autorização prévia.

** O texto aqui reproduzido é de propriedade do MUD - Museu da Dança e não pode ser copiado ou reproduzido sem a autorização prévia. * Este texto corresponde à visão da autora Marcia Dib e todas as informações aqui contidas são de inteira responsabilidade da autora. ** O texto aqui reproduzido é de propriedade do MUD - Museu da Dança

Leia mais

Ensaio: O ensaio é o mais antigo gênero de matéria, publicado nas revistas inglesas desde o século 18. Geralmente, trata-se de um texto curto,

Ensaio: O ensaio é o mais antigo gênero de matéria, publicado nas revistas inglesas desde o século 18. Geralmente, trata-se de um texto curto, O conteúdo Ensaio: O ensaio é o mais antigo gênero de matéria, publicado nas revistas inglesas desde o século 18. Geralmente, trata-se de um texto curto, escrito do ponto de vista do autor. Pode tratar

Leia mais

Novos rumos para os produtos ibéricos.

Novos rumos para os produtos ibéricos. Novos rumos para os produtos ibéricos. 28 a 30 de Novembro Centro de Convenções -Ceará-Brasil A sua grande oportunidade de exportar para a região que mais cresce no Brasil. A IBERIA EXPO 2012 é uma iniciativa

Leia mais

Benedicto Silva. Foto 1. Minha mãe e eu, fotografados pelo meu pai (setembro de 1956).

Benedicto Silva. Foto 1. Minha mãe e eu, fotografados pelo meu pai (setembro de 1956). 1. INTRODUÇÃO 1.1. MINHA RELAÇÃO COM A FOTOGRAFIA Meu pai tinha uma câmara fotográfica. Ele não era fotógrafo profissional, apenas gostava de fotografar a família e os amigos (vide Foto 1). Nunca estudou

Leia mais

Módulo 12 Segmentando mercados

Módulo 12 Segmentando mercados Módulo 12 Segmentando mercados Há alguns anos que os profissionais de marketing perceberam que não se pode atender todo o mercado com um único composto de produto. Nem todos os consumidores querem um carro

Leia mais

BEAUTY METS BEAUTIQUE

BEAUTY METS BEAUTIQUE BEAUTY METS BEAUTIQUE Mais do que uma futura colecção de hotéis, o Grupo The Beautique Hotels será um livro de histórias únicas, originais e irrepetíveis, onde o conceito Boutique se funde com a ideia

Leia mais