Curso de Pós-Graduação MBA Gestão Eficaz de Obras e Projetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Pós-Graduação MBA Gestão Eficaz de Obras e Projetos"

Transcrição

1 Curso de Pós-Graduação MBA Gestão Eficaz de Obras e Projetos Otimização de Projetos Profº.: Msc. Lincoln Nascimento Ribeiro Coordenação: Profº. Esp. Carlos Eduardo Artioli Russo

2 Conhecendo o Professor: Doutorando em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Área de Pesquisa: Propulsão e Energia Mestre em Engenharia Mecânica pela UNITAU Universidade de Taubaté SP Área de Pesquisa: Energia e Gestão Ambiental na Indústria Graduado em Engenharia Mecânica pela UBC Universidade Braz Cubas Mogi das Cruzes SP Graduado em Tecnologia Mecânica Processos de Produção pela FATEC-SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo SP É professor da Universidade Cruzeiro do Sul desde 2004, ministrando aula nos cursos de Graduação em Engenharia e cursos de Pós-Graduação. Experiência atuando em empresas do ramo automobilístico no desenvolvimento de novos produtos e processos. Atuou também na Companhia do Metrô de São Paulo

3 Conhecendo os Alunos: Nome? Onde nasceu? O que faz da vida? Formação? Experiência? Objetivo? Time?

4 Justificativa Kaizen Processo de Melhoria Contínua é um dos temas escolhido devido a atual necessidade das empresas de reduzirem seus custos de fabricação para se manterem competitivas no mercado e o Kaizen é ferramenta fundamental para alcançar esses resultados.

5 Justificativa Empresa Modelo Antigo: CUSTO + LUCRO = PREÇO Novo Modelo PREÇO é definido pelo mercado ou seja, pela concorrência. Logo: LUCRO = PREÇO CUSTO Ou seja, a empresa precisa reduzir os custos para alcançar o lucro planejado.

6 Conceito Kaizen significa: Kai = modificar e zen = para melhor, ou seja, modificar para melhor ou melhoria contínua aplicada na vida social e na vida no trabalho.

7 Histórico - Sistemas de Produção Produção Artesanal (antes de 1910) Produção em Massa Produção Enxuta ou Sistema Toyota de Produção

8 Produção Artesanal O operário é altamente qualificado e realiza todos so ajuste e monta uma peça de cada vez. Nesse caso ele necessita conhecer todos os conceitos de usinagem e ajustes. Um produto nunca sai igual ao outro

9 Produção Artesanal O 1º automóvel comercial foi feito em Paris pela fábrica de máquinasferramentas da Penhard e Levassor (P & L). O motor foi fornecido pela Daimler da Alemanha e este automóvel foi adquirido em 1895 por um parlamentar inglês Sr. Evelyn Eliis;

10 Produção em Massa Idealizada por Ford em 1910 com a linha de produção do Ford T, trata-se de uma linha de montagem contínua em que todas as peças chegam até a linha e o veículo vai se movimentando por essa linha e cada operador executa apenas uma operação repetitivamente. Grande quantidade de operadores Grande capacidade de produção Baixo custo

11 Produção em Massa O primeiro carro que passou do tipo de produção artesanal para o de produção em massa foi o modelo T da Ford em 1908 e alcançou dois importantes objetivos: 1) Qualquer um era capaz de dirigir ou consertar. 2) Era um carro projetado para a manufatura. Estes dois fatores mudaram a história da indústria automobilística

12 Produção em Massa Exemplos de empresas que ainda utilizam produção em Massa Montadoras de veículos brasileiras Empresas que possuem células especializadas (células de tornos, de furadeiras, de fresadoras, etc) Desvantagens Muita movimentação Desmotivação dos operadores que executam sempre a mesma operação

13 Produção Enxuta Manufatura Enxuta É a manufatura que tem como princípio fazer mais, usando cada vez menos, convertendo-se desperdício em valor.

14 Produção Enxuta Em 1950, um jovem engenheiro japonês Eiiji Toyoda fez uma visita de três meses aos Estados Unidos com o intuito de observar as instalações da Ford em Rouge-Detroit e verificar a possibilidade de implantar o sistema de produção em massa na fábrica da Toyota no Japão.

15 Produção Enxuta Para se ter uma idéia, em 1950, a Toyota após 13 anos de trabalho havia produzido automóveis em comparação com os produzidos por dia pela Ford..

16 Produção Enxuta Eiiji após ter estudado cuidadosamente cada palmo da fábrica da Ford, que era o maior e o mais eficiente complexo fabril do mundo, escreveu para a sua empresa e disse que copiar ou melhorar o sistema da Ford era impossível, havia a necessidade de se criar um novo sistema de produção.

17 Produção Enxuta De volta ao Japão Eiiji e seu gênio da produção Sr. Taiichi Ohno chegaram a conclusão de que o sistema de produção em massa jamais funcionaria no Japão, a partir daí iniciaram a criação do sistema de produção enxuta ou mais conhecido como Sistema Toyota de Produção.

18 Produção Enxuta Células multifuncionais Cada operador sabe executar várias funções Set-up rápido Estoques reduzidos Operadores com autoridade para parar a linha quando houver problemas (Jidoka) Sistema Toyota de Produção (Taiichi Ono)

19 Ferramentas Kaizen Redução de estoques em processo Just-in-time 5s Redução de set-up Estudos de lay-out TPM Manutenção Produtiva Total Jidoka Brainstorming Ferramentas da qualidade

20 TÉCNICAS Sistema Toyota de Produção Housekeeping (5S) TQC (Controle de Qualidade Total) CCQ ( Círculos de Controle de Qualidade) Células de Manufatura Sistema de Sugestões Troca rápida de ferramentas TPM (Manutenção Total Produtiva) Kanban Orientação para o consumidor Relação cooperativa entre a empresa/funcionário RESULTADOS Reduzir os custos Eliminar os desperdícios Aumentar a produtividade Reduzir o tempo de troca das ferramentas Aumentar a flexibilidade Nivelar a produção Reduzir o transporte Puxar a produção Reduzir o lead-time Reduzir o estoque Fig Kaizen segundo Masaaki Imai

21 Tipos de Kaizen Kaizen de Projeto: -Situação: Futura concepção do produto; -Foco: Desenvolver novos conceitos para novos produtos. Kaizen de Planejamento: -Situação: Preventivo/situação futura; -Foco: Desenvolver um sistema de produção. Kaizen de Produção: -Situação: Corretivo/situação existente; -Foco: Eliminar desperdícios e dar maior conforto ao operador.

22 Lead-Time Observa-se nas indústrias que o tempo de processo desde a entrada da matéria-prima até a saída como produto acabado é muito longo. Este tempo é chamado de lead-time (Fig. 3.3) e pode-se afirmar que: 1% deste tempo é gasto na transformação da matéria-prima, ou seja, agregam valor ao produto; 99% deste tempo é gasto em atividades que não agregam valor ao produto, ou seja, é perda ou desperdício.

23

24 Lead-Time

25 Atividades que Não Agregam Valor Empilhadeiras movimentando materiais para todo o lado, danificando e perdendo peças; Operadores e máquinas aguardando a chegada das peças; Máquinas e operadores parados aguardando ferramentas; Sistema complexo de controle da produção; Documentação em excesso; Falta de informação para o chão de fábrica; Informações incompletas e confusas; Pelo menos metade da supervisão olhando/contando, o movimento das peças; Inspetores de qualidade separando peças boas das ruins; Pedidos de clientes atrasados constantemente, apesar dos esforços de todos na empresa; Grandes pilhas de material em processo, ocupando espaço na fábrica; Tempo de processamento longo (meses), as peças ficam dormindo dentro da fábrica; Constantes rodinhas de operadores.

26 Como reduzir o Lead-Time 1) Tecnologia

27 Como reduzir o Lead-Time 2) Kaizen

28 Lead-Time Ideal O ideal é que o lead-time seja: 50% atividades que agregam valor; 50% atividades que não agregam valor.

29 Operação Padrão Cycle-time (tempo de ciclo) é a somatória de tempo onde são incluídos todos os tempos processados, não incluindo os tempos de espera. É o tempo de percurso da peça dentro de uma célula, não incluindo os tempos de espera. No tempo de operação, estão incluídos os tempos do homem e da máquina: Cycle-time = tempo de operação + tempo de transporte + tempo de inspeção

30 Operação Padrão Cycle-time da máquina é o tempo total automático necessário para completar um ciclo da operação. Acrescentar também o tempo, o tempo de carga e descarga da máquina. Cycle-time do homem é o tempo total manual necessário para Cycle-time do homem é o tempo total manual necessário para completar um ciclo da operação. Estão incluídas todas as operações manuais, como andar, inspecionar, carregar e descarregar as máquinas, medir as peças, outros.

31 Sistema One-Piece-Flow O Sistema one-piece-flow (uma peça por vez) tem como objetivo otimizar o suprimento de peças para satisfazer a demanda do cliente. Este sistema facilita o controle e a visualização das peças no processo, evita que se crie estoques intermediários desnecessários que são prejudiciais ao fluxo de produção.

32 Sistema de Puxar a produção Sistema de puxar a produção: neste sistema, o estágio posterior solicita as peças necessárias ao estágio anterior, isto significa que só é produzido realmente o que é necessário, evitando-se estoques desnecessários.

33 As 7 perdas ou Desperdícios 1) Excesso de produção(superprodução) Por muito tempo imaginou-se que superprodução era sinônimo de eficiência. Hoje observa-se que este tipo de ação leva ao excesso de estoque e só serve para encobrir deficiências e gerar custos grande erro é produzir a mais para que quando o cliente solicitar, já esteja pronto. 2) Tempo de espera/atraso Operário ao lado da máquina aguardando: sinal do processo automatizado; envio da peça do processo anterior; chegada da peça-bruta; conserto de sua máquina.

34 As 7 perdas ou Desperdícios 3) Transporte de material É aquele causado pelo transporte desnecessário e em excesso dentro da fábrica. Por exemplo, um processo em que a peça é usinada em máquinas colocadas longe umas das outras, na qual a peça percorre grandes distâncias. 4) Processamento das peças Processos ineficazes, dispositivos com excesso de ajustes, máquinas inadequadas, seqüência do processo incorreta, outros.

35 As 7 perdas ou Desperdícios 5) Estoque disponível desnecessário Antigamente o estoque era necessário porque era utilizado para amenizar os problemas de produção como: falta de manutenção, set up longo, supervisão ineficaz, outros. Excesso de estoque só provoca o aumento do custo. Existem estudos realizados pelo MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) segundo Womack, Jones & Roos (1992) que mostram que manter estoques custa entre 25% e 30% do seu valor.

36 As 7 perdas ou Desperdícios 6) Movimentação desnecessária do operador Todos os movimentos desnecessários do operador devem ser reduzidos ou eliminados. 7) Produtos defeituosos(refugo e retrabalho) Somente confirmam que os processos de manufatura não estão sob controle. Estes processos devem ser revistos e refeitos se necessário.

37 PROGRAMA 5S OU HOUSEKEEPING DE ACORDO COM OSADA (1992), O PROGRAMA 5S É UMA FILOSOFIA DE TRABALHO DESENVOLVIDA NO JAPÃO, QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE. RECEBE ESTE NOME PORQUE É REPRESENTADA POR 5 PALAVRAS JAPONESAS INICIADAS PELA LETRA S: SEIRI SEPARAR E DESCARTAR SEITON ORDENAR E ORGANIZAR SEISO LIMPAR E INSPECIONAR SEIKETSU PADRONIZAR SHITSUKE AUTO-DISCIPLINA

38 JUST IN TIME DE ACORDO COM MOREIRA (1996) É UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR A RESPEITO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS, PARTINDO-SE DO PRINCÍPIO DE QUE TODOS OS ESFORÇOS DE PRODUÇÃO DEVEM ESTAR LIGADOS A REAL NECESSIDADE DE PRODUÇÃO, OU SEJA: DEVE-SE PRODUZIR O QUE É NECESSÁRIO, QUANDO FOR SOLICITADO, NA QUANTIDADE EXATA, OTIMIZANDO-SE TODOS OS RECURSOS, COMO MATERIAL, MÃO-DE-OBRA, ENERGIA, EQUIPAMENTOS, ESPAÇO, OUTROS, E COM A QUALIDADE EXIGIDA.

39 CARACTERÍSTICAS JUST IN TIME PRODUÇÃO AJUSTADA PARA O TAKT-TIME*; FLUXO DE PRODUÇÃO DE 1 PEÇA (ONE-PIECE-FLOW); IMPLANTAR O SISTEMA DE PUXAR A PRODUÇÃO (PULL-SISTEM); PRODUZIR OS PRODUTOS NECESSÁRIOS, QUANDO NECESSÁRIO E NAS QUANTIDADES NECESSÁRIAS; OPERAÇÃO PADRÃO DEFINIDA; LAYOUT CELULAR EM U, SENTIDO ANTI-HORÁRIO; - ; OPERÁRIOS MULTIFUNCIONAIS (FLEXÍVEIS); PRODUZIR COM O MÍNIMO TEMPO DE ESPERA; ESTOQUE PADRÃO (MÍNIMO POSSÍVEL) NO PROCESSO; DEFINIR CLARAMENTE A SEQÜÊNCIA DE TRABALHO; REDUZIR A MOVIMENTAÇÃO (PEÇAS E OPERÁRIOS); GERAR ESPAÇO NA FÁBRICA; REDUZIR CUSTOS DE FABRICAÇÃO; REDUZIR ESTOQUE EM PROCESSO, PRODUTOS ACABADOS E MATÉRIA-PRIMA; ORGANIZAR O LOCAL DE TRABALHO.

40 TAKT TIME TAKT-TIME: É O TEMPO NECESSÁRIO PARA SE PRODUZIR UMA PEÇA QUE ATENDA A NECESSIDADE DE DEMANDA DO CLIENTE.

41 Jidoka Segundo Womack, Jones & Roos (1992) é o segundo pilar de sustentação do sistema Toyota de Produção. É composto de 3 partes: 1) Autonomação dispositivos adaptados nas máquinas automáticas que podem detectar irregularidades no processo produtivo. Somente 1 peça deve ser produzida com defeito. 2) Transferir, tanto quanto possível, o trabalho do homem ao trabalho da máquina. 3) Parada da linha de produção quando for encontrada alguma peça defeituosa no processo.

42 Kanban É um sistema de comunicação que permite o controle do processo produtivo pelos próprios operadores. É baseado no uso de 2 cartões: um de movimentação e outro de ordem de produção. Tem uma função estratégica de limitar o estoque em processo, definindo a quantidade máxima de produto entre as estações de trabalho em função da necessidade. Kanban é uma técnica para programar e controlar a produção e uma ferramenta para administrar o JIT. Segundo o seu idealizador o Sr. Taiichi Ohno, o Kanban nasceu da necessidade de desenvolver um sistema de fabricação de automóveis de diferentes tipos em pequenas quantidades e na mesma linha de montagem

43 Tipos de Kanban

44 Tipos de Kanban 1) Kanban de Movimentação Quando um container de peças é selecionado no cliente (montagem) para uso, o cartão de movimentação é retirado do container e levado ao supermercado do centro de produção do fornecedor (usinagem), como uma autorização para apanhar outro container de peças. 2) Kanban de Produção Quando um container de peças é retirado do supermercado do cliente (usinagem), o cartão de produção é retirado e afixado num painel Kanban, esta é a autorização para se produzir um container de peças que irá substituir ao que foi retirado.

45 Tipos de Cartões Kanban

46 Controle Visual O método do controle visual é muito utilizado no sistema Toyota de Produção e está diretamente ligado aos dois pilares de sustentação do sistema. Alguns exemplos de controle visual: Determinar os locais onde as peças serão estocadas (supermercado), e colocar o painel Kanban, pois desta forma as anormalidades serão facilmente descobertas, fica mais simples o controle do estoque, movimentação, outros; Colocar lâmpada sinalizadora (Andon); Colocar placas luminosas acima da linha de montagem identificando cada estação de trabalho; Colocar painéis com informações sobre tempo de set up, manutenibilidade, confiabilidade, gráficos de qualidade, refugo e retrabalho, outros.

47 Set-up É o tempo decorrido entre a troca do produto tipo A até a primeira peça com qualidade do produto tipo B

48 Objetivos da Redução do Set-up Aumentar a produtividade das máquinas; Diminuir as atividades que não agregam valor; Fazer mais trocas de ferramentas; Menores lotes de fabricação; Menor esforço do operador/preparador; Maior flexibilidade; Diminuir o tempo entre matéria-prima e produto acabado; Diminuir o estoque

49 Redução do Set-up 1) Atividade externa é aquela feita com a máquina em funcionamento; 2) Atividade interna é aquela feita com a máquina parada. OBS.: No início não sabemos o que é atividade interna e externa.

50 Etapas da Redução do Set-up

51 Estudo de Caso Melhoria na Produção em uma Empresa Metalúrgica de Autopeças O Estudo de Caso foi realizado na Linha de Montagem de Radiadores de Cobre-Latão da Behr Brasil Ltda

52 A Empresa A Behr Gmbr & Co. foi fundada pelo engenheiro Julius Behr em 1905, na cidade de Stuttgart - Alemanha. O Grupo possui 5 fábricas na Alemanha e filiais na Espanha, França, Itália, Estados Unidos, Índia, Brasil e Japão. Em 2000 a Behr mundial teve um faturamento de US$ 4 bilhões e gerou 15 mil empregos.

53 A Empresa O grupo possui 25 fábricas e 10 centros de desenvolvimento espalhados por todo o mundo, incluindo uma unidade no Brasil, localizada em Arujá- SP. Hoje a unidade do Brasil é responsável por 7% do faturamento total do grupo gerando mais de 800 empregos diretos e indiretos.

54 Radiador de CuZn Tubo de Entrada de Água Caixa Superior Coletes Dir./ Esq. Bloco Caixa Inferior Tubo de Saída de Água

55

56 Conteúdo Estado Inicial Ações Tomadas Observações da Segurança do trabalho Resumo dos Ganhos Plano de Ação

57 OBJETIVO PROPOSTO: Redução de 30% tempo de processo Redução de Estoque em processo

58 ANTES: FLUXO DE PROCESSO

59 ANTES: Fluxo de Montagem

60 14min. 12min. caixa colete 14 min. 2 peças 3 operadores 2,86pç/h/operador

61

62 ANTES: ESTOQUES INTERMEDIÁRIOS

63 DEPOIS: CÉLULA DE PRODUÇÃO Célula de Soldagem Caixa / Coletes Kit montagem Carrinho Lambreta Caixas Blocos Coletes Mont.Cxs

64 DEPOIS: CÉLULA DE PRODUÇÃO

65 20min.. 20 min. 1 peça 1 operador caixa colete 3,0pç/h/operador

66 DEPOIS: CÉLULA DE PRODUÇÃO

67 ANTES: Movimentação de 3.800m/dia (Busca Caixas/Coletes)

68 Depois: Movimentação de 1.500m/dia (Busca Caixas/Coletes KIT)

69

70

71 QUALIDADE: Área demarcada para produtos conforme e não conforme

72 Exaustão: Em estudo sistema de exaustão para eliminação da névoa expelida pelo processo.

73 Plataforma: Solicitado a confecção de uma plataforma em aço, para evitar possibilidade de acidentes

74 EPI S: Reavaliar os EPI S utilizados no processo

75 Produtos Químicos: Redefinido local para armazenagem dos produtos de uso no tratamento da água para banho de radiadores utilizados no processo

76 PRODUTIVIDADE: ESTADO ANTERIOR 2,86 peças/hora/operador PRODUTIVIDADE: ESTADO ATUAL (Pós Workshop) 3,00 peças/hora/operador Média ~+5%

77 ANTES 4 produtos/vezes 80pç/turno Diversidade = +50% Capacidade = +37% DEPOIS 6 produtos/vezes 110pç/turno

78 Resumo dos Ganhos Criação de senso de equipe; Capacidade aumentada em 37% Produção extra de 30 radiadores/turno; Distância percorrida reduzida de 3,8 mil para 1,5 mil metros; Flexibilidade produtiva (diversidade); Eliminação de estoque em processo; Aplicação Conceito de Kit.

79 Plano de Ação Rebarbagem das caixas na estamparia Cantagalo Imediato Redimensionar carrinho do Kit Hélio 09/06 Aplicar conceito duas caixas p/ Marco Aurélio 19/05 componentes e consumíveis Redimensionar mesa de montagem de caixas Hélio 15/06 Ministrar palestra sobre produtos químicos Marco Antônio 09/05 Confeccionar plataforma de acesso no banho Manoel / Pascoalino 26/05 Reavaliar utilização de EPI S Marco Antônio 09/06 Acompanhar estabilidade dos resultados Emerson/Manoel 15/06 Buscar recursos para dispositivo p/ Aftermarket Emerson 25/05 Montar células pilotos (3 células) Hélio/Manoel 30/06

80 E na Construção Civil?

81 LD ( Lean Development )

82 LD ( Lean Development ) Focado na identificação de gargalos no processo de desenvolvimento de software Metáfora (boa) de fábrica Empresta idéias de Qualidade Total, (Deming, anos 50) Lean Production (Japão, anos 50) Teoria de Sistemas Dinâmicos (MIT, anos 60) Lean Construction (adaptabilidade na construção civil, anos 90)

83

84 LD Lean Design

85 LD Lean Design

86 LD Lean Design

87 LD Lean Design

88 LD Lean Design

89 Lean Construction

90 Lean Construction

91 Lean Construction

92 Lean Construction

93 Lean Construction

94 Lean Construction

95 Lean Construction

96 Lean Construction Princípios

97 Lean Construction - Princípios

98 Lean Construction - Princípios

99 Lean Construction - Princípios

100 Lean Construction - Princípios

101 Lean Construction - Princípios

102 Lean Construction - Princípios

103 Lean Construction - Princípios

104 Lean Construction - Princípios

105 Lean Construction - Princípios

106 Lean Construction - Princípios

107 Lean Construction - Princípios

108 Lean Construction - Princípios

109 Lean Construction - Princípios

110 Lean Construction - Princípios

111 Lean Construction - Princípios

112 Lean Construction - Princípios

113 Lean Construction - Princípios

114 Lean Construction Estudo de Casos

115 Lean Construction - Estudo de Casos

116 Lean Construction - Estudo de Casos

117 Lean Construction - Estudo de Casos

118 Lean Construction - Estudo de Casos

119 Lean Construction - Estudo de Casos

120 Lean Construction - Estudo de Casos

121 Lean Construction - Estudo de Casos

122 Lean Construction - Estudo de Casos

123 Lean Construction - Estudo de Casos

124 Lean Construction - Estudo de Casos

125 Lean Construction - Estudo de Casos

126 Lean Construction - Estudo de Casos

127 Lean Construction - Estudo de Casos

128 Lean Construction - Estudo de Casos

129 Lean Construction - Estudo de Casos

130 Lean Construction - Estudo de Casos

131 Lean Construction - Estudo de Casos Construção Modular

132 Lean Construction - Estudo de Casos

133 Lean Construction - Estudo de Casos

134 Lean Construction - Estudo de Casos

135 Lean Construction - Estudo de Casos

136 Lean Construction - Estudo de Casos

137 Lean Construction - Estudo de Casos

138 Conclusão Como foi possível verificar, o Kaizen é uma ferramenta indispensável para a empresa que quer se manter competitiva no mercado. É o caminho para a racionalização dos custos e processos de produção e ainda, promove maior integração e comprometimento dos colaboradores com os resultados da corporação.

139 Se você aprender apenas uma palavra em japonês, que seja KAIZEN Masaaki Imai

140 Principal Bibliografia Consultada A Máquina que Mudou o Mundo Autor: James P. Womack Notas de aula: Profº. Jary Wallauer e Daniel Oliveira Cruz Trabalho de Conclusão de Curso: Kaizen Processo de Melhoria Contínua Estudo de Caso Lincoln Nascimento Ribeiro

Introdução ao Lean Manufacturing. Dário Spinola

Introdução ao Lean Manufacturing. Dário Spinola Introdução ao Lean Manufacturing Dário Spinola Dário Uriel P. Spinola Sócio da Táktica Consultoria em Manufatura MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/FEA USP Mestrando e Engenheiro de Produção

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

Lean manufacturing ou Toyotismo

Lean manufacturing ou Toyotismo ou Toyotismo Gestão da Qualidade Resultados impressionantes 1 Trimestre 2007 Toyota supera GM como líder mundial em vendas Vendas Mundiais 1º Trimestre Nº Carros Toyota 2.348.000 GM 2.260.000 2007 termina

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LEAN MANUFACTURING

DEFINIÇÃO DE LEAN MANUFACTURING MANUFATURA ENXUTA DEFINIÇÃO DE LEAN MANUFACTURING A ORIGEM DA PALAVRA LEAN O termo LEAN foi cunhado originalmente no livro A Máquina que Mudou o Mundo de Womack, Jones e Roos, publicado nos EUA em 1990.

Leia mais

Lean manufacturing ou Toyotismo. Lean manufacturing

Lean manufacturing ou Toyotismo. Lean manufacturing ou Toyotismo Resultados impressionantes 1 Trimestre 2007 Toyota supera GM como líder mundial em vendas Vendas Mundiais 1º Trimestre Nº Carros Toyota 2.348.000 GM 2.260.000 2007 termina empatado tecnicamente

Leia mais

Definição. Kaizen na Prática. Kaizen para a Administração. Princípios do Just in Time. Just in Time 18/5/2010

Definição. Kaizen na Prática. Kaizen para a Administração. Princípios do Just in Time. Just in Time 18/5/2010 Uninove Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º. Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina: http://fabiotga.blogspot.com Semana 15 e 16 Controle e Técnicas de controle de qualidade

Leia mais

17/02/2015 JIT KANBAN. Uma técnica que se utiliza de várias normas e regras para modificar o ambiente produtivo.

17/02/2015 JIT KANBAN. Uma técnica que se utiliza de várias normas e regras para modificar o ambiente produtivo. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO JIT KANBAN - JIT Uma técnica que se utiliza de várias normas e regras para modificar o ambiente produtivo. Técnica voltada para a otimização da produção. PODE SER APLICADA TANTO

Leia mais

Produção Enxuta. Kanban

Produção Enxuta. Kanban Produção Enxuta Kanban Relembrando Supermercado O Supermercado é onde o cliente pode obter: O que é necessário; No momento em que é necessário; Na quantidade necessária. O supermercado é um lugar onde

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

KANBAN. Kanban. Just in Time. Desperdícios. A Simplicidade no Controle das Operações

KANBAN. Kanban. Just in Time. Desperdícios. A Simplicidade no Controle das Operações KANBAN Kanban A Simplicidade no Controle das Operações Desmistificando JIT e Kanban; O Problema dos altos estoques; O Sistema MRP Os desperdícios 1 2 Just in Time Desperdícios A Filosofia Just in Time

Leia mais

Logística Lean para a Eliminação do Warehouse

Logística Lean para a Eliminação do Warehouse Logística Lean para a Eliminação do Warehouse Nelson Eiji Takeuchi Uma cadeia logística convencional é composta por logística inbound, logística outbound, warehouse e movimentação interna. Fala-se que

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

Teresa Maciel MSC, PhD Candidate. Docente UFRPE tmmaciel@gmail.com

Teresa Maciel MSC, PhD Candidate. Docente UFRPE tmmaciel@gmail.com Teresa Maciel MSC, PhD Candidate Docente UFRPE tmmaciel@gmail.com Sobre a instrutora... Doutoranda em Engenharia de Software (métodos ágeis), Mestre em Engenharia de Software (melhoria de processos de

Leia mais

LEAN APLICADO À CADEIA DE SUPRIMENTOS

LEAN APLICADO À CADEIA DE SUPRIMENTOS LEAN APLICADO À CADEIA DE SUPRIMENTOS INTRODUÇÃO AO LEAN MANUFACTURING SUPPLY CHAIN (INCLUI LOGÍSTICA) 2 2 INTRODUÇÃO AO LEAN MANUFACTURING 3 INTRODUÇÃO AO LEAN MANUFACTURING Pensar fora da caixa... Lean

Leia mais

MRP MRP. Módulo 5 MRP e JIT. Demanda de produtos e serviços. Fornecimento de produtos e serviços

MRP MRP. Módulo 5 MRP e JIT. Demanda de produtos e serviços. Fornecimento de produtos e serviços Módulo 5 MRP e JIT Adm Prod II 1 MRP Fornecimento de produtos e serviços Recursos de produção MRP Decisão de quantidade e momento do fluxo de materiais em condições de demanda dependente Demanda de produtos

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

Logística Lean: conceitos básicos

Logística Lean: conceitos básicos Logística Lean: conceitos básicos Lando Nishida O gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange o planejamento e a gerência de todas as atividades da logística. Inclui também a coordenação e a colaboração

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e controle da produção O PCP é o setor responsável por: Definir quanto e quando comprar Como fabricar ou montar cada

Leia mais

LOGO. Sistema de Produção Puxada

LOGO. Sistema de Produção Puxada LOGO Lean Manufacturing Sistema de Produção Puxada Pull Production System 1 Conteúdo 1 Definição 2 Objetivo 3 Sistema Empurrado 4 Sistema Empurrado X Puxado 2 Lean Manufacturing Conteúdo 5 Sistema de Produção

Leia mais

FUNDAMENTOS DA EMPRESA ENXUTA

FUNDAMENTOS DA EMPRESA ENXUTA FUNDAMENTOS DA EMPRESA ENXUTA Prof. Darli Rodrigues Vieira darli@darli.com.br O QUE ESTÁ POR TRÁS DA IDÉIA DE EMPRESA ENXUTA? ELIMINAÇÃO DE TODO TIPO DE DESPERDÍCIO NO SUPPLY VELOCIDADE FLEXIBILIDADE QUALIDADE

Leia mais

Apresentação do programa 5S

Apresentação do programa 5S Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2011 Ciências da Natureza Apresentação do programa 5S Dia 04 de janeiro de 2012 Local: Escola Elisa Ferrari Valls Horário: 09h O "Programa

Leia mais

JUST-IN-TIME & KANBAN

JUST-IN-TIME & KANBAN JUST-IN-TIME & KANBAN Prof. Darli Rodrigues Vieira darli@darli.com.br 1 OBJETIVO DA AULA OBJETIVO: EVIDENCIAR O QUE É JUST IN TIME E QUAL É SUA UTILIDADE EM PROJETOS DE OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS EM OPERAÇÕES

Leia mais

LEAN MANUFACTURING FERRAMENTAS E APLICAÇÕES EM PROCESSOS PRODUTIVOS E TRANSACIONAIS

LEAN MANUFACTURING FERRAMENTAS E APLICAÇÕES EM PROCESSOS PRODUTIVOS E TRANSACIONAIS LEAN MANUFACTURING FERRAMENTAS E APLICAÇÕES EM PROCESSOS PRODUTIVOS E TRANSACIONAIS Semana LIAG Limeira: 09/05/2011 1 Apresentação Palestrante: José Augusto Buck Marcos Engenheiro com formação e especialização

Leia mais

4.5 Kanban. Abertura. Definição. Conceitos. Aplicação. Comentários. Pontos fortes. Pontos fracos. Encerramento

4.5 Kanban. Abertura. Definição. Conceitos. Aplicação. Comentários. Pontos fortes. Pontos fracos. Encerramento 4.5 Kanban 4.5 Kanban Já foi citado o caso de como o supermercado funcionou como benchmarking para muitas ideias japonesas. Outra dessas ideais inverteu o fluxo da produção: de empurrada passou a ser puxada.

Leia mais

HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S. Introdução. Para que serve?

HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S. Introdução. Para que serve? HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S Introdução Basicamente consiste na determinação de organizar o local de trabalho, mantêlo arrumado e em ordem, limpo, mantendo as condições padronizadas e a disciplina necessárias

Leia mais

O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS

O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS Tradução: Diogo Kosaka A Toyota introduziu um novo sistema de manuseio de material baseado em kits para reduzir a complexidade

Leia mais

COMO MELHORAR O DESEMPENHO DAS LINHAS DE. Edson Donisete da Silva, Carlos Roberto Sponteado Aquarius Software

COMO MELHORAR O DESEMPENHO DAS LINHAS DE. Edson Donisete da Silva, Carlos Roberto Sponteado Aquarius Software COMO MELHORAR O DESEMPENHO DAS LINHAS DE PRODUÇÃO Edson Donisete da Silva, Carlos Roberto Sponteado Aquarius Software Objetivo Apresentar conceitos e ferramentas atuais para melhorar eficiência da produção

Leia mais

Toyota Way. FDEABrandão. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente!

Toyota Way. FDEABrandão. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente! (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente! Sakichi Toyoda - Fundador do grupo TOYOTA. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) O é um Ideal,

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Aberta do Brasil UAB Curso - Administração Administração da Produção I Prof.ª MSc. Luciane Schmitt Semana 7 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 1 PLANEJAMENTO

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo da Unidade Documentação. Suporte e Treinamento Melhoria Continua. Suporte e Manutenção do Software O desenvolvimento de um sistema termina

Leia mais

(LOQ4208) Processos da Indústria de Serviços 05 Lean Office

(LOQ4208) Processos da Indústria de Serviços 05 Lean Office Processos da Indústria de Serviços (LOQ4208) 5 Lean Office Isto não é... LEAN OFFICE 1 Aqui parece ser... LEAN OFFICE Lean Thinking: Os 5 Princípios Fundamentais 1. Definir o que é VALOR sob a ótica do

Leia mais

Just in Time Massagista JIT?

Just in Time Massagista JIT? Just Just in Time Time Massagista JIT? Planejamento e Controle Just-in-Time Fornecimento de produtos e serviços Recursos de produção Just-in-Time Entrega de produtos e serviços apenas quando são necessários

Leia mais

15/09/2011. Historico / Conceito. Lean Production é um programa corporativo ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II. Evolucao do Conceito LEAN THINKING

15/09/2011. Historico / Conceito. Lean Production é um programa corporativo ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II. Evolucao do Conceito LEAN THINKING Historico / Conceito Lean : década de 80 James Womack (MIT) Projeto de pesquisa: fabricantes de motores automotivos; ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II Lean Production é um programa corporativo composto por

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA 2013 15 anos CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA Ministrante: Sidnei Lopes Dias Realização: Gênesis Assessoria Empresarial CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

CAPÍTULO 4 Projeto e organização do trabalho e dos recursos físicos

CAPÍTULO 4 Projeto e organização do trabalho e dos recursos físicos ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DA PRODUÇÃO CAPÍTULO 4 Projeto e organização do trabalho e dos recursos físicos 4.1 Arranjo físico GESTÃO DA PRODUÇÃO É a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente

Leia mais

INTRODUÇÃO objectivo

INTRODUÇÃO objectivo INTRODUÇÃO O tema central deste trabalho é o sistema de produção just-in-time ou JIT. Ao falarmos de just-in-time surge de imediato a ideia de produção sem stocks, inventários ao nível de zero, produção

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS 2ª OFICINA MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR Lean Manufacturing é a busca da perfeição do processo através da eliminação de desperdícios Definir Valor Trabalhar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

O CONCEITO E OS TIPOS DE LAYOUT

O CONCEITO E OS TIPOS DE LAYOUT http://www.administradores.com.br/artigos/ O CONCEITO E OS TIPOS DE LAYOUT DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios (ULBRA)

Leia mais

Gestão de Operações. Introdução a Engenharia de Produção

Gestão de Operações. Introdução a Engenharia de Produção Gestão de Operações Introdução a Engenharia de Produção Operações e Produtividade Produção: criação de bens e serviços Gestão de operações: conjunto de atividades que criam os bens e serviços por meio

Leia mais

O sistema Just-In-Time. Professor: Dannilo Barbosa Guimarães

O sistema Just-In-Time. Professor: Dannilo Barbosa Guimarães O sistema Just-In-Time Professor: Dannilo Barbosa Guimarães Introdução ao JIT O Just-In-Time surgiu no Japão na década de 70 na Toyota Motor Company (Taiichi Ohno). O JIT visa o combate ao desperdício

Leia mais

Planejamento da produção

Planejamento da produção Planejamento da produção Capítulo 3, parte B Sumário Capacidade de produção Elaboração do plano de produção Just-in-time Capacidade de produção O que é capacidade de produção? Capacidade de produção O

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Técnicas de Logística Enxuta [6 de 11]

Técnicas de Logística Enxuta [6 de 11] Técnicas de Logística Enxuta [6 de 11] Introdução Rogério Bañolas ProLean Logística Enxuta No artigo anterior, vimos uma seqüência recomendada para implementação, bem como uma explicação sucinta de como

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto SP 2009

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto SP 2009 O que é o Programa 5Ss? O Programa 5Ss é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho

Leia mais

Portfólio de Treinamentos. Exo Excelência Operacional // 2014

Portfólio de Treinamentos. Exo Excelência Operacional // 2014 Portfólio de Treinamentos Exo Excelência Operacional // 2014 Treinamentos Exo Excelência Operacional A Exo Excelência Operacional traz para você e sua empresa treinamentos fundamentais para o desenvolvimento

Leia mais

PRODUÇÃO ENXUTA. Eng. Liane Freitas, MsC.

PRODUÇÃO ENXUTA. Eng. Liane Freitas, MsC. PRODUÇÃO ENXUTA Eng. Liane Freitas, MsC. O que será visto neste capítulo? 1 O significado a filosofia JIT 2 O JIT versus a prática tradicional 3 As técnicas JIT de gestão 4 As técnicas JIT de planejamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS GESTÃO GESTÃO DE ESTOQUES (Parte 2) DEMANDA & CONSUMO Definição de Demanda: Demanda representa a vontade do consumidor em comprar ou requisitar um produto necessário na fabricação de um outro componente. Essa

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

INTRODUÇÃO LM INNOMARITIME -2012. Página -1

INTRODUÇÃO LM INNOMARITIME -2012. Página -1 INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO NAVAL AJUSTADA ( Lean Shipbuilding ) é o processo de construção de navios e unidades offshore, orientado e executado segundo os princípios do sistema de gestão LEAN. Como em muitas

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem Introdução histórica a Administração de Materiais Prof. Vianir André Behnem Origem - A origem da logística surge cerca de 10.000 AC; - Cerca de 6.000 anos, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito já

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Palavras-chave: Qualidade. Gestão da Qualidade. Definições da Qualidade.

GESTÃO DA QUALIDADE. Palavras-chave: Qualidade. Gestão da Qualidade. Definições da Qualidade. GESTÃO DA QUALIDADE Luiz Antonio Bertoli de Oliveira Prof. Pablo Rodrigo Bes Oliveira Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Administração (ADG 0257)- Módulo I 08/11/2012 RESUMO

Leia mais

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Sistema 5 S's Conceito: O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO SISTEMA DE MANUFATURA ENXUTA EM UM SETOR DE USINAGEM

Leia mais

AP03 OS MODELOS DE PRODUÇÃO DE HENRY FORD

AP03 OS MODELOS DE PRODUÇÃO DE HENRY FORD 1 2 Conhecer os princípios de produção em massa preconizados por Henry Ford Estabelecer correlações entre o Taylorismo e o Fordismo 3 Henry Ford e o modelo T Henry Ford (1863-1947) também é um dos precursores

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

Universidade do Sagrado Coração

Universidade do Sagrado Coração Universidade do Sagrado Coração Questões Administração da Produção II 1. DEFINA QUALIDADE Qualidade é a conformidade com os padrões estabelecidos pela organização para um determinado produto, mas também

Leia mais

LAYOUT IMPACTANDO DIRETAMENTE NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO: LUCRO NA PRODUÇÃO COM ÊNFASE NO JUST-IN- TIME

LAYOUT IMPACTANDO DIRETAMENTE NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO: LUCRO NA PRODUÇÃO COM ÊNFASE NO JUST-IN- TIME 1 LAYOUT IMPACTANDO DIRETAMENTE NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO: LUCRO NA PRODUÇÃO COM ÊNFASE NO JUST-IN- TIME Marcio Alves Suzano, M.Sc. Marco Antônio Ribeiro de Almeida, D.Sc. José Augusto Dunham, M.Sc. RESUMO.

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

Declaração de Conflitos de Interesse. Diretor da NKB Medicina Diagnóstica

Declaração de Conflitos de Interesse. Diretor da NKB Medicina Diagnóstica Declaração de Conflitos de Interesse Diretor da NKB Medicina Diagnóstica Lean na Microbiologia Conceito de Lean Cláudio Pereira Diretor Regional NKB RJ Agenda Lean Thinking Sistema de Produção da Toyota

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 21º Encontro - 07/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - LAYOUTS DE EMPRESAS INDIVIDUAIS 02 ABERTURA

Leia mais

O Lean manufacturing aplicado à indústria metalmecânica Maia

O Lean manufacturing aplicado à indústria metalmecânica Maia O Lean manufacturing aplicado à indústria metalmecânica Maia Jordana Lemos Pinheiro Novaes - jordanalemos@hotmail.com MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção Instituto de Pós-Graduação IPOG Resumo

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

METODOLOGIA LEAN DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UMA VISÃO GERAL

METODOLOGIA LEAN DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UMA VISÃO GERAL METODOLOGIA LEAN DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UMA VISÃO GERAL Guilherme Vota Pereira guivotap@hotmail.com Prof. Pablo Schoeffel, Engenharia de Software Aplicada RESUMO: Este artigo irá efetuar uma abordagem

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Estruturando o Fluxo Puxado - Sistema Puxado e Nivelado

Estruturando o Fluxo Puxado - Sistema Puxado e Nivelado 1 SÍNTESE E CONCLUSÃO Como acoplar ou integrar gerencialmente uma cadeia de valor (ou etapas de um processo produtivo) no âmbito da filosofia Lean? SISTEMA PUXADO NIVELADO SISTEMA PUXADO NIVELADO: É o

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

JOGO DE NEGÓCIO SIMULADOR DOS EFEITOS POSITIVOS DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS LEAN PARA FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS E LIDERANÇAS DO CHÃO DE FÁBRICA

JOGO DE NEGÓCIO SIMULADOR DOS EFEITOS POSITIVOS DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS LEAN PARA FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS E LIDERANÇAS DO CHÃO DE FÁBRICA JOGO DE NEGÓCIO SIMULADOR DOS EFEITOS POSITIVOS DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS LEAN PARA FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS E LIDERANÇAS DO CHÃO DE FÁBRICA Gece Wallace Santos Reno (UFSCar) gece.reno@uol.com.br Carolina

Leia mais

TÍTULO: SISTEMA KANBAN DE ESTOQUE APLICADO À PRODUÇÃO DE ESTACAS MEGA

TÍTULO: SISTEMA KANBAN DE ESTOQUE APLICADO À PRODUÇÃO DE ESTACAS MEGA TÍTULO: SISTEMA KANBAN DE ESTOQUE APLICADO À PRODUÇÃO DE ESTACAS MEGA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHAGUERA DE JUNDIAÍ AUTOR(ES): JEANNE

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Mapeamento do Fluxo de Valor

Mapeamento do Fluxo de Valor Mapeamento do Fluxo de Valor O que é Fluxo de Valor É um conjunto de ações as que agregam valor, bem como as que não agregam valor necessárias para viabilizar o produto: da concepção ao lançamento do produto

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

BORDO DE LINHA. Equipe: André Evaristo Felipe Hilário Jaqueline Ostetto Renan Pazin Teresa Tromm

BORDO DE LINHA. Equipe: André Evaristo Felipe Hilário Jaqueline Ostetto Renan Pazin Teresa Tromm BORDO DE LINHA Equipe: André Evaristo Felipe Hilário Jaqueline Ostetto Renan Pazin Teresa Tromm Os sete principais desperdícios (mudas): Desperdícios e valor: Apenas uma pequena quantidade do tempo é despendida

Leia mais

Por que Lean & Six Sigma?

Por que Lean & Six Sigma? CONTEÚDO DA PALESTRA O O que é LEAN? O O que é Six Sigma? Por que? LEAN LEAN ORIGEM DO LEAN A metodologia Lean já existe há algum tempo: A Ford foi pioneira no início do século XX 33 horas para concluir

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção

Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção Áreas de decisão Instalações Capacidade de Produção Tecnologia Integração Vertical Organização Recursos Humanos Qualidade Planejamento e

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com. @sebraesp.com.br Ver-03/04 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo O QUE PODEMOS FAZER

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 7º Encontro - 09/03/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? 02 - ABERTURA - PRODUTIVIDADE - VÍDEOS PARA DEBATE -

Leia mais

Lean Manufacturing. Teoria e Prática. Primeira Edição 2014 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

Lean Manufacturing. Teoria e Prática. Primeira Edição 2014 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Lean Manufacturing Teoria e Prática Primeira Edição 2014 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Lean Manufacturing.- Teoria e Prática. 2/28 Sumário 1Introdução...3 2As bases do Lean...5 3Lean e

Leia mais

DESAFIO JOVEM ENGENHEIRO DESAFIO 2

DESAFIO JOVEM ENGENHEIRO DESAFIO 2 DESAFIO JOVEM ENGENHEIRO DESAFIO 2 IFBA JACOBINA Grupo: Allana Quelle Pereira de Jesus Marcus Vinícius Sena Tinel Monalisa de Oliveira Rios William Guterres Oliveira Jacobina - Outubro 2013 i Sumário Carta

Leia mais

5Ss: Aplicação em Bibliotecas e Centros de Informação

5Ss: Aplicação em Bibliotecas e Centros de Informação 5Ss: Aplicação em Bibliotecas e Centros de Informação Introdução Década de 50 Japão tenta se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande. Profissionais dos Estados Unidos vão ao Japão a ensinar como

Leia mais

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Pós Graduação em Engenharia de Produção Ênfase na Produção Enxuta de Bens e Serviços (LEAN MANUFACTURING) ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Exercícios de Consolidação Gabarito 1 º Exercício Defina os diferentes

Leia mais

Gerenciamento Integrado de Ferramentas de Corte

Gerenciamento Integrado de Ferramentas de Corte Gerenciamento Integrado de Ferramentas de Corte DESAFIOS DA INDÚSTRIA Eng. Jardel Lemos do Prado jardel.prado@adeptmec.com Eng. Rafael B. Mundim mundim@ita.br SUMÁRIO Histórico 1900-2000 Definição do Gerenciamento

Leia mais

Conectando a Montagem aos Processos em Lotes através de Sistemas Puxados Básicos

Conectando a Montagem aos Processos em Lotes através de Sistemas Puxados Básicos Conectando a Montagem aos Processos em Lotes através de Sistemas Puxados Básicos Art Smalley Tradução: Diogo Kosaka Sistemas puxados são uma parte fundamental da manufatura lean e freqüentemente são mal

Leia mais

Ciclo de Formação e Treino em Manutenção e TPM

Ciclo de Formação e Treino em Manutenção e TPM Manutenção e A MANUTENÇÃO O PILAR ESSENCIAL DOS SISTEMAS PRODUTIVOS Não seria excelente se existisse um sistema de manutenção que reparasse o seu equipamento antes de ele avariar? Sim, pois quando os equipamentos

Leia mais

TPM Planejamento, organização, administração

TPM Planejamento, organização, administração TPM Planejamento, organização, administração A UU L AL A Durante muito tempo as indústrias funcionaram com o sistema de manutenção corretiva. Com isso, ocorriam desperdícios, retrabalhos, perda de tempo

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção Curso de Engenharia de Produção Manutenção dos Sistemas de Produção Introdução: Conceito Antigo de Organização da Manutenção: Planejamento e Administração de recursos ( pessoal, sobressalentes e equipamentos)

Leia mais