LANDSCAPE DESIGN. A Cerâmica e sua aproximação à paisagem contemporânea. Jorge Ferro. Festival de inverno Atelier livre. Porto Alegre, 2004

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LANDSCAPE DESIGN. A Cerâmica e sua aproximação à paisagem contemporânea. Jorge Ferro. Festival de inverno Atelier livre. Porto Alegre, 2004"

Transcrição

1 A Cerâmica e sua aproximação à paisagem contemporânea. Festival de inverno Atelier livre

2 Objetivos: Ação Cultural e Intervenção no Espaço Urbano / estrutura ambiental urbana. O projeto se constitui de uma Ação Cultural e intervenção urbana de caráter poético, cujo objeto de pesquisa é a possibilidade de aproximar a relação Arte + paisagem + Arquitetura + Design a uma perspectiva mais ampla da nossa habitual percepção e as possíveis estratégias para sua realização técnica, como também o desenvolvimento de um processo metodológico projetual artístico.

3 Objetivos: Proporcionar aos interessados na matéria cerâmica, a experimentação pratica de novos conceitos híbridos e, contaminação com outras áreas tentando demonstrar, que a paisagem artificial consolidada pode transformar o lugar e estabelecer uma aproximação da Cerâmica com o usuário/espectador. Desenvolver e aplicar uma metodologia projetual para um trabalho plástico coletivo e inserir o mesmo no contexto urbano.

4 Conceito Formal Inovação Estética Compositiva do Espaço Coerência Formal-entre Arquitetura e espaço urbano ou entorno Impacto Ambiental Utilização de Cores e Acabamentos Superficiais Principais Fatores que Contribuem para a determinação da Forma do Espaço Arquitetônico

5 Criação e procedimentos metodológicos linear espiralar realimentar

6 Criação e percursos metodológicos 1.1.Problematização PROJETO 1.Preparação + 2.Apresentação + 3.Realização 1.2.Análises 2.1.Definição 2.2.Geração 2.3.Avaliação 3.1.Comunicação 3.2.Acompanhamento Artefato Estrutura Macro-estrutura

7 Criação e técnicas para processos projetuais Estrutura Micro-estrutura 1.Preparação 2.Apresentação Realização Lista de Verificação 1.2. Análises Lingüísticas Deno-conotativa Dia-sincrônica Para-sintagma Análises artefatos Funcional Estrutural Formal 2.1. Lista de Requisitos 3.1.Lista de Comunicação Preliminar equipe 2.2.Organização Preliminar direção Combinação Preliminar cliente Hierarquização (Debuxos) Equacionalização Parametrização Pósliminar equipe Quantificação Pósliminar direção Pósliminar cliente 2.3.Avaliação (Desenhos) 3.2. Liminar fabricante(s)

8 TÉCNICAS Criação e suas técnicas de exploração do processo lógico, criativo etc. Técnicas de Exploração do Processo Lógico Semi-Grupo Hierárquico Matrizes (Interação/ restrição) Redes (Interação / restrição) Diferencial Semântico Análise de Funções AIDA Técnicas de Exploração do Processo Criativo Brainstormig Osborn, Synectics Gordon, Zwicky Box Discussão 66 Método 635 Biônica Técnicas de Avaliação de Alternativas Escala Nominal (avaliação qualitativa) Escala Ordinal (avaliação comparativa) Escala Cardinal (avaliação quantitativa) Fonte: BOMFIM, Gustavo A. Metodologia Para desenvolvimento de Projeto. Campina Grande : CDI/CT- UFPB, 1984)

9 AVALIAÇÃO Criação e seus princípios avaliativos. Princípios para critérios de avaliação de criação Princípio da Organização (ordem / arranjo) Princípio da Representação (oral / visual) Princípio da Harmonização (simplicidade / proporção) Princípio da Contextualização (figura / fundo) Princípio da Relevância (autor / ator) Princípio da Comercialização (imitação / inovação)

10 CONCEITOS E METODOLOGIA DE PROJETO A ciência do projeto é a arte de criar o artificial (Simon, 1969)

11 CONCEITOS E METODOLOGIA DE PROJETO O Termo projeto será empregado como usualmente é utilizado na bibliografia. Ele irá denotar ao mesmo tempo o resultado do trabalho e, algumas poucas vezes, o processo utilizado para alcançar o resultado- Vamos procurar utilizar, sempre que possível, processo de projeto ou projetar para denotar a atividade e progressão do projeto e processo de realização do projeto (PRP) para denotar o processo completo, o todo. Vamos também utilizar o termo conceito ou concepção para denotar uma determinada opção idealizada para o artefato; e o termo desenho será utilizado como o resultado da representação gráfica do objeto, assim como desenhar será utilizado como o ato de realizar a representação gráfica do artefato. Artefato e objeto serão denominações genéricas para o produto projetado.

12 CONCEITOS E METODOLOGIA DE PROJETO Introdução As dificuldades encontradas em novos projetos são as usuais: como todo projeto envolve uma parcela de novidade, é necessário buscar novas tecnologias ou adaptar tecnologias já conhecidas para a solução dos problemas que se apresentam ao longo do processo.

13 CONCEITOS E METODOLOGIA DE PROJETO O que é projeto? Como aprender a projetar? São duas questões que precisam ficar claras desde o início. Projetar é um tipo de atividade que muitas vezes não é possível explicar ou ensinar tal como uma disciplina de caráter descritivo. Qualquer um pode explicar criteriosamente a um amigo como se dirige um carro e quais os dispositivos de comando a serem acionados, e mesmo assim o amigo aprendiz não será capaz de dirigir o veículo, por mais conhecimento que tenha sobre a arte de dirigir. Em outras palavras, projetar envolve uma grande quantidade de conhecimentos práticos, denominados conhecimentos tácitos, que só se adquirem através da prática.

14 CONCEITOS E METODOLOGIA DE PROJETO Portanto, projetar se aprende projetando e o aprendiz projetista utiliza nessa atividade três tipos básicos de conhecimentos:conhecimentos para gerar ideias, conhecimentos para avaliar conceitos e conhecimentos para estruturação do processo de projeto. A geração de ideias depende do desenvolvimento de habilidades específicas, associadas a alguma experiência dentro do domínio a que pertence o objeto a ser projetado. Muitos autores colocam que, na realidade, a própria habilidade ou criatividade pessoal podem ser parcialmente construídas, uma vez que se trata de um repertório de soluções envolvendo mecanismos, conhecimento de componentes, etc. que o aprendiz vai formando ao longo da vida.

15 CONCEITOS E METODOLOGIA DE PROJETO Conhecimentos sobre a estruturação do processo de realização do projeto (PRP) podem ser adquiridos através do treinamento formal e apresentam a particularidade de serem independentes do domínio, isto é, não importa se é o projeto de um objeto artistico ou de um produto industrial, uma vez que a progressão do projeto prevê um trajeto composto das mesmas etapas.

16 A NATUREZA DA ATIVIDADE DE PROJETO Em primeiro lugar, não existe uma definição satisfatória para projeto, o que existe de senso comum a respeito do assunto é que projetar é uma atividade complexa, e que os problemas a serem enfrentados pêlos projetistas são mal estruturados ou incompletos. O projetar envolve mecanismos mentais de estruturação, análise e síntese, consideradas atividades de maior nível cognitivo, conforme classificação proposta por Bloom(1956).

17 Também é senso comum que projetar é uma atividade essencialmente executada por seres humanos, não havendo a possibilidade de existir uma máquina de projetar. Ressalte-se que existem programas computacionais dedicados a resolver problemas rotineiros e bem definidos que emergem nas etapas finais da progressão do projeto, tais como, por exemplo, calcular a quantidade de material de um muro, trata-se de automatizar atividades bem definidas e dentro de domínios de conhecimento bem delimitados.

18 De qualquer forma, existem várias definições propostas para projeto, todas incompletas e muito dependentes da formação e da experiência profissional de quem opina. Uma definição bem difundida é a de que projeto é uma atividade que produz uma descrição de algo que ainda não existe, porém capaz de viabilizar a construção desse artefato em criação (Naveiro R. & Borges M., 1997).

19 Pesquisadores das ciências cognitivas e membros da comunidade de Inteligência Artificial tratam o projeto como uma atividade de "resolução de problemas", Nesse caso os problemas principais envolvidos são: como explicitar e representar o conhecimento utilizado pelo projetista para encontrar e avaliar uma solução, e como decodificar o processo empreendido pelo projetista para estruturar especificações incompletas de projeto. Dentro dessa linha de abordagem, destacamos algumas das propostas de definição de projeto contidas em documento da National Science Foundation (Miles & Moore, 1994):

20 projeto é um processo de tomada de decisão; projeto é uma atividade de resolução de problemas; projeto é um processo de planejamento e busca; projeto é um processo de satisfação de restrições. Todas essas definições se concentram na atividade intelectiva do ato de projetar, enquadrando-a na categoria genérica das atividades intelectuais que têm um objetivo racional a ser alcançado. Nesse aspecto, não há diferença fundamental entre um diagnóstico médico e o projeto de uma casa (Simon, 1969).

21 Uma outra abordagem para a conceituaçao de projeto vem da área de Sociologia da Inovação, a qual considera o projeto como um processo coletivo de construção de um artefato no qual o resultado final é maior do que a soma ou síntese das contribuições individuais dos participantes. Nessa linha de pensamento, o projeto é um processo coletivo viabilizado pela organização que o sustenta. Nessa vertente, os problemas principais envolvidos são: criar um ambiente para o trabalho intelectual cooperativo; gerenciar e controlar o estado da informação; compartilhar informação de conteúdo adequado e no tempo exato.

22 Essa abordagem considera que a identificação das diversas tarefas do projeto e sua inserção como constituintes do todo, define as fronteiras entre as diversas etapas do projeto, bem como a relação entre os participantes. As definições abaixo privilegiam o aspecto de trabalho coletivo contido na atividade de projetar artefatos: projeto é um processo interativo; projeto é uma atividade criativa e inexplicável; projeto é um processo paralelo.

23 Podemos sintetizar essas duas vertentes em duas caracterizações complementares sobre o que é projeto: a primeira privilegia o aspecto coletivo da criação de um artefato, enfatizando as questões que vêm à tona quando se tem uma equipe trabalhando em aspectos particulares de um objetivo comum. A outra se concentra na atividade individual de criação que se processa em cada membro de uma equipe ao projetar.

24 A PERSPECTIVA C0LETIVA NO PROJETO Existem quatro aspectos básicos presentes no processo coletivo do processo de realização do projeto (PRP): a organização, os contextos, os condicionantes e o discurso (Bucciarelli, 1988). Organização: A organização das atividades do projeto é definida pela percepção da estrutura do objeto que se forma ao longo da progressão do projeto. A identificação das tarefas elementares e a sua inserção como constituintes do todo define as fronteiras entre as tarefas do projeto, bem como a relação que se estabelece entre os participantes.

25 A subdivisão do projeto pode ser feita usandose critérios funcionais ou hierárquicos; porém, o mais importante é a elaboração de uma interface clara entre os subsistemas de forma a que se possa identificar, ao longo do processo, os condicionantes que se estabelecem entre eles. Convém ressaltar que o objeto desejado ainda é inexistente, de forma que é um processo altamente abstraio imaginar subsistemas de um produto em criação. Normalmente, essa estruturação é feita considerando um conjunto de partes que vão executar uma função especifica no produto final.

26 Contextos: São melhor definidos como universos de competências, isto é, ambientes de especialização técnica, com seus dialetos e símbolos próprios, bem como modelos e metáforas para representação de soluções abstratas. Projetistas encaram e resolvem seus desafios do projeto, segundo seus universos de especialização, e deslocam de suas áreas de competência apenas parte do seu tempo total durante a progressão do projeto.

27 Os atributos do artefato capturados por cada participante são diferentes e em sintonia com a especialização de cada membro da equipe de projeto, o que obriga cada participante a criar interfaces com os demais contextos que influenciam seu universo de competência específico. Cada projetista trabalha, portanto, em aspectos particulares do projeto tendo como referência um objetivo comum.

28 Condicionantes Os condicionantes do projeto são as especificações e as restrições que balizam os diversos constituintes do projeto. As restrições podem ser de vários tipos, podendo variar desde restrições tecnológicas até restrições circunstanciais tais como custo, tempo, desempenho, etc. Na maioria das vezes, as restrições são conflitantes entre si, o que obriga a equipe a buscar soluções de compromisso que atendam em primeiro lugar as funções principais do produto.

29 Os processos de argumentação, negociação e decisão empreendidos para o atendimento das restrições são parte integrante do projeto e os membros da equipe necessitam de um discurso de comunicação capaz de cruzar a fronteira entre os diferentes universos de especialização.

30 Discurso O discurso refere-se à linguagem desenvolvida pêlos participantes para promover a reconciliação entre os diversos universos de especialização. O ato de dar nomes aos elementos constituintes do projeto e às suas funções é também parte integrante do projeto, uma vez que o ato de nomear consolida as diferentes visões de forma e de função do componente que estão construídas na mente de cada membro da equipe. Esse esforço para estruturar o entendimento das categorias de informação que povoam o universo do projeto se faz necessário para o entendimento do processo e para a correia escolha e utilização de meios informatizados de auxílio ao projeto.

31 A PERSPECTIVA INDIVIDUAL NO PROJETO O projeto é considerado como um tipo de problema pertencente à classe de problemas abertos, isto é, uma categoria de problemas onde os condicionantes não são capazes de delimitar inteiramente o espaço de soluções. Isso exige do projetista um esforço para diminuir o número de graus de liberdade na procura de uma solução, o que, na prática, representa um trabalho de estruturação do problema à medida que ocorre a progressão do projeto. Um aspecto importante a ressaltar é que o que se busca num projeto é descobrir uma solução que atenda aos condicionantes colocados inicialmente. A partir daí, pode-se refinar a solução descoberta com o intuito de melhorá-la, procurando-se a solução ótima.

32 Porém, nem sempre existe a solução ótima; muitas vezes existe uma série de soluções igualmente boas, algumas melhores em alguns aspectos, outras melhores em outros. Convém lembrar que no projetar existem condicionantes conflitantes, tais como, desempenho x custo, conforto x desempenho ou ainda conforto x custo. Nesse caso, as soluções obtidas são contingentes, isto é, atendem parcialmente a um fator mais do que a outro. A decisão relativa ao fator que terá mais prioridade faz parte dos processos coletivos de negociação e tomada de decisão discutidos anteriormente.

33 O PRP se caracteriza pela "busca de soluções", procura essa que se dá através de mecanismos cognitivos de decomposição, associação e prototipagem. A estratégia de decomposição é muito utilizada pêlos projetistas, e consiste na identificação de estruturas de componentes semiindependentes dentro do todo, nas quais o processo de busca de soluções se simplifica. Trata-se de uma forma usual de reduzir a complexidade de um problema, solucionando um sub-problema de maneira independente dos demais para depois verificar a compatibilidade das soluções parciais com o todo.

34 O mecanismo de associação também é muito utilizado na formulação de conceitos. Vários mecanismos e sistemas mecânicos engenhosos foram concebidos a partir de associações com outros produtos já existentes ou associações relativas à observação de seres vivos. A maior ou menor facilidade ou quantidade de associações vai depender do repertório que cada pessoa vai construindo ao longo de sua vida.

35 O estudo dos mecanismos mentais humanos na resolução de problemas é tratado dentro da psicologia cognitiva, que vem desenvolvendo algumas teorias e modelos para elucidar essas questões. É adotado pela área da psicologia cognitiva um modelo denominado "sistema humano de processamento de informações" que considera que o processamento de informações se dá pela interaçâo de dois ambientes distintos: o ambiente interno (o interior da mente humana) e o ambiente externo (os meios físicos externos de representação).

36 No interior da mente humana existem dois tipos de memória: memória de curta duração e memória de longa duração. Fazendo uma associação com o computador, estas memórias seriam respectivamente a memória RAM e o disco rígido. A memória de curta duração do ser humano é capaz de armazenar no máximo 7 ± 2 informações ao mesmo tempo, o que necessariamente obriga o projetista a utilizar algum meio externo para registrar seu conceito e, a partir daí, liberar sua memória de curta duração para outra tarefa. A quantidade de informação armazenada na memória de curta duração, porém, é dependente das características pessoais de cada um.

37 De uma maneira geral, podemos dizer o seguinte a respeito do "sistema humano de processamento de informações": A capacidade de armazenamento da memória de curta duração está associada à experiência prévia do projetista, ou, em outras palavras, projetistas mais experientes gastam menos memória para armazenar uma ideia ou concepção; A capacidade de retenção de algo na memória de curta duração é pouca. O que foi visto e registrado num determinado momento terá sido esquecido alguns minutos depois. O registro de uma ideia no papel libera a memória de curta duração para armazenagem de uma outra alternativa;

38 A memória de longa duração é aparentemente ilimitada, mas requer muito mais tempo para uma recuperar informações nela armazenadas é muito informação ser registrada. Por outro lado, mais rápido; Os esboços, rabiscos e anotações efetuados pelo projetista durante o seu trabalho é uma extensão da memória de curta duração, funcionando como elemento de comunicação do projetista com ele mesmo. Tais rabiscos são densos em informação, servindo como "acionadores" das associações e "ponteiros" dos blocos de informação anteriormente mencionados.

39 Sintetizando, podemos identificar os seguintes processos mentais durante a progressão do projeto: inicialmente temos o processo de identificação e definição do problema, no qual "blocos" de informação vão gradativamente sendo armazenados na memória de longa duração. Os blocos constituem-se na incorporação da percepção do problema por parte do projetista, assim como da incorporação das decisões tomadas pelo projetista para diminuir o grau de incerteza do projeto. Ao término desta fase o projetista tem um entendimento global do problema, com seus requisitos e restrições bem definidas.

40 Em seguida, inicia-se o processo de busca de soluções, utilizando os mecanismos de decomposição e associação anteriormente mencionados. Isso equivale a dizer que o projetista procura, dentro da sua memória de longa duração, soluções que atendam a função exigida pelo projeto. A busca também pode ser feita através da recuperação de soluções já adotadas em projetos anteriores e existe uma predisposição natural para se proceder desta forma, o que muitas vezes embota a criatividade, impedindo o aparecimento de soluções melhores.

41 Por último, temos os processos de planejamento e controle do PRP, que conforme dito anteriormente, são independentes do domínio do projeto. É um conjunto de conhecimentos adquiridos através do treinamento formal que permite ao projetista ter um referencial da progressão do seu trabalho e planejar as atividades a serem empreendidas.

42 TIPOS DE PROJETO Podemos inicialmente classificar o projetar pelo seu caráter ínovador. invenção e inovação, a inovação só se concretiza quando a invenção se materializa através de um produto, a maioria dos projetos, no entanto, não tem esse conteúdo inovador; são pequenas melhorias que vão se agregando aos produtos constituindo-se no que se denomina reprojeto ou projeto rotineiro.

43 Existem algumas classificações encontradas na literatura sobre os diversos tipos de projeto. Pahl & Beitz (1984) propõem uma classificação baseada no tipo de problema que o projeto se propõe a resolver. Esses autores reconhecem três tipos de problemas de projeto, podendo haver alguma superposição parcial entre as classes, a saber:

44 projeto original - criação de um novo produto completamente diferente dos demais; como o caso do forno à micro-ondas; projeto adaptativo - uso de uma abordagem de solução já conhecida para projetar novos produtos. Está associado aos mecanismos de associação já descritos, onde o projetista se apropria da concepção de um produto já existente e adapta a solução para o caso; projeto variante - trata-se dos casos onde se faz uma modificação do tamanho ou do arranjo já existente para criar um novo produto.

45 Outras propostas de classificação das tipologias de projeto consideram os aspectos complexidade e inovatividade presentes para delimitar algumas classes de projeto. A complexidade é medida pelo porte do projeto e pela frequência e quantidade de problemas presentes. A inovatividade está relacionada ao grau de estruturação do problema. Quatro classes podem ser identificadas:

46 projeto por seleção - envolve a escolha de um ou mais itens de um catálogo. Pode parecer uma tarefa simples, mas se o catálogo apresenta muitas possibilidades e se o critério de escolha envolve vários parâmetros, a tarefa pode ficar bastante complexa; projeto por configuração - é semelhante ao item anterior, com a diferença que, neste caso, os componentes do produto já estão projetados, como no caso do brinquedo LEGO. O problema do projeto é arranjar os componentes de forma compatível com as propriedades e características desejadas para o produto final. Como exemplo típico, temos o caso do computador PC. Todos os componentes para montar um PC são encontráveis nas lojas especializadas, o problema é descobrir aqueles compatíveis física e eletronicamente, de forma a se alcançar uma configuração com determinado desempenho ao menor custo possível;

47 projeto incremental - consiste na modificação de componentes ou de partes do produto, mantendo o conceito original. É uma tarefa estruturada, pois as principais variáveis do problema e os respectivos processos de solução já estão identificados e definidos; projeto complexo - projetos de grande porte que envolve muita gente e um sistema de informação extremamente complicado. A frequência dos problemas é grande, exigindo grandes esforços de coordenação;

48 projeto criativo - consiste em projetos com baixo grau de estruturação, porém lidando com problemas tecnologicamente simples; projeto intensivo - projetos que envolvem situações novas e complexas. Como exemplo, podemos citar o caso do Boeing 777, que, além de envolver uma equipe enorme, apresenta uma grande quantidade de problemas não triviais a serem resolvidos.

49 Dixon (1995) classifica o projetar de maneira diferente, atrelada aos estados inicial e final do projeto, isto é, qual o estado inicial do projeto e qual o estado final que será alcançado. Combinando as diversas possibilidades de estado inicial e final, são propostas pelo autor sete categorias de problemas, a saber: projeto preliminar ou ante-projeto, projeto conceitual, projeto básico, projeto funcional, projeto paramétrico, seleçao de fenómenos e seleçao de atributos. Essa proposta de categorizaçâo feita por Dixon conjuga o grau de definição alcançado na progressão do projeto com o tipo de problema a ser atacado.

50 Ullman (op. cit.) propõe uma classificação para projeto de produtos industriais de base mecânica, identificando as seguintes modalidades de atividades: seleção, configuração e parametrização.

51 projeto paramétrico - consiste na definição de valores para variáveis previamente selecionadas, também denominadas parâmetros, de forma a atender um objetivo previamente definido. Podemos considerar um exemplo muito simples como o da determinação do diâmetro e da altura de um tanque cujo volume total deve ser de 10 m 3. Existe uma infinidade de soluções para o problema: os parâmetros "diâmetro" e "altura" deverão ser definidos levando em conta outras restrições que limitem melhor o espaço de soluções possíveis.

52 A ESTRUTURA DO PROCESSO DE PROJETO A progressão do projeto pode ser comparada a uma estrada, na qual à medida que se vai andando, se vai construindo o caminho clarificando-se a rota a ser seguida. À medida que se avança na progressão do projeto, diminui-se o grau de incerteza em relação ao objeto a ser projetado, através de um processo contínuo de tomada de decisão ao longo do qual o estado do projeto" vai sendo alterado. O projetar pode também ser encarado como uma progressão incremental de um estado inicial para um estado final (projeto completo) ao longo da qual várias decisões são tomadas. Cada "estado" é composto de uma coleção de esboços, cálculos, notas e decisões que representam a situação instantânea do desenvolvimento do projeto.

53 Convém ressaltar que o processo de tomada de decisões que caracteriza a progressão do projeto utiliza-se de várias "linguagens" para representar aspectos particulares do artefato em elaboração:

54 semântica: descrição verbal ou textual do objeto, como por exemplo falar que as dimensões de uma viga numa edificação dependem da força cortante e do momento fletor atuantes; gráfica: são os esboços, desenhos em perspectiva, desenhos técnicos; analítica: equações, regras e procedimentos que são utilizados para definir a forma ou a função do artefato; física: modelos em escala reduzida, mock-ups, protótipo-rápido ou protótipo real do objeto.

55 7 - Projeto detalhado e desenhos para montagem 6 - Projeto dimensionado 5 - Projeto preliminar (concepção geral do produto 4 - Princípios de solução e concepções parciais 3-Estrutura funcional 2- Definição dos requisitos e restrições 1- Definição do problema Componentes - Material - Forma dos componentes - Arranjo dos componentes - Dimensionamento dos componentes - Propriedades dos componentes elementares - Requisitos legais - Requisitos de custo - Requisitos de distribuição - Requisitos de acabamento - Requisitos ergonómicos - Requisitos operacionais - Requisitos funcionais

56 METODOLOGIA DE PROJETO Na área das ciências o termo metodologia significa ao mesmo tempo a maneira de conduzir a pesquisa e a adequação dos diversos métodos às fases de desenvolvimento da pesquisa. Resumindo, metodologia é simultaneamente a sequência de etapas que devem ser seguidas para atingir um determinado objetivo e a identificação e a seleçâo dos métodos a serem seguidos em cada etapa. Uma primeira discussão que veio à tona ao se tratar de metodologia de projeto foi a da viabilidade de se desenvolver uma metodologia geral independente da classe de objetos que se pretendia projetar.

57 Essas discussões, iniciadas nos anos 50 e consolidadas no decorrer dos anos 60, deram origem a várias propostas de sequenciamento e denominação das etapas constituintes de um projeto.

58 Por último, temos as "operações elementares, que se referem às tarefas pontuais tais como consultar catálogo, desenhar eixo, dimensionar barra, etc. Associado a este modelo descritivo da estrutura hierárquica do projetar, existe o modelo procedural, que representa a progressão do projeto como uma sequência de etapas onde a informação gerada em cada etapa é o elemento de entrada para a etapa seguinte. O PRP é, portanto, um processo de transformação da informação até se alcançar a descrição completa do artefato.

59 Modelo Hubka (1987) O principal mérito deste modelo é o grau de detalhamento dado a cada etapa do projeto; É proposto um modelo procedural onde o PRP é composto de cinco etapas: 1. Definição do problema e decomposição (análise); 2. Identificação dos princípios de solução e dos componentes principais; 3. Solução de sub-problemas e formulação da estrutura preliminar; 4. Consolidação das soluções parciais em um conceito do produto (síntese); 5. Detalhamento da estrutura do produto. um processo de transformação da informação até se alcançar a descrição completa do artefato.

60 A primeira etapa é de problematização, isto é, clarificar os pontos duvidosos, completar os requisitos ainda não formulados, explicitar restrições e planificar o trabalho. É uma etapa dedicada portanto a diminuir o grau de indefinição do projeto estabelecendo claramente os requisitos e restrições que delimitam o projeto, bem como definir um cronograma de trabalho.

61 Na segunda etapa é elaborada a estrutura de funções do produto e são identificados os princípios de solução para cada função. Uma vez confrontados os princípios de solução com os requisitos & restrições, parte-se para a terceira etapa, onde é criada a concepção preliminar do produto e o arranjo esquemático das suas partes constituintes. Até agora, o produto ou artefato ainda não tem corpo, os conceitos gerados são incompletos e representados por diagramas, ilustrações condensadas do artefato em criação.

62 Na etapa n 3 as representações diagramáticas tomam corpo e recebem dimensõescompatíveis com seu desempenho. É nessa etapa que se definem os materiais dos componentes, que se faz o dimensionamento e que se determinam os métodos de fabricação a serem usados.

63 Por último, temos a etapa de detalhamento e documentação final, onde é completado o dimensionamento dos componentes para atender às características específicas dos processos produtivos, bem como são feitos os desenhos e listas de montagem e é estabelecido o planejamento do processo produtivo.

64 Modelo UIrich & Eppinger A proposta metodológica de Uirich, prevê o processo de realização do projeto (PRP) composto de cinco etapas a saber: 1.Desenvolvimento do conceito do produto; 2.Desenvolvimento dos sistemas do produto; 3. Projeto detalhado; 4. Testes e melhorias; 5. Preparação para a produção.

65 PRINCÍPIOS GERAIS DE PROJETO Os princípios enumerados a seguir se aplicam principalmente ao projeto de Artefatos, e são voltados principalmente para a verificação da viabilidade daquilo que é projetado. Alguns desses princípios consagrados de projeto estão assinalados a seguir :

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2015. Todos direitos reservados. Atualizado em setembro de 2015 Conceituação do SIG Introdução Nessa fase o executivo

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Manual de administração

Manual de administração Manual de administração Como fazer outsourcing dos sistemas de informação Índice Introdução Passo 1 - Definir o enquadramento Passo 2 - Analisar os recursos e serviços internos Passo 3 - Analisar os recursos

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br Apresentação preparada para: I Congresso de Captação de Recursos e Sustentabilidade. Promovido

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA Professor: Hêlbert A Continuidade de Negócios tem como base a Segurança Organizacional e tem por objeto promover a proteção

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa.

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Etimologia Vem do latim projectus que significa ação de

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Gestão de Projetos 3 - Execução e conclusão do Projeto

Gestão de Projetos 3 - Execução e conclusão do Projeto Administração Gestão de Projetos 3 - Execução e conclusão do Projeto Prof. Luciano Venelli Costa Objetivos Conhecer os processos facilitadores do planejamento do projeto segundo o PMBOK; Conhecer as ferramentas

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Leia mais

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Ministério do Planejamento Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

FLUXOGRAMA DA PESQUISA

FLUXOGRAMA DA PESQUISA FLUXOGRAMA DA PESQUISA Desde a preparação até a apresentação de um relatório de pesquisa estão envolvidas diferentes etapas. Algumas delas são concomitantes; outras são interpostas. O fluxo que ora se

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

Publicada no D.O. de 14.06.2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 714 DE 13 DE JUNHO DE 2012

Publicada no D.O. de 14.06.2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 714 DE 13 DE JUNHO DE 2012 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Publicada no D.O. de 14.06.2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 714 DE 13 DE JUNHO DE 2012 NORMATIZA A SOLICITAÇÃO PARA INCLUSÃO, NOS

Leia mais

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação 14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação Nesta primeira parte são apresentados os dados essenciais à identificação do projeto, quais sejam: a) título e subtítulo (se houver);

Leia mais

Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil

Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Novo cenário da mobilidade urbana Plano de Mobilidade Urbana:

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais