Murillo Sapia Gutier INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Murillo Sapia Gutier INTERVENÇÃO DE TERCEIROS"

Transcrição

1 Murillo Sapia Gutier INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Agosto de 2010

2 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS 1. Classificação 1.1. Intervenção espontânea: neste caso, há intervenção voluntária do terceiro em que, tendo em vista interesse próprio, ingressa nos autos em que demandam autor e réu. Modalidades espontâneas: (a) Assistência (b) Oposição 1.2. Intervenção é provocada: Uma das partes (autor ou réu) convoca o terceiro para integrar a lide, (a) Denunciação da lide, (b) Chamamento ao processo e a (c) Nomeação à autoria. 2. Da Assistência Há dois tipos de assistência 1. Assistência simples: coadjuvante, adesiva (art. 50); 2. Assistência litisconsorcial: é intervenção litisconsorcial ulterior Assistência Simples (a) Considerações gerais Terceiro que tenha interesse jurídico em que a lide se resolva em favor de uma ou outra parte, Não há que se falar em interesse econômico, social, moral, religioso. Ingressa espontaneamente no feito, Atuando ao lado daquele que pretende seja o vencedor da demanda. Não é parte, mas coadjuvante; Visa auxiliar a defesa dos interesses do assistido; Cabe em qualquer tempo ou grau de jurisdição, inclusive perante o STJ e STF. Cabe em qualquer processo e procedimento; Não cabe no juizado especial, art. 10 da Lei (b) Poderes do assistente simples 1 : Mesmos poderes e ônus da parte assistida; Não pode ir contra os interesses do assistido, uma vez que sua atividade é subordinada à do assistido; Se o assistido for omisso, pode o assistente suprir a omissão. Ex. recorrer se não houve recurso. Demais poderes, segundo Nelson Nery Jr. 1 Nery jr. Nelson. Nery, rosa maria de andrade. Código de processo civil comentado..., 9ª ed., p. 235.

3 (a) Argüição de matéria de ordem pública; (b) Contestação da ação; (c) Alegação de prescrição e decadência; (d) Alegação de impedimento e suspeição do juiz; (e) Argüir inconstitucionalidade da lei ou ato normativo; (f) Praticar atos de andamento do feito; (g) Argüir falsidade documental (CPC, 390); (h) Requerer e produzir provas em favor da parte assistida; (i) Requerer diligências; (j) Participar de audiência; (k) Interpor recurso. 2 (c) Atos proibidos ao assistente simples 3 : (a) Desistir da ação (b) Aditar petição inicial ou contestação do assistido; (c) Reconvir (d) Modificar a causa de pedir; (e) Alterar o pedido (f) Ajuizar ação declaratória incidental (CPC, 5º e 325); (g) Reconhecer juridicamente o pedido; (h) Renunciar ao direito a que se funda a ação; (i) Transigir sobre o objeto litigioso; (j) Confessar; (k) Prestar depoimento pessoal; (l) Opor exceção de incompetência se o réu assistido não o fez. (d) Demais aspectos importantes Não sendo parte, o assistente nada pede para si, não formula pretensão; nem, é sujeito passivo da pretensão alheia; pois contra ele nada é pedido. Exemplos: típico da assistência pode ser visto no contrato de locação, com sublocação do imóvel pelo inquilino. Se o locador ajuíza a ação de despejo contra o inquilino, a decisão proferida nessa ação poderá atingir ao sublocatário. Este tem interesse em que o despejo não seja decretado e por isso poderá intervir na ação de despejo travada entre autor (locador) e o réu (locatário) atuando ao lado deste e em favor deste. EXEMPLO: A litiga contra B. C com interesse na vitória de B, porque a sentença que for proferida lhe trará conseqüências, intervém no processo como assistente para ficar ao lado de B. 2 o assistido não pode ter renunciado ao direito de recorrer. Se renunciou, não pode o assistido recorrer, tendo em vista a relação de subordinação existente entre ambos. 3 nery jr., nelson, nery, rosa maria. Código..., p. 234.

4 2.2. Assistência Litisconsorcial (CPC, 54) 4 (a) Considerações gerais É espécie de litisconsórcio facultativo ulterior, ou seja, aquele que poderia ter figurado na ação como autor (litisconsorte facultativo-unitário) e não o foi, poderá intervir no processo. A eficácia da sentença: se trata de litisconsórcio unitário, os efeitos da sentença atingirão a todos os que fazem parte da relação jurídica, mesmo aqueles que não participaram do processo (por ser facultativa a litigância por via de ação). Como este terceiro pode terá sua esfera jurídica atingida, poderá intervir no processo, na qualidade de assistente litisconsorcial. (b) Requisitos para a assistência litisconsorcial Deve haver processo pendente entre duas ou mais pessoas; O assistente deve verificar que seu direito está sendo discutido naquele processo; Deve ter sido possível ao assistente ter figurado desde o início do processo (litisconsórcio facultativo); Deve haver relação jurídica entre o assistente e a parte contrária do assistido; A sentença deve influir sobre diretamente na relação jurídica; Deve ser litispendente; (c) Poderes do assistente litisconsorcial É tratado como litisconsorte; Age de forma independente e autonomia em relação à parte assistida; Pode o assistente litisconsorcial discordar do ato praticado pelo assistido. (d) Proibições Não pode reconvir, alterar pedido ou causa de pedir; Não pode desistir da ação, renunciar direito ou reconhecer procedência do pedido Razão: Se o assistido se opuser a estes atos, não produz efeitos 3. Da Oposição Oposição é ação proposta por quem se julga titular de bem ou direito disputado em juízo. É ação proposta por um 3º, que virá ao processo para aduzir que o bem da vida discutido lhe pertence. Terá ação principal e a oposição. 5 4 este ponto foi todo pesquisado com base na obra de nelson nery jr. E rosa nery, já citado.

5 Ex. A propõe ação reivindicatória em face de B. No curso do processo aparece C, aduzindo que o bem não pertence nem a A ou B, mas é dele. C propõe ação contra A e B = oposição. 4. Nomeação à autoria Ação principal: (A contra B) Oposição: (C contra A e B) 6 Nomeação a autoria é uma forma de corrigir a ilegitimidade para a causa quando o mero detentor é demandado como se fosse proprietário ou possuidor. Mero detentor detém a coisa em nome de outrem, cumprindo ordens ou instruções. É um subordinado, age com subordinação a outrem, não sendo proprietário ou possuidor. Ex. caseiro de sitio. Não pode atuar no processo para defender a posse. Não pode ser autor nem réu. Pode defender a posse sem processo (legitima defesa). (CC, 1198). Possuidor é aquele que age como se proprietário fosse. Detém alguns poderes sobre a coisa, mas não é o proprietário, não tem o titulo. Ex. locatário. (CC, 1196). Proprietário detém todos os poderes sobre a coisa, tendo o titulo que lhe confere domínio. (CC, 1228). Ex. A propõe ação contra mero detentor, pensando ser ele possuidor ou proprietário. Se não existisse a nomeação a autoria, o mero detentor seria parte ilegítima e o processo teria que ser extinto. Em face da nomeação a autoria, é possível corrigir a ilegitimidade passiva, com a nomeação do possuidor ou proprietário, dependendo de com quem dos dois o mero detentor tenha relação jurídica. O possuidor ou proprietário ingressam no processo e o mero detentor sai. Se o réu não nomear ou nomear pessoa errada, responde por perdas e danos. Haverá extinção por ilegitimidade. Nomeação prevista no CPC, 63: Ocorre igualmente a nomeação à autoria quando o autor ajuíza a demanda contra o empregado de uma gleba rural pressupondo ser ele o dono da coisa; ou aquele que de boa-fé cortou árvores em terreno alheio, mas o fez como simples preposto ou empregado, caso em que nomeará a lide o patrão. Detalhe: pelo Código Civil, ambos respondem SOLIDARIAMENTE: Quem ordenou e quem praticou (CC, 932, III e 942, U). Seria mais um caso de chamamento ao processo 7 e não de nomeação a autoria. 5. Chamamento ao processo 5 o terceiro intervém no processo sob a alegação de que o bem disputado entre o autor e o réu, não pertence àqueles e sim ao opoente. O opoente pretende fazer com que sua pretensão prevaleça sobre a pretensão do autor e do réu. Há disputa acerca da titularidade de um determinado bem. 6 há um litisconsórcio, simples e necessário. Porque a decisão não precisa ser igual para os dois. 7 Que ocorre em caso de devedores solidários.

6 É uma forma de facilitar a cobrança de uma divida envolvendo devedores solidários, fiador e devedor ou fiadores. 8 Ex. hipóteses A. Há um credor e dois devedores solidários: a ação pode ser proposta em face de um dos devedores ou de ambos. Se for em face de um devedor, ele pode pagar tudo e cobrar do outro o que pagou a mais. Para evitar que pague tudo, pode o devedor solidário chamar ao processo o outro devedor solidário, para formar um litisconsórcio para que ambos sejam condenados. Facilita a cobrança da divida, evitando que se ingresse com outra ação. B. Há um credor, um fiador e um devedor: o credor promove ação em face do fiador, que pode pagar tudo e depois cobrar do devedor. Para evitar que pague tudo, pode o fiador chamar ao processo o devedor, para formar um litisconsórcio para que ambos sejam condenados. Facilita a cobrança da divida, evitando que se ingresse com outra ação. Para poder utilizar o benefício de ordem, deve o devedor ser condenado para que, em execução, goze o fiador do beneficio de ordem. C. Há um CREDOR e DOIS FIADORES: idem a letra A: podem nomear o outro fiador ou o devedor. 6. Denunciação da lide (CPC, 70) É permitida (obrigatória) em três situações: 70, I: hipótese de propriedade de bem: ao alienante (A), na ação em que 3º reivindica a coisa (C), cujo domínio foi transferido (por A) a parte (B), a fim de que esta (B) possa exercer o direito de evicção que lhe resulta. Ex. A (alienante) vende bem a B (adquirente). C promove ação reivindicatória em face de B, dizendo que o bem é dele C, e que o bem era dele antes de B comprar. B pode perder o bem pra C (evicção). Essa evicção deixara B em difícil situação, o que acarretara direito de indenização deste em face de A (alienante). Quando C propor ação em face de B, este deve denunciar a lide A, que vira para o processo que ficara atuando ao lado de B. A terá interesse na vitoria de B, porque se C ganhar, o juiz deve condenar A a indenizar B na sentença. Há 2 ações: C----B e B----A. A denunciação a lide é uma ação regressiva. O autor pode denunciar a lide. Ex. compro um bem, e quando fui emitir na posse do mesmo, percebi que algumas pessoas ocupavam o bem. Devo intentar com imissão de 8 Athos Gusmão Carneiro, (intervenção de terceiros, p. 99) sobre o instituto, afirma que pelo chamamento ao processo, ao réu assiste a faculdade (não a obrigação) de, acionado pelo credor em ação de cobrança, fazer citar os coobrigados, a fim de que estes ingressem na relação jurídica processual como seus litisconsortes, ficando destarte abrangidos pela eficácia da coisa julgada material resultante da sentença.

7 posse, porque não tenho a posse. Caso perca, devo denunciar a lide o alienante, após a propositura da ação. 70, II: hipótese de posse de bem, em caso de possuidor direto e indireto. Muitas vezes ocorre o desmembramento da posse (em virtude de contrato, direito real), acarretando a divisão. O proprietário torna-se o possuidor indireto e o possuidor de fato é o possuidor direto. É uma situação temporária, de modo que o possuidor indireto possa, por ficção jurídica, intentar ações possessórias. A (locador/proprietário/possuidor indireto) aluga bem a B (locatário/possuidor direto). Aparece C para intentar reintegração de posse em face de B. Este pode denunciar a lide o A que ficara ao lado de B. Na mesma sentença o juiz deve condenar A a indenizar B em caso de vitoria de C. 70, III: hipótese em que abrange os dois anteriores. É a regra geral. No fundo os dois demais estão contidos no inciso III. Ex. contrato de seguro: A B (reparação de danos por colisão de veículos). B tem contrato com seguradora e denuncia à lide a mesma para que ingresse no processo. Caso se condene B a pagar A, na mesma sentença condena a seguradora a pagar B. A seguradora tem o dever de pagar os prejuízos sofridos por B. O STJ tem algumas decisões permitindo que a seguradora pague diretamente A. Tem decisão também permitindo que A processe a seguradora diretamente.

8 QUADRO SINÓTICO 1. Do Chamamento ao processo. Há obrigação solidária. O credor da obrigação, ao invés de ajuizar a ação contra todos os devedores, dirige a ação apenas contra um deles. Este chama para o processo os demais. (veja artigo 77 do CPC.) Exemplo. Do mesmo modo, o fiador contra quem for ajuizada a ação, poderá chamar ao processo o devedor. Se houver mais de um fiador, aquele que for citado para ação poderá chamar os demais fiadores para, em conjunto, responderem pela obrigação. 2. Da Denunciação da Lide É uma nova ação paralela Entre o denunciante e o denunciado (este, sempre terceiro em relação à demanda primária) e É um instituto ligado ao direito de regresso do denunciante, face ao denunciado. Pode ser requerida pelo autor ou pelo réu, Devem alegar ter esse direito em face de um terceiro, e querem exercê-lo, no mesmo processo. É um instituto de garantia ao réu, do direito de regresso contra o denunciado, daquilo que tiver que pagar ao autor da ação. Ela passa a ser obrigatória, nos casos do artigo 70, incisos I, II e III do CPC. EXEMPLO: A compra um imóvel de B e cumpre sua obrigação contratual. É demandado por C, em relação ao imóvel. A tem que trazer à lide o B, para que em caso de derrota de A para B, este receba de C o valor de seu prejuízo. 3. Da Oposição Terceiro intervém no processo sob a alegação de que O bem disputado entre o autor e o réu, não pertence àqueles E sim ao opoente. O opoente pretende fazer com que sua pretensão prevaleça sobre a pretensão do autor e do réu. Há disputa acerca da titularidade de um determinado bem. EXEMPLO: A demanda contra B Objeto da disputa pertence a C. C intervém no processo pedido a exclusão de A ou de B, ou de ambos. 4. Da Nomeação à Autoria É hipótese de correção da legitimidade passiva. O autor, erroneamente, propõe ação contra alguém que não tem legitimidade para figurar como réu no processo. O CPC impõe ao réu que nomeie quem é o verdadeiro réu (legitimado passivo para a causa). Privativo do réu

9 Pede sua substituição pelo verdadeiro legitimado, Quando a lide é dirigida erroneamente contra sua pessoa e por isso, serve para correção da legitimidade passiva. Exemplo: A ajuíza uma ação contra B, buscando a coisa que B possui em nome alheio. (a posse pertence a F). Ao ser citada para a demanda, B deverá requerer sua substituição processual pelo verdadeiro dono da coisa (F).

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 6. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 6. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Aula 6 Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita a terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas a) Espontânea:

Leia mais

Intervenção de terceiros

Intervenção de terceiros Intervenção de terceiros Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Fundamento lógico e justificativa Art. 506. A sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não prejudicando terceiros.

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS 1 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Trata-se de roteiro de um importantíssimo capítulo da disciplina Direito Processual Civil Processo de Conhecimento de modo a auxiliar os discentes na compreensão da matéria.

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Art. 119 a 138 CPC/2015 CONCEITO DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É o fenômeno do ingresso de terceiro como parte ou coadjuvante da parte em processo pendente entre outras partes. Tipos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO 1 Nomeação à autoria arts. 62 a 69, CPC. Intervenção de terceiros Mecanismo de correção do polo passivo Dever do réu, vide art. 69, CPC. 1.1 - A nomeação

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Espécies de intervenção Noprocessociviledotrabalho: Assistência, Oposição, Nomeação à autoria,, Chamamento ao processo. No processo penal: Assistente de acusação(vítima ou seus

Leia mais

Partes: deveres e direitos. Art. 70 a 96 CPC/2015

Partes: deveres e direitos. Art. 70 a 96 CPC/2015 Partes: deveres e direitos Art. 70 a 96 CPC/2015 Deveres Condução da parte > lealdade hábito de quem é honesto. > probidade é próprio de quem atua com retidão. > traduz em obediência a um padrão de conduta

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRACISCO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRACISCO DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRACISCO INTERVENÇÃO LITISCONSORCIAL VOLUNTARIA 1.1 Intervenção de terceiros. Ex. Alunos movem ação contra a faculdade. Outra turma fica sabendo e fazem uma petição

Leia mais

Intervenção de Terceiros e o novo CPC

Intervenção de Terceiros e o novo CPC Intervenção de Terceiros e o novo CPC A regra geral de qualquer relação jurídica é que ela emana efeitos apenas entre aqueles que dela participam. Havendo a possibilidade de extrapolamento dos efeitos

Leia mais

AULA 13. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 13. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 11/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 13 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 13 CONTEÚDO DA AULA: assistência: simples e litisconsorcial

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita ao terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas: a) Espontânea: terceiro

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Intervenção de Terceiros Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Intervenção de terceiro é a oportunidade

Leia mais

Intervenção de Terceiros

Intervenção de Terceiros Intervenção de Terceiros É o instituto que possibilita o ingresso no processo de um terceiro, estranho à relação originária entre autor e réu, estabelecendo uma nova relação jurídica secundária, autônoma

Leia mais

AULA 14. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 14. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 11/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 14 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: denunciação da lide a) Assistência

Leia mais

intervenção de terceiros.

intervenção de terceiros. 49 4.7 Intervenção de terceiros Vimos, segundo o art. 506 do NCPC, que a sentença faz coisa julgada às partes em as quais é dada, não prejudicando terceiros. Todavia, existe a possibilidade destes serem

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro. Oposição terceiro almeja algo no qual ele não é parte, com o CPC 2015 passa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Oposição O opoente ingressa no processo pendente, apresentando

Leia mais

CONDIÇÕES DA AÇÃO. Direito condicionado à Legitimidade ad. A possibilidade jurídica do pedido não é mais isolada

CONDIÇÕES DA AÇÃO. Direito condicionado à Legitimidade ad. A possibilidade jurídica do pedido não é mais isolada CONDIÇÕES DA AÇÃO DIREITO DE AÇÃO CONDIÇÕES DA AÇÃO Direito condicionado à Legitimidade ad causam e ao Interesse de agir A possibilidade jurídica do pedido não é mais isolada (como no CPC 73) Art. 17.

Leia mais

DO LITISCONSÓRCIO, ASSISTÊNCIA E INTERVENÇÃO DE TERCEIROS.

DO LITISCONSÓRCIO, ASSISTÊNCIA E INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Unidade VI Em breve recordação dos pontos anteriores, podemos dizer que verificamos o que são partes processuais e entendemos o papel do Juiz, do Ministério Público e dos auxiliares da Justiça. Agora passaremos

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO PROCESSO DO TRABALHO: INAPLICABILIDADE E CONTROVÉRSIAS

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO PROCESSO DO TRABALHO: INAPLICABILIDADE E CONTROVÉRSIAS INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO PROCESSO DO TRABALHO: INAPLICABILIDADE E CONTROVÉRSIAS A intervenção de terceiros não é aceita pela maioria dos tribunais, no processo do trabalho. Há muita polêmica sobre este

Leia mais

PARTES E TERCEIROS NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

PARTES E TERCEIROS NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO CASSIO SCARPINELLA BUENO Mestre, Doutor e livre-docente em Direito Processual Civil pela PUC /SP. Visiting Scholar da Columbia University, de Nova York. Professor-Doutor de Direito Processual Civil na

Leia mais

CAPÍTULO II DA DENUNCIAÇÃO DA LIDE. Art É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes:

CAPÍTULO II DA DENUNCIAÇÃO DA LIDE. Art É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes: CAPÍTULO II DA DENUNCIAÇÃO DA LIDE Art. 125. É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes: I - ao alienante imediato, no processo relativo à coisa cujo domínio foi transferido

Leia mais

Litisconsórcio. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa, ou passivamente quando:

Litisconsórcio. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa, ou passivamente quando: Lara Lima Giudice, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Unisinos - São Leopoldo, RS 2004 - Pós Graduada em Processo Civil e Direito Civil pelo Instituto de desenvolvimento Cultural IDC - novembro

Leia mais

Mozart Borba Processo Civil Tô Ligado!

Mozart Borba Processo Civil Tô Ligado! Mozart Borba Processo Civil Tô Ligado! O QUE É INDISPENSÁVEL VOCÊ RELEMBRAR SOBRE INTERVENÇÕES DE TERCEIROS: 1 - Sobre OPOSIÇÃO: JUIZ + JUIZ A B C A e B (Autor) (Réu) (Opoente) (Opostos) a) Trata-se de

Leia mais

Resumo do livro: Manuel de Processo Civil Volume Único (2016) 8ª edição conforme o novo CPC (páginas ) Litisconsórcio

Resumo do livro: Manuel de Processo Civil Volume Único (2016) 8ª edição conforme o novo CPC (páginas ) Litisconsórcio Aluna: Raíssa Machado Matrícula: 14/0160124 Resumo do livro: Manuel de Processo Civil Volume Único (2016) 8ª edição conforme o novo CPC (páginas 243-297) Litisconsórcio Litisconsórcio é a pluralidade de

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO CPC ATUAL E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO INSTITUTO TRAZIDAS PELO NOVO CPC

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO CPC ATUAL E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO INSTITUTO TRAZIDAS PELO NOVO CPC INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO CPC ATUAL E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO INSTITUTO TRAZIDAS PELO NOVO CPC Fernanda Augusta Hernandes CARRENHO 1 RESUMO: Busca o presente trabalho abordar, de forma sucinta, os aspectos

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS INTERVENÇÃO DE TERCEIROS PEREIRA, Jeniffer Cristine Hilbert Gomes 1 OLIVEIRA, Ariane Fernandes de 2 RESUMO: O Código de Processo Civil, prevê algumas modalidades de intervenção de terceiros, são elas:

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Tânia Ribeiro BUENO 1 Ariane Fernandes De OLIVEIRA 2 Resumo: Este trabalho é objeto de uma breve exposição sobre o instituto da Intervenção de Terceiros na relação processual,

Leia mais

A nomeação à autoria deve ser realizada no prazo de resposta, através de preliminar de contestação ou petição autônoma.

A nomeação à autoria deve ser realizada no prazo de resposta, através de preliminar de contestação ou petição autônoma. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 15 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Nomeação à Autoria: Procedimento; Nomeações Sucessivas e Alternativas; Dever Processual. Chamamento

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS. Curso Agora eu passo (www.cursoagoraeupasso.com.br)

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS. Curso Agora eu passo (www.cursoagoraeupasso.com.br) CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 2 LITISCONSÓRCIO E ASSISTÊNCIA Professora: Janaína Noleto Curso Agora eu passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso terceiro

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 07 Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Assistência e denunciação da lide.

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 07 Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Assistência e denunciação da lide. Aula 07 Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Assistência e denunciação da lide. Continuação da aula anterior - PRORROGAÇÃO - DERROGAÇÃO Modificação da competência territorial - CONEXÃO - CONTINÊNCIA

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

DA ASSISTÊNCIA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. Guilherme Beux Nassif Azem Procurador Federal Mestrando em Direito pela PUCRS

DA ASSISTÊNCIA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. Guilherme Beux Nassif Azem Procurador Federal Mestrando em Direito pela PUCRS DA ASSISTÊNCIA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Guilherme Beux Nassif Azem Procurador Federal Mestrando em Direito pela PUCRS 1. NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Atingida a autonomia

Leia mais

Hipóteses em que é possível a condenação do denunciado à lide, seja considerando-o como litisconsorte ou assistente simples.

Hipóteses em que é possível a condenação do denunciado à lide, seja considerando-o como litisconsorte ou assistente simples. Condenação direta do denunciado à lide na intervenção de terceiros Por Samara Araujo (*) Hipóteses em que é possível a condenação do denunciado à lide, seja considerando-o como litisconsorte ou assistente

Leia mais

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO SUMARIO CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO I. Noções de processo civil. Diferença entre o processo de conhecimento e o processo de execução..................... 15 2. As divisões do processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS - Parte 3 Prof(a). Bethania Senra b) com base no art. 70, II, do CPC Art. 70. A denunciação da lide é obrigatória: II - ao proprietário ou ao possuidor

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

Professora: Daiana Mito

Professora: Daiana Mito Professora: Daiana Mito DEFESA DO RÉU No novo CPC, existem duas formas de resposta do réu à uma petição inicial. Contestação É o meio pelo qual o réu apresenta sua defesa à uma petição inicial. Reconvenção

Leia mais

QUESTÕES PARA SEREM ENTREGUES ATÉ DIA

QUESTÕES PARA SEREM ENTREGUES ATÉ DIA QUESTÕES OBJETIVAS 1- CESPE TRT 8ª Região Analista Judiciário 2016.Antônio ajuizou contra Pedro execução civil de título extrajudicial no valor de R$ 300.000. Para garantia do juízo, foi penhorado bem

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO Formação do processo ETAPAS DA ESTABILIZAÇÃO DO PROCESSO DA FORMAÇÃO DO PROCESSO Art. 262. O processo civil começa por

Leia mais

Formação, suspensão e extinção do processo

Formação, suspensão e extinção do processo Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios norteadores da formação do processo Art. 2 o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve

Leia mais

Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC

Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 15 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 15 CONTEÚDO DA AULA: Chamamento ao Processo a) Assistência

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Nulidades dos Atos Processuais Tatiana Leite Guerra Dominoni* NOÇÕES GERAIS Art. 794 da CLT: Nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade quando

Leia mais

AULA 04 Contestação ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO. Tratamento: autor e réu. Art. 300 e ss., CPC. Breve Relato da Inicial. Não há.

AULA 04 Contestação ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO. Tratamento: autor e réu. Art. 300 e ss., CPC. Breve Relato da Inicial. Não há. AULA 04 Contestação ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO Competência Partes Hipóteses de cabimento Fundamento legal Fatos Fundamentação jurídica Pedido Provas Valor da causa Juiz da causa (art. 297, CPC). Tratamento:

Leia mais

índice INTRODUÇÃO Abreviaturas... 9 Nota à 5ª edição Nota à 4" edição Nota à 3" edição Nota à 2" edição e sumário)...

índice INTRODUÇÃO Abreviaturas... 9 Nota à 5ª edição Nota à 4 edição Nota à 3 edição Nota à 2 edição e sumário)... índice Abreviaturas... 9 Nota à 5ª edição...... 25 Nota à 4" edição... 27 Nota à 3" edição......... 31 Nota à 2" edição... 33 INTRODUÇÃO 1. O chamado "processo de conhecimento"... 35 2. Do "processo de

Leia mais

Plano de Ensino 8. Reconvenção.

Plano de Ensino 8. Reconvenção. Plano de Ensino 8. Reconvenção. (arts. 343) [Nº 343a] Conceito: Reconvenção é uma forma do exercício do direito de ação, sob a forma de contra-ataque do réu contra o autor, ensejando processamento simultâneo,

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

Prof. Ms. Ernesto José Toniolo Doutorando e Mestre pela UFRGS. Procurador do Estado.

Prof. Ms. Ernesto José Toniolo Doutorando e Mestre pela UFRGS. Procurador do Estado. PARTES, PROCURADORES, INTERVENÇÃO DE TERCEIROS E LITISCONSÓRCIO 1 - (JUIZ FEDERAL TRF 5ª 2007) - Caracterizada a afinidade das questões propostas em juízo, impõe-se o deferimento da formação do litisconsórcio

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. Amicus Curiae. Amicus Curiae amigo da corte, amigo da causa, trata-se na realidade

Leia mais

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 59. O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da

Leia mais

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*)

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*) Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ Por Alice Saldanha Villar (*) O seguro de automóveis no Brasil pode ser dividido em dois grupos, a saber: o seguro obrigatório (DPVAT Danos

Leia mais

Litisconsórcio. Direito Processual Civil I. Prof. Leandro Gobbo 1

Litisconsórcio. Direito Processual Civil I. Prof. Leandro Gobbo 1 Litisconsórcio Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Conceito Polo ativo, polo passivo ou ambos. Litisconsórcio passivo ou misto. ativo, Razões: Economia processual Segurança jurídica. Prof.

Leia mais

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina.

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo FDSBC Curso de Prática Jurídica Civil Prof. Titular Pedro Marini Neto Prof. Substituto Estevan Lo Ré Pousada Turmas Especiais 2015 Calendário de atividades

Leia mais

A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO PROCEDIMENTO MONITÓRIO

A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO PROCEDIMENTO MONITÓRIO A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NO PROCEDIMENTO MONITÓRIO Rodrigo Valente Giublin Teixeira SUMÁRIO: 1. Introdução 2. Assistência 3. Oposição 4. Nomeação à Autoria. 5. Denunciação da Lide 6. Chamamento ao Processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Conceito A intervenção de terceiros ocorre quando uma pessoa natural ou

Leia mais

06/02/2017 TERCEIROS JUIZ TERCEIROS

06/02/2017 TERCEIROS JUIZ TERCEIROS Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 TERCEIROS Terceiro ao processo é todo aquele que não é parte

Leia mais

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER 01 Com referência ao processo, ao procedimento comum e à intervenção de terceiros, assinale a opção correta de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).

Leia mais

JURISDIÇÃO E AÇÃO AUTOTUTELA JURISDIÇÃO ARBITRAGEM

JURISDIÇÃO E AÇÃO AUTOTUTELA JURISDIÇÃO ARBITRAGEM JURISDIÇÃO E AÇÃO CONCEITO: Ramo do direito público que se estrutura como um sistema de princípios e normas legais regulamentadoras do exercício da função jurisdicional, sendo que esta é função soberana

Leia mais

CAPÍTULO 1 Jurisdição... 1 CAPÍTULO 2 AÇÃO... 23

CAPÍTULO 1 Jurisdição... 1 CAPÍTULO 2 AÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 Jurisdição... 1 1. Origem... 1 2. A Jurisdição: poder, função ou atividade?... 2 3. A Trilogia Estrutural do Processo Civil... 3 4. O Conceito de Jurisdição... 4 4.1. Teoria Unitária do Ordenamento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

Pratica Especial Civil 10 sem

Pratica Especial Civil 10 sem AULA 04 Contestação ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO Competência Partes Hipóteses de cabimento Fundamento legal Fatos Fundamentação jurídica Pedido Provas Valor da causa Juiz da causa (art. 297, CPC). Tratamento:

Leia mais

Aula 81. Citação (Parte II):

Aula 81. Citação (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Citação (Parte II): Pessoalidade. Local. Impedimentos. Efeitos / 81 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 81 Citação

Leia mais

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem Enunciado aula de defesa Processo Civil Lupicínio, em 2000, realizou doação de um de seus imóveis ao sobrinho Ticio com a finalidade de permitir que ele pudesse realizar casamento com Aurélia, constando

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Intervenção de Terceiros: a) Denunciação da Lide: Previsto no art. 125 do NCPC. Art. 125. É admissível

Leia mais

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15 SUMÁRIO Finalidade da ação de prestação de contas...... 1 Finalidade. Acerto de negócio jurídico. Saldo... 1 Pretensão do autor com tal ação... 2 Medida cautelar de guarda e educação dos filhos, regulado

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO ÍNDICE GERAL Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 19 Referências bibliográficas... 1853 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)... 1877 ÍNDICE

Leia mais

Intervenção de Terceiros e Litisconsórcio Dr. Vicente Ataíde

Intervenção de Terceiros e Litisconsórcio Dr. Vicente Ataíde 1. A respeito da intervenção de terceiros, assinale a opção correta. a) O reconhecimento da nomeação à autoria depende da aceitação do autor e do nomeado, que pode ocorrer por presunção. b) A denunciação

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Partes, MP e litisconsórcio. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Partes, MP e litisconsórcio. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Partes, MP e litisconsórcio Prof. Luiz Dellore 1. Partes: autor e réu 1.1 Capacidades a) Capacidade de ser parte: pode ser parte em um processo judicial quem tem a possibilidade

Leia mais

Conteúdo: Litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário e Facultativo; Litisconsórcio Simples e Unitário. Processamento do Litisconsórcio.

Conteúdo: Litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário e Facultativo; Litisconsórcio Simples e Unitário. Processamento do Litisconsórcio. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 11 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário e Facultativo; Litisconsórcio Simples e Unitário. Processamento

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO

PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC ANSELMO PRIETO ALVAREZ Procurador do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da (PUC/SP); Pós-doutor pela Universidade de

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

II - se o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

II - se o litígio versar sobre direitos indisponíveis; Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 20 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Revelia: Não produção dos efeitos da revelia, Revelia Ulterior. Contestação: Conceito, Conteúdo,

Leia mais

DICA> Na TUTELA COLETIVA pode ocorrer conexão entre uma ação popular e uma ação por improbidade movida por um órgão público.

DICA> Na TUTELA COLETIVA pode ocorrer conexão entre uma ação popular e uma ação por improbidade movida por um órgão público. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 05 ( em: 14/08/14 ) Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: RELAÇÃO ENTRE DEMANDAS

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil. 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Recurso de Apelação: a) Prazo: 15 dias, nos termos do art. 1.003, parágrafo quinto do Novo Código

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO DIREITO PROCESSUAL CIVIL SÚMARIO 5

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO DIREITO PROCESSUAL CIVIL SÚMARIO 5 SÚMARIO 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 DIREITO PROCESSUAL CIVIL... 13 QUESTÕES... 13 1. Princípios... 13 2. Jurisdição... 28 3. Ação... 33 4. Partes e Procuradores... 52 4.1. Capacidade

Leia mais

ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 - VUNESP - Prefeitura de Marília - SP - Procurador Jurídico) Sobre os requisitos da petição inicial, assinale a alternativa correta. a) Em caso de determinação

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

O novo CPC e os direitos fundamentais processuais: uma visão geral, com destaque para o direito ao contraditório - Klaus Cohen Koplin

O novo CPC e os direitos fundamentais processuais: uma visão geral, com destaque para o direito ao contraditório - Klaus Cohen Koplin Edital DIREITO PROCESSUAL CIVIL Será objeto de todo o conteúdo programático de Direito Processual Civil, tanto a Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, com todas as alterações legislativas posteriores,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais