O tutorial é baseado na versão 1.0. A versão 1.5 tem algumas diferenças mas não haverá dificuldades para quem aprendeu pela versão anterior.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O tutorial é baseado na versão 1.0. A versão 1.5 tem algumas diferenças mas não haverá dificuldades para quem aprendeu pela versão anterior."

Transcrição

1 TUTORIAL ENCORE DVD by MannoVillas Vejo nos fórums a galera procurando tutorial sobre o Encore mas não encontram principalmente em português. Aprendi um pouco sobre o mesmo e gostei muito por ser bem completo e profissional.criei esse tutorial básico prá ajudar a galera que deseja aprender autorar seus DVD s. O tutorial é baseado na versão 1.0. A versão 1.5 tem algumas diferenças mas não haverá dificuldades para quem aprendeu pela versão anterior. Algumas observações antes de começar: No controle remoto de um DVD Player entre os demais botões tem o TITLE e o MENU. No projeto de autoração de DVD o botão TITLE deve ser linkado para pular pro menu principal a qualquer momento que seja pressionado, já o botão MENU deve ser linkado para voltar ao menu anterior ao que estivermos assistindo ao ser pressionado. Esses dois botões devem ser levados em conta quando tivermos estabelecendo os links para que tudo fique certinho. O Encore tem muita imagem de fundo para os menus, (presets) mas se quiser usar uma particular deve primeiro redimensionar para 720 x 534 no Photoshop ou qualquer outro programa semelhante antes de importar para ficar no tamanho certo. Nesse tutorial básico não ensinarei colocação de legendas, menus com imagens em movimento nem criação de áudio em 5 canais (5.1) não por enquanto. São chamados de ASSETS tudo que vc importa para o Encore na hora que está executando o projeto de autoração de um DVD. Áudio, vídeo, imagem para fundo, áudio para fundo, clip para abertura e etc... tudo isso é asset (conteúdo) Nesse tutorial criaremos um DVD simples, com apenas duas telas, uma de abertura o Menu Principal e a outra para escolha dos clips individuais. O DVD terá 4 videoclips musicais e poderão ser vistos sequencialmente ou escolhidos individualmente. Terá trilha sonora na tela inicial. A imagem de fundo da tela de Menu Principal será do próprio encore, mas da 2a. tela usarei uma de meus arquivos, enfim diversificarei um pouco prá não ficar muito básico esse tutorial. Alguém que deseje seguir esse exercicio, seria ideal providenciar 4 videoclips pequenos, 1 clip de áudio prá usar como fundo musical na tela do Menu Principal e uma imagem 720x534 para fundo da tela 2, assim o conteúdo ficaria mais ou menos semelhante ao que usarei aqui.. Acho uma boa idéia fazer antes um rascunho do que se deseja produzir, isso ajuda a organizar as coisas.

2 OBS: embora o Encore esteja no idioma inglês, traduzirei apenas palavras ou expressões que julgo ser menos conhecida, imagino que a maioria que mexe com informática já tem um conhecimento dos termos mais comuns E vamos lá. Abra o ENCORE DVD. Clique em File> New Project. Aparecerá um janela para escolher NTSC ou PAL (não é o Pal-M brasileiro e sim o europeu). Escolha NTSC e se não quiser ser incomodado mais marque a opção : Don t Prompt for setting, always use default. Clique em OK A janela Project será aberta no lado esquerdo da tela com 4 guias, sendo: Project, Menus, Timeline (linha do tempo, local onde são montados os clips num programa de edição de vídeo) e Disc. No lado direito se já não estiver aberta, clique em Windows>Reset Palette Locations ( Abre a janela das paletas na posição padrão) para abrir as janelas Properties (propriedades) e outra com três guias Library, Layers e Character. A fim de economizar mais espaço na tela, na janela Properties, clique na guia bem em cima da palavra Properties e arraste para o espaço vazio existente na outra janela e solte. Assim ela se encaixará junto à palavra Character e tudo ficará numa janela só. A janelinha de ferramentas não tem nenhum segredo. Pequenos detalhes citarei adiante. As 4 guias na janela à esquerda são: Project - essa janela é a mais usada nesse conjunto. Para importar assets ( o conteúdo do projeto) é preciso estar nessa janela. Criação de links, ajuste do Set as First Play (primeira tela que deve aparece ao colocar o DVD no Player) são realizadas nessa janela. Menus essa janela lista os menus do projeto, os links e a condição dos mesmos. Timeline nessa janela ficam listados dos clips do projeto Disc nessa janela podemos escolher o tipo de DVD que queremos gravar, se é um DVD de video, ou um DVD-ROM para uso no computador, e as configurações antes de queimar a mídia. As 4 guias da janela da direita são: Library é uma biblioteca de menus já prontos, e que podem ser modificados à gosto. Tem também botões, símbolos etc... usados para montagem dos menus. Layers - as camadas das imagens criadas no Photoshop para menus, ficam listadas nessa janela e podemos visualiza-las clicando em cada detalhe. Character janela com tudo relacionado à criação de textos para as telas de menus Properties - essa é uma janela muito importante no Encore porque é a apartir dela que podemos configurar os diversos links de um projeto. Depois de fornecer um noção da função de cada guia das janelas da área de trabalho, vamos importar o conteúdo do DVD, aqui no meu caso vou importar um clip de áudio chamado Wide Fields que tocará por um minuto, se quiser pode ser indefinidamente, toda vez que o DVD estiver reproduzindo a tela inicial. Também vou importar uma imagem de fundo chamadowater Fun para uso na segunda tela.

3 Importarei 3 clips de vídeo mpeg2 já com áudio embutido e para finalidade de treino 1 clip de vídeo mpeg 2 com a trilha de áudio separado. Esses arquivos de vídeo foram editados no Premiere Pro e encodados em mpeg2 portanto o Encore não precisará de transcodificá-los novamente. Atenção: é preciso estar na janela Project para que o menu File habilite a opção Importar Assets. Vamos agora montar a tela do Menu Principal. Clique na guia Library escolha o background Blue Grid BG psd, dê um clique só para destacar, clique no destaque com o botão direito do mouse e escolha Create New Menu. Com o background já carregado, clique no segundo botão da direita para esquerda na borda inferior da janela de edição de menus, botão Show Safe Área. Um quadrado demarcando a área segura aparece na tela. Textos, botões de navegação e etc.. devem ser posicionado dentro dessa área para termos a certeza de que aparecerão quando o DVD for exibido na TV. Clique agora na guia Character para criar os títulos. É bastante fácil. É só escolher a cor, o tipo de fonte e tamanho, escolher a ferramenta de texto na pequena barra de ferramentas, clica no background e digita o texto. Depois clica na primeira seta da barrinha de ferramentas e o texto pode ser arrastado para a posição ideal. A segunda seta na barra de ferramentas é para seleção individual de elementos dentro de um grupo, e isso veremos adiante. A quarta ferramenta para textos verticais e a quinta a ferramenta de zoom que às vezes ajuda muito. Concluída a criação de textos, vamos colocar dois botões para links.

4 Abra a guia Library, escolha Blue Square Button psd, clique no mesmo e arraste para a janela de edição de menus. Com a ferramenta selação ( 1ª seta) redimensione para o tamanho de seu interesse. Escolha a ferramenta Texto e destaque a palavra TEXT. Digite agora ver todos os clips. Com a ferramenta de seleção posicione o botão com texto no lugar desejado. Já que teremos outro botão igual escrito selecionar clips façamos o seguinte: destaque o botão Ver todos os clips com a ferramenta seleção, pressione e segure a tecla Alt, clique e arraste para gerar uma duplicata, posicione no local desejado e com a ferramenta de texto digite Selecionar clips. Concluímos aqui a primeira tela e vamos criar a segunda. Clique em Library e destaque a segunda opção 4x3 Blank Menu psd, clique no destaque com o botão direito do mouse e escolha Create New Menu. Uma tela preta aparece. Na janela Project, na lista dos assets importados, escolha aquela imagem que vc preparou para fundo da segunda tela e que vc já deve ter dimensionado para 720x534 prá ficar no tamanho exato. Clique e arraste para a área preta e ajuste na posição correta. Habilite o botão View Safe Área para criarmos os elementos dentro da faixa segura, como deve ser. Em Library, clique na 3ª. opção Angled Box Button psd, clique no botão miniatura de video que aparece à esquerda e arraste para o editor de menu. Vamos modificar esse botão para ficar ao gosto do usuário. Com a ferramenta Seleção direta (2ª. seta) clique na palavra TEXT e delete-a. Agora use a primeira seta para selecionar o botão inteiro e vamos reduzi-lo. Pressione e segure tecla Shift e clique em um dos cantos para reduzi-lo proporcionalmente a um tamanho que possa caber 4 numa fila vertical à esquerda sem que a área de um atinja a do outro. Quando achar o tamanho ideal, use o recurso pressionar Alt e arrastar para gerar cópias. Crie os títulos dos seus clips. Coloque um botão na parte inferior da tela com o texto retorno ao Menu Principal para criação do link de retorno.

5 Ai está a minha tela, para servir de exemplo. Agora na tela do editor de menus, temos duas guias e pudemos facilmente comutar entre a primeira e a 2ª. tela. CRIAÇÃO DOS LINKS Um DVD com estilo profissional deve ter os links ajustados corretamente baseado no controle remoto dos Players, proporcionando uma navegação perfeita para o telespectador. Como citei no inicio o controle remoto dos Players têm entre os demais, dois botões ( O Title e o Menu) padrão nos controles de DVD e que devem ser ajustados corretamente. O Encore normallmente ajusta o Title Button por padrão para o Menu Principal, mas antes de concluir um projeto devemos checar esses pontos para ver se está tudo OK. Antes de começar: First Play (reprodução inicial) é a primeira tela que é apresentada toda vez que colocamos um DVD no player. Pode ser o Menu principal ou um vídeo de abertura que é reproduzido por alguns segundos antes do Menu Principal. End Action (ação final) é o que deve acontecer quando o timeline chega ao final da reprodução, ou seja, se pára, se volta ao menu principal ou se deve iniciar a reprodução do próximo timeline etc... Override (cancelamento) Essa função anula a End Action. Por exemplo no DVD que vamos criar links em seguida, teremos no Menu Principal o link Ver todos os clips onde vou ajustar a End Action do primeiro clip para o inicio do segundo e assim por diante para que o telespectador possa assistir todos os clips seguidos como se fosse um timeline só, se ele escolher esse link. Mas assim não daria chance de assistir clips individuais certo? Ai entra a função Override para resolver isso. Criei no Menu Principal outro link Selecionar Clips que conduz à segunda tela.

6 Lá a escolha dos clips é permitida e ao final da reprodução de qualquer um deles a função Override permitirá o retorno para a tela de seleção para a escolha do próximo. Menu Remote (botão Menu do Remoto) Deve ser ajustado voltar ao menu anterior ao que o telespectador tiver assistindo. Title Button (botão Title do c. remoto) deve ser ajustado para retornar ao Menu Principal de onde quer que esteja. Antes de traçar os links, vamos criar os timelines dos 4 clips. Como optei por usar botão Miniatura de vídeo na 2ª. tela para seleção de vídeos, cada botão vai conter um quadro, referente àquele clip. Aproveitarei pra fazer tudo de uma só vez. Abro o timeline, movo o ponteiro para um quadro em qualquer parte do clip, crio um quadro pôster e arrasto para o referido botão de Miniatura. Vamos à prática. Observe a imagem abaixo. Coloque o editor de menus na tela de seleção dos 4 clips. Na janela Project clique com o botão direito do mouse sobre o clip referente ao primeiro botão miniatura de vídeo da tela de seleção, e no menu pop up escolha New Timeline. A timeline do clip será carregado abaixo e a janela monitor. Ajuste o controle deslizante do zoom (canto inferior esquerdo) para que as trilhas de vídeo e áudio não fiquem muito expandidas e ocupem apenas o tamanho da janela timeline. Clique e arraste o ponteiro indicador da Timeline até encontrar um quadro que deseja colocar na Miniatura de vídeo, observando pela janela monitor. Ao encontrar clique com o botão direito do mouse sobre o marcador de capitulo no inicio da Timeline e escolha Set Pôster Frame. Agora clique no tal marcador de capitulo e arraste até o botão Miniatura de vídeo corresponde ao timeline aberto como na imagem acima. Repita os passos para os outros clips. Concluída a operação pode fechar as janelas Timeline e Monitor. Clique em qualquer área da tela de seleção de clips com o botão direito do mouse e no menu pop up escolha a última opção Preview from Here para fazer o primeiro teste. Essa janela tem na

7 barra inferior um painel de testes de alguns botões do controle remoto de um DVD Player. Ver imagem abaixo. Janela de Preview. Painelzinho de teste do DVD. Bem, por enquanto só podemos testar a entrada dos clips, o restante vamos cuidar agora. Clique no botão Sair para fechar a janela de testes.vamos criar o link de retorno para a tela do Menu Principal. Vamos clicar na guia Properties pois nessa janela criamos a maioria dos links. Clique no botão Retorna ao Menu Principal na 2ª. tela e a janela Properties mostra entre outras informações, o campo Link. No final do campo clique na setinha para abrir um menu pop up, e nele escolha o link referente à sua tela de Menu Principal e a opção Default (padrão) para que o link que está sendo estabelecido aponte para a tela alvo e não para os botões existentes na mesma. Agora teste com o Preview from here prá ver se está OK. Dica: Na tela do editor de menus, podemos digitar uma palavra ou texto e transforma-lo em botão para criação de link. Após digitar a palavra ou texto escolha a 1ª. seta de seleção e clique com o botão direito do mouse e no menu pop up escolha Convert to Button. Pronto agora o que era objeto passou a categoria de botão. E para converter um botão em objeto é só clicar no objeto com o botão direito do mouse e escolher Convert to Object.

8 Já criamos link de retorno da tela 2 para a 1, vamos agora criar o link da 1 para a 2. Se está na tela de teste, feche-a e vá para tela de Menu Principal. Clique no botão Selecionar Clips e na janela Properties no campo Link, clique na seta para abrir o menu pop up e selecione o link referente à sua tela 2 e a opção Default pelo mesmo motivo já citado antes. Teste novamente com o Preview. Se tudo Ok pronto, já temos navegação entre as duas telas. Vamos agora cuidar do link: Ver todos os clips. Vamos usar o End Action para ligar o final de um clip ao inicio do próximo e assim reproduzir os 4 seguidamente. Na tela Menu Principal clique no link Ver todos os clips Na janela Properties, no campo Link, abra o menu pop up e escolha o primeiro clip na sua tela de seleção. No meu caso aqui, o clip The Power of Love chapter 1. Se o clip não estiver listado, clique em Specify Other e na janela que abre escolha o clip desejado, abra a setinha e escollha Chapter 1. Obs: Esses clips meus aqui só tem mesmo um capitulo cada, mas adiante veremos como dividir um clip longo em vários capítulos. A imagem abaixo mostra a janela Specify other. Então já sabe, se o destino do seu link não aparece no menu pop up, procura nessa.

9 Estabelecido o primeiro link, vamos clicar na janela timeline para fazer as demais ligações. Conforme tela de exemplo abaixo, clica no clip que corresponde ao primeiro da tela de seleção e na janela Properties, no campo End Action ajusta para o segundo. Clica no segundo e ajusta a End Action para o terceiro, no terceiro para o quarto e no quarto (por ser o último) ajuste para a tela do Menu Principal (default) que foi de onde iniciou a seqüência. Janela timelines

10 Teste na janela Preview clicando no primeiro clip e quando em exibição no botão Teste do End Action mostrado anteriormente. Se ao clicar no End Action entrar o próximo clip e no ultimo voltar pro Menu Principal, tá tudo OK, fecha a tela de Preview.. Vamos agora ajustar o Override para quando o telespectador estiver na tela de seleção de clips, querendo assisti-los individualmente, aquela função End Action que ajustamos para o link Ver todos os clips ligando um após outro, fique cancelada pela Override, permitindo que cada clip volte após exibição à tela de seleção. Vamos para a tela de seleção de clips, dê um clique na miniatura do primeiro vídeo só para selecionar, na janela Properties no campo Override escolha o link da tela de seleção e a opção default, ai no seu projeto. Repita o procedimento para os outros clips. Teste com o Preview. Agora se você abrir o guia Menus e clicar no Menu de Seleção de clips, na metade inferior da tela será exibida uma lista com todas as informações sobre esse menu e também os links de override que acabamos de setar. Ah! ainda nessa janela de Menus vamos observar uma outra coisa. O pequeno ícone correspondente ao Menu Principal ( no meu caso NTSC Blue Grid BG) tem uma minúscula setinha no canto superior esquerdo. Se olharmos na janela Project também. Isso indica que essa tela está programada como First Play, ou seja é a tela que aparecerá inicialmente quando o usuário colocar o DVD no Player. Por padrão o Encore ajusta para o Menu Principal, mas. podemos mudar isso se quisermos Janela de menus

11 Estando na janela Project é só clicar em qualquer item com botão direito do mouse e escolher Set as First Play no menu pop up para habilitar, ou no habilitado em Clear First Play para cancelar. Clicando-se na guia Disc, a janela Properties mostra o campo de link para First Play. janela Project Quando do ajuste da End Action para o link Ver todos os clips, poderíamos ter aproveitado para ajustar também o link do Menu Remote (ação do botão MENU do controle) mas preferi deixar pra depois pra não confundir muito.. Na tela de seleção de clips, se entrarmos na tela Preview para testar os links, vamos observar que ao reproduzir um clip se clicarmos na End Action volta para tela de seleção, graças à ação do Override, se clicar no botão T de Title retorna para o menu principal mas se clicarmos no Menu Button não acontece nada quando deveria voltar à tela de seleção de clips. Vamos corrigir isso agora. Entre na janela Timelines, clique no primeiro clip e a janela Properties mostrará entre outros, o campo Menu Remote, ajuste para o link da tela de seleção de clips. Faça o mesmo para os demais clips. Teste no Preview agora se o botão Menu retorna para a tela de seleção de clips quando pressionado com um clip em exibição. Tudo OK? Ajuste dos links concluído, deve-se fazer uma revisão final testando todos os links na tela Preview, depois clicando na guia Disc verificar se o First Play está mesmo ajustado para o Menu Principal e o Title Button também.

12 COLOCANDO UM VIDEO DE ABERTURA COMO FIRST PLAY Eu poderia partir logo para a gravação do DVD tanto em mídia como criar imagem, mas vou ensinar esse recurso que acho que pode ser útil prá muita gente. Algumas pessoas gostam de colocar uma propaganda da sua produtora logo no inicio antes de tudo, tipo aquele aviso do FBI nos DVD s de filmes. É isso que vamos fazer aqui. Crie sua vinheta, ou providencie um vídeo de segundos só para aprendizagem. Na tela Project clique File > Import as asset para traze-lo para o projeto. Clique no tal clip com o botão direito do mouse e escolha New Timeline. Se a trilha da áudio estiver separada coloque-a no seu devido lugar. Fecha a janela Timeline Conforme imagem acima, clique com botão direito do mouse sobre o clip (tipo timeline) e no menu pop up escolha Set as First Play. Ajuste a End Action desse link para reproduzir em seguida a tela do Menu Principal. Na janela Timelines clique no clip de abertura e na janela Properties no campo End Action escolha o link da tela do Menu Principal. Para testar esse recurso clique em File> Preview ou Alt+Ctrl+Space. Agora o vídeo de abertura assumiu a posição de First Play e o que era First Play será exibido em seguida. Missão cumprida, vamos a um outro detalhe que eu havia esquecido. Vamos colocar o áudio da tela de Menu Principal.

13 Na tela de edição de menus escolha a do Menu Principal e abra a de Project, clique no clip de áudio que você importou para essa finalidade, arraste e solte sobre a tela do Menu Principal. Preview e veja se está OK. Para deletar clique na guia Menus > Menu Principal e na janela Properties no campo Áudio clique no nome do arquivo com o botão direito e escolha delete. Se quiser que o clip de áudio seja reproduzido x vezes ou indefinidamente, no campo Loop escolha o numero de vezes ou Forever. Ah! outro detalhe que esqueci de citar. Em telas de menus é padrão que o primeiro item, pode ser um botão, miniatura de vídeo ou texto link etc,, entre já realçado para escolha. Para checar isso, ou mudar vá em Menus>Menu de escolha de clips e na janela Properties no campo Default Button deverá ficar em 1, mas poderá ser escolhida outra opção se necessário. Ainda na janela Menus se clicarmos em qualquer um dos itens listados na metade inferior da tela, a janela Properties exibirá entre outras opções, uma Auto Activate que não deve ser escolhida, pois vai bagunçar seu projeto, executando entrada automática do clip para o qual o recurso foi ajustado. Não vejo utilidade para esse recurso, mas gosto não se discute. Tudo ok salve o projeto. DIVIDINDO UM CLIP EM VÁRIOS CAPÍTULOS A fim de enriquecer mais o Tutorial, falarei agora sobre um assunto sobre o qual já vi algumas pessoas perguntando nos fórums como fazer, que é dividir um filme longo em vários capítulos, para que possa ser visto em cenas individuais ou todo. Já expliquei no exemplo anterior algo parecido, mas se tratava de 4 clips a serem emendadados agora usarei um clip composto de 5 videos musicais que capturei de uma fita VHS num arquivo só. Vamos supor que eu queira transformá-lo em DVD para o meu uso doméstico, e, com recurso de assistir os clips seguidos ou escolher o que interesse. Criei aqui um novo projeto, com menus, links e etc, mais ou menos parecidos com o anterior. Não vou mais me prender à essa parte pois já foi explicado antes.

14 Na tela de seleção dos clips coloquei os 5 botões de miniatura para adição do quadro pôster de cada clip onde o telespectador pode escolher seu clip favorito. Importei o clip de 25 minutos e a respectiva trilha de áudio que está separada para o projeto. Na janela Project cliquei sobre o nome do clip de video com o botão direito do mouse e escolhi New Timeline. Aberta a janela timeline, cliquei no clip de áudio e arrastei para o seu local na janela timeline. Agora os dois estão sincronizados. O marcador do capítulo 1 é o inicio do clip definido pelo Encore. Como a minha tela de seleção está usando botão miniatura de vídeo para escolha dos clips, se o quadro pôster do marcador não for uma imagem que me interesse posso escolher um quadro pôster em qualquer outra parte do clip. Arrastei o ponteiro da timeline e encontrei algo melhor. Parei ai o ponteiro, cliquei no marcador de capitulo com o botão direito do mouse e escolhi Set Pôster Frame. Temos agora setinha pra cima o marcador de capitulo 1 quadradinho 1 o indicador de quadro pôster do cap.1 Movi o ponteiro indicador da timeline arrastando com o mouse e observando pelo monitor até encontrar o inicio do próximo clip e ai cliquei com o botão direito do mouse e escolhi Add Chapter Point. Um marcador é colocado no local indicando o início do capitulo 2. Escolhi um quadro pôster para o botão 2. Repeti o processo até o final do timeline. Em seguida cliquei em cada marcador de capítulo e arrastei para o seu respectivo botão miniatura de vídeo na tela de seleção, que foi preenchido com a imagem do respectivo quadro pôster conforme imagem acima. Feito isso estabeleci os links como no projeto anterior. Para que o telespectador possa escolher o clip que quiser na 2ª. tela, na guia Menus na parte superior cliquei em seleção de clips e na parte inferior na listagem, cliquei em cada clip e ajustei a Override para o link da tela de seleção. Na guia Timelines ajustei o Menu Remote também para a tela de seleção. Pronto tudo OK. Posso

15 escolher um determinado clip na tela de seleção e ele reproduzirá a partir daí. Se eu teclar MENU no controle remoto, a reprodução é interrompida e volta ao menu de escolha. COMO CRIAR UMA IMAGEM DO DVD PARA GRAVAR POSTERIORMENTE Clique na guia Disc. Esta tela mostra o espaço que seu projeto ocupará numa mídia (4.7 Gb por padrão) e o restante do espaço livre disponível. Portanto ao importar os arquivos para seu projeto vá observando nessa tela o espaço ocupado para não ficar muito em cima do valor máximo permitido pela mídia escolhida. Clique em Check Links para testar a existência de links quebrados que fatalmente afetará a navegação no DVD. Se o sistema reportar algum link quebrado será necessário resolver a pendência antes de gravar a imagem. Clique em Project Settings. Por padrão já vem destacado mídia 4.7 GB, todas as regiões e número de cópias sem limite. Pode ser mudado se for o caso. Não clique em Build Project pois agora vamos criar uma imagem. Clique em File>Build DVD> Make DVD Image. É comum receber um aviso advertindo sobre a necessidade de trilhas de audio AC3 ou PCM, mas isso não é obrigatório, clique em Sim e vamos em frente. Na próxima janela em Source Create Using > Current Project e em Destination Path Location escolha o local onde armazenar a imagem. Clique em Next e na próxima janela em Build. Após a criação da imagem, clica em OK e pronto, a imagem tá pronta para ser queimada posteriormente. GRAVANDO O SEU PROJETO DIRETO NA MIDIA, Clique na guia Disc. Esta tela mostra o espaço que seu projeto ocupará numa mídia 4.7 Gb (por padrão) e o restante disponível. Pode ser escolhida outras opções abrindo a setinha. Clique em Check Links para testar a existência de links quebrados que fatalmente afetará a navegação no DVD. Se o sistema reportar algum link quebrado será necessário resolver a pendência antes de gravar a imagem.

16 Clique em Project Settings. Por padrão já vem destacado mídia 4.7 GB, todas as regiões e número de cópias sem limite. Pode ser mudado se for o caso. Clique em Build Project, se o projeto não foi recentemente salvo o Encore avisará clique em Save and Continue. É provável surgir outra janelinha advertindo que o NTSC DVD requer no mínimo uma trilha de áudio AC3 ou PCM para cada clip. Não é obrigatório, escolha Sim. Na próxima janela em Create Using escolha Current Project. Em Recorder vai estar listado o seu gravador ou gravadores instalados. Em Write Speed o Encore vai selecionar a velocidade máxima de acordo com o seu gravador e a mídia usada. Obs: Para iniciantes o ideal é usar uma mídia DVD-RW para as primeiras tentativas, quando ainda não tiver confiança total no seu sistema, caso dê errado não haverá prejuizo. A opção Test Before Writing deve ser habilitada se você estiver usando DVD-R e ainda não confia muito no seu sistema. Ninguém quer perder uma mídia ainda tão cara em nosso país, mas após gravar alguns DVD s sem problemas acho que podemos dispensar o teste, que é útil mas atrasa muito o processo de gravação do DVD. Coloque uma mídia virgem e clique em Next. Na próxima janela clique em Build. O Encore vai se encarregar de transcodificar arquivos que não esteja compatível e depois realizar a gravação. Se colocar um DVD-RW já gravado o Encore vai avisar que o disco não está virgem e que deve ser apagado antes de continuar. Se deseja apagar clique em Sim e o Encore se encarrega do resto. GRAVANDO NA MIDIA A IMAGEM CRIADA ANTERIORMENTE Para gravar uma imagem criada anteriormente, o processo é o mesmo usado para gravação direto na mídia, só uma pequena alteração na janela abaixo em Create Using em vez de Current Projec escolha Disc Image depois clique em Browse e indique o local onde se encontra a imagem. O restante do processo é igual. Depois é só colocar no Player o seu DVD e curtir.

17 OBS: Ai está o complemento do Tutorial que prometi que colocaria depois CRIANDO MENUS COM THUMBINAILS DE VIDEO. Se você prefere que os thumbnails no menu do seu DVD exiba trechos de vídeo dos capítulos relacionados em vez de apenas um simples quadro pôster como já expliquei antes, é muito fácil. Se você já criou seu Menu, linkou os capítulos aos respectivos thumbnails, tudo que precisa fazer é abrir a guia Menus, clicar no referido menu e na janela Properties destacar a opção Animate Buttons. Em seguida é preciso renderizar para ver o efeito. Clique em File>Render Motion Menus e aguarde a renderização. Depois tecle Alt+Ctrl+Space para ter um preview do seu trabalho. As miniaturas exibirão por padrão 15 segundos do capitulo ao qual está linkado, mas a duração pode ser alterada no campo Duration da janela Properties. É preciso também configurar um valor no campo Loop para um número de repetições desejado ou escolher Forever, assim ficará repetindo até que o usuário escolha um capitulo para exibição. Ainda sobre a duração dos vídeos nos thumbnails, existe fatores que influencia. Por exemplo, mesmo que você ajuste o valor no campo Duration para 20 segundos, se você usar uma musica como fundo musical no seu menu com um minuto de duração, os thumbnails também passarão a exibir um minuto de vídeo, acompanhando a duração da musica. O mesmo vale para o uso de vídeo como fundo para o menu, os chamados MOTION MENUS. É importante estar ciente desses pequenos detalhes, que às vezes passa despercebido, e só aparecem mesmo depois da gravação, e ai é que a gente descobre que a coisa não ficou como desejávamos. Um detalhe: Essa renderização inicial é só para teste. Se fizer qualquer modificação por menor que seja, terá que renderizar outra vez se quiser ter um preview novamente. A renderização pra valer vai acontecer na preparação da gravação, quando clicar em Build Project.

18 CRIANDO MENUS USANDO UM VIDEO COMO FUNDO (MOTION MENUS) A adição de um vídeo como fundo para seu menu, dá um toque bem profissional ao seu trabalho e muito fácil de fazer. Podemos encontrar vídeos para criar motion menus na internet, ou criar seu próprio vídeo no After Effects para essa finalidade. No CD do Encore 1.0 tem uma pasta de nome Goodies com 384MB de imagens para backgrounds, botões, menus still e motion entre outras coisas. Escolhido o vídeo, vá para a janela Project, escolha File> Import as asset. Clique no nome do arquivo na janela Project com o botão direito do mouse e escolha New Timeline. Feche o novo timeline criado. Mantenha pressionada a tecla ALT e na janela Project clique no arquivo importado para esse fim com a extensão.mpg e arraste para o menu que deseja colocar o video como fundo. Agora o menu mostrará o primeiro quadro do vídeo. Clique em File> Render Motion Menus e aguarde o final. Clique em File>Preview para testar seu trabalho. Como acontece com os thumbnails de vídeo, a opção Render Motion Menus é provisória. É preciso ajustar o campo Loop para Forever na janela Properties se quiser que o vídeo fique em repetição até que alguém escolhe algum capitulo para exibição. Espero que esse Tutorial possa ser útil para os iniciantes no Encore DVD MannoVillas

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Premiere CS3. Iniciando o Premiere CS3

Premiere CS3. Iniciando o Premiere CS3 Premiere CS3 Iniciando o Premiere CS3 1 Para iniciar o Adobe Premiere Pro CS3, utilize o botão Iniciar, Todos os programas e escolha Adobe Premiere Pro CS3. Em seguida o programa será aberto. Iniciando

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point - Conceitos Básicos - Faculdade de Tecnologia INED Julho de 2007 Responsável pela obra: Prof. Edwar Saliba

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Curso de Administração de Empresas Curso de Contabilidade. Profª Jucilene Marsura Bibanco Oliveira Informática 1

Curso de Administração de Empresas Curso de Contabilidade. Profª Jucilene Marsura Bibanco Oliveira Informática 1 Curso de Administração de Empresas Curso de Contabilidade Profª Jucilene Marsura Bibanco Oliveira Informática 1 Sumário TUTORIAL POWER POINT 3 Passo 1 4 Passo 2 4 Passo 3 4 Passo 4 4 Passo 5 4 Passo 6

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

SLIDESHOWS PARA TODOS

SLIDESHOWS PARA TODOS 110 JULHO AGOSTO 2004 2004 / / EDIÇÃO 109 110 NO CD E DVD SLIDESHOWS PARA TODOS Aprenda organizar as suas fotos para uma posterior gravação num CD ou DVD. Tudo com excelentes efeitos visuais e com as suas

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O MEDIA BROWSER?

O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O MEDIA BROWSER? O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O MEDIA BROWSER? MediaBrowser expande as funcionalidades dos vídeos gravados em sua filmadora. É só seguir as intruções na tela para ususfruir de tais funções. Gravar Dvds Salvar

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

TUTORIAL. Passo a passo de como criar um vídeo usando o Windows Movie Maker.

TUTORIAL. Passo a passo de como criar um vídeo usando o Windows Movie Maker. TUTORIAL Passo a passo de como criar um vídeo usando o Windows Movie Maker. Abra o Windows Movie Maker clicando em Iniciar > Programas > Windows Movie Maker. Essa será a sua área de trabalho no Editor:

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

Tutorial. Projetos e Gravação de Mídias. Pioneer DVD Recorder PRV-LX1. Tutorial Projetos e Gravação de Mídias. Pioneer DVD Recorder PRV-LX1

Tutorial. Projetos e Gravação de Mídias. Pioneer DVD Recorder PRV-LX1. Tutorial Projetos e Gravação de Mídias. Pioneer DVD Recorder PRV-LX1 Tutorial Projetos e Gravação de Mídias Pioneer DVD Recorder PRV-LX1 Tutorial Projetos e Gravação de Mídias Pioneer DVD Recorder PRV-LX1 Catarina Bassotti Estúdio Multimeios CCE Centro de Computação Eletrônica

Leia mais

editor Writer, do BrOffice

editor Writer, do BrOffice editor Writer, do BrOffice Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos e inserir tabelas; Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL INSERÇÃO DE LEGENDAS EM VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Gustavo Benedetti Rossi José

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15 1 Sumário 1. Criando um projeto novo... 4 2. Interface:... 4 3. Abas... 5 3.1. Explorer... 5 3.2. Project Media... 6 3.3. Video Fx... 6 3.4. Transitions... 6 3.5. Customizar... 6 4. Timeline... 6 4.1.

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

17:47:08. Introdução à Informática com Software Livre

17:47:08. Introdução à Informática com Software Livre 17:47:08 Introdução à Informática com Software Livre 1 17:47:09 Audacity 2 Audacity 17:47:09 Audacity é um Software Livre de edição digital de áudio, disponível principalmente nas plataformas: Windows,

Leia mais

RIPANDO, CONVERTENDO e GRAVANDO arquivos de DVD usando o DVD DECRYPTER e o NERO 7 ULTRA EDITION

RIPANDO, CONVERTENDO e GRAVANDO arquivos de DVD usando o DVD DECRYPTER e o NERO 7 ULTRA EDITION RIPANDO, CONVERTENDO e GRAVANDO arquivos de DVD usando o DVD DECRYPTER e o NERO 7 ULTRA EDITION Ripando um DVD a partir do DVD Decrypter, convertendo DVD-9 [8.5GB] para DVD-5 [4.7GB] para gravação em mídia

Leia mais

Tutorial de Conversão Xvid/Divx para DVD com legendas embutidas Versão 1.00 Julho / 2005 por m0l0c0

Tutorial de Conversão Xvid/Divx para DVD com legendas embutidas Versão 1.00 Julho / 2005 por m0l0c0 Tutorial de Conversão Xvid/Divx para DVD com legendas embutidas Versão 1.00 Julho / 2005 por m0l0c0 Este é um tutorial para converter um filme em divx/xvid para DVD, embutindo as legendas, primeiramente

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Seu primeiro jogo no Game Maker - tradução livre do tutorial do Game Maker. Traduzido por: Fernanda Monteiro Eliott.

Seu primeiro jogo no Game Maker - tradução livre do tutorial do Game Maker. Traduzido por: Fernanda Monteiro Eliott. Seu primeiro jogo no Game Maker - tradução livre do tutorial do Game Maker. Traduzido por: Fernanda Monteiro Eliott. No jogo, algumas frutas se moverão pelo mundo. O jogador deve clicar sobre elas com

Leia mais

COMO DIGITALIZAR E FINALIZAR SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO EM CD 1 Mariana Moura e Marcelo Berg

COMO DIGITALIZAR E FINALIZAR SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO EM CD 1 Mariana Moura e Marcelo Berg COMO DIGITALIZAR E FINALIZAR SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO EM CD 1 Mariana Moura e Marcelo Berg Para que possamos digitalizar nossos programas de rádio gravados em fita cassete, utilizaremos: - o próprio gravador

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Roxio Easy CD & DVD Burning

Roxio Easy CD & DVD Burning Roxio Easy CD & DVD Burning Guia de Introdução 2 Começando a usar o Easy CD & DVD Burning Neste guia Bem-vindo ao Roxio Easy CD & DVD Burning 3 Sobre este guia 3 Sobre o conjunto Easy CD & DVD Burning

Leia mais

Editor de gravação WebEx. Guia do usuário

Editor de gravação WebEx. Guia do usuário Editor de gravação WebEx Guia do usuário 042310 Direitos autorais 1997 2010 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. WEBEX, CISCO, Cisco WebEx e o logotipo Cisco WebEx são marcas registradas

Leia mais

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Conteúdo Instalando o Orbit Downloader... 1 Configurando o Orbit Downloader para o EU VOU PASAR 2.0... 8 Realizando os Downloads no Eu Vou Passar 2.0... 12 Fazendo o Download

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US

WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US BY ERIVANILDO WWW.THEGENIUS.US BY ERIVANILDO Primeiramente se você não possui o Nero "NeroVision Express" baixe e use esse serial "1A25-0806-7130-1281- 9670-3469", esse é o melhor, não

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

WINDOWS VISTA A ÁREA DE TRABALHO. A área de trabalho é a primeira tela exibida após o Windows ser iniciado.

WINDOWS VISTA A ÁREA DE TRABALHO. A área de trabalho é a primeira tela exibida após o Windows ser iniciado. WINDOWS VISTA A ÁREA DE TRABALHO A área de trabalho é a primeira tela exibida após o Windows ser iniciado. BARRA DE TAREFAS Está localizada na parte inferior da Área de Trabalho, tem como finalidade o

Leia mais

CRIANDO e GRAVANDO DVD usando o NERO 7 ULTRA EDITION

CRIANDO e GRAVANDO DVD usando o NERO 7 ULTRA EDITION CRIANDO e GRAVANDO DVD usando o NERO 7 ULTRA EDITION Criando um DVD a partir de arquivos (DIVX -.wmv.avi.mpeg.mpg) baixados da Internet. Basta seguir os passos abaixo conforme as figuras ANTES DE COMEÇAR

Leia mais

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção.

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção. HDPV-C20CV Capítulo 2 >> Controles e funções Controles e funções Painel frontal 1 2 1 2 3 3 4 5 Botão Power ( ) Liga/desliga seu receptor. Botão MENU Exibe o menu. Sai do menu atual ou vai para o menu

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados.

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados. Instrução de acesso ao DVR da Yoko modelo Pentaplex. Via Software. 1 - Instalar o Software que esta no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: ( caso o navegador

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

1. I n t r o d u ç ã o

1. I n t r o d u ç ã o Curso Ed iição de v íídeo d iig iita ll com o V iideostud iio Partte 1 1. I n t r o d u ç ã o F. T. Ferreira ftferreira@sapo.pt O VideoStudio 1 segue um paradigma passo-a-passo, de forma a ser fácil realizar

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Manual do usuário Desenvolvendo páginas em Drupal Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Conteúdo Primeiro Passo... 3 1.1 Login... 3 1.2 Recuperando a Senha...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

PowerPoint 2003 - Básico

PowerPoint 2003 - Básico PowerPoint 2003 - Básico Sumário Apresentação Capítulo 1 - Conhecendo o PowerPoint 1.1 Iniciando o PowerPoint 2003 1.2 Conhecendo a tela 1.3 Assistente de autoconteúdo Capítulo 2 - Iniciando uma Apresentação

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Exportar vídeo no Adobe Premiere com o Codec H.264/AAC

Exportar vídeo no Adobe Premiere com o Codec H.264/AAC Exportar vídeo no Adobe Premiere com o Codec H.264/AAC Este tutorial tem como objetivo explicar ao nosso cliente de Streaming de Vídeo Ondemand ou AutoVJ, como exportar através do Adobe Premiere seu vídeo

Leia mais

VideoPad Video Editor

VideoPad Video Editor 1 VideoPad Video Editor Com este programa você poderá recortar e editar um vídeo. Para baixá-lo acesso o link: http://www.baixaki.com.br/download/videopad-video-editor.htm Baixar e instalar no computador

Leia mais

Início Rápido Web. 2015 Release 1 Xojo, Inc.

Início Rápido Web. 2015 Release 1 Xojo, Inc. Início Rápido Web 2015 Release 1 Xojo, Inc. Capítulo 1 Introdução Bem-vindo ao Xojo, O jeito mais fácil de criar aplicativos multi-plataforma para Desktop e Web. Seção 1 Sobre o Início Rápido Web INICIANDO

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0 ArcSoft Total Media HDCam 2.0 1 Introdução Guia de Início Rápido O ArcSoft Total Media HDCam é um software de área de trabalho que combina gerenciamento de mídia e capacidades de reprodução. Gerenciamento

Leia mais

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual Maria Augusta Sakis Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma Máquina Virtual Máquinas virtuais são muito úteis no dia-a-dia, permitindo ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira

BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira 1 BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira O Prezi veio revolucionar a maneira como se criam apresentações em slide. Embora a Microsoft tenha desenvolvido o PPTPlex, um plugin para o Power Point

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Página 1 Conteúdo Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6... 1 O que é o EasyReader?... 4 Atalhos Gerais do Windows... 5 Teclas de Atalho para Windows...

Leia mais

FOXIT READER 6.0 Guia Rápido. Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1. Leitura... 5. Trabalhar em PDFs... 8. Comentários... 10. Formulários...

FOXIT READER 6.0 Guia Rápido. Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1. Leitura... 5. Trabalhar em PDFs... 8. Comentários... 10. Formulários... Sumário Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1 Instalar e desinstalar... 1 Abrir, Criar, Fechar, Salvar e Sair... 1 Definir o estilo da interface e da aparência... 4 Veja todas as diferentes ferramentas...

Leia mais

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client?

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Assim que abrir o DVR Client, no canto superior direito há um grupo de opções denominado Login, preencha de acordo

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Guia do utilizador Ulead Systems, Inc. Janeiro de 2005. DVD MovieFactory

Guia do utilizador Ulead Systems, Inc. Janeiro de 2005. DVD MovieFactory Guia do utilizador Ulead Systems, Inc. Janeiro de 2005 DVD MovieFactory Ulead DVD MovieFactory versão 4 2000-2005 Ulead Systems, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software.

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. 1 - Instalar o Software que está no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: http://cameras.khronos.ind.br:1061/clientes/aplicativos/yokoprata/

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR

TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR http://www.centralmp3.com.br Distribuição Exclusiva TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR Copyright - Tiago Duarte Sierra e-mail: sierratds@bol.com.br - ICQ: 36718250 Pág. 1 Para capturar um vídeo

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

GUIA PRÁTICO NET DIGITAL HD MAX

GUIA PRÁTICO NET DIGITAL HD MAX ÍNDICE Bem-vindo à máxima experiência em TV 1 1. Assistindo à sua NET DIGITAL HD MAX 3 2. Gravando seus programas favoritos 6 2.1. Minha NET 6 2.2. Adicionar uma nova gravação 6 2.3. Agenda de gravações

Leia mais