DVD LAB PRO. Tutorial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DVD LAB PRO. Tutorial"

Transcrição

1 DVD LAB PRO Tutorial Depois de ler varias perguntas e duvida dos companheiros de fórum, resolvi junta informações sobre o DVDLAB PRO, visando responder as perguntas e a fazer com que mais pessoas venham a conhecer esse poderoso software de edição de vídeo. Me senti na obrigação de colocar também alguns cuidados que devemos ter com as mídias, informações essas que busquei com fornecedores e gravadoras Agradeço a todos e a cada um em particular pela paciência, ajuda e comprometimento para que esse tutorial estivesse disponível a todos. Agradeço desde já em especial ao amigo ADRIANO.INTERNET que se prontificou a disponibilizar o tutorial para downloads, bem como ao amigo RAFAELRSS, que indicou o site onde poderia colocar também. E a todas as outras pessoas que iram ler modificar atualizar, deletar e acrescentar seu conhecimentos aqui e disponibiliza-las a todos. Sem mais Maverik msn:

2 Guia Completo ao DVDLab para o Iniciante Depois de procurar uma semana inteira na internet por um bom tutorial e não achando um que ajuste as necessidades de um indivíduo tecnicamente desafiado, eu decidi escrever este. Há outros guias, alguns que se detêm em grande detalhe em como editar a porção de áudio, ou como codificar um MPEG antes de autorar, mas nenhum que simplesmente tire proveito dos poucos e fáceis ferramentas/assistentes incluídos nesta extremamente bem feita aplicação. Espero fazer isto tão simples quanto possível para qualquer um criar um menu bem profissional, com capítulos, transições e alguns efeitos especiais, que produza um DVD bem acabado e profissional. Por favor, lembre, não é pretendido tirar proveito de TODAS as opções disponíveis, só o bastante para criar um DVD de agradável aspecto, bem sucedido e que funcione. Este guia supõe três coisas: 1.) Que você sabe como fazer, ou já tem um arquivo MPEG concorde com DVD. Isto não é codificação, nem tutorial de ripar 2.) Que você autorou pelo menos um DVD com êxito em outro aplicativo. Provavelmente com o que veio com seu gravador e o achou desprovido em saída de características e/ou qualidade. 3.) Que você tem um gravador e mídia apropriada em branco (DVD+r ou DVD-r). E é recomendável usar um DVD-RW para seus primeiros testes, para certificar que o produto final irá tocar no SEU player. Agora vamos ao mais agradável. A primeira visão o impressiona pela quantidade de opções. Em outras palavras "O que é tudo isso?" A tela é dividida em 4 partes básicas e embora não tenha muita lógica, as coisas acabam se acomodando depois de um pouco de uso.

3 A janela assets (conteúdos) é onde colocaremos tudo que desejarmos no DVD. Aqui é onde carregamos MPEG, fotos ou imagens para o fundo do menu ou trilhas extras de áudio que tocam na tela do menu. A janela da árvore lhe mostra as diferentes partes para formarem o DVD. Ao criarmos menus e transições, elas se mostrarão aqui. A janela de trabalho é tudo isso. Onde todo o trabalho real é feito. Onde iremos criar os menus, transições, menus animados, ajustar o áudio e o vídeo se for preciso, aparar, redimensionar, colocar botões, etc. Tudo o que for mostrado no DVD terminado é criado aqui. A janela de prévia lhe dá uma antevisão do filme, menus animados, etc., e basicamente é algo que ignoro.. Primeiros passos: Ativar as propriedades do projeto. Clique em Project, Project Properties. Aqui se determina NTSC ou PAL (se não souber o que é ou o que você precisa, sugiro que confira em Nomeie também o seu DVD, MEUDVD como uma descritiva suficiente. Deixe tudo como está, a não ser que você SAIBA como fazer (para TV widescreen, ou saída para monitor digital). Clique OK Importe seu vídeo. Clique com o direito na janela Assets e selecione Import. Busque o seu já codificado arquivo MPEG para DVD. Clique nele, e então em Open. DVDLab abrirá uma janela: Ele diz "Highly Recommended" por uma razão. Escolha Demux to Elementary Streams para Demuxar às Seqüências

4 Elementares e clique OK. Pode mudar na caixa que se abre para "Demux without asking, Demuxar sem perguntar" se não quiser se aborrecer com isso outra vez. Isso é mutável em Project, Project Properties, Options. Se você codificou seu MPEG com o áudio LPCM, DVDLab vai abrir outra caixa perguntando se quer transcodificar o áudio. Aperte o botão Transcode e DVDLab faz um rápido trabalho nele. Na janela assets vai aparecer dois itens, vídeo (movie.mpv) e áudio (movie.mpa) Importar outros conteúdos. Eu gosto de usar alguns tipos de pôster, capas de DVD, para os fundos. Os modelos disponíveis são bons, mas nada espetaculares. Pode-se encontrar freqüentemente todo tipo disso na internet, ou fotos digitais ou também um quadro do seu próprio filme. Se quiser usar uma imagem digital, pode importá-la para assets do mesmo jeito que importou o filme. Clique na janela Assets e procure pela sua imagem. Você deve mudar a caixa para "imagens" (ou todos os arquivos) antes: As imagens podem ser de qualquer tamanho, desde que a relação de aspecto seja correta. No caso 4:3 que significa a mesma relação de aspecto de uma TV. Se for criar um DVD para a TV widescreen, então 16:9 está correto. Lembre que quanto menor a imagem, menos qualidade ao ver na TV. Quanto maior, melhor, em tamanho físico, não em bytes. Agora já temos três itens na janela assets. Como trabalhar com eles. Agora é a hora de ter o filme no projeto. Faça duplo clique em Movie1 na Árvore. Isto irá mudar a visão na janela de trabalho para algo como isto:

5 Clique em seu movie.mpv na janela assets, arraste e solte-o sobre movie na janela de trabalho. Faça o mesmo com o arquivo de áudio movie_1_48k.mpa. Note que no canto direito inferior, uma barra verde aparece, com alguns números. Trata-se do tamanho final do seu DVD no projeto, em megabytes. Se ultrapassar as especificações do DVDr comum (DVD5), a barra se torna vermelha para avisar que o projeto está muito grande. Se a barra é verde, prossiga a Making Menus. Se a barra é vermelha, você deve fazer alguma coisa para diminuir o tamanho do projeto. Isto pode ser algo como uma completa recodificação do arquivo ou uma simples edição. A codificação toma muito tempo, e eu normalmente corto os créditos para que tudo possa caber, e DVDLAB pode fazer isto, sem ser preciso usar outro editor e depois reimportar o conteúdo. Para isto, clique o mouse na linha vermelha ao lado esquerdo da caixa do filme, na janela de trabalho. Arraste a linha vermelha à direita, até você chegar aproximadamente ao começo dos créditos. Note que a janela de prévia mostra uma visão mais detalhada onde o cursor está. Solte o botão do mouse numa posição aproximada. Agora você pode

6 usar as teclas de seta e avançar pelo filme, até achar o lugar exato que queira editar. Clique com o direito no filme na janela de trabalho e selecione Trim end. Deixe as duas opções ticadas. DVDLab cortará o fim do filme e também o áudio durante compilação e estamos prontos para fazer um pouco de magia. Fazendo Menus. Aqui é onde você pode ser bem criativo, ou manter tão simples quanto você quer. De qualquer modo, você termina com algo mais que um filme de reprodução automática no DVD. Clique na pequena seta ao lado da vara mágica ao topo e selecione Auto-Chapters. Isto lhe dá duas opções para criar pontos de capítulo em seu filme. O primeiro é criar um dado número de capítulos, a um intervalo fixo pelo filme. Bom, mas nem sempre onde você os quer. O segundo lhe permite que DVDLab detecte mudanças de cena e crie os pontos de capítulo para você. Com alguma tentativa e erro de sensibilidade tente fazer isto direito, mas se você quer muitos capítulos, fixe a sensibilidade a aproximadamente 240 e se quer só alguns, fixe para algo em torno de é um pouco demais, tendo capítulos a cada poucos segundos e 100 é muito pouco, perdendo alguns pontos principais, especialmente se têm fade in/out* em seu filme. Fixando Minimum Space x Minutos a menos que 3 dá mais capítulos e mais que 3 às vezes perde lugares onde você deseja ter um capítulo. As colocações mostradas aqui trabalham para mim. * - fade in é o efeito em que a cena inicia com uma imagem escura e fade out quando termina escura, apagando-se.

7 Depois, clique novamente na seta ao lado da varinha mágica, selecionando Add Scene Selection Menus. Você terá outra janela, com algumas opções de menu. Cor de fundo não é tão importante aqui, porque depois vamos mudar isso de qualquer maneira, mas tente selecionar o estilo botão/link que achar melhor. O layout também pode ser alterado depois, de várias formas. Para este projeto, estou selecionando um básico com 6 janelas, com quadros e botões. Você será incitado para criar menu de seleções de cena, clique Sim. DVDLab criará vários menus de seleção de cena, baseado no número de pontos de capítulo que você criou. Estes aparecem automaticamente na janela de árvore e há só um lembrete para colocar uma ligação (link) de menu 1 para cenas 1. Estaremos lá em um segundo. Trabalho com o Menu 1. Esta é a primeira coisa que você verá ao tocar o DVD. Aqui é onde eu gosto de fazer uma tela de título agradável, tendo só uma ou duas ligações (botões). Duplo clique em Menu 1 na janela de árvore, para expor nossa tela de trabalho para o menu.

8 Maximize para ver melhor. Há dois grupos de linhas pontilhadas. O interno é chamado zona segura da TV. Qualquer coisa que deva ser mostrada na tela, deve ser colocado dentro dele. Qualquer coisa fora desta linha pode não ficar visível em sua TV. Sugestão: Se usar uma imagem carregada como um fundo, edite a imagem criando 50 pixels ao redor dela toda. Para este projeto, vou usar um quadro do filme como fundo, embora qualquer jpg serve, DVDLab importará facilmente um quadro fixo da janela de prévia. Ande pelo seu filme até achar um quadro apropriado. Clique e arraste até a caixa do menu 1 na janela de trabalho. IMPORTANTE! Segure a tecla SHIFT e solte o botão do mouse. Isto vai dimensionar automaticamente a imagem para encher completamente a caixa do menu 1, fazendo-o um fundo. Se você não sujeitar a tecla SHIFT, o quadro será importado em tamanho original, e você vai ter que manipulá-lo. Se você quiser ajustar o fundo manualmente, há dois botões para centrar vertical e horizontalmente de forma automática. Você pode clicar com o direito na imagem e dimensionar do modo que quiser, selecionando Change Size. Agora é a hora para fazer aquela ligação importante mencionada antes, como também qualquer outra ligação sem capítulos. Por exemplo, se você estava fazendo um DVD que tem dois ou mais filmes, você pode aqui criar ligações que leve para os menus de seleção de cena/capítulo, ou diretamente para o começo do próprio filme. Para o projeto, eu vou ter uma só ligação, conduzindo ao menu de capítulos, mas... está na hora de ser caprichoso. Vou fazer a ligação invisível. Também vai ter um cronômetro que o seleciona depois de 60 segundos, e vai para o menu de capítulos, com um belo efeito de transição. Eis como. Primeiro, faça uma ligação, qualquer tipo de ligação, texto, um botão, uma caixa, um quadro, não importa. Claro que, se você o quer visível, então seja exigente. Aqui, um exemplo de minha tela de título com uma ligação visível.

9 Mas ainda não é uma ligação, só uma seta que eu consegui selecionando a aba Objects embaixo da janela assets, arrastando / soltando no menu na janela de trabalho. Você pode clicar, pode arrastar e pode soltar qualquer objeto deste modo, ter até o que quiser. Agora precisamos torná-lo uma ligação. Neste projeto, estou unindo diretamente ao menu de capítulos, assim eu clico com o direito em minha seta e seleciono Link > Scenes 1 para Movie 1 (nosso primeiro menu de capítulo). Isto põe um pequeno 1 ao lado, e muda a cor para sabermos que é botão 1 (padrão) e é uma ligação. Você poderia deixar isto assim, e ir para a seção Chapters Menu abaixo, ou façamo-lo desaparecer! Ao lado direito da janela de trabalho há um sub-menu com 5 abas. Cada aba tem modos diferentes de manipular os objetos no menu. Eu o deixarei à vontade com estas opções, pois a maioria deles é auto explicativa, já que você vê como eu manipulo um objeto. A primeira aba (cor) tem Fill, Shadow, dois indicadores para manipular aquela sombra e transparência. Fill seria usado para preencher texto delineado ou um quadro. Shadow é apenas isto, tipos diferentes de sombras que você pode pôr debaixo de qualquer objeto no menu, com dois modos de mudar a sombra. Você pode usar o primeiro indicador para fazer soltar modos longos ou não. O segundo slider pode ser usado para fazer a sombra mais escura ou mais clara. Um modo de uso sem igual, é criar um efeito de luz de néon, como num outro dos meus tutoriais aqui: Se você estiver contente com sua escolha de link/botão, siga em frente à seção Chapters Menu. Sugestão: Faça uma ligação invisível, contudo ativa!

10 Realce seu link/botão, ou, clique nele uma vez. Agora deslize a transparência para a direita. A ligação desaparece! Esta é a única ligação nesta página/menu, assim nós realmente não precisamos vê-lo, de qualquer maneira. Quando um botão é pressionado no controle remoto do DVD, ativará esta ligação automaticamente. A seguir, selecione a aba de Ligação à direita. Na caixa que se abre para baixo Button Visibility, Botão Visibilidade, selecione Invisible All, Tudo Invisível. Depois selecione a aba PBC e no alto, ponha 60. Na próxima caixa, ponha um 1 para botão 1, e ponha 1 novamente na terceira caixa assim ela se ativa. Isso fará aquela ligação ativar automaticamente depois de 60 segundos, e passa para o primeiro dos nossos menus de capítulos.. Sugestão: Crie um gif animado no Paintshop Pro (ou outro programa de gráficos), salve como um avi, codifique como quiser a qualquer outro formato avi para DVD e importe-o. Então fixe também como um fundo de movimento para seu menu principal! Sugestão: Para efeitos até mais espetaculares, aperte o botão e toque! Menus de Capítulos. Duplo clique em Scenes 1 para Movie 1 na árvore. Isto expõe um menu bem enfadonho.

11 Tempo para fazer isto brilhar, mas primeiro uma pequena necessidade. Criar a primeira ligação automática. Algumas pessoas apenas olharão aquela tela, sem entender o que fazer a seguir. Vamos fazer com que o filme comece automaticamente, se eles não apertarem um botão em 60 segundos. Ajuste o tempo como você achar certo. À direita há um menu de 5 abas. Selecione a aba PBC e fixe seu intervalo, una pelo padrão ou una se quer ativar automaticamente. Neste caso, unir 1 é para que o filme comece. Agora temperar o menu. Se você gostar, pode importar uma figura ou um quadro do filme como fundo, do mesmo modo que fizemos para Menu 1. Primeiro, clique com o direito no menu de capítulos na janela de trabalho e selecione Remove Background. Arraste, segure a tecla SHIFT e solte sua imagem no menu Instant Background. Eu também gosto de fazer os ícones e botões mais chamativos. Par fazer isto, veja minha Sugestão acima de efeito de luzes de néon. Apenas um exemplo:

12 Você pode fazer os seus menus de capítulos sem igual ou todos o mesmo. Seja criativo, divirta-se com isto. Criando Transições. Isto é simples mas de maravilhoso efeito, feito com o assistente do DVDLab, muito mais fácil. Clique duas vezes em Menu 1 na árvore. Clique na seta ao lado da varinha mágica ao alto e selecione Menu Transition. DVDLab nos dá 38 efeitos diferentes para escolher. Eu gosto do efeito ardente aleatório para filmes de ação, página enrolada para drama, etc. - use tudo o que gostar. Quando você escolher seu efeito, tenha certeza que escolheu as opções From and To (De e Para) ao alto. Nós estamos transicionando de Menu 1 para Scenes 1, para Movie 1 neste caso, então aperte o botão Proceed. Dê-lhe um nome, algo que represente o que é, clique Save e DVDLab criará a transição e automaticamente o coloca onde deve ser. Eu acho que 1 segundo de pausa é bastante e o padrão 0.8 é bom e o tempo de transição não mais que 2 segundos. Repita isto para cada menu que deseja ter um efeito de transição. Fazendo Menus de Movimento e sendo profissional nisto Embora isto possa ser uma das partes mais confusas, também produz Menus mais efetivos, chamativos, e uma vez mais, DVDLab nos deu generosamente um assistente! Clique duas vezes em suas primeiras scenes 1 para movie 1 na árvore. Selecione novamente a pequena seta ao lado da vara mágica, e depois Render Menu Motion. Você é oferecido a um menu para gerar todos os efeitos.

13 Você pode notar que sua primeira escolha de menu é preta, provavelmente antes do primeiro quadro atual do filme que é inútil. Aqui podemos ajustá-lo. Na porção ao alto, clique em seu primeiro item de menu (1 na figura). Agora clique e gradualmente deslize o "Start Point" à direita (2 na figura), até que você chegue ao primeiro quadro você quer ver naquela caixa de seu menu de movimento. Em cada uma das caixas alguns quadros do filme vão tocar o "movimento" em nosso menu. 10 segundos são normalmente suficientes e 15 segundos o máximo, ou a demora da carga do menu por causa do tamanho. (3 na figura). Outro efeito aborrecido, é que todas as caixas tocam, param, depois reiniciam ao mesmo tempo. Nós podemos consertar isso também! Clique uma vez depois da marca de tique na caixa direita ao alto, então clique novamente. Faça isto para TODOS os itens naquela caixa (4 na figura). Isto faz os movimentos repetirem, se eles são mais curtos que o comprimento de seu clipe como selecionado em 3 e também mistura os tempos de início, assim eles não iniciam e repetem ao mesmo tempo. Dá para o movimento um efeito aleatório agradável. Agora aperte o botão Render (5) e espere até que termine. Só leva um minuto. Enquanto você estiver esperando, tome nota onde a renderização está sendo salva (6) e abra seu programa de encoder. Quando DVDLab terminar a renderização, abra o render em seu encoder e codifique para MPEG complacente com DVD. Só leva 10 segundos, então não é muito. Repita os passos anteriores para todos os menus de capítulo, dando-lhes nomes únicos, assim você sabe a quem pertence. Por exemplo, eu nomeio meu primeiro menu de cenas de capítulos "cenas", o segundo "cenas2", etc. Agora importamos os pequenos MPEGs acabados como qualquer outro asset, recurso. Clique com o direito na janela asset, importe e selecione seus MPEGs. DVDLab vai demuxá-los a um.mpv, isto é normal. Para terminar, precisamos criar os menus nos menus de movimento que criamos, clique duas vezes em Scenes 1 para Movie 1 na árvore, então da janela assets, arraste e solte o scenes1.mpv até a janela de trabalho. Clique duas vezes em Scenes 2 para Movie 1 na árvore, arraste e solte o scenes2.mpv assets para a janela de trabalho, etc. Faça isto para todos seus menus de capítulos/cenas. DVDLab dará um aviso sobre regravar. Se você não fez outras mudanças em qualquer menu DEPOIS de renderizar, tudo bem. Se você fez depois qualquer mudança em qualquer menu, você terá que refazer e codificar aquele menu.

14 Sugestão: Acrescente um trilha de áudio em qualquer menu. Importe a trilha de áudio como qualquer outro recurso (asset) e arraste e solte no menu na janela de trabalho. Criando o DVD. Uma última checada no canto direito ao fundo para ter certeza que não temos uma barra vermelha e estamos prontos para compilar o projeto. Clique em Project, Compile DVD e desde que fizemos as coisas certas, teremos esta tela: Todas as colocações podem ser iguais às minhas, com a exceção da pasta temp e a pasta de saída. Isto criará duas pastas na pasta de saída, prontas para queimar com o app do programa ou com seu software preferido. Se surjir uma tela de erro, você terá que corrigir esses erros antes de continuar,

15 ou arrisca a sorte de fazer um barco costeiro (um disco que não toca). Lembre mais, eu sugeri que tente isto primeiro em um DVD-RW. Agora é hora de ser valente e apertar o botão Start. Nada é queimado até que você queira. Tenha certeza que há bastante espaço em seu drive/pasta de saída para o DVD. Os pequenos gráfico de setores dão uma boa representação do espaço disponível e o espaço necessário. Uma vez que DVDLab compilou o vídeo, você pode clicar em Project, Burn DVD from Disk. Isto abrirá o motor de queimar embutido de DVDLab para queimar a compilação.

16 Notas Finais. Rapidamente, agarre o disco acabado e corra para seu tocador de DVD para ver se funciona! Confira todos os menus e botões, para assegurar que eles fazem o que você esperava. Sucesso! Sente-se, cruze os braços, estale uma bebida gelada e regozije-se pela glória de ter dominado DVDLab. Embora haja muitas mais opções disponíveis, estou certo que você as descobrirá com o tempo; este guia, esperançosamente lhe ajudou a fazer seu primeiro DVD bem sucedido com um dos mais excepcionais programas de autoração disponível. Não esqueça de visitar o website de Mediachance para mais tutoriais, FAQs, atualizações e até um foro amigável onde você pode obter respostas diretamente do(s) cara(s) que desenvolvem DVDLab. Não sou de nenhuma forma um perito. Este guia é só de minha experiência (menos de uma semana!), contudo eu não fiz ainda nenhum barco costeiro. Alegrias e curta, Jim (aka reboot) Guia mais completa ainda para iniciantes

17 Tutorial Rápido 1 - Janela do recurso Está aqui um tutorial rápido muito básico como usar o DVD-laboratório. Você apenas riscará mal a superfície do DVDlaboratório mas dar-lhe-á uma idéia total básica como as coisas são feitas. Primeiramente você tem que importar seus vídeo e áudio aos recursos. o DVD-laboratório suporta o vídeo elementar e os córregos audio (mpv, m2v, mpa, m2a, ac3, dts, wav, AIFF) ou as limas de sistema (lima do mpg com vídeo e áudio para dentro) Fazê-lo assim pode arrastar limas do explorador de Windows ou de visor interno da lima ao recurso específico do projeto - vídeo & áudio Na tecla do browser da lima do clique da janela do recurso Isto abrirá o browser interno da lima que indica somente as limas que podem ser importadas. Browse ao diretório onde suas limas video estão e ou as arraste & deixe cair no escaninho do recurso ou dobro as estale sobre. o DVD-laboratório verificará rapidamente as limas e indicará todos os avisos. Se você estiver importando o córrego do sistema, a lima demultiplexed no fundo. Quando tudo é APROVADO, você pode continuar construindo o DVD. Abra o filme 1 se não estiver já aberto doubleclicking nele na janela do projeto: Arraste agora o vídeo do escaninho do recurso à janela do filme 1. Arraste então o áudio lá também.

18 Você tem criado agora o primeiro título do filme. Você pode agora estalar sobre os thumbnails na janela do filme e arrastar o cursor do filme. Preste atenção à janela da inspecção prévia. Quando você vê um frame que você gosta para seu ponto do capítulo você pode parar e pressionar [ + ] a tecla no alto do cursor do filme. Isto adicionará um ponto do capítulo. Nota: você não tem que adicionar o ponto no começo do filme, ele do capítulo será feito automaticamente. Incorpore agora alguns mais pontos do capítulo. Menu Abra o menu 1 doubleclicking nele na janela do projeto Um menu vazio aparecerá. Você pode zumbir a tela com as teclas do zumbido no toolbar principal: Na aba dos fundos do clique da janela do recurso: Você verá um número de fundos para seu menu. A picareta uma e o arrasto e deixam-no cair ao menu. No menu as ferramentas selecionam o texto e o clique em qualquer lugar na tela de menu.

19 Uma janela do texto aparecerá onde você pode datilografar um título: "meu filme" para o exemplo. Agora a APROVAÇÃO e o lugar do clique e resize o texto à posição desejada. Adicione um outro texto menor do "filme jogo" no entanto uma outra da "seleção cena". Para adicionar agora simplesmente uma ligação do texto ao arrasto do filme o artigo do filme 1 do excesso da janela do projeto do "o texto do filme jogo" e para liberar a tecla de mouse. A ligação será criada. Estale agora sobre a tecla do wizard no toolbar principal e do menu seleto adicione menus da seleção da cena Uma janela do molde abrirá e de lá escolhe um molde que você gosta para suas seleções da cena. Dependendo do quantos pontos do capítulo você adicionou, um ou o mais menu novo será criado.

20 Você pode abrir o menu novo doubleclicking em seu nome na janela do projeto. Quase tudo é feito, mas recorda que nós não temos ainda uma ligação do primeiro menu 1 aos menus da seleção. Abra o menu 1 e do arrasto da janela do projeto as cenas 1 para o filme 1 da "ao texto da seleção cena". Tudo é feito! Você pode abrir a vista da conexão doubleclicking no artigo da conexão na janela do projeto. Esta é sua disposição do DVD. A vista da conexão mostra o relacionamento entre os artigos. Nós começaremos a este mais atrasado, porque agora você não tem que mudar qualquer coisa. Agora você está pronto para construir um DVD. O clique compila a tecla de DVD. Na janela compilar selecione um dobrador do destino e um dobrador provisório em seu disco duro. Você beneficiar-se-á na velocidade de compila se você selecionar dois discos diferentes.

21 O começo da imprensa e o DVD serão criados no dobrador especificado (C:\DVDVolume) Agora você pode testá-lo com um jogador do software tal como PowerDVD e então queimá-lo a DVD usando a queimadura DVD do comando do disco: Naturalmente você pode também usar sua aplicação da gravação do favorito DVD tal como Nero queimar também o DVD. O que você aprendeu: Primeiramente você necessita arrastar suas limas ao vídeo & à janela audio do recurso para verificar dos formatos. Você aprende como adicionar capítulos Você aprende como adicionar as ligações às teclas no menu Você aprende como usar o wizard adicionar menus da seleção da cena Você aprende que primeiramente você tem que compilar o DVD no disco e então o gravar. Menu comutado Aprovação, você criou provavelmente já poucos menus e você está começando familiar com o este. Agora você pode empurrá-la mesmo mais adicional com "menus comutados". Este é um pouco mais de trabalho mas ele os olhares certos agradáveis.

22 Está aqui o negócio: Nós temos 3 filmes. Agora nós gostaríamos de criar um menu que olhasse simples, mas sempre que a imprensa do usuário a navegação se abotoa em seu telecontrole não somente que o texto particular será selecionado mas também a imagem na esquerda mudará! Eu di-lo-ei que a direita agora ele não é um negócio grande para criar isto. Você tem duas opções: a) Críe este tudo manualmente e você aprenderá talvez truques novos b) Wizard dos menus comutados do uso "gere" no DVD-laboratório:-) Em um ou outro caso a primeira etapa é idêntica 1. Críe o menu baixo (maneira manual e maneira do wizard) Eu não estou indo gastar aqui muita hora, isto sou um básico. A gota justa um fundo cría o texto do título, os 3 textos direitos para as ligações. Adicione agora um frame vazio. Adicione agora as ligações. Simplesmente arraste e deixe cair um artigo particular do filme do projeto (o controle esquerdo da árvore) ao texto relacionado. O começo com o texto superior assim que a ordem da tecla é do alto. Antes que nós copí este menu a última coisa é à posição de fechamento no os artigos que podem começar movidos provavelmente quando nós trabalharemos nele. Estes são o frame e os 3 textos da ligação. Selecione primeiramente o objeto então na verificação das propriedades de cor a posição de fechamento.

23 Sempre que você objeto locked seleto ele indicará LOCKED e você não pode movê-lo nem resize o: Bom. A base é feita! Neste momento você pode agora seguir o texto seguinte para ver como é feito a maneira manual ou para saltar isto e ver como é feito usando um wizard. 2. Copy este menu outros a dois menus (maneira manual) Criar o menu duplicado é fácil. Certifique-se que você está no menu que você quer duplicado e o "menu" no menu seleto adiciona a duplicata " Faça agora estes 2 x assim que o número total dos menus é Comece trabalhar no primeiro menu (maneira manual) Lido com cuidado, você fará este 3 vezes com algumas mudanças menores. Adicione o vídeo ainda no menu: Isto é muito fácil e se você não souber neste momento a faça este então shame em você (ou em mim para não o dizer) selecionam um ainda-frame do primeiro filme (vale do monumento) na inspecção prévia. Como? Ative apenas a janela particular do filme, a seguir o scroll ao frame que você gosta, comuta ao menu e arrasta e deixa cair o destilador da inspecção prévia ao menu.

24 Resize agora o vídeo-ainda ao tamanho do objeto do quadro, Coloque-o no alto dele e do movimento do clique ao fundo assim que é atrás do objeto do quadro. Os olhares do frame agradáveis mas na maior parte ajudar-nos-ão colocar os destiladores video em outros dois menus em o que aparecerá a mesma posição sem muito esforço. (o frame grosso que está na mesma posição exata em todos os 3 menus cobrirá deslocado ) Bom. Atualmente todas as ligações das teclas ao filme. Neste primeiro menu nós somos APROVADOS com a ligação do vale do monumento. Mas todas as teclas restantes devem ligar aos menus e nós também temos que ajustar-lhes a Automóvel- Ação. Está aqui a lista da ligação (eu rebatizei os filmes e os menus assim que é óbvia o que são) O vale do monumento liga ao monumento do filme (filme1) Las Vegas à ligação ao menu Vegas (menu2) + Automóvel-Ação Ligações de Zion ao menu Zion (menu3) + Automóvel-Ação (estas cores são as mesmas cores que parecem na descrição da ligação abaixo do objeto apenas lhe ajudar reconhecer coisas) Sim, os últimos dois ajustaram a auto ação (ligação da aba), essa meios sempre que o usuário navigate aqui o jogador irá à ligação imediatamente sem esperar à imprensa entra no telecontrole. Aquele é quase ele, mas uma última coisa neste menu deve ser feita.

25 Comute ao general da aba nas propriedades do menu e ajuste Força-Selecionam Btn: a 1 Isto significa que sempre que você está neste menu a primeira tecla (vale do monumento) estará selecionada. Isto é importante desde que o DVD tem o hábito para recordar a última posição das ligações. Isto fá-lo-á reto. Aquele é o menu 1 4. Trabalho no segundo menu (maneira manual) Outra vez o mesmos, aqui você põe um frame video do filme de Las Vegas e muda as ligações a: O vale do monumento liga ao monumento do menu (menu1) + Automóvel-Ação Las Vegas à ligação ao filme Vegas (filme2) Ligações de Zion ao menu Zion (menu3) + Automóvel-Ação E ajuste Força-Selecionam Btn: a 2 5. Trabalho no terceiro menu (maneira manual) Outra vez o mesmos, aqui você põe um frame video do filme de Zion e muda as ligações a: O vale do monumento liga ao monumento do menu (menu1) + Automóvel-Ação Las Vegas à ligação ao menu Vegas (menu2) + Automóvel-Ação Ligações de Zion ao filme Zion (filme3) E ajuste Força-Selecionam Btn: a 3

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

SLIDESHOWS PARA TODOS

SLIDESHOWS PARA TODOS 110 JULHO AGOSTO 2004 2004 / / EDIÇÃO 109 110 NO CD E DVD SLIDESHOWS PARA TODOS Aprenda organizar as suas fotos para uma posterior gravação num CD ou DVD. Tudo com excelentes efeitos visuais e com as suas

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

TUTORIAL. Passo a passo de como criar um vídeo usando o Windows Movie Maker.

TUTORIAL. Passo a passo de como criar um vídeo usando o Windows Movie Maker. TUTORIAL Passo a passo de como criar um vídeo usando o Windows Movie Maker. Abra o Windows Movie Maker clicando em Iniciar > Programas > Windows Movie Maker. Essa será a sua área de trabalho no Editor:

Leia mais

Início Rápido Web. 2015 Release 1 Xojo, Inc.

Início Rápido Web. 2015 Release 1 Xojo, Inc. Início Rápido Web 2015 Release 1 Xojo, Inc. Capítulo 1 Introdução Bem-vindo ao Xojo, O jeito mais fácil de criar aplicativos multi-plataforma para Desktop e Web. Seção 1 Sobre o Início Rápido Web INICIANDO

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Seu manual do usuário ARCSOFT PHOTOBASE http://pt.yourpdfguides.com/dref/536271

Seu manual do usuário ARCSOFT PHOTOBASE http://pt.yourpdfguides.com/dref/536271 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ARCSOFT PHOTOBASE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8 NAPNE / RENAPI Google SketchUp 8 Agosto de 2011 Sumário 1 Introdução... 4 2 Requisitos básicos... 4 3 Itens... 4 3.1 Assista os tutoriais em vídeo... 5 3.2 Leia dicas e truques... 6 3.3 Visite a Central

Leia mais

WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US

WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US BY ERIVANILDO WWW.THEGENIUS.US BY ERIVANILDO Primeiramente se você não possui o Nero "NeroVision Express" baixe e use esse serial "1A25-0806-7130-1281- 9670-3469", esse é o melhor, não

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point - Conceitos Básicos - Faculdade de Tecnologia INED Julho de 2007 Responsável pela obra: Prof. Edwar Saliba

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15 1 Sumário 1. Criando um projeto novo... 4 2. Interface:... 4 3. Abas... 5 3.1. Explorer... 5 3.2. Project Media... 6 3.3. Video Fx... 6 3.4. Transitions... 6 3.5. Customizar... 6 4. Timeline... 6 4.1.

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL INSERÇÃO DE LEGENDAS EM VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Gustavo Benedetti Rossi José

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

COMO DIGITALIZAR E FINALIZAR SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO EM CD 1 Mariana Moura e Marcelo Berg

COMO DIGITALIZAR E FINALIZAR SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO EM CD 1 Mariana Moura e Marcelo Berg COMO DIGITALIZAR E FINALIZAR SEUS PROGRAMAS DE RÁDIO EM CD 1 Mariana Moura e Marcelo Berg Para que possamos digitalizar nossos programas de rádio gravados em fita cassete, utilizaremos: - o próprio gravador

Leia mais

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

Início Rápido Desktop. 2015 Release 1 Xojo, Inc.

Início Rápido Desktop. 2015 Release 1 Xojo, Inc. Início Rápido Desktop 2015 Release 1 Xojo, Inc. Capítulo 1 Introdução Bem-vindo ao Xojo, O jeito mais fácil de criar aplicativos multi-plataforma para Desktop e Web. Seção 1 Sobre o Início Rápido para

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller BrOffice Impress FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta Objetivos: Apresentar conceitos básicos sobre software livre e informática. Apresentar a interface do BrOffice

Leia mais

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ 1 1. Introdução Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ O ImageJ é um software livre (freeware) que pode ser obtido gratuitamente no site http://rsb.info.nih.gov/ij/. Esse software é

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

1. I n t r o d u ç ã o

1. I n t r o d u ç ã o Curso Ed iição de v íídeo d iig iita ll com o V iideostud iio Partte 1 1. I n t r o d u ç ã o F. T. Ferreira ftferreira@sapo.pt O VideoStudio 1 segue um paradigma passo-a-passo, de forma a ser fácil realizar

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Página 1 Conteúdo Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6... 1 O que é o EasyReader?... 4 Atalhos Gerais do Windows... 5 Teclas de Atalho para Windows...

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Roxio Easy CD & DVD Burning

Roxio Easy CD & DVD Burning Roxio Easy CD & DVD Burning Guia de Introdução 2 Começando a usar o Easy CD & DVD Burning Neste guia Bem-vindo ao Roxio Easy CD & DVD Burning 3 Sobre este guia 3 Sobre o conjunto Easy CD & DVD Burning

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Tornando sites mais fáceis para visualização 16

Tornando sites mais fáceis para visualização 16 Primeiros passos com o essential Accessibility 3 O que é essential Accessibility? essential Accessibility : uma visão geral Sobre este manual Como instalar o essential Accessibility Requisitos do sistema

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Curso de Administração de Empresas Curso de Contabilidade. Profª Jucilene Marsura Bibanco Oliveira Informática 1

Curso de Administração de Empresas Curso de Contabilidade. Profª Jucilene Marsura Bibanco Oliveira Informática 1 Curso de Administração de Empresas Curso de Contabilidade Profª Jucilene Marsura Bibanco Oliveira Informática 1 Sumário TUTORIAL POWER POINT 3 Passo 1 4 Passo 2 4 Passo 3 4 Passo 4 4 Passo 5 4 Passo 6

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?...

Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?... 1 Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?... 6 Usando os programas... 7 Partes da janela:... 7 Fechando as janelas...

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Usuário 7. 4 Configurar as opções internas 9

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Usuário 7. 4 Configurar as opções internas 9 Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b da Base de Usuários do KDE em 20/01/2011. Atualizada para a versão 2.0 pela equipe de documentação do KDE Tradução: Marcus Gama Tradução: André

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

nós fazemos o Windows

nós fazemos o Windows GUIA DO APRENDIZ Obrigado! Obrigado por sua aquisição! Nós queremos fazer de sua experiência a mais satisfatória, por isso reunimos dicas para ajudar você a iniciar com o seu computador Gateway. Conteúdo

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+)

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+) Capacitação realizada através de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual - NTE de Volta Redonda Capacitação 2010 Aula4: Utilizando o

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows - Aula 02

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows - Aula 02 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows - Aula 02 Na aula passada conhecemos dois hardwares que fazem parte dos sitema computacional. Foram eles: mouse e o teclado. Conhecemos ainda um exemplo

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

Manual do KMouseTool. Jeff Roush Tradução: Marcus Gama

Manual do KMouseTool. Jeff Roush Tradução: Marcus Gama Jeff Roush Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KMouseTool 6 3 Referência de comandos 7 3.1 A janela principal do KMouseTool............................ 7 4 Dicas 9 5 Perguntas e

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

PDF significa portable document format. É um formato de documento

PDF significa portable document format. É um formato de documento RECURSOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA Toda grande jornada começa com o primeiro passo. Utilizar ferramentas digitais e o processo eletrônico com desenvoltura exige uma formação básica

Leia mais

Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b na KDE UserBase. Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b na KDE UserBase. Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b na KDE UserBase. Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Pré-configuração 6 3 Configurando a interface

Leia mais

Bem-vindo ao Corel VideoStudio Pro X5

Bem-vindo ao Corel VideoStudio Pro X5 Sumário Bem-vindo ao Corel VideoStudio Pro X5........................... 2 Novos recursos e aprimoramentos............................... 4 Conhecer a área de trabalho....................................

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno. 3º Caderno Índice Pg. Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... Conceitos, ferramentas, aplicativos

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

Ajuda disponível no software Klik & Play

Ajuda disponível no software Klik & Play 1 Ajuda disponível no software Klik & Play Esta ajuda não precisa ser lida seqüencialmente, mas consultada como uma referência de acordo com as necessidades do momento. Ela está disponível no help do software.

Leia mais

Mirasys VMS 7.3. Manual do usuário Workstation

Mirasys VMS 7.3. Manual do usuário Workstation Mirasys VMS 7.3 Manual do usuário Workstation CONTEÚDOS Conteúdos... 2 Antes de começar... 3 Iniciando a sessão... 4 Interface de usuário... 8 Navegador... 11 Câmeras... 20 Saídas de Vídeo... 37 Saídas

Leia mais

Windowns Live Movie Maker

Windowns Live Movie Maker Windowns Live Movie Maker PROGRAMA CONECTIVIDADE AMBIENTE VIRTUAL PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CURSO DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO Diretoria de Educação Assessoria de Tecnologias Educacionais Gerência de

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

Tutorial de animação quadro a quadro

Tutorial de animação quadro a quadro Tutorial de animação quadro a quadro quadro a quadro é uma técnica que consiste em utilizar imagens ou fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o seu movimento. Nesse caso, trata-se de relatar

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo.

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. A nova ferramenta para a confecção de livros do Blurb, o BookWright, foi projetado para ser o mais intuitivo possível, mas duas cabeças não pensam da mesma forma. E todos

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação Apostila Índice Apresentando o software...o que são GIF s animadas Programa aberto 2 Criando nova animação 3 Trabalhando as animações 3 Ferramentas 4 Abrir uma figura como animação 5 Barras de ferramentas

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

USANDO PROJEÇÃO POTENTE

USANDO PROJEÇÃO POTENTE A P Ê N D I C E V I N T E C USANDO PROJEÇÃO POTENTE C-1 AVISO Leia a seguinte informação de antemão cuidadosamente, antes de iniciar a instalação do Software Power Cinema. 1. Para instalar o Software Power

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

O OpenOffice.org Impress

O OpenOffice.org Impress 1 O OpenOffice.org Impress O OpenOffice.org Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras, efeitos especiais,

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER 1. Abra o Windows Movie Maker clique em Iniciar > Programas > Windows Movie Maker. Esta será a sua área de trabalho no Editor: Capturar Filme: 2. Capturar vídeo: A captura

Leia mais

SIMÃO PEDRO PINTO MARINHO MANUAL DO PARTE 1 - USO RÁPIDO

SIMÃO PEDRO PINTO MARINHO MANUAL DO PARTE 1 - USO RÁPIDO SIMÃO PEDRO PINTO MARINHO MANUAL MANUAL DO IHMCCmapTools PARTE 1 - USO RÁPIDO Simão Pedro P. Marinho IHCM CMAP TOOLS MANUAL DE USO RÁPIDO Manual criado para uso dos alunos das disciplinas Informática no

Leia mais

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados Construtor Iron Web Manual do Usuário Iron Web Todos os direitos reservados A distribuição ou cópia deste documento, ou trabalho derivado deste é proibida, requerendo, para isso, autorização por escrito

Leia mais

Guia do utilizador Ulead Systems, Inc. Janeiro de 2005. DVD MovieFactory

Guia do utilizador Ulead Systems, Inc. Janeiro de 2005. DVD MovieFactory Guia do utilizador Ulead Systems, Inc. Janeiro de 2005 DVD MovieFactory Ulead DVD MovieFactory versão 4 2000-2005 Ulead Systems, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser

Leia mais

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte:

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte: Tutorial Sobre Como Criar Sprites 3D Utilizando o Editor Gráfico do Word e Sobre Como Manipular Sprites Criados no Word Utilizando o Programa de Criação de Jogos Game Maker Sobre a Primeira Parte: Esta

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0 ArcSoft Total Media HDCam 2.0 1 Introdução Guia de Início Rápido O ArcSoft Total Media HDCam é um software de área de trabalho que combina gerenciamento de mídia e capacidades de reprodução. Gerenciamento

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais