Material de AULA AO VIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material de AULA AO VIVO"

Transcrição

1 REDAÇÃO NO ENEM Afinal, o que houve com a galerinha que fez o ENEM 2014? Mais de 6 milhões de candidatos (mais precisamente ) fizeram essa prova e obtiveram nota zero na redação. Outro número assustador: apenas 250 obtiveram nota Mas, zerar uma redação do ENEM é uma situação muito difícil de ocorrer, basta ver as condições para uma nota tão extrema: Tenho certeza de que você não ficou em nenhuma situação acima, mas ainda não sei como foi sua nota...observe o gráfico geral disponibilizado pelo INEP:

2 Quais as causas para números tão lamentáveis? Material de AULA AO VIVO Tema matando : Desconhecimento em relação ao assunto: Assunto pouco discutido em 2014: A propósito deste último motivo, o ex Ministro da Educação, Cid Gomes, relacionou o resultado ao tema da avaliação em 2013, os alunos tiveram de escrever sobre a Lei Seca, enquanto que em 2014 a dissertação foi sobre publicidade infantil. "A questão da Lei Seca foi muito debatida, a mídia focou muito nisso. Já não houve muita discussão sobre o tema de Não diria que foi mais difícil, pois isso é relativo. Mas é, sem dúvida, um tema que não teve o grau de discussão nacional que teve o de 2013", disse ele. Vamos analisar o tema e perceber o real motivo:

3

4 Basta ler a introdução de alguns alunos e entender o porquê de tantos zeros, de tantas notas baixas. Observe: O que o candidato discutiu: Veja outra introdução de aluno: O que o candidato discutiu:

5 Ou seja, estamos, finalmente, diante do maior motivo para os alunos terem obtido tantas notas baixas: Meus amigos, a discussão não foi nada difícil, olhe na sua casa e você verá a quantidade de brinquedos que seu irmãozinho deve ter (e foi a propaganda que estimulou a isso). Caso você não tenha um pivete em casa, você deve ter parentes, e pergunte aos pais desses pimpolhos como a insistência é frequente para a compra das maravilhas apresentadas na televisão. Em suma, é preciso entender o que aconteceu ano passado a fim de não acontecer mais uma vez este ano, na edição do ENEM Posso lhe dar um bizu, uma grande dica para que não ocorra mais esse problema, que gera 2 situações: O bizu é: Quem lhe deu essa ajuda maior foi o próprio Guia do ENEM 2013 quando criou 5 competências que são o norte de sua prova. Vamos lembrar quais são elas: 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos. Qual delas é a melhor para que você não saia mais do foco do tema? Vamos lá, me diga! O bizu é:

6 NA PRÁTICA Observe os dois temas a seguir e aplique o bizu que passei. Cuidado, veja direitinho a fim de não confundir os temas que criei, ok? Tema 1: Com base na leitura dos textos do painel e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, UM PROBLEMA QUE SURGE EM CASA E QUE EXIGE SOLUÇÕES IMEDIATAS. Apresente proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Leia: Hospitalizada há dez dias depois de ser atingida por uma violenta cotovelada, a auxiliar de produção Fernanda Regina Cezar Santiago, de 30 anos, dorme amarrada por causa das fortes dores de cabeça, segundo o advogado da família, Ademar Gomes. Fernanda está internada no Hospital Regional de Sorocaba em estado grave com a pancada, ela sofreu traumatismo craniano e não tem previsão de alta. A cena, flagrada por uma câmera de segurança, chocou a cidade de São Roque, a 70 quilômetros da capital paulista. O agressor, Anderson Tiago de Oliveira, de 34 anos, está preso. A Justiça decretou a prisão temporária do acusado por 30 dias na última sexta-feira. "Ele demonstrou ser um homem perigoso que pode colocar em risco a vida da vítima se for solto", diz o advogado.

7 Oliveira foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado e está preso na cadeia pública de São Roque. A Polícia Civil irá ouvir pessoas que testemunharam a agressão, ocorrida na entrada de uma casa noturna. Leia: Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº /2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. Homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia. Concordaram com esta afirmação, total ou parcialmente, 91% dos entrevistados em maio e junho de 2013 pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); ao mesmo tempo, 26% concordam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Saiba mais: Pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres (Ipea, marçoabril/2014) Mapa da Violência 2012 Instituto Sangari (abril de 2012) De 1980 a 2010, foram assassinadas no país perto de 91 mil mulheres, 43,5 mil só na última década. O número de mortes nesses 30 anos passou de para 4.297, o que representa um aumento de 217,6% mais que triplicando nos quantitativos de mulheres vítimas de assassinato. De 1996 a 2010 as taxas de assassinatos de mulheres permanecem estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres. Espírito Santo, com sua taxa de 9,4 homicídios em cada 100 mil mulheres, mais que duplica a média nacional e quase quadruplica a taxa do Piauí, estado que apresenta o menor índice do país. Entre os homens, só 14,7% dos incidentes aconteceram na residência ou habitação. Já entre as mulheres, essa proporção eleva-se para 40%. Duas em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres; em 51,6% dos atendimentos foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher. Tema 2: Com base na leitura dos textos do painel e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: FEMINICÍDIO: CRIME HEDIONDO NO PAÍS. Apresente proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

8 A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, em pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV, que sancionará nesta segunda-feira (9), em cerimônia especial no Palácio do Planalto, a lei que tipifica o feminicídio como crime no Brasil. Assim, o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou discriminação de gênero será crime hediondo. "Este odioso crime terá penas mais duras", frisou a presidente. "Esta medida faz parte da política de tolerância zero em relação à violência contra a mulher brasileira", completou. O respectivo projeto de lei foi aprovado na terça-feira (3) em votação na Câmara dos Deputados e entrará em vigor assim que a chefe de Estado o sancionar. A nova lei modifica o Código Penal para introduzir um novo crime e reforma a chamada Lei Maria da Penha, destinada a combater a violência doméstica e de gênero que entrou em vigor em A classificação do feminicídio como "crime hediondo" impede que os acusados sejam libertados após pagamento de fiança, estipula que a morte de mulheres por motivos de gênero seja um agravante do homicídio e aumenta as penas às quais podem ser condenados os responsáveis, que poderão variar de 12 a 30 anos. TEMA 1 Discussão: TEMA 2 Discussão:

9 PARA QUEM QUER PRATICAR MAIS! Conheça a Imaginie, parceira do Desenrolado Cadastre-se e descubra mais sobre uma super ferramenta que vai te ajudar a conquistar seus pontos na Redação do ENEM! Lançamento do plataforma: 17 de abril

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

1º SIMULADO MODELO ENEM

1º SIMULADO MODELO ENEM 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015.

Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. Esquema + Redação Olá! Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. No final deste arquivo, você encontrará a proposta de

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa MARATONA DE ESTUDOS PROPOSTA DE REDAÇÃO Onda de Refugiados na Europa Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido a sua raça, religião, nacionalidade, associação a

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas.

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo: Manifestações racistas, como a recentemente sofrida pela jornalista

Leia mais

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM 1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência PRODUÇÃO DE TEXTO Em Brasília, estudante protesta contra o sistema de cotas Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/cota_racial#/media/file:protesto_contra_o_sistema_de_cotas.jpg

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Proposta de redação: Redução da maioridade penal solução rápida e milagrosa x amolecimento de cláusula pétrea. Redução da maioridade penal: Os jornais impressos ou falados se

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico PRODUÇÃO DE TEXTO Disponível em https://pixabay.com/pt/terra-globo-mundo-ecologia-verde-159123/ - 16 de outubro

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 8 anos

Lei Maria da Penha completa 8 anos 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 6/08/2014 DISCURSO 15 Lei Maria da Penha completa 8 anos Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da Tv Câmara São Paulo. Boa tarde. anos. Amanhã

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 1998. A partir de 2009 o MEC aplicou

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2014. 3º ANO e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2014. 3º ANO e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2014 3º ANO e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE ACORDO

Leia mais

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014.

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Enem Profª Dr. Claudia Toldo Curso de Letras UPF UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Escrever bem (clareza, organização, padrão culto). Usar argumentos em defesa de um ponto de vista fundamentá-los.

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER?

A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? Aprender a escrever é aprender a pensar. SARAMAGO O QUE FAZER PARA TER SUCESSO NA REDAÇÃO? CHAVE PARA O SUCESSO: LEITURA! CHAVE PARA O SUCESSO: CULTURA GERAL! CHAVE PARA

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

Colega da JF/SBC é vítima de feminicídio: Mara Helena, presente!

Colega da JF/SBC é vítima de feminicídio: Mara Helena, presente! Colega da JF/SBC é vítima de feminicídio: Mara Helena, presente! Facebook pessoal. Tomamos conhecimento na tarde desta quinta-feira (27 de dezembro) da morte trágica da colega Mara Helena dos Reis, servidora

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

II. Violência contra a mulher: dados 2015

II. Violência contra a mulher: dados 2015 Dossiê Mulher 2016 7 II. Violência contra a mulher: dados 2015 No estado Rio de Janeiro, as mulheres representam cerca de 52,0% da população total. Em 2015, o percentual de mulheres vítimas de algum delito

Leia mais

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, eliene.costa@hotmail.com.br Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi

A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi A dissertação escolar no ENEM Professor Rógi Rógi Almeida Formação: Letras Português UFPI/ULBRA 18 anos de experiência em Leitura e Produção Textual; Experiência em textos voltados para o ENEM (competências

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern CURSO DE REDAÇÃO Alexandre Linares alexandrelinares@gmail.com Ana Paula Dibbern apdibbern@gmail.com A redação pode mudar a sua vida

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

Profª. Jéssica Galdino

Profª. Jéssica Galdino Profª. Jéssica Galdino O que produziremos? Produziremos textos escritos do tipo dissertativo-argumentativo. Quantas produções por etapa? Teremos, em cada etapa, quatro temas a serem trabalhados; Serão

Leia mais

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações. PROCEDIMENTO ESP.DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA DO JÚRI Nº 2004.71.04.005970-2/RS AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACUSADO : IRENI FRANCO : ZIGOMAR TEODORO : LEOMAR CORREIA : CILDO ANANIAS : SERGIO ANANIAS

Leia mais

Reza 1. Gabriel Francisco de MOURA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP

Reza 1. Gabriel Francisco de MOURA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP Reza 1 Gabriel Francisco de MOURA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP RESUMO Diante de inúmeros casos de abusos infantis no Brasil, a pedofilia é sem dúvida um assunto delicado e

Leia mais

Não Mereço ser Estuprada

Não Mereço ser Estuprada PET-Economia UnB 04 de abril de 2014 Motivação Texto para discussão do IPEA em 27 de março de 2014 Desdobramentos e campanhas feministas Discriminação Conceitos Básicos Relatório BM 2012 Global Gender

Leia mais

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Exame Nacional do Ensino Médio Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim sonia@cem02.net Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro

Leia mais

Indicadores. da situação da mulher no Brasil

Indicadores. da situação da mulher no Brasil Indicadores da situação da mulher no Brasil A Seção INDICADORES do Observatório da Justiça traz, neste mês, de forma simples e didática, números que ajudam a entender a situação de desigualdade da mulher

Leia mais

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno)

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) COMPONENTE CURRICULAR: Redação INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa SÉRIE: 8ª Série / 9º Ano CONTEÚDOS: Eixo Temático IV: 01: Produção de Textos Eixo

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

Penas Restritivas de Direitos. (continuação)

Penas Restritivas de Direitos. (continuação) LEGALE Penas Restritivas de Direitos (continuação) Penas Restritivas de Direitos Espécies O Código Penal traz cinco espécies de penas alternativa: Penas Restritivas de Direitos Espécies Prestação de serviços

Leia mais

ENEM 2017: CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA PARA O ENEM

ENEM 2017: CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA PARA O ENEM CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA 1.000 PARA O ENEM O Me Salva! é um novo jeito de você aprender. A gente criou uma nova experiência de ensino que une conteúdo, relacionamento e tecnologia para ajudar você

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017 CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 07 Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas

Leia mais

Escala horária de propaganda em rede para televisão 08/10/2010 a 29/10/2010

Escala horária de propaganda em rede para televisão 08/10/2010 a 29/10/2010 Justiça Eleitoral Página 1 de 5 Cargo: Presidente Data da propaganda: 08/10/2010 SEXTA-FEIRA PARA O BRASIL SEGUIR MUDANDO 13:00:00 13: 20:30:00 20:40:00 O Brasil Pode Mais 13: 13:20:00 20:40:00 20:50:00

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

PROJETO DE LEI DE DE DE 2016.

PROJETO DE LEI DE DE DE 2016. PROJETO DE LEI DE DE DE 2016. Dispõe sobre o monitoramento eletrônico de agressor por violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito do Estado de Goiás e dá outras providências. A ASSEMBLEIA

Leia mais

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

2º SIMULADO MODELO ENEM

2º SIMULADO MODELO ENEM 2º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO

ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO Prof. Sara Oliveira Semana 23 a 26 de Maio de 2017 INTRODUÇÃO Tema: A Persistência da Violência Contra a Mulher no Brasil (ENEM 2015) REDAÇÃO ENEM (NOTA MÁXIMA) 1)

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO Culpando a vítima A perpetuação de um discurso que estigmatiza as mulheres vítimas de violência sexual Projeto

Leia mais

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 2 Bernardo Soares Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 23 mar A sociedade no século XXI: definições e problemas

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, ALARGANDO AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE PRISÃO PREVENTIVA E LIMITANDO A APLICAÇÃO DA FIGURA DA SUSPENSÃO PROVISÓRIA

Leia mais

Penitenciárias Federais, APAC S e PPP

Penitenciárias Federais, APAC S e PPP Penitenciárias Federais, APAC S e PPP O que são Penitenciárias? São estabelecimentos penais destinado ao recolhimento de pessoas presas com condenação a pena privada de liberdade em regime fechado. Há

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

Fundamentos Socioculturais e Diversidades

Fundamentos Socioculturais e Diversidades NATURALIZAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Fundamentos Socioculturais e Diversidades MÓDULO III Prof.: MSc. Getulio Ribeiro Primeira diversidade percebida entre biológica; (homens e mulheres):

Leia mais

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM 1 ESCLARECIMENTOS GERAIS 1.1 DEFINIÇÃO E FINALIDADE O Concurso de texto dissertativo-argumentativo: modelo ENEM definese como uma simulação da

Leia mais

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar Se você tem uma empresa séria e minimamente organizada, se preocupa em saber se está alcançando seus objetivos. Uma das melhores forma de fazer isso é com uma apresentação de resultados em power point

Leia mais

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a sexta edição de seu Concurso

Leia mais

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O FEMINICÍDIO NO BRASIL: AS INOVAÇÕES NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO 1

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O FEMINICÍDIO NO BRASIL: AS INOVAÇÕES NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO 1 A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O FEMINICÍDIO NO BRASIL: AS INOVAÇÕES NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO 1 Kelvyn Roberto Ali Schulz 2, Maiara De Oliveira Limberger 3, Leandro Rodrigues De Moura 4, Eloisa Nair De

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Ana Teresa Pinto Leal Procuradora da República

Ana Teresa Pinto Leal Procuradora da República Ana Teresa Pinto Leal Procuradora da República Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados Maio 2011 ( Redação segundo as regras no novo Acordo Ortográfico fico) 82% das vítimas v são do sexo feminino

Leia mais

Relatório de Pesquisa PERCEPÇÃO DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA SOBRE VIOLÊNCIA CONTR A MULHER

Relatório de Pesquisa PERCEPÇÃO DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA SOBRE VIOLÊNCIA CONTR A MULHER Relatório de Pesquisa PERCEPÇÃO DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA SOBRE VIOLÊNCIA CONTR A MULHER 2014 Equipe Técnica Diretor Responsável Flavilio Silva Pereira Sociólogo Coordenador da Pesquisa Felipe

Leia mais

Educação por Competências. Dezembro de 2014

Educação por Competências. Dezembro de 2014 Educação por Competências Dezembro de 2014 Vale a pena ser ensinado (na escola) tudo o que une e tudo o que liberta. Tudo o que une, isto é, tudo o que integra cada indivíduo num espaço de cultura e de

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

RECORTES DE IMPRENSA JULHO 2014 COM O APOIO:

RECORTES DE IMPRENSA JULHO 2014 COM O APOIO: RECORTES DE IMPRENSA JULHO 2014 COM O APOIO: ID: 54730427 08-07-2014 Tiragem: 148956 Period.: Diária Âmbito: Informação Geral Pág: 11 Área: 21,34 x 21,55 cm² Corte: 1 de 1 ID: 54747942 09-07-2014 Tiragem:

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades O combate à violência doméstica e ao feminicídio, no Brasil, é amparado, entre outras legislações,

Leia mais

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado.

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado. Redação E aí, galera do Me Salva! Tudo bem? Está chegando o grande dia, não é?! As provas do ENEM acontecerão logo logo, portanto, cá estamos para revisar este assunto: REDAÇÃO. A ideia é traçarmos um

Leia mais

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA Onze anos depois, publicou o livro Sobrevivi... Posso contar, que serviu para denunciar

Leia mais

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO 1 PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos do MÓDULO TEMÁTICO e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativoargumentativo

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 1 DO CONCURSO 1.1. O Desafio UCEFF tem caráter educativo, sendo a participação voluntária e gratuita. 1.2. Não envolve qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem

Leia mais

GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE

GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE Como parte demonstrativa do GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE, segue uma das 23 aulas detalhadas disponibilizadas no curso. AULA 03 OS FORMATOS DA DISCURSIVA CESPE Tradicionalmente, a banca cobrava a discursiva

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA Martha Rocha Deputada Estadual Rio de Janeiro 18/07/2018 Deputada Martha Rocha Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia Presidente da CPI

Leia mais

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

Espionagem americana

Espionagem americana Espionagem americana Proposta de redação: Espionagem americana - Os norte-americanos invadem a soberania de 193 países para coibir o terrorismo nos EUA. ( ) Verdadeiro ( ) Falso WWW.REDIGIRAMAIS.COM.BR

Leia mais

SÓSTENES. CAVALCANTE Deputado Federal

SÓSTENES. CAVALCANTE Deputado Federal SÓSTENES CAVALCANTE Deputado Federal 2 420 Requerimentos Apresentados 578 Proposições Deputado presente e atuante Eleito pelo Rio de Janeiro com 104.697 eleitores, o deputado federal Sóstenes Cavalcante

Leia mais

Salvaguarda da família está neste momento a agravar a violência doméstica contra as mulheres em Moçambique

Salvaguarda da família está neste momento a agravar a violência doméstica contra as mulheres em Moçambique Salvaguarda da família está neste momento a agravar a violência doméstica contra as mulheres em Moçambique Adérito Caldeira, 10 Julho 2017 A salvaguarda da família, recomendada na aplicação da Lei sobre

Leia mais

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO Livro Eletrônico Correção p/ ENEM 8 ( Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas CORREÇÃO DE UMA REDAÇÃO NO PADRÃO ENEM Olá, caros amigos! Tudo bem? É com imensa satisfação que estou aqui para trabalhar

Leia mais

Processo Seletivo UFG 2019

Processo Seletivo UFG 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO UFG Processo Seletivo UFG 2019 CADERNO DE REDAÇÃO LETRAS - LIBRAS SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Leia mais

REDAÇÃO População Carcerária No Brasil

REDAÇÃO População Carcerária No Brasil REDAÇÃO População Carcerária No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e demais convidados, bom dia!

Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e demais convidados, bom dia! 1 Confira o discurso do senador Pedro Taques (PDT-MT) na abertura da Audiência Pública da Subcomissão de Segurança Pública (11.03) Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco Racismo Lei 12.984 de 02/06/2014 Racismo A Lei 12.984/14 define o crime de discriminação dos portadores do vírus

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

TESTES DIREITO PENAL. Aula 4 Prof. Rodrigo Capobianco

TESTES DIREITO PENAL. Aula 4 Prof. Rodrigo Capobianco TESTES DIREITO PENAL Aula 4 Prof. Rodrigo Capobianco (Exame XXIII) Rafael e Francisca combinam praticar um crime de furto em uma residência onde ela exercia a função de passadeira. Decidem, então, subtrair

Leia mais

CJEB - Curso Jurídico Prof.ª Elaine Borges Prática Penal

CJEB - Curso Jurídico Prof.ª Elaine Borges Prática Penal MEMORIAL DEFENSÓRIO DICA: O problema vai falar que trata-se de caso complexo ou com vários réus e o juiz deferiu os memoriais; Ou o problema vai falar que o Promotor de Justiça já apresentou a acusação;

Leia mais