Trabalhar com Blocos de esboço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalhar com Blocos de esboço"

Transcrição

1 Trabalhar com Blocos de esboço Categoria Novos Usuários Tempo necessário 40 minutos Arquivo Tutorial Usado Esboço do assento de carro Blocks.ipt Definir blocos de esboço para capturar configurações geométricas como um conjunto fixo e instâncias lugar do conjunto em um layout de montagem. Em modelos de montagem muitos, configurações geométricas são repetidos. Por exemplo, você pode agrupar geometria de esboço 2D em um bloco de desenho que representa um conjunto de parafuso de carro assento. Você pode colocar instâncias do bloco em seu layout de montagem. Os exemplos são definidos no bloco de esboço. Quaisquer mudanças no delineamento de blocos são automaticamente refletidas pelas instâncias. Você pode criar blocos de esboço aninhados para representar o conjunto do parafuso de carro e colocar instâncias flexíveis de estes blocos em seu layout. Essas instâncias flexíveis reter graus específicos de liberdade que lhes permitem simular a cinemática do conjunto de parafuso. Você começa este tutorial em uma parte existente com geometria de esboço 2D. Objetivos Crie, edite e blocos de esboço formato. Demonstrar cinemática com blocos de esboço. Pré-requisitos Saiba como definir o projeto ativo, navegue espaço do modelo com as ferramentas de vista diferentes, e realizar funções comuns de modelagem, tais como desenho e extrusão. Consulte o tópico da Ajuda "Getting Started" para mais informações. Dicas de Navegação Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior.

2 Começar Abra Blocos carro esboço assento no Autodesk Inventor. 1. Clique Abra. 2. Defina o arquivo de projeto para tutorial_files.ipj. 3. Abra Car Blocks.ipt esboço do assento. Criar Sketch Blocks Depois de abrir o arquivo da peça, observe a presença de um esboço, Sketch1, no navegador Modelo.Clique Sketch1 e você vê toda a geometria na janela de gráficos em destaque. Você pode usar um esboço 2D para criar toda a geometria seu grupo, em seguida, a geometria apropriada em blocos de esboço. 1. Use os comandos de navegação, como cara Ver e Janela Zoom, para posicionar a geometria do sketch na janela de gráficos, conforme mostrado. 2. Clique duas vezes em Sketch1 no navegador Modelo. 3. Janela-selecionar a geometria mais baixa, e clique em Criar Bloco no Painel de layout noesboço de tabulação. Nota: Você pode pré-selecionar geometria e ativar o comando Bloco Criar, ou você pode ativar o comando e selecione a geometria.

3 4. Por nome do bloco, entrará Assy Worm Gear. Você também pode definir o ponto de inserção e adicione uma descrição. O ponto de inserção é onde o bloco de esboço está ligado ao cursor quando instâncias de bloco são colocados. 5. Clique em OK. O bloco de esboço é criado. 6. Expandir Sketch1 no navegador Modelo. Coloque o cursor sobre o desenho de bloco exemplo,worm engrenagem Assy: 1. Os destaques esboço associado geometria na janela de gráficos. Criar bloco cria uma definição de bloco no esboço Blocos pasta e substitui a geometria original do esboço 2D com uma instância do bloco. Expanda a Blocks pasta para ver o Worm engrenagem Assy nó definição do bloco. 7. Você pode criar vários blocos de esboço sem fechar a caixa de diálogo Criar Block. Clique Criar Bloco no Esboço guia e selecione a geometria mostrada. Digite Biela como o nome e clique emaplicar. O bloco é criado, ea caixa de diálogo aguarda selecção da geometria para o bloco seguinte. 8. Selecione a geometria mostrada, e criar o link Placa bloco de esboço. 9. Selecione a geometria mostrada, e criar a Pivot Placa bloco de esboço. 10. Saia do esboço, e salvar o seu arquivo. Editar Sketch Blocks Você pode editar definições do bloco de esboço, quer no contexto ou fora de contexto. O benefício da edição no contexto é a capacidade de adicionar geometria de esboço activa existente ou blocos para a definição do bloco. Com ambos os métodos, você pode adicionar geometria de esboço novo para o bloco.independentemente de como a definição do bloco esboço é editado, as alterações são propagadas para todas as instâncias do bloco. Nota: Você não pode editar uma instância do bloco esboço independente da definição do bloco. 1. Abra Sketch1 para editar. 2. Crie um retângulo que cruza o Worm Assy engrenagem geometria.

4 3. Saia do sketch. 4. Expanda a Blocks pasta, e dê um duplo clique no Worm engrenagem Assy definição. A definição do bloco abre para edição na janela de gráficos, mas a geometria retângulo recémcriado está ausente. É porque a edição é fora do contexto do sketch. Você pode fazer uma nova geometria a acrescentar, mas a geometria que existe fora a definição do bloco não está disponível. 5. Botão direito do mouse e selecione Bloquear Concluir Editar. 6. Abra Sketch1 para editar. 7. Clique duas vezes em bloco exemplo Worm engrenagem Assy: 1, ou botão direito do mouse na instância e selecione Bloquear Editar. Ele abre o Worm engrenagem Assy definição do bloco para edição no contexto de Sketch1. A geometria rectângulo recentemente criado é exposto para a definição do bloco. 8. Selecione a geometria retângulo que você criou. Mantenha pressionada a tecla Ctrl chave, e clique nos quatro linhas do retângulo. Quando todas as quatro linhas estiverem selecionadas, clique com botão direito e selecione Adicionar ao Bloco. Nota: Se você tivesse criado uma nova geometria durante a edição do bloco, a nova geometria é adicionado automaticamente à definição do bloco. 9. Botão direito do mouse e selecione Bloquear Concluir Editar. Nota: Como alternativa, você pode clicar duas vezes no Sketch1 nó navegador para concluir a edição do bloco e voltar para o esboço. 10. Para ilustrar que a definição do bloco mudou, arraste e solte o Worm engrenagem Assy definição do bloco (a partir do Blocos pasta) na janela de gráficos. Worm engrenagem Assy: 2, outra instância de Assy Worm Gear, é criado mostrando a geometria retângulo adicionado quando você editou a definição do bloco em contexto. 11. Saia Sketch1.

5 12. Clique duas vezes no Worm engrenagem Assy definição do bloco em blocos. Ele abre o Worm engrenagem Assy definição do bloco fora do contexto. 13. Excluir a geometria retângulo que você adicionou anteriormente. 14. Botão direito do mouse e selecione Bloquear Concluir Editar. Ambas as instâncias de Assy Worm Gear são atualizados para mostrar a geometria foi removido. Esboço Blocos formato Você pode aplicar propriedades geométricas específicas para esboçar definições do bloco e instâncias.as propriedades geométricas ativos em uma definição de bloco esboço são as propriedades padrão para as instâncias. Entretanto, como com geometria de esboço outro, você pode substituir o formato padrão para os casos de blocos de esboço. Use esta funcionalidade para diferenciar entre casos específicos em seu desenho. 1. Botão direito do mouse o Worm engrenagem Assy definição do bloco no Blocos pasta e selecione Propriedades. 2. Selecione Magenta para Color Line, e clique em OK. Os dois sem-fim de engrenagem Assyinstâncias ficar magenta para refletir o formato novo padrão. 3. Agora, substituir o formato padrão. Botão direito do mouse o Worm Gear Assy: 1 exemplo, e selecione Propriedades. 4. Selecione azul para Color Line e clique em OK, em seguida, clique na janela de gráficos para limpar a seleção. A instância agora é azul.

6 5. De um modo semelhante, mudar a cor do sem-fim da engrenagem Assy: 2 instância paravermelho. 6. Abra Sketch1. 7. Na faixa de opções, clique na guia esboço formato do painel Propriedades de esboço. 8. Na barra de ferramentas Propriedades Sketch, clique na formatação Alternar para alternar entre o formato padrão associado com a definição do bloco eo formato de usuário que você aplicou.o formato padrão é exibido quando a alternância está selecionado. 9. Excluir o Worm engrenagem Assy: 2 exemplo. 10. Redefinir o geométrico propriedades Color Line para o Worm engrenagem Assy definição do bloco e Worm Gear Assy: 1 exemplo de padrão. Você também pode atualizar as propriedades do seu bloco para alterar a localização Ponto de Inserção, a visibilidade, nome do bloco, e uma descrição. Tal como acontece com outro bloco edições, as alterações são feitas para a definição do bloco e refletida em todas as instâncias do bloco. 11. Clique duas vezes no Rod Conexão: 1 exemplo. 12. Clique na janela de gráficos para assegurar que nenhuma geometria está seleccionado. 13. Sem geometria selecionada, clique em espaço aberto na janela de gráficos, e selecionepropriedades do Bloco. 14. Clique Selecione e redefinir o ponto de inserção. O Ponto de Inserção simplesmente define o ponto de ligação entre o cursor e instância do bloco, quando a instância é colocado no esboço. 15. Altere o nome para Rod. 16. Clique em OK. Bloco de definição nome muda para Rod e as mudanças de nome de instância pararod: Use as Propriedades do Bloco para alterar o nome de volta para Biela. 18. Botão direito do mouse e selecione Bloquear Concluir Editar.

7 Nota: Como alternativa, você pode clicar duas vezes no Sketch1 nó navegador para concluir a edição do bloco e voltar para o esboço. 19. Saia do sketch e salvar o seu arquivo. Aninhadas flexíveis Sketch Blocks Quando você seleciona casos de bloqueio para inclusão em um bloco novo desenho, você criar um bloco aninhado. Você usa restrições de esboço, dentro dos blocos aninhados, eo atributo flexível para simular subconjuntos cinemáticas. 1. Abra Sketch1 para editar. 2. Selecione o Worm engrenagem Assy: 1 e bielas: 1 instâncias do bloco. 3. Clique Criar Bloco. 4. Digite Parafuso Rod Assy como o nome do bloco. 5. Clique em OK. Um novo bloco de definição Parafuso Rod Assy é criado. Expandir a definição do bloco para ver a estrutura aninhada. 6. Expanda o parafuso Rod Assy: 1 instância do bloco em Sketch1. O Worm engrenagem Assy: 2e bielas: 2 casos são dependentes do Parafuso Assy Rod bloco. Nota: Quando o parafuso Rod Assy bloco aninhado é definido, o original instâncias Worm engrenagem Assy: 1 e Biela: 1 são excluídos. Nova casos Worm engrenagem Assy: 2 e Rod Conexão: 2 são criados como dependentes no bloco aninhado. 7. Arraste e solte o parafuso Rod Assy definição do bloco (a partir do Blocos pasta) na janela de gráficos. O Parafuso Rod Assy: 2 instância é criada.

8 8. Clique duas vezes Rod Parafuso Assy exemplo no navegador Modelo. A definição do bloco está aberto para em contexto de edição. Toda a geometria alternadas são sombreadas de cinza. 9. Clique duas vezes no Worm engrenagem Assy: 2 instância do bloco, seja no navegador do modelo ou na janela de gráficos. 10. Criar uma linha de centro para baixo do eixo do sem-fim da engrenagem Assy, como mostrado.certifique-se que os terminais de centro são limitados ao Assy Worm engrenagem geometria.esta linha central irá integrar uma restrição colinear com a linha central da haste de ligação. Nota: Ambas as instâncias do Worm Gear Assy atualizar para mostrar a linha central. 11. Botão direito do mouse e selecione Bloquear Concluir Editar. Você volta para a edição doparafuso Rod Assy bloco. Nota: Como alternativa, você pode clicar duas vezes no parafuso Rod Assy nó instância do bloco para terminar a edição do Worm engrenagem Assy bloco. Isso retorna para a edição do Parafuso Rod Assy bloco. 12. Aplicar a restrição colinear entre o Worm Gear Assy e de centro biela. 13. Botão direito do mouse e selecione Mostrar todas as restrições. Os glifos de restrição colineares são mostrados para os dois parafusos Rod Assy instâncias.

9 14. Botão direito do mouse e selecione Ocultar todas as restrições. 15. Clique na geometria Rod Conexão na janela de gráficos e arraste. As instâncias do bloco esboço começar a demonstrar cinemática básicos, devido à restrição colineares. 16. Botão direito do mouse e selecione Bloquear Concluir Editar. Nota: Como alternativa, você pode clicar duas vezes no Sketch1 nó navegador para concluir a edição do bloco e voltar para o esboço. Use restrições esboço entre blocos aninhados para representar a sua montagem. 17. Selecione Parafuso Rod Assy: 2, e usar Gire no esboço guia para rodar como mostrado. 18. Aplicar a restrição coincidente com as instâncias de bloco, como mostrado.

10 19. Clique na geometria canto de qualquer instância do bloco na janela de gráficos e arraste. Uma vez que as instâncias de bloco são constrangidos no nível de esboço, é possível mover as instâncias de bloco em relação um ao outro. No entanto, a geometria dentro dos casos de bloco não mostra nenhum movimento relativo. Para manipular os graus de blocos de instância de liberdade fora das instâncias do bloco, você alternar a instância do bloco para flexível. 20. Botão direito do mouse cada parafuso Rod Assy exemplo, e verificar flexível. 21. Clique seções diferentes da geometria da instância do bloco e arraste para ver o efeito. 22. Experimente com diferentes restrições, tanto dentro das instâncias do bloco e ao nível esboço, e observe como você pode simular a cinemática diferentes. Você começa a ver o poder por trás blocos de esboço aninhados e flexível. 23. Saia do sketch e arrastar a geometria. Com as instâncias de blocos alternados para flexível, os graus de liberdade permanecem expostas no nível da peça. 24. Salve o arquivo e parte de saída. O tutorial está completo. Resumo Neste tutorial, você: Criado blocos de esboço. Editado blocos de esboço. Criado aninhados, blocos de esboço flexíveis e simulados cinemática 2D. Para uma maior utilização dos blocos de esboço, visite o fluxo de trabalho de cima para baixo tutorial.este tutorial demonstra o uso de blocos de esboço no fluxo de trabalho de design top-down. Lembre-se de verificar Ajuda para obter mais detalhes sobre blocos de esboço.

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

45 minutos. Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Abra o arquivo Tutorial

45 minutos. Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Abra o arquivo Tutorial Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 45 minutos Arquivo Tutorial Usado Corpo do cilindro Sub-Assembly.idw Abra um desenho e modificar os estilos de desenho para as dimensões. Aplicar os

Leia mais

Introdução à interface Ribbon

Introdução à interface Ribbon Introdução à interface Ribbon Categoria Novos Usuários Tempo necessário 25 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um arquivo de peça nova. Realize fluxos de trabalho para chamar a atenção para as principais

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - QLIKLVIEW

MANUAL DO USUÁRIO - QLIKLVIEW 1. Seleções No QlikView, a principal forma de realizar consultas é por meio da seleção de valores do campo. Quando você realiza uma seleção, o programa mostra instantaneamente todos os valores do campo

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Kindle Textbook Creator Guia do usuário

Kindle Textbook Creator Guia do usuário Kindle Textbook Creator Guia do usuário Versão 2.7 Copyright 2015 Amazon.com, Inc. ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Página 1 Histórico de revisões Número de revisão Notas da revisão 2.7

Leia mais

Padronização de montagens

Padronização de montagens Padronização de montagens Número da Publicação spse01640 Padronização de montagens Número da Publicação spse01640 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP 5.0 5.3.7.6 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá usar o Windows para executar os utilitários de linha de acesso

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Técnica de Reportagem II (ECO/UFRJ) Paulo César Castro [Criado pela monitora Thamírys Andrade] No presente tutorial, aprenderemos como gerar gráficos

Leia mais

OmniPC 4.2 Guia do usuário

OmniPC 4.2 Guia do usuário OmniPC 4.2 Guia do usuário Utilização prevista O OmniPC é um software destinado aos produtos OmniScan usados em ensaios não destrutivos de materiais comerciais e industriais. Não use o OmniPC para fins

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20 Atividade 20 1. Abra a base de dados Atividade 19 e guarda-a como Atividade 20. 2. Organize o painel dos objetos (à esquerda) por: Tabelas e vistas relacionadas, para que todos os objetos permaneçam junto

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA Como acessar: http://bibliotecadigital.unicruz.edu.br/ Ou através do moodle ead > Bibliotecas > Biblioteca Digital http://ead.unicruz.edu.br/ Inserir RA/Usuário e senha

Leia mais

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Sumário Sumário... 3 Exibição de tutoriais para organogramas cross-browser publicados... 3 Condução de uma pesquisa em um organograma Silverlight

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5 Este guia descreve resumidamente os atalhos de teclado, controles de interface e símbolos de status do telefone do Cisco Unified Attendant Console Compact Edition. Os principais elementos da interface

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

AULA: BrOffice Impress segunda parte

AULA: BrOffice Impress segunda parte AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Montagens Alternadas

Montagens Alternadas Montagens Alternadas Número da Publicação spse01685 Montagens Alternadas Número da Publicação spse01685 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada são

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Prepare Desenhos Finais

Prepare Desenhos Finais Prepare Desenhos Finais Categoria Novos Usuários Tempo necessário 45 minutos Arquivos Tutorial usados hinge.idw hinge.ipt Clamp.idw Cilindro Abrir e rever um desenho, e, em seguida, criar e salvar um desenho

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento.

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento. Bem-vindo ao Word Instruções que você pode editar, compartilhar e imprimir Ao contrário dos antigos guias de usuários, este documento é seu para adaptar exatamente às suas necessidades. Durante a leitura,

Leia mais

Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior.

Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Navegue no Espaço 3D ViewCube SteeringWheel Objetivos Demonstre o Cube Ver e SteeringWheels comandos usando uma combinação de texto, imagens e animações. Entenda ver ferramentas para ajudar a navegar no

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Biblioteca Digital Minha Biblioteca Biblioteca Digital Minha Biblioteca Sumário 1. TELA PRINCIPAL... 4 1.1 Exibição... 4 1.1.1 Visualização em grade... 4 1.1.2 Visualização em lista... 4 1.2 Filtro... 5 1.3 Ordem... 6 1.4 Pesquisar títulos...

Leia mais

CAPÍTULO 21 Integração do Dreamweaver com outros aplicativos

CAPÍTULO 21 Integração do Dreamweaver com outros aplicativos CAPÍTULO 21 Integração do Dreamweaver com outros aplicativos O Macromedia Fireworks MX e o Macromedia Flash MX são ferramentas de desenvolvimento da Web poderosas projetadas para criar imagens gráficas

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB  CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB HTTP://SOURCEFORGE.NET/PROJECTS/PETRILAB/ CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE SOUZA @ UFRJ Sumário 1. Download e instalação... 1 2. Interface... 2 3. Inserir elementos...

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

(INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA)

(INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA) (INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA) Ferramenta 1 -NetBeans 8.1 GUI Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Aula 11 Windows Movie Maker

Aula 11 Windows Movie Maker Novo Abrir Salvar Desfazer Refazer Mostrar ou Ocultar o Painel Tarefas de Vídeos Mostrar ou Ocultar o Painel Coleções Local Um nível acima Pasta Nova Coleção Modos de exibição COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Neste tutorial, você constrói uma base de grampo de montagem utilizando geometria de esboço e técnicas de construção comuns.

Neste tutorial, você constrói uma base de grampo de montagem utilizando geometria de esboço e técnicas de construção comuns. Criar Base de Dados Neste tutorial, você constrói uma base de grampo de montagem utilizando geometria de esboço e técnicas de construção comuns. Objetivos Criar um plano de trabalho que corta a parte para

Leia mais

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac Atalhos do Keynote for Mac Português É possível utilizar os atalhos de teclado para realizar várias tarefas rapidamente no Keynote. Para utilizar um atalho de teclado, pressione todas as teclas do atalho

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell

Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell Stephen P. Allewell 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Interface do Usuário 6 2.1 Janela principal do SymbolEditor............................. 6 2.1.1 Janela do Editor................................... 6 2.1.2

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Autodesk Inventor 9 DocTec4 Construção de um Modelo Tridimensional Parte 1

Autodesk Inventor 9 DocTec4 Construção de um Modelo Tridimensional Parte 1 TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk Inventor

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Guia do operador de inscrição. Sistema doavigilon Access Control Manager

Guia do operador de inscrição. Sistema doavigilon Access Control Manager Guia do operador de inscrição Sistema doavigilon Access Control Manager 2016, Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedido por escrito, nenhuma licença é

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais