PROCESSO LEGISLATIVO DE REFORMA DA LOM e do RI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO LEGISLATIVO DE REFORMA DA LOM e do RI"

Transcrição

1 PROCESSO LEGISLATIVO DE REFORMA DA LOM e do RI

2 PROCESSO LEGISLATIVO DE REFORMA DA LOM e do RI 1 - AUTONOMIA MUNICIPAL. 2 - HIERARQUIA DAS LEIS. 3 - INICIATIVA. 4 - TÉCNICA LEGISLATIVA (LC 95/98). 5 - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA (É DA LOM, DE LEI COMPLEMENTAR OU ORDINÁRIA?) 6 - TRÂMITE (COMISSÕES, PLENÁRIO...) 7 - QUÓRUM. 8 - TURNOS DE VOTAÇÃO. 9 - SANÇÃO E PROMULGAÇÃO PUBLICAÇÃO REVOGAÇÃO DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE.

3 I - AUTONOMIA MUNICIPAL. A Autonomia (CF. art. 18): compreende a competência exclusiva para instituir sua Carta Organizacional (Lei Orgânica) como prevê o art. 29 e o exercício das competências previstas no art. 30. Antes da CF/88: LOM s instituídas por LC s Estaduais salvo duas ou três exceções. Tal qual a CF e as Estaduais, a modificação da LOM se faz através de EMENDAS conforme as iniciativas legitimadas na própria Lei Orgânica.

4 II - HIERARQUIA DAS LEIS. Dentro de suas respectivas esferas de competência material, não há hierarquia entre as leis municipais, estaduais ou federais. Entretanto, o ordenamento infra-constitucional não pode ferir a Constituição, sob pena de inconstitucionalidade por vício material (ofensa à competência material) ou por vício formal (não atendimento da prescrição constitucional): ex. duas votações e interstício de 10 dias na aprovação da LOM e das emendas.

5 II - HIERARQUIA DAS LEIS. A prevalência/hierarquia ocorre em relação às Constituições. As CE s não podem confrontar a CF, assim como todo o ordenamento infra-constitucional de qualquer dos poderes. Celso R. Bastos: Toda vez que o ato inferior extrai o seu fundamento de validade de outro, este lhe é superior, e, em conseqüência, instaura-se uma relação hierárquica.

6 II - HIERARQUIA DAS LEIS. Obs. Não há hierarquia entre Leis Complementares e Leis Ordinárias. A LOM é a lei maior do Município, é sua Carta Organizacional e estabelece normas e princípios legislativos gerais submetendo toda a legislação complementar e ordinária e, claro, também o Regimento Interno. No confronto de normas entre LOM e RI, prevalece a Lei Orgânica. Importa distinguir o que é matéria de competência de um ou outro.

7 II - HIERARQUIA DAS LEIS. Algumas LOM prevêem o processo de reforma ou revisão do RI mas, na maioria dos casos, os próprios Regimentos tratam do assunto. Os RI s são criados mediante Resolução em dois turnos de discussão e votação e quorum especificado no próprio Regimento ou na LOM. Tais Resoluções são de iniciativa exclusiva da Câmara Municipal.

8 III INICIATIVA. Iniciativa é o momento em que se deflagra o processo legislativo: I - Iniciativa geral ou concorrente: é a regra geral. Compete ao Prefeito, Vereadores, Comissões e aos cidadãos (iniciativa popular); II - Iniciativa privativa ou reservada: apenas um dos poderes a exerce sobre as matérias previstas constitucionalmente.

9 III INICIATIVA. A iniciativa reservada pode ser: a) - do Prefeito: nas matérias relativas a direitos e vantagens dos servidores públicos, regime jurídico, criação de cargos, aumento de remuneração do pessoal do executivo, organização administrativa da Prefeitura e matéria orçamentária; b) - da Câmara (Mesa Diretiva): estrutura organizacional da Câmara (criação de seus serviços), criação de cargos da Câmara e fixação dos subsídios dos agentes políticos.

10 III INICIATIVA. 3 - Iniciativa vinculada: consiste na obrigação de se apresentar determinado projeto de lei em épocas legal e constitucionalmente determinadas. Ex. orçamentos (PPA, LDO e LOA), fixação dos subsídios dos agentes políticos. 4 - Iniciativa popular: trata da apresentação de projetos pelos cidadãos. Não se aplica aos projetos de iniciativa exclusiva reservada aos Poderes do Município.

11 III INICIATIVA. 3.1 Iniciativa de projeto de emenda à LOM. A Constituição Federal e as Constituições Estaduais não conferem iniciativa legislativa popular para as LOM. Qualquer alteração ou modificação na LOM será feita sempre através de Projeto de EMENDA. Muitas Câmaras reservam a iniciativa de Emendas à LOM apenas para os Vereadores e o Prefeito. Outras admitem a iniciativa popular, como a LOM de Curitiba.

12 III INICIATIVA. Na CF, nas CE s e nas LOM s a competência ORIGINÁRIA é exclusiva dos parlamentares e, por isso, conforme, doutrina, não caberiam Emendas Populares. De fato, para as EC s não foi conferida a iniciativa popular. Para Emendas à LOM, muitos municípios admitem a iniciativa popular.

13 III INICIATIVA. A questão da iniciativa popular para fixação dos subsídios dos Prefeitos e Secretários (CF Art. 29 (...)... V - subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal, observado o que dispõem os art. 37, XI, 39, 4º, 150, II, 153, III, e 153, 2º, I; (Redação da EC nº 19/98. Se a CF atribui a iniciativa à Câmara, entende-se que ela não legitimou nem o Prefeito, nem a população. Por isso, não cabe iniciativa popular para fixação dos subsídios do Prefeito e Secretários. - Mas, e dos Vereadores?

14 III INICIATIVA. A questão da remuneração dos Vereadores (CF, art. 29) VI - subsídio dos Vereadores fixado por lei de iniciativa da Câmara Municipal, na razão de, no máximo, setenta e cinco por cento daquele estabelecido, em espécie, para os Deputados Estaduais, observado o que dispõem os arts. 39, 4º, 57, 7º, 150, II, 153, III, e 153, 2º, I; VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: (EC nº 25, de 2000). Se por lei, cabe a iniciativa popular; se por Resolução, não.

15 III INICIATIVA. 3.2 Iniciativa de projeto de modificação do Regimento Interno. Câmaras: colegiados compostos de diversos segmentos políticos da sociedade. Espelham o pluralismo político, previsto no art. 1º, V, da CF. Como os colegiados em geral, (Associações, Conselhos, Condomínios, etc.) as Câmaras definem o seu próprio Regimento Interno para reger o seu funcionamento....

16 III INICIATIVA. 3.2 Iniciativa de projeto de modificação do Regimento Interno, Somente os membros do colegiado têm competência e iniciativa para instituir ou modificar o seu próprio RI, respeitada a legislação vigente, sob pena de o próprio RI (todo ou parte), ter questionada sua legalidade ou constitucionalidade. Após aprovado o Regimento Interno pelos integrantes do colegiado, ele é instituído por Decreto do Prefeito.

17 IV - TÉCNICA LEGISLATIVA (LC 95/98). Em qualquer norma (Constituição, LC s ou ordinárias, decretos, resoluções ou portarias) deve ser observada a boa técnica legislativa (Lei Complementar Federal nº 95/98). A técnica legislativa visa melhor compreensão e interpretação das leis, padronizando os textos legais. Enfim, trata de estruturar os textos organicamente, em começo, meio e fim.

18 V - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA. (LC, LEI ORDINÁRIA, LOM E RI). As competências legislativas são definidas na Constituição Federal. No ordenamento legislativo municipal as matérias são definidas na seguinte ordem: 5.1 Matérias de competência da LOM. A LOM dispõe sobre matérias de natureza permanente e definição de quorum especial de 2/3. São matérias que tratam da organização, estrutura e funcionamento dos poderes do município, etc. São matérias de Lei Orgânica: (ver apostila)

19 V - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA. (LC, LEI ORDINÁRIA, LOM E RI). 5.2 Matérias de competência de Lei Complementar. As LC s: matérias de duração permanente que não devem ser modificadas amiúde. Dependem de maioria absoluta dos Vereadores para aprovação. Complementam a Lei Orgânica. A CF dispõe sobre as matérias a serem reguladas por LC. (Ex. Organização dos Tribunais, Ministério Público, matéria Tributária, finanças públicas, previdência social e privada,..etc.).

20 V - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA. (LC, LEI ORDINÁRIA, LOM E RI). 5.2 Matérias de competência de Lei Complementar. Entendemos que não cabe aplicação simétrica aos Estados e Municípios, dadas as diferentes competências. Nos municípios as LC s tratam do Plano Diretor, dos Códigos em Geral (Tributário, de Obras e Posturas), de Estatutos dos Servidores e do Magistério ou, conforme dispõe a própria LOM.

21 V - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA. (LC, LEI ORDINÁRIA, LOM E RI). 5.3 Matérias de competência de Leis Ordinárias, de caráter mais geral. As Leis Ordinárias tratam da legislação mais comum e de caráter transitório e sua aprovação depende de maioria simples, mas presença da maioria absoluta da Casa.

22 V - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA. (LC, LEI ORDINÁRIA, LOM E RI). 5.4 Matérias de competência do Regimento Interno. De natureza interna corporis os Regimentos não vinculam nem obrigam o Prefeito ou Servidores, nem mesmo os da própria Câmara. P. ex., não é matéria regimental dispor que o Prefeito deva remeter documentos ou informações em tal ou qual prazo, ou sobre faltas e punição dos seus servidores. Isso são matérias de LOM ou lei ordinária.

23 V - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA. (LC, LEI ORDINÁRIA, LOM E RI). 5.4 Matérias de competência do Regimento Interno. Os Regimentos tratam da estruturação e funcionamento da Câmara, nos seguintes tópicos, em resumo: (seguir apostila)

24 VI - TRÂMITE (COMISSÕES, PLENÁRIO...). 6.1 Projeto de Emenda à LOM: O trâmite legislativo das Emendas à LOM deve estar previsto na própria Lei Organizacional ou, então, conter disposição conferindo atribuições ao Regimento Interno. Os Projetos de Emenda à LOM terão numeração própria e, aprovadas, independem de sanção do Prefeito e são promulgadas pela Mesa Diretiva.

25 VI - TRÂMITE (COMISSÕES, PLENÁRIO...). 6.1 Projeto de Emenda à LOM: Aprovadas, seguem numeração seqüencial, independentemente de ano, tal como as Emendas Constitucionais, p. ex. 01/2013, 02/2014, 03 e 04/2015,... A tramitação das emendas não depende de Regimento Interno Especial assim como foi para a elaboração da LOM originária.

26 VI - TRÂMITE (COMISSÕES, PLENÁRIO...). 6.2 Projeto de Resolução p/alterar o RI: O trâmite para os projetos de Resolução para alteração do RI, são os previstos na LOM ou no próprio Regimento. Aprovados, são promulgados pela Mesa Diretiva.

27 VII - QUÓRUM. 7.1 LOM: quorum para apresentação de emenda e aprovação Inobservância - conseqüências: A inobservância do quorum além de nulidade, resulta em inconstitucionalidade da Emenda por vício formal, i. é, não atendeu a forma prevista na Constituição Federal. Além do quorum é de fundamental importância o interstício de 10 (dez) dias entre o primeiro e o segundo turnos de votação.

28 VII - QUÓRUM. 7.1 LOM: quorum para apresentação de emenda e aprovação Para propor emendas à LOM: O processo legislativo de emenda à LOM deve estar previsto no próprio Estatuto Organizacional: iniciativa, quorum, discussão e votação e promulgação. O quorum para a iniciativa dos Vereadores é de 1/3; do eleitorado 5% (cinco por cento), além da iniciativa do Prefeito.

29 VII - QUÓRUM. 7.1 LOM: quorum para apresentação de emenda e aprovação Quorum para aprovação da Emenda à LOM. O quorum para aprovação de Emenda é o fixado na Constituição Federal: 2/3 dos Vereadores em cada turno. No cálculo para obtenção do quorum em relação ao número de vereadores, arredonda-se para o número inteiro para cima. Ex. 13 vereadores 2/3 = 8,66 arredonda-se para 9 (nove).

30 VII - QUÓRUM. 7.2 RI: quorum para apresentação de alteração e aprovação: Para propor modificação no Regimento Interno. Qualquer Vereador pode propor modificação no Regimento Interno. O processo legislativo para alteração deve estar previsto no próprio RI. Não se justificaria exigência de maioria absoluta dos Vereadores para deflagrar o processo de alteração do RI.

31 VII - QUÓRUM. 7.2 RI: quorum para apresentação de alteração e aprovação: Quorum para aprovação de alteração do RI. Em geral o quorum para de alteração ao RI é da maioria absoluta, o que é juridicamente salutar. Por se tratar de instrumento de organização interna da Câmara e pela necessidade de permanente atualização, não se justifica exigência de quorum elevado de 2/3, por exemplo. A LOM pode estabelecer esse quorum.

32 VIII - TURNOS DE VOTAÇÃO. 8.1 Dos projetos de Emenda à LOM. Os projetos de Emenda à LOM serão votados em DOIS turnos, com interstício mínimo de 10 (dez) dias.

33 VIII - TURNOS DE VOTAÇÃO. 8.2 Dos projetos de Resolução para alteração do Regimento Interno. Os Regimentos Internos são aprovados e instituídos por Resolução da Câmara que tem poderes para regular seu próprio funcionamento. Seguem pelo exame de admissão e constitucionalidade (CCJ) e, se for o caso, as Comissões de Mérito. Regra geral, as votações são em dois turnos.

34 IX - SANÇÃO E PROMULGAÇÃO. A LOM e o Regimento Internos não dependem de sanção do Prefeito. As Emendas da LOM e as Resoluções são promulgados pela Mesa Diretiva da Câmara. A promulgação atesta que os trâmites legislativos foram atendidos.

35 X - PUBLICAÇÃO. A publicação, - condição de validade das Emendas e Resoluções -, segue as mesmas regras das normas em geral. José Afonso da Silva: A diferença entre a promulgação e a publicação é que a primeira tem por objetivo dar conhecimento da existência da lei para os órgãos da administração, aos encarregados de dar a sua execução, enquanto a publicação dá conhecimento aos particulares. Pela promulgação a lei torna-se eficaz para as pessoas administrativas e pela publicação a eficácia é para o público

36 XI - REVOGAÇÃO. Por se tratar de normas especiais, a LOM e o RI não contem cláusulas de revogação ao final do texto, já que são únicas. Os dispositivos da LOM e do RI que se pretenda revogar, se fará através de Projeto de Emenda e Projeto de Resolução, respectivamente.

37 XI - REVOGAÇÃO. Devido a vigência das Leis no tempo, é da boa técnica legislativa que continue constando no texto os dispositivos revogados e o número da Emenda ou Resolução que os revogaram, na forma tachada. Ex. Art. 57. Fica estabelecido,... (Revogado pela Emenda nº 06/2015)

38 XII DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. A LOM e o RI podem conter dispositivos considerados inconstitucionais. Para evitar isso as CCJ por ocasião do exame de admissibilidade, opinam pela constitucionalidade ou não dos Projetos. Trata-se pois do chamado controle prévio de constitucionalidade, semelhante ao VETO do Prefeito nos Projetos que exijam sua sanção. Por essa razão, os vetos por inconstitucionalidade parcial ou total, devem ser motivados, com expressa menção do texto constitucional ferido.

39 XII DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. Na Constituição Federal (e na Estadual) estão previstos os órgãos legitimados para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade: (apostila) Em qualquer instância judicial, pode ser arguida a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, para que o Juiz declare, incidentalmente, e a reconheça. Essa declaração, entretanto, valerá apenas para as partes no processo.

40 XII DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. Como se vê, o Prefeito, mesmo não tendo participação na elaboração legislativa da LOM ou do RI, tem legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade. A Declaração de Inconstitucionalidade, como é o nome da ação, é meramente declaratória e por si só, não retira a lei ou ato normativo do mundo jurídico, sendo necessário que o órgão competente (Câmara Municipal) o faça através de Decreto Legislativo, negando validade por inconstitucionalidade. (FIM)

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! PROCESSO LEGISLATIVO DA LDO JACQUELINE KOWALSKI PROCURADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA PROCESSO LEGISLATIVO É O MEIO PELO QUAL AS LEIS

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

A Organização do Município e de seus Poderes

A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município Brasileiro CF-88 Art. 29 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez

Leia mais

O Processo Legislativo de Reforma da LOM e RI

O Processo Legislativo de Reforma da LOM e RI O Processo Legislativo de Reforma da LOM e RI A Unipública Conceituada Escola de Gestão Municipal do sul do país, especializada em capacitação e treinamento de agentes públicos atuantes em áreas técnicas

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS Art.18 da CE: Emenda Constitucional Lei Complementar Lei Ordinária Lei Delegada Decreto Legislativo Resolução NORMAS

Leia mais

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 Sumário NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO

Leia mais

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas:

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: 1ª Fase INICIATIVA = A iniciativa é a proposta de edição de direito

Leia mais

Processo Legislativo 07/01/2019

Processo Legislativo 07/01/2019 /professorpaulonasser Processo Legislativo Conceito: É o conjunto de atos previstos na Constituição pelos quais se elabora, altera ou substitui as espécies normativas estabelecidas pelo ordenamento constitucional

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

APRECIAÇÃO DO PPA E LDO PELA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva

APRECIAÇÃO DO PPA E LDO PELA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva APRECIAÇÃO DO PPA E LDO PELA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. PROCESSO LEGISLATIVO É o meio pelo qual são feitas as leis. Art. 59 a 69 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988. Fases do

Leia mais

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Fase constitutiva A fase constitutiva abrange a deliberação parlamentar (exame, discussão e votação); e deliberação executiva

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra-. Profª. Liz Rodrigues Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra- - Iniciativa legislativa: é a faculdade

Leia mais

PELA REDUÇÃO DO SALARIO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO JÁ!

PELA REDUÇÃO DO SALARIO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO JÁ! PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL DE INICIATIVA POPULAR Projeto de Iniciativa Popular de Emenda à Constituição do Estado do Espírito Santo, que altera os Art.49, 2º e art. 26, IV, a a,b,c,d,e,f. PELA REDUÇÃO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Municípios Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS CAPÍTULO IV DOS MUNICÍPIOS Art. 29. O Município reger-se-á por lei

Leia mais

A Reforma do Regimento Interno. Dia 22 - das 9h às 12h O Processo Legislativo de Reforma da LOM e RI. Dia 22 - das 13h30 às 17h30

A Reforma do Regimento Interno. Dia 22 - das 9h às 12h O Processo Legislativo de Reforma da LOM e RI. Dia 22 - das 13h30 às 17h30 A Reforma do Regimento Interno Dia 22 - das 9h às 12h O Processo Legislativo de Reforma da LOM e RI Dia 22 - das 13h30 às 17h30 Pontos Passíveis de Reforma no Regimento Interno (parte 1) Dia 23 - das 9h

Leia mais

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno Prof. Alexandre Magno www.concursovirtual.com.br 1 DOS VICE-PRESIDENTES SUBSTITUIR O PRESIDENTE NA ÓRDEM. SE SUBSTITUÍREM NA ÓRDEM. ASSUMEM A PLENITUDE DO CARGO NOS CASOS DE IMPEDIMENTO

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59.

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Processo Legislativo: Introdução. Tipologia dos procedimentos. Procedimento legislativo comum ordinário 27 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Ari Vainer Outubro de 2012

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Ari Vainer Outubro de 2012 O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Ari Vainer Outubro de 2012 I - INTRODUÇÃO AS FASES DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 1 Elaboração da Proposta Orçamentária; 2 Análise, Votação e Aprovação da Lei

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Lei Delegada: ato normativo primário elaborado

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014 ORÇAMENTO Paula Freire 2014 PRINCÍPIOS Exclusividade Universalidade Unidade Anualidade Programação O PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE Art. 165, 8, da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Controle Preventivo: Comissões de Constituição e Justiça e Veto Jurídico. Profª. Liz Rodrigues - Noções gerais: o controle de constitucionalidade

Leia mais

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Representante: Exmo. Senhor Prefeito do Município de Barra do Piraí Representado: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Município de Barra do Piraí Relator:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Superveniência de constituição

Superveniência de constituição Superveniência de constituição Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Superveniência

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MÁRIO CAMPOS Estado de Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MÁRIO CAMPOS Estado de Minas Gerais LEI COMPLR Nº 45, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a numeração e organização das Leis Municipais e da outras O Povo do Município de Mário Campos, por seus representantes, aprovou, e eu, Prefeito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: Fábio Ramos 2015 FGV TJ/PI Analista Judiciário Escrivão Judicial 1. A Constituição de 1988, ao enunciar os seus princípios fundamentais, fez menção, em seu art. 1º, à

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 003/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 003/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo

Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo 18/01/2019 Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo Professor: Luís Alberto Análise das fases do processo legislativo - 03 Resumo É possível que haja emendas parlamentares em projetos de

Leia mais

A DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO NA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva.

A DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO NA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. A DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO NA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. 1 Processo legislativo: Conceito É o meio pelo qual são feitas as leis. Art. 59 a 69 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 001/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 Sumário CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 1. Introdução...1 2. Pressupostos Teóricos do Controle de Constitucionalidade...2 3. Supremacia Constitucional Fundamento do Mecanismo de Controle de Constitucionalidade...2

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM Parecer 039/13/PJM Consulente: Prefeito. Assunto: Controle preventivo de constitucionalidade. Referência: Processo Administrativo nº. 564/2013. Ementa: DIREITO CONSTITUCIONAL. PROCESSO LEGISLATIVO. PROJETO

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Redação Aplicada Prof. João Dino dos Santos Programa do Curso Assessor de Sucesso. Objetivo geral:

PROGRAMA DE CURSO. Redação Aplicada Prof. João Dino dos Santos Programa do Curso Assessor de Sucesso. Objetivo geral: PROGRAMA DE CURSO Redação Aplicada Prof. João Dino dos Santos Programa do Curso Assessor de Sucesso Objetivo geral: - Oferecer estratégias de assessoramento parlamentar com aumento da capacidade de intervenção

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo DIAP Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar www.diap.org.br REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase constitutiva: inclui a discussão, votação, aprovação e sanção (ou veto) do PL. Começa com a apresentação do PL à Casa Iniciadora,

Leia mais

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC.

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC. Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Constitucional Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 21 PROCESSO LEGISLATIVO (PROCEDIMENTOS ESPECIAIS) 1 O

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Curso de REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL

Curso de REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL Curso de REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL TÍTULO IX DAS PROPOSIÇÕES SUJEITAS A DISPOSIÇÕES ESPECIAIS Prof. Paulo Mohn 2016 CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO - PAULO MOHN 1 REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL

Leia mais

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 COM AS ALTERAÇÕES: (Emenda à Lei Orgânica nº 01, de 17 de maio de 1990. Emenda à Lei Orgânica nº 02,de 29 de novembro de 1991. Emenda

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo I Prof. ª Bruna Vieira 1. Processo legislativo (art. 59 ao 69 da CF) É o procedimento formal que deve ser seguido pelos órgãos e pessoas que têm a função de elaborar as normas jurídicas,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França.

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França. Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Ciclo Orçamentário : Conceito: o ciclo orçamentário (processo orçamentário) corresponde ao período de tempo em que se

Leia mais

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA Conceito Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: a) impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição (incompatibilidade

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE Professora: Carolinne Brasil CONSTITUCIONALIDADE 1. O Conselho Federal da OAB ajuizou, junto ao STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI),

Leia mais

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO aula 4 Tema: 1) Direito Material x Direito Processual Denis Domingues Hermida I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL DIREITO MATERIAL: conjunto de normas que disciplinam as relações

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). 1 NOTA TÉCNICA Nº 15/2013 Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais

Leia mais

Estado de Mato Grosso CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA Plenário das Deliberações

Estado de Mato Grosso CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA Plenário das Deliberações PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 017/2016 SÚMULA: ALTERA O DISPOSTO NA SESSÃO III (DAS VOTAÇÕES) DO CAPÍTULO I DO TÍTULO VII DA RESOLUÇÃO Nº 078/95 QUE DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

ORIGEM: Processo Administrativo N (...)/2004

ORIGEM: Processo Administrativo N (...)/2004 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno PARECER de CONTROLE Nº 010/05 ENTIDADE SOLICITANTE: Procuradoria Jurídica

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

PARECER JURÍDICO À EMENDA Nº 01 AO PROJETO DE EMENDA À LOM Nº 16/2015

PARECER JURÍDICO À EMENDA Nº 01 AO PROJETO DE EMENDA À LOM Nº 16/2015 Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Pouso Alegre, Minas Gerais, Pouso Alegre 07 de junho de 2016. PARECER JURÍDICO À EMENDA Nº 01 AO PROJETO DE EMENDA À LOM Nº 16/2015

Leia mais

Diminuição do financiamento das políticas públicas; Estado Mínimo; Congelamento, por 20 anos, do orçamento; Prejudica a sociedade, serviços públicos

Diminuição do financiamento das políticas públicas; Estado Mínimo; Congelamento, por 20 anos, do orçamento; Prejudica a sociedade, serviços públicos PEC 241/2016 Diminuição do financiamento das políticas públicas; Estado Mínimo; Congelamento, por 20 anos, do orçamento; Prejudica a sociedade, serviços públicos e os servidores; Modifica critérios para

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Legislativo Procedimentos Especiais 1) FGV - OF CHAN MRE () Considerando os referenciais de estabilidade e permanência da ordem constitucional, bem como os limites

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (Continuação) Medidas Provisórias (art. 62) Atos normativos excepcionais e céleres, para situações

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teto, teto específico e subteto de remuneração. Limites definidos na Constituição Federal de 1998, com alteração feita pelas Emendas Costitucionais nº 41 e nº 47 Marcos Antonio da

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 1.120, DE 2007

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 1.120, DE 2007 PROJETO DE LEI Nº 1.120, DE 2007 Autor: Deputado RODRIGO ROLLEMBERG : I RELATÓRIO Em exame o Projeto de Lei em epígrafe, de autoria do nobre Deputado RODRIGO ROLLEMBERG, que tem por objetivo dispor sobre

Leia mais

ACERCA DA FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS MUNICIPAIS.

ACERCA DA FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS MUNICIPAIS. PARA OS PREFEITOS, PREFEITAS, SECRETÁRIOS E ASSESSORES MUNICIPAIS DO RN - Abaixo, Nota Técnica explicativa e esclarecedora da FEMURN, ACERCA DA FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS MUNICIPAIS. Saudações

Leia mais

Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito.

Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito. Ofício Circular n /2017 Exmo(a). Sr(a). Prefeito(a) do Município Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 08 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 80 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Câmara Municipal de Teofilândia publica:

Câmara Municipal de Teofilândia publica: Câmara Municipal de Teofilândia 1 Segunda-feira Ano VI Nº 95 Câmara Municipal de Teofilândia publica: Projeto de Lei Nº 02 de 03 de junho de 2014 - Reajusta a remuneração dos servidores da Câmara de es

Leia mais

Porto Alegre, 23 de novembro de Orientação Técnica IGAM nº /2017

Porto Alegre, 23 de novembro de Orientação Técnica IGAM nº /2017 Porto Alegre, 23 de novembro de 2017. Orientação Técnica IGAM nº 30.639/2017 I. O Poder Legislativo do Município de Guaíba, RS, por meio do servidor Fernando, solicita análise e orientações acerca do projeto

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: 1 Terça-feira Ano IX Nº 611 Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Lei Municipal N. 565/2016 30 de Agosto de 2016 - Dispõe sobre a fixação dos subsídios dos Vereadores da Câmara Municipal de Aurelino

Leia mais

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 DISPÕE SOBRE NORMAS GERAIS A SEREM OBSERVADAS PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NA ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO. DATA: 14 de novembro de 2012.

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Oliveira dos Brejinhos - Bahia Poder Executivo Ano Nº IX Nº 572 25 de Abril de 2016 LEIS LEI Nº 59 DE 17 DE MARÇO DE 2016. LEI Nº 60 DE 17 DE MARÇO DE 2016 RESUMO DO DIÁRIO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Tramitação Legislativa Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Por fim, ressalte-se que, embora a competência para a elaboração das leis orçamentárias já seja dos

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

Classificação das normas constitucionais

Classificação das normas constitucionais Classificação das normas constitucionais Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito Classificação das normas constitucionais Normas de eficácia: plena, contida e limitada Classificação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Declaratória de Constitucionalidade Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da Ação Declaratória de Constitucionalidade: Art.

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais