PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA"

Transcrição

1 EJA - Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase -6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: História Professores do Estúdio: Cláudio Marins Melo e Isabel Saraiva Silva Carga Horária: 4 h/a Data: 22/05/2014 Aula: 17 Teleaula: 13 E.F Título: Transformações sociais econômicas e políticas geradas pela exploração mineradora. Conteúdos: A produção cai Impostos e revoltas A Inconfidência Mineira Habilidades: Identificar semelhanças e diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana Compreender o contexto, o desenrolar e o desfecho da Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana ROTINA DIÁRIA ANTES DA TRANSMISSÃO AULAS HORÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES DETALHAMENTO 1 a 60 min. 18h:00 às 18h:05min 5min. Organização do professor presencial para as atividades do dia Ligar equipamentos Salvar e ler roteiros e cartelas Organizar a sala em semicírculo 18h:05min às 18h:15min - 10min. 18h:15min às 18h:55min min. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes Atividades de leitura e escrita Professor (a) presencial motive nossos estudantes a realizarem a atividade de leitura e escrita, aqueles que não estiverem na sala no tempo previsto para realização, poderão realizá-la no decorrer da aula. Material para a aula do dia: Caderno, lápis ou caneta, borracha, cartazes e pincéis. Vivência das Equipes Coordenação Síntese Socialização Avaliação Atividades de leitura e escrita Enquanto os principais inconfidentes mineiros pertenciam todos a segmentos ricos da sociedade Mineira, com exceção do Tiradentes, único executado, o movimento baiano contava com escravos, soldados e alfaiates, além de pequenos comerciantes e empregados em outras funções, incluindo-se ai um bom número de mulheres. Retirado de: 1 Procure no dicionário os significados das

2 palavras inconfidência e conjuração. 18h:55min. 5min. Hino do Amazonas/Vinheta do Projeto 2 Que diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana são mostradas pelo texto? Hino do Amazonas Aula: 17 Teleaula: 13 E.F Título: Transformações sociais econômicas e políticas geradas pela exploração mineradora AULAS 2ª Aula 70 min HORÁRIO/ DURAÇÃO 19h:00 às 19h:03min 3 min. 19h:03min às 19h:18min 15 min. INÍCIO DA TRANSMISSÃO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS Boas Vindas da Professora do estúdio/apresentação de Conteúdos / Habilidades e Pauta do dia Professor(a) do estúdio faz a saudação do dia. Tece alguns comentários sobre o tema da aula. Posteriormente faz a leitura dos conteúdos, habilidades e pauta do dia. Croma: bandeiras de Minas Gerais e da Bahia MEMORIAL professores presenciais que orientem aos estudantes que neste momento registrem em seu memorial o que desejarem escrita livre. CRIAÇÃO ARTÍSTICA Conteúdos: A produção cai Impostos e revoltas A Inconfidência Mineira Habilidades: Identificar semelhanças e diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana Compreender o contexto, o desenrolar e o desfecho da Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana Pauta do dia: Acolhida Memorial Problematização Exibição do Vídeo Leitura de Imagem Atividade com o livro texto Atividade Complementar Interatividades Síntese Conclusiva MEMORIAL (Inserir uma imagem de um adulto escrevendo)

3 Professor(a) ministrante orienta os estudantes dando sugestões de como construir seu memorial de forma mais lúdica prazerosa. Orientações: Registrar, ideias, acontecimentos, descobertas, duvidas que surgidas no dia a dia. 19h:18min às 19h:30min - 12 min. Memorial/Leitura e Escrita Professor(a) do estúdio solicita ao professor presencial que continue com sua turma organizada em semicírculo para acompanhar a apresentação das atividades do MEMORIAL. 19h:30min às 19h:40min - 10 min. Em seguida convida um estudante para socializar sua atividade de leitura e escrita. Ao final tece breves comentários e agradece ao professor(a) presencial pelo empenho e parceria na realização dessa atividade de construção do memorial como também da atividade de leitura e escrita. PROBLEMATIZAÇÃO Atividade Local 2 professores presenciais que formem uma roda de conversa com os alunos para troca de experiências sobre a imagem e as perguntas propostas. Obs: Professores presenciais questionem os estudantes, buscando seus conhecimentos prévios. Outras perguntas investigadoras também podem ser realizadas por vocês. Lembrando que neste momento não há certo ou errado, é apenas uma especulação, uma investigação sobre o PROBLEMATIZAÇÃO O que você sente ao analisar esta imagem? Que relação você imagina que possa existir entre essa imagem e aula de

4 19h:40min às 19h:55h 15min 19h:55min às 20h:00min 5 min. que o estudante sabe. EXIBIÇÃO DO VÍDEO Professor(a) do estúdio convida o professor presencial para preparar os estudantes para assistirem ao vídeo. VÍDEO Título: A Inconfidência Mineira A Conjuração baiana a Orientações - Atividade Local 3 Professor(a) do estúdio informa aos professores presenciais, que organizem sua turma em grupos para realizarem, a leitura de imagem. 1º momento: Professor(a) presencial agora é com você, converse com nossos alunos sobre o vídeo, desperte perguntas, opiniões e no quadro escreva o resumo da conversa. Em seguida solicita ao professor presencial que oriente os estudantes a realizar a leitura de imagem. 2º momento: Responder as seguintes questões: Professores do estúdio solicitam que os alunos respondam as seguintes perguntas: 1. Escreva o que você entendeu sobre a Derrama? 2. De acordo com o vídeo o que queriam os inconfidentes? 3. Escreva um texto contando como terminou a Inconfidência? 4. Por que apenas Tiradentes foi condenado? hoje? VÍDEO Teleaula: 13 E.F Título: A Inconfidência Mineira A Conjuração baiana a º momento Professor presencial converse com os alunos sobre o vídeo, pergunte, questione-os sobre os conceitos apresentados no vídeo. 2º momento 1. Escreva o que você entendeu sobre a Derrama? 2. De acordo com o vídeo o que queriam os inconfidentes? 3. Escreva um texto contando como terminou a Inconfidência? 4. Por que apenas Tiradentes foi condenado?

5 3ª AULA 45 min. 20h:00min às 20h:10min 10 min. 20h:10min às 20h:25min - 15min. 20h:25min às 20h:30min -- 05min. Atividade Local 3 Horário destinado para a realização da atividade de leitura de imagem. INTERVALO Continuação da atividade Local 3 Professor(a) do estúdio disponibilizará mais 05min para a conclusão da atividade de leitura de imagem. Continuação da atividade Local 3 20h:30min às 20h:45min- 15min. 20h:45min às 20h:50min 05 min. Professor(a) do estúdio conversa com os alunos sobre a atividade de leitura de imagem, discute as questões e ajuda a esclarecer possíveis dúvidas. LIVRO TEXTO Orientações - Atividade local 4 Professores do estúdio convidam a todos para uma leitura pausada e comentada do texto abaixo: A Conjuração baiana ou Revolta dos Alfaiates Em 1798, aconteceu outro movimento de contestação à autoridade portuguesa, diferente da Inconfidência Mineira, mas não menos importante. Foi a Conjuração Baiana ou Revolta dos alfaiates, feita não só por setores da elite, mas também por escravos, libertos, alfaiates, sapateiros, soldados, mulatos e brancos pobres. A presença de setores populares, incluindo negros libertos e escravos, ampliou as propostas da Conjuração Baiana. Além de protestar contra o abuso das autoridades e comerciantes metropolitanos e contra a escassez de gêneros alimentícios, surgiram ideias LIVRO TEXTO A Conjuração baiana ou Revolta dos Alfaiates Em 1798, aconteceu outro movimento de contestação à autoridade portuguesa, diferente da Inconfidência Mineira, mas não menos importante. Foi a Conjuração Baiana ou Revolta dos alfaiates, feita não só por setores da elite, mas também por escravos, libertos, alfaiates, sapateiros, soldados, mulatos e brancos pobres. A presença de setores populares, incluindo negros libertos e escravos, ampliou as propostas da Conjuração Baiana. Além de protestar contra o abuso das autoridades e comerciantes metropolitanos e contra a escassez de gêneros alimentícios, surgiram ideias para combater o preconceito racial e social.

6 para combater o preconceito racial e social. Podemos perceber que, entre os projetos dos participantes da Conjuração estavam a fundação de uma república e a abolição da escravidão. Os líderes, os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos, e os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens, sofreram a mesma pena de Tiradentes: foram enforcados e as suas partes ficaram expostas pelas ruas de Salvador, para servir de exemplo. (Telecurso História Ensino Fundamental, pág. 110) Agora responda: 1 Que setores da sociedade participaram da Conjuração Baiana? 2 Nem todos os envolvidos nas revoltas foram punidos. Quais foram os punidos? 3 Por que Portugal utilizou punições tão severas? Podemos perceber que, entre os projetos dos participantes da Conjuração estavam a fundação de uma república e a abolição da escravidão. Os líderes, os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos, e os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens, sofreram a mesma pena de Tiradentes: foram enforcados e as suas partes ficaram expostas pelas ruas de Salvador, para servir de exemplo. (Telecurso História Ensino Fundamental, pág. 110) Atividade Livro texto 1 Que setores da sociedade participaram da Conjuração Baiana? 2 Nem todos os envolvidos nas revoltas foram punidos. Quais foram os punidos? 3 Por que Portugal utilizou punições tão severas? 4ª AULA 50min. 20h:50min às 21h:10min 20min. 21h:10min às 21h:20min - 10min. ATIVIDADE COM O LIVRO TEXTO Atividade Local 4. Horário destinado para a realização da atividade livro texto. Professores do estúdio solicitam que alguns estudantes apresentem seus trabalhos convidando algumas turmas para interagir.

7 21h:20min às 21h:23min - 3 min. 21h:23min às 21h:43min -20 min. 21h:43min às 21h:54min - 12min. 21h:55min às 22h:00 5min. GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Orientações - Atividade Local 5 professores presenciais que dividam suas turmas em dois grupos. Grupo Inconfidência Mineira O grupo vai criar um cartaz destacando as principais reivindicações dos inconfidentes Grupo Conjuração Baiana O grupo vai criar um cartaz destacando as principais reivindicações da Conjuração Baiana (os alunos estão livres para desenhar, usar recortes de revistas ou jornais) Após a realização dos trabalhos os grupos devem unir os cartazes e formar um painel. ATIVIDADES COMPLEMENTARES Horário destinado para a realização da atividade complementar. Professores do estúdio solicitam que alguns estudantes apresentem seus trabalhos convidando algumas turmas para interagir. Síntese Reflexiva dos conteúdos trabalhados no dia estudantes que registrem em seu memorial, sentimentos e o que aprenderam sobre o tema da aula de hoje. Realizam uma síntese reflexiva sobre os conteúdos abordados na aula. ATIVIDADES COMPLEMENTARES Grupo Inconfidência Mineira O grupo vai criar um cartaz destacando as principais reivindicações dos inconfidentes Grupo Conjuração Baiana O grupo vai criar um cartaz destacando as principais reivindicações da Conjuração Baiana (os alunos estão livres para desenhar, usar recortes de revistas ou jornais)

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA - Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase -6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: História Professores do Estúdio: Cláudio

Leia mais

Organização do professor presencial para as atividades do dia. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes INÍCIO DA TRANSMISSÃO

Organização do professor presencial para as atividades do dia. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes INÍCIO DA TRANSMISSÃO EJA 4ª etapa Mediação Tecnológica / Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Matemática Professores do Estúdio: Carlos Alberto Batista Bastos e Ageu Pedro de Souza Carga Horária: 200 horas/aula Data: 04/06/2014

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson Lima e Ludmila Dutra Carga

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA - Ensino Fundamental 2º Segmento PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase -6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: História Professora do Estúdio: Isabel Saraiva Silva Carga Horária:

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA - Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase -6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: História Professores do Estúdio: Cláudio

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA - Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase -6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: História Professores do Estúdio: Cláudio

Leia mais

REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA)

REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA) REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA) PERÍODO JOANINO (1808 1821) PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Voltaire Rousseau Declaração de Independência

Leia mais

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e REVOLTAS COLONIAIS REVOLTAS NATIVISTAS 1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e saiu às ruas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 8º História Rafael Av. Mensal 01/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.

Leia mais

História do Brasil. Período Colonial: escravismo e produção de riqueza Parte 11. Prof ª. Eulália Ferreira

História do Brasil. Período Colonial: escravismo e produção de riqueza Parte 11. Prof ª. Eulália Ferreira História do Brasil Período Colonial: escravismo e produção de riqueza Parte 11 Prof ª. Eulália Ferreira Revoltas Emancipacionistas 1-Inconfidência Mineira 1789 Liberdade, ainda que tardia Causas: -Exploração

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson Lima e Ludmila Dutra Carga

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson

Leia mais

CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS

CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS Componente Curricular: Matemática Série/Ano Letivo: 9 ano/2014 Professor Ministrante: Rilner Conceição Carga Horária: 5 horas/aula Data: 03/09/2014 Aula: 23 Teleaula: 40 Título: Triângulos. Conteúdos:

Leia mais

CONJURAÇÃO BAIANA 1798

CONJURAÇÃO BAIANA 1798 CONJURAÇÃO BAIANA 1798 CONJURAÇÃO BAIANA 1798 REVOLTA DOS ALFAIATES CONJURAÇÃO DOS BÚZIOS A República de ideal prático, Igualdade e Liberdade. Por governo democrático, independência e dignidade. Coração

Leia mais

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Componente Curricular Aula nº 07 Título: O mundo que Dança!

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Componente Curricular Aula nº 07 Título: O mundo que Dança! Componente Curricular: Arte Série/Ano Letivo: 8º ano/2014 Professor Ministrante: Gabriela Mavignier Dácio e Arlene Azulay Caliri Carga Horária: 5 horas/aulas Data: 26/03/14 Aula: 07 Título: O mundo que

Leia mais

A EXPANSÃO TERRITORIAL, O CICLO DA MINERAÇÃO E AS REVOLTAS COLONIAIS Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A EXPANSÃO TERRITORIAL, O CICLO DA MINERAÇÃO E AS REVOLTAS COLONIAIS Prof. Maurício Ghedin Corrêa A EXPANSÃO TERRITORIAL, O CICLO DA MINERAÇÃO E AS REVOLTAS COLONIAIS Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A EXPANSÃO TERRITORIAL E O BANDEIRISMO Durante a União Ibérica houve um momento de expansão a Oeste.

Leia mais

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial ealvespr@gmail.com Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL CRISE DO SISTEMA COLONIAL Portugal perde colônias no Oriente e o monopólio da Produção de açúcar na América. Pressão da Metrópole x Enriquecimento de da elite Brasileira

Leia mais

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan Revoltas Nativistas e Anticoloniais Alan Fatores iniciais para as revoltas Descontentamentos com o governo metropolitano Choque entre os interesses dos colonos e da Coroa Pressão do Pacto Colonial sobre

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Movimentos Sociais no Brasil (1550 1822) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli No período colonial: Em diversos momentos: Segmentos sociais insatisfeitos promoveram rebeliões,

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas

Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas Inconfidência Mineira Minas Gerais, área principal da mineração aurífera 1789. Elitista Predomínio de mineradores, comerciantes, profissionais liberais, intelectuais e a alta burocracia; (maçonaria) Cláudio

Leia mais

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real.

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. O que foram os movimentos de pré-independência? Séculos XVIII e XIX grandes mudanças afetaram o Brasil... MUNDO... Hegemonia das ideias

Leia mais

1º passo Pedir a leitura dos textos por ao menos dois alunos, um para cada texto;

1º passo Pedir a leitura dos textos por ao menos dois alunos, um para cada texto; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA FLH0421 - ENSINO DE HISTÓRIA: TEORIA E PRÁTICA PROFª. DR. ANTÔNIA TERRA CALAZANS ALUNO MOACIR MARQUES

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 03 a 06 de novembro

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 03 a 06 de novembro Roteiro semanal 5º ano Matutino De 03 a 06 de novembro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 03 de novembro de 2015. Professora: Nome: Terça-feira 03/11/2015 Ciências - no caderno. Recorte cole e responda.

Leia mais

MATERIAL METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS OBJETIVOS

MATERIAL METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS OBJETIVOS No Ensino Fundamental II MATERIAL METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS OBJETIVOS 1. Livros paradidáticos e literários Projeto Ler e Escrever, que prazer! - através da leitura sistemática de livros, solicitados na lista

Leia mais

AGENDA DE TAREFAS 6º A

AGENDA DE TAREFAS 6º A AGENDA DE TAREFAS 6º A Matemática: Atividades no caderno. Prod. Texto: Editar textos de outra pessoa. Matemática: Estudar págs. 224 a 240 e atividades aplicadas no caderno Espanhol: Págs. 118 e 119 Atividades

Leia mais

O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41

O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41 O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41 O processo começou em meados do século XVII e, na verdade, não se encerrou em 1822, mas apenas em 1831, com a abdicação de D. Pedro I. Fonte..:: Museu

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia Lutas e processo de independência Patrícia Albano Maia Crises na Europa Crise do Antigo Regime Absolutismo Mercantilismo Sociedade Estamental Crise do antigo sistema Colonial Metalismo Monopólio Balança

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

Movimentos nativistas e emancipacionistas

Movimentos nativistas e emancipacionistas Movimentos nativistas e emancipacionistas Crise do sistema colonial A Revolta de Beckman (1684) Conflito entre os proprietários de terras, a Companhia de Comércio e a missão jesuítica na região. Atividades

Leia mais

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Objetivos: A Oficina, Regionalização: dividindo o espaço, tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a importância de se organizar

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO. Vinheta do Projeto

ROTEIRO DIÁRIO. Vinheta do Projeto Componente Curricular: Língua Inglesa Série/Ano Letivo: 7 Ano/ 2014 Professores Ministrantes: Tiago Pereira & Claudia Borges Carga Horária: 5 horas/aula Data: 07/07/2014 Aula: 03 Teleaula: 16 Título: Be

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

EUROPA BRASIL SÉCULO XIX AMÉRICA BRASIL NO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA

EUROPA BRASIL SÉCULO XIX AMÉRICA BRASIL NO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA BRASIL NO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA EUROPA Expansão dos Ideais Iluministas Revolução Francesa Fim do Antigo regime Ascensão da Burguesia ao poder Revolução Industrial AMÉRICA Independência

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto Componente Curricular: Ciências Série/Ano Letivo: 9º ano/2014 Professor Ministrante: Giselle Palmeira e Silone Guimarães Carga Horária: 5 horas/aula Data: 26/03/2014 Aula: 14 Teleaula: 53 Título: Gerador

Leia mais

Quadrados de Palito 6º ao 8º ano

Quadrados de Palito 6º ao 8º ano Quadrados de Palito 6º ao 8º ano Introdução Esta atividade estimula os alunos a perceber padrões de crescimento de modos diferentes. Usamos como abordagem a conversa numérica para que reflitam sobre a

Leia mais

Orientações para o Dia D dabase Nacional Comum Curricular em Minas Gerais

Orientações para o Dia D dabase Nacional Comum Curricular em Minas Gerais Orientações para o Dia D dabase Nacional Comum Curricular em Minas Gerais 1 1 2 3 4 Primeiras Palavras Formato do Encontro Roteiros de Diálogo Próximos Passos 2 1 Primeiras Palavras SEJAM BEM-VINDOS! *

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 8ª Ensino Fundamental Professora: Letícia História Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

b) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?

b) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes? NOME: DATA: TURMA: 8º PROFESSOR (A): Kelly Viviane ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: Trabalho de recuperação 2º TRIMESTRE DISCIPLINA: História NOTA: Roteiro de recuperação: - Revolução Francesa -

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Séculos XVII/XVIII Independência dos Estados Unidos Conjuração Baiana História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Horário Atividades Procedimentos Palestrantes/ Responsáveis Participantes Local Boas Vindas

PROGRAMAÇÃO. Horário Atividades Procedimentos Palestrantes/ Responsáveis Participantes Local Boas Vindas Tema: Didática e Organização Curricular do Ensino Mediado por Tecnologias Público alvo: presenciais e ministrantes do do Estado do Amazonas Período: 01 a 10.02.2012 - Horário: T arde e Noite - T ransmissão:

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

CLÁUDIA REGINA DIAS SIQUEIRA

CLÁUDIA REGINA DIAS SIQUEIRA CLÁUDIA REGINA DIAS SIQUEIRA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICO-PEDAGOGICA UTILIZANDO A METODOLOGIAS ATIVAS EM CENÁRIO DE SIMULAÇÃO REALISTICA Belém-Pa 2018 CLÁUDIA REGINA DIAS SIQUEIRA ELABORAÇÃO DE

Leia mais

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplinas: História e Língua Portuguesa Tema: Movimentos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: HISTÓRIA Série/Ano: 8º ANO Professores: Flávio, Maurício e Silvio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

O QUE ACONTECEU DEPOIS?

O QUE ACONTECEU DEPOIS? Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2014. Londrina, de. Nome: Turma: Tempo: início: término: total: Edição VII MMXIV Fase 3 parte 2 Grupo B O QUE ACONTECEU DEPOIS? Conjuração Baiana Com a

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 1 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Plano de Ação (PA) INTRODUÇÃO...

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 1 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Plano de Ação (PA) INTRODUÇÃO... Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 1 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Plano de Ação (PA) SUMÁRIO: INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO...03 MATERIAL DE APOIO...04. VERIFICAÇÃO

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Disciplina: História Período:

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS EducaçãoInfantil PEDAGOGIA DE FREINET Prof. StephanieGurgel Celestin Freinet pedagogo e anarquista francês - Contexto de pós guerra - Escola Nova (Anísio Teixeira) - Precursor

Leia mais

Oficina Pedaços de Histórias HIS / EF Sequência Didática

Oficina Pedaços de Histórias HIS / EF Sequência Didática Oficina Pedaços de Histórias HIS / EF Sequência Didática Objetivos: A oficina, Pedaços de História, foi pensada de modo a proporcionar reflexões sobre a prática dos historiadores de dividir a trajetória

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 4º bimestre 2011

PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 4º bimestre 2011 8 Ano PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 4º bimestre 2011 POR QUE ESTUDAR Valorizar o conhecimento como fonte de manutenção da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos e da sociedade; Compreender a ciência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 2. Nome: TÂNIA PENNER DE MAGALHÃES OLIVEIRA

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 2. Nome: TÂNIA PENNER DE MAGALHÃES OLIVEIRA FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 2 Nome: TÂNIA PENNER DE MAGALHÃES OLIVEIRA Regional: Médio Paraíba Tutor: Mônica Motta Gomes S u m á r i o INTRODUÇÃO........................... 03 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

As BEMM à tua medida!

As BEMM à tua medida! 2018 2019 As BEMM à tua medida! As Bibliotecas Escolares Marquês de Marialva (BEMM) são constituídas por 5 bibliotecas localizadas em: Escola Básica Ançã Escola Básica Cadima Escola Básica Cantanhede Escola

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Projeto - Agenda 21 na escola

Projeto - Agenda 21 na escola Projeto - Agenda 21 na escola Fonte: istock Tema: Sustentabilidade socioambiental Público alvo O projeto é destinado a todos os alunos e funcionários da escola devendo ser estendido também aos pais e comunidade

Leia mais

LEI / 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.

LEI / 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA. GT-10 - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS LEI 10.639/ 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados no ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2019 Versão 06/05/2019 CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ( X ) BACHARELADO E LICENCIATURA

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto. Aula: 15 Teleaula: 55 Título: Alavancas 13:01h às13:05h 4 min.

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto. Aula: 15 Teleaula: 55 Título: Alavancas 13:01h às13:05h 4 min. Componente Curricular: Ciências Série/Ano Letivo: 9º ano/2014 Professor Ministrante: Giselle Palmeira e Silone Guimarães Carga Horária: 5 horas/aula Data: 27/03/2014 Aula: 15 Teleaula: 55 Título: Alavancas

Leia mais

INDICAÇÕES DE RECUPERAÇÃO º ANO AxBxC

INDICAÇÕES DE RECUPERAÇÃO º ANO AxBxC INDICAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL pares e ímpares. / LÍNGUA PORTUGUESA: Revisão do Leitura coletiva do texto Bichos uma história em quadrinhos pág. 07 do livro Interpretação

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- INFANTIL - MINAS GERAIS 1 PLANEJAMENTO DA SEGUNDA PARTE DO MÓDULO I - DEZEMBRO DE 2017 DATA IMPORTANTE: Prezado Formador Local, O prazo máximo para a EXECUÇÃO

Leia mais

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar

Leia mais

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS.

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. Diná Mendes de Souza Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS; Professora da Rede Básica de Ensino

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM II (Grupo 5): LUZ DO SABER 5 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

2º bimestre Sequência didática 3. Título: A luta pela igualdade de direitos

2º bimestre Sequência didática 3. Título: A luta pela igualdade de direitos Título: A luta pela igualdade de direitos Duração: 2 aulas Introdução Nesta sequência didática, é apresentada e discutida a luta da população negra ao longo da história do Brasil, desde o período de escravidão

Leia mais

OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM

OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM Sequência Didática Objetivos: Esta oficina tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a trajetória das coisas que usamos ou consumimos em nosso cotidiano. Por meio

Leia mais

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. 4. Ideias para o Dia das Crianças Para conversar Quais são as expectativas das crianças em relação

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

7º Ano Fundamental II

7º Ano Fundamental II 7º Ano Fundamental II Material Individual de Arte e Complementar: Trazer este material conforme solicitação do(a) professor(a) 1 bloco A3 200g Para realização de trabalhos com tinta, lápis aquarelável

Leia mais

O AMBIENTE EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O AMBIENTE EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA: Profa. ALESSANDRA LATALISA DE SÁ O AMBIENTE EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO latalisa@fumec.br Alunos: Bruna Melo (Curso de Pedagogia, FCH) Cláudia Muniz (Curso

Leia mais

Somos todos iguais? : pluralidade e alteridade no ensino de História E. E. Professora Lurdes Penna Carmelo

Somos todos iguais? : pluralidade e alteridade no ensino de História E. E. Professora Lurdes Penna Carmelo Somos todos iguais? : pluralidade e alteridade no ensino de História E. E. Professora Lurdes Penna Carmelo Professor(es) Apresentador(es): Mariana Marques De Maria Realização: Foco do Projeto A partir

Leia mais

3º bimestre Sequência didática 1

3º bimestre Sequência didática 1 Título: Observando o céu Duração: 2 aulas Introdução Nesta sequência didática os estudantes explorarão o aspecto do céu, de dia e de noite. Será dada ênfase ao movimento aparente dos astros. Objetivos

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

8º Ano do Fundamental II

8º Ano do Fundamental II Material Individual de Arte e Complementar: Trazer este material conforme solicitação do(a) professor(a) 1 bloco A3 200g Para realização de trabalhos com tinta, lápis aquarelável e colagens. 1 cx de lápis

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 54 Leitura e Mediação Pedagógica E. Pesquisador: Melquisedek Aguiar Garcia Transcrição M: Agora vamos tratar do Período Colonial: O Ouro das Gerais (foi realizada uma leitura silenciosa).

Leia mais

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar 3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Poesia ao Acaso ORIENTAÇÃO DINÂMICA: POESIA AO ACASO (Adaptado de JURADO,

Leia mais

EUROPA BRASIL SÉCULO XIX AMÉRICA O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA

EUROPA BRASIL SÉCULO XIX AMÉRICA O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA EUROPA Expansão dos Ideais Iluministas Revolução Francesa Fim do Antigo regime Ascensão da Burguesia ao poder Revolução Industrial

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

4 ANO DO FUNDAMENTAL I

4 ANO DO FUNDAMENTAL I 4 ANO DO FUNDAMENTAL I Material Individual Interdisciplinar: 01 - Agenda escolar. Preferencialmente com a logomarca do Colégio 2 de Julho - Encontrada na papelaria Garcia (opcional). 02 - Apontadores com

Leia mais

Adjetivos. Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 05/09/2016

Adjetivos. Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 05/09/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS

Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS De caráter local, contra os abusos da Coroa; não pretendiam romper com a Metrópole: Aclamação de Amador Bueno da Ribeira Insurreição Pernambucana Revolta do

Leia mais

REBELIÕES NO BRASIL COLÔNIA

REBELIÕES NO BRASIL COLÔNIA RESUMÃO DE HISTÓRIA REBELIÕES NO BRASIL COLÔNIA A partir do século XVII, surgiram no Brasil os primeiros movimentos de contestação ao domínio e aos abusos da metrópole sobre a colônia. Os primeiros consistiam

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida?. Características gerais Ciclo vital

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais