LAÇOS FAMILIARES NA DEPRESSÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XIX.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LAÇOS FAMILIARES NA DEPRESSÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XIX."

Transcrição

1 LAÇOS FAMILIARES NA DEPRESSÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XIX. Letícia Batistella Silveira Guterres Doutoranda da UFRJ, Bolsista CAPES Resumo: Por muito tempo a história da família envolvendo escravos foi pouco estudada no Rio Grande do Sul, em especial em áreas cujas economias estiveram ligadas ao mercado interno. É o caso da região deste estudo, que, no ano de 1859, somava uma população cativa de 19% da população total, ou seja, embora proporcionalmente representasse um dos menores números de populações escravas na Província riograndense acabava por manter a média entre os municípios menos urbanizados e que não possuíam charqueadas. A intenção desta comunicação é de refletir as conformações familiares envolvendo escravos nesta região, à luz das transformações ocorrentes na segunda metade do século XIX, no Brasil. Palavras chave: famílias, escravos, Rio Grande do Sul Este texto é parte do desenvolvimento de uma pesquisa em andamento e que tem como objetivo analisar o funcionamento da família, envolvendo escravos, em Santa Maria, no período que corresponde ao fim do tráfico internacional de escravos, em 1850, dentre outros aspectos gerais, que vêm acompanhados de uma maior efervescência de idéias contrárias à escravidão ou, pelo menos que não mais a encaram como algo naturalizado. Para tanto, a idéia é de captar o funcionamento deste fenômeno macro em uma perspectiva que o nível micro é capaz de alcançar. Ao reconhecimento tardio do importante papel do escravo na formação social do Rio Grande do Sul, especialmente se comparado às demais regiões brasileiras cujas economias estiveram voltadas ao mercado externo, deve-se o desenvolvimento tardio de estudos sobre a temática que envolve a conformação e significados de seus laços familiares. Talvez, grande parte das motivações para isto esteja relacionada à tentativa de associar-se ao Rio Grande do Sul uma formação étnica europeizada.

2 Também a idéia da existência de um número desprezível de escravos no Rio Grande do Sul desfavoreceu o desenvolvimento de estudos em torno da questão servil no estado. Na obra intitulada RS: escravismo e abolição de Margaret Bakos 1, do ano de 1982, a autora já apontava para a redução de estudos sobre a questão servil no estado do Rio Grande do Sul, tendo em vista a crença de diversos intelectuais de que aqui o escravo praticamente não existia. A autora questiona esta idéia, informando (BAKOS, 1982, p. 19) 2 : O fato do Rio Grande do Sul estar incluído, quatro anos antes da abolição, entre as províncias de maior população escrava no Brasil, é um dado por demais significativos da presença de um número proporcionalmente grande de escravos entre os gaúchos. Essas idéias ajudaram à conformação de uma historiografia tradicional 3 cujos estudos estavam fundamentadas em relatos de viajantes, tais como Saint-Hillaire, 4 que esteve em 1820 no sul e que deixou suas impressões de um tratamento ao negro nas estâncias, onde predominaria a forma de trabalho benevolente. A influência da obra de Gilberto Freyre 5 possivelmente tenha contribuído para uma historiografia, em especial entre as décadas de 1930 e 1960, em que as relações sociais eram apresentadas em um cenário de democracia sulina. Farinatti (2008, p.361) destaca para o movimento semelhante ao que ocorreu com a análise da escravidão brasileira com a imagem construída dos homens livres pobres da Campanha, ou seja, a visão de uma anomia social, onde se destaca a imagem do peão de estância atrelada à imagem de homens desgarrados, que não conformavam vínculos sociais e familiares importantes. Esse movimento historiográfico sulriograndense acompanhou em grande medida a produção historiográfica brasileira, que esteve voltada durante algum tempo às questões que envolviam a economia e a mão-de-obra nela utilizada. Como resultado 1 BAKOS, Margareth Marchiori. RS: escravismo e Abolição. Porto Alegre: Mercado Aberto, GOULART, Jorge Salis. A formação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1933; LAYTANO, Dante. O negro e o espírito guerreiro nas origens do Rio Grande do Sul. Revista do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: Globo, 1 trim.; SAINT-HILLAIRE, A. A Viagem ao Rio Grande do Sul ( ) São Paulo: Ed. Da USP FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e senzala. 48 ed. São Paulo: Global, 2003.

3 verificou-se uma historiografia sobre escravidão, que teve um viés economicista e se recusou a ver o escravo como sujeito histórico. O papel de destaque ou não de escravos em uma sociedade também passava e passa por uma discussão que se refere à idéia definidora de uma sociedade escravista. Finley (1991, 83-84) ao discutir o que seria definidor de uma sociedade escravista, contesta a idéia corrente de que seriam as porcentagens da distribuição dos escravos entre os homens livres, que iriam variar entre 30 e 35 %. Propõe o seguinte:...determinar o lugar dos escravos numa sociedade não é uma questão de totais numéricos dada uma quantidade razoavelmente grande -, mas de sua localização. Isso em dois sentidos: quem eram seus donos e que papel exerciam na economia e fora dela. Para ele, localizar a sociedade escrava significaria o fato dos escravos proverem a maior parte da renda obtida através do direito de propriedade pelas elites. Porém, tais perspectivas valorizam essencialmente o lugar destes escravos enquanto mão-de-obra para gerir determinada economia. Nesse caso, não concebem uma sociedade que se define não apenas por suas relações econômicas, mas em relações que precedem a própria escravidão, como as relações familiares e clientelares (COOPER, 2001). Ainda que bem inferiores às áreas do sudeste brasileiro, os estudos envolvendo a família escrava vêm ganhando uma dimensão cada vez maior no Rio Grande do Sul 6, em especial em áreas não ligadas ao setor de exportação 7. Não está mais em questão o fato de escravos terem conformado laços familiares, mas o que está em franco desenvolvimento são as particularidades do funcionamento destas famílias e seus significados nos contextos específicos em que se inserem. Indo ao encontro destes estudos, no sentido de fazer parte da esteira de contribuições para a história social da família é que escolhemos como local de análise Santa Maria da Boca do Monte, na segunda metade do século XIX. 6 Ver XAVIER, Regina Célia L. (org.). História da escravidão e da Liberdade no Brasil Meridional. Gui Bibliográfico. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p Dentre outros: SANTOS, Sherol dos. Apesar do cativeiro. Família escrava em Santo Antônio da Patrulha ( ). Dissertação de Mestrado UNISINOS, 2009; PERUSSATO, Melina K. Como se de ventre livre nascesse. Experiências de cativeiro, parentesco, emancipação e liberdade nos derradeiros anos da escravidão. Rio Pardo/RS Dissertação de Mestrado UNISINOS, 2010; PETIZ Silmei. Caminhos Cruzados. Famílias e estratégias escravas na fronteira oeste do Rio Grande de São Pedro ( ). Tese de Doutorado UNISINOS, 2009.

4 Desde 1825, conforme o requerimento dirigido ao Imperador Dom Pedro I do mesmo ano, os moradores da capela justificavam seu anseio de torná-la uma paróquia. Suas principais alegações se referiam à distância a que se encontravam da sede da paróquia (Vila de Cachoeira) e, portanto, às dificuldades de comunicação com a mesma. Além disso, informavam a existência de uma população de 2000 almas; o incipiente desenvolvimento do comércio, da pecuária e da agricultura e, ainda, a localização privilegiada de Santa Maria da Boca do Monte na Estrada Geral, em contato com São Martinho e as Missões; portanto, com acesso a zonas de intensa atividade econômica. (BELINAZO, 1980, p.39). Até o ano de 1858, quando ocorreu sua emancipação, a região era formada por uma área mais extensa do que os seus atuais limites e englobava os municípios de Silveira Martins, parte de Itaara, São Pedro do Sul e a própria Santa Maria. Trata-se da região da Depressão central rio-grandense. Ao deixar a cidade pela estrada do Pinhal, em 1858, Avé-Lallemant 8 informava sobre a paisagem, observada do alto das montanhas: Sobre belos vales e desfiladeiros descortina-se a aprazível Santa Maria e, mais ao longe, os imensos campos da Província, cujas ondulações, vistas do alto, quase desaparecem e se transformam numa planície, em que se alternam os pastos e as matas. Os campos, predominantes ao sul do território, conduziram à criação de gado, enquanto que nas áreas florestais predominou a agricultura de alimentos, voltada para o consumo próprio. Como observa Luis Augusto Farinatti (1999, p. 27), essas terras foram sendo ocupadas por muitos daqueles que não haviam se tornado grandes criadores de gado 9. Em meados, do século XIX, a vila associava a criação de gado, produção de alimentos e pequeno comércio regional. Conforme Kulzer (2009, p. 63), a base de sua economia estava vinculada fundamentalmente a produção de alimentos, havendo, porém atividades ligadas à pecuária, que não constituíam o eixo principal da economia local. 8 Ver: MARCHIORI, José Newton; NOAL FILHO, Valter. Santa Maria: relatos e impressões de viagem. Santa Maria: Editora da UFSM, FARINATTI, op. Cit, 1999, p. 27. Nesta dissertação, o autor apresenta o trabalho cativo disseminado para além da grande lavoura.

5 Dados dos censos do Rio Grande do Sul, de 1801 a , informam que a população cativa do município de Santa Maria, em 1859, somava 19% da população total, ou seja, embora proporcionalmente representasse um dos menores números de populações escravas na Província rio-grandense 11, acabava por manter a média entre os municípios menos urbanizados e que não possuíam charqueadas (FARINATTI, 1999, p.31-32). Houve um crescimento em 24 % de escravos no município, conforme informam os dados dos censos de 1858 e 1872; de 966 escravos em 1859 para em Esse aumento, assim como pode revelar uma reprodução endógena importante do plantel, também pode servir como indicativo de Santa Maria ter se tornado pólo comprador de escravos; o crescimento econômico a levaria de consumidora de escravos ao invés de fornecedora, contrariando a lógica do tráfico interprovincial, refletido pelo fim do tráfico internacional de escravos, em Sobre a presença de escravos em Santa Maria, após o fim do tráfico de escravos, é importante a constatação de Kulzer (2009, p. 160): A presença de escravos na faixa de 8 14 anos nos inventários de Santa Maria é de 13% sobre o total dos escravos arrolados. Indo além, verificamos uma concentração de escravos com faixa etária entre 0 35 anos de 75% do total de cativos o que nos permite concluir que os inventariados concentravam seus escravos nesta faixa jovem e produtiva, possivelmente estas unidades econômicas, incentivavam a reprodução endógena. 10 De Província de São Pedro a Estado do Rio Grande do Sul censos do RS: 1803 a Porto Alegre: FEE, Conforme, Kulzer, op.cit, p. 39: No ano de 1859 o percentual de escravos em Santa Maria era de 19% sobre o total da população. Comparando com os percentuais da população escrava com outras regiões da Província verificamos que na região Missioneira - São Borja apresentava 14%, Uruguaiana 22%, Cruz Alta 13% sobre o total da população. Enquanto em Pelotas, Jaguarão e Rio Grande, a população escrava compunha respectivamente 27%, 28% e 18% do total, regiões estas ligadas as charqueadas e a atividade urbanas 11. Se compararmos com a região da Campanha tem-se Alegrete com 23% 11, Bagé com 25%, Itaqui com 15% 11. Estes números indicam que, Santa Maria aproxima seu percentual das regiões de Cruz Alta, Rio Grande, Itaqui, São Borja. Devemos considerar que estes números apontam regiões pouco urbanizadas e/ou sem charqueadas, onde a mão de obra escrava aparece em menor proporção que em áreas tradicionalmente vistas como de excelência do trabalho escravo sulino. Contudo, embora estejamos tratando aqui de uma área que não está entre as primeiras da província em termos de população escrava, nem de longe estes 19% de habitantes cativos pode ser desprezado. 12 CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no Brasil: Trad. de Fernando de Castro Ferro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Mais especificamente tratando da temática em torno do tráfico de negros entre a África e o Rio de Janeiro, ver: FLORENTINO, Manolo Garcia. Em costas negras: uma história do tráfico atlântico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (Séculos XVIII e XIX). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

6 À reprodução endógena pode estar associado o fato da Vila de Santa Maria haver aumentado o seu número de cativos, contrariando dados sobre áreas cuja economia estaria mais voltada ao mercado interno; bem como os dados referentes à província do Rio Grande do Sul: (...) foi de o total de escravos perdidos por esse comércio entre os anos de Nesse período, o declínio da escravaria rio-grandense atinge um percentual de 38,9%, considerado por Robert Conrad como o quinto mais elevado do Brasil. Porém, como a mesma percentagem é verificável, com pequena diferença para menos em mais de oito províncias, fica demonstrado que o número de saída do Rio Grande do Sul não foge da média geral (BAKOS, 1982, p. 41). Trata-se, portanto, de um ambiente essencialmente agrário 13, de pessoas pouco afortunadas, tinha, porém, algo peculiar. Era, pelo próprio lugar em que ocupa geograficamente, espaço de passagem, ponto de trânsito, por onde naturalmente circulava muita gente. Foi, sob certo sentido, espaço de possibilidades de muitas pessoas, que buscavam um lugar para se estabelecer. Ao longo dos oitocentos, ainda em sua segunda metade, manteve em boa parte de sua área florestal (responsável por mais de 60% da área total de sua cobertura vegetal) a fronteira agrária aberta, ou seja, estas áreas demoraram mais para serem ocupadas e eram prioritariamente habitadas por lavradores, produtores de alimentos. Já a área de campo, mais ao sul do território, esta sim já havia sido ocupada até a segunda metade do século XIX, por homens que se dedicaram, em sua grande maioria, à pecuária. Talvez à possibilidade de estabelecer-se tenha estado associado o crescimento médio anual da população da Paróquia de Santa Maria. Observou-se que, durante a segunda metade dos oitocentos, a população livre cresceu, pois apresentou altas taxas brutas de natalidade e recebeu elementos de fora, conforme os registros paroquiais (BELINAZO, 1980, p.68). Também, no contato com registros paroquiais de casamento, em busca dos indícios da família escrava, percebemos um número pequeno de uniões celebradas 13 O espaço urbano da região ainda se confundia com a área rural naquele momento, por isso não parece ter seus limites ainda bem definidos, algo que possivelmente viria se suceder a partir do último quartel da década de 1880, quando se têm as instalações da ferrovia, fato que, sem dúvida, ajudou na construção de uma nova configuração socioeconômica à então cidade. Sobre o processo de urbanização ver: KARSBURG, Alexandre de Oliveira. Sobre as Ruínas da Velha Matriz: Religião e Política em tempos de ferrovia (Santa Maria ). Dissertação de Mestrado, PUCRS, 2007.

7 através deste ritual. Ao longo dos anos de 1844 e 1882, verificamos (90) noventa casamentos celebrados. Destes, (25) vinte e cinco foram uniões entre escravos, sendo que (19) dezenove ocorreram entre cativos de uma mesma propriedade. O fato de a grande maioria dessas uniões à formação da família escrava haver ocorrido entre cativos de um mesmo plantel nos sugere haver uma possível normatização senhorial à concepção de tais uniões, além das prováveis possibilidades que as facilitavam, provavelmente em dito contexto. 14 Além destes dados referentes aos casamentos, à população cativa temos entre os anos de 1844 e 1882, mais de 90% de ilegitimidade, dado revelador de uma ausência paterna significativa. Também dentre as manumissões 15 analisadas, em 34 delas houve a presença de algum sujeito aparentado, cuja maior parte a mãe. A redução de casamentos e o número crescente de crianças ilegítimas batizadas na freguesia, ao longo dos anos de nosso estudo não podem ser compreendidos como um processo de promiscuidade. Nas palavras de Márcia Vasconcellos (2004, p. 291), eles estavam seguindo uma opção contrária à norma, mas não diferente à de grande parte da população livre da época. Neste período houve um total de 1732 casamentos, dentre os quais 1640 foram celebrados por pessoas livres. Conforme a distribuição da população por sexo e estado civil demonstra, no ano de 1858, 70,7% da população livre era solteira e, em 1872, este número cai um pouco para 61,8% (BELINAZO, 1980, p.81). Os dados de ilegitimidade presentes, portanto, tanto na população livre quanto na escrava, nos faz retomar a afirmação de Vasconcellos, de que ambos os grupos estavam seguindo uma opção contrária à norma. Pois esta última era clara em destacar a importância da celebração do casamento para salvá-los da vida de pecado 16. Neste mesmo caminho regulavam as Constituições, segundo o qual casar ou batizar-se, para os escravos, independia da permissão de seu senhor Não somente no contexto de nosso estudo mas também na região Sudeste brasileira, na segunda metade do século XIX, Robert Slenes confirmava o fato de, à viabilidade da formação dessas relações familiares, através do casamento e até na formação de redes de parentesco mais extensas, seria fundamental o tamanho das posses, que, sendo médias e grandes, tornaria mais fácil a escolha de um cônjuge na mesma propriedade. Além disso, Slenes revela a importância do número de escravos em tais propriedades, que se somaria em, pelo menos, dez cativos. Todos estes, segundo o autor, são fatores geradores de possibilidades à formação da família a partir do casamento religioso. Ver: SLENES, 1999, op. cit. 15 Ao longo do período deste estudo houve 149 cartas de alforria registradas e 153 escravos alforriados. 16 Esta expressão aparece em muitos dos registros de casamento envolvendo cônjuges cativos em Santa Maria. 17 Ver Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, p.125.

8 Porém, nos auxiliam os apontamentos do antropólogo norueguês, Fredrik Barth, para o qual a sociedade não era um corpo homogêneo, representado por uma coerência e lógica intocáveis. Logo, os agentes sociais não são meras cópias do modelo chamado sociedade, e isto tem implicações: fundamentalmente, o resultado disto é uma possibilidade explicativa que encara o sistema como resultado, não como estrutura preexistente à qual a ação se conforma (BARTH, 1981, p.175). Tomando isto para nosso estudo, entendemos, que as normativas sobre condutas presentes nas Ordenações Filipinas expressavam valores de um mundo que não era estático, mas era dinâmico e constantemente (re) inventado por seus agentes, leia-se, por os distintos sujeitos de diferentes designações sociais. Neste sentido, percebemos que ao tratar do tema da família no Ocidente, relacionamos naturalmente a ela o casamento e a procriação, imaginando-a de modelo nuclear, que, dependendo do contexto em que se insere, expande-se ou não com outros parentes consangüíneos ou rituais. Essa visão, construída com o auxílio da Igreja Católica, nem sempre teve este caráter até porque a postura desta instituição diante do casamento nem sempre foi a mesma. O casamento só se torna um dos sacramentos da Igreja em Este discurso moral, responsável por tal associação, estava segundo Silvia Brugger, presente em Portugal e em suas áreas coloniais, quer dizer, havia uma normatização da legislação portuguesa com relação a diversos aspectos relativos à prole e seus direitos. Essas normativas vinham das Ordenações Filipinas, que vigentes no Brasil até 1917, são indicadoras das categorias atribuídas à prole. Ao normatizar sobre condutas, também expressava os valores daquele mundo (NEDER & CERQUEIRA, 2001). Em contrapartida, quando falamos em uniões que não passam pelo ritual católico, como o concubinato, as imaginamos como fortuitas ou menos importantes. Conforme Silveira (2005) esta idéia está ligada ao trabalho de Caio Prado Júnior e de historiadores que nele se basearam para descrever a vida do homem livre e pobre dentro do contexto da grande lavoura do Brasil, no século XIX. Este homem, moralmente degradado, encontrava nas relações passageiras a única maneira de se organizar em família. O concubinato, neste sentido, representava a desclassificação social em que estas pessoas viviam.

9 O aprofundamento desta pesquisa contraria esta lógica e nos faz questionar em que medida relações consideradas fortuitas em meados dos oitocentos como o concubinato - não se aproximavam dos recursos e direitos que conferia uma relação estável, como o casamento? Responder a esta questão pressupõe tratar das especificidades das conformações familiares no Ocidente, bem traduzida na assertiva de Burguière e François Lebrum (1986) de mil e uma famílias... e, também, repensar os funcionamentos e significados da família à luz da história do concubinato no Brasil. Para tentar responder a esta questão, a proposta metodológica foi a de partir de um olhar sobre as escolhas e ações sociais empreendidas por aqueles agentes ao conformar alianças. Neste sentido, um processo-crime do ano de 1878 nos ajuda à análise sobre as escolhas destes distintos sujeitos. O episódio narrado no processo 18 versa sobre as suspeitas de Constantino, um escravo, ter assassinado uma parda, liberta, de nome Engracia Maria da Conceição, porque ela não teria permitido a realização de seu casamento com a filha da vítima: Maria Liotildes. O fato de parecer verossímil àquelas pessoas, que a impossibilidade da realização do casamento levou Constantino a cometer o crime nos traz a possibilidade de perceber nestas ações diferentes significados e, portanto, estratégias, na busca de conformação destas alianças familiares. Ainda mais quando verificamos através dos registros de casamento, que para os casamentos mistos, por condição social de ambos os cônjuges, verificamos que em 61,3% destas se davam entre escravos e mulheres livres (BELINAZO, 1981). Conforme apresentado em trabalho anterior, estes laços conformados entre pessoas de distintas situações e designações sociais trazia implicações para ambas as partes. Para Constantino, escravo, o casamento poderia estar associado à possibilidade de maior mobilidade social, no aumento de seus recursos materiais e o controle da economia doméstica. Casar-se com uma mulher livre, para Constantino, sendo ele cativo, através da união religiosa com Maria Liotildes, que já era sua amásia, poderia vir a legitimar ou ampliar o acesso estável à produção familiar. Hebe Mattos (1998, p.62) expôs alguns atributos fundamentais para a afirmação da liberdade frente à realidade da escravidão: transitoriedade (mobilidade), ou a situação de agregado (casa 18 Processo-crime 1002, Santa Maria, maço 28, Arquivo Público do estado do Rio Grande do Sul.

10 e roça próprias), além da ausência da coerção física, eram assim fundamentais à afirmação da liberdade frente à realidade da escravidão. Além disso, sendo o ventre determinante da condição jurídica, caso Constantino tivesse com Maria Liotildes filhos, estes seriam livres, seguindo o ventre da mãe. Embora, reconheçamos a existência, em número bastante inferior de escravas mulheres casando com homens livres (6,1%) ou escravas com libertos (4%). Também há que se destacar que no contexto da ocorrência deste episódio, que vitimou Engracia, já estava em vigência a Lei de 28 de setembro de 1871, que, conforme mostrou Melina Perussato (2010), em seu artigo terceiro regulava a libertação anual e gradual da população cativa, mediante indenização pecuniária ao senhor. Estas libertações, por seu turno, foram reguladas pelo artigo 27 do regulamento de 23 de novembro de 1872, que previa alguns critérios para tais libertações. O primeiro deles era justamente dar preferência à libertação de famílias em que havia cônjuges de escravos de diferentes senhores. De acordo com Perussato (2010, p.128), ao preferir as famílias na ordem de libertação, o regulamento deixou evidente a concretização em lei de uma demanda escrava: a preservação da família e as consecuções familiares de liberdade. Passados alguns poucos anos, em 1883, estes critérios de libertação são alterados pela Junta, que estabeleceu que na ordem das famílias, teriam preferência os escravos casados com pessoas livres, dados que já se mostravam de realidade para outros diferentes locais do Brasil, na segunda metade do século XIX 19. Por outro lado, para Maria Liotildes, ou, melhor dizendo, para sua família: Engrácia (sua mãe), Jozé Pedro (amásio de Engracia) e Francisco (filho de Maria Liotildes), não parecia ser o casamento com Constantino a melhor estratégia a seguir. A distância que os separava era imensa: a liberdade. Casar com Constantino poderia estar associado a uma reaproximação àquela condição anterior de escravo se não sua de sua mãe, que era parda liberta. O amasiamento, contudo, desvinculado das normas religiosas católicas era algo que poderia estabelecer-se de maneira a não mais vinculálos ou reaproximá-los de sua antiga condição. Com isto, entretanto, não estamos 19 Para a Bahia dos oitocentos ver: REIS, Isabel, A FAMÍLIA NEGRA NO TEMPO DA ESCRAVIDÃO: BAHIA, Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Para O Rio Grande do Sul do mesmo período, em região circunvizinha à Santa Maria, ver PERUSSATO, Ibid.

11 dizendo que este vínculo significasse laços fortuitos ou de menos importância para aqueles que os conformava. Ao contrário. Lucrecia Maria da Conceição, possivelmente com alguma ligação de parentesco com a família de Engracia, também traz os contornos de uma história que reafirmam nossa hipótese inicial. Para além de amásio de uma de uma de suas escravas, Lucrecia, com quem tinha cinco filhos, Gomes do Valle havia nascido ao norte de Portugal e assim que chegou à Província do Rio Grande de São Pedro teve diferentes atuações e parece ter trazido dos lugares pelos quais transitou novas idéias para o desenvolvimento de Santa Maria, que o levaram a reivindicar por alterações importantes na cidade. Assim como seu envolvimento com a maçonaria, não parece ter sido estranho no Rio Grande do Sul dos oitocentos 20, tampouco, o envolvimento de senhores com suas escravas não o tenha sido. A história de Coelho do Vale revela um pouco do aparato de recursos que possuía e que conferiu à suas ações uma aceitação, uma legitimidade social. Os registros informam seu campo de atuação, que certamente o possibilitou levar à vila novos empreendimentos e formas de pensar e que, de alguma forma, servia de mediador entre as relações do Estado e da comunidade 21. Percebe-se que a legitimidade social alcançada por Gomes do Vale na comunidade de Santa Maria esteja associada aos vínculos que procurou conformar assim que chegou à localidade, com pessoas que lá tinham alguma influência. Disso resultou uma mobilização dos políticos locais, que refletiu-se, em 1861, quando assume o posto de pároco colado. Assim, menos importante se tornava o fato de ser amásio de uma de suas escravas e ter com a dita cinco filhos, mas mais importante do que isso, era o grau de convencimento àquela sociedade de sua moralidade. Este sujeito era portador de arcabouço de recursos frutos dos conhecimentos de que era continha, conforme se observa no registro feito de seus bens, em inventário, tenha conformado alianças com sujeitos sociais de designações sociais semelhantes e superiores a suas. Ou seja, a preocupação em estabelecer laços, futuros elos, horizontalidade, era imprescindível. Porém, também há que se refletir que as alianças de caráter vertical também podiam ser necessárias ou imprescindíveis. Neste sentido, mais 20 Conforme KARSBURG, Alexandre de Oliveira. Sobre as Ruínas da Velha Matriz: Religião e Política em tempos de ferrovia (Santa Maria ). Dissertação de Mestrado, PUCRS, p LEVI, Giovanni. A Herança Imaterial. Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p Ver, em especial o capítulo IV, em que Levi ressalta o caráter de mediador de Giulio Cesare Chiesa.

12 uma vez, reflete-se o laço estratégico conformado com uma de suas escravas, Lucrecia. Valle fazia parte de 20% dos proprietários de escravos na Vila de Santa Maria, que eram detentores de 6 à 10 cativos. Conforme Kulzer (2009, p.159), dos 253 inventários por ela catalogados, 52% possuíam escravos, ou seja, 131. Destes, 69% apresentavam até 5 cativos, 20%, de 6 à 10 e 11% destes eram proprietários de mais de 10 cativos. A média de posse de cativos entre os anos de era de 7 escravos, número este que, durante os anos de passa a ser de 4 escravos, sendo o vigário proprietário de número significativo de escravos da região. Lucrecia, mesmo sendo já liberta quando da abertura do testamento de Gomes do Valle, em 1865, ainda permanece em cativeiro. Dois anos antes da morte de seu senhor, este concede a ela alforria, com a condição de me servir enquanto for do seu gosto 22. A dita gerenciava, ainda na condição de escrava e depois, enquanto liberta, a única padaria existente na vila e talvez os frutos de seu trabalho tenham permitido que servisse como credora do vigário, com a quantia de 416 mil e 910 réis, conforme referido em seu inventário 23. No testamento de Gomes do Vale, a ela é legado a maior parte de seus bens; além de uma quantia em dinheiro, a casa do dito, que vizinhava com os terrenos da Igreja Matriz. Quer dizer trata-se de uma relação fortuita que, todavia, resguarda e transmite o patrimônio. Então, seriam estas relações passageiras a única maneira de se organizar em família? Quais seus significados e importância de seu funcionamento àquela sociedade? Em que medida não se aproximavam dos recursos e direitos que conferiam uma relação estável, como o casamento? Estas são algumas das questões que pretendemos responder nos desenrolar desta pesquisa. Referências Bibliográficas BAKOS, Margaret M. RS: escravismo e Abolição. Porto Alegre: Mercado Aberto, BARRAL, Maria Elena. Los párocos como mediadores em las fronteras del mundo colonial. Buenos Aires rural em el siglo XVIII. In: BARRIERA, Dario (compilador). Justicias y Fronteras. Estúdios sobre historia de la justicia em el Rio de la Plata. Siglos XVI-XIX. Murcia: Universidad de Murcia, Catálogo seletivo de cartas de liberdade. Acervos dos tabelionatos de municípios do interior do Rio Grande do Sul. Vol. 2. Porto Alegre, Inventário do vigário Gomes do Vale.

13 BARTH, Process and form in social life. Vol 1. London: Routlegde & Kegan Paul, BARTH, Fredrick. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas, Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, BELINAZO, Terezinha. A população da paróquia de Santa Maria da Boca do Monte ( ). Santa Maria: UFSM Dissertação de Mestrado, BURGUÈRE A. & LEBRUN, F. As mil e uma famílias da Europa. In: BURGUIÈRE, A. et alli. História da Família. 3 vol. Lisboa: Terramar, Catálogo seletivo de cartas de liberdade. Acervos dos tabelionatos de municípios do interior do Rio Grande do Sul. Vol. 2. Porto Alegre, CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no Brasil: Trad. de Fernando de Castro Ferro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. Edições do Senado Federal. Vol. 79, COOPER, Frederick. Plantation slavery on the East Coast of África. Portsmouth, New Hampshire, CORRÊA, Marisa. Colcha de retalhos: estudos sobre a família no Brasil. São Paulo: Brasiliense, FARINATTI, Luis Augusto Ebling. Sobre as cinzas da mata virgem: lavradores nacionais na Província do Rio Grande do Sul (Santa Maria, ) Dissertação de Mestrado do curso de Pós-Graduação em História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Confins Meridionais: famílias de elite e sociedade agrária na fronteira sul do Brasil ( ). Rio de Janeiro, Tese (Doutorado em História) Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro. FARINATTI, Luis A. Peões de estância e produção familiar na fronteira sul do Brasil ( ). Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 27, p , dez FINLEY, Moses. I. Escravidão antiga e ideologia moderna. Rio de Janeiro: Graal, FLORENTINO, Manolo Garcia. Em costas negras: uma história do tráfico atlântico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (Séculos XVIII e XIX). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

14 FLORES, Ana Paula Marquesini. Descanse em paz: testamentos e cemitério extramuros na Santa Maria de 1850 à Dissertação de Mestrado do curso de Pós-Graduação em História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e senzala. 48 ed. São Paulo: Global, GOULART, Jorge Salis. A formação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1933 GUDEMAN, Stephen & SCHWARTZ, Stuart. Purgando o pecado original: compadrio e batismo de escravos na Bahia no século XVIII, In: REIS, João José (Org.) Escravidão e Invenção da Liberdade. Estudos sobre o negro no Brasil. São Paulo: Brasiliense, KARSBURG, Alexandre de Oliveira. Sobre as Ruínas da Velha Matriz: religião e política em tempos de ferrovia: (Santa Maria: ). Dissertação de Mestrado, PUCRS, KULZER, Gláucia Giovana Lixinski de Lima. De Sacramento à Boca do Monte: a formação patrimonial de famílias de elite na Província de São Pedro (Santa Maria, RS, século XIX). Dissertação de Mestrado do curso de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, LAYTANO, Dante. O negro e o espírito guerreiro nas origens do Rio Grande do Sul. Revista do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: Globo, 1 trim.; LEVI, Giovanni. Centro e periferia di uno stato assoluto. Ter saggi su Piemonte e Ligúria in etá moderna. Rosenberg & Sellier LEVI, A Herança imaterial. Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, MARCHIORI, José Newton; NOAL FILHO, Valter. Santa Maria: relatos e impressões de viagem. Santa Maria: Editora da UFSM, MATTOS DE CASTRO, Hebe. Das Cores do Silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista Brasil, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.NEDER, Gizlene; CERQUEIRA FILHO, Gisálio. Os filhos da lei. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v.16, n.45, Feb Availablefrom< Helen. Estanceiros, lavradores e comerciantes na constituição da estremadura

15 portuguesa na América: Rio Grande de São Pedro, Niterói, f. Tese (Doutorado em História) Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense. PERUSSATO, Melina K. Como se de ventre livre nascesse. Experiências de cativeiro, parentesco, emancipação e liberdade nos derradeiros anos da escravidão. Rio Pardo/RS Dissertação de Mestrado UNISINOS, PETIZ Silmei. Caminhos Cruzados. Famílias e estratégias escravas na fronteira oeste do Rio Grande de São Pedro ( ). Tese de Doutorado UNISINOS, PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Editora Brasiliense, REIS, Isabel Cristina F. Histórias de vida familiar e afetiva de escravos na Bahia do século XIX. Salvador: Centro de estudos baianos, A FAMÍLIA NEGRA NO TEMPO DA ESCRAVIDÃO: BAHIA, Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, RUBERT, Arlindo. História da Igreja no Rio Grande do Sul: época imperial ( ). Porto Alegre:EDIPUCRS, SAINT-HILLAIRE, A. A Viagem ao Rio Grande do Sul ( ) São Paulo: Ed. Da USP SAMARA, Eni Mesquita. As Mulheres, o poder e a família: São Paulo - século XIX. São Paulo: Marco Zero, SANTOS, Sherol dos. Apesar do cativeiro. Família escrava em Santo Antônio da Patrulha ( ). Dissertação de Mestrado UNISINOS, SILVEIRA, Alessandra da Silva. O amor possível: um estudo sobre o concubinato no Bispado do Rio de Janeiro em fins do século XVIII e início do XIX. Tese de doutorado, UNICAMP, SILVEIRA GUTERRES, Letícia. Para além das fontes: im/possibilidades de laços familiares entre livres, libertos e escravos: (Santa Maria ). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História PUCRS, SLENES, Robert W. Senhores e subalternos no oeste paulista. In: ALENCASTRO, Luis Felipe de (org.). História da Vida Privada no Brasil. V. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

16 . Lares negros, olhares brancos: história da família escrava no século XIX. In: Revista brasileira de História. ANPUH, Na Senzala uma Flor: esperanças e recordações na formação da família escrava Brasil, sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, VALLANDRO, Daniela. Entre a solidariedade e a animosidade : os conflitos e as relações interétnicas populares. Santa Maria Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, VASCONCELLOS, Márcia Cristina de. Casar ou não, eis a questão: os casais e as mães solteiras escravas no litoral sul-fluminense, Estud. afro-asiát. [online]. 2002, vol.24, no.2 [citado 14 Outubro 2004], p Disponível na World Wide Web: < ISSN X. ZALUAR, Alba. As mulheres e a direção do consumo doméstico (estudo de papéis familiares nas classes populares urbanas).

Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas

Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas Ricardo Figueiredo Pirola Mestrando UNICAMP No ano de 1832 foi descoberto em Campinas um plano de revolta escrava,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Detetives do passado: escravidão no século 19. Rio de Janeiro: Núcleo de Documentação, História e Memória-NUMEM/UNIRIO, 2009.

Detetives do passado: escravidão no século 19. Rio de Janeiro: Núcleo de Documentação, História e Memória-NUMEM/UNIRIO, 2009. Detetives do passado: escravidão no século 19. Rio de Janeiro: Núcleo de Documentação, História e Memória-NUMEM/UNIRIO, 2009. A carta de alforria trazia as seguintes informações: identidade do dono [...],

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA Relatório Anual: Avaliação Continuada 5 - Ano Base INTRODUÇÃO. Optou-se neste relatório por manter na introdução, os dados históricos da área de Pós-graduação em Geografia, constante no relatório do triênio

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar INCT Observatório das Metrópoles Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar As mudanças desencadeadas pelo avanço da tecnologia digital hoje, no Brasil, não tem precedentes.

Leia mais

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 PANORAMA GERAL Os movimentos de transição da população ocupada entre as

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital Olá telecentrist@s e amig@s! Esta é a terceira pesquisa elaborada pelo ONID. Ela tem como objetivo captar demandas de formação e capacitação de agentes de inclusão digital (monitores, funcionários e trabalhadores

Leia mais

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: economia solidária da teoria a prática a experiência UFRB/INCUBA e sociedade Danilo Souza de Oliveira i

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: economia solidária da teoria a prática a experiência UFRB/INCUBA e sociedade Danilo Souza de Oliveira i EMPREENDEDORISMO SOCIAL: economia solidária da teoria a prática a experiência UFRB/INCUBA e sociedade Danilo Souza de Oliveira i INTRODUÇÃO Entre as inúmeras formas de diálogo que a UFRB (Universidade

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular

Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular Líria Ângela Andrioli 1

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS Taís da Silva MARTINS Universidade Federal de Santa Maria taissmartins@superig.com.br Em nossa pesquisa, buscamos entender

Leia mais

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES Abril/2010 2 Brasília: uma cidade, dois olhares O DataSenado, por ocasião das comemorações dos 50 anos da fundação de Brasília, realizou

Leia mais

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade... ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...5 A Instituição Típica da Área de Cultura...5 A Instituição

Leia mais

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO A análise da evolução temporal (ou dinâmica) da economia constitui o objeto de atenção fundamental do desenvolvimento econômico,

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro A taxa de desocupação registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, nas seis principais Regiões Metropolitanas do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte,

Leia mais

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO Nível de Ensino/Faixa Etária: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e todas as séries do Ensino Médio Áreas Conexas: História, Geografia, Sociologia, Ciências Consultor: Rafael

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher DataSenado Março de 2013 Mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, mas 700 mil ainda sofrem agressões no Brasil Passados quase 7 desde sua sanção, a Lei 11.340

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP

O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP VERSÃO: 03-04-2008 2 O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP 1. Apresentação do Programa O Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP) foi concebido a partir da preocupação

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª série/7 ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro e lista de Recuperação

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno A crise de representação e o espaço da mídia na política RESENHA Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno Rogéria Martins Socióloga e Professora do Departamento de Educação/UESC

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Max Weber. Sociologia Compreensiva

Max Weber. Sociologia Compreensiva Max Weber Sociologia Compreensiva Índice Max Weber: Vida e obra Uma teia de sentidos 1. O conceito de ação social 1.1 Ação tradicional 1.2 Ação afetiva 1.3 Ação racional com relação a valores 1.4 Ação

Leia mais

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia.

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Questão-chave: como a mídia altera o funcionamento interno de outras entidades sociais quanto às suas relações mútuas. Lógica da mídia:

Leia mais

2 Teoria de desastres

2 Teoria de desastres Seção 2 Teoria de desastres Antes que um bom plano comunitário de gestão de desastres possa ser elaborado, é importante compreender o que é um desastre e quais são os riscos de desastres em um determinado

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda Alvarez, Lívia Sousa Anjos Objetivos:

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A.

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A. Universidade Federal do Pará Centro: Sócio Econômico Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Análise de Demonstrativos Contábeis II Professor: Héber Lavor Moreira Aluno: Roberto Lima Matrícula:05010001601

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT. 1.0 Utilização do rádio no processo educativo

A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT. 1.0 Utilização do rádio no processo educativo A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT 1.0 Utilização do rádio no processo educativo Na década de 1950, a população brasileira era predominantemente

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO

INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO Neste número apresentamos dados alentadores sobre o mercado de trabalho em nossa região metropolitana. Os dados referentes ao desemprego em

Leia mais

TEMAS SOCIAIS O UTUBRO DE 2000 CONJUNTURA ECONÔMICA 28

TEMAS SOCIAIS O UTUBRO DE 2000 CONJUNTURA ECONÔMICA 28 O UTUBRO DE 2000 CONJUNTURA ECONÔMICA 28 TEMAS SOCIAIS Diferentes histórias, diferentes cidades A evolução social brasileira entre 1996 e 1999 não comporta apenas uma mas muitas histórias. O enredo de

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Economia e Sociedade Açucareira. Alan

Economia e Sociedade Açucareira. Alan Economia e Sociedade Açucareira Alan Características coloniais gerais Colônia de exploração Existência de Pacto Colonial Monopólio Economia de exportação de produtos tropicais Natureza predatória extrativista,

Leia mais

AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: pesquisa, ação e reflexão a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO 1

AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: pesquisa, ação e reflexão a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO 1 AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: pesquisa, ação e reflexão a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO 1 SOUZA, Murilo M. O. 2 ; COSTA, Auristela A. 2 ; SANT ANNA, Thiago S. 3 ; SILVA, Fábio

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese 2014 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese Dieese Subseção Força Sindical 19/09/2014 PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICILIOS - PNAD 2013 Síntese dos Indicadores POPULAÇÃO A Pesquisa

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Castanho, Sandra Maria POLÍTICA E LUTAS

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

Política de cotas para mulheres na política tem 75% de aprovação

Política de cotas para mulheres na política tem 75% de aprovação Política de cotas para mulheres na política tem 75% de aprovação População conhece pouco a atual lei de cotas, mas acha que os partidos que não cumprem a lei deveriam ser punidos A maioria da população

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (3) Relatório Parcial de Atividades (2011-2012)

Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (3) Relatório Parcial de Atividades (2011-2012) (3) Relatório Parcial de Atividades (2011-2012) Julho 2012 Relatório das Atividades do GTT CORPO E CULTURA (2011-2012) Relator: Tadeu João Ribeiro Baptista Comitê Científico do GTT Corpo e Cultura: Coordenador:

Leia mais

V Pedreiros e Vendedores. 1 Introdução

V Pedreiros e Vendedores. 1 Introdução V Pedreiros e Vendedores 1 Introdução No contexto da análise dos trabalhadores por conta própria, tendo em vista a destacada participação nos grupamentos de atividades da construção (17,4%) e do comércio

Leia mais

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA Rui Cidarta Araújo de Carvalho, Edson Aparecida de Araújo

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO E ANDAMENTO E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA CENA TEATRAL Ernani de Castro Maletta Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Ritmo, andamento, encenação. O ritmo é um

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA:

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 8 1 HISTÓRIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. A base naval norte-americana de Guantanamo tem estado em evidência nos últimos anos. Trata-se de uma área de 117,6 quilômetros

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2013 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

no SRM do que no CRM está na obtenção da certificação de qualidade ISO 9001. Para que o Fabricante de Cilindros mantenha o referido certificado de

no SRM do que no CRM está na obtenção da certificação de qualidade ISO 9001. Para que o Fabricante de Cilindros mantenha o referido certificado de 81 8 Conclusões O último capítulo da dissertação visa tecer conclusões a respeito do trabalho e sugerir algumas recomendações de estudos futuros. A presente dissertação teve como objetivos propor um modelo,

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década 1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR BAHIA TEXTO DE CULTURA GERAL FONTE: UOL COTIDIANO 24/09/2008 Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década Fabiana Uchinaka Do UOL Notícias

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Rodobens é destaque no website Infomoney

Rodobens é destaque no website Infomoney Rodobens é destaque no website Infomoney Por: Conrado Mazzoni Cruz 19/04/07-09h55 InfoMoney SÃO PAULO - Atualmente, falar sobre o mercado imobiliário brasileiro é entrar na discussão sobre um possível

Leia mais

A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais

Leia mais

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750 BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR As crises econômicas que se sucederam no Brasil interromperam a política desenvolvimentista. Ocorre que o modelo de desenvolvimento aqui implantado (modernização conservadora

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas

Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas Rita de Cássia da Conceição Gomes Natal, 11/09/2011 As Desigualdades socioespacias em nossa agenda de pesquisa: Dialética apresentada Pesquisa

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais