RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Duspatal Retard 200 mg cápsulas de libertação prolongada

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Duspatal Retard 200 mg cápsulas de libertação prolongada"

Transcrição

1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Duspatal Retard 200 mg cápsulas de libertação prolongada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula de gelatina dura de libertação prolongada contém 200 mg de mebeverina (sob a forma de cloridrato). Lista completa de excipientes, ver secção FORMA FARMACÊUTICA Cápsula de libertação prolongada Cápsula de libertação prolongada opaca de cor branca, tamanho nº 1, com marcação padrão INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1. Indicações terapêuticas Adultos e crianças com mais de 10 anos de idade: - Tratamento sintomático do síndrome do intestino irritável Posologia e modo de administração Para administração oral As cápsulas devem ser engolidas com uma quantidade de água suficiente (pelo menos 100 ml de água). As cápsulas não devem ser mastigadas, pois o revestimento destina-se a assegurar o mecanismo de libertação prolongada (ver secção 5.2.) Adultos e crianças com mais de 10 anos de idade: Uma cápsula de 200 mg, duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. A duração do tratamento não é limitada e deve ser ajustada às necessidades do doente, de modo a assegurar um controlo adequado da sintomatologia. Após um período de várias semanas quando o efeito desejado for alcançado, a dose pode ser reduzida gradualmente.

2 Em caso de esquecimento de uma ou mais doses, o doente deve continuar com a próxima toma de acordo com a prescrição médica; a(s) dose(s) esquecida(s) não é (são) para ser(em) tomada(s) em adição à dose regular. População pediátrica Duspatal Retard não é para ser administrado a crianças de idade inferior a 3 anos dado que não existem dados clínicos para este grupo etário. Para as crianças entre os 3 e os 10 anos, as cápsulas de libertação prolongada não devem ser tomadas devido ao teor elevado de substância ativa. Populações especiais: Não foram realizados estudos de posologia nos idosos, doentes insuficientes hepáticos e/ou renais. Dos dados disponíveis pós-comercialização não foram identificados riscos específicos para os idosos, doentes insuficientes hepáticos e/ou renais. Não são necessários ajustes da dose nos idosos, doentes insuficientes hepáticos e/ou renais Contraindicações Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1. Íleo paralítico Advertências e precauções especiais de utilização Não existem advertências especiais Interações medicamentosas e outras formas de interação Não foram realizados estudos de interação exceto com o álcool. Estudos feitos em animais in vivo e in vitro demonstraram a ausência de qualquer interação do Duspatal Retard com o etanol Fertilidade, gravidez e aleitamento Gravidez Não existem dados adequados sobre o uso da mebeverina em mulheres grávidas. Os estudos em animais são insuficientes relativamente à toxicidade reprodutiva (ver secção 5.3.). Duspatal Retard não é recomendado durante a gravidez.

3 Amamentação Não existe informação suficiente sobre a excreção da mebeverina e dos seus metabolitos no leite humano. A excreção da mebeverina no leite não foi estudada nos animais. Duspatal Retard não deve ser administrado durante o aleitamento. Fertilidade Não existem dados clínicos sobre a fertilidade masculina ou feminina; no entanto os estudos nos animais não indicam efeitos nocivos de Duspatal Retard (ver secção 5.3.) Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Não foram efetuados estudos relativamente aos efeitos sobre a capacidade de conduzir veículos e utilizar máquinas. O perfil farmacodinâmico e farmacocinético assim como a experiência pós-comercialização não indicia qualquer efeito nocivo sobre a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas Efeitos indesejáveis Foram reportados espontaneamente os seguintes efeitos adversos durante a utilização pós-comercialização. Não foi possível estimar a partir dos dados disponíveis uma frequência precisa. Foram observadas principalmente reações alérgicas mas não exclusivamente limitadas à pele. Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos Urticária, angioedema, exantema e edema da face. Doenças do sistema imunitário Hipersensibilidade (reações anafiláticas). Notificação de suspeitas de reações adversas A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefíciorisco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao, I.P.:, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa Tel: Fax: Sítio da internet:

4 Sobredosagem Teoricamente, em caso de sobredosagem poderá ocorrer excitabilidade a nível do Sistema Nervoso Central. Os casos em que a mebeverina foi ingerida em sobredosagem, os sintomas foram ausentes ou ligeiros e de um modo geral rapidamente reversíveis. Os sintomas observados devido a sobredosagem foram de natureza cardiovascular ou neurológica. Não é conhecido nenhum antídoto específico; recomenda-se tratamento sintomático. A lavagem gástrica apenas deve ser considerada em caso de intoxicação múltipla descoberta sensivelmente dentro de uma hora. Não são necessárias medidas para reduzir a absorção. 5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1. Propriedades farmacodinâmicas Grupo farmacoterapêutico: 6.4 Aparelho digestivo. Antiespasmódicos, código ATC: A03AA04 Mecanismos de ação e efeitos farmacodinâmicos O cloridrato de mebeverina é um antiespasmódico, musculotropo, com ação direta no músculo liso do trato gastro-intestinal, proporcionando alívio dos espasmos sem afetar a motilidade normal do intestino. Dado que esta ação não é mediada pelo sistema nervoso autónomo, os efeitos indesejáveis anticolinérgicos típicos não se manifestam Propriedades farmacocinéticas Absorção: A mebeverina é rápida e completamente absorvida após administração oral na forma de comprimidos. A formulação de libertação prolongada permite o esquema de administração bi-diário (2 administrações por dia). Distribuição Não ocorre acumulação significativa após doses múltiplas. Biotransformação O cloridrato de mebeverina é metabolizado principalmente por esterases, as quais partem primariamente as ligações ésteres em ácido verátrico e mebeverina álcool. O metabolito principal no plasma é o DMAC (ácido carboxílico demetilado). A semivida de eliminação em estado estacionário do DMAC é 5,77 horas. Durante a administração de doses múltiplas (200 mg duas vezes por dia), o Cmax do DMAC é 804 ng/ml e o tmax é cerca de 3 h.

5 A biodisponibilidade relativa das cápsulas de libertação prolongada parece ser ótima na razão média de 97%. Eliminação A mebeverina não é excretada como tal, dado que é metabolizada por completo; os metabolitos são excretados quase completamente. O ácido veratríco é eliminado pela urina, a mebeverina álcool também é excretada pela urina, parcialmente no ácido carboxílico correspondente e parcialmente no ácido carboxílico demetilado (DMAC). População pediátrica Não foram realizados estudos farmacocinéticos nas crianças com qualquer formulação de meberina Dados de segurança pré-clínica Durante a sua fase de desenvolvimento, a mebeverina foi largamente testada em diversas espécies animais em ensaios de toxicidade aguda, subcrónica e estudos de reprodução. Nos estudos de toxicidade de dose única e de dose repetida foram observados em ratos, coelhos e cães efeitos sobre o Sistema Nervoso Central com comportamento de excitação (principalmente tremor e convulsões) após doses muito elevadas. A toxicidade reprodutiva da mebeverina não foi suficientemente investigada nos estudos em animais. No entanto, não houve indicação de potencial teratogénico em ratos e coelhos com doses até 100 mg/kg/dia, quando administrada em dose única. Contudo, foram observados efeitos embriotóxicos (redução do tamanho da ninhada, aumento da incidência da reabsorção) em ratos aos quais foram administradas 50 mg/kg duas vezes por dia, equivalente a duas vezes a dose terapêutica máxima no homem. Este efeito não foi observado nos coelhos. Num estudo de reprodução geral e de fertilidade, com administração por via oral, a ratos machos e fêmeas, não foram observados efeitos na geração F0 e nas 3 gerações F1 com o nível de dose até 1 vez a dose terapêutica no homem. Não foram observados efeitos mutagénicos ou clastogénicos em estudos in vitro ou in vivo com mebeverina. Não foram realizados estudos carcinogénicos. 6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1. Lista dos excipientes

6 Conteúdo da cápsula (grânulos): Dispersão a 30 % de poliacrilato Talco Triacetina Hipromelose Estearato de magnésio Dispersão a 30 % de copolímero de ácido metacrílico e acrilato de etilo (1:1) Cápsulas de gelatina: Gelatina Dióxido de titânio (E171) Tinta de impressão: Shellac (E904) Propilenoglicol (E1520) Óxido de ferro negro (E172) Solução de amónia Hidróxido de potássio 6.2. Incompatibilidades Não aplicável Prazo de validade 3 anos Precauções especiais de conservação Conservar a temperatura inferior a 30ºC. Não conservar abaixo de 5ºC. Conservar na embalagem de origem Natureza e conteúdo do recipiente APROVADO EM Blisters de PVC/Alu acondicionados em caixas de cartão com 15, 30 e 60 cápsulas. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações Precauções especiais de eliminação e manuseamento Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.

7 7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Abbott Laboratórios, Lda. Estrada de Alfragide, 67 - Alfrapark - Edifício D Amadora Portugal APROVADO EM 8. NÚMERO DE AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Nº de registo: cápsulas de libertação prolongada, 200mg, blister de PVC/Alu Nº de registo: cápsulas de libertação prolongada, 200mg, blister de PVC/Alu Nº de registo: cápsulas de libertação prolongada, 200mg, blister de PVC/Alu 9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 23 de agosto de 1988 Data da última renovação: 12 de março de DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Posologia: A posologia habitual corresponde à ingestão de uma cápsula, três vezes por dia, no momento das principais refeições.

Posologia: A posologia habitual corresponde à ingestão de uma cápsula, três vezes por dia, no momento das principais refeições. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venosmil 200 mg cápsula 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição por cápsula: Substância ativa: Cada cápsula contém 200 mg de

Leia mais

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Daflon 500 500 mg comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA e QUANTITATIVA Bioflavonoides (Fração flavonóica purificada

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÂO DO MEDICAMENTO Procto-Glyvenol 50 mg/g + 20 mg/g Creme rectal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Procto-Glyvenol creme rectal

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Benflux 30mg comprimidos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg Excipiente(s)

Leia mais

Comprimido revestido. Valdispert 450 mg são comprimidos revestidos brancos, redondos, brilhantes e biconvexos.

Comprimido revestido. Valdispert 450 mg são comprimidos revestidos brancos, redondos, brilhantes e biconvexos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valdispert 450 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém: 450 mg de extrato (como

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO TONSILOTREN 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 comprimido (250 mg) contém: Substâncias activas: Atropinum sulfuricum trit. D5 Hepar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Biafine 6,7 mg/g emulsão cutânea

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Biafine 6,7 mg/g emulsão cutânea RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Biafine 6,7 mg/g emulsão cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100,0 g de emulsão contém 0,670 g de Trolamina. Excipientes

Leia mais

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido.

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valdispert 45 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém: Substância activa: Extracto

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: cada comprimido contém 268,36 mg de sacarose e 102,99 mg de glucose.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: cada comprimido contém 268,36 mg de sacarose e 102,99 mg de glucose. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Xonkor 450 mg Comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém 450 mg de extracto (sob a

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Benflux 3mg/ml xarope 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol. Excipiente(s)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido revestido por película contém 50 mg de brometo de pinavério.

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido revestido por película contém 50 mg de brometo de pinavério. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Dicetel 50 mg comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido por película contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fucidine H 20 mg/g + 10 mg/g Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Ácido fusídico 20 mg/g e Acetato de hidrocortisona 10 mg/g.

Leia mais

Solução retal. A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas.

Solução retal. A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO MICROLAX, 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml, Solução retal MICROLAX, 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml, Solução retal 2. Composição qualitativa e quantitativa

Leia mais

Duspatalin cloridrato de mebeverina

Duspatalin cloridrato de mebeverina BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Duspatalin cloridrato de mebeverina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO DUSPATALIN (cloridrato de mebeverina) 200mg é apresentado em cartuchos com 30 cápsulas

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Zemalex 18 mg/g creme Zemalex 20 mg/ml solução para pulverização cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Zemalex creme: 2 g de

Leia mais

Venoruton (com sabor a laranja), 1000 mg, pó para solução oral

Venoruton (com sabor a laranja), 1000 mg, pó para solução oral RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venoruton (com sabor a laranja), 1000 mg, pó para solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta contém 1000 mg de Oxerrutinas.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina) RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO SIBELIUM 5 mg cápsulas SIBELIUM 10 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato

Leia mais

BULA DO PACIENTE. RUBENTI 200 mg (cloridrato de mebeverina) cápsulas de liberação prolongada ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA

BULA DO PACIENTE. RUBENTI 200 mg (cloridrato de mebeverina) cápsulas de liberação prolongada ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA BULA DO PACIENTE RUBENTI 200 mg (cloridrato de mebeverina) cápsulas de liberação prolongada ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO RUBENTI cloridrato de mebeverina

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas:

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Molaxole pó para solução oral 2. COMPOSICÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: Macrogol

Leia mais

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias.

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Tantum Verde, 3 mg, pastilhas, sabor a menta 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada Pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO BASINAL 100mg comprimidos APROVADO EM 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 100mg de cloridrato de naltrexona.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vetalgin 500 mg/ml solução injetável para bovinos, suínos, equinos e cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Dolenio 1500 mg, Comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido revestido por película contém

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Tratamento sintomático da obstipação em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Tratamento sintomático da obstipação em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Casenlax 500 mg/ml solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de produto contém 500 mg de Macrogol 4000. Lista completa

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Guronsan, comprimidos efervescentes 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido de Guronsan contém: Substância(s) Activa(s):

Leia mais

TOTIVERME VET 500 mg/g, pó para solução oral para pombos, pombos-correio, aves canoras e ornamentais

TOTIVERME VET 500 mg/g, pó para solução oral para pombos, pombos-correio, aves canoras e ornamentais 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO TOTIVERME VET 500 mg/g, pó para solução oral para pombos, pombos-correio, aves canoras e ornamentais 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Citrato

Leia mais

Recomenda-se a seguinte posologia: 1 comprimido por dia, administrado por via oral, antes das refeições.

Recomenda-se a seguinte posologia: 1 comprimido por dia, administrado por via oral, antes das refeições. 1. NOME DO MEDICAMENTO Dozefol, 0.4mg + 0.002 mg, Comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: 0,4 mg de ácido fólico a 0,002 mg de cianocobalamina (vitamina B12). Excipientes:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PG 600, pó e solvente para solução injetável para porcas e primíparas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1/16

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1/16 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1/16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO INCURIN 1 mg por comprimido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: 1 mg de estriol por comprimido

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Amizal 45 mg Comprimido revestido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém 45 mg de idebenona. Excipiente(s)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Contralac 20 mg, comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Diclofenac Bluepharma, 10 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de gel contém 10 mg de diclofenac de sódio equivalente

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

O uso do Miostenil deverá restringir-se a doentes adultos (dada a ausência de dados noutros grupos etários).

O uso do Miostenil deverá restringir-se a doentes adultos (dada a ausência de dados noutros grupos etários). 1. NOME DO MEDICAMENTO Miostenil 250 mg + 250 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 250 mg de aspartato de magnésio e 250 mg de aspartato de potássio. Excipiente(s)

Leia mais

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral.

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada g contém: Substância Activa: Bromexina (Cloridrato) 9.1 mg Para lista completa de

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Sensiblex 40 mg/ml solução injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml contém:

Leia mais

EUPHON. Pastilhas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Erísimo (extracto seco aquoso)...10,000 mg Excipientes, ver 6.1

EUPHON. Pastilhas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Erísimo (extracto seco aquoso)...10,000 mg Excipientes, ver 6.1 EUPHON Pastilhas RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO EUPHON, pastilhas EUPHON pastilhas sem açúcar 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Erísimo (extracto seco aquoso)...10,000

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO COLIVET 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Cada 11,60 mg de diclofenac dietilamónio corresponde a 10,00 mg de diclofenac.

Cada 11,60 mg de diclofenac dietilamónio corresponde a 10,00 mg de diclofenac. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Frenalgil 10 mg/g gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 11,60 mg de diclofenac dietilamónio corresponde a 10,00 mg de diclofenac.

Leia mais

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Dolamin clonixinato de lisina 125 mg Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido revestido contém: clonixinato

Leia mais

MANSIL. Cápsula. 250 mg

MANSIL. Cápsula. 250 mg MANSIL Cápsula 250 mg Mansil oxamniquina I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Mansil Nome genérico: oxamniquina APRESENTAÇÕES: Mansil cápsulas de 250mg em embalagens contendo 6 cápsulas. USO

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Pi 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Vírus vivo atenuado da parainfluenza

Leia mais

LONIUM. brometo de otilônio. APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 40 mg. Caixas com 30 e 60 comprimidos

LONIUM. brometo de otilônio. APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 40 mg. Caixas com 30 e 60 comprimidos LONIUM brometo de otilônio APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 40 mg. Caixas com 30 e 60 comprimidos USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido revestido contém: 40 mg brometo de otilônio... 40

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães.

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metacam 1 mg comprimidos para mastigar para cães Metacam 2,5 mg comprimidos para mastigar para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido para mastigar

Leia mais

PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína

PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína MODELO DE TEXTO DE BULA PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína TRATAMENTO LOCAL DAS HEMORRÓIDAS Formas farmacêuticas, via de administração e apresentações: Supositórios. Embalagens com 5 ou 10 supositórios.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Colominte 187 mg Cápsulas gastrorresistentes. Óleo essencial de hortelã-pimenta

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Colominte 187 mg Cápsulas gastrorresistentes. Óleo essencial de hortelã-pimenta Folheto informativo: Informação para o utilizador Colominte 187 mg Cápsulas gastrorresistentes Óleo essencial de hortelã-pimenta Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO INTERGONAN 6000 UI pó e solvente para solução injectável para bovinos, ovinos, coelhos e cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Aciclosina 50 mg/g Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de creme contém 50 mg de aciclovir. Excipiente(s) com efeito

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Receptal, 0,004 mg/ml solução aquosa injetável para bovinos, equinos, suínos e coelhos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. Denominação do medicamento Enema Fleet 2. Composição qualitativa e quantitativa Fosfato monossódico di-hidratado Fosfato dissódico 8.0 % w/v 18.1 % w/v A dose

Leia mais

Zyrtec. dicloridrato de cetirizina. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas

Zyrtec. dicloridrato de cetirizina. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Zyrtec dicloridrato de cetirizina I ) Identificação do medicamento Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Zyrtec Comprimidos: cartucho contendo comprimidos revestidos,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres 10mg/g Pó para administração na água de bebida para bovinos, suínos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Duelmint 40 pasta oral para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substâncias

Leia mais

Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cada ml contém 2mg de cloridrato de bromexina

Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cada ml contém 2mg de cloridrato de bromexina RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém 2mg de cloridrato de bromexina Excipiente(s) com efeito conhecido: Sacarose - 400

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Um grama de pomada contém 20 mg de fusidato de sódio.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Um grama de pomada contém 20 mg de fusidato de sódio. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fucidine 20 mg/g pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um grama de pomada contém 20 mg de fusidato de sódio. Excipientes com efeito

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BANACEP vet 20 mg comprimidos revestidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido divisível contém:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Folheto Informativo: informação para o utilizador. Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína

Folheto Informativo: informação para o utilizador. Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína Folheto Informativo: informação para o utilizador Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 9 1. Nome do medicamento veterinário, AVISTERIL 0,1 mg de progesterona para pombos 2. Composição qualitativa e quantitativa Progesterona

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fusextrine 20 mg/g creme Ácido fusídico Fusextrine 20 mg/g pomada Sal sódico do ácido fusídico (Fusidato de sódio). Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO HAPASIL 5 % suspensão oral para ovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância(s)

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Biovit solução injetável para suínos, vitelos e cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Última revisão do texto em fevereiro de 2015 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Lepto mais Suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO CARENA 270 mg/g + 200 mg/g pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Um grama de pomada contém 270 mg de óxido

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano

Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tavégyl 1 mg comprimidos Clemastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Locoid Capilar 1mg/ml solução cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Locoid Capilar contém 1mg/ml de 17-butirato de hidrocortisona,

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Fluidox

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Fluidox Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Fluidox 30 mg comprimidos Ambroxol Fluidox 6 mg/ml xarope Cloridrato de Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Cada grama de pomada contém 50 mg de dexpantenol. Excipientes, ver 6.1

Cada grama de pomada contém 50 mg de dexpantenol. Excipientes, ver 6.1 1.DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Bepanthene, Pomada,50 mg/g 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de pomada contém 50 mg de dexpantenol. Excipientes, ver 6.1 3. FORMA FARMACÊUTICA Pomada 4. INFORMAÇÕES

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CAPSTAR 11.4 mg, comprimidos para gatos e cães pequenos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido contém: Substância(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Bescil 10 mg/g Creme vaginal Nitrato de Isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Antigénios de superfície do vírus Influenza (hemaglutinina e neuraminidase) das seguintes estirpes*:

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Antigénios de superfície do vírus Influenza (hemaglutinina e neuraminidase) das seguintes estirpes*: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Influvac, suspensão injetável (vacina antigripal inativada, antigénios de superfície). 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Antigénios

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xifaxan 200 mg comprimidos revestidos por película Rifaximina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

100 g de Elás contêm: Extrato líquido de raiz de Symphytum officinale (consolda) (1:2): 35 g (extração: etanol 60% (v/v)).

100 g de Elás contêm: Extrato líquido de raiz de Symphytum officinale (consolda) (1:2): 35 g (extração: etanol 60% (v/v)). RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Elás 350 mg/g creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 100 g de Elás contêm: Extrato líquido de raiz de Symphytum officinale (consolda)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 5 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Zipyran 50 mg Comprimidos para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Mucosolvan está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica.

Mucosolvan está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Mucosolvan 30 mg/5 ml Xarope Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metrobactin 250 mg comprimidos para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 comprimido

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Dexacortin 2 mg/ml solução injetável para bovinos, suínos, cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E

Leia mais

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada.

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada. FOLHETO INFORMATIVO Libradin 10, cápsulas de libertação prolongada de 10 mg Libradin 20, cápsulas de libertação prolongada de 20 mg Cloridrato de barnidipina Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE UTILIZAR IMODIUM SOFTGELS

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE UTILIZAR IMODIUM SOFTGELS FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Imodium Softgels 2 mg cápsula mole Cloridrato de loperamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM 06-05-2004 INFARMED

APROVADO EM 06-05-2004 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO APROVADO EM 1 DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30mg, cápsula 2 COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

URO-VAXOM. Lisado bacteriano de Escherichia coli. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas

URO-VAXOM. Lisado bacteriano de Escherichia coli. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas URO-VAXOM Lisado bacteriano de Escherichia coli APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas USO ORAL USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais