Memorial do Estudante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Memorial do Estudante"

Transcrição

1 7 Memorial do Estudante

2 FLORESTABILIDADE LIVRO DO MEDIADOR 7. Memorial do Estudante 29 Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire O Memorial do Estudante é um procedimento metodológico utilizado na sala de aula para registro das vivências do cotidiano escolar. Por meio dele, os estudantes reúnem e apresentam informações, evidências concretas e dados específicos sobre a qualidade do ensino e o impacto da aprendizagem. É um excelente instrumental para os estudantes descobrirem seus crescimentos, ou não, como aprendizes, pessoas e profissionais, e, ainda, avaliarem seus desempenhos em sala de aula. Na metodologia Telessala, o Memorial é um caderno de anotações no qual os estudantes podem escrever sobre o seu dia a dia na sala de aula como se fosse um diário. É importante que o registro seja feito diariamente, para que eles possam observar suas descobertas e progressos na sala de aula. Ao final de sua participação no Florestabilidade, os estudantes podem tomar em suas mãos o memorial que construíram ao longo do projeto e saber o que foram capazes de fazer. Eles se sentirão confiantes por serem os autores de tal obra. O Memorial do Estudante deverá conter: Índice Inicialmente, orientado pelo mediador; depois, podendo ser reescrito a critério do estudante. Quem sou eu? Nesta parte, o estudante vai se identificar, escrevendo sobre si, seus sonhos, suas atividades, família, comunidade, escola, tudo que ele considerar significativo para sua identificação. Você pode orientá-lo a usar uma fotografia sua, fazer um desenho ou colar uma gravura. O importante é ele se identificar com o que escolheu para sua autorrepresentação. De quando em quando, ele deve reler o que escreveu e ver se pode acrescentar alguma coisa nova que mostre que foi mudando durante sua caminhada como estudante do Florestabilidade.

3 30 LIVRO DO MEDIADOR Florestabilidade 7. Memorial do Estudante Anotações É tudo o que o estudante quiser escrever sobre o seu dia a dia na sala de aula. Suas responsabilidades como estudante, sua participação nas aulas, seus comentários sobre as atividades desenvolvidas na sala de aula, sobre tudo o que ele considerar importante para seu crescimento como pessoa, estudante e profissional. Além de escrever, o estudante pode usar desenhos, gravuras, fotos, letras de música e poesia, etc. Ou seja, tudo que o ajude a registrar o que aprendeu. Apêndice É a parte extra do Memorial. Para formá-lo, o estudante pode juntar outros materiais que considerar importantes para complementar o que registrou no Memorial. Apresentaremos a seguir para você, mediador, de forma mais detalhada, algumas informações que deverão constar no Memorial. São tópicos que ajudam o estudante a organizar suas ideias antes de começar a escrever. O que posso aprender com o Projeto Florestabilidade? Nesta questão, o estudante deverá escrever sobre o que ele espera encontrar e alcançar nesse projeto. Esse relato vai ajudá-lo a perceber suas mudanças durante essa caminhada. Quais as minhas responsabilidades como estudante? Aqui, o estudante deverá registrar o que ele deve fazer para melhor compreender as temáticas do Florestabilidade. O que eu devo fazer como aluno do Florestabilidade? Nesta etapa, o estudante deverá escrever sobre: os programas de TV aos quais assistiu, as atividades que realizou, a colaboração que prestou aos colegas e ao mediador, sua participação nos debates, os casos e as experiências que contou, as dúvidas que teve, as coisas que acertou, assim como as emoções, as descobertas e os elogios que recebeu e tudo o mais que achar que é importante anotar. O que eu estou fazendo para melhorar? Nesta parte, o estudante deverá registrar o que tem procurado fazer para melhorar, cada vez mais, o seu desempenho como estudante e o seu crescimento como pessoa. Deverá também mencionar estudos, leituras e atividades, como passeios e visitas a museus. Escrever sobre programas de televisão e de rádio, vídeos e filmes que contribuíram para melhorar a sua atividade como estudante na sala de aula. E anotar ainda tudo o que leu, viu, conversou e observou nessas experiências.

4 FLORESTABILIDADE LIVRO DO MEDIADOR 7. Memorial do Estudante 31 Comentários Aqui, é importante que o estudante anote as mudanças que seus colegas, amigos, familiares e professores estão percebendo nele: que agora está lendo jornal, está escrevendo carta, está pensando em fazer um curso de manejo florestal sustentável, está ajudando os filhos ou os irmãos nas tarefas da escola, está mais colaborativo, está participando mais dos trabalhos na sala de aula e outras mudanças importantes que possam ter sido comentadas. E não esquecer de escrever, também, os elogios que seu professor, seus colegas, amigos e familiares fazem a ele. Autoavaliação Nesta etapa, o estudante deverá fazer a sua autoavaliação, registrando o modo em que atua no Florestabilidade, isto é, sua frequência, seu interesse, o cumprimento das tarefas, sua atenção e outros comportamentos e atitudes. Com relação a sua aprendizagem, deverá considerar o aproveitamento, para a vida prática, das coisas que viu durante as aulas, sua frequência/assiduidade, sua participação nas atividades e sua competência para trabalhar em grupo. Minhas reflexões Aqui, o estudante deverá registrar as mudanças relacionadas ao que deu certo e ao que foi difícil de conseguir, e que decisões e providências ele vai tomar para revertê-las.

5 32 LIVRO DO MEDIADOR Florestabilidade 7. Memorial do Estudante 8 A construção de projetos complementares

6 FLORESTABILIDADE LIVRO DO MEDIADOR 8. A construção de projetos complementares 33 Para conquistar coisas importantes, devemos não apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, mas também acreditar. Anatole France O Florestabilidade representa uma excelente oportunidade para a realização de projetos complementares e interdisciplinares na escola. Constituídos de atividades pedagógicas coletivas, os projetos complementares: ampliam o conhecimento dos estudantes; contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e de suas relações com o entorno; fortalecem a dimensão cidadã do aluno; agregam qualidade ao processo pedagógico; possibilitam trabalhar as temáticas de forma multidisciplinar; estimulam os estudantes a organizar atividades socializadoras, como mostra cultural, feira de produtos da região e dia temático. Como podem ser desenvolvidos os projetos complementares? Considerando que um projeto deve ser uma atividade coletiva, de cujas decisões todos os estudantes devem participar, apresentamos agumas dicas para a sua construção: Proponha temas que despertem o interesse da turma, atividades que valorizem as diferentes formas de expressão. Estimule a pesquisa e sugira diferentes fontes, como livros, entrevistas e instituições. Planeje cada momento, definindo tarefas e dividindo-as entre os estudantes. Considere a possibilidade de a ideia inicial tomar um rumo diferente do planejado. Mas, lembre-se: nem sempre as hipóteses se confirmam. Observe o tamanho dos grupos, o tempo disponível, o espaço e os recursos necessários, e o objetivo de cada atividade. Por onde começar? Para maior dinamismo e concretude das temáticas trabalhadas, propomos a você, professor/mediador, um roteiro para auxiliá-lo nessa construção coletiva.

7 34 LIVRO DO MEDIADOR Florestabilidade 8. A construção de projetos complementares TEMA/FOCO (O quê?) JUSTIFICATIVA (Por quê?) OBJETIVOS (Para quê?) METODOLOGIA (Como?) CRONOGRAMA (Quando?) RECURSOS (Com quem e o quê?/ Parcerias e materiais/ bibliografia) Que tema será trabalhado pelos estudantes e professor/mediador em cada projeto? Por que o tema é importante? Quais as relações entre o tema escolhido e as disciplinas? O que se pretende com o projeto? De que forma o tema contribuirá para a vida dos participantes? Quais os resultados esperados? O que acontecerá ao final do trabalho? Como será construído o conhecimento? Em quanto tempo será desenvolvido? Que tipo de material será necessário? Com quem poderemos contar para desenvolver a proposta: estudantes, professores, comunidade escolar, etc.? CONCLUSÕES Na sua opinião, o que acontecerá ao final? A prática de pesquisa A pesquisa é uma atividade importante em qualquer processo educativo. Ela pode ser feita, basicamente, a partir de fontes orais, escritas e visuais. Lembramos que, tanto nas fontes escrita e visual quanto na fonte oral, opiniões diferentes enriquecem a pesquisa. O uso de mais de uma fonte possibilita o confronto de opiniões e a formulação de opiniões mais consistentes, e estabelece comparações. E a crítica deve ser vista pelos estudantes como crescimento do conhecimento. Fontes escrita e visual As escritas são livros, dicionários, enciclopédias, artigos, notícias de jornais e revistas, documentos, relatórios, informações disponíveis na internet, etc. As visuais são as iconografias (fotográficas, desenhos, mapas, ícones, etc.) e os audiovisuais (vídeos e filmes). Além de ético, citar as fontes utilizadas na construção do projeto é importante, pois serve como referência para o leitor, assim como para dar respaldo teórico

8 FLORESTABILIDADE LIVRO DO MEDIADOR 8. A construção de projetos complementares 35 para quem fez a pesquisa. Além disso, contribui para a multiplicação das ideias dos autores das obras consultadas. As citações das fontes devem ser organizadas em forma de bibliografia. Quando uma ou mais frases do autor pesquisado forem citadas na íntegra, elas devem ser escritas entre aspas e, entre parênteses, devem ser citados o sobrenome do autor, em letras maiúsculas e, em seguida, o ano da publicação do texto. Fontes orais São entrevistas cujas informações podem ser transmitidas por meio de anotações ou gravações audiovisuais. Nas pesquisas orais, é importante elaborar um roteiro de perguntas antes da entrevista. Como um guia, ele possibilita obter o máximo de informações no momento da entrevista. Durante a entrevista, novas perguntas podem surgir. Da mesma forma, outras podem perder o propósito. É preciso ser flexível, sem perder de vista os objetivos. As perguntas formuladas não devem induzir as respostas, deixando o entrevistado livre para se posicionar. Uma análise dos depoimentos se faz necessária antes da elaboração das conclusões do entrevistado, a fim de verificar se contêm todas as informações desejadas, ou se é necessário colher novos relatos. Convém lembrar aos estudantes que uma entrevista nada mais é do que um bom bate-papo. Por isso, eles devem ser estimulados a serem curiosos e a pedir explicações quando não entenderem uma resposta. Eles também devem estar dispostos a se surpreender com novos conhecimentos. A culminância Deve ser definido em conjunto com os estudantes como serão apresentados os projetos: mostra cultural, feira de produtos da região ou dia temático. No contexto do Florestabilidade, os produtos florestais não madeireiros extraídos por comunidades nas quais vivem os estudantes, ou o trabalho dos profissionais de manejo madeireiro na região, por exemplo, são aspectos que podem ser valorizados pelos projetos complementares. A memória do projeto É importante que você, professor/mediador, e os estudantes façam um registro de todo o trabalho desenvolvido em cada projeto. Recomendamos, também, que as produções mais representativas dos trabalhos dos estudantes (desenhos, produção de textos, etc.) sejam arquivadas para compor os relatórios de acompanhamentos e o relatório final dos projetos realizados pelos estudantes.

Letra Viva. Episódio: O Planejamento na Prática Pedagógica

Letra Viva. Episódio: O Planejamento na Prática Pedagógica Letra Viva Episódio: O Planejamento na Prática Pedagógica Resumo Vivemos em uma época de mudanças contínuas e rápidas devido ao progresso das ciências e conseqüente revolução tecnológica e industrial.

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): DEISI MERI MENZEN- Escola 1º de Maio 3º Ano. Portador de textos: Jornal (textos informativos). Competências Resgatar o valor do jornal, despertando

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta.

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma reportagem para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma reportagem para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT CURSO DE FARMÁCIA

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT CURSO DE FARMÁCIA 1 SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT CURSO DE FARMÁCIA INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO DE HORAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

Leia mais

Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins

Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins Professor(es) Apresentador(es): Tatiane Cecilia da Silva Nardi Realização: Foco do Projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UM TUTORIAL PARA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA FEIRA CIÊNCIA VIVA

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

Sua Escola Nossa Escola

Sua Escola Nossa Escola Sua Escola Nossa Escola Episódio: Juraci e os escritores mirins Florânia - RN Resumo A série Sua Escola Nossa Escola apresenta experiências de escolas que utilizam novas tecnologias e integram diferentes

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E Mapa Mental: Como Aprender de Forma Eficaz UMA ESTRATÉGIA PARA APRIMORAR SEUS ESTUDOS E PRODUTIVIDADE por Marcel Corradi 1 INTRODUÇÃO Neste mini ebook vou te ensinar uma das técnicas que eu utilizo para

Leia mais

e Ilustrações A BANGUELINHA SUPLEMENTO DIDÁTICO Elaborado por Maria da Graça Fernandes Branco Uso exclusivo do professor. venda proibida.

e Ilustrações A BANGUELINHA SUPLEMENTO DIDÁTICO Elaborado por Maria da Graça Fernandes Branco Uso exclusivo do professor. venda proibida. Texto e Ilustrações Angela Lago A BANGUELINHA Uso exclusivo do professor. venda proibida. SUPLEMENTO DIDÁTICO Elaborado por Maria da Graça Fernandes Branco PROJETO: Memórias Os projetos são excelentes

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GEORGIA STELLA RAMOS DO AMARAL CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO Santa Cruz do Sul 2009 Abrangência Comunidade escolar de uma determinada escola.

Leia mais

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS: Construção de Projetos Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: projetos; metodologia; constrição. 1 Os objetivos da Disciplina Levar o estudante a compreender

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

O celular na sala de aula

O celular na sala de aula O celular na sala de aula ELABORANDO NOTÍCIAS Objetivo: Noticiar um fato - Entrevistar, utilizando o gravador do celular, pessoas que fazem parte do fato a ser noticiado, no bairro ou comunidade em que

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR - O PLANEJAMENTO DAS AULAS TEM DE PREVER ATIVIDADES PARA TODOS OS ALUNOS! SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN

INCLUSÃO ESCOLAR - O PLANEJAMENTO DAS AULAS TEM DE PREVER ATIVIDADES PARA TODOS OS ALUNOS! SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN INCLUSÃO ESCOLAR - O PLANEJAMENTO DAS AULAS TEM DE PREVER ATIVIDADES PARA TODOS OS ALUNOS! VOLUME 1 OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: A Inclusão é um direito. A educação deve discriminar positivamente.

Leia mais

PROJETO: SOU LETRANDO.

PROJETO: SOU LETRANDO. PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA

Leia mais

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado.

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado. Redação E aí, galera do Me Salva! Tudo bem? Está chegando o grande dia, não é?! As provas do ENEM acontecerão logo logo, portanto, cá estamos para revisar este assunto: REDAÇÃO. A ideia é traçarmos um

Leia mais

INTRODUÇÃO Este projeto tem como tema a radioatividade de uma forma interdisciplinar, utilizando a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, considerando não só o produto da ciência, mas sua história,

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de um conteúdo multimédia para os média escolares

Dicas sobre produção mediática: A produção de um conteúdo multimédia para os média escolares Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler Os Registros na Pesquisa Christiane Zubler RELEMBRANDO... A importância de se trabalhar com projetos de pesquisa na educação Básica: O Experiências exitosas; O Como organizar e avaliar feiras de ciências;

Leia mais

Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem 2006/2007 Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Caro cursista

Leia mais

PROJETO: Eu e minha escola

PROJETO: Eu e minha escola PROJETO: Eu e minha escola Local: Escola Polo Municipal Marcondes Fernandes Pereira Público Alvo: Alunos do 5º Ano A Professora: Solange Pereira de Almeida Vanello Professor Colaborador: Nasser Charif

Leia mais

O JORNAL ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: do letramento à formação cidadã

O JORNAL ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: do letramento à formação cidadã Centro de Competência de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica O JORNAL ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: do letramento à formação cidadã

Leia mais

DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO

DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO 3º Ciclo TEMA Metodologia de trabalho projecto Trabalho em grupo e trabalho individual Nome: Nº Turma: Metodologia de Trabalho Projecto Trabalho de projecto é uma metodologia

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO I. ESPECIFICIDADE Docentes e estudantes do ProfSocio possuem grande responsabilidade na elaboração de seu trabalho de conclusão. Serão desafiados nos seguintes

Leia mais

Aula lá Fora. Episódio: Artes Plásticas

Aula lá Fora. Episódio: Artes Plásticas Aula lá Fora Episódio: Artes Plásticas Resumo A série Aula lá Fora nos apresenta projetos desenvolvidos a partir de aulas-passeio realizadas em escolas da rede pública municipal de Santo André, cidade

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também!

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também! porta aberta Nova edição História 2º ao 5º ano Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. 25384COL06 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas

Leia mais

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO DISCIPLINA - MONOGRAFIA I DOCENTE RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SÁ ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL 2010.2 TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO OBJETIVOS: 1- Elaborar um projeto de leitura

Leia mais

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS: Conceitos e fundamentos Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: projetos; fundamentos; educação básica. www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA OBJETIVOS Trabalhar as habilidades inerentes à escrita e composição textual; Interligar as áreas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Professores e Professoras

Professores e Professoras Professores e Professoras Estimados (as) Colegas Professores(as), Este material tem por objetivo trazer ideias para você que se dedica a educação e busca na sua pratica cotidiana fazer a diferença na vida

Leia mais

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito;

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito; Jornal Henfilmes Série especial educação no Trânsito Justificativa Este trabalho surgiu com a ideia de utilizar as tecnologias de informação e comunicação a serviço do ensino e aprendizagem. Sabemos que

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

PROJETO: A FALTA REGULAR DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA- RN.

PROJETO: A FALTA REGULAR DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA- RN. PROJETO: A FALTA REGULAR DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA- RN. CURSISTA: CIDÁLIA MARIANO DE LIMA SOARES. 1 Resumo Diante da falta de água decorrente da influência das ações humanas, a sociedade devem

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO A 3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL é um projeto que desperta a pesquisa científica de maneira interdisciplinar. Por ser um evento cultural, a Mostra de Conhecimento oportuniza

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

Planificação de uma Unidade de Aprendizagem

Planificação de uma Unidade de Aprendizagem Planificação de uma Unidade de Aprendizagem 1 Contexto Área curricular: Língua Portuguesa Tema: Texto lúdico-poético Nível: 1º Ciclo (4º Ano) Escola: Os alunos que frequentam esta escola, e particularmente

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

Aula 1.2 Conteúdo: Ginástica rítmica. Habilidades: Sintetizar os fundamentos e regras da ginástica rítmica EDUCAÇÃO FÍSICA INTERATIVIDADE FINAL

Aula 1.2 Conteúdo: Ginástica rítmica. Habilidades: Sintetizar os fundamentos e regras da ginástica rítmica EDUCAÇÃO FÍSICA INTERATIVIDADE FINAL Aula 1.2 Conteúdo: Ginástica rítmica Habilidades: Sintetizar os fundamentos e regras da ginástica rítmica Ginástica rítmica GR Rudolf Bode (1930) Isadora Duncan (1940) Aparelho de Ginástica Rítmica Materiais

Leia mais

Existem diversos instrumentos para analisar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem.

Existem diversos instrumentos para analisar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem. Ensino Fundamental I Avaliação Existem diversos instrumentos para analisar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem. Como você lida com alunos pendurados neste

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: BIOLOGIA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA - 2015...o brinquedo desperta interesse e curiosidade... Rubem Alves Autora: Rita Siqueira Público alvo: alunos

Leia mais

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ELEMENTOS PRELIMINARES: CAPA: É a proteção externa do documento, portanto o material usado deve ser resistente ao manuseio. Permitem-se cores, fotos e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA LITERACIA DA INFORMAÇÃO Como organizar um trabalho de pesquisa? Na organização de um trabalho deves ter em conta os aspectos apontados pelo professor como o número

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR. 1. Apresentação de uma situação de interação

GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR. 1. Apresentação de uma situação de interação GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR GIASSON, Rosangela Maria NATH-BRAGA, Margarete Aparecida ZUCCO, Adriana 1. Apresentação de uma situação de interação Conversar com os alunos sobre a importância de

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Onde Atividades Avaliativas: O que Datas Como será realizada? 1.Relato pessoal, sua estrutura e suas características:

Leia mais

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR ANEXO 5.2.2. PLANO DE AÇÃO PROFESSOR Rua Bruxelas, nº 169 São Paulo - SP CEP 01259-020 Tel: (11) 2506-6570 escravonempensar@reporterbrasil.org.br www.escravonempensar.org.br O que é o plano de ação? O

Leia mais

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplinas: História e Língua Portuguesa Tema: Movimentos

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

Memorial Descritivo do Projeto

Memorial Descritivo do Projeto Memorial Descritivo do Projeto Nome Categoria: Nome Subcategoria: INSERIR NOME DO PROJETO Coloque aqui o nome do Primeiro AUTOR Nome da Escola (SENAI) email@email.com.br Coloque aqui o nome do co-autores

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

INSTITUTO ALPARGATAS PREMIO DE EDUCAÇÃO CATEGORIA PROFESSOR NOTA 10 / ANO 2017

INSTITUTO ALPARGATAS PREMIO DE EDUCAÇÃO CATEGORIA PROFESSOR NOTA 10 / ANO 2017 INSTITUTO ALPARGATAS PREMIO DE EDUCAÇÃO CATEGORIA PROFESSOR NOTA 10 / ANO 2017 PROFESSORA Mônica Tejo Barros E.M.E.F JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO 1. TÍTULO DO PROJETO O Projeto intitulado CELULAR, UM PARCEIRO

Leia mais

Dia D. Dia Nacional de Discussão

Dia D. Dia Nacional de Discussão Dia D Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC introdução A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. O documento define o que todos os alunos têm o direito de aprender

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) Prof. Silvana Maia Borges Contatos: silvanamborges@gmail.com www.silborges.com CRONOGRAMA DAS AULAS Mês

Leia mais

Como cidadãos mirins, conscientizar a família e amigos para um passeio público adequado ao trânsito livre e ao desenho universal de acessibilidade.

Como cidadãos mirins, conscientizar a família e amigos para um passeio público adequado ao trânsito livre e ao desenho universal de acessibilidade. CAMINHADA MALUCA JUSTIFICATIVA A partir da dificuldade encontrada por alguns de nossos alunos NEEs ( Alunos portadores de necessidades especiais), principalmente cadeirantes, que ao transitarem pelas calçadas

Leia mais