DIÁLOGOS SOBRE FEMINISMO, AUTONOMIA REPRODUTIVA E A LUTA DAS MULHERES LÉSBICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIÁLOGOS SOBRE FEMINISMO, AUTONOMIA REPRODUTIVA E A LUTA DAS MULHERES LÉSBICAS"

Transcrição

1 DIÁLOGOS SOBRE FEMINISMO, AUTONOMIA REPRODUTIVA E A LUTA DAS MULHERES LÉSBICAS Alexandra Lopes da Costa UFGD 1 alexasociais@yahoo.com.br Pensar o debate sobre a autonomia reprodutiva no marco dos feminismos e da luta das mulheres lésbicas implica desvendar os processos sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais que constroem a subordinação de gênero no patriarcado e as formas distintas de conceber o corpo, a reprodução e a sexualidade para homens e mulheres em sua diversidade (étnico-racial, de classe, orientação sexual, geração, etc), ao longo do tempo, nas diferentes culturas e no interior de uma mesma sociedade. Foi no contexto da atmosfera dos anos 1960, período marcado por intensa agitação popular, cultural e política que o processo de politização do debate sobre o corpo, a sexualidade e a reprodução emergem no interior dos movimentos feministas em diversas partes do globo. O slogan nosso corpo nos pertence, um dos principais lemas da época para reflexão e luta política incitava o questionamento do caráter de objeto do corpo feminino sob o controle masculino, auxiliando a desvelar as sutilezas da subordinação de gênero (PORTELLA, 200). Uma forte inspiração para a luta do movimento feminista foi o pensamento de Simone de Beauvoir. Na célebre frase, A biologia é o destino, Beauvoir refletia como o corpo feminino associado ao reino da natureza em oposição à cultura, com sua capacidade de gestar e parir definia na maternidade, na domesticidade e na família o lugar reservado às mulheres no mundo, auxiliando na reflexão e revolta das feministas contra essa forma 1 Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista lato sensu em Dependências Químicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e mestranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

2 artificialmente construída de normatizar a experiência e o projeto de vida das mulheres na sociedade (apud PORTELLA, 2009). A busca da autonomia das mulheres se tornava então uma frente de luta essencial para a própria existência política do movimento, contribuindo para demarcar um campo de luta próprio em relação a outros movimentos, e, sobretudo, como um projeto de vida a ser conquistado pelas mulheres (PORTELLA, 2009). Influenciados pelos ideais de igualdade e coletividade herdados de maio de 1968, muitos grupos de mulheres e feministas aglutinaram-se em torno de questões comuns ao conjunto de mulheres, estabelecendo ideais de irmandade pelo simples fato de ser mulher, o que resultou numa visão homogeneizada em que a opressão das mulheres era vista como fruto estrito da diferença entre os sexos 2. Costa (1999) enfatiza que a noção de irmandade (sororidade) criada e propagada em algum momento da história do feminismo traz em seu bojo a idéia de unificação das mulheres, sintetizando e focalizando a luta nos marcos da desigualdade em relação aos homens. Ou seja, com o passar do tempo, esta visão acabou por homogeneizar e ocultar as diferenças e desigualdades relativas à posição de classe, geracionais, características raciais, étnicas, de orientação sexual e ideológica entre as mulheres (COSTA, 1999). A feminista Maria José de Oliveira Araújo também comunga com o pensamento desta autora. Para ela esta concepção de igualdade apesar de ter promovido a aproximação e a sociabilidade entre as mulheres escamoteou as diferenças, especialmente no que tange às especificidades das mulheres negras e das lésbicas 3. Outro aspecto é que o debate em torno dos direitos sexuais e reprodutivos levado a cabo pelos movimentos feministas centrou-se na luta em prol da liberdade sexual, pela 2 Consultar ARAÚJO, Maria José de Oliveira. Reflexões sobre a saúde da mulher negra e o movimento feminista. Texto apresentado no Seminário Alcances e Limites da Predisposição Biológica, realizado pelo Programa Saúde Reprodutiva da Mulher Negra, do Cebrap, em São Paulo, nos dias 06 e 07 de dezembro de 1993 e disponível no endereço eletrônico: consultado em 15 set Idem.

3 legalização do aborto, contra a demonização dos métodos contraceptivos e no direito a uma sexualidade voltada ao prazer independente da reprodução, logo, inserida no âmbito da heterossexualidade 4. Este pensamento, de certo modo, negligenciou a luta das mulheres lésbicas, pois o que estava colocado pelo feminismo era uma questão política e filosófica sobre uma sexualidade que não estivesse subjugada à reprodução no marco de um contrato de casamento, de uma relação permitida social e legalmente (ÁVILA, 2001, p. 7). Além disso, a antropóloga feminista Maria Luiz Heilborn relata que nos anos 1970 e 1980 o processo de desqualificação do feminismo pela sociedade brasileira era fortemente atrelado à lesbofobia. As feministas eram taxadas de sapatão, de mulher-macho. Afinal, tinha que haver um problema nessas mulheres de estarem questionando os homens. Só poderiam não gostar de homem, explicou a pesquisadora durante a palestra proferida no Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, realizado pela Articulação de Mulheres Brasileiras entre os dias 05 e 07 de fevereiro de 2010, no Rio de Janeiro 5. Para essa autora isso ajudou a construir um estigma em relação às feministas e uma imagem das lésbicas associada ao macho, como se elas quisessem ou estivessem roubando o lugar do homem. Surge nessa época um forte medo da sociedade e das mulheres heterossexuais do ataque das mulheres lésbicas, projetando uma idéia machista 4 Sobre esse assunto consultar ÁVILA, Maria Betânia. Os direitos sexuais devem ser uma pauta constante do feminismo (entrevista). In. Jornal da Rede Saúde Informativo da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, n 24, dezembro de 2001, p Todas as citações e discussões envolvendo o pensamento da antropóloga Maria Luiza Heilborn utilizadas ao longo deste artigo foram retiradas da palestra proferida pela feminista durante o Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, realizado no dia 05 de fevereiro de 2010, pela Articulação de Mulheres Brasileiras, no Rio de Janeiro. HEILBORN, Maria Luiza. Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, 2010.

4 em relação a elas. Como se bastasse ser mulher para as lésbicas darem em cima 6, resume a antropóloga. Segundo Heilborn tanto o estigma de sapatão associado às feministas quanto de uma sexualidade aflorada e insaciável das lésbicas diante de todas as mulheres, análoga à construção da sexualidade masculina no imaginário social, permanece arraigado até hoje na sociedade, destacando que o Movimento Feminista precisa encontrar uma forma de desconstruir esses estigmas sem desqualificar as lésbicas e o movimento homossexual 7. Maria Betânia Ávila (2001) acredita que o feminismo não enfrentou de forma adequada esse estigma, tampouco o que ele representa socialmente, refletindo que o sujeito político feminista ainda carece de um discurso em defesa do lesbianismo. Para ela, o feminismo como pensamento crítico e ação política possui um déficit de reflexão e debate nesse âmbito. Portanto, as relações entre o feminismo e a lesbianidade apresentaram diversos tensionamentos no decorrer da história, aponta a ativista lésbica feminista Marylucia Mesquita 8. De acordo com essa autora, o levante do movimento organizado de lésbicas surge no final da década de 1970, quando feministas começaram a participar do grupo Somos, em São Paulo, primeira organização homossexual do país. Conforme Mesquita nos anos 1980 existia poucos grupos de lésbicas e somente a partir da década de 1990 os agrupamentos despontaram no cenário brasileiro com maior expressividade por meio da criação de núcleos estritamente lésbicos, pelo fortalecimento de lésbicas atuantes em organizações mistas ou pelo ativismo autônomo, intensificando-se nos anos seguintes 9. 6 Idem. 7 Ibidem. 8 Ver MESQUITA, Marylucia. Movimento de Mulheres Lésbicas no Brasil: Sinalizando algumas conquistas e desafios para o século XX. Texto disponível no endereço eletrônico: Consultado em: 10 set Idem.

5 A falta de prioridade nas agendas de luta dos movimentos feministas envolvendo o tema da cidadania, da saúde, especificidades e demandas das mulheres lésbicas, bem como, da pouca visibilidade das lésbicas no interior dos movimentos de homossexuais mistos, têm contribuído para críticas, tensionamentos e conflitos intra e entre os movimentos LGBTT e feministas, inclusive no que diz respeito à interrupção voluntária da gravidez. Em síntese, essa trajetória de politização dos movimentos feministas e lésbicofeministas em torno do corpo, da reprodução e da sexualidade não foi linear, mas múltipla e diversa, o que segundo Ana Paula Portella (2009) expressa uma característica do feminismo na convivência e defesa de diferentes concepções, o que não prescinde da ausência de divergências, conflitos e tensões, além de uma heterogeneidade de práticas de ação política 10. A pauta do aborto no contexto dos feminismos e da luta das mulheres lésbicas Nas últimas décadas, o movimento feminista realizou importantes mobilizações e ações políticas em prol da legalização do aborto, da desvinculação entre a sexualidade e a reprodução e na luta pelo direito ao uso dos métodos contraceptivos e à liberdade sexual no Brasil (PORTELLA, 2004). Sobre esse assunto Portella (2004) informa que a conquista da autonomia na esfera da sexualidade em relação à reprodução possibilitou a emergência do prazer como componente central para vivência sexual desfazendo a idéia da maternidade e conjugalidade como fatídico destino das mulheres. 10 A feminista assinala que o início deste percurso foi simultâneo as passeatas, manifestações públicas e práticas educativas realizadas pelo movimento feminista com base nos grupos de reflexão que, com o tempo, se ramificaram em diversas atividades influenciando até mesmo a implementação de normativas legais no plano internacional e das políticas públicas nacionalmente. Ver PORTELLA, Ana Paula. Corpo, sexualidade e reprodução. Recife: SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, (Série Formação Política).

6 No entanto, a pauta contra a criminalização e pela legalização do aborto ainda permanece um tabu sob forte resistência nos setores conservadores da sociedade e no legislativo brasileiro mesmo diante dos altos índices de mortalidade materna e seqüelas na saúde que atingem milhares de mulheres anualmente no país fazendo desta questão um grave problema de saúde pública. Apesar de todo o investimento teórico e prático do feminismo no referente ao aborto e à autonomia reprodutiva das mulheres no que diz respeito ao direito ou não de ter filhos e ao controle sobre suas vidas, corpos e destinos, há divergências, tensões e ambigüidades quando o assunto remete ao aborto entre expressões do movimento lésbico, o movimento feminista e as lésbicas feministas. De um lado, ativistas lésbicas reclamam que a pauta do aborto tem conquistado visibilidade dentro do movimento lésbico em detrimento das bandeiras lésbicas, o que evidenciaria o aparelhamento e a cooptação do movimento feminista em relação ao movimento lésbico, conforme exemplifica o pensamento de Miriam Martinho: Na verdade, trata-se de um dos casos mais deslavados de cooptação e aparelhamento de um movimento por outro do que tenho notícia. Só para citar alguns exemplos mais acintosos dessas ações: na caminhada lésbica em Sampa, em 2005, se viram mais bandeiras sobre o aborto do que bandeiras com temas lésbicos na avenida. No último SENALE, em Recife, viu se a princípio, como propostas, de temas para o encontro, o aborto e os direitos sexuais e reprodutivos 11. Por outro, a partir do entendimento de que as identidades sexuais são construídas e que os dilemas contemporâneos no campo da sexualidade e gênero apontam para a diversidade, na ótica de Maria Luiza Heilborn se torna imprescindível pensar o aborto como uma questão que também atinge as mulheres lésbicas e bissexuais Ver MARTINHO, Miriam. Dia da Visibilidade: 12 anos de uma história mal contada. Texto disponível no endereço eletrônico: Consultado em 10 de set Ver HEILBORN, Maria Luiza. Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, 2010.

7 Outro aspecto pontuado por Heilborn refere-se a importância de entender a questão da diferença entre práticas sexuais, conjugalidade e identidade sexual, criticando o conceito de identidade fixa, única, igual. Para ela a vida das pessoas e seus afetos não cabem no conceito de identidade fixa. Ou seja, as trajetórias sexuais, os desejos e a própria vida das pessoas são extremamente diversas. Para Heilborn isso não significa ser adepta da teoria queer e das identidades fluídas, mas entender que a vida das pessoas, suas histórias e experiências são o que constrói a identidade. Como exemplo a antropóloga destaca a questão das masculinidades lésbicas, das travestis querendo participar do movimento feminista, das mulheres que desejam fazer a transição do sexo e das lésbicas without sex, casais de mulheres homossexuais que se amam e vivem juntas, mas sem se relacionarem sexualmente 13. É sob esse aspecto que o campo dos direitos reprodutivos e o aborto precisam ser pensados, inclusive em relação às mulheres lésbicas e bissexuais. Para a antropóloga não se trata de pensar a questão do aborto apenas sob a ótica das lésbicas que sofreram estupro, mas como um direito a todas as mulheres, já que as trajetórias sexuais nem sempre são uniformes no que diz respeito às identidades e relacionamentos homossexuais e heterossexuais. Conforme Heilborn a sexualidade é uma construção, é uma escolha, sua vida, as experiências, as vivências, vão construindo a forma de amar. Não é uma escolha consciente, mas íntima, psicológica, misturada com a questão cultural, pontuou a antropóloga parodiando a pensadora feminista Simone de Beavouir, ninguém nasce gay ou lésbica. Ninguém nasce sabendo sentir. Esse é um discurso biologicista 14, explicitou. Nesse sentido, Heilborn enfatiza a necessidade de compreensão das múltiplas e nem sempre uniformes maneiras de amar e sentir desejo destacando que o feminismo 13 Idem. 14 Ibidem.

8 precisa levar em consideração esses aspectos e as experiências das mulheres lésbicas, afinal, as vivências das lésbicas antes de tudo são de mulheres. Nem todo mundo organiza seus desejos da mesma maneira. As biografias dos sujeitos são várias e isso precisa ser respeitado. Um feminismo sério tem que levar em consideração que lésbicas antes de serem lésbicas são mulheres. O feminismo tem compromisso com a cultura, com a mudança de cultura, com a mudança de pensar o mundo 15. Já para a pesquisadora e ativista lésbico-feminista Marylucia Mesquita os conceitos de autonomia e de autodeterminação reprodutiva defendidos pelo movimento feminista não estão sendo pensados pelo feminismo no tocante as mulheres lésbicas 16. l Eu falo das mulheres lésbicas negras na periferia que assumem um estilo corpóreo masculino. A violência e o preconceito às mulheres de gramática corporal masculinizada nas periferias é altíssimo. Muitas são estupradas. Então têm um preconceito de orientação sexual, gênero, classe e de raça juntos. E a autonomia precisa ser pensada na diversidade. A autodeterminação reprodutiva também. Também falo de casais de mulheres lésbicas que desejam ter filhos e optam por técnicas de reprodução assistida com inseminação de óvulos da parceira, mas que depois não conseguem registrar a criança como mães 17. Além disso, na ótica da pesquisadora a lesbianidade ainda é um campo que permanece na clandestinidade, inclusive dentro dos movimentos feministas, sofrendo forte influência da heterossexualidade obrigatória, um conceito que para a pesquisadora é estruturante do pensamento social. Quando uma criança nasce não está colocada a questão da homossexualidade. Nem se cogita isso. Nem ao menos se pensa sobre isso. Essa é a força da heterossexualidade obrigatória, da naturalização da heterossexualidade Ver HEILBORN, Maria Luiza. Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, Ver MESQUITA, Marylucia. Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, Ver MESQUITA, Marylucia. Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, Idem.

9 Segundo Mesquita a heterossexualidade obrigatória é uma instituição de dominação do patriarcado que se distingue da heteronormatividade, pois esta última é entendida como o reflexo das normas do patriarcado nas leis, nas instituições, nos espaços, nos movimentos de luta, etc. Para essa autora, problemas como o estupro corretivo, a criminalização do aborto e a homofobia são frutos da sociedade patriarcal, fundamentalista e religiosa. A violência que as lésbicas sofrem é contrapartida do patriarcado, sintetiza Mesquita relatando que os conservadores no Congresso Nacional não são apenas contra os contraceptivos e o aborto, mas também contra a união civil de homossexuais 19. Portanto, Mesquita acredita que os feminismos precisam construir uma pauta incisiva contra as engrenagens da heterossexualidade obrigatória e da lesbofobia no patriarcado, entendido como sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, como partes de uma questão a ser enfrentada para a vivência, sem quaisquer tipos de opressão, criminalização e discriminação, dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no Brasil. Considerações finais A luta pela descriminalização do aborto e autonomia reprodutiva têm sido uma bandeira importante e fonte de investimentos das feministas brasileiras desde os anos 1960, período em que os debates envolvendo o corpo, a reprodução e a sexualidade emergem no interior dos movimentos com expressiva vitalidade. No entanto, a prioridade do debate em torno dos direitos reprodutivos no âmbito da heterossexualidade negligenciou a livre orientação sexual, as vivências e demandas das mulheres lésbicas. Além disso, o feminismo ainda precisa centrar esforços, como argumentou Heilborn, para desconstrução dos estigmas que associam as feministas à 19 Ibidem.

10 lesbianidade construídos no decorrer da história, sem delimitar o feminismo como movimento heterossexual ou desvalorizar as lésbicas e o movimento homossexual. O questionamento do patriarcado e da heterossexualidade obrigatória, bem como, o entendimento do aborto clandestino como dimensão que afeta as mulheres lésbicas e bissexuais de maneiras diversas e específicas é um campo que merece atenção, pois a criminalização da interrupção voluntária da gravidez tem provocado graves problemas de saúde pública para inúmeras mulheres na sociedade, inclusive lésbicas e bissexuais, o que torna necessário uma pauta constante e conjunta de lutas dos movimentos lésbicos e feministas em prol da revisão de uma legislação que ignora os altos índices de mortalidade materna e seqüelas na saúde em decorrência de abortos realizados em condições inseguras. REFERÊNCIAS ARAÚJO, Maria José de Oliveira. Reflexões sobre a saúde da mulher negra e o movimento feminista. Texto disponível no endereço eletrônico: Consultado em 15 set ÁVILA, Maria Betânia. Os direitos sexuais devem ser uma pauta constante do feminismo (entrevista). In. Jornal da Rede Saúde Informativo da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, n 24, dezembro de 2001, p COSTA, Suely Gomes Costa. Movimentos Feministas, Feminismos. In. Revista Estudos Feministas, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Comunicação e Expressão. V. 7, n 1-2, Florianópolis: UFSC, 1999, p HEILBORN, Maria Luiza. Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, 2010.

11 MARTINHO, Miriam. Dia da Visibilidade: 12 anos de uma história mal contada. Texto disponível no endereço eletrônico: Consultado em 10 de set MESQUITA, Marylucia. Movimento de Mulheres Lésbicas no Brasil: Sinalizando algumas conquistas e desafios para o século XX. Texto disponível no endereço eletrônico: Consultado em: 10 set Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas (palestra). In. Seminário Feminismo, Liberdade Sexual e Luta das Mulheres Lésbicas, Articulação de Mulheres Brasileiras, PORTELLA, Ana Paula. Corpo, sexualidade e reprodução. Recife: SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, (Série Formação Política).

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente Entrevista por Daniela Araújo * Luíza Cristina Silva Silva militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente é estudante do curso de Geografia na

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO O começo de tudo... Movimentos feministas - PRIMEIRA ONDA: Começo do século XX sufragismo - SEGUNDA ONDA: preocupações sociais e políticas e construções teóricas. - Distinção

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO Sumário Apresentação...05 Entendendo a temática de Gênero...08 Valdete Cordeiro Coordenadora do Nudis Thaisson Amaral Assessor do Nudis Priscilla Bezerra Estagiária

Leia mais

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS

DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. João Gabriel da Fonseca Graduado em História; Filosofia Pós-Graduado em História Cultural Mestre em História das Identidades. LGBT ou ainda, LGBTTTs,

Leia mais

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda

Leia mais

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES Marlise Matos - UFMG Uma proposta de percurso a ser brevemente desenvolvida aqui a partir de TRES pontos: 1 Uma abordagem FEMINISTA e pautada na luta dos movimentos feministas

Leia mais

Sororidade - A essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres

Sororidade - A essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres Sororidade - A essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres A sororidade é a ideia de que juntas as mulheres são mais fortes. No contexto do feminismo, a sororidade se trata da solidariedade

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

A construção pela construção

A construção pela construção A construção pela construção Juliana Fabbron Não podemos dizer que existe uma única política que solucionará os problemas concernentes ao gênero, etnia e geração na sociedade brasileira. Talvez diversas

Leia mais

Plataforma para. autodeterminação. reprodutiva das mulheres, maternidade. livre. e legalização do aborto

Plataforma para. autodeterminação. reprodutiva das mulheres, maternidade. livre. e legalização do aborto Plataforma para autodeterminação reprodutiva das mulheres, maternidade livre e legalização do aborto Na riqueza e na pobreza, de forma natural, por inseminação ou por adoção, o exercício da maternidade

Leia mais

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior Patrocínio: Patrocínio: O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS

SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS CARTA DE BRASÍLIA CARTA DE BRASÍLIA Durante a realização do SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com os Movimentos Sociais,

Leia mais

A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES

A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES Hildevânia de Sousa Macêdo Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba. e-mail:hildevaniamacedo@yahoo.com.br Maria Rozângela da Silva Rede

Leia mais

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL PME por uma educação que respeite a diversidade O Plano Municipal de Educação foi construído por meio de discussões e conferência abertas a toda a comunidade

Leia mais

Panel 3 Autonomía física, derechos sexuales y reproductivos

Panel 3 Autonomía física, derechos sexuales y reproductivos Decimotercera Conferencia Regional sobre la Mujer de América Latina y el Caribe Montevideo, 25 a 28 de octubre de 2016 Panel 3 Autonomía física, derechos sexuales y reproductivos Maria Betânia Avila Investigadora

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. Lucas do Prado Sociologia DEFINIÇÃO Trata-se da ação conjunta de homens, a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou conservação das relações sociais numa

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS HOMOPARENTALIDADE EM FOZ DO IGUAÇU PR MARTINS DE FARIAS, Adriana. Estudante do Curso de Antropologia e Diversidade Cultural ILAACH UNILA; E-mail: adriana.farias@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A Módulo: CP_4 Processos Identitários Tema: Identidade Sexual Grupo 4: Carla, Carmen, Sílvia Data: 2009/04/01 1 Introdução Homofobia Transfobia Identidades Sexuais

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM HOMOPARENTALIDADE. Manuela Magalhães.

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM HOMOPARENTALIDADE. Manuela Magalhães. PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM TORNO DA HOMOPARENTALIDADE Manuela Magalhães manusm@gmail.com OBJETIVOS: Conceituar e debater homoparentalidade, família e configurações homoparentais

Leia mais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais Interseccionalidade nas Ciências Sociais Autora: Ilane Cavalcante Lobato Alves da Silva 2º semestre/ 2017 Texto Teórico A sociedade é composta por diferentes tipos de agrupamentos e organizações. A partir

Leia mais

Palavras-chave: conjugalidade, homossexualidade, mulheres heterossexuais, família.

Palavras-chave: conjugalidade, homossexualidade, mulheres heterossexuais, família. CONJUGALIDADE HOMOSSEXUAL MASCULINA: OLHARES DE MULHERES GOIANAS Maristella Maximo 1 Resumo 2 Este trabalho pretende trazer à discussão os olhares de mulheres heterossexuais casadas, com idades entre 40

Leia mais

Processo Seletivo Sociologia

Processo Seletivo Sociologia Sociologia 1) Gabarito oficial definitivo sem distribuição dos pontos - Questão 1 Em Marx, a definição de classe social refere-se à condição social daquele que possui ou não a propriedade privada dos meios

Leia mais

feminismo espaço e neoliberalismo

feminismo espaço e neoliberalismo artilha InDebate #01 feminismo espaço e neoliberalismo (...) se entendemos o feminismo como toda luta de mulheres que se opõem ao patriarcado, teríamos que construir sua genealogia considerando a história

Leia mais

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG. I

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG.   I Apêndice K Diretrizes e moções relativas à população LGBT, aprovadas na 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em novembro de 2007, em Brasília. I - DIRETRIZES EIXO I - Desafios para a Efetivação

Leia mais

Conteúdos e Exercícios Sociologia

Conteúdos e Exercícios Sociologia Conteúdos e Exercícios Sociologia SEGUNDAS SÉRIES ITEM CONTEÚDO Módulos 1 Sexualidade e gênero S7 2 Raça S8 3 Geração e etapas da Vida S9 Exercícios de Revisão: 01. (PITÁGORAS) Leia o fragmento a seguir.

Leia mais

Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher

Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher Elaine Ferreira Galvão (UEL) Gênero; Saúde

Leia mais

Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT

Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT A sigla LGBT reúne segmentos da sociedade oprimidos por sua orientação sexual, como é o caso das lésbicas, gays e bissexuais, e também pela sua identidade de

Leia mais

FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.

FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Vanessa Elias, EEB Pref Luiz Carlos Luiz, vafloripageo@hotmail.com 1 Introdução Apesar da necessidade evidente de

Leia mais

Horizontes Antropológicos Antropologia, Etnografia e Educação

Horizontes Antropológicos Antropologia, Etnografia e Educação Horizontes Antropológicos 49 2017 Antropologia, Etnografia e Educação NATIVIDADE, Marcelo; OLIVEIRA, Leandro de. As novas guerras sexuais: diferença, poder religioso e identidades LGBT no Brasil. Rio de

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL Psic. Esp. Giovanna Lucchesi Terapeuta de Casais Fundadora da DIVERSUS - Consultoria em Diversidade Sexual DSG A diversidade sexual e

Leia mais

Ricardo Andrade Coitinho Filho 7

Ricardo Andrade Coitinho Filho 7 Elementos-chave em um debate sobre família, casamento e homossexualidades. Resenha de: ALMEIDA, Miguel Vale de. A chave do armário: homossexualidade, casamento, família. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.

Leia mais

Unidade 2 - Saúde, sexualidade e reprodução SEMANA 4 SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇAO. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

Unidade 2 - Saúde, sexualidade e reprodução SEMANA 4 SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇAO. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 2 - Saúde, sexualidade e reprodução SEMANA 4 SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇAO Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivos: Identificar e analisar como os conceitos sobre sexualidade, gênero

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo RAÇA E ETNIA Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO COORDENADORA: DANIELA BARROS COLABORADORES/COLABORADORAS:

Leia mais

Marcelle Batista Alves

Marcelle Batista Alves PROJETO Em nome da legalidade, da liberdade e do estado laico: construção de uma tecnologia de monitoramento e compreensão da argumentação jurídica dos tribunais brasileiros sobre aborto, conjugalidade

Leia mais

Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais

Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais Israel José da Silva (UFMG) - ijosil@yahoo.com.br

Leia mais

PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Talita Medeiros Andrade (1); Mychelle Oliveira Porto (1); Marlene Laís Jácome (2); Iago Vieira Gomes (3); Luana Gislene Herculano

Leia mais

Conceito de Gênero e Sexualidade no ensino de sociologia: Relato de experiência no ambiente escolar

Conceito de Gênero e Sexualidade no ensino de sociologia: Relato de experiência no ambiente escolar UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO SOCIOLOGIA Elizabeth Cristina - elizcristina@hotmail.com Bolsista

Leia mais

Grupo de Trabalho 3 - Políticas públicas e Direitos Humanos.

Grupo de Trabalho 3 - Políticas públicas e Direitos Humanos. O ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO PROVOCADO: COMPREENSÃO E PRÁTICA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Mariela Nicodemos Bailosa 1 marielabailosa@yahoo.com.br Vanessa Catherina Neumann Figueiredo²

Leia mais

ABORTO E HOMOSSEXUALIDADE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ

ABORTO E HOMOSSEXUALIDADE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ ABORTO E HOMOSSEXUALIDADE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ Amanda Caicó Collares de Lima 1 Resumo Trata-se de um estudo sobre as percepções de jovens universitários do curso de Serviço

Leia mais

Gênero. esexualidades. Prof. Agenor

Gênero. esexualidades. Prof. Agenor Gênero esexualidades Prof. Agenor A sociologia tem por objetivo fazer com que as pessoas possam ver e analisar o bosque e as arvores ao mesmo tempo. ALFRED N, WHITEHEAD Questões sociais/atualidades O que

Leia mais

entrelace com a luta de classes o que nos distingue das demais concepções feministas que se apresentam para a juventude, é a radicalidade o fio condut

entrelace com a luta de classes o que nos distingue das demais concepções feministas que se apresentam para a juventude, é a radicalidade o fio condut CANTO A ESPERANÇA DE UM MUNDO FEMINISTA Somos jovens feministas, socialistas, estudantes universitárias, secundaristas, pósgraduandas, trabalhadoras, negras, brancas, indígenas, lésbicas, bissexuais, travestis

Leia mais

Sororidade. Vamos Entender e Praticar? 7 FÓRUM MULHERES EM DESTAQUE 29 e 30 de novembro de 2017 Villa Blue Tree São Paulo

Sororidade. Vamos Entender e Praticar? 7 FÓRUM MULHERES EM DESTAQUE 29 e 30 de novembro de 2017 Villa Blue Tree São Paulo Sororidade Vamos Entender e Praticar? 7 FÓRUM MULHERES EM DESTAQUE 29 e 30 de novembro de 2017 Villa Blue Tree São Paulo Raquel Elita Alves Preto, PhD USP Advogada, Doutora em Direito pelo Departamento

Leia mais

Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental. Órgãos específicos LGBT

Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental. Órgãos específicos LGBT Apêndice A - Tabulação dos questionários respondidos por gestoras (16 vinculadas a e 36 vinculadas a da Administração ). Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Foto: arquivo CFEMEA

Foto: arquivo CFEMEA Foto: arquivo CFEMEA Ousamos criar novas formas de nos organizar e novas estratégias para lutar O CFEMEA-Centro Feminista de Estudos e Assessoria, ao completar 25 anos de existência, considera como estratégia

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 67 Como Pensa o Trabalhador do AfroReggae 2015 09 de janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social

Leia mais

RESENHAS Cadernos de Pesquisa v.44 n.151 p jan./mar

RESENHAS Cadernos de Pesquisa v.44 n.151 p jan./mar ENTRE PÚBLICO, PRIVADO E POLÍTICO: AVANÇOS DAS MULHERES E MACHISMO VELADO NO BRASIL http://dx.doi.org/10.1590/198053142850 VENTURI, Gustavo; GODINHO, Tatau (Org.). Mulheres brasileiras e gênero nos espaços

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO. Lula Ramires Doutorando em Educação/USP

DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO. Lula Ramires Doutorando em Educação/USP DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO Lula Ramires Doutorando em Educação/USP Sobre Lula Graduação e licenciatura em Filosofia (USP) Mestrado em Educação (USP) dissertação sobre oito jovens gays no Ensino Médio

Leia mais

Proposta de disciplinas NEPP-DH

Proposta de disciplinas NEPP-DH Proposta de disciplinas NEPP-DH 2018.2 Praia Vermelha Disciplina Horário Docente Sala Ementa Teoria dos Direitos SEG-QUA 14:50- ANA CLAUDIA CFCH4 (2º ANDAR O objetivo da disciplina é discutir uma teoria

Leia mais

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Moisés Lopes Prof. do PPGAS/UFMT e Pós-doc. PPGAS/UFSC sepolm@gmail.com Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS/UFMT www.naplus.com.br )

Leia mais

CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS JOVENS DO SEC. XXI

CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS JOVENS DO SEC. XXI CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS JOVENS DO SEC. XXI Danielly Silva Melo 1 ; Letícia Rayne Souza Teles 1 ; Roberta Maria Arrais Benício 2 Escola de Ensino

Leia mais

O Senso Comum e os Corpos Generificados

O Senso Comum e os Corpos Generificados O Senso Comum e os Corpos Generificados Vincular o comportamento ao sexo, gênero à genitália, definindo o feminino pela presença da vagina e o masculino pelo pênis, remonta ao século XIX quando o sexo

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

LEAL, Bruno Souza & CARVALHO, Carlos Alberto. Jornalismo e Homofobia no Brasil: mapeamento e reflexões. São Paulo: Intermeios, p.

LEAL, Bruno Souza & CARVALHO, Carlos Alberto. Jornalismo e Homofobia no Brasil: mapeamento e reflexões. São Paulo: Intermeios, p. LEAL, Bruno Souza & CARVALHO, Carlos Alberto. Jornalismo e Homofobia no Brasil: mapeamento e reflexões. São Paulo: Intermeios, 2012. 130p. Victor Hugo S. G. Mariusso 1 e Edvaldo Correa Sotana 2 As discussões

Leia mais

CAPÍTULO 6 RELAÇÕES AFETIVAS

CAPÍTULO 6 RELAÇÕES AFETIVAS PAG64 CAPÍTULO 6 RELAÇÕES AFETIVAS 104 CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE AMIZADE A adolescência é um período marcado pela aproximação aos pares e, de acordo com a psicologia, construir relações de amizade saudáveis

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 FÊMEA SEXO Biológico Distinção com base na categoria biológica MACHO GÊNERO

Leia mais

Aborto em foco - Posicionamento do Conjunto CFESS/CRESS

Aborto em foco - Posicionamento do Conjunto CFESS/CRESS Aborto em foco - Posicionamento do Conjunto CFESS/CRESS O Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização e Legalização do Aborto, lembrado a cada 28 de setembro, é sempre marcado por manifestações

Leia mais

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS E CNCD/LGBT Nº 01/2018 Estabelece parâmetros para a qualificação do atendimento socioassistencial da população LGBT no Sistema Único da Assistência Social SUAS. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Resenha VIA(DA)GENS TEOLÓGICAS: ITINERÁRIOS PARA UMA TEOLOGIA QUEER NO BRASIL

Resenha VIA(DA)GENS TEOLÓGICAS: ITINERÁRIOS PARA UMA TEOLOGIA QUEER NO BRASIL Resenha VIA(DA)GENS TEOLÓGICAS: ITINERÁRIOS PARA UMA TEOLOGIA QUEER NO BRASIL Cesar Vinicius Souza Barbato * MUSSKOPF, André Sidnei. Via(da)gens teológicas: itinerários para uma teologia queer no Brasil.

Leia mais

1ª edição Rio de Janeiro 2018 R (ROSA DOS TEMPOS).indd 3 19/12/ :32:24

1ª edição Rio de Janeiro 2018 R (ROSA DOS TEMPOS).indd 3 19/12/ :32:24 1ª edição Rio de Janeiro 2018 1. Feminismo já! Feminismo é uma dessas palavras odiadas e amadas em intensidades diferentes. Assim como há quem simplesmente rejeite a questão feminista, há quem se entregue

Leia mais

Projeto "Movimentos Sociais e Esfera Pública

Projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública Projeto "Movimentos Sociais e Esfera Pública Impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais". (SGPr- CBAE/UFRJ) v o Movimentos, redes e

Leia mais

GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES.

GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES. GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES. Abel Amado de Lima Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEBdepartamento de educação campus XIV. Abellima07@hotmail.com

Leia mais

O MUNDO DAS MULHERES Alain Touraine

O MUNDO DAS MULHERES Alain Touraine Brasília-DF, Setembro de 2007 Universidade de Brasília UNB Departamento de Serviço Social Mov. Soc., Poder Político e Cidadania Profa. Dra. Nair Bicalho O MUNDO DAS MULHERES Alain Touraine Alunas: Denise

Leia mais

Anexo 1 Guião de entrevista aplicado ao grupo amostral composto por indivíduos com orientação heterossexual

Anexo 1 Guião de entrevista aplicado ao grupo amostral composto por indivíduos com orientação heterossexual ANEXOS Anexo 1 Guião de entrevista aplicado ao grupo amostral composto por indivíduos com orientação heterossexual A presente entrevista faz parte de um estudo sobre Homossexualidade e Exclusões Sociais,

Leia mais

HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL D@S CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO Milena Carlos de Lacerda 2 ; Bruna Andrade Irineu 3 1 Acadêmica

Leia mais

Compreender o conceito de gênero e as questões de poder implícitas no binarismo;

Compreender o conceito de gênero e as questões de poder implícitas no binarismo; Universidade Federal da Paraíba PIBID Sociologia Aluno: Felipe Furini Soares Plano de aula Temática: GÊNERO Introdução: A questão de orientação sexual é um debate presente na área de educação há um certo

Leia mais

Eixo Temático: Temas Transversais

Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 A COMPREENSÃO DA DIVISÃO SEXUAL NO TRABALHO: UMA POSIÇÃO DESIGUAL Geovana Boni de Novaes, giiboninovaes@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade

Leia mais

RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO (DES) CONSTRUINDO OS PARADIGMAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE NO ESPAÇO GEOGRÁFICO Ana Nábila Lima Campos UEG/Câmpus Itapuranga. nabila.campos@gmail.com INTRODUÇÃO O objetivo deste artigo é compreender

Leia mais

PANORAMA DOS DIREITOS SEXUAIS E DOS DIREITOS REPRODUTIVOS EM MATO GROSSO DO SUL CENÁRIOS, DELINEAMENTOS, TENSÕES E INTERLOCUÇÕES

PANORAMA DOS DIREITOS SEXUAIS E DOS DIREITOS REPRODUTIVOS EM MATO GROSSO DO SUL CENÁRIOS, DELINEAMENTOS, TENSÕES E INTERLOCUÇÕES PANORAMA DOS DIREITOS SEXUAIS E DOS DIREITOS REPRODUTIVOS EM MATO GROSSO DO SUL CENÁRIOS, DELINEAMENTOS, TENSÕES E INTERLOCUÇÕES Antonio Carlos Sardinha 1 Alexandra Lopes da Costa 2 Nathália Eberhardt

Leia mais

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Preconceito na sociedade contemporânea Temas de redação / Atualidades Texto I A sociedade atual não tem tolerância com as causas diferentes do comum Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado

Leia mais

O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER

O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER FEMINISMO E MARXISMO TRABAHO (valor) MARXISMO SEXUALIDADE (desejo) FEMINISMO Ambos prejudicados nas relações sociais. Feminismo e marxismo como teorias

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Família. Homossexualidade. Direito a saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Família. Homossexualidade. Direito a saúde. ATENDIMENTO A FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: uma revisão de Júlio César Coelho do Nascimento (Enfermeiro - Pós-graduando em Oncologia Clínica- Centro de Especialização em Enfermagem

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

BANCA QUADRIX PROVA APLICADA EM 14/10/2018 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES

BANCA QUADRIX PROVA APLICADA EM 14/10/2018 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES PROFESSOR TEMPORÁRIO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL BANCA QUADRIX PROVA APLICADA EM 14/10/2018 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES 31. ERRADO Em especial nas áreas de arte e de literatura

Leia mais

NOTAS SOBRE PEDAGOGIA NO PVNC

NOTAS SOBRE PEDAGOGIA NO PVNC COMO CITAR ESTE TEXTO: Formato Documento Eletrônico (ISO) NASCIMENTO, Alexandre do. Notas sobre pedagogia no PVNC. dd/mm/aaaa]. Disponível em http://www.alexandrenascimento.com. [Acesso em NOTAS SOBRE

Leia mais

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER Brasília, 08 de março de 2019. 08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER Dia Internacional da Mulher: Sororidade, Resistência e Luta O 8 de março abre o calendário de lutas de 2019 e as técnica-administrativas

Leia mais

RELAÇÕES VIOLENTAS: HETEROSSEXUALIDADE E FEMINISMO MATERIALISTA EM PERSPECTIVA

RELAÇÕES VIOLENTAS: HETEROSSEXUALIDADE E FEMINISMO MATERIALISTA EM PERSPECTIVA RELAÇÕES VIOLENTAS: HETEROSSEXUALIDADE E FEMINISMO MATERIALISTA EM PERSPECTIVA Nathalia Christina Cordeiro; Valéria Noronha Universidade Federal da Bahia nathich_c@hotmail.com Resumo Apesar de alguns avanços,

Leia mais

SUS, Equidade e Saúde da população LGBT

SUS, Equidade e Saúde da população LGBT SUS, Equidade e Saúde da população LGBT As Paradas do Orgulho LGBT em Fortaleza As Paradas do Orgulho LGBT são capítulo importante e fundamental de visibilidade massiva que almeja discutir e incluir no

Leia mais

Saúde do Homem LGBT SABRINA SASHA(FRANKLIN XAVIER C. JÚNIOR)

Saúde do Homem LGBT SABRINA SASHA(FRANKLIN XAVIER C. JÚNIOR) Saúde do Homem LGBT SABRINA SASHA(FRANKLIN XAVIER C. JÚNIOR) Sexo, gênero e orientação sexual Identidade de Gênero Binarismo de Gênero [Feminino/ Masculino] Cis Trans Orientação Sexual Heterossexuais Gays/Lésbicas

Leia mais

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola.

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Para início de conversa Como o gênero e a sexualidade são tratados em sala de aula? A questão do tabu não se discute. Dificuldades

Leia mais

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC 1 SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC Educação, Linguagem e Memória Maria Aparecida Casagrande 1 (maparecida@pc.sc.gov.br) Introdução A presente

Leia mais

EMENTA: A perspectiva antropológica da família. Reprodução, sexualidade e parentesco. Papéis sexuais. Relações de gênero. Família e sociedade.

EMENTA: A perspectiva antropológica da família. Reprodução, sexualidade e parentesco. Papéis sexuais. Relações de gênero. Família e sociedade. Disciplina: HS 039 Antropologia da Família Curso: Ciências Sociais 2º semestre de 2010. Profa. Rosângela Digiovanni EMENTA: A perspectiva antropológica da família. Reprodução, sexualidade e parentesco.

Leia mais

NÓS, MULHERES: A IMPORTÂNCIA DA SORORIDADE E DO EMPODERAMENTO FEMININO

NÓS, MULHERES: A IMPORTÂNCIA DA SORORIDADE E DO EMPODERAMENTO FEMININO NÓS, MULHERES: A IMPORTÂNCIA DA SORORIDADE E DO EMPODERAMENTO FEMININO Maria Eduarda Silveira 1 Lucía Silveira Alda 2 O presente relato de experiência tem como objetivo descrever a proposta de oficina

Leia mais

Não é o fim da história, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas

Não é o fim da história, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas Não é o fim da história, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas (G1, 10/09/2015) Judith Butler, pensadora da teoria queer, deu palestra em SP nesta quarta. Em entrevista, ela falou sobre exclusão

Leia mais

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivo: Promover a reflexão sobre a trajetória

Leia mais

Francisco George Director Geral da Saúde

Francisco George Director Geral da Saúde NÚMERO: 010/2010 DATA: 14/10/2010 ASSUNTO: PALAVRAS CHAVE: PARA: CONTACTOS: Programa Nacional de Saúde Escolar Saúde Sexual e Reprodutiva Educação Sexual em Meio Escolar Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto

Leia mais

Mesa: Desafios das mulheres no movimento sindical

Mesa: Desafios das mulheres no movimento sindical Mesa: Desafios das mulheres no movimento sindical Um breve resgate da nossa história 13 de novembro de 2013 São Paulo SP TEMOS UMA PRESIDENTA! MAS... Vivemos num sistema capitalista e patriarcal que determina

Leia mais

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹ A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 Raíssa Schadeck 2, Anna Paula Bagetti Zeifert 3. 1 Projeto de Monografia realizado no Curso de Direito de Unijuí 2 Aluna do curso de Direito

Leia mais

Sapatão é revolução! Existências e resistências das lesbianidades nas encruzilhadas subalternas. Apresentação do dossiê

Sapatão é revolução! Existências e resistências das lesbianidades nas encruzilhadas subalternas. Apresentação do dossiê ISSN: 2358-0844 n. 7, v. 1 maio-out. 2017 p. 01-05. Apresentação do dossiê Sapatão é revolução! Existências e resistências das lesbianidades nas encruzilhadas subalternas Ana Cristina C. Santos 1, Simone

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011 RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO 48.598/2011 QUALIDADE NO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE PROFª FRANCIELE RIEFFEL @franciele.rieffel Questão 1 O Decreto nº 48.598, de

Leia mais