Biografia e contexto histórico de. António de Oliveira Salazar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biografia e contexto histórico de. António de Oliveira Salazar"

Transcrição

1 Biografia e contexto histórico de António de Oliveira Salazar 04/01/2012

2 Introdução - Este é um trabalho no qual pretendo, através da utilização de fontes como a Internet, livros, vídeos, documentários e opiniões e relatos de quem conheceu a política de Salazar, demonstrar quem foi, o que fez e como marcou Portugal. - Embora quase todos saibamos quem foi António de Oliveira Salazar, não temos noção do que fez na íntegra enquanto político, ou como assinalou tanto uma geração. - Há relatos que revelam ódio pelo ditador, outros que deixam claro que era ele quem estava certo, e numa época de crise como a que nos encontramos, há muitos que dizem que com Salazar não seria assim. - Amado ou odiado, foi um político que deixou marcas irremediáveis no nosso país, e por isto, considero importante dedicar empenho neste trabalho ao homem enquanto político que foi.

3 Introdução - Para Salazar o país é «esta pequena casa portuguesa». Tão pequena que no fim da década ele se permite, além de presidir ao Governo, tomar conta de três pastas estratégicas: as Finanças (que nunca largara), a Guerra e os Negócios Estrangeiros. Ninguém lhe critica a acumulação de poder. Ele está no auge da reputação. (VIEIRA, JOAQUIM; 1999: 73, em PORTUGAL SÉCULO XX, CRÓNICA EM IMAGENS )

4 Biografia de Salazar - António de Oliveira Salazar nasceu em Vimieiro, Santa Comba Dão, no dia 28 de abril de Foi um político nacionalista português e também professor catedrático da Universidade de Coimbra, onde já havia estudado. - No ano de 1900, depois de completar os seus estudos na escola primária, António Salazar entrou no seminário de Viseu. - Em 1908, no seu último ano lectivo no seminário, teve finalmente contacto com toda a agitação que reinava em Viseu. - Licenciado em Direito, na Universidade de Coimbra, na qual viria a ser professor catedrático, foi-lhe concebido o grau de Doutor. - Era conhecido por um homem sério, austero, conservador e católico.

5 Biografia de Salazar - Iniciou a vida política com o seu cargo como Ministro das Finanças em 1928, depois de uma revolução, permanecendo neste até 1932: Com Carmona em Belém, é nomeado em Abril de 1928 um novo primeiro-ministro, o general José Vicente de Freitas, que deixa vaga a pasta das Finanças para ser persuadido e ocupá-la o professor de Coimbra, visto como o único com mérito para o lugar. Após 10 dias de hesitação, ( ), Salazar, na véspera do seu 39º aniversário, toma posse com amplos poderes, incluindo o direito de veto sobre qualquer aumento das despesas dos outros ministérios. É o seu principio máximo: «produzir e poupar». «Sei muito bom o que quero e para onde vou, mas não se me exija que chegue ao fim em poucos meses» ( ) (VIEIRA, JOAQUIM; 1999: 206, em PORTUGAL SÉCULO XX, CRÓNICA EM IMAGENS ).

6 Biografia de Salazar - Graves agitações verificadas nos anos 20/30 nos países da Europa Ocidental levaram Salazar a adoptar severas medidas repressivas contra os que discordavam da orientação do Estado Novo. - A partir do ano de 1931, foi fundador e chefe da União Nacional, e foi também o fundador e principal mentor do Estado Novo, substituindo a Ditadura Militar. - Apoiando-se na doutrina social da Igreja Católica, Salazar orientou-se para um corporativismo de Estado, com uma linha de acção económica nacionalista assente no ideal da autarcia. Esse nacionalismo económico levou-o a tomar medidas de protecionismo e isolacionismo de natureza fiscal, tarifária, alfandegária, para Portugal e colónias, que tiveram grande impacto, principalmente até aos anos 70.

7 Biografia de Salazar - Entre 1932 e 1968 dirigiu os destinos de Portugal, com o cargo de Primeiro-Ministro. - Executou o cargo de Presidente interino da República, no ano de No ano de 1967, o Papa Paulo VI esteve em Fátima, a 13 de Maio, e Salazar não o cumprimentou com satisfação, devido à viagem do chefe da Igreja à Índia. - Em 1968, depois de sempre se ter dedicado a Portugal, António de Oliveira Salazar teve doenças do foro neurológico. Um dia, após cair de uma cadeira, ficou com hematomas cerebrais que se foram agravando ao longo do tempo, acabando por falecer, então, a 27 de julho de 1970, em Lisboa. - Quando morreu, deixou no Estado 900 toneladas de ouro.

8 - Salazar formou-se durante um período de Guerra Mundial, que agravou a situação de Portugal, levando à ideia de que só uma ditadura poderia salvar o país. - Na juventude escreveu contra Bernardino Machado, Ministro da Justiça, participou em vários confrontos entre os estudantes e os Governos da República, e formou algumas teorias sólidas, católicas e conservadoras sobre o Estado, a família, a má imprensa, à Igreja. - Desde a infância que era excelente aluno, e após terminar o curso de Direito, Salazar concentra-se no ingresso à docência e deixa de lado as questões políticas.

9 - Em 1918 inicia a sua atividade como professor de Ciências Económicas da Faculdade de Direito de Coimbra. - Nos seus escritos e conferências defende que a República e o Cristianismo são perfeitamente compatíveis. - O seu ingresso na política faz-se através do Centro Académico da Democracia Cristã (CADC) de Coimbra. - O primeiro marco significativo da carreira política de António Salazar (que viria a revelar-se muito mais longa do que o esperado) é a sua eleição como deputado católico para o Parlamento republicano, no ano de É em 28 de maio de 1926 que se dá o golpe fundador da Ditadura Militar, que substitui a Primeira República. Este golpe foi liderado por Gomes da Costa.

10 - Salazar aceita colaborar com Sinel Cordes, Ministro das Finanças, na elaboração das bases da revisão fiscal e um ano mais tarde apresenta-lhe um conjunto de projetos de reforma, mas o ministro não lhes dá seguimento. Era, então, a rutura. - Oliveira de Salazar cobre as páginas do jornal Novidades com críticas à política de Sinel Cordes. - Este último procurava desesperadamente a solução para a crise financeira do país através da obtenção de um empréstimo junto da Sociedade das Nações. - Após o arrastamento das negociações, em 1928, estas falham completamente, porque as condições impostas pelos credores não são aceitáveis para a Ditadura Militar, que está assim, sem finanças e perto do colapso.

11 - Salazar, com sólida reputação de técnico conceituado, tem a solução para a crise financeira do país: o Equilíbrio Orçamental. - Porém, a aquisição deste equilíbrio é somente um primeiro passo: segundo a doutrina de Salazar, deve seguir-se-lhe o equilíbrio económico, depois o social e, só então, o político. - Salazar é novamente convidado a integrar o Governo, mas, desta vez, impõe condições: por um lado, e como técnico de Finanças, exige o exame de todas as iniciativas que impliquem receitas e despesas; por outro, como católico conservador, exige que o Estado se comprometa a não alterar a situação da Igreja com novos agravos. - Estas condições foram aceites, e a partir de então Salazar coordena de facto todos os ministérios a partir das Finanças. Toma posse a 27 de abril de 1928, como Ministro das Finanças.

12 - No discurso de tomada de posse (28 de abril de 1928) Salazar profere a mais famosa frase da sua carreira enquanto político: "Sei o que quero e para onde vou". E sabia-o: a "ditadura" financeira era o primeiro passo para a reforma corporativa e autoritária do Estado. - Entre o Ministério das Finanças e a institucionalização do Estado Novo decorreram seis anos ( ). Foi quando Salazar concentrou e afinou as direitas portuguesas numa só direita, e assim, mantem-se no poder. - O equilíbrio orçamental foi alcançado no ano seguinte.

13 - O novo regime orçamental previa ainda parcelas para investimento, possibilitando o lançamento de um programa de obras públicas e intervir num mundo empresarial que, de tantas crises, havia sido quebrado. - Salazar tornou-se, deste modo, um ministro imprescindível em qualquer ministério. - O mérito alcançado junto do Presidente da República, Óscar Carmona, conferem ao político muito poder quanto à sobrevivência dos ministérios e nomeação dos ministros. Salazar usa este facto para com homens da sua confiança rodear amigos de Coimbra, e tentar eliminar os partidários do Parlamentarismo, apoiando-se na Igreja Católica.

14 - Enfim, Salazar é declarado como Presidente do Conselho a 5 de julho de A sua ação política confunde-se, a partir desta data, com o próprio regime. - A 19 de março de 1933, uma nova Constituição é aprovada e nos cinco meses seguintes Salazar controla as principais instituições do Estado Novo. - Cria, rapidamente, a 29 de agosto do mesmo ano, a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), regulamenta o exercício da liberdade de associação e manifestação, reorganiza a censura e lança um grande e definitivo ataque à liberdade sindical. - Depois de vencer todas as oposições, Salazar convoca o I Congresso da União Nacional (partido único criado em 1930) que consagra a frente política das direitas portuguesas sob a sua liderança.

15 - Em 1935 é aprovada uma alteração à Constituição que impede os deputados de apresentar propostas de lei que implicassem o aumento das despesas ou diminuição das receitas, cortando consideravelmente o papel do Parlamento, aumentando o do poder do executivo, e portanto o seu poder pessoal, transformando o regime na ditadura pessoal de Salazar. - A partir de 1936, preside ao Conselho de Ministros, detém as pastas das Finanças, da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e ocupa-se de todos os pequenos detalhes da Administração. - O político continua os seus objectivos: crescente intervenção do Estado na economia e enquadramento corporativo das principais atividades, isto, enquanto a censura e a polícia política garantem a estabilidade e não permitem qualquer oposição.

16 - A Guerra Civil de 1936 em Espanha foi o primeiro grande desafio do regime. - O comunismo era a grande heresia, o maior inimigo, e Salazar vai apoiar a revolta de Franco. - Esta Guerra Civil em Espanha vai ter reflexos diretos na política portuguesa: : os marinheiros ligados à Organização Revolucionária da Armada e ao PCP revoltam-se, procurando levar os seus navios para Espanha, para apoiar os republicanos, foram então severamente reprimidos : verificam-se vários atentados à bomba contra os ministérios e instalações ligados à ajuda ao exército franquista, e dá-se o atentado à bomba contra a vida do ditador, a 4 de julho, mas sem consequências.

17 - Salazar consente, então, a constituição da Legião Portuguesa (milícia civil) e da Mocidade Portuguesa (destinada aos estudantes e com carácter obrigatório), fundada a 19 de maio de Entre 1936 e 1939 regista-se o pico das prisões políticas, sendo em 1936 aberto o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. - A vitória das tropas do general Franco em 1939 foi também uma vitória do Governo português; mas, na hora do triunfo, a única coisa que Salazar pedira a Espanha foi o reconhecimento da soberania portuguesa, ameaçada pelos propósitos anexistas de alguns círculos do próprio regime franquista. - Salazar lança, então, o projeto de comemoração da dupla nacionalidade ( ), tendo como ponto culminante a Grande Exposição do Mundo Português, que seria o símbolo do período áureo do regime, que era "uma ilha de paz num mundo em guerra".

18 - Com o início da Segunda Guerra Mundial (1-3 de setembro de 1939, invasão da Polónia pelo III Reich), Salazar concentra em si mais do que nunca todas as decisões sobre o que é minimamente importante. - A nível externo, gere habilmente a neutralidade portuguesa, declarada desde Mas internamente depara-se com graves problemas. - Entre 1940 e 1944 começam a faltar os Géneros de primeira necessidade, a inflação dispara, gerando a fome. Salazar, com algum atraso, decreta medidas de racionamento, em 1943, e fixa os preços, expondo os Monopolizadores à vergonha pública. - Estalam movimentos grevistas, reprimidos pela polícia política e pelo Exército, estando controlada a situação em 1944.

19 - Em 1949, a candidatura de Norton de Matos à Presidência da República dá novo alento às oposições, mas o candidato acaba por desistir, e Carmona assegura a sua permanência na presidência. - A 4 de abril de 1949, Portugal subescreve o pacto do Atlântico, originando a NATO. - A "guerra fria" entre a União Soviética e os países de Leste e o Ocidente vai colocar em primeiro plano o combate ao comunismo, passando a problema secundário o facto de o país ser uma democracia ou uma ditadura. - Com as oposições enfraquecidas a glória de Salazar está novamente restaurada. A década de 50 é caracterizada pelos grandes "Planos de Fomento. São construídas estradas, pontes, portos, barragens hidroelétricas, a par de liceus e dos grandes hospitais-escola de Santa Maria, em Lisboa, e de São João, no Porto.

20 - A segunda grande crise do regime surgiu cerca de dez anos depois, com a candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República. - O Governo tinha entretanto ao seu dispor vários expedientes: as listas de voto do candidato oficial e de Humberto Delgado eram distintas e de papéis ligeiramente diferentes; os cadernos eleitorais não puderam ser verificados; a contagem dos votos não era fiscalizada. - A 10 de maio de 1958, Humberto Delgado anuncia que despedirá Salazar. - O candidato do regime, almirante Américo Thomaz, é eleito. Humberto Delgado é severamente punido e obrigado a exilar-se. - Salazar, tendo-se sentido ameaçado, revê a Constituição (1959) e a eleição presidencial passará a ser feita através de um colégio eleitoral, com o que de certa forma confessa a sua derrota.

21 - Nos inícios dos anos 60 a oposição organizada está exilada. - Em 1961 Salazar terá que enfrentar, na frente interna, o golpe palaciano conduzido pelo general Botelho Moniz, ministro da Defesa: o navio Santa Maria é tomado por um grupo armado, que nele havia entrado como sendo de passageiros, desviado do seu rumo e levado para o Brasil, onde os assaltantes recebem o estatuto de refugiados políticos, e o assalto ao Quartel de Beja por um grupo de civis, que assim tentavam criar um foco insurrecional. - Mas o pior ocorre em África: em fevereiro é atacada a Cadeia de Luanda pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), e no mês seguinte milhares de colonos do Norte de Angola são chacinados pela União dos Povos de Angola (UPA). Era o início de uma longa e difícil guerra de guerrilhas, que nos anos seguintes se estendeu a Moçambique e à Guiné.

22 - Quase sozinho, já que as nações comunistas, as asiáticas e as africanas apoiavam ativamente os movimentos de guerrilha, e os aliados tradicionais de Portugal, a Espanha, a Inglaterra, o Brasil e a própria Santa Sé se abstinham ou tomavam posições equívocas, Salazar proclama a necessidade de "aguentar", pois estávamos "orgulhosamente sós". - Assim ultrapassada a casa dos 70 anos, Salazar parecia ter-se esquecido da forma como havia chegado ao poder: congregando vontades e apoios. - O povo português, habituado a obedecer, iria acompanhá-lo e "aguentar", cada vez com menos convicção - embora algumas vezes ainda brilhasse a antiga estrela do regime, como sucedeu em 1966 com a inauguração da ponte sobre o Tejo.

23 - O regime sobrevive com um Salazar cansado, que sente a ingratidão do seu povo, e cuja longa carreira política irá acabar bruscamente com a queda de uma cadeira (versão então propalada na altura) em agosto de 1968, sendo operado a 7 de setembro do mesmo ano, pondo fim a 40 anos de poder autocrático. - Américo Thomaz, chama, então, ao governo Marcello Caetano, que dará início a um novo período do regime. Salazar sobrevirá ainda dois anos à sua morte política, mas ninguém terá tido coragem de lhe dizer que já não chefiava o Governo. Morreu assim iludido, um homem que tendo derrubado muitos caiu sozinho. - Quando faleceu, a 27 de julho de 1970, pobre, como havia nascido, deixou nos cofres do Estado 900 toneladas em ouro.

24 Antes e depois de Salazar - Quatro anos após a morte de António de Oliveira Salazar, deu-se a chamada Revolução dos Cravos. - Esta revolução refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático. - Este golpe, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar que tinham participado na Guerra Colonial.

25 Antes e depois de Salazar - Este foi um movimento que, até aos dias de hoje, deixou uma pesada marca para os portugueses, pelo fim da ditadura. - Este golpe de estado militar derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, com Salazar, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. - Desta forma, é diretamente associada a Salazar. Fala-se até de um antes e depois de Salazar, comparando os tempos de ditadura do líder político, com os tempos após 25 de abril de 1974, embora tenham decorrido quatro anos após a morte de Oliveira de Salazar até à Revolução.

26 Factos sobre António de Oliveira Salazar - O povo português sabe quem foi o que mudou Salazar. Há factos sobre este político que deixam claro o seu valor e a sua dedicação constante a Portugal. - No tempo de Salazar, em Portugal, quase não havia crimes; - Apoiou sempre tudo o que era português, até mesmo cinema ou o desporto; - Abdicou de ter uma família para se dedicar inteiramente ao seu país; - Livrou Portugal da II Guerra Mundial; - Apoiou a educação, melhores condições de vida, criou tudo para que o povo tivesse uma vida melhor; - Para muitos, foi um grande português, um grande homem e um grande político. O pai dos pobres.

27 Conclusão - Concluído este trabalho há um facto que marca este estudo, para mim, enquanto pessoa e estudante: após toda a pesquisa que efectuei, a curiosidade de conhecer Salazar enquanto político e de viver nesse tempo instalou-se em mim. - Muitas são as críticas feitas ao político, é certo, mas também um grande mérito lhe é atribuído pelo que fez. - É inegável que fez muito por Portugal, e que conquistou muito boas coisas para o país. 900 toneladas de ouro foram deixadas no Estado após a sua morte, e este é um dos factos que leva a que muitas pessoas sintam tanta falta do político, principalmente nesta altura de crise. - Contribui para a política em Portugal, e fez história no nosso país.

28 Conclusão - Embora muitos falem de Salazar como sendo quase um monstro, não é esta a verdade. O certo é que após a morte do ditador, a liberdade que o povo ganhou foi muita, o que não se revela bom em todos os casos. O excesso de ditadura levou a que, hoje em dia, e provavelmente para sempre, António de Oliveira Salazar seja visto como mau homem. - Após a conclusão deste trabalho de pesquisa, e depois de ter ouvido relatos de algumas pessoas do tempo de Salazar, compreendo que, afinal, havia no político um bom homem. Dedicado a Portugal, à sua nação, morreu com certeza de que deixava o nosso país em bom estado. E por isso, é de valorizar.

29 Bibliografia PORTUGAL SÉCULO XX, CRÓNICA EM IMAGENS , Joaquim Vieira - PORTUGAL SÉCULO XX, CRÓNICA EM IMAGENS , Joaquim Vieira

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 5 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo.

Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo. Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo. Salazar renuncia à pasta da Fazenda (Finanças), porque

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º ANO SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL DOMÍNIO D PORTUGAL DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XIX DOMÍNIO E PORTUGAL DO SÉCULO XX ÍNDICE 1

Leia mais

Estado Novo Autor: Prof. Mário Rui

Estado Novo Autor: Prof. Mário Rui 1933-1974 Autor: 1. O derrube da 1.ª República 28 de Maio de 1926 O Marechal Gomes da Costa marcha sobre Lisboa, à fente de uma coluna militar, vinda de Braga. A 1.ª República é derrubada. Instaura-se

Leia mais

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA A

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA A 2. A radicalização das oposições e o sobressalto político de 1958 - Derrota das ditaduras (fim da II Guerra Mundial) cria expetativas de abertura democrática - Salazar tem de dar a ilusão de abertura política

Leia mais

Salazar, o decano dos ditadores Revista TIME (EUA), julho de 1946

Salazar, o decano dos ditadores Revista TIME (EUA), julho de 1946 2. A radicalização das oposições e o sobressalto político de 1958 - Derrota das ditaduras (fim da II Guerra Mundial) cria expetativas de abertura democrática - Salazar tem de dar a ilusão de abertura política

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha 05 de avaliação de História A. 12º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 29.maio.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha 05 de avaliação de História A. 12º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 29.maio. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha 05 de avaliação de História A 12º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 29.maio.2012 NOME:

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 5 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution]

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] [25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] 1. Observa as seguintes imagens. O que te sugerem? 2. Completa a seguinte frase. Para mim, a liberdade é II. 1. Lê atentamente o seguinte texto.

Leia mais

7 - CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 1 - AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO

7 - CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 1 - AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 4.3.2. A Primeira República [11º ano] - Tomada do poder pelo Partido Republicano, de acordo com a decisão do 10º Congresso do PRP em Setúbal (23 e 24 abril 1909) - Primeira República: 5.out.1910 28.maio.1926

Leia mais

6 A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL ECONOMIA E SOCIEDADE: NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS 4. PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE A 4.

6 A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL ECONOMIA E SOCIEDADE: NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS 4. PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE A 4. 6 A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL ECONOMIA E SOCIEDADE: NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS 4. PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE 4.3.2. A Primeira República 4.3.2. A Primeira República [11º ano]

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO A situação existente em Portugal e no mundo durante o período da vida de Alfredo Dinis ficou marcada pela luta abnegada dos povos e dos trabalhadores, no sentido de melhorarem as suas

Leia mais

32 q. Luís Farinha. O Reviralho. Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo EDITORIAL ESTAMPA

32 q. Luís Farinha. O Reviralho. Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo EDITORIAL ESTAMPA 32 q Luís Farinha O Reviralho Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo 1926-1940 EDITORIAL ESTAMPA 1998 ÍNDICE NOTA PRÉVIA 13 INTRODUÇÃO 15 1. Porquê o estudo do tema? 15 2. Algumas considerações

Leia mais

Dia da Independência de Angola

Dia da Independência de Angola Dia da Independência de Angola O dia 11 de Novembro de 1975 foi uma data muito importante para a Angola, já que foi o dia em que deixou de ser colónia de Portugal. Na época das grandes navegações, os portugueses

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

REVIRALHO Resistência Republicana Contra a Ditadura e o Estado Novo Barricada Revolta 3 de Fev no Porto

REVIRALHO Resistência Republicana Contra a Ditadura e o Estado Novo Barricada Revolta 3 de Fev no Porto REVIRALHO Resistência Republicana Contra a Ditadura e o Estado Novo 1926-1940 Barricada Revolta 3 de Fev. 1927 no Porto As grandes questões adiadas da República Crise de legitimidade do poder político

Leia mais

A O PAIS EM REVOLUÇÃO. Coordenação". J. M. BrandãoMe Brito. HT notícias editorial

A O PAIS EM REVOLUÇÃO. Coordenação. J. M. BrandãoMe Brito. HT notícias editorial A 384913 O PAIS EM REVOLUÇÃO Coordenação". J. M. BrandãoMe Brito HT notícias editorial ÍNDICE I OS MILITARES E A EVOLUÇÃO POLÍTICA INTERNA E EXTERNA (1974-1982) José Medeiros Ferreira 11 INTRODUÇÃO 11

Leia mais

Constituição da Republica Portuguesa

Constituição da Republica Portuguesa Índice A Primeira República (1910-1926) A Assembleia Nacional Constituinte de 1911 2º Estado novo 1933... 5 Edificação do Estado Novo A Consolidação do Regime Democrático... 7 A Revolução do 25 de Abril

Leia mais

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1910/ /1915)

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1910/ /1915) Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1910/1911-1915/1915) Natural de Ponta Delgada (1843) faleceu em Lisboa (1924). Escritor e político português. Poeta, ensaísta, historiador, filósofo e folclorista. Foi

Leia mais

TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80

TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80 TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80 11.1 A Guerra Fria II Guerra Mundial Quais foram as superpotências que se afirmaram no após guerra? Porquê? Enfraquecimento das potências europeias Afirmam-se

Leia mais

FC Porto elevado a Utilidade Pública

FC Porto elevado a Utilidade Pública FC Porto elevado a Utilidade Pública Fonte: Blog Em defesa do do Benfica, por Efemérides Passam hoje, 13 de Março de 2011, 83 anos sobre uma data vergonhosa 13 de Março de 1928 - que assinala a estreia

Leia mais

O setembrismo A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS SETEMBRISTA E CABRALISTA APÓS A GUERRA CIVIL VITÓRIA DO LIBERALISMO 1834 RIVALIDADE CARTISTAS APOIAM

O setembrismo A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS SETEMBRISTA E CABRALISTA APÓS A GUERRA CIVIL VITÓRIA DO LIBERALISMO 1834 RIVALIDADE CARTISTAS APOIAM O setembrismo APÓS A GUERRA CIVIL VITÓRIA DO LIBERALISMO 1834 VINTISTAS APOIAM RIVALIDADE CARTISTAS APOIAM Constituição 1822 Aprovada pelas Cortes Constituintes VINTISMO REVOLUÇÃO SETEMBRISTA 1836 Carta

Leia mais

JOSÉ PACHECO PEREIRA

JOSÉ PACHECO PEREIRA JOSÉ PACHECO PEREIRA A 396866 UMA BIOGRAFIA POLÍTICA O Prisioneiro (1949-1960) VOLUME 3 índice Nota introdutória XI 1. O choque: da prisão ao julgamento 3 Os primeiros interrogatórios 6 Desastres sobre

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

NOVA HISTORIA DE PORTUGAL. Direcção de joel SERRÃO e A.H. de OLIVEIRA MARQUES PORTUGAL E. o ESTADO NOVO ( )

NOVA HISTORIA DE PORTUGAL. Direcção de joel SERRÃO e A.H. de OLIVEIRA MARQUES PORTUGAL E. o ESTADO NOVO ( ) ~ NOVA HISTORIA DE PORTUGAL Direcção de joel SERRÃO e A.H. de OLIVEIRA MARQUES PORTUGAL E o ESTADO NOVO (1930-1960) ÍNDICE GERAL PREFÁCIO o INTRODUÇÃO o o o o o o o o o o 0.0 o o o o o. o o o o o o o o

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

STADOS NOVO ESTADO NOVO

STADOS NOVO ESTADO NOVO LUÍS REIS TORGAL SUB Hamburg A/522453 STADOS NOVO ESTADO NOVO Ensaios de História Política e Cultural 2. 11 E D I Ç Ã O R E V I S T A u«versiiv iiu UMVERsrn 2 0 0 9 - C O I M B R A SUMÁRIO PALAVRAS PRÉVIAS

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Agradecimentos Nota prévia...

ÍNDICE GERAL. Agradecimentos Nota prévia... ÍNDICE GERAL Agradecimentos Nota prévia......................................... 7 9 PRIMEIRA PARTE - O estudo da instituição militar 1 - Marxismo e temas militares.......................................

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 139/XI-1º/ (Voto de Pesar e Homenagem pelo falecimento do

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 139/XI-1º/ (Voto de Pesar e Homenagem pelo falecimento do MUNICIPIO DE ALMADA (Voto de Pesar e Homenagem pelo falecimento do marinheiro e ex-tarrafalista José Barata) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

Portugal: do Autoritarismo à Democracia. Carlos Jorge Canto Vieira

Portugal: do Autoritarismo à Democracia. Carlos Jorge Canto Vieira Portugal: do Autoritarismo à Democracia Carlos Jorge Canto Vieira GUERRA COLONIAL 2 Guerra Colonial Portugal: Pluricontinental; Multiracial. 3 Guerra Colonial Década de 50 A União Indiana pretende a integração

Leia mais

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974)

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974) EXAME HISTÓRIA A 2ª FASE 2010 página 1/7 GRUPO II PORTUGAL: DA POLÍTICA COLONIAL À POLÍTICA DE COOPERAÇÃO (DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX À ACTUALIDADE) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA PE Episódio #65 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Celebra-se, em 2016, o 40º aniversário da nova e democrática Constituição Portuguesa

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

9ºAno Planificação Anual História MATRIZ DE METAS CURRICULARES E DE PROCEDIMENTOS

9ºAno Planificação Anual História MATRIZ DE METAS CURRICULARES E DE PROCEDIMENTOS 9ºAno Planificação Anual 2016-2017 História MATRIZ DE CURRICULARES E DE G - O arranque da Revolução Industrial e o triunfo dos regimes liberais conservadores G.2 - Revoluções e Estados liberais conservadores

Leia mais

CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO. Observação e análise de mapas, cronologias, gráficos,

CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO. Observação e análise de mapas, cronologias, gráficos, HISTÓRIA 3º Ciclo E. B. 9º Ano 2014-2015 Planificação de Unidade TEMA I. A Europa e o Mundo no limiar do século XX SUBTEMA I.1. Hegemonia e declínio da influência europeia CONCEITOS: Imperialismo, Colonialismo,

Leia mais

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários Ciências Humanas História Totalitarismos ou Regimes Autoritários Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

8.º Ano Expansão e mudança nos séculos XV e XVI O expansionismo europeu Renascimento, Reforma e Contrarreforma

8.º Ano Expansão e mudança nos séculos XV e XVI O expansionismo europeu Renascimento, Reforma e Contrarreforma Escola Secundária Dr. José Afonso Informação-Prova de Equivalência à Frequência História Prova 19 2016 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência

Leia mais

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal.

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. Moita Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. O regime anterior caracterizou-se por uma forte repressão sobre o povo e em especial

Leia mais

GRUPO I O ESTADO NOVO NO QUADRO INTERNACIONAL (DÉCADAS DE 30 A 50 DO SÉCULO XX) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:

GRUPO I O ESTADO NOVO NO QUADRO INTERNACIONAL (DÉCADAS DE 30 A 50 DO SÉCULO XX) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2009 página 1/5 GRUPO I O ESTADO NOVO NO QUADRO INTERNACIONAL (DÉCADAS DE 30 A 50 DO SÉCULO XX) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 O Estado Novo,

Leia mais

PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO ( )

PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO ( ) PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO (1933 1974) PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO (1933 1974) Em 1928, o Presidente da República, Óscar Carmona, convidou António de Oliveira Salazar para chefiar a

Leia mais

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro VICE-ALMIRANTE ANTÓNIO EMÍLIO DE ALMEIDA AZEVEDO BARRETO FERRAZ SACCHETTI ::

Leia mais

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro informação-prova de equivalência à frequência data: 1 2. 0 5. 2 0 16 19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro 1.O B J E T O D E A V A L

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

Formas de democracia

Formas de democracia Formas de democracia - Freios e contrapesos poderes devem se fiscalizar. Logo, há poderes sobrepostos. O executivo tem controle sobre a administração do poder; o legislativo tem o controle sobre a elaboração

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Itália - FASCISMO /43

Itália - FASCISMO /43 Itália - FASCISMO - 1922/43 Benito Mussolini, o Duce Símbolo do Partido Nacional Fascista Antecedentes Após a 1ª Guerra Mundial, a Itália passa por uma grave: Crise económica, caracterizada pela desvalorização

Leia mais

GRUPO I PORTUGAL: DA CONTESTAÇÃO DA MONARQUIA ÀS DIFICULDADES DA PRIMEIRA REPÚBLICA

GRUPO I PORTUGAL: DA CONTESTAÇÃO DA MONARQUIA ÀS DIFICULDADES DA PRIMEIRA REPÚBLICA EXAME HISTÓRIA B 1ª FASE 2013 página 1/6 GRUPO I PORTUGAL: DA CONTESTAÇÃO DA MONARQUIA ÀS DIFICULDADES DA PRIMEIRA REPÚBLICA Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Declarações

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio... 9 Introdução PRIMEIRA PARTE UMA VIDA CINZENTA... 23

ÍNDICE. Prefácio... 9 Introdução PRIMEIRA PARTE UMA VIDA CINZENTA... 23 ÍNDICE Prefácio... 9 Introdução... 13 PRIMEIRA PARTE UMA VIDA CINZENTA... 23 Capitulo 1 «Num recanto gentil do pitoresco Minho»... 25 Naquele tempo...... 25 Errâncias... 26 «No lar de sua mãe!»... 32 Capítulo

Leia mais

FUNDACIÓN MAPFRE VOLUME 3_ 1890/1930 A crise do liberalismo

FUNDACIÓN MAPFRE VOLUME 3_ 1890/1930 A crise do liberalismo Cronologia 1890 11 de janeiro Ultimatum inglês, que exige a retirada das forças militares portuguesas dos territórios entre Angola e Moçambique, sob pena de corte de relações diplomáticas. 1891 31 de janeiro

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Colapso do Socialismo O socialismo caiu? Por quê? Houve um vencedor? A Nova Ordem Internacional

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO Julho 2017 Biblioteca do Exército História Militar de Portugal História Militar de Portugal / Francisco Domingues, João Gouveia Monteiro ; Coordenador Nuno Severiano Teixeira. -

Leia mais

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO 2 A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram

Leia mais

DEBATE SOBRE O PLANO DE FORMAÇÃO DE QUADROS NA ASSEMBLEIA NACIONAL

DEBATE SOBRE O PLANO DE FORMAÇÃO DE QUADROS NA ASSEMBLEIA NACIONAL POR MANUEL AUGUSTO FRAGATA DE MORAIS As profundas transformações que vêm sendo operadas nas sociedades contemporâneas, exigem uma permanente e actualizada formação, para corresponder às demandas técnico-científicas

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 104/X-4º/ (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco. Brissos de Carvalho)

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 104/X-4º/ (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco. Brissos de Carvalho) MUNICIPIO DE ALMADA /X-4º/2012-13 (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco Brissos de Carvalho) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

A PRIMEIRA MULHER. Em 1969, foi a primeira mulher a exercer funções de procuradora à Câmara Corporativa, na secção Política e Administração Geral.

A PRIMEIRA MULHER. Em 1969, foi a primeira mulher a exercer funções de procuradora à Câmara Corporativa, na secção Política e Administração Geral. Episódio #11 Nível III - Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A PRIMEIRA MULHER Falar de uma mulher que influenciou, alterou e marcou a sociedade portuguesa, no século XX,

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

DEMOCRACIA X DITADURA. Prof. Dieikson de Carvalho

DEMOCRACIA X DITADURA. Prof. Dieikson de Carvalho DEMOCRACIA X DITADURA Prof. Dieikson de Carvalho Característica da Democracia Sufrágio Universal o voto é um direito da maioria da população. O parlamento ou o Congresso é eleito diretamente pelo povo.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894) A proclamação da República foi um golpe militar, sem participação popular, que contou com o apoio dos fazendeiros progressistas do oeste paulista e das camadas médias

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES Fixação 1) (UNIFESP) Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

Sumário. Introdução 11. O que faz dos portugueses, portugueses 15

Sumário. Introdução 11. O que faz dos portugueses, portugueses 15 Sumário Introdução 11 O que faz dos portugueses, portugueses 15 A relação ambígua com os brasileiros 17 Os brasileiros de torna-viagem 19 O brasileiro como alvo de chacota e críticas 26 Outros olhares

Leia mais

Forma (s) autorizada (s) do nome Luís Ernani Dias Amado; Luís Dias Amado; Luís Hernani Dias Amado

Forma (s) autorizada (s) do nome Luís Ernani Dias Amado; Luís Dias Amado; Luís Hernani Dias Amado Registo de Autoridade Arquivística Luís Ernani Dias Amado Identificação Tipo de entidade Entidade singular Forma (s) autorizada (s) do nome Luís Ernani Dias Amado; Luís Dias Amado; Luís Hernani Dias Amado

Leia mais

Regimes Totalitários. Nazifascismo

Regimes Totalitários. Nazifascismo Regimes Totalitários Nazifascismo 1918-1939 http://historiaonline.com.br CONTEXTO Humilhação imposta à Alemanha e à Itália 1ª Guerra Mundial (Tratado de Versalhes), Sentimento nacionalista = revanchismo,

Leia mais

ENTRADA DE PORTUGAL NA 1ª GUERRA MUNDIAL

ENTRADA DE PORTUGAL NA 1ª GUERRA MUNDIAL ENTRADA DE PORTUGAL NA 1ª GUERRA MUNDIAL INTRODUÇÃO Vamos elaborar um texto que reflete a nossa investigação sobre a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial. O trabalho apresenta a seguinte organização.

Leia mais

Assembleia Parlamentar da NATO

Assembleia Parlamentar da NATO Assembleia Parlamentar da NATO A Assembleia Parlamentar da NATO (APNATO) é uma organização inter-parlamentar que inclui legisladores dos Estados-membros da Aliança do Atlântico Norte, bem como dos respectivos

Leia mais

exposição 25 de Abril

exposição 25 de Abril exposição 25 de Abril 18 Abril - 31 Maio 2001 Fotografias de Alfredo Cunha Legendas de Adelino Gomes Documentos do Arquivo Mário Soares Fundação Mário Soares Rua de S. Bento, 160 todos os dias úteis 14.30-19.30

Leia mais

ALBERTO PENA-RODRÍGUEZ HELOISA PAULO COORD. A Cultura do. poder. A propaganda nos Estados Autoritários. Versão integral disponível em digitalis.uc.

ALBERTO PENA-RODRÍGUEZ HELOISA PAULO COORD. A Cultura do. poder. A propaganda nos Estados Autoritários. Versão integral disponível em digitalis.uc. ALBERTO PENA-RODRÍGUEZ HELOISA PAULO COORD. A Cultura do poder A propaganda nos Estados Autoritários A p r o pa g a n d a n a s d i ta d u r a s d e S i d ó n i o P a i s e d e S a l a z a r. A f o n s

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA CONFERÊNCIA PORTUGAL NA OSCE: REALIZAÇÕES E DESAFIOS PALÁCIO DE SÃO BENTO 12 de abril de 2017 Foi em 1973 que se reuniu em

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 Queda da Bastilha) Antecedentes: - Ideais iluministas (liberais); - Abuso de poder da nobreza; - Pompa das cortes; - Déficit orçamentário;

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

História B Aula 21. Os Agitados Anos da

História B Aula 21. Os Agitados Anos da História B Aula 21 Os Agitados Anos da Década de 1930 Salazarismo Português Monarquia portuguesa foi derrubada em 1910 por grupos liberais e republicanos. 1ª Guerra - participação modesta ao lado da ING

Leia mais

A crise do café e a revolução de 1930

A crise do café e a revolução de 1930 A crise do café e a revolução de 1930 Em 1929 ocorreu a quebra da bolsa de New York. Grande crise econômica nos EUA que atingiu o Brasil ( EUA maior comprador do café brasileiro). Colapso na economia cafeeira:

Leia mais

A NOSSA VIZINHA ESPANHA. Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau. bocado, no plano financeiro, económico, político e social.

A NOSSA VIZINHA ESPANHA. Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau. bocado, no plano financeiro, económico, político e social. A NOSSA VIZINHA ESPANHA Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau bocado, no plano financeiro, económico, político e social. Como Portugal - embora não tenha aceite a Troika, honra lhe seja - a Grécia

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Ensino Primário Frequentou no Ensino Primário a Escola Primária de Figueira e Barros, tendo feito o exame da 4ª Classe na Escola Primária de Avís e o exame de admissão aos Liceus,

Leia mais

Diminuir o número de círculos de 22 para 2. Diminuir o número de deputados de 230 para 181. Só exige alteração de 3 artigos da Lei Eleitoral

Diminuir o número de círculos de 22 para 2. Diminuir o número de deputados de 230 para 181. Só exige alteração de 3 artigos da Lei Eleitoral RESUMO DA PROPOSTA Diminuir o número de círculos de 22 para 2 Diminuir o número de deputados de 230 para 181 Só exige alteração de 3 artigos da Lei Eleitoral DOIS PROBLEMAS DA LEI ACTUAL Desrespeito pelo

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 623/7 Págs. Duração da prova: 120

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa Os regimes totalitaristas Professor Gustavo Pessoa O NAZIFASCISMO tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). ONDE? CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Principalmente ITA,

Leia mais