VITAMINAS E AVITAMINOSE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VITAMINAS E AVITAMINOSE"

Transcrição

1 UNIC UNIVERSIDADE DE CUIABÁ CURSO: FARMÁCIA DISCIPLINA: NUTRIÇÃO HUMANA VITAMINAS E AVITAMINOSE Acadêmicos: Anderson Alves Soares Ângelo Donda Neto Cintia Rosa Sampaio Laecio da Silva Tânia de Almeida Weter dos Santos

2 ALIMENTOS Os alimentos têm diferentes funções, por isso dividem-se em três grandes grupos, de acordo com essas funções: - Energético Os mais importantes são os ricos em lipídeos e glicídios. - Plásticos ou Construtores Os alimentos deste grupo são os ricos em proteínas. - Reguladores - São os que regulam o funcionamento do nosso corpo, servem para prevenir certas doenças como gripes e resfriados e ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas ( A,B,C,D,E, etc) e os minerais ( ferro, cálcio, potássio, zinco, etc).

3 VITAMINAS / AVITAMINOSE VITAMINAS: São elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação. AVITAMINOSE: Deficiência de vitaminas no organismo.

4 VITAMINAS Classificação: - Lipossolúveis A, D, E, K - Hidrossolúveis Vitaminas do Complexo B e vitamina C

5

6 VITAMINA A Existem 3 formas de vitamina A presentes no organismo: - Retinol: forma de armazenamento no fígado - Retinaldeído: auxilia na função de reprodução humana e proteção ocular. - Ácido retinóico: Efetivamente a vitamina A.

7 VITAMINA A A vitamina A pode ser de origem animal, encontrada na forma de retinol, que dentro do organismo é oxidado até se tornar ácido retinóico. Origem vegetal, encontrada sob a forma de carotenóide, sendo a forma mais ativa do betacaroteno. Fontes Alimentares: Retinol: presente nos alimentos de origem animal: produtos lácteos, manteiga, creme de leite e queijos. Betacaroteno: presente nos alimentos de origem vegetal amarelo-alaranjado-vermelho, os quais no organismo são convertidos em retinol: cenoura, abóbora, frutas e hortaliças amarelas.

8 VITAMINA A: Função: Auxilia na integridade da visão noturna; indispensável para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e células epiteliais.

9 VITAMINA A: Deficiência (Avitaminose): cegueira noturna, atrofia e queratinização da córnea, secura nos olhos, ulceração e endurecimento das córneas.

10 VITAMINA A: Excesso: - Pele seca e unhas quebradiças - Hipercarotenodemia: deposição de carotenos nos tecidos (pele e olhos amarelados). - Sensibilidade em articulações e osso.

11

12 VITAMINA D Existem 2 formas de vitamina D: - Vitamina D2: Calciferol originada do ergosterol presente no tecido vegetal (utilizada na fortificação dos alimentos). - Vitamina D3: Colecalciferol, originada da transformação do 7- deidrocolesterol, presente na pele de mamíferos.

13 VITAMINA D A vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que possui duas formas principais que são: vitamina D2 (calciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). Esta última é produzida quando há a exposição da pele à luz solar, mais especificamente, à radiação ultravioleta B Fontes Alimentares: Gema de ovo, fígado, manteiga, óleos de fígado de peixes em especial peixes de água salgada (ex. sardinha, atum...).

14 VITAMINA D Função: - Auxilia na absorção de cálcio - Previne o raquitismo

15 VITAMINA D Deficiência (Avitaminose D): - Raquitismo em crianças - Osteomalácia em adultos

16

17 VITAMINA E A vitamina E é um antioxidante muito conhecido e vital para todas as pessoas, especialmente para as que demandam mais do corpo, como praticantes de atividades físicas e esportistas. Durante e depois de exercícios intensos, ela favorece a função imune e a reduzir os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres.

18 VITAMINA E Função: O papel principal da vitamina E é a proteção dos tecidos do corpo de reações que os danifiquem (perioxidação) as quais surgem a partir de muitos processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos. Especificamente, a vitamina E protege as membranas biológicas, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular. ajuda a prolongar a vida dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e ajuda o organismo a utilizar a vitamina A de forma acentuada.

19 VITAMINA E Fontes Alimentares: Óleos de sementes; particularmente o óleo de germe de trigo é a fonte mais rica, e em frutas tais como; abacate, avela, aveia, batata doce.

20 VITAMINA E Deficiência: Pode causar Infertilidade, dificuldade de engravidar, queda de cabelo, pele e cabelos secos e sem vida, cansaço excessivo, desânimo etc..

21

22 VITAMINA K Conhecida como quinona, apresenta-se de três formas: K1 (filoquinona) presente em plantas verdes K2 (menaquinona) formada a partir da ação bacteriana no TGI K3 (menadiona) composto sintético, sendo mais potente biologicamente que as anteriores. A vitamina K é absorvida no intestino delgado e transportada até o fígado.

23 VITAMINA K Função: Indispensável para a coagulação sanguínea juntamente com a protombina. Fontes Alimentares: Mais rica em vegetais de folhas verdes (brócolis, repolho e alfaçe). Uma quantidade significante é formada pela flora bacteriana do intestino grosso.

24 VITAMINA K Deficiencia (avitaminose): - Hemorragia

25 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: Compreendem as vitaminas do complexo B listadas abaixo: - B1 (Tiamina) - B2 (Riboflavina - B3 (Niacina) - B5 (Ácido Pantatênico) - B6 (Piridoxina) - B7 (Biotina) - B9 (Ácido Fólico) - B12 (Cobalamina) Vitamina C (Ácido Ascórbico)

26 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: - B9 (Ácido Fólico) O ácido fólico é uma vitamina B. Tem a função de coenzimas, atuam no metabolismo do carbono, aminoácidos e estão presentes na formação das hemácias e leucócitos na medula óssea. Função: - Prevenção de anemias - Vital para a formação do tubo neural do feto (prevenção de mal-formações no cérebro e coluna vertebral) - Formação de ácidos nucleicos (DNA)

27 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: - B9 (Ácido Fólico) Avitaminose B9 Anemia, cansaço, insónia, distúrbios digestivos, dificuldade de memorização, problemas de crescimento Malformações fetais (avitaminose materna durante a gestação). Fontes de Alimentação: Fígado, feijão e vegetais frescos de folhas verde-escuras, espinafre, brócolis e aspargo; Carne Bovina magra, batata, pão de trigo integral, laranja,

28 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: - Vitamina C (Ácido ascórbico) Antioxidante, acelera a cura de ferimentos, mantém a saúde de ossos, dentes e órgãos sexuais, atua como antihistamínico natural, reduz a duração de resfriados e outras viroses, auxilia no tratamento do estresse. O ácido ascórbico é absorvido no intestino delgado, sendo armazenado no fígado e no baço, mas excretado pela urina se ingerido em grande quantidade. Fontes de Alimentação: Frutas Cítricas: Laranja, Limão, acerola, morango, abacaxi, caju e goiaba; Hortaliças cruas: brócolis, repolho, espinafre, pimentão, etc..

29 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: Avitaminose C O Escorbuto é uma doença provocada pela carência de vitamina C. Os primeiros sintomas desta doença são as hemorragias nas gengivas, inchaços, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e pouca segurança na fixação dos dentes. O escorbuto pode ainda causar inflamações na língua. Esta doença era típica dos marinheiros que passavam muitos dias no mar sem ingerir legumes e frutos frescos. O tratamento desta doença baseia-se na ingestão de frutas, legumes e vegetais bem como na administração de vitamina C.

30 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: Avitaminose C

31 Considerações Finais: Quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, indiscriminadamente, pode causar e, mesmo, agravar algumas doenças. - Lembrete: Nada, nenhum tipo de tablete, pílula ou cápsula pode substituir uma dieta saudável ou compensar uma má dieta. Para uma boa nutrição e boa saúde a solução é simples: alimentação rica em nutrientes como frutas, vegetais e grãos.

32 Referências Bibliográficas -MORGADO, Ana. Desequilíbrios Alimentares. Disponível em Acesso em 20 de maio de LAKATOS, E. M., & MARCONI, M. d. (2009). Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atlas. -CANDIDO, Cynthia Cavalini et.al. (2008). Nutrição guia pratico. 2 Ed. São Paulo: Iátria. - Ósteomalácia. Disponível em Acesso em 20 de maio de 2013.

Vitaminas. Nutrientes reguladores de funções fisiológicas

Vitaminas. Nutrientes reguladores de funções fisiológicas VITAMINAS Vitaminas Nutrientes reguladores de funções fisiológicas Vitamina é, na realidade, qualquer substância orgânica que não consegue ser produzida por uma determinada espécie e que são necessárias

Leia mais

Classificação das Vitaminas

Classificação das Vitaminas Vitaminas Vitaminas As vitaminas são encontradas em plantas, sementes, grãos, frutas (produz vitaminas durante a fotossíntese) e carne de animais que consumiram esses alimentos. Classificação das Vitaminas

Leia mais

VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK

VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos Quando achava alguma coisa Não cheirava nem examinava; Engolia com voracidade

Leia mais

BIOQUÍMICA 5 Vitaminas

BIOQUÍMICA 5 Vitaminas BIOQUÍMICA 5 Vitaminas RODRIGO PALADINO @paladinoprofbio Vitaminas mais importantes Vitaminas Nutrientes reguladores de funções fisiológicas Vitamina é, na realidade, qualquer substância orgânica que não

Leia mais

VITAMINAS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

VITAMINAS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS VITAMINAS Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO São substâncias orgânicas, necessárias em pequeníssima quantidade, essenciais à vida. Vitamina = Amina vital A maioria das vitaminas atuam como

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Principais vitaminas. Lipossolúveis: Todas elas requerem sais biliares e alguns lipídios dietéticos

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:16 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:20

Escrito por Ademir Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:16 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:20 Tabela de Vitaminas Vitaminas são micronutrientes essenciais a diversas reações metabólicas do organismo. Estes elementos não são, em sua maioria, sintetizados pelas células humanas, e neste caso têm que

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 06 VITAMINAS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 06 VITAMINAS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 06 VITAMINAS Vitaminas Uso no corpo Deficiências Principais fontes A (vitamina da visão) B2 (riboflavina) B1 (tiamina) B(PP) (niacina) B6 (piridoxina) C Necessária para o crescimento

Leia mais

VITAMINAS E MINERAIS

VITAMINAS E MINERAIS VITAMINAS E MINERAIS MINERAIS São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas

Leia mais

VITAMINAS NOS ALIMENTOS

VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS FONTES ALIMENTARES FUNÇÕES ORGÂNICAS VITAMINA B1 (TIAMINA) Grãos ou cereais integrais, arroz integral, frutos do mar, vísceras ou miúdos, pescados,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Vitaminas. Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Vitaminas. Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Vitaminas Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc mackswendhell@gmail.com Conceito As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos,

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida Parte 6. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida Parte 6. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos A química da vida Parte 6 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Vitaminas: II Ácidos nucléicos: I Vitaminas: 1.1 Conceitos fundamentais: São compostos orgânicos

Leia mais

Bio. 1. Bio. Monitor: Rebeca Khouri

Bio. 1. Bio. Monitor: Rebeca Khouri Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Rebeca Khouri Exercícios: Vitaminas 10 abr EXERCÍCIOS DE AULA 1. feia. A mais que eu nunca vi, desamparam Muitos a vida, e em terra estranha e alheia Os ossos para

Leia mais

VITAMINAS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO 5/2/2018. Pré-Bióticos vs Pró-Bióticos

VITAMINAS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO 5/2/2018. Pré-Bióticos vs Pró-Bióticos DEFINIÇÃO Pré-Bióticos vs Pró-Bióticos S DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO São compostos de natureza química variada com função reguladora do metabolismo. Mamíferos sintetizam vitamina C (exceção primatas). LIPOSSOLÚVEIS

Leia mais

Vitaminas. Helena Gutierrez helenago gmail.com

Vitaminas. Helena Gutierrez helenago gmail.com Helena Gutierrez helenago gmail.com Introdução As vitaminas são compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser lipossolúveis ou hidrossolúveis. Lipossolúveis são: A (Retinol), D (Calciferol), E

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

VITAMINAS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni

VITAMINAS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni VITAMINAS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni O QUE SÃO AS VITAMINAS? Grupos de compostos orgânicos São consideradas essenciais São classificadas quanto a solubilidade Não são sintetizadas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

Vitaminas e Sais minerais

Vitaminas e Sais minerais Vitaminas e Sais minerais Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o corpo não é capaz de sintetizar

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

Sequência Didática. Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência:

Sequência Didática. Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência: Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Andressa Moreira Siqueira Co- autora: Paloma Alinne A.R.Ruas Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A sequência didática foi desenvolvida

Leia mais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

MICRONUTRIENTES VITAMINAS E MINERAIS

MICRONUTRIENTES VITAMINAS E MINERAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE MICRONUTRIENTES VITAMINAS E MINERAIS Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello E-mail: lucianenesello@unifebe.edu.br Vitaminas e Minerais Amplamente distribuídos

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Vitaminas. O risco de doença cardiovascular é reduzido em pessoas que ingerem + de 3 porções de frutos e legumes por dia

Vitaminas. O risco de doença cardiovascular é reduzido em pessoas que ingerem + de 3 porções de frutos e legumes por dia O risco de doença cardiovascular é reduzido em pessoas que ingerem + de 3 porções de frutos e legumes por dia O consumo diário de 5 ou mais porções de frutos e legumes pode impedir cerca de 20% de todos

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10.

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. Ficha técnica AZ Vit Suplemento Vitamínico Mineral REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS: 7898171287350 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Principais vitaminas (continuação) B 6 (piridoxina): Sintetizada pelas bactérias do sistema digestório.

Leia mais

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos Beleza não põe mesa, Ou seja, aparência não é tudo. Mas é na mesa que a beleza começa. Ciência da nutrição visa Melhor aparência física e a saúde do paciente; Trata ou ameniza o envelhecimento cutâneo;

Leia mais

Bio. 1. Bio. Monitor: Rebeca Khouri

Bio. 1. Bio. Monitor: Rebeca Khouri Bio. Professor: Alexandre Bandeira Monitor: Rebeca Khouri Vitaminas no metabolismo celular 09 abr Bio. 1 RESUMO Vitaminas são micromoléculas reguladoras e necessárias no organismo em pequenas quantidades.

Leia mais

1. A importância da alimentação

1. A importância da alimentação Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses materiais são fornecidos

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Minerais vitais para o corpo. DIETAS Cálcio: + abundante no corpo. Aparece em combinação com fosfatos.

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

MICRONUTRIENTES: Vitaminas e Minerais

MICRONUTRIENTES: Vitaminas e Minerais Projeto de Extensão Saúde da Família e o Papel da Escola MICRONUTRIENTES: Vitaminas e Minerais Danielle Mayumi Tamazato Maiara Jaloretto Barreiro O que são vitaminas? Vitaminas são micronutrientes essenciais

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Revista em 3 /10/2013 Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses

Leia mais

Vitaminas BIOLOGIA 6B

Vitaminas BIOLOGIA 6B Aula 18 Vitaminas BIOLOGIA 6B Aminas da Vida São substâncias obtidas pela alimentação. Produzidas por Vegetais e alguns Microorganismos. Atuam, principalmente como ativadores de Enzimas(coenzimas). A

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS SERES VIVOS Carbono CHONPS Compõe as principais cadeias das moléculas orgânicas (lipídios, carboidratos e proteínas) presentes em nosso

Leia mais

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Sopa Creme de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Hambúrguer de aves com esparguete e salada de cenoura raspada 1,2,3,4,6,7,9,10,12 Sobremesa Frutas da

Leia mais

Bioquímica. Sabadão CSP especial Prof. Felipe Fernandes Prof. João Leite

Bioquímica. Sabadão CSP especial Prof. Felipe Fernandes Prof. João Leite Bioquímica Sabadão CSP especial Prof. Felipe Fernandes Prof. João Leite 1. Água 2. Sais Minerais 4. Os sais minerais são essenciais em uma alimentação saudável, pois exercem várias funções reguladoras

Leia mais

Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre:

Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre: Preparei este texto especialmente para você. Leia com atenção! Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre:

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

POWDEROIL VIT. AE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A

POWDEROIL VIT. AE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A POWDEROIL VIT. AE Nomes científicos: Elaeis guinnensis; Clycine max; Helianthus annuus L.; Betacaroteno e Tocoferol. Sinonímia cientifica: N/A Nome popular: Palma (Elaeis guinnensis), Soja (Clycine max),

Leia mais

GAMA 1xDIA. Maio 2016

GAMA 1xDIA. Maio 2016 GAMA 1xDIA Maio 2016 GAMA 1xDIA MULTI Fórmula tudo-em-um. Contém nutrientes que contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Contém 40 nutrientes essenciais. Sem glúten. Adequado para vegetarianos.

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Exercícios sobre Vitaminas

Exercícios sobre Vitaminas Exercícios sobre Vitaminas Exercícios sobre Vitaminas 1. Tomando uma grande dose de vitaminas A, uma pessoa pode suprir suas necessidades por vários dias; porém, se fizer o mesmo em relação à vitamina

Leia mais

O que são nutrientes?

O que são nutrientes? Os nutrientes O que são nutrientes? São substâncias utilizadas pelo metabolismo do organismo essenciais ao seu funcionamento; Os alimentos contêm nutrientes que o organismo não consegue sintetizar, assim

Leia mais

Mirantes. O seu restaurante com Algo Mais

Mirantes. O seu restaurante com Algo Mais ! CÁLCIO O cálcio é um mineral essencial, constituinte de nossos ossos e dentes, que armazenam 99% do cálcio de nosso organismo. Participa do metabolismo de todas as celúlas. Está envolvido com as seguintes

Leia mais

VITAMINAS. ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT Escola Técnica Industrial. Disciplina de Biologia Primeiro Ano

VITAMINAS. ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT Escola Técnica Industrial. Disciplina de Biologia Primeiro Ano ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT Escola Técnica Industrial Disciplina de Biologia Primeiro Ano VITAMINAS Prof. Diogo Schott diogo.schott@yahoo.com VITAMINAS Substâncias orgânicas Coenzimas

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS 1 - Assim como os Vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricos tb em Vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam

Leia mais

Vitaminas As vitaminas são nutrientes essenciais para nos.o organismo humano necessita destas vitaminas em pequenas quantidades para desempenhar

Vitaminas As vitaminas são nutrientes essenciais para nos.o organismo humano necessita destas vitaminas em pequenas quantidades para desempenhar A Química da vida A água A água é a mais abundante de todas as substâncias da célula, representando cerca de 80% da sua massa; funciona como solvente para grande parte das outras substâncias presentes

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

BIOQUÍMICA. Profª Renata 9º ano / 2018

BIOQUÍMICA. Profª Renata 9º ano / 2018 BIOQUÍMICA Profª Renata 9º ano / 2018 Sais minerais Proteínas Estão presentes em pequenas quantidades nas células. Substâncias inorgânicas. São essenciais para o metabolismo. A carência de sais minerais

Leia mais

Como a alimentação interfere na saúde dos olhos? *Da redação

Como a alimentação interfere na saúde dos olhos? *Da redação Portal RCP - Notícias Como a alimentação interfere na saúde dos olhos? *Da redaçãoem entrevista ao isaúde Bahia, a médica oftalmologista, Camila Koch e a nutricionista Luciana Rocha falam sobre a importância

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos A química da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: A Química da Vida I Conceitos fundamentais; II Componentes químicos da célula; III Compostos inorgânicos;

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza Série: 8º Turma: A ( ) B ( ) C ( ) Data: / /2018 Aluno(a): EXERCÍCIOS SOBRE NUTRIENTES 1. Qual é a diferença entre nutrientes plásticos

Leia mais

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

Glicinatos, porque usa-los?

Glicinatos, porque usa-los? Glicinatos, porque usa-los? Benefícios da Glicina Sendo um dos aminoácidos mais versáteis, a glicina é indispensável para uma série de processos metabólicos; níveis adequados do aminoácido estão associados

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 04 MOLÉCULAS: VITAMINAS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 04 MOLÉCULAS: VITAMINAS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 04 MOLÉCULAS: VITAMINAS Lipossolúveis Hidrossolúveis Vitamina Fontes alimentares Benefícios à saúde A D E Legumes verdes e verduras, laticínos, fígado. Laticínios, ovos, óleo

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Vamos aprender a identificar um ser vivo conhecendo detalhadamente suas características.

Vamos aprender a identificar um ser vivo conhecendo detalhadamente suas características. Biologia Módulo 1 Principais assuntos abordados: A célula e suas organelas. Célula animal e vegetal. Constituintes orgânicos e inorgânicos. Classificação dos seres vivos. Os cinco reinos da Biologia Os

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

DIA INTERNACIONAL. da mulher. dicas de nutrição. para as mulheres

DIA INTERNACIONAL. da mulher. dicas de nutrição. para as mulheres DIA INTERNACIONAL da mulher 8 de março dicas de nutrição para as mulheres Para comemorar o dia 8 de março, a Equipe da Nutrição preparou 8 dicas para melhorar sua alimentação e saúde São dicas simples

Leia mais

Tecnologia biofarmacêutica desenvolvida para melhor atender a demanda cada vez mais crescente de pacientes que necessitam da suplementação

Tecnologia biofarmacêutica desenvolvida para melhor atender a demanda cada vez mais crescente de pacientes que necessitam da suplementação Tecnologia biofarmacêutica desenvolvida para melhor atender a demanda cada vez mais crescente de pacientes que necessitam da suplementação multivitamínica e multiminerais na dosagem controlada e que garanta

Leia mais

As funções das proteínas no organismo :

As funções das proteínas no organismo : PROTEINAS As funções das proteínas no organismo : As principais funções das proteínas - Construção de novos tecidos do corpo humano. - Atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio.

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

Alimentação saudável. NUT/FS/UnB ATAN/DAB/SPS

Alimentação saudável. NUT/FS/UnB ATAN/DAB/SPS Alimentação saudável NUT/FS/UnB ATAN/DAB/SPS 1 Sumário 4 A importância da boa alimentação O que são alimentos O que são nutrientes 5 O que é caloria O que são macronutrientes Os carboidratos As gorduras

Leia mais

Aluno(a): Data: / / Turma: Proteínas

Aluno(a): Data: / / Turma: Proteínas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO Departamento de Ciências Exatas e da Natureza Disciplina: Ciências Professor: Felipe Lohmann Arend Aluno(a): Data: / / Turma: Proteínas Nutriente

Leia mais

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos.

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos. Minerais Os minerais são elementos químicos inorgânicos e são necessários ao nosso organismo em pequenas quantidades, devendo ser obtidos a partir dos alimentos. Enquanto que o carbono, hidrogénio, oxigénio

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

AS VITAMINAS. Lipossolúveis: A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Menaquinona)

AS VITAMINAS. Lipossolúveis: A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Menaquinona) www.centroips.com.pt AS VITAMINAS São compostos de carbono, hidrogénio e o oxigénio, de estrutura variada e dividem-se em Lipossolúveis e Hidrossolúveis de acordo com a sua solubilidade. Lipossolúveis:

Leia mais

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE Profª MSc Monyke Lucena Para podermos praticar esportes, estudar ou realizar qualquer outra atividade, devemos ter energia no nosso organismo; Essa energia é fornecida pelos

Leia mais

NUTRIENTES. Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos

NUTRIENTES. Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos NUTRIENTES NUTRIENTES Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos ORGÂNICOS >>> CARBOIDRATOS Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio e estão relacionados

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina CIÊNCIAS Curso Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 8º ano Número: 1 - Conteúdo: Níveis de organização Citologia Histologia Nutrição:

Leia mais

O seu filho segue uma alimentação balanceada?

O seu filho segue uma alimentação balanceada? O seu filho segue uma alimentação balanceada? A falta de nutrientes na alimentação pode provocar a subnutrição estágio leve da desnutrição dependendo do agravo e de quanto tempo a criança fica sem acesso

Leia mais

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS AS MOLÉCULAS DA VIDA COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS CERCA DE TRINTA ELEMENTOS CONSTITUEM AS CÉLULAS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS.

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão Aula: Digestão Noções de feedback e Digestão PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 24/04/2014 1. Feedback Causa Consequência Positivo Negativo Sede + + Beber água salgada Sede + - Beber água pura Desequilíbrio

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos.

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Distúrbios alimentares EXERCÍCIOS 1. (Fuvest) Uma dieta de emagrecimento atribui a cada alimento um certo número de pontos, que equivale ao valor calórico do alimento ao ser ingerido. Assim, por exemplo,

Leia mais