Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 82 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 PROBLEMATIZAÇÃO Como é determinado o sexo do bebê espécie humana? Quem é o responsável pela determinação do sexo do bebê: o pai ou a mãe? Por quê? Dá para escolher o sexo do bebê? Como? Quais são os cromossomos sexuais da mulher? E do homem? Em todos os seres vivos o sexo é determinado pelos cromossomos X e Y? É verdade que o zangão só tem mãe? O que significa partenogênese?

3 CAPÍTULO 6 SEXO E HERANÇA GENÉTICA Leitura do texto introdutório p. 82

4 1 CROMOSSOMOS SEXUAIS Na maioria das espécies, o principal fator determinante do sexo são os genes. Em geral, esses genes estão situados em cromossomos especiais, chamados de cromossomos sexuais, heterossomos, heterocromossomos ou alossomos. Os demais cromossomos são chamados de autossomos. Como os cromossomos sexuais possuem tb genes para outras características, a transmissão desses caracteres guarda alguma ralação com o sexo do indivíduo.

5 22 Pares de Autossomos Cromossomos sexuais

6 Na maioria dos vertebrados e em muitos invertebrados em que os sexos são separados, as fêmeas apresentam dois cromos. idênticos (XX). os machos, um cromossomo idêntico ao das fêmeas e outro diferente (XY). Nos mamíferos um gene do cromossomo Y leva ao desenvolvimento de testículos, que produzem hormônios masculinos. Na ausência desse gene, formam-se ovários, que produzem hormônios femininos. Esse sistema, chamado XY, está presente tb em muitas plantas.

7 Genes localizados nos cromossomos sexuais

8 Como nas células diploides há dois autossomos de cada tipo, podemos representar os machos por 2AXY e as fêmeas 2AXX (A=conjunto haploide de autossomos). Na sp humana, há 44 autossomos e 2 cromosomos sexuais, mulher: 46, XX e homem: 46, XY. Como sabemos, o processo de divisão celular que origina os gametas é a meiose. Assim, metade dos espermatozoides do macho possui o cromossomo X e a outra metade, o Y. Dizemos, então, que o sexo masculino é heterogamético. Nas fêmeas, todos os óvulos apresentam cromos X. Dizemos que o sexo feminino é homogamético.

9

10 REPRESENTAÇÃO Machos: 2AXY Fêmeas: 2AXX REPRESENTAÇÃO na sp humana: Mulher: 46, XX (44A+XX) Homem: 46, XY (44A+XY) NA ESPÉCIE HUMANA: Sexo heterogamético é o masculino. Sexo homogamético é o feminino.

11 O sexo é determinado no momento da fecundação. Se o óvulo (ovócito) for fecundado por um espermatozoide X, o embrião formado originará um fêmea; Se por um espermatozoide Y, nascerá um macho.

12 X X

13 Na sp humana o sexo poderia ser escolhido por meio da fertilização assistida. Fertilização assistida, onde os óvulos são retirados e fertilizados em laboratório, 3 dias depois, cés. dos embriões são analisados p/ se detectar doenças genéticas, nesse momento poderia ser escolhido os embriões do sexo desejado. No Brasil o Conselho Federal de Medicina proíbe o uso da técni ca de fertilização assiscom essa finalidade. tida

14 A proporção de nascimentos de machos e fêmeas é de cerca de 50%. Na sp humana, nasce um nº um pouco maior de meninos (ainda se discute o motivo). Na faixa etária que corresponde a adolescência, entretanto, a proporção de meninos e meninas aproxima-se de 50%. Outros mecanismos de determinação do sexo que envolvem cromossomos sexuais: 1.Sistema XY 2.Sistema X0 3.Sistema ZW 4.Sistema Z0

15 1.Sistema XY XX sexo feminino: homogamético XY sexo masculino: heterogamético Ocorrência: ser humano e demais mamíferos. OBS.: Nesse sistema o sexo dos descendentes é determinado pelos gametas masculinos.

16 2. Sistema X0 Em certos insetos, como gafanhotos, baratas e percevejos, a fêmea possui 2 cromossomos e o macho apenas um. As fêmeas são XX (2AXX) e os machos são X0 (2AX0). 0 indica que os machos possuem apenas um cromossomo sexual. O macho é o sexo heterogamético.

17 3. SISTEMA ZW Em muitas aves, mariposas, borboletas e peixes a fêmea possui cromossomos diferentes (ZW), e o macho é homogamético (ZZ). ZW Fêmea: heterogamético ZZ Macho: homogamético

18 4. SISTEMA Z0 Na galinha doméstica e em alguns répteis não aparece o cromossomo W: as fêmeas são (Z0) e os machos (ZW). Z0 Fêmea: heterogamético ZZ Macho: homogamético

19 RESUMO Sexo homogamético e heterogamético Sistemas Homogamético Heterogamético XY Fêmea XX Macho XY X0 Fêmea XX Macho X0 ZW Macho ZZ Fêmea ZW Z0 Macho ZZ Fêmea Z0

20 Outros tipos de determinação do sexo Em alguns animais, a determinação do sexo não depende dos cromos. sexuais. 1. Sistema Haploide / Diploide - Macho: haploide (n) - Fêmea: diploide (2n) 2. Fatores ambientais Temperatura

21 1. Sistema haploide / diploide Nas abelhas a determinação do sexo depende do padrão cromossomial haploide ou diploide: Óvulos fecundados por espermatozoides geram ovos diploides que originam fêmeas; Óvulos não fecundados desenvolvem-se por partenogênese e originam machos haploides.

22 2. Fatores ambientais - Temperatura Nos crocodilianos, em muitas tartarugas e em alguns lagartos, o sexo é determinado pela temperatura ambiente durante o desenvolvimento do embrião. Uma variação de 2 o C ou 4 o C pode determinar se o embrião se tornará macho ou fêmea. Em algumas tartarugas ovos incubados em temperaturas iguais ou menores que 26 o C originam machos; acima de 31 o C produzem fêmeas. Como há variação diária de temperatura, ambos os sexos são produzidos. Em lagartos e jacarés, acontece o contrário.

23 PROBLEMATIZAÇÃO Como é determinado o sexo do bebê espécie humana? Quem é o responsável pela determinação do sexo do bebê: o pai ou a mãe? Por quê? Dá para escolher o sexo do bebê? Como? Quais são os cromossomos sexuais da mulher? E do homem? Em todos os seres vivos o sexo é determinado pelos cromossomos X e Y? É verdade que o zangão só tem mãe? O que significa partenogênese?

24 EXERCÍCIOS - Sexo e herança genética 1) Nas abelhas os óvulos não-fecundados originam por partenogênese: a) machos haploides (zangões). b) fêmeas haploides. c) fêmeas diploides. d) machos diploides (zangões). 2) No sistema XY por que é o pai quem determina o sexo da criança?

25 PROBLEMATIZAÇÃO O que é daltonismo? Como se adquire a hemofilia? Por que tem mais homens hemofílicos e daltônicos de que mulheres? Por que um homem herda sempre da mãe os genes ligados ao sexo? (3)

26 Dominante Autossômica Recessiva Herança Relacionada ao sexo Restrita ao sexo Ligada ao sexo Dominante Recessiva

27 2 HERANÇA LIGADA AO SEXO Os cromossomos sexuais X e Y apresentam duas regiões: Regiões homólogas (pseudoautossômica) são pequenas regiões nas extremidades que se emparelham na meiose (genes alelos se correspondem). Regiões não homólogas (não existe correspondência entre os genes).

28 Cromossomos sexuais ou alossomos: são os cromossomos que diferem nos dois sexos. Cromossomos autossomos: são os cromossomos idênticos nos dois sexos.

29 Na parte não homóloga do X estão situados vários genes q controlam diversas funções do organismo, entre elas: a produção de pigmentos nas cés. da retina, que possibilita a visão de cores; a produção de uma proteína importante p/ a coagulação do sangue. Mutações nesses genes podem causar distúrbios, como o daltonismo e a hemofilia. Os genes localizados nessa região especial do cromos. X são chamados de genes ligados ao sexo ou genes ligados ao cromossomo X. O tipo de herança no qual estão envolvidos é chamado de herança ligada ao sexo ou ligada ao cromossomo X.

30 Região não homóloga Herança ligada ao sexo ou Herança ligada ao cromossomo X

31 Os alelos desses genes podem aparecer em dose dupla nas mulheres: A mulher pode ser homozigótica ou heterozigótica (tem dois X) O homem é hemizigotos (têm um X). Assim, se ele possuir um alelo p/ um caráter recessivo ligado ao sexo, esse caráter se manifesta. Na mulher, esse caráter só se manifesta quando o alelo estiver em dose dupla. Esse situação acarreta a existência de um n o maior de homens que de mulheres c/ caracteres recessivos ligados ao sexo, pois basta o alelo estar presente para seu efeito se manifestar, uma vez que só têm um X.

32 DALTONISMO DALTONISMO = John Dalton ( ) A visão em cores depende de pigmentos sensíveis à luz presentes em 3 tipos de cones (cés. da retina), cada uma com um tipo de pigmento: os que são ativados principalmente pelo comprimento de onda da luz vermelha, os ativados pela luz verde e os ativados pela luz azul. A percepção de determinada cor depende da quantidade relativa de cada tipo de cone ativado. A dificuldade de percepção de cores pode ocorrer pela falta de um ou + tipos de cones ou pela menor produção de alguns pigmentos.

33 Um gene autossômico controla a produção de cones azuis, e a produção de cones verdes e vermelhos é controlada por genes no cromossomos X. Em uma das formas de daltonismo, há dificuldade p/ distinguir entre certos tons de verde, amarelo e vermelho. Isso pode acontecer por causa de um alelo alterado de um gene do cromossomo X, o que leva à ausência de cones p/a cor verde ou menor produção de pigmentos desse cone. Essa forma de daltonismo é provocada por um alelo recessivo d ligado ao sexo, seu alelo D é responsável pela visão normal.

34

35

36

37 DALTONISMO GENÓTIPO X D X D X D X d X d X d X D Y X d Y FENÓTIPO Mulher normal Mulher portadora Mulher daltônica Homem normal Homem daltônico

38 Exercício resolvido p.85 Uma mulher de visão normal, mas portadora de um alelo para o daltonismo (X D X d ). Imagine que seu marido também tem apresente percepção normal de cores (X D Y). Como poderiam ser os filhos desse casal? X D X d x X D Y X D Y X D X D X D X D Y X d X D X d X d Y R: 25% de filhos daltônicos 25% de filhos normais 25% de filhas normais 25% de filhas normais portadoras

39 EXERCÍCIOS HERANÇA LIGADA AO SEXO Exercício 5 pág. 89 Uma mulher com visão normal, cujo pai é daltônico, une-se com um homem daltônico. Qual a probabilidade de ela ter uma criança daltônica?

40 HEMOFILIA É uma doença genética em q a capacidade de coagulação do sangue é muito reduzida. A demora na coagulação provoca sangramentos prolongados. Ocorre por causa da falta de um dos fatores de coagulação presentes no plasma. O tipo + comum (85%) é a hemofilia A causada pela deficiência do fator VIII, a síntese desse fator é controlado por 1 gene presente no cromossomo X. O alelo mutante e recessivo provoca a hemofilia pela ausência desse fator. Na hemofilia B está ausente o fator IX, tb sintetizado por um gene no cromos. X. Na hemofilia C está ausente o fator XI, sintetizado por um gene autossômico. A doença pode ser controlada administrando o fator que está ausente no sangue.

41 Hemofilia: dificuldade de coagulação

42 A herança da hemofilia A segue o mesmo padrão do daltonismo. HEMOFILIA FENÓTIPOS Mulher normal GENÓTIPOS X H X H Mulher portadora Mulher hemofílica Homem normal Homem hemofílico X H X h X h X h X H Y X h Y

43 FAMÍLIA REAL BRITÂNICA

44 A proporção de homens hemofílicos é de cerca de 6 em 10 mil. Se um homem c/ hemofilia A (X h Y) se casar c/ uma mulher não hemofílica (X H X H ) nenhum de seus filhos e filhas terá a doença, mas as filhas serão portadoras e poderão ter filhos hemofílicos, mesmo que se casem c/ homens normais. Portanto, a hemofilia (e outras ligadas ao sexo) transfere-se de um homem p/ seu neto por meio de sua filha.

45 As mulheres hemofílicas são muito raras (X h X h ), pois é necessário que um homem hemofílico (X h Y) se case com uma mulher portadora (X H X h ). As raras mulheres hemofílicas precisam receber tratamento intensivo com fator antihemofílico. Há casos em que é necessário inibir o ciclo menstrual c/ hormônios p/ evitar a perda de sangue na menstruação.

46 Exercício resolvido p.87 c) Um casal não hemofílico teve uma criança hemofílica. Determine o genótipo dos casal e o sexo da criança. X H Y x X H X h X H Y X H X H X H X H Y X h X H X h X h Y R: Recebeu o cromossomo Y do pai e o cromossomo X h da mãe e é um menino. Genótipo do mãe X H X h e do pai X H Y.

47 Exercício 1 pág. 89 Sabendo que as mulheres têm 2 cromossomos X em cada célula somática e os homens apenas 1, um estudante perguntou ao professor por que a hemofilia é + comum entre homens se o gene responsável por essa característica está no cromossomo X. Que explicação você daria a esse estudante?

48 Exercício 2 pág. 89 Como podem ser os próximos filhos de um casal formado por uma mulher e um homem não hemofílicos, mas que já tiveram um filho com a doença?

49 Exercício 3 pág. 89 Como se explica o fato de certos caracteres passarem do pai as filhas e da mãe para os filhos?

50 Copiar Por que um homem herda sempre da mãe os genes ligados ao sexo?

51 PROBLEMATIZAÇÃO O que é daltonismo? Como se adquire a hemofilia? Por que tem mais homens hemofílicos e daltônicos de que mulheres? Por que um homem herda sempre da mãe os genes ligados ao sexo? (3)

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 46 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 6 p. 81 SEXO

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Herança ligada ao sexo. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Herança ligada ao sexo. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Herança ligada ao sexo Prof. Daniele Duó Determinação do sexo nos animais - Sistema XY, XO, ZW e ZO - Outros fatores, como temperatura e ambiente - Os cromossomos

Leia mais

Cromossomos Sexuais e Herança Genética. Genética Professora Catarina

Cromossomos Sexuais e Herança Genética. Genética Professora Catarina Cromossomos Sexuais e Herança Genética Genética Professora Catarina Espécie humana 23 pares de cromossomos 22 pares autossômicos 1 par cromossomos sexuais ( XY e XX) Cariótipo 46, XX 46, XY Sistema XY

Leia mais

GENÉTICA: O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE

GENÉTICA: O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE DETERMINAÇÃO SEUAL Cromossomos autossomos não determinam o sexo Cromossomos sexuais determinam o sexo Três sistemas sistema Y sistema ZW sistema 0 Micrografia eletrônica de varredura mostrando o cromossomo

Leia mais

Herança Sexual. Ana Beatriz Maselli

Herança Sexual. Ana Beatriz Maselli Herança Sexual Ana Beatriz Maselli Determinação do Sexo Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo. Cromossomos Autossômicos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM HERANÇA DOS CROMOS. SEXUAIS Possuímos dois grupos de cromossos: Autossômicos Sexuais ou Halossomos Existe indivíduos denominados

Leia mais

HERANÇA E SEXO 9º ANO PROFº RONNIE

HERANÇA E SEXO 9º ANO PROFº RONNIE HERANÇA E SEXO 9º ANO PROFº RONNIE Em condições normais, qualquer célula diploide humana contém 23 pares de cromossomos homólogos, isto é, 2n= 46. Desses cromossomos, 44 são autossomos e 2 são os cromossomos

Leia mais

Determinação sexual. Prof. Fernando Belan Biologia Mais

Determinação sexual. Prof. Fernando Belan Biologia Mais Determinação sexual Prof. Fernando Belan Biologia Mais Em algumas espécies não há cromossomo Y; As fêmeas são XX e os macho têm um cromossomo X único. Fêmeas são homogamétcas e os machos heterogamétcos.

Leia mais

Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo.

Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo. HERANÇA E SEXO Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo. SISTEMA XY A fêmea possui par de cromossomos homólogos (xx)

Leia mais

A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS

A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS CAPÍTULO 6 A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS Em muitas espécies, incluindo a humana, a diferença entre os dois sexos é determinada por um par de cromossomos: os cromossomos sexuais, heterocromossomos ou

Leia mais

Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais

Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais Quando observamos os conjuntos cromossômicos de células diplóides masculinas e femininas, percebemos a diferença em um dos pares dos cromossomos: os cromossomos

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior Professor: Nelson Paes Monitor: Júlio Junior Genética do sexo 12 set RESUMO As características comuns aos dois sexos como a formação de órgãos somáticos (ex.: fígado, baço, o estômago, etc), deve-se a

Leia mais

Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto

Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto Sexo e Herança Profª Priscila F. Binatto DETERMINAÇÃO DO SEXO Sistema XY: seres humanos XX: Mulher XY: Homem Tipo XO: alguns insetos e vermes XX: fêmea XO: Macho Tipo ZW: aves, peixes e alguns insetos

Leia mais

FICHA 2 Herança Ligada ao sexo

FICHA 2 Herança Ligada ao sexo UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULADADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Parte Teórica a) Na espécie humana o sexo masculino é denominado heterogamético e feminino Homogamético. Por quê?

Leia mais

D (ou R) determina a produção do fator Rh d (ou r) determina a ausência do fator Rh

D (ou R) determina a produção do fator Rh d (ou r) determina a ausência do fator Rh Genética Determinação genética A herança do sistema Rh é determinada por uma série de três pares de alelos. Entretanto, para o grau de complexidade que desejamos implementar nesta fase do aprendizado da

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 51 GENÉTICA: HERANÇA DO SEXO

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 51 GENÉTICA: HERANÇA DO SEXO BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 51 GENÉTICA: HERANÇA DO SEXO XY Pais XX x Y Gametas X XX Filhos XY XY Pais XX x O Gametas X XX Filhos XO ZZ Pais ZO Gametas O Z z ZO Filhos Fêmea: 2A + ZO Macho: 2A + ZZ ZZ Cromossomo

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 135 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ A estrela-do-mar (Echinaster

Leia mais

FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE.

FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE. FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE. OS JUIZES JULGARÃO ESTAS AVES, DE ACORDO COM O STANDARD DO SEU FENÓTIPO, ATRIBUIRÃO A RESPECTIVA PONTUAÇÃO,

Leia mais

O número de cromossomas é específico para cada espécie

O número de cromossomas é específico para cada espécie O número de cromossomas é específico para cada espécie Espécie 2n de cromossomas Espécie 2n de cromossomas Drosófila 8 Humano 46 Centeio 14 Macaco 48 Coelho 44 Rato 44 Cobaia 16 Carneiro 54 Caracol 24

Leia mais

Revisão geral 8º ANO.

Revisão geral 8º ANO. Revisão geral 8º ANO. Cromossomos e Determinação do sexo biológico 46 Cromossomos (Total) 44 Cromossomos Autossomos 2 Cromossomos Sexuais Cariótipo e Cariograma XX (Feminino) XY (Masculino) Genes Alelos

Leia mais

PROFESSORA ELYKA FERNANDA

PROFESSORA ELYKA FERNANDA PROFESSORA ELYKA FERNANDA ESPÉCIE HUMANA: Células Somáticas: 46 cromossomos 23 cromossomos de origem paterna 23 cromossomos de origem materna Mulheres XX Homogaméticos Homens XY - Heterogamético Herança

Leia mais

Primeira Lei de Mendel e Heredogramas

Primeira Lei de Mendel e Heredogramas Primeira Lei de Mendel e Heredogramas Primeira Lei de Mendel e Heredogramas 1. O heredograma refere-se a uma característica controlada por um único par de genes (A e a). Assim, em relação a esta característica,

Leia mais

III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011

III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011 III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011 INSTRUÇÕES 1. Preencha o cabeçalho e com o nome completo de cada aluno da equipe MÉDIA = 2. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com

Leia mais

Disciplina: Biologia

Disciplina: Biologia E.E. José Mamede de Aquino 3º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Genética: Conceitos (DNA, Cromossomos, Cariótipo, Gene, Genoma, Alelos)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Alelos: a (chifres) e A (sem chifres) macho sem chifres: Aa cabra 1 com chifres: aa cabra 2 com chifres: aa cabra 3 sem chifres: Aa Cruzamento-teste: a fêmea com pelagem preta foi cruzada com indivíduo

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO Como pode cair no enem Na espécie humana a determinação sexual é feita por um par de cromossomos, X e Y. O indivíduo do

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ªEtapa 2013 Disciplina: BIOLOGIA Ano: 3º Professor (a): SUELI COSTA Turma: FG e ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis Professor: Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Exercícios sobre a primeira lei de Mendel e probabilidades 06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Em uma certa espécie de mamíferos, há um caráter mendeliano com co-dominância

Leia mais

3.2. Genética e Hereditariedade

3.2. Genética e Hereditariedade Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida 3.2. Genética e Hereditariedade Características ou caracteres herdados dos progenitores Hereditariedade vs Genética Genética Ciência que estuda os

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 86 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ 4 OUTROS TIPOS DE HERANÇA

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS

Leia mais

PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01

PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 Vamos Praticar? 2 QUESTÃO - 01 Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte: I. Cada caráter hereditário

Leia mais

(SEXO) INTRODUÇÃO: I: MECANISMOS DE DETERMINAÇÃO DO SEXO

(SEXO) INTRODUÇÃO: I: MECANISMOS DE DETERMINAÇÃO DO SEXO Tipos de Heranca I (Herança e Sexo) Livro texto: Genética na Agropecuária RAMALHO, M.A.P., SANTOS, J.B., PINTO, C.A.B.P. 2ª ed. Lavras UFLA, 2000 Genética Básica On-Line (SEXO) Profº: Glauco Vieira de

Leia mais

Alelismo múltiplo. Alelos de Incompatibilidade. Genes letais. Herança ligada ao sexo

Alelismo múltiplo. Alelos de Incompatibilidade. Genes letais. Herança ligada ao sexo Alelismo múltiplo Alelos de Incompatibilidade Genes letais Herança ligada ao sexo Alelismo múltiplo Um gene possui 2, 3, 4,... vários alelos, determinando uma característica. Vários alelos de um gene =>

Leia mais

O que significa probabilidade? Qual a probabilidade de que no lançamento de uma moeda a face CARA esteja voltada para cima? Qual a probabilidade de

O que significa probabilidade? Qual a probabilidade de que no lançamento de uma moeda a face CARA esteja voltada para cima? Qual a probabilidade de O que significa probabilidade? Qual a probabilidade de que no lançamento de uma moeda a face CARA esteja voltada para cima? Qual a probabilidade de que uma mulher grávida tenha um filho do sexo masculino?

Leia mais

Bio. Rubens Oda. Monitor: Sarah Schollmeier

Bio. Rubens Oda. Monitor: Sarah Schollmeier Bio. Professor: Alexandre Bandeira Rubens Oda Monitor: Sarah Schollmeier Genética do sexo 09 out RESUMO Normalmente, uma célula somática humana contém 22 pares de cromossomos autossômicos e um par heterossômico.

Leia mais

QUESTÕES DE GENÉTICA - PROFESSORA: THAÍS ALVES 30/05/2015

QUESTÕES DE GENÉTICA - PROFESSORA: THAÍS ALVES 30/05/2015 QUESTÕES DE GENÉTICA - PROFESSORA: THAÍS ALVES 30/05/2015 01. Em situações problemas relacionadas à genética mendeliana, um dos cálculos probabilísticos utilizados é a aplicação da denominada regra da

Leia mais

Ficha de trabalho n.º 6 Hereditariedade Humana Turma: 12º A

Ficha de trabalho n.º 6 Hereditariedade Humana Turma: 12º A ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO BIOLOGIA - 12º ANO Ficha de trabalho n.º 6 Hereditariedade Humana Turma: 12º A Professora Isabel Lopes Em relação à teoria cromossómica da hereditariedade, podem

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (G1 - ifpe 2012) Considerando que o daltonismo na espécie humana é uma característica determinada por um gene recessivo e ligado ao sexo, assinale a única alternativa correta referente a um casal que,

Leia mais

APROFUNDAMENTO DE GENÉTICA TIO DARCYZÃO AGUIA PATO BRANCO-BELTRÃO-CASCAVEL

APROFUNDAMENTO DE GENÉTICA TIO DARCYZÃO AGUIA PATO BRANCO-BELTRÃO-CASCAVEL APROFUNDAMENTO DE GENÉTICA TIO DARCYZÃO AGUIA PATO BRANCO-BELTRÃO-CASCAVEL 01. Em abelhas, a cor dos olhos é condicionada por uma série de alelos múltiplos, constituída por cinco alelos, com as seguintes

Leia mais

Que caracteres são herdados de geração em geração?

Que caracteres são herdados de geração em geração? Músculos Cor dos olhos Membro amputado Cor do cabelo Que caracteres são herdados de geração em geração? Existem características que são transmitidas de geração em geração caracteres hereditários. Ex.:

Leia mais

GENÉTICA (BIO0203) ALELOS MÚLTIPLOS (E8) 2017

GENÉTICA (BIO0203) ALELOS MÚLTIPLOS (E8) 2017 GENÉTICA (BIO0203) ALELOS MÚLTIPLOS (E8) 2017 1. A herança da cor da pelagem de gado (Bos taurus) depende de vários locos, em um deles existe uma série de alelos múltiplos com a seguinte relação de dominância:

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Teoria cromossômica da herança e genes ligados ao sexo. Herança a ligada ao sexo. Prof. Victor Martin Quintana Flores

Teoria cromossômica da herança e genes ligados ao sexo. Herança a ligada ao sexo. Prof. Victor Martin Quintana Flores Teoria cromossômica da herança e genes ligados ao sexo Herança a ligada ao sexo Genética BásicaB Prof. Victor Martin Quintana Flores 1 Nesta aula veremos como a transmissão de cromossomos está relacionada

Leia mais

3) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

3) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a: LISTA REVISÃO BIOLOGIA DIVISÃO CELULAR E GENÉTICA 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 2º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turmas A e B TEMA: Hereditariedade 10 de dezembro de 2012 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

Genética. Resolução de exercícios! Vai filhããão! Prof. Rafael Rosolen T Zafred

Genética. Resolução de exercícios! Vai filhããão! Prof. Rafael Rosolen T Zafred Genética Resolução de exercícios! 1...2...3... Vai filhããão! Prof. Rafael Rosolen T Zafred Revisão Dominante x Recessivo Heterozigoto x Homozigoto Domina o outro gene; UM gene manifesta o fenótipo; DOIS

Leia mais

Introdução à genética

Introdução à genética Genética Introdução à genética Genes e sua transmissão; Genética: altera a sequência do DNA; Hereditária: de pai para filhos; Autofecundação: gametas de um mesmo ancestral; Fecundação cruzada: gametas

Leia mais

Tarefa 13 à 16 Professor Danin

Tarefa 13 à 16 Professor Danin 9º ano Biologia Tarefa 13 à 16 Professor Danin 01. Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 54 DETERMINAÇÃO DO SEXO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 54 DETERMINAÇÃO DO SEXO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 54 DETERMINAÇÃO DO SEXO Fixação 1) (UFRJ) Fazendeiros que criam gado leiteiro podem, atualmente, determinar o sexo dos embriões logo após a fertilização, usando um kit que

Leia mais

Polialelia, Sangue e Sexo

Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo 1. (UFPEL) Três irmãos (João, José e Maria) realizaram um exame de sangue em laboratório para identificar os seus tipos sanguíneos, com o objetivo de

Leia mais

BIOLOGIA Prof.: Camacho Lista: 11 Aluno(a): Turma: Data: 28/04/2015

BIOLOGIA Prof.: Camacho Lista: 11 Aluno(a): Turma: Data: 28/04/2015 BIOLOGIA Prof.: Camacho Lista: 11 Aluno(a): Turma: Data: 28/04/2015 Questão 01) Em uma população, conhece-se a freqüência de daltônicos. Sabendo-se que nela, o número de mulheres e de homens é aproximadamente

Leia mais

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA LISTA REC 1º BIM Professora: JANDER SÉRIE: 3º ANO DATA: / / BIOLOGIA Genética: - Segunda Lei de Mendel - Análise de heredogramas - Interações Gênicas Roteiro de Recuperação Terceiro Ano Pagina 1 de 5 Lista

Leia mais

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE 1) Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque garante: (A) a separação dos cromossomos não homólogos. (B) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo. (C) a formação

Leia mais

Genética II: Ligação e a Teoria Cromossômica

Genética II: Ligação e a Teoria Cromossômica Genética II: Ligação e a Teoria Cromossômica Um indivíduo possui duas cópias de cada partícula de herança (gene). Essas duas cópias são separadas durante a formação dos gametas e juntam-se novamente quando

Leia mais

PADRÕES DE HERANÇA GENÉTICA

PADRÕES DE HERANÇA GENÉTICA PADRÕES DE HERANÇA GENÉTICA Figura 1 DNA Fonte: Sergey Nivens/Shutterstock.com CONTEÚDOS Herança genética Herança autossômica recessiva Herança autossômica dominante Determinação cromossômica do sexo Doenças

Leia mais

3. Regras de Probabilidade pág. 23

3. Regras de Probabilidade pág. 23 3. Regras de Probabilidade pág. 23 PROBLEMATIZAÇÃO O que significa probabilidade? Qual a probabilidade de que no lançamento de uma moeda a face CARA esteja voltada para cima? Qual a probabilidade de que

Leia mais

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas Biologia I Prof. João Mendel foi o pai da Genética, mas por pouco: No início do século XX: Interpretando a descoberta

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ 2ª parte CAPÍTULO 6 - p. 86

Leia mais

Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais. Prof. Anderson Moreira

Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais. Prof. Anderson Moreira Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais Prof. Anderson Moreira Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais Herança Ligada ao X Características relacionadas a regiões do X sem correspondência no Y. Ex:

Leia mais

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO Portador dos fatores hereditários (DNA) e coordenador das atividades metabólicas. CICLO CELULAR Fonte: https://netnature.wordpress.com/2016/05/25/o-ciclo-celular-e-a-mitose-e-meiose/

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA 1) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose.

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 34 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Capítulo 2 pág. 34

Leia mais

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique.

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique. É sabido que indivíduos homozigotos recessivos para alelos mutados do gene codificador da enzima hexosaminidase desenvolvem uma doença conhecida como Tay-Sachs, e morrem antes do quarto ano de vida. Nos

Leia mais

GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE

GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE Profª. LUCIANA ARAUJO MEIOSE E GAMETAS É por meio da divisão meiótica que as células da linhagem germinativa fabricam os gametas,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º ALUNO(a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência

Leia mais

geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje. Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias Biologia 1. Adaptado.

geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje. Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias Biologia 1. Adaptado. Atividade extra Questão 1 Um monge britânico dedicou grande parte de sua vida ao estudo da transmissão de características de uma geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje.

Leia mais

Revisão para Prova 2017

Revisão para Prova 2017 Revisão para Prova 2017 Confira questões resolvidas sobre a 1ª Lei de Mendel: 1) (UFMG) - Representação esquemática do núcleo de uma célula em meiose. A segregação dos alelos, descoberta por Mendel, ocorre

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / /

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / 1. (UFSCar) As duas sequências referem-se a moléculas

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÕES DE GENÉTICA

BIOLOGIA QUESTÕES DE GENÉTICA QUESTÕES DE GENÉTICA 01. (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho

Leia mais

PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. P(n) = eventos esperados eventos possíveis

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Genética

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Genética Genética Genética 1. Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Departamento de Genética BG403 - GENÉTICA ANIMAL. Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Departamento de Genética BG403 - GENÉTICA ANIMAL. Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Departamento de Genética Profa Angelica Boldt BG403 - GENÉTICA ANIMAL Lista de Exercícios T7 GENÉTICA DE POPULAÇÕES 1) As propriedades genéticas

Leia mais

a) ddee b) DdEe c) Ddee d) DDEE

a) ddee b) DdEe c) Ddee d) DDEE a) ddee b) DdEe c) Ddee d) DDEE Considere a figura ao lado, que esquematiza 3 gerações de cobaias. Cruzaram-se duas linhas puras de cobaias (geração P) : uma linha de pelos pretos e lisos e outra

Leia mais

PADRÃO DE HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X

PADRÃO DE HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X PADRÃO DE HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X HOMENS: apresenta um X e um Y XY sexo heterogamético o seus gametas serão metade com cromossomo X e metade com cromossomo Y MULHER: apresenta dois X XX sexo homogamético

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA. Prof.º Mário Castro Biologia 2017

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA. Prof.º Mário Castro Biologia 2017 CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA Prof.º Mário Castro Biologia 2017 INTRODUÇÃO À GENÉTICA Genética (do grego genno = fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara.

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. 1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. I Dê as razões para que essa doença tenha ou não tenha herança: a ligada ao X dominante. Não é esse o padrão de herança,

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade Leia atentamente o texto e as questões que se seguem e indique a resposta

Leia mais

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira Bases da Hereditariedade Profa. Vanessa Silveira Roteiro de Aula 1. A informação genética: conceitos básicos 2. Base da Hereditariedade Leis de Mendel 3. Padrões clássicos de herança 4. Padrões não clássicos

Leia mais

Conceitos Gerais. Gene Cromossomo Cromossomos Homólogos Cromossomos Autossômicos Cromossomos Sexuais Genótipo Fenótipo Dominância Recessividade

Conceitos Gerais. Gene Cromossomo Cromossomos Homólogos Cromossomos Autossômicos Cromossomos Sexuais Genótipo Fenótipo Dominância Recessividade Conceitos Gerais Gene Cromossomo Cromossomos Homólogos Cromossomos Autossômicos Cromossomos Sexuais Genótipo Fenótipo Dominância Recessividade Gene Genética clássica: unidade fundamental física e funcional

Leia mais

Determinação do sexo

Determinação do sexo Determinação do sexo No reino animal sexo é um dos fenótipos mais visíveis John Wiley & Sons, Inc. Esse dimorfismo, as vezes é determinado por fatores ambientais John Wiley & Sons, Inc. Exemplo Em uma

Leia mais

Lista 1 - Ciências Biológicas 2

Lista 1 - Ciências Biológicas 2 Lista 1 - Ciências Biológicas 2 Segunda Lei de Mendel, alelos múltiplos e grupo sanguíneo LISTA 1 - BIO 2 SEGUNDA LEI DE MENDEL, ALELOS MÚLTIPLOS E GRUPO SANGUÍNEO Segunda Lei de Mendel, alelos múltiplos

Leia mais

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos.

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos. Um homem de olhos azuis, cujos pais eram ambos de olhos castanhos, casa com uma mulher de olhos castanhos que tinha uma irmã de olhos azuis, sendo o pai de olhos castanhos e a mãe de olhos azuis. Do casamento,

Leia mais

Nome: n.º SANTOS, 23 DE JUNHO DE Data Final para entrega! 3.ª série: Valor: 10,0 (dez) Ensino: Médio Nota: ( ) Profs.

Nome: n.º SANTOS, 23 DE JUNHO DE Data Final para entrega! 3.ª série: Valor: 10,0 (dez) Ensino: Médio Nota: ( ) Profs. Nome: n.º SANTOS, 23 DE JUNHO DE 2017. Data Final para entrega! 3.ª série: Valor: 10,0 (dez) Ensino: Médio Nota: ( ) Profs. Ronaldo / Fabião Disciplina: Biologia Esta lista é para estudo e recuperação

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA Prof. James NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA 1. INTRODUÇÃO Este capítulo foi escrito para deixar o aluno com a cabeça organizada e com o raciocínio correto para ter sucesso na resolução das questões de genética.

Leia mais

Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética

Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética 1ª Parte: Princípios básicos de probabilidade Probabilidade é a chance que um evento tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possíveis. Por

Leia mais

Polialelia, Sangue e Sexo

Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo 1. (Mack-2007) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose.

Leia mais

Exercícios de Genética

Exercícios de Genética Exercícios de Genética 1ª Lei de Mendel Questão 1: Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas

Leia mais

17/03/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA

17/03/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA 1 Carioteca: Estrutura que separa o conteúdo citoplasmático do conteúdo nuclear. É composto por uma membrana lipoproteica dupla e porosa, que seleciona os íons e as moléculas

Leia mais

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio Genética Conceitos Básicos Professor Fláudio O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: - Genética Clássica Mendel (1856 1865) - Genética Moderna

Leia mais

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Turma 3o. Ano A/B disciplina Biologia Professora Carina Justino 1. Um casal buscou um serviço de aconselhamento

Leia mais

2. Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino, respectivamente?

2. Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino, respectivamente? Q.01 Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Aula 2 HERANÇA MENDELIANA

Aula 2 HERANÇA MENDELIANA Aula 2 HERANÇA MENDELIANA Hereditariedade Idéias Pré-Mendelianas Genética Moderna Mendel 1866 Gregor Mendel Gene Cell Chromosome Gene Phenotype Problema Propriedade #1 Problema Propriedade #2 Problema

Leia mais

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira Bases da Hereditariedade Profa. Vanessa Silveira Roteiro de Aula 1. A informação genética: conceitos básicos 2. Base da Hereditariedade Leis de Mendel 3. Padrões clássicos de herança 4. Padrões não clássicos

Leia mais

Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas

Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas 01. (Mackenzie SP) No heredograma abaixo, os indivíduos marcados apresentam uma determinada condição genética. Os indivíduos 3, 4, 5 e 6 são obrigatoriamente heterozigotos.

Leia mais