BILHETE DE IDENTIDADE. CATEQUESE 6.º ANO - Avaliação de Conhecimentos N.º 1 REINO DE DEUS. 1. Seleccione a resposta correcta.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BILHETE DE IDENTIDADE. CATEQUESE 6.º ANO - Avaliação de Conhecimentos N.º 1 REINO DE DEUS. 1. Seleccione a resposta correcta."

Transcrição

1 CATEQUESE 6.º ANO - Avaliação de Conhecimentos N.º 1 1. Seleccione a resposta correcta Qual a oração de profissão de Fé? A. Pai-Nosso... B. Ave-Maria... C. Credo... D. Salve-Rainha O que quer dizer a palavra Jesus? A. Deus salva... B. Deus castiga... C. Nazareno... D. Elias O que quer dizer a palavra Cristo? A. Deus salva... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David O que quer dizer a palavra Messias? A. Senhor... B. Ungido por Deus... C. Servo de Deus... D. Escravo de Deus O que quer dizer a palavra Emanuel? A. Deus sozinho... B. Deus no Céu... C. Deus connosco... D. Deus de David O que quer dizer a palavra Rabi? A. Mestre... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David Qual destes nomes não é profeta do antigo Testamento? A. Abraão... B. Moisés... C. Elias... D. Mateus Quem preparou o caminho de Jesus? A. Elias... B. João Baptista... C. Zacarias... D. Moisés Como eram os nomes dos pais de João Baptista? A. Maria e José... B. Zacarias e Carla... C. Zacarias e Filomena... D. Zacarias e Isabel Quais as cidades que Jesus e João Baptista nasceram? A. Belém e Nazaré... B. Belém e Caná... C. Belém e Ain -Karim... D. Nazaré e Ain-Karim Completa o Bilhete de Identidade de Jesus. REINO DE DEUS BILHETE DE IDENTIDADE Pai: Mãe: Cidade onde nasceu: Província: País: Nome: Data de Nascimento: Estado civil: Data de validade:

2 3. Completa os espaços sobre a oração do Credo. Creio em Deus Pai, Criador do e da terra; E em Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do ; Nasceu da Virgem, padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado; Desceu à mansão dos mortos; Ressuscitou ao terceiro dia; Subiu aos, Está sentado à direita de Deus Pai todopoderoso, Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; Creio no Espírito santo, Na Santa. Na comunhão dos santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na. Amén 4. Completa os espaços sobre João Baptista. João Baptista nasceu em O nome do pai de João Baptista é O nome da mãe de João Baptista é O pai e a mãe de João Baptista tinham uma idade A oração que o pai de João disse para agradecer a Deus chama-se O pai de João ao saber que iria ter um filho não acreditou e ficou 5. Legenda a figura. João Baptista é considerado um que anuncia a Nova Aliança 1. Abre o teu Novo Testamento em Lc 2, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco. Quando os Anjos se afastaram dos em direcção ao Céu, começaram estes a dizer uns aos outros: «Vamos a, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer». Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram e e o Menino deitado na. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu. Os pastores regressaram, e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. 5. Porque é que Deus enviou o seu Filho depois dos profetas? BOM TRABALHO AMIGO!

3 CATEQUESE 6.º ANO - Avaliação de Conhecimentos N.º 1 - Respostas 1. Seleccione a resposta correcta Qual a oração de profissão de Fé? A. Pai-Nosso... B. Ave-Maria... C. Credo... D. Salve-Rainha O que quer dizer a palavra Jesus? A. Deus salva... B. Deus castiga... C. Nazareno... D. Elias O que quer dizer a palavra Cristo? A. Deus salva... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David O que quer dizer a palavra Messias? A. Senhor... B. Ungido por Deus... C. Servo de Deus... D. Escravo de Deus O que quer dizer a palavra Emanuel? A. Deus sozinho... B. Deus no Céu... C. Deus connosco... D. Deus de David O que quer dizer a palavra Rabi? A. Mestre... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David...

4 1.7 Qual destes nomes não é profeta do antigo Testamento? A. Abraão... B. Moisés... C. Elias... D. Mateus Completa os espaços sobre a oração do Credo: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra Em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor Nasceu da Virgem Maria. 3. Completa o Bilhete de Identidade de Jesus Nome: Jesus de Nazaré REINO DE DEUS BILHETE DE IDENTIDADE Pai: José Mãe: Maria Cidade onde nasceu: Belém Província: Judá/Judeia País: Palestina Data de Nascimento: 25/12/00 Estado civil: Solteiro Data de validade: Infinito 4. Completa os espaços sobre João Baptista. João Baptista nasceu em Ain-Karim O nome do de João Baptista é Zacarias O nome da mãe de João Baptista é Isabel O pai e a mãe de João Baptista tinham uma idade velha A oração que o pai de João disse para agradecer a Deus chama-se Benedictus O pai de João ao saber que iria ter um filho não acreditou e ficou mudo João Baptista é considerado um profeta que anuncia a Nova Aliança

5 5. Legenda a figura. Pessoas sem fé/pessoas más Tempo antes de João Baptista João Baptista Pessoas que não se arrependeram Pessoas que se arrependeram 5. Porque é que Deus enviou o seu filho depois dos profetas? (considerar todas as respostas certas) (acrescentar a resposta resumo Enviou o seu filho como prova do seu amor) BOM TRABALHO AMIGO! PONTUAÇÃO FALTOU = 0 PONTOS MENOS (-) = 0 PONTOS (NADA CERTO) UM MAIS (+) = 1 PONTOS (MENOS DE METADE CERTO) DOIS MAIS (++) = 2 PONTOS (METADE CERTO) TRÊS MAIS (+++) = 3 PONTOS (TOTALMENTE CERTO)

6 CATEQUESE 6.º ANO - Avaliação de Conhecimentos N.º 2 Nome: 1. Abre o teu Novo Testamento em Lc 1, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco A minha alma glorifica o Senhor e o meu se alegra em Deus, meu. Porque pôs os olhos na da sua serva. De hoje em diante me chamarão todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim. Santo é o seu nome. A sua se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Derrubou os de seus tronos e exaltou os. Aos encheu de bens e aos despediu de mãos vazias. Acolheu a, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha a nossos pais, e à sua descendência, para sempre.» 2. Abre o teu Novo Testamento em Lc 2, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco. Jesus vivia com seus pais na cidade de. Quando Jesus tinha anos, seus pais o levaram à Festa da Páscoa em. Quando acabou a festa todos voltaram na caravana para as suas cidades. Após um período de tempo Maria e José deram por faltam de Jesus e voltaram para Jerusalém. Lá encontraram Jesus no, entre os. Quando Maria perguntou porque tinha feito aquilo, Jesus respondeu: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu.» Entretanto Jesus voltou para casa com seus pais e lhes era obediente. Jesus crescia em, em estatura e em. 3. Abre o teu Novo Testamento em Mt 3, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco. Então veio Jesus da Galileia ao rio ter com para ser baptizado por ele. João não queria baptizá-lo e disse: Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti e tu vens até mim? Jesus respondeu: Deixa por agora que se cumpra João, então concordou e baptizou Jesus com. Depois de ambos saírem da água rasgaram se os céus e viu-se uma que representa o. E uma voz vinda do Céu disse: «Este é o meu muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»

7 4. Selecciona a resposta certa 4.1- O que quer dizer a palavra Jesus? A. Deus salva... B. Deus castiga... C. Nazareno... D. Elias O que quer dizer a palavra Cristo? A. Deus salva... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David O que quer dizer a palavra Messias? A. Senhor... B. Ungido por Deus... C. Servo de Deus... D. Escravo de Deus O que quer dizer a palavra Emanuel? A. Deus sozinho... B. Deus no Céu... C. Deus connosco... D. Deus de David O que quer dizer a palavra Rabi? A. Mestre... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David Quem preparou o caminho de Jesus? A. Elias... B. João Baptista... C. Zacarias... D. Moisés Como eram os nomes dos pais de João Baptista? A. Maria e José... B. Zacarias e Carla... C. Zacarias e Filomena... D. Zacarias e Isabel Quais as cidades que Jesus e João Baptista nasceram? A. Belém e Nazaré... B. Belém e Caná... C. Belém e Ain -Karim... D. Nazaré e Ain-Karim Qual a mensagem que João escolheu para preparar o coração para a vinda do Messias? A. Violência e guerra... B. Arrependimento e Penitência C. Revolução... D. Não pagar impostos Quem anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus? A. Arcanjo Miguel... B. Arcanjo Gabriel... C. Arcanjo Rafael... D. Arcanjo Joel Qual foi a resposta de Maria ao Arcanjo? A. Não aceito... B. Eis a rainha do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra... C. Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra... D. Aceito, mas com condições Qual o nome do cântico de Maria que leste em São Lucas 1, 46-55? A. Pai-Nosso... B. Ave-Maria... C. Magnificat... D. Salve-Rainha Qual a oração de profissão de Fé? A. Credo... B. Ave-Maria... C. Magnificat... D. Salve-Rainha Responde às seguintes questões? Qual o primeiro na passo na caminhada da fé? 5.2 Em que dia é que Jesus recebeu de Deus a missão especial de ser o Messias? 5.3 Qual o teu próximo passo na fé que vais dar no dia da Páscoa?

8 6. Completa os espaços sobre a oração do Credo: Creio em Deus Pai, Criador do e da terra; E em Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do ; Nasceu da Virgem, padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado; Desceu à mansão dos mortos; Ressuscitou ao terceiro dia; Subiu aos, Está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; Creio no Espírito santo, Na santa. Na comunhão dos santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na. Amén 7. Jesus tal como tu foi crescendo e se desenvolvendo. Jesus aprendeu a andar, a falar, a ler, a escrever, a rezar e a bendizer a Deus. Frequentou a escola e a catequese, brincou com as crianças da sua idade e começou a ajudar os pais. Jesus te ensina a crescer e a tornares-te uma pessoa responsável. Concordas com a frase? O que precisas crescer e desenvolver em ti para seres mais responsável? BOM TRABALHO AMIGO!

9 CATEQUESE 6.º ANO - Avaliação de Conhecimentos N.º 2 - Respostas Nome: 1. Abre o teu Novo Testamento em Lc 1, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos pobres encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» 2. Abre o teu Novo Testamento em Lc 2, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco. Jesus vivia com seus pais na cidade de Nazaré. Quando Jesus tinha 12 anos, seus pais o levaram à Festa da Páscoa em Jerusalém. Quando acabou a festa todos voltaram na caravana para as suas cidades. Após um período de tempo Maria e José deram por faltam de Jesus e voltaram para Jerusalém. Lá encontraram Jesus no templo, entre os doutores da lei. Quando Maria perguntou porque tinha feito aquilo, Jesus respondeu: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai.» Entretanto Jesus voltou para casa com seus pais e lhes era obediente. Jesus crescia em graça, em estatura e em sabedoria. 3. Abre o teu Novo Testamento em Mt 3, Ler a passagem bíblica e completa os espaços em branco. Então veio Jesus da Galileia ao rio Jordão ter com João Baptista para ser baptizado por ele. João não queria baptizá-lo e disse: Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti e tu vens até mim? Jesus respondeu: Deixa por agora que se cumpra a justiça/escrituras. João, então concordou e baptizou Jesus com água. Depois de ambos saírem da água rasgaram se os céus e viu-se uma pomba que representa o Espírito Santo. E uma voz vinda do Céu disse: «Este é o meu filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»

10 4. Selecciona a resposta certa 4.1- O que quer dizer a palavra Jesus? A. Deus salva... B. Deus castiga... C. Nazareno... D. Elias O que quer dizer a palavra Cristo? A. Deus salva... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David O que quer dizer a palavra Messias? A. Senhor... B. Ungido por Deus... C. Servo de Deus... D. Escravo de Deus O que quer dizer a palavra Emanuel? A. Deus sozinho... B. Deus no Céu... C. Deus connosco... D. Deus de David O que quer dizer a palavra Rabi? A. Mestre... B. Messias... C. Nazareno... D. Filho de David Quem preparou o caminho de Jesus? A. Elias... B. João Baptista... C. Zacarias... D. Moisés Como eram os nomes dos pais de João Baptista? A. Maria e José... B. Zacarias e Carla... C. Zacarias e Filomena... D. Zacarias e Isabel Quais as cidades que Jesus e João Baptista nasceram? A. Belém e Nazaré... B. Belém e Caná... C. Belém e Ain -Karim... D. Nazaré e Ain-Karim Qual a mensagem que João escolheu para preparar o coração para a vinda do Messias? A. Violência e guerra... B. Arrependimento e Penitência C. Revolução... D. Não pagar impostos Quem anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus? A. Arcanjo Miguel... B. Arcanjo Gabriel... C. Arcanjo Rafael... D. Arcanjo Joel Qual foi a resposta de Maria ao Arcanjo? A. Não aceito... B. Eis a rainha do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra... C. Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra... D. Aceito, mas com condições Qual o nome do cântico de Maria que leste em São Lucas 1, 46-55? A. Pai-Nosso... B. Ave-Maria... C. Magnificat... D. Salve-Rainha Qual a oração de profissão de Fé? A. Credo... B. Ave-Maria... C. Magnificat... D. Salve-Rainha Responde às seguintes questões? Qual o primeiro na passo na caminhada da fé? Baptismo 5.2 Em que dia é que Jesus recebeu de Deus a missão especial de ser o Messias? No dia do seu Baptismo 5.3 Qual o teu próximo passo na fé que vais dar no dia da Páscoa? Comunhão Solene ou profissão de fé

11 6. Completa os espaços sobre a oração do Credo: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; E em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado; Desceu à mansão dos mortos; Ressuscitou ao terceiro dia; Subiu aos céus, Está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; Creio no Espírito santo, Na santa Igreja Católica. Na comunhão dos santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na vida eterna. Amén 7. Jesus tal como tu foi crescendo e se desenvolvendo. Jesus aprendeu a andar, a falar, a ler, a escrever, a rezar e a bendizer a Deus. Frequentou a escola e a catequese, brincou com as crianças da sua idade e começou a ajudar os pais. Jesus te ensina a crescer e a tornares-te uma pessoa responsável. Concordas com a frase? O que precisas crescer e desenvolver em ti para seres mais responsável? Resposta livre. Não sujeita a avalição

12 AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS N.º 3 Nome: 1. Completa os espaços sobre a oração do Credo: Creio em Pai, Criador do céu e da ; E em Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do ; Nasceu da, padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, e sepultado; Desceu à mansão dos mortos; Ressuscitou ao dia; Subiu aos, Está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, Donde há de vir a julgar os e os mortos; Creio no, Na santa. Na comunhão dos santos, Na remissão dos, Na ressurreição da carne, Na. Amén 2. Jesus veio ao mundo para anunciar o Reino dos Céus. Assinala a resposta certa. A. Quem preparou o Reino de Deus? A. Moisés... B. João Baptista... C. João Evangelista... D. Jesus... B. Como é que o Reino dos Céus foi preparado? A. Conversão, Penitência e Baptismo... B. Conversão, Penitência e Eucaristia... C. Arrependimento e revolução... D. Arrependimento e conversão... C. Como podemos prepará-lo hoje? A. Catequese, oração, ser boa na vida... B. Catequese, oração e missa... C. Catequese, oração, missa, ser boa na vida.. D. Catequese e oração... D. Quais as características do Reino de Deus? A. Dez mandamentos, bem-aventuranças e credo... B. Dez mandamentos, bem-aventuranças... C. Dois mandamentos, bem-aventuranças e Credo... D. Cinco mandamentos, bem-aventuranças e credo...

13 E. Quem é o fundador do Reino de Deus? A. Moisés... B. Maria... C. José... D. Jesus... F. Quando começou o Reino de Deus? A. Quando Moisés pregou... B. Quando David pregou... C. Quando Jesus pregou... D. Quando Maria pregou... G. Onde está o Reino de Deus? A. No céu... B. No meio de nós... C. No meio dos cristãos... D. No meio da minha família Quais são os sinais do Reino? 4. Que sinais do amor de Jesus para connosco podemos encontrar hoje? 5. Abre o teu Novo Testamento nos seguintes excertos bíblicos e identifica o sinal que Jesus realizou? A Jo 2, B Mt 15, C Mc 1, D Lc 17, Para além dos sinais, Jesus serve-se das parábolas para anunciar o Reino dos Céus. Assinala a resposta certa. A. O que é uma parábola? A. História/comparação... B. História/afirmação... C. História/apelo à revolução... D. Comparação/apelo à revolução... B. Quais os elementos que Jesus utilizava nas parábolas? A. A agricultura e as festas do povo... B. A agricultura, as festas do povo e as tradições e costumes... C. A agricultura, as festas do povo, as tradições e costumes e as imagens bíblicas... D. A indústria, as festas do povo, as tradições e costumes e as imagens bíblicas... C. Qual é objectivo das parábolas? A. Anúncio de uma mensagem nova, o Reino dos Céus... B. Anúncio de uma mensagem nova, o Reino da Terra... C. Anúncio de uma mensagem nova, os 3 Mandamentos... D. Anúncio de uma mensagem nova, as 5 Bem Aventuranças...

14 7. Abre o teu Novo Testamento na parábola da ovelha perdida (Lc 15, 4-7) e descreve a mensagem que Jesus quer ensinar às pessoas? 8. Jesus anuncia no Reino dos Céus um caminho de felicidade, que são as Bem-aventuranças. Quantas são as Bem-aventuranças? 9. Quem são bem-aventurados ou os felizes? (Abre to teu Novo testamento em Mt 5, 2-10) º Bem aventurança - Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Como posso ser puro de coração nos dias de hoje? 11. Antiga Aliança e Nova Aliança. Completa o texto. No Antigo Testamento, Deus formou com o seu povo uma aliança. Para isso chamou um homem chamado. Este homem retirou o povo de Deus da escravatura do. Quando passaram o mar Vermelho, Deus disse a Moisés para subir ao monte para receber os. No Novo Testamento, Deus volta a formar uma Aliança entre o seu povo e. Este vem completar a e aperfeiçoar a Lei de Moisés. Jesus resume os mandamentos de Moisés em dois. Adorar a Deus sobre todas as coisas e amar ao como a nós. Jesus vem anunciar um Reino. Um reino de misericórdia, fraternidade, de paz, de justiça, de solidariedade, de perdão, de liberdade, de comunhão 12. No dia 23 de Março de 2008, tu realizaste a tua profissão de fé. Porque fizeste a profissão de fé? O que te que te marcou naquele dia? Qual a tua nova responsabilidade? BOM TRABALHO AMIGO!

1 OBRIGADO POR FAZER O DOWNLOAD! Temos uma gama gigantesca de material de formação e espiritualidade esperando por você! Nós somos a Comunidade Católica El Shaddai e nossa missão é realizar Obras de Misericórdia

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

Assunção da Virgem Maria

Assunção da Virgem Maria Assunção da Virgem Maria Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de festa em honra da Virgem Maria. Na sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus. Perdoa-nos, Senhor.

Leia mais

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

Nº 5 C Natal e Sagrada Família

Nº 5 C Natal e Sagrada Família Nº 5 C Natal e Sagrada Família Esta semana celebramos nascimento de Jesus, no dia de Natal e depois a festa da Sagrada Família. A Sagrada Família é composta por Maria, José e o Menino Jesus. A Sagrada

Leia mais

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS. 26-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Eu creio Como podemos responder a Deus quando Ele nos aborda? Responder a Deus significa crer n

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Relatos Bíblicos: Total: 63 versos. Evangelho de Mateus: 19 versos Evangelho de Marcos: nenhum Evangelho de Lucas: 44 versos Evangelho de João: nenhum

Relatos Bíblicos: Total: 63 versos. Evangelho de Mateus: 19 versos Evangelho de Marcos: nenhum Evangelho de Lucas: 44 versos Evangelho de João: nenhum Relatos Bíblicos: Evangelho de Mateus: 19 versos Evangelho de Marcos: nenhum Evangelho de Lucas: 44 versos Evangelho de João: nenhum Total: 63 versos 04/10/2011 No anseio por ser lido, ouvido, comentado

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

ORAÇÕES INICIAIS OREMOS

ORAÇÕES INICIAIS OREMOS Legião de Maria ORAÇÕES INICIAIS Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. V/ Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado. R/ E renovareis

Leia mais

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti Maria e seu SIM Dercio Angelo Berti Maria e seu sim 1 REFLETINDO Maria nos revela a proximidade com Deus. Seu SIM, dado no momento certo, fez do seu cotidiano um ato contínuo de gratidão a Deus. Há uma

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

Carta Apostólica PORTA FIDEI (A porta da fé) Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ

Carta Apostólica PORTA FIDEI (A porta da fé) Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ Explicar rapidamente sobre o ano da fé Carta Apostólica PORTA FIDEI (A porta da fé) Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ De 10 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013 Celebração dos 50 anos do início

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

Com Maria renovamos NOSSA FÉ

Com Maria renovamos NOSSA FÉ Com Maria renovamos NOSSA FÉ Dom Júlio Endi Akamine, sac Com Maria renovamos nossa fé 1 REFLETINDO A fé é graça de Deus, pois o próprio Cristo declarou a Pedro, que lhe reconhecera a divindade, que esta

Leia mais

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC FICHA TÉCNICA VERSÃO SPC Título Itinerário Jubilar Autor Santuário de Fátima Tradução e adaptação para pictogramas (SPC) Autoria Célia Sousa- CRID/ iact/politécnico de Leiria

Leia mais

O louvor da gratidão: louvar a Deus, por tudo que Ele fez! A paz de Jesus, meus irmãos! E Maria disse:

O louvor da gratidão: louvar a Deus, por tudo que Ele fez! A paz de Jesus, meus irmãos! E Maria disse: O louvor da gratidão: louvar a Deus, por tudo que Ele fez! A paz de Jesus, meus irmãos! E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou

Leia mais

Nº 28 A Ascensão do Senhor

Nº 28 A Ascensão do Senhor Nº 28 A Ascensão do Senhor - 1.6.2014 Ide por todo o mundo! Estarei sempre convosco! I de Ide Ide e anunciai a Boa Nova. Quando partilhais o que tendes com os outros, quando dais atenção a quem está sozinho

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

Meditando o. Rosário. Inspirado nos escritos de Santo Antônio Maria Claret EDITORA AVE-MARIA

Meditando o. Rosário. Inspirado nos escritos de Santo Antônio Maria Claret EDITORA AVE-MARIA Meditando o Rosário Inspirado nos escritos de Santo Antônio Maria Claret EDITORA AVE-MARIA Introdução Apresentamos, a seguir, acompanhadas da oração do Rosário, meditações basea das nos escritos de Santo

Leia mais

SALMODIA Ant. 1 Maria e José encontraram Jesus no templo, sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Aleluia.

SALMODIA Ant. 1 Maria e José encontraram Jesus no templo, sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Aleluia. SÃO JOSÉ OPERÁRIO Vésperas II HINO José, de coração humilde e casto, A quem Deus entregou a nova Eva, Feliz de Ti, que viste começar A Redenção. Chamado para esposo de Maria E para pai de Deus feito menino,

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese Festa do Baptismo do Senhor Ano C 2010 Missa com a Catequese Cântico de Entrada Monição Inicial: Percorremos o nosso caminho, desde o Advento, até chegarmos ao Presépio de Belém, guiados por uma Estrela.

Leia mais

Heresias 4 Primeiros Séculos 1

Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Ebionistas 2 Gnos+cismo 3 Marcionismo 4 Arianismo Credo e Confissões 1 Credo Niceno Ε em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigênito do Pai, isto é, da substância

Leia mais

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL. Por ocasião da festa da Padroeira da nossa Pátria. Doc. 04/2017. Vitória /ES, 11 de outubro de 2017

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL. Por ocasião da festa da Padroeira da nossa Pátria. Doc. 04/2017. Vitória /ES, 11 de outubro de 2017 Confira abaixo a carta 04/2017 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa

Leia mais

Reunião - Terço estrutural alavanca em prol do movimento de Emaús e dos cursos que estão chegando.

Reunião - Terço estrutural alavanca em prol do movimento de Emaús e dos cursos que estão chegando. Reunião - Terço estrutural alavanca em prol do movimento de Emaús e dos cursos que estão chegando. Texto de inspiração Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 05 de Janeiro Deus eterno e todo-poderoso,pela

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

Mariologia Prof. Thiago Onofre

Mariologia Prof. Thiago Onofre Mariologia Prof. Thiago Onofre Quando Deus formou o mundo Olhou a Virgem Maria Que, por mistério profundo, Antes de criá-la a via... Nela pôs a formosura Da mais bela criatura Que por desígnio plasmou,

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11 Série: Um Natal de esperança Mensagem: O propósito do Natal (03/04). Introdução: Nesta série temos lembrado que o Natal é fruto de uma promessa de esperança ao nosso mundo, promessa feita pelos profetas

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade LEITURA I Gen 3, 9-15.20 «Estabelecerei inimizade entre a tua descendência e a descendência dela» Leitura do Livro

Leia mais

Rito do Baptismo. O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança:

Rito do Baptismo. O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança: Rito do Baptismo DIÁLOGO COM OS PAIS E OS PADRINHOS O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança: Que nome dais ao vosso filho? ou: Que nome escolhestes para o vosso filho? Pais:

Leia mais

Igreja - Uma face em construção Parte I: Lançando os fundamentos

Igreja - Uma face em construção Parte I: Lançando os fundamentos Parte I: Lançando os fundamentos 1. Obediência - mesmo em contexto de perigo 2. Nada há a fazer sem serem cheios do Espírito 3. Nem tudo entendemos - Nem tudo saberemos 4. Uma visão local precisa dar lugar

Leia mais

Dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos 1 «Vinde a Mim, vós todos os que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei, diz o Breve comentário: As Bem-aventuranças revelam a realidade misteriosa da vida em Deus, iniciada no Baptismo. Aos olhos

Leia mais

«.. Este é o meu Filho muito amado no qual pus toda a minha complacência.

«.. Este é o meu Filho muito amado no qual pus toda a minha complacência. «.. Este é o meu Filho muito amado no qual pus toda a minha complacência. 1 «.. Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência..» Ambiente: O Evangelho deste domingo apresenta Jesus

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

Nº 23 A - Domingo II da Páscoa

Nº 23 A - Domingo II da Páscoa Nº 23 A - Domingo II da Páscoa - 27.4.2014 Felizes os que acreditam sem terem visto. Felizes os que O vêem com os olhos da fé na Palavra que é escutada e saboreada. Felizes os que O vêem com os olhos da

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Mestra do Anúncio, Profecia do Amor 1. Ouvindo o arauto da Mensagem, Ó terra eleita que o Espírito lavra, Também dizemos: oh! cheia de graça, Sois serva e mensageira da Palavra. Saudada por todas as gerações:

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 80 TEMPO DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

Reza! como D. Bosco!

Reza! como D. Bosco! 2ª feira, 09 de novembro: Na próxima sexta feira, dia 13 de Novembro, Nossa Senhora de Fátima peregrina visitará os Salesianos de Évora. Nossa Senhora está a visitar todas as paróquias do país e na sexta

Leia mais

1. Diálogo com os pais e Padrinhos. 2. Celebração da Palavra de Deus

1. Diálogo com os pais e Padrinhos. 2. Celebração da Palavra de Deus 1. Diálogo com os pais e Padrinhos Que nome dais ao vosso filho? Pais N. Que pedis à Igreja de Deus para N.? Pais - O Baptismo. Caríssimos pais: Pedistes o Baptismo para os vossos filhos. Deveis educá-los

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 24 de Agosto - São Bartolomeu - Apóstolo 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO DELE VEM A MINHA ESPERANÇA (Davi) Mal supõe aquela gente, que a Belém quer ir parar, que uma luz tão

Leia mais

Nº 17 B - 4º Domingo da Quaresma

Nº 17 B - 4º Domingo da Quaresma Nº 17 B - 4º Domingo da Quaresma 15.3.2015 Quem já fez uma grande asneira? Estão todos a dizer que não? Nunca? Não acredito!!! Com certeza em alguma altura já fizeste uma grande asneira, e depois quiseste

Leia mais

Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos

Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos Lucas 2.14 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. O coral dos anjos É pena que não nos impressiona, mas o que

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (13.04.2015) Ficaram cheios do espírito Santo Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva Si+ Mi+ O Espírito de Deus está em mim Si+ Mi+ Enviou-me

Leia mais

Nº 18 C - Domingo de Páscoa

Nº 18 C - Domingo de Páscoa Nº 18 C - Domingo de Páscoa-27.3.2016 Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma

Leia mais

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma-14.2.2016 A escolha certa Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Como a maior parte dos meninos

Leia mais

O significado do Evangelho

O significado do Evangelho de O significado do Evangelho Boas Novas Anunciar o nascimento de uma criança Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: "Você é pai de um menino! Jr 20.15

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição Evangelho de São Lucas Ano litúrgico C O Terceiro Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este evangelho põe em relevo as etapas da obra de Deus na História. Mais do que Mateus e Marcos, ao falar

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 19 DE DEZEMBRO SEGUNDA FEIRA 1) Oração Ó Deus, que revelastes

Leia mais

Maria e seu FIAT COTIDIANO

Maria e seu FIAT COTIDIANO Maria e seu FIAT COTIDIANO Angelo Alberto Diniz Ricordi Maria e seu fiat cotidiano 1 REFLETINDO O fiat cotidiano de Maria se insere como o fruto mais genuíno da oração. Rezamos a Deus não para que a nossa

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem 25 de dezembro Unção dos enfermos Explicação das leituras nas Eucaristias Não furtar Ave-Maria Credo Não levantar falsos testemunhos Jordão bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso

Leia mais

«Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

«Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» NATAL DO SENHOR «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

MARIA DE JESUS PENSAMENTOS PARA CADA DIA DO ANO

MARIA DE JESUS PENSAMENTOS PARA CADA DIA DO ANO MARIA DE JESUS PENSAMENTOS PARA CADA DIA DO ANO Coleção Com Maria ٠ Exaltação a Maria Santíssima: reflexões sobre a Salve Rainha, Gemma Scardini ٠ Maria de Jesus: sua vida e missão, José Dias Goulart ٠

Leia mais

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA PRIMEIRO DOMINGO DA EVANGELHO: Mc 1, 12-15 Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n O ATITUDE: ARREPENDIMENTO E FÉ ARROZ Tu és o Pai que me salva. Ajudame, em especial quando me sinto indeciso entre

Leia mais

Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma

Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma-21.2.2016 É bom estar com Jesus Jesus, quando os amigos me abandonarem e não tiver ninguém com quem desabafar, Jesus, quando me faltar a coragem para iniciar um novo dia

Leia mais

Novena milagrosa a. São José. Festa: 19 de março. editora

Novena milagrosa a. São José. Festa: 19 de março. editora Novena milagrosa a São José Festa: 19 de março editora Ave-maria Quem é São José? Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo (Mateus 1,16). Com essas palavras, termina

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos «Elevou-Se à vista deles» No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

Para quem é a Mensagem do Natal? As promessas de Deus e nossas reações

Para quem é a Mensagem do Natal? As promessas de Deus e nossas reações Para quem é a Mensagem do Natal? As promessas de Deus e nossas reações Indivíduos Zacarias a razão que bloqueia a fé Pessoas fiéis a Deus, porém afligidos por uma situação irreversível. Lucas 1:6 Ambos

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões

Propedêutica Bíblica. 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões Propedêutica Bíblica 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões ORAÇÃO Lucas, 24, 13-33 13* Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas

Leia mais

O BAPTISMO NO ESPIRITO SANTO

O BAPTISMO NO ESPIRITO SANTO O BAPTISMO NO ESPIRITO SANTO I. Introdução Ele vos batizará no Espírito Santo Mt. 3: 11b Jesus veio ao mundo, não como Deus, mas como homem. Em tudo Jesus foi igual a nós, teve frio, calor, sentiu fome,

Leia mais

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma a prepararmonos para esta grande festa,

Leia mais

E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Co 5:17)

E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Co 5:17) PRIMEIROS PASSOS E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Co 5:17) Não existe um padrão absoluto no caminhar com Deus salvo o que

Leia mais

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38) Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc Janeiro de 2012 / Ano MMXII 1 EDITORIAL Queridos Amigos, Jesus nasceu, um ano novo começou!

Leia mais

Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu

Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu para salvar só o povo de Israel, mas para todos os povos,

Leia mais

LIÇÃO 01 O melhor presente

LIÇÃO 01 O melhor presente LIÇÃO 01 O melhor presente 2º Trimestre de 2017: Jesus, o Filho de Deus Deus usou muitos profetas para falar a seu povo que o Messias viria para salvar a humanidade. De acordo com a leitura da lição estuda

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. LEITURA DO LIVRO DE GÉNESIS Gen 3, 9-15.20 Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 20 DE DEZEMBRO TERÇA-FEIRA 1) Oração Senhor Deus, ao anúncio

Leia mais

Rosarium Virginis Mariae

Rosarium Virginis Mariae EDITORA AVE-MARIA Introdução O Rosário da Virgem Maria, que ao sopro do Espírito Santo de Deus se foi formando gradualmente no segundo milênio, é oração amada por numerosos santos e estimulada pelo magistério.

Leia mais

Missa no Dia de Páscoa

Missa no Dia de Páscoa Missa no Dia de Páscoa LEITURA I Actos 10, 34a.37-43 «Comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Vós

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ http://cachorritosdelsenor.blogspot.com/ AS ERAS DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 Volume 39 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / PARA COLORIR: Uau!! Que maravilha

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015 1ª Semana de Advento (29 de Novembro a 5 de Dezembro) Catequista responsável: Ana Maria (2º e 7º ano) Palavra da semana: CARIDADE Estás a preparar-te para um caminho que te leva ao Natal. O Natal é um

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

A BOA NOTÍCIA. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje. Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul

A BOA NOTÍCIA. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje. Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul A BOA NOTÍCIA Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul 24 de dezembro de 2016. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje Muitos séculos da criação do mundo... Treze

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM IV DOMINGO DO ADVENTO -ANO A A ESTRELA DA MANHA 20 de Dezembro

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida

Leia mais

Pistas de aprofundamento no estudo de um texto bíblico

Pistas de aprofundamento no estudo de um texto bíblico Pistas de aprofundamento no estudo de um texto bíblico Escuta do evangelho do domingo Mt 4,1-11; Jesus conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado Do grupo de jovens Família MOPP surgiu um broto

Leia mais