Filtek P90. Sistema Restaurador de Baixa Contração para Dentes Posteriores. A mais. nova solução. sensibilidade. para a. pós-operatória.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Filtek P90. Sistema Restaurador de Baixa Contração para Dentes Posteriores. A mais. nova solução. sensibilidade. para a. pós-operatória."

Transcrição

1 Filtek P90 Sistema Restaurador de Baixa Contração para Dentes Posteriores A mais nova solução sensibilidade para a pós-operatória.

2 Silorano. A revolucionária tecnologia da baixa contração. Há anos a odontologia se depara com uma barreira à integridade marginal: a contração de polimerização das resinas compostas à base de metacrilato. A 3M ESPE venceu esta barreira através de uma grande inovação científica: o desenvolvimento da Filtek P90 a primeira resina composta para dentes posteriores que contrai menos que 1%. Este recorde somente foi possível devido a uma nova química desenvolvida pelos pesquisadores da 3M ESPE: o Silorano. A grande diferença está na reação de polimerização do Silorano. Com a revolucionária reação química de abertura de anéis, o Silorano apresenta uma contração volumétrica muito menor do que as resinas à base de metacrilato. Esta nova categoria de resina requer a utilização de um sistema adesivo autocondicionante, especialmente desenvolvido pela 3M ESPE. A revolucionária reação química do Silorano resulta em baixa contração. Os quadros abaixo demonstram como ocorre esta reação: Silorano - Baixa contração Silorano Contração menor que 1% (Método de teste: disco unido) Quando há a polimerização da resina à base de Silorano, os monômeros em formato de anéis conectam-se por abertura, planificação e extensão um em direção ao outro. Isto resulta em uma contração volumétrica significativamente inferior à contração das resinas compostas convencionais (à base de metacrilato). Metacrilato - Contração volumétrica Quando há a polimerização da resina à base de metacrilato, os monômeros conectamse apenas por deslocamentos lineares que resultam em perda de volume. Isto ocasiona uma maior contração volumétrica. Resistência de união Tensão de polimerização Resina à base de metacrilato: há uma competição de forças entre o adesivo e a resina. Isto pode ocasionar fendas na restauração. Resistência de união Tensão de polimerização Filtek P90 (Silorano): a tensão de polimerização da resina é menor do que a força de adesão do adesivo, o que evita os problemas clínicos decorrentes da contração.

3 Restaurações duráveis e pacientes sem dor. Tudo o que você esperava de uma resina para dentes posteriores. A Filtek P90 e o Sistema Adesivo Autocondicionante especialmente desenvolvido para atuar em conjunto com esta resina, reduzem drasticamente o risco de sensibilidade pós-operatória. Além disso, outras consequências clínicas relevantes são evitadas com a utilização da Filtek P90 e seu sistema adesivo dedicado: Microinfiltração Desadaptação da Restauração Pigmentação Marginal Microinfiltração Cárie secundária Pigmentação marginal Cárie secundária Trincas de esmalte Trincas de Esmalte Sensibilidade Pós-operatória Desadaptação Sensibilidade pós-operatória Comprovado: a mais nova solução para a sensibilidade pós-operatória A 3M ESPE realizou uma pesquisa clínica com a Filtek P90 e o Sistema Adesivo Autocondicionante da Filtek P90, com o objetivo de medir o índice de pacientes com sensibilidade pós-operatória. Esta pesquisa foi realizada na Alemanha, Inglaterra, Islândia e no Brasil, totalizando restaurações. Foram reportados apenas 2 casos de sensibilidade pós-operatória. Resultado: 99,9% dos casos NÃO apresentaram sensibilidade pós-operatória.

4 Comprovado: A primeira que contrai resina composta menos que 1%. * Contração de Polimerização (Método AccuVol) Normalmente as resinas à base de contraem metacrilato mais que 2%. Contração de Polimerização da Filtek P90 (método AccuVol) e outras resinas à base de metracrilato. Fonte: J. Burgess, U.S.A. A menor tensão de polimerização e a menor contração A Filtek P90 reduz a tensão de polimerização em até 80%. * Fonte: Universidade de Amsterdã (ACTA). * Comparando-se com resinas à base de metacrilato. Correlação entre a contração de polimerização e a tensão de polimerização da Filtek P90 (Silorano) e outras resinas à base de metacrilato. Método de Contração: disco unido. Método de tensão de polimerização: Bioman. Fonte: Professor Watts, Universidade de Manchester.

5 Excelente adesão. Um sistema adesivo dedicado. O Sistema Adesivo da Filtek P90 foi especialmente desenvolvido para proporcionar uma adesão resistente e durável ao esmalte e à dentina, além de uma excelente integridade marginal. Este adesivo autocondicionante de dois frascos (primer e adesivo) dispensa a utilização do ácido fosfórico em separado. Como os adesivos autocondicionantes desmineralizam a dentina e infiltram seus monômeros simultaneamente, sem deixar espaços vazios, há um baixíssimo risco de ocorrer sensibilidade pós-operatória. Devido a sua tecnologia especial (Silorano), a Filtek P90 NÃO pode ser utilizada com qualquer outro adesivo. O primer é hidrófilo, o que facilita a união com a dentina que é úmida. O adesivo é hidrófobo, o que facilita a união com a resina que também é hidrófoba. Adesão perfeita em toda a extensão do preparo Resistência à tração Microscopia eletrônica de varredura demonstrando cavidade com formato geométrico circular, confeccionada com dente bovino e restaurada com o sistema restaurador à base de Silorano (Filtek P90). Observe a continuidade da integridade marginal entre o material restaurador de baixa contração e a dentina. Clínica International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.4, n.3, p , jul/set Fonte: R. Yapp e J.M. Powers, Dental Consultants, Inc, USA. Publicado no The Dental Advisor (Agosto de 2007). MEV gentilmente cedida por Ian Mattos, doutorando em Materiais Dentários na Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Mario Fernando De Goes.

6 Aplicação do Sistema Adesivo Filtek P90 1. Situação inicial: lesão de cárie. Caso clínico Sistema adesivo: A Filtek P90 requer a utilização do Sistema Adesivo Autocondicionante da Filtek P90 (primer e adesivo). 1. Aplicação de microbrush com primer. 2. Aplicação do Primer da Filtek P90 ativamente por 15 segundos. 3. Fotopolimerize o primer por 10 segundos. 1. Aplicação de microbrush com adesivo. 4. Aplicação do Adesivo da Filtek P90. Em seguida aplique tênue jato de ar. 5. Fotopolimerize o adesivo por 10 segundos.

7 Aplicação da resina Filtek P90 Reduzido manchamento Fonte: dados internos 3M ESPE Fácil manuseio Técnica de inserção simplicada: pode ser aplicada em incrementos horizontais. Excelente consistência. Não gruda na espátula. Maior tempo para esculpir: até 6 vezes mais tempo do que em resinas à base de metacrilato. Excelente estabilidade à luz do refletor. Rapidez no procedimento: uso do adesivo autocondicionante e incrementos horizontais. Reduzido índice de manchamento. 6. Aplicação do primeiro incremento horizontal, unindo paredes opostas como um forramento. Fotopolimerização por 40 segundos. 7. Neste caso foi aplicado um segundo incremento horizontal (cor A2), unindo paredes opostas como um forramento conforme desenho esquemático acima. 8. Fotopolimerize o segundo incremento por 40 segundos. 9. Caso finalizado já com acabamento e polimento realizados. 10. Aspecto final da restauração. Observe o resultado obtido com a Filtek P90. Caso clínico gentilmente cedido pelo Dr. Edson Araujo, Especialista, Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora UFSC Florianópolis SC. Professor da Clínica Integrada na Graduação da UFSC. Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.4, n.3, p , jul/set

8 Depoimentos: Bretas Dr. Maurício Watanabe, Cirurgião Dentista, Especialista em Periodontia pela FUMBEO (Bauru), Especialista em CTBMF pela Unip (São Paulo) e Mestrando em Prótese pela S. L. Mandic (Campinas). A baixa contração de polimerização da resina Filtek P90 e seu sistema adesivo autocondicionante possibilitam a simplificação da técnica restauradora de dentes posteriores. Esta simplificação é possível pela redução do número de incrementos, já que temos menor preocupação com o fator contração. Dr. Edson Araujo, Especialista, Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora UFSC Florianópolis SC. Professor da Clínica Integrada na Graduação da UFSC. O que me chamou a atenção nesta resina foi o fácil manuseio, a boa consistência que propicia uma facilidade na execução da escultura. Apesar do sistema possuir poucas cores, somente 4, ele oferece uma característica estética muito satisfatória devido a uma alta capacidade de mimetização. Não houve nenhum relato de sensibilidade pós-operatória nos casos clínicos realizados. Dr. José Carlos Garófalo, Especialista e Mestre em Dentística pela FOUSP. Prática privada em consultório em São Paulo - SP. Coordenador do curso de Atualização em Odontologia Estética do CETAO-SP. A possibilidade de executar uma restauração com contração de polimerização menor que 1% e seus efeitos minimizados, certamente trará agilidade ao processo restaurador e também possibilitará que um maior número de profissionais obtenha sucesso clínico em seus trabalhos restauradores diretos. Registro da ANVISA: Indicações: Apresentações comerciais: Restaurações diretas em dentes posteriores (Classe I e II) Filtek P90 Kit Introdutório Contêm: 2 seringas de P90 (cores A2 e A3) com 4g cada 1 sistema adesivo da Filtek P90: 1 frasco de Primer 5ml e 1 frasco de Adesivo 5 ml Reposições Filtek P90: Seringas com 4g disponíveis nas cores: A2, A3, B2* e C2* * em breve Reposições Sistema Adesivo Filtek P90: Primer frasco com 5ml Adesivo frasco com 5ml 3M, ESPE, Filtek P90 são marcas registradas da 3M ou 3M ESPE AG. Herculite XRV, Venus, EsthetX, Renamel, Miris Dentin, Point 4, CeramX, Grandio, QuiXfil, e Estelite não são marcas 3M ou 3M ESPE.

3M Dentários. Catálogo. Soluções. Restaurações Diretas. para

3M Dentários. Catálogo. Soluções. Restaurações Diretas. para 3M Dentários Catálogo de Soluções para Restaurações Diretas Soluções comprovadas em que você pode confiar. Na 3M ESPE, estamos constantemente buscando maneiras de tornar o seu dia a dia mais fácil. Somos

Leia mais

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens Adper Easy One Adesivo Autocondicionante Um adesivo Um frasco Muitas vantagens Um adesivo. Uma camada. Uma única etapa. Rápido! PRATICIDADE EM UM FRASCO Com o Adper Easy One, você precisa de apenas um

Leia mais

Charisma agora é Charisma Classic

Charisma agora é Charisma Classic Charisma agora é Charisma Classic Heraeus Kulzer. Saúde bucal nas melhores mãos. Charisma Classic Nova carga Microglass II A nova geração da Charisma. Para restaurações confiáveis, resultados previsíveis

Leia mais

RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo

RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo Cimentação definitiva de: Restaurações indiretas em cerâmica condicionável, cerâmica não condicionável, resina e metal. Inlays / Onlays Coroas Próteses Fixas Próteses

Leia mais

Admira Fusion. Admira Fusion x-tra

Admira Fusion. Admira Fusion x-tra Admira Fusion Admira Fusion Admira Fusion x-tra Materiais de restauração de ORMOCER nano-híbridos Admira Fusion EXCLUSIVAMENTE À BASE DE CERÂMICA A inovadora tecnologia de ORMOCER desenvolvida pelo Instituto

Leia mais

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas LANÇAMENTO RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo O RelyX TM Ultimate é o mais novo e inovador cimento resinoso adesivo dual da 3M ESPE, desenvolvido especialmente para atender uma demanda de alta estética

Leia mais

Incremento único de 5mm

Incremento único de 5mm Incremento único de 5mm Nanotecnologia Não necessita resina de cobertura Ótima adaptação 3M Excelente resistência ao desgaste Menor tensão de contração Rápido e simples Disponível em 4 cores Fácil de manusear

Leia mais

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Data de início: 19 de abril de 2012 Data de término: 21 de abril de 2012 Periodicidade ou Duração: 3 dias consecutivos Carga horária: 24hs/aula

Leia mais

RelyX TM U200. Cimento Resinoso Autoadesivo. O que já era. ótimo. acaba de ficar. perfeito

RelyX TM U200. Cimento Resinoso Autoadesivo. O que já era. ótimo. acaba de ficar. perfeito U2 Cimento Resinoso Autoadesivo ótimo O que já era acaba de ficar perfeito U2. A evolução da perfeição A combinação da tecnologia comprovada, com características inovadoras, faz do U2 um cimento de alto

Leia mais

RESTAURAÇÕES DIRETAS EM DENTES POSTERIORES

RESTAURAÇÕES DIRETAS EM DENTES POSTERIORES RESTAURAÇÕES DIRETAS EM DENTES POSTERIORES 3M ESPE Ionômero de Vidro Vitrebond MR Prepare o dente e isole. Aplique um material forrador, se desejado: Misture uma colher nivelada do pó do Vitrebond com

Leia mais

Boas ideias transformadas em inovação

Boas ideias transformadas em inovação Boas ideias transformadas em inovação A Yller atua de forma inovadora e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da odontologia brasileira e fornecendo produtos e serviços que superam as expectativas

Leia mais

Promoções Janeiro Março 2017

Promoções Janeiro Março 2017 Não o perca: Simposium 3M Oral Care 18 de Fevereiro de 2017 Kinépolis Madrid eventmobi.com/oralcare2017 3M Oral Care Promoções Janeiro Março 2017 Compósitos Na compra de 2 reposições de Scotchbond Universal

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Dissilicato de Lítio - Variolink N LC - Tetric N-Bond Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem

Leia mais

Utilização de Sistemas Adesivos por Alunos dos Cursos de Especialização em Dentística e Prótese do CEOM (Centro de Estudos Odontológicos Meridional)

Utilização de Sistemas Adesivos por Alunos dos Cursos de Especialização em Dentística e Prótese do CEOM (Centro de Estudos Odontológicos Meridional) Utilização de Sistemas Adesivos por Alunos dos Cursos de Especialização em Dentística e Prótese do CEOM (Centro de Estudos Odontológicos Meridional) Rosenara Pivetta a, Simone Beatriz Alberton da Silva

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Compósitos - Variolink N LC - Syntac Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem flúor OptraStick

Leia mais

Filtek P90. Resina Composta Posterior de Baixa Contração. Sistema Adesivo Silorano. Primer autocondicionante & Adesivo. Filtek P90

Filtek P90. Resina Composta Posterior de Baixa Contração. Sistema Adesivo Silorano. Primer autocondicionante & Adesivo. Filtek P90 Filtek P9 Resina Composta Posterior de Baixa Contração Sistema Adesivo Silorano Primer autocondicionante & Adesivo Filtek P9 ÍNDICE ÍNDICE INTRDUÇÃ História Considerações Técnicas DESCRIÇÃ DS MATERIAIS

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC Variolink N Cimento resinoso dual e fotopolimerizável, adequado para cimentação adesiva de restaurações

Leia mais

DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Supra-gengival - Margem Visível - Variolink N - ExciTE F DSC

DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Supra-gengival - Margem Visível - Variolink N - ExciTE F DSC Used Products DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Supra-gengival - Margem Visível - Variolink N - ExciTE F DSC Variolink N Cimento resinoso dual e fotopolimerizável, adequado para

Leia mais

Restauração perfeita com Tecnologia SonicFill

Restauração perfeita com Tecnologia SonicFill Restauração perfeita com Tecnologia Sistema restaurador rápido e prático para dentes posteriores. * Profundidade de polimerização de: mm. Um único passo para a restauração completa. Técnicas restauradoras.

Leia mais

Adesivos. Adesivo dentina / esmalte monocomponente à base de Ormocer, fotopolimerizável. Admira Bond em embalagens de dose única (Single Dose)

Adesivos. Adesivo dentina / esmalte monocomponente à base de Ormocer, fotopolimerizável. Admira Bond em embalagens de dose única (Single Dose) Admira Bond Admira Bond Single Dose Adesivo dentina / esmalte monocomponente à base de Ormocer, fotopolimerizável Admira Bond em embalagens de dose única (Single Dose) Restauração directa com todos os

Leia mais

Single Bond Universal Adesivo. Single Bond. Universal. O adesivo que você. sempre quis

Single Bond Universal Adesivo. Single Bond. Universal. O adesivo que você. sempre quis Universal Adesivo Universal O adesivo que você sempre quis Chegou o Universal O adesivo mais versátil e confiável do mundo O Universal é o primeiro e único adesivo que pode ser utilizado sob qualquer técnica

Leia mais

ÍNDICE 1. Apresentação 2. Indicações 3. Composição Básica 4. Formas de Apresentação do Produto 5. Principais Características

ÍNDICE 1. Apresentação 2. Indicações 3. Composição Básica 4. Formas de Apresentação do Produto 5. Principais Características ÍNDICE 1. Apresentação 2. Indicações 3. Composição Básica 4. Formas de Apresentação do Produto 5. Principais Características 6. Informações Gerais - Propriedades Físico-Química e Mecânicas 6.1 Módulo de

Leia mais

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques Caso Selecionado A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas Sanzio Marcelo Lopes Marques Ao contrário de alguns anos atrás, o cirurgiãodentista dispõe hoje de um amplo arsenal de materiais

Leia mais

RESTAURAÇÕES DIRETAS COM RESINA EM CLASSES III E V

RESTAURAÇÕES DIRETAS COM RESINA EM CLASSES III E V RESTAURAÇÕES DIRETAS COM RESINA EM CLASSES III E V Indicações: Cavidades de Classe V, casos de erosão cervical/lesões de abrasão e lesões cariosas de raiz. Cavidades de Classe III. Preparo do Dente: Selecione

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONTRAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO DE DUAS RESINAS COMERCIAIS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

AVALIAÇÃO DA CONTRAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO DE DUAS RESINAS COMERCIAIS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO AVALIAÇÃO DA CONTRAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO DE DUAS RESINAS COMERCIAIS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO Andressa Aires Alencar¹; Antonio Airton Leoncio de Moura Filho¹; Felipe Fabrício Farias da Silva¹; Heron Teixeira

Leia mais

Cimentos para Fixação (Prof. Braga)

Cimentos para Fixação (Prof. Braga) DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS E BIOLOGIA ORAL Disciplina ODB 401 Materiais para uso indireto Roteiro de estudos Data: 18/04/2017 Cimentos para Fixação (Prof. Braga) 1 Introdução Conceito de cimento (Houaiss):

Leia mais

Caso Selecionado. Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças. Ronaldo Hirata

Caso Selecionado. Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças. Ronaldo Hirata Caso Selecionado Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças Ronaldo Hirata O futuro do procedimentos restauradores se encontra em solucionar de forma relativamente rápida e simples

Leia mais

Nanotecnologia. A última palavra sobre o tema e discussões atuais.

Nanotecnologia. A última palavra sobre o tema e discussões atuais. Nanotecnologia A última palavra sobre o tema e discussões atuais. Processo de Obtenção das Nanopartículas O processo de fabricação Sílica de tamanho nanométrico TEM of Filtek Supreme XT Composto de zircônia

Leia mais

Marcelo Taveira Barbosa

Marcelo Taveira Barbosa Marcelo Taveira Barbosa Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/3969787005214209 Última atualização do currículo em 14/09/2017 Resumo informado pelo autor Professor de Dentística da Universidade

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS

OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS Josiele Gonçalves dos Santos Aluna de Graduação em Odontologia Faculdade de Odontologia Laureate UNP E-mail: mahbezerra@gmail.com

Leia mais

3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017

3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017 3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017 Compósitos 3M Filtek A verdadeira nanotecnologia da 3M permite uma resistência superior e um excelente polimento. Com a técnica simplificada da gama Filtek

Leia mais

Amaris naturalmente simples. simplesmente Bonito!

Amaris naturalmente simples. simplesmente Bonito! Naturalmente simples. Simplesmente bonito! Amaris Elegância natural Dois passos simples Estratificação natural Resultados brilhantes Técnica simples Ao longo de décadas, os dentistas utilizaram uma escala

Leia mais

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE Protemp TM 4 Material Provisório à Base de Bisacril Restauração provisória com a qualidade 3M ESPE Protemp TM 4 Com 40 anos de experiência em materiais provisórios e amplo conhecimento em produtos com

Leia mais

para todos os casos! 44,30 88,80 311,00 NOVO Highlight 3: Highlight 1: Futurabond U Highlight 4: Vococid Highlight 2: FuturaBond

para todos os casos! 44,30 88,80 311,00 NOVO Highlight 3: Highlight 1: Futurabond U Highlight 4: Vococid Highlight 2: FuturaBond fertas Válidas de 01/04/2013 a 30/09/2013 Novidade mundial para a IDS! Um FuturaBond para todos os casos! Highlight 1: Futurabond U Highlight 2: Futurabond U Highlight 3: Futurabond U Highlight 4: Vococid

Leia mais

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila Disciplina Materiais Dentários II Ano-semestre 2016-1 Titulo da aula Expositor Resinas Acrílicas Prof. Dr. Eclérion Chaves Slides 46 Duração Aproximadamente 1:50 Texto base Plano de aula Anusavice Phillips

Leia mais

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 282/2006-CEPE PLANO DE ENSINO

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 282/2006-CEPE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2008 ANO DO CURSO: 1º Curso: Odontologia Modalidade: Anual Turno: Integral Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Campus: Cascavel APCC 4 Total Disciplina

Leia mais

3 Filtek. Z250 Restaurador Universal para Dentes Anteriores e Posteriores. Perfil Técnico do Produto

3 Filtek. Z250 Restaurador Universal para Dentes Anteriores e Posteriores. Perfil Técnico do Produto 3 Filtek Z250 Restaurador Universal para Dentes Anteriores e Posteriores Perfil Técnico do Produto 2 Índice 3 Introdução... 5 Desenvolvimento... 7 Química... 7 Carga Inorgânica... 10 Especificações Finais...

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - Syntac 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante do cimento

Leia mais

Manual do Sistema de Caracterização em Dentes Artificiais STG

Manual do Sistema de Caracterização em Dentes Artificiais STG Manual do Sistema de Caracterização em Dentes Artificiais STG ÍNDICE Técnica Fotopolimerizável, Autopolimerizável e Termopolimerizável...1 Técnica de Caracterização Dental...2 1 - Descalcificação de Esmalte...3

Leia mais

Assim como a Odontologia, a 3M ESPE procura evoluir constantemente, disponibilizando

Assim como a Odontologia, a 3M ESPE procura evoluir constantemente, disponibilizando Comunicado para Revenda 3M ESPE Novas Promoções Sumaré, 1 de abril de 2014. Prezado Revendedor 3M ESPE, Assim como a Odontologia, a 3M ESPE procura evoluir constantemente, disponibilizando produtos e promoções

Leia mais

futurabond futurabond u adesivo universal de polimerização dual

futurabond futurabond u adesivo universal de polimerização dual ADESIVO UNIVERSAL DE POLIMERIZAÇÃO DUAL Pesquisa científica para o melhor adesivo A pesquisa científica na área dos adesivos teve imensos avanços nos últimos anos. A VOCO acompanhou esta trajetória com

Leia mais

Guia de Preparo. 3M Todos os Direitos Reservados.

Guia de Preparo. 3M Todos os Direitos Reservados. Guia de Preparo Lava TM Ultimate Preparo do Dente Polimento Extraoral Caracterização de Fóssulas e Fissuras Cimentação Manutenção e Reparo Lava TM Ultimate Lava TM Ultimate, é uma Resina Nano Cerâmica,

Leia mais

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Curso teórico, prático, laboratorial e demonstrativo clínico de caráter inovador,

Leia mais

Utilização de matriz seccional e compósito SDR: como otimizar as restaurações em dentes posteriores

Utilização de matriz seccional e compósito SDR: como otimizar as restaurações em dentes posteriores DICAS DO LEITOR Por que é importante? Utilização de matriz seccional e compósito SDR: como otimizar as restaurações em dentes posteriores AMARAL, Roberto César do Doutorando em Dentística, Universidade

Leia mais

Quinta-feira (16) - Noite

Quinta-feira (16) - Noite PROGRAMAÇÃO OFICIAL 18:30 horas Solenidade de Abertura Painel de Discussão Temática I - Odontologia Holistica - 08:30-11:30 Coordenação: Profa. Camila Brito (UNIPÊ) Palestra: A Laserterapia como Prática

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.2, p , abr./jun. 2016

Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.2, p , abr./jun. 2016 180 Resinas Compostas de Preenchimento Único Relato de Caso Bulk-fill composite resins A case report Daniele Frare Muraro* Susana Pertille Steffen* Sandrina Henn Donassollo** Tiago Aurélio Donassolo***

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA Conceitos de Estética Professor: Profa Dra Regina Guenka Palma Dibb Tempo de duração:

Leia mais

CIMENTOS PROVISÓRIOS EM PRÓTESE FIXA: QUAL ESCOLHER? UMA REVISÃO DA LITERATURA. RESUMO

CIMENTOS PROVISÓRIOS EM PRÓTESE FIXA: QUAL ESCOLHER? UMA REVISÃO DA LITERATURA.   RESUMO CIMENTOS PROVISÓRIOS EM PRÓTESE FIXA: QUAL ESCOLHER? UMA REVISÃO DA LITERATURA Fabricio Bezerra da Silva 1 ; Nayra Evellyn Cavalcante Nobre 1 ; Francisca Mariane de Souza Costa 1 ; Humberto Feitosa Wanderley;

Leia mais

PROPRIEDADES E APLICAÇÕES CLÍNICAS DAS RESINAS BULK FILL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

PROPRIEDADES E APLICAÇÕES CLÍNICAS DAS RESINAS BULK FILL: UMA REVISÃO DE LITERATURA PROPRIEDADES E APLICAÇÕES CLÍNICAS DAS RESINAS BULK FILL: UMA REVISÃO DE LITERATURA Géssica de Lourdes Monteiro Barros (1); Waldênia Pereira Freire (2) 1 Graduanda em Odontologia, Faculdades Integradas

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO ODT 7101 Materiais Dentários I

PROGRAMA DE ENSINO ODT 7101 Materiais Dentários I PROGRAMA DE ENSINO ODT 7101 Materiais Dentários I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento ODT 7101 Materiais Dentários I ODT Odontologia Identificação da Oferta Odontologia,

Leia mais

Departamento ODT Odontologia. Horário Terças-feiras (das 7:30 às 11:50 horas)

Departamento ODT Odontologia. Horário Terças-feiras (das 7:30 às 11:50 horas) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7101 Materiais Dentários I Departamento ODT Odontologia Professores da disciplina Luiz Henrique Maykot Prates, Marcelo Carvalho Chain, João Adolfo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante

Leia mais

Promoções Dentsply Sirona. Maio-Agosto de PT-720_Promociones Abril-Agosto 2017.indd 1 07/04/ :05:56

Promoções Dentsply Sirona. Maio-Agosto de PT-720_Promociones Abril-Agosto 2017.indd 1 07/04/ :05:56 Promoções Dentsply Sirona Maio-Agosto de 2017 1704-PT-720_Promociones Abril-Agosto 2017.indd 1 07/04/2017 15:05:56 Juntos podemos fazer ainda mais Dentsply Sirona é o maior fabricante do mundo de productos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA II CRONOGRAMA - 3º ANO INTEGRAL - 2017 AULAS TEÓRICAS Sala de Aula: nº 3 AULAS PRÁTICAS Clínica I PROFESSOR RESPONSÁVEL: Professor Assistente

Leia mais

Signum. por amor à perfeição.

Signum. por amor à perfeição. Signum. por amor à perfeição. Isto é cerâmica ou um dente natural? Isto é Signum! Novo Sistema Signum se trabalhos perfeitos são sua paixão. Você ficará surpreso ao ver que uma resina composta pode concorrer

Leia mais

CIMENTOS ODONTOLÓGICOS

CIMENTOS ODONTOLÓGICOS CIMENTOS ODONTOLÓGICOS USO E CLASSIFICAÇÃO DOS CIMENTOS ODONTOLÓGICOS CIMENTOS São usados como materiais restauradores apresentam baixa resistência quando comparados ao amálgama e a resina composta. Além

Leia mais

saúde bucal no estado de São Paulo

saúde bucal no estado de São Paulo O retrato da saúde bucal no estado de São Paulo Estudo feito com 17.560 pessoas em 162 municípios revela indicadores surpreendentes sobre as condições bucais da população paulista em 2015 24 REVISTA do

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

Marcação dos contatos: Ajuste interno e dos contornos proximais: Carbono líquido ou Base leve silicone e carbono Accufilm;

Marcação dos contatos: Ajuste interno e dos contornos proximais: Carbono líquido ou Base leve silicone e carbono Accufilm; DEFINIÇÃO AJUSTES E CIMENTAÇÃO Desgaste e polimento necessários para o correto assentamento da peça protética sobre o preparo, garantindo o vedamento marginal e um adequado equilíbrio de contatos proximais

Leia mais

Substituição de restaurações cervicais parte II: protocolo restaurador

Substituição de restaurações cervicais parte II: protocolo restaurador DICAS DO LEITOR Substituição de restaurações cervicais parte II: protocolo restaurador LOBO, Maristela Mestre em Cariologia e Doutora em Dentística pela FOP-UNICAMP Especialista em Periodontia pela EAP-APCD

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

FınalTouch. Material de caracterização fotopolimerizável

FınalTouch. Material de caracterização fotopolimerizável FınalTouch Material de caracterização fotopolimerizável Olhando ao espelho Nenhum dente tem uma cor completamente uniforme. Zonas translúcidas, fissuras e colos dentários escurecidos, white spots, manchas

Leia mais

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S.

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Kimura S Conteúdos abordados S Recursos Pino de fibra de vidro Matriz de acetato

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período:

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período: 1 FACULDADES INTEGRADAS DA Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19//2008 (DOU 20//2008) PLANO DE ENSINO CURSO DE ODONTOLOGIA (para alunos ingressantes a partir do 1º semestre letivo de 2006)

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA ANGELA ZANELLA DANIELI

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA ANGELA ZANELLA DANIELI 0 UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA ANGELA ZANELLA DANIELI LONGEVIDADE CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES DE RESINA COMPOSTA EM DENTES POSTERIORES PASSO FUNDO

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de material odontológico para

Leia mais

Inovação para resultados perfeitos Catálogo de clínica

Inovação para resultados perfeitos Catálogo de clínica Inovação para resultados perfeitos Catálogo de clínica Heraeus Kulzer. Saúde bucal nas melhores mãos. Resina composta - Charisma Diamond Resina composta nano-híbrida, com alta concentração de carga, que

Leia mais

Kerr Há mais de 100 anos trazendo soluções para os dentistas.

Kerr Há mais de 100 anos trazendo soluções para os dentistas. Catálogo de Produtos Kerr Há mais de 100 anos trazendo soluções para os dentistas. Kerr Há mais de 100 anos trazendo soluções para os dentistas. Adesivos UM POUCO SOBRE A NOSSA EMPRESA A Kerr Corporation,

Leia mais

Fill-Up! Fundo. Rápido. Perfeito.

Fill-Up! Fundo. Rápido. Perfeito. COMPÓSITO BULK DE POLIMERIZAÇÂO Fill-Up! Fundo. Rápido. Perfeito. www.coltene.com Fundo Espessura ilimitada de camada do enchimento, já que Fill-Up! é de polimerização dupla Polimerização completa garantida,

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA

IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Capacitar o cirurgião-dentista a indicar, planejar e executar cirurgias de aumento de coroa estético

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

Manual de Colagem Ortodôntica Direta

Manual de Colagem Ortodôntica Direta Manual de Colagem Ortodôntica Direta Até o início da década de 70 os tratamentos ortodônticos eram realizados soldando os bráquetes às bandas em todos os dentes. Introdução Após o advento da técnica do

Leia mais

blocs Grandio blocs bloco cad / cam de compósito nano-híbrido

blocs Grandio blocs bloco cad / cam de compósito nano-híbrido blocs BLOCO CAD / CAM DE COMPÓSITO NANO-HÍBRIDO Expertise em nano-híbridos agora também na área do CAD / CAM Cerâmica de silicato, dissilicato de lítio, cerâmica híbrida, compósito, óxido de zircónio.

Leia mais

Avaliação da Formação de Gaps Axiais Utilizando um Adesivo de 4ª Geração e um Adesivo Autocondicionante, em Cavidades de Classe V 1

Avaliação da Formação de Gaps Axiais Utilizando um Adesivo de 4ª Geração e um Adesivo Autocondicionante, em Cavidades de Classe V 1 TRABALHO DE PESQUISA Avaliação da Formação de Gaps Axiais Utilizando um Adesivo de 4ª Geração e um Adesivo Autocondicionante, em Cavidades de Classe V 1 Evaluation of Axial Gaps Formation Using a 4 th

Leia mais

Clinical Update. Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico. Procedimento Restaurador

Clinical Update. Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico. Procedimento Restaurador Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico Dr Saul Antunes Neto Desde o surgimento das resinas compostas, das técnicas de condicionamento ácido, das estruturas

Leia mais

ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO COMPARANDO O DESEMPENHO DE SISTEMAS ADESIVOS SIMPLIFICADOS

ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO COMPARANDO O DESEMPENHO DE SISTEMAS ADESIVOS SIMPLIFICADOS ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO COMPARANDO O DESEMPENHO DE SISTEMAS ADESIVOS SIMPLIFICADOS Roberto César do Amaral * Cristiano Taufer ** Dieimes Braambati *** Cibele Dalla Rosa **** Resumo O objetivo do presente

Leia mais

ALL BOND 2 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA

ALL BOND 2 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA ALL BOND 2 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA Rua Itapicuru, 495 Perdizes CEP 05006-000 São Paulo SP Fone (11) 3670-1070 www.oraltech.com.br ALL BOND 2 DICAS ÚTEIS O ALL BOND

Leia mais

Conceitos básicos. Cimentos Odontológicos. Descrição geral Indicações Requisitos

Conceitos básicos. Cimentos Odontológicos. Descrição geral Indicações Requisitos ESTRUTURA DA AULA Conceitos básicos Cimentos Odontológicos Descrição geral Indicações Requisitos CONCEITOS BÁSICOS Restauração Direta Indireta Definitiva Provisória Definitiva Provisória Longa duração

Leia mais

CONGRESSO FOA UNESP/2014 Palestra CAOE - Aplicação de selantes e restaurações conservativas de superfície oclusal. Araçatuba

CONGRESSO FOA UNESP/2014 Palestra CAOE - Aplicação de selantes e restaurações conservativas de superfície oclusal. Araçatuba CONGRESSO FOA UNESP/2014 Palestra CAOE - Aplicação de selantes e restaurações conservativas de superfície oclusal Ministradores: Prof. Renato Herman Sundfeld Profa. Ticiane Cestari Fagundes! Pós- graduandos

Leia mais

MÓDULO DE ELASTICIDADE E GRAU DE CONVERSÃO DE MONÔMEROS DE SISTEMAS ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES E PRIMER E ADESIVO COMBINADOS

MÓDULO DE ELASTICIDADE E GRAU DE CONVERSÃO DE MONÔMEROS DE SISTEMAS ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES E PRIMER E ADESIVO COMBINADOS BIANCA MORO CORRÊA MÓDULO DE ELASTICIDADE E GRAU DE CONVERSÃO DE MONÔMEROS DE SISTEMAS ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES E PRIMER E ADESIVO COMBINADOS Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia da Pontifícia

Leia mais

Relato de caso: como utilizar silicone de modelos para confecção de restauração semidireta

Relato de caso: como utilizar silicone de modelos para confecção de restauração semidireta Relato de caso: como utilizar silicone de modelos para confecção de restauração semidireta Case report: how to use silicone models for making semi-direct restoration Emilio AKAKI I Marco Antonio XAMBRE

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Subgengival - Multilink Speed Multilink Speed Cimento resinoso autoadesivo, autopolimerizável, com opção fotopolimerizável Proxyt

Leia mais

CAROLINA DOLABELA LEAL DE CASTRO DESEMPENHO CLÍNICO DE UM SISTEMA DE RESINA COMPOSTA E ADESIVO SILORANO EM RESTAURAÇÕES DE CLASSE I

CAROLINA DOLABELA LEAL DE CASTRO DESEMPENHO CLÍNICO DE UM SISTEMA DE RESINA COMPOSTA E ADESIVO SILORANO EM RESTAURAÇÕES DE CLASSE I CAROLINA DOLABELA LEAL DE CASTRO DESEMPENHO CLÍNICO DE UM SISTEMA DE RESINA COMPOSTA E ADESIVO SILORANO EM RESTAURAÇÕES DE CLASSE I UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ODONTOLOGIA BELO HORIZONTE

Leia mais

Material de restauração nano-híbrido universal. Grandio SO

Material de restauração nano-híbrido universal. Grandio SO Material de restauração nano-híbrido universal COMO O DENTE NATURAL O compósito restaurador perfeito caracteriza-se por propriedades físicas semelhantes às dos dentes naturais, combinadas a óptimas qualidades

Leia mais

Como obter sucesso clínico com resinas compostas em dentes posteriores

Como obter sucesso clínico com resinas compostas em dentes posteriores Como obter sucesso clínico com resinas compostas em dentes posteriores *LUIZ ANTONIO GAIESKI PIRES **JOÃO FELIPE MOTA PACHECO ***EWERTON NOCCHI CONCEIÇÃO *- Prof. Adjunto de Materiais Dentários da ULBRA

Leia mais