one year DESIGN DE MOBILIÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "one year DESIGN DE MOBILIÁRIO"

Transcrição

1 PARCEIRO NA REALIZAÇÃO DESSE CURSO: one year DESIGN DE MOBILIÁRIO Coordenação Flávia Alves de Souza Início 05/10/2015 Término 10/2016 Carga horária 240 horas Idioma Português Aulas Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 e 10 sábados 10h às 17h

2 DESIGN DE MOBILIÁRIO - PROJETANDO PARA O MUNDO ONLINE O curso incentiva a observação, a análise, a identificação e a criação de mobiliário, considerando os vários modelos de fabricação e as diversas possibilidades tecnológicas e artesanais Flávia Alves de Souza, coordenadora do curso. Os móveis são uma metáfora da sociedade, essenciais, opulentos, confortáveis, tecnológicos. Os Egípcios os transformaram em objeto de desejo e os exportaram. Consideravam parte da vida e imprescindível na vida após a morte. A Grécia, protagonista da efervescência cultural ocidental, delineou as bases do pensamento filosófico, científico, artístico e arquitetônico. No palácio Cnossos, em Creta, está o primeiro trono real realizado em pedra. Dos móveis neoclássicos aos pós-modernos, do desejo de criar objetos novos e funcionais, como na Wiener Werkstätte do design tecnológico do pós-guerra, os móveis estão sempre espelhando uma época. O objetivo do curso de Design de Mobiliário é simular uma situação profissional, gerando conhecimento, método e segurança. Ao longo do caminho, os estudantes desenvolvem um processo para a produção de soluções criativas aplicáveis aos mais complexos desafios. O curso incentiva a observação, a análise, a identificação e a criação, considerando os vários modelos de fabricação e as diversas possibilidades tecnológicas e artesanais; estimula métodos para a identificação e o desenvolvimento de situações adaptadas ao momento atual: a uma sociedade que está redesenhando seus confins. Com ênfase na realidade brasileira, o curso visa a inovação ao analisar as profundas mudanças culturais que estão ocorrendo por meio das novas tecnologias. Os novos caminhos criam inúmeras possibilidades entre a indústria e os consumidores e ampliam a área de atuação do designer que se confronta com outras culturas.

3 PÚBLICO-ALVO Estudantes e profissionais das áreas de design, arquitetura e áreas afins que pretendem migrar para o mercado do design de móveis, além de pessoas com experiência no setor de mobiliário, interessadas em aperfeiçoar e potencializar seu conhecimento. OBJETIVO O curso de design de Mobiliário é uma experiência prática de criação de móveis, percorrendo todo o processo necessário, contando com intervenções pontuais de profissionais de várias áreas e estimulando a interação entre os alunos. Os projetos serão desenvolvidos em colaboração com a MMM (Meu Móvel de Madeira), empresa do setor de móveis sustentáveis fundada em 2006, segmento até então inédito no Brasil. De acordo com um briefing acordado com a empresa, o aluno desenvolverá um projeto partindo da observação dos usuários para definir as necessidades, enquadrar o problema e encontrar uma solução. Seguindo os métodos de fabricação compatíveis com a realidade e buscando enriquecê-los com novas experiências, técnicas e materiais. O curso oferece um laboratório para fabricação e teste dos protótipos durante o desenvolvimento do projeto e, em colaboração com a MMM, será desenvolvido um protótipo final. Este é um exercício de desenvolvimento de ideias, de conceitos e de soluções para um novo modo de pensar os móveis. Ao longo do curso, os alunos desenvolvem um produto e, principalmente, percorrem um processo para a produção de soluções criativas, aplicáveis aos mais complexos desafios futuros.

4 ÁREAS DE ESTUDO O curso é uma experiência que simula a realidade profissional. As disciplinas serão introduzidas de acordo com o processo de desenvolvimento do projeto. Área Cultural História do design de mobiliário e conhecimento do design contemporâneo. Aborda a história do design através da evolução de objetos, a partir do final do século XIX até o presente, o conceito de artes aplicadas na definição de design industrial, com especial atenção para a produção do design italiano, na segunda metade do século XX e as empresas italianas de design. Área Técnica e de Tecnologia Métodos de fabricação, tipologia de materiais, modelação 3D, desenho de representação, laboratório de modelismo. Área Projetual Simulação de uma atuação profissional, com a colaboração direta com a empresa que fornecerá informações do processo de produção e da logística para desenvolvimento do produto. Criando um produto para um cliente, os estudantes desenvolverão prática e confidência durante o processo. Uma experiência abrangente que envolve a pesquisa e a definição do conceito, o seu desenvolvimento e a sua representação para a comunicação do projeto. O processo centrado no usuário, que enfoca o uso individual, social e a interação com o planeta.

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PERCURSO DE ESTUDOS Como em um Studio, o estudante vai vivenciar a prática profissional, contando com intervenções pontuais de especialistas e interagindo entre os grupos. O cliente deste Studio é a empresa com a qual serão desenvolvidos os projetos a partir de um Briefing acordado. s métodos de fabricação dos projetos devem ser compatíveis com a realidade da empresa com a qual os projetos serão desenvolvidos, buscando enriquecê-los com as experiências de técnicos que apresentarão o que é viável no Brasil. Durante o curso, exercícios estimularão o desenvolvimento de ideias, conceitos e soluções para um novo modo de pensar os móveis. Serão realizados dois projetos que percorrerão todos os processos necessários à criação do produto, considerando que os móveis serão comercializados pela internet. Grupo Os alunos serão divididos em grupos de 3-4 pessoas. Cada grupo escolherá um tema na área de móveis para desenvolver o projeto. Pesquisa O grupo desenvolverá o projeto partindo da observação dos usuários para definir qual a necessidade deles. Essa observação tem por objetivo compreender as pessoas, o modo como agem, o físico e o emocional. Raramente o designer trabalha com problemas que fazem parte da própria realidade, são problemas de pessoas ou grupos específicos e, para isto, é preciso se aprofundar sobre o perfil desse cliente, entender o problema e resolvê-lo. Aprender a ver através dos olhos do usuário/cliente. Sintetizar as informações As informações obtidas na pesquisa serão filtradas e organizadas para que seja possível enquadrar o problema e para encontrar uma solução. Criação Idealização de conceitos, possibilidades, soluções. A criatividade fluirá livremente, desenhando e explorando ao máximo as possibilidades de soluções.

6 Protótipos A prototipação serve tanto para o desenvolvimento das ideias como para testar a viabilidade dela. Serão desenvolvidos protótipos para facilitar a interação, para reavaliar as ideias e testar o produto. Os protótipos devem ter tempo de produção rápido e com materiais acessíveis. Apresentação - Mostra A finalização do projeto será com uma mostra dos objetos desenvolvidos e/ou com a produção de um livro que documente o processo de trabalho. Participação de empresas Junto com a empresa parceira, que atua no setor de produção de móveis e de venda online, serão analisados todos os materiais, as produções e os processos de venda que se relacionam diretamente com o produto. Tema do Projeto O desenvolvimento de móveis para venda pela internet implica em várias peculiaridades em relação aos móveis convencionais. Estas diferenças são de caráter cultural, econômico, logístico e tecnológico. As novas gerações buscam informação através da grande rede, e, se estiverem atentos, conhecem as tendências e as exigências econômicas e estéticas de outros países e culturas. Diferentemente do que ocorria há 10 anos atrás. A mobilidade da classe C que conquista poder econômico pode e quer investir na sua casa; a tendência do mini apartamento muda a estrutura de uma casa; os consumidores de áreas remotas que não têm acesso às lojas, mas têm acesso à informação, querem consumir as novidades. Essas são as oportunidades para inovar nos móveis, nos processos, nas ideias.

7 São inúmeras as novas possibilidades para o designer, não necessariamente estacionado ao lado dos polos industriais, colaborando com empresas que estejam a distância. As conexões passam a ser mundial. Pensar em um objeto ou um móvel, que deve ter características como leveza, facilidade de montagem (ou não necessidade de montagem), tamanho para ser postado, além das características tradicionais de usabilidade, conforto, beleza, é apenas o início de uma série de questionamentos possíveis. Historia do design de mobiliário e conhecimento do design contemporâneo A partir do final do século XIX até o presente. Serão exploradas a história do design através da evolução dos objetos, o conceito de artes aplicadas na definição de design industrial, com especial atenção para o design e as empresas italianas na segunda metade do século XX. Métodos de fabricação/ Tipologia de Materiais Transmitir uma compreensão geral do papel fundamental dos materiais e dos processos de produção para aplicações de design, com foco específico em materiais estruturais e em processos industriais. O conhecimento sobre materiais e tecnologias será integrado, com referências metodológicas e práticas, ligado às questões profissionais, industriais e ambientais. Serão oferecidas palestras com empresas de produção de móveis e de materiais. Modelação 3D - Desenho de Representação Introdução ao software Rhinoceros 3D e Explora, dando ênfase às técnicas avançadas de modelagem. O objetivo é fazer com que os estudantes possam utilizar a ferramenta em situações práticas, permitindo-lhes produzir rapidamente modelos

8 que serão usados na apresentação e na produção. O objetivo é dar uma noção básica do programa e desenvolve essa competência de acordo com as necessidades especificas de cada grupo. Modelismo A oficina de modelagem dotará os alunos com as habilidades práticas necessárias para a criação de estudo de modelos tridimensionais. Durante o processo de design as técnicas de modelagem são um instrumento fundamental para verificar as primeiras ideias ou refiná-las, examinar o layout do espaço, a disposição dos volumes, suas proporções e funcionalidade. Utilizar técnicas que permitam desenvolver protótipos rápidos com materiais acessíveis. DISCIPLINAS E MÓDULOS Projeto - 120h Prof: Flavia Alves de Souza 1. Introdução 1.1. Apresentação do curso de Design de Mobiliário 1.2. Introdução ao Mundo do Design 1.3. Visão Internacional e Atual do Design 2. Planejamento 2.1. Definição do Tema 2.2. Metodologia 2.3. Cronograma 3. Pesquisa 3.1. Conhecimento do Usuário 3.2. Pesquisa de Dados e Reconhecimento de Informações

9 4. Análise 4.1. Análise de Dados 4.2. Síntese de Informações 4.3. Enquadrar Problema 4.4. Reconhecimento das Necessidades 4.5. Brainstorming 5. Processo Criativo 5.1. Idealizar 5.2. Aprimorar 5.3. Definir 6. Laboratório de Modelismo (em conjunto com Modelismo) 6.1. Modelos/Teste 7. Apresentação 7.1. Técnicas de Apresentação 7.2. Desenho Técnico 7.3. Desenho Ilustrativo História do Design - Enfase no Design de Mobiliário 18h Prof: Cláudio Lamas de Farias 1. Conceituação e Design no Século XIX 1.1. Design 24 horas ao dia 1.2. Arts and Crafts 1.3. Art Nouveau 2. Vanguardas no Início do Século XX 2.1. Construtivismo 2.2. Bauhaus 2.3. Art Deco

10 3. Funcionalismo x Formalismo 3.1. Design Escandinavo e Alemão 3.2. Styling 3.3. Design Italiano 4. Design Pós-moderno 4.1. A Itália de Volta às Manchetes: Memphis 4.2. Tendências Após os Anos Design no Brasil 5.1. Influências Externas: Art Deco e Construtivismo 5.2. Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues e o Design Modernista de Móveis 5.3. Manifestações Contemporâneas Design Digital Laboratório Informática - 48h Prof.: Diogo Magliano 1. Apresentação do mundo 3d 1.1. Apresentação 3D -X, Y e Z Representação dos Modelos em 3D. 2. Formas de apresentação Como o 3D é Utilizado na Apresentação 3. Programas CAD, CAM e Modelos em 3D 4. Desenho Técnico Vistas, Cotas e Desenho & quot;técnico & quot; básico 5. Modelação 3D 5.1. Modelando Formas 5.2. Definindo Medidas, Cotas, Peças Instanciadas e Cópias.

11 6. Acabamentos Texturas, Mapas e Efeitos (transparência e reflexos) 7. Ambientação Vistas, Câmeras (efeitos de câmera, diferença das medidas das lentes, perspectiva isométrica) 8. Renderização Apresentação sobre renders 9. Utilizando o Layout do Sketchup para Detalhar o Projeto. Modelismo Laboratório de Modelismo 24h Prof.: Fernando Vaccari 1. Noções Básicas de Modelismo Uso de Materiais Simples 2. Modelo do 1º projeto 3. Modelo do 2º projeto 3.1. Construir e Testar para Aprender 3.2. Refinar as Soluções Dinâmica de Grupo - 9h Prof: A confirmar 1. Dinâmica para Formação de Grupo 2. Dinâmica de Evolução do Trabalho em Grupo Parceria com MMM 1. Indústria (Apresentação da Empresa MMM) 1.1. Estudo da Empresa: Perfil, Produção, Venda, Visão 1.2. Tipologia dos Clientes 1.3. Parâmetros de Comercialização pela Internet 1.4. Definição do Briefing

12 2. Técnico (Apresentação de Técnicos da MMM) 2.1. Tipologia de Material 2.2. Técnicas de Produção 2.3. Orçamento Industrial 3. Protótipos Palestra com profissionais reconhecidos - Convidados a confirmar Nada se leva - Guilherme Leite O ebanista - Ricardo Grahan Lattoog - Leonardo Lattavo Visita Guiada à Indústria Moveleira. Lacca Empresas convidadas a apresentar Técnicas e Materiais (a confirmar) Sayerlak Masisa Alpi Corian Ferragens Blum

13 COORDENAÇÃO Flávia Alves de Souza - Formada em Desenho Industrial e Master da Scuola Politécnica de Design, Milão. De 1995 a 2001 colaborou com o Studio Sottsass Associati em Milão, desenvolvendo projetos como objetos, mostras, internos de iate e casas. A partir de 2001 formou seu próprio Studio em Milão. Entre os projetos desenhou vasos em vidro serigrafado para Egizia, prata para Pampaloni, inox para Brognoli, cristais para Colle, decoração para Muraoca, porcelanas para Rosenthal, móveis para Edra, joias para San Lorenzo e luminárias para Tecnodelta e Bright China. Participou de mostras internacionais e expõe em museus de diversos países. A partir de 2006 retornou ao Brasil onde mantém seu próprio Studio. PROFESSORES Disciplina: História do design - Ênfase no design de mobiliário. Claudio Lamas de Farias é designer formado pela Esdi, especialista em design pela FGV, mestre em design pela PUC Rio, doutor em design pela FAU USP, professor de História do Design do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Disciplina: Digital - Curso de 3D para apresentação e detalhamento de projeto. Diogo Magliano é formado em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela UFRJ, trabalha com computação gráfica há 10 anos. Conheceu o Design através dos softwares de computação gráfica. Começou com 3Ds Max (na época 3D Studio Max R4), depois Rhinoceros, AutoCAD, Solidworks, Solidedges, Topsolid entre outros. Trabalhou com 3D para publicidade, arquitetura, projeto de móveis, detalhamento técnico de móveis e arquitetura e apresentação de projetos. Trabalha atualmente como designer de produtos na Innova Utensílios, projetando utensílios domésticos em plásticos, faz apresentações em 3D, projeto de peças para fabricação de moldes e opera uma impressora 3D para fabricação de protótipos.

14 Disciplina: Dinâmica de Grupo Mariana Kapps, coordenadora de projetos sociais com destaque para a Agência Redes Para Juventude e diretora de TV - programa O bom jeitinho brasileiro exibido no Canal Futura. Já trabalhou na TV Globo e Fundação Roberto Marinho entre outros. Pósgraduada em Educação pela PUC-Rio. Graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Letícia Kaminski é profissional liberal, atua nas áreas de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e educação teatral infantil. Coach certificada pelo ICI, jornalista graduada pela PUC-Rio, pós-graduada em Gestão de Entretenimento na ESPM e Master Avatar licenciada pela Star s Edge International. Letícia Kaminski e Mariana Kapps são idealizadoras do Faz Sentido, workshop sobre o que é essencial desde 2013 A inclusão do Faz Sentido -Dinâmicas no curso de design de Mobiliário do valoriza o autoconhecimento como parte do processo de aprendizagem. Com o objetivo de integrar os participantes, ferramentas de coaching são usadas para mapear talentos e identificar competências que se fazem necessárias no trabalho em equipe. A fim de formar grupos colaborativos e inovadores, desperta-se a atenção para habilidades essenciais no processo criativo coletivo. Como resultado dessa experiência espera-se que os envolvidos possam expandir a confiança e a resiliência adquiridas na convivência em grupo durante esse período para outras esferas de suas vidas. Projeto Flavia Alves de Souza é designer, formada em Desenho Industrial. Frequentou o Master na Scuola Politécnica de Design em Milão, colaborou com o Studio Sottsass Associati em Milão, desenvolvendo projetos entre os quais: objetos, mostras, internos de iate e casas. A partir de 2001 formou seu próprio Studio em Milão. Entre os projetos desenhou vasos em vidro serigrafado para Egizia, prata para Pampaloni, Inox para Brognoli, cristais para Colle, decoração para Muraoca, no Japão, porcelanas para Rosenthal, móveis para Edra, joias para San Lorenzo, luminárias para Tecnodelta, Bright, na China, desenvolveu cerâmicas no EKWC (Centro Europeu de Cerâmicas) em Hertogenbosch, na Holanda. A partir de 2006 retornou ao Brasil onde

15 mantém seu próprio Studio. Participou de várias mostras internacionais e expõe em museus de diversos países. Premiada na Alemanha com brinquedos para crianças, concurso Lorenz 1998, no concurso internacional Young & Design com uma poltrona, recebeu o prêmio Macef No mesmo ano foi selecionada pela ADI Design Index com a chaise longue Pororoca desenhada para Edra. Em 2003, recebeu o Prêmio The best Yachts of Show Boats Awards - com Motor Yacht Skat. Modelismo Fernando Vaccari é formado em desenho industrial com habilitação em projeto de produtos pela UFRJ. Iniciou sua carreia desenvolvendo maquetes, mock-ups e modelos para o cinema, televisão e fotografia, se especializando em efeitos especiais e de cena. Essa experiência permitiu novas oportunidades em áreas como cenografia, design de interiores e iluminação. Hoje, além de dar aulas de design e processos produtivos, também é sócio e designer de uma fábrica de luminárias. Programa de aulas da Oficina de Modelos O objetivo das aulas das oficinas de modelos é permitir ao designer uma imediata capacidade de representar suas ideias e conceitos de forma física e volumétrica. Com isso será possível utilizar esses recursos como um croqui tridimensional aplicando ao processo criativo novas possibilidades e resultados. Ao mesmo tempo as aulas apresentam opções variadas de materiais e processos simples, que familiariza os alunos com o processo construtivo e o pensamento físico.

DESIGN DE MOBILIÁRIO

DESIGN DE MOBILIÁRIO DESIGN DE MOBILIÁRIO PARCEIRO NA REALIZAÇÃO DESSE CURSO: Curso Intensivo DESIGN DE MOBILIÁRIO COORDENADORA: FLÁVIA ALVES DE SOUZA 15/03/2016» 12/2016 240 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio Matriz de Especificação de Prova da : Técnico em Design de Móveis Descrição do Perfil Profissional: Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos normatizados de móveis. Realiza estudos volumétricos e maquetes

Leia mais

MODA. HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

MODA. HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos MODA 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Moda PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos 2.

Leia mais

one year DESIGN DE MODA

one year DESIGN DE MODA one year DESIGN DE MODA Coordenação Luiz Wachelke Início 05/10/2015 Término 10/2016 Carga horária 360 horas Idioma Português (summer opcional em Barcelona) Aulas Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 e

Leia mais

DESIGN. 1. TURNO: Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

DESIGN. 1. TURNO: Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos DESIGN 1. TURNO: Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharelado HABILITAÇÃO: Projeto do Produto PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO Objetivo: Proporcionar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2004/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2004/1 1 1 ACESSÓRIOS Fase: 5ª Carga Horária: 30h/a Créditos: 02 Concepção e desenvolvimento de desenho. Modelagem. Montagem. Técnicas de aprimoramento. Fichas técnicas. Processo de padronização. Mostruário.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS

PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS Coordenadora: Pedro Segreto 06/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais e pesquisadores das

Leia mais

2624 :: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

2624 :: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais 2624 :: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais 2624-05 - Artista (artes visuais) Aquarelista, Artesão (artista visual), Artista plástico, Caricaturista,

Leia mais

Software de Desenho 3D

Software de Desenho 3D Software de Desenho 3D para Fabricantes de Mobiliário (standard e por medida) - Cozinhas, Roupeiros, Salas de Banho, Quartos, Salas, Expositores, Escritórios,... Revendedores de Mobiliário Decoradores

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS

ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS 125 anos de ensino artístico A actual Escola Artística de Soares dos Reis foi criada oficialmente em Janeiro de 1884, sendo designada nessa altura como Escola de Desenho

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS

ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS 125 anos de ensino artístico A actual Escola Artística de Soares dos Reis foi criada oficialmente em Janeiro de 1884, sendo designada nessa altura como Escola de Desenho

Leia mais

formação em design de produto 3d:

formação em design de produto 3d: formação em design de produto 3d: O treinamento de Design de Produto 3D da Imagine School, com duração de 40 semanas (média de 1 ano), ensinará o aluno a projetar os mais variados tipos de produtos. Durante

Leia mais

MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS

MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS O programa irá prepará-lo para ser um especialista em Design de Interiores Comerciais na elaboração de projetos comerciais ou de serviços. MBA EM DESIGN DE INTERIORES

Leia mais

Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente FEPP. Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores UNOESTE. E-mail: marcelomota@unoeste.

Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente FEPP. Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores UNOESTE. E-mail: marcelomota@unoeste. 1032 MODELO CRIATIVO E AVALIAÇÃO NO DESIGN Marcelo José da Mota Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente FEPP. Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores UNOESTE. E-mail: marcelomota@unoeste.br

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

CONTATOS: FASHION TEEN

CONTATOS: FASHION TEEN CONTATOS: FASHION TEEN End: QI 13 Bloco E Loja 08 Lago Sul Brasília DF Tel: + 55 61.3366.2277/ 61.8533.2515 E-mail: contato@fashionteen.com.br Web: www.fashionteen.com.br APRESENTAÇÃO CURSO FASHIONTEEN

Leia mais

Ensinando Colaboração aos Estudantes

Ensinando Colaboração aos Estudantes Arq. Fernando Lima Autodesk Education ED4900_V Essa aula vai demonstrar o processo básico de colaboração usando o Autodesk Revit 2013, depois de preparar o projeto básico de arquitetura vamos simular um

Leia mais

Arch. Daniele Ravagni Studio di Architettura

Arch. Daniele Ravagni Studio di Architettura Arch. Daniele Ravagni Studio di Architettura www.ravagnistudio.it PROPOSIÇÃO Esta proposta destina-se a arquitetos, estudantes de arquitetura e também pessoas desejosas de aprender língua italiana, que

Leia mais

CÓDIGO: APL008 Concepções e manifestações artísticas da pré-história ao início da idade moderna. (renascimento europeu).

CÓDIGO: APL008 Concepções e manifestações artísticas da pré-história ao início da idade moderna. (renascimento europeu). 43 RELAÇÃO DE EMENTAS CURSO: ARTES VISUAIS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINA: Artes Visuais I CÓDIGO: APL008 Concepções e manifestações artísticas da pré-história ao início da idade moderna. (renascimento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO OBJETIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais e

Leia mais

Software de Desenho 3D

Software de Desenho 3D Software de Desenho 3D para Fabricantes de Mobiliário (standard e por medida) - Cozinhas, Roupeiros, Salas de Banho, Quartos, Salas, Expositores, Escritórios,... Revendedores de Mobiliário Decoradores

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing Design Digital

Pós-Graduação em Marketing Design Digital Pós-Graduação em Marketing Design Digital Público-alvo Indicado para profissionais de Marketing, Comunicação e Design, bem como empreendedores de diferentes áreas que lidam, ou desejam lidar com Tecnologia

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 02406 Projeto A 068 FAU Projeto B 136 76074

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias SP I PR I DF Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG Revit 2011 - o software para projetos de edificações para agora

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES

GUIA RÁPIDO DO CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI A Universidade Anhembi Morumbi foi criada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo. Na década de 80, amplia sua oferta de cursos em diferentes

Leia mais

http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/senai-cetiqt/educacao/2014/07/1,40917/cursos-de-extensao-presencial.

http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/senai-cetiqt/educacao/2014/07/1,40917/cursos-de-extensao-presencial. www.cni.org.br http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/senai-cetiqt/educacao/2014/07/1,40917/cursos-de-extensao-presencial.html Cursos de extensão presencial A Extensão é a ação

Leia mais

Capacitar o aluno nas: 2015

Capacitar o aluno nas: 2015 Quando colocamos e estruturamos nossas ideias e pensamentos no papel, damos o primeiro passo para tornar real e concreta uma nova realidade: um projeto, um produto ou serviço, um desejo. O curso Põe no

Leia mais

2014-15 NOVIDADES DA VERSÃO. Teowin 8.0. Neste documento, apresentamos todas as novidades e melhorias incluídas na versão 8.0 do Teowin.

2014-15 NOVIDADES DA VERSÃO. Teowin 8.0. Neste documento, apresentamos todas as novidades e melhorias incluídas na versão 8.0 do Teowin. NOVIDADES DA VERSÃO Teowin 8.0 2014-15 Neste documento, apresentamos todas as novidades e melhorias incluídas na versão 8.0 do Teowin. SIMSA Servicios informáticos Mecanizaciones, S.A. c/ Sicilia 190 08013

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

Design gráfico: Programas de Disciplinas e Seus Componentes Pedagógicos.

Design gráfico: Programas de Disciplinas e Seus Componentes Pedagógicos. Design gráfico: Programas de Disciplinas e Seus Componentes Pedagógicos. 1º PERÍODO Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCILINA: Metodologia Científica CARGA CÓDIGO CRÉDITOS HORÁRIA H11900 04

Leia mais

Proposta de Estágio Ano letivo 2011 / 2012 Tema: myplace - criação de conteúdos para plataforma de customização de espaços em 3D

Proposta de Estágio Ano letivo 2011 / 2012 Tema: myplace - criação de conteúdos para plataforma de customização de espaços em 3D Proposta de Estágio Ano letivo 2011 / 2012 Tema: myplace - criação de conteúdos para plataforma de customização de espaços em 3D A Load Interactive A Load-Interactive Lda. é uma start-up tecnológica que

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO OUTUBRO

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO OUTUBRO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO OUTUBRO Envie-nos um e-mail para EEN-Portugal@aip.pt a solicitar informação detalhada, indicando o código de Referência Nacional. Referência DE-2015-305 CZ-2015-306 Retalhista

Leia mais

PROGRAMA TRILHA SETRE NA TRILHA DAS ARTES CURSOS DE 400 HORAS. 1. Qualificação Social 100 horas

PROGRAMA TRILHA SETRE NA TRILHA DAS ARTES CURSOS DE 400 HORAS. 1. Qualificação Social 100 horas PROGRAMA TRILHA SETRE NA TRILHA DAS ARTES CURSOS DE 400 HORAS 1. Qualificação Social 100 horas INCLUSÃO DIGITAL - 30 horas (15 h de prática) Ementa: Introdução à informática, hardware e software. Descrição

Leia mais

Pós Graduação em Gestão do Entretenimento

Pós Graduação em Gestão do Entretenimento Pós Graduação em Gestão do Entertainment Business Management Público - alvo Indicado para profissionais e empreendedores que necessitam de habilidades e ferramentas para a atuação no setor de gestão, nas

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

EDITAL Nº 12/2011. Art. 1º O processo seletivo compreende o acesso de professores para ao quadro de docentes da Estácio FIC.

EDITAL Nº 12/2011. Art. 1º O processo seletivo compreende o acesso de professores para ao quadro de docentes da Estácio FIC. EDITAL Nº 12/21 Processo Seletivo de Docentes para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Moda da Estácio FIC 21. A DIRETORA GERAL da Faculdade Estácio do Ceará - Estácio FIC, no uso de suas atribuições

Leia mais

síntese dos projetos objetivo percursos percursos Ação educativa

síntese dos projetos objetivo percursos percursos Ação educativa percursos percursos Ação educativa INSTITUTO TOMIE OHTAKE síntese dos projetos Projetos especiais ProGrAmAs PermANeNtes exposições Prêmios PArA jovens ArtistAs PuBlicAçÕes objetivo Ação educativa Aproximar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO PSICÓLOGA ÁUREA SANTOS OBJECTIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO OBJECTIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais

Leia mais

DIALux. Uma ferramenta em constante evolução. s o f t w a r e. Por Dennis Flores de Souza. O uso de softwares de simulação como ferramenta

DIALux. Uma ferramenta em constante evolução. s o f t w a r e. Por Dennis Flores de Souza. O uso de softwares de simulação como ferramenta s o f t w a r e DIALux Uma ferramenta em constante evolução Por Dennis Flores de Souza O uso de softwares de simulação como ferramenta auxiliar nos projetos de iluminação é um expediente cada vez mais

Leia mais

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Decor Store Interiores Loja de Decorações de Interiores Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Quem somos A Decor Store Interiores é uma loja que agrega em um único espaço vários itens relacionados a

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Multidisciplinar - Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk

Multidisciplinar - Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk Multidisciplinar - Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk Luis Leonardo Baratella Revenda Tecgraf Campinas/Santos Especialista em Multimídia Paulo Henrique Giungi Galvão Revenda

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG AutoCAD 2010 - o software AutoCAD para arquitetos. Criação, coordenação e colaboração

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 BRINQUEDOTECA: O LÚDICO NO RESGATE

Mostra de Projetos 2011 BRINQUEDOTECA: O LÚDICO NO RESGATE Mostra de Projetos 2011 BRINQUEDOTECA: O LÚDICO NO RESGATE Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: (Campo não preenchido). Cidade: Londrina.

Leia mais

Emprego da Realidade Virtual como ambiente de trabalho para a Arquitetura e Engenharia Civil 1 - Introdução

Emprego da Realidade Virtual como ambiente de trabalho para a Arquitetura e Engenharia Civil 1 - Introdução Emprego da Realidade Virtual como ambiente de trabalho para a Arquitetura e Engenharia Civil Francisco Assis da Silva Faculdade de Informática - UNOESTE Rua: José Bongiovani, 700, Cidade Universitária,

Leia mais

Design: atividade projetual que transforma o meio material do homem, tendo em vista as necessidades humanas.

Design: atividade projetual que transforma o meio material do homem, tendo em vista as necessidades humanas. DESIGN 1 Design: atividade projetual que transforma o meio material do homem, tendo em vista as necessidades humanas. 2 ... Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multifacetadas

Leia mais

Inscrição nas oficinas de Inconfidentes Festival Nacional de Cinema e Vídeo

Inscrição nas oficinas de Inconfidentes Festival Nacional de Cinema e Vídeo Inscrição nas oficinas de Inconfidentes Festival Nacional de Cinema e Vídeo - Todas as oficinas são abertas à comunidade. A identificação do públicoalvo é apenas um facilitador do(a) interessado(a) em

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012. Art. 1º O processo seletivo compreende o acesso de professores para ao quadro de docentes da Estácio FIC.

EDITAL Nº 01/2012. Art. 1º O processo seletivo compreende o acesso de professores para ao quadro de docentes da Estácio FIC. EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo de Docentes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico da Estácio FIC 2012. A DIRETORA GERAL da Faculdade Estácio do Ceará - Estácio FIC,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE CIVIL ASSUNTO SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Tecnologia da Embalagem,

Leia mais

Eletrônica 3D. Formação em Maquete MAQUETE ELETRÔNICA 3D 1

Eletrônica 3D. Formação em Maquete MAQUETE ELETRÔNICA 3D 1 1 Formação em Maquete Eletrônica 3D A formação em Maquete Eletrônica 3D - Complete da Data 3D tem duração de 1 ano. Durante o treinamento, o aluno terá contato com as ferramentas mais utilizadas e atuais

Leia mais

Aqui você vai saber um pouco mais sobre a Pós-graduação em DESIGN DE MODA

Aqui você vai saber um pouco mais sobre a Pós-graduação em DESIGN DE MODA Aqui você vai saber um pouco mais sobre a Pós-graduação em DESIGN DE MODA Atelier de Moda No quarto andar da Unilasalle temos um atelier montado para aulas práticas. 1 PROFESSORES E COLABORADORES Bárbara

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

/ O desenvolvimento da cor no processo digital / e / A tecnologia digital jato de tinta aplicada ao setor de revestimentos cerâmicos /

/ O desenvolvimento da cor no processo digital / e / A tecnologia digital jato de tinta aplicada ao setor de revestimentos cerâmicos / Segunda-feira (manhã) 12/08 INKJET / O desenvolvimento da cor no processo digital / e / A tecnologia digital jato de tinta aplicada ao setor de revestimentos cerâmicos / Alexandre Keese é um dos maiores

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL PROCESSO FPTI-BR Nº. 0001/2014 EDITAL Nº. 020/2014

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL PROCESSO FPTI-BR Nº. 0001/2014 EDITAL Nº. 020/2014 FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL PROCESSO FPTI-BR Nº. 0001/2014 EDITAL Nº. 020/2014 A Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil (FPTI-BR), por meio do PTI Ciência, Tecnologia e Inovação (PTI C,T+I),

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais Apresentação A emergência de novas tecnologias de informação e comunicação e sua convergência exigem uma atuação de profissionais com visão

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Com objetivo de auxiliar na elaboração dos trabalhos, apresentamos critérios relacionados a Economia Criativa e Inovação, conceitos

Leia mais

Design Estratégico e Inovação

Design Estratégico e Inovação Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

Apresentação. Marizilda dos Santos Menezes Luis Carlos Paschoarelli (orgs.)

Apresentação. Marizilda dos Santos Menezes Luis Carlos Paschoarelli (orgs.) Apresentação Marizilda dos Santos Menezes Luis Carlos Paschoarelli (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MENEZES, MS., and PASCHOARELLI, LC., orgs. Design e planejamento: aspectos tecnológicos

Leia mais

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL INFORMAÇÕES GERAIS: Em um mercado como o Brasil, país com um enorme potencial de profissionais criativos, fotógrafos sem uma formação adequada, além

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Nº 2 LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO

PLANO DE AÇÃO Nº 2 LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO PLANO DE AÇÃO Nº 2 LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO 1 I. CONTEXTUALIZAÇÃO O presente documento detalha o Plano de Trabalho 2013/2015 do CONVÊNIO SPDR USP FUNDAP SEADE CEPAM, e se enquadra dentre as Ações

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE

Leia mais

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE RESOLUÇÃO 08/2015, DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL A Comissão Organizadora da 3ª Conferência Nacional de Juventude, no uso de suas atribuições regimentais, em conformidade com o artigo 6º, objetivo específico

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2015 Apresentação O Sindusfarma deseja oferecer aos seus associados à possibilidade de

Leia mais

em parceria com MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações

em parceria com MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações em parceria com MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção1) Segunda a sexta 9h às 21h Sábado 9h às 13h candidato@espm.br

Leia mais

Utilidades do 3dsMax na Arquitetura

Utilidades do 3dsMax na Arquitetura 3ds- Max 2009 Autodesk Utilidades do 3dsMax na Arquitetura ARQUITETURA PERSPECTIVAS INTERNAS & EXTERNAS Índice Autocad e 3ds Max são amigos...01 Autocad e 3ds Max são amigos II...02 Melhore a experiência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA JOSEFA DE ÓBIDOS CURSOS DE EMPREENDEDORISMO VOCACIONAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA JOSEFA DE ÓBIDOS CURSOS DE EMPREENDEDORISMO VOCACIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA JOSEFA DE ÓBIDOS CURSOS DE EMPREENDEDORISMO VOCACIONAL ATIVIDADE VOCACIONAL 1 ÁREA TÉCNICA VITRINISMO 2014/2015 1 1. PERFIL

Leia mais

EDITAL Nº 43/2012. Art. 4º O candidato deverá atender ao perfil estabelecido no quadro abaixo: 01*(CR)

EDITAL Nº 43/2012. Art. 4º O candidato deverá atender ao perfil estabelecido no quadro abaixo: 01*(CR) EDITAL Nº 43/22 Processo Seletivo de Docentes do Curso de e Urbanismo Estácio FIC 22. A REITORIA do Centro Universitário Estácio do Ceará - Estácio FIC, no uso de suas atribuições e regimentais, torna

Leia mais

DESIGN E PRODUÇÃO DE MODA

DESIGN E PRODUÇÃO DE MODA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA JOSEFA DE ÓBIDOS CURSOS DE EMPREENDEDORISMO VOCACIONAL ATIVIDADE VOCACIONAL 3 ÁREA TÉCNICA DESIGN E PRODUÇÃO DE MODA 2014/2015

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Fundamentos da Criatividade, do Desenho e da Cor

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Fundamentos da Criatividade, do Desenho e da Cor CURSO DE BACHARELADO EM MODA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 108/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 2523/2001 renovado pelo Decreto Estadual nº 1106/2012 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos /

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador Aula 2. Professora: Priscila Medeiro

Desenho Auxiliado por Computador Aula 2. Professora: Priscila Medeiro Desenho Auxiliado por Computador Aula 2 Professora: Priscila Medeiro O que é CAD? Desenho auxiliado por computador Sistema baseado em desenho Facilita o Projeto e Desenhos Técnicos Utilizados pela geologia,

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Aptidão Arquitetura e Urbanismo APTIDÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO 1. INTRODUÇÃO Considerando que o trabalho do arquiteto é na verdade a articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se configuram

Leia mais

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Cultura Plano Estadual de Cultura

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Cultura Plano Estadual de Cultura GOVERNO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Cultura INTRODUÇÃO A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) está coordenando a elaboração do Plano Estadual de Cultura, a partir do diálogo

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

Esse treinamento capacita o aluno a criar maquetes eletrônicas com alto nível de realismo.

Esse treinamento capacita o aluno a criar maquetes eletrônicas com alto nível de realismo. Formação em MAQUETE ELETRÔNICA 3d: Uma das áreas mais crescentes é o da construção civil, cada vez mais exigindo fidelidade nas apresentações dos projetos arquitetônicos. No treinamento de Maquete 3D o

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

Design 3D. Formação em Game GAME DESIGN 1

Design 3D. Formação em Game GAME DESIGN 1 1 Formação em Game Design 3D O treinamento de Game Design da Data 3D tem duração de 1 ano. O aluno a partir do treinamento de arte 3D e design para games poderá desenvolver seus projetos para as empresas

Leia mais

TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Saída Profissional 03.01 TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS O Técnico de Artes Gráficas é um profissional qualificado, conhecedor do fluxo de produção gráfica, e apto para o exercício de profissões ligadas à composição,

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 24/01/2013 14:53. Centro de Ciências da Educação

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 24/01/2013 14:53. Centro de Ciências da Educação // :5 Centro de Ciências da Educação Curso: 6 Artes Visuais (Noturno) Currículo: / ART.7.-8 Arte e Cultura Popular Brasileira I Ementa: Conceito de cultura. Elementos formadores da cultura popular brasileira.

Leia mais

LABORATÓRIO DE MATERIAIS E REVESTIMENTOS

LABORATÓRIO DE MATERIAIS E REVESTIMENTOS LABORATÓRIO DE MATERIAIS E REVESTIMENTOS 1. Descrição Física Este espaço se configura o ambiente ideal para a realização de aplicações práticas de materiais e revestimentos, bem como trabalhos artesanais,

Leia mais

1º CONCURSO SEU PROJETO NA TOLEDO PRUDENTE IDÉIAS CRIATIVAS PARA A SALA DE METODOLOGIAS ATIVAS

1º CONCURSO SEU PROJETO NA TOLEDO PRUDENTE IDÉIAS CRIATIVAS PARA A SALA DE METODOLOGIAS ATIVAS 1º CONCURSO SEU PROJETO NA TOLEDO PRUDENTE IDÉIAS CRIATIVAS PARA A SALA DE METODOLOGIAS ATIVAS CONCURSO SEU PROJETO NA TOLEDO PRUDENTE O QUE É? O concurso SEU PROJETO na Toledo Prudente faz parte de um

Leia mais

Adelia Aparecida Covre

Adelia Aparecida Covre Adelia Aparecida Covre Rua Goiás, n 1777 apto 906 Centro 86020-410 Londrina Paraná (43) 9912-5004 (41) 8875-9208 adeliacovre@yahoo.com.br 49 anos Brasileira Solteira Objetivo: DESIGN DE PRODUTOS/MARKETING

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

Mesa Holográfica Programa Bem Estar TV GLOBO

Mesa Holográfica Programa Bem Estar TV GLOBO Vinicius Oppido PUSHSTART Studio Ricardo Benassi TV GLOBO Apresentação do projeto da Mesa Holográfica do programa Bem Estar da TV Globo, que permite a manipulação de modelos 3D em tempo real pelos apresentadores

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DESIGN DE MODA MÓDULO I INTRODUÇÃO AO DESIGN EMENTA: Conceituação e dimensionamento do design, aspectos éticos, legais e postura profissional do designer. História do

Leia mais

ESCOLA DE PROTOCOLO COMUNICAÇÃO E ARTES www.epcamadeira.com geral@epcamadeira.com Tel: 291 098 305 Tm: 966 389 170

ESCOLA DE PROTOCOLO COMUNICAÇÃO E ARTES www.epcamadeira.com geral@epcamadeira.com Tel: 291 098 305 Tm: 966 389 170 ESCOLA DE PROTOCOLO COMUNICAÇÃO E ARTES www.epcamadeira.com geral@epcamadeira.com Tel: 291 098 305 Tm: 966 389 170 A Escola de Protocolo, Comunicação e Artes da Madeira (EPCA) surgiu para ir ao encontro

Leia mais

OPTATIVAS - 2 Semestre 2015

OPTATIVAS - 2 Semestre 2015 S - 2 Semestre 2015 01 SALA 61 DISCIPLINA Estudos em Design Social II Práticas e Ferramentas Equipe DS/ Coordenação Maria Flávia Vanucci de Moraes 2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA 64hs N DE VAGAS 32 13:30h às

Leia mais

Plano de Trabalho 2013/2015

Plano de Trabalho 2013/2015 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FUNDAP SEADE CEPAM CONVÊNIO SPDR USP FUNDAP SEADE CEPAM ANEXO I Plano de Trabalho 2013/2015 OUTUBRO DE 2013 I. JUSTIFICATIVAS

Leia mais

vestibular nacional UNICAMP Aptidão Arquitetura e Urbanismo

vestibular nacional UNICAMP Aptidão Arquitetura e Urbanismo vestibular nacional UNICAMP Aptidão Arquitetura e Urbanismo 1. INTRODUÇÃO O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP tem o propósito de preparar o arquiteto para ser um profissional capaz de compreender

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico: INDÚSTRIA

Leia mais