Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança."

Transcrição

1

2 Contratos em Espécie Compra e Venda Doação Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços Empreitada Mandato Fiança Depósito

3 Contrato de Compra e Venda evolução do comércio fase primitiva da civilização troca ou permuta de objetos primeira evolução determinadas mercadorias como padrão pecus (cabeça de gado), origem da palavra pecúnia passa-se a utilizar metais preciosos esses metais, cunhados com o seu peso, tendo seu valor determinado, dá origem à moeda, e com ela a compra e venda.

4 Contrato de Compra e Venda Definição Art. 481, CCB Caráter obrigacional do contrato A transferência do domínio deriva de outro ato Tradição para móveis Art e 1.227, CCB Registro para imóveis Art e 1.245, CCB Observância do sistema alemão e romano Para o sistema francês (seguido por Itália e Portugal), o próprio contrato tem natureza real, portanto, ele mesmo é suficiente à transferir a propriedade. O alienante, que assumira a obrigação de efetuar a entrega, não a cumpre e aliena o mesmo bem posteriormente a terceiro não tem o primeiro adquirente o direito de reivindica-la, mas tão somente o de reclamar perdas e danos.

5 Contrato de Compra e Venda Natureza jurídica A compra e venda é contrato: Bilateral ou sinalagmático Consensual (art. 482, CCB) Oneroso Em regra, comutativo, porque as prestações são certas e as partes podem antever as vantagens e os sacrifícios, que geralmente se equivalem Podem ser aleatórios, quando tem por objeto coisas futuras ou coisas existentes mas sujeitas a risco Em regra, não solene, isto é, de forma livre Em certos casos é solene, como na hipótese de imóveis, em que se exige a escritura pública (art. 108, CCB)

6 Contrato de Compra e Venda Elementos da compra e venda (art. 482, CCB) Coisa (res) Preço (pretium) Consentimento (consensus) Forma somente é elemento obrigatório em determinados contratos, como a compra e venda de imóveis de valor superior à taxa legal.

7 Contrato de Compra e Venda consentimento deve ser livre e espontâneo pena de anulabilidade do negócio jurídico deve recair sobre a coisa e o preço será anulável se houver erro sobre o objeto principal da declaração ou sobre suas qualidades essenciais art. 139, I, CCB requer capacidade das partes incapacidades dos arts. 3 o e 4 o, do CCB, são supridas pela representação e pela assistência e pela autorização do juiz art , V, e 1.774, CCB Ilegitimados como vendedores na compra e venda Ascendentes (art. 496, CCB) Falido Condômino de coisa indivisível (art. 504, direito de preferência, arts. 513 a 520, CCB) Cônjuge (art. 1647, I, CCB) Locador (lei 9245/91, art. 27) Ilegitimados como compradores (a respeito dos bens que estejam sob sua responsabilidade) Tutores, curadores, testamenteiros, administradores (art. 497, I, CCB) Mandatários (117, Súmula 165, STF) Servidores públicos (art. 487, II) Juízes e serventuários da justiça (art. 497, III) Leiloeiros (497, IV) Corretores (Decreto /29)

8 Contrato de Compra e Venda preço deve ser determinado ou determinável se ausente, o negócio é nulo vários modos de determinação de preço podem ser escolhidos pelas partes exemplo: art. 486, CCB vedação: art. 489, CCB art. 1 o, da Lei /2001 proíbe a fixação e a vinculação do preço a moeda estrangeira, ouro, ou unidade monetária de conta de qualquer natureza. Admite-se, entretanto, no caso do Dec. Lei 857/69, art. 1 o. podem deixar a fixação do preço ao arbítrio de terceiro: art. 485, CCB determinação em função de índices ou parâmetros: art. 487, CCB preço corrente nas vendas habituais do vendedor: art. 488, CCB deve ser pago em dinheiro: art. 481, in fine, ou redutível a dinheiro (títulos de crédito) se pago com outro objeto, teremos a troca ou a permuta se pago mediante prestação de serviços, o contrato será inominado o preço deve ser sério e real, correspondente ao valor da coisa, e não vil ou fictício. Não pode haver erro nem lesão: art. 138 e 157, CCB correção monetária em caso de pagamento diferido, somente se admite a correção se o prazo for superior a um ano e se for tomado como base índice de preços. Art. 2 o, Lei ou Dec. 857/69??

9 Contrato de Compra e Venda coisa requisitos existência nula a venda de coisa inexistente. Existência potencial é permitida Ex.: safra Art. 483, CCB Venda de coisas incorpóreas como o crédito e a sucessão aberta denomina-se cessão Proibida venda de herança de pessoa viva (art. 426, CCB) individuação É válida a venda de coisa incerta, indicada ao menos pelo gênero e quantidade (art. 243, CCB) Também é válida a venda alternativa, cuja indeterminação cessa com a concentração (art. 252, CCB) Disponibilidade Deve estar disponível, ou seja, não estar fora do comércio. Insusceptíveis de apropriação e as legalmente inalienáveis. Por força de lei ou de cláusula de inalienabilidade Também são inalienáveis os direitos da personalidade (art. 11, CCB), e os órgãos do corpo humano (CF, art. 199, p. 4 o ) Coisa litigiosa é disponível Art. 457, CCB e 42, CPC Hipóteses em que as coisas in commercium não podem ser transferidas ao comprador Coisa alheia (venda a non domino), salvo se o adquirente estiver de boa-fé e o alienante depois adquirir a propriedade Nesse caso, considera-se a transferência desde o momento da tradição Art , p. 1 o, CCB Não pode ser transferida ao comprador a coisa que já lhe pertence

10 Contrato de Compra e Venda Efeitos da Compra e Venda Efeitos Principais Efeitos Secundários

11 Contrato de Compra e Venda Principais efeitos Gerar obrigações recíprocas para os contratantes Para o vendedor Transferir o domínio de certa coisa No silêncio do contrato, deve ser entregue no lugar em que se encontre no momento do contrato (art. 493, CCB) Para o comprador Pagar certo preço em dinheiro (art. 481, CCB) Acarretar a responsabilidade do vendedor pelos vícios redibitórios e pela evicção.

12 Contrato de Compra e Venda Efeitos secundários ou subsidiários Responsabilidade pelos riscos Os riscos da coisa perecer ou se danificar pertencem ao vendedor até o momento da tradição dos móveis ou registro dos imóveis Os riscos do preço, por sua vez, correm por conta do comprador (art. 492, CCB) A coisa deve ser entregue no local em que se encontrava no tempo da venda (art. 493, CCB) Se for expedida para local diverso, por ordem do comprador, correrão por sua conta os riscos.(art. 494, CCB) Repartição das despesas Despesas de escritura e registro a cargo do comprador e as de tradição a cargo do vendedor, podendo, ser adotada outra solução de comum acordo (art. 490, CCB) Direito de reter a coisa ou o preço Na compra e venda à vista, o comprador deve, primeiro, pagar o preço; somente depois o vendedor fará a tradição da coisa (art. 491, CCB) Comprador ou vendedor caídos em insolvência (art. 495, CCB)

13 Contrato de Compra e Venda Limitações à compra e venda Aqui fala-se da capacidade especial ou negocial, que, além da capacidade de fato, é necessária para a prática de certos atos Venda de ascendente a descendente Art. 496, CCB aquisição de bens por pessoa encarregada de zelar pelos interesses do vendedor art. 496, CCB venda da parte indivisa em condomínio art. 504, CCB Venda entre cônjuges Qualquer que seja o regime de bens (exceto o da separação absoluta), somente poderá alienar, hipotecar ou gravar de ônus reais os bens imóveis depois de obter autorização do outro, ou o suprimento judicial de seu consentimento Art e 1.648, do CCB Art. 226, p. 5 o, da CF Art. 499, do CCB

14 Contrato de Compra e Venda Vendas Especiais Venda mediante amostra Art. 484, CCB Para acautelar-se, pode-se requerer a vistoria da mercadoria, como medida preparatória da ação de resolução contratual, cumulada com perdas e danos. Venda ad corpus e venda ad mensuram Art. 500, do CCB Venda ad mensuram Preço estipulado com base nas dimensões do imóvel. Somente se não houver como proceder-se à complementação é que pode-se requerer resolução ou abatimento do preço A complementação é exigida pela ação ex empto ou ex vendito, de natureza pessoal, porque pleiteia-se o cumprimento da obrigação. Caso essa não seja possível, ajuíza-se ação redibitória ou estimatória. Prazo decadencial de 1 ano Art. 501, CCB Se sobrar área, fica o comprador obrigado a complementar o preço ou devolver a área (art. 500, p. 2 o, CCB) Art. 500, p. 3 o, CCB Venda ad corpus O imóvel é adquirido como um todo (chácara Xangrilá)

15 Contrato de Compra e Venda Vendas Especiais Venda mediante amostra Art. 484, CCB Para acautelar-se, pode-se requerer a vistoria da mercadoria, como medida preparatória da ação de resolução contratual, cumulada com perdas e danos. Venda ad corpus e venda ad mensuram Art. 500, do CCB Venda ad mensuram Preço estipulado com base nas dimensões do imóvel. Somente se não houver como proceder-se à complementação é que pode-se requerer resolução ou abatimento do preço A complementação é exigida pela ação ex empto ou ex vendito, de natureza pessoal, porque pleiteia-se o cumprimento da obrigação. Caso essa não seja possível, ajuíza-se ação redibitória ou estimatória. Prazo decadencial de 1 ano Art. 501, CCB Se sobrar área, fica o comprador obrigado a complementar o preço ou devolver a área (art. 500, p. 2 o, CCB) Art. 500, p. 3 o, CCB Venda ad corpus O imóvel é adquirido como um todo (chácara Xangrilá)

16 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da retrovenda Atualmente em desuso Conceito Constitui um pacto adjeto, pelo qual o vendedor reserva-se o direito de reaver o imóvel que está sendo alienado, em certo prazo, restituindo o preço, mais as despesas feitas pelo comprador Art. 505, CCB Natureza Jurídica Pacto acessório adjeto ao contrato de compra e venda caracteriza-se como condição resolutiva expressa não se trata de nova alienação não há incidência do imposto de transmissão inter vivos objeto bens imóveis prazo máximo para exercício do direito de resgate ou retrato 3 anos se as partes estipularem prazo a maior, não se considera o excedente

17 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da retrovenda Atualmente em desuso Conceito Constitui um pacto adjeto, pelo qual o vendedor reserva-se o direito de reaver o imóvel que está sendo alienado, em certo prazo, restituindo o preço, mais as despesas feitas pelo comprador Art. 505, CCB Natureza Jurídica Pacto acessório adjeto ao contrato de compra e venda caracteriza-se como condição resolutiva expressa não se trata de nova alienação não há incidência do imposto de transmissão inter vivos

18 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da retrovenda objeto bens imóveis prazo máximo para exercício do direito de resgate ou retrato 3 anos se as partes estipularem prazo a maior, não se considera o excedente decadencial direito de resgate pode ser cedido a terceiro art. 507 terceiros adquiriram propriedade resolúvel art , CCB direito pessoal e não real a cláusula não necessita de registro

19 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da venda a contento e da sujeita a prova Venda a contento do comprador pacto adjeto a contratos de compra e venda dizem respeito, em geral, a gêneros alimentícios e bebidas finas instituído pela cláusula ad gustum entende-se realizada sob condição suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue art. 509 domínio permanece com o vendedor, enquanto o comprador não manifestar o seu agrado comprador tem obrigações de mero comodatário, enquanto não aceitá-la art. 511 exceto se no contrato vier expresso que trata-se de condição resolutiva domínio transmite-se diretamente ao comprador, resolvendo-se se este demonstrar o seu desagrado.

20 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da venda a contento e da sujeita a prova Venda a contento do comprador O negócio somente se aperfeiçoa se o comprador aceitar a coisa Não pode o vendedor dizer que a recusa é fruto de capricho. Exceção à regra do art. 122, CCB, que proíbe condições puramente potestativas Vencido o prazo sem a manifestação do comprador, reputa-se perfeita a venda. Art Silêncio vale como consentimento.

21 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da venda a contento e da sujeita a prova Venda sujeita à prova Também presume-se feita sob condição suspensiva de que a coisa tenha as qualidades asseguradas pelo vendedor e seja idônea para o fim a que se destina Art. 510, CCB

22 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da preempção ou preferência 2 espécies: legal e convencional Preferência ou prelação legal Condômino para adquirir parte indivisa Art. 504, CCB Inquilino, quanto ao imóvel locado posto à venda Art. 27, Lei 8.245/91

23 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da preempção ou preferência 2 espécies: legal e convencional Preferência convencional Resulta do acordo de vontades ESTE é objeto do estudo comprador se obriga a oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto art. 513, CCB somente será exercido se e quando o comprador vier a revender a coisa comprada, não podendo ser obrigado a fazê-lo.

24 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da preempção ou preferência Preferência convencional Prazo Não excedente a 180 dias (móveis) ou 2 anos (imóveis) Art. 513, p. único. Inexistindo prazo estipulado, o direito caducará em 3 dias, se for móvel, e em 60 dias subseqüentes à data em que o comprador tiver notificado o vendedor Art. 516 Se não observar a cláusula responde por perdas e danos, se forem comprovados Art. 518 Também responsabiliza o adquirente de má-fé Direito tem natureza pessoal e não real Não se transmite aos herdeiros Art. 520, CCB

25 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Retrocessão Art. 519 Não cabe se a outra destinação dada à coisa também for pública.

26 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da venda com reserva de domínio O vendedor tem a própria coisa vendida como garantia do recebimento do preço Só a posse é transmitida ao adquirente Propriedade permanece com o vendedor e somente passa ao vendedor após o recebimento integral do preço Art. 521, CCB Natureza jurídica de pacto adjeto Venda sob condição suspensiva Aquisição fica subordinada ao pagamento da última prestação.

27 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da venda com reserva de domínio Em geral é celebrado na compra a crédito de bens móveis infungíveis, como os eletrodomésticos, garantindo os comerciantes Contrato de alienação fiduciária, garante as financeiras. Não existe vedação de seu uso em bens imóveis. Constituído em mora o comprador, o vendedor poderá lhe cobrar as prestações vencidas e, ainda, recuperar a posse da coisa vendida Art. 525 e 526, CCB Adquirente é mero possuidor direto Art. 524 Necessita de registro no cartório de títulos e documentos do domicílio do comprador para valer contra terceiros Elimina, assim, a boa-fé de terceiros adquirentes Procedimento CPC, art e 1071

28 Cláusulas Especiais ao Contrato de Compra e Venda Da venda sobre documentos Art. 529, CCB Uso no comércio marítimo, na venda de praça a praça e entre países distantes.

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN DA COMPRA E VENDA CONCEITO: É O CONTRATO PELO QUAL UM DOS CONTRATANTES SE OBRIGA A TRANSFERIR O DOMÍNIO DE CERTA COISA, E O OUTRO, A PAGAR-LHE CERTO PREÇO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Contrato de Compra e Venda Imobiliária: Para poder existir a venda de um imóvel, há necessidade daquele que

Leia mais

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Compra e venda pura As partes

Leia mais

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 26 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 26 04/11/2015 Da Compra e Venda: Consequências Jurídicas: Obrigação de entregar a coisa com todos os acessórios;

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017.

DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017. DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena victorlucena84@gmail.com 1º semestre de 2017. AULA 7 Compra e Venda; COMPRA E VENDA Surgiu como contrato translativo imediato da propriedade,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC RETROVENDA Artigos 505 a 508 do CC 1. Conceito de retrovenda - Art. 505 do CC 2. Requisitos - Art. 505 do CC O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). Cláusulas Especiais. Cláusula de Retrovenda. Retrovenda trata-se de cláusula não costumeira, na

Leia mais

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA Compra e venda Objeto Requisitos Preço Compra e venda Não fixou preço? Tabelamento oficial Preço habitual do vendedor Sem acordo: termo médio Despesas de tradição Escritura/registro

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem COMPRA E VENDA. CONCEITO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA:

RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem COMPRA E VENDA. CONCEITO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA: Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 11/09/2018 judicial. RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem forem cumpridas. PAGAMENTO: o contrato será extinto quando todas as obrigações

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA CONTRATOS DE COMPRA E VENDA Elementos formadores Título do contrato; Qualificação das partes; Do objeto; Do preço; Forma de pagamento; Condições; Cláusula penal; Foro de eleição; Consentimento; Testemunhas.

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Cláusulas Especiais decompraevenda Prof. Vinicius Marques Regras Especiais: Venda por amostra, protótipo ou modelo. - Cláusula tácita. - Tem eficácia suspensiva. - É condição

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE COMPRA E VENDA ART. 481 ATÉ ART. 532 DO CÓDIGO CIVIL 1- Introdução Numa fase primitiva da civilização, predominava a troca ou permuta de objetos. Com o passar dos anos, determinadas

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

Direito Civil. Compra e Venda. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Compra e Venda. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Compra e Venda Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA COMPRA E VENDA TÍTULO VI Das Várias Espécies de Contrato CAPÍTULO I DA COMPRA E VENDA Seção I DISPOSIÇÕES

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta CONTEÚDO DA AULA Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta EXTINÇÃO DOS CONTRATOS Do distrato Artigos 472 e 473 do Código Civil 1. Conceito O distrato é o meio pelo qual os

Leia mais

Sumário. 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual

Sumário. 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual Sumário 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual 2. Compra e Venda 2.1 Conceito. Efeitos Obrigacionais

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 18/09/2017). Vício Redibitório e Evicção. Elementos do Negócio Jurídico. Elementos essências art. 104. Elementos

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação Prof. Vinicius Marques Troca ou Permuta: Conceito: é aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que

Leia mais

DIREITO CIVIL Espécies de Contratos

DIREITO CIVIL Espécies de Contratos DIREITO CIVIL Espécies de Contratos Espécies de Contratos a serem estudadas: 1) Compra e venda e contrato estimatório; 2) Doação; 3) Depósito; 4) Mandato; 5) Seguro; 6) Fiança; 7) Empréstimo (mútuo e comodato);

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Troca ou Permuta Art. 533 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito É o contrato pelo meio do qual uma parte se obriga a entregar uma coisa diversa de dinheiro a outra,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/03/2018) Evicção.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/03/2018) Evicção. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/03/2018) Evicção. Na evicção a coisa recebida no contrato oneroso é perdida para terceiro

Leia mais

Aula 03 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 03 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Compra e Venda: Direito de Preferência. Proibições Legais. Ad mensuram X Ad corpus. Cláusulas Especiais. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPRA E VENDA EMPRESARIAL...6 Conceito...6 Elementos...6 Classificação da Compra e Venda Mercantil...6 Principais Obrigações...7 2. CLÁUSULAS

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/09/2017). Continuação de extinção dos contratos. Extinção dos contratos. Rescisão a extinção pela rescisão

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE COMPRA E VENDA ASPECTOS HISTÓRICOS O Código de Hamurabi pode ser classificado como um dos documentos jurídicos mais antigos da história da humanidade. Ele foi encontrado por uma expedição

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito S EDITAL SISTEMATIZADO... 21 CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 23 1. Conceito e Divisão do Direito... 23 1.1. Conceito de direito... 23 1.2. Fontes jurídicas... 24 1.3.

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL...

CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... Sumário CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA

DIREITOS REAIS DE GARANTIA DIREITOS REAIS DE GARANTIA Tipos de garantia 1- Real bem devedor ou de terceiro 2- Pessoal ou fidejussória fiança garantia relativa Princípio da responsabilidade patrimonial Direito real de garantia é

Leia mais

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil:

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil: Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Conceito. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA 1.

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Proposta e Aceitação: a) Proposta: Previsão está no art. 427 do C.C. Art. 427. A proposta de contrato obriga

Leia mais

I. CONTRATOS EM GERAL

I. CONTRATOS EM GERAL S UMÁRIO I. CONTRATOS EM GERAL 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1.1. Conceitos de obrigação... 28 1.2. Obrigação de dar (coisa certa ou incerta)... 28 1.2.1. Obrigação de dar coisa certa...

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016)

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Contratos I 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Regente: Pedro Romano Martinez I Compra e venda I. Noção e efeitos essenciais legal; aspectos complementares 2. Classificação do contrato 1. Contrato típico

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 5º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (CONTRATOS I) CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da autonomia da vontade Ampla liberdade das partes em contratar. Inclui três aspectos: liberdade de realizar o contrato ; liberdade de escolher o outro contratante;

Leia mais

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC Negócio Fiduciário DL 911/69 Lei 9.514/97 arts.. 1.361 a 1.368 do CC Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Compra e Venda Art. 481 a 532 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito Artigo 481 Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Analista TRF2. Consulpan e FCC

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Analista TRF2. Consulpan e FCC CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Consulpan e FCC 1) FCC - AJ TRF2/TRF 2/Judiciária/2007 A respeito do contrato de compra e venda, é correto afirmar: a) Se a venda se realizar à vista de amostras, protótipos

Leia mais

CONTRATOS (COMPRA E VENDA)

CONTRATOS (COMPRA E VENDA) CONTRATOS (COMPRA E VENDA) Professor Dicler COMPRA E VENDA Contrato de compra e venda é aquele pelo qual um dos contratantes t t se obriga bi a transferir o domínio de certa coisa, e, o outro, a pagar-lhe

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura)

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) Ficha de unidade curricular Curso de Direito (Licenciatura) Unidade curricular Direito dos Contratos 1.º semestre Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo)

Leia mais

Outubro/2010. Prof a. Esp. Helisia Góes

Outubro/2010. Prof a. Esp. Helisia Góes Contrato de Compra e Venda Outubro/2010 Prof a. Esp. Helisia Góes Definição: é a troca de uma coisa por dinheiro (VENOSA). É o negócio jurídico bilateral pelo qual uma das partes (vendedora) se obriga

Leia mais

A APLICABILIDADE DO CÓDIGO CIVIL E DO CÓDIGO DE DEFESA CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA.

A APLICABILIDADE DO CÓDIGO CIVIL E DO CÓDIGO DE DEFESA CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA. A APLICABILIDADE DO CÓDIGO CIVIL E DO CÓDIGO DE DEFESA CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA. Daiele dos Santos KAIZER Danuza Aguiar AFFONSO Fernanda Barbosa RAMIRES INTRODUÇÃO Este trabalho possui

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Página 1 de 8 INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Nos dias de hoje, e numa altura em que mais do que nunca se avolumam processos de insolvência nos Tribunais portugueses, é importante ter

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

juiz de paz ministro religiosa

juiz de paz ministro religiosa juiz de paz ministro confissão religiosa Impedimentos matrimoniais Causas de anulabilidade Causas suspensivas Art. 1.521, CC Casamento nulo (art. 1.548, CC) Art. 1.550, CC Casamento anulável Art. 1.523,

Leia mais

Outubro/2011. Prof a. HELISIA GÓES. Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas

Outubro/2011. Prof a. HELISIA GÓES. Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Contrato de Compra e Venda Outubro/2011 Prof a. HELISIA GÓES Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Definição: é a troca de uma coisa por dinheiro

Leia mais

Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária

Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária Lei (principal) e Legislação (acessória) Fato Jurídico Sujeito Ativo Sujeito Passivo Objeto = BC x Alíquota Obrigação Tributária Pode ser (art. 113,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Aulas 25 e 26 Ementa Contrato de Compra e Venda (3ª parte) cláusulas especiais da compra e venda

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS I 3.º ANO TURMA B (DIA) ANO LETIVO Maria de Lurdes Pereira

DIREITO DOS CONTRATOS I 3.º ANO TURMA B (DIA) ANO LETIVO Maria de Lurdes Pereira DIREITO DOS CONTRATOS I 3.º ANO TURMA B (DIA) ANO LETIVO 2017-2018 Maria de Lurdes Pereira I. CONTRATO DE COMPRA E VENDA 1. Noção 2. Forma 3. Efeitos 3.1. Transmissão do direito (2) O sistema do título

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Alienação Fiduciária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA O bem, móvel ou imóvel ficará em poder do devedor (fiduciante),

Leia mais

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Art. 422. Os contratantes são obrigados a

Leia mais

PONTO 1: Contratos em Espécie 1. CONTRATO DE MÚTUO 1.1 CONCEITO:... a. Real é necessário não apenas o consenso, mas a tradição da coisa.

PONTO 1: Contratos em Espécie 1. CONTRATO DE MÚTUO 1.1 CONCEITO:... a. Real é necessário não apenas o consenso, mas a tradição da coisa. 1 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PONTO 1: Contratos em Espécie 1. CONTRATO DE MÚTUO 1.1 CONCEITO:... 1.2 NATUREZA JURÍDICA: a. Real é necessário não apenas o consenso, mas a tradição da coisa. b. Gratuito

Leia mais

Promessa e Compromisso de Compra e Venda

Promessa e Compromisso de Compra e Venda Legale Cursos Jurídicos Promessa e Compromisso de Compra e Venda 04/10/2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

Transmissão das obrigações

Transmissão das obrigações Transmissão das obrigações Obrigação admite alteração nos elementos essenciais objetivo ou subjetivo Roma: pessoalidade da obrigação não admitia transferência de sujeitos, salvo por sucessão causa mortis

Leia mais

1 Introdução: sistema do título e do modo, sistema do modo e sistema do título.

1 Introdução: sistema do título e do modo, sistema do modo e sistema do título. Programa de contratos I 2 O concreto programa e conteúdos propostos COMPRA E VENDA 1 Introdução: sistema do título e do modo, sistema do modo e sistema do título. PARTE I CAPÍTULO I Evolução histórica

Leia mais

Conceituar a teoria geral dos contratos, cuidando de seus elementos e princípios fundamentais

Conceituar a teoria geral dos contratos, cuidando de seus elementos e princípios fundamentais Detalhes da Disciplina Código JUR3103 Nome da Disciplina DIREITO CIVIL III Carga Horária 60 Créditos 4 Teoria geral dos contratos: princípios, classificação, extinção. Contratos em espécie: compra e venda,

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil.

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002 SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 19 OITO MÃOS E UM ÚNICO OBJETIVO: SER COMPLETO... 21 LEI Nº 10.406, D E 10 D E JANEIR O D E 2002 PART E GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS...

Leia mais

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade 1. PERSONALIDADE: (Art. 2º, CC/02) A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Leia mais

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO AULA 10 PONTOS: 10/11 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICAL DE JUSTIÇA AVALIADOR

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ESSENCIAS NATURAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ESSENCIAS NATURAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO AULA 04 PONTO: 04 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Elementos dos negócios jurídicos. Classificação. Elementos essenciais naturais: Vícios redibitórios e evicção. Roteiro

Leia mais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais Arras 2 espécies arras probatórias ou confirmatórias arras penitenciais Arras Probatórias 3 funções confirmar o contrato antecipar pagamento Fixar, previamente, perdas e danos são o sinal dado para provar

Leia mais