CLASSIFICAÇÃO. De acordo com o mercado atendido as tintas são classificadas como:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLASSIFICAÇÃO. De acordo com o mercado atendido as tintas são classificadas como:"

Transcrição

1

2 TINTAS Tinta é uma composição, líquida ou em pó, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um veículo e que, quando estendida em uma película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato. Suas funções consistem em: criar uma película protetora de superfícies, sinalizar, distribuir iluminação e ornamentar ambientes, isto é, as tintas possuem quatro funções básicas: higiene, iluminação, proteção e segurança.

3 CLASSIFICAÇÃO De acordo com o mercado atendido as tintas são classificadas como: Tintas Imobiliárias Tintas Automotivas Tintas Industriais Produtos aquosos ( látex ): látex acrílicos, látex vinílicos, etc. Produtos base solvente orgânico: tintas a óleo, esmaltes sintéticos, etc.

4 Classificação quanto ao mecanismo da formação do filme protetor e a secagem ou cura das tintas Lacas: a película se forma através da evaporação do solvente. Exemplos: lacas nitrocelulósicas e lacas acrílicas. Produtos látex: a coalescência é o mecanismo de secagem. Exemplos:as tintas látex acrílicas, vinil-acrílicas usadas na construção civil. Produtos termoconvertíveis: a secagem ocorre através da reação entre duas resinas presentes na composição a uma temperatura adequada (100 a 230 o C); os produtos utilizados na industria automotriz e em eletrodomésticos são exemplos. Sistemas de dois componentes: a formação do filme ocorre na temperatura ambiente após a mistura dos dois componentes (embalagens separadas) no momento da pintura; as tintas epóxi e o os produtos poliuretânicos são os exemplos mais importantes. Tintas de secagem oxidativa: a formação do filme ocorre devido à ação do ar. Os esmaltes sintéticos e as tintas a óleo usados na construção civil são os exemplos mais marcantes.

5 COMPOSIÇÃO Os aditivos melhoram ou aperfeiçoam uma série de características das tintas, sejam elas à base de água ou solvente Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado nas tintas para dissolver a resina. Os pigmentos ativos conferem cor e cobertura e os inertes conferem enchimento, facilidade de lixamento, etc RESINAS Servem para unir as partículas de pigmento (formadoras da película)

6 SOLVENTES Eles possuem duas finalidades: solubilizar a resina e conferir viscosidade adequada. São compostos (orgânicos ou água) responsáveis pelo aspecto líquido da tinta com uma determinada viscosidade. Após a aplicação da tinta, o solvente evapora deixando uma camada de filme seco sobre o substrato. As tintas de base aquosa utilizam como fase volátil água adicionada de uma pequena quantidade de líquidos orgânicos compatíveis. Os solventes devem ser: - Incolores e voláteis, sem formação de resíduos; - Quimicamente estáveis, não se alterando no armazenamento; - Neutros (não devem reagir com os demais componentes da tinta); - Inodoros ou de odor fraco ou agradável; Atualmente existe um esforço mundial no sentido de diminuir o uso de solventes orgânicos em tintas,com iniciativas tais como: substituição por água, desenvolvimento de tintas em pó, desenvolvimento do sistema de cura por ultravioleta, etc.

7 RESINAS É a parte não-volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. As resinas são formadoras da película da tinta e são responsáveis pela maioria das características físicas e químicas desta, pois determinam o brilho, a resistência química e física, a secagem, a aderência, e outras. As resinas mais usuais são as alquídicas, epóxi, poliuretânicas, acrílicas, poliéster, vinílicas e nitrocelulose. Resina alquídica: polímero obtido pela esterificação de poliácidos e ácidos graxos com poliálcoois. Usadas para tintas que secam por oxidação ou polimerização por calor. Resinas epóxi: formadas na grande maioria pela reação do bisfenol A com eplicloridina;

8 Resinas acrílicas: Os látex acrílicos são copolímeos acrílicos, que secam pela evaporação da água e a coalescência das partículas dos polímeros, formando filmes flexíveis, aderentes, resistentes à álcalis e a água. São também utilizados no preparo de tintas látex para uso interno ou externo. Resina poliéster: ésteres são produtos da reação de ácidos com álcoois. Quando ela é modificada com óleo, recebe o nome de alquídica. As resinas poliéster são usadas na fabricação de primers. Emulsões vinílicas: Látex vinílicos são polímeros de acetato de vinila, modificados ou não, de dureza variada, flexíveis, e secam pela evaporação da água e a coalescência das partículas do polímero. São utilizadas na fabricação de tintas para uso interno e externo. Resina nitrocelulose: Produzida pela reação de celulose, altamente purificada, com ácido nítrico, na presença de ácido sulfúrico. A nitrocelulose possui grande uso na obtenção de lacas, cujo sistema de cura é por evaporação de solventes. São usados em composições de secagem rápida para pintura de automóveis, objetos industriais, móveis de madeira, aviões, brinquedos e papel celofane.

9 PIGMENTO Material sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Confere a cor, a opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. Pigmentos podem ser anti-corrosivos. Podem ser inorgânicos ou orgânicos. Os pigmentos inorgânicos, de forma geral, possuem melhor resistência à radiação solar, em especial aos raios ultravioleta, do que os orgânicos que, por sua vez, para determinadas cores, possuem melhor resistência química do que os inorgânicos.

10 PIGMENTO Pigmentos Brancos: Dióxido de Ti (TiO 2 ) Óxido de Zn Litopônio Sulfeto de Zn Pigmentos Azuis: Ultramarino Ftalocianina de Cu Azuis de Fe Pigmentos Negros: Negro de carvão Grafita Pigmentos Vermelhos: Zarcão Óxidos de Fe Vermelhos de Cádmio

11 PIGMENTO Pigmentos Amarelos: Litargiro OcreCromato de Pb/Zn Amarelos Hansa Amarelos de Cádmio Pigmentos Verdes: Óxido de Cr Verde de Cr Ftalocianina de Cu clorada Pigmentos Castanhos: Siena queimada Umbra queimada Castanho Van Dyke Pigmentos Metálicos Protetores: Zarcão Azul de Pb Zn Sais Básicos de Pb Cromatos de K/Ba

12 Dióxido de titânio (TiO 2 )- dentre os pigmentos brancos esse é, sem dúvida alguma, o mais utilizado pela indústria na fabricação de tintas de cor branca e daquelas de tons claros em geral. Possui excelente resistência química, exceto aos ácidos sulfúrico e fluorídrico concentrados. Alumínio (Al) - dentre os pigmentos metálicos, o alumínio é um dos mais utilizados na fabricação de tintas, principalmente daquelas destinadas à proteção anticorrosiva de superfícies metálicas. Possui altíssimo poder de cobertura e a sua cor é bem característica do metal. Uma das propriedades mais importantes do alumínio é o formato lamelar (em forma de placas) das partículas. No que diz respeito ao aspecto de proteção anticorrosiva, os pigmentos com estrutura lamelar conferem à película de tinta ou aos revestimentos por pintura uma maior resistência à penetração de umidade e, portanto, contribuem para melhorara proteção anticorrosiva por barreira

13 óxido de ferro vermelho (Fe 2 O 3 ): no campo das tintas anticorrosivas, é um dos pigmentos mais utilizados, principalmente, na fabricação de tintas de fundo ("primers") e intermediária. Possui uma cor avermelhada bem característica do óxido, além de excelente poder de cobertura ou opacidade. Também apresenta resistência química bastante satisfatória e um custo relativamente baixo, se comparado ao de outros pigmentos opacificantes. Estes fatores técnicos e econômicos justificam, plenamente, a sua grande utilização na fabricação de tintas; O zarcão (Pb 3 O 4 ou 2PbO.PbO 2 ) é um dos pigmentos anticorrosivos mais antigos e eficientes, dentre aqueles utilizados pela indústria de tintas. Trata-se de um pigmento que, na presença de ácidos graxos de óleos vegetais, em especial o óleo de linhaça, confere proteção anticorrosiva ao aço. Possui cor laranja e uma densidade bastante alta (~ 8,1g/mL).Apesar das suas excelentes propriedades anticorrosivas, o zarcão está sendo abandonado na fabricação de tintas, em função de ser um pigmento tóxico e bastante pernicioso à saúde.

14 O pigmento, além destas propriedades, também é responsável, mas em menor grau, pelas propriedades mecânicas, de brilho, de resistência aos produtos químicos e ao envelhecimento do revestimento por pintura. TINTA BRILHANTE + resina - pigmento - resina + pigmento TINTA FOSCA Como se vê, a tinta brilhante tem sobre o pigmento uma camada de verniz que, tendo elevado poder de refringência, dá à tinta características brilhantes. A tinta fosca possui uma quantidade muito maior de pigmento do que a brilhante e caracteriza-se por ter a superfície irregular, enquanto que a tinta brilhante a tem lisa. Na tinta fosca, o verniz serve para aglutinar as partículas do pigmento.

15 ADITIVOS Adicionado às tintas, proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Espessantes e Modificadores de Reologia: Reologia é a ciência que estuda como um líquido escoa. fornecem a viscosidade apropriada, para que a tinta possa ser aplicada adequadamente; influenciam a espessura do filme e sua fluidez quando aplicado Os modernos modificadores de reologia ajudam as tintas à base de água a: respingar menos quando aplicadas por um rolo fluírem mais suavemente ter uma vida útil maior.

16 Surfactantes estabilizam a tinta de forma que seus componentes não se separem ou que se torne muito espessa para ser usada; mantém os pigmentos dispersos para brilho e cobertura máximos ajudam a "umedecer" a superfície que está sendo pintada para que a tinta não se movimente ao ser aplicada; proporcionam compatibilidade entre corantes de forma que a cor correta seja obtida e não se altere ao ser aplicada. Biocidas Há dois tipos principais que são usados em tintas à base de água; Bactericida para evitar que bactérias cresçam sobre a pintura; (especialmente importante nas tintas armazenadas em latas constantemente abertas e fechadas, já que pode ocorrer contaminação. Fungicida ou algicida, para desestimular o crescimento de fungos e algas na superfície da tinta depois de aplicada. São usados, principalmente, em produtos para exterior, e também em tintas destinadas a áreas úmidas como cozinhas e banheiros.

17 Anti-espumantes Rompem as bolhas que se formam quando a tinta: é misturada na fábrica é colocada no misturador/agitador ou é movimentada é aplicada à superfície, especialmente com o rolo. Co-solventes e Coalescentes São outros líquidos adicionados além da água: Os co-solventes ajudam a tinta líquida não sofrer danos quando congelada Os co-solventes facilitam a pintura a pincel, incluindo o alastramento e o "tempo aberto" (o tempo em que a tinta pode ser aplicada e trabalhada, antes de secar); Os co-solventes, em geral, são compostos orgânicos voláteis (VOCs). Os coalescentes ajudam o ligante a formar um bom filme quando aplicado até a temperatura mínima recomendada Inibidores de Corrosão Conferem propriedades anti-corrosivas aos revestimentos.

18 Secantes Têm como principal finalidade melhorar a secatividade das películas de tinta, ou seja, reduzir seu tempo de secagem. Os secantes mais empregados são os naftenatos ou octoatos de cobalto, chumbo, manganês, cálcio e zinco; Anti-sedimentantes - reduzem a tendência de sedimentação dos pigmentos, impedindo assim que se forme um sedimento duro e compacto no fundo do recipiente durante o período de estocagem da tinta; Antinata ou antipele - esse fenômeno costuma ocorrer nas tintas cujo mecanismo de formação da película é por oxidação e pode ser detectado ao se abrir a lata de tinta, quando se observa uma película ou pele cobrindo a superfície da tinta. (Os aditivos empregados para evitar a formação de pele possuem características antioxidantes, sendo os mais comuns à base de cetoximas, p. ex., metiletilcetoxima.); Plastificantes - compostos incorporados às formulações das tintas com o objetivo de melhorar ou conferir flexibilidade adequada às películas. Os plastificantes mais comuns são os óleos vegetais não-secativos, p. ex., óleo de mamona,

19 FABRICAÇÃO O processo de fabricação da tinta segue uma série de etapas seqüenciadas, quando a formulação deve ser rigidamente observada e obedecida. 1. Avaliação e Controle de Qualidade da matéria-prima. 2. Pesagem das matérias-primas obedecendo a formulação. 3. Pré - mistura: Mistura de pigmentos, aditivos e resinas em equipamento de alta precisão. 4. Moagem: A pasta obtida na pré-mistura passa pelo moinho para ser finamente dividida em pequenas partículas. 5. Completação: O produto obtido na moagem é levado para tanques equipados com agitadores, onde se completa a formulação, através da adição de solventes, resinas e demais matérias-primas da formulação. 6. Tingimento: É a etapa onde se acerta a cor da tinta, conforme o padrão estabelecido. 7. Controle de Qualidade: Nesta etapa, os produtos são submetidos a rigorosas análises para observação de viscosidade, brilho, cobertura, cor e secagem. Após aprovação, são liberados para enchimento nas embalagens. 8. Embalagem: Os produtos são filtrados e enlatados para serem enviados à expedição.

20 TIPOS DE TINTA Vinílica (PVAc) As resinas vinílicas são aquelas que contêm na sua estrutura o grupamento vinil (H 2 C=CH 2 ). No campo da proteção anticorrosiva, as resinas vinílicas de maior interesse são os copolímeros obtidos a partir dos monômeros cloreto e acetato de vinila. Vantagens: - elevada resistência química a ácidos, álcalis e sais. -constituído num dos principais revestimentos anti-corrosivos em atmosferas agressivas (marinha e industrial). Desvantagem: - elas apresentam baixa resistência térmica. - Não é recomendável aplicá-las em estruturas que ficarão sujeitas a temperaturas superiores a 70 C, sob risco de se ter a degradação da resina com a liberação de ácido clorídrico. As base de acetato de polivinila, PVA, empregadas na fabricação de tintas para a construção civil com finalidades decorativas.

21 Acrilíca São resinas obtidas a partir dos ácidos acrílico e metacrílico. Essas resinas são desenvolvidas em dois grupos: as termoestáveis (termorrígidas), que curam com auxílio de energia térmica; as termoplásticas, que formam a película por evaporação de solventes. - excelente retenção de cor, não amarelando quando exposta às intempéries. - não resistem obviamente a solventes, em função do mecanismo de formação da película. As resinas acrílicas possuem grande resistência à decomposição pelos raios ultravioleta, bem como resistência a óleos e graxas. Vêm sendo empregadas quando existe problema de poluição ambiental, como na pintura em ambientes confinados ou com baixa ventilação.

22 Alquídicas As resinas alquídicas são poliésteres resultantes da reação entre álcoois poliídricos (glicerol, pentaeritritol) com poliácidos ou seus anidridos (anidrido ftálico). As tintas alquídicas, também conhecidas no mercado como tintas sintéticas, não são indicadas para atmosferas muito agressivas quimicamente. Entretanto, em atmosferas rural, urbana, industrial leve, etc., são produtos que apresentam bom desempenho, além de possuírem custo inferior ao das outras tintas anti-corrosivas, e de serem de fácil aplicação. São muito utilizadas em manutenção industrial, construção civil, indústria mecânica pesada e pintura doméstica.

23 Epóxidicas As resinas epóxi ou epoxídicas são, sem dúvida alguma, dos mais importantes veículos com que se conta atualmente para um efetivo combate aos problemas de corrosão. Essa importância é derivada de suas boas propriedades de aderência e de resistência química. Elas possuem o característico grupamento epóxidico: Apresentam excelentes propriedades mecânicas, como dureza, resistência à abrasão e ao impacto. Podem ser empregadas como tintas de fundo, intermediária e de acabamento quando se deseja alta resistência à corrosão em meios agressivos. Quando expostas ao intemperismo natural (ao exterior), apresentam fraca resistência aos raios ultravioleta perdendo brilho e cor muito rapidamente. Além disso, apresentam a formação de gizamento, fenômeno que corresponde a uma degradação superficial da resina pelos raios ultravioleta, fazendo com que o pigmento fique solto na superfície.

24 Tintas em pó termoplásticas O pó depois de aplicado é aquecido a uma temperatura superior à da fusão quando então o líquido resultante recobre a superfície; o resfriamento da peça para as condições normais de temperatura transforma esse revestimento líquido em um revestimento duro e protetor. Não há qualquer transformação química nesse mecanismo. São exemplos: tintas em pó à base de nylon, tintas em pó base PVC,etc. Tintas em pó termoconvertíveis TINTA EM PÓ Ocorre uma reação entre a resina e o agente de cura após a fusão do pó. Ocorre então, a formação de uma outra espécie química comum peso molecular muito grande; como conseqüência as propriedades físicas e químicas do revestimento são maximizadas. As tintas em pó do tipo termoconvertíveis são mais importantes na pintura de produtos industriais tais como, eletrodomésticos, tubos de aço para oleodutos, etc. São exemplos: tintas em pó epóxi, tintas em pó epóxi poliéster, tintas em pó acrílicas, poliésterpuro,etc.

25 APLICAÇÃO DAS TINTA EM PÓ

26 VERNIZES Um verniz é uma solução ou dispersão sem pigmento, de resinas sintéticas e/ou naturais em óleos ou em outros meios dispersores, usado como revestimento protetor e/ou decorativo de diversas superfícies e que seca por evaporação, oxidação e polimerização de partes dos seus constituintes..não tendo pigmentos, os vernizes são menos resistentes à luz que as tintas, os esmaltes e as lacas pigmentadas. Formam, entretanto, uma película transparente, que acentua a textura da superfície revestida. Ou seja, vernizes são tintas sem cor.

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes Professora Ligia Pauline Tintas Suspensão de partículas opacas (pigmentos) em veículo fluido; Função das partículas: cobrir e decorar as superfícies; Função do veículo:

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 13 Pintura PINTURA Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e decorativa, obtida pela aplicação de tintas e vernizes, através de técnicas específicas. SISTEMA

Leia mais

TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS

TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS FESTCOR A TINTA DO NORDESTE NOSSO MERCADO 1200 PDVS 320 CONSTRUTORAS NOSSOS PLAYERS Este é o Mundo Festcor CASE DE SUCESSO!!! CASE DE SUCESSO!!! CERTIFICADOS

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e PINTURA decorativa, obtida pela aplicação de tintas e

Leia mais

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos.

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sistemas de pintura Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sua aplicação resulta em uma película

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 07 Pinturas Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 07 Pinturas Funções

Leia mais

Tintas na Construção Civil

Tintas na Construção Civil Tintas na Construção Civil Aline Guidolin da Luz Ana Paula Piccoli Dudek Damille Pacheco Isabela Maria Nicaretta Letícia Maria Oenning Michelle de Lima Rodrigues Constituintes Básicos das Tintas TINTAS

Leia mais

NEOPAC : EMULSÕES PU ACRÍLICAS PARA TINTAS BASE ÁGUA

NEOPAC : EMULSÕES PU ACRÍLICAS PARA TINTAS BASE ÁGUA A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, entregando soluções inovadoras que nutrem, protegem e aprimoram performance, criando valor para clientes de mercados

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SEC. MUN.DE SÁUDE SEC. MUN. DE SEC. MUN. DE SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO AGRICULTURA ECONOMICO

DESENVOLVIMENTO SEC. MUN.DE SÁUDE SEC. MUN. DE SEC. MUN. DE SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO AGRICULTURA ECONOMICO OBRAS CIDADE ESPORTE FAZENDA GABINETE DO PREFEITO 1 816508 (816508) ROLO DE LÃ DE CARNEIRO 5 CM, COM CABO UND 15 15 10 20 20 5 10 5 10 40 20 5 5 180 R$ 7,06 R$ 1.270,80 2 816525 (816525) TINTA ESMALTE

Leia mais

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE GUIA TÉCNICO Oliveira & Câmara Tintas e Vernizes LTDA Tintas Aquarela CNPJ: 06.839.838/0001-50 End. BR 304, Km 301, Distrito Industrial, Macaíba/RN. www.tintasaquarela.com 1 SUMÁRIO DEFINIÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Linha Industrial Especial

Linha Industrial Especial Quem Somos Com tradição de mais de meio século, a Solventex Tintas oferece ao mercado de tintas industriais produtos nobres com alta performance e tecnologia. Isso tem possibilitado à empresa manter-se

Leia mais

Aditivos de Superfície

Aditivos de Superfície DOWSIL é a marca Dow para a linha líder global em silicones, oferecendo expertise em produtos de alta performance que revolucionam o mercado há decadas. As tecnologias em silicone da DOWSIL auxiliam os

Leia mais

A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, responsável por soluções inovadoras que nutrem, protegem e

A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, responsável por soluções inovadoras que nutrem, protegem e A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, responsável por soluções inovadoras que nutrem, protegem e aprimoram performance, criando valor para clientes de

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I CARGA E PIGMENTOS INORGÂNICOS

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I CARGA E PIGMENTOS INORGÂNICOS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I CARGA E PIGMENTOS INORGÂNICOS HISTÓRICO Materiais para recobrimento superficial são indispensáveis para a preservação de todos os tipos de estruturas arquitetônicas, inclusive

Leia mais

Minicursos CRQ-IV

Minicursos CRQ-IV MECANISMOS DE CURA DE TINTAS Princípios Básicos B para Formação de Filmes LUIZ ANTONIO PEREIRA MARTINHO Setembro 2010 AGENDA FILME SOBRE TINTAS DEFINIÇÃO DE SECAGEM E CURA COMPONENTES DE UM FILME CURADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: FOCO EM TINTAS E OUTROS TRATAMENTOS PARA SUPERFÍCIE DE CONCRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: FOCO EM TINTAS E OUTROS TRATAMENTOS PARA SUPERFÍCIE DE CONCRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: FOCO EM TINTAS E OUTROS TRATAMENTOS PARA SUPERFÍCIE DE CONCRETO Isaac Nince Ramos, Kawone da Cruz Navarro, Medhelin Nicole da Cruz Barbosa,

Leia mais

ACROFIN PKAL PIGMENTS

ACROFIN PKAL PIGMENTS ACROFIN PKAL PIGMENTS Pigmentos Anfóteros A linha Acrofin Pkal contém pigmentos altamente concentrados, não-iônicos, com micro-partículas, totalmente livres de caseína, formaldeídos, metais-pesados e aminas

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL

CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL OBJETO: Contratação de Empresa para Obra de Reforma e Manutenção Predial das Edificações do Campus

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL / TINTAS

CONSTRUÇÃO CIVIL / TINTAS CONSTRUÇÃO CIVIL / TINTAS ARACRYL E-03 43-46 4.000-6.000 8,0-9,0 1,01-1,04 ARACRYL E-400 S 51-54 300-800 7,5-8,0 1,01-1,05 ARACRYL E-950 48-51 4.000-8.000 8,0-9,0 1,01-1,04 ARACRYL E-1871 44-46 4.000-7.000

Leia mais

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS Sistema de Pintura Ciência dos Materiais - ECivil Tintas Prof. Jairo José de Oliveira Andrade Conjunto da tinta de acabamento + massas + fundos Emprego de materiais específicos Película aderente Baixa

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TINTAS E VERNIZES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TINTAS E VERNIZES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TINTAS E VERNIZES DEFINIÇÃO São composições líquidas de dois componentes principais: o pigmento e o veículo, que se convertem em uma película sólida após aplicação e secagem. DEFINIÇÃO

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

Autor: Giulliano Polito

Autor: Giulliano Polito Autor: Giulliano Polito OBJETIVO Orientar quanto a especificação do melhor sistema de pintura sobre argamassa; Apresentar Patologias usuais em sistemas de pintura sobre argamassa. 7 QUALIDADE Os Principais

Leia mais

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Tintas Industriais

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin  Tintas Industriais Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br carla.dalmolin@gmail.com Tintas Industriais Estética Segurança Tintas Industriais Identificação de

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium Quaisquer recomendações, informações, assistências ou serviços fornecidos pelas Indústrias Químicas Irajá sobre seus produtos ou sobre o uso e aplicação dos mesmos são dados de boa fé, acreditando serem

Leia mais

DISTRIBUIDOR AUTORIZADO RS SC PR

DISTRIBUIDOR AUTORIZADO RS SC PR DISTRIBUIDOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR AUTORIZADO RS SC PR Eucalar Acrílico 8 Litros Embalagem com 0un. 3,6 Litros Embalagem com 04un. 0 Gesso & Drywall Látex PVA X-Power Acrílico Rendimento Extra Rende

Leia mais

GALÃO 18 LITROS GALÃO 18 LITROS

GALÃO 18 LITROS GALÃO 18 LITROS MAPA FORMAÇÃO DE PREÇO - PREGÃO 014/2017 OBJETO: Eventual Aquisição de Tintas para o Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QTDADE 1 Tinta Látex Acrílica para Parede; Cor

Leia mais

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. out. 2014

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. out. 2014 TINTAS out. 2014 Conceito Composição química variada, na maioria das vezes orgânica, que apresenta consistência líquida ou pastosa, que aplicada sobre uma superfície, forma um revestimento sólido e contínuo,

Leia mais

Capítulo 32. b) os tanatos e outros derivados tânicos dos produtos incluídos nas posições a 29.39, ou a 35.04;

Capítulo 32. b) os tanatos e outros derivados tânicos dos produtos incluídos nas posições a 29.39, ou a 35.04; Capítulo 32 Extratos tanantes e tintoriais; taninos e seus derivados; pigmentos e outras matérias corantes; tintas e vernizes; mástiques; tintas de escrever Notas. 1.- O presente Capítulo não compreende:

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso. Tintas

Universidade Estadual de Mato Grosso. Tintas Universidade Estadual de Mato Grosso Tintas Sinop MT 2017 Tintas Antoniel Silva Mendonça André Stangherlin Pissaia Caue Dias Cavalcante Matheus Zilio Viecelli Matheus Matias Tintas As tintas são materiais

Leia mais

Resinas especiais. Catálogo de produtos

Resinas especiais. Catálogo de produtos Resinas especiais Catálogo de produtos Um parceiro forte ASK Chemicals. Nós gostamos de criar SoluÇões sob medida para você. A ASK Chemicals, um renomado fornecedor de soluções para a indústria de fundição,

Leia mais

13 Congresso Internacional de Tintas 13ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas

13 Congresso Internacional de Tintas 13ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas Metodologia para Tratativa de Reclamação de Campo - Repintura Automotiva Subtítulo Ricardo Vettorazzi, Luís Henrique Simões, Suéllen da Silva Moraes e Ivan de Paula Rigoletto PPG Industrial do Brasil OBJETIVO:

Leia mais

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI Ultra Polimeros PEEK Polimeros de Alta-Performance Polimeros de Engenharia PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI SEMI-CRISTALINO PEEK - Poli(éter-éter-cetona) PEEK é um termoplástico de Ultra Performance que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP Coordenadoria de Suprimentos - CSU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP Coordenadoria de Suprimentos - CSU ITEM QTDE. UND DESCRIÇÃO SALDO 1 LA 30.24.000042-TINTA LÁTEX PREMIUM, LATA COM 18 LITROS, ACABAMENTO FOSCO, COMPOSIÇÃO: RESINA À BASE DE DISPERSÃO AQUOSA DE COPOLÍMERO ESTIRENO ACRÍLICO, PIGMENTOS ISENTOS

Leia mais

INDÚSTRIA PAPELEIRA. Processos Químicos Industriais II Profa. Heizir f. de Castro

INDÚSTRIA PAPELEIRA. Processos Químicos Industriais II Profa. Heizir f. de Castro INDÚSTRIA PAPELEIRA Processos Químicos Industriais II Profa. Heizir f. de Castro Pulper de Aparas Tanque de Aparas Engrossador Despartilhador Caixa de Nível Tanque de Aparas Celulose Hidrapulper Refinador

Leia mais

Reichhold... Everywhere performance matters....em Composites & Coatings

Reichhold... Everywhere performance matters....em Composites & Coatings Reichhold... Everywhere performance matters...em Composites & Coatings A Reichhold hoje... Mais de 1.400 funcionários em todo o mundo 132 funcionários na RTP (Research Triangle Park), cidade de Durham,

Leia mais

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100%

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100% BOLETIM TÉCNICO Pintura 100% Sólidos ST DESCRIÇÃO DO PRODUTO A Pintura 100% Sólidos ST é um sistema de pintura epóxi, 100% sólidos, bi-componente, formulado para proporcionar, através de uma película protetora

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I CARGA E PIGMENTOS INORGÂNICOS HISTÓRICO Materiais para recobrimento superficial são indispensáveis para a preservação de todos os tipos de estruturas arquitetônicas, inclusive

Leia mais

Os materiais de proteção térmica devem apresentar:

Os materiais de proteção térmica devem apresentar: Os materiais de proteção térmica devem apresentar: Elevado calor específico Reduzida condutividade térmica Garantia de integridade durante a evolução do incêndio Resistência mecânica adequada Custo viável

Leia mais

Reichhold... Everywhere performance matters....em Composites & Coatings

Reichhold... Everywhere performance matters....em Composites & Coatings Reichhold... Everywhere performance matters...em Composites & Coatings A Reichhold hoje... + 1.400 funcionários em todo o mundo 132 funcionários na RTP (Research Triangle Park), cidade de Durham, Carolina

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto ARMATEC ZN é um primer anticorrosivo, elaborado à base de resina sintética com cromato de zinco, que oferece alto poder inibidor de corrosão, proporcionando desse modo efetiva proteção aos metais.

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-016 ET-65-940-CPG-016 1 / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO ANEXO II DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 46/2016/AD PLANILHA QUANTIDADE E PREÇO 1 2 BROXA (ESCOVA) RETANGULAR 155

Leia mais

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR POLIFOSFATO" 5 A presente invenção se refere a um processo de fabricação de adesivo à base de látex

Leia mais

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA

Leia mais

TITAN ESMALTE ANTIOXIDANTE DIRETO À FERRUGEM

TITAN ESMALTE ANTIOXIDANTE DIRETO À FERRUGEM TITAN ESMALTE ANTIOXIDANTE é o melhor esmalte do mercado para aplicar diretamente sobre a ferrugem. é uma marca exclusiva de TITAN. Nenhum outro produto do mercado é OXIRON, só TITAN. foi sempre a marca

Leia mais

AGALMATOLITO Carga Mineral funcional para tintas, vernizes e esmaltes.

AGALMATOLITO Carga Mineral funcional para tintas, vernizes e esmaltes. AGALMATOLITO Carga Mineral funcional para tintas, vernizes e esmaltes. AGALTEX ALM 3252 REFLEX REFLEX W REFLEX PLUS AGALSINT MS REFLEX MS ALM 5500 MICROEX W AGALSINT PLUS ALM W AGALSINT W MICROEX ULTRA

Leia mais

COMPOUND COAL TAR EPOXY

COMPOUND COAL TAR EPOXY Produto COMPOUND COAL TAR EPOXY apresenta ótimo desempenho como revestimento protetor de superfícies metálicas e de concreto, em condições de alta umidade, imersão e intempéries. Depois da cura total,

Leia mais

Esmalte Imobiliário Premium Fluence Brilhante

Esmalte Imobiliário Premium Fluence Brilhante BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 03) Esmalte Imobiliário Premium Fluence Brilhante É um produto de excelente qualidade e alto brilho. Possui elevada resistência ao intemperismo, sua secagem é de 45 minutos

Leia mais

Fundo Laranja Cor Zarcão. Indicado para inibir a ferrugem de superfícies internas e externas de materiais ferrosos.

Fundo Laranja Cor Zarcão. Indicado para inibir a ferrugem de superfícies internas e externas de materiais ferrosos. BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 03) Fundo Laranja Cor Zarcão É um fundo sintético anticorrosivo, com a função de inibir a ferrugem em metais ferrosos protegendo por mais tempo o acabamento. Tem ótimo rendimento,

Leia mais

Metais. informativo técnico

Metais. informativo técnico Metais informativo técnico METAIS Móveis de metal são uma escolha de materiais para mobília, usados tanto em área interna quanto em área externa. A variedade de ligas metálicas existentes permite o uso

Leia mais

Catalogo de Produtos 2016

Catalogo de Produtos 2016 Conheça nossa Linha Catalogo de Produtos 2016 NOSSA COR SUA ARTE! www.coriarte.com.br 01 PAREDES,TETOS Acrílico Premium Acetinado, Semi-Brilho Excelente qualidade e cobertura, ótimo rendimento, fino acabamento

Leia mais

Representante: Alan Kaminski do Nascimento

Representante: Alan Kaminski do Nascimento Ata de Registro de Preços Nr. 16/2017 Início da Vigência: 01/08/17 Vencimento: 01/08/18 Vigência em meses: 12 Meses Processo de Compra: PP 06/2017 MORADA NOVA COMÉRCIO DE MATERIAIS DE Detentor: CONSTRUÇÃO

Leia mais

Waterblock - WB PRIMER EPÓXI PARA CONCRETO VERDE E BARREIRA DE VAPOR PRIMER EPÓXI WB (WATERBLOCK )

Waterblock - WB PRIMER EPÓXI PARA CONCRETO VERDE E BARREIRA DE VAPOR PRIMER EPÓXI WB (WATERBLOCK ) Waterblock - WB BOLETIM TÉCNICO PRIMER EPÓXI WB (WATERBLOCK ) RrIMER EPÓXI PARA CONCRETO VERDE e BARREIRA DE VAPOR DESCRIÇÃO DO PRODUTO O WATERBLOCK é um sistema epóxi bi-componente, indicado especialmente

Leia mais

CLEANERS LUBRICANTS ANTI-CORROSION INDUSTRIAL PRODUCTS PAINTS WELDING ADHESIVES SPECIALTY MRO CHEMICAL SOLUTIONS ACCESSORIES

CLEANERS LUBRICANTS ANTI-CORROSION INDUSTRIAL PRODUCTS PAINTS WELDING ADHESIVES SPECIALTY MRO CHEMICAL SOLUTIONS ACCESSORIES CLEANERS LUBRICANTS ANTI-CORROSION PAINTS INDUSTRIAL PRODUCTS WELDING ADHESIVES SPECIALTY ACCESSORIES MRO CHEMICAL SOLUTIONS ANTI CORROSÃO PROTECÇÃO TEMPORÁRIA ARMAZENAMENTO NO INTERIOR ARMAZENAMENTO NO

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Implementos Agrícolas

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Implementos Agrícolas Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Implementos Arícolas www.we.net Soluções para Implementos Arícolas Cada semento de mercado tem suas características específicas.

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Energia

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Energia Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Energia Soluções para Usinas Hidrelétricas ERD 33 Tinta epóxi poliamida, de alto teor de sólidos Revestimento aplicável

Leia mais

3 RCMS ROLO DE LÃ, ANTI-GOTA DE 10MM X 23CM, COM GARFO. UN 15

3 RCMS ROLO DE LÃ, ANTI-GOTA DE 10MM X 23CM, COM GARFO. UN 15 1 1 18/02484 SELADORA PARA MADEIRA, QUALIDADE PREMIUM, GALÃO 3,6LTS. COMPOSIÇÃO RESINAS GL 1 GLICEROFTÁLICAS, ALGODÃO COLÓDIO, CETONS E ÉSTERES OU 2 RCMS ROLO DE LÃ, ANTI-GOTA DE 10MM X 15CM, COM GARFO.

Leia mais

BECKOSOL AQUA DESEMPENHO DE ALQUÍDICA. SOLÚVEL EM ÁGUA

BECKOSOL AQUA DESEMPENHO DE ALQUÍDICA. SOLÚVEL EM ÁGUA BECKSL AQUA DESEMPENH DE ALQUÍDICA. SLÚVEL EM ÁGUA REVLUCINE A PERFRMANCE DE SUA FRMULAÇÃ CM BECKSL AQUA BECKSL AQUA é uma nova plataforma de resinas alquídicas em forma de látex de baixo VC feita a partir

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Sika Permacor-1705

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Sika Permacor-1705 FICHA TÉCNICA DE PRODUTO PRIMER ALQUÍDICO PARA AÇO, BASE SOLVENTE. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Sika Permacor -1705 é um primer mono componente, indicado para proteção contra corrosão em estruturas de aço. USOS

Leia mais

FR (REV. 01) Textura Lisa Hidrorrepelente

FR (REV. 01) Textura Lisa Hidrorrepelente BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 01) Textura Lisa Hidrorrepelente A textura Lisa hidrorrepelente Anjo é um acabamento para efeitos mais suaves. Fácil aplicação, secagem rápida, boa aderência e sua hidrorrepelência

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS KOKAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TINTAS LTDA SECAGEM RÁPIDA BRILHO & PROTEÇÃO FÁCIL DE APLICAR

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS KOKAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TINTAS LTDA SECAGEM RÁPIDA BRILHO & PROTEÇÃO FÁCIL DE APLICAR 2 PRODUTO ESMALTE SINTÉTICO BT020 1/ 4 SECAGEM RÁPIDA BRILHO & PROTEÇÃO FÁCIL DE APLICAR 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: Esmalte Sintético Standard Kokar é um produto de excelente qualidade e secagem rápida.

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Base A - Esmalte Base Água Brilhante É um produto de excelente qualidade e brilho. É a base de água, oferecendo baixo odor e dispensando o uso do aguarrás. Possui elevada

Leia mais

# $ %&' ( ) # " # % " *! " $ % + (, " $ - & "! "! " $ %&. ' ( ) #! " $ %' & +!

# $ %&' ( ) #  # %  *!  $ % + (,  $ - & ! !  $ %&. ' ( ) #!  $ %' & +! / 0 1 0 2 5 4 4 0 3 4 4 ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F REV. G DATA 01.09.99 01.09.99 10.07.00 EXECUÇÃO J.S. J.S. J.S. VERIFICAÇÃO J.S. J.S. J.S. APROVAÇÃO 6 1.0 0BJETIVO O objetivo

Leia mais

Verniz PU Marítimo. Indicado para proteção de superfícies internas e externas de madeira.

Verniz PU Marítimo. Indicado para proteção de superfícies internas e externas de madeira. BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Verniz PU Marítimo É um verniz de fino acabamento que renova e protege e realça a cor natural das madeiras. Possui boa resistência ao intemperismo, ótimo acabamento,

Leia mais

INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS. Prof.Ms. Fernanda Palladino

INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS. Prof.Ms. Fernanda Palladino INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS Prof.Ms. Fernanda Palladino INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS O Alquimista moderno é o químicos de plásticos que operando com o calor, a pressão e os catalisadores, principalmente com substancias

Leia mais

Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL

Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL CREATING TOMORROW`S SOLUTIONS Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL Angelita Saul 21 de junho de 2016. 0 of 36 Agenda Fundamentos das dispersões poliméricas Dispersões

Leia mais

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhÃ

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhà creating TOMORROW S SOLuTIONS REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO 2012 ATENdENdO hoje AS ExIgêNcIAS de AMANhà Artigo Técnico Atendendo hoje as exigências de amanhã Dispersões a base de acetato de

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS. 2.1 Da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 3.

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS. 2.1 Da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 3. NORMA TÉCNICA Título: IDENTIFICAÇÃO E COMPATIBILIDADE ENTRE ESQUEMAS DE PINTURA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-005 1ª Edição 1. OBJETIVO 2.

Leia mais

AQUOSOS CONSTRUÇÃO CIVIL

AQUOSOS CONSTRUÇÃO CIVIL AQUOSOS CONSTRUÇÃO CIVIL Primários/Isolantes SELCRIL ISOLAQUA Primário acrílico aquoso de cor branca, indicado para o exterior e interior. Foi concebido com resinas acrílicas de fácil penetração e de excelente

Leia mais

Guia de seleção de resinas e intermediários

Guia de seleção de resinas e intermediários Guia de seleção de resinas e intermediários as de silicone para revestimentos de proteção decorativa e de alto desempenho A química baseada em silício da marca XIAMETER ajuda você a resolver os difíceis

Leia mais

Revestimentos para madeira ecologicamente corretos NECOWEL TM

Revestimentos para madeira ecologicamente corretos NECOWEL TM Revestimentos para madeira ecologicamente corretos NECOWEL TM Desempenho excelente, aplicação de qualidade superior e compatibilidade ambiental. Feito sob medida para você. Como especialistas em emulsões

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - MATERIAL Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta Especificação fixa as condições exigíveis para o fornecimento de tinta à base de resina acrílica destinada a demarcação de pavimentos. 2.

Leia mais

SINTECOAT IZ100. USOS - Proteção anticorrosiva especialmente indicada em áreas de severas condições de corrosão.

SINTECOAT IZ100. USOS - Proteção anticorrosiva especialmente indicada em áreas de severas condições de corrosão. SINTECOAT IZ100 DESCRIÇÃO Zinco silicato Inorgânico de auto cura, com um alto conteúdo de zinco metálico que atua como ânodo de sacrifício, protegendo o aço da corrosão por períodos muito prolongados.

Leia mais

DECORA EFEITOS ESPECIAIS CIMENTO QUEIMADO

DECORA EFEITOS ESPECIAIS CIMENTO QUEIMADO CORAL foi inspirado em materiais rústicos e modernos, criando um efeito luxuoso e personalizado em sua parede. O produto foi desenvolvido com o objetivo de criar exclusivamente o efeito Cimento Queimado,

Leia mais

TINTAS E COMPLEMENTOS

TINTAS E COMPLEMENTOS Catálogo WEG Tintas TINTAS E COMPLEMENTOS REPINTURA AUTOMOTIVA Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas NOVAS TECNOLOGIAS COM ALTA QUALIDADE Fornecer soluções completas em pintura está

Leia mais

Palestrante: André Luiz de Oliveira Empresa: Reichhold do Brasil SUMÁRIO

Palestrante: André Luiz de Oliveira Empresa: Reichhold do Brasil SUMÁRIO SUSTENTABILIDADE E BAIXO VOC NA PINTURA E ADESÃO EM PISOS ASFÁLTICOS E DE CONCRETO FORMULANDO SISTEMAS ALQUÍDICOS E EPOXÍDICOS PARA ASFALTO E CONCRETOS COM POLÍMEROS A BASE DE ÁGUA E DE ALTO TEOR BIORRENOVÁVEL

Leia mais

PARALOID Edge ISO-Free

PARALOID Edge ISO-Free Dow Coating Materials PARALOID Edge ISO-Free Tecnologia livre de isocianato Coating Materials Acabamentos mais rápidos A tecnologia PARALOID Edge ISO-Free da Dow Coating Materials representa uma grande

Leia mais

TECNOLOGIA DAS TINTAS E PRODUTOS SUVINIL

TECNOLOGIA DAS TINTAS E PRODUTOS SUVINIL TECNOLOGIA DAS TINTAS E PRODUTOS We create chemistry ROTEIRO DO CURSO MÓDULO 01: PINTOR PROFISSIONAL Postura Fidelização de clientes Apresentação pessoal Colocando preço no serviço Como elaborar orçamentos

Leia mais

e nos serviços que oferecemos a você através de mais de 100 subsidiárias espalhadas pelo mundo.

e nos serviços que oferecemos a você através de mais de 100 subsidiárias espalhadas pelo mundo. CREATING TOMORROW S SOLUTIONS Revestimentos & embalagem I RESINAS E DE EFICIÊNCIA RESINAS TERMOPLÁSTICAS VINNOL TINTAS DE IMPRESSÃO COMO CONSEGUIR BRILHO E EFICIÊNCIA EM UMA TINTA DE IMPRESSÃO? A formulação

Leia mais

Massa Corrida. Branca Fosco 65% ± 2 39% ± 2. 1,65 g/cm³ (valor aproximado) 8,0 9,0 Não aplicável 24 meses Consultar FISPQ 6 kg e 27kg

Massa Corrida. Branca Fosco 65% ± 2 39% ± 2. 1,65 g/cm³ (valor aproximado) 8,0 9,0 Não aplicável 24 meses Consultar FISPQ 6 kg e 27kg BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Massa Corrida Massa para uso interno, de grande poder de enchimento, ótima aderência, fácil aplicação e lixamento. Produto conforme Norma NBR 11702 da ABNT tipo 4.7.2.

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 153

Norma Técnica SABESP NTS 153 Norma Técnica SABESP NTS 153 Esquema de pintura para equipamentos e materiais plásticos expostos a raios solares Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 153 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1

Leia mais

Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes Aula 7 PROF. DENILSON J. VIANA

Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes Aula 7 PROF. DENILSON J. VIANA Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes Aula 7 PROF. DENILSON J. VIANA Aditivos para óleos lubrificantes Os aditivos são compostos químicos que adicionados aos óleos básicos reforçam alguma de suas

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos Metais Não Ferrosos 8.1 - Introdução Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga Os metais não ferrosos

Leia mais

Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio

Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Por que utilizar

Leia mais

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL Processos Químicos Industriais II POLPAÇÃO QUÍMICA Os cavacos são cozidos em licores ou lixívias, isto é, em soluções aquosas contendo

Leia mais

TINTAS E COMPLEMENTOS

TINTAS E COMPLEMENTOS Catálogo WEG Tintas TINTAS E COMPLEMENTOS REPINTURA AUTOMOTIVA Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas NOVAS TECNOLOGIAS COM ALTA QUALIDADE ÍNDICE Fornecer soluções completas em pintura

Leia mais

COMPOUND ADESIVO GEL

COMPOUND ADESIVO GEL Produto COMPOUND ADESIVO GEL é um adesivo estrutural de base epóxi que apresenta altíssimas resistências em baixas idades, alta fluidez, possibilitando a aplicação até mesmo em locais de difícil acesso.

Leia mais

TINTAS E COMPLEMENTOS

TINTAS E COMPLEMENTOS Catálogo WEG Tintas TINTAS E COMPLEMENTOS REPINTURA AUTOMOTIVA Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas NOVAS TECNOLOGIAS COM ALTA QUALIDADE Fornecer soluções completas em pintura está

Leia mais

Pintura de Acabamento PVC-Alquídica para revestimentos intumescentes

Pintura de Acabamento PVC-Alquídica para revestimentos intumescentes Ficha do Produto Edição 24/03/2014 Identificação 02 06 04 00 001 0 000015 Sika Unitherm - Top S Pintura de Acabamento PVC-Alquídica para revestimentos intumescentes Descrição do Produto Sika Unitherm -Top

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDACIL é um verniz à base de resina acrílica dispersa em solvente. É indicado para proteção de estruturas e, após a cura, forma um filme transparente, impermeável, de fácil limpeza, de boa resistência

Leia mais

O seu componente inspirador

O seu componente inspirador O seu componente inspirador IQOXE Emulsões Poliméricas Empresa jovem com uma experiência sólida no fabrico de Emulsões Poliméricas. Tintas e revestimentos Tintas decorativas para interiores e fachadas

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001 1. Descrição: A é um impermeabilizante super elástico e flexível, aplicado a frio em forma de pintura e formulado à base de polímeros especiais acrílicos com alto teor de sólidos Forma uma película impermeabilizante,

Leia mais

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos

Leia mais