Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 Capítulo 16 - p. 235

3 PROBLEMATIZAÇÃO O que você sabe sobre: Sequestro de carbono? Efeito estufa? Aquecimento global? Protocolo de Kyoto? Créditos de carbono? Camada de ozônio? Fixação do nitrogênio? Rotação de cultura? Adubação verde?

4 Ler o texto: Já começou p. 235

5 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Lavoisier

6 Os organismos retiram constantemente da natureza substâncias e elementos químicos, que depois retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os ciclos biogeoquímicos.

7 As cadeias de carbono que formam as moléculas de açúcar são fabricadas pelos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual ocorre absorção do CO 2 do ambiente. A absorção do carbono atmosférico pelas plantas e outros seres autotróficos e sua transformação em substâncias orgânicas são chamadas de fixa-ção do carbono ou sequestro do carbono. Dessa forma, o carbono passa a circular pela cadeia alimentar na forma de moléculas orgânicas. Sua volta ao ambiente se dá na forma de CO 2 por meio da respiração de praticamente todos os seres vivos e da decomposição de seus corpos após a morte.

8 Absorção de energia luminosa Fotossíntese Luz 6CO 2 + 6H 2 O C 6 H 12 O 6 + 6O 2 Respiração celular Liberação de energia C 6 H 12 O 6 + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O + Energia

9 O ciclo do carbono está ligado ao do oxigênio, pois este é produzido na fotossíntese e lançado na atmosfera; pela respiração, ele é consumido e se produz novamente CO 2. Além de pela respiração e decomposição (oxidação biológica), o CO 2 é recolocado na atmosfera pela combustão de matéria orgânica (oxidação não biológica), Boa parte do CARBONO da Terra está nos compostos minerais carbonatos (depósitos de conchas ou esqueletos) e nos depósitos orgânicos fósseis (carvão mineral, petróleo e o gás natural), que se originaram de vegetais e outros organismos, que, durante centenas de milhões de anos sofreram grandes pressões das camadas da terra.

10

11 A produção de CO 2 pela respiração e pela decomposição deveria ser naturalmente compensada pelo consumo desse gás na fotossíntese. No entanto, o ser humano não tem respeitado a natureza, libera esse gás na atmosfera, pela queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e de madeira, a uma velocidade muito maior que a de assimilação pela fotossíntese. As reservas de carvão e de petróleo estão sendo consumidas em pouco + de um século. O resultado é um desequilíbrio no ciclo do carbono, c/ aumento progressivo de CO 2 na atmosfera.

12 CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DE CO 2 EFEITO ESTUFA O CO 2 forma uma barreira na atmosfera que deixa passar a luz do Sol e retém o calor irradiado pela superfície terrestre, semelhante a estufa de vidro. Por essa razão o efeito do aquecimento do planeta é chamado de Efeito Estufa. O efeito estufa natural mantém a temperatura média da Terra em torno de 15ºC. Sem ele, o planeta estaria permanentemente coberto de gelo e sua temperatura média estaria em torno de -18ºC.

13 EFEITO ESTUFA Radiação solar ultravioleta

14 É o efeito estufa antrópico resulta em um desequilíbrio energético do planeta e contribui para o aquecimento global.

15 GASES QUE COLABORAM PARA O EFEITO ESTUFA O vapor de água na atmosfera, o gás metano (produzido na decomposição e na fermentação), o dióxido de nitrogênio (combustão orgânica) e os clorofluorcabonos. CO 2 Vapor de H 2 O CH 4 NO 2 CFCs

16 AQUECIMENTO GLOBAL Com o aumento da produção do CO 2, por causa da queima de combustíveis fósseis e queimadas, a concentração desse gás vem aumentando gradativamente e há muitas evidências de que esse fato vem provocando um aumento na temperatura média da Terra, é o aquecimento global. De 1970 a 2004, a emissão desses gases subiu 70%. Estudos mostram aumento no ritmo do derretimento do gelo nos polos e diminuição das geleiras nos Andes e no Himalaia. A redução total da camada de gelo no Ártico, medida nos meses de verão, desde 1970 já é 40%.

17 Houve tb um aumento de 3ºC na temperatura média da Groenlândia, c/ consequente aumento na quantidade de água q suas geleiras lançam no Atlântico. O aumento da temperatura pode provocar a subida do nível dos mares. C/ isso, grandes áreas do litoral seriam inundadas, muitas ilhas ficariam submersas e milhões de pessoas desabrigadas. O IPCC prevê um aumento da temp. da Terra entre 1,8 e 6,4ºC. Um aumento de + de 2ºC já seria suficiente p/ provocar mudanças climáticas importantes: ondas de forte calor, secas e inundações + frequentes, ciclones tropicais, furacões + intensos, aumento de chuvas torrenciais nas latitudes + extremas e menos chuvas nas áreas subtropicais.

18 AQUECIMENTO GLOBAL - CONSEQUÊNCIAS Elevação do nível dos mares. Alterações climáticas em todo o planeta. Modificações profundas na vegetação. Aumento na incidência de doenças e proliferação de insetos nocivos ou vetores de doenças, etc. Todas essas previsões dependem do que vai ocorrer com as emissões de carbono no futuro.

19

20 PROTOCOLO DE KYOTO Em 2005, entrou em vigor o Protocolo de Kyoto: 141 países apoiaram a redução da emissão de CO 2 de 5,2% em média entre os anos de 2008 e 2012 (as cotas de redução variam de 6 a 8% conf. o país). Os EUA, o 2º país + emissor de carbono do mundo, negou-se a ratificar o protocolo com a alegação de que aceitá-lo seria ruim para a economia americana. Apenas as nações ricas são obrigadas a reduzir suas emissões, as em desenvolv/º como Brasil, China e Índia, grandes poluentes, podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada. Em 2012 o protocolo teve sua validade prorrogada até 2020 após a Conferência das Partes (COP18).

21 O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) Os países em desenvolvimento, como o Brasil, que não precisam cumprir, por enquanto, metas obrigatórias de redução, podem ser beneficiadas pelo MDL. Governos ou empresas desses países, que não precisam reduzir, mas que, reduzem as emissões, podem vender esses créditos a empresas ou governos das nações ricas. Em troca, estas contabilizam para si essas reduções e recebem créditos de carbono, que contariam para atingir suas metas de redução das emissões. O argumento é que p/ o planeta como um todo, o importante é reduzir a emissão total de CO 2, não importando a região.

22 O que pode ser feito para reduzir as emissões CO 2 Troca dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) por álcool que polui menos. Projetos de reflorestamento aumentando a quantidade de árvores que absorvem o CO 2. Redução do gás metano (exerce um efeito estufa cerca de 25 vezes maior do que o CO 2.) etc. p. 240 Além das medidas tomadas por governos e empresas, cada um de nós pode colaborar: diminuindo o consumo de energia, usar transportes coletivos, carro à álcool, manter motores regulados, reduzindo volume de lixo, reciclando e reaproveitando.

23 EFEITO ESTUFA Vídeos: Ciclo do carbono Duração:1:00 Efeito estufa Duração: 1:44

24 Os átomos de oxigênio estão nos + variados compostos minerais e orgânicos, mas sua presença na forma de molécula de oxigênio livre (O 2 ) como é usado na respiração e na combustão depende da fotossíntese. Nessa forma compõe 21% da atmosfera. O ciclo do oxigênio está muito relacionado ao do carbono. Esse gás é produzido durante a fotossíntese e consumido quando essas moléculas são oxidadas na respiração ou na combustão.

25 15 a 30 Km - estratosfera

26 Na estratosfera, parte do oxigênio (O 2 ) é transformado em ozônio (O 3 ) pelos raios ultravioletas do Sol. O inverso também ocorre. Essas duas reações (O 2 O 3 ) permitem que se mantenha na estratosfera uma camada de ozônio em equilíbrio, que funciona com filtro protetor, retendo cerca de 80% de toda radiação ultravioleta. A maior concentração de ozônio está entre 20 e 25 km de altitude. Com a destruição dessa camada, mais raios UV chegam à Terra, o que representa sério perigo para o ser humano e para o meio ambiente.

27

28 Quando os raios ultravioletas atingem as moléculas de O 3 na estratosfera, elas decompõem em: um átomo de oxigênio (O) e uma molécula de O 2 e nesta reação os raios ultravioletas são refletidas de volta para o espaço não atingindo o solo, com isto as reações ocorridas protegem a VIDA.

29 Destruição da camada de ozônio A camada de ozônio vem sendo progressivamente destruída por gases liberados por aviões supersônicos, cinzas de vulcões e, principalmente, pelos clorofluorcarbonos (CFCs), grupo de gases usados nas indústrias, com destaque para CF 2, Cl 2, CFCl 3. Os CFCs são muito estáveis e sobem lentamente até a estratosfera, onde começam a destruir o ozônio. Além disso, tb colaboram para o aumento do efeito estufa.

30 Sob a ação dos raios ultravioletas, os CFCs liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio e o transformam em oxigênio. No fim da reação, os átomos de cloro são regenerados e destroem outras moléculas de ozônio. Apenas um átomo de cloro pode teoricamente decompor + de cem mil moléculas de ozônio, ao longo do anos. CF 2 Cl 2 CF 2 Cl + Cl Cl + O 3 ClO + O 2 ClO + O Cl + O 2 O processo de formação de ozônio a partir do oxigênio não é interrompido, mas a sua velocidade é inferior à de destruição, o que leva a uma redução Buraco na Camada de Ozônio.

31

32 Produtos onde são encontrados os CFCs Usados para dar pressão em embalagens spray (aerossóis) de desodorantes, inseticidas, etc. Usados como gás de refrigeração em geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Na limpeza de circuitos eletrônicos. Na fabricação de espuma de plástico e isopor. Apenas em 1970 ficou comprovada a ação desses gases sobre a camada de ozônio. Algumas medições, revelaram uma destruição maior do ozônio chegando a 50% - sobre a Antártida, mas trata-se de um fenômeno cíclico. Com a mudança de estação o ar é renovado e a destruição diminui.

33 ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO ( )

34 SITUAÇÃO ATUAL DA CAMADA DE OZÔNIO Em setembro de 2000, com 29,78 milhões de Km 2 Em setembro de 2003, com 28,2 milhões de Km 2

35 CONSEQUÊNCIAS DO BURACO NA CAMADA de O 3 O aumento da passagem de radiação UV pode: Reduzir a fotossíntese comprometendo colheitas. Destruir o fitoplâncton provocando desequilíbrios nos ecossistemas aquáticos. No ser humano, esse tipo de radiação aumenta a incidência de câncer de pele (por causa do aumento da taxa de mutações), de cataratas (lesões no cristalino) e de prejuízos ao sistema imunológico. Em setembro de 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal e, desde então, as emissões de CFCs diminuíram 97% nos países industrializados e 84% nos demais. Além de não produzir mais CFC em 2007 o Brasil proibiu sua importação.

36 CONSEQUÊNCIAS DO BURACO NA CAMADA de O 3 O aumento da passagem de radiação UV pode: Reduzir a fotossíntese comprometendo colheitas. Destruir o fitoplâncton provocando desequilíbrios nos ecossistemas aquáticos. No ser humano, esse tipo de radiação aumenta a incidência de câncer de pele (por causa do aumento da taxa de mutações), de cataratas (lesões no cristalino) e de prejuízos ao sistema imunológico.

37 VÍDEO: Buraco na Camada de Ozônio - Duração: 2:10

38 A água é fundamental para os seres vivos, pois possibilita a ocorrência das reações químicas, ajuda a regular a temperatura e facilita e transporte de substâncias. Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97% estão nos oceanos. Cerca de 2% da água do planeta está no estado sólido, nas regiões próximas aos polos e no topo de montanhas muito elevadas. A água doce no estado líquido está nos rios, lagos, represas, infiltrada no solo e nas rochas, nas nuvens e nos seres vivos corresponde 1% do total de água do planeta.

39 DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA BIOSFERA

40 A energia solar desempenha importante papel no ciclo da água. Graças a ela, a água sofre constante evaporação e penetra na atmosfera em forma de vapor. Nas camadas + altas e + frias da atmosfera, o vapor de água se condensa e forma as nuvens. As gotas de água nas nuvens são tão pequenas q a turbulência e as correntes de ar mantêm-nas flutuando. Qdo várias gotas se juntam, elas podem ficar muito pesadas para se manter no ar e se precipitam na forma de chuva, neve ou granizo. Por meio de um escoamento superficial, a água pode formar rios e lagos e voltar para o aceano. Pode tb infiltrar-se no solo e formar os lençóis subterrâneos ou freáticos, ou os aquíferos.

41 Ciclo curto ou pequeno: que ocorre pela evaporação dos oceanos, rios, mares e lagos e sua volta a superfície da Terra na forma de chuva e neve. Ciclo longo ou grande: aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. Ela é retirada do solo pelas raízes dos vegetais e utilizada na fotossíntese e pode, pela cadeia alimentar, ir para o corpo dos animais. A água volta para a atmosfera por meio da transpiração ou da respiração e volta para o solo por meio da urina, das fezes ou da decomposição das folhas e dos cadáveres.

42

43

44 Os ser humano vem consumindo grandes quantidades de água doce de rios, lagos e lençóis subterrâneos. O consumo excessivo e a poluição aceleram a escassez de água limpa. Ler o texto: A escassez de água p. 244

45 Vídeo: Ciclo da água Duração: 3:31

46 O nitrogênio é um elemento químico fundamental p/ o ser vivo, pois entra na constituição de substâncias importantes, como as proteínas e os ácidos nucleicos. Entretanto, apesar de 78% da atmosfera ser constituída de gás nitrogênio (N 2 muito estável), a maioria dos seres vivos não pode utilizá-lo diretamente. Os vegetais só conseguem usá-lo na forma de amônia (NH 3 ) ou de nitrato (NO - 3). Os animais aproveitam o nitrogênio na forma de aminoácidos.

47 ETAPAS DO CICLO DO NITROGÊNIO FIXAÇÃO AMONIFICAÇÃO NITRIFICAÇÃO DESNITRIFICAÇÃO

48 1) FIXAÇÃO DO NITROGÊNIO A transformação do gás nitrogênio em amônia, que pode ser incorporada às substâncias orgânicas, é chamada de fixação do nitrogênio. A fixação é feita por algumas bactérias que conseguem utilizar o nitrogênio atmosférico (N 2 ) e o transformam em amônia (NH 3 ). 2N 2 + 6H 2 O 4NH 3 + 3O 2 Entre as cianobactérias fixadoras, estão a Nostoc e a Anabaena, e entre as bactérias, a Azotobacter e a Clostridium. Há tb as bactérias do gênero Rhizobium, que vivem nas raízes das leguminosas.

49 Examinando essas raízes, encontramos pequenos nódulos com milhões de bactérias fixadoras (Rhizobium). Uma parte do nitrogênio fixado é fornecido à leguminosa que a utiliza na síntese de aminoácidos e nucleotídeos, o excesso é liberado no solo na forma de amônia. Essas bactérias funcionam como adubo vivo ao fornecer nitrogênio à planta, que lhes dá alimento associação mutualística.

50 2) AMONIFICAÇÃO Uma parte da amônia do solo origina-se da fixação do nitrogênio. Outra parte é formada a partir da decomposição dos cadáveres e excretas. Realizado por bactérias e fungos decompositores, esse processo é chamado de amonificação.

51 3) NITRIFICAÇÃO O fenômeno de transformação da amônia em nitrato é chamado de nitrificação e ocorre em 2 etapa. Nitrosação: a maior parte da amônia não é absorvida pelas plantas, sendo oxidada em nitrito pelas bactérias notrosas (gênero Nitrosomonas, Nitrosococus e Nitrosolobus (quiomintéticas). Nitratação: os nitritos formados pelas bactérias nitrosas são liberados no solo e oxidados por outras bactérias quimiossintéticas chamadas nítricas (gênero Nitrobacter); nessa oxidação, forma-se os nitratos. Os nitratos absorvidos são utilizados pelas plantas na fabricação de proteínas e de seus ácidos nucleicos. Pela cadeia, passam p/o corpo dos animais.

52 4) DESNITRIFICAÇÃO No solo, além das bactérias de nitrificação, existem outras, como a Pseudomonas denitrificans. Na ausência de O 2, essas bactérias usam nitrato para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia) e produzir energia. Por meio da desnitrificação, uma parte dos nitratos do solo é transformada novamente em gás nitrogênio (N 2 ) e volta para a atmosfera e com isso fecha-se o ciclo.

53 1) FIXAÇÃO 4) DESNITRIFICAÇÃO 2) AMONIFICAÇÃO 3) NITRIFICAÇÃO

54 Nome do Processo Agente Equação Fixação Bactéria Rhizobium e N2 => sais Nostoc (alga cianofícea) nitrogenados Amonização Bactérias decompositoras N orgânico => NH4 Nitrosação Bactéria Nitrosomonas e Nitrosococcus NH4 => NO2 Nitrito Nitratação Bactéria Nitrobacter NO2 => NO3 Desnitrificação Resumo dos processos no ciclo do Nitrogênio: Bactérias Desnitrificantes (Pseudomonas) NO3 => N2 Nitrato Amônia Gás Nitrogênio

55 FERTIZIAÇÃO DO SOLO Embora no solo haja uma quantidade limitada de nitratos, sais de amônia e de outros minerais necessários às plantas, nos ecossistemas naturais a morte e a decomposição promovem a rápida reciclagem desses elementos. Nas culturas agrícolas, uma parte dos vegetais é consumida nas cidades; portanto, sai do ecossistema e impede a reciclagem dos sais. Para compensar isso, são fornecidos ao solo nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos na forma de adubos ou fertilizantes sintéticos.

56 Outra maneira de devolver ao solo os sais de nitrogênio é por meio da rotação de cultura, em que se alterna o plantio de arroz, milho, trigo, etc. com plantas leguminosas. Como vimos, estas repõem pela fixação os sais de nitrogênio que outros vegetais retiram do solo. Além disso, após a colheita, folhas e ramos das leguminosas podem ser enterrados no solo para servir de adubo natural adubação verde.

57 ATIVIDADES RESPONDER: Compreendendo o texto 1 a 7 p. 247 Refletindo e concluindo 1 a 9 p. 248 e 249 ENEM 1 a 7 p. 251 e 252

58 Compreendendo o texto 1 a 7 p ) O átomo de carbono pode fazer parte tanto de substâncias inorgânicas ou minerais sobretudo com CO 2, quanto de substâncias orgânicas, formadas por longas cadeias de carbono. Qual o principal processo que faz com que o carbono passe dessa forma mineral para a forma orgânica? Qual a importância desse processo para a vida na Terra? 2) Como o ser humano vem alterando a concentração de CO2 na atmosfera? Qual a relação entre esse desequilíbrio no ciclo do carbono e a temperatura média do planeta?

59 3) Ao descrever o ciclo do carbono, descrevemos tb, ainda que parcialmente, o ciclo do oxigênio. Por que isso acontece? Justifique sua resposta. 4) Por que se recomenda o reflorestamento como forma de diminuir o problema causado pela emissão de gás carbônico? 5) Em relação aos gases conhecidos pela sigla CFC, que afetam negativamente a atmosfera terrestre, responda: a) Como eles danificam a atmosfera? b)como isso pode afetar a saúde humana? Por quê? c) Que importante medida foi tomada em relação a esse problema?

60 6) Um aluno afirmou que o ciclo da água é movido por energia solar. Explique o q ele quer dizer com isso. 7) Depois de colher as batatas que plantara, um agricultor resolveu plantar feijão no mesmo terreno, como forma de melhorar a fertilidade do solo. Ele está agindo de maneira certa? Justifique sua resposta.

61 Refletindo e concluindo p ) (PUC-RS) Se o prefeito eleito de sua cidade prometeu desenvolver um programa com o objetivo de contribuir p/ a diminuição do efeito estufa em nível local, isso significa que ele pretende incentivar a adoção de medidas de controle da poluição atmosférica através da redução da emissão de e pelas atividades humanas. A) clorofluorcarbonetos e óxido sulfúrico. B) clorofluorcarbonetos e monóxido de carbono. C) dióxido de carbono e óxido sulfúrico. D) dióxido de carbono e metano E) monóxido de carbono e metano.

62 2) (FATEC) Se forem reflorestadas várias áreas, ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podemse combater os poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos poluentes mais abundantes, e sua remoção envolve a elaboração de um produto por um evento metabólico. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenômeno metabólico do processo descrito. a) Carboidrato e fotossíntese. b) Proteína e fermentação. c) Carboidrato e fermentação. d) Proteína e fotossíntese. e) Oxigênio e respiração aeróbica.

63 3) (Fuvest-SP) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um ex. dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos refloresta-mentos, como uma estratégia p/ reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento da área de floresta promoverá maior: a)sombreamento do solo, c/resfriamento da superfície terrestre. b)disponibilidade de combustíveis renováveis e, consequentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que libe-ram CFC (clorofluorcarbono). c)retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do CO 2 atmosférico responsável pelo efeito estufa d)absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.

64 4) (Vunesp) Dentre as várias formas de interferência do ho-mem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio. Uma das consequências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade seria: a) o aumento da temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos oceanos, submergindo cidades costeiras. b) o aumento da concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do sangue de maneira estável, prejudicando assim o transporte de oxigênio. c) o aumento da concentração de dióxido de enxofre, que, em contato com ar úmido, se oxida e se transforma em ácido sulfúrico, q ataca mármores, paredes de edifícios, carros etc d) a ocorrência frequente de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do ar. e) o aumento na incidência da radiação ultravioleta proveniente do Sol, o q provocaria, muito provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de pele.

65 5) Uma prática correta na agricultura é alternar a plantação de culturas que empobrecem o solo com plantações de soja ou de feijão. Isso porque às raízes dessas leguminosas associam-se bactérias do gênero Rhizobium que fixam o N do ar. A partir dessa informação, julgue os itens que se seguem. (1) A participação do Rhizobium é importante porque as plantas não absorvem N diretamente do ar. v (2) O solo apresenta outras bactérias que o enriquecem, como as nitrificantes, que transformam nitrato em amônia. F (3) A principal participação do metabolismo humano no ciclo do nitrogênio é representada pela absorção de compostos orgânicos nitrogenados e pela excreção de uréia. v (4) Uma forma artificial de se aumentar a concentração de nitrogênio no solo é a adição de adubos químicos ricos em nitrato. v

66 6) Considere os processos a seguir. I. Respiração II. Decomposição III. Fotossíntese IV. Combustão Enriquecem a atmosfera com CO 2 apenas: a) II e III. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

67 7) PUCRS - Considerando as informações acerca das alterações ambientais, foco do Protocolo de Kyoto: I. A elevação da concentração de dióxido de carbono na atmosfera é uma das unidades de medida utilizadas na previsão da dimensão do efeito estufa no planeta. II. O gás carbônico é considerado um dos principais poluentes responsáveis pelo aquecimento global, e sua concentração na atmosfera é cada vez mais elevada. III. O aumento progressivo de CO 2 irá elevar a temperatura do planeta, preservando apenas as regiões polares. IV.Com o crescimento das taxas de emissão de CO 2, haverá elevação da temperatura do planeta e, consequentemente, redução do nível do mar, causada pela evaporação. Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

68 8) (Unaerp-SP) I. O CO 2 atmosférico é liberado pelos organismos animais e vegetais. II. O CO 2 atmosférico é assimilado pelos organismos vegetais. III. O carbono dos organismos animais mortos é transferido para o CO 2 atmosférico. IV. O carbono dos organismos vegetais passa a fazer parte dos organismos animais. Os itens acima, referentes ao ciclo do carbono na natureza, correspondem, respectivamente, aos seguintes processos: a) respiração, fotossíntese, decomposição e nutrição. b) respiração, fotossíntese, nutrição e decomposição. c) fotossíntese, respiração, decomposição e nutrição. d) fotossíntese, respiração, nutrição e decomposição. e) Decomposição, fotossíntese, respiração e nutrição.

69 9) (FUVEST) O gráfico mostra a variação de (CO 2 ), atmosférico nos últimos 600 milhões e anos, estimada por s métodos. A relação entre o declínio da concentração atmosférica de CO 2 e o estabelecimento e a diversificação das plantas pode ser explicada, pelo menos em parte, pelo fato de as plantas: a) Usarem o gás carbônico na respiração celular. b) Transformarem átomos de C em átomos de oxigênio. c) Resfriarem a atmosfera evitando o efeito estufa. d) Produzirem CO 2 na degradação de moléculas de glicose. e) Imobilizarem carbono em polímeros orgânicos, como celulase e lignina.

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

Ciclos em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos.

Ciclos em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Ciclos em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais ciclos: Água Carbono Nitrogênio Mais abundante componente dos seres

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Ciclos Biogeoquímicos. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Ciclos Biogeoquímicos Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO CICLO DA ÁGUA; CICLO DO CARBONO; CICLO DO OXIGÊNIO; CICLO DO NITROGÊNIO; CICLO DA ÁGUA CICLO DA ÁGUA Origens do vapor-d água: Evaporação:

Leia mais

01/03/2013 FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA. A matéria obedece a um ciclo FLUXO CÍCLICO PRODUTORES CONSUMIDORES. MATÉRIA INORGÂNICA pobre em energia química

01/03/2013 FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA. A matéria obedece a um ciclo FLUXO CÍCLICO PRODUTORES CONSUMIDORES. MATÉRIA INORGÂNICA pobre em energia química ECOLOGIA Prof. Gassem ECOSSISTEMAS FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA A matéria obedece a um ciclo FLUXO CÍCLICO PRODUTORES MATÉRIA INORGÂNICA pobre em energia química MATÉRIA ORGÂNICA rica em energia química

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CLAUDIO POZZATTI CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Demonstram a maneira como a mãe-terra empresta seus elementos para a organização do corpo dos seres vivos e que esses mesmos elementos serão um dia devolvidos ao

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ciclos: troca e circulação de matéria entre os fatores bióticos e abióticos. Bio: síntese orgânica e decomposição dos elementos. Geo: o meio terrestre (solo)

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier Transferência de elementos químicos entre os seres vivos e o ambiente. Ciclo da Água Ciclo do Oxigênio Ciclo do Fósforo

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2015

Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2015 Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2015 Ciclos biogeoquímicos Conceito: É o trajeto das substâncias do ambiente abiótico para biótico e o seu retorno ao mundo abiótico. Há um movimento cíclico de elementos

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 12 Ecologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 12 Ecologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 12 Ecologia Fundamental na constituição bioquímica dos organismos vivos. Faz parte das moléculas orgânicas (DNA, RNA, Proteínas, ATP, ADP, vitaminas, clorofila

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS. O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os chamados ciclos biogeoquímicos.

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS. O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os chamados ciclos biogeoquímicos. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os chamados ciclos biogeoquímicos. CICLO HIDROLÓGICO A sobrevivência de cada ser vivo de toda

Leia mais

INTRODUÇÃO. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier

INTRODUÇÃO. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier INTRODUÇÃO Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier Transferência de elementos químicos entre os seres vivos e o ambiente. Ciclo da Água Ciclo do Oxigênio Ciclo

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS É o trânsito da matéria entre o meio físico e os seres vivos. Quando os organismos vivos realizam os processos vitais essenciais, eles incorporam moléculas de água, carbono, nitrogênio

Leia mais

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Os quatro principais ciclos biogeoquímicos são: a)ciclo da água.

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos BIOLOGIA Luisinho Ciclos Biogeoquímicos CICLOS BIOGEOQUÍMICOS A Biogeoquímica é a ciência que estuda a troca ou a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da Biosfera (Odum, 1971).

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Parte 2 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a biogeoquímica e ciclo do carbono: I Características gerais do nitrogênio II Ciclo do nitrogênio

Leia mais

ATMOSFERA GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA

ATMOSFERA GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA ATMOSFERA GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA O planeta Terra é envolto por uma camada de gases, denominada atmosfera terrestre, que é retida pela força da gravidade. A existência da atmosfera

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA Conjunto dos processos biológicos, geológicos, químicos e físicos responsáveis pela circulação da matéria (entrada, transferência e reciclagem). Profº. Moisés

Leia mais

DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS

DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS 2º EM Biologia Professor João DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS POLUIÇÃO Qualquer alteração nas propriedades físicas, químicas ou biológicas de um ecossistema, ocasionada ou não pela ação humana; Pode ser:

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Parte 1 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a biogeoquímica e ciclo do carbono: I Características gerais dos ciclos biogeoquímicos II

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos. Luciana Ramalho 2018

Ciclos Biogeoquímicos. Luciana Ramalho 2018 Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2018 Ciclos biogeoquímicos Conceito: É o trajeto das substâncias do ambiente abiótico para biótico e o seu retorno ao mundo abiótico. Há um movimento cíclico de elementos

Leia mais

Denise Mello do Prado Biologia

Denise Mello do Prado Biologia Energia Solar Estima-se queapenas1% daenergiasolar quechegaà Terra é incorporada pelos vegetais por meio da fotossíntese Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br 1% absorvido fotossíntese

Leia mais

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera Cap. 4: O AR O ar atmosférico e a importância da atmosfera A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta e tem espessura de 1000 km aproximadamente. Importância da atmosfera para a Terra - Funciona

Leia mais

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Chuva Ácida e Efeito Estufa Parte 2. Prof a. Giselle Blois

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Chuva Ácida e Efeito Estufa Parte 2. Prof a. Giselle Blois QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano Chuva Ácida e Efeito Estufa Parte 2 Prof a. Giselle Blois EFEITO ESTUFA Chuva Ácida e Efeito Estufa É prejudicial ao homem e ao meio ambiente??? O Efeito estufa é

Leia mais

COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA

COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA POLUIÇÃO DO AR COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA Gases Nitrogênio Oxigênio Vapor de água Argônio Dióxido de Carbono Neon Hélio Metano % em Volume 78.1% 21% varia de 0-4% 0.93% por volta de 0.3% abaixo dos 0.002%

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Disciplina de Biologia Profa. Daniela Bueno Sudatti Livro 3, Parte III Cap 10.4 O Que é? Circulação de matéria (orgânica e inorgânica) no planeta. BIOSFERA HIDROSFERA ATMOSFERA LITOSFERA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA E QUANTIDADES LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Uruguaiana, maio de 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA E QUANTIDADES LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Uruguaiana, maio de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA E QUANTIDADES LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Uruguaiana, maio de 2016. 1 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Ecologia I Matéria e Energia nos Ecossistemas Professora: Brenda Braga Níveis de Organização Fatores: Bióticos+Abióticos Nicho x Habitat predadores outros lobos parasitas tipo de reprodução alimento

Leia mais

Bio. Semana 4. Nelson Paes (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 4. Nelson Paes (Rebeca Khouri) Semana 4 Nelson Paes (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03

Leia mais

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas.

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. CICLO do FÓSFORO CICLO SEDIMENTAR APATITA Ca 3 (PO 4 ) 2 erosão de rochas fosfatadas CICLO RÁPIDO CICLO LENTO PICO DO FÓSFORO

Leia mais

Os Componentes do Ar III UNIDADE

Os Componentes do Ar III UNIDADE Os Componentes do Ar III UNIDADE O ar é um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas. É uma substância vital para a manutenção da vida na terra,

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 2,0 Tempo para responder: 20min Sabendo que o clima não é algo estático, mas sim, um complexo e intrincado sistema de infinitas variáveis agindo simultaneamente e considerando

Leia mais

A TERRA E SUA ATMOSFERA

A TERRA E SUA ATMOSFERA A TERRA E SUA ATMOSFERA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Ahrens, C. D. Meteorology Today Trewartha & Horn An Introduction to Climate Varejão-Silva, M. A. Meteorologia e Climatologia Tamanho relativo dos planetas

Leia mais

2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE

2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE 2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE CAPÍTULOS 2 E 3 Disciplina: Ciências Série: 6º anos Professora: Daniela AMBIENTES AQUÁTICOS E TERRESTRES Ambientes de água doce: são pouco profundos, boa luminosidade,

Leia mais

Tópico I - Composição da atmosfera da Terra. Notas de aula de Meteorologia Ambiental Profa. Maria de Fatima Andrade

Tópico I - Composição da atmosfera da Terra. Notas de aula de Meteorologia Ambiental Profa. Maria de Fatima Andrade Tópico I - Composição da atmosfera da Terra Notas de aula de Meteorologia Ambiental 2014 Profa. Maria de Fatima Andrade A composição da atmosfera da Terra é o resultado de vários processos que ocorreram

Leia mais

Bio. Semana 6. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 6. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 6 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

A ATMOSFERA. Ciências 6º ano

A ATMOSFERA. Ciências 6º ano A ATMOSFERA Ciências 6º ano A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar; A atmosfera é uma camada formada por diversos gases e vapor de água,que envolve todo o nosso planeta; Sem a atmosfera provavelmente

Leia mais

As camadas da atmosfera

As camadas da atmosfera A ATMOSFERA A Atmosfera Atmosfera significa esfera de ar; A atmosfera é uma camada formada por diversos gases e vapor de água, que envolve todo o nosso planeta; Sem a atmosfera provavelmente não haveria

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Vida e ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6 Conteúdos Efeito estufa. Fontes de energia alternativa.

Leia mais

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes.

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada onde quase não há vapor

Leia mais

Principais Problemas Ambientais

Principais Problemas Ambientais Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química Atmosférica (Parte 2) Principais Problemas Ambientais Felipe Dias dos Reis Principais

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: MARIO NETO

GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: MARIO NETO GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: MARIO NETO DISCIPLINA:CIÊNCIA NATURAIS SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem 1) (UDESC/2009) Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:

Leia mais

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por

Leia mais

Componentes Estruturais. A Ecologia e sua Importância. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem

Componentes Estruturais. A Ecologia e sua Importância. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Interferência Humana provoca desequilíbrios ecológicos Ecossistema

Leia mais

COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA

COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA POLUIÇÃO DO AR COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA Gases Nitrogênio Oxigênio Vapor de água Argônio Dióxido de Carbono Neon Hélio Metano % em Volume 78.1% 21% varia de 0-4% 0.93% por volta de 0.3% abaixo dos 0.002%

Leia mais

Funções da Atmosfera. pág Q

Funções da Atmosfera. pág Q A Atmosfera A atmosfera é a mistura de gases que envolve a Terra; O seu limite situa-se a cerca de 1000 Km acima do nível do mar, mas 99% da massa que constitui a atmosfera localiza-se a menos de 40 km

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 109 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Em cavernas escuras

Leia mais

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas Quais são as causas das perturbações dos ecossistemas? Causas naturais Causas humanas Quais são as fontes de alteração da atmosfera? A atmosfera é

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA Conjunto dos processos biológicos, geológicos, químicos e físicos responsáveis pela circulação da matéria (entrada, transferência e reciclagem). Profº. Moisés

Leia mais

Mudanças as Ambientais Globais PROPRIEDADE REGISTRADA

Mudanças as Ambientais Globais PROPRIEDADE REGISTRADA Mudanças as Ambientais Globais PROPRIEDADE REGISTRADA O que é a Camada de Ozônio? A camada de Ozônio É uma camada formada pelo composto O 3 (gás s ozônio) na partes altas da atmosfera. Após s sua formação

Leia mais

Ecossistema. Ecossistema. Componentes Abióticos. A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais

Ecossistema. Ecossistema. Componentes Abióticos. A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Interferência Humana provoca desequilíbrios ecológicos Ecossistema

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

Ciclos biogeoquímicos. A energia flui. A matéria é cíclica. Esses elementos são fundamentais para os seres vivos e embora em abundancia são finitos.

Ciclos biogeoquímicos. A energia flui. A matéria é cíclica. Esses elementos são fundamentais para os seres vivos e embora em abundancia são finitos. Ciclos biogeoquímicos A energia flui. A matéria é cíclica. Esses elementos são fundamentais para os seres vivos e embora em abundancia são finitos. Ciclo da Água - O mais simples. A água não sofre transformação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF. LUCAS SIQUEIRA CAMADA DE OZÔNIO (I) A camada

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos DEFINIÇÃO Trata-se de movimentos cíclicos que envolvem elementos químicos presentes no meio biológico e o ambiente geológico; Elementos que são necessários ao desenvolvimento dos

Leia mais

Ciclos biogeoquímicos

Ciclos biogeoquímicos Ciclos biogeoquímicos Conceitos Os elementos químicos essenciais à vida são aproximadamente 40. São incorporados nos seres na forma de compostos orgânicos. - ciclos sedimentares: quando o elemento circula

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 22 CICLOS DA ÁGUA, DO CARBONO E DO OXIGÊNIO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 22 CICLOS DA ÁGUA, DO CARBONO E DO OXIGÊNIO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 22 CICLOS DA ÁGUA, DO CARBONO E DO OXIGÊNIO Nuvens Resfriamento Sol Transpiração Oceano Vegetais Animais Precipitação: chuva neve, granizo Oceano, lago, lençol freático Rio Fixação

Leia mais

A M B I E N T A L D E G R A D A Ç Ã O. Ilha de Calor. Efeito Estufa ESQUEMA DE ILHA DE CALOR ESQUEMA DE ILHA DE CALOR. Diminuição de áreas verdes

A M B I E N T A L D E G R A D A Ç Ã O. Ilha de Calor. Efeito Estufa ESQUEMA DE ILHA DE CALOR ESQUEMA DE ILHA DE CALOR. Diminuição de áreas verdes D E G R D Ç Ã O M B I E N T L Este é um estudo do acelerado processo de degradação ambiental urbano (microclima urbano), mas também da extensão desses males - provocados pela modernidade da tecnociência

Leia mais

A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta.

A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta. Amenic181/Shutterstock/Latinsto A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta. Em que camada da atmosfera está a maior parte do ar? Que fenômenos consomem

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos e Ecossistemas Humanos

Ciclos Biogeoquímicos e Ecossistemas Humanos Ciclos Biogeoquímicos e Ecossistemas Humanos MÓDULO 1 Professora: Andréa Rodrigues Monitora: Laís Leal Ciclos biogeoquímicos Porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

SUCESSÃO ECOLÓGICA. As etapas da sucessão

SUCESSÃO ECOLÓGICA. As etapas da sucessão SUCESSÃO ECOLÓGICA Processo ordenado da instalação e desenvolvimento de uma comunidade. Ocorre com o tempo e termina quando se estabelece na área uma comunidade estável. As etapas da sucessão Vamos tomar

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

COMPOSIÇÃO DO AR E OS CICLOS NATURAIS

COMPOSIÇÃO DO AR E OS CICLOS NATURAIS COMPOSIÇÃO DO AR E OS CICLOS NATURAIS A ATMOSFERA Significa esfera de AR; É a camada FORMADA por DIVERSOS GASES e VAPOR D ÁGUA que ENVOLVE todo nosso planeta; SEM ATMOSFERA NÃO HAVERIA VIDA em nosso planeta;

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

TD DE QUIMICA - Profa. Nadia Data: / / Aluno

TD DE QUIMICA - Profa. Nadia Data: / / Aluno TD DE QUIMICA - Profa. Nadia Data: / / Aluno 01. O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno

Leia mais

Catástrofes naturais e com origem antrópica

Catástrofes naturais e com origem antrópica naturais e com Causas Causas Humanas Causas Sismos Derrocadas (movimentos de massa) Inundações Erupções vulcânicas Secas Tempestades Incêndios Causas Humanas Desflorestação Urbanização Incêndios Guerra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA E INORGÂNICA DISCIPLINA DE QUÍMICA AMBIENTAL II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA E INORGÂNICA DISCIPLINA DE QUÍMICA AMBIENTAL II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA E INORGÂNICA DISCIPLINA DE QUÍMICA AMBIENTAL II Ciclo do Nitrogênio Profª Dr.ª Ruth Néia Teixeira Lessa

Leia mais

Fluxos de Energia e de Materiais nos Ecossistemas

Fluxos de Energia e de Materiais nos Ecossistemas Fluxos de Energia e de Materiais nos Ecossistemas Uma vez que o fluxo de materiais é um fluxo cíclico nos ecossistemas, é possível analisar estes fluxos usando as técnicas de balanço de materiais: [Taxa

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA PROFª LUCIANA GIACOMINI

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA PROFª LUCIANA GIACOMINI CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA PROFª LUCIANA GIACOMINI CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Os elementos químicos que os organismos necessitam

Leia mais

01- Por que a atmosfera é essencial para os seres aeróbios (organismos que usam o gás oxigênio para respirar)? R.:

01- Por que a atmosfera é essencial para os seres aeróbios (organismos que usam o gás oxigênio para respirar)? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Por que a atmosfera

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar os principais poluentes atmosféricos; Identificar

Leia mais

Fundamentos de Ecologia

Fundamentos de Ecologia CONCURSO PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR PROFISSIONAL JR - ENG. DE MEIO AMBIENTE Fundamentos de Ecologia Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS

Leia mais

Biogeoquímica é a ciência que estuda a troca ou a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da Biosfera (Odum, 1971).

Biogeoquímica é a ciência que estuda a troca ou a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da Biosfera (Odum, 1971). Ciclos Biogeoquímicos e Ecossistemas Humanos MÓDULO 1 Professora: Andréa Rodrigues Monitor: Rodrigo Lacerda Ciclos biogeoquímicos Porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e

Leia mais

Respostas dos Problemas 1- Respostas: C-A-B-C-B-C Conceitos relacionados: fotossíntese e respiração celular

Respostas dos Problemas 1- Respostas: C-A-B-C-B-C Conceitos relacionados: fotossíntese e respiração celular Respostas dos Problemas 1- Respostas: C-A-B-C-B-C Conceitos relacionados: fotossíntese e respiração celular 2- No processo de fabricação do pão é utilizado o mesmo fungo (Saccharomyces Cerevisae) que é

Leia mais

QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR)

QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR) AQUECIMENTO GLOBAL QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR) CHINA GRANDE EMISSÃO DO GEE DEZ SINAIS DE ALARME DO AQUECIMENTO GLOBAL AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS TUVALU refugiados

Leia mais

QUALIDADE AMBIENTAL MUDANCAS CLIMATICAS GLOBAIS E A AGRICULTURA BRASILEIRA

QUALIDADE AMBIENTAL MUDANCAS CLIMATICAS GLOBAIS E A AGRICULTURA BRASILEIRA QUALIDADE AMBIENTAL MUDANCAS CLIMATICAS GLOBAIS E A AGRICULTURA BRASILEIRA Profa. Dra. Nerilde Favaretto Notas de aula - AL 323 - Recursos Naturais Renováveis Universidade Federal do Paraná Departamento

Leia mais

TIS. Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura

TIS. Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura 1 O Azoto O azoto ou nitrogénio, de símbolo químico N, encontramo-lo no estado gasoso e constitui cerca de 78 % do ar da atmosfera terrestre. É um gás

Leia mais

Grandes Problemas ambientais

Grandes Problemas ambientais Grandes Problemas ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A desflorestação; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos perigosos; A escassez

Leia mais

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera POLUIÇÃO DO AR A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera da Terra há bilhões de anos Pela presença

Leia mais

QUÍMICA ATMOSFÉRICA. (Qualidade do ar e emissões atmosféricas)

QUÍMICA ATMOSFÉRICA. (Qualidade do ar e emissões atmosféricas) QUÍMICA ATMOSFÉRICA (Qualidade do ar e emissões atmosféricas) Inundações Seca Névoa fotoquímica: São Paulo Problemas respiratórios O estudo químico da atmosfera busca compreender este complexo sistema

Leia mais

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial tudo aquilo que a natureza nos oferece é Renováveis Recursos naturais Não renováveis em tese nunca se esgotam O uso predatório dos recursos pode impossibilitar

Leia mais

Unidade 8. A Dinâmica da Atmosfera

Unidade 8. A Dinâmica da Atmosfera Unidade 8 A Dinâmica da Atmosfera O Clima Clima: Características predominantes da atmosfera em uma região ao longo do tempo. Para definir o clima de uma região, são necessários aprox. 30 anos de coleta

Leia mais

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Ecologia: definição OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e

Leia mais

Atmosfera terrestre. Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade.

Atmosfera terrestre. Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Atmosfera terrestre Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Atmosfera terrestre - Composição 99,9% da atmosfera é constituída por apenas quatro gases:

Leia mais

INTERAÇÃO MICRO-ORGANISMOS E MEIO AMBIENTE - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

INTERAÇÃO MICRO-ORGANISMOS E MEIO AMBIENTE - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS INTERAÇÃO MICRO-ORGANISMOS E MEIO AMBIENTE - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo 1 Diagrama de produção fotossintética e do consumo orgânico numa floresta, mostrando fontes, fluxos de

Leia mais

Bio. Semana 4. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 4. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 4 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: O CICLO DO NITROGÊNIO

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: O CICLO DO NITROGÊNIO CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: O CICLO DO NITROGÊNIO Figura 1 Plantação de soja Fonte: Microsoft CONTEÚDOS O nitrogênio no ambiente A fixação do nitrogênio Os seres fixadores de nitrogênio Nitrificação Desnitrificação

Leia mais

QUALIDADE AMBIENTAL: MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E A AGRICULTURA BRASILEIRA

QUALIDADE AMBIENTAL: MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E A AGRICULTURA BRASILEIRA QUALIDADE AMBIENTAL: MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E A AGRICULTURA BRASILEIRA Profa. Dra. Nerilde Favaretto Notas de aula AL050 Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas e AL323 Recursos Naturais Renováveis

Leia mais

Física. Efeito Estufa

Física. Efeito Estufa Física 1 O é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser reflejda de novo para

Leia mais

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO Atmosfera CAMADAS ATMOSFÉRICAS Troposfera 1 Camada mais fina de todas Entre 10 a

Leia mais

GASES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

GASES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR GASES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DANIELLE PATRÍCIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA (IC) 1 ILTON SÁVIO BATISTA MARTINS (IC) 1 JACKSON DA SILVA SANTOS (PG) 1 KATIA LIDIANE DA SILVA (PG) 1 MARIA DO CÉU AZEVEDO

Leia mais

TEMPO E CLIMA AULA 6

TEMPO E CLIMA AULA 6 TEMPO E CLIMA AULA 6 ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada

Leia mais

Componentes do Ambiente. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Componentes do Ambiente. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Componentes do Ambiente Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Bióticos: Seres vivos Microorganismos Animais Plantas Bióticos: Seres vivos Microorganismos Animais Plantas Abióticos: Físico Químico Luz Temperatura

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 troposfera a radiação termosfera gasosa estratosfera os fenómenos mesosfera o ar O ozono A atmosfera terrestre, camada que envolve a Terra, com cerca

Leia mais