Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Graduação em Ciências Contábeis"

Transcrição

1 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL TEMA: Contabilidade Empresarial e Trabalhista OBJETIVO: Olá seja bem-vindos para mais um semestre do Curso de Ciências Contábeis. O presente trabalho visa levar você a uma profunda reflexão de algumas nuances da Legislação Trabalhista conduzindo aos Direitos Constitucionais, estabelecidos pela Lei, ainda que dentro da esfera trabalhista. Neste trabalho você poderá refletir sobre a aplicabilidade da Legislação em direitos simples do trabalhador. Após ler atentamente o texto abaixo, com atenção as colocações estabelecidas pela Legislação, pede-se que você faça uma exposição do assunto, conforme seu entendimento, porém com embasamento na própria Lei, sem deixar de manifestar sua posição sobre o que está sendo pedido. Como estudante do Curso de Ciências Contábeis, e futuros profissionais na área, cabe a você entender e compreender as informações contidas na exposição da Lei. INFORMAÇÕES: Art. 7º da Constituição Federal de 1988: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário; III - fundo de garantia do tempo de serviço" No trecho acima lemos o tratamento constitucional para três garantias básicas para o trabalhador. I- A segurança no trabalho e a proteção contra a demissão sem justa causa; II- O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço FGTS; III- Seguro Desemprego. O Item I, do referido artigo, busca proteger os direitos do trabalhador no rompimento do contrato seguindo os ditames da legislação, conforme a Lei nº 5.584/1970, art Porém muito se fala das necessidades de alteração deste entendimento, são inúmeras as vezes que você escuta por meio dos veículos de comunicação a importância de uma reforma na Legislação Trabalhista. O item II trata do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços - FGTS, que foi criado pela Lei n o 5.107, de 13 de setembro de Na criação original do FGTS, a referida lei determinava que o empregado tinha que fazer a opção, conforme os artigos:

2 "Art. 1º - Para garantia do tempo de serviço ficam mantidos os Capítulos V e VII o Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho, assegurado, porém aos empregados o direito de optarem pelo regime instituído na presente Lei. 1º - O prazo para a opção é de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, contados da vigência desta Lei para os atuais empregados, e da data da admissão ao emprego quanto aos admitidos a partir daquela vigência. 2º - A preferência do emprego pelo regime desta Lei deve ser manifestada em declaração escrita, e, em seguida anotada em sua Carteira Profissional, bem como no respectivo livro ou ficha de registro. 3º - Os que não optarem pelo regime da presente Lei, nos prazos previstos no Justiça do Trabalho, observando-se o disposto no Art. 16. Art 2º - Para os fins previstos nesta Lei, todas as empresas sujeitas à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ficam obrigadas a depositar, até o dia 20 (vinte) de cada mês, em conta bancária vinculada, importância correspondente a 8% (oito por cento) da remuneração para no mês anterior a cada empregado, optante ou não, excluídas as parcelas não mencionadas nos arts. 457 e 458 da CLT. A Constituição Federal de 1988 determina que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço não é mais optativo, mas sim obrigatório a todos os trabalhadores. O item III fala do Seguro Desemprego criado inicialmente pela Lei n.º7.998, de 11 de janeiro de 1990, alterado pela Lei n.º 8.900, de 30 de junho de 1994, tem como principal objetivo o prover assistência financeira temporária a trabalhadores desempregados sem justa causa, e auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego, provendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional. O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social que tem por objetivo, além de prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa, auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego, promovendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional. Recentemente a legislação trouxe profundas alterações nas formas de obtenção e concessão do Seguro Desemprego, conforme Lei nº /2015, arts. 3º e 4º, estabelecendo mudanças nas formas de recebimento deste benefício, quem tem direito em receber, de que forma deve ser solicitado e outros detalhes a mais que a lei trouxe em regimento.

3 ATIVIDADE: 1) Comente sobre as modalidades de Rescisão de Contrato de Trabalho, dos direitos garantidos pela Legislação ao trabalhador, no termino de seu contrato de trabalho, quando esta é realizada com justa causa. 2) Sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços - FGTS, escreva quando o empregado tem direito em utilizá-lo. No caso de demissão sem justa causa, além dos 8% (oito) pontos percentuais que a empresa tem que recolher quais outros custos desta obrigação para o empresário? 3) Fale sobre as mudanças inseridas pela Lei no Seguro Desemprego, como e quando o empregado tem direito em requerê-lo. 4) Pesquise sobre o índice de desemprego da sua região, levante estes dados e compare percentualmente o que este fato representa para população do seu município. 5) Os itens de 1 a 3 acima fazem parte das obrigações acessórias da empresa e o item 4 diz respeito ao impacto gerado por estas obrigações e deveres empresariais. De um lado encontramos o trabalhador sob a guarida da Lei, e do outro lado encontramos o empregador sob os olhos vigilantes da Lei com a obrigação de cumprir as exigências legais. Você como profissional da área contábil, e que tem como principal função orientar de forma preventiva o empresário, ao escrever sobre estes assuntos, não deixe de manifestar o seu entendimento sobre o assunto de maneira ética e profissional. 6) O valor recolhido pela empresa para deposito na conta do FGTS do empregado através de guia própria, é mensalmente atualizado, através da correção monetária e juros. Pesquise na Lei do FGTS sobre as particularidades da correção monetária e juros e comente os principais pontos. Para completar sua pesquisa e ampliar seu conhecimento realize o cálculo abaixo, apresente junto com sua pesquisa sobre Juros e Correção Monetária o cálculo realizado e o valor encontrado. - Supondo um salário de R$ 1.500,00 mensais e sabendo que a empresa recolhe 8% por mês de FGTS, quanto renderia de juros compostos ao final de 12 meses aplicados à taxa de 3% aa. Sendo que o capital aplicado é: 1500 * 0,08 = 120 ORIENTAÇÃO: O presente trabalho deve conter de 6 a 16 laudas escritas em formato Word, em forma de texto, discorrendo sobre cada um dos itens exposto, sem cola ou plagio (caso você utilize-se de fontes não deixe de citá-la nas referências), observando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, respeitando parágrafos e pontuações, recuos das margens e justificativa.

4 Matriz para desenvolvimento da atividade: Introdução Na introdução deve ser exposta a problemática sobre o tema. Deverá ser relatado o assunto que será abordado. É aconselhável que a introdução seja elabora somente após a conclusão do texto. Desta forma, você conseguirá descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho. Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. No desenvolvimento, você demonstra que dá conta do tema: aprofunda conceitos, defende ideias e também apresenta ideias de outros autores. Aqui deve ser contemplado os itens de pesquisa relacionados acima. Conclusão Aqui então será apresentado o seu parecer referente a todo conteúdo que foi apresentado no trabalho. Na conclusão você poderá acrescentar o tópico das sugestões Referências Este é o local onde são mencionados todos os livros, artigos, e materiais utilizados para desenvolvimento do trabalho. A bibliografia, além de ser referenciada cientificamente, deve corresponder fidedignamente aos autores citados no corpo do trabalho. OBSERVAÇÕES: A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR Trabalhos acadêmicos - Apresentação, disponibilizado na Biblioteca Digital, na pasta Padronização. Podendo ser utilizado o arquivo, disponibilizado na mesma pasta, Modelo para elaboração de Trabalho acadêmico. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Orientamos que a inserção seja feita com pelo menos duas semanas de antecedência, pois dessa forma o tutor eletrônico poderá avaliar e orientar para que você possa fazer as alterações que porventura sejam necessárias e inserir novamente antes do final do prazo, evitando assim prejuízos no conceito. Todos os alunos que estejam matriculados no semestre, sejam regulares ou dependência independente do número de disciplinas que esteja cursando, deverão realizar esta atividade individual. Mesmo que o aluno esteja cursando uma única disciplina no semestre deverá fazer esta produção textual completa, não haverá produção textual para cada uma das disciplinas.

5 Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. Os tutores de sala, tutores eletrônicos e professores poderão ser contatados para orientações sobre o desenvolvimento da atividade. Tenham uma excelente atividade. Professores do semestre.

Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO TEMA: CONTABILIDADE EMPRESARIAL E TRABALHISTA

Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO TEMA: CONTABILIDADE EMPRESARIAL E TRABALHISTA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO TEMA: CONTABILIDADE EMPRESARIAL E TRABALHISTA OBJETIVO: O objetivo desta atividade é propor ao aluno o desenvolvimento sistemático de uma produção textual, empregando

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Seguro-desemprego Parte 1 Prof. Bruno Valente Legislação do Seguro-desemprego Lei 7.998/90 (Programa Seguro-desemprego) Lei 8.900/94 (revogada pela Lei 13.134/15)

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT)

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) 29/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 4 Conclusão... 5 5 Informações Complementares...

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS O Edital do FGTS consta disponível na página da CAIXA na Internet no endereço www.caixa.gov.br, pelo caminho FGTS Empresa, Edital Eletrônico, em

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo I - os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais, ressalvado o

Leia mais

Aula 12 Constituição Formal de Empresa

Aula 12 Constituição Formal de Empresa Considerações iniciais Todas as sociedades empresariais e entidades, independente do seu objeto social e porte econômico, estão sujeitas às regras estabelecidas pelo MTE, quando tiverem pessoas físicas

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

Rescisão. GPE Gestão de Pessoal

Rescisão. GPE Gestão de Pessoal GPE Gestão de Pessoal Sumário 1 Introdução... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 2 Fluxo do Ambiente... 3 3 Conceito... 5 4 Aviso Prévio - Conceito... 5 5 Cálculo - Pré-Requisitos... 6 6 Tipos de Rescisão...

Leia mais

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição.

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição. Salário-família O que é? Benefício pago aos segurados empregados, exceto os domésticos, e aos trabalhadores avulsos com salário mensal de até R$ 915,05, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos

Leia mais

Dr. Paulo Diniz Romualdo

Dr. Paulo Diniz Romualdo Dr. Paulo Diniz Romualdo TEMPO À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA art. 4º - incluído o 2º, objetiva não caracterizar como tempo à disposição do empregador o período em que o empregado estiver no seu local de trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas XXVI - reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteção em

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Seguro Desemprego. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Seguro Desemprego. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Seguro Desemprego Prof. Guilherme de Luca - O Seguro-Desemprego é um benefício temporário concedido ao trabalhador desempregado,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Carlos Sampaio)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Carlos Sampaio) PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Carlos Sampaio) Regulamenta dispositivos da Emenda Constitucional nº 72, de 2013, define o Microempregador Doméstico - MED e estabelece os procedimentos para recolhimento

Leia mais

Medida Provisória n o , de 28 de Junho de 2001

Medida Provisória n o , de 28 de Junho de 2001 Medida Provisória n o 2.164-39, de 28 de Junho de 2001 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, para dispor sobre o trabalho a tempo parcial, a suspensão do contrato de trabalho e o programa de

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061899/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 47998.008319/2011-22 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO "EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E MISTOS" PARTES: SINDICATO DOS EMPREGADOS DE EDIFÍCIOS, ZELADORES, PORTEIROS, CABINEIROS, VIGIAS, FAXINEIROS,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas A NOVA LEI 6.019/74 - Modificações pela Lei 13.429/2017 e Lei 13.467/017 (Reforma Trabalhista).

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR002368/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 11/07/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR039881/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.012988/2017-11 DATA

Leia mais

Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Tema: Contabilidade empresarial e trabalhista 1º semestre - Matriz 2013/2 2º semestre - Matriz 2013/1 Informações: Nesta produção textual buscaremos desenvolver

Leia mais

SÍNTESE DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019

SÍNTESE DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 SÍNTESE DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 CORREÇÕES SALARIAIS A partir de 1º de março de 2018, as indústrias abrangidas por esta Convenção, reajustarão os salários de seus empregados com percentual

Leia mais

Alterações no Gozo de Férias ART. 134.

Alterações no Gozo de Férias ART. 134. REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/17 Alterações no Gozo de Férias ART. 134. 1 o As férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal ÍNDICE CAPÍTULO 1 RECRUTAMENTO...7 SELEÇÃO...10 ADMISSÃO...16 CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO...19 LIVRO OU FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADOS...23 CARTEIRA DE TRABALHO...23 LIVRO DE

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada 11/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Solicitado pelo Empregado... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

Ciências Contábeis. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Tema: Contabilidade geral 1º semestre

Ciências Contábeis. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Tema: Contabilidade geral 1º semestre PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Tema: Contabilidade geral 1º semestre Informações: A empresa CLÍNICA CARDIOENDO LTDA., estabelecida na Avenida Sempre Nº 100, na cidade da Esperança, tem como

Leia mais

NORMAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NORMAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NORMAS DE PARTICIPAÇÃO Somente terá direito a Certificado o participante devidamente cadastrado no evento, através do sistema disponibilizado no site do COBEAI, que pagou

Leia mais

O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais cláusulas destacamos:

O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais cláusulas destacamos: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009-2010 (COMECIÁRIOS DO INTERIOR) CIRCULAR O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais

Leia mais

EDITAL Nº 13/2018 DISPÕE SOBRE A RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDOS, PESQUISA E LICENCIATURA DO ART.

EDITAL Nº 13/2018 DISPÕE SOBRE A RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDOS, PESQUISA E LICENCIATURA DO ART. EDITAL Nº 13/2018 DISPÕE SOBRE A RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDOS, PESQUISA E LICENCIATURA DO ART. 171 DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Reitor do Centro Universitário

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte I. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte I. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte I Prof. CláudioFreitas - Novo regramento: EC 72/2013 Art. 7º, CRFB. (...) Parágrafo único. São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os direitos

Leia mais

PLANILHA ORIENTATIVA/REFERENCIAL PARA FIXAÇÃO DE HONORÁRIOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE

PLANILHA ORIENTATIVA/REFERENCIAL PARA FIXAÇÃO DE HONORÁRIOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PLANILHA ORIENTATIVA/REFERENCIAL PARA FIXAÇÃO DE HONORÁRIOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017. INTRODUÇÃO: A presente planilha orientativa/referencial

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Direitos Sociais Os direitos sociais, direitos de segunda dimensão, apresentam-se como prestações positivas a serem implementadas

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR001404/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/04/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR019141/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.005615/2015-22 DATA DO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL 1 REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO,

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000883/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR027076/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46334.002370/2009-57 DATA

Leia mais

Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016

Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016 Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016 Nota: Em caso de feriados estaduais e municipais, os vencimentos das obrigações principais deverão ser antecipados

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências.

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências. Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências. O COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL, no uso das competências que lhe conferem a Lei

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base Quando o 23/06/2014 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Procedimento... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Lei 12.506/2011... 4 3.2 Exemplos práticos... 5 4 Conclusão...

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Direitos individuais e coletivos dos trabalhadores: direitos previstos do art. 7º ao art. 11, em rol exemplificativo.

Leia mais

Wilson Ltda. e Dthoki Investimentos e Participações S/A, que OPTA POR

Wilson Ltda. e Dthoki Investimentos e Participações S/A, que OPTA POR ANEXO A.2 TERMO DE ADESÃO À PROPOSTA DE PAGAMENTO A Alimentos Wilson Ltda. e Dthoki Investimentos e Participações S/A (RAZÃO SOCIAL DO CREDOR), inscrito no CPF/CNPJ sob nº, com sede na, neste ato, por

Leia mais

Walter S. de Macedo Advocacia

Walter S. de Macedo Advocacia SOBRE O FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi instituído em 1966 e é atualmente regulado pela Lei nº 8.036/90 e pelo Decreto 99.684/90 1. Trata-se de um conjunto de recursos captados

Leia mais

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil.

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Diz o art. 48, da Lei 8.213/91: Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida

Leia mais

Nº disciplinas cursadas no último Nº de disciplinas em que deve haver aprovação

Nº disciplinas cursadas no último Nº de disciplinas em que deve haver aprovação EDITAL Nº 118 /2018 Dispõe sobre o processo de renovação de Bolsa de Estudo Integral e Parcial do Unibave para acadêmicos regularmente matriculados no 2º semestre letivo de 2018. O Reitor do Centro Universitário

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO Nº 101 /2019

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO Nº 101 /2019 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO Nº 101 /2019 1. DO OBJETO O Reitor do Centro Universitário Barriga Verde UNIBAVE, Professor Elcio Willemann, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com

Leia mais

SEGURO PROTEÇÃO EDUCACIONAL CONDIÇÕES ESPECIAIS COBERTURA DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO

SEGURO PROTEÇÃO EDUCACIONAL CONDIÇÕES ESPECIAIS COBERTURA DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO 1. DEFINIÇÔES E Empresários: individuais, rurais ou sócios e/ou participantes de conselhos de administração de sociedade empresária, conforme definição prevista na legislação civil e comercial em vigor;

Leia mais

1º - PISO NORMATIVO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE FIBROCIMENTO

1º - PISO NORMATIVO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE FIBROCIMENTO SÍNTESE OFICIAL DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2019/2020, A QUAL ESTÁ EM FASE DE ASSINATURA COM TODAS AS ENTIDADES PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM OS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE CIMENTO

Leia mais

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3 ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3 Especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU Fundador e Colaborador do Portal L&C. Dando continuidade ao

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2016 SALÁRIOS 05/08/2016 FGTS Pagamento de salários - mês de JULHO/2016 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte IV. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte IV. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte IV Prof. CláudioFreitas - Vale transporte, pagamento de RSR, 13º salário e subsidiariedade Trabalho doméstico Art. 19. Observadas as

Leia mais

Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários.

Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários. Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários. 1) Quais os prazos mínimos previstos na legislação para guarda de documentos trabalhistas, fundiários

Leia mais

um lado, o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BARRA DO PIRAÍ, VALENÇA, / , e, de outro, a Empresa......,

um lado, o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BARRA DO PIRAÍ, VALENÇA, / , e, de outro, a Empresa......, ACORDO COLETIVO DE TRABALHO que entre si fazem, de um lado, o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BARRA DO PIRAÍ, VALENÇA, VASSOURAS, MENDES E PIRAÍ, inscrito no CNPJ sob o n 28.579.308/0001-52, e,

Leia mais

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho SINPEFESP-(empregados)-SINDELIVRE-(patronal) Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013. VIGÊNCIA E DATA-BASE As cláusulas e condições da presente Convenção Coletiva de Trabalho que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL Nº 001/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL Nº 001/2013 EDITAL Nº 001/2013 A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, na forma do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil

Leia mais

O adicional por tempo de Serviço pago ao professor mensalmente e, em caráter permanente; obedecerá ao critério seguinte:

O adicional por tempo de Serviço pago ao professor mensalmente e, em caráter permanente; obedecerá ao critério seguinte: I- Cláusula Econômica Acordo que entre si fazem, de um lado, o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro, e, de outro lado a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro - mantenedora de

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias?

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O artigo 17 da Lei Complementar nº 150/2015 prevê férias anuais remuneradas de 30 dias para esta categoria. Art. 17. O empregado doméstico

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA CURSO EXTENSÃO EM TRABALHO E PREVIDÊNCIA CAPITULO I - DIREITO DO TRABALHO -- Princípios do Direito do Trabalho -- Relação de Trabalho e Relação de Emprego Natureza jurídica:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Quarta-feira Ano III Nº 597 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Lei Nº826 de 03 de Abril de 2018-Dispõe sobre a instituição de mecanismos

Leia mais

Nº de fevereiro de 2014.

Nº de fevereiro de 2014. Nº 49 14 de fevereiro de 2014. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL LEI 12.506/2011 Atento à reiterada jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e às recomendações expedidas pelo Ministério do

Leia mais

Orçamento de Pessoal Aula

Orçamento de Pessoal Aula Orçamento de Pessoal Aula 6 30-05-2012 Prof. Procópio Aula 6 30-05-2012 Salário Família Imposto de Renda Encargos Sociais Exercícios Salário Família Benefício previdenciário que corresponde a uma quota

Leia mais

FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas

FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. PROVIDÊNCIAS 2.1. Anotações na CTPS 2.2. Anotações no Livro ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 031/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITORA DA UFRA EDUFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 031/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITORA DA UFRA EDUFRA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA EDITAL PROEX N 031/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITORA DA UFRA EDUFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula Aula 2 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

DIREITOS BÁSICOS DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGIDOS PELA CLT Por Rafael Carneiro de Araújo, OAB nº Advogado SINDIMEV - BA O médico veterinário

DIREITOS BÁSICOS DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGIDOS PELA CLT Por Rafael Carneiro de Araújo, OAB nº Advogado SINDIMEV - BA O médico veterinário DIREITOS BÁSICOS DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGIDOS PELA CLT Por Rafael Carneiro de Araújo, OAB nº 28.206 Advogado SINDIMEV - BA O médico veterinário pode atuar profissionalmente com naturezas de prestação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTES CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTES CNPJ: / LEI MUNICIPAL N.º 481/01 Novo Tiradentes(RS), 22 de junho 2.001. ALTERA A REDAÇÃO DA LEI MUNICIPAL 018/93, DE 11 DE FEVEREIRO DE 1993, QUE INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE APOSENTADORIA DOS SERVIDORES FAS

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Instituto Mercosul de Estudos Avançados Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Instituto Mercosul de Estudos Avançados Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Edital IMEA-PRAE Nº 01/2018 de 04 de Julho de 2018 Edital de seleção de discentes para participação nos estudos aprovados no Edital IMEA 06/2018 - Estudos sobre a UNILA O Coordenador do (IMEA) e a Pró-Reitora

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 As Férias é um direito do empregado e indisponível; As férias

Leia mais

BOLSA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (LEI Nº 7.998/1990) Perguntas e respostas

BOLSA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (LEI Nº 7.998/1990) Perguntas e respostas Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional. BOLSA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (LEI

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA RESOLUÇÃO 01/ 2011 - FEE - de 06 de maio de 2011 Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Departamento Pessoal Módulo 2

Departamento Pessoal Módulo 2 Departamento Pessoal Módulo 2 ÍNDICE CAPÍTULO 1 1.1 Processo de Rescisão...7 1.1.1 Aviso Prévio...8 1.1.2 Causas do Afastamento...12 1.1.3 Cálculo das Verbas Rescisórias...19 Trabalho de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL 001/2019 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e. INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2019 PERÍODO 2019/2020

EDITAL 001/2019 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e. INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2019 PERÍODO 2019/2020 EDITAL 001/2019 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2019 PERÍODO 2019/2020 A Comissão dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica

Leia mais

EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2017

EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2017 1 EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2017 Regulamenta os critérios para Concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão do Programa do Fundo de Apoio a Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior FUMDES (Artigo

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS002117/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR051464/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.012583/2017-23 DATA DO

Leia mais

27/10/2015 GPII - 1. Tópicos

27/10/2015 GPII - 1. Tópicos Tópicos pg 1. 13 Salário 2 2. Pagamento 3 3. 13 na Rescisão do Contrato 4 4. Encargos 5 5. Adiantamento do 13 Salário 6 6. 2ª parcela do 13 Salário 7 7. Rescisão do Contrato de Trabalho 8 8. Causas da

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000297/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 24/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR020314/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.005143/2009-29

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO N 007, de 26 de setembro de 2017. Dispõe normas para o Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A DIRETORA DA, no uso das atribuições

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA Este regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia Final da

Leia mais

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA CONTRATO DE APRENDIZAGEM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Dataprev, CNPJ

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI Prof. Cláudio Freitas - Uso do SIMPLES Art. 31. É instituído o regime unificado de pagamento de tributos, de contribuições e dos demais

Leia mais

Fevereiro de 2015 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - COMPLEXO UNIVERSITARIO FMU.

Fevereiro de 2015 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - COMPLEXO UNIVERSITARIO FMU. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE - COMPLEXO UNIVERSITARIO FMU. 1. DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1.1. A elaboração do TCC Trabalho de Conclusão de Curso, é componente

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, DECRETA: TÍTULO II DAS

Leia mais

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E-SOCIAL Contato: (63) 9 8438-0438 9 8453-9301 marciosousa@fococontadores.com.br Márcio Sousa Contador

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

Processo de Seleção de Artigos Científicos para a Revista e-civitas

Processo de Seleção de Artigos Científicos para a Revista e-civitas Processo de Seleção de Artigos Científicos para a Revista e-civitas A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), professora Marisa da Silva Lemos,

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições,

Leia mais

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013 Ref.: nº 34/2013 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 001/2018 PROGRAMA BOLSAS SANTANDER GRADUAÇÃO

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 001/2018 PROGRAMA BOLSAS SANTANDER GRADUAÇÃO EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 001/2018 O Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda (IESA), por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, comunica que estão abertas as inscrições para os acadêmicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS PROCESSO SELETIVO DE BOLSA ACESSIBILIDADE EDITAL

Leia mais

SEGURO-DESEMPREGO. São requisitos para a percepção do seguro-desemprego - art. 3, Lei

SEGURO-DESEMPREGO. São requisitos para a percepção do seguro-desemprego - art. 3, Lei SEGURO-DESEMPREGO Benefício temporário que visa promover a assistência financeira do trabalhador desempregado, dispensado sem justa causa ou por despedida indireta. Estão excluídos, pois, os empregados

Leia mais