Prestadores de Serviço de Atendimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prestadores de Serviço de Atendimento"

Transcrição

1 Prestadores de Serviço de Atendimento

2 requisitos sistema integrado Prestadores de Serviço de Atendimento

3 Essência 6. TREINAMENTO Introdução 7. INFRA-ESTRUTURA Definições 1. Requisitos legais 8. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 9. ERGONOMIA 2. Requisitos gerais 3. MONITORIA 4. GESTÃO DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO 10. Responsabilidade ambiental 11. RESPONSABILIDADE SOCIAL REFERÊNCIAS 5. RECURSOS HUMANOS ANEXO 1

4 crenças razão de ser Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. estar bem é a relação empática, bemsucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo. visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

5 No mundo inteiro, as empresas estão despertando para seu papel na construção de um novo modelo de negócios. Começam a aliar de forma equilibrada a prosperidade econômica, as necessidades humanas e a conservação do meio ambiente, modificando profundamente o antigo modelo, que demonstra claros sinais de esgotamento. Mais do que serem capazes de responder prontamente às demandas de seus consumidores, as empresas precisam agora gerenciar e reduzir seus impactos socioambientais, mantendo um diálogo aberto, transparente e ético com a sociedade, que cada vez mais exige uma postura diferenciada das empresas. Nós da Natura acreditamos que o compromisso com a transformação social e com o desenvolvimento sustentável só é possível com o engajamento de toda nossa cadeia produtiva. Por isso, procuramos construir relações comerciais baseadas no compartilhamento de experiências, na melhoria contínua e na crença de que é possível viver de forma mais harmônica com o planeta. E tudo isso está expresso neste Manual. Com ele, buscamos esclarecer a nossos parceiros os requisitos necessários para a concretização de uma parceria de sucesso com a Natura. É com essa visão que reafirmamos nosso compromisso de incorporar políticas e práticas inovadoras, éticas e transparentes à nossa gestão, em um processo de aprendizado permanente em conjunto com nossos diversos públicos. Esperamos que isso também seja incorporado por nossos atuais e futuros parceiros e que todos os nossos negócios sejam conduzidos de maneira íntegra e colaborativa. Boa leitura! Equipe de Desenvolvimento e Relacionamento com Fornecedores Natura

6 Os requisitos de sistema de gestão aqui apresentados são orientativos para as empresas que tem interesse em estabelecer parcerias ou já tem esta parceria estabelecida com a Natura. esse manual Essas diretrizes serão utilizadas nas avaliações de novos fornecedores, bem como no monitoramento dos fornecedores atuais da Natura. Cada um dos requisitos apresenta uma classificação, e para compreender cada uma das solicitações desse manual, a tabela abaixo apresenta a orientação. Deve (I) Precisa (N) Recomenda-se (R) Imprescindível para todas as operações. Terá peso 5 durante a avaliação do fornecedor. Necessário para todas as operações. Terá peso 2 durante a avaliação do fornecedor. Desejável como boa prática, porém não imprescindível. Terá peso 1 durante a avaliação do fornecedor.

7 1. Legislação Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento Atender aos requisitos legais é fundamental para que uma empresa estabeleça uma conduta ética perante os órgãos competentes, seus parceiros e seus colaboradores. Na Natura, defendemos essa premissa e orientamos nossos parceiros para que estejam em conformidade com as exigências legais de cada setor. É imprescindível que o parceiro tenha todos os documentos legais requeridos para a operação da organização. Deve também estabelecer um controle adequado para as respectivas renovações e para se manter atualizado, cumprindo as normas dentro dos prazos estimados. Exemplos de Requisitos Legais: Licenças sanitárias e ambientais; Normas do Ministério do Trabalho; Normas e requisitos legais ambientais.

8 3. Monitoria Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento Para contribuir com a melhora no desempenho dos operadores e analistas de atendimento e aumentar a satisfação do cliente final, é necessário avaliar a qualidade do atendimento e contribuir com a identificação de não conformidades e de oportunidades de evolução, criando um ambiente estimulante para a criação de melhorias contínuas. Todo parceiro deve ter um processo definido para monitoria que abranja a todos os tipos de canais (ex: ligações telefônicas, chat, ) e a todos os skills (ex: CAN, SNAC, AFV, Ato). Cada operador / analista de atendimento deve ser monitorado mensalmente pela equipe de monitoria. Para garantir que serão considerados aspectos comportamentais e técnicos, a equipe de monitoria deve seguir a ficha de monitoria da Natura As ligações monitoradas devem ser definidas aleatoriamente, sendo do dia atual (D) ou no máximo do dia anterior a monitoria (D-1), on-line ou do gravador, seguindo o seguinte critério para cada operador / analista de atendimento: 2 (duas) das ligações monitoradas devem ser das três primeiras horas de atendimento e 2 (duas) das três últimas horas de atendimento.

9 Os operadores / analistas de atendimento devem receber feedbacks de todas as monitorias, e estes devem ser aplicados pelo seu supervisor ou pelo monitor, em até 48 horas para as avaliações classificadas como insatisfatório e regular e em até 72 horas nos demais casos (Excelente, Muito Bom e Bom). Deve-se aplicar o feedback em 100% dos casos de avaliações feitas pelas EPSs, exceto quando acordado com a Natura. O parceiro deve demonstrar que todos os feedbacks foram aplicados através da assinatura do operador / analista de atendimento (eletrônica ou manual). Os operadores / analistas de atendimento identificados como casos insatisfatórios graves deverão ser encaminhados conforme fluxo aprovado pela Natura, além de receber feedback imediato, incluindo a escuta da ligação em questão. É necessário monitorar e registrar a porcentagem destes casos em relação ao total de ligações monitoradas e estabelecer a meta máxima de 2$. O parceiro deve identificar quais são os principais ofensores de qualidade com base nos resultados das monitorias, e elaborar planos de ação para mitigá-los. dica: Deve-se utilizar a metodologia definida no processo de ações corretivas para a elaboração dos planos de ação. Todos os monitores devem ser capacitados e atender aos seguintes requisitos: Ter sido operador / analista de atendimento do canal a ser monitorado por no mínimo 6 meses; Ter nota mínima de monitoria de 90% nos últimos 3 meses como operador / analista de atendimento; Conhecer o produto Natura; Ter domínio dos procedimentos do canal a ser monitorado; Ter domínio sobre o Excel; Ter nota mínima de 80% em teste de conhecimento que contenha questões envolvendo procedimentos e percepções do atendimento. As calibragens entre os monitores e Natura devem ser realizadas mensalmente e documentadas em atas de reunião Pelo menos um supervisor deve participar de cada uma delas. Os alinhamentos realizados nas calibragens devem ser disseminados a todos os envolvidos no processo de monitoria, ou seja, operadores, analistas de atendimento, monitores, multiplicadores, supervisores, coordenadores e gerentes. O acesso às informações deve ser permitido e facilitado aos parceiros externos. O parceiro deve estabelecer ações de curto prazo (10 dias) para os casos em que o desvio de calibragem seja superior a meta (tanto para monitores quanto para supervisores).

10 4. GEstão DE satisfação E insatisfação A satisfação dos clientes e usuários finais é o principal foco do atendimento Natura e elas devem ter seus processos geridos e mensurados de forma abrangente e preciso. O parceiro necessita monitorar e registrar o nível de satisfação de seus clientes (contratantes), considerando diferentes atributos como atendimento a planos de ação, velocidade de resposta a solicitações, entre outros. Deve também mensurar os resultados no mínimo anualmente, processo que pode ocorrer por pesquisas de satisfação. Todas e quaisquer queixas recebidas de clientes devem ser gerenciadas, recebendo resposta e tratativa em um prazo razoável. Devem também ser mensuradas, classificadas e registradas por tipo de problema / causa e analisadas trimestralmente. nota: Queixas são Comentários negativos recebidos pessoalmente, por telefone ou , referentes à prestação do serviço (processos, pessoas, sistemas). Para a efetividade do processo de gerenciamento de queixas de clientes, é necessário que o parceiro realize o monitoramento e registro de indicadores de pontualidade de resposta / resolução do problema. O parceiro deve estabelecer um processo para gestão da pesquisa de satisfação dos usuários finais: PISC (Pesquisa Instantânea de Satisfação de Clientes). Deve-se assegurar que a meta mensal de transferências por operador / analista de atendimento ao PISC seja cumprida, e que esteja relacionada com a amostra mínima mensal por canal (CAN). Os casos com resultados insatisfatórios devem ser analisados no prazo máximo de 24 horas (no dia útil seguinte), de forma a identificar se são procedentes. Se o forem, retratações devem ser feitas junto aos usuários finais. Nos casos insatisfatórios procedentes, os operadores / analistas de atendimento devem receber feedbacks, seguindo o fluxo de insatisfatório. É necessário estabelecer pontos de controle de desempenho para os pesquisadores do PISC, como, por exemplo, monitorias e feedbacks.

11 5. PEssoal Cada um dos trabalhadores que faz parte do processo de produção é também um agente de qualidade e segurança do produto final. Assim, todos eles devem ser competentes, com base em habilidades, experiências, educação e treinamentos, bem como estar conscientes da importância do gerenciamento adequado das suas atividades. Eles também devem compreender os aspectos críticos mais relevantes para a qualidade e a segurança do produto para o consumidor. Todos os colaboradores ligados à Operação Natura devem estar enquadrados no regime de contratação Clt (Consolidação das Leis do Trabalho). O parceiro deve estabelecer descrições de cargos para todas as funções ligadas diretamente à Operação Natura: operadores, analistas de atendimento, monitores, multiplicadores, pesquisadores, supervisores, coordenadores e gerentes. As descrições de cargo devem compreender os requisitos mínimos para a função. Ou seja, o perfil de contratação / recrutamento, bem como os treinamentos necessários (capacitação), devem ser suficientes para suprir satisfatoriamente as responsabilidades e atividades executadas.

12 Tanto os requisitos mínimos da função quanto a efetividade dos treinamentos realizados devem ser verificáveis e avaliados antes dos colaboradores iniciarem suas atividades na função. Devem, também, ser estabelecidos critérios mínimos de aprovação. É necessário estabelecer um procedimento para os casos em que os colaboradores não atinjam os critérios mínimos de aprovação, considerando critérios claros para cada tipo de tratativa. É necessário estabelecer um processo de acompanhamento dos seguintes indicadores: - Qualidade de Recrutamento: porcentagem de novos contratados que atingem os critérios mínimos de aprovação;- Qualidade de Capacitação: porcentagem de novos contratados que alcançam os objetivos de monitoria durante o primeiro mês na função; Turnover: voluntário e involuntário de todas as funções; Absenteísmo: porcentagem de ausências não programadas dos operadores / analistas de atendimento. Cada supervisor deve responder por uma equipe de, no máximo, 20 (vinte) operadores / analistas de atendimento. Os operadores / analistas de atendimento devem ser monitorados por meio de indicadores individuais (por exemplo: notas de monitoria, absenteísmo, aderência, etc.). Recomenda-se que sejam realizadas avaliações de desempenho para todas as funções. O parceiro deve realizar pesquisas de clima anuais, bem como realizar a análise crítica dos resultados e estabelecer ações para os pontos de melhoria levantados. É recomendável manter um canal de comunicação para manifestações por parte dos colaboradores (sugestões, críticas e elogios), com foco na melhoria de processos internos.os dados oriundos devem ser analisados trimestralmente. Reavaliações devem ser aplicadas e a cada mudança no processo de atendimento ou, no mínimo, anualmente.

13 6. treinamento & comunicação Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento Treinar pessoas é fundamental para satisfazer o cliente em suas solicitações. Para tanto, é preciso definir uma estrutura e um processo de comunicação que contemple a melhoria nesses pontos. O parceiro deve assegurar que os colaboradores somente exerçam suas funções após receber capacitação adequada. Um plano de treinamentos para todas as funções deve ser estabelecido (contendo quatro horas de formação por mês). Osregistros dos treinamentos realizados pelos colaboradores devem ser mantidos e acessíveis. Os conteúdos e programas de treinamentos aplicados devem estar validados pela Natura. Já os monitores devem obter certificação pela Natura. Reciclagens devem ser realizadas: Se o colaborador não obtiver resultado satisfatório no teste de efetividade de um treinamento, ou seja, não atingir os critérios mínimos de aprovação; Quando detectados desvios de conhecimento dos procedimentos por qualquer colaborador inserido na Operação Natura; A cada mudança significativa de procedimento; Para mitigação dos principais ofensores apontados nas monitorias. É recomendável que os multiplicadores mantenham contato com a Operação Natura, ou seja, eventualmente haja uma imersão dos mesmos, objetivando uma maior vivência quanto à aplicação dos procedimentos e dia-a-dia dos operadores / analistas de atendimento. Uma ferramenta de comunicação deve ser estabelecida visando estreitamento no contato com a Operação Natura. É necessário acompanhar e registrar o entendimento sobre os comunicados.

14 7. infra- ESTRUTURA Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento Manter as instalações em bom estado de conservação e seguras é fundamental para o bom andamento do atendimento. As instalações devem ser mantidas em bom estado de conservação e renovadas a cada 2 (dois) anos, de modo a propiciar um ambiente agradável e seguro aos seus colaboradores. dica: O local de trabalho deve possuir iluminação adequada e um sistema de ventilação eficaz. É imprescindível garantir o abastecimento e fácil acesso de água potável aos colaboradores, bem como monitorar sua qualidade (potabilidade) de acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). O refeitório ou lanchonete, bem como os banheiros, devem ser mantidos em condições de limpeza e organização adequadas, além de possuir capacidade para acomodar seus colaboradores. Materiais para limpeza e secagem das mãos nos lavatórios devem ser disponibilizados. Devem ser disponibilizados armários individuais dotados de chave para guarda de pertences durante a jornada de trabalho dos operadores / analistas de atendimento. Um programa de controle de pragas deve ser estabelecido, e, devido à natureza do serviço, recomenda-se que o mesmo seja realizado por uma empresa terceirizada especializada.

15 8. saúde E SEgurança NO TRABALHO Para criar um ambiente de trabalho que receba e cuide de seus colaboradores, os parceiros devem promover ações que visam o cuidado com os colaboradores, minimamente atendendo a legislação brasileira e as condições de saúde, segurança e ergonomia. Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento É necessário um sistema efetivo de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho em concordância com os requisitos legais do Ministério da Saúde e Trabalho. dica: Condições seguras e saudáveis devem ser disponibilizadas para todos os colaboradores. Perigos e riscos (inclusive doenças profissionais) associados com atividades de trabalho devem ser avaliados, registrados e controlados efetivamente.

16 O parceiro deve possuir um plano de combate a incêndios, garantindo que os extintores e mangueiras estejam instalados de forma adequada e em número suficiente para a estrutura das instalações. O controle de validade dos extintores deve ser efetivo. É imprescindível estabelecer Planos de Atendimento a Emergências, incluindo formas seguras de evacuação de áreas (rotas de fuga e mapa de risco). Simulações de abandono de área são necessários, de acordo com os requerimentos legais. Todos os colaboradores ligados à Operação Natura devem receber treinamento durante a jornada de trabalho sobre riscos à saúde relacionados à sua atividade (causas e efeitos), bem como medidas de prevenção. Esta capacitação deve ter duração de 4 (quatro) horas na admissão, com reciclagens semestrais. Deve ser realizada a distribuição de material didático impresso do conteúdo apresentado, que deve incluir: Noções sobre fatores de risco à saúde relacionados à atividade; Medidas de prevenção para redução destes riscos; Informações sobre sintomas que possam estar relacionados à atividade (principalmente envolvendo o sistema osteomuscular, saúde mental, funções vocais e auditivas e acuidade visual); Orientações para alternância de orelhas no uso de fones mono ou bi-auriculares e limpeza dos tubos de voz, bem como a importância da ingestão de líquidos. Informações sobre a correta utilização dos mecanismos de ajuste de mobiliário e equipamentos dos postos de trabalho, incluindo educação postural.

17 9. ErgonoMia Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento Garantir que os postos de trabalho tenham condições ergonômicas adequadas e que os colaboradores possam trabalhar com conforto asseguram uma melhor produtividade no dia a dia de trabalho. É necessário que o monitor de vídeo e o teclado estejam apoiados em superfícies com mecanismos de regulagem independentes. Uma superfície regulável única pode ser implementada se o monitor de vídeo possuir regulagem independente de no mínimo 26 (vinte e seis) centímetros no plano vertical. A mesa precisa possuir regulagem de altura em um intervalo mínimo de 13 (treze) centímetros, e o material de revestimento deve ser não-reflexivo, com bordas arredondadas.a profundidade mínima é de 90 (noventa) centímetros a partir de sua borda frontal e a largura de 100 (cem) centímetros, proporcionando zonas de alcance manual de no máximo 65 (sessenta e cinco) centímetros de raio em cada lado, contados a partir dos ombros do colaborador em posição trabalho. É preciso que o assento tenha largura de no mínimo 40 (quarenta) centímetros e o encosto de no mínimo 30,5 (trinta vírgula cinco) centímetros, além de possuir apoios de braços que não prejudiquem a aproximação do colaborador de seu posto de trabalho, todos com regulagem de altura de fácil acesso. Os assentos necessitam ser estofados, giratórios e possuir borda frontal arredondada, além de encostos com encaixe adequado para as curvaturas da coluna vertebral. É necessário também que eles sejam dotados de apoio em 5 (cinco) pés, com rodízios de boa qualidade. Nos casos em que os pés do colaborador não alcançam o piso mesmo após a regulagem do assento, é necessário fornecer apoio para pés com inclinação ajustável e superfície revestida de material antiderrapante.

18 Cada colaborador deve possuir seu conjunto de microfone e fone de ouvido (headset) individual, e este deve permitir a alternância de uso das orelhas e regulagem de volume, bem como ser substituído sempre que apresentar defeitos ou desgaste devido ao uso. Pode ser fornecido um headset para cada posto de atendimento, desde que as partes que permitam qualquer espécie de contágio ou risco à saúde sejam de uso individual. Deve-se garantir o perfeito funcionamento dos headsets, bem como a manutenção contínua dos mesmos. Deve-se estabelecer um controle de verificação periódica e manutenção preventiva dos headsets. O ambiente de trabalho deve ser mantido com temperatura efetiva entre 20º e 23ºC, e umidade relativa do ar não inferior a 40% (quarenta por cento) Os níveis de ruído devem ser de até 65 db (A) e curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 db. O tempo em efetiva atividade em atendimento deve ser de no máximo 6 (seis) horas diárias, nele já incluídas as pausas (registradas de forma eletrônica ou impressa): 2 (dois) períodos de 10 (dez) minutos fora do posto de trabalho, sendo após os primeiros e antes dos últimos 60 (sessenta) minutos em atividade de atendimento; intervalo de 20 (vinte) minutos para repouso e alimentação. dica: É recomendável estabelecer um programa regular de exercícios físicos, como por exemplo, ginástica laboral.

19 10. RESPonsaBILidadE AMBIEntal A Natura é uma empresa reconhecida por seu compromisso ambiental e por buscar melhorar continuamente seus processos produtivos. E nossos parceiros são importantes aliados nesta missão. É recomendável um Sistema de Gestão Ambiental básico, que inclua política e concordância com os requerimentos legais e com a melhoria contínua. Situações que podem comprometer a reputação da companhia devem ser registradas e reportadas imediatamente à Natura. É recomendável implantar um programa de conscientização ambiental, contemplando colaboradores, e se possível, a comunidade do entorno. Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento Recomenda-se estabelecer um programa de gerenciamento de resíduos (exemplo: coleta seletiva), bem como de consumo de água e energia. As empresas que atuam em nome da Natura (tais como transportadoras, prestadoras de serviço de atendimento, fabricantes de produtos acabados, empresas de gerenciamento de resíduos, etc.) devem apurar, registrar e reportar à Natura periodicamente sua performance ambiental através dos indicadores: Estimulamos as organizações a identificarem e minimizarem seus impactos ambientais, pois coletivamente temos mais força e multiplicamos a geração de valor ambiental, beneficiando toda a sociedade. Tema Indicador Unidade Resíduos sólidos Volume total de resíduos gerados Kg/unidade produzida Destinação de resíduos sólidos (incineração, % reciclagem, aterro, etc) Água Consumo de água M³/unidade produzida Reciclo de água relativo ao consumo total % Energia Consumo de energia Joules/unidade produzida Emissões atmosféricas Emissão de gases de efeito estufa ton CO 2

20 11. RESPonsaBILidadE social Fornecedores Prestadores de Serviço de Atendimento A Natura incorpora e busca a adesão de seus parceiros em políticas e práticas de gestão responsáveis, que se baseiem na ética e na transparência para construir um processo de diálogo permanente com os mais diversos públicos. COMPROMIssOS ÉTICOS A empresa deve ter princípios éticos documentados em um código de ética ou uma declaração de crenças e valores e efetivamente lembrado nas ações do dia-a-dia. dica: É recomendado que a empresa tenha uma política de diálogo aberto e transparência com os seus públicos. DIreITOS HUmaNOS A empresa deve apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente, assim como assegurar sua não-participação em violações desses direitos. PRÁTICas DISCIPLINares É necessário combater todas as formas de punições corporais, mentais ou verbais de qualquer natureza. A empresa deve possuir políticas formais que visem à erradicação dessas práticas.

21 DIREITOS DO TRABALHO A empresa deve legalizar a relação de trabalho, apoiar a liberdade de associação a sindicatos de trabalhadores de livre escolha dos funcionários e reconhecer efetivamente o direito à negociação coletiva. A empresa precisa cumprir com as leis aplicáveis e com os padrões da indústria sobre horário de trabalho. A empresa precisa assegurar que os salários pagos devem satisfazer ao menos os padrões mínimos da indústria e devem ser suficientes para atender às necessidades básicas dos funcionários, além de proporcionar alguma renda extra. A empresa precisa assegurar que as deduções dos salários não devem ser feitas por razões disciplinares, bem como declarar a composição de salários e benefícios e que os pagamentos sejam realizados em conformidade com todas as leis aplicáveis. COMPROMIssO COM O FUTURO DAS CRIANÇAS É imprescindível o respeito à legislação que proíbe o trabalho antes dos 16 anos (exceto aprendizes, sob a Recomendação 146 da OIT). A empresa deve possuir políticas formais que visem à erradicação do trabalho infantil e discutir com seus fornecedores esta questão, estimulandoos a cumprir a legislação e procedimentos para reparação de crianças que forem encontradas trabalhando nessas situações. Além disso, deve possuir cláusula específica em seus contratos relativa à proibição deste tipo de trabalho. VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE Recomenda-se o combate a todas as formas de discriminação e a promoção de programas de contratação de deficientes (oferecendo, inclusive recursos físicos para facilitar seu deslocamento), igualdade de remuneração e valorização das oportunidades oferecidas pela riqueza étnica e cultural de nossa sociedade. TRABALHO FORÇADO OU COMPULSÓRIO É imprescindível que legislação que proíbe o trabalho forçado seja respeitada. A empresa deve possuir políticas formais que visem à erradicação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório, além de discutir com seus fornecedores esta questão, estimulando-os a cumprir a legislação. Deve, também, possuir cláusula específica em seus contratos relativa à proibição deste tipo de trabalho. COmbate À COrrUPÇÃO A empresa deve combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. GereNCIameNTO DO IMPACTO DA EMPRESA JUNTO À COMUNIDADE É necessário que a empresa monitore e repare seus possíveis impactos na vida da comunidade (solicitação de equipamentos sociais, tráfego, zoneamento urbano, relações com vizinhos, etc.), mantendo canais de diálogo para o recebimento de demandas, reclamações e manifestações da comunidade.

22 Referências ANEXO 1 Norma COPC-2000 PSIC, Versão 4.1, Revisão 1.1 de Julho/2007 Customer Operations Performance Center (Contact Center Excellence) NBR IS0 9000: Sistemas de Gestão da qualidade NBR ISO 14000: Sistemas da Gestão Ambiental OHSAS Sistema de Gestão de Segurança e Higiene no trabalho NBR ISO Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Portaria 3214 de 08 de junho de Ministério do Trabalho e Emprego PrINCíPIO CUICA Os indicadores são de suma importância para a Gestão de uma Operação, visto que servem de base para análise da performance e estabelecimento de ações de melhoria. Segundo a Norma COPC-2000 PSIC, os indicadores devem seguir o Princípio CUICA: Coletados: os dados devem ser coletados de acordo com a periodicidade estipulada. Utilizáveis: os indicadores devem ter metas coerentes atreladas, de forma a propiciar uma análise da performance. Íntegros: os dados devem ser coletados de forma imparcial e precisa (numericamente correta) e refletir a realidade de uma população representativa. Conhecidos: os indicadores, suas metas e seus resultados devem ser conhecidos pelas pessoas diretamente ligadas aos mesmos. Ações: para todos os indicadores que não alcançam os objetivos (metas), é necessário estabelecer ações de melhoria, bem como demonstrar evolução na performance em decorrência destas ações.

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Política de Responsabilidade So cio Ambiental

Política de Responsabilidade So cio Ambiental Política de Responsabilidade So cio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. REVISÃO DA POLÍTICA...

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014 DECLARAÇÃO DE APOIO CONTÍNUO PELO CHEFE EXECUTIVO A RRV Engenharia confirma o apoio contínuo aos Dez Princípios do Pacto Global, relacionados aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES 0 GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES Indice Introdução 2 Conformidade Legal para Integridade Comercial 2 Respeito pelos direitos humanos 2 Proteção

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

Política de Sustentabilidade Link Server.

Política de Sustentabilidade Link Server. Página 1 de 15 Hortolândia, 24 de Janeiro de 2014. Política de Sustentabilidade Link Server. Resumo Conceitua os objetivos da Política de Sustentabilidade da Link Server. Estabelece as premissas, a governança

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Metalúrgica JORBA Indústria e Comércio Ltda. Av. Emilio Giaquinto, 177 Parque Novo Mundo São Paulo SP CEP: 02181-110 Fone/Fax: (55-11) 2632-2611

Metalúrgica JORBA Indústria e Comércio Ltda. Av. Emilio Giaquinto, 177 Parque Novo Mundo São Paulo SP CEP: 02181-110 Fone/Fax: (55-11) 2632-2611 Metalúrgica JORBA Indústria e Comércio Ltda. Av. Emilio Giaquinto, 177 Parque Novo Mundo São Paulo SP CEP: 02181-110 Fone/Fax: (55-11) 2632-2611 CNPJ: 61.460.077/0001-39 / INSCR: 105.657.106.110 Gestão

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR DE DO GRUPO INVEPAR PÁGINA Nº 2/5 1. INTRODUÇÃO Desenvolver a gestão sustentável e responsável nas suas concessões é um componente fundamental da missão Invepar de prover e operar sistemas de mobilidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento ROCK IN RIO LISBOA 2014 Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento PRINCÍPIOS O Sistema de Gestão da Sustentabilidade é baseado

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Título: PRSA - Política de Responsabilidade Socioambiental POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. PRINCÍPIOS... 3 5. DIRETRIZES...

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Standard Chartered Bank, Brasil Página 1 de 8 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. CICLO DE REVISÃO... 3 III. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 IV. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA... 4

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 DETALHAMENTO... 3 3.1 Definições... 3 3.2 Envolvimento de partes interessadas... 4 3.3 Conformidade com a Legislação

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

DELOITE TOUCHE TOHMATSU Código PO-SIGA POLITICA CORPORATIVA Revisão 02

DELOITE TOUCHE TOHMATSU Código PO-SIGA POLITICA CORPORATIVA Revisão 02 Pagina 1/6 ÍNDICE 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA / APLICAÇÃO...3 3. REFERÊNCIAS...3 4. DEFINIÇÕES...3 5. DIRETRIZES E RESPONSABILIDADES...4 5.1 POLITICAS...4 5.2 COMPROMISSOS...4 5.3 RESPONSABILIDADES...5

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Declaração de Apoio Contínuo Amostra

Declaração de Apoio Contínuo Amostra Geral Período coberto pela sua Comunicação de Progresso (COP) De: A: Declaração de apoio continuado pelo Diretor Executivo (CEO) Forneça uma declaração do diretor executivo da sua empresa expressando apoio

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Essência ) ) Identidade

Essência ) ) Identidade Realização: Apoio: Essência ) ) Identidade O conjunto da nossa Razão de Ser, Crenças, Visão e Missão da Marca. É a alma da Marca. Fonte de inspiração para o desenvolvimento dos colaboradores, para o gerenciamento

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Compliance e a Valorização da Ética. Brasília, outubro de 2014

Compliance e a Valorização da Ética. Brasília, outubro de 2014 Compliance e a Valorização da Ética Brasília, outubro de 2014 Agenda 1 O Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética Compliance, Sustentabilidade e Governança 2 Corporativa 2 Agenda 1 O Sistema de Gestão

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Versão 1.0 18/08/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Diretrizes... 3 3.1. Diretrizes Gerais... 3 3.2. Diretrizes Específicas...

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental 30/07/2015

Política de Responsabilidade Socioambiental 30/07/2015 Política de REGISTRO DAS ALTERAÇÕES Versão Item Descrição resumida da alteração Data APROVAÇÃO Elaboração Responsável Aprovação Diretoria de Presidência Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Diretoria

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 30/10/2014 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 5.1 Identificação dos riscos...

Leia mais

MENSAGEM AO FORNECEDOR

MENSAGEM AO FORNECEDOR MENSAGEM AO FORNECEDOR O Código de Conduta da AABB Porto Alegre para fornecedores é um documento abrangente, que trata de temas diretamente ligados ao nosso cotidiano de relações. Neste material, explicitamos

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Sumário 1. Aplicação... 02 2. Definições... 02 2.1 Risco socioambiental... 02 2.2 Partes relacionadas... 02 2.3 Termos...

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Elaborado por: GT Especial do ABNT/CB-25 Grupo de Aperfeiçoamento do

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA 1/10 INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA... 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 1. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:... 4 - MANUAL DA QUALIDADE... 4 Escopo do SGQ e definição dos clientes... 4 Política

Leia mais

Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS

Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS anos 1. OBJETIVO Este documento tem a finalidade de estabelecer diretrizes para a Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS)

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COSERN

PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COSERN PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COSERN Resumo das diretrizes e critérios da COSERN/ Grupo Neoenergia para patrocínios a projetos socioculturais e ambientais. Guia Básico do Proponente 1 Índice Introdução 2 1.

Leia mais

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Certificação ANBT NBR 16001:2004 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social O que é? É uma norma brasileira de responsabilidade social que tem caráter de sistema de gestão e propósito de certificação.

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 08/01/2015 Verificado por Neidiane Silva em 09/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 12/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade Síntese O Compromisso ALIANSCE para a Sustentabilidade demonstra o nosso pacto com a ética nos negócios, o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossos empreendimentos,

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: INSTRUTORIA INTERNA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 463, de 10/09/2012 VIGÊNCIA: 10/09/2012 NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 01/07 ÍNDICE 1. FINALIDADE...

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

O Impacto da Gestão da Cadeia de Fornecedores na Sustentabilidade das Organizações

O Impacto da Gestão da Cadeia de Fornecedores na Sustentabilidade das Organizações Webinar O Impacto da Gestão da Cadeia de Fornecedores na Sustentabilidade das Organizações Juliana Scalon 4 de Setembro de 2013 Aprimore o desempenho dos fornecedores Para se sobressair no mercado atual

Leia mais