A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC: ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC: ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC: ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Área: Impacto del E-Learning en el Desarrollo de la Gestión Empresarial y/o Educacional Prof a Leda Regina Deucher Sécca Prof a Sueli Gadotti Rodrigues Prof a Graziela Naspolini Delpizzo Prof a Flavia Lumi Matusawa 1 Histórico da educação a distância na UDESC O Estado de Santa Catarina, localizado na Região Sul, entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, com área de ,9 km², é um dos menores Estados da Federação. O território catarinense corresponde a 1,12% do território nacional e se caracteriza como um espaço geográfico marcado culturalmente, de início, pela presença de índios; depois, pelos açorianos e pelos negros no litoral; pelos italianos, no sul, no oeste e no meio oeste; pelos alemães, no norte e no Vale do Itajaí; pelos cafuzos e pelos portugueses no planalto. A população do Estado de Santa Catarina é de habitantes, distribuída junto aos grandes pólos microrregionais, representando 3% da população brasileira. A densidade demográfica catarinense é de 44,55 habitantes por km², o que significa boas condições de habitabilidade. Basicamente, inexistem grandes focos de miséria, superpopulações, ou grandes áreas de concentração urbana. Segundo fontes oficiais, Santa Catarina apresenta a relação mais equilibrada do país entre população urbana e rural. Economicamente, o Estado de Santa Catarina desponta, hoje, como uma das mais vigorosas e sólidas economias.

2 O projeto do Curso de Pedagogia a Distância, oferecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, tem suas origens nas atividades de extensão do Centro de Ciências da Educação FAED/UDESC, desde Realização de diversas reuniões de estudo, cursos na área de Educação a Distância e colaborações significativas do corpo acadêmico fizeram com que o projeto fosse aprovado, passando a ser executado a partir do ano de 1999, com uma turma piloto em treze municípios da região da Grande Florianópolis, com 220 alunos. Uma das prioridades para a implantação deste Curso foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, que determina a formação de professores em nível superior (formação pedagógica). 2 Cursos a Distância A UDESC oferere, na modalidade a distância, os cursos de Pedagogia, Gestores e Complementação Pedagógica. 2.1 O Curso de Pedagogia a Distância O Curso de Pedagogia a Distância da UDESC tem duração de quatro anos e se caracteriza como dumodal: com momentos presenciais (um encontro semanal com o Tutor, que faz a mediação entre o aluno e o conhecimento, e um encontro por disciplina com os professores responsáveis por cada área de estudo) e momentos a distância, os quais se valem de recursos tecnológicos como fax e internet, além de materiais impressos e vídeos.. Identificação: Curso de Pedagogia (Licenciatura/Graduação Plena);. Formação: Pedagogo - Habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e/ou da Educação Infantil;. Carga Horária: horas (aulas/ atividades), com 214 créditos, sendo: horas (171 créditos - 80%), na modalidade a distância e 645 horas (43 créditos - 20%), em Encontros Presenciais. O público-alvo, prioritariamente, é formado por professores da rede municipal de ensino e da rede privada, assim como do sistema estadual de ensino, sem formação em nível superior, para atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que essa clientela deverá possuir curso superior com formação pedagógica até dezembro de O Curso de Licenciatura em Pedagogia (Graduação) atende, hoje, a quinze mil alunos em Santa Catarina, tendo iniciado em agosto/1999, com uma Turma Piloto de 221 alunos; para atendimento a essa etapa, o Ministério da Educação e Cultura, através da Portaria Ministerial (MEC) n 769, de 01 de junho de 2000, publicada no DOU da mesma data, autorizou a UDESC a operacionalizar o Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância. No ano de 2000, a UDESC expandiu o Curso, atendendo a alunos e, no

3 ano de 2001, aumentou a oferta, passando a contar com mais alunos. Em agosto/2002, o Curso será estendido para os Estados de Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Bahia, atendendo a doze mil alunos. Figura 1: Regiões de abrangência no Estado de Santa Catarina 2.2 Curso de Especialização em Gestão Escolar A UDESC mantém, ainda, cursos a distância para formação de docentes e de gestores escolares. O Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação), desde abril/2002, atende, em Santa Catarina, a, aproximadamente, dois mil alunos e, no, Ceará a aproximadamente cinco mil alunos. Essa especialização é a continuação do PROGESTÃO (Programa de Gestores Escolares), em nível de extensão universitária. O objetivo do Curso é capacitar as equipes de gestão das escolas públicas estaduais e outros profissionais envolvidos com a escola, oportunizando a construção de projeto de gestão democrática, projeto comprometido com a autonomia da escola e com o sucesso escolar do aluno. 2.3 Curso de Complementação Técnico-Pedagógica O Curso de Complementação Técnico-Pedagógica está sendo desenvolvido em Santa Catarina desde dezembro de 2001, com duzentos alunos e previsão de término para dezembro de 2002, tendo duração de um ano. Atende a uma clientela com graduação em bacharelado, que não possui licenciatura e está atuando nos CEDUP Centro de Educação Profissional.

4 Figura 2: Estados de abrangência no Brasil 3 Estrutura pedagógica O regime de estudos dos cursos é na modalidade da educação a distância, que se caracteriza pela realização de estudos sem a presença do professor e com freqüência obrigatória somente nos encontros presenciais, que são realizados nos núcleos pedagógicos. Os alunos contam com tutores para orientação, acompanhamento e avaliação de suas atividades e, ainda, com professores especializados em diferentes áreas. 3.1 Recursos didático-pedagógicos utilizados A interlocução entre os envolvidos no processo dá-se por telefone, fax, correio eletrônico ( ), salas de bate-papo (chats) e momentos presenciais. O material do Curso de Pedagogia é auto-instrucional e específico para a educação a distância, para atender ao avanço de cada aluno de acordo com o seu desenvolvimento. O setor de produção de material impresso é responsável pela diagramação de todo e qualquer material impresso, tanto os cadernos pedagógicos manuseados pelos alunos-professores em todo Estado, como também guias de estudo, textos complementares, folders etc., usados na divulgação de cursos ou eventos. O professor entrega seu texto, armazenado em meio digital, a esse setor (com a devida revisão de linguagem). As imagens que farão parte do material impresso são cuidadosamente tratadas. O setor utiliza um software de diagramação para criação da versão final, respeitando integralmente o texto do autor. Após esse processo, o professor faz uma revisão final, para só então, o material ser reproduzido na gráfica.

5 O setor de produção de material impresso é responsável por projetos gráficos adequados às disciplinas, a fim de colaborar com uma melhor assimilação do conteúdo e levar a efeito um certo controle no que diz respeito ao calendário acadêmico, para que sempre, concomitantemente à administração da disciplina, o aluno possa ter em mãos o caderno pedagógico e, com isso, acompanhe as aulas. O setor de produção de material busca, conjuntamente com o setor de multimídia, criar um padrão para cada disciplina, produzindo capas de vídeos e cadernos pedagógicos com identidade visual única, para facilitar a identificação da disciplina por parte do aluno. Em se tratando de educação a distância e reconhecendo que, para muitas pessoas, ainda, a sala de aula e a presença física do professor facilitam a aprendizagem, o setor de produção de material impresso procura, juntamente com o setor UDESC Virtual e o setor multimídia, utilizar novas tecnologias, atualizando-se tanto nessa área como na área pedagógica e artística. Além do material impresso, são utilizados vídeos, cassetes, teleconferência e ambiente virtual de aprendizagem. Programas específicos, através do canal educativo TVE (Anhatomirim) e de rádio, são transmitidos de modo a subsidiar o aprendizado do aluno. Os materiais utilizados nos cursos são produzidos por professores e equipe técnica da própria CEAD. Na produção dos vídeos, além de apresentar todos os aspectos que são característicos da linguagem que o veículo TV (ou cinema) exige como transformar em imagens, músicas, efeitos e animações as idéias que querem ser lançadas é preciso enfeitar e tornar mais dinâmico o produto final sem esquecer que ele deve servir como um complemento dentro do processo educativo de alunos. O vídeo tem um papel tão importante quanto as aulas presenciais, os cadernos pedagógicos e os recursos de informática aplicados a distância através da internet, tanto que existe um setor específico para a produção das vídeo-aulas. Atualmente, este setor conta com uma equipe interdisciplinar de profissionais, especializados em diversas áreas como: comunicação e tv, cinema, fonoaudiologia e linguagem, história, piscologia e computação. A interação com os professores - Todo o processo de criação de vídeo começa com o apoio dos professores responsáveis pelas disciplinas que colocam no papel todo o conteúdo que deve ser tratado e explicado em cada vídeo, para complementar partes que merecem ser reforçadas ou que ficaram ausentes do material impresso. Nesta fase o trabalho precisa ser minucioso para delinear exatamente o que se quer com a vídeo-aula. Ao elaborar o briefing, o professor deve responder a perguntas como: qual o objetivo deste vídeo? O que vai ser usado como tema principal? De que forma se espera que ele seja assimilado pelos alunos? E como o vídeo pode contribuir no processo educativo? Fazendo isso ele vai estar repassando para os profissionais especializados o que em produção audiovisual se chamaria: argumento. Na seqüência, o argumento é entregue a equipe de roteiristas. Estes começam o trabalho a partir de uma premissa básica: a linguagem da televisão não pode englobar todos os aspectos de uma aula. Por

6 limitações técnicas e do próprio processo, a TV é bem diferente de qualquer material impresso, como livros, jornais e cadernos. O trabalho dos roteiristas é fazer uma adaptação, onde o material do professor é sempre a referência, mas é preciso adequá-lo ao formato exigido pelo veículo. A criação - É no roteiro que são previstas as falas dos apresentadores e também as sugestões de trilha sonora, de imagens, as previsões de animações. Ou seja, ali todo o conteúdo que pretende ser repassado pelos professores da disciplina é decodificado na forma de imagens e sons. A pré-produção É preciso reunir a equipe inteira para ver a viabilidade do que foi planejado pelos roteiristas. Tendo sido aprovado inicia a confecção, propriamente dita, do vídeo. Com todo o material bruto da fita recolhido, o próximo passo é a edição. Hoje o setor de Multimídia da CEAD-UDESC conta com o que há de mais moderno no processo de montagem de audiovisuais: a edição digital. Através de computadores com softwares específicos é possível adicionar recursos que tornam mais ricas todas as produções como detalhes de cores, luzes, animações, textura e efeitos em três dimensões. O objetivo é dar uma forma mais atraente aos vídeos educativos. Após isso, para cada disciplina são feitas mais de mil cópias, que são distribuídas para os núcleos pedagógicos. Também são realizadas teleconferências. Estes encontros são um instrumento importante para aproximar os alunos, geograficamente distanciados, dos professores da instituição que oferece o curso. O trabalho é sempre realizado em parceria com a equipe de professores, da UDESC Virtual, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a TV Cultura de Santa Catarina. As teleconferências permitem uma abordagem diferenciada aos alunos servindo como um fórum de estudos e debates entre os professores e alunos envolvidos nos cursos. Através de sinal via-satélite é possível que os professores, ao vivo, dos estúdios da TV Cultura, localizada em Florianópolis, participem de encontros com os alunos em diferentes pontos do estado e de todo o país. A interação entre a equipe docente e os alunos se dá através do chat, ou fazendo contato com profissionais da call-center através de telefonemas gratuitos, onde têm a oportunidade de entrar no ar ao vivo, expondo suas perguntas diretamente a um dos professores envolvidos na teleconferência. Também está disponível a biblioteca do Centro de Ciências da Educação da UDESC e, em cada núcleo, além de estrutura física, materiais e equipamentos, há uma pequena biblioteca que possibilita aos alunos o acesso a uma bibliografia básica necessária aos seus estudos. Enfim, são utilizados meios atuais de comunicação e vários instrumentos para otimizar os recursos educacionais. É importante que o aluno perceba que os meios colocados à sua disposição, além de facilitarem a sua relação com professor, Tutor, equipe pedagógica e administrativa, devem ajudá-lo, no sentido de permitir respostas rápidas às informações solicitadas, de modo a não prejudicá-lo no desenvolvimento dos trabalhos. Durante a realização desses estudos, em horários semanais, previamente fixados em

7 calendários, Tutores e professores das disciplinas em estudo estão disponíveis, na Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), para responder a consultas, para tirar dúvidas, ou mesmo para orientar os alunos via telefone, computador, fax, carta etc. Na CEAD, além de telefone e fax, há equipamentos como computador, rádio, televisão, videocassete, audiocassete, gravador, além dos equipamentos para transmissão de teleconferências na sede da UDESC, para uso dos alunos e equipe pedagógica. A forma mais rápida, hoje, além do telefone, é, sem dúvida, via computador. A proposta é que os usuários - no caso, alunos, professores, tutores, equipe pedagógica, enfim, as pessoas envolvidas com os cursos - estejam ligados a internet e possam acessar um computador central, que armazena todos os dados relativos ao andamento dos cursos quanto ao acompanhamento do aluno; à produção e à adequação de módulos; às orientações; às ações da equipe pedagógica, enfim, a tudo o que representa experiência a ser registrada. Esse sistema computacional tem como função permitir, portanto, o intercâmbio entre todos, sob o ponto de vista pedagógico e administrativo, quer recorrendo às informações armazenadas, quer através de ferramentas de comunicação via internet. Além do computador, o telefone e o fax serão utilizados como meios de apoio. Para que haja dinamicidade, há uma linha telefônica no núcleo disponível aos alunos para entrarem em contato com o orientador e equipe técnica. Apesar disso, é provável que um bom número de alunos tenha telefone ou acesso a ele em suas localidades. Evidentemente, quando não se manifestar a urgência do atendimento, a comunicação pode ser feita através dos serviços do correio. Um outro meio a ser utilizado, no processo do aprendizado, é o rádio, através do qual, em programas breves, podem ser veiculadas informações relativas ao curso. Um outro meio valioso para o processo é a televisão, uma vez que, alcançando toda a área objeto do curso, possibilita, embora unilateralmente, uma aproximação com o aluno, que pode acessar os programas veiculados com esse propósito. Como a Instituição dispõe de um canal de TV Educativa (TVE - Anhatomirim), é possível buscar o seu apoio para veiculação de conteúdos, harmonizados com os temas propostos nos fascículos, ou seja, determinados módulos, além do material escrito, considerando a veiculação de vídeos. Os vídeos têm como função o enriquecimento dos temas e das atividades propostas aos alunos, significando, pois, que a tônica dos encaminhamentos pedagógicos está centrada no material escrito, derivando dele as solicitações de esclarecimento pelo aluno junto à equipe orientadora, procedimento fundamental que possibilita o acompanhamento constante do aluno em todo o seu percurso acadêmico. Nesses procedimentos do uso da televisão, adquire importância ímpar o uso dos equipamentos centrados na sede da UDESC, próxima ao Centro de Ciências da Educação, para veiculação de conferências, palestras e até orientações em momentos previamente agendados, em que os alunos recebem

8 esses materiais em seus locais de origem, em ambiente a ser indicado, preferencialmente pelas Prefeituras Municipais, ou em lugar onde funciona o núcleo. Um outro recurso a ser usado é o gravador - através de fitas cassete, podem ser veiculados conteúdos programáticos. Prevê-se, contudo, o uso do gravador em caráter restrito, servindo mais para que o orientador ou equipe pedagógica ajude aquele aluno com problema específico numa determinada disciplina. Esse meio, evidentemente só será usado na eventualidade de o aluno residir em local muito distante, onde não haja outros recursos de comunicação. Por fim, para complementar o material impresso encaminhado ao aluno, há ainda a possibilidade de ampliar estudos na própria biblioteca do Centro de Ciências da Educação. 3.2 Ambiente na Internet A UDESC Virtual dispõe de uma página que pode ser acessada por pessoas interessadas, pela internet através do endereço Figura 3: Página principal do site UDESC Virtual Através desta as pessoas podem obter informações gerais sobre os cursos a distância da UDESC. Alunos, professores, tutores e equipe envolvida recebem um endereço particular de , login e senha para terem acesso ao ambiente. O ambiente possibilita o uso de ferramentas de comunicação com fins pedagógicos como chats, por alunos, tutores, professores e equipe técnica, oportunizando constante feed-back. O ambiente virtual de aprendizagem oferece um menu principal com as seguintes opções: Disciplinas, Midiateca, Galeria de fotos, Secretaria, Webmail, Meu espaço, Momento Social e Ajuda.

9 Figura 4: Menu principal do ambiente virtual O menu Disciplinas disponibiliza informações sobre os conteúdos dos cadernos pedagógicos, textos complementares, sites interessantes, plano de ensino, ementa, programa, avaliações, chat e fórum, tira-dúvidas. Além disso oferece informações sobre os professores e como entrar em contato com eles. Temas sugeridos por professores, tutores e alunos são discutidos nos fóruns, objetivando enriquecimento das disciplinas e troca de experiências regionais. As enquetes permitem uma pesquisa rápida de opinião sobre os mais variados assuntos educacionais. As dúvidas dos alunos em relação aos conteúdos das disciplinas são respondidas pelos professores através da ferramenta tira-dúvidas. As respostas às questões mais freqüentes ficam disponíveis para que outros alunos possam acessá-las, formando um banco de dados, que também fornece subsídios para análise e avaliação dos conteúdos. O menu Midiateca, consiste em uma fonte de consulta para os alunos. Oferece materiais selecionados pelos professores, distribuídos por áreas temáticas como bibliotecas virtuais, dicionários, museus, enciclopédias etc., orientações para trabalhos, comentários sobre livros, filmes, jogos educativos e sites, bem como textos complementares. Ainda neste espaço, existe um link chamado Agenda de Eventos que apresenta um calendário de congressos, seminários e workshops na área de educação para estimular os alunos a participarem. A Midiateca também está disponível para as pessoas que não possuem senha de acesso. A Galeria de Fotos reúne os registros de eventos realizados pela CEAD que reuniram professores, tutores, alunos. O menu Secretaria apresenta informações importantes aos alunos e tutores, como: calendário acadêmico, formulários para declaração, formulário de transferência e requerimento para revisão de provas. A secretaria acadêmica virtual foi criada com vistas a facilitar o trabalho do tutor, bem como

10 agilizar a digitação de notas, emissão de declarações e acompanhamentos do processo por parte dos alunos. Para isso foi adaptado um sistema já existente, às necessidades dos cursos. Esse sistema foi modelado para diminuir as barreiras geradas pela distância e atender às exigências burocráticas e administrativas. Por se tratar de cursos a distância, necessitam de um sistema que permita o acompanhamento e alimentação por parte do tutor. A digitação de notas de avaliação do tutor e do trabalho, que eram digitadas pela secretaria acadêmica, passam a ser digitadas pelo próprio tutor, diminuindo o tempo de disponibilização dessas notas e diminuição de acúmulo de tarefas pela secretaria acadêmica. Anteriormente os relatórios mensais do tutor eram enviados para a secretaria acadêmica, via correio e e- mail. Esses eram digitados e depois disponibilizados juntamente com a nota da prova. A secretaria também emite relatórios de notas, onde o próprio tutor acompanha a vida acadêmica do aluno além de emitir declarações de freqüência e de disciplinas cursadas. Alguns trâmites burocráticos também são facilitados a partir do momento que são disponibilizados no ambiente virtual. É o caso das transferências, pedidos de desistências, trancamentos, problemas com notas e revisão de provas. Estes formulários são acessados pelo tutor e enviados para a secretaria acadêmica. O menu Webmail oferece aos alunos uma ferramenta de comunicação disponível a partir de qualquer máquina que possua acesso à internet. É através desta ferramenta que os alunos e tutores recebem recados importantes dos professores e equipe da CEAD em geral. No menu Meu Espaço o aluno e tutor têm a possibilidade de incluir informações pessoais que sejam do seu interesse, além de ferramentas importantes como por exemplo, trocar a senha, pesquisar e- mails de colegas e redirecionar seus s para outra conta. Ainda neste espaço, encontra-se uma Agenda Pessoal onde pode-se incluir compromissos e atividades pessoais, e também uma ferramenta Favoritos onde pode-se incluir endereços da internet. O menu Momento Social possibilita a divulgação de acontecimentos sociais e pedagógicos, não só nas cidades de Santa Catarina, mas em todo Brasil, sempre ilustrados com fotos dos envolvidos no processo, incluindo os eventos em que alunos, professores, tutores e equipe CEAD em geral participam. O menu Ajuda apresenta dicas e explicações online para serem acessadas caso o aluno ou o tutor necessitar durante a navegação no ambiente. 3.3 Turmas de Cegos e Pessoas com Baixa Visão e Turma de Surdos A UDESC, em parceria com a comunidade de surdos e com a comunidade de cegos e sensível à mobilização dessas comunidades em favor da luta pelo direito à educação, estendeu aos surdos e aos

11 cegos, neste ano de 2002, a oferta do Curso de Pedagogia a Distância, habilitação Séries Iniciais e Educação Infantil. Tanto na educação de surdos quanto na educação de cegos e pessoas com baixa visão, a tecnologia é amplamente utilizada. Ambas as turmas possuem alunos de vários municípios de Santa Catarina. Alguns deles só estudam, outros também trabalham. A turma de cegos e pessoas com baixa visão é composta por 22 alunos, sendo 13 cegos, 7 com baixa visão e 2 videntes que realizam trabalhos com pessoas cegas. A Associação Catarinense de Integração dos Cegos (ACIC), parceira na organização do Curso, dispõe de equipamentos de última geração capazes de potencializar o desempenho dos alunos, favorecendo o processo de aprendizagem. Na educação de cegos, a tecnologia é utilizada através de programas sintetizadores de voz, propiciando a pesquisa nos ambientes virtuais. É feita também a adaptação dos cadernos pedagógicos, os quais são transcritos para Braille (para os cegos), são ampliados (para os alunos com baixa visão) e gravados em fitas cassetes (para os alunos que ainda não dominam o Braille). Os livros que são sugeridos como bibliografia complementar estão sendo digitalizados, e os alunos os lêem através do programa sintetizador de voz, que também serve para que acessem o ambiente virtual oferecido pelo curso. Outra adaptação que está se buscando refere-se a filmes de cinema muito usados pelas disciplinas e que, até o momento, são utilizados por esses alunos com uma pessoa que vai narrando as cenas. Para a realização das avaliações que são feitas através de provas e de trabalhos escritos, também é feita a mesma adaptação; tudo é transcrito para o Braille, ampliado e gravado em fitas cassetes e, depois, é novamente transcrito para o português para que possa ser corrigido pelos professores. No que se refere à educação de surdos, tem-se 45 alunos matriculados, sendo 38 surdos e 7 ouvintes que trabalham com surdos. Os materiais também são adaptados, como por exemplo os cadernos pedagógicos, os vídeos com tradução para Língua Brasileira de Sinais e/ou legendas. Houve, também, adaptação no currículo do curso, inserindo disciplinas complementares específicas para a educação dos surdos, como por exemplo, Língua Brasileira de Sinais, Português Instrumental, História da Educação dos Surdos, entre outras. Outros recursos são utilizados como o telefone TDD, fax e internet, aos quais poderá recorrer para se comunicar digitando diretamente com os professores, conseguindo, por esses meios, respostas praticamente em tempo real. 4 Considerações finais Espera-se que este relato sobre a experiência vivenciada pela UDESC no Brasil, sirva de referência para instituições de outros países que vem desenvolvendo trabalhos na área de educação a distância.

12 5 Bibliografia CECHINEL, José Carlos, et al. Projeto do Curso de Pedagogia a Distância. Agosto de CECHINEL, José Carlos. Manual do Estudante. Florianópolis: UDESC/CEAD, p. CECHINEL, José Carlos. Manual do Tutor. Florianópolis: UDESC/CEAD, p. MATUZAWA, Flavia Lumi; DELPIZZO, Graziela Naspolini. UDESC Virtual: tutorial do ambiente. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2002.

Aprendendo o Braille: um exercício de cidadania

Aprendendo o Braille: um exercício de cidadania 1 Aprendendo o Braille: um exercício de cidadania Outubro/2006 Solange Cristina da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC- psolangesil@yahoo.com.br GT3 Elaboração de Material Didático Palavras-Chave:

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD!

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! 1. APRESENTAÇÃO Preparado pela equipe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade

Leia mais

Disciplina Ofertadas na modalidade Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente Virtual Dúvida e Suporte

Disciplina Ofertadas na modalidade Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente Virtual Dúvida e Suporte Sumário Apresentação O papel do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem Disciplina Ofertadas na modalidade Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente Virtual Dúvida e Suporte Dúvidas 3 5 6 9 10 11 14

Leia mais

2.2.4. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes de Pós Graduação

2.2.4. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes de Pós Graduação 2.2.4. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes de Pós Graduação Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Educação à distância; Informática; Metodologia.

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Educação à distância; Informática; Metodologia. 1 O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Um Estudo de Caso no pólo UNOPAR, Machadinho do Oeste - RO Izaqueu Chaves de Oliveira 1 RESUMO O presente artigo tem por objetivo compreender a importância

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*)

PARECER HOMOLOGADO(*) PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 27/05/2004 (*) Portaria/MEC nº 1.502, publicada no Diário Oficial da União de 27/05/2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Disciplina Duração Vagas. 1- Participar da Capacitação inicial para o exercício da tutoria segundo o

Disciplina Duração Vagas. 1- Participar da Capacitação inicial para o exercício da tutoria segundo o UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 2 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

Educação a Distância Definições

Educação a Distância Definições Educação a Distância Definições Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente; Visa a interação

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE LETRAS

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE LETRAS MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE LETRAS Belo Horizonte 2013 SUMÁRIO 1 Informações e procedimentos... 2 2 Atividades que irão complementar a formação... 2 4 As atividades complementares podem

Leia mais

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais)

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais) PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA Ensino Fundamental (séries finais) O Clickideia é um portal educacional (www.clickideia.com.br), desenvolvido com o apoio do CNPq e da UNICAMP, que apresenta conteúdos didáticos

Leia mais

FAQ Estude Sem Dúvidas

FAQ Estude Sem Dúvidas FAQ Estude Sem Dúvidas Núcleo de Educação a Distância Faculdade Flamingo São Paulo Atualizado em: Outubro/2015 2 Estude sem dúvidas FAQ para os alunos de Pedagogia Presencial Caros alunos e alunas do curso

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA 1 O acesso a plataforma educacional do colégio kadima deverá ser feito através do endereço: http://edunote.com.br/kadima/ 2 Na tela que segue,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N. 03/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N. 03/2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N. 03/2007 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com os estados e municípios

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO CONCEPÇÃO DO CURSO O curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Propriedade Intelectual e Inovação faz parte do Programa de Capacitação dos

Leia mais

Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL

Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL Titulo: UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) Autor: Wilson dos Santos Almeida

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação a Distância SEED Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância - Dresead Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Duvidas administrativas dos cursos da EAD Metodista:

Duvidas administrativas dos cursos da EAD Metodista: Duvidas administrativas dos cursos da EAD Metodista: A metodista é credenciada pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância? Sim. A Universidade Metodista de São Paulo recebeu o credenciamento do

Leia mais

MANUAL Atividades Complementares. Curso de Pedagogia

MANUAL Atividades Complementares. Curso de Pedagogia MANUAL Atividades Complementares Curso de Pedagogia BELO HORIZONTE Agosto / 2009 1. INTRODUÇÃO O Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia foi elaborado de acordo com a Resolução de nº 1, de 15 de Maio

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Faculdade de Engenharia Universidade do Estado de Minas Gerais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Faculdade de Engenharia Universidade do Estado de Minas Gerais GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Faculdade de Engenharia Universidade do Estado de Minas Gerais Apresentação Querido (a) aluno (a) Seja bem vindo (a) à Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Faculdade de Educação/Departamento de Estudos Especializados

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Faculdade de Educação/Departamento de Estudos Especializados 1 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Faculdade de Educação/Departamento de Estudos Especializados EDITAL Nº 001/2009 /PR-PPG SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

São ofertadas 13 vagas de Professor-tutor para as disciplinas do módulo básico do curso de Especialização em Gestão de Organização Pública de Saúde.

São ofertadas 13 vagas de Professor-tutor para as disciplinas do módulo básico do curso de Especialização em Gestão de Organização Pública de Saúde. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 1- Seleção de Bolsista Professor-Tutor para os Cursos de Especialização em Gestão de Organização Pública de Saúde O reitor da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

Curso de Capacitação dos Gestores de Defesa Civil para uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)

Curso de Capacitação dos Gestores de Defesa Civil para uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) Universidade Federal de Santa Catarina Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Curso de Capacitação dos Gestores de Defesa Civil para uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 QUEM PODE FAZER O CURSO DE EJA A DISTÂNCIA 04 MATRÍCULA 04 COMO FUNCIONA 05 CALENDÁRIO DOS CURSOS 06 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2015 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho. Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ A N E X O I E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 01/2015 D O S R E Q U I S I T O S E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S RETIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 48/2014, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 48/2014, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA REDE E-TEC BRASIL COORDENADORIA DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF

SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF 1 SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF Fortaleza CE Junho/2009 Karla Angélica Silva do Nascimento - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza karla@fgf.edu.br

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 02 PROCESSO DE INTERAÇÃO EM EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Interação em EAD A partir das novas mídias e tecnologias, tais como a televisão, o telefone

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação Prezado aluno, É com imensa satisfação que a Universidade Estácio de Sá, em parceria tecnológica com o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), apresentam os seus novos cursos de Pós Graduação em Direito,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Andréa Tonini José Luiz Padilha Damilano Vera Lucia Marostega Universidade Federal de Santa Maria RS RESUMO A UFSM vem ofertando Cursos de Formação

Leia mais

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Faculdade Educacional da Lapa 1 FAEL RESULTADOS - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 O referido informativo apresenta uma súmula dos resultados da autoavaliação institucional, realizada no ano de 2012, seguindo

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação a Distância SEED Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep

Leia mais

AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O TRABALHO DO TUTOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO SOEK, Ana Maria (asoek@bol.com.br) Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil HARACEMIV,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

GUIA ACADÊMICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES

GUIA ACADÊMICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES GUIA ACADÊMICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES Válido para ingressantes a partir do 1º/2010 Prezado (a) acadêmico (a), Seja bem vindo ao Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

Leia mais

Sumário GUIA DO ALUNO. Primeiro Acesso... 3. Roteiro de Estudos Modalidade SEPI... 4. Roteiro de Estudos Modalidade SEI... 6

Sumário GUIA DO ALUNO. Primeiro Acesso... 3. Roteiro de Estudos Modalidade SEPI... 4. Roteiro de Estudos Modalidade SEI... 6 Sumário Primeiro Acesso... 3 Roteiro de Estudos Modalidade SEPI... 4 Roteiro de Estudos Modalidade SEI... 6 Acesso ao Ambiente Acadêmico Blackboard... 8 1 - Ferramentas... 9 1.1 - Calendário... 11 1.2

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

GLOSSÁRIO. Ação educacional ação de ensino-aprendizagem (ex.: curso, seminário, palestra, treinamento, capacitação).

GLOSSÁRIO. Ação educacional ação de ensino-aprendizagem (ex.: curso, seminário, palestra, treinamento, capacitação). 137 GLOSSÁRIO Abordagem sistêmica método que integra diferentes ciências na investigação, pesquisa ou estudo de determinado tema, assunto, objeto ou fenômeno. Ação educacional ação de ensino-aprendizagem

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem 2.1 Introdução Caro Pós-Graduando, Nesta unidade, abordaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que será utilizado no curso: o Moodle. Serão

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TUTORES PRESENCIAIS DO POLO UAB DE FLORIANÓPOLIS: POSSIBILIDADES DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TUTORES PRESENCIAIS DO POLO UAB DE FLORIANÓPOLIS: POSSIBILIDADES DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TUTORES PRESENCIAIS DO POLO UAB DE FLORIANÓPOLIS: POSSIBILIDADES DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Resumo Fabiana Gonçalves¹ Prefeitura de Florianópolis Grupo de

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação a Distância SEED Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância - Dresead Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO... 3 2 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO Missão: Atuar nas diferentes áreas (administração, planejamento e orientação educacional) com o intuito

Leia mais

Esfera: 10 Função: 12 - Educação Subfunção: 367 - Educação Especial UO: 26298 - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Esfera: 10 Função: 12 - Educação Subfunção: 367 - Educação Especial UO: 26298 - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Programa 1374 Desenvolvimento da Educação Especial Numero de Ações 16 Ações Orçamentárias 0511 Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Produto: Projeto apoiado UO: 26298 - Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Prof. Me. Gilson Aparecido Castadelli

Prof. Me. Gilson Aparecido Castadelli Projeto de Implantação do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta - NTEA Prof. Me. Gilson Aparecido Castadelli Ourinhos - 2012 2 1- DADOS GERAIS 1.1 UNIDADE EXECUTORA FIO - FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD 1 Curso Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD Unidade I Material Instrucional - Texto 1. Introdução Qualquer que seja

Leia mais

Capacitação de Recursos Humanos para o Uso de Tecnologias no Ensino Fundamental

Capacitação de Recursos Humanos para o Uso de Tecnologias no Ensino Fundamental Programa 0042 ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS Objetivo Melhorar a qualidade do ensino fundamental, mediante a democratização do acesso a novas tecnologias de suporte à formação educacional. Indicador(es)

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - Educação a Distância: princípios e orientações. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - Educação a Distância: princípios e orientações. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNISULVIRTUAL EDITAL DE TRIAGEM Nº 08/05/2013

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNISULVIRTUAL EDITAL DE TRIAGEM Nº 08/05/2013 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNISULVIRTUAL EDITAL DE TRIAGEM Nº 08/05/2013 A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL, Campus UnisulVirtual, nos termos deste edital, torna

Leia mais

MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Março, 2011 Prezado aluno Sempre preocupada em oferecer o melhor na formação de novos profissionais, a FADEP disponibiliza, a partir deste primeiro semestre

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

Categoria: A Estratégicas e políticas. Setor Educacional: 5 Educação continuada em geral. Natureza: B Descrição de projeto em andamento

Categoria: A Estratégicas e políticas. Setor Educacional: 5 Educação continuada em geral. Natureza: B Descrição de projeto em andamento FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURITIBA Maio/2007 Eloina de Fátima Gomes dos Santos Prefeitura Municipal de Curitiba eloinas@curitiba.org.br Cíntia Caldonazo

Leia mais

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD Capacitação - HÓRUS Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO... 3 2.1 Objetivos do curso... 3 2.2 Recursos de Aprendizagem...

Leia mais

1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução

1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução 1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução Este tutorial tem a finalidade de guiar o aluno, dando orientações necessárias para o acesso, navegação e utilização das ferramentas principais. Um ambiente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem...

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 08 Edição do Perfil... 10 Ambiente Colaborar... 11 Iniciando

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento, elaborado pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivo regulamentar o desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD EDITAL 02/2015 - PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES TUTORES A Vice-Reitoria de Graduação e o Centro de Educação a Distância (CEAD/UCB),

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

EDITAL Nº 077/ 2014 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EJA NA DIVERSIDADE

EDITAL Nº 077/ 2014 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EJA NA DIVERSIDADE EDITAL Nº 077/ 2014 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EJA NA DIVERSIDADE A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do, da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FERNANDA SERRER ORIENTADOR(A): PROFESSOR(A) STOP MOTION RECURSO MIDIÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ1134 EDITAL Nº 001/2014 1. Perfil: I - Consultoria para monitoramento e avaliação acerca de como se dá a apropriação de conteúdos, conceitos e novas

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Sumário. Guia do Aluno

Sumário. Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Roteiro de estudo...3 2. Acessando seu ambiente acadêmico...5 3. Ferramentas...6 3.1 Avisos...6 3.2 Calendário...7 3.3 Tarefas...8 3.4 Informações pessoais...9 3.5 Minhas notas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES NORMAS GERAIS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Prezados alunos, As atividades Acadêmico-Científico Culturais foram instituídas como carga horária visando a complementação

Leia mais

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: EDUCAÇÃO FÍSICA (Portaria de Reconhecimento nº 428 de 28 de julho de 2014) E PEDAGOGIA (Portaria de Reconhecimento nº 286 de 21 de dezembro de 2012) ORIENTAÇÕES

Leia mais

NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO FACHA.EDU.BR/EAD NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO RIO DE JANEIRO, AGOSTO DE 2015 EAD - Manual do Aluno SUMÁRIO 1. CARTA AO ALUNO 2. METODOLOGIA EAD 3. COORDENAÇÃO 4. SALAS VIRTUAIS 5.

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA. Recife, 05/2009.

CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA. Recife, 05/2009. 1 CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA Recife, 05/2009. Sandra da Silva Santos UFPE sandrinhasss@uol.com.br Categoria: Pesquisa e Avaliação Setor

Leia mais

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL A DIRETORA DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS no exercício de suas atribuições legais, com fundamento no art. 65, inciso II da Lei

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA CHAMADA INTERNA PARA TUTORES PRESENCIAL

Leia mais

Manual Geral de Normas para Atividades Complementares

Manual Geral de Normas para Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Curso de Administração - EaD Manual Geral de Normas para Atividades Complementares 2012 Núcleo de Educação a Distância Coordenação do Curso de Administração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO LÚDICO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA http://www.fgf.edu.br Sala Virtual TelEduc O TelEduc é um ambiente virtual desenvolvido Unicamp para apoiar professores

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO LÚDICO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

GUIA PRAÁTICO DO ALUNO A DISTAÂ NCIA

GUIA PRAÁTICO DO ALUNO A DISTAÂ NCIA GUIA PRAÁTICO DO ALUNO A DISTAÂ NCIA Sistema de Avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA e Portal ÚNICO Guia prático e de conhecimento do Sistema de Avaliação, utilização das ferramentas tecnológicas

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

A DISCIPLINA DE LIBRAS NA EAD NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJF: O MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO* 1

A DISCIPLINA DE LIBRAS NA EAD NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJF: O MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO* 1 A DISCIPLINA DE LIBRAS NA EAD NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJF: O MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO* 1 Camila Ribeiro Lisboa Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora RESUMO: Neste trabalho, apresentamos como

Leia mais