Luís Borges Gouveia João Ranito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Luís Borges Gouveia João Ranito"

Transcrição

1 Produção Apoiada pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado pelo Estado Português, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Ministério da Segurança Social e do Trabalho.

2 Sistemas de informação de apoio à gestão Índice Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Capítulo 2 Desafios e mudança nos sistemas de informação Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Capítulo 4 Um modelo de referência para os sistemas de informação Capítulo 5 Sistemas de informação e a autarquia

3 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 3 Objectivos do capítulo -Introduzir os conceitos básicos associados aos sistemas de informação. -Introduzir os conceitos associados à tomada de decisão e a sua relação com os dados e a informação. -Reflectir sobre o papel e a importância dos sistemas de informação baseados em computador. -Propor o estudo dos sistemas de informação com base numa abordagem sistémica e tomando uma visão sociotecnológica.

4 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 4 Ponto de situação A realização da mais simples acção, ou a decisão de optar por uma determinada alternativa de acção exige informação. -considerando as diversas situações do nosso dia-a-dia, somos confrontados com a existência de condições exteriores que condicionam o que fazemos e o que decidimos. Do mesmo modo que a informação para o indivíduo lhe traz vantagens, para as organizações, essas vantagens são ainda mais evidentes. -a sua complexidade implica a coordenação e interacção de um conjunto de indivíduos e a resposta a solicitações que lhes são exteriores; -a exigência de conformidade com padrões de qualidade cada vez mais elevados. Recorre-se ao uso de sistemas de informação baseados em computador que proporcionam actualmente os meios mais adequados, embora não exclusivos, para suporte à tomada de decisão e à acção, nas organizações.

5 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 5 A informação, o ser humano e o computador A possibilidade de acesso à informação significa, para o indivíduo: melhores meios de actualização e desenvolvimento das suas capacidades; o acesso ao conhecimento e a experiências de terceiros; a resolução de problemas e necessidades que se lhe colocam. As organizações também necessitam de informação em muitos casos é a actividade principal (Bancos, alojamento turístico, etc.). A forma como uma organização trata a informação influencia o seu bom funcionamento a crescente dependência aos meios usados para lidar com a informação, aliada ao crescente aumento do fluxo de informação, justifica o estudo dos SI. informação ser humano computador

6 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 6 A informação e a importância da informação Informação Informação é uma colecção de dados que, quando apresentada de determinada forma e em determinado momento, melhora o conhecimento do indivíduo que a recebe, de modo a que este indivíduo se torne mais capaz de realizar a acção ou decisão a que se propõe: -os dados considerados são apenas os relevantes: se estes não forem relevantes, então não se obtêm informação; -o âmbito é apenas o das decisões a tomar, mas a informação pode ser útil para a motivação, a construção de modelos e o trabalho de desenvolvimento constante de informar futuras decisões. A importância da informação A informação é crítica para o funcionamento das organizações, em especial considerando o seu processamento, comunicaçao e armazenamento, nas seguintes actividades: -operações: processamento de transacções como encomendas, stocks, vendas e compras; -gestão: análise e tomada de decisão para o planeamento, calendarização, controle, avaliação e supervisão.

7 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 7 Níveis de conhecimento Distinguir o recurso à informação de acordo com o seu impacto para cada indivíduo no SI: -os dados constituem os elementos atómicos que referenciam, qualificam e descrevem todos os itens necessários à operação do sistema de informação. -a informação é o segundo nível e consiste na agregação de dados através de relações de complementaridade entre eles. Dessa forma é obtida informação que é sempre direccionada e sujeita a contextos específicos. -o conhecimento é o terceiro nível, que permite a hierarquização da informação e possibilita a avaliação da informação disponível para a tomada de decisão.

8 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 8 Níveis de conhecimento Caracterís tica Estrutura Estratégia Decisão Tipo I Rotineira (estruturada); Programáveis, rotineiras, genéricas e computacionais. Processual, previsível, relação segura entre causa/efeito, repetitiva; Ocorre no quadro da tecnologia existente; Canais de informação bem definidos; Há critérios definidos de decisão. Apoia-se em regras e princípios; Resposta conhecida e pré-fabricada, processo uniforme; Técnicas computacionais; Métodos aceites para lidar com problemas Decisão Tipo II Não rotineira (não estruturada); Não programáveis, únicas, criativas e inovadoras. Nova, não estruturada, complexa, relação incerta entre causa/efeito; Não repetitiva; Canais de informação não definidos; Informação incompleta; Apoia-se em juízos pessoais, opções, intenções e criatividade; Processo individualizado; Técnicas ad-hoc para resolver problemas.

9 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 9 Modelo de decisão de Harrison (Bilhim, 1999) Modelo racional: prescreve o que o indivíduo deve fazer para ser um decisor eficaz e muito estruturado. O critério de decisão é a maximização do resultado final. Este modelo está mais adequado para a tomada de decisões estruturadas. Modelo organizacional: combina o uso de matemática, estatística e economia com as disciplinas de ciências sociais. O critério de decisão é a obtenção de um resultado final que seja satisfatório. Este modelo reconhece que existem limitações de informação, cognitivas, de tempo e de custo e levando este facto em consideração. Está associado com a tomada de decisão de curto prazo e muito orientado para os resultados finais.

10 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 10 Modelo de decisão de Harrison (Bilhim, 1999) Modelo político: referido também como modelo adaptativo, baseia-se nas contribuições da ciência política, da filosofia, da psicologia e da sociologia. Trata-se de um modelo comportamental e o critério de decisão é que os resultados sejam aceitáveis. Recorre a uma estratégia de decisão baseada na negociação e no compromisso para conseguir obter resultados que sejam aceitáveis por diversos grupos externos. Modelo de processo: associado à gestão e que possui como critério de decisão uma forte orientação para os objectivos. Usa as disciplinas quantitativas e reconhece a importância das ciências sociais. Sensível à envolvente externa e assente em princípios profundamente interdisciplinares.

11 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 11 Funções de informação Diferentes modos do modo como cada indivíduo pode usar o recurso informação para satisfazer necessidades próprias que podem ser repartidas pelos seguintes grupos: - Actividades de processamento de dados e informação: -O tratamento de dados e informação é a actividade mais comum que consiste na combinação de dados fornecidos, na descoberta e preparação de novos dados e na alteração e manipulação dos dados existentes; -O cruzamento de dados e informação é a actividade que garante maior valia mas é também a de maior custo em termos de infra-estruturas e de esforço de formação. Consiste na troca e no acesso a dados em tempo real, garantindo-se a qualidade dos dados. -A comunicação de dados e informação engloba o conjunto de actividades relacionadas com receber dados e efectuar a sua recolha a partir de uma origem bem determinada, enviar grupos de dados para o restante sistema, para o exterior ou para alvos bem definidos (pessoas, serviços, arquivos, etc.) -O armazenamento de dados e informação assegura a persistência e manutenção de um estado de informação para uso posterior, para registo ou como forma de controlo. Os dados são armazenamentos de forma a poderem ser processados e comunicados.

12 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 12 Sistema de informação (SI) Infra-estrutura que suporta o fluxo de informação interno e externo a uma organização. Sistemas de Informação baseados em computador (CBIS) -Sistemas de informação que dependem de computadores (harware e software) e redes para processar e disseminar dados e informação. Funções do SI -recolha da informação: garantir a entrada de dados no sistema; -armazenamento da informação: garantir o registo dos dados necessários ao sistema; -processamento da informação: dar resposta às exigências de dados e informação para suporte do sistema; -representação da informação: permitir uma percepção com qualidade dos dados e informação disponíveis no sistema; -distribuição da informação: garantir o fluxo de dados e de informação no sistema.

13 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 13 Sistema de informação (SI) ambiente externo pessoas gestão de actividades sistema de informação tecnologia

14 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 14 A organização vista como um sistema Descrição com recurso às características de sistema: 1. Objectivo: conforme o nível de responsabilidade é possível definir objectivos estratégicos, tácticos e operacionais; 2. Componentes: as organizações envolvem um conjunto de pessoas. As pessoas são agrupadas por actividades. As unidades funcionais da empresa contribuem para a própria organização e cada uma destas, exige informação a diferentes níveis de responsabilidade; 3. Estrutura: a estrutura é definida pela forma como a autoridade e a responsabilidade são distribuídas pelos indivíduos. A estrutura define as fronteiras do sistema; 4. Comportamento: determinado pelos processos da organização. Os processos são sequências específicas de actividades para realizar os objectivos. Os processos constituem um património da organização, visto serem específicos a esta; 5. Ciclo vital: a organização passa por vários estados ao longo da sua vida útil. Exige a revisão periódica dos objectivos para assegurar a sobrevivência.

15 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 15 Importância dos recursos humanos A importância dos recursos humanos para o sistema de informação é enorme. -como tomadores de decisão, produtores de informação e construtores de conhecimento; -como indivíduos, perfis de profissionais, ou como grupos são vistos como peças fundamentais do SI. O SI é concebido para suportar o fluxo de dados e informação para satisfazer necessidades de informação de pessoas que realizam actividades no âmbito das operações de uma organização. Os SI não são só tecnologia: -os recursos humanos de uma organização e a forma como estes organizam as suas actividades, constituem os três componentes de estudo de um SI; -uma visão socio-tecnológica permite alinhar o negócio da organização e a própria organização com o seu SI; O desempenho da organização é optimizado quando tecnologia (função sistema de informação) e negócio (tomando a organização como estrutura social) se ajustam mutuamente uma à outra.

16 Capítulo 1 Conceitos de sistemas de informação Acetato 16 Sumário do capítulo O recurso aos sistemas de informação baseados em computador é cada vez mais crítico nas organizações. O crescente recurso a computadores e redes vem possibilitar um maior potencial de comunicação, tratamento e armazenamento de informação. As organizações têm que tirar partido deste potencial e assumir o carácter estratégico que o seus Sistemas de Informação possuem no contexto actual. Introduzidos os conceitos básicos de Sistemas de Informação: -proposta uma abordagem sistémica; -proposta uma visão socio-tecnológica para o seu estudo.

17 Capítulo 2 Acetato 17 Objectivos do capítulo Desafios e mudança nos sistemas de informação -Introduzir os conceitos associados à tomada de decisão e as suas particularidades no âmbito das autarquias. -Discutir o papel atribuído aos recursos humanos nos sistemas de informação. -Apresentar os diferentes conceitos associados aos esforços de mudança nos sistemas de informação. -Introduzir o conceito de maturidade dos sistemas de informação e os seus modelos de referência mais comuns.

18 Capítulo 2 Acetato 18 Ponto de situação Desafios e mudança nos sistemas de informação Assegurar a existência de SI capazes e adequados a uma organização constitui, por si só, um grande desafio Face ao contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento, é necessário analisar : -o papel dos indivíduos no SI; -as questões associadas com o recurso aos meios que suportam a sua actividade; -o acesso e a integração da informação, quer no âmbito de cada organização, quer no seu relacionamento com o exterior; -como lidar com o fenómeno do excesso da informação; -a produtividade e a competitividade da organização, importando também considerar as particularidades da decisão no contexto da autarquia; -os aspectos associados com a mudança nos sistemas de informação. Aspectos essenciais para a exploração das oportunidades decorrentes do uso de tecnologias e sistemas de informação o recurso à Internet e o diagnóstico do nível de maturidade da organização.

19 Capítulo 2 Acetato 19 Desafios e mudança nos sistemas de informação Desenvolvimento de um SI O SI existente na organização tem de se adaptar e acompanhar a actividade da empresa, com coordenação dos seus objectivos e do seu desempenho: -o paradigma da análise projecto implementação possibilita, de uma forma ordenada, uma metodologia para o desenvolvimento de um SI. Alternativas ao desenvolvimento de um SI: -Ciclo de vida de sistemas: metodologia tradicional que divide o processo de desenvolvimento em etapas de um modo sequencial e formal, separando claramente as actividades dos especialistas das dos utilizadores. -Prototipagem: processo de construção de um sistema experimental de forma rápida e de menor custo para demonstração e avaliação para os utilizadores especificarem os requisitos de informação; -Aplicações de software do tipo pacote: um conjunto de aplicações pré-escritas, disponíveis comercialmente para venda ou aluguer; -Desenvolvimento pelo utilizador final: desenvolvimento pelos utilizadores com pouco ou mesmo nenhuma assistência formal de especialistas;

20 Capítulo 2 Acetato 20 O excesso de informação Desafios e mudança nos sistemas de informação O fenómeno do excesso de informação está relacionado com os limites do ser humano: O excesso de informação está associado à conjugação dos seguintes factores: -capacidade de cada indivíduo em processar, armazenar e comunicar informação é limitada e exige mesmo que esta esteja dentro de um conjunto de parâmetros que possibilitem a descodificação e entendimento de dados e informação; -afecta a capacidade de decisão de cada indivíduo sai seriamente afectada e pode provocar mesmo stresse, inactividade e consequências em termos de saúde. -lidar com a informação em quantidade: volume e frequência da informação; -lidar com um número excessivo de canais: lidar em simultâneo com informação de diferentes origens (sincronizar e consolidar informação); -lidar com os conteúdos associadas à informação: lidar com a não-informação, qualidade da informação e desinformação.

21 Capítulo 2 Acetato 21 Desafios e mudança nos sistemas de informação Mudança no SI: risco e benefícios elevado Mudanças de paradigma Reengenharia Risco Racionalização reduzido Automação reduzidos Benefícios elevados

22 Capítulo 2 Acetato 22 Desafios e mudança nos sistemas de informação Caracterização dos tipos de mudança em SI Automação -utilização do computador para melhorar o desempenho das tarefas já realizadas; -utilização de máquinas em substituição da mão de obra; -ajudar os profissionais a realizar as suas tarefas de um modo mais eficiente e eficaz. Racionalização -forma de mudança organizacional mais profunda que a automatização; -como substituição da automatização que revela, por vezes, deficiências e estrangulamentos que conduzem a perda de eficiência; -a redefinição da sequência de procedimentos de operação e a sua normalização para assegurar ganhos de eficiência.

23 Capítulo 2 Acetato 23 Desafios e mudança nos sistemas de informação Caracterização dos tipos de mudança em SI Reengenharia -repensar de raiz as actividades associadas aos sistemas de informação; -ser baseada na visão da actividade da organização em processos; -tomar uma visão integradora da actividade na organização pelo uso de tecnologias de informação e do recurso informação. Mudança de paradigma -a reconceptualização da natureza do negócio e da natureza da organização; -corresponde a um maior risco mas também a uma maior expectativa de retorno e/ou aumentos de produtividade; -ultrapassa os próprios limites do sistema de informação, para questionar a própria actividade da organização.

24 Capítulo 2 Acetato 24 Reengenharia Desafios e mudança nos sistemas de informação Redesenho radical dos processos de negócio com vista à obtenção de melhorias drásticas ao nível da redução de custos, qualidade dos serviços e tempo (e à melhoria da organização). Encerra duas ideias chave: -a necessidade de mudanças radicais em vez de incrementais; -a organização de empresas por processos, em vez de funções. Um dos aspectos essenciais associados à reengenharia são os processos de negócio, que são vistos como uma das melhores formas de as organizações coordenarem e organizarem as actividades de trabalho, informação e conhecimento, para produzir um produto ou serviço. Exemplos de processos de negócio são desenvolver um novo produto; gerar e satisfazer um pedido de encomenda; e contratar um trabalhador. Processo: conjunto reproduzível de actividades que transformam entradas de dados e informação, sob diferentes suportes, em saídas de dados e informação e acções sobre produtos e serviços que adicionam valor.

25 Capítulo 2 Acetato 25 Desafios e mudança nos sistemas de informação Fluxo de trabalho (workflow) Descreve as tarefas, os procedimentos, a organização e as pessoas envolvidas, os requisitos de entrada e saída de informação e as ferramentas necessárias para cada passo de um processo de negócio. O uso do fluxo de trabalho para análise e gestão de processos de negócio -quando combinada com uma orientação a objectos de informação, tende a concentrarse em documentos e dados (gestão documental); -em geral, a gestão do fluxo de trabalho concentra-se em processos e não em documentos (gestão de processos). Exemplo de um fluxo de trabalho -no processo de registo de um conteúdo numa organização, um editor produz o conteúdo e um gestor aprova o conteúdo. Se se definir a edição e produção do conteúdo como uma unidade de trabalho e a aprovação como outra, então o trabalho de edição e produção tem de ocorrer antes do trabalho de aprovação se iniciar. Se a edição e produção falhar, a aprovação não pode ser iniciada.

26 Capítulo 2 Acetato 26 Desafios e mudança nos sistemas de informação BPR (business process reengineering) Actividade de análise e reconceptualização do fluxo de trabalho numa organização ou entre organizações. O BPR defende que: - é necessária por vezes a reconceptualização radical e a reorganização de empresa para baixar os custos e aumentar a qualidade de serviço e que as tecnologias de informação constituem o factor chave que permite essa mudança radical; e -o fluxo de trabalho de muitas empresas baseia-se em pressupostos acerca da tecnologia, pessoas e organização (sistemas de informação) que não são válidos.

27 Capítulo 2 Acetato 27 Desafios e mudança nos sistemas de informação BPR (business process reengineering) Sete princípios da reengenharia: para conseguir aumentos significativos de qualidade e reduções drásticas de tempo e custos de execução: -Organização em torno de resultados e não de tarefas; -Identificar todos os processos numa organização e estabelecer prioridades de quais entre estes são os de maior urgência modificar; -Tratar recursos dispersos geograficamente como se estivessem centralizados; -Ligar actividades paralelas no fluxo de trabalho em vez de apenas integrar os seus resultados; -Colocar o ponto de decisão onde se realiza o trabalho e criar o controlo no processo; -Capturar a informação uma única vez e na fonte. -Integrar o trabalho de processamento da informação, nas tarefas reais que produzem informação;

28 Capítulo 2 Acetato 28 Internet Desafios e mudança nos sistemas de informação Rede internacional de redes que agrega uma colecção de centenas de milhares de redes públicas e privadas. Esta rede global de redes proporciona uma plataforma altamente flexível para a partilha de informação. A informação em formato digital pode ser distribuída para milhões de indivíduos em todo o mundo, praticamente sem custos associados.

29 Capítulo 2 Acetato 29 Internet Desafios e mudança nos sistemas de informação Características da Internet -tecnologia de mediação; -universalidade (encolhe e aumenta o mundo); -externalização da rede (valor e alcance); canal de distribuição; -redutor das assimetrias de informação; -capacidade virtualmente inesgotável; -baseado em normas de baixo custo; -destruidor criativo; -reduz os custos de transacção; -intermediador de tempo (altera tempo e espaço);

30 Capítulo 2 Acetato 30 Internet Desafios e mudança nos sistemas de informação Benefícios da Internet -conectividade global; -custos de comunicação reduzidos; -custos de transacção menores; -custos de agenciamento menores; -conhecimento potenciado; -acesso a sistemas/equipamentos variados; -interactividade, flexibilidade e personalização;

31 Capítulo 2 Acetato 31 Intranet e Extranet Desafios e mudança nos sistemas de informação Intranet Uma rede que recorre às mesmas soluções de tecnologia da Internet, para utilização interna à organização e que se caracteriza por: -utilizar tecnologia da World Wide Web; -recorre a um firewall (sistema para prevenir a invasão de redes privadas) que assegura o acesso e segurança de dados e informação; -ultrapassa as incompatibilidades das diferentes plataformas de computador; -normalmente instalada com base na infraestrutura de computadores e redes existente na organização. Aproveitando a conectividade proporcionada por tanto a nível externo (Internet) como a nível interna da organização (intranet) existir o mesmo tipo de tecnologia, acessível com recurso a meios semelhantes, tornou possível estender a intranet da organização a utilizadores autorizados. Extranet Uma aplicação de rede, utilizando as mesmas soluções de tecnologia da Internet, que permite a uma organização utilizar a Internet para suporte de relações seguras com parceiros, fornecedores e clientes.

32 Capítulo 2 Acetato 32 Desafios e mudança nos sistemas de informação A maturidade nos sistemas de informação Estádios de maturidade organizacional de Greiner

33 Capítulo 2 Acetato 33 Desafios e mudança nos sistemas de informação A maturidade nos sistemas de informação Modelo de seis estádios de Nolan

34 Capítulo 2 Acetato 34 Sumário do capítulo Desafios e mudança nos sistemas de informação Os SI devem servir os recursos humanos de uma organização a desempenhar a sua actividade: -todos os esforços desenvolvidos para o melhor desempenho do SI devem estar centrados no suporte à decisão e à actividade da organização; -a organização está sujeita a inúmeros fenómenos, entre os quais se destacam o excesso de informação, o permanente estado de mudança na sociedade da informação e a tendência para o aparecimento de ilhas ou silos de informação nas organizações. Importante assegurar que o sistema de informação acompanha as transformações que ocorrem na organização -diferentes tipos de mudança possuem diferentes benefícios e riscos associados; -a Internet possui um potencial de mudança para o SI e para a organização. Uma das formas de avaliar o estádio das tecnologias e sistemas de informação numa organização é o recurso ao conceito de maturidade: -é possível comparar o patamar de evolução de uma organização, com outras que lhe sejam semelhantes.

35 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 35 Objectivos do capítulo -Fornecer uma perspectiva histórica dos sistemas de informação na organização; -Discutir aspectos relacionados com a estratégia dos sistemas de informação; -Discutir o papel da informação na tomada de decisão nas organizações; -Apresentar os tipos de sistemas de informação para avaliar o suporte à decisão na organização;

36 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 36 Ponto de situação As organizações possuem cada vez maior complexidade e sofisticação associada às exigências resultantes das suas operações. Tanto por pressão exterior como por imperativos da sua própria actividade, o suporte à decisão impõe crescentes desafios no suporte à tomada de decisões e consequente desempenho. De forma a garantir a compreensão global dos mecanismos ao dispor da organização para o suporte da tomada de decisão são propostos um conjunto de diferentes tipos de sistemas de informação que auxiliam na análise e diagnóstico do SI em cada organização.

37 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 37 Épocas de SI baseados em computador (Raggad, 1997) 1ª época: dados, uso intensivo de sistemas de suporte à contabilidade e a sistemas electrónicos de processamento de dados; 2ª época: informação, introdução dos sistemas de informação para gestão, com preocupações ao nível da gestão de topo e intermédia nas várias áreas funcionais da organização, tornando disponível a informação a utilizadores com necessidades semelhantes; 3ª época: suporte à decisão, sistemas de suporte à decisão, concentrando-se nos variados processos de decisão nos diferentes níveis de gestão da organização; 4ª época: comunicação e produtividade, sistemas de automação de escritórios, considerando a comunicação como a mais importante função do escritório; 5ª época: conhecimento, sistemas de suporte ao conhecimento, e que inclui o recurso à inteligência artificial e aos sistemas baseados em conhecimento.

38 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 38 Épocas de SI baseados em computador (Raggad, 1997) Adicionalmente é ainda possível considerar: -Sistemas de informação funcionais, associados a preocupações específicas da organização, como é o caso do marketing, da produção ou finanças, entre outros; -Sistemas de informação para planeamento estratégico, associados a sistemas do tipo executivo e de suporte ao executivo e alta direcção; -Sistemas de informação baseados em redes neuronais, utilizados para modelação de relações estatísticas não lineares que suportam modelos de simulação e análise de informação.

39 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 39 Estratégia em Tecnologias e Sistemas de Informação O quê? Estratégia de SI - nível organização - foco no negócio - dirigida pela procura - negócio com TI Estratégia de TI - âmbito e arquitectura - foco na tecnologia - dirigida pela oferta - TI com negócio Estratégia de GI - administração -foconagestão - funções e responsabilidades - negócio e TI Como? Quem?

40 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 40 Escolas de pensamento da gestão e dos SI A informação, no âmbito dos SI, tem como objectivo final facilitar a tomada de decisões no negócio. Existem diferentes correntes de pensamento que influenciam a análise do seu processo da gestão (enquanto conjunto de decisões sobre dados e informação): -Escola Técnico-Racional, em que a organização é vista como um relógio e os gestores têm que fazer, essencialmente, planeamento, organização, coordenação, decisão e controlo. Esta abordagem baseava-se na recolha de tempos de execução de tarefas. Esta abordagem prevaleceu no período da Revolução Industrial e posterior foco na produção.

41 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 41 Escolas de pensamento da gestão e dos SI -Escola Comportamental tem uma abordagem menos sistemática e menos formal ao problema da gestão, encarando a empresa como um organismo vivo, e o papel do gestor como de apoio na luta pela sobrevivência. A noção de adaptação das organizações aos seus ambientes internos e externos sobrepõe-se à noção de optimização. Neste tipo de modelos, o SI não contribui muito para as funções da gestão. -Escola Cognitiva, em que a organização é vista como uma entidade que pode aprender e saber coisas, para lá daquilo que cada elemento individual aprende ou sabe. O papel do gestor passa a ser o de apreender situações, definir soluções e construir a estrutura informacional e cognitiva da empresa. A ênfase é posta na apreensão do ambiente, bem como em guardar e disseminar conhecimento de formas mais eficazes e eficientes. O conhecimento é o recurso produtivo e estratégico principal, podendo ser explícito ou tácito. A aprendizagem, quer individual, quer colectiva, é o factor que permite a adaptação.

42 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 42 Gestão do conhecimento (GI) Gestão do conhecimento -aproximação sistemática para auxiliar o aparecimento de informação e conhecimento e o seu fluxo para os recursos humanos adequados, no local e momento necessário de modo a assegurar que estes possam agir de forma mais eficiente e eficaz. -processo de grupo que combina o domínio de conhecimento humano (tácito e explícito) e os objectos do domínio da informação e dos dados com o objectivo de criar valor (mercado ou cultura). Conhecimento explícito -conhecimento que pode ser articulado, documentado ou capturado. É normalmente tornado acessível através de políticas, procedimentos, instruções, normas e resultados, e pode ser comunicado através de documentação escrita. Livros, memorandos, mensagens de correio electrónico e mesmo conversas, contém conhecimento explícito.

43 Capítulo 3 Sistemas de informação na organização Acetato 43 Gestão do conhecimento (GI) Conhecimento tácito -conhecimento baseado na experiência de pessoas e grupos, sendo representado pelas suas competências. O conhecimento tácito é usado para entender, resolver problemas e possibilita perspectivas diferentes sobre as mesmas realidades. Nas empresas que usam a GI como vantagem competitiva, a gestão toma uma abordagem sistémica e recorre a técnicas de gestão sofisticadas. -o SI relaciona o planeamento e controlo com os sistemas operacionais, servindo como plataforma de comunicação das diversas funções e níveis e como repositório de informação que poderá, mais tarde, ser objecto de análise. É pessoal e raramente é documentado.

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF GESTÃO Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) Informação e Decisões Gerir envolve tomar muitas e frequentes decisões Para decidir com eficácia

Leia mais

Gestão da Informação

Gestão da Informação Gestão da Informação Aplicações de suporte à Gestão da Informação na empresa Luis Borges Gouveia, lmbg@ufp.pt Aveiro, Fevereiro de 2001 Sistemas de informação para empresas Manutenção e exploração de sistemas

Leia mais

Gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento Gestão do Exemplos e aplicações Luis Manuel Borges Gouveia, lmbg@ufp.pt Janeiro de 2002 O SI, a GI e o Negócio Gestão e pessoas GESTÃO DA INFORMAÇÃO Organização e procedimentos SISTEMA DE INFORMAÇÃO missão

Leia mais

sistemas de informação nas organizações

sistemas de informação nas organizações sistemas de nas organizações introdução introdução aos sistemas de objectivos de aprendizagem avaliar o papel dos sistemas de no ambiente empresarial actual definir um sistema de a partir de uma perspectiva

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Mudanças das organizações e os SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n A mudança nos sistemas de informação das organizações é, ou deve ser, considerada

Leia mais

Modelos de Negócio e Internet internet, intranet e extranet

Modelos de Negócio e Internet internet, intranet e extranet Modelos de Negócio e Internet internet, intranet e extranet Luis Manuel Borges Gouveia lmbg@ufp.pt Abril de 2001 Modelos de negócio e internet valor oferecido aos consumidores segmentação dos consumidores

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Tipos de SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução 2 n As organizações modernas competem entre si para satisfazer as necessidades dos seus clientes de um modo

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais

GESTÃO de PROJECTOS. Gestor de Projectos Informáticos. Luís Manuel Borges Gouveia 1

GESTÃO de PROJECTOS. Gestor de Projectos Informáticos. Luís Manuel Borges Gouveia 1 GESTÃO de PROJECTOS Gestor de Projectos Informáticos Luís Manuel Borges Gouveia 1 Iniciar o projecto estabelecer objectivos definir alvos estabelecer a estratégia conceber a estrutura de base do trabalho

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta Em início de nova fase, alarga a oferta Com o objectivo de ajudar as empresas a controlar e reduzir custos relacionados com transacções de bens e serviços, o adicionou à sua oferta um conjunto de aplicações

Leia mais

CRM. Serviços. Bilhetica. Aplicações. Cartão do Cidadão

CRM. Serviços. Bilhetica. Aplicações. Cartão do Cidadão Serviços CRM Cartão do Cidadão Bilhetica plicações 1 O cartão do cidadão - Para uma Cidade Digital que pretende ter o cidadão no seu umbigo, é importante que exista um número único de identificação do

Leia mais

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003). Fonte: Tipos de Sistemas

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Conceitos fundamentais de sistemas e tecnologias de informação e de gestão do conhecimento.

Cadeira de Tecnologias de Informação. Conceitos fundamentais de sistemas e tecnologias de informação e de gestão do conhecimento. Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2007/08 Conceitos fundamentais de sistemas e tecnologias de informação e de gestão do conhecimento. Prof. Mário Caldeira Profª Ana Lucas Dr. Fernando Naves

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Cidades e Regiões Digitais

Cidades e Regiões Digitais Sessão sobre as TICs, Aplicações e potencial para o território Planeamento e Ordenamento do Território Curso de especialização em Ciências e Tecnologia do Ambiente (ICAT 15 de Maio de 2004) Bibliografia:

Leia mais

CAPÍTULO 2 INTRODUÇÃO À GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

CAPÍTULO 2 INTRODUÇÃO À GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Processos de Gestão ADC/DEI/FCTUC/2000/01 CAP. 2 Introdução à Gestão das Organizações 1 CAPÍTULO 2 INTRODUÇÃO À GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES 2.1. Conceito de Gestão Vivemos numa sociedade de organizações (dos

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos.

Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos. Contabilidade Contabilidade Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos. É uma ciência de natureza económica, cujo objecto é a realidade

Leia mais

A Gestão de Configurações suporte dos Sistemas de Informação

A Gestão de Configurações suporte dos Sistemas de Informação A Gestão de Configurações suporte dos Sistemas de Informação O funcionamento dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas organizações um papel cada vez mais crítico na medida em que

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros PHC dcontroldoc O acesso a diversos tipos de ficheiros A possibilidade de consultar e introduzir documentos, imagens e outro tipo de ficheiros, a partir de um local com acesso à Internet. BUSINESS AT SPEED

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Sistemas de Informação da Empresa

Sistemas de Informação da Empresa Sistemas de Informação da Empresa Noção de Organização Grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Ex: escolas, empresas, creches, cooperativas, famílias, etc.

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

Plataforma de Gestão de Actualizações de Software Descrição do Problema

Plataforma de Gestão de Actualizações de Software Descrição do Problema Plataforma de Gestão de Actualizações de Software Descrição do Problema Pedro Miguel Barros Morgado Índice Introdução... 3 Ponto.C... 4 Descrição do Problema... 5 Bibliografia... 7 2 Introdução No mundo

Leia mais

Negócios à Sua dimensão

Negócios à Sua dimensão Negócios à Sua dimensão O seu Software de Gestão acompanha-o? O ArtSOFT pode ser a solução de gestão da sua empresa. O ArtSOFT Profissional permite o controlo total sobre a gestão da sua empresa, assegura

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais

Controlo da Qualidade Aula 05

Controlo da Qualidade Aula 05 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da qualidade:. evolução do conceito. gestão pela qualidade total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9001:2000 Evolução do conceito 2 gestão pela qualidade

Leia mais

Procedimento de Gestão PG 02 Controlo de Documentos e Registos

Procedimento de Gestão PG 02 Controlo de Documentos e Registos Índice 1.0. Objectivo. 2 2.0. Campo de aplicação 2 3.0. Referências e definições....... 2 4.0. Responsabilidades... 3 5.0. Procedimento... 3 5.1. Generalidades 3 5.2. Controlo de documentos... 4 5.3. Procedimentos

Leia mais

Informática. Aula 7. Redes e Telecomunicações

Informática. Aula 7. Redes e Telecomunicações Informática Aula 7 Redes e Telecomunicações Comunicação Empresarial 2º Ano Ano lectivo 2003-2004 Introdução Para as empresas modernas funcionarem eficazmente, são vitais as ligações que conectam as suas

Leia mais

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s 1 Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s RESUMO EXECUTIVO Este documento visa informar, de uma forma simples e prática, sobre o que é a gestão do ciclo de vida do Produto (PLM) e quais

Leia mais

AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A.

AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A. AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A. Empresa especializada na concepção, instalação e manutenção de equipamentos para a indústria hoteleira, restauração e similares. Primeira empresa do sector a nível

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 A capacidade dos portais corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante especialmente para empresas intensivas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Soluções de análise preditiva para optimizar os processos de negócio. João Pequito. Director Geral da PSE

Soluções de análise preditiva para optimizar os processos de negócio. João Pequito. Director Geral da PSE Soluções de análise preditiva para optimizar os processos de negócio João Pequito Director Geral da PSE Soluções de análise preditiva para optimizar os processos de negócio Qualquer instituição tem hoje

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio!

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio! Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP Otimize a Gestão do Seu Negócio! Universo da Solução de Gestão SENDYS ERP SENDYS - Copyright 2007 SENDYS é uma marca proprietária da Readsystem, Lda. 2 Universo

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Monitorização e Avaliação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE

Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Monitorização e Avaliação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE 3. Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete 65 66 3.1 Objectivos e Princípios Orientadores O sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete, adiante designado

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

PHC dteamcontrol Interno

PHC dteamcontrol Interno O módulo PHC dteamcontrol Interno permite acompanhar a gestão de todos os projectos abertos em que um utilizador se encontra envolvido. PHC dteamcontrol Interno A solução via Internet que permite acompanhar

Leia mais

Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software

Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Questionário Taxinómico do Software Engineering Institute António Miguel 1. Constrangimentos do Projecto Os Constrangimentos ao Projecto referem-se

Leia mais

Marketing de Feiras e Eventos: Promoção para Visitantes, Expositores e Patrocinadores

Marketing de Feiras e Eventos: Promoção para Visitantes, Expositores e Patrocinadores Gestão e Organização de Conferências e Reuniões Organização de conferências e reuniões, nos mais variados formatos, tais como reuniões educativas, encontros de negócios, convenções, recepções, eventos

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Elementos das Organizações

Elementos das Organizações Elementos das Organizações > Teoria das Organizações > Teoria dos Sistemas (TGS) > Componentes das Organizações / Ambiente Recursos Estratégia Objectivos Estrutura Processos Regras Cultura Politica Pessoas

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

Objectivos de aprendizagem

Objectivos de aprendizagem 2 Objectivos de aprendizagem ƒ Dar exemplos de como a Internet e outras tecnologias da informação apoiam os processos de negócio nas seguintes funções empresariais: ƒ contabilidade; ƒ gestão financeira;

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de TIC Módulos 1,2,3-10.ºD CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Ano Letivo 2015-2016 Manual adotado:

Leia mais

PHC Serviços CS. A gestão de processos de prestação de serviços

PHC Serviços CS. A gestão de processos de prestação de serviços PHC Serviços CS A gestão de processos de prestação de serviços A solução que permite controlar diferentes áreas de uma empresa: reclamações e respectivo tratamento; controlo de processos e respectivos

Leia mais

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Agenda A UTAD Virtualização Uma definição Introdução e abrangência

Leia mais

1 Descrição sumária. Varajão, Trigo e Barroso, O Gestor de Sistemas de Informação nas grandes empresas portuguesas, Computerworld, 2011.

1 Descrição sumária. Varajão, Trigo e Barroso, O Gestor de Sistemas de Informação nas grandes empresas portuguesas, Computerworld, 2011. O Gestor de Sistemas de Informação nas grandes empresas portuguesas João Varajão 1, António Trigo 2, João Barroso 1 1 Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 2 Instituto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1 Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL 1.1 2003 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1. O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.3, Outubro, 2015 Nota prévia Esta apresentação tem por objetivo, proporcionar

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

Enunciados dos Trabalhos de Laboratório. Instituto Superior Técnico - 2005/2006. 1 Introdução. 2 Configuração de Redes

Enunciados dos Trabalhos de Laboratório. Instituto Superior Técnico - 2005/2006. 1 Introdução. 2 Configuração de Redes Enunciados dos Trabalhos de Laboratório Instituto Superior Técnico - 2005/2006 1 Introdução A empresa XPTO vende serviços de telecomunicações. O seu portfólio de serviço inclui: acesso à Internet; serviço

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot. Curso ITIL Foundation Introdução a ITIL ITIL Introduction Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.com Agenda Definição / Histórico Escopo Objetivos Benefícios e Problemas

Leia mais

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando Ensino Secundário Diurno Cursos Profissionais Técnico de Electrónica, Automação e Comando PERFIL DE DESEMPENHO À SAÍDA DO CURSO O Técnico de Electrónica, Automação e Comando é o profissional qualificado

Leia mais

REPROJETO DA ORGANIZAÇÃO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REPROJETO DA ORGANIZAÇÃO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 12 REPROJETO DA ORGANIZAÇÃO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 12.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS De que forma o desenvolvimento de um novo sistema poderia mudar a maneira de uma organização trabalhar?

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Planeamento Serviços Saúde

Planeamento Serviços Saúde Planeamento Serviços Saúde Estrutura Organizacional João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Estrutura Organizacional É o sistema de organização de tarefas onde se estabelecem

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

O aumento da força de vendas da empresa

O aumento da força de vendas da empresa PHC dcrm O aumento da força de vendas da empresa O enfoque total na actividade do cliente, através do acesso remoto à informação comercial, aumentando assim a capacidade de resposta aos potenciais negócios

Leia mais

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos?

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Carlos Nuno Castel-Branco Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UEM

Leia mais

WePeopleValueYourPeople

WePeopleValueYourPeople WePeopleValueYourPeople e info@peoplevalue.com.pt w www.peoplevalue.com.pt Actualizado em 2010Jan14 quem somos? Somos a consultora sua parceira focada nas Pessoas e na sua valorização. Através da especialização

Leia mais

A Gestão de Competências na Modernização da Administração Pública

A Gestão de Competências na Modernização da Administração Pública A Gestão de Competências na Modernização da Administração Pública 4º Congresso Nacional da Administração Pública 2 e 3 Novembro de 2006 José Alberto Brioso Pedro Santos Administração Pública Contexto Perspectiva

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

O que significa esta sigla?

O que significa esta sigla? CRM Para refletir... Só há duas fontes de vantagem competitiva. A capacidade de aprender mais sobre nossos clientes, mais rápido que o nosso concorrente e a capacidade de transformar este conhecimento

Leia mais

Conceito de cidade digital

Conceito de cidade digital Reflexão sobre o uso de sistemas CRM e SIG para suporte ao conceito de cidade digital Jorge Xavier, Luis Borges Gouveia, Joaquim Borges Gouveia Energaia, Universidade Fernando Pessoa, Universidade de Aveiro

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS Ivo BRAGA 1 RESUMO Os Serviços de manutenção exigem cada vez mais um elevado nível de complexidade. Mesmo a nível local onde o grau de especialização

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Planeamento Serviços Saúde

Planeamento Serviços Saúde Planeamento Serviços Saúde Estrutura Organizacional João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Objectivos Definição de estrutura organizacional. Descrever a configuração e as

Leia mais

As Organizações e os Sistemas de Informação

As Organizações e os Sistemas de Informação As Organizações e os Sistemas de Informação Uma Introdução Luís Paulo Peixoto dos Santos Junho, 2002 Uma organização é uma estrutura complexa e formal cujo objectivo é gerar produtos ou serviços, com ou

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

F I C H A D A D I S C I P L I N A

F I C H A D A D I S C I P L I N A Pós-Graduações MBA Master em Gestão F I C H A D A D I S C I P L I N A I D E N T I F I C A Ç Ã O D A D I S C I P L I N A Curso: Disciplina: Docente: e-mail: MBA - Master em Gestão Sistemas de Informação

Leia mais