REDUTORES DE 3ª CLASSE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDUTORES DE 3ª CLASSE"

Transcrição

1 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET de junho de 2015

2 Página 2 de 22 ÍNDICE Registo das revisões... 3 Preâmbulo Referências Referências internas Referências externas Definições/Siglas Objectivo Âmbito Requisitos Requisitos gerais Redutor de edifício/cliente terciário abastecido a 300 mbar Pressão de serviço Caudal de serviço Atravancamento e ligações Settings de segurança Redutor individual para moradias/cliente terciário abastecido a 21 mbar (39 mbar para GPL) Pressão de serviço Caudal de serviço Atravancamento e ligações Settings de segurança Redutor individual para edifício coletivo Pressão de serviço Caudal de serviço Atravancamento e ligações Settings de segurança Acreditação inicial de fornecedores e aprovação de produtos Fornecimento de documentação técnica Critérios de aceitação antes da entrega Modificação de um modelo aprovado Marcação Chapa de caraterísticas Código de barras Transporte e embalagem... 22

3 Página 3 de 22 Registo das revisões Nº da Revisão Data Motivo Redação inicial Alteração dos redutores individuais de segurança (no caso de bloqueio por baixa pressão, o rearme passa a ser automático, após a reposição das condições normais) Inclusão de novos redutores Revisão geral. 4 Redutores de edifício de rearme automático devem ser devidamente identificados (ver ponto 5.2.4) e todos os redutores devem apresentar um código de barras (ver 7.2).

4 Página 4 de 22 Preâmbulo Relativamente à versão anterior, esta revisão da ET207, visa identificar os redutores de edifício de rearme automático, à semelhança do que já acontecia com os redutores individuais. Esta revisão da ET 207 anula e substitui a revisão anterior, de 30 de junho de 2014, sendo aconselhável a leitura integral desta especificação técnica para uma correta aplicação das suas disposições. Deve ser atribuído a esta especificação técnica, o estatuto de norma EDP Gás Distribuição onde se estabelecem as regras a seguir para alcançar o objetivo discriminado. 1. Referências 1.1. Referências internas ET 430 Contadores de gás de diafragma ET 1005 Codificação de equipamentos: Definição do número interno e do código de barras Referências externas Decreto-Lei n.º 521/99, de 10 de dezembro Estabelece as normas a que ficam sujeitos os projectos de instalações de gás a incluir nos projectos de construção, ampliação e reconstrução de edifícios, bem como o regime aplicável à execução da inspecção das instalações. Portaria n.º 361/98, de 26 de junho Aprova o regulamento técnico relativo ao projecto, construção, exploração e manutenção das instalações de gás combustível canalizado em edifícios. Portaria n.º 362/2000, de 29 de agosto Aprova os procedimentos relativos às inspecções e à manutenção das redes e ramais de distribuição e instalações de gás e o estatuto das entidades inspectoras das redes e ramais de distribuição e instalações de gás.

5 Página 5 de 22 Portaria n.º 690/2001, de 10 de julho Introduz alterações às portarias: 361/98 de 26 de junho de 1998, 386/94 de 16 de junho e Portaria 362/2000. EN 88-1:2011 Pressure regulators and associated safety devices for gas appliances - Part 1: Pressure regulators for inlet pressures up to and including 50 kpa. EN 88-2:2007 Pressure regulators and associated safety devices for gas appliances - Part 2: Pressure regulators for inlet pressures above 500 mbar up to and including 5 bar Nota: Todos os documentos não datados devem ser considerados na sua última versão. 2. Definições/Siglas Caudal nominal Caudal utilizado para efeitos de dimensionamento do equipamento. Pressão relativa Pressão medida com um manómetro, tendo como referencial a pressão atmosférica. AC Classe de exactidão (accuracy class) GN Gás Natural GPL Gás de Petróleo Liquefeito SG Classe de sobrepressão de fecho (lock-up pressure class)

6 Página 6 de Objectivo A presente Especificação Técnica de Material tem como objectivo, definir as principais características de construção, ensaios e funcionamento dos redutores de 3ª classe exigidas pela EDP Gás para a aceitação prévia de modelos, bem como os requisitos e condições técnicas a respeitar com vista à aprovação do modelo, para que este possa ser fornecido à EDP Gás. 4. Âmbito Esta especificação aplica-se aos redutores de 3ª classe que têm como função efectuar a redução da pressão de saída do gás da rede de distribuição ou colunas montantes em edifícios para a pressão definida pela EDP Gás. De acordo com os settings de pressão e gama de caudais, os redutores especificados neste documento são aplicados em caixas de corte geral de edifícios coletivos e moradias, caixas de abrigo de contadores em edifícios coletivos, alvéolos técnicos de gás e clientes terciários. De acordo com as pressões a montante e a jusante do redutor é possível classifica-los em 3 categorias diferentes: 1. Redutor de edifício/cliente terciário abastecido a 300 mbar; 2. Redutor individual para moradias/cliente terciário abastecido a 21 mbar (39 mbar para GPL); 3. Redutor individual para edifício coletivo 21 mbar (39 mbar para GPL).

7 Página 7 de Requisitos 5.1. Requisitos gerais Os requisitos aplicáveis em termos de materiais, conceção e funcionamento devem respeitar uma norma internacional, europeia ou nacional (desde que seja de um país da União Europeia, EUA ou Canadá) aplicável a redutores de pressão que operem nas gamas de pressão e caudal referidas nesta especificação técnica. Os materiais utilizados deverão garantir a resistência mecânica e estanquidade (externa e interna) nas condições normais de funcionamento, nomeadamente a nível de corpo do redutor, ligações, elastómeros e molas. Os redutores devem ser ensaiados a uma pressão de 1,5 vezes a pressão máxima de serviço (ver tabela seguinte). Tipo de redutor Redutor de edifício/cliente terciário abastecido a 300 mbar Redutor individual para moradias/cliente terciário abastecido a 21 mbar (39 mbar para GPL) Redutor individual para edifício coletivo a 21 mbar (39 mbar para GPL) Pressão máxima de serviço a considerar 4 bar 4 bar 4 bar O equipamento dever ser adequado para operar com gás natural e expostos a uma temperatura ambiente mínima de -20 C e máxima de +60 C. Os redutores devem ter uma sobrepressão de fecho (caudal de gás nulo) máximo de 10%, ou seja SG = 10% (de acordo com as normas EN88-1 e EN 88-2). A exactidão de regulação será, no mínimo, de ± 5 %, ou seja, AC de ± 5 % (de acordo com as normas EN88-1 e EN 88-2). Para o caso do fornecedor apresentar reguladores que respeitem normas alternativas à série EN 88, apresenta-se de seguida o gráfico que clarifica os conceitos AC e SG.

8 Página 8 de 22 SG Classe de sobrepressão de fecho AC Classe de exatidão p 2f pressão de fecho p 2 pressão de saída p 2s pressão de saída (setting) q caudal q min caudal mínimo q max caudal máximo p 1min pressão mínima de entrada p 1max - pressão máxima de entrada

9 Página 9 de Redutor de edifício/cliente terciário abastecido a 300 mbar Pressão de serviço Pressão de entrada: 0,8 4 bar Pressão de saída: 300 mbar Caudal de serviço De forma a responder a diferentes solicitações, a EDP Gás admite 4 tipos de redutores de edifício de acordo com o caudal de gás necessário (à pressão relativa mínima de 0,8 bar). Designação do redutor de edifício Necessidades de caudal do edifício ou cliente terciário (m 3 /h) Débito do redutor a 0,8 bar (m 3 /h) Tipo 11 Até e <50 Tipo e < 80 Tipo e < 120 Tipo A título de exemplo, um redutor cujo caudal a 0,8 bar seja de 45 m3/h é do tipo 1 e pode ser instalado num edifício ou cliente terciário cujo consumo máximo horário não ultrapasse os 30 m 3 /h.

10 Página 10 de Atravancamento e ligações As ligações devem respeitar as seguintes medidas: Designação do redutor de edifício e terciários Tipo Tipo 12 Tipo 13 Tipo 14 a (mm) b (mm) Ligação de entrada Ligação de saída 146,5 311 Porca louca com vedação por junta esferocónica (G 3/4 ) Porca louca com vedação por junta esferocónica (G 1 1/4 ) Porca de contador com vedação por junta plana (G 1 1/4 ) Porca de contador com vedação por junta plana (G 2 1/4 ) No caso dos redutores do tipo 14, são admitidas soluções de Kits de redutores do tipo 11, configurados em bateria. Nesse caso, a ligação de entrada é a referida na tabela anterior para os redutores do tipo 14, no entanto, a ligação de saída deverá ser composta por um canhão para soldar em aço ou cobre.

11 Página 11 de 22 As dimensões máximas externas do redutor não devem exceder as cotas apresentadas de seguida, ou seja, a dimensão externa do redutor não deve ultrapassar as dimensões da caixa imaginária da figura seguinte. Designação do redutor de edifício e terciários c (mm) d (mm) e (mm) Tipo Tipo Tipo Tipo Tipo 14 (configuração em bateria) Settings de segurança O redutor entrará em segurança (bloqueia) sempre que se verificar uma das seguintes condições: Excesso de caudal (120% a 150% do caudal nominal) Por pressão insuficiente a jusante (< 285 mbar) Por pressão insuficiente a montante (< 800 mbar) Caso o redutor seja instalado em alvéolo técnico, o redutor deverá libertar gás para a atmosfera, através da válvula de escape, sempre que a pressão a jusante ultrapasse em 1,2 vezes a pressão de serviço. A pedido da EDP Gás, o rearme do redutor, depois de este entrar em segurança por pressão insuficiente a montante ou a jusante, pode ser automático. Neste caso, o equipamento tem de estar dotado de um sistema de segurança contra o rearme indevido em caso de fuga na instalação do cliente terciário ou da coluna montante.

12 Página 12 de 22 Os redutores de edifício/cliente terciário de rearme automático do tipo alvéolo devem possuir o prato da membrana colorido de amarelo (selado), e os redutores de edifício/cliente terciário de rearme automático de interior, devem estar dotados de uma tampa de cor verde que proteja o pistão de rearme por máxima. Outra conjugação de cores é possível, desde que previamente aprovado pela EDP Gás Distribuição Redutor individual para moradias/cliente terciário abastecido a 21 mbar (39 mbar para GPL) Pressão de serviço Pressão de entrada: 0,8 4 bar Pressão de saída: 21 mbar para GN e 39 mbar para GPL Caudal de serviço Os redutores individuais a aplicar em frações de edifícios coletivos são montados imediatamente a montante do contador, pelo que os caudais mínimos dos redutores e respetivas ligações mecânicas dependem dos contadores associados.

13 Designação do redutor individual para moradias e terciários ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 207 Caudal mínimo no redutor com 800 mbar à entrada (m 3 /h) Tipo 21 6 Tipo Tipo Página 13 de Atravancamento e ligações As ligações devem respeitar as seguintes medidas: Designação do redutor individual para moradias a (mm) b (mm) Ligação de entrada Ligação de saída e terciários Tipo Porca de contador com vedação por junta plana DN 20 Tipo Porca louca com Porca de contador com vedação vedação por junta por junta plana DN 32 Tipo esferocónica (G 3/4 ) Porca de contador com vedação por junta plana DN 50 Nota: As ligações de saída do redutor devem ser compatíveis com as ligações de entrada no contador, de acordo com a ET430 Contadores de Gás de Diafragma.

14 Página 14 de 22 As dimensões máximas externas do redutor não devem exceder as cotas apresentadas de seguida, ou seja, a dimensão externa do redutor não deve ultrapassar as dimensões da caixa imaginária da figura seguinte. Designação do redutor de edifício e terciários c (mm) d (mm) e (mm) Tipo 21 Tipo Tipo Settings de segurança O redutor entrará em segurança sempre que se verificar uma das seguintes condições: Excesso de caudal (120% a 150% do caudal nominal) Por pressão insuficiente a jusante (< 13 mbar) Por pressão insuficiente a montante (< 30 mbar) Por pressão excessiva a jusante (> 75 mbar) Por pressão excessiva a montante (> 5 bar) Sempre que ocorra uma das situações descritas na alínea anterior, o redutor deverá bloquear. Quando o redutor bloqueia por excesso de pressão a montante ou a jusante, o rearme, necessariamente, é do tipo manual.

15 Página 15 de 22 Quando o redutor bloqueia por insuficiente pressão a montante ou a jusante, o rearme é do tipo automático. Neste caso, o equipamento tem de estar dotado de um sistema de segurança contra rearme indevido. Assim, o redutor está dotado de um sistema de segurança que inibe o rearme em caso de fuga na instalação; esta fuga pode ter na origem um problema na instalação ou ter algum equipamento de queima na posição aberto com passagem de gás. Os redutores, quando são do tipo alvéolo, destinados a ser instalados em locais que garantam a necessária evacuação para o exterior de eventuais libertações de gás, na eventualidade de sobrepressões, o redutor aos 55 mbar faz uma descarga para a atmosfera tentando repor as condições normais de funcionamento, bloqueando apenas nas situações em que a normalidade não seja recuperada. Estes redutores, sejam os de alvéolo, sejam os a instalar no interior dos edifícios (exterior da fracção), estão dotados de válvula de segurança por máxima a jusante, bloqueando o redutor no caso de ser atinja a pressão de 75 mbar. Os redutores de rearme automático do tipo alvéolo devem por possuir o prato da membrana colorido de amarelo (selado), e os redutores de rearme automático de interior, devem estar dotados de uma tampa de cor verde que proteja o pistão de rearme por máxima. Outra conjugação de cores é possível, desde que previamente aprovado pela EDP Gás Distribuição.

16 Página 16 de Redutor individual para edifício coletivo Pressão de serviço Pressão de entrada: 0,1 5 bar Pressão de saída: 21 mbar para GN e 39 mbar para GPL Caudal de serviço Os redutores individuais a aplicar em frações de edifícios coletivos são montados imediatamente a montante do contador do cliente doméstico pelo que os caudais mínimos dos redutores e respectivas ligações mecânicas dependem dos contadores associados. Designação do redutor de edifício Caudal mínimo no redutor com 300 mbar à entrada (m 3 /h) Tipo 31 6 Tipo Tipo 33 40

17 Página 17 de Atravancamento e ligações As ligações devem respeitar as seguintes medidas: Designação do redutor de edifício Tipo Tipo Tipo a (mm) b (mm) Ligação de entrada Ligação de saída Porca louca com vedação por junta esferocónica (G 3/4 ) Porca de contador com vedação por junta plana DN 20 Porca de contador com vedação por junta plana DN 32 Porca de contador com vedação por junta plana DN 50 Nota: As ligações de saída do redutor devem ser compatíveis com as ligações de entrada no contador, de acordo com a ET430 Contadores de Gás de Diafragma.

18 Página 18 de 22 As dimensões máximas externas do redutor não devem exceder as cotas apresentadas de seguida, ou seja, a dimensão externa do redutor não deve ultrapassar as dimensões da caixa imaginária da figura seguinte. Designação do redutor de edifício e terciários Tipo 31 Tipo 32 c (mm) d (mm) e (mm) Tipo Settings de segurança O redutor entrará em segurança sempre que se verificar uma das seguintes condições: Excesso de caudal (120% a 150% do caudal nominal) Por pressão insuficiente a jusante (< 13 mbar) Por pressão insuficiente a montante (< 30 mbar) Por pressão excessiva a jusante (> 75 mbar) Por pressão excessiva a montante (> 5 bar) Sempre que ocorra uma das situações descritas na alínea anterior, o redutor deverá bloquear. Quando o redutor bloqueia por excesso de pressão a montante ou a jusante, o rearme, necessariamente, é do tipo manual.

19 Página 19 de 22 Quando o redutor bloqueia por insuficiente pressão a montante ou a jusante, o rearme é do tipo automático. Neste caso, o equipamento tem de estar dotado de um sistema de segurança contra rearme indevido. Assim, o redutor está dotado de um sistema de segurança que inibe o rearme em caso de fuga na instalação; esta fuga pode ter na origem um problema na instalação ou ter algum equipamento de queima na posição aberto com passagem de gás. Os redutores, quando são do tipo alvéolo, destinados a ser instalados em locais que garantam a necessária evacuação para o exterior de eventuais libertações de gás, na eventualidade de sobrepressões, o redutor aos 55 mbar faz uma descarga para a atmosfera tentando repor as condições normais de funcionamento, bloqueando apenas nas situações em que a normalidade não seja recuperada. Estes redutores, sejam os de alvéolo, sejam os a instalar no interior dos edifícios (exterior da fracção), estão dotados de válvula de segurança por máxima a jusante, bloqueando o redutor no caso de ser atinja a pressão de 75 mbar. Os redutores de rearme automático do tipo alvéolo devem por possuir o prato da membrana colorido de amarelo (selado), e os redutores de rearme automático de interior, devem estar dotados de uma tampa de cor verde que proteja o pistão de rearme por máxima. Outra conjugação de cores é possível, desde que previamente aprovado pela EDP Gás Distribuição.

20 Página 20 de Acreditação inicial de fornecedores e aprovação de produtos O Sistema de Garantia da Qualidade do fabricante deve estar em conformidade com a norma EN ISO Os redutores serão aprovados pela EDP Gás depois de concluídas as seguintes etapas: Fornecimento de documentação Ensaio (modelos novos) 6.1. Fornecimento de documentação técnica O fornecedor deverá entregar a seguinte documentação, em formato digital: Documentação técnica do equipamento: o Descrição, características e seus componentes; o Manual de operação e manutenção do equipamento; o Relação e características dos materiais utilizados; o Desenho de pormenor; o Declaração que indique que o modelo foi projetado e construído de acordo com a regulamentação e normas vigentes, citando as mesmas. A declaração deverá ainda afirmar que os equipamentos são fabricados de acordo com os padrões e requisitos oficialmente aprovados nesta especificação técnica. Certificados de conformidade emitidos pelo fabricante, conforme disposto nas normas utilizadas.

21 Página 21 de Critérios de aceitação antes da entrega O número de protótipos a ensaiar será indicado pela EDP Gás no momento da candidatura da aprovação do modelo. Ensaios Requisitos de conceção e de materiais Requisitos de funcionamento Controlo dimensional Percentagem de equipamentos defeituosos Zero erros Zero erros Zero erros Inspeção visual 1,0 % Tabela Modificação de um modelo aprovado O fornecedor pode solicitar, por escrito, uma modificação a um modelo previamente aprovado. Para tal deve anexar ao pedido a documentação referente às modificações propostas. Em função das modificações a EDP Gás pode exigir novos ensaios para aprovação. Caso seja detetada alguma não conformidade, o fornecedor deve implementar as ações corretivas impostas pela EDP Gás.

22 Página 22 de Marcação 7.1. Chapa de caraterísticas Cada redutor deve possuir uma chapa de características na qual constem as seguintes indicações: a) Marca de identificação ou nome do fabricante; b) Caudal máximo Qmáx (m 3 /h); c) Pressão máxima de serviço a montante; d) Pressão mínima de serviço a montante; e) Pressão de regulação a jusante do redutor; f) Tipo de rearme (AUT / MAN); g) Ano de construção; h) Marcação CE. Os redutores devem apresentar no corpo do redutor uma seta indicativa do sentido de escoamento do gás. A marcação deve estar numa posição claramente visível e deve ser resistente nas condições normais de funcionamento do redutor. As inscrições devem ser indeléveis, legíveis, facilmente visíveis nas condições de funcionamento normal do redutor e estar sempre redigidas em português. Por solicitação da EDP Gás, os redutores devem ser providos de código de barras. Neste caso, o código de barras deve ser aposto em local de fácil leitura, de acordo com a especificação técnica da EDP Gás Distribuição ET Código de barras Todos os redutores devem ser providos de código de barras, aposto em local de fácil leitura, de acordo com a especificação técnica da EDP Gás Distribuição ET Transporte e embalagem O acondicionamento deve ser preparado de forma a minimizar estragos durante o transporte.

REDUTORES DE 3ª CLASSE

REDUTORES DE 3ª CLASSE Especificação Técnica ET 207 7 de março de 2019 Página 2 de 21 Registo das revisões... 4 Classificação da informação... 4 Distribuição do documento... 4 Preâmbulo... 4 1. Objetivo... 5 2. Âmbito... 5 3.

Leia mais

SENSOR DE MONITORIZAÇÃO DE ATUAÇÃO DA VÁLVULA DE ESCAPE ATMOSFÉRICO (VEA)

SENSOR DE MONITORIZAÇÃO DE ATUAÇÃO DA VÁLVULA DE ESCAPE ATMOSFÉRICO (VEA) ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (VEA) ET 449 18 de novembro de 2013 Página 2 de 10 ÍNDICE Registo das revisões... 3 1. Objetivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Definições / Siglas... 5 5. Requisitos...

Leia mais

MANÓMETROS DE TUBO DE BOURDON

MANÓMETROS DE TUBO DE BOURDON ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 671 2 de abril de 2013 Página 2 de 11 ÍNDICE Registo das revisões... 3 Preâmbulo... 4 1. Objetivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 3.1. Externas... 4 3.2. Internas... 5

Leia mais

PLACA DE SUPORTE: PTZ / AMR

PLACA DE SUPORTE: PTZ / AMR ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 442 11 de maio de 2012 Página 2 de 8 ÍNDICE Registo das revisões... 3 1. Objectivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Definições / Siglas... 4 5. Características de fabrico...

Leia mais

CONTADORES DE GÁS DE ÊMBOLOS ROTATIVOS

CONTADORES DE GÁS DE ÊMBOLOS ROTATIVOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CONTADORES DE GÁS DE ÊMBOLOS ROTATIVOS ET 432 19 de outubro de 2015 CONTADORES DE GÁS DE ÊMBOLOS ROTATIVOS 2015-10-19 Página 2 de 21 ÍNDICE Registo das revisões... 4 1. Objetivo...

Leia mais

INSCRIÇÕES NA PORTA DA CAIXA DE ABRIGO A EQUIPAMENTOS DE GÁS NOS EDIFÍCIOS

INSCRIÇÕES NA PORTA DA CAIXA DE ABRIGO A EQUIPAMENTOS DE GÁS NOS EDIFÍCIOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 437 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 437 30 de Novembro de 2009 Página 2 de 6 ÍNDICE Registo das revisões... 3 1. Objectivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Inscrições na porta...

Leia mais

Inspecção de Instalações

Inspecção de Instalações Uma Rede de Tecnologia e Qualidade i Inspecção de Instalações EDIFICAÇÕES de Gás Certificamos o seu bem estar Instituto de Soldadura e Qualidade António Vilarinho 2008 16 de Abril de 2010 Gasoduto Ibérico

Leia mais

CONTADORES DE GÁS DE DIAFRAGMA

CONTADORES DE GÁS DE DIAFRAGMA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 430 29 de junho de 2017 Página 2 de 21 Índice Registo das revisões... 4 Classificação da informação... 5 Distribuição do documento... 5 Preâmbulo... 5 1. Objetivo... 5 2. Âmbito...

Leia mais

CAIXAS DE CORTE GERAL

CAIXAS DE CORTE GERAL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 436 27 de dezembro de 2016 Página 1 de 24 Índice Registo das revisões... 2 Classificação da informação... 3 Distribuição do documento... 3 Preâmbulo... 3 1. Objetivo... 4 2. Âmbito...

Leia mais

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS Decreto-Lei n.º 142/2010. D.R. n.º 253, Série I de 2010-12-31 Altera as normas de especificação técnica para a composição da gasolina e do gasóleo rodoviário,

Leia mais

Especificação Técnica CONTADORES DE GÁS DE DIAFRAGMA

Especificação Técnica CONTADORES DE GÁS DE DIAFRAGMA Especificação Técnica ET 430 24 de maio de 2019 Página 2 de 25 Índice Registo das revisões... 4 Classificação da informação... 4 Distribuição do documento... 4 Preâmbulo... 5 1. Objetivo... 5 2. Âmbito...

Leia mais

Legislação. para a Exploração de Postos de Enchimento de Gás Natural Carburante.

Legislação. para a Exploração de Postos de Enchimento de Gás Natural Carburante. Princípios e Bases do Sector do Gás Natural Decreto-Lei n.º 66/2010: Estabelece o procedimento aplicável à extinção das tarifas reguladas de venda de gás natural a clientes finais, com consumos anuais

Leia mais

JUNTAS PLANAS, NÃO METÁLICAS, PARA LIGAÇÕES

JUNTAS PLANAS, NÃO METÁLICAS, PARA LIGAÇÕES ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 429 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA LIGAÇÕES ROSCADAS ET 429 6 de Julho de 2007 Página 1 de 4 ÍNDICE Registo das revisões... 2 Preâmbulo... 3 1. Objectivo... 3 2. Âmbito... 3 3. Fabrico...

Leia mais

Especificação Técnica CONTADORES DE GÁS DE TURBINA

Especificação Técnica CONTADORES DE GÁS DE TURBINA Especificação Técnica ET 431 24 de maio de 2019 Página 2 de 21 Índice 1. Registo das revisões... 4 2. Classificação da informação... 4 3. Distribuição do documento... 4 Preâmbulo... 5 1. Objetivo... 5

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS CATÁLOGO TÉCNICO DE MATERIAIS VOLUME IV MATERIAIS ELETROMECÂNICOS DE MANOBRA TOMO IV VÁLVULAS DE RETENÇÃO EM FERRO FUNDIDO NOVEMBRO/2015 ÍNDICE 1 VÁLVULA DE RETENÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 658 30 de novembro de 2012 Página 2 de 6 ÍNDICE Registo das revisões... 3 Preâmbulo... 4 1. Objetivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Definições / Siglas... 5 5. Meios

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE RAMAIS ISOLADOS EM POLIETILENO

CONSTRUÇÃO DE RAMAIS ISOLADOS EM POLIETILENO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 602 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 602 16 de Novembro de 2007 Página 1 de 9 ÍNDICE Registo das revisões... 2 Preâmbulo... 3 1. Objectivo... 3 2. Âmbito... 3 3. Referências... 3 3.1.

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO RELATÓRIO DE INSPEÇÃO INSTALAÇÕES DE GAS 000000110141 Inspeção n.º 9494 Data: 2017-06-02 Inspeção outras a apartamento Manómetro n.º 90 Medidor Monóxido n.º 134 Técnico: José Carvalho n.º Lic.: 07/114

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MEDIDOR DE GÁS TIPO DIAFRAGMA PARA O SEGMENTO URBANO IDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR NÚMERO FOLHA ET-65-200-CPG-035 1/7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 07 Complementar do Regime Jurídico de SCIE

NOTA TÉCNICA nº 07 Complementar do Regime Jurídico de SCIE NOTA TÉCNICA nº 07 Complementar do Regime Jurídico de SCIE OBJECTIVO Definir quais os tipos e especificações técnicas dos modelos de hidrantes exteriores, de modo a cumprirem com a Regulamentação Nacional

Leia mais

Marcação CE: descrição

Marcação CE: descrição Marcação CE: descrição Marta Ferreira USGM Sistemas de Gestão e Melhoria Seminário Colagem de Produtos Cerâmicos segundo a NP EN 12004:2008 (Colas para ladrilhos) CTCV/Coimbra 13/11/2013 18-11-2013 1 Regulamento

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MEDIDOR DE VAZÃO DE GÁS TIPO DIAFRAGMA PARA O SEGMENTO URBANO IDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR NÚMERO FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ET-65-200-CPG-035 1/6 ESTA

Leia mais

Dival 500 Reguladores de pressão

Dival 500 Reguladores de pressão Dival 500 Reguladores de pressão Dival 500 Classificação e campo de uso O DIVAL 500 é um regulador de pressão a jusante, com ação direta e obturador equilibrado, para aplicações de baixa, média e alta

Leia mais

MATERIAL PARA LINHAS AÉREAS

MATERIAL PARA LINHAS AÉREAS MATERIAL PARA LINHAS AÉREAS Conectores de união de compressão Características e ensaios Elaboração: DTI/LABELEC Homologação: conforme despacho do CA de 2015-07-24 Edição: 1ª. Emissão: EDP Distribuição

Leia mais

Redutores de pressão automotores Série 44 Tipo 44-1 B Válvula Redutora de Pressão Tipo 44-6 B Válvula de Descarga de Pressão

Redutores de pressão automotores Série 44 Tipo 44-1 B Válvula Redutora de Pressão Tipo 44-6 B Válvula de Descarga de Pressão Redutores de pressão automotores Série 44 Tipo 44-1 B Válvula Redutora de Pressão Tipo 44-6 B Válvula de Descarga de Pressão Aplicação Gamas de 0. a 0 bar em válvulas de dimensão G ½, G ¾ e G 1 e também

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS CATÁLOGO TÉCNICO DE MATERIAIS VOLUME IV MATERIAIS ELETROMECÂNICOS TOMO V VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO NOVEMBRO/2015 COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS CATÁLOGO

Leia mais

» TUBO E ACESSÓRIOS GÁS

» TUBO E ACESSÓRIOS GÁS » TUBO E ACESSÓRIOS GÁS www.luisgoncalves.pt PORTA BORRACHA FEMEA AG.001.001 1/4" NPT 50 1,51 AG.001.003 3/8" 50 1,53 AG.001.004 1/2" 50 1,95 latão. AG.001.005 3/4" 50 3,08 AG.001.006 1/2" GN 50 2,25 AG.001.007

Leia mais

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT Elementos de substituição de fusíveis de expulsão Características e ensaios Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho do CA de 2015-09-23 Edição: 2ª. Anula

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL- INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 163, de 09 de junho de 2008.

Leia mais

VÁLVULA DE FLUXO ANULAR

VÁLVULA DE FLUXO ANULAR 1. INTRODUÇÃO 1.1. Funções e Forma de Operação A principal característica da válvula de fluxo anular (needle valve) é a capacidade de modular a vazão de forma linear mesmo na presença de elevados diferenciais

Leia mais

Certificado de Conformidade

Certificado de Conformidade Certificado de Conformidade CONFERIDO AO SOLICITANTE BLINDA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (COOPER CROUSE-HINDS BLINDA) CNPJ: 00.142.341/0004-44 AV. IRENO DA SILVA VENANCIO, 199 GALPÃO 14C E 14D PROTESTANTE

Leia mais

FOLES DE VEDAÇÃO PARA TUBAGEM PROTEGIDA COM MANGAS

FOLES DE VEDAÇÃO PARA TUBAGEM PROTEGIDA COM MANGAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 309 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 309 29 de Maio de 2007 Página 1 de 6 ÍNDICE Registo das revisões... 2 Preâmbulo... 3 1. Objectivo... 3 2. Âmbito... 3 3. Referências... 3 3.1. Externas...

Leia mais

Instituto Português da DMET/UML

Instituto Português da DMET/UML Aprovação Diretora do Departamento de Metrologia Revisão Diretora da Unidade de Metrologia Legal Elaboração Responsável de Domínio da Unidade de Metrologia Legal CONTROLO METROLÓGICO LEGAL VERIFICAÇÃO

Leia mais

QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS

QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS Fechaduras de sector Características e ensaios Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho do CA de 006-03-30 Edição: 1ª Emissão:

Leia mais

A «marcação CE» dos equipamentos sob pressão

A «marcação CE» dos equipamentos sob pressão Seminário A nova directiva dos Equipamentos Sob Pressão e a marcação CE Ordem dos Engenheiros Lisboa, 2015-11-11 A «marcação CE» dos equipamentos sob pressão Alberto Fonseca A ESTRUTURA LEGAL E NORMATIVA

Leia mais

UNIDADE DE CONVERSÃO DE VOLUME E TRANSMISSÃO DE DADOS (PTZ COM AMR INTEGRADO)

UNIDADE DE CONVERSÃO DE VOLUME E TRANSMISSÃO DE DADOS (PTZ COM AMR INTEGRADO) Especificação Técnica UNIDADE DE CONVERSÃO DE VOLUME E TRANSMISSÃO DE DADOS ET 453 Revisão n.º 1 1 de julho de 2019 Página 2 de 17 Registo das revisões... 4 Classificação da informação... 4 Distribuição

Leia mais

PROJECTO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL

PROJECTO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL PROJECTO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL CONSTRUÇÃO DE QUARTEL / SEDE DA ASSOCIAÇÃO ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BOMBARRAL PRAÇA DA RÉPUBLICA BOMBARRAL 1 DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

Manômetro diferencial Série em aço inoxidável com diafragma Model , construção soldada

Manômetro diferencial Série em aço inoxidável com diafragma Model , construção soldada Medição mecânica de pressão Manômetro diferencial Série em aço inoxidável com diafragma Model 732.51, construção soldada WIKA folha de dados PM 07.05 outras aprovações veja página 2 Aplicações Adequado

Leia mais

Norval. Reguladores de pressão

Norval. Reguladores de pressão Norval Reguladores de pressão NORVAL Classificação e campo de uso O NORVAL é um regulador de pressão a jusante, autoacionado com mola, para aplicações de baixa e média pressão. É adequado para fluidos

Leia mais

VOCÊ ESCOLHE O MODELO. NÓS GARANTIMOS A QUALIDADE.

VOCÊ ESCOLHE O MODELO. NÓS GARANTIMOS A QUALIDADE. 118 Redutores de pressão e válvulas de enchimento automático REDUTORES DE PRESSÃO E VÁLVULAS DE ENCHIMENTO AUTOMÁTICO R153P MODELO DE PISTÃO R153M MODELO DE MEMRANA R153C MODELO COMPACTO DE PISTÃO VOCÊ

Leia mais

ENSAIOS DE RESISTÊNCIA MECÂNICA E DE ESTANQUICIDADE

ENSAIOS DE RESISTÊNCIA MECÂNICA E DE ESTANQUICIDADE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 651 15 de dezembro de 2014 ÍNDICE Página 2 de 18 Registo das revisões... 4 Preâmbulo... 5 1. Objectivo... 5 2. Âmbito... 5 3. Referências... 5 3.1. Externas... 6 3.2. Internas...

Leia mais

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS Balastros indutivos para lâmpadas de descarga de vapor de sódio de alta pressão Características e ensaios Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho do

Leia mais

ANEXO H REGISTROS Estes Requisitos se aplicam aos Registros de Pressão e aos Registros de Gaveta utilizados nos sistemas hidráulicos prediais.

ANEXO H REGISTROS Estes Requisitos se aplicam aos Registros de Pressão e aos Registros de Gaveta utilizados nos sistemas hidráulicos prediais. ANEXO H REGISTROS 1 OBJETIVO Estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Registros (gaveta e pressão), com foco no desempenho, atendendo os requisitos estabelecidos nas normas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Reguladores de Pressão de 3º Estágio ( Estabilizador) SEGMENTO URBANO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Reguladores de Pressão de 3º Estágio ( Estabilizador) SEGMENTO URBANO FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Reguladores de Pressão de 3º Estágio ( Estabilizador) SEGMENTO URBANO IDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR NÚMERO FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ET-65-200-CPG-037

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Válvulas Reguladoras de Pressão de 1º Estágio, Estágio Único e 2 o Estágio - SEGMENTO URBANO IDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR NÚMERO FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

Leia mais

INSTALAÇÕES DE GÁS EM EDIFÍCIOS

INSTALAÇÕES DE GÁS EM EDIFÍCIOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 657 24 de outubro de 2012 ÍNDICE Página 2 de 8 Registo das revisões... 3 Preâmbulo... 4 1. Objectivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Definições / Siglas... 5 5. Equipamentos

Leia mais

QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS

QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS Cadeados Características e ensaios Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho do CA de 2006-03-30 Edição: 1ª Emissão: EDP Distribuição

Leia mais

Certificado de Conformidade

Certificado de Conformidade Produto: Product Producto: Solicitante: Applicant Solicitante: Fabricante: Manufacturer Fabricante: Fornecedor / Representante Legal: Supplier / Legal Representative Proveedor / Representante Legal: Normas

Leia mais

Instituto Português da DMET/UML

Instituto Português da DMET/UML Aprovação Diretora do Departamento de Metrologia Revisão Diretora da Unidade de Metrologia Legal Elaboração Responsável de Domínio da Unidade de Metrologia Legal CONTROLO METROLÓGICO LEGAL VERIFICAÇÃO

Leia mais

Instruções de operação

Instruções de operação Instruções de operação Pressostato diferencial modelo A2G-40 Pressostato diferencial modelo A2G-40 Instruções de operação modelo A2G-40 Páginas 3-10 06/2017 WIKA Alexander Wiegand SE & Co. KG Todos os

Leia mais

QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS

QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS QUINQUILHARIAS, FERRAGENS, PRODUTOS DE SERRALHARIA E ACESSÓRIOS DIVERSOS Depósitos de chaves Características e ensaios Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho do CA de 2006-03-30 Edição: 1ª Emissão:

Leia mais

1 Introdução 2. 2 Descrição do fornecimento 2. 3 Ensaios de tipo e/ou especiais Embalagem Garantia Inspeção 4

1 Introdução 2. 2 Descrição do fornecimento 2. 3 Ensaios de tipo e/ou especiais Embalagem Garantia Inspeção 4 SUMÁRIO Item Pág. 1 Introdução 2 DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS APROV: MAMF 046.382 2 Descrição do fornecimento 2 3 Ensaios de tipo e/ou especiais 3 4. Embalagem 3 5. Garantia 4 6. Inspeção 4 7. Reservas

Leia mais

Reguladores Automotores. Válvula Redutora de Pressão Tipo 2333 com válvula piloto Válvula Estabilizadora de Pressão Tipo 2335 com válvula piloto

Reguladores Automotores. Válvula Redutora de Pressão Tipo 2333 com válvula piloto Válvula Estabilizadora de Pressão Tipo 2335 com válvula piloto Reguladores Automotores Piloto operado pelo fluido Válvula Redutora de Pressão Tipo 2333 com válvula piloto Válvula Estabilizadora de Pressão Tipo 2335 com válvula piloto Aplicação Reguladores de pressão

Leia mais

Válvula Redutora de Pressão Tipo 44-0 B Tipo 44-1 B. Fig. 1 Tipo 44-0 B. Montagem e instruções de serviço EB PT

Válvula Redutora de Pressão Tipo 44-0 B Tipo 44-1 B. Fig. 1 Tipo 44-0 B. Montagem e instruções de serviço EB PT Válvula Redutora de Pressão Tipo 44-0 B Tipo 44-1 B Fig. 1 Tipo 44-0 B Montagem e instruções de serviço EB 2626-1 PT Edição Abril de 2003 Índice Índice Página 1 Concepção e princípio de funcionamento................

Leia mais

BAMOFLU 100. Medidor de caudal de turbina

BAMOFLU 100. Medidor de caudal de turbina Medidor de caudal de inserção De DN 15 a DN 600 Gama de medida de 0,8 a 10 m/s Sinal de saída: impulsos Fabrico PVC - PPH - PVDF - Inox 316 APLICAÇÕES BAMOFLU é especialmente concebido para líquidos neutros

Leia mais

Especificação Técnica CONTADORES DE GÁS DE ÊMBOLOS ROTATIVOS

Especificação Técnica CONTADORES DE GÁS DE ÊMBOLOS ROTATIVOS Especificação Técnica ET 432 3 de julho de 2019 Página 2 de 22 Índice Registo das revisões... 4 Classificação da informação... 4 Distribuição do documento... 4 Preâmbulo... 4 1. Objetivo... 5 2. Âmbito...

Leia mais

Manômetro absoluto com contatos elétricos Para a indústria de processo, DN 100 e 160 Modelos , e

Manômetro absoluto com contatos elétricos Para a indústria de processo, DN 100 e 160 Modelos , e Pressão Manômetro absoluto com contatos elétricos Para a indústria de processo, DN 100 e 160 Modelos 532.52, 532.53 e 532.54 Folha de dados WIKA PV 25.02 outras aprovações veja página 4 Aplicações Controle

Leia mais

Manômetro absoluto, aço inoxidável Alta proteção contra sobrepressão Modelos , e

Manômetro absoluto, aço inoxidável Alta proteção contra sobrepressão Modelos , e Medição mecânica de pressão Manômetro absoluto, aço inoxidável Alta proteção contra sobrepressão Modelos 532.52, 532.53 e 532.54 WIKA folha de dados PM 05.02 outras aprovações veja página 3 Aplicações

Leia mais

Condutor de cobre nu

Condutor de cobre nu Item Seção nominal (mm²) Nº mín. de fios Formação Diâm. nom. (mm) Classe Diâm. nom. (mm) Corrente nominal (1) (A) Têmpera Peso nominal (kg/km) 1 6 1 2,8 1A 2,8 77 meio dura 54,7 2 10 1 3,55 1A 3,55 103

Leia mais

Interruptores portáteis de carga

Interruptores portáteis de carga 1. OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para interruptores portáteis de carga utilizados nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS E/OU

Leia mais

MANGAS DE PROTEÇÃO PARA REDES EM AÇO E POLIETILENO

MANGAS DE PROTEÇÃO PARA REDES EM AÇO E POLIETILENO Especificação Técnica ET 305 3 de setembro de 2018 Página 2 de 11 Índice Registo das revisões... 3 Classificação da informação... 3 Distribuição do documento... 3 Preâmbulo... 4 1. Objetivo... 4 2. Âmbito...

Leia mais

FM CERT DIN EN Série H Redutora de pressão inclinada medidas DN 15 (1/2 ) e DN 20 (3/4 )

FM CERT DIN EN Série H Redutora de pressão inclinada medidas DN 15 (1/2 ) e DN 20 (3/4 ) Redutoras de pressão inclinadas série 533..H CALEFFI 15/1 PT FM 15 3 Função As redutoras de pressão são dispositivos que, instalados na rede privada de distribuição de água, reduzem e estabilizam a pressão

Leia mais

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS Balastros indutivos para lâmpadas de descarga Características e ensaios Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho do CA de 2011-11-17 Edição: 3ª. Substitui

Leia mais

Tipo ACE97. Introdução. Instalação. Categoria P.E.D. Características técnicas. Protecção contra Sobrepressões. Guia de Instalação Português Maio 2002

Tipo ACE97. Introdução. Instalação. Categoria P.E.D. Características técnicas. Protecção contra Sobrepressões. Guia de Instalação Português Maio 2002 Guia de Instalação Português Maio 2002 Introdução Este guia de instalação fornece informações sobre a instalação, colocação em serviço e ajustamento dos nossos produtos. Para obter um exemplar deste manual

Leia mais

Manômetro diferencial Para a indústria de processo Modelo , Câmara de medição totalmente metálica

Manômetro diferencial Para a indústria de processo Modelo , Câmara de medição totalmente metálica Pressão Manômetro diferencial Para a indústria de processo Modelo 732.51, Câmara de medição totalmente metálica WIKA folha de dados PM 07.05 outras aprovações veja página 4 Aplicações Adequado para os

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS QUADROS EQUIPADOS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS QUADROS EQUIPADOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS QUADROS EQUIPADOS DOCUMENTAÇÃO (LEGAL) REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2007 de 11 de Setembro. DIRECTIVA

Leia mais

Página Regime de Manutenção e Inspecção de Gás Combustível em Imóveise

Página Regime de Manutenção e Inspecção de Gás Combustível em Imóveise 1 de 8 www.gcondominio.com Regime de Projecto, Execução, Abastecimento e Manutenção das Instalações de Gás Combustível em Imóveis Decreto-Lei n.º521/1999 de 10 de Dezembro Indice Sumário Artigo 1.º - Instalações

Leia mais

Estes produtos revestidos a PFA garantem uma solução fiável em aplicações perigosas

Estes produtos revestidos a PFA garantem uma solução fiável em aplicações perigosas Estes produtos revestidos a PFA garantem uma solução fiável em aplicações perigosas Características Válvulas de retenção Corpo de serviço severo, em ferro fundido dúctil GGG0.3 (ASTM A-395). Revestimento

Leia mais

MEDIDORES DE VAZÃO TIPO TURBINA E ROTATIVO

MEDIDORES DE VAZÃO TIPO TURBINA E ROTATIVO GERE GERÊNCIA DE ENGENHARIA CLIENTE: TÍTUL O: COPERGAS - COMPANHIA PERNAMBUCANA DE GÁS 1 de 12 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS DATA 0 EMISSÃO INICIAL. 29/06/12 1 2 3 Alteração de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para grampo de linha viva utilizado nas Redes de Distribuição Aéreas da Companhia

Leia mais

Certificado de Conformidade

Certificado de Conformidade CONFERIDO AO SOLICITANTE SCHLEMMER GROUP EINSTEINRING 10 85609 ASCHHEIM DEUTSCHLAND FABRICANTE: S.I.B (SCHLEMMER INDUSTRY AND BUILDING PARTS) 25 RUE THÉOPHILE SOMBORN 57220 BOULAY FRANCE O Bureau Veritas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO N. º 021

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO N. º 021 Página: 1 de 6 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO N. º 021 Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 3. REFERÊNCIA NORMATIVA... 2 4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 3 4.1. Material do corpo... 3 4.2.

Leia mais

Lençóis isolantes. Figura 1 LENÇOL PARA BT

Lençóis isolantes. Figura 1 LENÇOL PARA BT Figura 1 LENÇOL PARA BT OBS.: 1. O velcro não deve ser costurado. Deve ser fixado com uma cola especial. 2. Deverá ser impresso de modo indelével sem agredir o lençol ou prejudicar sua rigidez dielétrica.

Leia mais

Versões. Folha técnica associada T 5800 Edição de Setembro de Fig. 1: Tipo 3260/5857 Tipo 3260/ Fig.

Versões. Folha técnica associada T 5800 Edição de Setembro de Fig. 1: Tipo 3260/5857 Tipo 3260/ Fig. Válvulas de Controlo Eléctricas Tipo 3260/5857, 3260/5824, 3260/5825, 3260/3374, 3260/3274, 3260/5757-7, 3260/5725-7 Válvulas de Controlo Pneumáticas Tipo 3260/2780, 3260/3372, 3260-1, 3260-7 Válvula de

Leia mais

Selo diafragma com conexão flangeada Com diafragma interno Modelo

Selo diafragma com conexão flangeada Com diafragma interno Modelo Pressão Selo diafragma com conexão flangeada Com diafragma interno Modelo 990.26 Folha de dados WIKA DS 99.26 outras aprovações veja página 7 Aplicações Meios agressivos, altamente viscosos, cristalizantes

Leia mais

Manômetro diferencial Para a indústria de processo Modelos , , alta proteção contra sobrecarrega de até 40, 100 ou 400 bar

Manômetro diferencial Para a indústria de processo Modelos , , alta proteção contra sobrecarrega de até 40, 100 ou 400 bar Pressão Manômetro diferencial Para a indústria de processo Modelos 732.14, 762.14, alta proteção contra sobrecarrega de até 40, 100 ou 400 bar WIKA folha de dados PM 07.13 outras aprovações veja página

Leia mais

VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO DMV 750

VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO DMV 750 VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO DMV 750 Vantagens Pressão pode ser ajustada a qualquer momento, inclusive durante a operação. Alta reprodutividade da pressão de ajuste Longo ciclo de vida Baixo nível de vibração

Leia mais

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o 1 2 Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o ruido Econonomia de energia e isolamento termico 3

Leia mais

NTC BRAÇO L 15 e 35 kv FIGURA BRAÇO L VISTA ISOMÉTRICA. JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME 3 Página 1 de 4

NTC BRAÇO L 15 e 35 kv FIGURA BRAÇO L VISTA ISOMÉTRICA. JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME 3 Página 1 de 4 FIGURA BRAÇO L VISTA ISOMÉTRICA JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME 3 Página 1 de 4 DETALHE DO REFORÇO DETALHE DO CONECTOR DETALHES DO ENSAIO VISTA LATERAL VISTA SUPERIOR JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME

Leia mais

GESTRA Steam Systems VK 14 VK 16. Português. Manual de Instruções Visores Vaposkop VK 14, VK 16

GESTRA Steam Systems VK 14 VK 16. Português. Manual de Instruções Visores Vaposkop VK 14, VK 16 GESTRA Steam Systems VK 14 VK 16 PT Português Manual de Instruções 818585-02 Visores Vaposkop VK 14, VK 16 1 Índice Avisos importantes Página Utilização...4 Instruções de Segurança...4 Perigo...4 Atenção...4

Leia mais

DIPLOMA/ACTO : Decreto-Lei n.º 125/97. EMISSOR : Ministério da Economia. DATA : Sexta-feira, 23 de Maio de 1997 NÚMERO : 119/97 SÉRIE I-A

DIPLOMA/ACTO : Decreto-Lei n.º 125/97. EMISSOR : Ministério da Economia. DATA : Sexta-feira, 23 de Maio de 1997 NÚMERO : 119/97 SÉRIE I-A DIPLOMA/ACTO : Decreto-Lei n.º 125/97 EMISSOR : Ministério da Economia DATA : Sexta-feira, 23 de Maio de 1997 NÚMERO : 119/97 SÉRIE I-A PÁGINAS DO DR : 2557 a 2561 Decreto-Lei n.º 125/97, de 23 de Maio

Leia mais

Selo diafragma com conexão sanitária Para aplicações sanitárias Modelo , NEUMO BioConnect

Selo diafragma com conexão sanitária Para aplicações sanitárias Modelo , NEUMO BioConnect Selos diafragma Selo diafragma com conexão sanitária Para aplicações sanitárias Modelo 990.50, NEUMO BioConnect WIKA folha de dados DS 99.50 outras aprovações veja página 7 Aplicações Indústria alimentícia

Leia mais

MARCO DE INCÊNDIO SOMEPAL e CLASSIC. Filial: Rua de Aveiro, Pampilhosa

MARCO DE INCÊNDIO SOMEPAL e CLASSIC. Filial: Rua de Aveiro, Pampilhosa MARCO DE INCÊNDIO MARCO DE INCÊNDIO SOMEPAL e CLASSIC Sede: Estrada de Coselhas 3000-125 Coimbra PORTUGAL Telef. +351239490100 Fax. +351239490199 Filial: Rua de Aveiro, 50 3050-420 Pampilhosa PORTUGAL

Leia mais

Certificado de Conformidade

Certificado de Conformidade CONFERIDO AO SOLICITANTE SCHLEMMER GROUP EINSTEINRING 10 85609 ASCHHEIM DEUTSCHLAND FABRICANTE: S.I.B (SCHLEMMER INDUSTRY AND BUILDING PARTS) 25 RUE THÉOPHILE SOMBORN 57220 BOULAY FRANCE O certifica que

Leia mais

J125. Válvula Reguladora Pressão de entrada até 8,6 bar Diâmetro Nominal 1½ & 2. Aplicações. Principais Características. Informações.

J125. Válvula Reguladora Pressão de entrada até 8,6 bar Diâmetro Nominal 1½ & 2. Aplicações. Principais Características. Informações. J125 Válvula Reguladora Pressão de entrada até 8,6 bar Diâmetro Nominal 1½ & 2 Aplicações - Industrial - Comercial - Residencial Informações Operação: A série J125 fornece uma linha complete de válvulas

Leia mais

Manômetro diferencial Modelo , com pistão magnético Modelo , com pistão magnético e diafragma separador

Manômetro diferencial Modelo , com pistão magnético Modelo , com pistão magnético e diafragma separador Pressão Manômetro diferencial Modelo 700.01, com pistão magnético Modelo 700.02, com pistão magnético e diafragma separador WIKA folha de dados PM 0714 outras aprovações veja página 3 Aplicações Sistemas

Leia mais

COMPORTAS QUADRADAS AWWA C560 - VCO-11

COMPORTAS QUADRADAS AWWA C560 - VCO-11 DESCRIÇÃO GERAL As Comportas FKB modelo VCO-11 são desenvolvidas conforme norma AWWA C560 e tem como função o bloqueio na vazão de fluidos. São equipamentos leves e compactos com Sistema de Vedação de

Leia mais

Selo diafragma com conexão sanitária Com conexão tipo clamp (Tri-clamp) Modelos , e

Selo diafragma com conexão sanitária Com conexão tipo clamp (Tri-clamp) Modelos , e Pressão Selo diafragma com conexão sanitária Com conexão tipo clamp (Tri-clamp) Modelos 990.22, 990.52 e 990.53 WIKA folha de dados DS 99.41 outras aprovações veja página 7 Aplicações Aplicações sanitárias

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-134/2014 R-02

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-134/2014 R-02 DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DA REDE /2014 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA /2014 R- FOLHA DE CONTROLE I APRESENTAÇÃO Esta Especificação Técnica encerra requisitos, recomendações e diretrizes para

Leia mais

VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO DMV 755

VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO DMV 755 VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO DMV 755 Vantagens Pressão pode ser ajustada a qualquer momento, inclusive durante a operação. Alta reprodutividade da pressão de ajuste Longo ciclo de vida Baixa manutenção

Leia mais

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0072 EMENDAS E TERMINAIS UNIPOLARES

Leia mais

Bastões isolantes. Os bastões tubulares devem ser constituídos de materiais isolantes, não higroscópicos, e em total conformidade com a ASTM F 711.

Bastões isolantes. Os bastões tubulares devem ser constituídos de materiais isolantes, não higroscópicos, e em total conformidade com a ASTM F 711. 1. OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para os bastões isolantes utilizados nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS E/OU DOCUMENTOS

Leia mais

FKB INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA. COMPORTAS TIPO ADUFA DE PAREDE VCO-21

FKB INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA. COMPORTAS TIPO ADUFA DE PAREDE VCO-21 Descrição Geral As Comportas tipo Adufa de Parede FKB (VCO-21) são fabricadas conforme norma AWWA C561 e tem como função o controle e/ou bloqueio na vazão de fluidos. São desenvolvidas para instalação

Leia mais

MATERIAIS PARA DERIVAÇÕES E ENTRADAS BT

MATERIAIS PARA DERIVAÇÕES E ENTRADAS BT NOV 2018 EDIÇÃO: 1, REVISÃO: 2 MATERIAIS PARA DERIVAÇÕES E ENTRADAS BT Caixa com ligadores para substituição de DCP Fichas técnicas Elaboração: DGF, DOI, DRCM, DRCT e DTI Homologação: conforme despacho

Leia mais

Válvula Redutora de Pressão Tipo Fig. 1 Tipo Instruções de montagem e operação EB PT

Válvula Redutora de Pressão Tipo Fig. 1 Tipo Instruções de montagem e operação EB PT Válvula Redutora de Pressão Tipo 2333 Fig. 1 Tipo 2333 Instruções de montagem e operação EB 2552-1 PT Edição de Maio de 2004 Índice Índice 1 Concepção e princípio de funcionamento 4 2 Instalação 6 2,1

Leia mais

C2 DADOS TÉCNICOS GERAIS DA SÉRIE F PARA ÁGUA

C2 DADOS TÉCNICOS GERAIS DA SÉRIE F PARA ÁGUA DADOS TÉCNICOS GERAIS DA SÉRIE F PARA ÁGUA Unidades reguladoras de pressão de filtragem e/ou de água, caracterizadas pelo uso de materiais certificados de acordo com padrões específicos de produtos para

Leia mais

T --4. Operação. Especificações da Engenharia. _c_ o_m_p_ilo _t_o _#_2 a;l

T --4. Operação. Especificações da Engenharia. _c_ o_m_p_ilo _t_o _#_2 a;l Operação O modelo VA-601 uma válvula controlada por piloto redutor de pressão de 2 vias, ajustável. O registro de agulha [11 permite continuamente a passagem de fluxo para a câmara superior da válvula

Leia mais

PADRONIZAÇÃO PAD

PADRONIZAÇÃO PAD PADRONIZAÇÃO PAD-05.05.105 Bypass Temporário para Chave Fusível Grupo: Ferramentas e Equipamentos das Equipes das Regionais Subgrupo: Uso Coletivo Versão: 00 Vigência: 16-10-2017 SUMÁRIO 1 OBJETIVO...

Leia mais