Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 4. Temas: Pontuação O uso da Vírgula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 4. Temas: Pontuação O uso da Vírgula"

Transcrição

1 Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 4 Temas: Pontuação O uso da Vírgula

2 Pontuação Os sinais de pontuação existem para indicar na escrita a marcação de pausas, melodias e entoações existentes na linguagem oral. O uso correto ou incorreto pode alterar completamente o sentido do que estamos redigindo. Observemos esta situação no breve conto a seguir:

3 Pontuação "Um homem rico, sentindo-se morrer, pediu papel e pena e escreveu assim: 'Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.' Não teve tempo de pontuar -e morreu. A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.

4 Pontuação Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: 'Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.' A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito, e pontuou-o deste modo: 'Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.'

5 Pontuação Surgiu o alfaiate que, pedindo cópia do original, fez estas pontuações: 'Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.' O juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade, e um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: 'Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!'"

6 Pontuação Modernamente, existe uma certa liberdade no emprego de determinados sinais de pontuação, outros têm o uso limitadíssimo, mas as exigências mínimas da língua culta devem ser observadas, cuidando-se de preservar a clareza da mensagem e a correção gramatical. Vejamos outro exemplo:

7 Pontuação Um pequeno teste inicial: as frases abaixo estão ambíguas em virtude da ausência de pontuação. Verifique as diferentes possibilidades de pontuá-las e os sentidos daí decorrentes: a) O aluno disse o professor é ótimo. b) Vou acampar com Ana e você fica melhor assim.

8 Pontuação Observe duas possibilidades de resposta: a) O aluno, disse o professor, é ótimo. O aluno disse: o professor é ótimo. b) Vou acampar com Ana e você, fica melhor assim. Vou acampar com Ana, e você fica melhor assim.

9 Pontuação Os sinais de pontuação servem para marcar pausas: [, ] -a vírgula-pausas menores; [. ] -o ponto-pausas maiores; [ ; ] -o ponto-e-vírgula-pausas intermediárias entre a vírgula e o ponto.

10 Pontuação Os sinais de pontuação também servem para marcar melodias e entoações: [ : ] -dois pontos indica uma enumeração de elementos, exposição de motivos, introdução de fala ou de citação, entre outros usos; [? ] - ponto de interrogação indica questionamento; [! ] -ponto de exclamação indica assertividade, motivação, alegria, grito, ou agressividade, é frequentemente utilizado na publicidade, porém deve ser evitado em textos oficiais ou s institucionais;

11 Pontuação [... ] reticências indica a suspensão de uma ideia; [ ] aspas indica uma citação; [ ( ) ] parênteses indica uma observação ou explicação; [ ] travessão, ao início da frase, indica uma fala em discurso direto; no meio do parágrafo, utilizado como alternativa à vírgula, indica uma observação, explicação ou aposto.

12 Pontuação Como a nossa maior dificuldade diz respeito ao uso da vírgula [,], nesta aula estudaremos unicamente o seu emprego, detendo-nos nas exigências mínimas estabelecidas pela gramática. Mais um exemplo:

13 O uso da Vírgula A VÍRGULA ENTRE TERMOS DE UMA ORAÇÃO 1. Separando elementos de uma enumeração (listagem). Exemplos: Devia ser algum empregado, secretária, servente. 1º 2º 3º elemento elemento elemento Buzinas, carros, semáforos, placas fazem parte do conturbado trânsito.

14 O uso da Vírgula 2. Para indicar aposto, presente nas explicações, nas apreciações e certos predicativos. Exemplos: Misha, símbolo das Olimpíadas, é um ursinho simpático. explicação Triste e solitário, caminhava um homem pelas ruas movimentadas. predicativo

15 O uso da Vírgula 3. Para separar o vocativo. Exemplos: Minha filha, não seja precipitada! vocativo Oremos, Maria, porque eu quero agradecer ao Divino Criador sua proteção. vocativo Não sejam gulosos, meninos. vocativo

16 O uso da Vírgula 4. Para separar adjunto adverbial deslocado, antecipado ou intercalado. Exemplo 1: Na frase Logo pela manhã as crianças saíram para o passeio, a ordenação direta seria As crianças saíram para o passeio logo pela manhã. Como na primeira frase o adjunto adverbial logo pela manhã está deslocado e antecipado, deve vir separado por vírgula, assim: Logo pela manhã, as crianças saíram para o passeio. adjunto adverbial antecipado

17 O uso da Vírgula Exemplo 2: Na frase Todos naquele momento tiveram muito medo, a ordenação direta da frase seria Todos tiveram muito medo naquele momento. Como na primeira frase, o adjunto adverbial naquele momento está deslocado e intercalado, deve vir separado por vírgulas, assim: Todos, naquele momento, tiveram muito medo. adjunto adverbial intercalado

18 O uso da Vírgula 5. Para indicar a omissão do verbo. Exemplos: No meio do salão, a mesa de jantar e sobre a mesa, o corpo do preto velho. estava estava Como os verbos foram omitidos, as vírgulas os substituem. Ela prefere cinema e eu, teatro. prefiro

19 O uso da Vírgula 6. Para separar frases intercaladas e expressões que se interpõem na frase, no sentido de exemplificar ou retificar uma ideia. Exemplos: Repare, por exemplo, naquela fotografia. expressão de exemplificação A sua atitude, isto é, o seu comportamento na aula merece elogios. expressão de retificação

20 O uso da Vírgula A VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES 1. Antes da conjunção e, quando os sujeitos forem diferentes. Exemplo: O homem vendeuo carro, e a mulherprotestou. sujeito de sujeito de vendeu protestou

21 O uso da Vírgula 2. Para separar orações coordenadas sindéticas, com exceção das introduzidas por OU e NEM. Exemplos: Falam muito, mas ouvem pouco. Fez o que pôde; logo, não tem remorsos. Não fique triste, que será pior. Exemplos com oue nem: Você vai de ônibus ou de táxi? As filhas não ficavam à janela nem à porta. Mas, se nemaparecer repetido ou a oração anterior a ele for longa, usa-se vírgula antecedendo: Ela não era bela, nem elegante, nem inteligente, nem educada, nem culta. O pai não permitia que as filhas ficassem à janela, nem à porta.

22 O uso da Vírgula 3. a) Para separar as orações coordenadas assindéticas: Levantei cedo, escovei os dentes, tomei um rápido café, saí de casa apressadamente. b) Para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas: Até aquele homem, que viera nos vender livros, acabou comprando nossos produtos de beleza.

23 O uso da Vírgula c) Para separar as orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), especialmente quando antepostos à principal: Se você me ama mesmo, leve-me agora a um restaurante. Veja estes outros períodos: Não falou tornou a fechar a porta foi dormir. Cristina que sempre tinha sido tão corajosa agora morria de medo das baratas. Como ele não tem idade suficiente terá de conseguir autorização para viajar.

24 O uso da Vírgula Como podemos verificar, o primeiro período é composto por várias orações coordenadas assindéticas e elas devem vir separadas por vírgulas. Já no segundo período, a oração Que sempre tinha sido corajosa é subordinada adjetiva explicativa e tem que vir separada por vírgula. No último período, a oração Como ele não tem idade suficiente é subordinada adverbial; anteposta à principal, deve ter uma vírgula separando-a da principal.

25 O uso da Vírgula Estes períodos seriam escritos com a pontuação correta, assim: Não falou, tornou a fechar a porta, foi dormir. Cristina, que sempre tinha sido tão corajosa, agora morria de medo das baratas. Como ele não tem idade suficiente, terá de conseguir autorização para viajar.

26 O uso da Vírgula OUTROS CASOS DE EMPREGO DA VÍRGULA 1. Para separar todas as palavras repetidas, assim: Dinheiro, dinheiro, dinheiro, para que tanto dinheiro? 2. Para separar certas conjunções pospositivas como porém, contudo, pois, entretanto, portanto etc., assim: Os escritores morrem; suas obras, porém, permanecem. 3. Para separar as palavras sim ou não quando no início de uma resposta: Sim, Ana agora ouvia o ruído da roca a rocar. Não, de forma alguma!

27 O uso da Vírgula ATENÇÃO A vírgula nãodeve ser usada para separar o sujeito do verbo e o verbo do complemento. O Correto é: Luís mereceu o prêmio e não Luís, mereceu o prêmio. Você quer tomar guaraná? e não Você quer tomar, guaraná? Não hávírgula depois de que, exceto quando antecede uma intercalada: Disse que, naquele momento, faria uma pausa.

28 Pontuação Vamos a um rápido exercício de pontuação? Leia as frases a seguir e sugira possibilidades de pontuação. Passe para o slide seguinte somente após ter feito o exercício. a) Juntos comigo estavam Elias Lucas e Golias b) Os passantes chegavam olhavam perguntavam e prosseguiam c) O sol estrela de quinta grandeza está perdendo calor e energia d) Lentos e tristes os retirantes iam passando e) A comida está na mesa filho f) Dona Rita a senhora ainda persiste na ideia g) Apesar do sol do verão sempre faz muito frio no alto das montanhas h) Hoje eu não faria uma coisa daquelas i) A operação secreta tinha sido sem dúvida um erro j) Quer dizer então que você não foi à Iugoslávia

29 Vamos conferir as respostas? Pontuação a) Juntos comigo, estavam Elias, Lucas e Golias. a) Juntos comigo, estavam Elias, Lucas e Golias. b) Os passantes chegavam, olhavam, perguntavam e prosseguiam. c) O sol, estrela de quinta grandeza, está perdendo calor e energia. d) Lentos e tristes, os retirantes iam passando. e) A comida está na mesa,filho! f) Dona Rita,a senhora ainda persiste na ideia? g) Apesar do sol do verão,sempre faz muito frio no alto das montanhas. h) Hoje,eu não faria uma coisa daquelas. i) A operação secreta tinha sido,sem dúvida,um erro. j) Quer dizer,então,que você não foi à Iugoslávia?

30 Pontuação Para fixar melhor este conhecimento, convidamos você a assistir o vídeo comemorativo de 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), chamado Vírgula, disponível em: Não esqueça de participar de nossas atividades no Fórum!

31 NORMAS GRAMATICAIS DA LÍNGUAS PORTUGUESA AULA 4

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.1 Conteúdos

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 1 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o ponto e vírgula (;) o travessão ( ) os dois pontos

Leia mais

FICHAMENTO DE AULA. PORTUGUÊS Fichamento de aula. Professora: Júnia Andrade 1

FICHAMENTO DE AULA. PORTUGUÊS Fichamento de aula.  Professora: Júnia Andrade 1 FICHAMENTO DE AULA www.pontodosconcursos.com.br 1 Ponto (. ) empregado para finalizar frase declarativa e marcar fim de período. Ex.: fiz minha inscrição no concurso para a área técnica. Mas pretendo também

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

Unidade 10 Sinais de Pontuação

Unidade 10 Sinais de Pontuação UNIDADE 10 Os sinais de pontuação servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto-e-vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais

PONTUAÇÃO. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

PONTUAÇÃO.  PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES PONTUAÇÃO GRAMÁTICA PONTUAÇÃO As regras de pontuação se baseiam, em sua maioria, nas regras de análise sintática, portanto saber pontuação requer conheciento prévio da sintaxe. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais

Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA

Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA Conceito A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. Emprego da vírgula

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 05 PONTUAÇÃO Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

PONTUAÇÃO. Prof. Flaverlei A. Silva

PONTUAÇÃO. Prof. Flaverlei A. Silva PONTUAÇÃO Prof. Flaverlei A. Silva Pontuação indica na escrita as várias possibilidades de entonação da fala, além de ajudar a expressão de pensamentos, sentidos e emoções, tornando mais clara e precisa

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES

Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES

Leia mais

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005.

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. d) Com certas orações reduzidas de gerúndio que se leem com pausa. Ex.: Chegou tarde naquela noite, deixando a

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA Somente hoje (sábado) tive condições de aprontar esta aula. O motivo? Na quarta-feira à noite, a dengue me pegou. Chegou fraquinha, mas no dia seguinte ela se agravou e me deixou de cama. Na sexta de manhã,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: 1

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 PONTUAÇÃO USO DA VÍRGULA NO INTERIOR DA ORAÇÃO ambos os termos são contíguos, mas não associados sintaticamente entre si. Entre certos povos, antigos rituais religiosos incluem o sacrifício

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação 1 Virgulação na Oração Casos Gerais 2 1ª Regra termos naturalmente ligados Termos naturalmente ligados não se separam por qualquer sinal de pausa.

Leia mais

(7) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM. - Em se plantando tudo dá. - Em se tratando de beleza, ele é campeão.

(7) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM. - Em se plantando tudo dá. - Em se tratando de beleza, ele é campeão. (7) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM. - Em se plantando tudo dá. - Em se tratando de beleza, ele é campeão. (8) Com formas verbais proparoxítonas - Nós o censurávamos. MESÓCLISE Usada

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM AULA 8: PONTUAÇÃO TUTORA: ARIANA DE CARVALHO

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM AULA 8: PONTUAÇÃO TUTORA: ARIANA DE CARVALHO APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM AULA 8: PONTUAÇÃO TUTORA: ARIANA DE CARVALHO Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica

Leia mais

PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO...

PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO... PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO... 1. Vírgula (,) É usada para: a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. Nessa oração, a vírgula

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Língua Portuguesa PONTUAÇÃO Prof. André Moraes

Língua Portuguesa PONTUAÇÃO Prof. André Moraes "A vírgula pode ser uma pausa...ou não. Não, espere. Não espere. Pontuação estilística (Fonte: Associação Brasileira de Imprensa) Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34. Pode criar heróis. Isso só,

Leia mais

Os principais casos de uso da vírgula. Vírgula proibida. Entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito

Os principais casos de uso da vírgula. Vírgula proibida. Entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito Vírgula proibida Os principais casos de uso da vírgula Entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito Entre verbo e seu(s) complemento(s) Vírgula obrigatória Depois de orações adverbiais antepostas

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 7 1 PONTUAÇÃO 1. Emprego da Vírgula Na ordem direita

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pontuação

Língua. Portuguesa. Pontuação Língua Portuguesa Pontuação Vírgula 1. Ordem direta e indireta da oração: S V O A O presidente ofereceu um jantar aos empresários algumas semanas após as eleições. Vírgula 2. Predicativo deslocado: Os

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 04 ANÁLISE SINTÁTICA Ementa Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM?

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O senso comum (conhecimento popular) se refere ao conhecimento do povo, adquirido ao acaso, dominado por valores e crenças baseadas nas experiências

Leia mais

Escrita e pontuação gráfica: parte 1

Escrita e pontuação gráfica: parte 1 Escrita e pontuação gráfica: parte 1 Caros amigos! É bastante frequente que se ensine em escolas e cursos que a pontuação gráfica diz respeito diretamente a aspectos que se consubstanciam antes na fala.

Leia mais

Dado o sinal, todos saíram, apressados, da sala de aula.

Dado o sinal, todos saíram, apressados, da sala de aula. Pontuação Os elementos SVC (Sujeito Verbo Complementos) não devem ser separados por vírgula. Somente quando um elemento complementar, termo acessório (TA) é colocado entre os elementos dessa estrutura

Leia mais

Gramática Tradicional: Pontuação. Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Tutora: Thais Torres Guimarães

Gramática Tradicional: Pontuação. Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Tutora: Thais Torres Guimarães Gramática Tradicional: Pontuação Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Tutora: Thais Torres Guimarães thaistorresg@gmail.com Pontuação - uso Enquanto ele fotografava o macaco derrubou o tripé com a cauda. [Enquanto

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa

Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa Relação entre um elemento subordinante (palavra, constituinte ou oração) e uma oração subordinada. As orações subordinadas podem ser: adverbiais

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PONTUAÇÃO. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PONTUAÇÃO. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PONTUAÇÃO Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 2 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída:

Leia mais

1) (TCMRJ_TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO)

1) (TCMRJ_TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO) 1) (TCMRJ_TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO) Com a globalização, o território fica ainda mais importante, ainda que uma propaganda insidiosa teime em declarar que as fronteiras entre Estados já não funcionam

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS ORAÇÕES DESLOCADAS OU OU ADJUNTOS. INTERCALADAS;

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

CURSO INTENSIVO MÓDULO 15 PONTUAÇÃO

CURSO INTENSIVO MÓDULO 15 PONTUAÇÃO EXERCÍCIOS 1) Os empresários expuseram seus problemas com extrema objetividade. (PERÍODO NA ORDEM DIRETA). 2) Os empresários, com extrema objetividade, expuseram seus problemas. (ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO

Leia mais

Gramática Eletrônica. Destacamos os sinais de pontuação que apresentam maior dificuldade em seu emprego.

Gramática Eletrônica. Destacamos os sinais de pontuação que apresentam maior dificuldade em seu emprego. Lição 10 Pontuação Pontuação Destacamos os sinais de pontuação que apresentam maior dificuldade em seu emprego. Dois-pontos : Usam-se dois-pontos: em citações ou transcrições. Suas palavras foram mais

Leia mais

Polícia Militar Sergipe

Polícia Militar Sergipe Polícia Militar Sergipe A análise do emprego dos tempos verbais em Há algum tempo, venho estudando as piadas (1º ) revela que, semanticamente, as duas formas em destaque indicam, nessa ordem, as noções

Leia mais

Sexa. -Por que não? - Porque não! Desculpe. Porque não. "SEXO" é sempre masculino.

Sexa. -Por que não? - Porque não! Desculpe. Porque não. SEXO é sempre masculino. Sexa -Pai... -Hummmmm? -Como é o feminino de sexo? -O quê? -O feminino de sexo. -Não tem. -Sexo não tem feminino? -Não. -Só tem sexo masculino? - É. Quer dizer, não. Existem dois sexos. Masculino e Feminino.

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

PONTUAÇÃO. Profª Giovana Uggioni Silveira

PONTUAÇÃO. Profª Giovana Uggioni Silveira PONTUAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PONTO (.) a) Para indicar o fim de um período simples, de uma frase com sentido completo. Chegamos. b) Para abreviar: Sr. (Senhor) etc. (et cetera) etc. (et cetera)

Leia mais

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA ELIANE FONTANA GRAMÁTICA 1. O par de vocábulos, do texto, acentuados pela mesma razão é: a) atraíssem / espírito b) água / substância c) porém / caráter d) lá / até e) perceptível / mistério 2. Em todas

Leia mais

15/12/2018. Língua Portuguesa. Sintaxe. Frase e oração; termos da oração; pontuação. Sintaxe

15/12/2018. Língua Portuguesa. Sintaxe. Frase e oração; termos da oração; pontuação. Sintaxe Língua Portuguesa Prof.ª: Roberta Vieira Sintaxe Frase e oração; termos da oração; pontuação Sintaxe Parte da gramática que estuda as relações existentes entre as palavras numa frase ou entre as orações

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Sinal de pontuação. Indicar pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. No álbum, havia um retrato de família. Ponto final.

Sinal de pontuação. Indicar pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. No álbum, havia um retrato de família. Ponto final. Sinal de pontuação Serve(m) para: Exemplos Ponto final. Indicar pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. No álbum, havia um retrato de família. Não faça isso. Ponto de interrogação?

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA

ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA O que é a ordem direta da oração Em língua portuguesa, na maioria das vezes, as orações são estruturadas na seguinte sequência: OU sujeito + verbo

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS GRAMÁTICA ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS As orações coordenadas e subordinadas fazem parte do período composto, ou seja, o período em que temos duas ou mais orações.

Leia mais

Cargo: M01 - OFICIAL DE DILIGÊNCIA Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: M01 - OFICIAL DE DILIGÊNCIA Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: M01 OFICIAL DE DILIGÊNCIA... e os serventes de pedreiro aplaudiremno. Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, quanto à reescrita da oração... e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período Língua Portuguesa Sintaxe do Período Orações Subordinadas Substantivas É necessário o seu auxílio. 1) Subjetivas: É necessário que me auxilie. Convém que me auxilie. Observou-se que foi um golpe de mestre.

Leia mais

2) As orações subordinadas adverbiais no final do período se separam da principal por meio de uma vírgula (facultativa); no início do período, exigem

2) As orações subordinadas adverbiais no final do período se separam da principal por meio de uma vírgula (facultativa); no início do período, exigem 2) As orações subordinadas adverbiais no final do período se separam da principal por meio de uma vírgula (facultativa); no início do período, exigem vírgula. Ex.: Ele fez o desenho, conforme lhe solicitei.

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO QUESTÃO 01: CESPE CPRM 2013) Quando isso ocorre, os clientes que já haviam contratado o serviço continuam no direito de usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos beneficiários

Leia mais

Prof. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja)

Prof. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja) Prof. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja) PERÍODO COMPOSTO 1. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Oração principal (incompleta) Oração subordinada substantiva (aquilo que falta na or. Principal)

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Período Composto por Coordenação

Período Composto por Coordenação Período Composto por Coordenação O período composto por coordenação é constituído de orações coordenadas. Na coordenação não há relação de dependência entre as orações. Uma oração independe da(s) outra(s).

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 8. Pontuação

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 8. Pontuação Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 8 Pontuação Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você

Leia mais

Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas USOS DA VÍRGULA Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas Estudando o uso da vírgula A maioria dos manuais ensina que a vírgula corresponde a uma pausa. Um olhar

Leia mais

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone Termos ligados ao nome (complemento nominal, adjunto adnominal e aposto) e o vocativo Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone 2 Regência Nominal Designa a relação existente

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando

Leia mais

AULA 7 - PONTUAÇÃO DIFERENÇAS E USOS

AULA 7 - PONTUAÇÃO DIFERENÇAS E USOS AULA 7 - PONTUAÇÃO DIFERENÇAS E USOS MARIANA PAMPLONA PONTO FINAL: delimita o fim de frases, apontando o final do discurso. Também pode ser usado em abreviações Ex: pg. - abreviação de página; D. João

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

Vírgula. A vírgula assinala falta ou desvio de ligação sintática no discurso

Vírgula. A vírgula assinala falta ou desvio de ligação sintática no discurso PONTUAÇÃO (cont.) Vírgula A vírgula assinala falta ou desvio de ligação sintática no discurso Nem a toda pausa corresponde uma vírgula, nem a toda vírgula corresponde uma pausa. LUFT, Celso Pedro. A vírgula.

Leia mais

Um sistema de reforço da escrita, constituído de sinais, destinados a das partes do discurso e das pausas orais e escritas. Estes sinais também

Um sistema de reforço da escrita, constituído de sinais, destinados a das partes do discurso e das pausas orais e escritas. Estes sinais também PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO Um sistema de reforço da escrita, constituído de sinais, destinados a organizar as relações e a proporção das partes do discurso e das pausas orais e escritas. Estes sinais também participam

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

» INTRODUÇÃO » OBJETO DE AVALIAÇÃO

» INTRODUÇÃO » OBJETO DE AVALIAÇÃO INFORMAÇÃO - PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA PORTUGUÊS PROVA 81 2019 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)» INTRODUÇÃO Este documento foi construído de acordo com a Informação

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 1º/06/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 1º/06/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Marca a supressão do verbo: Ex.: A sala era suntuosa: no teto, lustres imensos; nas paredes, quadros famosos. Ele bebia guaraná, e eu, água.

Marca a supressão do verbo: Ex.: A sala era suntuosa: no teto, lustres imensos; nas paredes, quadros famosos. Ele bebia guaraná, e eu, água. 82 6ª ª UNIDADE: ATUALIZAÇÃO GRAMATICAL (II) PONTUAÇÃO AS RELAÇÕES DA LÓGICA TEXTUAL A pontuação é, essencialmente, uma questão de sintaxe, ou seja, tem muita lógica; ao contrário do que alguns pensam,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula:

Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: 1. No interior de uma oração para destacar : Conjunções Ex.: Chovia muito, entretanto,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 9 Sintaxe II PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Se todas as orações do período são independentes, isto é, se têm sentido por si mesmas e podem constituir cada

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais