Enquadramento da estratégia da gestão das inundações com os Planos de Gestão de Região Hidrográfica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Enquadramento da estratégia da gestão das inundações com os Planos de Gestão de Região Hidrográfica"

Transcrição

1 Enquadramento da estratégia da gestão das inundações com os Planos de Gestão de Região Hidrográfica ZONAS INUNDÁVEIS E RISCOS DE INUNDAÇÃO PLANOS DE GESTÃO DE RISCO DE INUNDAÇÕES 5 fevereiro 2015, auditório da APA

2 Diretiva 2007/60/CE «Inundação»: cobertura temporária por água de uma terra normalmente não coberta por água. Inclui as cheias ocasionadas pelos rios, pelas torrentes de montanha e pelos cursos de água efémeros mediterrânicos, e as inundações ocasionadas pelo mar nas zonas costeiras, e pode excluir as inundações com origem em redes de esgotos.

3 Diretiva 2007/60/CE As inundações são desastres naturais com grande impacte na vida das populações. Inundações com efeitos devastadores ou com efeitos menos gravosos acontecem todos os anos na Europa, tendendo a tornar-se mais frequentes com as alterações climáticas. Os danos causados pelas inundações tendem a aumentar dado ao incremento dos eventos climáticos extremos e às constantes alterações do uso do solo, nomeadamente com o aumento da ocupação dos leitos de cheia com áreas urbanas e à destruição de áreas florestais. Impõe-se a definição de uma estratégia integrada e de longo prazo de gestão dos riscos de inundações, que deve colocar o enfoque na prevenção e no aumento da resiliência da sociedade. Desenvolver um instrumento de informação eficaz, constituindo uma base que permita estabelecer prioridades e apoiar a tomada de decisões técnicas, financeiras e políticas em matéria de gestão de riscos de inundações.

4 Diretiva 2007/60/CE Diretiva de avaliação e gestão dos riscos de inundações Estabelece um quadro para a avaliação e gestão dos riscos de inundações, visando reduzir as consequências associadas às inundações prejudiciais para a saúde humana, o ambiente, o património cultural e as atividades económicas. 1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase Identificar as zonas em relação às quais existem riscos potenciais significativos de inundações, ou nas quais a concretização de tais riscos se pode considerar provável. Elaborar as cartas de zonas inundáveis e cartas de riscos de inundações, associadas a diferentes cenários e na escala mais apropriada, para as zonas identificadas, incluindo informações sobre a ocupação existentes e as fontes potenciais de poluição ambiental resultante das inundações. Com base na cartografia produzida na 2.ª fase elaborar os planos de gestão dos riscos de inundações (PGRI), coordenados a nível da região hidrográfica. 4ª Fase Implementação das medidas e avaliação da sua eficácia.

5 Decreto-lei n.º 115/2010, 22 outubro Comissão Nacional da Gestão dos Riscos de Inundações: APA, ANPC, DGT, RAM, RAA e Associação de Municípios APA 1. Definir as unidades de gestão; 2. Efetuar a avaliação preliminar de riscos de inundações; 3. Propor as zonas de riscos potenciais significativos de inundações; 4. Elaborar as cartas de zonas inundáveis para áreas de risco e as cartas de risco de inundações; 5. Elaborar e implementar os planos de gestão de riscos de inundações. ANPC Apoiar o desenvolvimento das ações dos planos de gestão de riscos de inundações nos seguintes domínios: 1. Informação e divulgação pública; 2. Interligação entre os sistemas de monitorização, de aviso e alerta e os planos e diretivas de emergência de proteção civil; 3. Políticas de prevenção, proteção, previsão e resposta. DGT Garantir, de acordo com as suas atribuições, definidas no Decreto -Lei n.º 180/2009, de 7 de Agosto, a aplicação dos regulamentos de harmonização da Diretiva n.º 2007/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Março (INSPIRE), no âmbito da elaboração das cartas de zonas inundáveis para áreas de risco e das cartas de risco de inundações.

6 Diretiva de avaliação e gestão dos riscos de inundações Prevenção: minimizar os danos causados pelas inundações, evitando a construção em áreas potenciais, presentes e futuras, a inundações e desenvolvendo sistemas de aviso e alerta. Proteção: implementar medidas, tanto estruturais como não estruturais, para reduzir a probabilidade de inundações e/ou o impacto das inundações em determinados locais. Preparação: informar a população sobre os riscos de inundação e o que fazer em caso de uma inundação. Resposta de emergência: desenvolver planos de emergência para implementar em caso de inundação. Recuperação: regressar às condições normais logo que possível e mitigar os impactos sociais e económicos sobre a população afetada. Custos de prevenção, protecção e preparação podem ser substanciais mas os custos associados aos danos causados pelas inundações são também muito elevados, sendo que alguns deles irrecuperáveis quando envolvem a perda de vidas humanas!

7 Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) Definem as medidas para reduzir a probabilidade de inundações e as suas consequências potenciais, prejudiciais para a saúde humana, o ambiente, o património cultural, as infraestruturas e as atividades económicas. Devem considerar as características próprias das zonas a que se referem e prever soluções específicas para cada caso, articulando com o disposto nos planos de emergência de proteção civil. Aspetos relevantes: a) A extensão das inundações; b) As vias de evacuação das águas e as zonas com potencialidades de retenção de águas das cheias, como as planícies aluvionares naturais; c) Os objetivos ambientais estabelecidos no artigo 45.º da Lei da Água; d) A gestão dos solos e das águas; e) O ordenamento do território; f) A afetação dos solos; g) A conservação da natureza; h) Sistemas de alerta de cheias; i) A navegação e as infraestruturas portuárias; j) Os custos e benefícios.

8 Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) Opções e medidas de natureza estratégica previstas: Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território Planos regionais de ordenamento do território Planos intermunicipais de ordenamento do território Integrar o impacto provável das alterações climáticas na ocorrência de inundações no âmbito da avaliação dos riscos de inundações. PLANOS DE GESTÃO DOS RISCOS DE INUNDAÇÕES Avaliar aspetos da gestão dos riscos de cheia e inundações provocadas pelo mar, centrando - se na prevenção, proteção e preparação, incluindo sistemas de previsão e de alerta precoce. Indicar as áreas a classificar como zonas adjacentes, nos termos da Lei da Titularidade dos Recursos Hídricos, aprovada pela Lei n.º 54/2005, de 15 de Novembro Articular nas bacias internacionais com Espanha Articular com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas ENAAC Incluir medidas para reduzir a probabilidade de inundações e as suas consequências potenciais Incluir a promoção de práticas de utilização sustentável do solo, a melhoria da infiltração e da retenção da água e a inundação controlada de determinadas zonas em caso de inundação

9 Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) No âmbito da elaboração dos PGRI são ouvidas as entidades da administração central direta e indireta representativas dos interesses a ponderar, bem como os ministérios responsáveis pelas áreas da defesa, obras públicas e transportes, economia, cultura, saúde e administração local. Envolvimento dos stakeholders na discussão nas medidas é fundamental. Forte articulação com as universidades no desenvolvimento de técnicas que permitam encontrar soluções ambientalmente mais favoráveis e eficientes na redução da probabilidade de inundações e/ou do impacto das inundações. PGRI devem estar concluídos até 22 dezembro PGRI são revistos de seis em seis anos sincronizados com o ciclo de implementação da DQA.

10 Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) Articulação com instrumentos de gestão territorial e reserva ecológica nacional Planos especiais e municipais de ordenamento do território Planos de emergência de proteção civil Cartas de zonas inundáveis e cartas de riscos de inundações COMPATIBILIDADE INTEGRADAS Planos de gestão dos riscos de inundações na elaboração ou revisão dos planos especiais e municipais de ordenamento do território e na elaboração das cartas da reserva ecológica nacional Após a entrada em vigor dos planos de gestão dos riscos de inundações os planos especiais e municipais de ordenamento do território e a delimitação da reserva ecológica nacional devem ser adaptados com o disposto nos PGRI.

11 Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) Gestão de risco de inundação é uma parte integrante da gestão integrada das bacias hidrográficas pelo que a Diretiva Inundações deve ser coordenada com a Diretiva Quadro da Água. Os PGRI devem ser coordenadas com o 2.º ciclo dos PGRH, dado que é importante considerar toda a bacia hidrográfica ao identificar onde e como medidas de prevenção das inundações devem ser desenvolvidas. Diretiva Quadro da Água Atingir o bom estado das massas de água Se sim, aplicar o 4(7) As medidas definidas provocam alteração do estado das massas de água? Redução das potenciais consequências prejudiciais das inundações para a saúde humana, o ambiente, o património cultural e as atividades económicas. Os planos de gestão dos riscos de inundações devem incluir medidas para alcançar os objetivos.

12 Objetivos ambientais A DQA contempla também nos seus múltiplos objectivos a promoção do uso sustentável da água, incluindo a possibilidade de desenvolver novas modificações nas massas de água desde que determinadas premissas sejam cumpridas. As modificações ou alterações do estado das massas de água devem ser devidamente definidas e justificadas no plano de gestão das regiões hidrográficas. Novas modificações estão sujeitas à aplicação da excepção prevista no artigo 4(7) da DQA, devendo ser avaliada a sua aplicação em estágios preliminares de planeamento para que possam ser avaliadas diferentes alternativas para atingir os mesmos objectivos.

13 Medidas PGRI Recomendações da COM Medidas estruturais poder provocar alterações hidromorfológicas nas massas de água, que podem provocar a deterioração do estado da massa de água pelo que só é permitida nas condições previstas no artigo 4.7 DQA. Estas medidas têm de ser explicadas e justificadas nos PGRH. Flood risk management should work with nature, rather than against it. (Fonte: Commission White paper on Adaptation to Climate Change) Métodos naturais de gestão de inundações As medidas não estruturais de redução da probabilidade de inundações devem ter um papel de destaque na implementação da diretiva. Medidas não estruturais vão desde sistemas de alerta precoce até às medidas de retenção de água de forma natural. Planícies de inundação, gestão naturais de inundação, e a instalação de infraestruturas verdes em zonas rurais e em áreas urbanas têm um grande potencial para oferecer melhores opções ambientais que proporcionam múltiplos benefícios e redução dos custos.

14 Medidas PGRI Recomendações da COM Infraestruturas verdes promovem a resiliência dos ecossistemas Promovem a minimização dos riscos associados às inundações e simultaneamente têm benefícios para a biodiversidade (por aumentar a conectividade dos ecossistemas) permitindo a mitigação e adaptação às mudanças climáticas Dar preferência à selecão de medidas que têm múltiplos benefícios, protegendo o meio ambiente e como para a protecção contra cheias. As medidas devem ser robustas mas flexíveis, considerando as incertezas associadas às alterações climáticas. Opções ambientalmente sustentáveis na gestão dos riscos de inundações Promoção de práticas sustentáveis de uso da terra; Melhorar a retenção de água, salvaguardando e reforçando o potencial de armazenamento de água de paisagem, solo e aquíferos, por restauração de ecossistemas, recursos naturais e as características dos cursos de água através de processos naturais; Inundação de certas áreas controladas; Abordagens estruturais e não-estruturais para reduzir a probabilidade e consequências das inundações; Melhorar a conectividade entre áreas naturais existentes e melhorar a permeabilidade da paisagem.

15 Medidas PGRI Medidas convencionais Tecnicamente mais estabilizadas; Investimento inicial pode ser elevado; Custos ambientais; Fácil articulação com sistemas de prevenção e gestão de eventos; Permite ganhar tempo para retirar as populações da zona de crise e diminuir a magnitude do evento; Custos de manutenção elevados. Salvaguarda de vidas humanas Medidas naturais Tecnicamente ainda pouco desenvolvidas; Com grandes benefícios ambientais; Custos significativos na alteração do uso do solo (aquisição de terras, ou em pagamentos de compensação/serviços); Multi-funcionalidade (por ex. permite a agricultura, silvicultura, recreio e conservação de ecossistemas em conjunto e no mesmo espaço); Mitigação dos impactos das alterações climáticas; Custos de manutenção baixos Fundos comunitários de apoio. A maioria das estratégias e projetos para a gestão da água, prevenção de desastres naturais e adaptação às alterações climáticas adota uma abordagem mista, mas existe ainda um longo caminho a percorrer.

16 Enquadramento da estratégia da gestão das inundações com os Planos de Gestão de Região Hidrográfica Obrigada. ZONAS INUNDÁVEIS E RISCOS DE INUNDAÇÃO PLANOS DE GESTÃO DE RISCO DE INUNDAÇÕES 5 fevereiro 2015, auditório da APA

DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade?

DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade? DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade? Objetivos e âmbito A Diretiva-Quadro da Água (DQA, Diretiva n.º 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro) estabelece um quadro de

Leia mais

MOÇAMBIQUE. Adaptação

MOÇAMBIQUE. Adaptação MOÇAMBIQUE Conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas (ENAMMC), a prioridade nacional consiste em "aumentar a resiliência nas comunidades e na economia

Leia mais

Subprograma Ação Climática Programa LIFE Sessão Divulgação Convocatória 2014

Subprograma Ação Climática Programa LIFE Sessão Divulgação Convocatória 2014 Subprograma Ação Climática Programa LIFE 2014-2017 Sessão Divulgação Convocatória 2014 Cristina Carreiras Pedro Baptista APA, 14-07-2014 LIFE Clima 2014 Clima no LIFE Tipos de projetos tradicionais elegíveis

Leia mais

2ª CONFERÊNCIA Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais

2ª CONFERÊNCIA Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais 2ª CONFERÊNCIA Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais Luís Carvalho Geógrafo Grupo de Ambiente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Serviço Municipal de Protecção Civil da Amadora

Leia mais

A Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas

A Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas A Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas Humberto D. Rosa Director DG Conselho Nacional da Água - Lisboa, 1 Outubro de 2013 Os impactos das alterações climáticas Complementariedade

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO NATURAL

Leia mais

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E INCIDÊNCIAS NOS IGT ENQUADRAMENTO E REFLEXÕES

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E INCIDÊNCIAS NOS IGT ENQUADRAMENTO E REFLEXÕES ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E INCIDÊNCIAS NOS IGT ENQUADRAMENTO E REFLEXÕES José Paulino Chefe de Divisão de Adaptação e Monitorização/DCLIMA Jose.paulino@apambiente.pt ÍNDICE 1.ENAAC 1ª fase 2.ENAAC 2020 3.Programa

Leia mais

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM-RC

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM-RC Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM-RC Bases para o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas 1 Enquadramento Mensagens chave da 5ª Avaliação das Alterações

Leia mais

em destaque Redes de Monitorização Hidrometeorológicas ENQUADRAMENTO Manuela Saramago

em destaque Redes de Monitorização Hidrometeorológicas ENQUADRAMENTO Manuela Saramago ENQUADRAMENTO As redes de monitorização de recursos hídricos, composta pela rede meteorológica e pela rede hidrométrica, são essenciais para responder a diversas obrigações e compromissos do Estado português.

Leia mais

Ponte de Lima, 4 de dezembro

Ponte de Lima, 4 de dezembro Ponte de Lima, 4 de dezembro Financiar a Adaptação PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS DOMÍNIO SEUR DO ACORDO PARCERIA PORTUGAL

Leia mais

Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso

Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso Laboratório Nacional de Engenharia Civil Recursos Naturais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Lisboa 26 de Março Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Na seleção das candidaturas respeitantes às tipologias

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 288/27 DIRECTIVAS

Jornal Oficial da União Europeia L 288/27 DIRECTIVAS 6.11.2007 Jornal Oficial da União Europeia L 288/27 DIRECTIVAS DIRECTIVA 2007/60/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 23 de Outubro de 2007 relativa à avaliação e gestão dos riscos de inundações (Texto

Leia mais

A Diretiva Seveso e a Proteção Civil

A Diretiva Seveso e a Proteção Civil Sessão de comemoração dos 30 anos da Diretiva Seveso em Portugal 7 de novembro de 2017 no LNEC, em Lisboa. A Diretiva Seveso e a Proteção Civil Nuno Camacho Mondril nuno.mondril@prociv.pt Autoridade Nacional

Leia mais

Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 2º semestre

Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 2º semestre Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 2º semestre GESTÃO DE AMBIENTE E TERRITÓRIO A dimensão territorial do DS Alterações climáticas, desertificação, biodiversidade e pobreza 3ª aula Dimensão territorial

Leia mais

Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC)

Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) Sessão pública de apresentação dos resultados dos trabalhos da ENAAC - 1ª fase Ordenamento do Território e Cidades Marta Afonso Direção-Geral

Leia mais

RIA DE AVEIRO UM TERRITÓRIO EM PERIGO contributos para uma gestão integrada do risco

RIA DE AVEIRO UM TERRITÓRIO EM PERIGO contributos para uma gestão integrada do risco RIA DE AVEIRO UM TERRITÓRIO EM PERIGO contributos para uma gestão integrada do risco FÁTIMA LOPES ALVES CELESTE ALVES COELHO EDUARDO OLIVEIRA BRUNO SILVEIRA LISA PINTO DE SOUSA contacto: malves@ua.pt Departamento

Leia mais

Gestão dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento da Agricultura e Florestas: do utilitarismo à sustentabilidade. António Gonçalves Henriques

Gestão dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento da Agricultura e Florestas: do utilitarismo à sustentabilidade. António Gonçalves Henriques Gestão dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento da Agricultura e Florestas: do utilitarismo à sustentabilidade António Gonçalves Henriques Utilitarismo Utilitarismo: Agir sempre de forma a produzir a maior

Leia mais

DESAFIOS DO PLANEAMENTO HIDROLÓGICO

DESAFIOS DO PLANEAMENTO HIDROLÓGICO DESAFIOS DO PLANEAMENTO HIDROLÓGICO Enquadramento Europeu / Convénio de Albufeira José Rocha Afonso Instituto da Água, IP PGRH Nas bacias hidrográficas em que a utilização das águas possa ter efeitos transfronteiriços,

Leia mais

1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DA ENAAC 2020

1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DA ENAAC 2020 Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020) Avaliação do âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho 1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DA ENAAC 2020 A Estratégia

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Ciências Sociais e Ambiente 3º ano, 1º semestre

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Ciências Sociais e Ambiente 3º ano, 1º semestre Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente 3º ano, 1º semestre Risco, vulnerabilidade e desastre (II) 1 ANÁLISE HAZARD VULNERABILIDADE ACÇÃO RESPOSTA GESTÃO DO RISCO Sumário 1 Política pública e gestão

Leia mais

Plano estratégico para requalificação e valorização da rede hidrográfica da região centro

Plano estratégico para requalificação e valorização da rede hidrográfica da região centro Plano estratégico para requalificação e valorização da rede hidrográfica da região centro Conteúdos A ARH do Centro, I.P. e a nova orgânica da APA, I.P. Reabilitação da rede hidrográfica Fundo de Proteção

Leia mais

QUE MEIOS FINANCEIROS?

QUE MEIOS FINANCEIROS? QUE MEIOS FINANCEIROS? PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DO PO SEUR? HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE 22 JUN 2015 TAPADA DE MAFRA Organização:

Leia mais

O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos. Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água

O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos. Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água Políticas Enquadramento legal A Directiva-Quadro da Água (DQA) Directiva 2000/60/CE, transposta

Leia mais

CURSO INTERNACIONAL PARA GERENTES SOBRE SAÚDE, DESASTRES E DESENVOLVIMENTO BRASÍLIA, BRASIL AGOSTO 2008

CURSO INTERNACIONAL PARA GERENTES SOBRE SAÚDE, DESASTRES E DESENVOLVIMENTO BRASÍLIA, BRASIL AGOSTO 2008 CURSO INTERNACIONAL PARA GERENTES SOBRE SAÚDE, DESASTRES E DESENVOLVIMENTO BRASÍLIA, BRASIL AGOSTO 2008 EXPLICITAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE GESTÃO DE RISCO LIC. ALEJANDRA BONADÉ EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS COMO

Leia mais

AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA AVISO N.º CENTRO-G

AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA AVISO N.º CENTRO-G AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA AVISO N.º CENTRO-G2-2016-01 REGULAMENTO ESPECÍFICO SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: 6.5 ADOÇÃO DE MEDIDAS DESTINADAS

Leia mais

Alterações Climáticas, Energia e Eficiência Energética no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030

Alterações Climáticas, Energia e Eficiência Energética no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030 ALTO MINHO 2030: Balanço & Novos Desafios 15.10.2018 Fundação Bienal de Cerveira (GTT / SP2 Um Alto Minho mais verde e hipocarbónico, promovendo a transição para uma energia limpa e justa, os investimentos

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica: Âmbito e Alcance

Avaliação Ambiental Estratégica: Âmbito e Alcance Revisão do PDM de Vila Real de Santo António Avaliação Ambiental Estratégica: Âmbito e Alcance Pedro Bettencourt 1 1 Geólogo, Director-Geral NEMUS, Gestão e Requalificação Ambiental Vila Real de Santo

Leia mais

CLIMADAPT.LOCAL ELABORAÇÃO DE 26 ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

CLIMADAPT.LOCAL ELABORAÇÃO DE 26 ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS CLIMADAPT.LOCAL ELABORAÇÃO DE 26 ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS LUÍS DIAS (CCIAM/CE3C/FCUL) SESSÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE O PROGRAMA PARA O AMBIENTE E A AÇÃO CLIMÁTICA

Leia mais

Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos rios Vouga, Mondego e Lis

Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos rios Vouga, Mondego e Lis Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos rios Vouga, Mondego e Lis OBJECTIVOS AMBIENTAIS E ESTRATÉGICOS E PROGRAMA DE MEDIDAS 12 de Setembro de 2011 ÍNDICE DA APRESENTAÇÃO 1. ENQUADRAMENTO OBJECTIVOS

Leia mais

13342/16 wa/ll/wa 1 DG E 1A

13342/16 wa/ll/wa 1 DG E 1A Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de outubro de 2016 (OR. en) 13342/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 17 de outubro de 2016 para: Delegações ENV 660 CLIMA 140 AGRI

Leia mais

ANEXO 13 - PROGRAMA DE MEDIDAS. Região Hidrográfica 8 - Ribeiras do Algarve. Zonas Críticas: Aljezur, Tavira, Monchique, Faro e Silves

ANEXO 13 - PROGRAMA DE MEDIDAS. Região Hidrográfica 8 - Ribeiras do Algarve. Zonas Críticas: Aljezur, Tavira, Monchique, Faro e Silves ANEXO 13 - PROGRAMA DE MEDIDAS Região Hidrográfica 8 - Ribeiras do Algarve Zonas Críticas: Aljezur, Tavira, Monchique, Faro e Silves Maio 2016 Índice Código: PTRATavira_PREP33_RH8... 3 Código: PTRATavira_PREP33_RH8...

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 16.9.2011 C(2011) 6362 final RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 16.9.2011 relativa à iniciativa de programação conjunta no domínio da investigação «Mares e Oceanos Sãos e Produtivos»

Leia mais

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território O Planeamento do Território em Portugal Gestão e ordenamento do território Henrique Miguel Pereira Enquadramento jurídico Constituição da República Lei de Bases do Ambiente (Lei 11/1987) Lei de Bases de

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA ESTRUTURA ECOLÓGICA DE SETÚBAL PARA UMA COMUNIDADE MAIS RESILIENTE AOS RISCOS AMBIENTAIS

CONTRIBUIÇÃO DA ESTRUTURA ECOLÓGICA DE SETÚBAL PARA UMA COMUNIDADE MAIS RESILIENTE AOS RISCOS AMBIENTAIS CONTRIBUIÇÃO DA ESTRUTURA ECOLÓGICA DE SETÚBAL PARA UMA COMUNIDADE MAIS RESILIENTE AOS RISCOS AMBIENTAIS CONTRIBUTION OF THE ECOLOGICAL STRUCTURE OF SETÚBAL TO A MORE RESILIENT COMMUNITY TOWARDS ENVIRONMENTAL

Leia mais

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 763562 Lisbon Internacional Centre for Water (www.lis-water.org) 2 Objetivos

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE EMERGE NCIA DE PROTECÇA O CIVIL DO CARTAXO

PLANO MUNICIPAL DE EMERGE NCIA DE PROTECÇA O CIVIL DO CARTAXO PLANO MUNICIPAL DE EMERGE NCIA DE PROTECÇA O CIVIL DO CARTAXO Novembro 2016 Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Cartaxo Parte I Enquadramento Geral do Plano ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO

Leia mais

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas Plano de Adaptação às Alterações Climáticas O Município de Alfândega da Fé tem vindo a desenvolver ações no sentido alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental, que têm expressão em áreas

Leia mais

PROTEÇÃO DO ESPAÇO NATURAL

PROTEÇÃO DO ESPAÇO NATURAL P L A N O D I R E T O R M U N I C I P A L DO S E I X A L R E V I S Ã O PROTEÇÃO DO ESPAÇO NATURAL E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL 27 DE FEVEREIRO DE 2014 VISÃO ESTRATÉGICA PARA O MUNICÍPIO EIXOS ESTRUTURANTES

Leia mais

Possibilidades de Financiamento pela União Europeia Contributos Comunitários

Possibilidades de Financiamento pela União Europeia Contributos Comunitários A resistência sísmica na nova legislação sobre reabilitação urbana Possibilidades de Financiamento pela União Europeia Contributos Comunitários M. Patrão Neves M. Patrão Neves Deputada ao Parlamento Europeu

Leia mais

A ARH do Tejo, I.P., enquanto Promotora. de Instrumentos de Gestão Territorial

A ARH do Tejo, I.P., enquanto Promotora. de Instrumentos de Gestão Territorial Workshop Regulamentação da Cartografia a utilizar nos Instrumentos de Gestão Territorial A ARH do Tejo, I.P., enquanto Promotora de Instrumentos de Gestão Territorial Susana Firmo 15-04-1012/03/09 Administração

Leia mais

1.Introdução. 2.Enquadramento Geral

1.Introdução. 2.Enquadramento Geral 1.Introdução O governo de Angola através do GABHIC Gabinete para a Administração da Bacia Hidrográfica do Rio Cunene está a promover a realização de planos gerais de utilização integrada dos recursos Hídricos

Leia mais

Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros. Elsa Alves Anabela Oliveira

Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros. Elsa Alves Anabela Oliveira Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros Elsa Alves Anabela Oliveira FIL, 23 de Março de 2012 Índice Inundações: origem e consequências Enquadramento legal Metodologia

Leia mais

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 10ª Aula Prática Continuum naturale e Estrutura Ecológica Urbana Integração do ciclo da água no planeamento urbano Integração da protecção

Leia mais

QUERCUS- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Relatório de avaliação da implementação da Directiva Quadro da Água

QUERCUS- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Relatório de avaliação da implementação da Directiva Quadro da Água QUERCUS- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA Janeiro de 2016 Índice Enquadramento... 3 Resultados do de planeamento... 3 RH1... 4 RH2... 4 RH3... 5 RH4... 6 RH5... 6 RH7... 8 RH8... 8 Panorama

Leia mais

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Oscar de Moraes Cordeiro Netto cordeiro@unb.br Um mundo sem água? Infinidade de usos e funções

Leia mais

Responsabilidade por danos ambientais nos recursos hídricos, sua prevenção e reparação

Responsabilidade por danos ambientais nos recursos hídricos, sua prevenção e reparação CONSELHO NACIONAL DA ÁGUA 27 de Janeiro de 2012 Responsabilidade por danos ambientais nos recursos hídricos, sua prevenção e reparação Manuel Lacerda (manuel.lacerda@arhtejo.pt) Convenções e Protocolos

Leia mais

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Projetos contribuem para: desenvolvimento, aplicação, seguimento e avaliação da política e legislação da UE na área da natureza e da biodiversidade, incluindo

Leia mais

ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas

ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas 1 Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações

Leia mais

Catástrofes naturais e Direito do Urbanismo. Fernanda Paula Oliveira/Dulce Lopes

Catástrofes naturais e Direito do Urbanismo. Fernanda Paula Oliveira/Dulce Lopes Catástrofes naturais e Direito do Urbanismo Fernanda Paula Oliveira/Dulce Lopes 1. Considerações introdutórias Fernanda Paula Oliveira/Dulce Lopes O solo como suporte para as atividades humanas Necessidade

Leia mais

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos Justificativas da deliberação CBHSINOS 061/2015 O principal objetivo da gestão e da prevenção das crises provocadas pelas inundações deverá

Leia mais

Existência de equipas de Sapadores Florestais. Existência de investigação das causas de incêndios.

Existência de equipas de Sapadores Florestais. Existência de investigação das causas de incêndios. CADERNO FICHA 8. PREVENÇÃO 8.4. OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS O presente documento constitui uma Ficha que é parte integrante de um Caderno temático, de âmbito mais alargado, não podendo, por isso, ser interpretado

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DO MAR DISCIPLINA DE ECOTOXICOLOGIA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL José Lino Costa jlcosta@fc.ul.pt 11-05-2018 Professor Auxiliar na FCUL Vice-director do MARE DEFINIÇÃO DE IMPACTO

Leia mais

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS... 6 ÍNDICE DE QUADROS... 7 ÍNDICE DE GRÁFICOS...

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS... 6 ÍNDICE DE QUADROS... 7 ÍNDICE DE GRÁFICOS... ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS... 6 ÍNDICE DE QUADROS... 7 ÍNDICE DE GRÁFICOS... 10 LISTA DE ABREVIATURAS... 12 REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS... 14 CADERNO I PLANO DE ACÇÃO... 19 1. ENQUADRAMENTO DO PLANO NO ÂMBITO

Leia mais

ISABEL ROSMANINHO. Diretiva SEVESO III: enquadramento legal

ISABEL ROSMANINHO. Diretiva SEVESO III: enquadramento legal ISABEL ROSMANINHO Diretiva SEVESO III: enquadramento legal Diretiva SEVESO III Introdução Objetivos Enquadramento legal Âmbito de aplicação Filosofia e instrumentos 2 Introdução Seveso (Itália, 1976) (libertação

Leia mais

SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES. biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida. Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro

SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES. biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida. Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XIX a localização

Leia mais

Sub-Comissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes 31.MAR.2014

Sub-Comissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes 31.MAR.2014 Sub-Comissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes 31.MAR.2014 Ordem de trabalhos 1) Plano de Actividades 2012-2014 2) Processo de revisão do Quadro de Acção de Hyogo 2005-2015

Leia mais

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Projetos contribuem para: aplicação, desenvolvimento, avaliação e seguimento da política e legislação da UE na área da natureza e da biodiversidade, incluindo

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA. RELATÓRIO DE DEFINIÇÃO DE ÂMBITO. Formulário Consulta ERAE

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA. RELATÓRIO DE DEFINIÇÃO DE ÂMBITO. Formulário Consulta ERAE Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo Direção Regional do Turismo AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA RELATÓRIO DE DEFINIÇÃO DE ÂMBITO. Formulário Consulta ERAE Outubro 2017 Avaliação Ambiental

Leia mais

Proteção Civil e o Ordenamento do Território. Carlos Cruz

Proteção Civil e o Ordenamento do Território. Carlos Cruz Proteção Civil e o Ordenamento do Território Carlos Cruz Proteção Civil e o Ordenamento do Território O território, o risco e as pessoas; A importância do ordenamento para a Proteção Civil; Análise ao

Leia mais

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Projectos contribuem para: aplicação, desenvolvimento, avaliação e seguimento da política e legislação da UE na área da natureza e da biodiversidade, incluindo

Leia mais

SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS Jorge Cancela, CIAUD/FAUL/UL PNPOT Território e Economia Circular Lisboa, 27 out CCDRLVT

SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS Jorge Cancela, CIAUD/FAUL/UL PNPOT Território e Economia Circular Lisboa, 27 out CCDRLVT SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS Jorge Cancela, CIAUD/FAUL/UL PNPOT Território e Economia Circular Lisboa, 27 out. 2016 CCDRLVT Em várias regiões da China, o desaparecimento dos insectos polinizadores muito

Leia mais

Subprograma Ação Climática Programa LIFE Sessão Divulgação Convocatória 2014

Subprograma Ação Climática Programa LIFE Sessão Divulgação Convocatória 2014 Subprograma Ação Climática Programa LIFE 2014-2017 Sessão Divulgação Convocatória 2014 CCDR Alentejo, 15-09-2014 LIFE Clima 2014 Clima no LIFE Tipos de projetos tradicionais elegíveis Financiamento Áreas

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA S e m i n á r i o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O MAR GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA IST 03 Nov 2004 Quaternaire Portugal http://www.quaternaire.pt Decreto-lei n.º 380/99: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

Proteção de Recursos Hídricos Subterrâneos

Proteção de Recursos Hídricos Subterrâneos Proteção de Recursos Hídricos Subterrâneos Construção, exploração e selagem de captações de águas subterrâneas Instituto Português da Qualidade Comissão Sectorial para a Água Caparica, 22 Fevereiro 2017

Leia mais

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo de Coesão

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo de Coesão COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 29.5.2018 COM(2018) 372 final ANNEX 2 ANEXO da Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo

Leia mais

CALENDÁRIO E PROGRAMA DE TRABALHOS PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA Documento de apoio à participação pública

CALENDÁRIO E PROGRAMA DE TRABALHOS PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA Documento de apoio à participação pública CALENDÁRIO E PROGRAMA DE TRABALHOS PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA 2016-2021 Documento de apoio à participação pública 22 de dezembro 2012 Departamento de Gestão de Recursos

Leia mais

POLITICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DOS EVENTOS EXTREMOS

POLITICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DOS EVENTOS EXTREMOS POLITICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DOS EVENTOS EXTREMOS Eventos Hidrológicos Extremos: a crise como oportunidade para transformações nas Bacias PCJ Consórcio PCJ e Petrobrás SESC, Piracicaba/SP, 07 de maio

Leia mais

Avaliação Ambiental de Planos Municipais de Ordenamento do Território a integração da agenda ambiental e da sustentabilidade no planeamento local

Avaliação Ambiental de Planos Municipais de Ordenamento do Território a integração da agenda ambiental e da sustentabilidade no planeamento local Avaliação Ambiental de Planos Municipais de Ordenamento do Território a integração da agenda ambiental e da sustentabilidade no planeamento local JOÃO CABRAL FAUTL 2011 A integração da agenda ambiental

Leia mais

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 1ª Aula Prática Objectivos: Revisão de conceitos relacionados com o subsistema natural em Ordenamento do Território Metodologia do Sistema

Leia mais

Sistemas de Acompanhamento de Cheias e Secas: Caso de Portugal

Sistemas de Acompanhamento de Cheias e Secas: Caso de Portugal Conferencia de Directores Generales Iberoamericanos del Agua de Cheias e Secas: Caso de Portugal Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Orlando Borges 1 Sistema Nacional de Informação

Leia mais

Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas

Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas P-3AC Avaliação no âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho 1 Antecedentes e definição do P-3AC Portugal é um dos países

Leia mais

IV Jornadas da Engenharia Civil Água Pública O Futuro do Regadio em Portugal

IV Jornadas da Engenharia Civil Água Pública O Futuro do Regadio em Portugal IV Jornadas da Engenharia Civil Água Pública O Futuro do Regadio em Portugal Escola Superior de Tecnologia do Barreiro 22 março 2017 Susana Barradas GPP Negociação FEADER 2014-2020 Perspetivas futuras

Leia mais

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente.

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente. Muito obrigado a todos que participaram da primeira rodada de discussões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. As seis discussões focaram nos temas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS ESTRUTURA ECOLÓGICA DO MUNICIPIO DE SETÚBAL

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS ESTRUTURA ECOLÓGICA DO MUNICIPIO DE SETÚBAL GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS Estrutura da apresentação: 1. Enquadramento 2. Objetivos 3. Metodologia 4. Estrutura Ecológica Municipal (EEM) 5. Compatibilização com o PROTAML 6. Corredores Ecológicos 7.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO ANÁLISE DOS IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO

Leia mais

Sessão Nacional de Divulgação e Informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) 2017

Sessão Nacional de Divulgação e Informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) 2017 Sessão Nacional de Divulgação e Informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) 2017 Auditório do LNEC, Lisboa, 25 de janeiro de 2017 Isabel Lico DGA 25/01/2017 Instrumentos Financeiros

Leia mais

WORKSHOP PROWATERMAN, Évora e Faro, 29 e 30 de Novembro de 2012

WORKSHOP PROWATERMAN, Évora e Faro, 29 e 30 de Novembro de 2012 Discussão das problemáticas regionais e interação com as soluções sugeridas pelo projeto PROWATERMAN, visando contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos regionais no médio prazo RESUMO 1)

Leia mais

RETIFICAÇÕES. («Jornal Oficial da União Europeia» L 347 de 20 de dezembro de 2013)

RETIFICAÇÕES. («Jornal Oficial da União Europeia» L 347 de 20 de dezembro de 2013) 19.5.2016 L 130/1 RETIFICAÇÕES Retificação do Regulamento (UE) n. o 1305/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro de 2013, relativo ao apoio ao desenvolvimento rural pelo Fundo Europeu

Leia mais

Plano Geral Municipal de Emergência de Proteção Civil 2012

Plano Geral Municipal de Emergência de Proteção Civil 2012 ÍNDICE PARTE I ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO... 7 1. Introdução... 7 2 2. Âmbito de Aplicação... 7 3. Objetivos Gerais... 8 4. Enquadramento Legal... 9 5. Antecedentes do processo de planeamento... 9 6.

Leia mais

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e 9 de Outubro de 2008 ISEP Recursos Geológicos: Pressupostos Instrumentos Programáticos de Instrumentos Programáticos de Ordenamento Sectorial Acção

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Pllano Diirector Muniiciipall de Coiimbra 2.ª Alteração AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Janeiro 2010 A presente Declaração Ambiental (DA), que integra o procedimento de Avaliação Ambiental

Leia mais

Objetivos estabelecidos por Portugal no âmbito do Protocolo Água e Saúde (Artigo 6, alíneas a) a n))

Objetivos estabelecidos por Portugal no âmbito do Protocolo Água e Saúde (Artigo 6, alíneas a) a n)) Objetivos estabelecidos por Portugal no âmbito do Protocolo Água e Saúde (Artigo 6, alíneas a) a n)) Quadros-resumo dos objetivos, indicadores, baseline, metas e entidades responsáveis pela monitorização

Leia mais

Proteção Civil e o Ordenamento do Território

Proteção Civil e o Ordenamento do Território Proteção Civil e o Ordenamento do Território Carlos Cruz Proteção Civil e o Ordenamento do Território A proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos

Leia mais

CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES. 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória.

CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES. 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória. CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória. 2 Apresentação do formulário completo. 3 Orçamento FEDER em conformidade com o que está

Leia mais

13 dezembro AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA Plano de Gestão de Região Hidrográfica Plano de Gestão dos Riscos de Inundações

13 dezembro AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA Plano de Gestão de Região Hidrográfica Plano de Gestão dos Riscos de Inundações 13 dezembro 2017 AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA Plano de Gestão de Região Hidrográfica Plano de Gestão dos Riscos de Inundações Enquadramento da AAE Objetivos A Avaliação Ambiental de Planos também designada

Leia mais

Planos Regionais de Ordenamento Florestal

Planos Regionais de Ordenamento Florestal Planos Regionais de Ordenamento Florestal Dia Regional Norte do Engenheiro 2016 José Aranha Eng.º Florestal j_aranha@utad.pt j.aranha.utad@gmail.com Teatro-Cinema Fafe 17 de Setembro de 2016 PROF Planos

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) L 205/40 14.8.2018 DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2018/1135 DA COMISSÃO de 10 de agosto de 2018 que estabelece o tipo, o formato e a frequência das informações a comunicar pelos Estados-Membros sobre a execução

Leia mais

Conservação da Natureza: Balanço, Perspetivas & Propostas de Ação Alto Minho 2030

Conservação da Natureza: Balanço, Perspetivas & Propostas de Ação Alto Minho 2030 Conservação da Natureza: Balanço, Perspetivas & Propostas de Ação Alto Minho 2030 PAF / PA ENCNB 12 de fevereiro de 2019 Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 ENCNB 2030

Leia mais

PGRH Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas e Agricultura Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo da APA

PGRH Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas e Agricultura Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo da APA PGRH Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas e Agricultura Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo da APA Sessão A Agricultura e o Planeamento dos Recursos Hídricos em Portugal e Espanha, organizada

Leia mais

Portugal de regresso de Brasília. Água e clima. Rodrigo Proença de Oliveira.

Portugal de regresso de Brasília. Água e clima. Rodrigo Proença de Oliveira. Portugal de regresso de Brasília Água e clima Rodrigo Proença de Oliveira rodrigopoliveira@tecnico.ulisboa.pt Impactos das alterações climáticas Aqualive, Lisboa,13 de abril de 2018 2 Reconhecimento do

Leia mais

Projecto Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Zona Costeira

Projecto Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Zona Costeira SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS Intercambio de experiências, nova normativa, sistemas de controlo, código de boas práticas, gestão e tecnologias de tratamento 15 de

Leia mais

PARA A ZONA COSTEIRA DE PORTUGAL EM CENÁRIOS DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

PARA A ZONA COSTEIRA DE PORTUGAL EM CENÁRIOS DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ENQUADRAMENTO Sessão: ESTRATÉGIA PARA A ZONA COSTEIRA DE PORTUGAL EM CENÁRIOS DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 20 de fevereiro de 2015 Ordem dos Engenheiros, Lisboa, PT A zona costeira de Portugal continental

Leia mais

Seminário de Avaliação da Seca de no Semiárido Brasileiro

Seminário de Avaliação da Seca de no Semiárido Brasileiro Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro CARTA DE FORTALEZA Os participantes no Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro i, considerando que: a) O

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 26 de setembro de 2016 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 26 de setembro de 2016 (OR. en) Conseil UE Conselho da União Europeia Bruxelas, 26 de setembro de 2016 (OR. en) NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações 11559/2/16 REV 2 LIMITE ENV 514 CLIMA 96 AGRI 439 IND 171 PROCIV

Leia mais

RESULTADOS DO PO SEUR

RESULTADOS DO PO SEUR RESULTADOS DO PO SEUR E PRIORIDADES PARA 2016 Helena Pinheiro Azevedo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 23.mar.2016 ESS Instituto Politécnico de Leiria 1. RESULTADOS

Leia mais

1. Descrever, conforme apresentado na lição, o conceito de Desastre.

1. Descrever, conforme apresentado na lição, o conceito de Desastre. GESTÃO DE DESASTRES Ações Inter e Multidisciplinares Objetivos: Ao final da lição, o aluno estará apto para: 1. Descrever, conforme apresentado na lição, o conceito de Desastre. 2. Enumerar, conforme descrito

Leia mais

Região Hidrográfica 1 - Minho e Lima Zona Crítica: Ponte de Lima e Ponte da Barca

Região Hidrográfica 1 - Minho e Lima Zona Crítica: Ponte de Lima e Ponte da Barca ANEXO 13 - PROGRAMA DE MEDIDAS Região Hidrográfica 1 - Minho e Lima Zona Crítica: Ponte de Lima e Ponte da Barca Maio 2016 1 Índice Código: PTLIMA_PROT8_RH1... 3 Código: PTLIMA_PREP4_RH1... 6 Código: PTLIMA_PREP4_RH1...

Leia mais

Prevenção e análise de riscos naturais A articulação entre os Planos Directores Municipais e os Planos Municipais de Emergência

Prevenção e análise de riscos naturais A articulação entre os Planos Directores Municipais e os Planos Municipais de Emergência Prevenção e análise de riscos naturais A articulação entre os Planos Directores Municipais e os Planos Municipais de Emergência Rui Miguel Amaral Cabral de Frias Dissertação para obtenção do grau de Mestre

Leia mais