Internet das (de todas as) coisas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet das (de todas as) coisas"

Transcrição

1

2 Internet das (de todas as) coisas

3 O que é? A Internet das coisas (IoT) é definida como a rede de objetos físicos que contém tecnologia embutida para se comunicar e sentir ou interagir com o ambiente externo ou com estados internos. Gartner, 2012 Internet de todas as coisas (IoE) é o conceito de IoT expandido para considerar, além de coisas, também lugares, serviços e pessoas.

4 Por quê? Mundo IoT é a 4ª principal tendência para 2013* Grande quantidade de oportunidades não descobertas* $14 trilhões entre 2013 e 2022** *Gartner Potencial de mercado estimado de 2013 a 2022 para IoE 5 direcionadores principais de IoE (em trilhões de US$) 3,7 2,5 2,5 2,7 Utilização de ativos Produtividade de empregados Logística e cadeia de suprimentos Fonte: Cisco, 2013, The internet of everything value index (**) Experiência de consumo 3,0 Inovação Brasil 2013 $34 bilhões de potencial em 2013** Apenas 51% aproveitado** $17 bilhões? Em $ bilhões 14,5 8,0 7,9 7,8 4,2 4,2 VAS: Potencial VR: Realizado VAS = Value at stake; VR = Value realized Fonte: Cisco, 2013, The internet of everything value index; valores aproximados

5 Onde capturar valor? De 2013 a 2022 Fonte: Cisco, 2013, Embracing the Internet of Everything EUA e Europa Brasil - 70% de todo o - Estimativa de potencial $330 bilhões* *Com base nos valores relativos de 2013 de Brasil e EUA e a estimativa para 2022 dos EUA Fonte: Cisco, 2013, Embracing the Internet of Everything Manufatura - IT/OT integration - Economia de 2,5-5% em custos de operação** **McKinsey Global Institute, 2013, Disruptive technologies Varejo - Predictive analytics

6 Tendências

7 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

8 BigData transações de cartões feitas por segundo no mundo tweets por segundo Análises de interações sociais e dados de dispositivos conectados possibilitam: Identificação de tendências Mudanças de demanda Detecção de fraudes Dave Evans, Ten in Ten -Ten Technology Trends That Will Change the World in Ten Years, July 12, 2011, 4.

9 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

10 BigData As informações necessárias chegam na hora necessária, ao destino necessário, de todas as fontes necessárias Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 13.

11 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT Integration integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

12 IT/OT integration Do pedido de um produto à sua entrega sem intervenção humana, através da integração entre hardware (drone e linhas de produção) e sistemas de informação Amazon Testing Delivery by Drone 60 Minutes December , 2013, YouTube Video

13 IT/OT integration Comunicação entre máquinas e entre máquinas e pessoas Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 23.

14 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

15 Context delivery architecture (CoDA) Informação contextualizada com direcionada com base nas informações disponíveis sobre pessoas e coisas Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 17.

16 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

17 Modelagem de ecossistemas Informação centralizada sobre todo um ecossistema Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 20.

18 Como a TOTVS se posiciona nesse cenário identity bpm/ecm esb analytics mall social wcm Identidade Gestão de processos e conteúdo Integração Indicadores Negócios Colaboração Portais TUDO precisará ser identificado, para que TUDO possa ser conectado Como identificar as coisas?

19 Como a TOTVS se posiciona nesse cenário identity bpm/ecm esb analytics mall social wcm Identidade Gestão de processos e conteúdo Integração Indicadores Negócios Colaboração Portais Analytics pode permitir maior navegabilidade no BigData e permitir a oferta direcionada e canalizada de informação num contexto organizacional, através EIA. Predictive analytics

20 Como a TOTVS se posiciona nesse cenário identity bpm/ecm esb analytics mall social wcm Identidade Gestão de processos e conteúdo Integração Indicadores Negócios Colaboração Portais A integração de todas as coisas, lugares e pessoas precisará de uma plataforma comum de comunicação, bem como a informação contextualizada.

21 Marilia Rocca

22

Workshop Internet das Coisas

Workshop Internet das Coisas 58o. Painel TELEBRASIL Workshop Internet das Coisas Margarida Baptista BNDES Seminário IoT BNDES Visões e Perspectivas Tecnologias Habilitadoras Estratégias e Políticas de Governo Aplicações Manufatura,

Leia mais

Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação

Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação Luciano Ramos Coordenador de Pesquisas de Software IDC Brasil A América Latina enfrenta

Leia mais

Fábio Rosato Professional Services Manager fabio.rosato@sensedia.com @frosato. confidential www.sensedia.com 1

Fábio Rosato Professional Services Manager fabio.rosato@sensedia.com @frosato. confidential www.sensedia.com 1 Fábio Rosato Professional Services Manager fabio.rosato@sensedia.com @frosato confidential www.sensedia.com 1 Sobrea Sensedia Nosso core é Arquitetura de TI: Serviços & Ferramentas Ajudamos empresas a

Leia mais

BIG DATA Armazenamento e Gerenciamento de grandes volumes de dados

BIG DATA Armazenamento e Gerenciamento de grandes volumes de dados BIG DATA Armazenamento e Gerenciamento de grandes volumes de dados Carlos Marques Business Development Manager, Data Connectivity and Integration Latin America & Caribbean Market (CALA) O que veremos hoje?

Leia mais

7 tendências de tecnologia

7 tendências de tecnologia 7 tendências de tecnologia para o mercado segurador em 2016 O ano de 2016 deve impulsionar a evolução tecnológica direcionada ao mercado segurador. Isto porque, as seguradoras irão investir fortemente

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

O FUTURO DOS APLICATIVOS

O FUTURO DOS APLICATIVOS O FUTURO DOS APLICATIVOS Três estratégias para trazer agilidade aos negócios, impulsionadas por softwares Ponto de vista da Accenture Technology Sumário Executivo Um novo mundo, feito de softwares, que

Leia mais

Internet of Things. Diretoria de Estratégia e Frentes de Transformação. Rio de Janeiro, Maio de 2014 CONFIDENCIAL

Internet of Things. Diretoria de Estratégia e Frentes de Transformação. Rio de Janeiro, Maio de 2014 CONFIDENCIAL CONFIDENCIAL Internet of Things Diretoria de Estratégia e Frentes de Transformação Rio de Janeiro, Maio de 2014 Este documento é classificado como confidencial. Os direitos de reprodução pertencem à Oi.

Leia mais

IMPLEMENTANDO UMA ARQUITETURA DO SECURITY ANALYTICS

IMPLEMENTANDO UMA ARQUITETURA DO SECURITY ANALYTICS IMPLEMENTANDO UMA ARQUITETURA DO SECURITY ANALYTICS Resumo da solução RESUMO As novas ameaças de segurança exigem uma nova abordagem ao gerenciamento de segurança. As equipes de segurança precisam de uma

Leia mais

Como se preparar para o fenômeno da Consumerização

Como se preparar para o fenômeno da Consumerização Como se preparar para o fenômeno da Consumerização Anderson B. Figueiredo Gerente Pesquisa & Consultoria IDC Brasil Agosto/2013 2 Presença em mais de 110 países ao redor do mundo; Mais de 1.000 analistas

Leia mais

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves Soluções para SMART CITIES Nuno Alves Agenda Contexto Organizacional Conceito e Objetivos Intergraph Smart Cities 12/7/2014 2014 Intergraph Corporation 2 Intergraph Corporation Intergraph Intergraph helps

Leia mais

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Referência Tecnologia da Informação para Gestão : Transformando os negócios na Economia Digital. Bookman, sexta edição, 2010. 2 FAZENDO NEGÓCIOS NA

Leia mais

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO EDUCACIONAL

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO EDUCACIONAL SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO Está na hora da sua instituição de ensino também ser nota 10 em gestão inteligente. > www.totvs.com/educacional 0800 70 98 100 3 Conceitos TOTVS Ser essencial é atender

Leia mais

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE SAÚDE

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE SAÚDE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE A gestão eficiente é o coração do seu negócio e garante a saúde da sua empresa. > www.totvs.com/saude 0800 70 98 100 3 Conceitos TOTVS Ser essencial é atender

Leia mais

Gestão Documental e Governança da Informação - O Debate Necessário

Gestão Documental e Governança da Informação - O Debate Necessário Gestão Documental e 11 de novembro de 2014 Auditório da Torre do Tombo PATROCINDADORES Apoio Patrocinadores Globais APDSI Critérios de Avaliação e Tendências dos ECM Luís Vidigal (APDSI) Lisboa 11 de Novembro

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Programas de Transformação de TI em Seguradoras Carlos Figueiredo Fabio Pereira

Programas de Transformação de TI em Seguradoras Carlos Figueiredo Fabio Pereira Programas de Transformação de TI em Seguradoras Carlos Figueiredo Fabio Pereira Programas de transformação de TI em Seguradoras: Tendências e Desafios Tech Trends 2015 Exponenciais Principais problemas

Leia mais

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO JURÍDICO

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO JURÍDICO SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO Gestão eficiente agora é lei na sua empresa. > www.totvs.com/juridico 0800 70 98 100 3 Conceitos TOTVS Ser essencial é atender sua empresa de ponta a ponta. Por isso,

Leia mais

Monetização de APIs: extraindo o valor de seus dados

Monetização de APIs: extraindo o valor de seus dados Monetização de APIs: extraindo o valor de seus dados Explore o potencial de seus dados A economia dos aplicativos forçou uma transformação nas empresas. Para capturar novas oportunidades de crescimento,

Leia mais

Uma arquitetura de Cloud Computing para análise de Big Data proveniente da Internet of Things

Uma arquitetura de Cloud Computing para análise de Big Data proveniente da Internet of Things UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática Uma arquitetura de Cloud Computing para análise de Big Data proveniente da Internet of Things Aluno: Diogo

Leia mais

COMO AS SOLUÇÕES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A GESTÃO DO SUPPLY CHAIN CARLOS VALLE, OUTUBRO/2015

COMO AS SOLUÇÕES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A GESTÃO DO SUPPLY CHAIN CARLOS VALLE, OUTUBRO/2015 COMO AS SOLUÇÕES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A GESTÃO DO SUPPLY CHAIN CARLOS VALLE, OUTUBRO/2015 UM MUNDO SUPER CONECTADO! Redefinir o seu modelo de negócio Conectando pessoas, devices e redes de negócios

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

MIT CDOIQ Symposium 2014. Os temas mais abordados

MIT CDOIQ Symposium 2014. Os temas mais abordados IV Conferência Internacional em Qualidade da Informação MIT CDOIQ Symposium 2014 Os temas mais abordados Evolução MIT Information Quality Program Pesquisa, Ensino, Publicações, Conferências, Certificação

Leia mais

DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS

DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS Copyright 2014 Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. Inovando

Leia mais

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma 1 IDC - Equipe Pietro Delai Reinaldo Sakis João Paulo Bruder Luciano Ramos Gerente de Pesquisa e Consultoria -Enterprise Gerente de Pesquisa

Leia mais

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE SERVIÇOS

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE SERVIÇOS SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE Tenha o melhor recurso para gestão eficiente de sua empresa. > www.totvs.com/servicos 0800 70 98 100 3 Conceitos TOTVS Ser essencial é atender sua empresa de ponta

Leia mais

fornecendo valor com inovações de serviços de negócios

fornecendo valor com inovações de serviços de negócios fornecendo valor com inovações de serviços de negócios A TI é grande. Tantos bits no universo digital quanto estrelas em nosso universo físico. é arriscada. Dois terços dos projetos de TI estão em risco,

Leia mais

Case automação de processos internos

Case automação de processos internos Case automação de processos internos Novembro, 2014 2014 Deloitte Touche Tohmatsu 1 Agenda 1 A Deloitte 2 A Necessidade 3 A Solução 4 Por que Bizagi 5 Fatores críticos de sucesso 2014 Deloitte Touche Tohmatsu

Leia mais

Computação em nuvem. Mudança da função e da importância das equipes de TI O PONTO DE VISTA DOS EXECUTIVOS SOBRE A NUVEM.

Computação em nuvem. Mudança da função e da importância das equipes de TI O PONTO DE VISTA DOS EXECUTIVOS SOBRE A NUVEM. O PONTO DE VISTA DOS EXECUTIVOS SOBRE A NUVEM O ponto de vista dos executivos sobre a nuvem Janeiro de 2015 Computação em nuvem Mudança da função e da importância das equipes de TI Janeiro de 2015 1 Capacitação

Leia mais

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE MANUFATURA

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE MANUFATURA SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA O SEGMENTO DE A produtividade da sua empresa depende de uma gestão transformadora. > www.totvs.com/manufatura 0800 70 98 100 3 Conceitos TOTVS Ser essencial é atender sua empresa

Leia mais

Serviços Windows Live. Para Universidades inovadoras. Pedro Rosa, Microsoft

Serviços Windows Live. Para Universidades inovadoras. Pedro Rosa, Microsoft Serviços Windows Live. Para Universidades inovadoras Pedro Rosa, Microsoft Agenda Quais são os serviços Windows Live. Vantagens para as Universidades. Como aderir ao Windows Live. Perguntas & Respostas.

Leia mais

Software AG. Digitalização dos Serviços Públicos. Luiz Mariotto VP Soluções e Tecnologia. 2013 Software AG. All rights reserved.

Software AG. Digitalização dos Serviços Públicos. Luiz Mariotto VP Soluções e Tecnologia. 2013 Software AG. All rights reserved. Software AG Digitalização dos Serviços Públicos Luiz Mariotto VP Soluções e Tecnologia COLLABORATIVE PROCESS ANALYSIS PORTFOLIO MANAGEMENT PROCESS AUTOMATION AND INTEGRATION INTELLIGENT BUSINESS OPERATIONS

Leia mais

MBA Gestão da Tecnologia de Informação

MBA Gestão da Tecnologia de Informação MBA Gestão da Tecnologia de Informação Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h00 às 22h00 aulas semanais; Sábados das 08h00 às 12h00 aulas quinzenais. Carga horária: 600

Leia mais

Guia. 12 Previsões. para o futuro da. Internet of Everything. Conectando pessoas, processos, dados e coisas. Compartilhe este guia: 1

Guia. 12 Previsões. para o futuro da. Internet of Everything. Conectando pessoas, processos, dados e coisas. Compartilhe este guia: 1 Guia 12 Previsões para o futuro da Internet of Everything Conectando pessoas, processos, dados e coisas. 1 Índice 3 Internet of Everything (IoE) 11 4 Fazendas Conectadas 12 5 Próxima Geração de Colaboradores

Leia mais

Alavancando a segurança a partir da nuvem

Alavancando a segurança a partir da nuvem Serviços Globais de Tecnologia IBM White Paper de Liderança em Pensamento Serviços de Segurança IBM Alavancando a segurança a partir da nuvem O quem, o que, quando, por que e como dos serviços de segurança

Leia mais

O desafio do Administrador em tempos de grandes transformações

O desafio do Administrador em tempos de grandes transformações O desafio do Administrador em tempos de grandes transformações Ricardo Pelegrini General Manager IBM Latin America Global Technology Services 2014 International Business Machines Corporation 2014 IBM 1

Leia mais

Introdução a Software

Introdução a Software Introdução a Software Professor: Juliano Lucas Gonçalves Juliano.goncalves@ifsc.edu.br Esse material foi gentilmente cedido pelo professor Vilson Heck Junior Software Aplicativo; Sistemas Aplicativos;

Leia mais

Iniciativa CDC RNP. Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014

Iniciativa CDC RNP. Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014 Iniciativa CDC RNP Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014 Sumário Programa de Computação em Nuvem da RNP Iniciativa CDC RNP Estratégia Piloto Huawei Programa

Leia mais

como posso obter gerenciamento de identidades e acesso como um serviço na nuvem?

como posso obter gerenciamento de identidades e acesso como um serviço na nuvem? RESUMO DA SOLUÇÃO CA CloudMinder como posso obter gerenciamento de identidades e acesso como um serviço na nuvem? agility made possible O CA CloudMinder fornece recursos de gerenciamento de identidades

Leia mais

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Geraldo Guimarães Jr Diretor para Indústria de Utilities SAP para Utilities Liderança Global no Setor Maior Provedor de Soluções e Aplicações

Leia mais

FUND DE SI SISTEMAS INTEGRADOS ERP SCM CRM

FUND DE SI SISTEMAS INTEGRADOS ERP SCM CRM FUND DE SI SISTEMAS INTEGRADOS ERP SCM CRM 5/5/2013 1 ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING 5/5/2013 2 1 Os SI nas organizações 5/5/2013 3 Histórico Os Softwares de SI surgiram nos anos 60 para controlar estoque

Leia mais

A consumerização do comércio multi canal B2B

A consumerização do comércio multi canal B2B A consumerização do comércio multi canal B2B A consumerização de TI é um assunto em evidência pelo fato de as organizações estarem sob crescente pressão para abrir as redes corporativas aos dispositivos

Leia mais

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação Daniel Bio SAP Brasil Atuação e presença em +120 países, 37 idiomas Cerca de 54.000 funcionários 7 Centros Globais de Suporte, oferecendo

Leia mais

Segurança na Web: Proteja seus dados na nuvem

Segurança na Web: Proteja seus dados na nuvem White paper Segurança na Web: Proteja seus dados na nuvem Resumo Sabemos que as equipes de segurança não podem estar em todos os locais, mas o cenário atual exige que as empresas estejam prontas para proteger

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ERP 2 ERP Planejamento dos Recursos da Empresa 3 CONCEITO DE

Leia mais

Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes de carga. Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009

Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes de carga. Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009 Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes de carga Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009 Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes

Leia mais

Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data

Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data GUGST Maio 2014 Alexandre Campos Silva IDC Brazil Consulting Director (11) 5508 3434 - ( (11) 9-9292-2414 Skype: AlexandreCamposSilva Twitter: @xandecampos

Leia mais

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 a computação na nuvem está presente em todos os lugares e está crescendo 72% das empresas

Leia mais

SI- Sistemas de Informação. Professora: Mariana A. Fuini

SI- Sistemas de Informação. Professora: Mariana A. Fuini SI- Sistemas de Informação Professora: Mariana A. Fuini INTRODUÇÃO A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características

Leia mais

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013 O Setor Bancário em Números

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013 O Setor Bancário em Números Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013 O Setor Bancário em Números Um sistema financeiro saudável, ético e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do

Leia mais

Pós-Graduação Business Intelligence

Pós-Graduação Business Intelligence Pós-Graduação Business Intelligence Tendências de Mercado de Business Intelligence Aula 01 Negócios e Tecnologia da Informação Objetivos da Aprendizagem Discutir as pressões corporativas e as reações que

Leia mais

Tendências em Qualidade de Software. Robert Pereira Pinto robert@base2.com.br

Tendências em Qualidade de Software. Robert Pereira Pinto robert@base2.com.br Tendências em Qualidade de Software Robert Pereira Pinto robert@base2.com.br Tendências Tecnológicas Computação nas nuvens Análises avançadas para simulação e otimização de processos Aplicações RIA Social

Leia mais

O que será o Big-Data (e o IoT) na Agricultura? Outubro/2015 Prof. Dr. Tsen Chung Kang Fatec Pompeia - Mecanização em Agricultura de Precisão

O que será o Big-Data (e o IoT) na Agricultura? Outubro/2015 Prof. Dr. Tsen Chung Kang Fatec Pompeia - Mecanização em Agricultura de Precisão O que será o Big-Data (e o IoT) na Agricultura? Outubro/2015 Prof. Dr. Tsen Chung Kang Fatec Pompeia - Mecanização em Agricultura de Precisão As oportunidades no agronegócio Importance (GDP): Brazil: 27%

Leia mais

Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial

Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial Março de 2014 Preparado por: Zeus Kerravala Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial by

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. VISÃO GERAL

Detecção e investigação de ameaças avançadas. VISÃO GERAL Detecção e investigação de ameaças avançadas. VISÃO GERAL DESTAQUES Introdução ao RSA Security Analytics, que oferece: Monitoramento da segurança Investigação de incidente Geração de relatórios de conformidade

Leia mais

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Contexto As pressões do mercado por excelência em qualidade e baixo custo obrigam as empresas a adotarem sistemas de produção automatizados

Leia mais

Internet das Coisas Definições, Aplicações, Monetização

Internet das Coisas Definições, Aplicações, Monetização Internet das Coisas Definições, Aplicações, Monetização Uma definição técnica para IoT IoT é o conjunto de sensores, gateways, redes de comunicação, servidores, armazenamento softwares de análise e atuadores,

Leia mais

Índice. TIC Aqui tem Software e Serviço TIC

Índice. TIC Aqui tem Software e Serviço TIC 1 Índice TIC 2 TIC Aqui tem Software e Serviço IMAGEM I ) Importância do TIC II) Evolução / Inovação como competição III) Cenário Mundial de IT BPO Services IV) Cenário de TIC no Brasil V) Posicionamento

Leia mais

Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com)

Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com) Conceitos Básicos e Implementação Pref. Mun. Vitória 2007 Analista de Suporte 120 A ITIL (information technology infrastructure library) visa documentar as melhores práticas na gerência, no suporte e na

Leia mais

expandindo o logon único da web para ambientes de dispositivos móveis e na nuvem agility made possible

expandindo o logon único da web para ambientes de dispositivos móveis e na nuvem agility made possible expandindo o logon único da web para ambientes de dispositivos móveis e na nuvem agility made possible o mundo de negócios online está evoluindo rapidamente... Em anos anteriores, os clientes caminhavam

Leia mais

Inteligência Cibernética para Combater o Crime Cibernético. Copyright 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

Inteligência Cibernética para Combater o Crime Cibernético. Copyright 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Inteligência Cibernética para Combater o Crime Cibernético 1 2 Agenda Cenário de ameaças Introdução ao big data Inteligência cibernética Cenário de ameaças 1 OCULTO LENTO E SORRATEIRO 2 DESTINADO OBJETIVO

Leia mais

27/10/2011. Visão do Papel Integrado dos SI Dentro de uma Organização

27/10/2011. Visão do Papel Integrado dos SI Dentro de uma Organização Visão do Papel Integrado dos SI Dentro de uma Organização 1 Tipos de SI Depende do tipo de apoio a ser oferecido Deve-se levar em consideração: Usuários operações (entrada +processamento + saída) destino

Leia mais

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. 1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. About Eugenio Chleba Product Sales Specialist - PM (11) 5189-1211 (11) 96060-2687 eugenio.chleba@oracle.com Experience Skills Products

Leia mais

SOA: Service-oriented architecture

SOA: Service-oriented architecture SOA: Service-oriented architecture Roteiro Breve História O que é Arquitetura de Software? O que é SOA? Serviços Infraestrutura Composição Sua empresa está preparada para SOA? Breve História Uma empresa

Leia mais

Itaú Unibanco Holding S.A. APIMEC 2012 APIMEC 2012

Itaú Unibanco Holding S.A. APIMEC 2012 APIMEC 2012 Itaú Unibanco / Desafios novo perfil do cliente Ambiente Regulatório Controle de Riscos Alto Volume de Informações Agilidade Desafios Qualidade Disponibilidade Internacionalização 2 Infraestrutura e Operações

Leia mais

Tendências Tecnológicas: Como monetizar em oportunidades emergentes?

Tendências Tecnológicas: Como monetizar em oportunidades emergentes? : Como monetizar em oportunidades emergentes? 23 de Julho 2013 Confidencial Mercados emergentes têm previsão de crescimento de 2-3 vezes maiores do que mercados maduros em tecnologia nos próximos 2 anos.

Leia mais

Com a Informatica, a Vale potencializa as relações de parceria

Com a Informatica, a Vale potencializa as relações de parceria Caso de Sucesso Com a Informatica, a Vale potencializa as relações de parceria As inovações na forma como integramos e gerenciamos a relação com parceiros estão ajudando a reduzir o custo dos relacionamentos

Leia mais

Lista de Exercícios 01: ITIL Prof. Fernando Pedrosa

Lista de Exercícios 01: ITIL Prof. Fernando Pedrosa Lista de Exercícios 01: ITIL Prof. Fernando Pedrosa Canais: fpedrosa@gmail.com http://tinyurl.com/ycekmjv INMETRO - Infraestrutura - (CESPE 2009) 81 Gerenciamento de nível de serviço é uma forma de entrega

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

Bem-vindo à apresentação do SAP Business One.

Bem-vindo à apresentação do SAP Business One. Bem-vindo à apresentação do SAP Business One. Neste tópico, responderemos à pergunta: O que é o Business One? Definiremos o SAP Business One e discutiremos as opções e as plataformas disponíveis para executar

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Desafios de TI Arquitetura da VMware Estratégia da VMware Sucesso

Leia mais

Janeiro de 2008 A nova agenda para gestão da informação: você tem uma?

Janeiro de 2008 A nova agenda para gestão da informação: você tem uma? Janeiro de 2008 A nova agenda para gestão da informação: Agenda para gestão da Informação Página Conteúdo 2 Introdução 3 A necessidade de informações confiáveis 5 Uma nova abordagem a agenda para gestão

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Sistemas de Informação para Apoio à Decisão Gerencial

Sistemas de Informação para Apoio à Decisão Gerencial Sistemas de Informação para Apoio à Decisão Gerencial Sistemas de Apoio à decisão (DSS) Os sistemas de apoio à decisão (Decision Support System, ou DSS) são uma das principais categorias de sistemas de

Leia mais

Por Antonio Couto. Autor: Antonio Couto Enterprise Architect

Por Antonio Couto. Autor: Antonio Couto Enterprise Architect Cloud Computing e HP Converged Infrastructure Para fazer uso de uma private cloud, é necessário crescer em maturidade na direção de uma infraestrutura convergente. Por Antonio Couto O que é Cloud Computing?

Leia mais

Segurança do SharePoint em ação: melhores práticas orientam a colaboração segura. agility made possible

Segurança do SharePoint em ação: melhores práticas orientam a colaboração segura. agility made possible Segurança do SharePoint em ação: melhores práticas orientam a colaboração segura agility made possible Um dos aplicativos mais amplamente implantados em uso atualmente, o Microsoft SharePoint Server, conquistou

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS)

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS) WHITE PAPPER Rafael Fazzi Bortolini Diretor, Cryo Technologies Orquestra BPMS rafael@cryo.com.br Internet das Coisas e Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) são duas disciplinas ou tendências à primeira

Leia mais

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding Unindo a estratégia às operações com sucesso Visão Geral O Scorecarding oferece uma abordagem comprovada para comunicar a estratégia de negócios por toda a

Leia mais

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? Introdução A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também

Leia mais

Governança de TI. 1. Contexto da TI 2. Desafios da TI / CIOs 3. A evolução do CobiT 4. Estrutura do CobiT 5. Governança de TI utilizando o CobiT

Governança de TI. 1. Contexto da TI 2. Desafios da TI / CIOs 3. A evolução do CobiT 4. Estrutura do CobiT 5. Governança de TI utilizando o CobiT Governança de TI Governança de TI 1. Contexto da TI 2. Desafios da TI / CIOs 3. A evolução do CobiT 4. Estrutura do CobiT 5. Governança de TI utilizando o CobiT TI precisa de Governança? 3 Dia-a-dia da

Leia mais

Módulo 4. Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios

Módulo 4. Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios Módulo 4 Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios Estruturas e Metodologias de controle adotadas na Sarbanes COBIT

Leia mais

Big Data Networking. Felipe Santos e Lucas Teixeira

Big Data Networking. Felipe Santos e Lucas Teixeira Big Data Networking Felipe Santos e Lucas Teixeira Roteiro Big Data O que é? Motivação Aplicações Modelagem de comunicação para Big Data Problemas comuns Considerações de design Tecnologias Multipath Demonstração

Leia mais

Orientado a valor com TI

Orientado a valor com TI Orientado a valor com TI Estudo sobre TCO da SAP: nuvem gerenciada por parceiro da SAP REALTECH Consulting GmbH Matthias Schmitt 13.02.2015 2 Conteúdo Sumário executivo Detalhes sobre economia obtida com

Leia mais

Segurança no varejo: Proteja os dados do cliente economizando tempo e dinheiro

Segurança no varejo: Proteja os dados do cliente economizando tempo e dinheiro White paper Segurança no varejo: Proteja os dados do cliente economizando tempo e dinheiro Resumo Os ambientes de TI do varejo estão enfrentando um nível de mudanças tecnológicas jamais visto. As exigências

Leia mais

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Windows e Web Dynamics Comunicação e Produtividade Servidores Infraestrutura Empresarial Busca e Anúncios Mobilidade Entretenimento e TV PRODUTIVIDADE

Leia mais

Microsoft System Center Operations Manager 2007

Microsoft System Center Operations Manager 2007 Microsoft System Center Operations Manager 2007 Visão Geral Microsoft Corporation Publicado: 18 de dezembro de 2006 Atualizado: 5 de abril de 2007 Sumário Executivo O System Center Operations Manager 2007

Leia mais

IBM Social Business : a nova onda da colaboração. 2013 IBM Corporation

IBM Social Business : a nova onda da colaboração. 2013 IBM Corporation IBM Social Business : a nova onda da colaboração AGENDA IBM Plataform for Social Business Social Networking Social Analytics Social Analytics(Ei!) Connections em Ação Arquitetura Casos de Sucesso Referências

Leia mais

IBM Software. Otimize seus ambientes de SOA, B2B e nuvem com WebSphere DataPower Agosto de 2011

IBM Software. Otimize seus ambientes de SOA, B2B e nuvem com WebSphere DataPower Agosto de 2011 IBM Software Otimize seus ambientes de SOA, B2B e nuvem com WebSphere DataPower Agosto de 2011 2 Otimize seus ambientes de SOA, B2B e nuvem com WebSphere DataPower Destaques Amplie os serviços de negócios

Leia mais

SCORE INNOVATION Corporate Profile Luanda Maputo, 1 de Novembro 2012

SCORE INNOVATION Corporate Profile Luanda Maputo, 1 de Novembro 2012 New Standards for Business SCORE INNOVATION Corporate Profile Luanda Maputo, 1 de Novembro 2012 Quem Somos A SCORE INNOVATION é uma empresa que tem como objecto social a prestação de serviços em consultoria,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE ADEQUAR AO PCI DSS 3.0 PARA PROCESSAMENTE DE PAGAMENTOS POR CARTÕES

A IMPORTÂNCIA DE SE ADEQUAR AO PCI DSS 3.0 PARA PROCESSAMENTE DE PAGAMENTOS POR CARTÕES A IMPORTÂNCIA DE SE ADEQUAR AO PCI DSS 3.0 PARA PROCESSAMENTE DE PAGAMENTOS POR CARTÕES Weslley Ribeiro da Silva ¹, Jaime William Dias¹ ¹ Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil weslley_mid@hotmail.com,

Leia mais

Smart Military. Lisboa, 18 de Fevereiro de 2016

Smart Military. Lisboa, 18 de Fevereiro de 2016 Lisboa, 18 de Fevereiro de 2016 INDRA A Indra é uma empresa de tecnologia global e líder em TI, Transportes e Sistemas de Defesa e Segurança TECNOLOGIA PROPRIETÁRIA I&D+i: 7% - 8% facturação Facturação

Leia mais

de TI 17/09/2015 http://www.gartner.com/technology/home.jsp

de TI 17/09/2015 http://www.gartner.com/technology/home.jsp Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tablets, netbooks, iphones e Androids que são usados nas empresas por funcionários e que tendem* a aumenta a produtividade.

Leia mais

Guia de Seleção de Sessão 19 e 20 de agosto de 2014 Novotel Center Norte São Paulo, SP, Brasil. RSTechED Inspire. Eduque. Inove.

Guia de Seleção de Sessão 19 e 20 de agosto de 2014 Novotel Center Norte São Paulo, SP, Brasil. RSTechED Inspire. Eduque. Inove. Guia de Seleção de Sessão 19 e 20 de agosto de 2014 Novotel Center Norte São Paulo, SP, Brasil RSTechED Inspire. Eduque. Inove. Guia de Seleção de Sessão Atualize-se. Conecte-se com especialistas e parceiros

Leia mais

Software-Defined Data Center. Welson Barbosa Twitter @welsonbarbosa Cloud Business Director Latin America

Software-Defined Data Center. Welson Barbosa Twitter @welsonbarbosa Cloud Business Director Latin America Software-Defined Data Center Welson Barbosa Twitter @welsonbarbosa Cloud Business Director Latin America 1 Copyright 2014 EMC Corporation. Todos All rights os reserved. direitos reservados. 2 GPS 4 O surgimento

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

WSN Manager: Uma arquitetura de middleware sensível a contexto para redes de sensores heterogêneas

WSN Manager: Uma arquitetura de middleware sensível a contexto para redes de sensores heterogêneas UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática WSN Manager: Uma arquitetura de middleware sensível a contexto para redes de sensores heterogêneas Aluno:

Leia mais

A era da empresa digital: expanda seus horizontes

A era da empresa digital: expanda seus horizontes Accenture Technology Vision 2015 A era da empresa digital: expanda seus horizontes SUMÁRIO EXECUTIVO #techvision2015 INTRODUÇÃO Se sua organização for como a maioria das outras, suas equipes de liderança

Leia mais

DCC133 Introdução à Sistemas de Informação. E-business global e colaboração

DCC133 Introdução à Sistemas de Informação. E-business global e colaboração Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação DCC133 Introdução à Sistemas de Informação TÓPICO 2 E-business global e colaboração Prof. Tarcísio de Souza Lima OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever

Leia mais