Internet das (de todas as) coisas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet das (de todas as) coisas"

Transcrição

1

2 Internet das (de todas as) coisas

3 O que é? A Internet das coisas (IoT) é definida como a rede de objetos físicos que contém tecnologia embutida para se comunicar e sentir ou interagir com o ambiente externo ou com estados internos. Gartner, 2012 Internet de todas as coisas (IoE) é o conceito de IoT expandido para considerar, além de coisas, também lugares, serviços e pessoas.

4 Por quê? Mundo IoT é a 4ª principal tendência para 2013* Grande quantidade de oportunidades não descobertas* $14 trilhões entre 2013 e 2022** *Gartner Potencial de mercado estimado de 2013 a 2022 para IoE 5 direcionadores principais de IoE (em trilhões de US$) 3,7 2,5 2,5 2,7 Utilização de ativos Produtividade de empregados Logística e cadeia de suprimentos Fonte: Cisco, 2013, The internet of everything value index (**) Experiência de consumo 3,0 Inovação Brasil 2013 $34 bilhões de potencial em 2013** Apenas 51% aproveitado** $17 bilhões? Em $ bilhões 14,5 8,0 7,9 7,8 4,2 4,2 VAS: Potencial VR: Realizado VAS = Value at stake; VR = Value realized Fonte: Cisco, 2013, The internet of everything value index; valores aproximados

5 Onde capturar valor? De 2013 a 2022 Fonte: Cisco, 2013, Embracing the Internet of Everything EUA e Europa Brasil - 70% de todo o - Estimativa de potencial $330 bilhões* *Com base nos valores relativos de 2013 de Brasil e EUA e a estimativa para 2022 dos EUA Fonte: Cisco, 2013, Embracing the Internet of Everything Manufatura - IT/OT integration - Economia de 2,5-5% em custos de operação** **McKinsey Global Institute, 2013, Disruptive technologies Varejo - Predictive analytics

6 Tendências

7 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

8 BigData transações de cartões feitas por segundo no mundo tweets por segundo Análises de interações sociais e dados de dispositivos conectados possibilitam: Identificação de tendências Mudanças de demanda Detecção de fraudes Dave Evans, Ten in Ten -Ten Technology Trends That Will Change the World in Ten Years, July 12, 2011, 4.

9 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

10 BigData As informações necessárias chegam na hora necessária, ao destino necessário, de todas as fontes necessárias Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 13.

11 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT Integration integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

12 IT/OT integration Do pedido de um produto à sua entrega sem intervenção humana, através da integração entre hardware (drone e linhas de produção) e sistemas de informação Amazon Testing Delivery by Drone 60 Minutes December , 2013, YouTube Video

13 IT/OT integration Comunicação entre máquinas e entre máquinas e pessoas Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 23.

14 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

15 Context delivery architecture (CoDA) Informação contextualizada com direcionada com base nas informações disponíveis sobre pessoas e coisas Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 17.

16 Elementos da IoT e seu tempo de maturação Internet das coisas BigData Enterprise information architecture (EIA) IT/OT integration Context delivery architecture (CoDA) Modelagem de ecossistemas Fluxo extensivo, rápido e variado de informação Análise de relevância do conteúdo e desenho da disseminação pela organização Hardware e software integrados: monitoramento constante e tomadas de decisão automatizadas Informação seletiva com base no usuário e contexto Modelagem de todo o ecossistema da empresa para detecção de oportunidades 2 a 5 anos A abundância de informação e o consequente aumento do esforço de análise e da preocupação com o uso dela... 5 a 10 anos...leva a uma maior integração das comunicações, organizando e automatizando os fluxos de informação, e a uma filtragem mais precisa. Por fim, há um aumento do contexto analisado, considerando informação de um ambiente cada vez maior.

17 Modelagem de ecossistemas Informação centralizada sobre todo um ecossistema Hung LeHong, Internet of Everything Scenario: How the Internet of Things, People and Information Will Change Our Lives (presented at the Gartner Symposium/ITxpo, Walt Disney World Dolphin, Orlando, FL, October 21, 2012), 20.

18 Como a TOTVS se posiciona nesse cenário identity bpm/ecm esb analytics mall social wcm Identidade Gestão de processos e conteúdo Integração Indicadores Negócios Colaboração Portais TUDO precisará ser identificado, para que TUDO possa ser conectado Como identificar as coisas?

19 Como a TOTVS se posiciona nesse cenário identity bpm/ecm esb analytics mall social wcm Identidade Gestão de processos e conteúdo Integração Indicadores Negócios Colaboração Portais Analytics pode permitir maior navegabilidade no BigData e permitir a oferta direcionada e canalizada de informação num contexto organizacional, através EIA. Predictive analytics

20 Como a TOTVS se posiciona nesse cenário identity bpm/ecm esb analytics mall social wcm Identidade Gestão de processos e conteúdo Integração Indicadores Negócios Colaboração Portais A integração de todas as coisas, lugares e pessoas precisará de uma plataforma comum de comunicação, bem como a informação contextualizada.

21 Marilia Rocca

22

Workshop Internet das Coisas

Workshop Internet das Coisas 58o. Painel TELEBRASIL Workshop Internet das Coisas Margarida Baptista BNDES Seminário IoT BNDES Visões e Perspectivas Tecnologias Habilitadoras Estratégias e Políticas de Governo Aplicações Manufatura,

Leia mais

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Referência Tecnologia da Informação para Gestão : Transformando os negócios na Economia Digital. Bookman, sexta edição, 2010. 2 FAZENDO NEGÓCIOS NA

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

COMO AS SOLUÇÕES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A GESTÃO DO SUPPLY CHAIN CARLOS VALLE, OUTUBRO/2015

COMO AS SOLUÇÕES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A GESTÃO DO SUPPLY CHAIN CARLOS VALLE, OUTUBRO/2015 COMO AS SOLUÇÕES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A GESTÃO DO SUPPLY CHAIN CARLOS VALLE, OUTUBRO/2015 UM MUNDO SUPER CONECTADO! Redefinir o seu modelo de negócio Conectando pessoas, devices e redes de negócios

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

7 tendências de tecnologia

7 tendências de tecnologia 7 tendências de tecnologia para o mercado segurador em 2016 O ano de 2016 deve impulsionar a evolução tecnológica direcionada ao mercado segurador. Isto porque, as seguradoras irão investir fortemente

Leia mais

Cross-Channel Marketing Platform. Aproximando marcas e consumidores em tempo real.

Cross-Channel Marketing Platform. Aproximando marcas e consumidores em tempo real. Cross-Channel Marketing Platform Aproximando marcas e consumidores em tempo real. Integração de dados muito mais completa. Obtenha visão panorâmica dos clientes por meio de insights relevantes. Tudo começa

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

IBM Social Business : a nova onda da colaboração. 2013 IBM Corporation

IBM Social Business : a nova onda da colaboração. 2013 IBM Corporation IBM Social Business : a nova onda da colaboração AGENDA IBM Plataform for Social Business Social Networking Social Analytics Social Analytics(Ei!) Connections em Ação Arquitetura Casos de Sucesso Referências

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação

Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação Luciano Ramos Coordenador de Pesquisas de Software IDC Brasil A América Latina enfrenta

Leia mais

MIT CDOIQ Symposium 2014. Os temas mais abordados

MIT CDOIQ Symposium 2014. Os temas mais abordados IV Conferência Internacional em Qualidade da Informação MIT CDOIQ Symposium 2014 Os temas mais abordados Evolução MIT Information Quality Program Pesquisa, Ensino, Publicações, Conferências, Certificação

Leia mais

Infor ERP SyteLine Visão Geral. Edgar Eler Arquiteto de Sistemas

Infor ERP SyteLine Visão Geral. Edgar Eler Arquiteto de Sistemas Infor ERP SyteLine Visão Geral Edgar Eler Arquiteto de Sistemas Sobre a Mag-W A Mag-W foi criada especialmente para trazer ao mercado o que há de melhor em soluções corporativas de Tecnologia da Informação

Leia mais

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Desafios de TI Arquitetura da VMware Estratégia da VMware Sucesso

Leia mais

Eficiência em TI e Criação de Valor. Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil

Eficiência em TI e Criação de Valor. Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil Eficiência em TI e Criação de Valor Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil FEBRABAN Abril/2013 Eficiência EFICIÊNCIA é a permanente otimização dos recursos disponíveis para a criação

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Obtenha esta apresentação em www.uniconsult.com.br/forum2012-2

Obtenha esta apresentação em www.uniconsult.com.br/forum2012-2 1 Obtenha esta apresentação em www.uniconsult.com.br/forum2012-2 2 Apresentadores Fernando Di Giorgi Sócio-fundador da USS - Uniconsult Sistemas e Serviços. 30 anos de experiência na área administrativa

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

TI na evolução da sociedade do conhecimento. Outubro / 2012

TI na evolução da sociedade do conhecimento. Outubro / 2012 TI na evolução da sociedade do conhecimento Outubro / 2012 Sociedade do Conhecimento ÍNDICE I) Premissas para um case de sucesso II) Sociedade do Conhecimento III) Evolução da TI IV) Arena Digital V) Passos

Leia mais

A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações

A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações 24 de Março de 2011 As exigências de infraestrutura de TIC para a Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil Desafios e Oportunidades na construção do IBC. A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações

Leia mais

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo Desafios da convergência em um mundo totalmente IP Sidney Longo 13 de abril de 2011 Agenda O CPqD Cenário Roadmap Tecnológico Tendências Tecnológicas Computação em Nuvem Mobilidade e Redes Sociais Multiplos

Leia mais

Brasil EPC. Código Eletrônico de Produto. Volume 3

Brasil EPC. Código Eletrônico de Produto. Volume 3 Brasil EPC Código Eletrônico de Produto Volume 3 A implementação do código eletrônico de produto (EPC) e da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), promete importantes benefícios aos consumidores

Leia mais

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma 1 IDC - Equipe Pietro Delai Reinaldo Sakis João Paulo Bruder Luciano Ramos Gerente de Pesquisa e Consultoria -Enterprise Gerente de Pesquisa

Leia mais

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Contexto As pressões do mercado por excelência em qualidade e baixo custo obrigam as empresas a adotarem sistemas de produção automatizados

Leia mais

ARQUITETURA CORPORATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA DE TI SUSTENTÁVEL. Março 2013

ARQUITETURA CORPORATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA DE TI SUSTENTÁVEL. Março 2013 ARQUITETURA CORPORATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA DE TI SUSTENTÁVEL Março 2013 Aitec Brasil Apresentação Institucional Missão Antecipar tendências, identificando, criando e desenvolvendo

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Marcelo.augusto@Microsoft.com

Marcelo.augusto@Microsoft.com Marcelo.augusto@Microsoft.com Aplicativos Relatórios Painéis Consultas em linguagem natural Dispositivo móvel A plataforma de Dados da Microsoft Orquestração Gerenciamento de informações Processamento

Leia mais

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor:

Leia mais

fornecendo valor com inovações de serviços de negócios

fornecendo valor com inovações de serviços de negócios fornecendo valor com inovações de serviços de negócios A TI é grande. Tantos bits no universo digital quanto estrelas em nosso universo físico. é arriscada. Dois terços dos projetos de TI estão em risco,

Leia mais

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação Daniel Bio SAP Brasil Atuação e presença em +120 países, 37 idiomas Cerca de 54.000 funcionários 7 Centros Globais de Suporte, oferecendo

Leia mais

confiança know-how inovação disponibilidade convergência

confiança know-how inovação disponibilidade convergência confiança know-how inovação disponibilidade convergência Sobre a Meiostec Fundada em 1997, por um grupo de accionistas privados e com ligações a um Grupo que opera no mercado das TIs, a Meiostec responde

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO

A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER

Leia mais

Itaú Unibanco Holding S.A. APIMEC 2012 APIMEC 2012

Itaú Unibanco Holding S.A. APIMEC 2012 APIMEC 2012 Itaú Unibanco / Desafios novo perfil do cliente Ambiente Regulatório Controle de Riscos Alto Volume de Informações Agilidade Desafios Qualidade Disponibilidade Internacionalização 2 Infraestrutura e Operações

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Tecnologias inteligentes, colaboração e domínio das informações nas Cidades Digitais Eng. Charles Roberto Stempniak, M.Sc.

Tecnologias inteligentes, colaboração e domínio das informações nas Cidades Digitais Eng. Charles Roberto Stempniak, M.Sc. Tecnologias inteligentes, colaboração e domínio das informações nas Cidades Digitais Eng. Charles Roberto Stempniak, M.Sc. I Congresso Paranaense de Cidades Digitais 28/11/2013 Como nossas redes estão

Leia mais

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert Vivemos em um mundo em CONSTANTE MUDANÇA 1 bilhão de pessoas nas redes sociais

Leia mais

MERCADO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

MERCADO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO MERCADO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO Mudanças constantes no setor Tarifação cada dia mais complexa Aumento dos dispositivos móveis Aumento de novos serviços de Crescimento das despesas em E OS DESAFIOS SÓ

Leia mais

confiança know-how inovação disponibilidade convergência

confiança know-how inovação disponibilidade convergência confiança know-how inovação disponibilidade convergência Sobre a Meiostec Fundada em 1997, por um grupo de accionistas privados e com ligações a um Grupo que opera no mercado das TIs, a MeiosTec responde

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

Sistemas de Informações e o Uso comercial

Sistemas de Informações e o Uso comercial ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - ASI Elabora por Prof.Mestra Rosimeire Ayres Conectan a Empresa à Rede Intranet Internet Extranet B2B B2C B2E C2C As empresas estão se tornan empresas conectadas

Leia mais

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Apresentação Institucional 2013 Todos os direitos reservados OCA Projetos Ltda. 1 SUMÁRIO 1- INSTITUCIONAL 2- O QUE É ENGINE 3D 3- VANTAGENS PARA FABRICANTES 4- POR

Leia mais

Iniciativa CDC RNP. Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014

Iniciativa CDC RNP. Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014 Iniciativa CDC RNP Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014 Sumário Programa de Computação em Nuvem da RNP Iniciativa CDC RNP Estratégia Piloto Huawei Programa

Leia mais

Agregando valor com Business Service Innovation

Agregando valor com Business Service Innovation Agregando valor com Business Service Innovation A TI é enorme. Existem tantos bits no universo digital quanto estrelas em nosso universo físico. é arriscada. Dois terços dos projetos de TI estão em risco,

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI Resposta do Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Leia o texto e responda o seguinte: a) identifique os recursos de: Hardware: microcomputadores,

Leia mais

Brasil ICT - Institucional

Brasil ICT - Institucional Brasil ICT - Institucional Somos uma empresa de tecnologia especializada em serviços e soluções de conectividade e colaboração Buscar inovação e eficiência em conectividade e colaboração para nossos clientes

Leia mais

Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 O Produto Internet e suas Aplicações Professor: Márcio Lobo Netto Aluno:

Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 O Produto Internet e suas Aplicações Professor: Márcio Lobo Netto Aluno: Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 O Produto Internet e suas Aplicações Professor: Márcio Lobo Netto Aluno: Giovanni Pietro Vallone Cocco Portais Corporativos

Leia mais

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves Soluções para SMART CITIES Nuno Alves Agenda Contexto Organizacional Conceito e Objetivos Intergraph Smart Cities 12/7/2014 2014 Intergraph Corporation 2 Intergraph Corporation Intergraph Intergraph helps

Leia mais

O Profissional de Vendas frente ao Comércio Eletrônico {

O Profissional de Vendas frente ao Comércio Eletrônico { O Profissional de Vendas frente ao Comércio Eletrônico { Hangout on air (28/11/13) - uma promoção do Curso de Gestão Comercial - Ead Unisc Ministrante: Prof. Ms. Adm. Nícolas P. Furlan O que será tratado

Leia mais

Gestão Documental e Governança da Informação - O Debate Necessário

Gestão Documental e Governança da Informação - O Debate Necessário Gestão Documental e 11 de novembro de 2014 Auditório da Torre do Tombo PATROCINDADORES Apoio Patrocinadores Globais APDSI Critérios de Avaliação e Tendências dos ECM Luís Vidigal (APDSI) Lisboa 11 de Novembro

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 11 Sistemas de E-business Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob licença Creative Commons

Leia mais

Encore Mini o novo tablet ultraportátil de 7 da Toshiba. Comunicado de imprensa

Encore Mini o novo tablet ultraportátil de 7 da Toshiba. Comunicado de imprensa Encore Mini o novo tablet ultraportátil de 7 da Toshiba Lisboa, 3 de setembro 2014 A Toshiba Europe GmbH anuncia hoje o novo Encore Mini um tablet de 17,8 cm (7 ) com Windows 8.1, Bing e Microsoft

Leia mais

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio Apresenta SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio SofStore Um Novo Sistema Para Sua Empresa SofStore Apresentação Experiência no Varejo A ID Brasil Sistemas atua no segmento de varejo

Leia mais

Pós-Graduação Business Intelligence

Pós-Graduação Business Intelligence Pós-Graduação Business Intelligence Tendências de Mercado de Business Intelligence Aula 01 Negócios e Tecnologia da Informação Objetivos da Aprendizagem Discutir as pressões corporativas e as reações que

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Comunicação sem Limites em uma Sociedade Conectada Morgana Multini

Comunicação sem Limites em uma Sociedade Conectada Morgana Multini Comunicação sem Limites em uma Sociedade Conectada Morgana Multini Agenda Principais Tendências para 2020 Adoção de Dispositivos Móveis O que é CCM? Benefícios CCM segundo Gartner Caso de Sucesso Merrill

Leia mais

WEB TV. O Seu canal de Televisão na Internet

WEB TV. O Seu canal de Televisão na Internet WEB TV O Seu canal de Televisão na Internet Apresentamos-lhe a WEB TV Uma nova forma de comunicar! A Televisão via Internet VISIBILIDADE INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE COMUNICAÇÃO O que é a WEB TV? A Web

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes

Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes TInove Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Negócio Otimização de recursos para resultados. Missão Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes

Leia mais

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton Computação em Nuvem Alunos: Allan e Clayton 1 - Introdução 2 - Como Funciona? 3 - Sistemas Operacionais na Nuvem 4 - Empresas e a Computação em Nuvem 5 - Segurança da Informação na Nuvem 6 - Dicas de Segurança

Leia mais

BIG DATA Armazenamento e Gerenciamento de grandes volumes de dados

BIG DATA Armazenamento e Gerenciamento de grandes volumes de dados BIG DATA Armazenamento e Gerenciamento de grandes volumes de dados Carlos Marques Business Development Manager, Data Connectivity and Integration Latin America & Caribbean Market (CALA) O que veremos hoje?

Leia mais

Solução Cadia Projects

Solução Cadia Projects Solução Cadia Projects A Cadia Consulting, com mais de 14 anos de experiência na implementação da ferramenta Microsoft Dynamics NAV (Navision), desenvolve soluções verticais que visam ampliar as funcionalidades

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Aula 01

Fundamentos de Sistemas de Informação Aula 01 Fundamentos de Sistemas de Informação Aula 01 Prof. Msc. Ubirajara Júnior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com Objetivos dos Sistemas de informação Fornecer exemplos de componentes de sistemas de informação

Leia mais

Case automação de processos internos

Case automação de processos internos Case automação de processos internos Novembro, 2014 2014 Deloitte Touche Tohmatsu 1 Agenda 1 A Deloitte 2 A Necessidade 3 A Solução 4 Por que Bizagi 5 Fatores críticos de sucesso 2014 Deloitte Touche Tohmatsu

Leia mais

Introdução ao Recrutamento Online

Introdução ao Recrutamento Online Introdução ao Recrutamento Online Introdução Recrutamento Online oferece aos recrutadores e profissionais de recursos humanos uma das mais poderosas e baratas soluções para captar talentos para uma organização.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ERP 2 ERP Planejamento dos Recursos da Empresa 3 CONCEITO DE

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

Etapas e Desafios. plataforma de BPM corporativa. BPMS Showcase 2014. Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com.

Etapas e Desafios. plataforma de BPM corporativa. BPMS Showcase 2014. Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com. BPMS Showcase 2014 Etapas e Desafios na seleção de uma plataforma de BPM corporativa Apresentado por: Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com.br Apresentando a iprocess

Leia mais

Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias

Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias São Paulo, 21 de setembro de 2010 Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias e Dario Thober Centro de Pesquisas von Braun Centro de Pesquisa sem fins lucrativos Soluções inovadoras

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Big Data Networking. Felipe Santos e Lucas Teixeira

Big Data Networking. Felipe Santos e Lucas Teixeira Big Data Networking Felipe Santos e Lucas Teixeira Roteiro Big Data O que é? Motivação Aplicações Modelagem de comunicação para Big Data Problemas comuns Considerações de design Tecnologias Multipath Demonstração

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. CISER GERA GANHOS PARA O NEGÓCIO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA EM GERENCIAMENTO UNIFICADO

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. CISER GERA GANHOS PARA O NEGÓCIO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA EM GERENCIAMENTO UNIFICADO Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. CISER GERA GANHOS PARA O NEGÓCIO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA EM GERENCIAMENTO UNIFICADO Perfil A Ciser Parafusos e Porcas é a maior fabricante de fixadores

Leia mais

Adicionando valor na produção

Adicionando valor na produção Adicionando valor na produção Em um mercado global altamente competitivo e em constantes transformações, a otimização do resultado dos processos de produção é fundamental. Pressões ambientais e de custo,

Leia mais

A REVOLUÇÃO NA INOVAÇÃO

A REVOLUÇÃO NA INOVAÇÃO A REVOLUÇÃO NA INOVAÇÃO PORQUE INOVAR? TENDÊNCIAS EDUCAÇÃO HABITATS DE INOVAÇÃO: TECNOSINOS LINHA DO TEMPO DA INOVAÇÃO O QUE É INOVAÇÃO & PORQUE INOVAR? INOVAÇÃO É... Inovação é o projeto, desenvolvimento

Leia mais

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto.

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Instituto Educacional BM&FBOVESPA e Endeavor: Negócios de Alto Impacto. Com reconhecida experiência, o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, a Escola de Negócios

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Danilo Pereira, Msc. Apresentação Graduação em Ciência da Computação (1997) Mestre em Eng. Produção UFSC Mídia e Conhecimento

Leia mais

Agência digital especializada na consultoria, design e desenvolvimento de projetos de internet

Agência digital especializada na consultoria, design e desenvolvimento de projetos de internet Agência digital especializada na consultoria, design e desenvolvimento de projetos de internet Oferecemos ao mercado nossa experiência e metodologia amplamente desenvolvidas ao longo de 15 anos de experiência

Leia mais

O FUTURO DOS APLICATIVOS

O FUTURO DOS APLICATIVOS O FUTURO DOS APLICATIVOS Três estratégias para trazer agilidade aos negócios, impulsionadas por softwares Ponto de vista da Accenture Technology Sumário Executivo Um novo mundo, feito de softwares, que

Leia mais

Sistemas de informação Gerencial

Sistemas de informação Gerencial + Sistemas de informação Gerencial Referência: LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de información gerencial. 12. ed. México: Pearson Educación, 2012. + Componentes de um sistema de informações n (LAUDON;LAUDON,

Leia mais

Empresa. Porque queremos estar sempre um passo à frente. Queremos que o Futuro aconteça Hoje!

Empresa. Porque queremos estar sempre um passo à frente. Queremos que o Futuro aconteça Hoje! Empresa Fundada em 2011, a Bubble Surprise é uma empresa Portuguesa que se dedica à criação e desenvolvimento de Aplicativos Móveis que combina desenvolvimento tecnológico com conteúdo editorial de forma

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional CENÁRIO A comunicação nas empresas, num mercado impactado por fusões, aquisições, reposicionamentos etc., tem procurado ferramentas de comunicação interna, capazes de integrar

Leia mais

Educação após a digitalização dos alunos. Laércio Cosentino Abril/2014

Educação após a digitalização dos alunos. Laércio Cosentino Abril/2014 Educação após a digitalização dos alunos Laércio Cosentino Abril/2014 1. Nova Geração e Novos Comportamentos 2. Desafios 3. Como llidar com os novos comportamentos Estar presente Se expressar Colaborar

Leia mais

Sistemas de Informação para Apoio à Decisão Gerencial

Sistemas de Informação para Apoio à Decisão Gerencial Sistemas de Informação para Apoio à Decisão Gerencial Sistemas de Apoio à decisão (DSS) Os sistemas de apoio à decisão (Decision Support System, ou DSS) são uma das principais categorias de sistemas de

Leia mais