TEMA6: MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA6: MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS"

Transcrição

1 HERMENÊUTICA JURÍDICA TEMA6: MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS O julgador deve analisar criticamente as provas e especificar motivadamente as que considera decisivas para a sua convicção e as que têm valor probatório fixado por lei (Prof. Lebre de Freitas) PROF. CLODOVIL MOREIRA SOARES

2 1. CARACTERES COMPLEXOS DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS: I. ATIVIDADE HUMANA COMPLEXA, INDIVIDUAL E VARIÁVEL; II. MATÉRIA EMINENTEMENTE SUBJETIVA; III. VERDADE REAL X VERDADE PROCESSUAL; IV. HERMENÊUTICA JURÍDICA: qual o método de interpretação deve ser utilizado? (interpretação e aplicação da lei); V. ANÁLISE E VALORAÇÃO DAS PROVAS (livre convencimento); FINALMENTE, TENDO O JUIZ TOMADO SUA DECISÃO, DEVERÁ, AO EXARÁ-LA, MOTIVÁ-LA CORRETAMENTE, CONFORME INSTITUI A GARANTIA CONSTITUCIONAL, EXPRESSANDO DEVIDAMENTE AS RAZÕES DE SUA DECISÃO.

3 MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 2. PRECEITO CONSTITUCIONAL: CRF. Art. 93, IX - todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse público o exigir, limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes; ISTO SIGNIFICA: 1. Os juízes devem sempre motivar suas decisões sob risco de produzir decisões nulas; 2. A decisão motivada implica em o juiz explicar o porquê da utilização daquela norma, ou o porquê de ter declarado o facto A como provado e o facto B como não provado.

4 3. O PRINCÍPIO DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES Torna-se um princípio por ter valores insertos nas regras jurídicas de posição privilegiada (SJCP), e estabelece-se como o limite objetivo estipulado em regra de forte hierarquia, que iluminam os caminhos desse setor normativo. LIGA-SE A OUTROS PRINCÍPIOS: (i) princípio da efetividade do direito de ação; (ii) princípio do devido processo legal; (iii) o princípio da Imparcialidade da autoridade judicial e do juiz natural; (iv) princípio da legalidade da decisão, que, por fim, possibilitará o exercício da (vi) ampla defesa e do (vii) contraditório, os quais dependem, todos, da legalidade para a inteireza do sistema processual.

5 4. PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O DEVER DE MOTIVAR: A. Princípio da Simplicidade e precisão da linguagem: o texto deve ser lido e compreendido pelo maior número possível de pessoas. É por isso que se buscam a clareza e a precisão da forma, assim a simplicidade e a concisão devem ser tomadas como marcas da linguagem judicial; B. Princípio da Coerência lógica: A decisão deve guardar coerência na linguagem e em meio aos fundamentos utilizados.

6 4. PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O DEVER DE MOTIVAR: C. Princípio da exaustão: o juíz deve conhecer só as questões efectivamente relevantes para a boa decisão da causa. A deficiente aplicação deste princípio contribui para a extensão das decisões e injustificado acréscimo do trabalho. O juiz deve ser exaustivo sem ser redundante; D. Princípio da concisão: Na contemporaneidade, o processo justo é o processo sucinto, organizado e célere. Nenhum direito é absoluto e sem medida.

7 5. FUNÇÕES DE GARANTIA DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS DUPLO CONTROLE ENDOPROCESSUAL EXTRA PROCESSUAL A. ENDOPROCESSUAL: proporcionar às partes Conhecimento da Fundamentação para poder impugnar a decisão e permitir que os órgãos judiciários de segundo grau pudessem examinar a legalidade e a justiça da decisão. B. EXTRA PROCESSUAL: permitir que a comunidade, através da análise da motivação, tenha condições de verificar se o juiz, e por conseqüência a própria Justiça, decide com imparcialidade e com conhecimento de causa. É através da motivação que se avalia o exercício da atividade jurisdicional pelos demais órgãos. (v.g. CNJ)

8 6. FINALIDADE DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS I- NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO VISUAL; II EXERCÍCIO DA LÓGICA E ATIVIDADE INTELECTUAL DO JUIZ; III- SUBMISSÃO, COMO ATO PROCESSUAL, AO ESTADO DE DIREITO E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS; IV- EXIGÊNCIA DE IMPARCIALIDADE DO JUIZ; V PUBLICIDADE DAS DECISÕES JUDICIAIS; VI- LEGALIDADE DAS DECISÕES JUDICIAIS; VII INDEPENDÊNCIA JURÍDICA DO MAGISTRADO.

9 6. FINALIDADE DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS A exigência de fundamentação das decisões judiciais ou da motivação de sentenças radica em três razões fundamentais: (1) controlo da administração da justiça; (2) exclusão do caráter voluntarístico e subjetivo do exercício da atividade jurisdicional e abertura do conhecimento da racionalidade e coerência argumentativa dos juízes; (3) melhor estruturação dos eventuais recursos, permitindo às partes em juízo um recorte mais preciso e rigoroso dos vícios das decisões judiciais recorridas. (CANOTILHO)

10 7. ESTRUTURA DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS DISTINÇÕES CONCEITUAIS: a. Motivo (fundamento): é todo elemento de caráter objetivo (de fato ou de direito) capaz de ser considerado pelo magistrado na formação das suas decisões. b. Fundamentação (motivação): é a expressão ou a explicitação dos motivos de um negócio jurídico ou de um provimento. c. Decisão : que em síntese consiste na primeira etapa do raciocínio judicial, em que se escolhe (com base em elementos jurídicos de fato e de direito -, mas também em elementos extrajurídicos morais, políticos e ideológicos etc.) uma saída para o caso, entendendo ser ela a melhor. d. Motivação: configura-se como uma segunda etapa do raciocínio judicial, na qual se procura legitimar, validar, a escolha feita anteriormente (refere-se, assim, ao contexto de descoberta e contexto de justificação).

11 2º) Modelo Indutivo: opõe-se ao modelo dedutivo, negando o valor do silogismo como modelo de racionalidade decisória. Parte da consideração particular de cada caso concreto, cuja análise levará ao estabelecimento de uma norma geral. A vontade do legislador, destarte, é substituída pela criatividade do magistrado. MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS A MOTIVAÇÃO, ENTÃO, ESTÁ RELACIONADA COM A JUSTIFICAÇÃO DA DECISÃO: ELA É UM DISCURSO JUSTIFICATIVO DA DECISÃO JUDICIAL. A MOTIVAÇÃO ENQUANTO JUSTIFICAÇÃO, PRESTA-SE A DEMONSTRAR A JUSTIÇA, A LEGITIMIDADE E A RACIONALIDADE DA DECISÃO. MODELOS DE RACIONALIDADE: 1º) Modelo Dedutivo: é o mais difundido. Baseia-se no silogismo judicial (premissa maior, premissa menor e síntese) Liga-se a uma empobrecida lógica formal, incapaz de dar conta de todos os procedimentos decisórios.

12 MODELOS DE RACIONALIDADE: 3º) Modelo Retórico: A retórica (como argumentação racional) tem papel essencial, sendo o instrumento pelo qual o juiz justifica sua decisão por maio de argumentos racionalmente válidos e controláveis. Não há espaço para a dedução e nem para a inferência dedutiva. Não há raciocínio jurídico: há argumentação. Os juristas apoiam-se não em provas demonstrativas, mas em argumentos.

13 ALÉM DOS REQUISITOS FORMAIS (LEGAIS: relatório, fundamentos e dispositivo ), PODE-SE AFIRMAR QUE AS DECISÕES POSSUEM QUATRO REQUISITOS TEÓRICOS: 1º) Verossimilhança fática: o Juiz procura convencer que escolheu a melhor prova para formar seu convencimento e desqualifica as demais; 2º) Efeito de legalidade: a solução escolhida encontra-se amparada no ordenamento jurídico; 3º) Adequação Axiológica: o juiz deve demonstrar quão estão adequados a solução à lei e aos valores da sociedade; 4º) Imparcialidade Judicial: o magistrado deve sustentar uma decisão imparcial ( pois, neutralidade não existe) como meio de preservar a posição das partes na relação jurídica, obtendo legitimidade e respeitabilidade para a solução.

14 8. AS POSSIBILIDADES DE VIOLAÇÃO AO DEVER DE MOTIVAR A. DECISÃO OMISSA: É limite mínimo da motivação que o enunciado descritor das questões de fato e de direito revele os dados relevantes e discrimine as regras de escolha, exarando a inteireza material ou substancial da motivação. A omissão de qualquer questão processual implica limites aos efeitos da decisão. B. CARÊNCIA DA MOTIVAÇÃO : quando na constituição do fato jurídico motivador são lançadas todas as afirmações relativas às questões de fato e de direito, enunciadas detalhadamente com o fim de constituição do antecedente normativo da decisão judicial, porém, faltam-lhe as descrições (ou são obscuras) das fontes de prova de que decorre o acertamento das questões afirmadas no enunciado descritor.

15 8. AS POSSIBILIDADES DE VIOLAÇÃO AO DEVER DE MOTIVAR C. MOTIVAÇÃO SUBENTENDIDA OU IMPLÍCITA: Fala-se em motivação subentendida ou implícita quando ela é pressuposta e não expressada na decisão judicial, sendo dedutível por processo lógico-mental. A doutrina cita exemplificativamente três situações que ela considera como hipóteses principais de motivações implícitas, sendo: a) quando o juiz deixa de referir-se a um ou alguns dos pontos do processo, por serem estes supérfluos em relação a outro ou outros pontos já expressamente considerados; b) quando, diante de teses contrapostas, a aceitação motivada de uma deixa implícitas as razões da rejeição de outra; c) quando a solução de uma questão resulte em precluir o exame das questões e pontos sucessivos, ou da própria causa principal.

16 8. AS POSSIBILIDADES DE VIOLAÇÃO AO DEVER DE MOTIVAR D. MOTIVAÇÃO REFERENCIADA: No caso da motivação referenciada ( per relationem ), habitualmente empregada nos julgamentos de recursos em segunda instância, embora boa parte da doutrina e da jurisprudência entenda que é possível o seu emprego, temos a fazer um alerta quanto ao limite de sua utilização.

17 9. MOTIVAÇÃO: Quando o juiz se põe a pensar e sentir. O Juiz passa a assumir uma relevante função de garantidor, que não pode ficar inerte ante violações ou ameaças de lesão aos direitos fundamentais constitucionalmente consagrados como no superado modelo positivista. O papel do juiz é de alguém que deve sentir (sentenciar) e eleger significados válidos da norma e das versões trazidas pelas partes, fazendo constantemente juízos de valor. O sentire implica, essencialmente, a atividade (s)eletiva do juiz, que deverá eleger entre as teses apresentadas qual delas irá acolher, isso na dimensão probatória. Já no plano jurídico, incumbe ao juiz eleger a norma aplicável e, principalmente, o significado válido da norma.

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. ATIENZA, Manuel. As Razões do Direito: teorias da argumentação jurídica. São Paulo: Landy Editora, BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. 9. ed. Tradução Maria Celeste C. J. Santos. Brasília: Universidade de Brasília, ELÍSIO DE SOUZA, Anderson Chalita (Autores)...[ et al]; Organizadoras: CAVALIERI, Néli Luiza Fetzner, PALADINO, Valquíria da Cunha. Argumentação Jurídica: teoria e prática -3ª.ed.rev. E ampl. Rio de Janeiro: Freitas bastos Editora, FERNANDES, Antônio Scarance. Processo Penal Constitucional. 2. ed. São Paulo: RT, LOPES Junior, Aury. Introdução Crítica ao Processo Penal. Fundamentos da Instrumentalidade Constitucional. 4.ª edição 316 páginas. Editora: Lumen Juris SAÍK, Silvio Luís de Camargo. A norma jurídica da motivação das decisões judiciais. Rev. Jur., Brasília, v. 9, n. 88, p.01-17, dez./2007 a jan./ HARTMANN, Érica de Oliveira. A Motivação das decisões penais e a garantia do artigo 93, IX, da Constituição da República. Acesso: 35/public/ PB.pdf (em 30 de abril de 2010)

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 Sumário Apresentação, xv Prefácio, xix 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 2 A Jurisdição no Início do Terceiro Milênio, 5 2.1 A visão clássica acerca da jurisdição, 5 2.2 A passagem do Estado liberal

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sentença Penal. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sentença Penal. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Badaró aula de 04.08.2015 1. Conceito PLANO DA AULA 2. Classificação e denominações 3. Elementos da sentença 4. Sentença penal absolutória

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Capítulo 3 - Ação Conceito e natureza jurídica do direito de ação... 61

Capítulo 3 - Ação Conceito e natureza jurídica do direito de ação... 61 Sumário Capítulo 1 - Noções básicas do Direito Processual.. 1.1. Conceito, autonomia e instrumentalidade. 1.2. Relações do Direito Processual com outros ramos do Direito 2 1.3. A teoria geral do processo,

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos do Consumidor Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto Destinatários da Prova É costumeira a afirmação, encontrada em doutrina e jurisprudência, de que o destinatário

Leia mais

CURSO DE QUESTÕES DISCURSIVAS 2016

CURSO DE QUESTÕES DISCURSIVAS 2016 CURSO DE QUESTÕES DISCURSIVAS 2016 Quais os principais impactos do novo CPC à luz do artigo 93, da CFRB, inciso IX? (Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas

Leia mais

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves 1 Teoria Geral do Processo PLANO DE ENSINO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 1. EMENTA 2 O Estado, o processo e a tutela jurisdicional. Fontes das normas processuais. Princípios

Leia mais

Aula nº 50. Art Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Aula nº 50. Art Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Objetivo Aula: Direito Processual Civil Objetivo - 50 Professor(a): Alexandre Flexa Monitor(a): Marianna Dutra Aula nº 50 Sentença Artigo 203, CPC É a

Leia mais

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte O Direito e o Pensamento Jurídico Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte 2011/2012 1. Ideia Geral de Direito 1.1. Sentidos da palavra direito 1.2. Perspectivas sobre o direito; adopção de uma perspectiva

Leia mais

sumário Capítulo 1 introdução... 1 Capítulo 2 JurisDiÇÃo, princípios Do processo CiVil E CompEtÊNCia... 25

sumário Capítulo 1 introdução... 1 Capítulo 2 JurisDiÇÃo, princípios Do processo CiVil E CompEtÊNCia... 25 sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 1 1. Aspectos Iniciais... 1 2. A Palavra Processo e seus Vários Significados... 2 3. O Processo Como Conjunto de Normas que Regula o Exercício da Jurisdição e o Conceito

Leia mais

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Artigo 11 Princípio da Motivação das Decisões Judiciais. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL 1. Princípios fundamentais do processo civil Princípios fundamentais do processo civil são as bases que sustentam essa ciência. 2. Princípios gerais do processo

Leia mais

PROCESSO PENAL. Profª Priscila Souto

PROCESSO PENAL. Profª Priscila Souto PROCESSO PENAL Profª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante e Escritora. @prof.priscila.souto fb.com/prof.priscila.souto

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA - PED

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA - PED Disciplina: Teoria Geral do Processo Civil Professora: Gabriela Cristine Buzzi Período: 3º semestre Ano Letivo: 2017/1 Carga Horária: 72 h/a Turno: Noturno Ementa: Considerações Gerais. Acesso à justiça

Leia mais

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL 1.1. Conflito de interesses 1.2. Métodos de resolução de conflitos 1.3. Direito de ação, tutela jurisdicional e arbitragem Capítulo 2 ASPECTOS

Leia mais

RROM Nº (Nº CNJ: ) 2016/CÍVEL

RROM Nº (Nº CNJ: ) 2016/CÍVEL RECURSO INOMINADO. DESCONSTITUIÇÃO DA SENTENÇA DE OFÍCIO. AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO. TRANSCRIÇÃO INTEGRAL DA SENTENÇA DE OUTRO MAGISTRADO. Ao transcrever na íntegra e exclusivamente como razões de decidir

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

O juiz e os auxiliares da justiça

O juiz e os auxiliares da justiça O juiz e os auxiliares da justiça Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Introdução Art. 139. O juiz dirigirá o processo [...] Juiz é diferente de juízo. O juiz decide o pedido, aplicando a lei

Leia mais

Dircurso Prático e Discurso Jurídico

Dircurso Prático e Discurso Jurídico Dircurso Prático e Discurso Jurídico FMP FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO DISCURSO PRÁTICO E DISCURSO JURÍDICO INTRODUÇÃO A NECESSIDADE DO DIREITO, diante das limitações

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES

JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES Sequência da Jurisprudência Teleológica, de Jhering: Direito vinculado a um determinado fim desejado pela sociedade. Decisões judiciais: objetivam satisfazer as necessidades

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO º Delimitação do tema º Desenvolvimento da obra º Nomenclatura adotada: motivação x fundamentação...

SUMÁRIO INTRODUÇÃO º Delimitação do tema º Desenvolvimento da obra º Nomenclatura adotada: motivação x fundamentação... INTRODUÇÃO...29 1º Delimitação do tema... 32 2º Desenvolvimento da obra... 33 3º Nomenclatura adotada: motivação x fundamentação... 34 Capítulo I ESTADO DE DIREITO, SEGURANÇA JURÍDICA E PROCESSO...35 1.

Leia mais

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Procurador Federal Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo Coordenador Nacional de Direito Processual

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

Garantias Processuais nos Recursos Criminais

Garantias Processuais nos Recursos Criminais ROGERIO SCHIETTI MACHADO CRUZ Garantias Processuais nos Recursos Criminais 2ªEdição SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 2012 by Editora Atlas SA 1.ed. 2002; 2.ed. 2013 Capa: Leandro Rizzo Composição: Formato

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO E O ESTADO DE DIREITO. CONCEITO DE PROCESSO

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO E O ESTADO DE DIREITO. CONCEITO DE PROCESSO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ ESMEC ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL MÓDULO: PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO Profa. Ms. Ana Paula Lima de Melo EMENTA: PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios diretores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios diretores CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios Diretores. Segundo Pontes de Miranda os princípios formam as bases das

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Sentença Parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 489, 1º, II. empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso; - Os conceitos

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL PENAL III 106 Período Turma (s) 7º. Período A; B; D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Teoria Geral da Prova no Processo Civil Daniel Nobre Morelli INTRODUÇÃO Podemos considerar prova como o meio pelo qual se procura demonstrar que certos fatos, expostos no processo,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

Leia mais

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21 Prefácio... 15 Apresentação... 17 Capítulo I Introdução... 21 Capítulo II Premissa teórica: Neoconstitucionalismo... 27 2.1. Introdução... 27 2.2. Neoconstitucionalismo(s)... 28 2.3. Parâmetros metodológicos

Leia mais

UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL. CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução

UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL. CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução conceitual 1.1 Sociedade, Estado e Direito 1.2 Formas históricas

Leia mais

Sumário. Prefácio Flávio Luiz Yarshell. Apresentação Eduardo Talamini

Sumário. Prefácio Flávio Luiz Yarshell. Apresentação Eduardo Talamini Sumário Prefácio... 19 Flávio Luiz Yarshell Apresentação... 23 Eduardo Talamini Introdução 1º Delimitação do tema... 28 2º Desenvolvimento da obra... 29 3º Nomenclatura adotada: motivação x fundamentação...

Leia mais

3. PROCESSO 3.1. Processo: a) processo e procedimento;

3. PROCESSO 3.1. Processo: a) processo e procedimento; 1 FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PROGRAMA PARA O CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR CLASSE A DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2017 1. JURISDIÇÃO

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL PENAL III 106 Período Turma (s) 7º. Período A; B; D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS PREFÁCIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO... 21

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS PREFÁCIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO... 21 LISTA DE ABREVIATURAS... 15 PREFÁCIO... 17 APRESENTAÇÃO... 19 INTRODUÇÃO... 21 PARTE 1 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA A TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS CAPÍTULO 1 AS BASES DA TEORIA DOS PRECEDENTES: AS TRADIÇÕES

Leia mais

STJ Paulo Issamu N agao

STJ Paulo Issamu N agao STJ00096240 Paulo Issamu N agao É Juiz de direito titular em São Paulo Mestre e Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - Universidade de São Paulo DO CONTROLE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 4ª Câmara de Direito Criminal

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 4ª Câmara de Direito Criminal Correição Parcial nº 2194554-13.2014.8.26.0000 Origem: DIPO 4/Barra Funda Corrigente: MINISTÉRIO PÚBLICO Corrigido: MM. Juiz de Direito do Departamento de Inquéritos Policiais da Capital DIPO 4 Voto nº

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 831.699 DISTRITO FEDERAL RELATORA RECTE.(S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :EDVALDO BORGES DE ARAÚJO ADV.(A/S) :ANTONIO DANIEL CUNHA RODRIGUES DE SOUZA E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :CELIO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1. PREFÁCIO... XVII NOTAS À 3 a EDIÇÃO... XXIII NOTAS À 2 a EDIÇÃO...,... XXV INTRODUÇÃO... XXIX VII

SUMÁRIO CAPÍTULO 1. PREFÁCIO... XVII NOTAS À 3 a EDIÇÃO... XXIII NOTAS À 2 a EDIÇÃO...,... XXV INTRODUÇÃO... XXIX VII SUMÁRIO PREFÁCIO... XVII NOTAS À 3 a EDIÇÃO... XXIII NOTAS À 2 a EDIÇÃO...,... XXV INTRODUÇÃO... XXIX CAPÍTULO 1 CONHECIMENTO, VERDADE E DIREITO 1.1 A questão do conhecimento... 1 1.1.1 Conhecimento e

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - A primeira indagação a ser feita para que se determine a competência do órgão julgador, diz respeito à natureza do crime objeto de investigação,

Leia mais

Estudo teórico do direito e dos elementos estruturais do direito processual civil e penal.

Estudo teórico do direito e dos elementos estruturais do direito processual civil e penal. 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Wellington José Tristão 1.2 DEPARTAMENTO: Disciplinas de Formação Fundamental 1.3 DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito e do Processo 1.4 SÉRIE: 1º TURMAS: A e B TURNOS:

Leia mais

TRT/RN-português FCC. Profs. Júnia Andrade

TRT/RN-português FCC. Profs. Júnia Andrade TRT/RN-português FCC Profs. Júnia Andrade Agenda Aula 0 Conteúdo Programático Dicas de interpretação, de noções de hermenêutica e redação das decisões judiciais 1. Interpretação/intelecção de textos teoria

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO: CÂMARA ramos da ciência jurídica que estuda e regulamente o exercício, pelo Estado, da função jurisdicional.

CONCEITO DE PROCESSO: CÂMARA ramos da ciência jurídica que estuda e regulamente o exercício, pelo Estado, da função jurisdicional. CONCEITO DE PROCESSO: CÂMARA ramos da ciência jurídica que estuda e regulamente o exercício, pelo Estado, da função jurisdicional. Conjunto de princípios e normas que visam regular a função jurisdicional.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: UNID. ACAD. ESP/LETRAS-HUMANAS-SOCIAIS Curso: Direito Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Carga horária semestral: 64H/AULA. Teórica: 43hs.. Prática:

Leia mais

HANS KELSEN ( )

HANS KELSEN ( ) HANS KELSEN (1881-1973) TEORIA PURA DO DIREITO Contextualização: O Movimento para o Direito Livre estava em plena ascensão na Alemanha e parecia que o formalismo jurídico havia sido superado. A diversidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. A Norma Processual e suas Características... 002 II. Jurisdição, Ação e Competência... 005 III. Processo... 024 IV. Formação, Suspensão e Extinção do processo... 025 V. Sujeitos

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Razões Finais / Decisões Judiciais / Sentença Coisa Julgada Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em

Leia mais

Das Normas Fundamentais do Processo Civil

Das Normas Fundamentais do Processo Civil Das Normas Fundamentais do Processo Civil UMA ANÁLISE LUSO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 2015 Artur César de Souza \11X ALMEDINA DAS NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL UMA ANÁLISE LUSO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Código: DIR-369c Pré-requisito: Direito Processual Civil I

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E.S.A.B. ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Filosofia 11º Ano Duração: 135m Ano letivo: 2015/2016 Matriz da Prova de Avaliação Sumativa Interna na Modalidade de Frequência não Presencial

Leia mais

PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS

PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS 1. Estrutura judiciária - Tribunais Judiciais (1) Supremo Tribunal de Justiça (com

Leia mais

O processo penal é um instrumento de. determinado fato histórico...

O processo penal é um instrumento de. determinado fato histórico... TEORIA GERAL DA PROVA NO PROCESSO PENAL O processo penal é um instrumento de retrospecção, de reconstrução aproximativa de um determinado fato histórico... as provas são os meios através dos quais se fará

Leia mais

Curso de SENTENÇA PENAL

Curso de SENTENÇA PENAL Fabrício Castagna Lunardi Luiz Otávio Rezende Curso de SENTENÇA PENAL Técnica Prática Desenvolvimento de habilidades 3ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 Capítulo II ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ECLI:PT:STJ:2010: PBBRR.S2.FD

ECLI:PT:STJ:2010: PBBRR.S2.FD ECLI:PT:STJ:2010:586.05.3PBBRR.S2.FD http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:stj:2010:586.05.3pbbrr.s2.fd Relator Nº do Documento Oliveira Mendes Apenso Data do Acordão 23/11/2010 Data de decisão

Leia mais

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23 SUMÁRIO 1 DIREITO, LIDE E PROCESSO... 1 1.1. Direito, convivência social e conflito... 1 1.2. Conflito de interesses e o conceito de lide... 3 1.3. Direito, conflito, lide e processo... 5 2 FORMAS DE SOLUÇÃO

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular:HERMENÊUTICA E LÓGICA JURÍDICA Código: DIR 164 CH Total: 60h Pré-requisito: Metodologia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho (Extensão EE Sebastião de Oliveira Rocha) Código: 091.07 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL I. Código 075 Curso Graduação. Período 3º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL I. Código 075 Curso Graduação. Período 3º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL I Código 075 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 48 horas-aula relógio 58 horas-aula

Leia mais

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia Direito Processual do Trabalho Professor Raphael Maia 2.1 Funções dos Princípios no Processo do Trabalho: a) Função informadora: a) Tem por objetivo é orientar o legislador b) Função Interpretativa: a)

Leia mais

LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA

LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA RENÉ DESCATES (1596-1650) HANS KELSEN (1881-1973) Kelsen pregava uma objetividade ao ordenamento jurídico, a tal ponto que o juiz, ao prolatar uma sentença, por exemplo,

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR HAMILTON ELLIOT AKEL, CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO JOÃO BIAZZO FILHO, OAB/SP 140.971, ALEXANDRE SOARES DA

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Edson Mendonça Junqueira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Público e Estágio Profissional 1.3 DISCIPLINA: PRÁTICA JURIDICA II - PENAL 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

PROVAS NO PROCESSO CIVIL

PROVAS NO PROCESSO CIVIL PROVAS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DA PROVA... 4 O que precisa ser provado...4 Destinatário e dever de realização da prova...4 Ônus da Prova...6 Sistemas de avaliação

Leia mais

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013 OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL S Plano de apresentação S I. INTRODUÇÃO S II. RECURSO ORDINÁRIO DE INCONSTITUCIONALIDADE S III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO S IV. REGIME COMPARADO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Meios de solução dos conflitos

Leia mais

TEORIA GERAL DA PROVA II

TEORIA GERAL DA PROVA II TEORIA GERAL DA PROVA II MEIOS DE PROVA E SUA ADMISSIBILIDADE - MEIO DE PROVA: é tudo quanto possa servir, direta ou indiretamente, à comprovação da verdade que se procura no processo. - CPP prevê: exame

Leia mais

A norma jurídica da motivação das decisões judiciais

A norma jurídica da motivação das decisões judiciais A norma jurídica da motivação das decisões judiciais Silvio Luís de Camargo Saíki 1 Sumário: 1. Introdução - 2. Princípios constitucionais processuais - 3. Princípio da motivação / dever de motivar as

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BENEDITO MAMÉDIO TORRES MARTINS CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO PERÍODO SEMESTRE 72 H 4 H DPC I

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BENEDITO MAMÉDIO TORRES MARTINS CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO PERÍODO SEMESTRE 72 H 4 H DPC I CURSO: DIREITO AUTORIZAÇÃO 3355 PORT. MEC, D.O.U. 05/12/2002 DADOS SOBRE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: DIR-369 c NOME: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BENEDITO MAMÉDIO TORRES MARTINS CH SEMESTRAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II. Código 082 Curso Graduação. Período 4º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II. Código 082 Curso Graduação. Período 4º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II Código 082 Curso Graduação Período 4º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 48 horas-relógio 58 horas-aula

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

EFETIVIDADE DO PROCESSO E TÉCNICA PROCESSUAL

EFETIVIDADE DO PROCESSO E TÉCNICA PROCESSUAL STJ00064535 JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS BEDAQUE Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre, doutor e livre docente pela Universidade de São Paulo, onde é Professor Titular. Professor

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA O REGIME DO ART. 163º Nº 2 CPP É ADEQUADO ÀS PERÍCIAS MÉDICO-LEGAIS?

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA O REGIME DO ART. 163º Nº 2 CPP É ADEQUADO ÀS PERÍCIAS MÉDICO-LEGAIS? UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA O REGIME DO ART. 163º Nº 2 CPP É ADEQUADO ÀS PERÍCIAS MÉDICO-LEGAIS? (O CASO PARTICULAR DA RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA) Tese apresentada à Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco PRECEDENTES NO CPC 2015 João Eberhardt Francisco TEMOS UM SISTEMA DE PRECEDENTES NO CPC 2015? Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente (art. 926 do CPC)

Leia mais

Acórdão nº 01/CC/2011. I Relatório

Acórdão nº 01/CC/2011. I Relatório Acórdão nº 01/CC/2011 de 01 de Abril Processo nº 4/CC/2010 Acórdão os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório O Procurador Geral da República, usando da faculdade que lhe é conferida

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Garcia-Novo CPC e Processo do

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO I. Constituição Federal... 002 II. Dos Direitos e Garantias Fundamentais... 009 III. Da Organização Político-Administrativa... 053 IV. Organização dos

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROGRAMA

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROGRAMA ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PRÁTICA PROCESSUAL PENAL PROGRAMA I DO INÍCIO DO PROCESSO (o crime e sua natureza) 1 - Crimes públicos, semi-públicos e particulares; 1.1 - Queixa,

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Nulidades Prof. Gisela Esposel - O ato nulo é aquele que existe mas de maneira imperfeita, defeituosa, pois praticado com violação à forma prescrita em lei - Como consequência

Leia mais

O EMBATE ENTRE PROVA EMPRESTADA E CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE CONFORME O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

O EMBATE ENTRE PROVA EMPRESTADA E CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE CONFORME O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O EMBATE ENTRE PROVA EMPRESTADA E CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE CONFORME O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lais Zumach Lemos Pereira INTRODUÇÃO Denomina-se prova emprestada aquela que, produzida em um processo,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 PROPEDÊUTICA PROCESSUAL

SUMÁRIO. Capítulo 1 PROPEDÊUTICA PROCESSUAL SUMÁRIO Capítulo 1 PROPEDÊUTICA PROCESSUAL Análise de conceitos processuais básicos: necessidade, bem, utilidade, interesse, conflito de interesses, pretensão, resistência e lide... 1 Formas de resolução

Leia mais

Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99. Preâmbulo

Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99. Preâmbulo Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99 Preâmbulo Na elaboração preliminar deste Estatuto colaboraram Juízes de diversos países do mundo. O presente Estatuto é o resultado do seu trabalho e teve o consenso

Leia mais

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior O Novo Processo Civil Brasileiro Alexandre Câmara Manual de Direito Processual Civil Daniel

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

Eng o /Adv Francisco Maia Neto Adv Mauro Cunha Azevedo Neto

Eng o /Adv Francisco Maia Neto Adv Mauro Cunha Azevedo Neto Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo Capacitação em arbitragem para peritos Eng o /Adv Francisco Maia Neto Adv Mauro Cunha Azevedo Neto O instituto da Arbitragem

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE AULA 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Penal

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES Juliana Provedel Cardoso 1 PALAVRAS-CHAVE: Processo Civil.

Leia mais

Resultado final dos julgamentos dos recursos do EXIN SESSÃO DE JULGAMENTO 18/05/ ª. Série

Resultado final dos julgamentos dos recursos do EXIN SESSÃO DE JULGAMENTO 18/05/ ª. Série 3ª. Série QUESTÃO RECORRIDA ALTERNATIVA DO GABARITO PRELIMINAR DISCIPLINA 15 B DIREITO CONSTITUCIONAL II 16 E TEORIA GERAL DO PROCESSO RESULTADO FUNDAMENTAÇÃO (desnecessária quando o resultado for anulada

Leia mais

CAPÍTULO 1 DIREITO MARÍTIMO E PROCESSO CIVIL UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

CAPÍTULO 1 DIREITO MARÍTIMO E PROCESSO CIVIL UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PREFÁCIO CAPÍTULO 1 DIREITO MARÍTIMO E PROCESSO CIVIL UM DIÁLOGO NECESSÁRIO É clássica a afirmação de que o Estado, no exercício do seu poder soberano, exerce três funções: legislativa, administrativa

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Princípios Probatórios

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Princípios Probatórios DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Princípios Probatórios Prof ª. Eliane Conde Provas no Processo do Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICAS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

Leia mais