A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 RESUMO"

Transcrição

1 A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 Jéssica Gonçalves da Silva 1 Aline Aparecida Neiva dos Reis 2 Jôsy Roquete Franco 3 Daniela de Stefani Marquez 4 RESUMO O diabetes mellitus tipo 2 tem sido um agravante risco na vida dos indivíduos, isto porquê grande parte da população é considerada sedentária, com hábitos alimentares irregulares e que aliados a genética, idade e excesso de peso contribuem ainda mais para o surgimento da doença. Na deficiência da produção e utilização da insulina, a glicemia se eleva e no decorrer dos anos podem surgir às complicações do diabetes, portanto, evidencia-se a importância do bom controle glicêmico para evitar tais complicações. Este trabalho traz como problema, as consequências da alimentação inadequada sobre o controle glicêmico. O resultado obtido destaca-se que a alimentação irregular é um fator contribuinte para o aumento da taxa glicêmica, ocasionando os problemas micro e macrovasculares da doença. Confirma-se que a educação nutricional e hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para a manutenção da glicemia em níveis adequados, contribuindo assim para a redução das complicações do diabetes, evitando a morbimortalidade, o que garante uma melhor qualidade de vida do paciente. O proposto trabalho, visa descrever a influência da educação nutricional no controle do diabetes mellitus tipo 2 abordando o nutricionista como profissional responsável para informar e zelar pela saúde do paciente em todas as questões que se referem à alimentação, com o intuito de obter um tratamento eficiente e satisfatório. Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2. Insulina. Controle glicêmico. Educação Nutricional. Nutricionista. 1 Aluna do 8período do curso de Nutrição da Faculdade Atenas. 2 Coordenadora Pedagógica da Faculdade Atenas. 3 Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Atenas. 4 Coordenadora do Setor de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Atenas.

2 1 INTRODUÇÃO O Diabetes mellitus tipo 2 conhecido anteriormente como diabetes do adulto ou não insulino-dependente é o tipo mais frequente de diabetes. Sendo que a doença pode acometer a pessoa em qualquer faixa etária, até mesmo na infância, nessa classificação de diabetes, as células do corpo não conseguem utilizar a insulina de forma adequada, sendo que o pâncreas não é capaz de sintetizar quantidades de insulina em níveis suficientes para suprir as necessidades do organismo, por esse motivo há uma elevação dos níveis de glicose no sangue e as células ficam privadas de energia. Com o passar do tempo, se a glicemia não se mantiver em níveis adequados podem surgir diversas complicações, pois o excesso de glicose na corrente sanguínea danificam o sistema nervoso e os vasos sanguíneos, consequentemente ocorrem complicações cardiovasculares, neuropatia, nefropatia, amputações, maior susceptibilidade a infecções e retinopatia (MACHADO et al., 2006) No dizer de Mahan e Escott-Stump (2005) o tratamento do diabetes inclui, atividade física, terapia nutricional (T.N.), monitoramento da glicose sanguínea, medicações e educação de autotratamento. Um fator importante no tratamento é proporcionar aos pacientes condições necessárias para garantir o controle eficiente da glicemia, pressão sanguínea, lipidemia e prevenir, retardar ou interromper as complicações micro e macrovasculares do diabetes, ao mesmo tempo em que minimiza a hipoglicemia e ganho excessivo de peso. Este trabalho tem a finalidade de descrever o diabetes mellitus tipo 2, abordando a sua etiologia, consequências e fisiopatologia, enfatizando a importância da alimentação e Educação Nutricional no tratamento da doença, demonstrando o papel do nutricionista no auxílio do controle e manutenção da glicemia, proporcionando ao paciente bem-estar e qualidade de vida.

3 2 FISIOPATOLOGIA, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E FISIOPATOLOGIA DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 O diabetes mellitus tipo 2, que também pode ser denominado como diabetes mellitus não insulino-dependente é caracterizado pela diminuição da sensibilidade à insulina, ou seja, quando o organismo cria resistência à ação da insulina ou pela redução da secreção da mesma que é estimulada pela glicose. (HANSEL; DINTZIS, 2007) Os fatores genéticos são de grande influência e o início é acelerado pela obesidade e por sedentarismo, sendo que o pâncreas produz insulina, porém em quantidades mínimas, ou seja, de forma insuficiente. Os fatores que desencadeiam o desenvolvimento da doença são alterações na secreção de insulina, produção hepática de glicose inadequada e redução da sensibilidade do receptor periférico de insulina. (LIPPINCOTT; WILLIAMS & WILKINS, 2005) A insulina é um hormônio secretado pelas células beta do pâncreas, cuja função é exercer ação para reduzir os níveis de glicose no sangue. As ações da insulina são: contribuir para captação da glicose pelas células-alvo e garantir o armazenamento da glicose sobre a forma de glicogênio, evitar a degradação do glicogênio e lipídeos, aumentar a síntese de proteínas, inibindo a gliconeogênese. (PORTH; MATFIN, 2010) São fatores relacionados ao diabetes mellitus tipo 2: indivíduos que apresentam peso elevado e sedentarismo, com histórico familiar de diabetes; sendo os principais fatores de risco que podem causar a doença: a genética, obesidade e idade. (ESCOTT-STUMP, 2007) No geral, o diabetes mellitus 2 ocorre devido a uma combinação de resistência a insulina e falha das células beta pancreáticas, mas a forma pela qual estes fatores levam ao desenvolvimento da doença não é clara. (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005) As taxas de insulina endógenas podem ser normais, elevadas ou diminuídas, mas são insuficientes para superar a resistência à insulina, como consequência, há elevação da glicose na corrente sanguínea, gerando o quadro de hiperglicemia. A resistência à insulina é inicialmente demonstrada em tecidos-alvo, geralmente no fígado e no músculo.

4 Primeiramente, há uma elevação na secreção de insulina, que irão manter os níveis de glicose adequados no sangue, no decorrer da doença, a produção da insulina reduz gradualmente. A hiperglicemia ocorre primeiramente após a realização de alguma refeição, denominada pósprandial, originada pela resistência à ação da insulina no nível celular, em consequência disso, a glicose em jejum também se eleva. Quando se reduz, a produção de glicose hepática se eleva, ocasionando uma elevação da glicemia pré-prandial, ou seja, em jejum. (MAHAN, ESCOTT-STUMP, 2005) A resistência à insulina, também ocorre no nível de adipócito, causando a lipólise e aumentando a taxa de ácidos graxos circulantes. O aumento desses ácidos graxos contribuirá para a redução adicional na sensibilidade à ação da insulina no nível celular, complicam a secreção pancreática da insulina e elevam a produção da glicose hepática, denominada lipotoxidade. (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005) A dosagem da glicemia é feita para diagnosticar o diabetes ou para o controle de forma eficiente da glicose no sangue. Os exames compreendem: GPJ (Glicose Plasmática em Jejum), a glicose plasmática casual e o teste de tolerância à glicose. Também são realizados alguns testes de glicose capilar, este para pacientes já diagnosticados com diabetes. A hemoglobina glicosilada refere-se a uma medida de controle da glicemia ao decorrer do tempo. (PORTH; MATFIN, 2010) O aumento crônico da glicose sanguínea é o maior fator que resultará nas complicações do diabetes, sendo elas a retinopatia, neuropatia e nefropatia onde estas afetarão os pequenos vasos que são chamados de complicações microvasculares. (HANSEL; DINTZIS, 2007) A glicemia elevada afeta os vasos sanguíneos de ambos os calibres por promover a evolução da aterosclerose. As doenças cardiovasculares ateroscleróticas e o acidente vascular cerebral isquêmico são os principais fatores que levam o diabético adulto a óbito. (HANSEL, 2007)

5 A vasculopatia periférica é muito frequente nesses indivíduos, tendo como consequências úlceras distais e gangrenas, ocasionando 40% de amputações não traumáticas de membros nos Estados Unidos. (HANSEL; DINTZIS, 2007) A doença dos vasos menores originadas pela aterosclerose hialina, espessamento da membrana basal capilar e elevação da agregação das plaquetas ocasiona retinopatia e insuficiência renal. (HANSEL; DINTZIS, 2007) A neuropatia diabética são lesões que acometem os rins de portadores diabéticos; os glomérulos, geralmente são os componentes renais mais afetados, dentre as alterações glomerulares, estão o espessamento da membrana basal capilar, esclerose glomerular difusa e glomeruloesclerose nodular. A glomeruloesclerose nodular acarreta o surgimento de lesões nodulares nos capilares glomerulares renais, ocasionando o comprometimento do fluxo sanguíneo, diminuindo a função renal levando a falência do mesmo. As alterações na membrana basal capilar leva ao espessamento da membrana basal glomerular (PORTH; MATFIN, 2010) Não são todos os diabéticos que desenvolverão a nefropatia clinicamente significativa; por esse motivo, exige-se muita atenção para os fatores de risco que poderão levar ao desenvolvimento dessa complicação. Os fatores de risco compreendem: predisposição genética e familiar, aumento da pressão arterial, mau controle glicêmico, tabagismo, hiperlipidemia a microalbuminúria (PORTH; MATFIN, 2010). No começo da doença, o rim aumenta de tamanho, ocorre a hipertrofia dos néfrons e hiperfiltração, levando a um maior trabalho renal para reabsorver as quantidades maciças de glicose. Um dos principais fatores que indicam a nefropatia consiste no aumento da excreção de albumina na urina, que é facilmente observada em exames laboratoriais. Quando há perda de proteínas na urina entre 30 e 300 mg/dia, denomina-se um quadro de microalbuminúria. A hipertensão complica ainda mais, aumentando as chances de desencadeamento da nefropatia diabética, sendo a redução dos níveis pressóricos um fator que contribui para menores chances de desenvolver a doença renal crônica. (PORTH; MATFIN, 2010)

6 Para prevenir o surgimento da nefropatia diabética devem ser adotadas metidas ( medidas) como manter o controle glicêmico, manutenção da pressão arterial abaixo de 130/80 mm Hg ou inferior a 125/75 mm Hg quando houver presença de proteinúria significativa, prevenir ou diminuir os níveis de proteinúria, utilizando inibidores da enzima conversora de angiotensina, pode haver necessidade de restrição ao consumo de proteínas, tratar a hiperlipidemia e abandonar o cigarro em casos de fumantes, pois o tabagismo eleva as chances do indivíduo evoluir para insuficiência renal crônica em portadores ou não do diabetes. As chances do diabético tipo 2 que fuma em relação ao não fumante é de desenvolver a doença renal crônica duas vezes mais rápida do que o diabético não fumante. (PORTH; MATFIN, 2010) A retinopatia diabética leva à cegueira em grande parte de portadores diabéticos, e a prevalência da mesma está ligada à gravidade e à duração dos níveis elevados de glicose sanguínea (HANSEL; DINTZIS, 2007). Após 20 anos do desenvolvimento do diabetes, 60% dos diabéticos tipo 2 irão apresentar algum grau de retinopatia. Dentre os fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento da retinopatia estão: controle ineficaz da glicose sanguínea, hipertensão e hiperlipidemia, estudos revelam que o controle adequado da glicemia reduz a probabilidade de desenvolver os problemas oculares. (PORTH; MATFIN, 2010) A neuropatia diabética é uma complicação frequente do diabético e afeta inicialmente o sistema nervoso sensorial autônomo e periférico, primariamente a neuropatia periférica causa dor e sensações estranhas nas extremidades distais. Posteriormente, ocasiona perda do tato, sensação de dor e propriocepção. A falta de percepção na extremidade distal faz com que os portadores não sintam estímulos lesivos no pé e tornozelo, onde desencadeará o surgimento de úlceras. A perda da função autônoma leva à hipotensão postural, disfunção erétil, diarreia e bexiga hipotônica. (HANSEL; DINTZIS, 2007) O diabetes mellitus é um grande fator de risco para o desenvolvimento das coronariopatias, doença vascular cerebral e doença vascular periférica. A prevalência do desenvolvimento de qualquer uma dessas complicações é de duas a quatro vezes maiores em

7 pessoas diabéticas. O índice de indivíduos diabéticos tipo 2 morrer devido a uma complicação macrovascular corresponde de 50 a 70% dos casos. (PORTH; MATFIN, 2010) Na maioria das vezes os diabéticos apresentam vários fatores de risco para o desenvolvimento das complicações macrovasculares, como: excesso de peso, hipertensão, hiperglicemia, hiperinsulinemia, hiperliperlipidemia, alteração da função plaquetária, disfunção endotelial, elevação dos níveis de fibrinogênio e inflamação sistêmica. (PORTH; MATFIN, 2010) Para reduzir as chances do desenvolvimento das complicações macrovasculares deve ser evitado o tabagismo, controle da pressão arterial, redução dos lipídeos séricos, manutenção dos níveis de glicose adequados e utilização de agentes antiplaquetários, como a aspirina ou clopidrogel, se não houver contraindicações. (PORTH; MATFIN, 2010) É cediço que alguns pacientes necessitam da administração de insulina exógena, aumentando assim as chances do desenvolvimento da hipoglicemia, que é quando o paciente apresenta os valores de glicose plasmática inferior a 60 mg/dl, episódios repetidos de hipoglicemia grave, que geralmente ocorre quando o diabetes já foi diagnosticado a um longo tempo e neuropatia autonômica são fatores contribuintes para o quadro de hipoglicemia assintomática grave. Quando se tem um controle adequado da glicose, os sintomas relacionados à hipoglicemia tornam-se sintomáticos. (LOPES et al., 2009) A hipoglicemia pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Quando o paciente sozinho consegue resolver os sintomas através da alimentação, é uma hipoglicemia leve. Se o paciente necessita da ajuda de outro indivíduo, porém não apresenta perda da consciência, e para solucionar os sintomas da glicose baixa são administrados carboidratos por via oral é uma hipoglicemia de grau moderado. A partir do momento em que este paciente tenha perda da consciência, é diagnosticada hipoglicemia de grave intensidade. (LOPES et al., 2009) Deve haver um controle rigoroso a fim de evitar quadros hipoglicêmicos, pois se o paciente ingerir grandes quantidades de carboidratos haverá aumento descompensado da

8 glicose sanguínea. Se a glicemia estiver entre 40 e 60 mg/dl, devem ser administrados carboidratos complexos, se a glicemia for inferior a 40 mg/dl, deve ser utilizado o açúcar simples. A glicemia deve ser monitorada de 15 em 15 minutos e o tratamento da mesma deve ser feito de acordo com a taxa de glicose no sangue, até que a glicemia seja normalizada. Quando o diabético apresentar hipoglicemia grave pode ser necessária a aplicação do glucagon por via intramuscular e encaminhar o paciente ao hospital para a aplicação do soro glicosado se preciso. (LOPES et al., 2009) Para obter-se sucesso em relação ao tratamento do diabetes, é necessário atentar-se ao padrão de vida do paciente, atendendo todas as necessidades do mesmo para gerar satisfação e fidelidade ao tratamento. Deve ser feita alterações no estilo de vida, planejamento das medicações, refeições, instruções a respeito da monitorização da glicemia, educação nutricional, ensinar a identificar e tratar a hipoglicemia. É de fundamental importância que o paciente entenda e aceite as modificações propostas pela equipe multidisciplinar de saúde em relação ao plano estabelecido, é necessário que o próprio paciente se interaja com o grupo na solução dos problemas para o sucesso do tratamento. Em cada nova consulta é preciso reavaliar os planos propostos e se os mesmos estão sendo cumpridos pelo paciente, como o mesmo está progredindo para um melhor controle glicêmico a fim de mantê-lo o mais próximo do normal possível. Se os objetivos não estiverem sendo alcançados é importante identificar o motivo e alterar o plano dependendo da situação. Nas consultas médicas deve atentar-se para os sinais e sintomas que poderão indicar o início das principais complicações da doença. Na consulta nutricional, deve avaliar o estado antropométrico, nutricional, ajustando a dieta assim que necessário, sendo interessante a prescrição de atividade física pelo profissional da área. Anualmente, o paciente deverá realizar exame oftalmológico completo, avaliação dos fatores de risco cardiovascular e, exame urinário, com atenção a perda de

9 albumina na urina, os pés também devem ser avaliados cuidadosamente por um podólogo. (RUSSEL, 2005) Têm se estudado a respeito do transplante para o tratamento do diabetes mellitus, há o transplante de ilhotas e o transplante do pâncreas, que pode ser feito juntamente com o transplante renal. (LOPES et al., 2009) O transplante de ilhotas é feito através da doação, onde passa por processo de digestão e separação das ilhotas. Estas serão injetadas na veia porta e se incorporam nos sinusoides hepáticos, e passarão a produzir insulina. Para a realização do transplante deve ser avaliado a relação entre o risco e o benefício, pois a imunossupressão é necessária, o transplante de ilhotas tem efeito na estabilização da glicose sanguínea e prevenção de quadros hipoglicêmicos graves (LOPES et al., 2009). O transplante de pâncreas total, são realizados na maioria das vezes em pacientes com a idade inferior a 60 anos, com diabetes tipo 1, embora em alguns casos o transplante é realizado em diabéticos tipo 2, pacientes de baixo risco cardiovascular, ausência de macroangiopatia diabética associada a amputações, insuficiência renal crônica em fase terminal e com progressão das complicações da doença, onde a glicemia não consegue se normalizar. (LOPES et al., 2009) A rejeição compreende a principal causa de perda do enxerto, em razão de dificuldades em sua detecção precoce. A frequência de rejeição é de 10 a 40% dos casos. (LOPES et al., 2009) 3 DIETOTERAPIA E PRINCIPAIS NUTRIENTES RELACIONADOS AO DIABETES MELLITUS 2. Segundo Cuppari (2005) os principais objetivos da Dietoterapia no diabetes mellitus tipo 2 são os de manter em níveis adequados a glicose sanguínea, os níveis

10 pressóricos e de lipídeos séricos. Sendo que as dietas de baixa caloria e a redução de peso contribuem com a melhoria do controle metabólico em longo prazo. É importante ressaltar que as dietas muito restritas em calorias não são efetivas na manutenção de perda de peso. É fator primordial na intervenção nutricional, manter a glicemia em níveis mais próximos do normal. A redução de peso é um objetivo muito importante no caso de pacientes com diabetes mellitus tipo 2, pois aumenta o número de receptores de insulina e melhora as anormalidades pós-receptor, o que garante aumento da sensibilidade tecidual à insulina, bem como a tolerância à glicose. A perda de peso contribui com a redução da glicemia, pressão arterial e dislipidemia. (SAMPAIO; SABRY, 2007) São diversas as estratégias que podem ser implementadas, é recomendável uma restrição de 250 a 500 kcal no plano dietético do paciente, sendo necessária uma dieta com todos os nutrientes necessários para um bom estado metabólico do mesmo, é aconselhável reduzir a gordura total, principalmente a saturada, agregando-se a um acompanhamento na atividade física. A dieta hipocalórica está relacionada a um melhor controle da glicemia por aumentar a sensibilidade à insulina. A perda de peso moderada (5 a 9 Kg) tem se evidenciado significante para a redução da hiperglicemia, pressão arterial e dislipidemia. (CUPPARI, 2005) Fracionar a dieta é outra estratégia que pode ser acrescentada, sendo importante incentivar a prática de atividade física acompanhada por um profissional da área e estimular esses pacientes a adquirirem hábitos de vida saudáveis, onde eles terão uma maior consciência sobre a doença, modificando escolhas alimentares, atitudes e melhoria na qualidade de vida. (CUPPARI, 2005) 3.1 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS As recomendações nutricionais indicadas pela Associação Americana de

11 Diabetes (ADA), são baseadas de acordo com a avaliação nutricional do paciente, hábitos alimentares e expectativas em relação ao tratamento. As necessidades nutricionais dos diabéticos são bem semelhantes às propostas para a população em geral. (SAMPAIO; SABRY, 2007) 3.2 PROTEÍNAS A quantidade proteica da dieta dos portadores do diabetes deve ser baseada nas recomendações da Ingestão Dietética Recomendada (DRI) de acordo com a faixa etária, sexo e por quilo de peso desejado/dia, da mesma forma da população em geral. (SAMPAIO; SABRY, 2007) Para indivíduos adultos, normalmente é recomendado 0,8 g/kg/dia, o que corresponde de 10 a 20% do Valor Calórico Total (VCT). A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) indica a ingestão de 0,8 a 1g/kg/dia de acordo com o peso desejado. As proteínas devem ser de origem animal, como: carne, leite e ovos. E de origem vegetal, como: leguminosas. (SAMPAIO; SABRY, 2007) As novas recomendações da ADA evidenciam que a ingestão proteica deve ser inferior a 20 % do VCT, para evitar o desenvolvimento da nefropatia diabética. Relatam ainda, que o consumo de proteínas em 0,8 g/kg de peso/dia garante um maior beneficiamento ao paciente. Na presença de perda de albumina na urina ou nefropatia, é sugerido reduzir a ingestão proteica para menor ou igual 0,8 g/kg de peso/dia. Em casos em que a função renal está mais comprometida é indicado a ingestão de 0,6 g/kg de peso/dia. Porém em pacientes com ingestão inferior a esse valor, foi observado desnutrição, perda da força muscular e aumento da gordura corporal. (SAMPAIO; SABRY, 2007) 3.3 CARBOIDRATOS

12 As recomendações de carboidrato da SBD são de 50 a 60% do VCT da dieta dos diabéticos. Porém, as novas recomendações sugerem uma ingestão de 45 a 65% do VCT, ressaltando que planos dietéticos com grande redução de carboidratos não são indicados para o controle da doença, pois os glicídios são fontes de energia, vitaminas, minerais e fibras. Evidencia ainda que a ingestão dos mesmos não deve ser inferior a 130 g/dia devido ao cérebro e sistema nervoso central necessitarem de glicose como fonte principal de energia. (SAMPAIO; SABRY, 2007) Os carboidratos de baixo índice glicêmico são os mais recomendados para o caso, pois mantém a glicemia em níveis normais, não a elevando de forma rápida, algumas sugestões como substituir o pão branco pelo pão de centeio ou pães integrais, preferir arroz integral ao invés do arroz branco, consumir biscoitos integrais, reduzir o consumo de batatas e aumentar o consumo de feijões ou massas integrais são úteis, pois podem melhorar o controle da glicose na corrente sanguínea. (MACHADO et al., 2006) 3.4 LIPÍDEOS Os lipídeos devem representar menos do que 30% do VCT da dieta, sendo recomendada a ingestão de gordura saturada para menos de 10% do VCT, e do Colesterol inferior a 300 mg/dia. Estas recomendações estão relacionadas ao risco do diabetes em desencadear doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. (SAMPAIO; SABRY, 2007) As gorduras saturadas estão presentes na maioria das vezes nas gorduras de origem animal, sendo encontrada nos laticínios integrais, carne vermelha, pele de aves, gema de ovos e frutos do mar; e em alguns vegetais como: coco, óleo de coco, semente de palma e óleo de semente de palma. A gordura saturada reduz a função das células pancreáticas que secretam a insulina, denominada células beta, diminuindo a sensibilidade à insulina e aumentando a concentração de triglicérides. (MACHADO et al.,2006)

13 A ingestão de gordura trans eleva o risco para doenças cardiovasculares devido à ação dessas gorduras maléficas ao colesterol. Estas gorduras estão em grande maioria nos alimentos industrializados. As gorduras monoinsaturadas são derivadas de fontes vegetais como o abacate, azeite de oliva, azeitonas e nozes. Foi realizada uma pesquisa na Universidade de Kuopoio, Finlândia, onde foi feito uma relação entre ácidos graxos no sangue e o metabolismo da glicose. O resultado foi que as pessoas que receberam dieta com gordura monoinsaturada tiveram uma melhora na glicemia em jejum, sendo que outros estudos mediterrâneos apoiam essa pesquisa, enfatizando que o consumo do azeite de oliva ajuda a reduzir os processos inflamatórios e o risco de doenças cardíacas. (MACHADO et al., 2006) Os ácidos graxos ômega-3 contribuem melhorando os efeitos negativos de resistência à insulina por meio da redução dos níveis pressóricos e das concentrações do tracilglicerol, que prejudicam a função das células beta, o ômega-3 atua com proteção dos vasos sanguíneos, os rins e o coração. As principais fontes de ômega 3 são peixes como: salmão, cavala, arenque, sardinha e atum. (MACHADO et al., 2006) 3.5 FIBRAS As fibras alimentares contribuem de forma positiva no controle do diabetes, pois aumentam a sensibilidade periférica à insulina, melhorando a glicemia, diminuindo os quadros de hiper e hipoglicemia, reduzindo a necessidade de aplicação de insulina exógena ou de agentes hipoglicemiantes, diminuem os níveis séricos de lipídeos, pressão arterial prevenindo contra as doenças coronarianas, auxiliando no controle do peso corpóreo, reduzindo as chances de desenvolvimento do câncer colorretal e promovendo melhor funcionamento do intestino. (SAMPAIO; SABRY, 2007) As fibras estão presentes principalmente nos grãos integrais que ajudam a manter o equilíbrio da glicemia e reduz o colesterol. A American Diabetes Association (ADA) indica a ingestão de 25 a 30 gramas de fibra ao dia para indivíduos adultos, estudos comprovam que a

14 ingestão de fibras superior a 50 gramas/dia pode melhorar o controle da glicose no sangue e reduzir níveis de lipídios em pacientes com diabetes tipo 2. (MACHADO et al., 2006) 3.6 SÓDIO As recomendações em relação ao sódio para indivíduos com DM são iguais a de indivíduos não portadores da doença, ou seja, uma ingestão menor ou igual a 3000 mg/dia, no caso de hipertensos diabéticos, recomenda-se uma ingestão inferior a mg/dia, caso o paciente apresente problemas renais ou cardíacos é necessário uma redução para menor ou igual de mg/dia. (SAMPAIO; SABRY, 2007) 3.7 ALIMENTOS FUNCIONAIS Os alimentos funcionais são substâncias que contêm componentes ativos, que além de suas funções nutricionais básicas, podem exercer efeitos fisiológicos e/ ou metabólicos e/ ou benefícios à saúde. Muitos alimentos funcionais estão sendo investigados, destacando-se a soja, o tomate, os peixes, os óleos de peixe, a linhaça, o alho, a cebola, as frutas cítricas, o chá verde, as uvas, os cereais, os prebióticos e os probióticos, entre outros. (SAMPAIO; SABRY, 2007) A soja é um dos alimentos mais estudados devido aos seus fatores benéficos à saúde. Estudos mostram que as isoflavonas, presentes na soja, auxiliam controlando as doenças crônicas, entre elas o diabetes mellitus, regulando a secreção da insulina, sendo uma fonte para o tratamento principalmente do diabetes do tipo 2. Os outros alimentos também exercem fator positivo no controle do diabetes, dentre estas funções, a ação antioxidante, prevenindo e reduzindo os níveis séricos de lipídeos. Diante disso, torna-se necessário estimular a ingestão de alimentos funcionais, embora se faz

15 necessário mais estudos para assegurar os benefícios da ingestão de tais substâncias. (SAMPAIO; SABRY, 2007) 4 O PAPEL DO NUTRICIONISTA PARA O CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 De acordo com a Lei Federal 8234, de 17/09/1991, que regulamenta a profissão do nutricionista: São atividades privativas do nutricionista a assistência dietoterápica hospitalar e em nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dieta para enfermos. (BRITO, Salete; DREYER, Elisabeth, 2003) O nutricionista exerce o papel de informar sobre a fisiopatologia da doença, de realizar a triagem nutricional, por meio da avaliação do peso do paciente, percentual de gordura e relação cintura/quadril; promovendo informações sobre a nutrição aos portadores da doença, fornecendo orientações para alimentação realizada em restaurantes, conscientizando-o quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. Deve ser orientado a identificar nos rótulos dos alimentos, os produtos lights e diets e diferenciá-los, sendo que produtos lights tem redução parcial de um determinado nutriente, geralmente 25% e os diets não possuem o nutriente em sua composição, podendo ser zero em açúcar, gordura, etc. Segundo Escott-Stump (2007) para o sucesso com o tratamento, toda a equipe da área da saúde deve estar envolvidos, trabalhando em conjunto, onde cada profissional exerça sua função, promovendo melhoria na saúde do paciente. Deve atentar-se aos resultados de exames laboratoriais, observando a presença de qualquer deficiência nutricional que o paciente possa desenvolver, prescrevendo assim o plano dietético individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente, sendo necessária a utilização de abordagens diversas para intervenções nutricionais e controle de comportamento.

16 É preciso considerar a disposição do paciente para a receptibilidade dos objetivos propostos, respeitando o momento certo de agir de forma em que o indivíduo aceite as mudanças necessárias, demonstrando a importância da fidelidade ao tratamento, trabalhando com a educação nutricional com o intuito de melhorar a qualidade de vida do diabético. O acompanhamento com o nutricionista é essencial para o melhor controle glicêmico reduzindo as complicações ocasionadas pela doença, contribuindo com uma melhor qualidade de vida. (ESCOTT-STUMP, 2007) Segundo o artigo publicado, da autoria de Iriguchi, Edna, et al., (2009), foi realizado um trabalho de Educação Nutricional com indivíduos que participavam do Hiperdia, nas Unidades Básicas de Saúde na cidade de Maringá, onde a orientação nutricional foi feita por meio de banners da Pirâmide Alimentar, alimentos recomendados e não recomendados para Diabetes mellitus e Hipertensão e os dez passos para uma vida mais saudável, baseados nas cartilhas publicadas pelo Ministério da Saúde. As palestras foram ministradas entre junho e março de 2009, atendendo um total de 403 pessoas, sendo que houve uma maior participação das mulheres por serem mais cuidadosas com a saúde e receptivas a novas informações. Entre os diversos aspectos da Educação em Diabetes, é necessário destacar a educação nutricional, devido a esta ser de fundamental importância para o controle de doenças crônicas e promover a saúde, por meio da alimentação e nutrição adequada. O principal objetivo da educação nutricional é fazer com que as pessoas adquiram a capacidade de identificar os problemas alimentares-nutricionais diagnosticando assim as causas, visando adquirir soluções para a melhoria destes, sendo promotores de sua própria saúde. A educação nutricional tem como objetivo expandir conhecimentos básicos de nutrição; criar uma postura consciente para a implementação de hábitos alimentares condizentes com um bom estado nutricional; explicando tabus e conceitos errôneos em relação aos alimentos, orientando sobre condutas adequadas de alimentação. A educação nutricional é uma questão de cidadania. Conseguir uma condição satisfatória e

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

TERAPIA E INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABTES MELLITUS TIPO 2

TERAPIA E INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABTES MELLITUS TIPO 2 TERAPIA E INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABTES MELLITUS TIPO 2 Cinara Fonseca Silva 1 Aline Aparecida Neiva dos Reis 2 Valdirene da Silva Elias Esper 3 RESUMO O presente artigo sobre Diabetes Mellitus

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel DIABETES MELLITUS Diabetes mellitus Definição Aumento dos níveis de glicose no sangue, e diminuição da capacidade corpórea em responder à insulina e ou uma diminuição ou ausência de insulina produzida

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 50 /2015 - CESAU Salvador, 23 de março de 2015 Objeto: Parecer. Promotoria de Justiça GESAU / Dispensação de medicamentos. REFERÊNCIA: Promotoria de Justiça de Conceição do Coité/

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS DIABETES MELLITUS Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem atualmente cerca de 171 milhões de indivíduos diabéticos no mundo.

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Uma vida normal com diabetes Obesidade, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores

Leia mais

Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista

Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista Secretaria de Estado da Saúde - SESAU Superintendência de Assistência em Saúde SUAS Diretoria de Atenção Básica - DAB Gerência do Núcleo do Programa Saúde e Nutrição Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL Componente Curriculares Educação Física Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Marins Série/ Ano letivo: 2º ano/ 2014 Data: 26/03/2014 AULA 5.1 Conteúdo: Doenças

Leia mais

Coração Saudável! melhor dele?

Coração Saudável! melhor dele? As doenças cardiovasculares (DCV s) - incluem as doenças coronarianas e o acidente vascular cerebral (AVC) também conhecido como derrame afetam pessoas de todas as idades, até mesmo mulheres e crianças.

Leia mais

Epidemiologia DIABETES MELLITUS

Epidemiologia DIABETES MELLITUS Epidemiologia DIABETES MELLITUS 300 milhões / mundo ( 5,9% população adulta) / Brasil : > 10 milhões Aumento progressivo : Longevidade, Síndrome metabólica Mortalidade anual : 3,8 milhões AVC, IAM... Amputação

Leia mais

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia).

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia). diabetes Quando Acidente a glicemia vascular (glicose cerebral no sangue) (tromboses), sobe, o pâncreas uma das principais O que Quais é a diabetes? as complicações associadas à diabetes? produz causas

Leia mais

Como prescrever o exercício no tratamento do DM. Acad. Mariana Amorim Abdo

Como prescrever o exercício no tratamento do DM. Acad. Mariana Amorim Abdo Como prescrever o exercício no tratamento do DM Acad. Mariana Amorim Abdo Importância do Exercício Físico no DM Contribui para a melhora do estado glicêmico, diminuindo os fatores de risco relacionados

Leia mais

Colesterol O que é Isso? Trabalhamos pela vida

Colesterol O que é Isso? Trabalhamos pela vida Colesterol O que é Isso? X O que é o Colesterol? Colesterol é uma gordura encontrada apenas nos animais Importante para a vida: Estrutura do corpo humano (células) Crescimento Reprodução Produção de vit

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Nutrição e Doenças Crônicas Não Transmissível

Nutrição e Doenças Crônicas Não Transmissível Nutrição e Doenças Crônicas Não Transmissível Nut. Sandra Mari Barbiero barbierosandra@yahoo.com.br Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) São doenças multifatoriais a) Fatores de Risco Não modificáveis:

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança

Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança Projecto Mexa-se em Bragança Organização: Pedro Miguel Queirós Pimenta Magalhães E-mail: mexaseembraganca@ipb.pt Web: http://www.mexaseembraganca.ipb.pt

Leia mais

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si A função da insulina é fazer com o que o açúcar entre nas células do nosso corpo, para depois poder

Leia mais

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 REDUÇÃO DE PESO E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

Profª Marília Varela

Profª Marília Varela Profª Marília Varela Por que um Técnico em Enfermagem estudar Nutrição e Dietética? Para quê??? Reconhecer o estado nutricional adequado Diferenciar grupos alimentares Compreender como os nutrientes são

Leia mais

American Dietetic Association

American Dietetic Association É um método sistemático para resolução de problemas que os profissionais de nutrição empregam para pensar de modo crítico e tomar decisões para resolver problemas nutricionais e prestar assistência nutricional

Leia mais

IDENTIFICANDO AS COMPLICAÇÕES DO DIABETES MELLITUS EM FREQÜENTADORES DE UM CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES (CRE) 1

IDENTIFICANDO AS COMPLICAÇÕES DO DIABETES MELLITUS EM FREQÜENTADORES DE UM CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES (CRE) 1 IDENTIFICANDO AS COMPLICAÇÕES DO DIABETES MELLITUS EM FREQÜENTADORES DE UM CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES (CRE) 1 Ariana Rodrigues Silva CARVALHO 2 Karina Isabel VIVIAN 3 Marister PICCOLI 4 INTRODUÇÃO:

Leia mais

Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas

Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas As doenças crónicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das causas de morte no mundo Fonte: WHO; Global status report on noncommunicable diseases, 2010 O

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

Memoria Final de Curso Volume II

Memoria Final de Curso Volume II Licenciatura em Ciências da Nutrição Memoria Final de Curso Volume II Elaborado por Christina Maria Ferreira Lopes Aluna nº 200891993 Orientadora: Prof. Suzana Paz Barcarena Fevereiro 2013 ÍNDICE DE ANEXOS

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Unidade: GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO

Unidade: GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO Unidade: GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO Unidade I: BRASILEIRA 0 Unidade: GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA O Guia Alimentar é um instrumento que define as diretrizes alimentares a serem utilizadas

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

DIABETES MELLITUS NO BRASIL

DIABETES MELLITUS NO BRASIL DIABETES MELLITUS NO BRASIL 17º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes PATRÍCIA SAMPAIO CHUEIRI Coordenadora d Geral de Áreas Técnicas DAB/MS Julho, 2012 DIABETES MELITTUS Diabetes é considerado

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

O que é O que é. colesterol?

O que é O que é. colesterol? O que é O que é colesterol? 1. O que é colesterol alto e por que ele é ruim? Apesar de a dislipidemia (colesterol alto) ser considerada uma doença extremamente prevalente no Brasil e no mundo, não existem

Leia mais

II OFICINA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES

II OFICINA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES II OFICINA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES Orientações básicas de nutrição para o autocuidado em DM Maria Palmira C. Romero Nutricionista Marisa Sacramento

Leia mais

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes?

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes? Quais são os sintomas? Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com

Leia mais

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para

Leia mais

Alterações Metabolismo Carboidratos DIABETES

Alterações Metabolismo Carboidratos DIABETES 5.5.2009 Alterações Metabolismo Carboidratos DIABETES Introdução Diabetes Mellitus é uma doença metabólica, causada pelo aumento da quantidade de glicose sanguínea A glicose é a principal fonte de energia

Leia mais

Em pleno novo milênio nossa sociedade aparece com uma

Em pleno novo milênio nossa sociedade aparece com uma 8 Epidemiologia da Atividade Física & Doenças Crônicas: Diabetes Dênis Marcelo Modeneze Graduado em Educação Física Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde-UNICAMP Em pleno

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue Universidade Estadual Paulista DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO Profª Dnda Camila Buonani da Silva Disciplina: Atividade Física e Saúde Tópicos da Aula 1. Carboidrato como fonte de energia 2. Papel da insulina

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE S E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE Alcachofra e cebola reduzem níveis de Glicemia. Estas são as plantas consideradas 'milagrosas' no combate e na cura do diabetes, preferidas da população. Mas ainda

Leia mais

Gorduras, Alimentos de Soja e Saúde do Coração Análise das Evidências

Gorduras, Alimentos de Soja e Saúde do Coração Análise das Evidências Gorduras, Alimentos de Soja e Saúde do Coração Análise das Evidências Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução Há muito que os cientistas reconhecem o papel importante que

Leia mais

47 Por que preciso de insulina?

47 Por que preciso de insulina? A U A UL LA Por que preciso de insulina? A Medicina e a Biologia conseguiram decifrar muitos dos processos químicos dos seres vivos. As descobertas que se referem ao corpo humano chamam mais a atenção

Leia mais

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE Janaína Esmeraldo Rocha, Faculdade Leão Sampaio, janainaesmeraldo@gmail.com

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia.

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. O aumento da esperança de vida, conseguido através do desenvolvimento,

Leia mais

Cartilha de Prevenção. ANS - nº31763-2. Diabetes. Fevereiro/2015

Cartilha de Prevenção. ANS - nº31763-2. Diabetes. Fevereiro/2015 Cartilha de Prevenção 1 ANS - nº31763-2 Diabetes Fevereiro/2015 Apresentação Uma das missões da Amafresp é prezar pela qualidade de vida de seus filiados e pela prevenção através da informação, pois esta

Leia mais

Programa de Controle de Peso Corporal

Programa de Controle de Peso Corporal 15 Programa de Controle de Peso Corporal Denis Marcelo Modeneze Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP principal objetivo de desenvolver este tema com os alunos

Leia mais

Células A (25%) Glucagon Células B (60%) Insulina Células D (10%) Somatostatina Células F ou PP (5%) Polipeptídeo Pancreático 1-2 milhões de ilhotas

Células A (25%) Glucagon Células B (60%) Insulina Células D (10%) Somatostatina Células F ou PP (5%) Polipeptídeo Pancreático 1-2 milhões de ilhotas Instituto Biomédico Departamento de Fisiologia e Farmacologia Disciplina: Fisiologia II Curso: Medicina Veterinária Pâncreas Endócrino Prof. Guilherme Soares Ilhotas Células A (25%) Glucagon Células B

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS 1. Introdução As Boas Práticas Nutricionais constituem-se um importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior O QUE É DIABETES? Trata-se de uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou quando o corpo não consegue utilizar

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer:

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer: Emagrecer nem sempre é uma das tarefas mais simples. A fórmula parece simples (dieta + exercício + descanso) porém diferentes pessoas precisam de diferentes soluções. Uma coisa é certa: qualquer ajuda

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

O que é diabetes mellitus tipo 2?

O que é diabetes mellitus tipo 2? O que é diabetes mellitus tipo 2? Todas as células do nosso corpo precisam de combustível para funcionar. O principal combustível chama-se glicose, que é um tipo de açúcar. Para que a glicose consiga entrar

Leia mais

Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação ESPAÇO VIDA Nut. Fabiane Galhardo Unimed Pelotas 2012 Alimentação na Gestação 1 GESTAÇÃO PERÍODO MÁGICO DE INTENSA TRANSIÇÃO, ONDE A NATUREZA MODIFICA O CORPO E A MENTE PARA TRANSFORMAR MULHER EM MÃE A

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta?

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta? HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL

HIPERTENSÃO ARTERIAL HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35 Manter a saúde, deixar a barriga sarada e aumentar a energia são benefícios que podem ser conquistados com a escolha correta dos alimentos. Alguns itens colaboram para ter ossos fortes, queimar gordura,

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS Sumário Introdução... 3 1 - A importância da Água... 4 2 - Organizando a sua alimentação diária... 6 3 A eliminação... 7 4 Sugestões de óleos... 8

Leia mais

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL? Condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados

Leia mais

24 Alimentos para Combater a CELULITE

24 Alimentos para Combater a CELULITE 24 Alimentos para Combater a CELULITE Agradecimento e Informações Muito obrigado por baixar nosso guia com orientações sobre a prevenção e combate a celulite. Nosso objetivo é colaborar com a divulgação

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA FÍSICA MÉDICA O TAMANHO DO PROBLEMA Quantos hipertensos existem no Brasil? Estimativa de Prevalência de Hipertensão Arterial (1998) 13 milhões se considerar cifras de PA > 160 e/ou 95 mmhg 30 milhões

Leia mais

Colesterol 3. Que tipos de colesterol existem? 3. Que factores afectam os níveis de colesterol? 4. Quando está o colesterol demasiado elevado?

Colesterol 3. Que tipos de colesterol existem? 3. Que factores afectam os níveis de colesterol? 4. Quando está o colesterol demasiado elevado? Colesterol Colesterol 3 Que tipos de colesterol existem? 3 Que factores afectam os níveis de colesterol? 4 Quando está o colesterol demasiado elevado? 4 Como reduzir o colesterol e o risco de doença cardiovascular?

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS design ASCOM-PMMC PREVENIR É PRECISO DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS No

Leia mais

ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA GRAVIDEZ

ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA GRAVIDEZ ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA GRAVIDEZ CUSTO ENERGÉTICO DA GRAVIDEZ CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO FETAL SÍNTESE DE TECIDO MATERNO 80.000 kcal ou 300 Kcal por dia 2/4 médios 390 Kcal depósito de gordura- fase

Leia mais

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol COLESTEROL O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Ele foi batizado pelo químico francês Michel Eugene Chevreul, em 1815.

Leia mais

Elevação dos custos do setor saúde

Elevação dos custos do setor saúde Elevação dos custos do setor saúde Envelhecimento da população: Diminuição da taxa de fecundidade Aumento da expectativa de vida Aumento da demanda por serviços de saúde. Transição epidemiológica: Aumento

Leia mais

Nutrição. tica (SND) Disciplina:Nutrição para Enfermagem Curso: Enfermagem Semestre: 4º. Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutricionista

Nutrição. tica (SND) Disciplina:Nutrição para Enfermagem Curso: Enfermagem Semestre: 4º. Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutricionista A Enfermagem e o Serviço de Nutrição e Dietética tica (SND) Disciplina:Nutrição para Enfermagem Curso: Enfermagem Semestre: 4º Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutricionista 1 A enfermagem e o Serviço

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

GRUPOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA AO HIPERTENSO, DIABÉTICOS E IDOSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JATAÍ-GO*.

GRUPOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA AO HIPERTENSO, DIABÉTICOS E IDOSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JATAÍ-GO*. GRUPOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA AO HIPERTENSO, DIABÉTICOS E IDOSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JATAÍ-GO*. SILVA, Kelvia Donato¹; SILVA, Lorrayne Emanuela Duarte¹;

Leia mais

PALAVRAS CHAVE Diabetes mellitus tipo 2, IMC. Obesidade. Hemoglobina glicada.

PALAVRAS CHAVE Diabetes mellitus tipo 2, IMC. Obesidade. Hemoglobina glicada. 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AVALIAÇÃO

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS ATENDIDOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ

PERFIL NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS ATENDIDOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ PERFIL NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS ATENDIDOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ VIEIRA, G.A. Resumo: O diabetes Mellitus é considerado atualmente uma das principais

Leia mais