O Papel dos Análogos da Insulina Moderna no Manejo Personalizado de Diabetes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Papel dos Análogos da Insulina Moderna no Manejo Personalizado de Diabetes"

Transcrição

1 Stephen Colagiuri, MD: Olá e bem vindos a este programa educativo chamado O Papel dos Análogos da Insulina Moderna no Manejo Personalizado de Diabetes. Meu nome é Stephen Colagiuri. Sou professor de saúde metabólica no Boden Institute, na Universidade de Sydney na Austrália. Esta discussão entre especialistas enfocará aspectos clínicos relevantes do cuidado personalizado de diabetes com regimes de insulina moderna. Este programa é parte de um currículo educacional chamado Avanços Clínicos em Insulina Moderna. O escopo de nossa discussão hoje é considerar a razão e benefícios da terapia com insulina no diabetes tipo 2 (T2DM), o problema da iniciação tardia e inapropriada de insulina, e algumas soluções sobre como podemos facilitar o uso mais apropriado de insulina em T2DM. Hoje estou acompanhado por meus colegas especialistas, Professor Stewart Harris, professor em manejo de diabetes na Canadian Diabetes Association, na Western University, London, Ontário, Canadá. Também estou acompanhado do Professor Kamlesh Khunti, que é professor de cuidados primários em diabetes e medicina vascular, no Leicester Diabetes Center, em Leicester, Reino Unido, e também pelo Professor Luc Martinez, que é professor de práticas gerais, vice-presidente da French Society of General Medicine, da University of Pierre and Marie Curie, em Paris, França.

2 Bem-vindo. Antes de começarmos nossas discussões, reserve um minuto para testar seu conhecimento sobre este tópico respondendo a algumas perguntas que serão apresentadas em um momento. Você terá outra chance de responder a estas perguntas ao final da atividade, para ver o que aprendeu. Se pudermos, antes de mais nada, começar discutindo qual a razão para os benefícios da terapia com insulina em T2DM, e talvez se pudéssemos começar com você, Kamlesh, para nos dar uma ideia sobre a importância de obter alvos individuais em pessoas em terapia com insulina.

3 Kamlesh Khunti, MBChB, PhD, MD: Acho que sabemos pelo Estudo Prospectivo sobre Diabetes no Reino Unido (UKPDS), que é muito importante começar obtendo metas fixas muito cedo na trajetória da doença se formos colher os benefícios mais tarde para os pacientes. Sabemos claramente que o acompanhamento de 10 anos pós-estudo UKPDS mostrou que houve benefícios micro e macrovasculares no monitoramento de 10 anos pós-estudo.

4 Porém, houve algumas preocupações com os novos estudos que tivemos, e que não mostraram estes benefícios cardiovasculares em termos dos estudos ACCORD, ADVANCE e VADT. Houve muita especulação sobre o porquê disso, e provavelmente é porque estavam muito tardios na trajetória da doença; já tinham apresentado fatores de risco cardiovascular e de doença cardiovascular, e provavelmente é por isso que não tiveram os benefícios cardiovasculares. Dr Colagiuri: Stewart, qual a sua opinião sobre isso, em termos de benefícios da terapia precoce com insulina?

5 Stewart B. Harris, MD, MPH, FCFP, FACPM: Sim, concordo totalmente com Kamlesh. Os estudos de resultado cardiovascular tenderam a recrutar pacientes que estavam num estágio muito tardio da doença. Eles já tinham estabelecido doença cardiovascular e diabetes de longa duração; provavelmente foi tarde demais para ter um efeito de reduzir ainda mais os eventos cardiovasculares e mortalidade. Provavelmente é por isso que todos basicamente tiveram o mesmo tipo de resultado, novamente reinterando que o estudo UKPDS realmente mostrou que uma intervenção precoce, mesmo 10 a 20 anos após o final do estudo, ainda tem um benefício a longo prazo. Isto ocorre quando os benefícios macrovasculares realmente começaram a surgir e ser estatisticamente significantes, o que não foi visto nos primeiros 10 anos. Este efeito de legado do controle precoce, teve um efeito a longo prazo por toda vida, por fim reduzindo o risco de doença cardiovascular. Dr Colagiuri: Luc, você gostaria de acrescentar algo em relação a isso? Luc Martinez, MD: Sim, gostaria de acrescentar o fato de que há uma mudança na forma como tratamos os pacientes.

6 No começo, citamos a necessidade de um estrito controle glicêmico e que foi comprovado, mas também vimos em diferentes estudos, principalmente no ADVANCE e ACCORD, que o tratamento muito estrito estava associado a efeitos colaterais, que contrabalancearam o benefício do tratamento antihiperglicêmico. Portanto, há uma mudança no paradigma de tratar o paciente incorporando diferentes critérios para adaptar a terapia e para definir diferentes níveis de metas a alcançar, dependendo das comorbidades, e dependendo também das preferências dos pacientes. Esta é uma nova recomendação, tendo sido lançada em 2012 pela American Diabetes Association (ADA) em associação com a European Association for the Study of Diabetes (EASD), que é individualizar o tratamento, dependendo das comorbidades dos pacientes e sua capacidade de alcançar a meta. Portanto, há um novo equilíbrio entre os benefícios e riscos do tratamento. Sabemos que um tratamento precoce levará a melhores resultados, principalmente em termos de complicações macro e microvasculares, mas também uma melhor aderência ao tratamento, o que significa que há uma taxa favorável de benefícios sobre os efeitos colaterais com o tratamento precoce.

7 Dr Colagiuri: Da mesma forma, temos alguns dados a longo prazo do estudo ORIGIN, em relação a isso. Você achou o estudo reafirmador? Dr Harris: Sim, achei que o estudo ORIGIN, que na verdade não teve muito ênfase quanto deveria, [foi muito reafirmador] em termos de reforçar a segurança da terapia com insulina. Por muitos anos, houve preocupações, sejam legítimas ou não, se: Talvez a insulina não é segura A terapia com insulina exógena pode estar associada com risco aumentado de câncer, ou A insulina pode, na verdade, ter um risco aumentado de doença cardiovascular.

8 O estudo ORIGIN, que foi um estudo de longa duração bem planejado que avaliou 7 anos de terapia [análoga] com insulina [basal], nos reafirmou completamente que não houve absolutamente nenhum risco associado com algumas das novas insulinas análogas basais que foram usadas naquele estudo particular com relação ao risco de câncer, assim como doença cardiovascular. Agora temos evidência irrevogável que a terapia com insulina exógena, particularmente terapia análoga basal, é segura para uso, e assim há um problema a menos apresentado para os clínicos em relação ao uso de terapia com insulina.

9 Dr Colagiuri: Apesar de todos estes benefícios, o que você claramente viu, ainda temos o problema de termos um início tardio e inapropriado da insulina no manejo de pessoas com diabetes, o que provavelmente beneficiou. Se pudesse perguntar novamente, Stewart, quais os problemas do porquê isso é o caso?

10 Dr Harris: Sim, é um problema real, particularmente em cuidados primários, acerca da introdução tardia da terapia de insulina e o uso ineficiente da terapia de insulina. Em termos de inércia clínica, temos um retardo no uso da terapia com insulina, quase até os estágios tardios de diabetes. Da mesma forma, o segundo tipo de inércia clínica é uso insuficiente e/ou titulação insuficiente; a falha de uso de insulina suficiente para ser eficiente.

11 Dr Colagiuri: Kamlesh, qual sua experiência em termos desta situação no RU? Dr Khunti: Bem, estamos mudando muito nossos cuidados para um ambiente de cuidados primários, e isso tem sido o caso pelos últimos 10 anos. Isto ocorre primariamente por dois motivos: Um é a epidemia de T2DM. Não há maneira de nosso cuidado secundário, ou colegas especialistas, cuidarem de tantos pacientes. Segundo, os custos de cuidados de saúde são muito menores em um ambiente de cuidados primários.

12 Há um número de modelos sendo definidos no RU. Um modelo é onde estamos educando a equipe de cuidados primários profissionais de cuidados de saúde, enfermeiros e práticos gerais (GPs) para gerenciar as pessoas mais apropriadamente, assim como iniciar terapias de injeção muito antes dos análogos do receptor de peptídeo-1 semelhante a glucagon (GLP-1) e insulina. Da mesma forma, estamos dando a eles as capacidades e ferramentas para tal. Este é um dos modelos. O outro modelo é onde temos clínicos intermediários. Há um especialista GP ou consultor que vem e trabalha com o enfermeiro especialista em diabetes na comunidade, onde um número de práticos pode buscar, se não tiverem a especialização na iniciação de insulina. O terceiro modelo, que agora não é mais tão popular, é onde os pacientes ainda continuam indo a um especialista em seu hospital. De todos esses, aquele com a clínica comunitária parece ser o mais popular, porque nem tantos GPs desejam iniciar a insulina porque não se sentem tão confiantes com isso, nem sentem que têm as habilidades de iniciar insulina em um ambiente de cuidados primários. Dr Colagiuri: Luc, você solucionou este problema na França, e se não, o que está tentando fazer sobre isso?

13 Dr Martinez: Não podemos dizer que está solucionado na França, mas tentamos aumentar e melhorar o acesso do paciente a sua iniciação de insulina. O principal problema na França, no momento, é que o sistema de cuidados de saúde é uma organização de médicos autônomos. Isto significa que os pacientes têm a liberdade de escolher o médico que quiserem, mesmo se forem registrados [com um médico particular]. O outro problema é que o médico está livre para fornecer o medicamento que quiser sem nenhum controle. Há um tipo de dependência do médico, do ponto de vista do paciente, e este é o motivo pelo qual os médicos de cuidados primários não tratam em aliança com o especialista. Um terceiro motivo é o problema da forma como os médicos são pagos. Eles são pagos em termos de taxas por serviço, e isso é uma preocupação, porque alguns dos GPs desejam manter seu bom nível de rendimento, levando alguns a manterem seus pacientes, ao invés de encaminhá-los ao especialista. Por outro lado, é a mesma situação para os especialistas, que lidam com o mesmo problema de ter pacientes suficientes para garantir um rendimento.

14 Este é um problema, e ainda não foi solucionado na França. Dr Colagiuri: Falamos sobre a inércia do clínico, mas e a inércia do paciente? Como o clínico deve lidar com alguém que tem certa resistência a tomar insulina? Dr Harris: Há algumas coisas que desmistificam a terapia de insulina em cuidados primários. Primeiro, embora muitas pessoas acreditem que o paciente é o mais resistente a entrar na terapia de insulina, frequentemente na verdade é o médico que está ansioso para introduzir a terapia de insulina. Na verdade, particularmente no ambiente que Kamlesh está falando, onde você tem uma abordagem em equipe, quando você explica aos pacientes por que a terapia de insulina é importante e quando se fala na liderança clínica na equipe, que é o médico na maioria das vezes, os pacientes geralmente aceitam. Especialmente se mantiver de forma simples, isto é, simplificar a estratégia da insulina. Vários estudos já demonstraram que usar algoritmos liderados pelo próprio paciente é bem sucedido onde na verdade os pacientes titulam sua própria insulina assim que forem ensinados pela equipe como autoinjetar insulina. Fazendo assim, você tira a responsabilidade do médico, e os estudos mostraram que isto é muito eficiente para fazer os pacientes titularem sua própria insulina e obter a

15 meta. Acho que a verdade está em tentar manter as coisas simples e desmistificar toda a complexidade ao redor da iniciação e intensificação da insulina. Dr Colagiuri: Os pacientes realmente têm alguns motivos para ficarem preocupados com a insulina, além apenas de sua simplicidade. Kamlesh, poderia nos dizer um pouco mais sobre outras preocupações do paciente que precisam ser abordadas para talvez convencê-los que precisam entrar na insulina um pouco mais cedo? Dr Khunti: Primeiro de tudo, eu concordo com Stewart que a maioria dos estudos mostraram que os médicos têm mais barreiras do que os pacientes. Os médicos acham que os pacientes se preocuparão com a hipoglicemia, fobia de agulhas, etc. Quando perguntaram isso a pacientes que nunca tomaram insulina, eles não pareceram ter essas preocupações. Assim que os pacientes estão prontos para entrar na insulina, a hipoglicemia é algo que deve ser discutido com eles, e também deve-se discutir com eles a segurança das novas terapias [basais] de

16 insulina [análogas]. É verdade que existe um baixo risco de hipoglicemia, especialmente se os iniciarmos em insulina muito cedo na trajetória da doença. A verdadeira fobia de agulhas é muito rara, sem dúvida. A maioria dos pacientes, assim que têm explicação do problema, aceitarão a insulina. Stewart e eu discutimos isso antes. Não parecemos ter problemas com pacientes iniciando insulina assim que tiveram todas as discussões com profissionais de cuidados de saúde, normalmente enfermeiros, sobre suas preocupações. Dr Colagiuri: E os outros problemas como ganho de peso; vocês acham que a preocupação com o ganho de peso é uma barreira? Dr Khunti: O ganho de peso tem sido comentado na literatura como uma barreira para os pacientes. Mas assim que você explicar aos pacientes que com as novas terapias o ganho de peso não é assim tão drástico, se torna bem menos que um problema. Com as novas terapias de insulina [análogas], não há ganho de peso nenhum [em alguns pacientes], e com outros você pode ter 1-2 kg de aumento no peso, mas a maioria destes casos são reversíveis, porque a maioria destes pacientes não faz tantos exercícios. [Em minha experiência clínica pessoal] dar a eles aconselhamento sobre estilo de vida ao mesmo tempo reverterá o ganho de peso com certa facilidade. Dr Colagiuri: Este é um ponto importante, porque quando olhamos para UKPDS, que foi um excelente estudo, mas a quantidade de ganho de peso que foi vista naquele estudo não parece ser replicada com os novos estudos. Dr Khunti: Absolutamente, eles viram algo como um aumento de 8 quilos no peso em 12 anos. Não estamos vendo isso no cenário do mundo real. Vemos algo variando de nenhum ganho de peso [em alguns pacientes] a cerca de 1,2 a 1,8 quilos de ganho de peso com os novos análogos de insulina [basal] que usamos.

17 Dr Colagiuri: Luc, você tem alguma coisa a mais para acrescentar sobre o que vê na perspectiva de um paciente, em termos de preocupações que precisam ser abordadas? Dr Martinez: Concordo com os comentários dos meus colegas, mas é muito importante primeiro dar aos pacientes a oportunidade de expressar seus medos, que frequentemente não estão relacionados a nenhuma preocupação médica, mas também a problemas da vida cotidiana. Os pacientes têm certas crenças sobre insulina. Eles têm uma percepção sobre a dor devido à injeção, e que a insulina complicará sua vida rotineira. Devemos abordar estes medos, e estarmos abertos aos pacientes. Este é o primeiro passo e uma maneira de atingir a tomada de decisões compartilhada, e não dizer ao paciente Darei insulina a você como punição, por exemplo, como é frequentemente dito pelo médico [ou percebido pelo paciente como sugerido pelo médico]. A coisa mais importante é trabalhar em cooperação com os pacientes para entender suas preferências, e ajudá-los a escolher entre as opções diferentes disponíveis. Pode não ser necessário ser insulina; mas se for insulina, temos que explicar para o paciente que a

18 terapia de insulina não é tão complicada, e então demonstrar para os pacientes como injetá-la. O médico deve injetar a si mesmo e então deixar os pacientes injetarem-se a si mesmos, para provar que é fácil de fazer, não é doloroso e sem consequências imediatas para os pacientes. Dr Colagiuri: Este problema dos médicos usarem a insulina como ameaça e tentar melhorar a aceitação tem acontecido por muitos anos. Você acha que as atitudes dos clínicos estão mudando com relação a isso, e que estão usando isso menos como ameaça do que antes? Dr Martinez: Eles não estão mudando muito, ainda. Talvez haja mais resistência à insulina dos médicos do que dos pacientes. Outra consideração é que os pacientes acreditam em certas coisas porque ouvem mensagens que são espalhadas não pelos pacientes, mas principalmente pelos médicos. Temos que convencer os médicos a mudarem sua visão da insulina. Por que estamos esperando tanto tempo para iniciar a insulina? Você olha as recomendações; a insulina nunca é uma opção de primeira linha; na melhor das hipóteses, é vista como opção de segunda linha. Na França, é apenas terceira linha, então há uma resistência do médico em iniciar insulina. Temos que convencê-los a mudar.

19 Dr Harris: Estamos numa nova era da terapia de insulina, onde temos novas insulinas [basais] [análogas]: Com redução significante no risco de hipoglicemia Com algoritmos simplificados que são muito fáceis de ser aprendidos pelos pacientes Não exigem muita interação médico-paciente, porque os pacientes vão para casa e injetam com muita confiança

20 Os pacientes estão confiantes porque seu risco de ter hipoglicemia, especialmente hipoglicemia noturna, é significantemente reduzido com as novas terapias de insulina [análoga] que temos. Ainda assim os médicos ainda estão trabalhando em uma ideia que tem provavelmente 10 a 20 anos de idade. O desafio agora é ajudar a traduzir estas novas terapias e estratégias para médicos de cuidados primários, para refletir melhor nossa abordagem terapêutica atual e oportunidades.

21 Dr Khunti: Stewart está absolutamente correto. Os problemas com a inércia clínica dos médicos em termos de iniciar a insulina são falta de conhecimento e pensar que vai levar muito tempo [para explicar]. Que isso será um compromisso enorme a longo prazo para eles iniciarem os pacientes em insulina, em termos de algoritmos de titulação, ensiná-los inicialmente a iniciar a insulina, os riscos de hipoglicemia, etc.

22 Olhamos o estudo SOLVE de indivíduos no mundo todo, e mostramos que só leva meia hora para ensinar um paciente a iniciar a insulina. Após isso, assim que tenham algoritmos liderados pelo paciente, ATLANTIS mostrou que os pacientes conseguem aumentar suas doses de insulina, e ter os mesmos resultados, senão melhores, do que um algoritmo liderado pelo médico. Se desmistificarmos a crença que haverá um enorme trabalho para os médicos de cuidados primários, isso levará a uma iniciação precoce da insulina.

23 Dr Colagiuri: O que sabemos sobre quanto tempo leva para os clínicos ou pacientes aceitarem continuar na insulina quando os pacientes alcançaram um nível inaceitável de hemoglobina glicada (HbA1c)? Dr Khunti: Olhamos este problema recentemente em cerca de pacientes nos bancos de dados do RU. Assim que os pacientes estão em 3 terapias orais, leva uma média de 7 anos antes de serem colocados na insulina. Neste momento, mesmo após 7 anos, apenas 20% foram iniciados em insulina, então estamos esperando tempo demais. Este é o problema que temos, quando discutimos no início, que é tarde demais para obter benefícios cardiovasculares naquele momento. Realmente precisamos tentar iniciar a insulina muito antes na trajetória da doença.

24 Dr Harris: É exatamente o que tem sido visto nos estudos canadenses e americanos. Leva, em média, pelo menos 9 anos até que os pacientes sejam colocados na terapia de insulina quando os valores de HbA1c estão girando em torno de 9% a 9,5%, reinterando o fato de que esta hiperglicemia está colocando os pacientes em risco de doença macrovascular e já está entrando na linha, reforçando a necessidade do uso precoce da terapia de insulina.

25 Dr Colagiuri: É a mesma coisa na França? Dr Martinez: É a mesma coisa na França. Um estudo realizado em 2007 mostrou que em pacientes de T2DM a duração do tempo entre o diagnóstico e a iniciação da terapia de insulina foi 13 anos e 8 meses que é bem espantoso. Dr Khunti: É um problema global. Dr Colagiuri: Você mencionou que manter a coisa simples e as vantagens dos novos análogos de insulina [basal]. Você gostaria de elaborar sobre como mantém a coisa simples, e qual terapia gostaria de iniciar nos pacientes?

26 Dr Harris: Kamlesh mencionou o estudo ATLANTIS. No Canadá, fizemos o estudo INSIGHT onde iniciamos os pacientes em 10 unidades de insulina [basal] um número arredondado que todos podem lembrar. Então, você faz o paciente titular uma unidade a mais por noite até atingir a meta de glicose em jejum, que é muito simples. Também demonstramos que os pacientes fizeram isso muito bem, senão melhor que quando o médico tinha um protocolo definido.

27 Agora existem estudos que estão aparecendo, mostrando que você pode fazer isso também para a adição de uma terapia simplificada de insulina por adição se a insulina basal estiver atingindo controle inadequado da glicose, o que vai aumentar em 50% a 60% dos pacientes. Precisaremos de terapia adicional de insulina, mas não precisa entrar num regime complexo logo de cara, como múltiplas injeções diárias. Frequentemente, a adição de uma insulina prandial de curta duração em uma refeição, novamente usando algoritmos simplificados que os pacientes possam entender, levará, em muitos casos, os pacientes à meta; mas novamente, manter simples com um algoritmo simples. Alternativamente, considerar combinar a insulina basal com algumas terapias novas, como um agonista de GLP-1, ou uma combinação de inibidor da dipeptidil peptidase-4 (DPP-4)/metformina. Eles frequentemente fazem um bom trabalho em levar os pacientes à meta quando usados além da insulina basal.

28 Dr Martinez: Concordo com você, e uma parte da simplificação do tratamento, o uso de um agonista de GLP-1 com insulina basal, provará ser para o paciente um resultado claro e palpável, que é a redução de peso, ou pelo menos manter o mesmo peso. Os pacientes estão esperando por estes tipos de resultados tangíveis, porque significa sucesso em seu tratamento e seus esforços. Isto reforça sua aderência ao tratamento.

29 Dr Khunti: O problema é quando olhamos as publicações, elas são estudos tratamento-alvo, e estão usando regimes de insulina muito complexos. Eles estão tentando trazer a HbA1c a níveis normais em um período de 26 semanas. Precisamos desmistificar isso, e traduzir isso na prática diária. Precisamos fornecer mensagens simples para nossos profissionais de cuidados primários e profissionais de cuidados de saúde que trabalhem no cuidado primário: a principal coisa a ser iniciada é a insulina. Não interessa se é um algoritmo 1-0-1, 2-0-2, 3-0-3; precisa ser um algoritmo simples que se adeque a você e ao paciente. Não interessa se leva 12 meses para chegar ao alvo, contanto que você comece cedo e chegue ao alvo. Dr Colagiuri: E as populações especiais com as quais você precisa ter cuidado extra, em termos de iniciar as pessoas em insulina? Dr Khunti: As populações com as quais me preocupo mais são as idosas. Nelas, precisamos olhar para o paciente individual, como Luc disse antes, seguir as recomendações da afirmação de posição ADA/EASD, olhar os critérios e dizer este paciente precisa de uma meta rápida?

30 Se sim, terei cuidado em termos de iniciar insulina. Provavelmente os iniciarei em um análogo basal, e talvez não titular tão rapidamente quanto poderia. Eles também precisariam de mais atenção em termos de cuidados, especialmente se não puderem sair de casa ou forem atendidos por enfermeiros distritais frequentemente. Também ajudará a melhorar sua confiança titulando um análogo basal. Dr Harris: Mas, para enfatizar, não é apropriado usar a terapia de insulina nestes pacientes idosos. Em muitos casos, se tiverem uma doença há muito tempo, e tiverem redução da função renal, a insulina é a terapia ideal ou apropriada. Mas tem que ser usada com cuidado. Frequentemente, uma terapia de análogo de insulina basal uma vez ao dia é tudo o que precisa para fazer os pacientes entrarem em controle razoável sem aumentar seu risco de hipoglicemia. Dr Colagiuri: Você já tocou na questão da intensificação da insulina. Qual abordagem você usa, Luc, na França, em termos de intensificar a terapia de insulina além da injeção diária uma vez ao dia, sem necessariamente adicionar outros agentes? Dr Martinez: Na França, a combinação de um agonista de GLP-1 e uma insulina basal [análoga] não é autorizada no momento, então é difícil promover este regime com GPs, mas é possível adicionar uma insulina em bolus a uma insulina basal [análoga].

31 Porém, não temos um sistema muito bom em termos de suporte de enfermagem para educar os pacientes. É um pouco mais complicado adicionar um bolus a uma insulina basal [análoga] porque você precisa verificar a glicose em jejum e pós prandial para chegar ao equilíbrio certo do tratamento. Não temos enfermeiros suficientes no setor privado para nos ajudar, então temos que encaminhá-los ao especialista e isso é o que é geralmente feito ou para o hospital, o que é um certo problema. Algumas pessoas não são colocadas na combinação de insulina basal e insulina em bolus devido a esta deficiência organizacional. Dr Colagiuri: Como vocês veem o futuro da terapia de insulina, se tiverem a escolha de usá-la com qualquer outro agente? Onde vocês veem isso chegar nos próximos anos? Dr Harris: Estamos em uma nova era de oportunidades de diminuição glicêmica com muitas drogas novas e muitas combinações de drogas novas. No Canadá, por exemplo, temos a aprovação para usar [análogos] insulina basal e outras insulinas em combinação com a maioria dos agentes que estão disponíveis, seja agonistas do GLP-1 ou combinações do inibidor de DPP-4, e particularmente com metformina.

32 Frequentemente vemos resultados excelentes, frequentemente resultando em redução da quantidade de insulina que os pacientes terão que injetar, simplificando seu regime de insulina. O que vejo para o futuro é que vamos ver cada vez menos terapias de insulina em bolus basal clássico com múltiplas injeções diárias, e mais terapias orais de insulina basal [análoga] simples, ou tipos de combinações de agonistas de GLP-1. Isto potencialmente resultará em uma redução no risco dos pacientes de hipoglicemia, um regime mais simples, e um ganho de peso minimizado ou mitigado ou frequentemente até mesmo perda de peso. O desafio será traduzir esta nova era, esta nova abordagem de terapia de combinação, particularmente uso de insulina, em cuidados primários. Dr Khunti: Stewart está absolutamente correto. É um momento bem animador! Além dos agonistas do receptor de GLP-1 e os inibidores de DPP-4, também temos uma nova classe de drogas, os inibidores do receptor da glicose sódica co-transportadora 2 (SGLT2), que são outra combinação bem animadora com a insulina, porque precisamos de uma dose menor de insulina para chegar à meta com a vantagem extra de perda de peso nestes pacientes [como foi mostrado com a combinação de um agonista do receptor de GLP-1 e um análogo de insulina basal]. No futuro, veremos

33 mais essa combinação sendo usada. Dr Martinez: Na França precisamos de dados em tempo real sobre a combinação de insulina com outros agentes, ex., agentes orais, para provar para a Autoridade Nacional de Saúde da França que estes tratamentos e estes regimes são eficazes e econômicos. No momento, a posição da Autoridade Nacional de Saúde da França foi promover os medicamentos mais baratos, já que não existem análises de economia. Eles dizem que esta combinação é mais barata, e então é essa que você deve usar. Dr Colagiuri: Muito obrigado. Em resumo, ouvimos sobre os benefícios de uma terapia precoce de insulina, o que foi mostrado em muitos estudos com a pessoas com T2DM, em termos de complicações microvasculares e com relação a complicações macrovasculares, especialmente se a insulina for iniciada cedo. Também ouvimos sobre os problemas que enfrentamos na prática clínica, com o uso tardio e inapropriado de insulina, amplamente liderado pela relutância dos clínicos em mudar para a terapia de insulina quando outras terapias falharam. Ouvimos que a iniciação em insulina é deixada para muito

34 tarde, e que as pessoas, quando são convertidas para a terapia de insulina, frequentemente têm níveis de HbA1c muito altos e inaceitáveis. Por outro lado, também ouvimos que há muitas soluções positivas disponíveis para tentar superar estes problemas. Claramente, a educação dos clínicos e pacientes é apropriada e necessária para superar algumas destas barreiras, mas também ouvimos que há soluções simples em termos de maneira como a insulina pode ser iniciada. Da mesma forma, há os benefícios de novas terapias que entraram no mercado, com riscos menores de hipoglicemia e com menos ganho de peso do que foi visto nos estudos anteriores. Estamos buscando um futuro excitante, agora que temos outras terapias que podem ser combinadas com [análogos de] insulina [basal], como os análogos do receptor de GLP-1, os inibidores de SGLT-2, e os inibidores de DPP-4. Isto deve significar um futuro mais brilhante para nossos pacientes em relação à terapia de insulina e obter a meta que precisamos obter para melhorar seus resultados. Antes de terminarmos, vamos rever as questões apresentadas no início da atividade para ver o que vocês aprenderam.

35 Muito obrigado a meus colegas especialistas, Stewart, Kamlesh e Luc, e obrigado por participar deste programa. Espero que tenham achado nossa discussão interessante e de relevância prática para o cuidado personalizado de nossos pacientes com T2DM. Reservem um minuto para completar as perguntas pós-teste. Esta transcrição foi editada para estilo e clareza.

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

O Paciente Difícil de Tratar com Diabetes e Várias Comorbidades, Parte 3: Controle Glicêmico na Doença Renal Crônica Amena a Moderada

O Paciente Difícil de Tratar com Diabetes e Várias Comorbidades, Parte 3: Controle Glicêmico na Doença Renal Crônica Amena a Moderada Apoiado por um subsídio educacional independente de Boehringer Ingelheim e Lilly Dr. PhD André Scheen: Olá e bem-vindos a este programa educativo da Medscape, O Complexo Paciente com Diabetes e Comorbidades,

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Implementação e avaliação

Implementação e avaliação Seção 3 Implementação e avaliação ESTUDO BÍBLICO Respondendo às mudanças No início de Neemias 4, vemos que algumas pessoas se opuseram ao projeto. Qual foi a resposta de Neemias? (versículo 9) Como Neemias

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Questionário HAT-QoL *

Questionário HAT-QoL * Questionário HAT-QoL * (HIV/AIDS Targeted Quality of Life) INSTRUMENTO DE QUALIDADE DE VIDA DIRECIONADO PARA HIV/AIDS, TRADUZIDO, ADAPTADO E VALIDADO PARA PACIENTES HIV NO BRASIL. *Adaptado de HIV/AIDS-Targeted

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende Esta é a minha fórmula super rápida para escrever artigos facilmente e com velocidade de um relâmpago. Este é o caminho verdadeiro,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Você está pronto para franquear?

Você está pronto para franquear? Você está pronto para franquear? Um dos maiores benefícios de abrir seu primeiro negócio em shopping center através de uma franquia vem do modelo do negócio, que já oferece o know-how e suporte necessário

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto - 2009

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto - 2009 CERTIFICAÇÃO ITIL V3. Desde o final de maio de 2007, quando o Office of Government Commerce (OGC) do Reino Unido lançou a versão ITIL V3, houve mudanças nas certificações para os profissionais de TI. A

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG Em destaque NOKIA LEE FEINBERG A Nokia é líder mundial no fornecimento de telefones celulares, redes de telecomunicações e serviços relacionados para clientes. Como Gerente Sênior de Planejamento de Decisões

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Página Inicial do AVA com a relação das disciplinas do Curso e Formação

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Gestão da Organização Terceiro Setor

Gestão da Organização Terceiro Setor Gestão da Organização Terceiro Setor Administração de Organizações sem Fins Lucrativos/Peter f. Drucker Profª. Mestrando Elaine Araújo elainearaujo.administradora@hotmail.com As organizações do terceiro

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

1. A Google usa cabras para cortar a grama

1. A Google usa cabras para cortar a grama Sendo uma companhia tão grande e envolvida em tantos aspectos diários do dia a dia das pessoas, a maioria de nós sabemos por cima a história geral da Google. Caso nem isso saiba, eis o máximo que conseguimos

Leia mais

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty 2 Leitura Bíblica David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas nesta Lição foram retiradas da seguinte versão da Bíblia:

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER A máquina pode substituir 100 pessoas comuns. Mas, nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard Sobre

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

edirectory Plataforma ios / Android

edirectory Plataforma ios / Android edirectory Plataforma ios / Android Levando seu site ao próximo nível Conheça o novo aplicativo do edirectory. E seja bem vindo a revolução em aplicativos para Diretórios Online. Mobile Completamente reestruturado

Leia mais

edirectory ios / Android Plataforma

edirectory ios / Android Plataforma edirectory ios / Android Plataforma Criando lindos aplicativos com edirectory Uma revolução no espaço de diretórios mobile, bem vindo ao novo aplicativo do edirectory. Mobile Completamente reestruturado

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

grandes oportunidades

grandes oportunidades Conecte-se a grandes oportunidades Carreiras sem limites Alcance além do que é possível Qualquer que seja o seu caminho, você pode ser parte das mudanças de vida para melhor no mundo todo. Uma carreira

Leia mais

FAQ Escrita de Cases

FAQ Escrita de Cases FAQ Escrita de Cases 1. Sobre o que escrever um case e com qual foco? Sua EJ poderá escrever cases de sucesso ou insucesso que tenha trazido muito aprendizado e superação, ou seja, cases distintos da realidade

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 Alexandre A. Tombini Diretor de Normas e Organização do Sistema

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Atalhos para sermos líderes

Atalhos para sermos líderes Atalhos para sermos líderes José Renato S. Santiago Jr. 1 Meu papel na empresa Cada vez mais as empresas precisam ser mais rápidas naquilo que fazem; Os funcionários também precisam ser mais rápidos para

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL Você tem plano de internet contratado para o seu celular? 27% 73% Sim 373 73% Não 141 27% Você sabe qual é a sua franquia de dados (MB ou GB)? 36,11 % 63,88% Sim

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Paciente Ativo e Responsável ACELBRA-RJ Ser um PAR celíaco Flávia Anastácio de Paula Adaptação do Texto de Luciana Holtz de Camargo Barros

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais