NRE: FOZ DO IGUACU FUNDAMENTOS E ATUALIZAÇÕES DO BASQUETE. Título Oficina. Ementa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NRE: FOZ DO IGUACU FUNDAMENTOS E ATUALIZAÇÕES DO BASQUETE. Título Oficina. Ementa"

Transcrição

1 NRE: FOZ DO IGUACU Título Oficina FUNDAMENTOS E ATUALIZAÇÕES DO BASQUETE Ementa AS TÁTICAS E TÉCNICAS NAS DANÇAS, NOS ESPORTES, NAS LUTAS, NAS GINÁSTICAS OU NOS JOGOS E BRINCADEIRAS Professor: ANDREA ADELIA BERNARDES Conteúdo Esportes coletivos

2 JUSTIFICATIVA. NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUAL, OS ALUNOS APRENDEM O BÁSICO SOBRE O ESPORTE BASQUETEBOL. FICA SEMPRE UM DEFTI NA PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO E REGRAS, ACABAM NÃO TENDO UM BOM APRENDIZADO SOBRE ESTE ESPORTE, OU BUSCAM ESTE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS PARTICULARES (ESCOLINHAS, CLUBES, ETC). ENTÃO PORQUE NÃO REALIZAR UMA OFICINA SOBRE BASQUETEBOL, ONDE SERÃO DISCUTIDAS E PRATICADAS ATIVIDADES ATRAVÉS DE JOGOS EM GRUPO, MÉTODOS MODERNOS PARA ESTA PRÁTICA E AS PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES DAS REGRAS (ONDE A CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES É MUITO GRANDE, DEVIDO A FALTA DE CURSOS NESTA ÁREA). ASSIM TERÁ UM MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS E IRA DESPERTAREM NÃO SÓ PARA O ESPORTE, MAS PARA UMA MELHOR CONVIVÊNCIA EM GRUPO. PROBLEMATIZAÇÃO. NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTA EM SEU CURRICULO VARIOS CONTEÚDOS DE PRÁTICAS CORPORAIS (ESPORTES). O CONTEÚDO ESPORTE É PRATICADO EM POUCAS MODALIDADES. HOJE O ESPORTE É O VEÍCULO MAIS UTILIZADO COMO FORMA DE DIFUSÃO DO MOVIMENTO CORPORAL. MAS SOMENTE ALGUMAS MODALIDADES ESPORTIVAS TAIS COMO O FUTSAL E O VOLEIBOL FAZEM PARTE DO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O BASQUETEBOL É POUCO PRATICADO OU NEM ACONTECE PRINCIPALMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE O CONHECIMENTO DO PROFESSOR TEM QUE SER BEM MAIOR. MESMO QUE OS CURRÍCULOS QUE FORMAM O PROFESSOR INCLUEM ESTA DISCIPLINA, É POUCA A UTILIZAÇÃO DESTE CONTEÚDO.

3 COMO EXPLICAR ENTÃO A FALTA DESTE CONTEÚDO. FALTA DE ESPAÇO, MOTIVAÇÃO, MATERIAL?COMODISMO?AFINIDADE DO CONTEÚDO?OU SERIA A INSEGURANÇA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A CONTEÚDOS QUE NÃO DOMINÃO OU PELA FALTA DE ATUALIZAÇÃO DE REGRAS. O ALUNO TEM A IDÉIA DO PROFESSOR DE ED. FÍSICA COMO UM SUPER ATLETA, ASSIM PODE FAZER COM QUE O PROFESSOR, SINTA SE INIBIDO PARA DIZER QUE NÃO SABE EXECUTAR OS CONTEÚDOS QUE NÃO DOMINA. É QUASE IMPOSSIVEL QUE TODOS OS PROFESSORES DE ED. FÍSICA SEJAM CAPAZES DE DOMINAR BEM, A PONTO DE DEMONTRAR OS VÁRIOS FUNDAMENTOS DO BASQUETE. MAS ISTO NÃO O IMPOSSIBILITA DE ENSINAR. ENTÃO O PROFESSOR, SE NÃO CONHECE OU NÃO DOMINA UM CONTEÚDO PRECISA ESTUDAR E SE ATUALIZAR PARA NÃO DEIXAR CONTEÚDOS SEM MINISTRAR. O PROFESSOR DEVE APROVEITAR A CAPACIDADE DE DEMONTRAR MESMO QUE SEM EXTREMA PERFEIÇÃO, POIS É UMA FORMA A MAIS DE ENSINAR, POIS UM PROFESSOR QUE NÃO CONSEGUE DEMONSTRAR NÃO SIGNIFICA QUE NÃO SEJE CAPAZ DE MINISTRAR UMA BOA AULA. AGORA O PROFESSOR QUE NÃO CONHECE OU NÃO DOMINA O CONTEÚDO PRECISA ESTUDAR OU SE ATUALIZAR (REGRAS NOVAS). ESTES SÃO ALGUNS FATORES QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO BASQUETEBOL NAS AULAS DE ED. FÍSICA. CABE A NÓS MUDAR-MOS NOSSAS CONDUTAS E PROPORCIONAR UM CRESCIMENTO CONTÍNUO DA ED. FÍSICA.

4 METODOLOGIA APRESENTAÇÃO DA OFICINA DEBATE SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO TEORIA DOS FUNDAMENTOS E ELABORAÇÕES DE GRUPOS. ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTA PELO PALESTRANTE ATIVIDADES PRÁTICAS ELABORADAS PELOS PARTICIPANTES TEORIA-ATUALIZAÇÕES DE REGRAS E SINAIS DA ARBITRAGEM- SÚMULAS. - *AULAS EXPOSITIVAS, ATIVIDADES PRÁTICAS E VÍDEOS.

5 FUNDAMENTOS Os fundamentos representam movimentos e gestos básicos do basquetebol, a sua correta execução é condição ímpar para que o aluno/jogador possa praticar o esporte da forma mais natural. Os fundamentos podem ser classificados de acordo com suas características (ataque, defesa, com bola e sem bola) e possuem tipos diferentes, que implicam variadas mecânicas de execução.

6 MANEJO DE BOLA O manejo de bola é um fundamento que está relacionado com a correta execução de todos os fundamentos que envolvem o seu manuseio. O objetivo que se pretende atingir com a sua prática é o de melhor habilidade geral do aluno/jogador no trato com a bola. O manejo de bola é, portanto, a capacidade de manusear a bola nas diversas possibilidades de movimentos com a bola, como: rolar, tocar, quicar, segurar, lançar, trocar de mãos e movimenta-la em relação a diversos planos do corpo. Antes de entrarmos na parte técnica ou fundamental do basquetebol, vamos falar sobre as atividades de manejo de bola. Essas atividades são transmitidas durante as aulas ou sessões de treinamento visando: coordenações motoras, equilíbrio, agilidade, habilidade com a bola e muitas vezes para diminuir o ritmo forte do treinamento e dar um pequeno descanso aos alunos/jogadores. As atividades de manejo de bola devem ser usadas constantemente no basquetebol, porque, alem das qualidades físicas acima descritas que elas desenvolvem, há um fator muito importante a considerar: A MOTIVAÇÃO. O aluno/jogador gosta desse tipo de atividade e o realiza com prazer. Para que se possa manusear a bola adequadamente, esta deve ser segurada corretamente. Sua recepção também é importante. Portanto serão descritos a seguir esses dois aspectos:

7 MODO DE SEGURAR A BOLA EMPUNHADURA A bola deve ser segurada na sua parte lateral e posterior com ambas as mãos, com os polegares paralelos (quase apontados um para o outro). A bola deve ser apoiada na parte calosa das mãos, estando os dedos entreabertos. Os cotovelos permanecem próximos ao corpo e a bola deve ficar a altura do tórax. Essa forma de segurar a bola é utilizada quando o aluno/jogador objetiva passar ou driblar a bola. Quando o objetivo for o arremesso com uma das mãos ou jump, o alunp/jogador deverá segurar a bola com a mão do arremesso apoiada na parte posterior da bola e a outra na sua parte lateral. ERROS COMUNS 1. apoiar a bola na palma das mãos; 2. segurar a bola com as pontas dos dedos; 3. segurar a bola somente pela sua parte posterior, juntando os polegares, 4. abrir demasiadamente os cotovelos, e afastar a bola do corpo, desprotegendo-a.

8 DRIBLE O drible é um fundamento de ataque com bola e é a forma pela qual o aluno/jogador se desloca pela quadra com sua posse, sem infringir as regras do jogo. O drible é o ato de bater a bola, impulsionando-a contra o solo com uma das mãos. O drible é um dos fundamentos mais importantes do basquetebol, não poder abandonado, combatido, ignorado. O drible deve ser ensinado e praticado constantemente. Na opinião de Santos (1978), o drible deve ser o primeiro fundamento a ser ensinado, pois além de sua importância dentro do basquetebol ele desenvolve na criança as COORDENAÇOES MOTORAS e da um grande sentido de MOTIVAÇAO as aulas ou sessões de treinamento. TIPOS DE DRIBLE Alto ou de velocidade utilizado quando o aluno/jogador se desloca em velocidade ou quando não esta sendo marcado de perto. Nesse tipo de drible, a bola é impulsionada a frente do corpo e lateralmente. Baixo ou de proteção utilizado quando o aluno/jogador recebe uma marcação próxima e há a necessidade de uma maior proteção da bola. Neste caso, flexionam-se as pernas e a bola deve ser protegida pelo corpo do driblador. Coloca-se à frente a perna oposta à mão do drible. Com mudança de direção utilizado quando for preciso fintar um adversário e colocar-se em melhores condições de arremessar e passar. As mudanças de direção podem ser executadas pela frente do corpo, com giro, por entre as pernas e por trás do corpo.

9 PASSES O passe é um fundamento de ataque com bola. Esse fundamento constitui em outra maneira de levar a bola de um ponto a outro da quadra, sem infringir a regra de jogo de basquetebol. Este fundamento é executado mediante lançamentos da bola entre elementos da mesma equipe, com objetivo de conseguir um melhor posicionamento na quadra, para maior facilidade na obtenção de uma cesta. No ensino do passe devemos observar o seguinte: O passe deve ser executado com velocidade, força e precisão; um passe, quando dado, não deve modificar a velocidade e a direção da corrida de quem vai recebe-lo; um passe bem feito significa mais pontos para a equipe; perto de marcadores altos dê passes picados e, perto de marcadores baixos, dê passes altos; receba bem para passar bem; de passes rápidos e firmes, evitando muitos dribles. passe utilizando-se fintas; nos passe que utilizamos as duas mãos, devemos evitar a abertura demasiada dos cotovelos; passes picados devem ser dados de tal forma que a bola vá parar nas mãos do companheiro.

10 TIPOS DE PASSES Os passes podem ser executados com UMA OU AMBAS as mãos. Com uma mão podem ser citados os passes: picado, à altura do ombro, por baixo e tipo gancho. Com ambas as mãos incluir os passes: à altura do tórax, picado, acima da cabeça e por baixo. Vamos descrever os que tem grande importância na fase de aprendizagem do basquetebol, que são em número de três os mais utilizados dentro da aula de educação física: 1. Com ambas as mãos à altura do tórax (passe de peito) 2. Passe picado 3. Com ambas as mãos acima da cabeça (por cima). Passe de Peito Este tipo de passe é utilizado para curtas distâncias, é um passe mais rápido e a bola segue uma trajetória retilínea. O aluno segura a bola com ambas as mãos à altura do tórax, com posicionamento ântero-posterior das pernas (perna à frente). A bola é impulsionada à frente por meio de uma rotação de cima para baixo e posterior extensão dos braços. Os cotovelos não devem ser exageradamente abertos e ao final do movimento deve haver uma rotação das mãos para fora, afim de assegurar a trajetória da bola. Todo este movimento deve ser acompanhado de uma semi-flexão das pernas e pequena inclinação do tronco à frente.

11 Passe Picado Utilizado normalmente para curtas distâncias, com uma ou duas mãos principalmente quando o passador está marcado de perto ou finalizações de jogadas de contraataque. Sua execução é semelhante a do passe de peito, quando realizado com as duas mãos, tendo como diferença a trajetória da bola, que neste caso é lançada ao solo antes de chegar ao companheiro, cerca de 1,50 metros de quem irá recebe-la. No caso da realização com uma das mãos, observar uma abertura de pernas lateral que permita uma maior amplitude no movimento do passe. Passe por Cima da Cabeça A empunhadura é realizada de forma padrão, porém o movimento caracteriza a bola sobre a cabeça, com visual da mesma para finalizar o passe terminando com uma rotação dos punhos. Uma detalhe a se ressaltar é a trajetória da bola visando a chegada acima da cabeça do colega que ira recebe-la.

12 ARREMESSOS O arremesso é um fundamento de ataque com bola realizado com o objetivo de se conseguir a cesta. O arremesso é sem dúvida, a complementação necessária ao aluno/jogador de basquetebol. O objetivo do arremesso, após realizar uma série de outras ações que o levam a ofensiva é a cesta. O ensino do arremesso é mais técnico, difícil, cheio de observações e detalhes e seu treinamento deve ser intenso. TIPOS Em uma partida de basquetebol o atacante de posse da bola poderá executar um arremesso de diversas formas, dependendo de sua posição na quadra, da posição do adversário mais próximo e de sua velocidade de deslocamento. Em função destes parâmetros surgem alguns tipos de arremessos: por baixo com duas mãos (lavadeira) pouco utilizado; de peito com uma das mãos. (já em desuso pelos adultos, mas o primeiro a ser ensinado às crianças). de frente com uma das mãos, é o arremesso mais comum e mais eficiente;

13 por cima da cabeça com as duas mãos, pouco mais eficiente; com salto (jump), o mais usado e deve ser aprendido por todos devido a sua excelente utilidade. com progressão ou bandeja, o mais importante, necessário e obrigatório; de gancho utilizado pelos jogadores pivôs de tapinha usado nas disputas de rebotes ofensivos. BANDEJA É um tipo de arremesso executado quando o atacante se encontra em deslocamento e nas proximidades da cesta adversária. A bandeja se caracteriza pela sua execução de dois tempos rítmicos e impulsão numa só perna. O aluno/jogador que irá arremessar se desloca em direção à cesta, com ou sem posse de bola.

14 FINTAS São movimentos de corpo na tentativa de enganar a ação do defensor. São importantíssimas armas de ataque e todos devem executá-las. Podem ser efetuadas com e sem bola, sendo as fintas com bola as mais comuns. Existem as fintas de passe, giro, rebote e arremesso. As fintas podem ser: A Finta de Gesto quando usa um dos fundamentos dos basquetebol, ex: ameaça um passe e não executa; B Finta de Movimento quando usa um movimento qualquer do corpo para lubrificar o adversário, ex: movimento de cabeça, movimentos com os olhos, deslocamento de uma perna, etc. REBOTE Rebote significa apanhar a bola arremessada (não convertida), antes que toque no solo ou caia de posse de seu adversário, iniciando imediatamente uma ação ofensiva, podendo ser no ataque ou na defesa. TIPOS Rebote de defesa, é a recuperação da bola por um defensor após tentativa de finalização do ataque, sendo este conseguido nas proximidades do seu garrafão. Rebote de ataque, quando a recuperação da bola é feita no campo ofensivo após tentativa de conversão de um companheiro de equipe.tentando logo em seguida complementar o ataque. O rebote pode ser dividido em fases distintas: Acompanhamento visual da trajetória da bola,bloqueio ao adversário, Salto,Tomada da bola e queda - esta deve ser seguida de afastamento lateral de pernas estando semi flexionadas, com inclinação do tronco trazendo a bola junto ao corpo com proteção.

15 Bibliografia principal Borsari, J.R. ET alli, Educação Física da Pré-Escola à Universidade. São Paulo, EPU, BRASTEBA - Convenção Nacional de Técnicos em Basquetebol, Joinville C.C.B./Confederação Brasileira de Basquetebol - Regras Oficiais - RJ. Palestra Editora Daiuto. M.B. Basquetebol: Metodologia do Ensino. São Paulo, Brasil Editora, Fernandes, J. L. O treinamento Desportivo: Procedimentos, organização e métodos. São Paulo, EPU, Ferreira, Aluísio E. X. e Dante Rose Jr. Basquetebol e Técnicas; Uma abordagem didáticopedagógica. São Paulo: EPU: Ed. Da Universidade São Paulo Ministério de Educação e Cultura. Caderno Técnico Didático: Basquetebol. Brasília, MEC/DED, Prof.ª ANDRÉA BERNARDES

MATERIAL DE APOIO ED. FÍSICA PROFª. THAÍS LUCENA ALUNO(A): Nº RECIFE, DE DE 2012.

MATERIAL DE APOIO ED. FÍSICA PROFª. THAÍS LUCENA ALUNO(A): Nº RECIFE, DE DE 2012. ENSINO COMPLETO MATERIAL DE APOIO ED. FÍSICA PROFª. THAÍS LUCENA DO INFANTIL AO VESTIBULAR ALUNO(A): Nº RECIFE, DE DE 2012. Basquetebol O basquetebol é jogado por duas equipes de cinco jogadores cada uma.

Leia mais

Histórico basquetebol James Naismith 1891

Histórico basquetebol James Naismith 1891 BASQUETEBOL Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891 na cidade de Springfield no estado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

1. Objeto de avaliação

1. Objeto de avaliação Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 26 2018 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física e é constituída

Leia mais

APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA BASQUETEBOL

APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA BASQUETEBOL APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA BASQUETEBOL HISTÓRIA DO BASQUETEBOL NO MUNDO O criador do basquetebol foi o canadense James Naismith, no ano de 1891, incentivado por Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield

Leia mais

Sistema de Ataque Triângulo Lateral

Sistema de Ataque Triângulo Lateral Sistema de Ataque Triângulo Lateral Pensar e Agir Rápida e Coletivamente 2/Junho/2010 Treinador Rogério Werneck Sete princípios do ataque eficaz Equilíbrio entre penetração e chute de três Máxima velocidade

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 Despacho normativo nº1-a/2017 de 10 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade:

Leia mais

Educação Física Aluno(a): Nº Turma:

Educação Física Aluno(a): Nº Turma: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br Educação Física Aluno(a): Nº Turma: Data: /06/2013 Professor(a): Luciano 7 a no Ensino Fundamental Disciplina: Ed. Física REGRAS DO BASQUETEBOL CONDUÇAO E

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

BASQUETE PROFESSOR: GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR

BASQUETE PROFESSOR: GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 05 de julho Educação Física 9º Ano de Escolaridade Prova 26-1ª/ 2ª Fase Tipo de Prova: Escrita + Prática Duração da Prova: 45

Leia mais

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano 1. Se tem a bola, passar a um companheiro liberto 2.

Leia mais

BASQUETE. Ginásio Armony Hill, local da primeira partida oficial de basquete.

BASQUETE. Ginásio Armony Hill, local da primeira partida oficial de basquete. BASQUETE Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação - Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico 2015 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esportes coletivos 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Fundamentos do basquetebol 3 CONTEÚDOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Prática 3º Ciclo do Ensino Básico 2014/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado em Conselho Pedagógico de 06

Leia mais

APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 HISTÓRIA DO BASQUETEBOL NO MUNDO O criador do basquetebol foi o canadense James Naismith, no ano de 1891, incentivado por Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College,

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Caraterização Geral do Jogo de Andebol Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 INICIAÇÃO AO ANDEBOL

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVA 26 / 2017 (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 6º ano Ano letivo: 201.2014 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA : 90 MINUTOS PROVA TEÓRICA GRUPO I Conhecer os princípios sobre alimentação e saúde Identificar os efeitos e lesões mais frequentes do exercício físico na vida atual Aptidão Física Desporto e Saúde - Condição

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 26 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------- 3.º Ciclo do Ensino

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 11º ANO 12º ANO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 11º ANO 12º ANO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 11º ANO e 12º ANO JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS (11.º ano e 12.º ano) ACÇÕES PSICO-MOTORAS Futebol Voleibol Basquetebol Andebol Em situação de jogo 4x4 ou 5x5 - Enquadra-se ofensivamente

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA 26 / 2015 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26 INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 201/18 Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade: 9º CÓDIGO: 26 Duração: 4 minutos+4 minutos 1.ª/2.ª

Leia mais

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM QUADRA E SUAS FUNÇÕES Pivôs: são os jogadores mais altos da equipe, pois têm como objetivo pegar rebotes, tanto na área defensiva como na ofensiva. Os pivôs, geralmente,

Leia mais

26 EDUCAÇÃO FÍSICA alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro escrita e prática 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 20

26 EDUCAÇÃO FÍSICA alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro escrita e prática 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 20 informação-prova de equivalência à frequência data:. 0 5. 2 0 26 EDUCAÇÃO FÍSICA alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro escrita e prática 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 20 1.O B J E

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: Basquete Nome: Curso: 01- O contra-ataque é uma ação coletiva ou individual bastante utilizada no basquete com estratégias bem

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Blocos/ Conteúdos Programáticos Perícias e Manipulações - Em concurso individual 1. LANÇAR uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mãos. 2. RECEBER a bola com

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

Nome: Inês Rodrigues Número: 10 Turma: 9ºC Disciplina: Ed. Física Professor: Mónica Capitão

Nome: Inês Rodrigues Número: 10 Turma: 9ºC Disciplina: Ed. Física Professor: Mónica Capitão Nome: Inês Rodrigues Número: 10 Turma: 9ºC Disciplina: Ed. Física Professor: Mónica Capitão - BASQUETEBALL O basquete é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de educação física canadense

Leia mais

CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II HANDEBOL

CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II HANDEBOL Jogos com bola manuseada pelas mãos são citados desde a Grécia Antiga e proliferaram em várias partes do mundo, mas o Handebol, como é conhecido atualmente, surgiu na Alemanha, entre o final do século

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2016/17 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas Curriculares/de Aprendizagem Domínios/Subdomínios Conteúdos http://www.metasdeaprendizagem.minedu.pt/ensino-basico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 8.º CURSO: Básico Total de aulas Previstas: 25 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo Competências /

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL Osvaldo Tadeu da Silva Junior INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS INDIVIDUAIS INTRODUÇÃO FUTSAL: Da iniciação ao Alto nível Daniel Mutti A técnica consiste na execução individual dos

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS A DESENVOLVER 9º ANO -1º PERÍODO Unidade Didática APTIDÃO FÍSICA (fitnessgram) - Força Superior

Leia mais

DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS 2 Subtema 1 - Introdução ao Programa / Apresentação do Manual / Regras de funcionamento/ Critérios de avaliação.

DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS 2 Subtema 1 - Introdução ao Programa / Apresentação do Manual / Regras de funcionamento/ Critérios de avaliação. DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA [6ºAno] PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018/2019 1.º PERÍODO Tema A: APRESENTAÇÃO 2 Subtema 1 - Introdução ao Programa / Apresentação do Manual / Regras de funcionamento/ Critérios

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 12º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 12º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

Fundamentos técnicos

Fundamentos técnicos 1 Fundamentos técnicos Controle de corpo Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Dominar

Leia mais

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas INTRODUÇÃO O futsal é uma modalidade em que ações apresentam grande imprevisibilidade e variabilidade, exigindo

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 5º ano Ano letivo: 201.201 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

Trabalho individual. Trabalho de Grupo

Trabalho individual. Trabalho de Grupo Dança III Aeróbica Módulo 12 AERÓBICA O aluno desloca-se percorrendo todas as direções e sentidos considerados, no ritmo e sequência dos apoios correspondentes à marcação, combinando os passos básicos

Leia mais

APOSTILA BASQUETEBOL

APOSTILA BASQUETEBOL COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II 2ª CERTIFICAÇÃO 2016 8º ano do Ensino Fundamental Educação Física APOSTILA BASQUETEBOL Primeira aula: marcações da quadra, drible e manejo ou controle de bola.

Leia mais

1- Objeto de Avaliação

1- Objeto de Avaliação Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física (28) 2º ciclo do Ensino Básico 2018 1- Objeto de Avaliação A disciplina de Educação Física no 2º ciclo de ensino básico divide a sua intervenção

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar

Leia mais

Os temas organizadores que constituem objeto de avaliação são os que se apresentam no quadro seguinte.

Os temas organizadores que constituem objeto de avaliação são os que se apresentam no quadro seguinte. Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2º ciclo do Ensino Básico 2015 1- Objeto de Avaliação A disciplina de Educação Física no 2º ciclo de ensino básico divide a sua intervenção

Leia mais

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA: Escola Básica, D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO:.º ANO LETIVO 0/0 METAS DE APRENDIZAGEM: Domínio da Aptidão Física (EDF00);

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RUY BELO Eb1/JI de Monte Abraão Eb1/JI de Monte Abraão nº 2 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: EXPRESSÃO

Leia mais

esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebolde campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais

Leia mais

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto HANDEBOL Profesores: Daniel / Sheila Colégio Adventista de Rio Preto Técnicas Defensivas Handebol 1. Posição básica defensiva: É a postura que deve adotar os jogadores, posicionando-se para intervir na

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física

Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física DOMÍNIO/TEMA Aptidão SUB TEMA (Conteúdos) Resistência Força Velocidade Flexibilidade Coordenação Equilíbrio OBJETIVOS GERAIS Elevar o nível funcional

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano/Turma 7º/8º/9º Período N.º aulas previstas

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 11º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 11º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

Chute É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento.

Chute É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento. UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Prof Esp. Leonardo Delgado FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO JOGADOR DE FUTEBOL Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas,

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2012/13 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas http://www.metasdea prendizagem.minedu.pt/ensinobasico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4 JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS (Futebol,

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2018 Prova 311 2018 12º Ano de Escolaridade (Decreto -Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Educação Física 5.º ano

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Educação Física 5.º ano Jogos Pré-Desportivos Educação Física 5.º ano Conhecer o objetivo do jogo, o funcionamento e as regras do jogo. Jogos sem bola: Em situação de ataque cria oportunidades com superioridade numérica para

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI362 Basquetebol II

Programa Analítico de Disciplina EFI362 Basquetebol II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS 8º ANO 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA Conteúdos Metas TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA

Leia mais

ANDEBOL. Nível Introdutório

ANDEBOL. Nível Introdutório Nível ANDEBOL Nível Não Com posse de bola: Desmarca-se, oferecendo linha de passe. Opta por passe, ou por drible em progressão para finalizar. Finaliza em remate em salto. Perde a posse de bola, assume

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 5.º ANO LETIVO 2013/2014

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 5.º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA: Escola Básica 2, D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 5.º ANO LETIVO 20/20 METAS DE APRENDIZAGEM: Domínio da Aptidão Física

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina. Informação-Prova de Equivalência à Frequência Educação Física maio de 2018 Prova 26 2018 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico

3.º Ciclo do Ensino Básico INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física Maio de 2018 Prova 26/ 2018 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 10º ANO. Grupo Disciplinar de Educação Física

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 10º ANO. Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 10º ANO Grupo Disciplinar de Educação Física JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS Futebol Voleibol Basquetebol Andebol Em situação de jogo 4x4 ou 5x5 - Enquadra-se ofensivamente e realiza

Leia mais

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES Victor H.A. Okazaki; Fábio H.A. Okazaki; Birgit Keller; Jeffer E. Sasaki Centro de Estudos do Movimento Humano - CEMOVH RESUMO O presente estudo

Leia mais

Protocolo de Avaliação Inicial. Educação Física

Protocolo de Avaliação Inicial. Educação Física Protocolo de Avaliação Inicial Educação Física ÁREA DAS ACTIVIDADE FÍSICAS 1- JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS 1.1. FUTEBOL. Jogo reduzido 5x5 (4+GR; 2 balizas) ou 4x4 (3+GR; 2 balizas). Critérios de êxito:

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina. Informação-Prova de Equivalência à Frequência Educação Física maio de 2016 Prova 28 2016 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA Ofensiva...

Leia mais