Conforto e durabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conforto e durabilidade"

Transcrição

1 Conforto e durabilidade Inter IKEA Systems B.V Quer trabalhemos num escritório, quer trabalhemos em casa, passamos uma grande parte do nosso tempo sentados frente a uma secretária. Por isso, ter um espaço de trabalho confortável é essencial para a nossa saúde e bem estar. Como temos corpos diferentes, é importante ter móveis de escritório que possam ser personalizados de acordo com as nossas necessidades. Esta brochura mostra-lhe como damos prioridade ao seu conforto e o que pode fazer para conseguir ter o melhor ambiente de trabalho para si.

2 Crie o melhor espaço de trabalho para si É importante que o seu ambiente de trabalho seja o mais confortável para si. Trabalhar durante longos períodos de tempo sentado ou de pé numa posição desfavorável ou desconfortável pode provocar lesões no pescoço e costas, bem como outros problemas graves de saúde. Descubra o que pode fazer para criar um espaço de trabalho ergonómico e saiba mais sobre os vários testes de qualidade que realizamos e os materiais que utilizamos. O que é um espaço de trabalho ergonómico? A ergonomia tem a ver com criar produtos ou ambientes que sejam seguros e confortáveis para serem utilizados. Um espaço de trabalho ergonómico é um espaço personalizado de acordo com as suas necessidades, permitindo lhe trabalhar de uma forma confortável e segura. Sinta se bem e trabalhe melhor Queremos ajudá lo a conseguir um ambiente de trabalho ergonómico à sua medida e que promova uma boa saúde. Isso significa adaptar o espaço de trabalho às suas necessidades, adotando uma posição ergonómica e mantendo se o mais dinâmico possível. O corpo humano está feito para se mexer, por isso, idealmente, o seu espaço de trabalho deveria dar lhe a oportunidade de se sentar, levantar e inclinar, permitindo lhe mudar de posição frequentemente. E, ao se sentir bem a trabalhar, trabalhará ainda melhor

3 Algumas sugestões: Escolher a cadeira, secretária, monitor ou candeeiros adequados pode ajudar a criar um ambiente de trabalho confortável, mas não pode corrigir uma má postura. Certifique se de que adota uma boa postura enquanto estiver sentado ou de pé durante períodos mais longos para evitar lesões. Eis algumas sugestões sobre como criar um espaço de trabalho confortável. 1. SENTADO Deve poder esticar as pernas debaixo da mesa e rodar 90 para a esquerda e para a direita, para uma maior flexibilidade. A anca e os joelhos devem estar num ângulo de cerca de , com os pés bem apoiados no chão. ALTURA FUNÇÃO BASCULANTE Escolha uma cadeira com altura regulável. Em pé, o ponto mais alto do assento deve estar logo abaixo da rótula. Deve procurar ter uma distribuição uniforme do peso. Eleve a cadeira se sentir pressão no fundo do assento, mas se sentir pressão na frente, deve baixar a cadeira. Isso irá melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de inchaço nas pernas e pés. Use a função basculante do assento para fixar uma posição e melhorar o conforto. Isso irá afetar a distribuição do peso e poderá proporcionar uma melhor estabilidade e apoio quando necessário. Recomendamos uma inclinação de 5. APOIO LOMBAR BRAÇOS Uma cadeira com apoio lombar irá aliviar essa zona da tensão provocada pelo cansaço. A inclinação do apoio traseiro deverá permitir lhe sentar se com o tronco levemente reclinado (recomendamos 110 ). Os braços proporcionam apoio à parte superior dos antebraços e reduzem a tensão nos ombros e costas. Certifique se de que os braços não evitam que a cadeira se aproxime da secretária e que não restringem os movimentos naturais. Tenha também em conta que braços almofados são mais confortáveis para os cotovelos.

4 2. DE PÉ Ter uma secretária regulável em altura é o ideal, na medida em que lhe permite mudar de posição frequentemente. Alternar entre a posição sentado e de pé reduz o risco de lesões e melhora a circulação, bem como a produtividade. O topo da superfície de trabalho deve estar ao nível dos cotovelos e estes devem estar num ângulo de 90 tanto na posição sentado como de pé. 3. INCLINADO Um apoio de pé permite estar numa posição entre sentado e de pé, ideal para uma secretária regulável em altura. Tem as seguintes vantagens: Oferece liberdade de movimentos tanto para a parte superior como para a parte inferior do corpo. Ativa e reforça os músculos do tronco. Proporciona uma postura aberta, o que melhora a sua circulação e a taxa metabólica.

5 4. MONITOR Certifique se de que o seu monitor não está muito próximo de si. Com a cadeira junto à secretária e os braços esticados à sua frente, estes não devem conseguir tocar no ecrã. O monitor deve ser colocado mesmo à sua frente, com a parte de cima logo abaixo do nível dos olhos. Colocar o monitor a uma altura demasiado elevada pode provocar problemas no pescoço. Para períodos mais longos ao computador, certifique se de que os seus braços e pulsos estão apoiados. O teclado e o rato devem ser colocados a cerca de cm do rebordo da secretária para que os pulsos fiquem apoiados, mas não tão afastados que obrigue o pescoço e os ombros a inclinarem se para a frente. O monitor deve estar inclinado a 20-30, um ângulo ótimo para os olhos, bem como para o pescoço e os ombros. 5. ILUMINAÇÃO Para proporcionar a iluminação ideal, deverá considerar criar uma combinação de iluminação geral, ambiente e funcional. Um candeeiro de secretária é um tipo de iluminação funcional que oferece um feixe de luz concentrado sobre uma área limitada. Isso é útil, por exemplo, para trabalhar com papéis. A iluminação geral oferece uma luz uniforme a toda a divisão. A iluminação ambiente proporciona uma sensação acolhedora e suaviza os contrastes entre a iluminação geral e funcional. Se for destro, deverá colocar o candeeiro no seu lado esquerdo, para reduzir as sombras, e vice versa. Se o seu computador estiver junto de uma janela, deve colocá lo num ângulo de 90 em relação à janela, para evitar o brilho.

6 Qualidade Testamos os nossos produtos em termos de qualidade, segurança e durabilidade para cumprirmos com os padrões de testes internacionais. Temos restrições muito rigorosas em relação aos químicos utilizados e, embora alguns produtos cumpram com os padrões internacionais, podem não corresponder com os nossos padrões mais elevados. Nesses casos, não iremos fabricar esses produtos. A sua segurança é sempre a nossa principal prioridade. Padrões internacionais Testamos os nossos produtos para que estejam em linha com os padrões internacionais, de acordo com o estabelecido por EN e ANSI/BIFMA. Para além disso, a IKEA realiza os seus próprios testes químicos e de qualidade. EN EN significa European Norm (Norma Europeia). Estes padrões são reconhecidos em toda a Europa e asseguram a resistência, durabilidade e estabilidade dos produtos. ANSI/BIFMA ANSI é o American National Standards Institute, que cria e supervisiona normas e padrões, e que dá acreditação a organizações como a BIFMA para que formule testes para vários setores. BIFMA, que significa Business and Institutional Furniture Manufacturers Association, cria padrões para móveis de escritório, utilizando os mais elevados padrões de segurança. Os móveis para escritórios profissionais da IKEA são testados de acordo com os requisitos da BIFMA em termos de segurança e resistência.

7 Testes de elevada qualidade Durante a fase de desenvolvimento de produto são realizados testes nos nossos laboratórios na Suécia e na China. Os métodos utilizados para os produtos para uso doméstico e profissional são os mesmos, mas estes últimos são testados com cargas mais pesadas e durante mais ciclos. Como testamos os nosso móveis de escritório Cadeiras de escritório As cadeiras de escritório para uso doméstico são testadas para assegurar o seu conforto, estabilidade, segurança e durabilidade. Os testes das cadeiras para uso profissional são mais rigososos, de modo a cumprir com os requisitos mais restritos em termos de estabilidade, resistência e durabilidade. Por exemplo, as cadeiras são sujeitas a cargas pesadas em ciclos de até vezes. Secretárias As secretárias para uso doméstico são sujeitas a vários testes, incluindo estabilidade, resistência e durabilidade. O tipo de testes que realizamos depende do design da secretária e das zonas em que se espera uma maior exposição a um uso intenso. Os testes realizados nas secretárias para uso profissional são mais estritos do que os utilizados nas secretárias para uso doméstico. As secretárias que cumpram com esses requisitos devem responder aos seguintes padrões: EN 527, ANSI/BIFMA X5, o que significa que testamos a sua estabilidade, durabilidade e segurança. Por exemplo, podemos testar a resistência de um produto sujeitando o a uma força vertical de 100 kg durante 10 segundos 10 vezes. Arrumação São realizados testes de qualidade em móveis de arrumação para verificar a sua segurança e durabilidade. Outras partes, incluindo portas, gavetas, superfícies e rodízios, são sujeitas a testes diferentes. Os móveis de arrumação testados para uso profissional são rotulados com os seguintes padrões: EN e ANSI/ BIFMA 5.9.

8 Materiais Queremos saber o que se passa com os nossos produtos e temos sempre o objetivo de usar os recursos da forma mais eficiente possível. Escolhemos os nossos materiais cuidadosamente, ao mesmo tempo que mantemos os preços baixos. Alguns materiais funcionam melhor em certos móveis, dependendo do seu uso e design. Por exemplo, a melamina costuma ser utilizada nos tampos das mesas, devido à resistência da sua superfície contra os riscos e as marcas. Melamina película de papel com uma impressão ou padrão impregnado, que é aplicada sob pressão num painel. O resultado é uma superfície robusta, resistente ao calor e impermeável, que é fácil de limpar. Chapa finas camadas de madeira coladas sobre um painel. Todas as chapas IKEA são envernizadas, tornando as fáceis de limpar, resistentes e protegendo as da humidade e dos riscos. GLOSE pele flor de pele suave mas também duradoura, tingida em profundadade e tratada com um revestimento protetor. Fácil de cuidar. Trate com os produtos para cuidar da pele ABSORB. Plástico - um material sintético ou semissintético que pode ser moldado e que é feito a partir do petróleo ou do gás natural, mas também a partir de plantas. Há duas categorias de plásticos: termoplásticos, que podem ser aquecidos, moldados e derretidos, e plásticos termoestáveis, que não podem ser novamente derretidos. Os mais usados na IKEA são os termoplásticos, como o policarbonato e o polipropileno. Construção alveolar um painel em madeira ou MDF com uma estrutura interior em favos de mel, feita em papel reciclado. É leve mas resistente, usando muito menos matéria prima. Composto madeira plástico WPC mistura de madeira e fibra moldada numa forma, que combina as vantagens dos dois materiais. É mais robusto e leve do que os outros plásticos, o que reduz os custos de transporte e o impacto ambiental. Tinta e verniz O revestimento em pó é um processo em que é aplicada tinta seca em pó numa superfície, muitas vezes metal. É uma técnica eficiente e sustentável em termos ambientais, pois há pouco desperdício de pó e não são usados solventes. Inter IKEA Systems B.V Bambu mais resistente e flexível do que a maioria das madeiras. Planta sustentável de crescimento rápido, que produz o dobro do oxigénio do que diversas espécies de árvores. Madeira maciça um material natural e renovável, cujas peças são únicas em termos de grão. Toda a madeira usada pela IKEA provém de troncos de florestas cuidadosamente escolhidas.

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador?

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador? 2Utilização de computadores, tablets e telemóveis Trabalha com um computador? Caso trabalhe com um computador e, em particular, esteja mais de 4 horas por dia ou 20 horas por semana em frente a estes equipamentos,

Leia mais

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA Sempre e onde estiver... Estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA A coluna vertebral constitui uma parte importante do esqueleto,

Leia mais

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III ANEXO III RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS O mobiliário deve estar de acordo com as informações contidas nas determinações da Norma Regulamentadora 17, que estabelece: 17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Acção de sensibilização de segurança e saúde no trabalho com equipamentos dotados de visor ou Acção de sensibilização para adopção de posturas ergonómicas correctas

Leia mais

Mirra Chair. Manual de Ajustes.

Mirra Chair. Manual de Ajustes. Mirra Chair Manual de Ajustes www.securit.com.br Leia este manual enquanto ajusta a sua cadeira Mirra. Altura do assento Alavanca próxima ao botão de inclinação à direita do usuário sentado na cadeira.

Leia mais

QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS?

QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS? REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA E NA NOSSA 4 EMPRESA? QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS? 1 REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA PLANO DE EMERGÊNCIA 4 INTERNO Pontos nevrálgicos - Incluem instalações que podem, devido

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO 02/2016 RESPONSABILIDADE TÉCNICA O presente documento tem a responsabilidade técnica e é assinado pelos profissionais envolvidos na Análise Ergonômica do Trabalho, Fisioterapeuta

Leia mais

Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica

Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica Absorve a pressão do corpo, estimula a circulação sanguínea, oferece mais conforto para as pessoas que ficam sentadas

Leia mais

A família de cadeiras que juntou tudo que a Flexform sabe sobre cadeiras com tudo que os novos ambientes de trabalho precisam.

A família de cadeiras que juntou tudo que a Flexform sabe sobre cadeiras com tudo que os novos ambientes de trabalho precisam. A família de cadeiras que juntou tudo que a Flexform sabe sobre cadeiras com tudo que os novos ambientes de trabalho precisam. Fundada em 1965 para ser a maior indústria nacional de componentes para cadeiras,

Leia mais

Cartilha Ergonômica. para micro e pequenas facções

Cartilha Ergonômica. para micro e pequenas facções Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções 2017 Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções Autores: Maurélio José Witkoski Victor R. L. Aguiar www.univille.br/mestrados www.sebrae.com.br

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Cadeira gamer inspirada em um design de cadeira de carros de corrida Estofos de couro sintético macio para melhor conforto Almofadas para cabeça e para a lombar feitas de espuma de memória

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018 12 Meses 12 Temas Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho SST Março de 2018 Ergonomia. O que é? Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no

Leia mais

Linha Colônia Teen. Imagem não

Linha Colônia Teen. Imagem não Linha Colônia Teen 55 8957 Armário 2 portas cor branco com portas branco e detalhe lilás 55 8963 Armário 2 portas cor branco com portas branco e detalhe rosa 231 140 58 55 8969 Armário 2 portas cor branco

Leia mais

CADEIRAS DE ESCRITÓRIO

CADEIRAS DE ESCRITÓRIO GUIA DE COMPRA CADEIRAS DE ESCRITÓRIO Mais informação nos folhetos de garantia de MARKUS e VOLMAR. A cadeira de trabalho ideal É fácil escolher a cadeira de trabalho adequada, quando sabe o que precisa.

Leia mais

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46 Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não ser capazes

Leia mais

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação MANUTENÇÃO Aplicar verniz, velatura, óleo ou cera na superfície para um acabamento mais resistente e fácil de limpar. INFORMAÇÃO AMBIENTAL madeira). Material renovável

Leia mais

BACK PAIN & DISCOMFORT

BACK PAIN & DISCOMFORT LIFE TM GUIA DO UTILIZADOR TRIPLE ACTION RELAXES RELEASES RELIEVES BACK PAIN & DISCOMFORT ÍNDICE CONTEÚDO DA CAIXA SOBRE O GRAVITY COMO UTILIZAR O GRAVITY COMO POSICIONAR O SUPORTE SACRAL COMO POSICIONAR

Leia mais

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação MANUTENÇÃO Aplicar verniz, velatura, óleo ou cera na superfície para um acabamento mais resistente e fácil de limpar. INFORMAÇÃO AMBIENTAL madeira). Material renovável

Leia mais

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação MANUTENÇÃO Aplicar verniz, velatura, óleo ou cera na superfície para um acabamento mais resistente e fácil de limpar. INFORMAÇÃO AMBIENTAL Material renovável bras

Leia mais

1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO

1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO 1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO A Ergonomia é a adaptação do trabalho as características psicofisiológicas do trabalhador. São problemas comuns de Ergonomia: 1. Mobiliário administrativo

Leia mais

GUIA DE COMPRA MESAS DE REFEIÇÃO

GUIA DE COMPRA MESAS DE REFEIÇÃO GUIA DE COMPRA MESAS DE REFEIÇÃO Mesas fantásticas para momentos fantásticos Coma, converse, jogue ou estude. Um jantar romântico para dois ou uma festa para toda a família. É à volta da mesa de refeição

Leia mais

cadeiras interstuhl airpad cadeiras interstuhl

cadeiras interstuhl airpad cadeiras interstuhl airpad sobre a interstuhl Para complementar sua gama de produtos e fornecer ao mercado brasileiro cadeiras para escritório de altíssima qualidade, a Bortolini foi buscar na Europa uma parceria. Com exclusividade

Leia mais

Bernù AERO LEVE, MODERNA E ACESSÍVEL.

Bernù AERO LEVE, MODERNA E ACESSÍVEL. Esperas Coletivas A giroflex-forma em parceria com a empresa canadense Arconas, líder no mercado norte americano de produtos para espera, apresenta os novos assentos para espaços de espera coletiva. Bernù

Leia mais

cadeiras interstuhl movyis3 cadeiras interstuhl

cadeiras interstuhl movyis3 cadeiras interstuhl movyis3 movyis3 um assento surpreendente. Ajuste de inclinação do assento. Braços ajustáveis. Modelo de cadeira quatro pernas com rodízio. Ref 14M2 Ref 46M5 MOVYis3 representa a comodidade que habitualmente

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

GUIA DE COMPRA NORSBORG. Gama de Sofás. MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas

GUIA DE COMPRA NORSBORG. Gama de Sofás. MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas GUIA DE COMPRA NORSBORG Gama de Sofás MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas Capa amovível Escolha de capa Capa lavável Escolha de

Leia mais

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

Higiene e segurança no trabalho

Higiene e segurança no trabalho Higiene e segurança no trabalho Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com O que é Ergonomia? Ergonomia é um termo que deriva do grego ergon, que

Leia mais

GUIA DE COMPRA MESAS DE REFEIÇÃO

GUIA DE COMPRA MESAS DE REFEIÇÃO GUIA DE COMPRA MESAS DE REFEIÇÃO Mesas fantásticas para momentos fantásticos Coma, converse, jogue ou estude. Um jantar romântico para dois ou uma festa para toda a família. É à volta da mesa de refeição

Leia mais

GUIA DE COMPRA NORSBORG. Gama de Sofás. MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas

GUIA DE COMPRA NORSBORG. Gama de Sofás. MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas GUIA DE COMPRA NORSBORG Gama de Sofás MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas Capa amovível Escolha de capa Capa lavável Mais informação

Leia mais

GUIA DE COMPRA LIDHULT. Gama de sofás modular. DESIGN Henrik Preutz

GUIA DE COMPRA LIDHULT. Gama de sofás modular. DESIGN Henrik Preutz GUIA DE COMPRA LIDHULT Gama de sofás modular DESIGN Henrik Preutz MODELOS Secção 1 lugar Secção 2 lugares Secção 2 lugares c/sofá-cama Secção 3 lugares Secção de canto Chaise longue Secção lado aberto

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 04, DE 02 DE JUNHO DE 2004.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 04, DE 02 DE JUNHO DE 2004. INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 04, DE 02 DE JUNHO DE 2004. Dispõe sobre os requisitos mínimos a serem seguidos, pela administração pública estadual, quando da aquisição de mobiliário ergonomicamente adequado para

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral

Leia mais

De pé, qual a melhor maneira de:

De pé, qual a melhor maneira de: De pé, qual a melhor maneira de: a) Levantar e carregar pesos Ao erguer um peso, flexione os joelhos sem curvar a coluna. Se o objeto for pesado, leve-o junto ao tronco ou coloque-o em um carrinho e o

Leia mais

CADEIRAS DE ESCRITÓRIO

CADEIRAS DE ESCRITÓRIO GUIA DE COMPRA CADEIRAS DE ESCRITÓRIO Mais informação no folheto de garantia de Cadeiras de Escritório para VOLMAR, MARKUS e LÅNGFJÄLL. A cadeira de trabalho ideal É fácil escolher a cadeira de trabalho

Leia mais

ST SALAS DE AULA 1 2

ST SALAS DE AULA 1 2 ST DESK E ERGOS A DESK foi concebida para o ambiente das salas de aula modernas, nas quais se valoriza a interação com e entre alunos e o trabalho colaborativo. Desenhada para permitir diferentes configurações

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

//índice 04 exposição dos produtos

//índice 04 exposição dos produtos //catálogo 2015 //índice 04 exposição dos produtos 08 ideal para lanchonetes 30 qualidade alegro 28 cadeiras e poltronas 31 fibras e cores 29 mesas e acessórios //exposição dos produtos //MAIS VISIBILIDADE

Leia mais

Ergonomia. para. Escritórios

Ergonomia. para. Escritórios Ergonomia para Escritórios Manual de Segurança sobre Ergonomia para Escritórios Objetivos Abrangência Público Alvo Este Manual irá permitir a você: entender melhor os elementos básicos da Ergonomia para

Leia mais

CADEIRA GAMER PLATINUM BCH-02WBK

CADEIRA GAMER PLATINUM BCH-02WBK CADEIRA GAMER PLATINUM BCH-02WBK MANUAL DE INSTRUÇÕES Dimensões da Cadeira Conteúdo da embalagem A) 1x Encosto para as costas B) 1x Base da cadeira em estrela C) 2x Braços D) 1x Base do assento E) 1x Mecanismo

Leia mais

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009 ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE Novembro 2009 Rui Silva ALONGAMENTOS NO BASQUETEBOL Na generalidade, os alongamentos devem ser feitos durante 20-30 segundos. De seguida, apresentam-se uma série de exercícios

Leia mais

Matérias Primas e Processos para Marcenaria

Matérias Primas e Processos para Marcenaria Entre os materiais mais utilizados pelo marceneiro no revestimento de chapas e painéis estão as lâminas ou folhas de madeira. As lâminas surgiram da necessidade de se reduzir custos, e são obtidas através

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 22 - Riscos Ergonómicos. Equipamentos dotados de Visor Os equipamentos dotados de visor, na atualidade, como instrumentos de trabalho, fazem parte

Leia mais

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ Secretário da SOBES Presidente da ABPA-SP sherique@gbl.com.br

Leia mais

ISA Invacare Stand Assist

ISA Invacare Stand Assist ISA Invacare Stand Assist Design otimizado para transferências fáceis e seguras. Suporte ajustável para os membros inferiores Braço de elevação extensível Pegas ergonómicas ISA A evolução nos elevadores

Leia mais

LINHA VITRO Roque Frizzo

LINHA VITRO Roque Frizzo LINHA VITRO Roque Frizzo LINHA VITRO Roque Frizzo CONCEITO Madeira, couro, vidro e conceito. Madeiras laminadas com toque natural de acabamentos encerados. Vidros coloridos de alta qualidade e durabilidade.

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Consulta Pública 1/2014

Consulta Pública 1/2014 Consulta Pública 1/2014 Acordo quadro para o fornecimento de mobiliário - Anexo A2.TE: Testes e ensaios - Março de 2014 2012 espap Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. Direitos

Leia mais

PRODUCT DATASHEET. 52cm 31cm. 30cm. 36cm ERGOS 02. Dim.(cm): 30x36x31 Kg: 1, cm cm. 70kg

PRODUCT DATASHEET. 52cm 31cm. 30cm. 36cm ERGOS 02. Dim.(cm): 30x36x31 Kg: 1, cm cm. 70kg CADEIRA PRÉ-ESCOLAR (TAMANHOS 01 & 02) As cadeiras ERGOS, desenhadas para proporcionar resistência e estabilidade excepcional, proporcionam uma postura correcta, influenciando positivamente a atenção dos

Leia mais

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES BIOMECÂNICA OCUPACIONAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira DEFINIÇÃO Estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos

Leia mais

Design de Móveis. Chapas de madeira processada

Design de Móveis. Chapas de madeira processada Design de Móveis Chapas de madeira processada O que são chapas de madeira processada? São chapas formadas por madeira em formatos diferenciados (lâminas, fibras, partículas, etc.), processadas industrialmente

Leia mais

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação

GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação GUIA DE COMPRA IVAR Soluções de Arrumação MANUTENÇÃO Aplicar verniz, velatura, óleo ou cera na superfície para um acabamento mais resistente e fácil de limpar. INFORMAÇÃO AMBIENTAL madeira). Material renovável

Leia mais

Biomecânica Ocupacional Vilton Jr. Especialista em Ergonomia

Biomecânica Ocupacional Vilton Jr. Especialista em Ergonomia Ergonomia no Trabalho Biomecânica Ocupacional Vilton Jr. Especialista em Ergonomia Perfeição de movimentos humano O Princípios da Biomecânica e sua aplicação em Ergonomia sistema osteomuscular humano tolera

Leia mais

ODUT OGO DE PR ATÁL C

ODUT OGO DE PR ATÁL C CATÁLOGO DE PRODUTOS A Ergomais Uma empresa que oferece a seus clientes soluções voltadas para a prevenção de lesões e doenças laborais utilizando recursos e equipamentos adequados, em diversos campos

Leia mais

Armário com portas (L) x 450 (P) x 2000 (A) mm Variação admitida= X50X100mm. REFERÊNCIA 1.1. Imagem meramente ilustrativa

Armário com portas (L) x 450 (P) x 2000 (A) mm Variação admitida= X50X100mm. REFERÊNCIA 1.1. Imagem meramente ilustrativa Armário com portas REFERÊNCIA 1.1 Estrutura metálica com pintura epoxy. Cinco prateleiras amovíveis e reguláveis em altura, capazes de suportar um peso de 150 kg distribuídos uniformemente por prateleira,

Leia mais

GUIA DE COMPRA NORSBORG. Gama de Sofás. MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas

GUIA DE COMPRA NORSBORG. Gama de Sofás. MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas GUIA DE COMPRA NORSBORG Gama de Sofás MODELOS/ FUNÇÕES Módulo de 2 lugares Módulo de 3 lugares Módulo de chaise-longue Módulo de canto Braços Pernas Capa amovível Escolha de capa Capa lavável Mais informação

Leia mais

Lesão por esforço repetitivo

Lesão por esforço repetitivo Lesão por esforço repetitivo Impactos da utilização dos recursos tecnológicos na saúde Daniele da Silva Barbosa e Janaína Conceição Rodrigues É cada vez maior o número de pacientes diagnosticados com lesões

Leia mais

BANCADAS DE TRABALHO. > BASIC > STRONG Ajustável > STRONG Ajust. 5G > STRONG Ajust. 6G > LIGHT Ajustável > LIGHT Ajust. Elétrico.

BANCADAS DE TRABALHO. > BASIC > STRONG Ajustável > STRONG Ajust. 5G > STRONG Ajust. 6G > LIGHT Ajustável > LIGHT Ajust. Elétrico. Bancadas de Trabalho Painéis e Ganchos Carros Porta-Ferramentas Sistemas de Armazenamento Cacifos Apresentamos uma gama variada de Bancadas de Trabalho para oficinas, armazéns, unidades fabris e outros

Leia mais

O que vestem os edifícios nas coberturas?

O que vestem os edifícios nas coberturas? O que vestem os edifícios nas coberturas? PROJETO FEUP História e evolução das coberturas Desde o início, a história do Homem está interligada aos materiais. Um dos primeiros materiais utilizados na construção

Leia mais

itic 7/8 Conceitos básicos Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

itic 7/8 Conceitos básicos Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias itic 7/8 Informação 7 Conceitos básicos Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Informática é o tratamento da informação por meios automáticos, utilizando o computador INFORMAÇÃO

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

A evolução de uma revolução ergonômica

A evolução de uma revolução ergonômica z Aeron Y A evolução de uma revolução ergonômica Aeron Desenhada por Bill Stumpf e Don Chadwick, 1994 Remasterizada por Don Chadwick, 2016 Quando os designers Bill Stumpf e Don Chadwick se sentaram para

Leia mais

FORMULÁRIO DO REQUERENTE DA CADEIRA DE RODAS

FORMULÁRIO DO REQUERENTE DA CADEIRA DE RODAS FORMULÁRIO DO REQUERENTE DA CADEIRA DE RODAS INFORMAÇÃO GERAL Nome do Requerente: DEFICIÊNCIA Por que você precisa de uma cadeira de rodas? Data de Nascimento: Endereço: Telefone: Email: MES DIA ANO Você

Leia mais

Guia de experiência futon

Guia de experiência futon Guia de experiência futon Guia prático para aproveitar melhor seu futon Dicas essenciais para viver a experiência de ter um R9 Design Futon em seus espaços. Antes de avançar, você precisa saber uma coisa...

Leia mais

Ocean Ergo ACESSÓRIOS E AJUSTES

Ocean Ergo ACESSÓRIOS E AJUSTES ACESSÓRIOS E AJUSTES Acessórios - Família Acessórios Conforto ergonómica Tampa para recorte grande ergonómica Tampa para recorte pequeno Com recorte grande Pode ser utilizada com ou sem almofada de assento

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

sua casa. Mas também tem a ver com o que acontece quando as suas necessidades mudam ou quando decide dar uma nova vida

sua casa. Mas também tem a ver com o que acontece quando as suas necessidades mudam ou quando decide dar uma nova vida GUIA DE COMPRA DELAKTIG Gama de sofás DESIGN Tom Dixon COMPONENTES Plataforma/poltrona Plataforma 2 lugares Plataforma 3 lugares Encosto c/almofada Braço c/almofada Mesa de apoio Candeeiro de pé Capa removível

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda. Relatório de Estágio. Tânia Patrícia Queirós Gomes

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda. Relatório de Estágio. Tânia Patrícia Queirós Gomes Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda Relatório de Estágio Tânia Patrícia Queirós Gomes Relatório para a obtenção do Grau de Licenciado Em Design de Equipamento Dezembro

Leia mais

Dimensões // Hb: 80cm - 120cm Wb: 112cm - 152cm Wt: tampo à sua escolha

Dimensões // Hb: 80cm - 120cm Wb: 112cm - 152cm Wt: tampo à sua escolha Dimensões // Hb: 80cm - 120cm Wb: 112cm - 152cm Wt: tampo à sua escolha De acordo com uma pesquisa do Ibope Conecta, os brasileiros usam o computador em casa por 5 horas e 30 minutos todos os dias, além

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

Manual de Ajustes. SAYL Chairs. Combinação perfeita entre design, engenharia e sustentabilidade

Manual de Ajustes. SAYL Chairs. Combinação perfeita entre design, engenharia e sustentabilidade Manual de Ajustes SAYL Chairs TM Combinação perfeita entre design, engenharia e sustentabilidade 3 VISÃO FRONTAL Obrigado por adquirir um produto Herman Miller. Com cada produto que criamos, o nosso objetivo

Leia mais

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar e Quadril E - Abraçar um joelho - Alongamento Deitado, segure embaixo de um joelho e puxe-o em direção ao peito até sentir o alongamento. Com 5 segundo(s) de descanso. Lombar e Quadril D - Abraçar

Leia mais

MANUAL PARA ADAPTAR A CASA AO IDOSO. Com o apoio:

MANUAL PARA ADAPTAR A CASA AO IDOSO. Com o apoio: MANUAL PARA ADAPTAR A CASA AO IDOSO Com o apoio: Aos nossos avós FICHA TÉCNICA EDIÇÃO nº1 Distribuição gratuita AUTOR G.A.S.Porto - Grupo de Ação Social do Porto COLABORAÇÃO Beatriz Portilho, Fátima Lopes,

Leia mais

sua casa. Mas também tem a ver com o que acontece quando as suas necessidades mudam ou quando decide dar uma nova vida

sua casa. Mas também tem a ver com o que acontece quando as suas necessidades mudam ou quando decide dar uma nova vida GUIA DE COMPRA DELAKTIG Gama de sofás DESIGN Tom Dixon COMPONENTES Plataforma/poltrona Plataforma 2 lugares Plataforma 3 lugares Encosto c/almofada Braço c/almofada Mesa de apoio Candeeiro de pé Capa removível

Leia mais

Crie ótimos momentos no exterior

Crie ótimos momentos no exterior PHILIPS mygarden Candeeiro de mesa Portátil e com painel solar branco LED Crie ótimos momentos no exterior Esta luz solar da gama Philips mygarden cria o ambiente perfeito no seu espaço exterior. Pode

Leia mais

SUPORTES DE MONITORES

SUPORTES DE MONITORES 52 SUPORTES DE MONITORES SUPORTES DE MONITORES DA SOUTHCO Integrando a sua grande experiência em Tecnologias de Posicionamento a uma completa linha de soluções em braços de montagem e controle de posicionamento,

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

Família. Ocean Ergo. Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA

Família. Ocean Ergo. Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA Família Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA Família Desenvolvida a pensar no utilizador de forma a aumentar a independência, segurança e flexibilidade. Os cuidados de higiene

Leia mais

geometric justification

geometric justification Oct. >> Dec. Jan. >> Apr. Apr. >> Sep. 10 Ergonomic Validation geometric justification ) ) 25º 60º 280 mm 420 mm 280 mm 1 DIMENSIONAR O PAINEL SMAP...134 1.1 AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

PLATAFORMAS DE TRABALHO

PLATAFORMAS DE TRABALHO PLATAFORMAS DE TRABALHO Aprovado de acordo com a recente Norma Europeia para plataformas de trabalho Aprovado de acordo com a Norma Sueca para produtos seguros As melhores escadas, em termos funcionais,

Leia mais

Ergonomia, conforto e

Ergonomia, conforto e Ergonomia, conforto e segurança @WORK BOLSA PARA MANUTENÇÃO BOLSA UNIVERSAL BOLSA UNIVERSAL COM DIVISÓRIAS CINTO BÁSICO COLETE PARA FERRAMENTAS JOELHEIRA LUVA DE TRABALHO M-PACT MOCHILA PARA FERRAMENTAS

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE POLTRONA ESCRITÓRIO TIPO VII

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE POLTRONA ESCRITÓRIO TIPO VII ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE POLTRONA ESCRITÓRIO TIPO VII POLTRONA, NOME POLTRONA ESCRITÓRIO ASSENTO TIPO VII - CADEIRA TIPO 53 385 UNIVERSITÁRIA, CADEIRA FIXA IMPILHÁVEL, ESTRUTURA EM TUBO INDUSTRIAL

Leia mais

Action 5 & Action 5 Rígida

Action 5 & Action 5 Rígida Action 5 & Apresentamos a família Action 5 LEVE AJUSTÁVEL CONFIGURÁVEL O ajuste perfeito A cadeira Invacare Action 5 foi concebida para utilizadores ativos que procuram uma cadeira de preço acessível,

Leia mais

Posturas Inadequadas Encontradas Durante Análise Ergonômica de um Laboratório de Eletricidade

Posturas Inadequadas Encontradas Durante Análise Ergonômica de um Laboratório de Eletricidade Posturas Inadequadas Encontradas Durante Análise Ergonômica de um Laboratório de Eletricidade Nayara dos Santos Lemos 1, Aarão Pereira de Araujo Junior 2 1 Tecnóloga em Design de Interiores do Curso Superior

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SECRETÁRIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO. Descrição Resumida

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SECRETÁRIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO. Descrição Resumida FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SECRETÁRIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO Visando à eventual aquisição de Mobiliário para o SEAD - Pregão 43/2010 Processo nº23402.001684/2010-10 Item Descrição

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 08 de Junho de 2016. SUMÁRIO

Leia mais

Encosto Jay Easy. Simples e eficaz, com maior conforto

Encosto Jay Easy. Simples e eficaz, com maior conforto Encosto Jay Easy Simples e eficaz, com maior conforto RESPALDO jay Easy Jay Easy, Simples e eficaz, com maior conforto Com a sua ampla experiência no mercado, JAY desenvolveu um novo encosto JAY EASY.

Leia mais

Assentos SENTAR-SE NA POSIÇÃO CORRECTA

Assentos SENTAR-SE NA POSIÇÃO CORRECTA Assentos SENTAR-SE NA POSIÇÃO CORRECTA E93242 2 AVISO Não ajuste o assento com o veículo em movimento. Pode perder o controlo do veículo e sofrer lesões. 1 O assento, apoio para a cabeça, cinto de segurança

Leia mais

Marquesas Portáteis.

Marquesas Portáteis. Marquesas Portáteis Fisioformus A mais económica e funcional, com a garantia de conforto e qualidade Biostencil. Este é o modelo mais popular da marca Biostencil, isto deve-se ao facto de ser uma marquesa

Leia mais

VOCÊ NO CENTRO DE TUDO.

VOCÊ NO CENTRO DE TUDO. VOCÊ NO CENTRO DE TUDO. VOCÊ SE ADAPTA A UM MUNDO EM MUDANÇAS. A CADEIRA SE ADAPTA A VOCÊ. Hoje em dia, o trabalho exige um novo tipo de profissional, dinâmico, capaz de se reinventar e mostrar diversas

Leia mais

Lift Advanced. Conforto e leveza. É possível ajustar a força de abertura e fechamento do amortecimento.

Lift Advanced. Conforto e leveza. É possível ajustar a força de abertura e fechamento do amortecimento. Vários aspectos importantes devem ser levados em conta ao desenvolver um projeto de cozinha. ergonomia é um fator que precisa ser muito bem estudado para garantir um ambiente confortável e seguro. O sistema

Leia mais