Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial"

Transcrição

1 ENG NG. DA COMPUT OMPUTAÇÃO Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial Raphael Garcia Moreira Pesquisador Ronaldo Willian Reis Orientador Resumo Os sistemas de refrigeração industrial apresentam aumento de demanda com o passar dos anos devido, por exemplo, à necessidade de exposição de produtos perecíveis no comércio de alimentos. O consumo de energia desses equipamentos gera alto custo para o estabelecimento, pois os refrigeradores devem permanecer ligados por 24 horas. Neste trabalho implementamos um novo controlador para motores de compressão utilizados em sistemas de refrigeração industrial visando principalmente à redução do custo energético. Esse controlador foi projetado utilizando a teoria da lógica fuzzy. A montagem do controlador foi realizada a partir do microcontrolador PIC modelo 16F877A da Microchip e de um software de controle elaborado no programa Microsoft Excel 2003, por se tratar de um software acessível e de fácil operação. Como resultado, obtivemos redução de aproximadamente 9% do consumo energético quando comparado ao sistema de refrigeração convencional. Palavras-chave: Lógica fuzzy. Refrigeração industrial. Microcontrolador PIC. 29 Abstract The Industrial refrigeration systems present an increase of lawsuit along of the last ears due, for example, to necessity of exposition of perishable products in food commerce. The energy consume of these equipments cause a high cost to store, because the refrigerators need to stay on for 24 hours. This work presents the implementation of a new compression motors controller designed to industrial refrigeration systems. The control system works based on fuzzy logic. It was used a Programmable Interrupt Controller (PIC) linked to a Microsoft Excel application working as a control panel and interface. As a result, the controller reduces the energy consumption by 9% compared to conventional refrigeration system controllers. Key words: Fuzzy logic. Industrial refrigeration. PIC.

2 Raphael Garcia Moreira 30 1 Introdução A teoria de sistemas de controle tem cooperado amplamente para o desenvolvimento das mais importantes tecnologias que, com o passar dos anos, ocasionaram verdadeira revolução na indústria. A modelagem matemática utilizada na teoria de controle de processos industriais era baseada na linearização, mas o surgimento da lógica fuzzy ou lógica nebulosa, nos anos 60, causou um grande impacto nas áreas de controle, lógica, decisão, otimização, previsão e inteligência artificial. A principal inovação foi o novo modelo matemático em que muitos conceitos de nosso dia a dia são mais bem definidos por rótulos e não por números, como estamos habituados. A metodologia utilizada na modelagem fuzzy permite caracterizar padrões num conjunto de elementos que não sejam absolutamente fixos ou exatos, ou seja, cujos limites não sejam bem definidos. Por essas características, recomenda-se este método para lidar com situações onde haja necessidade de lidar com informações ambíguas, abstrações e ambivalências dos modelos matemáticos ou conceituais. 2 Desenvolvimento Para iniciar o projeto do controlador foi necessário entrevistar técnicos que trabalham no dia a dia com controladores para motores de compressão, como prevê a teoria da modelagem fuzzy. Durante as entrevistas com os técnicos da área de instalação e manutenção de sistemas frigoríficos, foram anotadas as principais dificuldades com relação aos controladores convencionais encontrados no mercado. Dentre os pontos discutidos, destacou-se a dificuldade de programação, pois nos controladores convencionais existe uma infinidade de parâmetros necessários para adaptar o controlador à aplicação. Isso demanda muito tempo dos técnicos, e nem sempre os pontos ótimos do controle são ajustados, fazendo com que o sistema não tenha bom rendimento. Além disso, o controle visando à economia energética do sistema foi amplamente discutido. Os técnicos auxiliaram na elaboração de várias estratégias de controle para alcançar a economia energética do sistema, aproveitando ao máximo as inércias térmicas do sistema frigorífico. Na seqüência foram realizadas as etapas de fuzzificação das variáreis de processo, desfuzzificação, e a montagem do hardware utilizando o microcontrolador PIC16F877A da Microchip. - Fuzzificação : Para poder fuzzyficar a variável de entrada do controlador (pressão de sucção do compressor) foi analisada a taxa de variação da pressão ao longo do tempo de funcionamento de um sistema frigorífico, conforme a figura 1.

3 Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial Figura 1 - Taxa de variação da pressão. A primeira estratégia selecionada para controlar o sistema, de forma a garantir a eficiência, foi a de analisar a velocidade de variação da pressão. Conforme visto na figura 1 é possível analisar a derivada da pressão, isso é mais bem compreendido analisando a figura Figura 2 - Äp/ Ät Velocidade da variação da pressão.

4 Raphael Garcia Moreira De posse das variáveis lingüísticas elaboradas conforme a figura anterior, podemos então apresentar nossas funções para fuzzificação da variável de entrada, conforme apresentado na figura Figura 3 - Fuzzificação Outra circunstância a ser analisada como parte da estratégia de controle tomada pelo controlador, conforme as entrevistas com os técnicos, é a de analisar a distância da pressão instantânea com relação ao setpoint configurado no sistema. Isso porque podem acontecer situações em que a pressão esteja subindo muito rápido, entretanto esteja muito distante do setpoint, portanto não será necessário o acionamento do sistema; por outro lado, a distância da pressão instantânea pode estar tão próxima da pressão de setpoint que mesmo que a velocidade esteja muito lenta, ainda assim será necessário acionar o compressor do sistema. Essas e outras regras serão mais bem examinadas posteriormente. Diante da análise das possíveis situações em que a pressão instantânea pode encontrar-se com relação ao setpoint configurado, podemos estabelecer as funções fuzzy para esta variável conforme a figura 4 mostra a seguir.

5 Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial Figura 4 - Fuzzificação da distância entre pontos medidos Conforme as estratégias tomadas, seguem algumas regras que o controlador deverá analisar durante o funcionamento: - Defuzzificação As máquinas não possuem capacidade de trabalhar com valores lingüísticos como o ser humano, nem com conjuntos tão bem definidos. Em função desse axioma, quando utilizamos lógica fuzzy, devemos transformar os resultados de saída inferidos pelas regras fuzzy em valores discretos, e é exatamente isso que a técnica de defuzzificação permite que o façamos. Agora será detalhado o método de defuzzificação centro-do-máximo (C-o-M) que foi selecionado para este projeto. Este método baseia-se no fato de que cada função de pertinência apresenta peso sobre o universo de discurso que passa a ser considerado como espécie de gangorra, e cujo resultado é obtido através do ponto onde a gangorra (universo de discurso) pode ser apoiada de forma que fique em equilíbrio constante; a Figura 5 pode exemplificar melhor o método. 33

6 Raphael Garcia Moreira Figura 5 - Analogia para defuzzificação pelo Centro-do-Máximo Esse método foi selecionado por ser recomendável para aplicações em malha fechada com suporte à decisão. - Implementação do controlador 34 Para a construção do projeto utilizou-se um microcontrolador PIC16F877A de fácil acesso e de baixo custo da Microchip, que possui todos os periféricos necessários à implementação do projeto, bem como o espaço necessário de memória de programa. O esquema eletrônico do projeto foi elaborado no software PSIM e simulado de forma a garantir o correto funcionamento da aplicação. O projeto mecânico da placa foi esboçado no software Solid Egde V19, conforme figura 6. Figura 6 - Esboço mecânico Para programação do microcontrolador foi utilizado o compilador de C da CCS implantado no software MpLab IDE v7.31 da Microchip.

7 Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial 3 Resultados - Controlador convencional Para a etapa de testes utilizamos um compressor da Bitzer Compressores Ltda. num laboratório para testes termodinâmicos. Inicialmente os testes foram feitos com controlador convencional encontrado no mercado. Foram coletados dados do sistema durante 24 horas, em funcionamento com o controlador convencional que apresentou os seguintes comportamentos, conforme apresentado na figura Figura 7 - Dados do sistema utilizando um controlador convencional. Podemos notar no gráfico da figura 7 que houve grande variação da temperatura de saída do líquido do sistema, o que sugere também que houve muitas partidas do compressor, situação que causa grande consumo elétrico devido à energia necessária para vencer a inércia do sistema que se encontra em altas pressões. - Controlador Fuzzy O mesmo sistema utilizado nos testes do controlador convencional foi utilizado nos testes de desempenho do controlador fuzzy. O sistema esteve em funcionamento durante 24 horas exatamente como foi realizado com o controlador convencional. Os resultados podem ser vistos na figura 8.

8 Raphael Garcia Moreira Figura 8 - Dados do sistema utilizando o controlador fuzzy. 36 Pode-se verificar no gráfico da figura 8 que a variação encontrada no teste com o controlador convencional foi drasticamente amenizada no sistema, o que proporciona grande economia energética (aproximadamente 9%) já que foi reduzido o número de partidas do compressor, ao longo das 24 horas de funcionamento. Outro beneficio foi a estabilidade da temperatura, isso é vantagem relevante para aplicações onde se deseja manter a qualidade de alimentos armazenados a baixas temperaturas, pois sua variação compromete a qualidade dos alimentos como, coloração, odor, paladar e desintegração das fibras. - Software Foi construído um software em Microsoft Office Excel 2003 com interface, com a porta serial RS232 para monitor em tempo real à aplicação do sistema, conforme pode ser visto nas figura 9.

9 Controlador baseado em lógica fuzzy para sistemas de refrigeração industrial 37 Figura 9 - Software elaborado no programa Microsoft Office Excel 2003 mostrando o status da aplicação. 4 Conclusão Através deste trabalho podemos concluir que a implementação da lógica fuzzy, corretamente coordenada em aplicações industriais, em que a lógica bivalente é utilizada, pode trazer grandes benefícios ao sistema do ponto de vista técnico, bem como do ponto de vista econômico, durante a operação do sistema. Outro aspecto importante é a facilidade com que os técnicos da área, onde os controles fuzzy são aplicados, encontram para operar o sistema, já que se utilizam variáveis lingüísticas como base de funcionamento. Podemos concluir que muitas inovações tecnológicas podem ser concebidas ainda no setor de controle, utilizando novas abordagens da inteligência artificial, como este trabalho nos serve de exemplo, com a utilização da lógica fuzzy. Referências CIRSTEA, Marcian; DINU, Andrei; KHOR, Jeenghee. Neural and fuzzy logic control of drives and power. 1. ed. Butterworth-Heineman, COX, Earf D. Fuzzy modelling tools for data mining & knowledge. 1. ed. Morgan Kaufmann, LEE, Raymond S. T. Fuzzy-neuro approach to agent applications. 1. ed. Springer Verlag NY, 2005.

10 Raphael Garcia Moreira MA, Zongmin. Fuzzy database modeling with xml. 1.ed. Springer Verlag NY, NICOLETTI, Maria do Carmo; CAMARGO, Heloisa de Arruda. Fundamentos da teoria de conjuntos fuzzy. 1. ed. Edufscar, ROSS, Timothy J. Fuzzy logic with engineering applications 2. ed. John Wiley Professio, SILVA, José de Castro. Refrigeração comercial/climatizaçao industrial 1. ed. Hemus, SIMÕES, Marcelo Godoy. Controle e modelagem fuzzy. Edgard Blucher, SONNTAG, Richard E. Introdução a termodinamica para engenharia. 1. ed. LTC, SOUZA, David José de; LAVINIA, Nicolas César. Conectando o pic: recursos avançados. Érica, STOECKER, Wilbert F. Industrial refrigeration handbook 1. ed. MCGRAW-HILL PROFESSIONAL, STOECKER, Wilbert F.; JABARDO, J. M. S. Refrigeração industrial. 2. ed. Edgard Blucher. VANDEWALLE, Joos; ESPINOSA, Jairo; WERTZ, Vincent. Fuzzy logic, identification, and predictive control. 1. ed. Springer Verlag NY, WEBER, Leo; KLEIN, P. A. T. Aplicação da lógica fuzzy em software e hardware. 1. ed. Ulbra, ZADEH, L. A. Fuzzy logic and approximate reasoning. Synthese Journal, v. 30, n. 3-4, 1975.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Profª Danielle Casillo Nome: Automação e Controle Créditos: 4 60 horas Período: 2010.2 Horário: quartas e sextas das 20:40 às 22:20

Leia mais

Projeto e implementação de um sistema de controle em malha fechada para transmissão hidrostática usando o sistema Field Point da NI

Projeto e implementação de um sistema de controle em malha fechada para transmissão hidrostática usando o sistema Field Point da NI Projeto e implementação de um sistema de controle em malha fechada para transmissão hidrostática usando o sistema Field Point da NI "A implementação do sistema SCADA usando Field Point e interface LabVIEW,

Leia mais

PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MONTAGEM

PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MONTAGEM PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MONTAGEM Roberto Machado Corrêa Programa de Engenharia de Produção / COPPE / UFRJ Av. Brigadeiro Trowpowsky, s/ n o, Sala F-109,

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Laboratório de Máquinas Especiais

Universidade Federal de Goiás Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Laboratório de Máquinas Especiais Aspectos Relacionados ao Acionamento e Controle de Velocidade de um Motor Linear a Relutância Variável. MARIANO, Rodrigo Leandro; SANTOS, Euler Bueno. Universidade Federal de Goiás Escola de Engenharia

Leia mais

Complemento III Noções Introdutórias em Lógica Nebulosa

Complemento III Noções Introdutórias em Lógica Nebulosa Complemento III Noções Introdutórias em Lógica Nebulosa Esse documento é parte integrante do material fornecido pela WEB para a 2ª edição do livro Data Mining: Conceitos, técnicas, algoritmos, orientações

Leia mais

4. Controlador Lógico Programável

4. Controlador Lógico Programável 4. Controlador Lógico Programável INTRODUÇÃO O Controlador Lógico Programável, ou simplesmente PLC (Programmiable Logic Controller), pode ser definido como um dispositivo de estado sólido - um Computador

Leia mais

XIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica - 13 a 17/08/2012 São Carlos-SP Artigo CREEM2012 SENSOR DE TEMPERATURA WIRELESS

XIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica - 13 a 17/08/2012 São Carlos-SP Artigo CREEM2012 SENSOR DE TEMPERATURA WIRELESS XIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica - 13 a 17/08/2012 São Carlos-SP Artigo CREEM2012 SENSOR DE TEMPERATURA WIRELESS Antonio Carlos Lemos Júnior, Ednaldo Lopes Rosa e Leandro Aureliano

Leia mais

Engenharia Eletrônica

Engenharia Eletrônica Engenharia Eletrônica Contribuíram para esta apresentação: Prof. Euler de Vilhena Garcia Prof. Edson Mintsu Hung Prof. Sandro Augusto Pavlik Haddad A PARTIR DA ESTRUTURA DE DESIGN DE INSTRUMENTAÇÃO A PARTIR

Leia mais

Automação. Industrial. Prof. Alexandre Landim

Automação. Industrial. Prof. Alexandre Landim Automação Industrial Prof. Alexandre Landim Automação Industrial Controladores Lógicos Programáveis Parte 1 1. Introdução O Controlador Lógico Programável, ou simplesmente CLP, tem revolucionado os comandos

Leia mais

Aplicação de técnicas de sintonia fuzzy em uma coluna de destilação piloto

Aplicação de técnicas de sintonia fuzzy em uma coluna de destilação piloto Aplicação de técnicas de sintonia fuzzy em uma coluna de destilação piloto Adelson Siqueira Carvalho Ronald Coutinho da Silva Dênis Barbosa do Nascimento NPO - CEFET-Campos NPO - CEFET-Campos NPO - CEFET-Campos

Leia mais

SIM V.T 3D Software de simulação completo para treinamento dos futuros Técnicos e Engenheiros

SIM V.T 3D Software de simulação completo para treinamento dos futuros Técnicos e Engenheiros SIM V.T 3D Software de simulação completo para treinamento dos futuros Técnicos e Engenheiros Solução em software exclusivo, o SIM V.T 3D oferece um design intuitivo, animações em 3D, animação virtual

Leia mais

KIT EDUCACIONAL PARA CONTROLE E SUPERVISÃO APLICADO A NÍVEL

KIT EDUCACIONAL PARA CONTROLE E SUPERVISÃO APLICADO A NÍVEL KIT EDUCACIONAL PARA CONTROLE E SUPERVISÃO APLICADO A NÍVEL Jonathan Paulo Pinheiro Pereira Engenheiro de Computação UFRN 2005, Especialista em Engenharia Elétrica UFRN 2008. E-mail: jonathan@cefetrn.br

Leia mais

Automação Industrial Parte 2

Automação Industrial Parte 2 Automação Industrial Parte 2 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html Perspectiva Histórica Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a Revolução

Leia mais

Modelo autorregressivo e controlador Fuzzy para um sistema de controle digital de velocidade do Kit Digital Servo

Modelo autorregressivo e controlador Fuzzy para um sistema de controle digital de velocidade do Kit Digital Servo Modelo autorregressivo e controlador Fuzzy para um sistema de controle digital de velocidade do Kit Digital Servo Adelson Siueira Carvalho (IFF Campos) adelsonsc@gmail.com Adriellen Lima de Sousa (IFF

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema Especialista para Auxilio a Manutenção Preditiva em Compensadores Síncronos

Desenvolvimento de Sistema Especialista para Auxilio a Manutenção Preditiva em Compensadores Síncronos Desenvolvimento de Sistema Especialista para Auxilio a Manutenção Preditiva em Compensadores Síncronos Norberto Bramatti, Luiz Otávio Sinimbu, Roberto Célio Limão de Oliveira, Anderson José Costa Sena,

Leia mais

MAKING MODERN LIVING POSSIBLE. Controlador AK-SC255 REFRIGERATION & AIR CONDITIONING DIVISION

MAKING MODERN LIVING POSSIBLE. Controlador AK-SC255 REFRIGERATION & AIR CONDITIONING DIVISION MAKING MODERN LIVING POSSIBLE Controlador AK-SC255 REFRIGERATION & AIR CONDITIONING DIVISION Controle além do limite. Um único controlador pode gerenciar refrigeração, ar condicionado, luzes e muito mais.

Leia mais

CONTROLE DE UMA COLUNA DEBUTANIZADORA SIMULADA UTILIZANDO UM CONTROLADOR FUZZY EMBARCADO EM UMA REDE FOUNDATION FIELDBUS

CONTROLE DE UMA COLUNA DEBUTANIZADORA SIMULADA UTILIZANDO UM CONTROLADOR FUZZY EMBARCADO EM UMA REDE FOUNDATION FIELDBUS CONTROLE DE UMA COLUNA DEBUTANIZADORA SIMULADA UTILIZANDO UM CONTROLADOR FUZZY EMBARCADO EM UMA REDE FOUNDATION FIELDBUS ALEXANDRE M. P. P. FILHO*, KENNEDY R. LOPES*, VICTOR L. C. M. DA SILVA*, DANIEL

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Vitor Amadeu Souza Introdução Continuando com a série do último artigo, hoje veremos os passos para o desenvolvimento de uma minuteria com o microcontrolador PIC18F1220

Leia mais

PLANTA DIDÁTICA COMANDADA VIA SUPERVISÓRIO

PLANTA DIDÁTICA COMANDADA VIA SUPERVISÓRIO PLANTA DIDÁTICA COMANDADA VIA SUPERVISÓRIO Aline Lima Silva¹; Danilo Menezes de Abreu²; Jailson da silva Machado³; Alexandre Teles 4 (orientador) ¹Faculdade de Engenharia de Resende. Resende - RJ alinel-silva@hotmail.com

Leia mais

Inteligência Artificial. Fuzzy

Inteligência Artificial. Fuzzy Inteligência Artificial Fuzzy Graude Crença -Grau deverdade Lógica Fuzzy Grau de crença: População composta de brancos e negros Probabilidade de alguém ser branco. Grau de verdade: A partir do momento

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA TÉRMICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIMEP

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA TÉRMICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIMEP UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA TÉRMICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIMEP Antonio G. Gallego 1 e Marco Antonio Sperl de Faria 2 Universidade Metodista de Piracicaba

Leia mais

MERCOFRIO 2014-9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO

MERCOFRIO 2014-9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO MERCOFRIO 2014-9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO ANÁLISE DO COP DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR COM TUBO CAPILAR E VALVULA ELETRÔNICA

Leia mais

Sistemas de controle para processos de bateladas

Sistemas de controle para processos de bateladas Sistemas de controle para processos de bateladas Por Alan Liberalesso* Há algum tempo os processos de batelada deixaram de ser um mistério nas indústrias e no ambiente de automação. O cenário atual nos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PPGEEA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

PLANO DE ENSINO. PPGEEA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PPGEEA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA PLANO DE ENSINO

Leia mais

MERCOFRIO 2000 CONGRESSO DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO DO MERCOSUL

MERCOFRIO 2000 CONGRESSO DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO DO MERCOSUL MERCOFRIO 2000 CONGRESSO DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO DO MERCOSUL ANÁLISE COMPARATIVA DAS TAXAS TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO DO TIPO VOLUME DE AR CONSTANTE

Leia mais

SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM SISTEMA INOVADOR DE CONDICIONAMENTO DE AR USANDO MEIO DESSECANTE

SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM SISTEMA INOVADOR DE CONDICIONAMENTO DE AR USANDO MEIO DESSECANTE 16º POSMEC Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Mecânica SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM SISTEMA INOVADOR DE CONDICIONAMENTO DE AR USANDO MEIO DESSECANTE Thomaz Smith Reis thomasmithr@yahoo.com.br

Leia mais

Fundamentos de Automação. Controladores

Fundamentos de Automação. Controladores Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Controladores

Leia mais

Controle de Nível Automatizado Através da Pressão no Recalque em Elevatórias com Reservatório Superior.

Controle de Nível Automatizado Através da Pressão no Recalque em Elevatórias com Reservatório Superior. Controle de Nível Automatizado Através da Pressão no Recalque em Elevatórias com Reservatório Superior. Tema 1: Abastecimento de Água Autores: Jean Carlos Esser, técnico em eletrônica pelo CEDUP-Blumenau,

Leia mais

Palavras-chave: turbina eólica, gerador eólico, energia sustentável.

Palavras-chave: turbina eólica, gerador eólico, energia sustentável. Implementação do modelo de uma turbina eólica baseado no controle de torque do motor cc utilizando ambiente matlab/simulink via arduino Vítor Trannin Vinholi Moreira (UTFPR) E-mail: vitor_tvm@hotmail.com

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EES NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E DE PROJETOS DE P&D

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EES NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E DE PROJETOS DE P&D UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EES NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E DE PROJETOS DE P&D Alexandre Marcial da Silva alexandre.marcial@green.pucminas.br Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

Emails: paulo.pras@hotmail.com, anderson_vargas@uol.com.br, luiz_fernandoh@hotmail.com, phcoelho@uerj.br

Emails: paulo.pras@hotmail.com, anderson_vargas@uol.com.br, luiz_fernandoh@hotmail.com, phcoelho@uerj.br CONTROLE DE NÍVEL EM TANQUES ACOPLADOS USANDO SISTEMAS INTELIGENTES Paulo R. A. da Silva, Anderson V. de Souza, Luiz F. Henriques, Pedro H. G. Coelho Departamento de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações,

Leia mais

ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM SISTEMA EXPERIMENTAL DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR UTILIZANDO UM SIMULADOR COMERCIAL

ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM SISTEMA EXPERIMENTAL DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR UTILIZANDO UM SIMULADOR COMERCIAL ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM SISTEMA EXPERIMENTAL DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR UTILIZANDO UM SIMULADOR COMERCIAL 1 Natália B. Marteleto, 2 José Vicente H. d Angelo 1 Bolsista de iniciação Científica

Leia mais

Otimização da geração de energias alternativas e renováveis para energização rural utilizando lógica fuzzy

Otimização da geração de energias alternativas e renováveis para energização rural utilizando lógica fuzzy Otimização da geração de energias alternativas e renováveis para energização rural utilizando lógica fuzzy Fernando de L. Caneppele 1, Marianna C. Peccinelli 1, Odivaldo J. Seraphim 2, Luís R. A. Gabriel

Leia mais

SÉRIE FLEMING ISENTO DE OLEO TRANSMISSÃO POR CORREIA TIPO SCROLL VELOCIDADE FIXA OU VARIÁVEL. Capacidade de 2,2 a 22 kw Pressão de 8 a 10 bar

SÉRIE FLEMING ISENTO DE OLEO TRANSMISSÃO POR CORREIA TIPO SCROLL VELOCIDADE FIXA OU VARIÁVEL. Capacidade de 2,2 a 22 kw Pressão de 8 a 10 bar ISENTO DE OLEO TRANSMISSÃO POR CORREIA TIPO SCROLL VELOCIDADE FIXA OU VARIÁVEL Capacidade de 2,2 a 22 kw Pressão de 8 a 10 bar Quando escolher um compressor Scroll isento de óleo? A R COMPRIMIDO ISENTO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR EMSO NO ENSINO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS

UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR EMSO NO ENSINO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR EMSO NO ENSINO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS Bianca Capucho 1, Domenico Andreatta 1, Mariana Kuster Moro 1, Rayane Bimbato 1, George Simonelli 2 1. Discentes do curso de

Leia mais

Parte 02 O Controlador Lógico Programável

Parte 02 O Controlador Lógico Programável Parte 02 O Controlador Lógico Programável 2.0 Introdução: Para controlar uma planta industrial, seja a mais simples ou complexa, necessitamos de um sistema de controle, obviamente que quanto mais complexa

Leia mais

MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS METALÚRGICOS (1)

MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS METALÚRGICOS (1) MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS METALÚRGICOS (1) Carlos Eduardo Gurgel Paiola (2) Ricardo Caruso Vieira (3) Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever e estudar uma metodologia de

Leia mais

Módulo 6: Inteligência Artificial

Módulo 6: Inteligência Artificial Módulo 6: Inteligência Artificial Assuntos: 6.1. Aplicações da IA 6.2. Sistemas Especialistas 6.1. Aplicações da Inteligência Artificial As organizações estão ampliando significativamente suas tentativas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE ENERGIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE ENERGIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE ENERGIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Existem várias finalidades para medição de energia, dentre elas vamos destacar as seguintes: Consumo mensal de energia A grandeza medida é

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Informática Agropecuária. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Informática Agropecuária. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. ISSN 1677-9274 Dezembro, 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Informática Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 96 Sistema FuzzyGen: manual do

Leia mais

smar Fieldbus Devices FR302 Relé Fieldbus

smar Fieldbus Devices FR302 Relé Fieldbus smar Fieldbus Devices Relé Fieldbus Relé Fieldbus Características Saída Discreta de Conexão direta ao FOUNDATION Fieldbus TM ; Blocos Funcionais instanciáveis para ajuste e controle discreto em campo;

Leia mais

SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO. Fábio Ferraz

SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO. Fábio Ferraz SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO Fábio Ferraz SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO Os principais sistemas de refrigeração são listados a seguir: Sistema de refrigeração por compressão; Sistema de refrigeração por absorção;

Leia mais

Sistemas Embarcados. Introdução aos sistemas embarcados

Sistemas Embarcados. Introdução aos sistemas embarcados Sistemas Embarcados Introdução aos sistemas embarcados Introdução aos Sistemas embarcados Definição de um sistema embarcado Exemplos de sistemas embarcados Processadores utilizados em sistemas embarcados

Leia mais

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Danielle Simone da Silva João Maria Araújo do Nascimento danielle@dca.ufrn.br joão@dca.ufrn.br LECA-DCA-UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Resumo: Este artigo descreve

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia AUTOMAÇÃO CODICRED 44637-04 PROGRAMA DE DISCIPLINA 01 SÍNTESE DISCIPLINA: CURSO (S): Engenharia

Leia mais

APLICAÇÃO PARA ANÁLISE GRÁFICA DE EXERCÍCIO FÍSICO A PARTIR DA PLATAFORMA ARDUINO

APLICAÇÃO PARA ANÁLISE GRÁFICA DE EXERCÍCIO FÍSICO A PARTIR DA PLATAFORMA ARDUINO APLICAÇÃO PARA ANÁLISE GRÁFICA DE EXERCÍCIO FÍSICO A PARTIR DA PLATAFORMA ARDUINO Alessandro A. M de Oliveira 1 ; Alexandre de Oliveira Zamberlan 1 ; Péricles Pinheiro Feltrin 2 ; Rafael Ogayar Gomes 3

Leia mais

Efeito das dimensões do tubo capilar como elemento de expansão num sistema de refrigeração domestico

Efeito das dimensões do tubo capilar como elemento de expansão num sistema de refrigeração domestico VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 1 de agosto de 1 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 1, 1 Campina Grande Paraíba Brazil Efeito das

Leia mais

Palavras-chave: Simulação, Climatização, Ar condicionado, Edificações, Energia.

Palavras-chave: Simulação, Climatização, Ar condicionado, Edificações, Energia. ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO TIPO VOLUME DE AR CONSTANTE (CAV) E VOLUME DE AR VARIÁVEL (VAV) MULTIZONAS OPERANDO EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO César Augusto Gomes dos Santos Jorge Emanuel

Leia mais

FRANCISCO SALVADOR PROJETO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM SET-POINT VARIÁVEL

FRANCISCO SALVADOR PROJETO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM SET-POINT VARIÁVEL FRANCISCO SALVADOR PROJETO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM SET-POINT VARIÁVEL Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em

Leia mais

Alessandro F. Cunha O que são sistemas embarcados?

Alessandro F. Cunha O que são sistemas embarcados? Alessandro F. Cunha O que são sistemas embarcados? 1. Introdução Alguma vez você já se deu conta que o microondas de sua casa tem uma capacidade computacional maior do que tinha o projeto Apolo, que levou

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE GRÁFICA PARA INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR EM UM KIT DIDÁTICO MICROCONTROLADO

DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE GRÁFICA PARA INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR EM UM KIT DIDÁTICO MICROCONTROLADO DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE GRÁFICA PARA INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR EM UM KIT DIDÁTICO MICROCONTROLADO Luiz Gustavo C. Machado gu-castilho@live.com Bruno A. Angélico bangelico@utfpr.edu.br Arthur

Leia mais

FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA

FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA 1) INTRODUÇÃO Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2015. A equipe desenvolvedora deste projeto conta com: - Prof.

Leia mais

1 Controle da Potência Ativa e da Freqüência

1 Controle da Potência Ativa e da Freqüência 1 Controle da Potência Ativa e da Freqüência 1.1 Introdução Em sistemas de potência, as unidades geradoras compreendem os equipamentos conectados ao sistema capazes de transformar vários tipos de energia

Leia mais

EPUSP PCS 2021/2308/2355 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS

EPUSP PCS 2021/2308/2355 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS GERADOR DE SINAIS E.T.M./2007 (adaptação) E.T.M./2011 (revisão) RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com o problema da conversão de sinais digitalizados em sinais analógicos, o conversor

Leia mais

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: REDES NEURAIS APLICADAS EM INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS DE FABRICAÇÃO DE FIBRAS DE POLIÉSTER. AUTORES: Lívia Maciel

Leia mais

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL Automação e Controle AR026 SUMÁRIO I. Sistemas Supervisórios... 3 II. Automação... 4 III. Arquitetura de Redes Industriais... 5 IV. Comunicação entre Supervisório e CLP...7 V. O Protocolo

Leia mais

IC Inteligência Computacional Redes Neurais. Redes Neurais

IC Inteligência Computacional Redes Neurais. Redes Neurais Universidade Federal do Rio de Janeiro PÓS-GRADUAÇÃO / 2008-2 IC Inteligência Computacional Redes Neurais www.labic.nce.ufrj.br Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Redes Neurais São modelos computacionais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MECATRÔNICA

DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MECATRÔNICA DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MECATRÔNICA Gilva Altair Rossi 1 ; José Maria Galvez 2 ; Douglas Iceri Lasmar 3 Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3 ARQUITETURA DE VON NEUMANN E DESEMPENHO DE COMPUTADORES Prof. Luiz Gustavo A. Martins Tipos de Arquitetura Arquitetura de von Neumann: Conceito de programa armazenado; Dados

Leia mais

Pontos de Pedido Fuzzy: Otimizando Níveis de Estoque por meio de Experiência Gerencial

Pontos de Pedido Fuzzy: Otimizando Níveis de Estoque por meio de Experiência Gerencial Pontos de Pedido Fuzzy: Otimizando Níveis de Estoque por meio de Experiência Gerencial Henrique Ewbank Estudante do 1º ano de doutorado em Administração de Empresas do Instituto COPPEAD de Administração

Leia mais

Programa de configuração para Windows 95/98/NT4.0/2000/ME

Programa de configuração para Windows 95/98/NT4.0/2000/ME Construído com um design modular, o controlador IMAGO F3000 é adequado para o controle de estufas e outras instalações de cozimento e defumação de embutidos, bem como de todos os equipamentos periféricos

Leia mais

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado)

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado) Principais tipos: Parafuso simples Parafuso duplo (mais empregado) Vantagens em relação aos alternativos: Menor tamanho Número inferior de partes móveis Desvantagens em relação aos alternativos: Menor

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITOS CONVERSORES DIGITAL-ANALÓGICOS PARA CONTROLE DE POLARIZAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITOS CONVERSORES DIGITAL-ANALÓGICOS PARA CONTROLE DE POLARIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITOS CONVERSORES DIGITAL-ANALÓGICOS PARA CONTROLE DE POLARIZAÇÃO Aluno: Joaquim Masset Lacombe Dias Garcia Aluna: Ana Sofia Viotti Daker Aranha Orientador: Guilherme Penello Temporão

Leia mais

Análise crítica dos resultados oriundos de certificados de calibração relativo à calibração de bloco-padrão utilizando lógica fuzzy.

Análise crítica dos resultados oriundos de certificados de calibração relativo à calibração de bloco-padrão utilizando lógica fuzzy. Análise crítica dos resultados oriundos de certificados de calibração relativo à calibração de bloco-padrão utilizando lógica fuzzy. Flávio Carnelli Frade 1,2, Pedro Bastos Costa 1,3, Giovane Quadreli

Leia mais

Máx Unid Padrão. Mín 1 / 0.1 0/0 0/0 0/0 0/0 100 / 6.9 100 / 6.9 100 / 6.9 999 150.0 / 302 5.0/9 2 -50.0 / -58 0.1/1 1 / 0.

Máx Unid Padrão. Mín 1 / 0.1 0/0 0/0 0/0 0/0 100 / 6.9 100 / 6.9 100 / 6.9 999 150.0 / 302 5.0/9 2 -50.0 / -58 0.1/1 1 / 0. PCT6 plus CONTROLADOR DIGITAL DE PRESSÃO PARA CENTRAIS DE REFRIGERAÇÃO Ver. PCT6VT74. DESCRIÇÃO O PCT6 plus é um controlador de pressão para ser utilizado em centrais de refrigeração que necessitem de

Leia mais

Título: Controle de um sistema Bola- Barra com realimentação através de imagem

Título: Controle de um sistema Bola- Barra com realimentação através de imagem Título: Controle de um sistema Bola- Barra com realimentação através de imagem Autores: Caio Felipe Favaretto, Henrique Corrêa Ramiro, Rômulo de Oliveira Souza e Marcelo Barboza Silva Professor orientador:

Leia mais

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 2009 1 Resumo do Curso Disciplinas N. de Créditos Carga horária Disciplinas Obrigatórias Disciplinas do CB/CTC 74 1.200 Obrigatórias da Engenharia 35 765 Obrigatórias do Curso

Leia mais

SENSORES E ATUADORES: PLANO DE DISCIPLINA

SENSORES E ATUADORES: PLANO DE DISCIPLINA SENSORES E ATUADORES: PLANO DE DISCIPLINA Cynthia Thamires da Silva cynthiathamires@usp.br João Francisco Justo Filho jjusto@lme.usp.br Bruno Martin de Alcântara Dias alcantara.dias@usp.br Armando Antônio

Leia mais

ILAIM COSTA JUNIOR. Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Juiz de Fora E-mail: ilaim.costa@ufjf.edu.br JOÃO PAULO CATTANI

ILAIM COSTA JUNIOR. Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Juiz de Fora E-mail: ilaim.costa@ufjf.edu.br JOÃO PAULO CATTANI SISTEMA EMBARCADO FUZZY PARA CONTROLE E MONITORAMENTO ILAIM COSTA JUNIOR Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Juiz de Fora E-mail: ilaim.costa@ufjf.edu.br JOÃO PAULO CATTANI Pontifícia

Leia mais

BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15

BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15 BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15 Este boletim de engenharia busca apresentar informações importantes para conhecimento de SISTEMAS de RECUPERAÇÃO de ENERGIA TÉRMICA - ENERGY RECOVERY aplicados a CENTRAIS

Leia mais

Aula 2. - Elaboração de algoritmos/fluxogramas. - Gravação do programa no microcontrolador

Aula 2. - Elaboração de algoritmos/fluxogramas. - Gravação do programa no microcontrolador Aula 2 - Elaboração de algoritmos/fluxogramas - Set de instruções do 8051 - Programação em Assembly - Gravação do programa no microcontrolador - Simulação Exercícios da aula passada... 1) Converta os números

Leia mais

Sistema Multibombas Controle Móvel CFW-11

Sistema Multibombas Controle Móvel CFW-11 Motores Energia Automação Tintas Sistema Multibombas Controle Móvel CFW-11 Manual de Aplicação Idioma: Português Documento: 10000122732 / 01 Manual de Aplicação para Sistema Multibombas Controle Móvel

Leia mais

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração. Granulação

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração. Granulação PT Customers. The core of our innovation Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação Tecnologias Piovan para Refrigeração: Chillers com compressores scroll

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica com formação específica em Mecatrônica Disciplina Microprocessadores I Professor(es) Ivair Reis Neves Abreu Carga horária 2 aulas semanais

Leia mais

Monitoramento, Controle, Registro e Supervisão de Processos Industriais

Monitoramento, Controle, Registro e Supervisão de Processos Industriais L I N H A D E P R O D U T O S PA R A Monitoramento, Controle, Registro e Supervisão de Processos Industriais Índice Apresentação 03 Características Individuais Controlador de Processos C702 Aquisitor de

Leia mais

Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 3 1. ARQUITETURA DO COMPUTAÇÃO- SOFTWARE Vimos nos capítulos anteriores que durante muitas décadas vários projetos foram realizados para

Leia mais

APLICAÇÃO DA TEORIA DE CONTROLE SUPERVISÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DE CONTROLES ELETRÔNICOS PARA REFRIGERAÇÃO

APLICAÇÃO DA TEORIA DE CONTROLE SUPERVISÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DE CONTROLES ELETRÔNICOS PARA REFRIGERAÇÃO APLICAÇÃO DA TEORIA DE CONTROLE SUPERVISÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DE CONTROLES ELETRÔNICOS PARA REFRIGERAÇÃO CARLOS A. TEIXEIRA (1), ANDRÉ B. LEAL (2) *, BRUNA P. DA S. ZANICOSKI (2) (1) Setor de Pesquisa

Leia mais

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO COM VARIAÇÃO DA ROTAÇÃO DO COMPRESSOR

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO COM VARIAÇÃO DA ROTAÇÃO DO COMPRESSOR XIV CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Mecânica AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO COM VARIAÇÃO DA ROTAÇÃO

Leia mais

AUTOMAҪÃO INDUSTRIAL E LINHAS DE PRODUҪÃO FLEXÍVEIS

AUTOMAҪÃO INDUSTRIAL E LINHAS DE PRODUҪÃO FLEXÍVEIS CENTRO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO MG CONTEXTO SOCIAL E PROFISSIONAL DA ENGENHARIA MECATRÔNICA AUTOMAҪÃO INDUSTRIAL E LINHAS DE PRODUҪÃO FLEXÍVEIS COMPONENTES: Guilherme Márcio Matheus Sakamoto Rafael

Leia mais

AUTOR(ES): JOÃO FRIEDMANN SOBRINHO, ERIK GIL PINTO, MARCOS ZAMPAOLO DA ROSA

AUTOR(ES): JOÃO FRIEDMANN SOBRINHO, ERIK GIL PINTO, MARCOS ZAMPAOLO DA ROSA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: FRESADORA CNC DIDÁTICA PROGRAMADA POR CLP CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

1. Introdução aos Microcontroladores

1. Introdução aos Microcontroladores 1. Introdução aos Microcontroladores Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP Conteúdo Introdução aos microcontroladores Arquiteturas Computacionais Revisão de eletrônica digital

Leia mais

SCADA. Gerenciamento de Energia Integrado ao Sistema de Automação. Márcio Santos Consultor Técnico Siemens Brasil

SCADA. Gerenciamento de Energia Integrado ao Sistema de Automação. Márcio Santos Consultor Técnico Siemens Brasil SCADA Gerenciamento de Energia Integrado ao Sistema de Automação Márcio Santos Consultor Técnico Siemens Brasil Tendências Mundiais Mudanças Climáticas Custos Energéticos Escopos Legais e Pressões Populares

Leia mais

Estudos Pré-Operacionais do Controle de Corrente para Geradores Eólicos

Estudos Pré-Operacionais do Controle de Corrente para Geradores Eólicos Estudos Pré-Operacionais do Controle de Corrente para Geradores Eólicos Camila M. V. Barros 1, Luciano S. Barros 2, Aislânia A. Araújo 1, Iguatemi E. Fonseca 2 1 Mestrado em Ciência da Computação Universidade

Leia mais

APRIMORAR MASSA DE TESTES COM LÓGICA FUZZY

APRIMORAR MASSA DE TESTES COM LÓGICA FUZZY SIMMEC / EMMCOMP 2014 XI Simpósio de Mecânica Computacional II Encontro Mineiro de Modelagem Computacional APRIMORAR MASSA DE TESTES COM LÓGICA FUZZY André F. C. Rabelo,Gray Farias Moita arabelo@funedi.edu.br,

Leia mais

Eficiência Energética

Eficiência Energética www.siemens.com.br/eficiencia-energetica Siemens Ltda. Av. Mutinga, 3800 05110-902 Pirituba São Paulo - SP Eficiência Energética www.siemens.com.br/eficiencia-energetica Sustentabilidade e Eficiência Energética

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À DECISÃO

SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À DECISÃO SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À DECISÃO As organizações estão ampliando significativamente suas tentativas para auxiliar a inteligência e a produtividade de seus trabalhadores do conhecimento com ferramentas

Leia mais

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 -

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - T e c n o l o g i a Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO Plataforma de desenvolvimento

Leia mais

I. INTRODUÇÃO. Palavras-chave Conservação de Energia, Eficiência Energética, Sistemas Industriais.

I. INTRODUÇÃO. Palavras-chave Conservação de Energia, Eficiência Energética, Sistemas Industriais. EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA EM MÉTODOS DE CONTROLE DE VAZÃO R. R. B. Aquino, Z. D. Lins, P. A. C. Rosas, L. F. A. Cordeiro, J. R. C. Ribeiro, I. A. Tavares, P. S. Amorim. Universidade Federal de Pernambuco:

Leia mais

Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática, CBA 2012.

Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática, CBA 2012. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática, CBA 2012. DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AUTOMAC A O DE PROCESSOS UTILIZANDO LO GICA FUZZY Bruno Sielly J. Costa, Clauber Bezerra, Luiz Affonso Guedes

Leia mais

MODELO DE AVALIAÇÃO EM PROJETOS DE INVESTIMENTO DE CAPITAL

MODELO DE AVALIAÇÃO EM PROJETOS DE INVESTIMENTO DE CAPITAL MODELO DE AVALIAÇÃO EM PROJETOS DE INVESTIMENTO DE CAPITAL Marcelo Maciel Monteiro Universidade Federal Fluminense, Engenharia de Produção Rua Martins Torres 296, Santa Rosa, Niterói, RJ, Cep 24240-700

Leia mais

Controlador Automático para Escoamentos de Gases

Controlador Automático para Escoamentos de Gases Controlador Automático para Escoamentos de Gases Aluno: Diego Russo Juliano Orientador: Sergio Leal Braga Introdução Medidores e controladores de vazão são peças fundamentais nos principais setores industriais,

Leia mais

EMF. Eclipse Modeling Framework. José G. de Souza Júnior. direção: Dr. Denivaldo Lopes

EMF. Eclipse Modeling Framework. José G. de Souza Júnior. direção: Dr. Denivaldo Lopes Engineering for a better life EMF Eclipse Modeling Framework José G. de Souza Júnior direção: Dr. Denivaldo Lopes LESERC (Laboratório de Engenharia de Software e Rede de Computadores) Web Site: http://www.leserc.dee.ufma.br/

Leia mais

Resumo Expandido INTRODUÇÃO:

Resumo Expandido INTRODUÇÃO: Resumo Expandido Título da Pesquisa (Português): Sistema embarcado em microcontrolador para controle automatizado da aeração de grãos armazenados Título da Pesquisa (Inglês): Palavras-chave: Armazenamento

Leia mais

Haitian Série Mars. HAITIAN INTERNATIONAL HOLDINGS LIMITED Unit 1105 Level 11 Metroplaza Tower 2 223 Hing Fong RD Kwai Fong N.T

Haitian Série Mars. HAITIAN INTERNATIONAL HOLDINGS LIMITED Unit 1105 Level 11 Metroplaza Tower 2 223 Hing Fong RD Kwai Fong N.T HAITIAN INTERNATIONAL HOLDINGS LIMITED Unit 1105 Level 11 Metroplaza Tower 2 223 Hing Fong RD Kwai Fong N.T haitian@mail.haitian.com www.haitian.com NINGBO HAITIAN HUAYUAN MACHINERY CO., LTD. Export Processing

Leia mais

Oportunidades em Eficiência Energética. Eng. José Luiz Baroni HEC Automação Ltda.

Oportunidades em Eficiência Energética. Eng. José Luiz Baroni HEC Automação Ltda. Oportunidades em Eficiência Energética Eng. José Luiz Baroni HEC Automação Ltda. Definição A eficiência energética consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE FIRMWARE E SOFTWARE APLICATIVO DE CONTROLE PARA UMA MÁQUINA DE ENSAIOS GEOLÓGICOS

DESENVOLVIMENTO DE FIRMWARE E SOFTWARE APLICATIVO DE CONTROLE PARA UMA MÁQUINA DE ENSAIOS GEOLÓGICOS Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - ICEB Departamento de Computação - DECOM DESENVOLVIMENTO DE FIRMWARE E SOFTWARE APLICATIVO DE CONTROLE PARA UMA MÁQUINA

Leia mais

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA:

Leia mais

Oportunidades em Eficiência Energética

Oportunidades em Eficiência Energética Oportunidades em Eficiência Energética Eng. José Luiz Baroni HEC Automação Ltda. Definição A eficiência energética consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia.

Leia mais