Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon"

Transcrição

1 Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon

2 Implantação do planejamento Estratégico

3 Declaração de Valores cria um diferencial competitivo perante o mercado; baliza o processo decisório da organização; orienta o comportamento da organização; baliza o processo de formulação estratégica; orienta o recrutamento e a seleção de pessoas para a organização; e fundamenta o resultado e a avaliação da organização.

4 Valores - Exemplos

5 Missão Missão é a razão de ser da organização; representa o negócio em que ela se encontra. É o papel desempenhado pela organização em seu negócio. A Missão visa comunicar interna e externamente o propósito de seu negócio.

6 Missão ajuda a concentrar esforços em uma direção comum; ajuda a assegurar que a organização não persiga propósitos conflitantes; serve de base para a alocação de recursos organizacionais; estabelece áreas amplas de responsabilidades por tarefas na organização; atua como base para o desenvolvimento de objetivos organizacionais;

7 Missão reduz o risco de tomar decisões sem orientação; transmite finalidade e identidade organizacionais que moti-vam os funcionários para dar o melhor de si; ajuda a organização a se preparar para o futuro; orienta a partida ; funciona como farol alto; atrai, motiva e retém os talentos; e ajuda a aumentar a produtividade.

8 Missão Algumas perguntas são consideradas importantes no momento da formulação da Missão: O que a organização faz? Para quem faz? Para que faz? Como faz? Onde faz? (atualmente essa questão, em algumas organiza-ções, é irrelevante, pois muitas vezes o "onde" pode até ser na Internet) Qual a responsabilidade social e ambiental?

9 Missão - Exemplos

10 Visão Em um conceito mais elaborado Visão é a imagem compartilhada daquilo que os gestores da organização querem que ela seja ou venha a ser no futuro. Ela pode ser uma ou duas frases que anunciam onde ela quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que as pessoas desejam para a organização.

11 Visão - Exemplos

12 Segunda etapa No início, as empresas eram sistemas fechados e por isso não interagiam com o meio externo. Atualmente as organizações buscam estar em sintonia com seus clientes. Tudo isso se deve a dinamicidade da economia atual e a alta exigência destes.

13 Segunda etapa as pessoas podem escolher comprar qualquer automóvel de qualquer cor, desde que seja um Ford preto Henry Ford Após ser ultrapassada pela GM a Ford nunca mais conseguiu ser a primeira montadora no mercado americano novamente.

14 Análise Externa Empresas concebidas como sistemas fechados, como a da Ford, estão fadadas ao fracasso. É impossível que elas não sofram influência de variáveis do Ambiente Externo, por exemplo, a tecnologia. Na análise do embiente externo as organizações devem interpretar as situações à luz de suas oportunidades e ameaças.

15 Oportunidade Força ou variável incontrolável pela irganização que pode favorecer as suas estratégias. A oportunidade deve ser conhecida e estudada da melhor forma para ser aproveitada em benefício da organização.

16 Oportunidade As oportunidades são os fatores externos que facilitam o cumprimento da missão da organização ou mesmo as situações do meio ambiente que a organização pode aproveitar para aumentar sua competitividade Pereira, 2008

17 Ameaças As ameaças são os elementos negativos, ou seja, continuam sendo uma força incontrolável pela organização e criam obstáculos à sua estratégia, no entanto poderão ou não ser evitadas quando conhecidas em tempo suficiente para serem administradas Pereira, 2008

18 Variáveis Ambientais Abaixo temos algumas variáveis ambientais: Tecnológica; Ecológica; Sindical; Cultural; Social; Comunidade; Clientes; Concorrentes; Fornecedores do governo; Políticas públicas.

19 Variáveis ambientais Econômica: Inflação; Taxa de juros; Mercado: Tendências Produtos de sucesso; Modismo Crescimento Educação; etc;.

20 Tecnologia O ambiente tecnológico é incerto e dinâmico apresentam estruturas organizacionais e processos internos completamente diferentes. Não se imagina organizações como Intel, Microsoft, Google sem um departamento de P&D para sem manterem atualizadas. Cada uma delas vai reagir de uma forma à turbulência, segundo sua capacidade de interpretação da realidade externa.

21 Fatores econômicos, políticos e legais A intervenção das políticas governamentais na economia, configuram-se como variáveis externas. Dentro do aspecto econômico, devem-se estudar elementos como taxa de inflação, de juros, condições da mão-de-obra, níveis de preço, políticas fiscal e tributária.

22 Como tratar os fatores? Se é uma ameaça, a organização deve trabalhar para eliminá-la ou transformá-la em oportunidade. Se é uma oportunidade, a organização deve criar estratégias para otimizá-las. Existem técnicas de se avaliar o ambiente externo: Análise de variáveis ambientais; Análise da concorrência; Análise da competitividade.

23 Análise das Variáveis Ambientais Consiste em avaliar as variáveis ambientais que direta ou indiretamente afetam a organização. Os elementos devem ser relativizados segundo o setor da indústria em que a organização se encontra, pois uma variável terá mais impactos em determinado setor do que em outro. As variáveis são vistas como oportunidades e ameaças à organização.

24 Análise das Variáveis Ambientais Econômico: Renda real da população, taxa de crescimento da renda, nível de emprego, taxas de juros, câmbio e inflação etc; Político/Legal Política monetária, fical, tributária e previdenciária, legislação tributária, comercial e trabalhista, legislação sobre proteção ambiental etc; Ecológico Nível de desenvolvimento ecológico, índices de poluição e legislação existente.

25 Análise das Variáveis Ambientais Tecnológico Desenvolvimento e transferência de tecnologia, velocidade de mudanças tecnológicas, proteção de marcas e patentes, gasto do governo em pesquisa etc; Demográfico Tamanho, densidade e distribuição geográfica da população, taxa de crescimento e envelhecimento da população, estrutura familiar, religiosa e de escolaridade. Social/Cultural Origem urbana ou rural, composição da força de trabalho, veículos de comunicação em massa, distribuição de renda, atitudes em relação ao trabalho e ao lazer etc.

26 Fatores de análise do ambiente externo.

27 Análise da concorrência Tem por objetivo pesquisar e analisar as informações dos concorrentes, estabelecendo parâmetros de comparação. Os elementos podem ser os produtos, as estratégias de distribuição ou produção. Também pode ser chamada de benchmarking, ou seja, estudar e comparar com o concorrente.

28 Análise da competitividade: o modelo de Porter Neste modelo a lucratividade de uma industria é determinada por cinco forças competitivas: Poder de negociação dos fornecedores; Poder de negociação dos clientes; Ameaça dos produtos substitutos; Ameaça de entrada de novos concorrentes; e Competição entre as organizações da indústria.

29 As cinco forças competitivas de Porter (1986)

30 Resumindo... Devemos dizer que, no mundo de hoje, instabilidade, imprevisibilidade, incerteza e total complexidade diante dos acontecimentos continuarão sendo a única constante. Cabe aos detentores do poder e do processo decisório buscarem de alguma maneira ler com antecedência suas oportunidades e ameaças, para que as organizações não sejam pegas despreparadas.

31 Análise Interna Na análise interna, a organização analiza os pontos fortes e fracos.

32 Análise interna Fortes: Características ou recursos disponíveis da organização que facilitam o resultado. Situação que proporciona uma vantagem no ambiente organizacional. Em tese esta é uma variável controlável, pois a organização pode interferir mais rapidamente. Pode-se dizer que é o reconhecimento das competências da organização.

33 Análise interna Fracos: Limitações da organização que dificultam a obtenção de resultado; Também pode ser controlável. Pode ser chamada de incompetência ou possibilidade de melhoria.

34 Pontos importantes A equipe que realiza o planejamento estratégico deve analisar todos os elementos internos à organização que julgar importante. Os elementos devem ser classificados como fortes ou fracos.

35 Fatores de análise do ambiente interno

36 Fatores de análise do ambiente externo Área de marketing (4 P s) Produto Variedade do produto, qualidade, design, nome da marca, serviços, garantias etc; Preço Preço nominal, descontos, prazos para pagamentos e condições de crédito. Promoção Promoção de vendas, propaganda, força de vendas, relações públicas e marketing direto Praça Canais, cobertura, variedade, pontos de venda, estoque e transporte.

37 Fatores de análise do ambiente externo Área de produção Capacidade de produção e expansão, tecnologia, politica de qualidade, custos, pesquisa e desenvolvimento, utilização da mão-de-obra etc; Área de RH Capacitação, benefícios, segurança, condições de trabalho, estrutura organizacional, remuneração, plano de cargos e salários, recrutamento e seleção etc; Área financeira Contas a pagar e a receber, orçamento, rentabilidade, lucratividade, liquidez, fluxo de caixa, planejamento e controle financeiro etc.

38 Fatores de análise do ambiente externo Elementos que afetam a organização como um todo: Estrutura organizacional Rotinas administrativas Processo de comunicação interna Sistema de informações gerenciais Sistemas de planejamento Habilidade da gerância

39 Matriz FOFA Após se obter as seguintes informações: Declaração de valores; Missão Visão Oportunidades e Ameaças Pontos fortes e fracos Constrói-se a matriz FOFA Junção da análise externa e interna

40 Exemplo Matriz FOFA (SWOT)

41 Ações:

42 Matriz da análise FOFA Detalhada

43 Exemplo:

44 Mapas mentais

Faça a leitura com calma e não esqueça que estaremos à sua. Bons estudos!

Faça a leitura com calma e não esqueça que estaremos à sua. Bons estudos! Faça a leitura com calma e não esqueça que estaremos à sua Bons estudos! No passado, as organizações eram entendidas como sistemas fechados e, por isso mesmo, não interagiam com o ambiente externo. Atualmente,

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira.

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Gestão Estratégica Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Consolidando aprendizagem NEGÓCIO MISSÃO VISÃO VALORES PROJETO REAL: GESTÃO ESTRATÉGIA EMPRESA

Leia mais

Ambiente das organizações

Ambiente das organizações Ambiente das organizações 1 2 FATORES AMBIENTAIS CENTRAL DE COOPERATIVAS APÍCOLAS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIROS O QUE É A CASA APIS? Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro; Fundada em 2005,

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira.

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Gestão Estratégica Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br OBJETIVO DO CURSO Desenvolver o processo reflexivo sobre Gestão Estratégica em organizações.

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

MICROAMBIENTE MICROAMBIENTE

MICROAMBIENTE MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS FORNECEDORES CONSUMIDORES CONCORRÊNCIA PÚBLICOS INTERMEDIÁRIOS EMPRESA TENDÊNCIAS IMPACTOS Forças microambientais, são mais próximas, tangíveis, e sensíveis ao desenvolvimento e

Leia mais

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico Analise do ambiente AULA 2 ASSUNTO: Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar

Leia mais

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I AVALIAÇÃO 01/10/2012 AVALIAÇÃO Testes pós-veiculação: 1. DART Day after recall test grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. 2. Grupo de Controle de

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

ANÁLISE DO AMBIENTE: METODOLOGIA DE FORMULAÇÃO

ANÁLISE DO AMBIENTE: METODOLOGIA DE FORMULAÇÃO ANÁLISE DO AMBIENTE: METODOLOGIA DE FORMULAÇÃO Nesta ambiente em que mudanças ocorrem com altíssima velocidade, perceber tendências, visualizando as mudanças antes que elas ocorram, passa a ter um valor

Leia mais

AE05 ANÁLISE AMBIENTAL

AE05 ANÁLISE AMBIENTAL 1 2 Nessa aula compreenderemos a importância de se fazer análises, observando fatores internos e externos que influenciam o desempenho de uma organização. conhecer algumas das ferramentas mais utilizadas

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof.

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Estratégia A palavra estratégia vem do grego strategos e está intimamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Análise SWOT Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Albert Humphrey testou essa metodologia entre os anos de 1960 e 1970 Strenghts - Pontos Fortes Weaknesses - Pontos

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

Professor: Sergio Enabe. 2o. Semestre Estratégia

Professor: Sergio Enabe. 2o. Semestre Estratégia INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: Administração SÉRIE: 6º/5º semestres TURNO: Diurno/ Noturno DISCIPLINA: Planejamento Operacional: RH e Finanças Professor: Sergio Enabe Estratégia 2o.

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br CONSOLIDANDO APRENDIZAGEM 1 Revisão da Concepção Estratégica 2 Diagnóstico Estratégico Externo

Leia mais

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT ANÁLISE ESTRATÉGICA Análise SWOT 1 SWOT Integra o planejamento estratégico. Ferramenta utilizada pós definição da visão, missão e valores da organização. Pode ser feita por indivíduos ou por equipes. Inicia-se

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator chave

Leia mais

Faturamento médio por funcionário. Empresa. Página 1 de 11

Faturamento médio por funcionário. Empresa. Página 1 de 11 Número de Faturamento por Faturamento Real em 2000 funcionários funcionários 1 54 R$ 2.099.459,01 R$ 38.878,87 2 18 R$ 800.000,00 R$ 44.444,44 3 75 R$ 5.400.000,00 R$ 72.000,00 4 86 R$ 5.353.971,97 R$

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 2: Análise e diagnóstico do ambiente e objetivos organizacionais 1 SEÇÃO 2.1 ANÁLISE DO AMBIENTE GERAL E DO SETOR 2 Objetivo Coleta de informações Objetivo: Avaliação para

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 5 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Leitura INDISPENSÁVEL para Próxima Aula MODELO ADAPTADO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À MICROEMPRESAS:

Leia mais

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno marcopereira@usp.br PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTENÇÃO ESTRATÉGICA DIAGNÓSTICO Negócio Áreas Estratégicas de Negócio Missão Análise do Ambiente

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo. Administração Análise SWOT Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ANÁLISE SWOT A Análise SWOT (ou Matriz SWOT) é uma ferramenta e diagnóstico estratégico que consiste

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos BREVE REVISÃO Sistemas de informações como combustível para as organizações (dentro e fora da organização); Sistema de informação

Leia mais

Nota Explicativa. Prof. Adriano Pedro Bom

Nota Explicativa. Prof. Adriano Pedro Bom Matriz SWOT Nota Explicativa Este material tem o objetivo de complementar o conteúdo das disciplinas de eixo do MBA ESAMC, para facilitar a elaboração dos projetos de cada disciplina. Os exemplos apresentados

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTRODUÇÃO Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi tratada apenas como um pequeno

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO - TRIUNL E JUSTIÇ E GOIS GRITO - GESTÃO E RECURSOS HUMNOS Questão isciplina Nível Pergunta lternativa lternativa lternativa C lternativa lternativa Correta 1 dministração Científica está

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

São José dos Campos, 13/09/2011

São José dos Campos, 13/09/2011 Clóvis Luís Padoveze São José dos Campos, 13/09/2011 1 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 2 Controladoria como Ciência Consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos

Leia mais

Ambiente de Marketing

Ambiente de Marketing Ambiente de Marketing Mercado: Mercado deve ser definido com base na existência de uma necessidade; Se não há necessidade, não há mercado; Condições básicas para que exista um mercado: Que o consumidor

Leia mais

PROJETO INTERNACIONAL

PROJETO INTERNACIONAL PROJETO INTERNACIONAL EM 10 PASSOS Ubirajara Marques Direitos: Todos os direitos reservados para Center Group International Duração: 1 hora Apresentação: Linguagem simples, para micros e médios empresários

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Definição de Metas. Princípios Fundamentais

Definição de Metas. Princípios Fundamentais Definição de Metas Princípios Fundamentais Nos patamares mais elevados de liderança na organização, as metas tendem a se aproximar da visão com um foco estratégico e direcional, (missões, estratégias e

Leia mais

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs SUMÁRIO 1. Cenário 2. Objetivos 3. Desenvolvimento do trabalho 4. Análise de dados 5. Mapa 6. Marca 7. Marketing 8. Conclusão 1.

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTENÇÃO ESTRATÉGICA DIAGNÓSTICO Negócio Áreas Estratégicas de Negócio

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Matriz Curricular 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO... 3 02 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

AMBIENTE COMPETITIVO

AMBIENTE COMPETITIVO Objetivo AMBIENTE COMPETITIVO Entender como as forças ambientais influenciam a competitividade das empresas. Ser capaz de analisar o ambiente competitivo e formular estratégias empresariais Sumário Ambiente

Leia mais

Aula 1.2. Ambientes e forças que afetam o projeto Resumo e Exercícios. Referencial Bibliográfico. ADM Desenvolvimento de produto e Projetos

Aula 1.2. Ambientes e forças que afetam o projeto Resumo e Exercícios. Referencial Bibliográfico. ADM Desenvolvimento de produto e Projetos ADM Desenvolvimento de produto e Projetos 1 Isnard Martins Ambientes e forças que afetam o projeto Resumo e Exercícios Referencial Bibliográfico Gerenciamento de Projetos Ralph Kelling Claudio Jordão Aula

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Avaliar diferentes perspectivas de medição de nível de serviço Entender a importância do

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM ADM Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 1 A constituição do talento humano Conhecimento SABER Aprender a aprender Aprender continuadamente Aumentar o conhecimento Habilidade SABER FAZER

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PRINCIPIOS DE EMPREENDEDORISMO II (CÓD.: ENUN 60036) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO Sumário 1 Sumário Executivo... 5 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócios... 5 1.2 Histórico da Empresa... 5 1.3 Missão da Empresa... 5 1.4 Visão...

Leia mais

O meio envolvente. Identificar partes interessadas ( stakeholders ) e sua influência Acções do gestor. Amílcar Ramos: ISCTE-Business School

O meio envolvente. Identificar partes interessadas ( stakeholders ) e sua influência Acções do gestor. Amílcar Ramos: ISCTE-Business School O meio envolvente O contexto externo da gestão Meio envolvente Competitivo (Imediato) análise das 5 forças de Michael Porter Meio envolvente Geral análise PESTAL Definir complexidade e mudança Identificar

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização.

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Módulo 08 Perspectivas de Negócios nas Organizações Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Vamos relatar

Leia mais

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada Introdução Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança Adotar uma ESTRATÉGIA Criar vantagem competitiva sustentada Elemento unificador que dá coerência e direcção às decisões individuais da empresa Introdução

Leia mais

ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL (INTERNO E EXTERNO)

ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL (INTERNO E EXTERNO) ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL (INTERNO E EXTERNO) AMBIENTE ORGANIZACIONAL É o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar o progresso obtido por meio da realização

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário Sumário 1 Informações Gerais...3 1.1Empresa...3 1.2Endereço...3 1.3Telefones...3 1.4Endereço Web...3 1.5E-mail...3 1.6Responsável para contato com a INTEC...3 1.6.1Nome...3 1.6.2E-mail...3 1.6.3Telefones...3

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio Ferramentas de desenho ou modelo de negócio OBJETIVOS DA AULA DE HOJE Mostrar o que um plano de negócios deve comunicar e com qual finalidade Apresentar uma estrutura recomendada para um plano de negócios

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANDRE GUSTAVO M. DOS SANTOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SILIMED LTDA. ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SILICONE NO ESTADO DO

Leia mais

O meio envolvente. Identificar partes interessadas ( stakeholders ) e sua influência Acções do gestor. Amílcar Ramos: ISCTE-Business School

O meio envolvente. Identificar partes interessadas ( stakeholders ) e sua influência Acções do gestor. Amílcar Ramos: ISCTE-Business School O meio envolvente O contexto externo da gestão Meio envolvente Competitivo (Imediato) análise das 5 forças de Michael Porter Meio envolvente Geral análise PESTAL Definir complexidade e mudança Identificar

Leia mais

Análise Estratégica. Fontes: PORTER, TAVARES, 2000.

Análise Estratégica. Fontes: PORTER, TAVARES, 2000. Análise Estratégica Fontes: PORTER, 1998. TAVARES, 2000. 1. Análise Macroambiental Deve ser orientada pela definição do negócio, visão e missão para análise mais focada. Pode mostrar inadequação do negócio,

Leia mais

AUDITORIA TECNOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL INOVADOR DA EMPRESA.

AUDITORIA TECNOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL INOVADOR DA EMPRESA. AUDITORIA TECNOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL INOVADOR DA EMPRESA. É FATOR DE PRODUÇÃO (CAPITAL, R.H., M.P., TEC.) CARACTERÍSTICAS DA TECNOLOGIA COMPORTA-SE COMO UM BEM ECONÔMICO (MERCADORIA) É INDIVISÍVEL

Leia mais

A Gestão Estratégica para transformação de ações em resultados na administração de materiais.

A Gestão Estratégica para transformação de ações em resultados na administração de materiais. 1 A Gestão Estratégica para transformação de ações em resultados na administração de materiais. Renata Rodrigues de Lima RESUMO Este artigo tem o objetivo abordar a administração de materiais, sua importância

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 1: Estratégia empresarial 1 SEÇÃO 1.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA. 2 O que é uma empresa... EMPRESA 3 Uma empresa Organização formal Disponibilizar / vender bens

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

Medidas para fazer uma gestão eficiente

Medidas para fazer uma gestão eficiente Medidas para fazer uma gestão eficiente Universo das MPEs em Minas Gerais 686,6 mil micro e pequenas empresas representam: 99,2% de empresas formais 20% do PIB 55,8% dos empregados nas empresas formais

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS Disciplinas: 254CD-04 Projeto de Negócios (TCC I - Via Empreendedora/240h) 254PN-04 Plano de Negócios (TCC II - Via Empreendedora/240h)

Leia mais

Sumário. Parte II Mensuração do desempenho gerencial 31. Parte I Gestão 1. Gestão rural no século XXI 3

Sumário. Parte II Mensuração do desempenho gerencial 31. Parte I Gestão 1. Gestão rural no século XXI 3 Parte I Gestão 1 CAPÍTULO 1 Gestão rural no século XXI 3 Estrutura do estabelecimento agropecuário 4 Novas tecnologias 7 A era da informação 8 Controle de ativos 9 Recursos humanos 10 Produção para atender

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Abordagens para Inovação. Caps4

Abordagens para Inovação. Caps4 Abordagens para Inovação Caps4 Modelo do Processo de Inovação Recohecimento da Necessidade Estado corrente de necessidades e aspirações da Sociedade Adoção Utilidade Idéias Pesquisa Engenharia Produção

Leia mais

(ORGANIZACIONAL) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Elementos Básicos:

(ORGANIZACIONAL) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Elementos Básicos: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) É um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças do meio ambiente,

Leia mais

Análise Estratégica. Profª Valéria Castro

Análise Estratégica. Profª Valéria Castro Análise Estratégica Profª Valéria Castro Análise Macroambiental Deve ser orientada pela definição do negócio, visão e missão para análise mais focada. Pode mostrar inadequação do negócio, visão ou missão

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo Estágio 1: Orçamento e Controle Financeiro * Crescimento do número de atividades da empresa * Necessidade de resposta

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

Reunião 7. Planejamento Estratégico: análise do ambiente e definição das estratégias empresariais

Reunião 7. Planejamento Estratégico: análise do ambiente e definição das estratégias empresariais Reunião 7 Planejamento Estratégico: análise do ambiente e definição das estratégias empresariais Pauta O que é um planejamento estratégico? Como construir um plano estratégico. O Planejamento Estratégico

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ. CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ. CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional Mauro Oliveira www.maurooliveira.com.br Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Aula 02: Plano

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais