A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A REVOLUÇÃO DOS BICHOS"

Transcrição

1 Material adaptado e traduzido de: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS George Orwell

2 Eric Arthur Blair (George Orwell) nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Mudou-se para a Inglaterra em 1911 e foi para um internato. Sua vivência ali, como um aluno bolsista em meio à elite inglesa, levou depois à satirização da estratificação de classes (abordada em A revolução dos bichos); no ensaio Such, Such Were the Joys (trad: Tantas, tantas as alegrias ), ele demonstra simpatia por sua personalidade infantil personalidade essa que se manifestaria no narrador ingênuo de A revolução dos bichos. Vale dizer que Orwell teve aulas com Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo. Em 1922, recusou uma bolsa para a universidade e voltou à Índia para trabalhar na polícia imperial. O tempo que Orwell passou trabalhando com a Polícia Imperial Indiana em Burma lhe apresentou às vergonhosas atividades britânicas no leste (Oriente) e lhe encorajou a explorar, em sua obra, as vidas dos pobres.

3 Depois de retornar à Europa, em 1928, continuou concentrado no tópico da desigualdade de classes e começou a desenvolver certo desgosto em relação à máquina capitalista, o que mais tarde se tornou uma simpatia ao Socialismo, potencializada por seu engajamento no Partido Operário de Unificação Marxista (Espanha). Essas experiências levaram à fixação com o totalitarismo. Durante a II Guerra Mundial, trabalhou como correspondente de guerra para a BBC, período em que testemunhou a divulgação de histórias que glorificavam os triunfos britânicos, enquanto o Império estava em sério declínio. Esse tipo de contradição entre a realidade e a informação disseminada ao público foi introduzido em A Revolução dos Bichos (por meio da figura do porquinho Garganta), de 1945, até hoje sua obra mais popular; em 1949, publicou Morreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose.

4 CONTEXTO DE PRODUÇÃO A revolução russa Antes da revolução de 1917, a Rússia tinha sido uma autocracia imperial, que se tornou uma potência depois da derrota de Napoleão. No século XIX, o desejo por mudanças político-sociais começou a crescer, com revoltas e formação de organizações políticas. Após a divisão política entre bolcheviques (Lenin) e mencheviques, o país se envolve na I Guerra Mundial desmoralizado e enfrentando escassez. A revolução encerra o domínio dos Romanov no país. Após a abdicação do czar, um governo inefetivo tomou conta do país, período durante o qual Lenin voltou do exílio e ganhou força, vendo na insatisfação uma oportunidade para ganhar controle. Ele guiou os soviets no estabelecimento de boas relações com as tropas russas. Ao lado de Lenin estavam Leon Trotsky e Joseph Stalin.

5 Em outubro de 1917, Lenin e seus colaboradores deram um golpe no governo provisório (Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha). Foi estabelecido um regime baseado no comunismo, o que incluía distribuição igualitária da riqueza, ateísmo e igualdade de gêneros. Ainda assim, a subida de Lenin ao poder não alcançou satisfação popular imediatamente. Os líderes políticos formaram o Exército Vermelho, liderados por Trotsky, e lançaram uma campanha interna de terror, cujo objetivo era matar o inimigo interno do anti-comunismo; milhares de pessoas foram cruelmente mortas. Esse conflito levou a Rússia à uma Guerra Civil, que durou até 1921; um ano depois, é criada a União Soviética; mais dois anos e morre Lenin, deixando Trotsky e Stalin lutando pelo poder.

6 Stalin, com sua oratória, acabou vencendo e expatriou Trotsky (posteriormente, este acabou assassinado no exílio). Pelo próximos 25 anos, Stalin foi o líder da URSS (até 1953, quando morreu); lançou mão de vários planos quinquenais e campanhas agressivas para incentivar a produtividade, enquanto o governo tomava conta de toda a economia. Para evitar a rebelião popular, Stalin aterrorizava os cidadãos com grandes expurgos e execução de qualquer um com pensamentos contrários ao governo. Além disso, lançou as pessoas umas contra as outras: todas eram incentivadas a espionar seus colegas de trabalho, vizinhos e até mesmo familiares.

7 Com os negócios internos sob intenso e violento controle, Stalin focou-se em negócios internacionais. Por exemplo, deu suporte militar à Espanha na Guerra Civil. Mesmo com a desconfiança de Stalin em relação a Hitler, a URSS assinou um tratado de não-agressão com a Alemanha (Pacto Molotov-Ribbentrop) e continuou o comércio com essa nação; tal pacto foi quebrado pelos alemães em Mesmo com batalhas sangrentas e muitas perdas, os soviéticos expulsaram os nazistas e tomaram Berlim em Poucos meses depois, A revolução dos bichos chegava às prateleiras, contando por meio de uma fábula muito dessa história.

8 LEITURA COMPLEMENTAR Marx (capítulo de O Mundo de Sofia) Sofia diz à mãe que se encontrou novamente com Alberto, o que a desagrada, ainda mais quando a garota afirma que uma carta recém-recebida é do irmão do filósofo. Logo, este liga para a garota e marca uma reunião com ela. No caminho para o encontro, Sofia visualiza Scrooge e uma vendedora de fósforos

9 O senhor deveria ajudar esta garota a levar uma vida melhor disse ela. O homem afastou os papéis e respondeu: Isso custa dinheiro, e eu já lhe disse que não posso desperdiçar uma coroa sequer. Mas é muito injusto que o senhor seja tão rico e esta garota seja tão pobre insistiu Sofia. Que nada! Só existe justiça entre iguais. Se ninguém me ajudar, eu vou morrer de fome disse a garota. Seu nome não consta na minha contabilidade. Por que não procura um orfanato? Se não me ajudar, vou pôr fogo nesta floresta disse a pobre garota. O homem rico agitou os braços. Socorro! gritou ele. O galo vermelho cantou!

10 Em todas as fases da história houve conflitos entre duas classes sociais dominantes, dizia Marx. Na sociedade escravocrata da Antiguidade havia o conflito entre os cidadãos livres e os escravos; na sociedade feudal medieval, entre os senhores feudais e os vassalos, e mais tarde entre nobres e plebeus. Mas na época em que Marx viveu, naquela que denominou de sociedade burguesa ou capitalista, o conflito existe primeiramente entre capitalistas e trabalhadores ou proletários. São os conflitos entre aqueles que detêm ou não os meios de produção. E, porque a classe superior não quer abrir mão da sua hegemonia, uma mudança só poderá ocorrer através de uma revolução.

11 Marx se dedicou sobretudo a estudar a passagem de uma sociedade capitalista para uma comunista. Ele produziu uma análise detalhada do modo de produção capitalista. [...] Antes de se tornar comunista, o jovem Marx queria saber o que acontecia com as pessoas quando elas trabalhavam [...]: ao trabalhar, o homem interfere na natureza e deixa nela a sua marca. Mas nesse processo a natureza também interfere no ser humano e deixa marcas na sua consciência. [...] Tanto para Hegel quanto para Marx o trabalho representa algo positivo, é algo que está intimamente relacionado à condição humana. [...] Mas é exatamente aqui que Marx lança sua crítica aguda ao modo de produção capitalista. No capitalismo o trabalhador trabalha para outra pessoa. Portanto, o trabalho torna-se algo externo à sua pessoa, ou algo que não lhe pertence. O trabalhador se aliena em relação ao seu próprio trabalho, e assim aliena a si mesmo. Ele perde sua condição humana. [...] Na sociedade capitalista o trabalho é organizado de maneira a que cada trabalhador realize na verdade um trabalho escravo para outra classe social. Com isso o trabalhador transfere sua força de trabalho (e com ela toda a sua condição humana) para a burguesia.

12 Durante um período teríamos uma nova sociedade de classes, na qual o proletariado detentor do poder subjugaria a classe burguesa. Seria o que Marx chamou de ditadura do proletariado. Mas, depois de um período de transição, a ditadura do proletariado se dissolveria numa sociedade sem classes, ou comunismo. Nessa sociedade os meios de produção seriam propriedade de todos, da coletividade. E tal sociedade permitiria a cada um trabalhar segundo sua capacidade e ganhar segundo sua necessidade. O trabalho pertenceria ao povo e a alienação capitalista chegaria ao fim. [...] Hoje em dia os economistas dizem que Marx estava errado em vários aspectos, sobretudo na sua análise das crises do capitalismo. Marx também não dedicou atenção à exploração da natureza, que hoje acompanhamos com mais e mais preocupação. [...] Depois de Marx o movimento socialista se dividiu em duas correntes principais. De um lado os sociais-democratas e do outro os leninistas. A social-democracia, que pretende uma aproximação gradual e pacífica do socialismo, foi o caminho adotado pela Europa, no que chamamos de a lenta revolução. O leninismo, que manteve a crença de Marx em que apenas a revolução poderia combater a antiga sociedade de classes, teve grande expressão na Europa Oriental, na Ásia e na África.

13 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS: UMA FÁBULA OU UMA SÁTIRA? A fábula é uma narrativa ficcional curta cuja mensagem pode ser sintetizada em uma moral no final do texto, ou seja, um ensinamento encerra um a lição. Suas personagens, geralmente animais, representam características e sentimentos humanos e é comum o diálogo entre elas. A sátira (originalmente escrita em versos) é um gênero literário que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. Cria-se uma alegoria (uma série de metáforas) para fazer crítica a um tema de interesse social; geralmente tem caráter atemporal.

14 ESTRUTURA NARRATIVA Enredo (sinopse) Num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais. Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana. Fonte:

15 ESTRUTURA NARRATIVA Os Sete Mandamentos 1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo. 2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo. (esses dois mandamentos resumem-se no refrão Quatro pernas bom, duas pernas ruim ) 3. Nenhum animal usará roupas. 4. Nenhum animal dormirá em cama. 5. Nenhum animal beberá álcool. 6. Nenhum animal matará outro animal. 7. Todos os animais são iguais

16 ESTRUTURA NARRATIVA A deturpação dos Sete Mandamentos Quatro pernas bom, duas pernas melhor. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis. Nenhum animal beberá álcool em excesso. Nenhum animal matará outro animal sem motivo. Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros.

17 ESTRUTURA NARRATIVA Foco narrativo 3ª pessoa - narrador onisciente, mas que não opina sobre a situação (mostra-se neutro/ingênuo) Tempo cronológico data indeterminada Espaço Inglaterra Granja do Solar

18 ESTRUTURA NARRATIVA Personagens Benjamim (o burro) Branca, Lulu e Cata-vento (os cães) Sansão e Quitéria (os cavalos) A Gata Os filhotes (futura polícia de Napoleão) Frederick (o dono de Pinchfield, fazenda vizinha) Jones (o dono da Granja do Solar) Mínimo (porquinho poeta) Mimosa (a égua branca)

19 ESTRUTURA NARRATIVA Personagens Moisés (o corvo) Maricota (a cabra branca) Napoleão (um dos líderes porcos) Velho Major (o velho porco) Pilkington (o dono de Foxwood, a grande fazenda vizinha) As ovelhas Bola-de-Neve (um dos líderes porcos; exilado como traidor) Garganta (o porquinho de propaganda ) Whymper (intermediário entre os animais e o mundo humano)

20 ESTRUTURA NARRATIVA Temas (serão desenvolvidos nos seminários) A União Soviética sob o Stalinismo Propaganda e duplicidade (incoerências) O totalitarismo Educação e Inteligência como ferramentas de opressão Violência e controle como formas de opressão Exploração e necessidade dos Direitos Humanos Apatia e aceitação

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. CZAR NICOLAU II 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira 1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p. 404 Roberson de Oliveira 1. As transformações econômicas, sociais e políticas na ordem feudal-czarista Fatores e alguns efeitos: 1. Fatores

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3.

Leia mais

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E 1 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso SÃO PAULO, 2017 ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

Revoluçã0 Russa 1917

Revoluçã0 Russa 1917 Revoluçã0 Russa 1917 PReâm8ul0 Opulência e pobreza na Rússia Imperial 0 krlemlin E a aristocracia russa 0 kremlin 0 kremlin Centro de Moscou - Kremlin 0 ImpéRio RUss0 Gigante de pés de barro A f0rmaçã0

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917 Revolução Russa Outubro/Novembro de 1917 Expansão do Império Russo Antecedentes: Rússia antes da I Guerra: Economia: 90% = rural camponeses livres 10% = industrializado Moscou Kiev São Petersburgo operários

Leia mais

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos diferentes Subjugados ao nacionalismo russo; (Nacionalidade

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX Contexto Histórico Século XVIII e XIX : a Revolução Industrial inicia-se na Inglaterra e se amplia por vários países europeus acirra as desigualdades sociais e estimula novos

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Movimento social ocorrido na Rússia em 1917 que levou ao poder pela primeira vez na história a classe operária implantando o socialismo de Karl Mark. socialismo [Do fr. socialisme.]

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Marxismo de Karl Marx Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Karl Marx (1818-1883). Obras principais: Manifesto Comunista (1847-1848). O Capital em 3 volumes.volume 1(1867) Volume 2 e 3 publicado por

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora A REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Profª. Maria Auxiliadora 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. CZAR NICOLAU II Igreja Ortodoxa monopolizava

Leia mais

Ideias e movimentos sociais e políticos no século XIX

Ideias e movimentos sociais e políticos no século XIX Ideias e movimentos sociais e políticos no século XIX O LIBERALISMO ECONÔMICO Adam Smith Pai da economia Obra: A riqueza das nações defesa da propriedade privada, livre iniciativa, livre contrato de trabalho,

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO üapoio DA IGREJA ORTODOXA RUSSA üapoio DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS üvários POVOS REPRIMIDOS üagricultura ARCAICA

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO Revolução Russa (1917) A Rússia no início do século XX O império russo era constituído por um conjunto de etnias e culturas. 80% da população vivia no campo e

Leia mais

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 KARL MARX E A EDUCAÇÃO Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx (1818-1883), nasceu em Trier, Alemanha e morreu em Londres.

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Os Teóricos TEM NO LIVRO, pág. 180 a 194 As primeiras críticas aos sistema capitalista surgiram pouco tempo depois da revolução industrial, na Europa.

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO REVOLUÇÃO DE 1905 REVOLUÇÃO DE 1917 REDS DA REVOLUÇÃO RUSSA À QUEDA DO MURO DE BERLIM O ENCOURAÇADO POTEMKIN EFABIOPABLO.WORDPRESS.COM GUERRA CIVIL #OPOSIÇÃO

Leia mais

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia )

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia ) Reportagem Fotos e legendas retiradas do site: http://www.historia.uff.br/nec/pesquisas/fotos-1 Domingo Sangrento (Rússia - 1905) Soldados leais aos bolcheviques assumem posições fora do Palácio de Inverno,

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO AO MARXISMO ESTADO, LUTA DE CLASSES E ESTRATÉGIA SOCIALISTA

CURSO DE INTRODUÇÃO AO MARXISMO ESTADO, LUTA DE CLASSES E ESTRATÉGIA SOCIALISTA CURSO DE INTRODUÇÃO AO MARXISMO ESTADO, LUTA DE CLASSES E ESTRATÉGIA SOCIALISTA Salvador, 16 de outubro de 2010 O Estado, por conseguinte, não existiu sempre. Houve sociedades que passaram sem ele e que

Leia mais

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia:

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia: Simulado 901 Questão 1 A Revolução de 1917, na Rússia, mudou os destinos daquela Nação. Inicialmente comparada com a Revolução Francesa, logo ficou evidente que a Revolução Russa não tinha paralelo histórico.

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 5 (01/10) Internacionalismo proletário, pacifismo e nacionalismo Leitura base: MARX, Karl. Estatutos Gerais da Associação

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Etapas da revolução 1905 Domingo Sangrento e levante do Encouraçado Potemkim 1917- Revolução Liberal- projeto burguês

Leia mais

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO Uma empresa pode operar simultaneamente em vários países, cada um dentro de um regime econômico diferente. 1 A ética não parece ocupar o papel principal nos sistemas

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa 1 Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: JC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Danielle Pedrosa Valor: 5,0 Pontos

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER Pós Primeira Guerra Mundial: economia alemã enfrenta grave crise econômica. valor do marco em relação a um dólar: 1914 4 1920 84 1922 (janeiro) 186 1922 (julho) 401 1923 (janeiro) 7.260 Indústria alemã

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA BPI Biblioteca Pública Independente www.bpi.socialismolibertario.com.br MAL-BH Movimento Anarquista Libertário www.socialismolibertario.com.br REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA CEADP (Coletivo de

Leia mais

Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação

Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação O modo capitalista de produção O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção

Leia mais

Programa de Formação Sindical

Programa de Formação Sindical Programa de Formação Sindical Caros companheiros do SINASEFE, Apresentamos a seguir uma proposta de formação para ser apreciada pelos (as) companheiros (as). Saudações, Coordenação Nacional do ILAESE Curso:

Leia mais

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. O mesmo seguiria

Leia mais

Ainda no começo do século XX a Rússia era um gigantesco país de economia atrasada, ruralizada, semifeudal e com população absolutamente miserável...

Ainda no começo do século XX a Rússia era um gigantesco país de economia atrasada, ruralizada, semifeudal e com população absolutamente miserável... Ainda no começo do século XX a Rússia era um gigantesco país de economia atrasada, ruralizada, semifeudal e com população absolutamente miserável... Além disso: A Rússia era uma monarquia absolutista,

Leia mais

TEORIAS SOCIALISTAS MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO SÉCULO XIX.

TEORIAS SOCIALISTAS MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO SÉCULO XIX. TEORIAS SOCIALISTAS MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO SÉCULO XIX 1. DEFINIÇÃO Ideais críticos ao capitalismo industrial. Crítica à propriedade privada (meios de produção). Crítica à desigualdade na distribuição

Leia mais

Sobre marxismo-leninista.

Sobre marxismo-leninista. Fundado pelo pensador Karl Marx, o marxismo além de ser uma doutrina políticoeconômica, também impactou a sociedade, principalmente do século XX com seus ideais e suas promessas. Ao lado de Frederich Engels,Marx

Leia mais

O PRINCÍPIO DE UMA CONSTITUIÇÃO PARA A GRANJA: UMA ANÁLISE DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

O PRINCÍPIO DE UMA CONSTITUIÇÃO PARA A GRANJA: UMA ANÁLISE DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS O PRINCÍPIO DE UMA CONSTITUIÇÃO PARA A GRANJA: UMA ANÁLISE DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS Othavio Dias Reis Sberze 1 Profa. Dra. Olivia Freitas 2 SUMÁRIO: Introdução 1 O autor e sua obra 2 O poder constituinte

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE EDUCAÇÃO E MARXISMO A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE A DOMINAÇÃO DE TEORIAS CONSERVADORAS NA ACADEMIA AS IDÉIAS DOMINANTES DE CADA ÉPOCA SÃO AS IDÉIAS DA CLASSE DOMINANTE

Leia mais

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO - Pesada indenização de Guerra aos países vencedores; - Devolução das regiões de Alsácia e Lorena à França; - Desmilitarização

Leia mais

Os personagens do livro A Revolução dos Bichos. Os personagens em Revolução dos Bichos traçam um paralelo com os ícones da Revolução Russa de 1917.

Os personagens do livro A Revolução dos Bichos. Os personagens em Revolução dos Bichos traçam um paralelo com os ícones da Revolução Russa de 1917. Os personagens do livro A Revolução dos Bichos Os personagens em Revolução dos Bichos traçam um paralelo com os ícones da Revolução Russa de 1917. Sr. Jones O primeiro personagem que nos é apresentado

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Professor (a):rodrigo CUNHA Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2

Disciplina: HISTÓRIA Professor (a):rodrigo CUNHA Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA

A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA Com o fim da 2ª Guerra Mundial, os EUA e a URSS tornam-se duas grandes potências econômicas e militares; Os EUA não sofreram bombardeios e destruição

Leia mais

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Dúvidas do 11º ano? Vê aqui - 1917: 2 revoluções Fevereiro: deposição do czar e instauração de uma república parlamentar

Leia mais

SOCIALISMO E ESPIRITISMO. Debate em 10/03/2012

SOCIALISMO E ESPIRITISMO. Debate em 10/03/2012 SOCIALISMO E ESPIRITISMO Debate em 10/03/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber a importância dos valores apregoados pela doutrina espírita para a construção de uma sociedade igualitária e humanizada.

Leia mais

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: as suas formas e características ao longo da história Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: é um determinado modo de organização do poder; surge na Europa, para superar o regime feudal,

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

Revolução Russa

Revolução Russa Revolução Russa 1917 159 A situação estava feia... 160 No final do século XIX, a Rússia se encontrava como um país muito atrasado industrialmente 85% da população (170 milhões) vivia no campo na miséria,

Leia mais

Qual é o ponto de humor da charge abaixo? SOCIALISMO

Qual é o ponto de humor da charge abaixo? SOCIALISMO Qual é o ponto de humor da charge abaixo? SOCIALISMO SOCIALISMO SOCIALISMO A História das Ideias Socialistas possui alguns cortes de importância. O primeiro deles é entre os socialistas Utópicos e os socialistas

Leia mais

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX FILOSOFIA DO SÉCULO XIX A contribuição intelectual de Marx. Sociedade compreendida como uma totalidade histórica. Sistema econômico-social, político e cultural ideológico num determinado momento histórico.

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO TEMAS DE SOCIOLOGIA Evolução biológica e cultural do homem. A sociedade pré-histórica. O Paleolítico Bandos e hordas de coletores e caçadores. Divisão natural do trabalho. Economia coletora e nomadismo.

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO

KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO MÉTODO DE ANÁLISE * A DIALÉTICA HEGELIANA (IDEALISTA): Afirma a contradição, o conflito, como a própria substância da realidade, a qual se supera num processo

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: História Série/Ano: 9º ANO Professores: Daniel, Flávio e Maurício Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

SISTEMAS POLÍTICO- ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO

SISTEMAS POLÍTICO- ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO SISTEMAS POLÍTICO- ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO SISTEMA POLÍTICO ECONÔMICO É a maneira como uma sociedade organiza sua economia, envolvendo as relações de trabalho e a maneira como ocorrem a produção, a distribuição

Leia mais

O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL. Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA

O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL. Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA DIVISÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Quando observamos o mapa-múndi, vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em Estados-Nações, existem no

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX Profª Ms. Ariane Pereira As transformações na Europa final do século XVIII Ideias Iluministas: liberdade e igualdade; Revolução Francesa estabeleceu

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais