Novidades AutoCAD 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novidades AutoCAD 2011"

Transcrição

1 Novidades AutoCAD 2011 Ao iniciar o AutoCAD 2011 uma tela de boas vindas é apresentada e nela é possível escolher entre assistir vídeos de apresentação de ferramentas ou de novidades desta versão ou acessar o Help Online. Ela também pode desabilitada para não ser mais apresentada clicando se em Show this dialog at startup. Área gráfica A área gráfica do AutoCAD 2011 foi remodelada e tem uma cor cinza escuro. A cor pode ser modificada no comando Options. O GRID foi alterado de pontos para linhas finas representando um papel milimetrado no fundo do desenho. Quando o GRID é ativado linhas vermelhas e verdes partem do ícone da UCS representando os eixos X e Y.

2 A barra de acesso rápido Quick Acess Toolbar - mostra o nome do Workspace corrente e permite selecionar um outro Workspace ou alterar as configurações. A barra de acesso rápido também inclui os comandos Save e Save As. O AutoCAD 2011 trás uma nova barra de navegação em 3D para as ferramentas SteeringWhells, View Cube, Show Motion, Zoom, Pan e Orbit. Ela substitui as ferramentas que estavam na barra de status. A visualização da barra pode ser controlada por Workspaces e pelas propriedades da janela de dialogo CUI (Cuatomize User Interface). A barra tem opção de acesso a ferramenta 3DConnexion quando um driver 3DConnection estiver configurado.

3 A ferramenta View Cube foi modificada para dar suporte ao Visual Style 2D Wireframe possibilitando mudar o ponto de visualização do desenho e rotacioná- lo em 2D. Ícone da UCS e Gizmos O ícone das coordenadas foi modificado para usar uma cor para cada eixo sendo assim vermelho para X, verde para Y e azul para o eixo Z. O ícone dos Gizmos também foi atualizado. Ao minimizar a Ribbon ícones dos painéis são exibidos e ao passar o cursor sobre os ícones o painel se expande exibindo os comandos. A aba Insert inclui um painel para a nova ferramenta Point Cloud e foi inserido um novo painel Content para acessar o Design Center.

4 A aba View foi atualizada com a inserção do Visual Style. O painel Windows inclui acesso as ferramentas de visualização e navegação em3d. Podemos agora customizar a Ribbon através do CUI e criar painéis com comandos que se ajustam automaticamente a tela de acordo com o espaço disponível. O exemplo abaixo mostra as possíveis apresentações de um painel. Essa versão do AutoCAD trás 5 novos tipos de Visual Styles Pré- definidos: Shaded, Shaded with Edges, Shades of Gray, Sketchy e X-Ray

5 Visibilidade dos Objetos O AutoCAD 2011 trás novas formas de controlar a visibilidade dos objetos independente da visibilidade dos layers. A ferramenta Object Visibility é acessada através do botão direito do mouse quando os objetos estão selecionados. Ao usar Isolate Objects somente os objetos selecionados ficam visíveis no desenho os demais ficam invisíveis. Ao selecionar a ferramenta Hide Objects os objetos selecionados é que se tornam invisíveis. Podemos usar uma combinação de Isolate Objects e Hide Objects para mostrar somente os objetos que são relevantes as tarefas em cada momento. Por exemplo você pode usar Isolate Objects para selecionar uma área do desenho que você quer editar e usar o Hide Objects para esconder outros objetos dentro dessa área. Para finalizar usamos a ferramenta End Object Isolation para restaurar os objetos escondidos. A variável OBJECTISOLATIONMODE controla se os objetos continuam escondidos/isolados nas sessões de desenho. Um ícone na barra de status indica se ela esta ativa no desenho.

6 Seleção de objetos Uma nova ferramenta Select Similar foi criada e permite que você selecione um objeto e automaticamente incluir todos os objetos do mesmo tipo e com as mesmas propriedades em uma nova seleção. Essa ferramenta é acessada pelo botão direito do mouse quando um objeto é selecionado. Uma outra opção SELECTSIMILAR quando acessada pelo teclado permite filtrar as propriedades a selecionar. Se somente a propriedade LAYER estiver selecionada ao selecionar um circulo por exemplo, o AutoCAD seleciona todos os círculos no mesmo layer do que foi selecionado.

7 A ferramenta SELECTSIMILAR também permite selecionar mais de um objeto para criar o filtro de seleção. Pór exemplo se o filtro LAYER estiver habilitado e forem selecionados 2 circulos em diferentes layers, o AutoCAD seleciona todos os círculos em ambos os layers. Se por exemplo for selecionado um circulo e uma linha, o AutoCAD seleciona todos os círculos no mesmo layer do circulo selecionado e todas as linhas do mesmo layer da linha selecionada. Alem da seleção por propriedades básicas podemos criar a seleção por estilo de objeto e nome. O estilo de objeto se aplica a estilo de texto, leaders, mleaders, tables, dimensions, tolerances e multlines. Os nomes se aplicam a XREFs e blocos, incluindo arquivos DWG, PDF, DGN. Sobreposição de seleção de objetos Uma outra ferramenta foi criada que permite visualizar vários objetos selecionados simultaneamente. O SELECTION CYCLING pode ser habilitado na linha de status e ao selecionar objetos que se sobrepõe a outros o AutoCAD mostra uma lista dos objetos selecionados e ao passar o cursor sobre o objeto na lista o objeto no desenho fica em destaque. Criação de objetos a partir de objetos existentes Outra nova ferramenta ADD SELECTED permite que rapidamente se crie objetos a partir da seleção de um objeto no desenho. Por exemplo se ao usar a ferramenta ADD SELECTED você selecionar uma polilinha o AutoCAD entra no comando PLINE com as propriedades básicas desse objeto tais como layer, color, linetype, linetype scale, plotstyle, lineweight, transparency e material vindas do objeto selecionado.

8 Action Recorder O Action Recorder agora permite apagar ou inserir mensagens de visualização. Restrições Paramétricas O AutoCAD 2011 implementou novos recursos a restrições geométricas em 2D trazendo macros que podem ser carregadas nos comandos GEOMCONSTRAINT e DIMCONSTRAINT. Por exemplo, em vez de selecionar GEOMCONSTRAINT e depois selecionar a opção de Perpendicular podemos selecionar direto o comando GCPERPENDICULAR Outra ferramenta para simplificar o processo de aplicar restrições geométricas nos objetos foi implementada, um novo botão INFER CONSTRAINTS foi adicionado na linha de status habilita a inserção de restrições aos objetos no momento de criação, similar o OSNAP tipo ON/OFF. O uso de INFER CONSTRAINTS automaticamente aplica restrições coincidentes de OSNAP tais como Endpoint, Midpoint, Center, Node, Insertion. Por exemplo, se você desenha um circulo com o centro no ponto final (Endpoint) de uma linha o AutoCAD automaticamente aplica uma restrição de coincidência entre o centro do circulo e o ponto final da linha. Ao

9 mover o circulo a linha move junto. O mesmo acontece com comandos de edição, por exemplo se você copia (COPY) o ponto de inserção de um bloco para o ponto final (Endpoint) de uma linha, o AutoCAD automaticamente aplica uma restrição de coincidência entre eles. Ao mover a linha o bloco move junto. Outro recurso novo é o uso do OSNAP Nearest para aplicar uma restrição de coincidência entre um ponto e um objeto. Por exemplo se você desenhar um circulo cujo centro foi marcado com Nearest o centro do circulo tem a flexibilidade de se mover ao longo da linha ou de sua extensão. A restrição INFERED CONSTRAINTS mudou o comportamento de retângulos com Fillets e Chanfers. Se você desenha um retângulo (com o comando RECTANG ) automaticamente é aplicado um par de restrições PARALLEL e PERPENDICULAR a polilinha criada. Ao modificar o tamanho do retângulo é assegurado que ele se mantenha com as linhas paralelas e o angulo entre elas reto. Ao criar um FILLET no retângulo automaticamente é aplicada a restrição de coincidência e tangente entre o novo arco criado e as linhas existentes, mantendo o Fillet mesmo que o arco ou a linha sejam modificados. Mesmo tendo aplicado restrições aos objetos elas podem ser temporariamente relaxadas pressionando a tecla CTRL ao editar os objetos.

10 A partir dessa versão o AutoCAD permite aplicar restrições geométricas a elipses e textos. Podemos aplicar as restrições PARALLEL, PERPENDICULAR, COLLINEAR, HORIZONTAL E VERTICAL aos 2 eixos das elipses. Nos textos podemos aplicar as restrições PARALLEL, PERPENDICULAR, COLLINEAR, HORIZONTAL E VERTICAL ao angulo de rotação dos textos. O AutoConstrain agora inclui a opção EQUAL. Ao usar o AutoConstrain com o EQUAL habilitado a restrição EQUAL é automaticamente aplicada as linhas, polilinhas de igual comprimento e arcos e círculos de raios iguais. As barras de restrições foram modificadas de forma a dar mais controle e flexibilidade na sua manipulação. Para selecionar múltiplos objetos para exibir/esconder as barras de restrições podemos usar os métodos tradicionais de seleção, WINDOW CROSSING, FENCE etc...um novo ajuste foi incluído na aba GEOMETRIC que permite mostrar as restrições de um objeto quando ele é selecionado mesmo que as barras estejam desligadas (Hidden).

11 As restrições FIX, HORIZONTAL e VERTICAL tem novos ícones que indicam se elas se aplicam a um ponto ou a um objeto. Restrições Dimensionais O comando DIMCONSTRAINT tem uma nova opção CONVERT que permite converter dimensões associativas em restrições dimensionais. Ao editar uma restrição dimensional no desenho você pode agora inserir o nome da restrição. Quando a restrição se referir a um parâmetro o texto do parâmetro é precedido de FX para prevenir que acidentalmente você associe um valor constante a um parâmetro que é utilizado em outras variáveis. O painel Dimensional agora tem opções de visualização das restrições dimensionais para exibi- las ou esconde- las.

12 Transparência O AutoCAD 2011 trás uma nova propriedade que permite dar transparência aos objetos e layers. Podemos definir a transparência por By layer, By Block ou por objetos. O valor padrão da transparência por layer é 0 (zero) e pode ir ate 90. A propriedade Transparency pode ser acessada de varias forma e na linha de status foi inserido um botão que permite ligar/desligar a transparência

13 Hachuras O comando HATCH agora em vez da janela de dialogo tem a interface através de uma aba temporária Hacth Creation e automaticamente pede pelo ponto interno da área a hachurar. Um novo Preview foi criado para a opção Pick Points ao passar o cursor sobre a área que seria hachurada ele mostra como a hachura seria naquela área. Ao selecionar uma hachura para editar com o GRIPS ao passar o cursor pelo GRIP as opções de edição serão exibidas. A hachura agora pode ter uma cor de fundo (background) alem da cor da linha, permitindo efeitos de camadas nas hachuras.

14 A partir dessa versão temos a opção de escolher o layer antes de fazer a hachura você pode escolher em usar o layer corrente ou selecionar um através da seleção de um objeto no desenho. As opções Send to Back e Bring to Front agora estão no painel Modify junto com outras opções similares para texto e cotas. Uma nova variável foi criada para permitir o espelhamento das hachuras. MIRRHATCH Se o seu valor for 0 (zero) ao espelhar a hachura ela mantem seu angulo original e se for 1 espelha o angulo junto com os outros objetos. A variavel Hacth Object Limit - HPOBJWARNING - foi aumentada de 1000 para refletindo a capacidade dos novos computadores. Quando muitos objetos sao selecionados para calcular as bordas para a hachura o computador diminui a velocidade. O valor dessa variavel poder ser ajustado pelo usuario. Polylines As polilinhas agora tem grips extras para edição nos pontos medios dos segemtnos perimtindo ao passar o cursor sobre eles escolher a edição a ser feita em cada Grip.

15 Tambem foi implementada a Sub- seleção de polylines. Para selecionar partes de uma polilinha pressione a tecla CTRL ao selecionar a parte da polilinha. Arquivos de Referência Ao selecionar um arquivo de referência num desenho ele é selecionado na pallet External Reference e se o arquivo é selecionado na pallet ele fica destacado na tela mas nao selecionado. A variável ERHIGHLIGHT controla esse comportamento. A paleta External References tem agora uma opção para desassociar uma tabela de extração do desenho.

16 Listas de Escalas A lista de escalas anotativas foi melhorada permitindo escolhar a lista de escalas default entre o sistema Imperial ou Métrico e criar listas personalizadas para ser exibida em todos os desenhos. Falta de arquivos SHX e Fontes Não é mais necessário especificar um arquivo de fonte ao abrir um arquivo que possua fontes que não estejam instalados no seu computador. Você pode ignorar o problema e não substituir. Os estilos de texto com essas fontes perdidas serão identificados por um ícone no Text Style Manager. Tipos de linha com textos alinhados O AutoCAD 2011 permite alinhar os textos inseridos em tipos de linha como mostra a figura. Esse comportamento é padrão para os tipos de linha dessa versão. Tipos de linha de outras versões precisam ser atualizados para U Upright ou para R Relative ou A Absolute.

17 Novidades no Desenho em 3D Temos agora na versão 2011 dois Workspaces para o desenho em 3D o 3D Basics, que contem os comandos mais básicos de criação de objetos em 3D e o 3D Modeling que contem os comandos completos de modelagem e edição em 3D.

18 Novos OSNAPS em 3D Foram incluídos nessa versão ferramentas que separam os OSNAPS em 2D dos 3D na linha de status através de um botão 3DOSNAP. Clicando o botão direito do mouse podemos acessar as configurações deles na janela de dialogo Drafting Settings. Modelagem de Sólidos Os comandos EXTRUDE, LOFT, REVOLVE e SWEEP agora permitem que se selecione um Edge ou Subobject para ser usado como perfil ou uma curva para criar uma superfície Surface. Foram incluídas novas superfícies no AutoCAD 2011 a Procedural e NURBS (non- uniform rational b- spline). A diferença entre elas é que a Procedural é associativa e tem um histórico e a NURBS não é associativa e não tem histórico, mas tem controle dos vértices e permite esculpir formas de uma maneira muito similar a operação na realidade. Uma forma de usar as duas em conjunto seria: - Gerar um modelo que usa sólidos 3D surfaces e Mesh - Converter o modelo para superfícies Procedural - Converter a superfície Procedural para NURBS para aproveitar as vantagens do edição de NURBS. - - Verificar as imperfeições e dobras com as ferramentas de analise de superfície. Caso haja necessidade reconstruir as superfícies para restaurar a suavidade com CVREBUILD.

19 Ferramentas de criação de Superfícies Podemos criar 3 tipos de superfícies nalaiticas com o AutoCAD 2011; Blend cria uma transição suave entre superfícies existentes com o comando SURFBLEND. Patch permite fechar ou consertar uma abertura. Network Cria a superfície através de um conjunto de curvas com direções U e V de forma parecida com o comando LOFT porem mais facilmente e permite escolher curvas que não estejam conectadas umas as outras.

20 Edição de Superfícies Novas ferramentas de edição de superfícies foram criadas: Fillet, Extend, Trim e Untrim. Fillet podemos criar um Fillet entre duas arestas com raio definido com O comando SURFFILLET. Trim Permite criar furos e arestas complexas e o Untrim permite desfazer a operação. Extend permite estender uma superfície pela seleção de uma aresta com o comando SURFEXTEND.

21 Sculpt Permite criar um solido a partir do volume gerado pela intersecção de múltiplas superfícies com o comando SURFSCULPT. Uma nova ferramenta Project Geometry permite projetar uma geometria sobre uma superfície criando uma nova linha no topo da superfície. Pode- se usar o comando AutoTrim para cortar as superfícies ao projeta- las. As superfícies Analíticas podem ser convertidas para NURBS com o comando CONVTONURBS. Depois de convertida podemos mostrar/esconder os vértices com os comandos SCVSHOW e CVHIDE. Outras ferramentas permitem que você remova, adicione ou reconstrua os vértices.

22 Ferramentas de análise Novas ferramentas foram criadas para ajudar e entender a continuidade entre as superfícies que compõe uma forma. São elas: Zebra permite analisara continuidade das superfícies projetando linhas paralelas sobre a superfície. Curvature mostra cores em degradée sobre a superfície identificando as áreas de alta e baixa curvatura. Draft - mostra cores em degradée sobre a superfície permitindo verificar se o modelo esta adequado ao seu molde. As analises tem uma representação gráfica semelhante ao Visual Styles, porem ela pode ser aplicada por objeto.

23 Materiais A versão 2011 traz ferramentas novas para selecionar, editar e visualizar os materiais para renderização. O Materials Browser permite procurar e selecionar materiais do Autodesk Library ou criar suas próprias pastas e categorias. O editor de materiais permite alterar as propriedades de um material de varias formas com uma interface renovada.

24 Mesh Modeling A modelagem de massa foi modificada para dar mais flexibilidade e controle. A nova ferramenta Merge Mesh permite unir duas ou mais malhas adjacentes em uma única face. A ferramenta Close Hole permite fechar buracos em malhas através da seleção das extremidades da malha. A ferramenta Collapse Face or Edge permite forçar os vértices de faces das malhas adjacentes para convergirem para o centro de uma face selecionada. Outra ferramenta Spin Triangle permite girar a extremidade que une duas faces de uma malha.

25 Point Clouds Nuvem de Pontos Essa versão do AutoCAD permite visualizar nuvens de pontos criadas através de um scanner 3D. A ferramenta Index permite indexar arquivos de dados de 2 maquinas de nuvem de pontos diferentes e salvar como arquivos de nuvens de pontos nos formatos abaixo. Podemos associar um arquivo de nuvens de pontos no AutoCAD da mesma forma que se faz com outros arquivos. Com ele associado podemos criar e editar geométrias usando SNAPS para os pontos. A densidade dos pontos pode ser ajustada pela barra deslizante Density no painel Point Cloud como mostra a figura abaixo. Por Claudia Campos Lima Consultora de CAD para arquitetura clalima@matrix.com.br

Tutorial AutoCAD 2011

Tutorial AutoCAD 2011 Tutorial AutoCAD 2011 - Novas formas de seleção de objetos - Novas propriedades dos objetos 1. Seleção de objetos similares - Select Similar Foi criada uma nova forma de selecionar objetos o Select Similar

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

Produtividade com Escalas Anotativas

Produtividade com Escalas Anotativas Produtividade com Escalas Anotativas Claudia Campos Lima AC208-3V: Apresentação do uso de escalas anotativas abrangendo a configuração, aplicação alteração das escalas e a montagem de folhas no Paper Space

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

Aprendendo AutoCAD 2011

Aprendendo AutoCAD 2011 Samuel João da Silveira Aprendendo AutoCAD 2011 Simples e Rápido Visual Books Sumário Prefácio...15 Introdução...17 Capítulo 1 - Inicializando o AutoCAD...19 1.1 Criar um Novo Desenho... 22 1.2 Definindo

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Elemento de Revolução n n n Um elemento de revolução, é criado por rotação de um perfil

Leia mais

Principais comandos do AutoCad

Principais comandos do AutoCad Principais comandos do AutoCad A, ARC -> Desenha arcos. Deve-se sempre considerar o sentido anti-horário para o desenho dos arcos. ADC, ADCENTER -> O AutoCAD DesignCenter (ADC), semelhante ao Explorador

Leia mais

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR APOSTILA II DAC INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes APOSTILA V DAC Ferramentas Importantes FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DE UM DESENHO A importância do ZOOM A sintaxe do comando ZOOM permite selecionar um dos diferentes tipos de zoom, conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS O que compõe o software: O Promob éum software pago. A Procad eventualmente oferece preços promocionais para alunos da Universidade em função da parceria travada entre elas.

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - II. Capitulo II: Configuração e Organização

CFAC: Introdução ao AutoCAD - II. Capitulo II: Configuração e Organização Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Configurar desenhos que utilizam diferentes unidades; Criar uma folha de desenho que reflita adequadamente a escala pretendida;

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3D Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Cristiano Nogueira Silva* Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Comandos Draw As primitivas geométricas são os elementos geométricos que compõem um desenho. Entre elas, podemos citar linhas, arcos, textos, círculos, etc. Esses comandos estão no menu Draw e alguns deles

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU $,'(GR5HSRUW0DQDJHU Neste capítulo vamos abordar o ambiente de desenvolvimento do Report Manager e como usar os seus recursos. $FHVVDQGRRSURJUDPD Depois de instalado o Report Manager estará no Grupo de

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

Blocos Dinâmicos Paramétricos no AutoCAD 2012

Blocos Dinâmicos Paramétricos no AutoCAD 2012 Luciana Klein da Silva de Morais CADKlein Consultoria e Treinamento Ltda. AC1883 Nesta classe será ensinado como usar os recursos paramétricos nos blocos dinâmicos. About the Speaker: Luciana é Desenhista

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de seleção. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de seleção. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de seleção João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca de seleção 2 Objetivos Aumentar e diminuir a visualização de um desenho por diferentes

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 13

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 13 TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 13 1. MODOS DE APRESENTAÇÃO 1.1. Model Space 1.2. Paper Space 1.3. Ajuste da Visibilidade de Layers por Viewport no Paper Space 1.4. Ajuste de Escalas num Viewport

Leia mais

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design de Produto Computação Gráfica I Professor: Sérgio Santos Aluno: Yoshinori Cássio Ebina Um arquivo com curvas

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Dicas e Truques de Lynn Allen para Utilizar o AutoCAD 2011. AutoCAD

Dicas e Truques de Lynn Allen para Utilizar o AutoCAD 2011. AutoCAD Dicas e Truques de Lynn Allen para Utilizar o AutoCAD 2011 AutoCAD 2 Interface do usuário Interface do Usuário A nova Interface do Usuário sensível ao contexto está mais eficiente do que nunca, pois alterna-

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de seleção

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de seleção Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de seleção João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca de seleção 2 Objetivos Aumentar e diminuir a visualização de um desenho por diferentes

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 Trabalhar com dois monitores no Windows tem diversas utilidades. Dentre elas podemos destacar a possibilidade de visualizar mais itens ao mesmo tempo, exibir o conteúdo

Leia mais

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado)

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Aula 03 Comandos de desenho 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Define um retângulo. É definido por dois cantos, formado pela sua diagonal. Acionando o Comando RECTANGLE: 1 Inicialmente

Leia mais

ALINHAMENTO HORIZONTAL

ALINHAMENTO HORIZONTAL ALINHAMENTO HORIZONTAL Neste capítulo aprenderemos a criar e editar nosso alinhamento horizontal. Temos duas situações para a criação de um alinhamento no Civil 3D. A primeira é referente a geração de

Leia mais

Slice Tool - Ferramenta Fatia

Slice Tool - Ferramenta Fatia Faculdade de Tecnologia da Paraíba CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA A INTERNET DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB ESTÁTICAS PERÍODO: P2 Semestre: 2008.2 PROFESSOR Geraldo Rodrigues

Leia mais

Introdução ao Pro/ENGINEER

Introdução ao Pro/ENGINEER Introdução ao Pro/ENGINEER Benefícios da Modelagem de Sólidos: Modelos sólidos possuem volumes e cálculos de áreas Você pode obter propriedades de massa diretamente do modelo gerado. Figura 1: Exemplo

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Help & Manual Versão 6.2.0 Build 2537

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Help & Manual Versão 6.2.0 Build 2537 MANUAL DE UTILIZAÇÃO Help & Manual Versão 6.2.0 Build 2537 Sumário Introdução... 3 Histórico... 4 1. Tópicos... 5 2. Configuração dos popups... 12 3. Estilos... 13 3.1 Criação de Estilos... 13 3.2 Importação

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Novidades AutoCAD 2012

Novidades AutoCAD 2012 Resumo do Preview Guide da Autodesk de Heidi Hewett por Claudia Campos Lima Novidades AutoCAD 2012 O AutoCAD 2012 melhora a forma como você interage com o software com grandes melhorias de performance,

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia n SolidWorks 2014 Teacher Guide SolidWorks n SolidWorks 2014 Student Workbook SolidWorks

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 1. Introdução

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem:

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: Paleta de moldes Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: A seguir, apresentam-se os comandos mais usados, indicando seu ícone correspondente, informação

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

Apostila de AutoCAD Módulo Básico

Apostila de AutoCAD Módulo Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Apostila de AutoCAD Módulo Básico Nicholas Appes Mota Raphael Martins do Valle Bolsistas do Grupo PET Civil da UFJF Juiz de Fora 2011 Introdução

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

DESENHO TÉCNICO AutoCAD

DESENHO TÉCNICO AutoCAD DESENHO TÉCNICO AutoCAD AULA 1 - INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do Auto-CAD, isto é, a forma como o usuário se comunica com o software e vice

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

1 Geometria de referências: pontos, eixos e planos

1 Geometria de referências: pontos, eixos e planos 1 Geometria de referências: pontos, eixos e planos Pontos, eixos e planos são entidades bastante usadas como referências em sistemas CAE/CAE/CAM. Por isso a importância em estudar como definir pontos,

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD MySQL Query Browser Professor Victor Sotero SGD 1 DEFINIÇÃO O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico.

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 4 Desenhando com precisão 4.1 Barra de Status e Teclas de Funções A barra de Status está localizada abaixo da linha de comando (figura 2), onde visualizamos as coordenadas do cursor e várias opções de

Leia mais

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau SAJPG5 Primeiro Grau Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11 Expedientes Novidades da versão 1.3.0-0 a 1.4.1-1 Este documento contém um resumo das alterações e novidades liberadas nas versões 1.3.0-0

Leia mais

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Cleber Reis Professor de AutoCAD 2D e 3D AC5904-V Compreender as escalas no AutoCAD pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Qual

Leia mais