Fundação Educacional de Taquaritinga FETAQ Mantenedora Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior ITES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundação Educacional de Taquaritinga FETAQ Mantenedora Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior ITES"

Transcrição

1 Diretoria Executiva FETAQ Ato nº 001/2014 Regulamenta as políticas para concessão de Bolsas de Estudo e Descontos a alunos do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior - ITES, para o ano letivo de Políticas e Regulamento para concessão de Bolsas de Estudo e Descontos Apresentação A Fundação Educacional de Taquaritinga FETAQ, entidade pública de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora do, entende que a melhor maneira de contribuir para a resolução de alguns problemas existentes especialmente na questão das desigualdades sociais, é permitir aos menos favorecidos condições de obter um ensino de qualidade com baixo investimento. Com esse objetivo, contempla, a seguir, algumas orientações aos discentes do ITES, com o intuito de regulamentar os procedimentos para solicitações de Bolsas de Estudo e Descontos. I Das Modalidades 1. Bolsas de Estudo 1.1 Bolsa FETAQ Concessão de Bolsas de Estudo a alunos do, comprovadamente carentes, através de Questionário Socioeconômico, em até 35% do valor da mensalidade, limitado o número de Bolsas em até 5% da receita anual estimada para o exercício. O período de concessão será de março a dezembro de (Anexo 1). 1.2 Bolsa Escola da Família Concessão de Bolsas de Estudo através de convênio com a Secretaria de Estado da Educação, para concessão de bolsas de estudo integral para alunos selecionados através da própria secretaria da educação. O aluno selecionado pelo programa deverá prestar serviços num total de 08 horas aos finais de semana junto às Escolas Estaduais ou Muncipais e terão bolsa integral financiada 50% da mensalidade pela Secretaria do Estado e 50% pela FETAQ.

2 2. Descontos 2.1 Familiar Desconto de 20% concedido a dois ou mais alunos da mesma família matriculados na Faculdade, desde que obedecidas às seguintes condições: Irmãos, mãe e filho, esposa e esposo, pais e filho, o qual será concedido individualmente para os demais membros da família, a partir do segundo aluno a ingressar na faculdade. O aluno que se enquadrar nessa regra deverá formalizar o pedido via requerimento próprio, indicando o nome completo do familiar, número da matrícula e o grau de parentesco, que deverá ser comprovado anexando a certidão de nascimento ou casamento (Anexo 2). Obs.: É necessária sua renovação anual. 2.2 Melhor Idade Desconto de 35% aos alunos com 55 anos de idade ou mais. Quando deferido o desconto, ele será válido até o final do curso em que o aluno estiver matriculado, não sendo necessária sua renovação (Anexo 3). 2.3 Período Diurno Desconto de 50% para os alunos matriculados nos cursos dos turnos da manhã, da tarde ou integral. O desconto será válido até o final do curso, desde que não alterado o turno em que o aluno estiver matriculado, não sendo necessária sua renovação. 2.4 Ex-alunos ITES Descontos de 25% para ex-alunos do ITES, em qualquer curso de Graduação e Pós-Graduação da instituição. Deverá ser anexado ao requerimento cópia do certificado ou diploma emitido pelo Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior. Quando deferido o desconto, será válido até o final do curso em que o aluno estiver matriculado, não sendo necessária sua renovação (Anexo 4). 2.5 Transferência Desconto de 25% para os alunos transferidos de outra IES para o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior ITES, desde que comprove a condição acadêmica regular e demonstre, através declaração, que sua matrícula na Instituição de origem não está sob pendência judicial (Subjudice). Quando deferido o desconto, será válido até o final do curso em que o aluno estiver matriculado, não sendo necessária sua renovação (Anexo 5). 2.6 Alunos graduados Desconto de 20% para alunos portadores de diplomas de curso de graduação de outras instituições de ensino. Quando deferido o desconto, será válido até o final do curso em que o aluno estiver matriculado, não sendo necessária sua renovação (Anexo 6).

3 2.7 Funcionário Público Desconto de 20% para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do ITES, e que comprovem vínculo empregatício em qualquer órgão da administração pública municipal, estadual e federal (Anexo 7). 2.8 Empresa Conveniada Concessão de Desconto a funcionários e ou associados comprovadamente registrados na Associação, Fundação, Instituições de Ensino ou de assistência social, clube de serviços que seja conveniada com o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior - ITES e que estejam matriculados em quaisquer dos cursos de graduação e pós-graduação. Os descontos serão concedidos observados os seguintes critérios: De 3 a 5 funcionários matriculados no ITES De 6 a 10 funcionários matriculados no ITES 10% desconto 15% desconto Os interessados deverão dar entrada com o requerimento (Anexo 8) de solicitação do benefício anexando, obrigatoriamente, os documentos nele relacionados. Observações Importantes: 1: O benefício não será concedido a ESTAGIÁRIOS ou TERCEIRIZADOS das empresas conveniadas. 2: O benefício acima citado, quando atendidos os requisitos e entregues todos os documentos, terá o inicio de sua vigência no mês subsequente ao deferimento da FETAQ. 3: Os descontos referentes a convênios com Empresas Conveniadas, SE DEFERIDO, passa a ter validade desde que não ocorra interrupção no vínculo com a faculdade (trancamento, abandono ou transferência) ou interrupção de vínculo do aluno com a empresa; 2.9 Incentivo Financeiro 30 Desconto de 30% para alunos regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil no período Noturno. Este desconto só será válido para os primeiros cinquenta alunos matriculados no ITES Incentivo Financeiro 50 Desconto de 50% para alunos regularmente matriculados no curso de Psicologia no período Noturno Aluno Colégio FETAQ Desconto de 40% para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do ITES que tenham concluído seus estudos no Colégio FETAQ (Anexo 9).

4 2.12 Pontualidade Desconto de 3% (três por cento) concedido ao aluno que efetuar seu pagamento até o dia 10 de cada mês, conforme instruções no boleto de pagamento Antecipação Semestralidade Para o aluno que pretende pagar antecipadamente o semestre letivo (5 parcelas restantes), será concedido o percentual de 5% (cinco por cento) de desconto para essa antecipação, não incluindo os desconto sobre as matrículas. Obs.: Será considerada antecipação de pagamento da semestralidade, aquele aluno que formalizar sua solicitação e realizar a liquidação dessas mensalidades com Antecedência Mínima de 30 dias antes da data de vencimento da segunda parcela da semestralidade, quando, a partir desse período, não serão concedidos quaisquer percentuais de descontos por antecipações (Anexo 10). 3. Financiamentos 3.1 FIES É um programa do governo federal de financiamento do Ensino Superior destinado a estudantes regularmente matriculados em Instituições não gratuitas, e que não tenham condições de arcar com os custos de sua primeira graduação. Para ter acesso a esse financiamento, o aluno, de qualquer período, deve verificar informações detalhadas no Site: sisfiesportal.mec.gov.br. Sendo aprovado no programa, o aluno poderá obter um financiamento de até 100% do valor de suas mensalidades semestrais, para pagamento após a conclusão do seu curso. II Dos Prazos A solicitação de Bolsas de Estudo ou Descontos seguirá o cronograma abaixo: Quadro I Alunos Período de Entrega dos Requerimentos Veteranos 26,27 e 28/11/2014 e 01,02,03/12/2014 Ingressantes 09/02/2015 a 13/02/2015 Após as datas estabelecidas no quadro acima, não serão aceitas, em nenhuma hipótese, solicitação de Bolsa FETAQ e demais descontos. III Considerações Gerais 1. A Bolsa FETAQ e os descontos: Familiar, Funcionário Público, Empresa Conveniada, quando concedidos, aplicam-se somente aos meses de março a dezembro, respeitados os prazos de entrega dos requerimentos estabelecidos no Quadro I.

5 2. Os Descontos Melhor Idade, Transferência, Ex-aluno ITES, Aluno Colégio FETAQ e Alunos graduados, quando concedidos, aplicam-se aos alunos ingressantes, somente a partir de março do ano de ingresso na Instituição. Para os alunos Veteranos, não é necessária a renovação dos descontos. Os prazos de entrega dos requerimentos estão estabelecidos no Quadro I. 3. Os Descontos Período Diurno, Incentivo Financeiro 30 e Incentivo Financeiro 50 concedido aos alunos matriculados é válido a partir da data da matrícula e não necessita preenchimento do requerimento solicitando-o. 4. A Bolsa FETAQ e os descontos serão válidos, exclusivamente, para o aluno que cumprir as datas de pagamento definidas pela FETAQ. Não sendo efetuado o pagamento até a data estabelecida ou no primeiro dia útil subsequente, o aluno perderá o benefício do desconto no mês correspondente. 5. Em hipótese alguma, o aluno poderá acumular benefícios. 6. Não terão direito ao desconto os alunos que forem inadimplentes. 7. Em todas as situações acima elencadas, sendo deferido o solicitado, os novos boletos deverão ser retirados no Departamento Financeiro da FETAQ. 8. POR MEDIDA DE SEGURANÇA, O PAGAMENTO DE MATRÍCULA E/OU DE MENSALIDADES SERÃO EFETUADAS EXCLUSIVAMENTE NA REDE BANCÁRIA. ATENÇÃO: Não recomendamos o pagamento dos boletos de matrícula ou mensalidade em Farmácia, Supermercados ou similares. 9. As solicitações de alguns benefícios elencados, neste regulamento, devem, obrigatoriamente, ser renovados com apresentação de requerimento próprio e os documentos exigidos no período estabelecido no Quadro I. 10. Em caso de pagamento a maior da mensalidade, o aluno deverá solicitar através de Requerimento próprio, para esse fim, a compensação do valor pago a maior, anexando ao requerimento o comprovante do pagamento efetuado a maior. 11. Quando por engano, o pagamento da mensalidade tenha sido efetuado a menor, conforme valor estabelecido no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para o seu curso e turno, obedecendo às datas para pagamento com desconto, pela antecipação da mensalidade do mês, será gerado um lançamento/boleto entre o valor pago a menor e o valor devido naquela data, que ficará pendente na ficha financeira do aluno e deverá ser regularizado até o final do mês em que ocorrer esse pagamento a menor. Lembramos que o não pagamento da diferença impossibilitará a renovação da matrícula. Taquaritinga, 21 de novembro de Ricardo Corrêa de Oliveira Ramos Diretor Executivo - FETAQ

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA Edital de Regulamento Financeiro Institucional FACIMED Nessa Cartilha constam às informações

Leia mais

1. DESCONTOS E BOLSAS INTERNAS

1. DESCONTOS E BOLSAS INTERNAS 1 GUIA FINANCEIRO Este Guia Financeiro tem por finalidade orientar aos alunos e responsáveis financeiros sobre os descontos, bolsas e programas adotados pela Instituição. Também orienta sobre como realizar

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS E DESCONTOS FPE UNIPINHAL OBJETIVO

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS E DESCONTOS FPE UNIPINHAL OBJETIVO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS E DESCONTOS FPE UNIPINHAL - 2017 OBJETIVO O objetivo principal do programa de concessão de bolsas e descontos é proporcionar aos alunos a assistência necessária para a manutenção

Leia mais

Regulamento. EduCarioca

Regulamento. EduCarioca Regulamento EduCarioca 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta por cento) durante

Leia mais

FUNDO DE APOIO AO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO FAAES - PARA INGRESSANTES PRIMEIRO SEMESTRE 2017

FUNDO DE APOIO AO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO FAAES - PARA INGRESSANTES PRIMEIRO SEMESTRE 2017 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO FAAES - PARA INGRESSANTES PRIMEIRO SEMESTRE 2017 A AJES, mantenedora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do Vale do Juruena, Instituto Superior de Educação

Leia mais

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 01. BOLSA FAMÍLIA 02. BOLSA EX-ALUNO 03. BOLSA FUNDAÇÃO 04. BOLSA P.B.H. 05. BOLSA SAAEMG 06.

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 01. BOLSA FAMÍLIA 02. BOLSA EX-ALUNO 03. BOLSA FUNDAÇÃO 04. BOLSA P.B.H. 05. BOLSA SAAEMG 06. RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 01. BOLSA FAMÍLIA 02. BOLSA EX-ALUNO 03. BOLSA FUNDAÇÃO 04. BOLSA P.B.H. 05. BOLSA SAAEMG 06. BOLSA SINPRO 07. BOLSA MEDALHA 08. BOLSA CONVÊNIO 09. DESCONTO ALUNOS MESMA

Leia mais

Regulamento Campanha EduCarioca. Noite

Regulamento Campanha EduCarioca. Noite Regulamento Campanha EduCarioca Noite 1. DA CAMPANHA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca Noite, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta

Leia mais

https://inscricao.una.br/vestib2/inscricao/index.php/index/index/index/codigo/4610

https://inscricao.una.br/vestib2/inscricao/index.php/index/index/index/codigo/4610 Regulamento da campanha Mérito ENEM, para concessão de bolsas de estudos aos candidatos que participarem dos processos seletivos de 2017/2 para os cursos presenciais e semipresenciais das Instituições

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2017 VÁLIDO PARA CANDIDATOS APROVADOS EM 1ª CHAMADA E CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA

PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2017 VÁLIDO PARA CANDIDATOS APROVADOS EM 1ª CHAMADA E CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2017 VÁLIDO PARA CANDIDATOS APROVADOS EM 1ª CHAMADA E CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA ATENÇÃO: VERIFIQUE O ITEM III E O CRONOGRAMA REFERENTES

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO - ISESP REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS:

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO - ISESP REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO - ISESP REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS: BOLSAS DE ESTUDO, CONVÊNIOS e INCENTIVOS INSTITUTO SINGULARIDADES SÃO PAULO / SP 2013 CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 1. DO OBJETIVO O processo seletivo será destinado ao preenchimento

Leia mais

ATO EDITAL 04/2017 Em 02 de fevereiro de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA VEM PRA FAMAZ

ATO EDITAL 04/2017 Em 02 de fevereiro de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA VEM PRA FAMAZ A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSOS SELETIVOS (COPERPS) da FAMAZ, fundamentado na Lei nº 9.394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS A) DESCONTOS POR ANTECIPAÇÃO E PONTUALIDADE NAS MATRÍCULAS, MENSALIDADES E NAS SEMESTRALIDADES: MATRÍCULAS Para os ALUNOS NOVOS há aplicação de

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão EDITAL N.º 06/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

Joinville, 01 de junho de C.E. CAFPS 007/2017

Joinville, 01 de junho de C.E. CAFPS 007/2017 Joinville, 01 de junho de 2.017 C.E. CAFPS 007/2017 Regulamento da campanha Mérito ENEM, para concessão de bolsas de estudos aos candidatos que participarem dos processos seletivos de 2017/2 para os cursos

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão-TECPUC

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão-TECPUC EDITAL N.º 01/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela

Leia mais

Data Versão1 REGULAMENTO - OFERTAS DE CAPTAÇÃO

Data Versão1 REGULAMENTO - OFERTAS DE CAPTAÇÃO Data 09.04.2016 Versão1 REGULAMENTO - OFERTAS DE CAPTAÇÃO 2016.2 Regulamento das Ofertas para Ciclo de Captação 2016/2 das Instituições de Ensino Superior mantidas ou controladas pelo Grupo Kroton Educacional.

Leia mais

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS A) DESCONTOS POR ANTECIPAÇÃO E PONTUALIDADE NAS MATRÍCULAS, MENSALIDADES E NAS SEMESTRALIDADES: MATRÍCULAS Para os ALUNOS NOVOS não há aplicação

Leia mais

Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017

Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.017 da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados FACESI.

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Ação de Natal 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO 2017.1 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BENEFÍCIOS E DESCONTOS

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BENEFÍCIOS E DESCONTOS PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BENEFÍCIOS E DESCONTOS A ALUNOS REGULARES B ALUNOS ESPECIAIS A ALUNOS REGULARES A.1) - DESCONTOS POR ANTECIPAÇÃO E PONTUALIDADE NAS MENSALIDADES, SEMESTRALIDADES E NO CURSO:

Leia mais

Política de Incentivos

Política de Incentivos PORTARIA Nº 00/06 Política de Incentivos O Pró-Reitor Administrativo da Universidade Católica de Petrópolis, Dr. Anderson de Souza Cunha, no uso de suas atribuições, R E S O L V E Alterar a Portaria nº

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão 1 EDITAL N.º 07/2015 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Bolsa Social 2016.2 (Base Prouni e FIES) dos s de Graduação

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo aos candidatos dos cursos de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica dos processos seletivos de Transferência

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha UNIFACS- Início das Aulas 2016.2 dos cursos de Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO (Bolsas Remanescentes)

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO (Bolsas Remanescentes) CIRCULAR Nº. 002 2017/1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA 1º SEMESTRE/2017 DIREÇÃO GERAL PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO (Bolsas Remanescentes) A UNICALDAS - Faculdade de Caldas Novas apresenta um amplo PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2 REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2 Santo Antônio de Jesus (BA) 2016 1 REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCESSÃO DE BOLSAS FACEMP 2016/2 1 - Objetivo Visando atender o contexto

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha PRO50 2017.1 dos cursos de Graduação Presencial e Semipresencial

Leia mais

EduCarioca. Regulamento

EduCarioca. Regulamento EduCarioca Regulamento 1. DO PROGRAMA O Centro Universitário Carioca - UniCarioca, através da Campanha EduCarioca, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta por cento) durante

Leia mais

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41)

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41) 1 EDITAL N.º 02/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO LIVRE DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA O Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela, torna pública a abertura do processo de matrícula para

Leia mais

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS PROCESSO SELETIVO EDITAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 O Diretor Geral da Faculdade Machado Sobrinho, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, na forma da lei, que as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL N.º 10/2011. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica.

EDITAL N.º 10/2011. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. 1 EDITAL N.º 10/2011 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão, mantido pela Associação Paranaense

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial e Semipresencial (Bacharelado e Tecnológica, com, dos

Leia mais

EDITAL N.º 10/2014. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica.

EDITAL N.º 10/2014. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. 1 EDITAL N.º 10/2014 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Mérito ENEM 2016.2 dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 12/2017 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

1. DOS CURSOS, DA DATA, HORÁRIO E LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA.

1. DOS CURSOS, DA DATA, HORÁRIO E LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

EDITAL N.º 15/2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

EDITAL N.º 15/2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO EDITAL N.º 15/2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis semipresenciais de, e 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha #PartiuUnifacs dos cursos de Graduação Presencial

Leia mais

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será EDITAL DC/BP-NPL 3/2014 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 2º SEMESTRE DE 2014. A Diretora

Leia mais

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA EDITAL NPL 36/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ANÁLISES CLÍNICAS, NO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, NO 2º SEMESTRE

Leia mais

EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016

EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016 EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO

PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM VS 2017/1 REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO A Diretoria da ESPM Institui o Programa de Crédito Solidário Destinado a alunos que apresentem

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. O presente Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição? Você escolhe o curso de seu interesse e faz a inscrição aqui no hotsite, dentro do link Inscrições, que estará disponível

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU BENEFÍCIOS E DESCONTOS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU BENEFÍCIOS E DESCONTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU BENEFÍCIOS E DESCONTOS A) DESCONTOS POR ANTECIPAÇÃO E PONTUALIDADE NAS MATRÍCULAS, MENSALIDADES E NAS SEMESTRALIDADES: MATRÍCULAS O pagamento do aluno calouro poderá ser efetuado

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL DE MATRÍCULA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO FG Secretaria Geral Edital de Matrícula para 2012. 1 - Página 1 de 5 EDITAL DE MATRÍCULA DE 2012.1 CURSOS DE GRADUAÇÃO A FACULDADE DOS GUARARAPES - FG, recredenciada pelo Parecer: CNE/CES 54/2011, conforme

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

REGULAMENTO 1 APLICÁVEL A TODAS AS UNIDADES DO GRUPO KROTON, EXCETO:

REGULAMENTO 1 APLICÁVEL A TODAS AS UNIDADES DO GRUPO KROTON, EXCETO: REGULAMENTO 1 APLICÁVEL A TODAS AS UNIDADES DO GRUPO KROTON, EXCETO: Faculdade Atenas Maranhense (FAMA); Faculdade Pitágoras de São Luís; Faculdade Pitágoras de Imperatriz; Faculdade Pitágoras de Divinópolis;

Leia mais

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Licenciatura, Graduação Presencial ou Semipresencial

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Licenciatura, Graduação Presencial ou Semipresencial 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Mérito ENEM 2017.2 dos s de Licenciatura, Graduação Presencial

Leia mais

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 1. Abrir no portal do aluno requerimento Bolsa Carência do dia 25/07/17 até o dia 27/07/17. O prazo para a abertura de requerimento poderá ser encerrado antecipadamente

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS 2017/1

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS 2017/1 Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína. ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone: 63'

Leia mais

EDITAL nº 002/2016 de 30/06/2016 CURSOS ESPECIAIS

EDITAL nº 002/2016 de 30/06/2016 CURSOS ESPECIAIS EDITAL nº 002/2016 de 30/06/2016 CURSOS ESPECIAIS 2016.2 A Direção Acadêmica, por meio da Coordenação do Curso de Engenharia Civil da FAPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos, mantida pelo ITPAC PORTO

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

BOLSA DE ESTUDO PRÓPRIA REGULAMENTO

BOLSA DE ESTUDO PRÓPRIA REGULAMENTO 1/5 BOLSA DE ESTUDO PRÓPRIA REGULAMENTO ÍNDICE CAPITULO I INSTITUIÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO PRÓPRIA... 2 CAPITULO II DA BOLSA FUNCIONÁRIO... 2 CAPITULO III DA BOLSA CONVÊNIO... 2 CAPITULO IV BOLSA ACADÊMICA...

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST fies@est.edu.br 2015 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de

Leia mais

1º Para os casos de transferência externa serão aceitas apenas as inscrições para áreas afins,

1º Para os casos de transferência externa serão aceitas apenas as inscrições para áreas afins, EDITAL NRCA-SJP N.º 06/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Dia a Dia 2017.1 dos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha FIES 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial (Graduação Bacharelado

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST 2014 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes regularmente

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os alunos calouros participantes da Campanha Reversão Cancelamento 2016.2 dos cursos de Graduação Presencial

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 O Diretor-Geral do campus Camocim do

Leia mais

EDITAL UNDB Nº 10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E GRADUADO

EDITAL UNDB Nº 10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E GRADUADO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB, por meio da Diretoria Acadêmica, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência

Leia mais

FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA EDITAL N.º 08/2010 FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA PROCESSO SELETIVO PARA ACEITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO E PORTADORES DE DIPLOMA E DISCIPLINA ISOLADA. Pelo presente edital, tornamos

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2013-2 O Reitor do UNIABEU Centro Universitário, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL N.º 06/2011. Dispõe sobre o processo de matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica

EDITAL N.º 06/2011. Dispõe sobre o processo de matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica EDITAL N.º 06/2011 Dispõe sobre o processo de matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão, mantido pela Associação Paranaense de

Leia mais

EDITAL N.º 13/2014. Técnico em Administração - Integrado ao Ensino Médio Técnico em Informática - Integrado ao Ensino Médio

EDITAL N.º 13/2014. Técnico em Administração - Integrado ao Ensino Médio Técnico em Informática - Integrado ao Ensino Médio 1 EDITAL N.º 13/2014 O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna público o cancelamento do Edital nº04/2014 e publica o presente Edital que define as novas regras de abertura do processo de

Leia mais

ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Semestral. Bolsa Aluno Ouvinte

ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Semestral. Bolsa Aluno Ouvinte ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2016 Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Bolsa Aluno Ouvinte Bolsa concedida a alunos que se matriculam em disciplinas isoladas,

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CIRCULAR Nº. 002 2017/1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA 1º SEMESTRE/2017 DIREÇÃO GERAL PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO A UNICALDAS - Faculdade de Caldas Novas apresenta um amplo PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

Leia mais

REGULAMENTO DE PROMOÇÕES VESTIBULAR FEAP 2016

REGULAMENTO DE PROMOÇÕES VESTIBULAR FEAP 2016 REGULAMENTO DE PROMOÇÕES VESTIBULAR FEAP 2016 A Fundação Educacional de Além Paraíba FEAP, estabelece através deste REGULAMENTO DE PROMOÇÕES, válidas somente para o vestibular 2016 (ano letivo 2016), nos

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis Graduação ou Semipresencial de e (com exceção de Direito, Medicina, cursos 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Nova CAC Campus Lapa 2017.1 dos cursos de Graduação Presencial

Leia mais

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2017

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2017 EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2017 O Diretor Geral da Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições, vem por meio da Secretaria Acadêmica desta Instituição, publicar as datas e condições

Leia mais

Passo-a-passo Aditamento Fies

Passo-a-passo Aditamento Fies Passo-a-passo Aditamento Fies 2015.1 Leia com atenção todas as orientações abaixo antes de comparecer à Unit Maceió. ACEITE O TERMO DE ACORDO E SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINAS 1. Todos os alunos deverão solicitar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

4.1. As bolsas terão validade para todo o curso, incluindo a primeira parcela da semestralidade, exigida no ato da matrícula.

4.1. As bolsas terão validade para todo o curso, incluindo a primeira parcela da semestralidade, exigida no ato da matrícula. Edital de divulgação de regras para o Concurso de Bolsas 100% Universitário, de concessão de bolsas de estudos, a se realizar em 22 de janeiro de 2017, para os cursos de graduação presenciais da Universidade

Leia mais

CHECK LIST KIT ALUNO

CHECK LIST KIT ALUNO CHECK LIST KIT ALUNO Candidato: Curso: Turno: [ ] Matutino [ ] Vespertino [ ] Noturno Candidato Comprovante de Inscrição no Prouni (obrigatório). Histórico Escolar (obrigatório) Certificado de Conclusão

Leia mais

Hora garantir. Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos matriculados no semestre

Hora garantir. Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos matriculados no semestre Hora garantir de seu u futuro Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos matriculados no semestre 2013.2 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ELEGÍVEIS... 2 3. GENERALIDADES... 2 4. REGRAS... 2 5. CRITÉRIOS DE

Leia mais

Resolução Nº /2010, DE DE DE 2010.

Resolução Nº /2010, DE DE DE 2010. Resolução Nº /2010, DE DE DE 2010. Regulamenta os processos de efetivação, renovação, trancamento, cancelamento da matrícula e reingresso, para alunos dos cursos técnicos de nível médio e cursos superiores,

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas

Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas A Cruzeiro do Sul Educacional S.A., entidade mantenedora da Universidade Cruzeiro do Sul (www.cruzeirodosul.edu.br),

Leia mais

1 - DO PROGRAMA 2 DA REGULARIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO FIES. Horário de funcionamento. Localização do posto de atendimento.

1 - DO PROGRAMA 2 DA REGULARIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO FIES. Horário de funcionamento. Localização do posto de atendimento. Este aditamento refere-se aos contratos efetivados antes do ano de 2010. Os contratos feitos a partir do ano de 2010 deverão aguardar posterior edital e comunicação do SISFIES. 1 - DO PROGRAMA EDITALDEADITAMENTODOFINANCIAMENTOESTUDANTIL201/1º

Leia mais

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula.

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula. 1. Considerações Iniciais 1.1 O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais estará disponível no ato da matrícula on-line, e deverá ser aceito eletronicamente no início do processo; 1.2 Pagamento do

Leia mais

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016 Informa e orienta a comunidade acadêmica quanto à Estrutura dos Cursos, Regime Escolar, Avaliação do Desempenho e Matrículas nos cursos de Graduação para 2017.1.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula.

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula. 1. Considerações Iniciais 1.1 O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais estará disponível no ato da matrícula on-line, e deverá ser aceito eletronicamente no início do processo; 1.2 Pagamento do

Leia mais

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1 COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1 1. Abrir no portal do aluno o requerimento Bolsa Carência do dia 27/10 até o dia 14/11/2016. 2. Anexar os seguintes documentos de todo grupo familiar, inclusive

Leia mais

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom?

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? Bolsas ProUni Perguntas e Respostas mais frequentes 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na FAPCOM? Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EDITAL Nº 832/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 A Universidade Católica de Brasília torna público aos interessados que estão abertas

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR. Edital do Vestibular Tradicional Semestre

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR. Edital do Vestibular Tradicional Semestre INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR Edital do Vestibular Tradicional Semestre 2014.2 EDITAL VESTIBULAR TRADICIONAL SEMESTRE LETIVO 2014.2 EDITAL N 08 2014 PROCESSO SELETIVO 2014.2 A Diretora Geral do

Leia mais

PORTARIA N 29, DE 11 DE JUNHO DE O DIRETOR DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE no uso de suas atribuições e, RESOLVE:

PORTARIA N 29, DE 11 DE JUNHO DE O DIRETOR DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE no uso de suas atribuições e, RESOLVE: Estabelece valores das mensalidades escolares para o segundo semestre letivo de 2012, primeiro semestre letivo de 2013 e dá outras providências. O DIRETOR DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

Leia mais

EDITAL N.º 09/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

EDITAL N.º 09/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO EDITAL N.º 09/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DO PARCELAMENTO ESPECIAL DE 50% MENSALIDADE ESCOLAR UFA/50

REGULAMENTO DO PARCELAMENTO ESPECIAL DE 50% MENSALIDADE ESCOLAR UFA/50 REGULAMENTO DO PARCELAMENTO ESPECIAL DE 50% MENSALIDADE ESCOLAR UFA/50 Institui o regulamento da oferta de Parcelamento Especial de 50% da Mensalidade Escolar UFA 50 ( Regulamento ) Art. 1º - A presente

Leia mais

Modalidade de Ingresso para Portador de Diploma de Curso Superior, Vestibular agendado e classificado no ENEM com vistas ao semestre 2017.

Modalidade de Ingresso para Portador de Diploma de Curso Superior, Vestibular agendado e classificado no ENEM com vistas ao semestre 2017. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR Modalidade de Ingresso para Portador de Diploma de Curso Superior, Vestibular agendado e classificado no ENEM com vistas ao semestre 2017.1

Leia mais