Prof a. Nazaré Ferrão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof a. Nazaré Ferrão"

Transcrição

1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II Centro de Ensino Superior do Amapá Profa. Nazaré Ferrão

2 Ò Para a abordagem clássica, a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. Ò À medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõem sua estrutura organizacional. Ò Os engenheiros da Administração Científica preocupavam- se com a especialização do trabalho ao nível do operário, com os métodos e processos de trabalho (ênfase nas tarefas). Ò Os autores clássicos voltavam-se para a estruturação dos órgãos (ênfase na estrutura organizacional). Ò A Teoria Neoclássica complementa essas duas contribuições anteriores com novas abordagens sobre a departamentalização.

3 Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. Ò A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Ò A especialização vertical se faz à custa de um aumento de níveis hierárquicos. Ò É um desdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando. Ò A especialização vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos.

4 Ò A especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. Ò Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. Ò A especialização horizontal se faz à custa de um maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa. Ò A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. Ò É mais conhecida pelo nome de departamentalização, pela sua tendência incrível de criar departamentos.

5 Ò A departamentalização ocorre em qualquer nível hierárquico da organização. Ò Ela é um meio pelo qual se atribuem e se agrupam atividades diferentes por meio da especialização dos órgãos, a fim de de se obter melhores resultados no conjunto do que se fosse dispersar todas as atividades e tarefas de uma organização. Indistintamente entre todos seus órgãos. Ò Departamento designa uma área, divisão ou segmento de uma empresa sobre a qual um administrador (seja diretor, gerente, chefe, supervisor etc.) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas..

6 Ò O termo departamento ou divisão é empregado com um significado genérico e aproximativo: pode ser um departamento ou uma divisão, seção, unidade organizacional ou setor. Ò Em algumas empresas, a terminologia departamental é levada a sério e indica relações hierárquicas bem definidas:um superintendente cuida de uma divisão; um gerente, de um departamento; um chefe, de uma seção; um supervisor, de um setor. Ò Em outras empresas, a terminologia é casual e pouco ordenada. Daí a dificuldade de uma terminologia universal.

7 Escolhas de Alternativas de Departamentalização Ò Dificilmente se encontra, na prática, a aplicação pura de um único tipo de departamentalização em toda a organização. Ò É comum encontrar-se uma conjugação de diversos tipos de departamentalização, seja no mesmo nível seja nos diferentes níveis hierárquicos da organização. Ò Os tipos de departamentalização expostos não são suficientes para, por meio deles próprios, estruturarem uma organização: não indicam claramente como são estabelecidas as inter- relações entre os diversos departamentos nem como devem estar subordinados.

8 Escolhas de Alternativas de Departamentalização Ò A departamentalização não é um fim em si, mas um meio de organizar as atividades da empresa, de forma a facilitar a consecução dos seus objetivos. Ò Não é tampouco a solução ideal, pois a separação de atividades sempre cria problemas de coordenação de difícil solução..

9 Apreciação Crítica da Departamentalização Ò A departamentalização constitui ainda hoje o elemento fundamental na estruturação de muitas organizações. Ò Não se descobriu ainda uma maneira melhor de organizar empresas, apesar de critérios mais recentes, como as unidades estratégicas de negócios, alianças estratégicas, redes integradas e outras modalidades que serão estudadas mais adiante. Ò Mesmo a organização por equipes e o modelo adhocrático não conseguiram substituir inteiramente os critérios de departamentalização dos autores neoclássicos. O próprio nome departamento ou divisão ou unidade organizacional ainda prevalece apesar de todo o progresso na teoria administrativa.

10 DOWNSIZING Ò Nas décadas de 1980 e 1990 surgiram técnicas de mudança organizacional tendo por base o enxugamento (downsizing), a terceirização(outsourcing) e a reengenharia. Ò O enxugamento se fez por meio da redução de níveis hierárquicos ao essencial, eliminando posições do nível intermediário a fim de aproximar o nível operacional do nível institucional e simplificar e compactar as organizações.

11 OUTSOURCING Ò A terceirização se fez por meio da transferência de atividades não-essenciais para terceiros ou fornecedores que possam fazê-las melhor e mais barato.

12 REENGENHARIA Ò A reengenharia se fez por meio de uma nova concepção de organização baseada não mais na estrutura vertical e hierárquica, mas no foco nos processos organizacionais, fazendo com que a antiga visão verticalizada fosse substituída por uma visão horizontalizada. Ò O organograma foi deitado de lado. A base fundamental da reengenharia foi a substituição de departamentos isolados por equipes multifuncionais de processos, como veremos adiante.

13 TIPOS DE DEPARTAMENTALLZAÇÃO CARACTERÍSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS FUNCIONAL Agrupamento por atividades ou funções principais. Divisão do trabalho interna por especialidade. Auto-orientação, Introversão. Maior utilização de pessoas especializadas e recursos. Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo. Pequena cooperação interdepartamental. Contra-indicada para Circunstâncias ambientais imprevisíveis e mutáveis. PRODUTOS OU SERVIÇOS Agrupamento por resultados quanto a produtos ou serviços. Divisão de trabalho por linhas de produtos/serviços. Ênfase nos produtos e serviços. Orientação para resultados. Define responsabilidade por produtos ou serviços, facilitando a avaliação dos resultados. Melhor coordenação Interdepartamental. Maior flexibilidade. Facilita inovação. Ideal para circunstâncias mutáveis. Enfraquecimento da especialização. Alto custo operacional pela duplicação das especialidades. Contra-indicada para circunstâncias estáveis e rotineiras. Enfatiza coordenação em detrimento da especialização.

14 TIPOS DE DEPARTAMENTALLZAÇÃO CARACTERÍSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS GE0GRÁFICA OU TERRITORIAL Agrupamento conforme a localização geográfica ou territorial. Ênfase na cobertura geográfica. Orientação para o mercado. Extroversão Maior ajustamento às condições locais ou regionais. Fixa responsabilidade por local ou região, facilitando a avaliação. Ideal para firmas de varejo. Enfraquece a coordenação (seja planejamento, execução e controle) da organização como um todo. Enfraquecimento da especialização. CLIENTELA Agrupamento conforme o tipo ou tamanho do cliente ou comprador. Ênfase no cliente. Orientação extroversiva mais voltada para o cliente do que para si mesma Predispõe a organização para satisfazer às demandas dos clientes. Ideal quando o negócio depende do tipo ou tamanho do cliente. Fixa responsabilidade por clientes. Torna secundárias as demais atividades da organização (como produção ou finanças). Sacrifica os demais objetivos da organização (como produtividade, lucratividade, eficiência etc.).

15 TIPOS DE DEPARTAMENTALLZAÇÃO CARACTERÍSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS PROCESSO PROJETOS Agrupamento por fases do processo, do produto ou da operação. Ênfase na tecnologia utilizada. Enfoque introversivo. Agrupamento em função de saídas ou resultados quanto a um ou mais projetos. Requer estrutura organizacional flexível e adaptável às circunstâncias do projeto. Requer alto grau de coordenação entre órgãos para cada projeto. Melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos. Utilização econômica da tecnologia. Vantagens econômicas do processo. Ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes. Ideal quando a concentração de recursos é grande e provisória e quando o produto é de grande porte. Orientada para resultados concretos. Alta concentração de recursos e investimentos, com datas e prazos de execução. Adaptação ao desenvolvimento técnico. Ideal para produtos altamente complexos Contra-indicada quando a tecnologia sofre mudanças e desenvolvimento tecnológico. Falta de flexibilidade e adaptação a mudanças. Concentra pessoas e recursos em cada projeto provisoriamente. Quando termina um projeto, há indefinição quanto a outros. Descontinuidade e paralisação. Imprevisibilidade quanto a novos projetos. Angústia dos especialistas quanto ao seu próprio futuro.

16 TIPOS DE DEPARTAMENTALLZAÇÃO PROCESSO PROJETOS DEPARTAMENTALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS Agrupamento por fases do processo, do produto ou da operação. Ênfase na tecnologia utilizada. Enfoque introversivo. Agrupamento em função de saídas ou resultados quanto a um ou mais projetos. Requer estrutura organizacional flexível e adaptável às circunstâncias do projeto. Requer alto grau de coordenação entre órgãos para cada projeto. Melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos. Utilização econômica da tecnologia. Vantagens econômicas do processo. Ideai quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes. Ideal quando a concentração de recursos é grande e provisória e quando o produto é de grande porte. Orientada para resultados concretos. Alta concentração de recursos e investimentos, com datas e prazos de execução. Adaptação ao desenvolvimento técnico Desenvolvimento. Ideal para produtos altamente complexos. Contra-indicada quando a tecnologia sofre mudanças e desenvolvimento tecnológico. Falta de flexibilidade e adaptação a mudanças. Concentra pessoas e recursos em cada projeto provisoriamente. Quando termina um projeto, há indefinição quanto a outros. Descontinuidade e paralisação. Imprevisibilidade quanto a novos projetos. Angústia dos especialistas quanto ao seu próprio futuro.

17 Diretoria Departamento Produção Departamento Vendas Departamento Finanças Departamentalização Funcional

18 Diretoria Função A Função B Função C A1 A2 A3 A4 B1 B2 B3 B4 C1 C2 C3 C4 Departamentalização por Funções

19 Diretoria Produto 1 Produto 2 Produto 3 A1 A2 A3 A4 B1 B2 B3 B4 C1 C2 C3 C4 Departamentalização por Produtos

20 DEPARTAMENTALIZAÇÃO Divisão de operações Região Centro Agência Brasília Agência Belo horizonte Região Norte Agência Recife Agência Belém Região Sul Agência São Paulo Agência Porto Alegre Departamentalização Geográfico Profa. Nazaré Ferrão

21 DEPARTAMENTALIZAÇÃO Divisão de Vendas Departamento Feminino Seção Perfumaria Seção Lingerie Departamento Masculino Seção Modas Seção Roupas Seção Calçados Departamento Infantil Seção Roupas Seção Brinquedos Departamentalização por Cliente Profa. Nazaré Ferrão

22 GERENTE DO PROJETO Engenheiro De Projeto Engenheiro Compras Projeto Engenheiro Controle Projeto Contador Do Projeto Chefe Execução Projeto Departamentalização por Projetos

23 DEPARTAMENTALIZAÇÃO COMBINADA PRESIDÊNCIA Divisão Financeira Departamento De Motores Seção de Enrolamento Setor de Planejamento Divisão de Produção Departamento de Eletrodoméstico Seção de Pré--montagem Pré Seção de Montagem Setor de Controle Divisão de Marketing Departamentalização Funcional Departamento De Geladeiras Departamentalização por Produto Departamentalização Por Processo Departamentalização Funcional Profa. Nazaré Ferrão

24 EXERCÍCIO A REENGENHARIA NA FERNANDES & BRITO Após analisar as limitações da velha estrutura por funções da Fernandes & Brito, a diretora-presidente, Irene Brito, resolveu fazer uma reengenharia na empresa. Para Irene, a abordagem funcional verticaliza a empresa e a separa por departamentos herméticos e intra-orientados, sem nenhuma coordenação entre si. Isso é um absurdo. Ela quer substituir o antigo esquema hierárquico e vertical por um esquema horizontal e baseado nos principais processos da empresa. Em vez de departamentos por funções, ela quer equipes multifuncionais dedicadas aos três processos básicos da empresa, como criar e produzir produtos, vender e atender ao cliente, criar e agregar valor financeiro. Como Irene poderia fazer essa revolução?

25 EXERCÍCIO A NOVA ORGANIZAÇÃO DAS LOJAS MARAVILHA Nos seus bons tempos, as Lojas Maravilha espalhou cerca de 72 lojas em todo o território nacional, fincando seu domínio na venda de produtos de consumo.agora, para enfrentar os novos tempos de competitividade, a diretoria está reestudando a estrutura organizacional baseada em área geográfica. As Lojas Maravilha estão organizadas em seis divisões regionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Região Sul, Região Norte, Região Nordeste e Região Central. Cada uma das divisões regionais tem um diretor que dirige seus departamentos subordinados: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital e interior), Região Sul (RS, SC e PR), Região Norte (AM e PA), Região Nordeste (PE, RN e CE) e Região Central (GO, DF e MG). No primeiro nível do organograma, juntamente com as seis divisões regionais (linha), existe um staff central constituído de quatro departamentos: financeiro, administrativo, compras e recursos humanos. presidente da organização, Milton Nadler, cuida de todos os assuntos administrativos. Contudo, Milton pretende alterara organização. No primeiro nível quer uma departamentalização por funções e no segundo nível uma departamentalização regional para poder imprimir mais integração à empresa. Mostre o organograma atual, o organograma proposto por Milton e indique os pontos positivos e negativos de sua pretensão.

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo Professor Flávio Toledo Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II. Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Prof a.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II. Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Prof a. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Para a abordagem clássica, a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. À medida que uma organização

Leia mais

Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha Técnico em Administração Organização Sistemas e Métodos Prof. Aílson Página 1 de 16

Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha Técnico em Administração Organização Sistemas e Métodos Prof. Aílson Página 1 de 16 Página 1 de 16 Organização Formal A organização formal compõe-se de camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas. Esses níveis são definidos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

Facebook.com/prof.marcelomarques ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRTURUA LINHA STAFF 1 ESTRUTURA LINEAR chefia como fonte exclusiva de autoridade. As ordens seguem por via hierárquica. Cada empregado

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva Departamentalização Prof. Daciane de Oliveira Silva Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em unidades organizacionais.

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1 Prof. Fábio Arruda ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No início da década de 1950, a teoria administrativa

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

MARATONA DE ADMINISTRAÇÃO CÂMARAGYN 2018

MARATONA DE ADMINISTRAÇÃO CÂMARAGYN 2018 MARATONA DE ADMINISTRAÇÃO CÂMARAGYN 2018 1. Toda organização, seja ela pública, seja privada, deve realizar o planejamento de suas ações. O planejamento que é conhecido como de médio prazo, em uma estrutura

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

Administração. Departamentalização. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Departamentalização. Professor Rafael Ravazolo. Administração Departamentalização Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DEPARTAMENTALIZAÇÃO A especialização do trabalho pode ocorrer em duas direções: vertical

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA INSTITUTO MACEIÓ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IMEC FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AFRANIO JORGE/GREICY KELLY/EDSON PRAZERES NAYANNE MESSIAS/ROSEANY LOPES/RUSSINILDO DA SILVA

Leia mais

AULA I CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS

AULA I CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS AULA II CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS: TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, NATUREZA, FINALIDADES E CRITÉRIOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO MODERNA É um sistema aberto cujos

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

Organização e Estrutura

Organização e Estrutura Aula 11 Organização e Estrutura Capítulo 6 Evolução da Escola Clássica Jéssica - jessica.costa.pereira@usp.br Contexto Séc. XX: necessidade das grandes empresas desenvolverem fórmulas para se organizar

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Organização Professor: Roberto César ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda A nova lógica das organizações A velocidade das mudanças e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto à adaptabilidade das

Leia mais

Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo

Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo Técnico Judiciário Área Administrativa Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo Administração Pública Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais

Desenho Organizacional

Desenho Organizacional Desenho Organizacional Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Processos Gerenciais Seção 1.1 Requisitos do desenho organizacional 2 1 Processos Gerenciais 3 Processos Gerenciais Seção 1.2 CaracterísFcas

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 AC RIO BRANCO 15,00 84,98 97,73 1 AC RIO BRANCO 20,00

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Organização, Sistemas e Métodos Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Conceitos Aula passada Departamentalização Tipos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Tendências da Rede Urbana: Região de Influência das Cidades

Tendências da Rede Urbana: Região de Influência das Cidades Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia Tendências da Rede Urbana: Região de Influência das Cidades Claudio Stenner Workshop: Rede Estratégica de Cidades Brasília, 25 de julhoo de 2013 Considerações

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

Capítulo 2. Entendendo o mundo dos negócios

Capítulo 2. Entendendo o mundo dos negócios O QUE É UM NEGÓCIO? Negócio é um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir bens e serviços, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo esforço. Todo

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

Organização Sistemas e Métodos. Tópico 7 Organogramas

Organização Sistemas e Métodos. Tópico 7 Organogramas Organização Sistemas e Métodos Tópico 7 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Benefícios e Limitações... 3 4. Regras Gerais... 4 5. Significado dos componentes... 4 6. Tipos... 4 6.1 Organograma

Leia mais

CURSO EM PDF ADMINISTRAÇÃO ALERJ 2016 Prof. Andressa Taketa

CURSO EM PDF ADMINISTRAÇÃO ALERJ 2016 Prof. Andressa Taketa www.thcursos.com.br AULA 01 - Funções da administração, o processo administrativo. Currículo da Autora: Curso elaborado pela professora Andressa Taketa graduada em Administração pela UEL (Universidade

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Organogramas. Por José Luís Carneiro. - -

Organização, Sistemas e Métodos. Organogramas. Por José Luís Carneiro. -  - Organização, Sistemas e Métodos Organogramas Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Organogramas Organogramas 2 - www.jlcarneiro.com - Introdução Gráfico que representa a estrutura formal da organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão se reportar? Quantas pessoas cada chefe

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 3 Prof. FábioArruda 9 - Padronização - Uniformidade de métodos, processos, equipamentos, matérias-primas, visando reduzir a variabilidade

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo. Administração Níveis de Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX TIPOS OU NÍVEIS DE PLANEJAMENTO A divisão mais comum do planejamento é a hierárquica, separando-o

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS Renato Lacerda Administração Pública Brasília, junho de 2011 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: DEFINIÇÕES É o arcabouço que, formal ou informalmente, estabelece

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 Prof. Fábio Arruda Princípios de Administração aplicados à

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa funciona numa rede

SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa funciona numa rede GESTÃO DA INOVAÇÃO PROF. ME. ÉRICO PAGOTTO SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Quais são as leis que regem o mercado? Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa

Leia mais

Administração Geral. - Aula 03. Prof. Renato Fenili

Administração Geral. - Aula 03. Prof. Renato Fenili Administração Geral - Aula 03 Prof. Renato Fenili Aula Conteúdo 03 Arquitetura e estrutura organizacional. Departamentalização. Arquitetura Organizacional Arquitetura Organizacional Denomina-se arquitetura

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Departamentalização Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Departamentalização Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Departamentalização Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Departamentalização Geográfica Diretor Geral Gerência Região Sul Gerência Região Sudeste Gerência

Leia mais

Conceito e tipos de estrutura organizacional

Conceito e tipos de estrutura organizacional Conceito e tipos de estrutura organizacional Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

(1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979.

(1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979. (1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979. OBJETIVOS GERAL: Apresentar análises críticas de princípios administrativos (SIMON, 1979) ESPECÍFICOS: Ressaltar

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão

Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão. Contexto: mundo atual sofre mudanças muito rápidas, afetando a capacidade das organizações se adaptarem. Características do novo ambiente organizacional:

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel Modelos configuracionistas Maria José Chambel Configuracão estrutural Introduz o conceito de configuração como um conjunto de variáveis que se interrelacionam; isto é constelações de variáveis que se conjugam

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Novas Estratégias Locacionais das MNCs Automotivas e Sistema Nacional de Inovação na Periferia Industrializada. Lemos e Ferreira, 2003

Novas Estratégias Locacionais das MNCs Automotivas e Sistema Nacional de Inovação na Periferia Industrializada. Lemos e Ferreira, 2003 Novas Estratégias Locacionais das MNCs Automotivas e Sistema Nacional de Inovação na Periferia Industrializada Lemos e Ferreira, 2003 Proposta do trabalho Entender o recente movimento locacional da indústria

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS DEPARTAMENTALIZAÇÃO Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.063-PR 1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO Departamentalização é o agrupamento, de acordo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas Paula Cruz 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Cristiana Duran Administração Aula 6

Cristiana Duran Administração Aula 6 Cristiana Duran Administração Aula 6 Evolução Histórica da Administração Parte 6 TEORIA NEOCLÁSSICA (Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração)

Leia mais

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING) BENCHMARKING DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALIANÇAS ESTRATÉGICAS DOWNSIZING TÉCNICAS DE AIO

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão II Douglas Farias Cordeiro Processos As empresas são grandes coleções de processo! Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe

Leia mais

Aula 01 A. Administração Pública Aula 01 A Prof. Marcelo Camacho. Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho

Aula 01 A. Administração Pública Aula 01 A Prof. Marcelo Camacho. Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Administração Pública AJAA TRT-20 Olá, pessoal! Vamos à segunda parte de nossa segunda aula. Trataremos

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Administração. Estrutura Oganizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Estrutura Oganizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Estrutura Oganizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A estrutura organizacional é o resultado da identificação,

Leia mais

Aula 00. Noções de Administração Aula 00 - Aula Demonstrativa. Noções de Administração Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho

Aula 00. Noções de Administração Aula 00 - Aula Demonstrativa. Noções de Administração Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho Aula 00 Noções de Administração Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Departamentalização. Por José Luís Carneiro. - -

Departamentalização. Por José Luís Carneiro. -  - Departamentalização Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Quantidade de graduandos e matriculados no periodo de 2006 a 205 por curso e polo. - UF/Polo Condicao Auditiva Total Ano de ingresso: 2006

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas Atingir objetivos vários caminhos estratégias UNI 2 UNI 1 UNI 3 UNI N ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS FUNDAMENTOS Fundamentos Análise das questões críticas Estratégias

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira

Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira SENAI Departamento Nacional Brasília, de Novembro de 204 Bilhões US$ FOB Desenvolvimento da Balança Comercial Brasileira Déficit recorde

Leia mais