Semana Nacional do Trânsito Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semana Nacional do Trânsito Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIVISÃO DE HABILITAÇÃO E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Semana Nacional do Trânsito 2014 Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre

2 Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre foi o tema selecionado pelo Contran para a SNT O tema foi sugerido pela Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania para confrontar uma cultura e uma estrutura viária historicamente voltada aos veículos. A proposta levanta a necessidade de um amplo debate sobre a legislação e as políticas de trânsito voltadas à circulação de pedestres e reforça a importância de seu protagonismo nas cidades.

3 A palavra pedestre vem do latim, da mesma forma que transeunte, e nomeia aquele que anda ou se acha a pé, que se faz a pé. Compreende a forma mais antiga de transitar, para a qual a própria rua foi concebida, apesar de ceder cada vez mais espaço para os veículos e de merecer menos importância na vida agitada e hiperveloz dos nossos tempos.

4 Há tanto e por tanto tempo empenhamos nossa rotina com o andar que o automatizamos e nos custa percebê-lo diferente em situações de trânsito.

5 No Estado do Rio Grande do Sul, em 2013, houve mortes em acidentes de trânsito. Desses, 394 eram pedestres, representando um percentual de 20% do total de vítimas. Fonte: Assessoria de Planejamento, Gestão e Estatística DETRAN/RS

6 Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 2010, aponta as principais distrações dos pedestres ao atravessar a rua: 77% atravessa fora do sinal; 74% atravessa fora da faixa de pedestres; 66% não olha para os dois lados da rua; 66% atravessa a rua falando ao celular ou digitando; 52% atravessa a rua falando com alguém; 34% não verifica a presença de ciclistas nos dois lados da ciclovia. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia -

7 No espaço público o andar exige ATENÇÃO, RACIOCÍNIO, JULGAMENTO, PREVISÃO E AGIR INTENCIONAL. O cidadão, no papel de PEDESTRE, deve tomar precauções de segurança, evitando comportamentos e situações de risco, visto ser o elemento mais frágil no trânsito.

8 No papel de condutor ou ciclista mudam as suas responsabilidades. O parágrafo II do inciso XII do artigo 29 do CTB determina que... os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. Assim, todos os partícipes do trânsito tem a responsabilidade de contribuir para que a convivência no espaço público seja segura e harmoniosa.

9 ASPECTOS LEGAIS Código de Trânsito Brasileiro: Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. 1º. O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. 2º. Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida. 3º. Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

10 5º. Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento. 6º. Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.

11 Art. 69. Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele, observadas as seguintes disposições: I - onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo; II - para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista: a) onde houver foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes; b) onde não houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos; III - nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas: a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos; b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.

12 Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos. Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.

13 Recomendações de segurança aos pedestres: 1) Ande sobre a calçada, longe do meio-fio, afastado da pista de rolamento. 2) Esteja sempre atento ao movimento dos veículos, às entradas e saídas de garagem, às portas dos carros estacionados. 3) Procure atravessar em locais com sinalização, usando as faixas de pedestres e passarelas. 4) Olhe para os dois lados antes de iniciar a travessia, mesmo na faixa de pedestres e ainda que a rua seja de mão única. 5) Observe a velocidade, o movimento e a distância dos veículos. Considere ainda sua própria agilidade e o trecho a ser percorrido. 6) Evite pontos de pouca visibilidade à aproximação dos veículos, como subidas, arvoredos, bancas de revista, containers de entulho, carros estacionados, curvas e outros obstáculos.

14 7) Redobre a atenção diante de corredores de ônibus. 8) Obedeça ao sinal luminoso. 9) Aguarde sua vez sem descer da calçada, até certificar-se de que os motoristas viram você e de que o fluxo está totalmente interrompido. 10) Só inicie a travessia quando tiver certeza de poder completá-la, em linha reta, isto é, com trajetória perpendicular à via, sem correr, fazer desvios entre os carros ou parar entre as faixas de mão dupla (onde não haja canteiro central). 11) Mantenha atenção ao movimento dos pedestres que vêm em sentido contrário ao seu. 12) Ofereça ajuda e preste auxílio às demais pessoas que compartilham o espaço do trânsito sempre que necessário.

15 Recomendações aos demais usuários das vias: 1) Reduza a velocidade ao aproximar-se de escolas, hospitais, locais de maior trânsito de pedestre e faixas de travessia a ele destinadas. 2) Respeite a mudança do sinal luminoso, com atenção ao amarelo, e pare antes da linha de retenção para não obstruir a travessia. 3) Só prossiga ao certificar-se de que os pedestres já concluíram a travessia. 4) Quando for sair ou entrar de garagem/estacionamento, dê a preferência ao pedestre que estiver transitando pela calçada.

16 5) Redobre o cuidado com as poças d água para não arremessá-la sobre os pedestres. 6) Jamais jogue lixo nas ruas. Além do comprometimento à limpeza e escoamento, do prejuízo ambiental e à imagem da sua cidade, o lixo lançado pela janela pode representar ferimento a terceiros, obstáculo à travessia, elemento surpresa do itinerário de outro carro (atingido ou que precise desviar), impedimento à visibilidade do condutor, com enormes riscos de acidente. 7) Mantenha sua calçada em bom estado de conservação. Em frente à residência, a responsabilidade de construir, recuperar e conservá-las é dos proprietários e moradores; Solicite permissão municipal de uso do logradouro público caso deseje prestar serviços junto ao mesmo. 8) Solicite permissão municipal de uso do logradouro público caso deseje prestar serviços junto ao mesmo.

17 MITOS MITO DESMITIFICAÇÃO O trajeto mais curto é o mais seguro Não necessariamente. A existência de calçadas, necessidade menor de travessias, cruzamentos sinalizados, vias de menor fluxo e velocidade são preferíveis, mas às vezes significam distância e tempo maiores. O pedestre tem sempre prioridade de passagem sobre os veículos quando houver faixas de travessia a ele destinadas Não quando a faixa encontra-se em local com sinalização semafórica. Nesses casos, só têm preferência pedestres que por ventura ainda não tenham concluído a travessia quando da mudança do sinal liberando a passagem dos veículos (art.70 CTB) Fonte: Folder Anjos do Asfalto

18 O trânsito faz parte do cotidiano de todas as pessoas e, apesar de existirem vários papéis nesse sistema (condutor, pedestre, passageiro, ciclista, etc.), todos assumirão, em algum momento de seu deslocamento, o papel de pedestre. Seja qual for o seu papel no trânsito, adote um comportamento prudente e seguro, baseado no princípio de que a vida é nosso bem maior.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Prof. Denis Brasileiro Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro Dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados (Art. 68 ao 73) Professor Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Código de Trânsito Brasileiro DOS PEDESTRES

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Dos Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Professor: leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO

Leia mais

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. 1º Onde não existir sinalização regulamentadora,

Leia mais

25/06/2018 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE V) PROF. MARCOS GIRÃO

25/06/2018 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE V) PROF. MARCOS GIRÃO CTB ESQUEMATIZADO (PARTE V) PROF. MARCOS GIRÃO 1 PEDESTRES e CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS (Capítulo IV) Legislação de Trânsito para Concursos 2018 Prof. Marcos Girto ZELAM PELA SEGURANÇA OS MAIORES

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 7 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 Todas as questões são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posteriores). QUESTÃO 16: Segundo

Leia mais

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites

Leia mais

CTB Material de apoio Professor Diego Alves.

CTB Material de apoio Professor Diego Alves. CTB Material de apoio Professor LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NORMAS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA VIII - os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO CICLISTA NO TRÂNSITO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO CICLISTA NO TRÂNSITO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO CICLISTA NO TRÂNSITO HISTÓRICO DA BICICLETA No ano de 1790, o francês M. de Sivrac, inventou a primeira bicicleta

Leia mais

Biometria não coletada do Aluno

Biometria não coletada do Aluno ANEXO II TABELAS Tabela de Tipo de Eventos Cód Descrição 01 Dados Biométricos Aluno 02 Dados Biométricos Instrutor 10 Percurso 50 Comportamento Aluno 60 Avaliação do Aluno - Cuidados e Ajustes Iniciais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Considere para as vias

Leia mais

CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir

CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de

Leia mais

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa.

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa. Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Penalidade - multa. Art. 173. Disputar corrida por espírito de emulação: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (três vezes),

Leia mais

INFRAÇÕES. Art Dirigir veículo. Infração Penalidade Medida administrativa

INFRAÇÕES. Art Dirigir veículo. Infração Penalidade Medida administrativa INFRAÇÕES Art. 162. Dirigir veículo Infração Penalidade Medida administrativa sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para

Leia mais

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral,

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Apresentação Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Sabemos que hoje os acidentes de trânsito são um problema, não só em nossa cidade, mas em todo o mundo. Diariamente,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Médias Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 171. Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos: Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (27/09/2011) Infrações referentes a ultrapassagem, retorno e conversão (Artigos 199 a 207 do CTB)

Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (27/09/2011) Infrações referentes a ultrapassagem, retorno e conversão (Artigos 199 a 207 do CTB) Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (27/09/2011) Fichas individuais dos enquadramentos Infrações referentes a ultrapassagem, retorno e conversão (Artigos 199 a 207 do CTB) Art. 199. Ultrapassar

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sinalização de trânsito

Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sinalização de trânsito Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Sinalização de trânsito Sinalização de trânsito: objetivos Organizar a circulação de veículos

Leia mais

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira?

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS

CONHECIMENTOS BÁSICOS CONHECIMENTOS BÁSICOS VIA CONHECIMENTOS BÁSICOS LOTES LINDEIROS FAIXA DE TRÂNSITO FAIXA DE TRÂNSITO PISTA DE ROLAMENTO CICLOFAIXA FAIXA DE DOMÍNIO - superfície lindeira às vias rurais, delimitada por lei

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 7. Sinalização semafórica: definições

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 7. Sinalização semafórica: definições Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2018 Aula 7 Sinalização semafórica: definições 7.1. Legislação a Sinalização Semafórica deve obedecer

Leia mais

Das normas gerais de circulação e conduta

Das normas gerais de circulação e conduta Das normas gerais de circulação e conduta Marcelo Araújo* Preferência de passagem em cruzamentos Bastante importante destacar que as regras de preferência estabelecidas no art. 29 do são para locais onde

Leia mais

Direção ofensiva TÁTICAS OFENSIVAS

Direção ofensiva TÁTICAS OFENSIVAS Direção ofensiva Ocorre quando o veículo está sendo conduzido desobedecendo algumas regras de trânsito, devido a uma situação extraordinária ou de emergência, tais como: perseguição, acompanhamento, fuga

Leia mais

Educação e Prevenção Rodoviária

Educação e Prevenção Rodoviária Educação e Prevenção Rodoviária Na rua, sou um peão seguro e cumpro as regras de segurança. Os teus pais ensinam-te a caminhar em segurança. Sempre de mão dada, escuta bem o que eles dizem. Caminha sempre

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte 4 Prof. Denis Brasileiro Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência,

Leia mais

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Atuação da : Lida com problemas relacionados ao trânsito de veículos e pedestres:

Leia mais

Compilação da legislação sobre Sinalização - Campanha Sinalize

Compilação da legislação sobre Sinalização - Campanha Sinalize Compilação da legislação sobre Sinalização - Campanha Sinalize Constituição Federal Artigo 30, inciso V Compete aos Municípios: Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão,

Leia mais

GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES

GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES 1. INTRODUÇÃO Acidente de trabalho-trânsito, mais conhecido como acidente de trajeto, é todo acidente que ocorre no deslocamento entre a porta

Leia mais

LEI DO SISTEMA VIÁRIO DE JAGUARIBARA

LEI DO SISTEMA VIÁRIO DE JAGUARIBARA LEI DO SISTEMA VIÁRIO DE JAGUARIBARA ÍNDICE TÍTULO I...3 CAPÍTULO I...3 DISPOSIÇÕES GERAIS...3 CAPITULO II...4 DAS DEFINIÇÕES...4 TÍTULO II...5 CAPITULO I...5 HIERARQUIZAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO...5 SECÇÃO

Leia mais

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. Dicas de Trânsito 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. 002 P. Qual o dever do condutor antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas? R. Verificar as condições

Leia mais

VALOR DA MULTA. 162, I Dirigir veículo sem possuir CNH R$ 880,41 Gravíssima 7 Não

VALOR DA MULTA. 162, I Dirigir veículo sem possuir CNH R$ 880,41 Gravíssima 7 Não ARTIGO DO CTB NOME DA INFRAÇÃO VALOR DA MULTA GRAVIDADE PONTOS SUSPENDE A? 162, I Dirigir veículo sem possuir R$ 880,41 Gravíssima 7 Não 162, II Dirigir veículo com cassada 162, III Dirigir com de categoria

Leia mais

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição:

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição: 1) A figura abaixo ilustra as manobras efetuadas pelos veículos A e B, em um cruzamento. O veículo A realiza as manobras 1 e 2 e o veículo B realiza as manobras 3 e 4, sendo assim, podemos considerar infrações

Leia mais

Projeto TRÂNSITO. Boas Boas Práticas VIDA. Atividades EDUCACIONAIS. caderno 2. Práticas

Projeto TRÂNSITO. Boas Boas Práticas VIDA. Atividades EDUCACIONAIS. caderno 2. Práticas Boas Boas Práticas Práticas Atividades EDUCACIONAIS caderno 2 Projeto TRÂNSITO & VIDA Caderno 2 O, através do Projeto Trânsito & Vida elaborou esse caderno de atividades colaborando na educação da criança,

Leia mais

Movimento. Cidadania a pé

Movimento. Cidadania a pé Movimento Cidadania a pé Movimento Todavia este 1/3 que se locomove diariamente exclusivamente por meio de veículo individual motorizado (carros e motos) tem à sua disposição cerca de 80% das vias públicas,

Leia mais

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a);

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a); Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Dpto. de Engenharia Civil Engenharia de Tráfego Urbano Profs. João Cucci Neto e Paulo Bacaltchuck http://meusite.mackenzie.br/professor_cucci Aula

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte1 Prof. Denis Brasileiro Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PETROLINA Casa Vereador Plínio Amorim Pernambuco

CÂMARA MUNICIPAL DE PETROLINA Casa Vereador Plínio Amorim Pernambuco PROJETO DE LEI Nº 010 /2019 12/02/2019 Autora: Maria Cristina Costa de Carvalho EMENTA: INSTITUI O ESTATUTO DO PEDESTRE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE PETROLINA. A Câmara Municipal de Petrolina aprova e o Prefeito

Leia mais

Noções de Sinalização e Segurança Rodoviária

Noções de Sinalização e Segurança Rodoviária Noções de Sinalização e Segurança a Rodoviária Abordaremos... Vias Sinalização de Trânsito Horizontal Vertical Dispositivos auxiliares 2 Engenharia de Trânsito Objetivo Segurança Fluidez Conforto Significado

Leia mais

Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido

Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido José Maurício Pinto Júnior Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A -

Leia mais

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos Capítulo 8 Semáforos (parte 1) 1. GRUPO FOCAL, ESTÁGIO E FASE Denomina-se grupo focal o conjunto de focos (lentes coloridas nas cores vermelha, amarela e verde) que controlam cada conjunto de movimentos

Leia mais

Introdução ao Mundo Cicloviário.

Introdução ao Mundo Cicloviário. Introdução ao Mundo Cicloviário. Parte III Educação e legislação cicloviária. São Paulo, Novembro de 2008. Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. O Código de Trânsito Brasileiro em 1998 tratou a bicicleta

Leia mais

Infraestrutura cicloviária em pontes e viadutos. O (des)caso da Ponte do Bragueto em Brasília

Infraestrutura cicloviária em pontes e viadutos. O (des)caso da Ponte do Bragueto em Brasília Infraestrutura cicloviária em pontes e viadutos O (des)caso da Ponte do Bragueto em Brasília PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO DO DF Histórico 1997... 2001... 2003 2004 2005 2006 2007 2008 BR CTB Estatuto da Cidade

Leia mais

REDUÇÃO DE VÍTIMAS DO TRÂNSITO

REDUÇÃO DE VÍTIMAS DO TRÂNSITO REDUÇÃO DE VÍTIMAS DO TRÂNSITO 15a Reunião do CMTT 29/10/2015 Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo NÚMEROS E VÍTIMAS Reduzir o número de mortes no trânsito é importante, mas temos que ter como

Leia mais

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO VIÁRIA PARA IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA 1. Identificação Viária Logradouro Rua Pará de Minas

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO VIÁRIA PARA IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA 1. Identificação Viária Logradouro Rua Pará de Minas 1. Identificação Viária Logradouro Rua Pará de Minas Trecho Encontro da Rua Pelotas com a Rua Professor Tito Novaes Bairro Padre Eustáquio Código 4.ABM Data 24/01/2015 Horário Inicial 08:30 2. Avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Subsistema da sinalização viária que se compõe de luzes

Leia mais

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular Prevenção Rodoviária CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Faça férias em segurança O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 213. Deixar de parar o veículo sempre que a respectiva marcha for interceptada: II - por agrupamento de veículos, como cortejos,

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Subsistema da sinalização viária que se compõe de luzes

Leia mais

Manual de implantação de Paraciclos Diretoria de Trânsito e Transportes

Manual de implantação de Paraciclos Diretoria de Trânsito e Transportes Em conformidade com a Politica Nacional de Mobilidade Urbana a Prefeitura Municipal de Bauru objetiva a criação de espaços adequados ao estacionamento de bicicletas, de modo a favorecer o transporte individual

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas- Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 162. Dirigir veículo: V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Penalidade -

Leia mais

Departamento de Eng. Produção. Engenharia de Tráfego

Departamento de Eng. Produção. Engenharia de Tráfego Departamento de Eng. Produção Engenharia de Tráfego Prof. Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (27) 9941-3300 1 Semáforos 2 1 Conceitos Sinalização semafórica - subsistema da sinalização

Leia mais

O Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro O Código de Trânsito Brasileiro Lista completa de infrações: Todas as infrações constantes do novo código de trânsito, listadas por categorias e fáceis de consultar, descrevendo a infração, o artigo correspondente

Leia mais

04/09/2014. Curso de Engenharia Civil

04/09/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Os três elementos componentes são: Usuário; Veículo;

Leia mais

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo -

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - Legenda: - Texto em preto: permanece inalterado - Texto em vermelho: excluído no substitutivo - Texto em azul: incluído no substitutivo

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E PROPOSTAS 3 A caminhada é meio de locomoção muito comum e importante para a população. Caracteriza-se por estímulo ao meio ambiente sustentável,

Leia mais

ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS

ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS INTRODUÇÃO A segurança rodoviária diária das crianças e dos jovens depende de todos nós. Por isso, está também nas suas

Leia mais

SUMÁRIO. - Objetivos; - Classificação; - Sinalização vertical; - Sinalização horizontal; - Sinalização semafórica; - Outros sistemas

SUMÁRIO. - Objetivos; - Classificação; - Sinalização vertical; - Sinalização horizontal; - Sinalização semafórica; - Outros sistemas Sinalização Viária SUMÁRIO - Objetivos; - Classificação; - Sinalização vertical; - Sinalização horizontal; - Sinalização semafórica; - Outros sistemas OBJETIVOS Organizar a circulação de veículos e pessoas

Leia mais

QUESTIONÁRIO (escrito)

QUESTIONÁRIO (escrito) 008 As passadeiras indicam o caminho que devemos seguir para atravessar a rua. A - Sinal verde para peões Eu atravesso B Sinal vermelho para peões Eu atravesso A forma e a cor de um sinal dão-nos indicações

Leia mais

INTRODUÇÃO. Além do nítido impacto positivo na mobilidade da cidade, andar de bicicleta traz benefícios para a saúde e para o meio ambiente.

INTRODUÇÃO. Além do nítido impacto positivo na mobilidade da cidade, andar de bicicleta traz benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Cartilha do ciclista Parceria INTRODUÇÃO Além do nítido impacto positivo na mobilidade da cidade, andar de bicicleta traz benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Porém, andar de bicicleta pela

Leia mais

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA -

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - - CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DEFINIÇÃO

Leia mais

2. BOAS PRÁTICAS DE RH PARA UMA MOBILIDADE MAIS HUMANA

2. BOAS PRÁTICAS DE RH PARA UMA MOBILIDADE MAIS HUMANA 1. INTRODUÇÃO A Mobilidade Urbana é um tema que interessa a todas as pessoas, e deveria ser considerada ao formular as políticas de Recursos Humanos em todas as empresas, pois influencia na qualidade de

Leia mais

QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3

QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3 QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3 21. No que diz respeito à preferência de passagem, quando dois ou mais veículos passam por fluxos que

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 8. Sinalização horizontal

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 8. Sinalização horizontal Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2.013 Aula 8 Sinalização horizontal Tópicos abordados nesta aula Legislação e normas de projeto Vantagem

Leia mais

especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.

especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal. Miguel Barroso «Zona de coexistência» - zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal. Conceito

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de Aula 8. Sinalização horizontal

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de Aula 8. Sinalização horizontal Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2016 Aula 8 Sinalização horizontal 8.1. Legislação e Normas de projeto As normas de projeto estão contidas

Leia mais

trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Direção Defensiva. Em 23 de setembro de 1997 é promulgada pelo Congresso Nacional a Lei no 9.503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, entrando em vigor

Leia mais

EXEMPLAR DO PROFESSOR

EXEMPLAR DO PROFESSOR EXEMPLR DO PROFESSOR 1) Quais são os elementos do trânsito? R: Homem, via e os veículos. 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? R: Homem. 3) Quais os dois grandes grupos de tipos de vias? R:

Leia mais

Dispositivos Auxiliares

Dispositivos Auxiliares Companhia de Engenharia de Tráfego MANUAL DE SINALIZAÇÃO URBANA Dispositivos Auxiliares Dispositivos Delimitadores Critérios de Projeto Revisão 00 SPP/Normas Abril - 2018 Apresentação Esta norma contém

Leia mais

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA OS NOSSOS COMPORTAMENTOS Marisa Soares Gabinete de Mobilidade Câmara Municipal de Penafiel 1 março de 2013 5 e 8 de Abril de 2013 Prevenção Rodoviária A prevenção rodoviária tem como

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

04/11/2014. Curso de Engenharia Civil

04/11/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Sinalização Utilizada para orientação e segurança dos

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro Legislação de Trânsito na CF/88 (Art.1º ao 5º) Professor Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Código de Trânsito Brasileiro CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO LEI Nº

Leia mais

Sinalização Campanha Sinalize Resumo do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito

Sinalização Campanha Sinalize Resumo do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Sinalização Campanha Sinalize Resumo do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume 1 Sinalização Vertical de Regulamentação A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária, que se

Leia mais

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135. cartilha_atropelados.indd :39:04

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135. cartilha_atropelados.indd :39:04 Atropelamentos Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135 cartilha_atropelados.indd 1 28.07.11 15:39:04 2 Atropelamentos Cartilha de Educação Ambiental Tema: Atropelamentos Ano II, número

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

06/05/2018 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE III) PROF. MARCOS GIRÃO

06/05/2018 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE III) PROF. MARCOS GIRÃO CTB ESQUEMATIZADO (PARTE III) PROF. MARCOS GIRÃO 1 NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Capítulo III (exceto arts. 60 a 62) Legislação de Trânsito para Concursos 2018 Prof. Marcos Girto CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Normas de Circulação e Conduta e Infrações de trânsito Professor Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito NORMAS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA E INFRAÇÕES DE

Leia mais

PRF intensifica a fiscalização de infrações fatais.

PRF intensifica a fiscalização de infrações fatais. Operação Fim de ano PRF intensifica a fiscalização de infrações fatais. Brasília, 19 de dezembro - Começa nesta sexta-feira, 21, a operação Fim de ano, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia mais

Sinalização Vertical de Regulamentação, de Advertência e de Indicação

Sinalização Vertical de Regulamentação, de Advertência e de Indicação Empresa Pública de Transporte e Circulação Manual de Sinalização de Trânsito Sinalização Vertical de Regulamentação, de Advertência e de Indicação Diretor-Presidente Vanderlei Luís Cappellari Diretora

Leia mais

1. Questões Guarda Civil Municipal Pref. Salvador (Tipo I) Questões Agente de Trânsito Pref. Salvador (Tipo I)... 10

1. Questões Guarda Civil Municipal Pref. Salvador (Tipo I) Questões Agente de Trânsito Pref. Salvador (Tipo I)... 10 1. Questões Guarda Civil Municipal Pref. Salvador (Tipo I)... 2 1.1. Lista de Questões Prova de guarda Civil Municipal/Salvador... 2 1.2. Questões Comentadas Prova de guarda Civil Municipal/Salvador...

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COM EMMANOEL THADEU

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COM EMMANOEL THADEU LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COM EMMANOEL THADEU 1. (2016 / IBFC / Emdec / Controlador de Movimentação e Transporte) Leia as afirmativas a seguir tendo como base a lei que instituiu o código de trânsito brasileiro.

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de Aula 8. Sinalização horizontal

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de Aula 8. Sinalização horizontal Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2017 Aula 8 Sinalização horizontal Tópicos abordados nesta aula Legislação e normas de projeto Vantagem

Leia mais

ANEXO 3 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO

ANEXO 3 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO ANEXO 3 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO CONTEXTO DEFINIÇÕES 1. ROTA: conjunto contíguo de vias que formará uma rota ciclável. A ROTA diferencia-se de uma via apenas pelo nome, ou seja, duas ou

Leia mais

legislação DE trânsito

legislação DE trânsito legislação DE trânsito Lei 9.503/97 - Disposições Preliminares Prof. Ubirajara Martell www.concursovirtual.com.br legislação de trânsito CAPITULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Quem pode legislar sobre

Leia mais

00 EMISSÃO INICIAL 25/01/2015 EMILIANA PM. Rev Modificação Data Elaboração Verificação CONSÓRCIO PM

00 EMISSÃO INICIAL 25/01/2015 EMILIANA PM. Rev Modificação Data Elaboração Verificação CONSÓRCIO PM 00 EMISSÃO INICIAL 25/01/2015 EMILIANA PM Rev Modificação Data Elaboração Verificação CONSÓRCIO PM PJJ Malucelli Arquitetura S/S Ltda. MEP Arquitetura e Planejamento Ltda. Empreendimento HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras básicas de trânsito Regras básicas para pedestres Regras básicas para ciclistas Tem ocorrido frequentes acidentes de trânsito em Aichi e também

Leia mais

RESUMO DE INFRAÇÕES ASSUNTO MAIORIA EXCESSÕES GRAVIDADE

RESUMO DE INFRAÇÕES ASSUNTO MAIORIA EXCESSÕES GRAVIDADE RESUO DE INFRAÇÕES ASSUNTO AIORIA EXCESSÕES RAVIDADE HABIITAÇÃO -Cassada ou Suspensa (X5) OBS : + AP. VEÍC -Sem possuir ou incompatível (X3 + rec. Hab. No 2º caso) -Vencida + de 30 dias (rec. Hab. + ret.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 108/09

PROJETO DE LEI Nº 108/09 PROJETO DE LEI Nº 108/09 "Dispõe sobre a criação do sistema cicloviário no Município de Santa Bárbara d Oeste e dá outras providências. Art. 1º - Fica criado o Sistema Cicloviário do Município de Santa

Leia mais

1. Questões Prova Guarda Civil Niterói/RJ (Caderno C )... 2

1. Questões Prova Guarda Civil Niterói/RJ (Caderno C )... 2 1. Questões Prova Guarda Civil (Caderno C )... 2 Questões de de Legislação de Trânsito Guarda Civil 1 Questões Comentadas Guarda Civil 1. QUESTÕES PROVA GUARDA CIVIL NITERÓI/RJ (CADERNO C ) Art. 27. Antes

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº XXXX, DE XX DE XXXXXX DE XXXX CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

LEI COMPLEMENTAR Nº XXXX, DE XX DE XXXXXX DE XXXX CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI COMPLEMENTAR Nº XXXX, DE XX DE XXXXXX DE XXXX CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Dispõe sobre o Sistema Viário do Município de Guarapuava e revoga o Anexo I da Lei nº 2.074, de 23 de novembro de 2012.

Leia mais

Ofício 03/2013 Balneário Camboriú, 19 de fevereiro de 2013.

Ofício 03/2013 Balneário Camboriú, 19 de fevereiro de 2013. Ofício 03/2013 Balneário Camboriú, 19 de fevereiro de 2013. Da Ao Exmo. Vereador Nilson Frederico Probst Presidente Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú Assunto: Análise do Projeto de Lei 0131/2012

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.

INTRODUÇÃO. O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia. INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia. Trânsito Trânsito Perfeito Trânsito Caótico Quem faz parte do trânsito? Pedestre: O pedestre é a pessoa que circula a pé. Todas as pessoas

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Infrações Administrativas Professor Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Matéria Trânsito Aula XX Introdução Estudaremos a seguir as Infrações de Trânsito

Leia mais