Sistema de Gestão de Banco de Dados SGBD. David Fernandes França

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Gestão de Banco de Dados SGBD. David Fernandes França"

Transcrição

1 Sistema de Gestão de Banco de Dados SGBD David Fernandes França

2 Desenvolvimento Bancos de Dados Através de Projeto de Dados O projeto de dados é o processo de identificar e formalizar os relacionamentos entre os elementos de dados que formarão o banco de dados de uma organização.

3 Elementos de Dados Dentro de uma perspectiva lógica, podemos considerar um banco de dados como sendo uma combinação de elementos de dados.

4

5 Elementos de Dados Na hierarquia dos elementos de dados, um banco de dados contém arquivos, arquivos contêm registros, registros contêm campos e campos contêm bytes de dados.

6 Arquitetura de Distribuição A arquitetura de distribuição diz respeito a como a organização distribui fisicamente, entre os computadores numa rede, o procedimento dos dados e os bancos de dados.

7 Arquitetura de Distribuição A Arquitetura de Distribuição tem conseqüências importantes para o desempenho e o uso dos bancos de dados.

8 Arquitetura de Distribuição Os administradores e especialista em computadores podem escolher SGBDs com uma dentre quatro arquitetura de dados: Descentralizados; Centralizada; cliente/servidor; e Distribuídas.

9 Arquitetura Descentralizada Uma arquitetura descentralizada não envolve compartilhamento de dados; ela tem ilhas de informações.

10 Arquitetura Descentralizada Esta arquitetura surge de usuários que desenvolveram bancos de dados por exigência de aplicações individuais; sem planejamento central e sem controle central.

11 Arquitetura Centralizada Uma arquitetura centralizada tem um único SGBD rodando num único computador e mantendo os dados de forma centralizada.

12 Arquitetura Centralizada Esta arquitetura fornece um consistente conjunto de dados a usuários autorizados com redundância limitada.

13 Arquitetura Centralizada É relativamente fácil de controlar e administrar, ao menos para banco de dados pequenos.

14 Arquitetura Cliente/Servidor Uma Arquitetura Cliente/Servidor divide as funções de um SGBD entre computadores conectados numa rede, enquanto centraliza o armazenamento permanente para todos os dados num computador chamado servidor do banco de dados.

15 Arquitetura Cliente/Servidor Os computadores conectados ao servidor são chamados de computadores clientes.

16 Arquitetura Cliente/Servidor A vantagem principal da arquitetura cliente/servidor é que ela descarrega do servidor os programas aplicativos e muitas das funções do SGBD.

17 Arquitetura Cliente/Servidor A arquitetura cliente/servidor facilita a movimentação de uma grande quantidade de dados pela rede.

18 Arquitetura Distribuída Uma Arquitetura de SGBD Distribuída distribui tanto dados como processamento.

19 Arquitetura Distribuída Ela difere da arquitetura cliente/servidor porque a arquitetura distribuída não tem armazemanemto de dados centralizados; todos os dados podem residir em locais descentralizados.

20 Arquitetura Distribuída Uma Arquitetura Distribuída reduz o tráfego da rede mantendo os dados perto de onde são necessários.

21 Arquitetura Distribuída Para melhorar o desempenho e reduzir o tráfego de rede, um SGBD distribuído normalmente armazena os mesmos dados em dois ou mais locais. Este recurso do SGBD distribuído é chamado de replicação.

22 Arquitetura Distribuída Os SGBDs distribuídos são mais complexos do que os SGBDs residentes em um computador único.

23 Arquitetura Mistas As arquiteturas mistas são mais comum do que se imagina. União de várias arquiteturas.

24 Modelos De Bancos de Dados Os diferentes SGBDs tratam os relacionamentos entre os elementos de dados de forma diferente.

25 Modelos De Bancos de Dados O Modelo De Banco de Dados de um SGBD pode ter profundas implicações em seu desempenho e pode também afetar o projeto do banco de dados.

26 Modelos De Bancos de Dados Os vários modelos são: Modelo Relacional; Modelo Objeto; Modelo XML; Modelo em Rede; e Modelo Hierárquico.

27 Modelo Relacional O modelo relacional é a base para a maioria dos produtos SGBD.

28 Modelo Relacional No modelo relacional, uma tabela representa um arquivo com linhas chamadas tuplas e colunas chamadas atributos.

29 Modelo Relacional De que modo este modelo liga duas tabelas, por exemplo, clientes e faturas?

30 Modelo Relacional O Modelo Relacional conecta tabelas pela inclusão de dados identificadores de uma tabela na outra tabela.

31 Modelo Relacional Como o modelo relacional especifica todos os relacionamentos entre os dados através de elementos de dados, o usuário pode recuperar os dados que deseja simplesmente identificando aqueles dados na maioria prescrita.

32 Modelo Relacional Um dos princípios básicos da gestão do banco de dados relacional é que não pode haver duas linhas (registros) iguais numa tabela.

33 Modelo Relacional A chave primária numa tabela é o atributo ou atributos que identificam uma linha única naquela tabela.

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel Conceitos e arquitetura do banco de dados Andre Noel SGBD SGBD cliente/servidor SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente Módulo servidor Abstração de dados Quais

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados O Sistema de Base de Dados através do SGBD permite controlar de forma centralizada os dados armazenados. Base de Dados Ficheiro 1 Ficheiro 2 Ficheiro 3 Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) Prog.1

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha

Prof. Marcelo Machado Cunha Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha BANCO DE DADOS Introdução Prof. Marcelo Machado Cunha Profissionais Envolvidos Administrador de Banco de Dados (DBA) responsável por autorizar o acesso ao banco de dados e coordenar e monitorar seu uso;

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Lista de Exercícios AV1

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão  Lista de Exercícios AV1 MODELAGEM DE DADOS Lista de Exercícios 01 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Preencha as lacunas: Em um sistema de gerenciamento de bancos de dados, um(a) é um conjunto integrado

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Projeto de banco de dados 2.2 Modelo Externo 2.3 Modelo Conceitual 2.4 Modelo Interno 2.5 Modelo Físico 2.6 Modelo de Dados

Leia mais

Vídeo Par a Par. Pedro Silveira Pisa Redes de Computadores I Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Vídeo Par a Par. Pedro Silveira Pisa Redes de Computadores I Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Vídeo Par a Par Pedro Silveira Pisa Redes de Computadores I 2008.1 Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte 1 Introdução Internet Banda Larga Novos Conteúdos Disponíveis Multimídias Comunidades Virtuais

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

Módulo 5. Arquitetura do SQL Server. Estruturas de Armazenamento. Armazenamento físico e lógico. Páginas

Módulo 5. Arquitetura do SQL Server. Estruturas de Armazenamento. Armazenamento físico e lógico. Páginas Módulo 5 Arquitetura do SQL Server Estruturas de Armazenamento A unidade fundamental de armazenamento de dados no SQL Server é a página. O espaço em disco alocado a um arquivo de dados (.mdf ou.ndf) em

Leia mais

Marcio Victorino

Marcio Victorino 1 2 Agenda Sistemas de Informação Computadorizados. Compartilhamento de Dados. Banco de Dados. Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Modelos: Conceitual; Lógico; e Físico. 3 Sistemas de Informação Computadorizados

Leia mais

Centro Universitário de Araraquara Uniara Bacharelado em Sistemas de Informação

Centro Universitário de Araraquara Uniara Bacharelado em Sistemas de Informação 1 Centro Universitário de Araraquara Uniara Bacharelado em Sistemas de Informação REDE DE POSTOS DE COMBUSTÍVEL - UM ESTUDO UTILIZANDO BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS JEAN HENRIQUE MADURO Orientador: Profa.

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua.

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua. (la.vivacqua@gmail.com) Ementa Conceitos básicos Sistemas de banco de dados Relacional Visão Geral do PostGreSQL Álgebra Relacional Operadores básicos Operadores adicionais A Linguagem de Consulta Estruturada

Leia mais

Redes P2P Gnutella e Simuladores

Redes P2P Gnutella e Simuladores Redes P2P Gnutella e Simuladores Definições de P2P P2P é o compartilhamento de recursos e serviços pela troca direta entre sistemas. WG P2P Intel, 2001 P2P é uma classe de aplicações que tira proveito

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Banco de Dados I Curso: Sistemas de Informação

Banco de Dados I Curso: Sistemas de Informação Banco de Dados I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior Email.: juniorleles80@gmail.com Alguns aspectos da arquitetura dos computadores têm influência na arquitetura do banco de

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão Universidade Federal do Maranhão Banco de Dados II Banco de Dados Distribuídos Carlos Eduardo Portela Serra de Castro * Sumário Introdução Vantagens Projeto de Bases de Dados Distribuídas Classificação

Leia mais

Conceitos, Arquitetura e Design

Conceitos, Arquitetura e Design capítulo 1 Conceitos, Arquitetura e Design 1.1 O que são os serviços de diretórios? Segundo a Wikipédia: Um serviço de diretório é um software que armazena e organiza informações sobre os recursos e os

Leia mais

Introdução à Banco de Dados

Introdução à Banco de Dados Introdução à Banco de Dados Disciplina de Sistemas de Banco de Dados Prof. Marcos Antonio Schreiner /08/2015 Banco de dados Definição Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser armazenados.

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional Banco de Dados Banco de Dados II Conceitos Básicos Coleção logicamente coerente de dados relacionados com algum significado inerente; Exemplos de bancos de dados: Agenda de endereços (papel ou computador)

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação Estrutura e Organização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO

Introdução a Ciência da Computação Estrutura e Organização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução a Ciência da Computação Estrutura e Organização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A qualidade do armazenamento dos dados, permitem uma melhor extração de informações, e consequentemente,

Leia mais

Banco de Dados Fundamentos Básicos. Hélder Antero Amaral Nunes

Banco de Dados Fundamentos Básicos. Hélder Antero Amaral Nunes Banco de Dados Fundamentos Básicos Hélder Antero Amaral Nunes Banco de dados Definição É um conjunto de dados relativos a um determinado ambiente, estejam eles armazenados ou não em um computador, que

Leia mais

Redes P2P. Apresentadora: Luciana Pereira Oliveira. Duração: 40 minutos Data: 20/07/

Redes P2P. Apresentadora: Luciana Pereira Oliveira. Duração: 40 minutos Data: 20/07/ Redes P2P Apresentadora: Luciana Pereira Oliveira lpo@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~lpo Duração: 40 minutos Data: 20/07/2004 Roteiro Introdução Características Arquiteturas Estudo de caso (CHORD) Aplicações

Leia mais

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo BANCO DE DADOS Lima Jan / 2017 1 Índice 1.Introdução a Sistemas de Banco de Dados Evolução dos Sistemas de Informação Conceitos de Bancos de Dados Usuários de Banco de Dados Banco de Dados X Linguagens

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2016 Arquiteturas SIG 2 1 Tipos de Implementação 3 Tipos de Implementação Em geral, um

Leia mais

Bancos de dados. Sistemas de bancos de dados. Professor Emiliano S. Monteiro

Bancos de dados. Sistemas de bancos de dados. Professor Emiliano S. Monteiro Bancos de dados Sistemas de bancos de dados Professor Emiliano S. Monteiro Introdução Apresentação do professor Apresentação da disciplina Avaliações Conceitos Banco de dados Segundo C.J. Date : "O sistema

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados

Banco de Dados. Banco de Dados Banco de Dados Banco de Dados Data Warehouse: banco de dados contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa, que foram selecionados e depurados, tendo sido otimizados para processamento de

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1 Prof. Leonardo Vasconcelos - O que é um banco de dados (BD)? Um Banco de Dados (ou Base de Dados) é uma coleção de dados relacionados,

Leia mais

1 o Período Administração 24/11/2015

1 o Período Administração 24/11/2015 Boa noite! Por favor, copiem o conteúdo da postagem referente a aula de hoje na página Internet da disciplina ou copie do pendrive para a Área de Trabalho do Windows. 1 o Período Administração 24/11/2015

Leia mais

ARCHITECTURAL DESIGN. Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 11 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ARCHITECTURAL DESIGN. Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 11 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ARCHITECTURAL DESIGN Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 11 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos Tópicos abordados Arquitetura de Software Projeto de arquitetura Vantagens de arquitetura

Leia mais

Bancos de Dados IV. Arquiteturas. Rogério Costa

Bancos de Dados IV. Arquiteturas. Rogério Costa Bancos de Dados IV Arquiteturas Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Arquiteturas para DW DW Virtuais Fortemente Acoplada (Empresa Inteira) Fracamente Acoplada Arquiteturas para DW DW Virtuais São visões

Leia mais

SGBDs NoSQL Modelos e Sistemas de Colunas e Grafos. Aluno: Jorge Dias Disciplina: IN940

SGBDs NoSQL Modelos e Sistemas de Colunas e Grafos. Aluno: Jorge Dias Disciplina: IN940 SGBDs NoSQL Modelos e Sistemas de Colunas e Grafos Aluno: Jorge Dias Disciplina: IN940 Roteiro o Introdução o Motivação o NoSQL (Características) o Comparativo de SGBDs NoSQL x SGBDs Relacionais o Tipos

Leia mais

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br SISTEMA GERENCIADOR

Leia mais

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp.

Leia mais

Faculdade Ieducare 4º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes

Faculdade Ieducare 4º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes Faculdade Ieducare 4º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes Modelagem de Dados 1 Ementa; Avaliação; Introdução. Modelagem de Dados 2 Componentes de sistemas de bancos de dados; Arquitetura

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos. Gabriel Resende Gonçalves 4 de fevereiro de 2014

Bancos de Dados Distribuídos. Gabriel Resende Gonçalves 4 de fevereiro de 2014 Bancos de Dados Distribuídos Gabriel Resende Gonçalves 4 de fevereiro de 2014 Sumário Introdução; Vantagens e Desvantagens; Regras Básicas; Tipos de BDDs; Processamento de Transações; Recuperação de Falhas;

Leia mais

!" # Modelos de dados. 1ª geração. 2ª geração. 3ª geração. Modelo Hierárquico Modelo Rede. Modelo Relacional

! # Modelos de dados. 1ª geração. 2ª geração. 3ª geração. Modelo Hierárquico Modelo Rede. Modelo Relacional Nuno Melo e Castro !" # Modelos de dados 1ª geração Modelo Hierárquico Modelo Rede 2ª geração Modelo Relacional 3ª geração Extensões ao modelo relacional Modelo lógico-dedutivo Modelo orientado a objectos

Leia mais

Cada instância exibe uma instalação separada, por exemplo, produção rodando sql server 2008 e testes rodando sql server 2012.

Cada instância exibe uma instalação separada, por exemplo, produção rodando sql server 2008 e testes rodando sql server 2012. Um banco de dados no SQL Server é composto de uma coleção de tabelas que armazena um conjunto específico de dados estruturados. Uma tabela contém uma coleção de linhas, também chamada de registros ou tuplas,

Leia mais

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados Prof. Anderson Henriques Introdução A quantidade de informação relevante para a tomada de decisões nas organizações é muito

Leia mais

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: TCE-SP Prova: Agente da Fiscalização Financeira - Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI As formas normais estabelecem algumas restrições aos valores das tabelas

Leia mais

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Dados

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 5 - ABORDAGEM RELACIONAL 1. INTRODUÇÃO A abordagem relacional é muito próxima do modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo

Leia mais

Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo ER; Modelo de dados relacional; Mapeamento ER para o

Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo ER; Modelo de dados relacional; Mapeamento ER para o Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo

Leia mais

Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica

Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG - 2012 Definições Arquitetura: o conjunto da estrutura e organização de diferentes

Leia mais

Gerenciamento de Redes

Gerenciamento de Redes Gerenciamento de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento FCAPS Modelo OSI de Gerenciamento Criado pela ISO para situar os cenários de gerenciamento em um quadro estruturado Fault Configuration Account

Leia mais

Banco de Dados Distribuído

Banco de Dados Distribuído Bancos de Dados III Bancos de Dados Distribuídos Introdução Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Banco de Dados Distribuído Vários bancos de dados fisicamente separados, mas logicamente relacionados

Leia mais

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Banco de Dados Profª Ana Paula Mandelli Banco de Dados (BD) Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo. Lista Telefônica Cadastro

Leia mais

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade.

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade. Banco de Dados Aula 1.4 - Sistemas de Banco de Dados Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/25 Arquitetura dos SBDs 2/25 Objetivos dos SGBDs

Leia mais

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides originalmente disponibilizados pelo professor João Carlos Pinheiro, para disciplina

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp

Leia mais

Guia de estudos 08. Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação. Adm de redes

Guia de estudos 08. Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação. Adm de redes Guia de estudos 08 Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação Periodo: Objetivo: Gerência de Redes Adm de redes 1 Quais as características da política de configuração e manutenção das redes? e da rede

Leia mais

Banco de Dados I Parte I: Introdução

Banco de Dados I Parte I: Introdução Banco de Dados I Parte I: Introdução Prof. Gregorio Perez ( gregorio@uninove.br ) Colaboração: Roteiro Dados e Informação profa. Ana Leda prof. André Luis Santos prof. José Prata Formas de Armazenamento

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada

Leia mais

Banco de Dados. Introdução e Definições

Banco de Dados. Introdução e Definições Banco de Dados Introdução e Definições Conceitos Diferença entre Informação e Dado Informação: é qualquer fato ou conhecimento do mundo real e que pode ou não ser registrado /armazenado Dado: é a representação

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 01 (Individual) Redes Ethernet. Objetivos: Estudar os padrões de rede IEEE802 Material de apoio:

Atividade de Participação de Aula 01 (Individual) Redes Ethernet. Objetivos: Estudar os padrões de rede IEEE802 Material de apoio: Atividade de Participação de Aula 01 (Individual) Aluno: Curso: Sistemas de Informação Data: Período: Redes Ethernet Objetivos: Estudar os padrões de rede IEEE802 Material de apoio: 1. Explique as funções

Leia mais

Aula 16. Tópicos Especiais II Banco de Dados. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 16. Tópicos Especiais II Banco de Dados. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 16 Aula 16 Tópicos Especiais II Banco de Dados Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Sistemas de Arquivos O computador tem facilitado bastante a vida dos seres

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 08 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 08 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 08 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos REVISÃO Hardware- tendências Relação homem x máquina Software- tendências Cases GERENCIAMENTO DE DADOS Os gerentes precisam praticar

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL - CENTRAL Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação - DIATINF DISCIPLINA: INTRODUÇÂO DE REDES DE COMPUTADOR

Leia mais

Banco de Dados 30/04/2012 1

Banco de Dados 30/04/2012 1 Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série de informações relacionadas a um determinado assunto.

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Base de Dados. Sistemas de Informação. Base de Dados - Índice Introdução Componentes Base de Dados. Introdução. Introdução. Introdução.

Base de Dados. Sistemas de Informação. Base de Dados - Índice Introdução Componentes Base de Dados. Introdução. Introdução. Introdução. - Índice Componentes Sistemas de Informação Vitor Vaz da Silva Vitor Vaz da Silva - SI http://tektonia.com 2 Vitor Vaz da Silva - SI http://tektonia.com 3 Vitor Vaz da Silva - SI http://tektonia.com 4

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos. Bancos de Dados Distribuídos. Conteúdo. Motivação. Motivação. Introdução aos BDs Distribuídos.

Bancos de Dados Distribuídos. Bancos de Dados Distribuídos. Conteúdo. Motivação. Motivação. Introdução aos BDs Distribuídos. Bancos de Dados Distribuídos Prof. Frank Siqueira Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina Conteúdo Introdução aos BDs Distribuídos Processamento de Consultas Distribuídas

Leia mais

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich Introdução a B anco de Dados INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich 1 Introdução Sistema de banco de dados Projetados para gerenciar grandes quantidades de informação Proporcionar

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Modelagem Multidimensional - Nível Lógico -

Modelagem Multidimensional - Nível Lógico - Modelagem Multidimensional - Nível Lógico - Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura de 3 Camadas esquema operações

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados informação EXIBIÇÃO Ciclo de Vida da INFORMAÇÃO TRANS MISSÃO PROCESSA MENTO ARMAZENA MENTO CAPTURA informação EXIBIÇÃO TRANS MISSÃO PROCESSA MENTO ARMAZENA MENTO CAPTURA TECNOLOGIAS PARA CAPTURA / EXIBIÇÃO

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Data Warehouse; Ambiente de Data Warehouse; Processos e ferramentas envolvidas; Arquiteturas de DW; Granularidade;

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

O que é modelo lógico. Tipos de modelo

O que é modelo lógico. Tipos de modelo Modelo Lógico O que é modelo lógico Descrição de estruturas de dados em uma forma passível de ser processada por um SGBD; Não considera aspectos físicos de armazenamento, acesso e desempenho. Tipos de

Leia mais

Banco de dados. Conteúdo: Modelo relacional Prof. Patrícia Lucas

Banco de dados. Conteúdo: Modelo relacional Prof. Patrícia Lucas Banco de dados Conteúdo: Modelo relacional Prof. Patrícia Lucas Composição de um BD Relacional 1 Um banco de dados relacional é composto de tabelas ou relações. Tabelas = Relações Tabelas 2 Uma tabela

Leia mais

AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação

AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SGBD Um Sistema de Gerenciamento de

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados Aula I. Prof. Kelyn Schenatto

Fundamentos de Banco de Dados Aula I. Prof. Kelyn Schenatto Fundamentos de Banco de Dados Aula I Prof. Kelyn Schenatto O que é um Banco de dados?? Definições O termo banco de dados refere-se a uma coleção de dados inter-relacionados (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN,

Leia mais

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelos: Para que um sistema, ao ser projetado, alcance as características de um sistema distribuído, esse deve ser desenvolvido em cima de algum modelo de computação

Leia mais

O Modelo e a Álgebra Relacional

O Modelo e a Álgebra Relacional O Modelo e a Álgebra Relacional O Modelo Relacional Modelo de dados, que se baseia no princípio em que todos os dados estão guardados em tabelas Baseado em lógica de predicados e na teoria de conjuntos.

Leia mais

MER Modelo de entidade e Relacionamento. Prof. Me. Hélio Esperidião

MER Modelo de entidade e Relacionamento. Prof. Me. Hélio Esperidião MER Modelo de entidade e Relacionamento Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os aspectos tecnológicos relacionados aos principais dispositivos de memória computacional. Banco de dados Podemos

Leia mais

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC)

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) Banco de Dados - Conceitos Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel compra de passagens

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais