Especialista em Siscoserv

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especialista em Siscoserv"

Transcrição

1 Especialista em Siscoserv

2 Objetivo da Palestra Fornecer conceitos pertinentes as obrigações relacionadas ao sistema Siscoserv e suas implicações visando proporcionar ao participante um melhor entendimento das ações a serem tomadas e riscos associados. A Palestra terá 2h de duração, sendo 1h30min de apresentação e 30min para o esclarecimento de dúvidas.

3 Agenda Quem somos Contextualização do Siscoserv Órgãos gestores e suas implicações Base legal do Siscoserv NBS e NEBS Estrutura do sistema / Módulo Aquisição / Módulo Venda Prazos para registro Registro de Presença Comercial Multas e penalidades 9ª Edição dos Manuais Solução de Consulta 257/14 / Frete Internacional

4 Quem somos A Santos Pride é uma empresa consolidada no mercado (iniciou suas atividades em Novembro de 2008), com foco na prestação de serviços diversificados relacionados a Comércio Exterior. Objetivando oferecer soluções e serviços completos aos clientes, a Santos Pride iniciou especialização em Siscoserv formando uma equipe dedicada exclusivamente na prestação de serviços de Assessoria, Treinamento e Consultoria neste segmento. Possuímos uma carteira de clientes bastante diversificada realizando serviços de Siscoserv para Agentes de Cargas, Agentes Marítimos e empresas de diversos segmentos que realizam importações e/ou exportações.

5 Contextualização do Siscoserv Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Foi desenvolvido pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior SCS/MDIC, juntamente com a Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda SRFB/MF. O Siscoserv é coordenado por um grupo multidisciplinar misto composto por pessoas da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério, Indústrias e Comércio Exterior (SCS/MDIC) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda (SRFB/MF).

6 Contextualização do Siscoserv Participação do Banco Central do Brasil Bacen através da atualização de Circulares que regulam o Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais. SISCOSERV SCS/MDIC SRFB/MF BACEN Política Comercial Política Fiscal Política Cambial

7 Contextualização do Siscoserv Quem é obrigado a registrar? O público alvo do Siscoserv são os residentes e domiciliados no Brasil (pessoas físicas, jurídicas e entes despersonalizados) que realizam operações de comercialização de serviços, intangíveis e outras operações que produzem variações no patrimônio das entidades, com residentes ou domiciliados no exterior, dentre as quais as operações de exportação e importação de serviços. Quem está dispensando do registro? Pessoas Jurídicas optantes pelo Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais (MEI) de que trata o 1º do artigo 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006; Pessoas Físicas residentes do País que, em nome individual, não explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, desde que não realizem operações em valor superior a US$ ,00 (trinta mil dólares dos Estados Unidos da América), ou o equivalente em outra moeda, no mês.

8 Órgãos gestores e suas implicações Cenário Déficits crescentes na conta de serviços do balanço de pagamentos. Falta de informações detalhadas sobre o comércio exterior de serviços, comprometendo a visibilidade econômica do setor, a elaboração de políticas públicas direcionadas, dentre outros fatores. Objetivos Governamentais - SCS/MDIC: As estatísticas geradas pelo Siscoserv serão utilizadas como ferramenta para o aprimoramento das ações de incentivo, formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas integradas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para o direcionamento de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.

9 Órgãos gestores e suas implicações Objetivos Governamentais SRFB/MF: O Siscoserv será um favorável instrumento de fiscalização governamental. Dessa forma os contribuintes que devem interagir com o Siscoserv ficam obrigados a cumprir suas prestações de contas frente ao sistema sob pena de arcar com as multas inerentes ao descumprimento das exigências do sistema. A SRFB designou a fiscalização do Siscoserv para as Delegacias de grandes contribuintes e não para a Aduana. Soluções de consulta pertinentes ao Siscoserv foram centralizadas e estão sendo respondidas pelo Cosit (Coordenação-Geral de Tributação). O Siscoserv não é fato gerador de tributos. A regularização das suas operações poderá acarretar em tributos que independem do sistema, ou seja, estes tributos já eram devidos antes da implementação do Siscoserv

10 Base legal Siscoserv Lei Portaria MDIC 113 Portaria Conjunta RFB/SCS Portaria Conjunta RFB/SCS Abr/12 Jun/12 Set/13 Dez/14 Portaria Conjunta RFB/SCS 43 Dez/11 Mai/12 Jul/12 Nov/13 Jan/15 Decreto Instrução Normativa da RFB Portaria Conjunta RFB/SCS Instrução Normativa da RFB Lei de 14 de dezembro de 2011 Instituiu a obrigações de prestar informações ao MDIC. Decreto de 02 de abril de 2012 Instituiu a Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) e as Notas Explicativas (NEBS). Portaria n 113 do MDIC de 17 de maio de 2012 Dispõe sobre a obrigações de prestar informações de natureza econômico-social ao MDIC, apresenta o cronograma do início da prestação de informações e define prazos, limites e condições do registro.

11 Base legal Siscoserv Lei Portaria MDIC 113 Portaria Conjunta RFB/SCS Portaria Conjunta RFB/SCS Abr/12 Jun/12 Set/13 Dez/14 Portaria Conjunta RFB/SCS 43 Dez/11 Mai/12 Jul/12 Nov/13 Jan/15 Decreto Instrução Normativa da RFB Portaria Conjunta RFB/SCS Instrução Normativa da RFB Instrução Normativa (IN) n da RFB de 28 de junho de 2012 Instituiu a obrigação de prestar informações, definiu os momento dos registros (comercial e financeiro) e apresentou a aplicação das multas. Portaria Conjunta RFB/SCS n 1.908, de 20 de julho de 2012 Instituiu o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV). Portaria Conjunta RFB/SCS n 1.268, de 06 de setembro de 2013 Prorrogação dos prazos dos registros e alteração das regras de dispensa para pessoas físicas.

12 Base legal Siscoserv Lei Portaria MDIC 113 Portaria Conjunta RFB/SCS Portaria Conjunta RFB/SCS Abr/12 Jun/12 Set/13 Dez/14 Portaria Conjunta RFB/SCS 43 Dez/11 Mai/12 Jul/12 Nov/13 Jan/15 Decreto Instrução Normativa da RFB Portaria Conjunta RFB/SCS Instrução Normativa da RFB Portaria Conjunta RFB / SCS nº 1.603, de 11 de novembro de 2013 Altera as sanções relacionadas ao Siscoserv. Instrução Normativa (IN) n da RFB de 12 de dezembro de 2014 dispõe sobre a manutenção do prazo de 03 meses para registro das operações do ano de 2015 no sistema Siscoserv. Portaria Conjunta RFB/SCS n 43, de 08 de janeiro de 2015 Aprova a 9ª edição dos Manuais informatizados dos Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv.

13 NBS e NEBS Assim como existe a NCM para mercadorias foi criada uma nomenclatura específica para classificação dos serviços, a NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio). A NBS tem por objetivo viabilizar a adequada elaboração, fiscalização e avaliação de políticas públicas de forma integrada. Visando a competitividade do setor, busca propiciar a harmonização de ações voltadas ao fomento empreendedor, à tributação, às compras públicas, ao comércio exterior, entre outras. A NBS permite a identificação precisa do serviço sob a ótica de produto e não de atividade econômica. Para todo serviço registrado no Siscoserv é necessário atribuir uma classificação NBS.

14 NBS e NEBS A NBS foi estruturada em 06 seções e 27 capítulos, dos quais 26 estão em uso e 01 está em branco). A NBS é composta por um código de 09 dígitos: O 1º dígito Indicam Indicam a Subposições Item Subitem sempre é 1 e o capítulo posição de primeiro indica que é da NBS dentro do e de segundo um serviço capítulo nível Os primeiros capítulos tiveram sua obrigatoriedade a partir de 01/08/2012 e os últimos foram em 01/10/2013. As Notas Explicativas da NBS (NEBS) constituem a ferramenta subsidiária para correta interpretação e classificação do Serviço comercializado como produto na NBS.

15 Cronograma para registro por Capítulo da NBS INÍCIO 01/08/12 Capítulos da NBS Capítulo 1 Capítulo 7 Capítulo 20 Capítulo 3 Capítulo 13 Serviços de construção Descrição do Capítulo Serviços postais; serviços de coleta, remessa ou entrega de documentos (exceto cartas) ou de pequenos objetos; serviços de remessas expressas Serviços de manutenção, reparação e instalação (exceto construção) INÍCIO 01/10/12 Fornecimento de alimentação e bebidas e serviços de hospedagem Serviços jurídicos e contábeis Capítulo 14 Outros serviços profissionais

16 Cronograma para registro por Capítulo da NBS INÍCIO 01/10/12 Capítulos da NBS Capítulo 21 Capítulo 26 Descrição do Capítulo Serviços de publicação, impressão e reprodução Serviços pessoais INÍCIO 01/12/12 Capítulo 2 Capítulo 10 Serviços de distribuição de mercadorias; serviços de despachante aduaneiro Serviços imobiliários Capítulo 18 Capítulo 9 Capítulo 15 Serviços de apoio às atividades empresariais INÍCIO 01/02/13 Serviços financeiros e relacionados; securitização de recebíveis e fomento comercial Serviços de tecnologia da informação

17 Cronograma para registro por Capítulo da NBS INÍCIO 01/04/13 Capítulos da NBS Capítulo 4 Capítulo 5 Descrição do Capítulo Serviços de transporte de passageiros Serviços de transporte de cargas Capítulo 6 Capítulo 11 Capítulo 12 Serviços de apoio aos transportes INÍCIO 01/07/13 Arrendamento mercantil operacional, propriedade intelectual, franquias empresariais e exploração de outros direito Serviços de pesquisa e desenvolvimento Capítulo 25 Serviços recreativos, culturais e desportivos Capítulo 27 Cessão de direitos de propriedade intelectual

18 Cronograma para registro por Capítulo da NBS INÍCIO 01/10/13 Capítulos da NBS Capítulo 8 Capítulo 17 Capítulo 19 Capítulo 22 Descrição do Capítulo Serviços de transmissão e distribuição de eletricidade; serviços de distribuição de gás e água Serviços de telecomunicação, difusão e fornecimento de informações Serviços de apoio às atividades agropecuárias, silvicultura, pesca, aquicultura, extração mineral, eletricidade, gás e água Serviços educacionais Capítulo 23 Capítulo 24 Serviços relacionados à saúde humana e de assistência social Serviços de tratamento, eliminação e coleta de resíduos sólidos, saneamento, remediação e serviços ambientais O Capítulo 16 não está sendo utilizado (reservado para novos serviços).

19 NBS - Exemplo NBS DESCRIÇÃO Serviços de transportes terrestres de cargas Serviços de transportes rodoviários de cargas Serviços de transporte rodoviário de cargas a granel Serviços de transporte rodoviário de cargas sólidas a granel Serviços de transporte rodoviário de cargas líquidas ou liquefeitas, a granel Serviços de transporte rodoviário de cargas gasosas a granel Serviços de transporte rodoviário de cargas vivas Serviços de transporte rodoviário de carga geral Serviços de transporte rodoviário de carga solta, não unitizada Serviços de transporte rodoviário de carga unitizada, exceto deem contêineres Serviços de transporte rodoviários de cargas em contêineres Serviços de transporte rodoviário de cargas frigorificadasem contêineres frigorificados ou climatizadasclimatizados Serviços de transporte rodoviário de cargas em outros tipos de contêineres Serviços de transporte rodoviário de mudanças domésticas, e de mobília e outros objetos de escritório e de outros objetos Serviços de transporte rodoviário de cargas especiais e de grande porte Serviços de transporte rodoviário de veículos Serviços de transporte rodoviário de produtos perigosos Serviços de transporte ferroviário de cargas Serviços de transporte por meio de dutos Serviços de transporte aquaviário de cargas

20 NBS - Exemplo NBS DESCRIÇÃO Serviços de transporte por meio de dutos Serviços de transporte aquaviário de cargas Serviços de transportes aquaviário de navegação de cabotagem e de longo curso Serviços de transporte aquaviário por navegação interior Serviços de navegação de apoio ao transporte aquaviário de carga Serviços de transportes aéreo de cargas Serviços de transporte multimodal, exceto os serviços de apoio Serviços de transporte intermodal, exceto os serviços de apoio Serviços de transporte intermodal de outros tipos de carga

21 NEBS - Exemplo A NEBS fornece o detalhamento de cada serviço com suas respectivas notas explicativas. Exemplo: NBS DESCRIÇÃO Serviços de transportes terrestres de cargas Serviços de transportes rodoviários de cargas Serviços de transporte rodoviário de cargas a granel Nota Explicativa Aqui se classificam os serviços de transporte rodoviário de cargas a granel. Observa-se que granel é termo que alude à carga quase sempre homogênea, não embalada, carregada diretamente nos meios de transporte, que no caso é rodoviário.

22 NEBS - Exemplo As cargas a granel podem ser de três distintos tipos, isto é: Granel sólido, que consiste em sólido fragmentado ou grão vegetal transportado diretamente nos meios de transporte, sem embalagem e em grandes quantidades. São exemplos de cargas de granel sólido: carvão, sal, trigo em grão e minério de ferro; Granel líquido que alude a qualquer líquido transportado diretamente nos meios de transporte, sem embalagem e em grandes quantidades. Via de regra, cargas de granel líquido são movimentadas por bombas através de dutos, como por exemplo, o óleo de soja, que é um granel líquido não perigoso que se classifica na presente posição. Também são tomados como granéis líquidos, no contexto da presente Nomenclatura, as cargas de granéis liquefeitos, exceto o GLP; Granéis gasosos, que diz respeito a cargas gasosas não perigosas, ainda que pressurizadas.

23 NEBS - Exemplo Estão excluídos desta subposição: 1. Serviços de transporte rodoviário de produtos perigosos, que se classificam na subposição ; 2. Serviços de transporte ferroviário de cargas a granel, que se classificam na subposição ; 3. Serviços de transporte aquaviário de navegação de cabotagem e de longo curso de cargas a granel, que se classificam na subposição ; 4. Serviços de transporte aquaviário por navegação interior de cargas a granel, que se classificam na subposição ; 5. Serviços de transporte multimodal de cargas a granel, que se classificam na subposição ;

24 NEBS - Exemplo Estão excluídos desta subposição (cont.): 6. Serviços de transporte intermodal de cargas a granel, que se classificam na subposição ; e 7. Serviços de distribuição de água por meio de caminhões e por outros veículos, que se classificam em serviços de distribuição de água, exceto através de tubulações da subposição Destacamos que o manual da NEBS possui aproximadamente 500 páginas.

25 Estrutura do sistema SISCOSERV Módulo Venda Módulo Aquisição Submódulo Comercial Submódulo Financeiro Submódulo Presença Comercial Submódulo Comercial Submódulo Financeiro RVS Registro de Venda de Serviço RF Registro Faturamento RPC Registro de Presença Comercial RAS Registro de Aquisição de Serviço RP Registro de Pagamento

26 Módulo de Aquisição Estão obrigados a registrar as informações no Sistema Módulo Aquisição, os residentes ou domiciliados no Brasil que realizem, com residentes ou domiciliados no exterior, operações de aquisição de serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados, inclusive operações de importação de serviços. Independe da contratação do câmbio, do meio de pagamento (ainda que os valores sejam pagos com recursos do exterior) ou da existência de um contrato formal. Deverão ser registradas as operações de aquisição de serviços, intangíveis e demais operações, iniciadas e não concluídas antes das datas constantes do Anexo Único da Portaria Conjunta nº 1.908, de 19 de julho de 2012 (cronograma por capítulo da NBS). Para essas operações deverá ser registrada como data de início, a data indicada no Anexo Único, por capítulo da NBS. Caso haja saldo a pagar, deverá ser indicado como valor da operação, o saldo remanescente a pagar.

27 Módulo de Aquisição As operações iniciadas e concluídas antes das datas constantes do Anexo Único retrocitado não deverão ser registradas, independentemente de terem sido ou não pagas. Cada RAS destina-se a apenas um contrato de aquisição de serviço, de transferência de intangível e/ou de realização de operações que produzam variação no patrimônio. Ainda que um mesmo contrato de prestação incorra em mais operações, desde que todas as operações sejam realizadas com o mesmo vendedor no exterior, é possível um RAS com a classificação de todas as operações (serviços) realizadas. Um mesmo Registro de Aquisição de Serviço (RAS) pode gerar mais um Registro de Pagamento (RP). Entretanto, não é possível que vários RAS apresentem o mesmo RP. Não é possível realizar um Registro de Pagamento (RP) sem que tenha sido cadastrado o Registro de Aquisição de Serviço (RAS) no Siscoserv.

28 Módulo de Venda Estão obrigados a registrar as informações no Sistema Módulo de Venda, os residentes ou domiciliados no Brasil que realizem, com residentes ou domiciliados no exterior, operações de venda de serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados, inclusive operações de exportação de serviços. Independe da contratação do câmbio, do meio de faturamento (ainda que os valores sejam mantidos no exterior) ou da existência de um contrato formal. Deverão ser registradas as operações de venda de serviços, intangíveis e demais operações, iniciadas e não concluídas antes das datas constantes do Anexo Único da Portaria Conjunta nº 1.908, de 19 de julho de 2012 (cronograma por capítulo da NBS). Para essas operações deverá ser registrada como data de início, aquela indicada no Anexo Único, por capítulo da NBS. Caso haja saldo a faturar, deverá ser indicado como valor da operação, o saldo remanescente a faturar.

29 Módulo de Venda As operações iniciadas e concluídas antes das datas constantes do Anexo Único retrocitado não deverão ser registradas, independentemente de terem sido ou não faturadas. Cada RVS destina-se a apenas um contrato de prestação de serviço, de transferência de intangível e/ou de realização de operações que produzam variação no patrimônio. Ainda que um mesmo contrato de prestação incorra em mais operações, desde que todas as operações sejam realizadas com o mesmo adquirente no exterior, é possível um RVS com a classificação de todas as operações (serviços) realizadas. Um mesmo Registro de Venda de Serviço (RVS) pode gerar mais um Registro de Faturamento (RF). Entretanto, não é possível que vários RVS apresentem o mesmo RF. Não é possível realizar um Registro de Faturamento (RF) sem que tenha sido cadastrado o Registro de Venda de Serviço (RVS) no Siscoserv.

30 Prazos para registro Os registros das operações de serviço (RVS / RAS) têm prazos distintos dos registros financeiros (RF / RP). RVS / RAS Operações iniciadas até 31 de dezembro de 2013 Os registros deveriam ser realizados até o último dia útil do sexto mês subsequente ao início da prestação do serviço (aproximadamente 180 dias). Todas as operações não registradas de 2013 estão em atraso. Operações iniciadas a partir de 01 de janeiro de 2014 O prazo é até o último dia útil do terceiro mês subsequente ao início da prestação de serviço (aproximadamente 90 dias após o início da prestação do serviço). Todas as operações não registradas de 2014 estão em atraso.

31 Prazos para registro Operações iniciadas a partir de 01 de janeiro de 2015 Inicialmente o prazo seria o último dia útil do mês subsequente ao início da prestação de serviço (aproximadamente 30 dias após o início da prestação do serviço). Instrução Normativa nº 1526/14 da RFB de 12 Dezembro de 2014 (divulgada no Dário Oficial da União de 15 de Dezembro de Seção 1 - Pág. 21), definiu que será mantido o mesmo critério adotado em 2014 (último dia útil do terceiro mês subsequente ao início da prestação de serviço). Abril de 2015 é o prazo limite para registro sem atraso das operações iniciadas em Janeiro de Operações iniciadas a partir de 01 de janeiro de 2016 Até a presente data estão mantidos os prazos estipulados nos manuais (último dia útil do mês subsequente ao início da prestação de serviço aproximadamente 30 dias após o início da prestação do serviço).

32 Prazos para registro RF / RP Nota Fiscal emitida depois / pagamento ocorrido depois do início da prestação do serviço o prazo é o último dia útil do mês subsequente ao da emissão da Nota Fiscal ou ao do pagamento aproximadamente 30 dias após a emissão da Nota Fiscal ou o pagamento. Em conformidade com o prazo de extensão para inclusão do RVS ou RAS até 31 de dezembro de 2015 esse prazo será o último dia útil do mês subsequente à data de inclusão do RVS ou RAS Nota Fiscal emitida antes / pagamento ocorrido antes do início da prestação do serviço o prazo é o último dia útil do mês subsequente ao da inclusão do RVS ou RAS.

33 Registro Presença Comercial (RPC) Deverão ser registradas no Siscoserv as operações realizadas por meio de presença comercial no exterior, modo 3, relacionada a pessoa jurídica domiciliada no Brasil, conforme alínea d do Artigo XXVIII do GATS (Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços), aprovado pelo Decreto Legislativo nº 30, de 15 de dezembro de 1994, e promulgado pelo Decreto no 1.355, de 30 de dezembro de A responsabilidade de efetuar o Registro de Presença Comercial no Exterior (RPC) no Módulo Venda do Siscoserv é da pessoa jurídica domiciliada no Brasil que mantenha filial, sucursal ou controlada domiciliada no exterior para a prestação de serviços, transferência de intangíveis ou realização de outras operações que produzam variações no patrimônio. No RPC deverá ser registrada a receita anual total de venda de serviço, de transferência de intangível e de realização de outra operação que produza variação no patrimônio, obtida por meio do estabelecimento de presença comercial no exterior de filial, sucursal ou controlada relacionada à pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

34 P Registro Presença Comercial (RPC) Deverá(ão) ser informada(s) no RPC a(s) posição(ões) da NBS mais representativas da receita anual total com venda de serviço, transferência de intangível e realização de outra operação que produza variação no patrimônio. Caso a pessoa jurídica domiciliada no Brasil mantenha mais de uma filial, sucursal ou controlada no mesmo país, no exterior, a receita anual total com venda de serviços, transferência de intangível e realização de outra operação que produza variação no patrimônio, será discriminada mediante um RPC para cada filial, sucursal e controlada. A prestação das informações no RPC deverá ser realizada anualmente, a partir de 2014, em relação ao ano-calendário anterior, até o último dia útil do mês de junho do ano subsequente à realização de operações por meio de presença comercial no exterior relacionada a pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

35 Multas e penalidades R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês-calendário ou fração, relativamente às pessoas jurídicas que estiverem em início de atividade ou que sejam imunes ou isentas ou que na última declaração apresentada, tenham apurado lucro presumido ou tenham optado pelo Simples Nacional. Por atraso R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) por mês-calendário ou fração, relativamente às demais pessoas jurídicas. R$ 100,00 (cem reais) por mês-calendário ou fração, relativamente às pessoas físicas. 3º A multa prevista no inciso I do caput será reduzida à metade, quando a obrigação acessória for cumprida antes de qualquer procedimento de ofício.

36 Multas e penalidades Por não atendimento à intimação da RFB R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês-calendário por não atendimento à intimação da RFB para cumprir obrigação acessória ou para prestar esclarecimentos nos prazos estipulados pela autoridade fiscal. Por cumprimento de obrigação acessória com informações inexatas, incompletas ou omitidas. 3% (três por cento), não inferior a R$ 100,00 (cem reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa jurídica ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário. 1,5% (um inteiro e cinco décimos por cento), não inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa física ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário. Fonte:

37 Multas e penalidades DARF No dia 1º de Julho de 2014 foi publicado o Ato Declaratório Executivo Codac nº 19, que instituiu o código de receita 3864 referente a Multa por Atraso / Erro / Omissão no Siscoserv, para ser utilizado no preenchimento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Até a presente data, o Siscoserv não emite multa automática por registros realizados em atraso. A multa pode ser retroativa até 5 anos. Fonte:

38 Multas e penalidades

39 Acesso ao Siscoserv 1º Na hipótese de pessoa

40 Acesso ao Siscoserv Endereço eletrônico 1º Na hipótese de pessoa

41 9ª Edição dos Manuais Inclusão da Portaria Conjunta RFB/SCS nº 43, de 8 de janeiro de 2015 no item 1.2 Base Legal do Siscoserv (Aquisição pag 03 / Venda pag 04). Alteração do texto do parágrafo que trata da questão dos gastos pessoais (Aquisição Pag 05): 8ª edição - Os gastos pessoais no exterior de pessoas físicas residentes no País, relativos à aquisição de serviços, à transferência de intangível e à realização de outras operações que produzam variações no patrimônio que se desloquem temporariamente ao exterior a serviço de pessoas jurídicas domiciliadas no País são operações da pessoa física no Siscoserv. 9ª edição - Os gastos pessoais no exterior, relativos à aquisição de serviços (1), efetuados por pessoas físicas residentes no País, que se desloquem temporariamente ao exterior a serviço de pessoas jurídicas domiciliadas no País, são operações da pessoa física no Siscoserv. (1) Neste caso, leia-se aquisição de serviços, como aquisição de serviços, transferência de intangível e realização de outras operações que produzam variações no patrimônio (texto incluso como nota de rodapé).

42 9ª Edição dos Manuais Inclusão de novos exemplos nos Modos de Prestação de Serviços (Modo 2 - Consumo no Exterior) para facilitar a identificação (Aquisição pag 09): serviços de manuseio de cargas e contêineres prestados no exterior a pessoa jurídica domiciliada no Brasil; serviços de hospedagem prestados no exterior a residente no Brasil. Inclusão de novos exemplos nos Modos de Prestação de Serviços (Modo 2 - Consumo no Brasil) para facilitar a identificação (Venda pag 10): serviços de manuseio de cargas e contêineres prestados no Brasil a pessoa jurídica domiciliada no exterior; serviços de hospedagem prestados no Brasil a residente no exterior.

43 9ª Edição dos Manuais Alteração do link da RFB no item O que é e como obter o Certificado Digital referente a lista de autoridades certificadoras (Aquisição pag 11 / Venda pag 13): 8ª edição 9ª edição Inclusão de parágrafo no item 1.9 Modos de Prestação de Serviços Módulo Venda referente ao não registro de operações no Modo 4 Movimento temporário de pessoas físicas (Venda pag 12): Não deverão registrar operações em Modo 4 no Siscoserv, as Pessoas Jurídicas domiciliadas no Brasil que desloquem temporariamente pessoa(s) física(s) para exercerem vínculo empregatício com Pessoa Jurídica no exterior a ela relacionada (por exemplo, transferido(s) intracorporação).

44 9ª Edição dos Manuais Alteração do prazo para registro no item Prazo para o RAS / RVS de 31 de Dezembro de 2014 para 31 de Dezembro de 2015 (Aquisição pag 16 / Venda pag 18): De 01 de janeiro de 2014 até 31 de dezembro de 2015, o prazo para o RAS / RVS será, excepcionalmente, até o último dia útil do 3º (terceiro) mês subsequente à data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível ou da realização de operação que produza variação no patrimônio. Inclusão de informação referente ao preenchimento do Código do País / País de Destino em Dados de Negócio (Aquisição pag 21 / Venda pag 24): No módulo Aquisição, sempre que o usuário registrar que o serviço foi prestado em Modo 2 (Consumo no Exterior), o País de Destino deverá ser diferente da opção Brasil. No Módulo Venda, sempre que o usuário registrar que o serviço foi prestado em Modo 2 (Consumo no Brasil), o País de Destino será o Brasil.

45 9ª Edição dos Manuais Inclusão de um parágrafo fornecendo esclarecimentos de como preencher o campo Código da Moeda / Descrição da Moeda nos casos de ausência do código da moeda na tabela do sistema ou o sistema identificar ausência de taxa de conversão disponível (Aquisição pag 22 / Venda pag 24): Nos casos em que não é possível registrar a moeda da transação comercial por ausência do código da moeda na tabela disponível no Sistema ou porque o sistema identifica ausência de taxa de conversão disponível, o valor comercial deverá ser convertido em dólar dos Estados Unidos da América, com base em taxa de conversão fixada por autoridade monetária do país da moeda em questão na data de início da prestação do serviço. Neste caso, a moeda a ser indicada será o dólar dos Estados Unidos da América, e obrigatoriamente deve ser informado em Informações Complementares o valor na moeda da transação comercial, bem como a taxa de conversão utilizada e a respectiva fonte e data.

46 9ª Edição dos Manuais Inclusão do item Inclusão do RAS / RVS (exemplo: ausência do código da moeda... descrita no slide anterior) dentre os casos de obrigatoriedade do campo de Informações Complementares, o qual destina-se ao preenchimento de informações pertinentes ao RAS / RVS que não tenham campo específico no sistema (Aquisição pag 32 / Venda pag 31). Inclusão de parágrafo no item Retificação do RAS / RVS referente ao registro em informações complementares da perda de prazo de inclusão de RP / RF decorrente da necessidade de cancelamento do RP / RF para retificação do RAS / RVS (Aquisição pag 41 / Venda pag 39). Caso, devido a necessidade de cancelamento do RP / RF para retificar o RAS / RVS, o usuário perca o prazo de inclusão de RP / RF, deve ser incluído em Informações Complementares o número do RP / RF cancelado e o número do RP / RF que o substituiu após a retificação do RAS / RVS.

47 9ª Edição dos Manuais Adequação do texto descrito em Retificação do Aditivo ao RAS / RVS, visando deixá-lo em conformidade com trecho incluído na 8ª edição do manual item Retificação de RAS / RVS (Aquisição pag 46 / Venda pag 44): 8ª edição - Excepcionalmente, se, após a data de conclusão, ocorrer de os valores do RAS / RVS e do(s) RP / RF não serem coincidentes. 9ª edição - Excepcionalmente, se, após o término do prazo para inclusão do último RP / RF, ocorrer de os valores do RAS / RVS e do(s) RP / RF não serem coincidentes. Adequação do prazo descrito no item Prazos para o RP / RF em conformidade com a Portaria Conjunta RFB/SCS nº 43, de 8 de janeiro de 2015 (Aquisição pag 52 / Venda pag 50): Até o dia 31 de dezembro de 2015, em conformidade com os casos de extensão do prazo para o RAS / RVS, e caso o documento comprobatório tenha sido emitido antes da inclusão do RAS / RVS, esse prazo será até o último dia útil do mês subsequente à data de inclusão do RAS / RVS.

48 9ª Edição dos Manuais Inclusão de parágrafo no item 7. Informações e canais de atendimento da referência pertinentes a perguntas frequentes (Aquisição pag 84 / Venda pag 96). Também estão disponíveis no sítio da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) uma sessão de Perguntas Frequentes que pode ser acessada por meio do seguinte endereço eletrônico: Alteração do texto em Enquadramento visando esclarecer a maneira correta de utilizar o sistema (Venda pag 70): 8ª edição Selecione o mecanismo de apoio/fomento utilizado e clique em + para adicioná-lo ao RPC. Para adicionar outro mecanismo de apoio/fomento referente à mesma operação, selecione o mecanismo e clique em +. A operação deve ser repetida para cada mecanismo a ser adicionado. 9ª edição...esse procedimento deve ser repetido para cada mecanismo a ser adicionado em uma mesma operação.

49 Siscoserv - Importador / Exportador O Importador / Exportador tem necessidade de interagir com o SISCOSERV? Para você importar / exportar uma mercadoria é necessária a contratação de serviços auxiliares. Estes serviços envolvem valores? Estes serviços são comercializados com o exterior? Existe uma classificação destes serviços como produto na NBS? SIM Nesse caso o Importador / Exportador tem a responsabilidade de prestar contas no sistema do Governo com as informações referentes ao Serviço que adquiriu ou vendeu para o exterior.

50 Frete Internacional Importador / Exportador Residente e domiciliado no Brasil Residente e domiciliado no Exterior Importador / Exportador FRETE Agente de Cargas - Brasil (Intermediário da transação) Emissor do conhecimento (equivale ao transportador internacional) Neste cenário o Importador / Exportador é responsável pelo registro do Frete e dos outros serviços que o compõem. Nota: Se o conhecimento de embarque for emitido por uma empresa residente no Brasil o Importador / Exportador não se configura como responsável pelo registro do frete.

51 Solução de Consulta 257/14 Imp / Exp A Solução de Consulta nº 257 Cosit de 26 de setembro de 2014, publicada no DOU em 02 de outubro de 2014, ratificou a interpretação da Santos Pride Consultoria: 1 - O prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar coisas (tomador do serviço) a transportá-las de um lugar para outro, entregando-as a quem foi indicado para recebê-las. A obrigação se evidencia pela emissão do conhecimento de carga. 4 - Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. 6 - Quando o tomador de serviço de transporte não puder discriminar do valor pago a parcela devida ao transportador daquela parcela atribuída ao representante ou ao intermediário por meio de quem foi efetuado o pagamento do serviço principal, o transporte deverá ser informado pelo valor total pago.

52 Solução de Consulta 257/14 Imp / Exp Este ator, quando representa o importador ou o exportador, contratando o serviço de transporte em nome de qualquer destes, é designado de agente de carga pelo 1º do art. 37 do Decreto-Lei nº 37, de 1966, in verbis: Art. 37. (...) 1º O agente de carga, assim considerada qualquer pessoa que, em nome do importador ou do exportador, contrate o transporte de mercadoria, consolide ou desconsolide cargas e preste serviços conexos, [...]. (Redação dada pela Lei nº , de ) Portanto, o agente de carga, enquanto representante do importador, do exportador ou ainda do transportador, não é tomador ou prestador de serviço de transporte, uma vez que age em nome de seus representados. Mas será prestador ou tomador de serviços auxiliares, quando o fizer em seu próprio nome.

53 Solução de Consulta 257/14 Imp / Exp Por consequência, é do exportador ou importador (se residente ou domiciliado no Brasil) a obrigação de informar no Siscoserv a tomada do serviço de transporte junto a prestador residente ou domiciliado no exterior (claro, conforme o Incoterm adotado na transação), o que não impede que alguém lhe forneça serviços auxiliares, tais como a realização dos respectivos registros no sistema.

54 Siscoserv Agente de Cargas O Agente de Carga tem necessidade de interagir com o SISCOSERV? O produto do Agente de Carga é um serviço? Esse serviço é comercializado com o exterior? Existe uma classificação desse serviço como produto na NBS? SIM Nesse caso o Agente de Carga tem a responsabilidade de prestar contas no sistema do Governo com as informações referentes ao Serviço que vendeu para o exterior ou adquiriu do exterior.

55 Frete Internacional Agente de Cargas Residente e domiciliado no Brasil Residente e domiciliado no Exterior Importador / Exportador FRETE Agente de Cargas - Brasil (Intermediário da transação) Emissor do conhecimento (equivale ao transportador internacional) Neste cenário o Agente de Cargas é responsável pelo registro dos serviços auxiliares transacionados com o Agente no Exterior.

56 Frete Internacional Agente de Cargas Residente e domiciliado no Brasil Residente e domiciliado no Exterior Exportador FRETE Importador Agente de Cargas - Brasil (Emissor do Conhecimento) Neste cenário o Agente de Cargas pode ser responsável pelos seguintes registros: Aquisição do frete. Venda do frete. Aquisição de serviços auxiliares.

57 Sol. de Consulta 257/14 Agente de Cargas A Solução de Consulta nº 257 Cosit de 26 de setembro de 2014, publicada no DOU em 02 de outubro de 2014, ratificou a interpretação da Santos Pride Consultoria: Agente de carga atuando como consolidador: Prestador do serviço de transporte de carga é aquele que se obriga com quem quer enviar coisas (tomador do serviço) a transportá-las de um lugar para outro, entregando-as a quem foi indicado para recebê-las, obrigação esta que se evidencia pela emissão do conhecimento de carga. Quem se obriga a transportar, mas não é operador de veículo, deverá subcontratar alguém que efetivamente faça o transporte. Logo, simultaneamente, será prestador e tomador do serviço de transporte Na posição de prestador, surgirá a obrigação de registro no Siscoserv somente quando o tomador for residente ou domiciliado no exterior. E na posição de tomador, surgirá a mesma obrigação somente quando o transportador efetivo (ou o outro consolidador, se for o caso), contratado pela consulente, for domiciliado no exterior.

58 Sol. de Consulta 257/14 Agente de Cargas O valor a informar no Siscoserv pelo consolidador quando na posição de tomador do serviço de transporte é o montante total transferido, creditado, empregado ou entregue ao prestador como pagamento pelos serviços prestados, incluídos os custos incorridos, necessários para a efetiva prestação. Já na posição de prestador, informará o montante total do pagamento recebido do tomador. Em ambos os casos, é irrelevante que tenha havido a discriminação das parcelas componentes, mesmo que se refiram a despesas que o prestador estaria apenas repassando ao tomador. Agente de carga atuando como representante: O valor a ser registrado pelo representante é aquele recebido como contraprestação pelo serviço fornecido ao representado (ou de qualquer outro que tenha tomado seus serviços auxiliares), mesmo se a percepção de tal valor se der pela retenção de um montante a título de comissão, quando o tomador do serviço de transporte efetua o pagamento ao transportador efetivo ou consolidador por meio do representante.

59 Outras Soluções de Consulta - Cosit Solução de Consulta 102/15 publicada em 27 de Abril Vínculo parcial a 257/14. 1º Na hipótese de pessoa Registro de frete internacional informado no Siscomex. Transporte de carga. Obrigações do contratante do agente de carga. Transporte de carga. Valor a registrar. Data do pagamento. Solução de Consulta 344/14 publicada em 22 de Dezembro de 2014 Obrigações de registro. Solução de Consulta 20/15 publicada em 04 de Março de 2015 Banco. Agências no Exterior. Empregados não residentes no país. Registro. Solução de Consulta 21/15 publicada em 04 de Março de 2015 Rateio de custos e despesas entre sociedades de mesmo grupo econômico. Registro da operação.

60 Outras Soluções de Consulta - Cosit Solução de Consulta 25/15 publicada em 04 de Março de 2015 Serviços de hospedagem. Obrigatoriedade de registro. 1º Na hipótese de pessoa Solução de Consulta 32/15 publicada em 04 de Março de 2015 Escritório de representação no exterior. Solução de Consulta 42/15 publicada em 04 de Março de 2015 NBS. Classificação para fins de declaração no Siscoserv. Nota: A Disit já publicou cerca de 50 Soluções de Consulta vinculadas a Solução de Consulta Cosit 257/14.

61 Nossos Serviços Contando com uma equipe de especialistas, treinados e dedicados exclusivamente na execução das atividades relacionadas ao Siscoserv e buscando oferecer soluções que atendam as particularidades de cada cliente, a Santos Pride Consultoria desenvolveu os seguintes serviços: Outsourcing das atividades envolvidas no processo de análise, preparação e registro de informações no Siscoserv. Treinamentos direcionados ao negócio do cliente. Consultoria / Assessoria continuada

62 Nossos Serviços Outsourcing das atividades envolvidas no processo de análise, preparação e registro de informações no Siscoserv Serviço onde executamos (em nossas dependências) as atividades necessárias para registro de informações no Siscoserv. Este serviço está estruturado nas seguintes etapas: 1ª - Mapeamento das transações do cliente Efetuamos reuniões in company visando o entendimento das operações realizadas pelo cliente e o mapeamento daquelas que se enquadram nas premissas do Siscoserv. Nesta etapa definimos também a estrutura de trabalho (documentações que deverão ser disponibilizadas, periodicidade, pessoas chaves do cliente, entre outros).

63 Nossos Serviços 2ª - Análise dos Processos A partir dos processos encaminhados pelo cliente, realizamos em nosso escritório as análises destes, identificando: Os serviços existentes em cada processo que requerem registro no Siscoserv. Os serviços adquiridos / vendidos. A data de início e fim destes serviços. Os pagamentos / faturamentos. O modo de prestação de serviço, dentre outros. 3ª - Classificação dos serviços - NBS e NEBS A partir da identificação dos serviços efetuamos a classificação destes em conformidade com a NBS e NEBS.

64 Nossos Serviços 4ª - Input de informações em nosso Sistema Interno Anteriormente a transmissão para o sistema Siscoserv, efetuamos o registro das informações em nosso sistema interno, para consolidação e pré-validação da base de dados (se os dados estão completos e consistentes). Com base nas críticas realizadas pelo sistema, eventuais ajustes são efetuados em nossa base de dados, visando assegurar a integridade das informações a serem transmitidas. Os registros se dividem nos seguintes módulos: Registro de Venda de Serviços RVS Registro de Aquisição de Serviços RAS Registro de Faturamento RF Registro de Pagamento RP A identificação do módulo de registro é feita com base na análise documental.

65 Nossos Serviços 5ª - Transmissão dos registros para o Sistema Siscoserv A partir da base de dados consolidada em nosso sistema, efetuamos a transmissão para o Siscoserv. Neste processo obtemos os protocolos gerados pelo Siscoserv para cada registro transmitido e cadastramos os mesmos em nosso sistema interno. Nosso sistema disponibiliza a opção de efetuar a transmissão em lote ou de forma individualizada. Caso o volume de transações não seja elevado, efetuamos a transmissão individual dos registros, pois através deste procedimento conseguimos corrigir eventuais inconsistências de forma on line. 6ª - Geração de relatórios Geramos os relatórios detalhados contendo todos os processos transmitidos, seus respectivos números de protocolo e data da transmissão. Estes relatórios são encaminhados para controle do cliente.

66 Nossos Serviços Serviços complementares as etapas descritas Destacamos que a partir das atividades executadas na 2ª e 3ª etapa identificamos eventuais necessidades de adequação dos procedimentos realizados pelo cliente para atendimento aos requisitos do Siscoserv. Estas questões são repassadas ao cliente como orientações, cabendo a este a decisão pela adequação ou não dos seus procedimentos. Com base nos registros realizados em nosso sistema interno, gerenciamos todos os prazos de transmissão das informações para o sistema Siscoserv. Através deste procedimento de controle acompanhamos e alertamos nossos clientes dos prazos limites para registro das informações sem incidência de multas.

67 Nossos Serviços Treinamentos direcionados ao negócio do cliente Realização de treinamento in company voltado à capacitação dos profissionais responsáveis pelas atividades relacionadas ao Siscoserv. Treinamento elaborado em conformidade com a realidade do cliente. Estudo de caso baseado em processos reais do cliente (principais situações). Como efetuar a classificação com base na NBS. Demonstração das principais funcionalidades do Siscoserv.

68 Nossos Serviços Consultoria / Assessoria continuada Serviço onde assessoramos a equipe do cliente na execução das diversas atividades relacionadas ao Siscoserv. Esta assessoria pode ser remota (telefone, skype, , entre outros) ou in company, onde disponibilizamos horas de um profissional de acordo com as necessidades do cliente. São exemplos desta assessoria: acompanhamento e/ou validação das análises e classificações (NBS) realizadas pelo cliente; acompanhamento e/ou validação dos registros efetivados pelo cliente; esclarecimento de dúvidas, quanto a procedimentos operacionais e interpretação da legislação vigente.

69 Contatos Alexandre Marques Andréa de Paula Gabriela Barros Luiz Fontes Reginaldo Cardoso ID 90*6658 rcardoso@sprideconsultoria.com.br PABX: Canal de atendimento ao cliente contato@sprideconsultoria.com.br

Dr. Daniel Mariz Gudiño Dr. José Henrique Vasi Werner

Dr. Daniel Mariz Gudiño Dr. José Henrique Vasi Werner SISCOSERV - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no patrimônio Por: Daniel Mariz Gudiño Dannemann Siemsen Advogados dmg@dannemann.com.br

Leia mais

SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13

SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13 SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13 Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio João Simonette Sirlene Silva

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Atos Normativos Os principais atos que regem o registro no Siscoserv estão

Leia mais

e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A.

e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A. e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A. SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços,

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio CIRCULAR Nº 28/2012 São Paulo, 30 de Julho de 2012. SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Prezado Cliente,

Leia mais

expert PDF Trial SISCOSERV Atualização Agosto 2014 Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos

expert PDF Trial SISCOSERV Atualização Agosto 2014 Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

MANUAL SISCOSERV. SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços

MANUAL SISCOSERV. SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços MANUAL SISCOSERV SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços 1. INTRODUÇÃO O Siscoserv é um Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no

Leia mais

Normas - Sistema Gestão da Informação

Normas - Sistema Gestão da Informação Normas - Sistema Gestão da Informação Visão Anotada INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1277, DE 28 DE JUNHO DE 2012 (Publicado(a) no DOU de 29/06/2012, seção, pág. 40) Institui a obrigação de prestar informações

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA TRANSAÇÕES ENTRE RESIDENTES OU DOMICILIADOS NO BRASIL E RESIDENTES OU DOMICILIADOS NO EXTERIOR -

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações Premissas Básicas do SISCOSERV Estruturado em conformidade com os conceitos previstos na legislação tributária.

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.059, DE 15.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.055, DE 13.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO REGRAS GERAIS

SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO REGRAS GERAIS CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE ASSUNTOÁBEIS DE PORTO ALEGRESEMINÁRIO PALESTRA

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.044, DE 22.02.2017 SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar coisas (tomador do serviço)

Leia mais

SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA

SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.078, DE 28.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA A pessoa jurídica domiciliada no Brasil

Leia mais

- Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

- Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio - Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Cenário do comércio exterior de serviços: Déficits constantes na balança

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE 30.01.2017 SISCOSERV. RESPONSABILIDADE PELO REGISTRO. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. AGENTE DE CARGA. IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM. IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA.

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.080, DE 26.09.2016 EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior

Leia mais

Comércio Exterior de Serviços no Brasil

Comércio Exterior de Serviços no Brasil Comércio Exterior de Serviços no Brasil Exportando a Arquitetura Brasileira SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS SUMÁRIO Tópicos Importância do Setor de Serviços no Brasil Nomenclatura Brasileira de Serviços

Leia mais

SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS Setembro/2013

SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS Setembro/2013 SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS Setembro/2013 O QUE É O SISCOSERV? O Siscoserv é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Governo Federal como ferramenta para o aprimoramento

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 108 - Data 3 de fevereiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SOBRE-ESTADIA DE CONTÊINERES. INCLUSÃO NO VALOR

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços. Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços. Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC SISCOSERV Florianópolis, 19 de agosto de 2014 Cenário

Leia mais

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando

Leia mais

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio CIESP - Jacareí SP. Nov. 2016 INTRODUÇÃO O SISCOSERV é um sistema informatizado,

Leia mais

SOLUÇÕES COMPLETAS E PERSONALIZADAS PARA ÁREA FISCAL E COMÉRCIO EXTERIOR

SOLUÇÕES COMPLETAS E PERSONALIZADAS PARA ÁREA FISCAL E COMÉRCIO EXTERIOR SOLUÇÕES COMPLETAS E PERSONALIZADAS PARA ÁREA FISCAL E COMÉRCIO EXTERIOR A Atvi CONHECIMENTO FLEXIBILIDADE Fundada por profissionais com mais de 15 anos de vivência na Área Fiscal e Comércio Exterior,

Leia mais

PÚBLICO ATENDIDO. Courriers

PÚBLICO ATENDIDO. Courriers PÚBLICO ATENDIDO Importadores e Exportadores Trading Companies Agentes de Cargas NVOCC Comissárias de Despachos Agências Marítimas Armadores Corretoras de Câmbio Escritórios de Advocacia Operadorasde Turismo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1761, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017, (D.O.U. DE 21/11/2017)

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1761, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017, (D.O.U. DE 21/11/2017) INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1761, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017, (D.O.U. DE 21/11/2017) Dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) relativas a

Leia mais

SISCOSERV. A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil

SISCOSERV. A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil SISCOSERV SISCOSERV A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil É o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzem Variações no Patrimônio das

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.076, DE 19.09.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil. FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016

SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil. FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016 SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016 1 A importância do setor de comércio e serviços no Brasil MDIC Participação no valor adicionado ao PIB

Leia mais

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.002, DE 26.01.2017 SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS Nas operações de comércio exterior de bens e mercadorias, os serviços conexos (p.ex.:

Leia mais

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Siscoserv

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Siscoserv Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Siscoserv Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP São Paulo, 18 de

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.083, DE 29.09.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº , DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº , DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.092, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016 ASSUNTO:Obrigações Acessórias EMENTA:SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. O agente de carga, domiciliado

Leia mais

SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES.

SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.002, DE 21.02.2019 Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. A responsabilidade pelo registro no Sistema Integrado de Comércio

Leia mais

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012.

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012. São Paulo, 12 de setembro de 2012. CIRCULAR Nº 13/2012 Prezado Cliente, Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior A Lei nº 12.546/2011 instituiu a obrigação

Leia mais

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013.

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013. SISCOSERV Janeiro/2013 Vicente Sevilha Junior Definição O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) foi instituído

Leia mais

SISCOSERV. Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio.

SISCOSERV. Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. SISCOSERV. Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Maio/2014 Introdução Introdução O que é? Sistema Integrado de Comércio

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Fl. 52 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Solução de Consulta nº 9.019 - Data 30 de maio de 2016 Processo **** Interessado **** CNPJ/CPF **** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 5 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE AÉREO.

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.094, DE 02.12.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS.

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.070, DE 20.03.2017 SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS. Nas operações de comércio exterior de bens e mercadorias, os serviços conexos (p.ex.:

Leia mais

RJ RIO DE JANEIRO SRRF07. Normativa RFB nº 1.396, de 2013, art. 22.

RJ RIO DE JANEIRO SRRF07. Normativa RFB nº 1.396, de 2013, art. 22. Fl. 5 Fls. 41 40 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 7ª RF Solução de Consulta nº 7.029 - Data 15 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF XXX XXX XXX ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

SISCOSERV. Marcia Hashimoto

SISCOSERV. Marcia Hashimoto SISCOSERV Marcia Hashimoto Como detectar se sua empresa está enquadrada nesta obrigatoriedade? O que é Quem Onde Quando Como Porquê Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras

Leia mais

WTM do Brasil. Facilitador. 4 Dúvidas e Expectativas

WTM do Brasil. Facilitador. 4 Dúvidas e Expectativas 1 2 3 WTM do Brasil Facilitador Participantes/Empresa/Função 4 Dúvidas e Expectativas É um novo sistema criado pela RFB e pelo MDIC no qual os contribuintes residentes no Brasil precisam informar todas

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 102 - Data 15 de abril de 2015 Processo *** Interessado *** CNPJ/CPF *** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 1) SISCOSERV. REGISTRO DE FRETE INTERNACIONAL

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 81 - Data 26 de junho de 2018 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. REGISTRO. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 35 34 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.017 - Data 15 de dezembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO

Leia mais

SISCOSERV SISCOSERV. Lucia Regiane Rodrigues PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA AUTORA 1. Uma Viagem sem Volta!

SISCOSERV SISCOSERV. Lucia Regiane Rodrigues PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA AUTORA 1. Uma Viagem sem Volta! SISCOSERV Uma Viagem sem Volta! Lucia Regiane Rodrigues Alves CFO Devout Auditoria e Assessoria Contabilista Especiliasta em Gestão de Negócios pela FGV Contato: lucia@devout.com.br; (11) 2091-0757 Fonte:Sérgio

Leia mais

SISCOSERV 2 anos Desafios e Oportunidades

SISCOSERV 2 anos Desafios e Oportunidades Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços SISCOSERV 2 anos Desafios e Oportunidades Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC Florianópolis,

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 88 87 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.030 - Data 2 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À LEI

Leia mais

07/05/2019 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.888, DE 3 DE MAIO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.888, DE 3 DE MAIO DE DOU - Imprensa Nacional

07/05/2019 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.888, DE 3 DE MAIO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.888, DE 3 DE MAIO DE DOU - Imprensa Nacional DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 07/05/2019 Edição: 86 Seção: 1 Página: 14 Órgão: Ministério da Economia/Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.888, DE 3 DE MAIO

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 144 - Data 27 de setembro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. EMPRÉSTIMO. FINANCIAMENTO. REGISTRO.

Leia mais

RECEBEU HÓSPEDE ESTRANGEIRO? FALE A LÍNGUA DO SISCOSERV!

RECEBEU HÓSPEDE ESTRANGEIRO? FALE A LÍNGUA DO SISCOSERV! RECEBEU HÓSPEDE ESTRANGEIRO? FALE A LÍNGUA DO SISCOSERV! O QUE É O SISCOSERV O Siscoserv é um sistema informatizado desenvolvido para: - Aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 27 - Data 29 de março de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. DATAS DE INÍCIO E DE CONCLUSÃO. REGISTRO.

Leia mais

SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS

SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS RESENHA: A nova obrigatoriedade acessória denominada Siscoserv demanda algum imposto? Quais aspectos fiscais devem ser observados? Onde o SAP pode contribuir com as organizações?

Leia mais

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Venda... 13

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Venda... 13 Sumário 1. Sobre o Siscoserv... 4 1.1 Introdução... 4 1.2 Base Legal do Siscoserv... 4 1.3 Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv... 4 1.4 Registros no Módulo Venda... 4 1.5 Registros no Módulo Aquisição...

Leia mais

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Venda... 13

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Venda... 13 Sumário 1. Sobre o Siscoserv... 4 1.1 Introdução... 4 1.2 Base Legal do Siscoserv... 4 1.3 Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv... 4 1.4 Registros no Módulo Venda... 5 1.5 Registros no Módulo Aquisição...

Leia mais

5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário

5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário Comércio Exterior em Pauta Diretoria de Negócios Internacionais 18 de Abril de 2018 5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário Dione Regina Nizzola Pioner Diretora da WTM Rio Grande do Sul 18 de Abril de 2018 Quem

Leia mais

Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços - ENAServ. Dinâmica 1: Siscoserv e NBS Dúvidas e Propostas. São Paulo, 25 de junho de 2013

Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços - ENAServ. Dinâmica 1: Siscoserv e NBS Dúvidas e Propostas. São Paulo, 25 de junho de 2013 Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços - ENAServ Dinâmica 1: Siscoserv e NBS Dúvidas e Propostas São Paulo, 25 de junho de 2013 SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 ANO XXVIII - 2017-5ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 46 45 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.045 - Data 3 de dezembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À

Leia mais

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Aquisição... 11

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Aquisição... 11 Sumário 1. Sobre o Siscoserv... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Base Legal do Siscoserv... 3 1.3 Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv... 3 1.4 Registros no Módulo Venda... 3 1.5 Registros no Módulo Aquisição...

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 578 - Cosit Data 20 de dezembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. AQUISIÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Leia mais

Organização: Confederação Nacional da Indústria

Organização: Confederação Nacional da Indústria Videoconferência do Grupo Técnico do Siscoserv com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) Organização: Confederação Nacional da Indústria CNI, Brasília, 19 de Abril de 2012

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IRPF - COMUNICAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS - 2016 - NORMAS GERAIS... Pág. 360 IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

1 INÍCIO 2 SINDCONT 3 - PARTICIPANTES

1 INÍCIO 2 SINDCONT 3 - PARTICIPANTES 1 INÍCIO 2 SINDCONT 3 - PARTICIPANTES D M E - Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie É O QUE? É PRA QUE? É POR QUE? INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1761, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF Fls. 2 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF Solução de Consulta nº 8.098 - Data 9 de setembro de 2015 Processo ***** Interessado ***** CNPJ/CPF ***** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Venda...13

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Venda...13 Sumário 1. Sobre o Siscoserv... 4 1.1 Introdução... 4 1.2 Base Legal do Siscoserv... 4 1.3 Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv... 4 1.4 Registros no Módulo Venda... 4 1.5 Registros no Módulo Aquisição...

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 12 11 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.035 - Data 3 de dezembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 28 27 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.033 - Data 3 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À LEI

Leia mais

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por ai??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. SERVIÇOS CONEXOS. CLIENTE DO AGENTE DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. SERVIÇOS CONEXOS. CLIENTE DO AGENTE DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.063, DE 17.08.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. SERVIÇOS CONEXOS. CLIENTE DO AGENTE DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

Leia mais

18/07/2017. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro

18/07/2017. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro 1 Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro 2 Relação Empresário - Contador Decreto nº 8.373,

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016 ANO XXVII - 2016-2ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE REMESSAS AO EXTERIOR DESTINADAS A COBERTURA DE GASTOS PESSOAIS, EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS OU CULTURAIS,

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 ANO XXV - 2014-1ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DIPJ 2014 - PESSOAS JURÍDICAS E EQUIPARADAS - DISPOSIÇÕES GERAIS... Pág. 276 SIMPLES NACIONAL DASN-SIMEI

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE 26.03.2018 Dispõe sobre operações de câmbio e a manutenção de recursos no exterior, em moeda estrangeira, relativos a exportações de mercadorias e serviços, e institui

Leia mais

ANO XXX ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 07/2019

ANO XXX ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 07/2019 ANO XXX - 2019-2ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 07/2019 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO-TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO E ESPECIAL - ANO DE 2019 - NORMAS GERAIS...

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 54 53 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.078 - Data 19 de setembro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 60 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 520 - Data 28 de novembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. RECEBIMENTO DE RECURSOS PROVENIENTES

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 ANO XXIX - 2018 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, de 26.03.2018 (DOU de 27.03.2018) - Exportação De Mercadorias - Disposições...

Leia mais

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Aquisição... 10

3. Procedimentos relativos ao registro no Módulo Aquisição... 10 Sumário 1. Sobre o Siscoserv... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Base Legal do Siscoserv... 3 1.3 Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv... 3 1.4 Registros no Módulo Venda... 3 1.5 Registros no Módulo Aquisição...

Leia mais

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV)

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV) Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV) Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior O Brasil

Leia mais

Comércio Exterior de Serviços do Brasil

Comércio Exterior de Serviços do Brasil Comércio Exterior de Serviços do Brasil São Paulo, 12 de setembro de 2017 SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS A importância do setor de comércio e serviços no Brasil Participação no valor adicionado ao PIB

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 31 30 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.040 - Data 3 de dezembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À

Leia mais

Siscoserv & Serviços Intermediários no Transporte de Carga. Jane Pinho. São Paulo, 31 de março de 2015

Siscoserv & Serviços Intermediários no Transporte de Carga. Jane Pinho. São Paulo, 31 de março de 2015 Siscoserv & Serviços Intermediários no Transporte de Carga Jane Pinho São Paulo, 31 de março de 2015 Objetivos dos Gestores do Siscoserv Aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Fls. 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Solução de Consulta nº 9.034 - Data 24 de junho de 2016 Processo **** Interessado **** CNPJ/CPF **** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

Relatório. Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF

Relatório. Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 157 - Cosit Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF COMISSÃO PAGA A AGENTE

Leia mais

EFD-Reinf 29/06/2016. Apresentação. I -O que é o EFD-Reinf

EFD-Reinf 29/06/2016. Apresentação. I -O que é o EFD-Reinf EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída O que vem por ai??? Danilo Lollio Estaapresentaçãoé de propriedade da Wolters Kluwer Prosoft.

Leia mais

Manual da DME. Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

Manual da DME. Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie Manual da DME Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie Capítulo 1 Informações Gerais e Normativas da DME 1. Introdução A Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) é uma

Leia mais

LEI Nº /12 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Data 11/01/2013

LEI Nº /12 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Data 11/01/2013 M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S LEI Nº 12.766/12 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Data 11/01/2013 Em 28 de dezembro de 2012, foi publicada a Lei nº 12.766. Objeto de conversão da Medida Provisória

Leia mais

3.5. Cumprimento de Prazos na Transferência em Lote... 94

3.5. Cumprimento de Prazos na Transferência em Lote... 94 Sumário Capítulo 1... 3 Informações gerais e normativas sobre o Siscoserv... 3 1. Introdução... 4 2. Base Legal do Siscoserv... 4 3. Módulos Venda e Aquisição do Siscoserv... 4 4. Registros no Módulo Aquisição...

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 - Nº 81, sexta-feira, 29 de abril de 2011 MINISTERIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Diário Oficial da União Seção 1 - Nº 81, sexta-feira, 29 de abril de 2011 MINISTERIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Diário Oficial da União Seção 1 - Nº 81, sexta-feira, 29 de abril de 2011 MINISTERIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1149 DE 28 DE ABRIL DE 2011 Aprova o programa

Leia mais

ÍNDICE. - Instrução Normativa RFB nº 1.463/ Fichas da DIPJ

ÍNDICE. - Instrução Normativa RFB nº 1.463/ Fichas da DIPJ ÍNDICE - Instrução Normativa RFB nº 1.463/2014...02 - Fichas da DIPJ 2014...04 1 Instrução Normativa RFB nº 1.463, de 24 de abril de 2014 DOU 25.04.2014 Aprova o programa gerador e as instruções para preenchimento

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 57, DE 13 DE MAIO DE 2016.

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 57, DE 13 DE MAIO DE 2016. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.060, DE 10.08.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. REGISTRO. O tomador de serviços residente ou domiciliado no País não está sujeito a

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 24 23 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.028 - Data 19 de novembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO

Leia mais