A TEORIA DINÂMICA DE KANT 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A TEORIA DINÂMICA DE KANT 1"

Transcrição

1 A TEORIA DINÂMICA DE KANT 1 Ednilson Gomes Matias PPG Filosofia, Universidade Federal do Ceará (CNPq / CAPES) ednilsonmatias@alu.ufc.br Resumo A seguinte pesquisa tem por objetivo analisar a filosofia da natureza desenvolvida por Immanuel Kant como o sistema dos conceitos e princípios a priori necessários para a fundação de uma ciência pura da natureza. O filósofo defende que todas as propriedades inerentes à natureza corpórea surgem como resultado do conflito dinâmico entre forças originárias de repulsão e de atração. Neste sentido, a concepção das forças originárias estabelece as condições de possibilidade da constituição do conceito de matéria e, consequentemente, as bases para a compreensão da filosofia da natureza. Introdução Os avanços na investigação da natureza promoveram para as ciências matemáticas e experimentais, a partir do século XVIII, o status de detentoras do autêntico conhecimento objetivo. Para legitimar a tarefa da filosofia diante deste contexto, Immanuel Kant desenvolveu sua doutrina transcendental como teoria das condições de possibilidade e de validade do conhecimento. Segundo Kant, a ciência da natureza, para ser considerada autêntica, deveria fundar suas leis não na experiência, mas sim nos princípios a priori da filosofia transcendental. Nos Princípios metafísicos da ciência da natureza, Kant elabora um sistema para a fundação desta ciência autêntica da natureza. Para isto, faz-se necessário promover a constituição do conceito fundamental da natureza corpórea, a saber, o de matéria. No entanto, como veremos, o conceito de matéria pressupõe a concepção das forças originárias de atração e de repulsão como condição de possibilidade. O seguinte trabalho pretende investigar de que forma tais forças se estabelecem como essenciais para a compreensão da filosofia kantiana da natureza e para a fundação desta autêntica ciência natural. 1 O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formação de recursos humanos.

2 A filosofia da natureza No âmbito de sua filosofia teórica, Kant desenvolveu uma concepção de natureza 2 enquanto conjunto das coisas que se apresentam sensivelmente a nós sob leis objetivas. Esta concepção pode ser tomada no sentido formal, enquanto o conjunto das regras sob as quais todos os fenômenos se conformam, ou no sentido material, como a totalidade dos fenômenos. A natureza material divide-se em dois reinos: corpóreo, que abrange os objetos dos sentidos externos, e pensante, que compreende os objetos dos sentidos internos. Deste modo, a concepção de natureza deve ser compreendida como conjunto dos fenômenos físicos e psíquicos em conformidade a leis universais. Portanto, é possível uma dupla teoria da natureza, a saber: doutrina dos corpos e doutrina da alma, respectivamente correspondentes à natureza corpórea e à pensante. Na obra Princípios metafísicos, Kant argumenta que, para adquirir o status legítimo de ciência 3, uma teoria da natureza deve dispor de leis naturais conhecidas a priori e não simplesmente derivadas da experiência. A filosofia da natureza desenvolvida nesta obra consiste no sistema dos conceitos e princípios a priori necessários para a fundação desta ciência natural autêntica e se subdivide em duas partes 4 : filosofia transcendental e fisiologia. A primeira, desenvolvida na Crítica da razão pura, examina o sistema dos conceitos e princípios a priori do entendimento e da razão que possibilitam uma natureza em geral (formal). A segunda, elaborada nos Princípios metafísicos da ciência da natureza, pesquisa a aplicação da filosofia transcendental e da matemática aos objetos de uma natureza particular (corpórea), para a fundamentação de uma ciência autêntica da natureza. Kant estabelece a constituição do conceito de matéria segundo princípios metafísicos 5, os quais são apresentados em quatro capítulos, sob os títulos de foronomia, dinâmica, mecânica e fenomenologia. Estes princípios metafísicos consistem na aplicação do aparato categorial da filosofia transcendental no âmbito da natureza corpórea e correspondem, respectivamente, a cada grupo de categorias (quantidade, qualidade, relação e modalidade). A foronomia consiste numa análise do movimento dos pontos composicionais enquanto quantidade; a dinâmica trata das forças motrizes originárias enquanto qualidade da matéria; a mecânica diz respeito à relação externa entre os objetos físicos; e a fenomenologia estuda a modalidade da representação do movimento ou repouso da matéria perante os sentidos 2 Cf. KANT, 1990, p. III / 2010, B 165 / 2008, A Acerca das diversas concepções de natureza desenvolvidas por Kant: Cf. SCHÜTZ, Cf. KANT, 1990, p. VI. 4 Cf. KANT, 1990, p. VIII-IX / 2010, B 873. Acerca da interpretação da CRP como a parte transcendental de uma filosofia da natureza: Cf. WESTPHAL, 1995, p. 387 e também LOPARIC, 2003, p Cf. KANT, 1990, p. XI.

3 externos. Cada princípio metafísico acrescenta ao conceito de matéria uma nova determinação 6 ao submetê-lo às quatro funções dos conceitos puros do entendimento. Neste sentido, Kant afirma que a filosofia particular da natureza corpórea é indispensável, uma vez que proporciona exemplos concretos para a realização dos conceitos e princípios puros da filosofia transcendental 7. Ao campo da natureza corpórea pertencem os objetos da experiência exterior (fenômenos físicos), aos quais Kant atribui o conceito de matéria. Tal conceito não é dado a priori e, por conseguinte, precisa ser constituído a partir de suas propriedades empíricas. Todas as propriedades inerentes à natureza corpórea derivam do movimento, visto que somente por meio deste os sentidos podem ser afetados. No entanto, o conceito de movimento tem como causa um conceito anterior, o qual Kant denomina força motriz 8. Desta forma, o conceito de matéria pressupõe a concepção de forças motrizes fundamentais como sua condição de possibilidade. Mas quais são estas forças e de que forma as mesmas se estabelecem como essenciais para a constituição do conceito de matéria e, por conseguinte, para a compreensão da filosofia kantiana da natureza? Teoria dinâmica das forças originárias de atração e repulsão O cerne da filosofia kantiana da natureza consiste no desenvolvimento de uma teoria dinâmica 9 das forças originárias constitutivas do conceito de matéria. Como vimos, as propriedades da matéria são derivadas do movimento, o qual, argumenta Kant, pode ser de dois tipos, a saber, de afastamento ou de aproximação. Uma vez que todo movimento é efeito de uma força motriz, esta se estabelece como fundamental para a constituição do conceito de matéria e, portanto, como originária. Há duas espécies de forças motrizes originárias, a saber, as repulsivas e as atrativas: as primeiras causam o afastamento e as segundas causam a aproximação das matérias entre si. A seguir, explicitaremos como a força repulsiva é reflexivamente pressuposta no conceito dinâmico de matéria e em que sentido a constituição do mesmo implica a oposição da força atrativa. 6 Cada princípio metafísico define da seguinte maneira o conceito de matéria: a foronomia como o móvel no espaço (KANT, 1990, p. 1); a dinâmica como o móvel enquanto enche um espaço (KANT, 1990, p. 31); a mecânica como o móvel enquanto tem, como tal, força motriz (KANT, 1990, p. 106); a fenomenologia como o móvel na medida em que, enquanto tal, pode ser objeto da experiência (KANT, 1990, p. 138). 7 Cf. Kant, 1990, p. XXIII. Acerca da interpretação da filosofia particular da natureza corpórea como prova dos princípios puros apresentados na CRP: cf. LOPARIC, 2005, p. 315 e também ROUANET, 2010, p Cf. KANT, 1990, p Acerca da centralidade da teoria dinâmica das forças no interior da filosofia kantiana da natureza: cf. WESTPHAL, 1995, p. 382.

4 Segundo Kant, o conceito de matéria, em sua definição dinâmica 10, é apresentado como o móvel à medida que enche um espaço. Encher um espaço significa resistir ao movimento de penetração de outro móvel mediante uma força motriz particular. Esta propriedade de resistência inerente ao conceito de matéria é efeito de uma força fundamental: a chamada força repulsiva. Esta força originária de repulsão 11 é definida como a força motriz pela qual uma matéria causa o afastamento ou resiste à aproximação de outras. Mediante tal força, um corpo material pode agir contra outro, comprimindo a constituição interna deste. Todavia, quanto maior a ação compressiva sofrida, maior a reação de resistência do corpo material que sofre compressão. Segundo Kant, a matéria pode ter seu espaço infinitamente comprimido 12, embora nunca possa ser desta forma penetrada por outra. A matéria resiste à penetração de outra, independentemente da ação da força compressiva nela aplicada, devido a uma propriedade inerente à mesma: a chamada impenetrabilidade. No entanto, a força de repulsão não é por si só suficiente para a constituição do conceito de matéria, visto que a ação apenas desta promoveria uma dispersão dos pontos materiais ao infinito. Neste sentido, não haveria quantidade determinada de matéria em nenhum espaço determinável, ou seja, só haveria espaços vazios e não matéria. Para a constituição do conceito de matéria, portanto, faz-se necessária a reação de outra força motriz contrária a esta força repulsiva 13, a saber, a chamada força de atração. A força originária de atração 14 é definida como a força motriz pela qual uma matéria causa a aproximação ou resiste ao afastamento de outras. Mediante a força atrativa, todas as partes da matéria atuam sobre todas as outras partes de forma imediata 15, ou seja, independentemente do contato entre os corpos materiais 16. Desta forma, esta força age sobre a matéria sem mediações através do espaço vazio e, visto que não é limitada por nenhuma matéria intermediária, estende-se até ao infinito, e se estabelece como fundamento da gravitação Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p Esta força atrativa, quando age por intermédio das forças repulsivas, mediante o contato entre as matérias, deve ser considerada atração aparente. A atração é considerada verdadeira quando se efetua sem mediação das forças repulsivas, isto é, independentemente do contato físico entre as matérias. 16 Cf. KANT, 1990, p Para uma melhor compreensão, tomemos o exemplo de Kant sobre a atração entre a Lua e a Terra: A Lua é impelida pela Terra a dela se aproximar de modo imediato, visto que estão a milhares de milhas de distância uma da outra. Isto pode ser considerado como uma atração por meio do espaço inteiramente vazio, ou seja, como ação da força de atração verdadeira. (Cf. KANT, 1990, p ).

5 Porém, por ação apenas das forças atrativas as partes se aproximariam umas das outras e o espaço permaneceria vazio, sem que se formasse qualquer matéria determinada 18. Deste modo, tanto a força originária de atração quanto a de repulsão são indispensáveis para a constituição do conceito de matéria, visto que, mediante a ação de apenas uma destas forças, a matéria não poderia ser de modo algum determinada no espaço. Entretanto, estas forças são contrárias entre si e, ao mesmo tempo, tal conflito dinâmico é necessário, pois de outro modo não haveria matéria. Conflito entre as forças originárias Por um lado, a força atrativa causa a aproximação dos móveis entre si e, neste sentido, é responsável pela constituição interna da matéria. Por outro, a força repulsiva causa o afastamento mútuo entre os móveis e, portanto, proporciona à matéria a propriedade de resistir à penetração de outras em sua constituição interna. Portanto, as forças originárias atrativas e repulsivas são igualmente necessárias para a constituição do conceito de matéria, pois se somente uma fosse assumida, não haveria constituição material, mas sim apenas espaço vazio 19. Desta forma, fica claro que o conceito de matéria pressupõe uma dinâmica das forças, pois somente mediante a contraposição entre uma força atrativa originária e uma força repulsiva primordial são estabelecidas as condições de possibilidade da matéria 20. Segundo o princípio metafísico da dinâmica, o conflito entre forças originárias se estabelece em termos da qualidade da matéria sob os títulos de realidade, negação e limitação 21, correspondentes respectivamente às categorias da qualidade. A força repulsiva corresponde à realidade, ao afirmar-se enquanto inerente a matéria constituída internamente e ao estabelecer a impenetrabilidade da matéria como propriedade essencial. Em oposição, a força atrativa, ao agir de forma contrária à força repulsiva, corresponde à negação desta, pois se houvesse apenas força atrativa, todo o espaço seria penetrado e não haveria matéria. Por fim, o conflito entre as forças originárias corresponde à limitação da força repulsiva pela atrativa, visto que a constituição da matéria é resultado da necessária ação de oposição entre as forças originárias. Portanto, a constituição da matéria se dá mediante este conflito dinâmico entre tais forças originárias, visto que a ação isolada de uma destas forças pode promover o afastamento ou a aproximação dos pontos em movimento no espaço, mas não determinar um corpo material internamente constituído. 18 Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p Cf. KANT, 1990, p

6 Conclusão A filosofia kantiana da natureza tem como objetivo central desenvolver uma teoria dinâmica das forças originárias de atração e repulsão constitutivas do conceito de matéria. Segundo o princípio metafísico da dinâmica, como vimos, o conceito de matéria é apresentado como o móvel enquanto enche um espaço mediante uma força motriz. Neste sentido, o conceito de matéria é constituído enquanto resultado do conflito dinâmico entre as forças motrizes originárias de atração e repulsão. Tais forças originárias são fundamentais, ou seja, não podem ser derivadas de outras, e a relação dinâmica entre elas estabelece as condições de possibilidade do conceito de matéria. Isto se dá porque, se houvesse somente força repulsiva, sem a ação da atrativa, a matéria se dispersaria até o infinito e não haveria constituição determinada de matéria em nenhum espaço determinável. De forma contrária, pela ação apenas da força atrativa, sem ação da repulsiva, todas as partes da matéria se aproximariam sem limitações, reduziriam o espaço que ocupam e não haveria grau determinado de matéria. Neste sentido, somente por meio da oposição dinâmica entre tais forças os pontos composicionais em movimento podem constituir matéria. Portanto, a concepção das forças originárias de atração e repulsão é indispensável para a compreensão da filosofia kantiana da natureza e, consequentemente, para o estabelecimento das bases para uma ciência natural autêntica.

7 Referências FRIEDMAN, Michael. Kant and the exact sciences. Cambridge: Harvard University Press, KANT, Immanuel. (1781) Crítica da razão pura. (ed. A e B) Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. - 7ª ed. - Lisboa-Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, (1783) Prolegómenos a toda a metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. Tradução de Artur Morão. Lisboa-Portugal: Edições 70, (1786) Primeiros princípios metafísicos da ciência da natureza. Tradução de Artur Morão. Lisboa-Portugal: Edições 70, LOPARIC, Zeljko. A semântica transcendental de Kant. 3ª ed. rev. - Campinas: UNICAMP, As duas metafísicas de Kant. Kant e-prints, Campinas, v. 2, n. 5, 2003, p OLIVEIRA, Marcos Alberto. Razão problematizante e investigação científica na metafísica kantiana da natureza. Dissertação de Mestrado. Departamento de Filosofia, UNICAMP, ROUANET, Luiz Paulo. A Filosofia da Natureza de Kant. Kant e-prints, Campinas, v. 5, n. 1, 2010, p SCHÜTZ, Rosalvo. A concepção multifacetada de natureza em Kant. Veritas, Porto Alegre, v. 54, n. 1, 2009, p WATKINS, Eric (org.). Kant and the sciences. New York: Oxford University Press, WESTPHAL, Kenneth R. Kant s Dynamic Constructions, in Journal of Philosophical Research, 1995, p Disponível em: documents /658135/KRW-1995-Kants-Dynamic-Constructions-JPRpp.pdf

A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1

A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1 A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1 Ednilson Gomes Matias 2 RESUMO: O seguinte trabalho trata da concepção de ciência genuína da natureza desenvolvida por Immanuel Kant nos Princípios metafísicos da

Leia mais

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 Hálwaro Carvalho Freire PPG Filosofia Universidade Federal do Ceará (CAPES) halwarocf@yahoo.com.br Resumo O seguinte artigo tem como principal objetivo

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 18063-7 História da Filosofia Moderna III Professor responsável: Francisco Prata Gaspar Objetivos gerais: Introduzir o aluno ao modo como a filosofia moderna acolheu a tradição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDNILSON GOMES MATIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDNILSON GOMES MATIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDNILSON GOMES MATIAS A TEORIA DINÂMICA DA MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0115 Sem pré-requisito Prof. Dr. Mauríco Cardoso Keinert Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: História da Filosofia Moderna 2 2017/1 Professor responsável: Paulo R. Licht dos Santos Objetivos gerais: Fazer com que o estudante adquira uma prática de leitura aprofundada

Leia mais

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações Marcio Tadeu Girotti * RESUMO Nosso objetivo consiste em apresentar a interpretação de Michelle

Leia mais

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3.1. Exposição metafísica dos conceitos de tempo e espaço Kant antecipa então na Dissertação alguns argumentos que serão posteriormente, na Crítica da razão

Leia mais

Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant A Heideggerian approach of finitude on Kant s Critique of Pure Reason

Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant A Heideggerian approach of finitude on Kant s Critique of Pure Reason Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant A Heideggerian approach of finitude on Kant s Critique of Pure Reason Fernanda Leite Doutoranda em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Bolsista

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG Kant e a filosofia crítica Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson UEPG Immanuel Kant (1724-1804) Principais obras Crítica da razão pura - 1781 Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Leia mais

KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA. Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense

KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA. Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense marcos_giusti@uol.com.br Resumo: A crítica kantiana à metafísica, diferentemente do que exprimem

Leia mais

Turma/Disciplina /História da Filosofia Moderna /1. Número de Créditos Teóricos Práticos Estágio Total

Turma/Disciplina /História da Filosofia Moderna /1. Número de Créditos Teóricos Práticos Estágio Total Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina Turma/Disciplina 1001074/História da Filosofia Moderna 2 2018/1 Professor Responsável: Objetivos Gerais da Disciplina Paulo R. Licht dos Santos

Leia mais

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade O PRINCÍPIO MORAL NA ÉTICA KANTIANA: UMA INTRODUÇÃO Jaqueline Peglow Flavia Carvalho Chagas Universidade Federal de Pelotas 1 Introdução O presente trabalho tem como propósito analisar a proposta de Immanuel

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

percepção vital não está localizada num órgão específico (por exemplo, o sentimento de fadiga corporal, pois esse está no corpo próprio do vivente,

percepção vital não está localizada num órgão específico (por exemplo, o sentimento de fadiga corporal, pois esse está no corpo próprio do vivente, 88 5 Conclusão Procuramos agora ver se nossa hipótese inicial pode ser aceita. Perguntamonos se o fenômeno da simpatia, como apresentado dentro do pensamento de Max Scheler, pode ter sua fundamentação

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

COLEÇÃO CLE. Editor. ítala M. Loffredo D'Ottaviano. Conselho Editorial. Newton C. A. da Costa (USP) ítala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP)

COLEÇÃO CLE. Editor. ítala M. Loffredo D'Ottaviano. Conselho Editorial. Newton C. A. da Costa (USP) ítala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP) COLEÇÃO CLE Editor ítala M. Loffredo D'Ottaviano Conselho Editorial Newton C. A. da Costa (USP) ítala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP) Fátima R. R. Évora (UNICAMP) Osmyr Faria Gabbi Jr. (UNICAMP) Michel

Leia mais

A FILOSOFIA KANTIANA: IMPOSSIBILIDADE OU POSSIBILIDADE DE UMA PSICOLOGIA CIENTÍFICA?

A FILOSOFIA KANTIANA: IMPOSSIBILIDADE OU POSSIBILIDADE DE UMA PSICOLOGIA CIENTÍFICA? A FILOSOFIA KANTIANA: IMPOSSIBILIDADE OU POSSIBILIDADE DE UMA PSICOLOGIA CIENTÍFICA? Monalisa M. Lauro Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa, da UFJF Docente do Departamento

Leia mais

COMO SÃO POSSÍVEIS DEVERES DE VIRTUDE EM KANT?

COMO SÃO POSSÍVEIS DEVERES DE VIRTUDE EM KANT? COMO SÃO POSSÍVEIS DEVERES DE VIRTUDE EM KANT? Alexandre HAHN 1 RESUMO: Este trabalho pretende mostrar em que consiste e qual é a importância de se investigar e oferecer uma resposta ao problema da possibilidade

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) CONTEXTO HISTÓRICO Segunda metade do século XVIII época de transformações econômicas, sociais, políticas e cultural-ideológicas. A Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo. A Revolução Científica,

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

3ª ETAPA. Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia.

3ª ETAPA. Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia. ETAPA Componente exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente Escola e Currículo Estudo geral das teorias do currículo: desde a origem do campo, as teorias tradicionais,

Leia mais

4 - Considerações finais

4 - Considerações finais 4 - Considerações finais Eduardo Ramos Coimbra de Souza SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUZA, ERC. Considerações finais. In: Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria

Leia mais

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura.

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. Santo André 2014 INTRODUÇÃO Nunca um sistema de pensamento dominou tanto uma época como a filosofia

Leia mais

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA 12º ANO PLANIFICAÇÃO OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO 1 Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA

Leia mais

Crítica do conhecimento teórico e fundamentação moral em Kant

Crítica do conhecimento teórico e fundamentação moral em Kant 72 Crítica do conhecimento teórico e fundamentação moral em Kant João Emiliano Fortaleza de Aquino I Filosofia crítica e metafísica Ao Fábio, com amor. A metafísica, tal como Kant a entende, 1 não teria

Leia mais

JUÍZOS INFINITOS E DETERMINAÇÃO EM KANT

JUÍZOS INFINITOS E DETERMINAÇÃO EM KANT SÍLVIA ALTMANN JUÍZOS INFINITOS E DETERMINAÇÃO EM KANT Sílvia Altmann UFRGS/CNPQ Na tábua dos juízos, sob o título da qualidade, Kant introduz três momentos: juízos afirmativos, negativos e infinitos.

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Autonomia da vontade é aquela sua propriedade graças à qual ela é para si mesma a sua lei (independentemente da natureza dos objetos do querer). O princípio

Leia mais

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 1 LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 Diego Carlos Zanella 2 Liliana Souza de Oliveira 3 Resumo: O texto tem a pretensão de discorrer sobre um dos principais problemas da ética kantiana, a saber, como é possível

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

Arquitetônica kantiana e gravitação newtoniana

Arquitetônica kantiana e gravitação newtoniana Arquitetônica scientiæ zudia, São kantiana Paulo, v. 2, n. e 3, gravitação p. 327-53, 2004 newtoniana Arquitetônica kantiana e gravitação newtoniana Eduardo Salles de Oliveira Barra resumo Propõe-se, neste

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 O Método do Simbolismo em Kant

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 O Método do Simbolismo em Kant O Método do Simbolismo em Kant SILVA, Fabiano Queiroz da. Unicamp/Doutorando em Filosofia - IFCH Resumo Neste trabalho, temos por objetivo uma investigação do papel do procedimento analógico, que constitui

Leia mais

IX SEMANA ACADÊMICA DE

IX SEMANA ACADÊMICA DE PROBLEMAS FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE O argumento não-ontológico do Proslogion 2 Diego Fragoso Pereira - UFPR O argumento para provar a existência de Deus do Proslogion 2 de Anselmo de Cantuária

Leia mais

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa Faculdade de ciências jurídicas e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 06/47 20/03 Formas do Conhecimento SENSAÇÃO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM RACIOCÍNIO

Leia mais

Resenha ISSN ISBN EDER SOARES SANTOS. Universidade Estadual de Londrina.

Resenha ISSN ISBN EDER SOARES SANTOS. Universidade Estadual de Londrina. Resenha Serra, Alice Mara (2010). Archäologie des (Un)bewussten: Freuds frühe Untersuchung der Errinerungschichtung und Husserls Phänomenologie des Unbewussten. Freiburg (AL): Ergon Verlag, 2010. ISSN

Leia mais

O CONCEITO DE BELO EM GERAL NA ESTÉTICA DE HEGEL: CONCEITO, IDÉIA E VERDADE

O CONCEITO DE BELO EM GERAL NA ESTÉTICA DE HEGEL: CONCEITO, IDÉIA E VERDADE O CONCEITO DE BELO EM GERAL NA ESTÉTICA DE HEGEL: CONCEITO, IDÉIA E VERDADE Guilherme Pires Ferreira (Mestrando em Filosofia - UFMG) Resumo: Hegel, na contracorrente das teorias modernas da estética do

Leia mais

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo:

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo: John Locke (1632 1704) John Locke é o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita por que se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos a origem de nossas idéias e nossos

Leia mais

DA LIBERDADE TRANSCENDENTAL AO MEU E TEU EXTERNO: A TRAJETÓRIA KANTIANA ATÉ A DETERMINAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO DIREITO

DA LIBERDADE TRANSCENDENTAL AO MEU E TEU EXTERNO: A TRAJETÓRIA KANTIANA ATÉ A DETERMINAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO DIREITO DA LIBERDADE TRANSCENDENTAL AO MEU E TEU EXTERNO: A TRAJETÓRIA KANTIANA ATÉ A DETERMINAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO DIREITO Francisco Leidens * RESUMO: O presente artigo visa contemplar a espécie ética e jurídica,

Leia mais

AS DUAS METAFÍSICAS DE KANT

AS DUAS METAFÍSICAS DE KANT AS DUAS METAFÍSICAS DE KANT Unicamp/PUCSP/PUCRS loparicz@uol.com.br 1. O conceito kantiano de filosofia prática Na primeira Crítica, Kant define o filósofo como legislador em nome da razão humana (KrV,

Leia mais

Roteiro de leitura da Percepção da Fenomenologia do Espírito

Roteiro de leitura da Percepção da Fenomenologia do Espírito Roteiro de leitura da Percepção da Fenomenologia do Espírito Introdução 1-6: Introdução Primeira experiência 7: Primeira experiência; 8: Comentário acerca desta primeira experiência. Segunda experiência

Leia mais

AÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES E INCOMPATIBILIDADES ENTRE KANT E SARTRE

AÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES E INCOMPATIBILIDADES ENTRE KANT E SARTRE AÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES E INCOMPATIBILIDADES ENTRE KANT E SARTRE Fabiane Schneider Machado * RESUMO: O texto tem como objetivo contrastar as posições kantiana e sartriana acerca das condições

Leia mais

Introdução. Eduardo Ramos Coimbra de Souza

Introdução. Eduardo Ramos Coimbra de Souza Introdução Eduardo Ramos Coimbra de Souza SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUZA, ERC. Introdução. In: Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria sobre as representações

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se RUBENS aos pensamentos RAMIRO JR (TODOS emitidos DIREITOS pelos próprios RESERVADOS) autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos.

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

A CORPORAÇÃO COMO INSTÂNCIA SOCIO-POLÍTICA ANTECIPADORA DO ESTADO

A CORPORAÇÃO COMO INSTÂNCIA SOCIO-POLÍTICA ANTECIPADORA DO ESTADO 625 A CORPORAÇÃO COMO INSTÂNCIA SOCIO-POLÍTICA ANTECIPADORA DO ESTADO V Mostra de Pesquisa da Pós- Graduação Apresentador : João de Araújo Ximenes, Agemir Bavaresco 1 (orientador) 1 Faculdade de Filosofia,

Leia mais

PET FILOSOFIA UFPR. Fichamento parcial do capítulo VIII, A divinização do Espaço, da obra de Alexandre Koyré Do Mundo Fechado ao Universo Infinito.

PET FILOSOFIA UFPR. Fichamento parcial do capítulo VIII, A divinização do Espaço, da obra de Alexandre Koyré Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. PET FILOSOFIA UFPR Data: 01/10/2014 Aluna: Fernanda Ribeiro de Almeida Fichamento parcial do capítulo VIII, A divinização do Espaço, da obra de Alexandre Koyré Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Tendo

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Filosofia (aula 13) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 13) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 13) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com (...) embora todo conhecimento comece com a experiência, nem por isso ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE VIRTUDE E FELICIDADE NA FILOSOFIA PRÁTICA DE KANT

A RELAÇÃO ENTRE VIRTUDE E FELICIDADE NA FILOSOFIA PRÁTICA DE KANT Arena de debates A RELAÇÃO ENTRE VIRTUDE E FELICIDADE NA FILOSOFIA PRÁTICA DE KANT Gustavo Ellwanger Calovi 1 1. A dignidade de ser feliz e o sumo bem na Crítica da Razão Pura No Cânon da Crítica da Razão

Leia mais

Marcelo Gonçalves 2. Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo 2

Marcelo Gonçalves 2. Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo 2 A SUPERAÇÃO DA MORAL KANTIANA PELA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS 1 THE OVERCOMING OF KANTIAN MORALITY BY THE HABERMAS COMMUNICATIVE ACTION THEORY Marcelo Gonçalves 2 1 Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Quais são as quatro perguntas?

Quais são as quatro perguntas? Quais são as quatro perguntas? O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica? Das respostas às perguntas O quê

Leia mais

e a intencionalidade da consciência na Fenomenologia

e a intencionalidade da consciência na Fenomenologia Consciência transcendental e a intencionalidade da consciência na Fenomenologia do Direito André R. C. Fontes* A noção de consciência na Filosofia emerge nas obras contemporâneas e sofre limites internos

Leia mais

IX SEMANA ACADÊMICA DE

IX SEMANA ACADÊMICA DE PROBLEMAS FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE Theodor Adorno: Uma reflexão crítica sobre a obra de arte Luciana Vieira de Lima - UNICENTRO O artigo abordará a perspectiva adorniana sobre o caráter da obra

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II 2º Semestre de 2018 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0239 Pré-requisito: FLF0238 Prof. Dr. Maurício Keinert Carga horária: 120h

Leia mais

Kant e a metafísica crítica da natureza

Kant e a metafísica crítica da natureza doispontos: : Revista dos Departamentos de Filosofia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de São Carlos Kant e a metafísica crítica da natureza Diego Kosbiau Trevisan diegokosbiau@hotmail.com

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH Departamento de Filosofia.

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH Departamento de Filosofia. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH Departamento de Filosofia Plano de ensino Disciplina: 5603 História da Filosofia III Curso: Filosofia. Semestre:

Leia mais

A SÍNTESE DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS INTUIÇÕES PURAS NA CRP 1

A SÍNTESE DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS INTUIÇÕES PURAS NA CRP 1 A SÍNTESE DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS INTUIÇÕES PURAS NA CRP 1 Hálwaro Carvalho Freire 2 RESUMO: O seguinte trabalho tem como finalidade tratar do modo como o sujeito transcendental estabelece

Leia mais

O CONCEITO DE MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA

O CONCEITO DE MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA O CONCEITO DE MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA Gilberto do Nascimento Lima Brito* 1. INTRODUÇÃO Nossa pesquisa consistirá em analisar o conceito de matéria na filosofia da natureza de Immanuel

Leia mais

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra?

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Felipe, Henrique, Yasmin, Mina e Marina Vilela Segundo Trimestre-2017 Professor Henrique Picallo MECÂNICA CLÁSSICA Área da Física que estuda o movimento dos

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 18047-5 Estudos dirigidos de Filosofia 2 Professor responsável: Francisco Prata Gaspar Objetivos gerais: Orientar o estudante no exercićio de uma pra tica de leitura meto dica

Leia mais

O conceito de liberdade em Kant *

O conceito de liberdade em Kant * O conceito de liberdade em Kant * Leandro Rodrigues de Oliveira ** Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de liberdade em Kant como uma proposta diferente do que se associou o termo

Leia mais

LIBERDADE E INCLINAÇÃO NAS TEORIAS FILOSÓFICAS DE KANT E HUSSERL

LIBERDADE E INCLINAÇÃO NAS TEORIAS FILOSÓFICAS DE KANT E HUSSERL LIBERDADE E INCLINAÇÃO NAS TEORIAS FILOSÓFICAS DE KANT E HUSSERL Everson Luis Kunzler Hosda 1 Miguel Spinelli 2 Resumo: O objetivo deste estudo é analisar de que forma Immanuel Kant (1724-1804) e Edmund

Leia mais

A teoria do conhecimento

A teoria do conhecimento conhecimento 1 A filosofia se divide em três grandes campos de investigação. A teoria da ciência, a teoria dos valores e a concepção de universo. Esta última é na verdade a metafísica; a teoria dos valores

Leia mais

O CONCEITO DE INCONDICIONADO DA RAZÃO EM KANT: DO USO TEÓRICO-ESPECULATIVO AO USO PRÁTICO DA RAZÃO PURA. PARTE II

O CONCEITO DE INCONDICIONADO DA RAZÃO EM KANT: DO USO TEÓRICO-ESPECULATIVO AO USO PRÁTICO DA RAZÃO PURA. PARTE II O CONCEITO DE INCONDICIONADO DA RAZÃO EM KANT: DO USO TEÓRICO-ESPECULATIVO AO USO PRÁTICO DA RAZÃO PURA. The concept of unconditioned of reason in Kant: from theoretical-speculative use to practical use

Leia mais

Husserl, Heidegger e a

Husserl, Heidegger e a Husserl, Heidegger e a fenomenologia Mariângela Areal Guimarães, professora de Filosofia do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

Um signo é um cognoscível que, por um lado, é determinado (i.e., especializado, bestimmt) por algo que não é ele mesmo, denominado de seu Objeto, enquanto, por outro lado, determina alguma Mente concreta

Leia mais

Relembrando as interações fundamentais

Relembrando as interações fundamentais Relembrando as interações fundamentais As interações fundamentais da Natureza atuam em diferentes objetos de acordo com suas cargas, cujo termo possui um significado mais amplo do que o da carga elétrica.

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ALLISON, Henry. E.. Kant s Transcendental Idealism: An Interpretation and Defense. Revised and enlarged edition. New Haven: Yale University Press, 2004. ALTMANN, Sílvia. A

Leia mais

DE HUME A KANT: AS DETERMINAÇÕES DA VONTADE E A AÇÃO LIVRE

DE HUME A KANT: AS DETERMINAÇÕES DA VONTADE E A AÇÃO LIVRE DE HUME A KANT: AS DETERMINAÇÕES DA VONTADE E A AÇÃO LIVRE FROM HUME TO KANT: THE PURPOSES OF THE WILL AND THE FREE ACTION André Luiz Olivier da Silva * RESUMO: O presente artigo aborda as determinações

Leia mais

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna (Curso de extensão)

Leia mais

Palavras-chave: Ilusão transcendental. Paradoxo. Razão. Conhecimento.

Palavras-chave: Ilusão transcendental. Paradoxo. Razão. Conhecimento. Ilusão transcendental e seu papel positivo no processo de conhecimento: um paradoxo da razão? 235 Marcio Tadeu Girotti Doutorando / UFSCar Resumo A lógica da ilusão, objeto da Dialética transcendental,

Leia mais

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL BASTOS, Rachel Benta Messias Faculdade de Educação rachelbenta@hotmail.com Os seres humanos produzem ações para garantir a produção e a reprodução da vida. A ação

Leia mais

A OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA

A OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA A OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA Elvio de Carvalho 1 Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta sobre a opinião pública crítica a partir

Leia mais

RESENHA. HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, p.

RESENHA. HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, p. RESENHA HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008. 133 p. Mauro Sérgio de Carvalho TOMAZ A ideia da fenomenologia reúne cinco lições pronunciadas em Göttingen,

Leia mais

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel 1 O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel ELINE LUQUE TEIXEIRA 1 eline.lt@hotmail.com Sumário:Introdução; 1. A dialética hegeliana; 2. A concepção

Leia mais

Minicurso livre: Aspectos Filosóficos da Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e a filosofia de Kant:

Minicurso livre: Aspectos Filosóficos da Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e a filosofia de Kant: Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Sociologia LAPS Laboratório de Pesquisa Social Minicurso livre: Aspectos Filosóficos da Sociologia Clássica:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2017 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Prof. Alex de Campos Moura Prof. Caetano Ernesto Plastino Prof. Evan

Leia mais

PESQUISA EM FOCO: Educação e Filosofia V. 8, ANO 8, ABRIL 2015 ISSN: O CONCEITO DE LIBERDADE EM KANT THE CONCEPT OF FREEDOM IN KANT

PESQUISA EM FOCO: Educação e Filosofia V. 8, ANO 8, ABRIL 2015 ISSN: O CONCEITO DE LIBERDADE EM KANT THE CONCEPT OF FREEDOM IN KANT O CONCEITO DE LIBERDADE EM KANT THE CONCEPT OF FREEDOM IN KANT 1 Leandro Rodrigues de Oliveira Resumo : Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de liberdade em Kant como uma proposta diferente

Leia mais

A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE

A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE 1- Anais - Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE Joao Victor Albuquerque 1 Aluno graduando do Curso de Filosofia-UFG joão.victorcbjr@hotmail.com Eixo

Leia mais

Fundamentação ética em Kant versus posição ética de Nietzsche

Fundamentação ética em Kant versus posição ética de Nietzsche Fundamentação ética em Kant versus posição ética de Nietzsche Leandro José Kotz * Na tradição filosófica há um mosaico de posições e fundamentações éticas e morais. Entre elas retomamos e confrontamos

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

O conceito de incondicionado da razão em Kant: do uso teóricoespeculativo ao uso prático da razão pura. Parte I*

O conceito de incondicionado da razão em Kant: do uso teóricoespeculativo ao uso prático da razão pura. Parte I* O conceito de incondicionado da razão em Kant: do uso teóricoespeculativo ao uso prático. Parte I* The concept of unconditional of reason in Kant: of the theoretical-speculative use to practical use of

Leia mais

Força direção magnitude magnitude

Força direção magnitude magnitude Leis de Newton Sir Isaac Newton 1642 1727 Formulou as leis básicas da mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal. Inventou o cálculo Diferencial e Integral. Fez muitas observações sobre luz e óptica.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE KANT SOBRE A HISTORIOGRAFIA CIENTÍFICA

A INFLUÊNCIA DE KANT SOBRE A HISTORIOGRAFIA CIENTÍFICA A INFLUÊNCIA DE KANT SOBRE A HISTORIOGRAFIA CIENTÍFICA André Vinícius Dias Senra*, Adílio Jorge Marques** * Doutorando em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (UFRJ/HCTE). Professor da Faculdade

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DAS FORMAS SIMBÓLICAS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE.

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DAS FORMAS SIMBÓLICAS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DAS FORMAS SIMBÓLICAS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

APONTAMENTOS ACERCA DA NOÇÃO DE SER NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT. Edegar Fronza Junior. Introdução

APONTAMENTOS ACERCA DA NOÇÃO DE SER NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT. Edegar Fronza Junior. Introdução APONTAMENTOS ACERCA DA NOÇÃO DE SER NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT Edegar Fronza Junior Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar e discutir a noção de ser na Crítica da Razão Pura

Leia mais

RESENHA. ALESSANDRO PINZANI (UFSC / Brasil)

RESENHA. ALESSANDRO PINZANI (UFSC / Brasil) TONETTO, Milene C. Direitos Humanos em Kant e Habermas. Florianópolis: Insular, 2010. RESENHA ALESSANDRO PINZANI (UFSC / Brasil) O livro de Milene Tonetto é mais ambicioso do que o título poderia deixar

Leia mais

A Liberdade e a Igualdade em Kant: fundamentos da cidadania. Sob a égide do Estado Democrático de Direito, instituído pela

A Liberdade e a Igualdade em Kant: fundamentos da cidadania. Sob a égide do Estado Democrático de Direito, instituído pela A Liberdade e a Igualdade em Kant: fundamentos da cidadania Simone Carneiro Carvalho I- Introdução Sob a égide do Estado Democrático de Direito, instituído pela Constituição da República de 1988, batizada

Leia mais

A LINGUAGEM NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN. Bruno Senoski do Prado (PIBIC), Marciano Adilio Spica (Orientador),

A LINGUAGEM NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN. Bruno Senoski do Prado (PIBIC), Marciano Adilio Spica (Orientador), A LINGUAGEM NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN. Bruno Senoski do Prado (PIBIC), Marciano Adilio Spica (Orientador), e-mail: marciano.spica@gmail.com Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Humanas,

Leia mais

Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas.

Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas. Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas. Elaborado por Francisco Cubal Em especial, para www.resumos.tk A necessidade da fundamentação

Leia mais

A Modernidade e o Direito

A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito 1. A proposta ética de Habermas não comporta conteúdos. Ela é formal. Ela apresenta um procedimento, fundamentado na racionalidade comunicativa, de resolução

Leia mais

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão.

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Kant e a crítica da razão Nós s e as coisas Se todo ser humano nascesse com a mesma visão que você

Leia mais