PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA"

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES Resolução CNE CES Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos: Objetivo Geral: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização em Saúde da Família, a profissionais que serão capazes de atuar na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade em que atuam ou pretendem atuar, proporcionando qualidade de vida a todos os envolvidos neste processo.. Objetivos Específicos: Capacitar para a compreensão da configuração do Sistema Único de Saúde a partir de seus princípios e de suas diretrizes; Orientar para o planejamento e organização dos processos de trabalho determinados nas Diretrizes do Programa de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Promover a reflexão no que tange ao caráter social, cultural, histórico, psicológico e educacional da saúde da família; Proporcionar subsídios teóricos à ação no processo de qualidade de vida. Público-Alvo: Profissionais da Saúde, que atuam ou desejam atuar na assistência ou gerenciamento de Unidades de Saúde da Família, Núcleo de apoio à Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde tradicional, Ambulatório de Especialidades Médicas (AMA).

2 MATRIZ CURRICULAR Disciplinas Carga horária Políticas Públicas de Saúde Suporte Básico de Vidas e Socorro de Emergência Atenção Primária à Saúde e a Saúde Preventiva Metodologia da Pesquisa I (Orientação para Monografia ) Ciclo de Vida I: Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem Ciclo de Vida II: Saúde da Mulher, do Homem e do Idoso Saúde Mental e Violência Saúde Nutricional: Nutrição e Alimentação Saudável Estatística e Epidemiologia Metodologia da Pesquisa II (Orientação para Monografia) Prática e Núcleos de Apoio à Saúde da Família Relações Interpessoais e Ética profissional Estudo Individual ou em Grupo (Fora de Sala de Aula) Carga Horária Total 15 h 30 h 30 h 15 h 30 h 60 h 460 h

3 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE Ementa: Políticas Públicas. Políticas de Saúde. A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) numa perspectiva histórica e no contexto das políticas públicas. Movimento da Reforma Sanitária. Sistema Único de Saúde. Legislação do SUS. Lei Lei Constituição do Brasil (1988). Direitos dos Usuários. Políticas de Atenção Básica à Saúde. Participação Formal e Participação social não formal. Estratégia Saúde da Família. O Estado Brasileiro. Sistema Municipal de Saúde. A Estratégia de Saúde da Família como opção política e modelo de assistência e prevenção. SUPORTE BÁSICO DE VIDAS E SOCORRO DE EMERGÊNCIA Ementa: Diferenças entre socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar. Fisiologia respiratória e circulatória básica. Condutas iniciais para manutenção da vida em situações clínicas e traumáticas. Definição de parada cardiorrespiratória. Sinais da parada cardiorrespiratória. Objetivos da ressuscitação cardiopulmonar. Fases do atendimento à parada cardiorrespiratória. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Cinemática do trauma. Abordagem ao traumatizado na cena do acidente. Avaliação inicial e secundária. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A SAÚDE PREVENTIVA Ementa: Atenção primária à saúde proteção específica. Ciclo de vida da família e suas implicações clínicas e terapêuticas. A família como espaço (des) favorável ao desenvolvimento humano. Fatores de risco e proteção à saúde no ambiente familiar. A abordagem da família como unidade de análise e intervenção em saúde. Desigualdade Social, Programas Assistenciais à Família, Conselho Tutelar. A importância do Planejamento, Organização e Condução de grupos no contexto da atenção primária à saúde. Aspectos necessários à Coordenação de grupos. Diferentes modalidades de Grupos, seus objetivos e aplicações. Grupos de promoção da saúde e prevenção de doenças e sua aplicação no contexto da atenção primária à saúde. METODOLOGIA DA PESQUISA I (ORIENTAÇÃO PARA MONOGRAFIA) Ementa: Embasamento em teorias e práticas capazes de instrumentalizar a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso/monografias.

4 CICLO DE VIDA I: SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO JOVEM Ementa: Pactos, políticas e programas de saúde para a infância no Brasil e no mundo. Papel dos membros da equipe de Saúde da Família no planejamento de ações e avaliação de riscos em saúde da criança. Aspectos históricos, sociais e culturais associados à gênese do conceito de infância e adolescência. Fatores do desenvolvimento infantil com ênfase nos aspectos: sensoriais, linguagem, formação do sujeito. Biologia evolucionista e do desenvolvimento. Inserção da criança e do adolescente na família, na escola e em outros grupos sociais. O conceito do adolescente. A promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes. Assistindo o adolescente. Situações de risco à saúde da adolescência. Métodos educativos para promover a saúde do adolescente. Crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; e redução da mortalidade por violência e acidentes. CICLO DE VIDA II: SAÚDE DA MULHER, DO HOMEM E DO IDOSO Ementa: Pactos, políticas e programas de saúde da mulher e materna no Brasil e no mundo. Papel dos membros da equipe de Saúde da Família no planejamento de ações e avaliação de riscos em saúde da mulher e materna. Planejamento familiar. Atenção ao ciclo grávidopuerperal. Ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde da mulher. Climatério. Indicadores de morbimortalidade nacionais e estaduais em saúde da mulher e materna. A política nacional de saúde do homem. Índices de morbimortalidade por causas previníveis e evitáveis nesta população. Agravos de saúde do sexo masculino como problemas de saúde pública. Ações de promoção de saúde voltadas à saúde do homem. Saúde do homem no contexto sociocultural e político-econômico. Pactos, políticas e programas de saúde do adulto e do idoso no Brasil e no mundo. Papel dos membros da equipe de Saúde da Família no planejamento de ações e avaliação de riscos em saúde do adulto e do idoso. Ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde do adulto e do idoso. Indicadores de morbimortalidade nacionais e estaduais em saúde do adulto e do idoso. Avaliação do adulto e do idoso no seu ciclo de vida e nos vários sistemas orgânicos. Assistência integral e humanizada, nas situações de saúde e doença do adulto e do idoso. A integração e adaptação do idoso na comunidade/sociedade. O idoso dementado. Processo de desospitalização. A Política Nacional do idoso. O estatuto do idoso. A nutrição no adulto e idoso; dietoterapia e distúrbios alimentares, exames laboratoriais: importância e interpretação em nutrição clínica; interações entre drogas nutrientes e influência no estado do nutricional. A prática de cuidar do adulto e do idoso.

5 SAÚDE MENTAL E VIOLÊNCIA Ementa: Conceito histórico, práticas e legislação referentes à Reforma Psiquiátrica Brasileira. Estratégia de Saúde da Família e estratégias de Atenção Psicossocial: dispositivos, integração de redes sociais, de atenção e cuidado, e matriciamento em saúde mental. Abordagens terapêuticas, trabalhos com grupos, práticas clínicas e medicalização na Atenção Psicossocial. Ética e bioética na atenção psicossocial. SAÚDE NUTRICIONAL: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ementa: Perspectiva Histórica da Gravidez; alterações fisiológicas e perspectiva nutricional; efeitos da má nutrição; o peso materno; recomendações nutricionais e problemas alimentares na gravidez; fisiologia da lactação; composição nutricional do leite materno; recomendações nutricionais para aleitantes; logística do aleitamento materno; necessidades nutricionais na criança; obesidade pediátrica; nutrição entérica em pediatria; orientação nutricional da criança, do adolescente e do adulto; necessidades e recomendações no adulto; padrões alimentares; alimentação saudável; fisiologia do envelhecimento; necessidades nutricionais; avaliação nutricional em geriatria; alimentação e patologias; a importância da alimentação no exercício físico e desporto; metabolismo energético; recomendações para o atleta; hidratação; particularidades antes, durante e após o exercício, suplementos. ESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA Ementa: Os diferentes modelos conceituais e estilos de pensamento em saúde. Organização da sociedade. A família contemporânea: aspectos históricos, demográficos, políticos e sociais. O desenvolvimento do processo de reconhecimento da realidade por meio de instrumentais epidemiológicos. Sistemas de Informações em Saúde. Análise de dados para diagnóstico das situações de saúde. Noções técnica, científica e prática da Vigilância Epidemiológica, enfocando o diagnóstico de saúde em todos os seus âmbitos e direcionando as ações de saúde de pequeno e grande porte para os diferentes níveis de atuação geopolítica. Mostrar que a Vigilância Sanitária é uma luta contínua, pela harmoniosa adaptação do homem à natureza. METODOLOGIA DA PESQUISA II (ORIENTAÇÃO PARA MONOGRAFIA) Ementa: Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico: pesquisa, documentação, projeto e relatório de pesquisa; Elaboração de monografia.

6 PRÁTICA E NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA Ementa: Contextualizar o Sistema de Informação como ferramenta para o planejamento e gestão dos sistemas locais de saúde (SIS Sistema de Informação em Saúde e SIAB Sistema de Informação de Assistência Básica); Territorialização, adstrição de clientela, mapeamento da área do PSF, planejamento e indicadores de saúde. Capacitação e planejamento das ações no Programa Saúde da Família, na Vigilância à Saúde do Indivíduo, na Família e na Comunidade; Administração e organização do processo de trabalho no âmbito da Estratégia Saúde da Família, identificando os recursos institucionais e comunitários necessários ao alcance dos objetivos, das metas e soluções dos problemas identificados na população adstrita e na comunidade. Sinasc SIM / Sinam / Sisvan / SIH / SAI / API RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ÉTICA PROFISSIONAL Ementa: Relações Interpessoais no ambiente de saúde. Ética. Os deveres de conduta das entidades prestadoras de serviços de saúde. ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO (FORA DE SALA DE AULA) Ementa: Horas destinadas a estudos individuais ou em grupos para discussão, pesquisa, absorção e melhor aprendizagem, referente ao conteúdo das disciplinas ministradas e/ou desenvolvimento da monografia (individual).

7 BIBLIOGRAFIA DE APOIO BARATA R.B. e BRICÑO-LÉON R. Como e por que as desigualdades socais fazem mal à saúde - col. Temas em saúde. FIOCRUZ, BARATIERI, Luiz Narciso et al. Odontologia restauradora: fundamentos e possibilidades. São Paulo: Santos, 2001 BIRMAN J. Os Sentidos da Saúde. Physis. Saúde Púbica, v. 9, nº 12, Rio de Janeiro, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica, 6. ed. Brasília : Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica - nº 21, Vigilância em Saúde. Brasília: MS, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. 3. ed. Brasilia: Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico. 4. ed. Brasília BRASIL, Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violencia sexual contra mulheres e adolescentes: norma técnica. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Relatorio de gestão 2003 a 2006: politica nacional de atenção integral a saude da mulher. Brasília: Ed. MS, BREILH, J. Epidemiologia crítica: ciência emancipadora e interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. A saúde pública e a defesa da vida. 2 ed. São Paulo: Hucitec, CARMO, Paulo Sergio do. História e ética do trabalho no Brasil. São Paulo: Moderna, CARTER, B. As mudanças do ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artes Médicas COCCO, Giuseppe. Trabalho e cidadania: produção e direitos na era da globalização. 2.ed. São Paulo: Cortez, COSTA, Nilson do Rosario. Políticas publicas, justiça distributiva e inovação: saúde e saneamento na agenda social. São Paulo: HUCITEC, COSTENARO, R e LACERDA, M. Quem cuida de quem cuida? Quem cuida do cuidador? Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2002.

8 CUNHA, Gustavo Tenório. A construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo: HUCITEC, CZERESNIA, D. e FREITAS, C.M de (ORGS.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. FIOCRUZ, DESVIAT, Manuel. A reforma psiquiátrica. RJ: Ed Fiocruz, DUNCAN B.B. e Col. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária. Porto Alegre: Artes Médicas, MATTOS, Ruben Araujo. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ MIRANDA, Maria Ines Ferreira de. Políticas públicas sociais para crianças e adolescentes. Goiânia: Ed. AB, NEGREIROS, Teresa Creusa de Goes Monteiro. A nova velhice: uma visão multidisciplinar. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, SAID, Fátima Aparecida. Dinâmicas pedagógicas na perspectiva da educação em saúde. Curitiba: Ed. do Autor, SANTOS, Raimundo Rodrigues. Manual de socorro de emergência. São Paulo: Atheneu, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e, tecnologia. Brasília, DF: UNESCO, TEIXEIRA, Ilka Nicéia D'Aquino Oliveira. Fragilidade em idosos: conceitos, definições e modelos sob uma perspectiva multidimensional. Londrina: Eduel, TIGRE, Inalda Borges. Panorama do etilismo na unidade de saúde São José, Tupy, Araucária, Paraná. Curitiba, VASCONCELOS, E. M. A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, VASQUEZ, A S. Ética. 27ª.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 VICELLI, Silvana Mara Câmara. A inserção do processo saúde: doença bucal na promoção de saúde e qualidade de vida: (uma visão distrital). Curitiba, WEBER, Lidia. Família e desenvolvimento: visões interdisciplinares. Curitiba: Juruá ZAVASCHI, Lucrecia S.M. Crianças e adolescentes vulneráveis. Porto Alegre: Artmed, 2009

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

CURSO: Enfermagem. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Psicossociais da Prática em Enfermagem I

CURSO: Enfermagem. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Psicossociais da Prática em Enfermagem I Turno: Integral Currículo 2009 Período 1º Tipo OBR CURSO: Enfermagem INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Psicossociais da Prática em Enfermagem I Teórica 102 h Carga Horária Prática Habilitação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I GRADE: RESOLUÇÃO

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Texto orientador Referente ao Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADOLESCENTE E DO JOVEM Assistência de enfermagem ao adolescente e ao jovem na atenção primária à saúde, em seus aspectos biopsicosociocultural

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem Hebiátrica Código: Semestre: º Ano: 01 Núcleo:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 420h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO NASF: TEORIA E PRÁTICA

ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO NASF: TEORIA E PRÁTICA apresentam ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO NASF: TEORIA E PRÁTICA Carolina Calado Carneiro Nutricionista da prefeitura Municipal de Florianópolis com especialidade em Saúde da Família e atualmente preceptora

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

CURSO: Medicina INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática Médica I BPPM I. Carga Horária aula.

CURSO: Medicina INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática Médica I BPPM I. Carga Horária aula. CURSO: Medicina Turno: Integral Currículo 2015 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática Médica I BPPM I Departamento CCO Período 1º Teórica 108 Carga Horária aula Prática 0

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA PERÍODO: Medicina de Família e Comunidade I Teórica Prática Total 1º 39 18 57 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Vera Lucia Marques

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40 MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina 2012 Semestres Área Temática Módulo Sem CH CH Semestre Introdução ao Estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Introdução ao Estudo Semestre 1 da Medicina Introdução

Leia mais

Carta Acordo n.br/loa/

Carta Acordo n.br/loa/ UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ICINA Teixeira Soares, 817 Fone-Fax: (054) 316-8554 Passo Fundo-RS 99010-080 e-mail: medicina@saude.upf.tche.br Carta Acordo n.br/loa/0600101.001 Coordenador do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MEDICINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MEDICINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MEDICINA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Saúde Coletiva I Código: CS05016 Carga Horária Semanal e Carga Horária Total: 10/semana 160hs/semestrais

Leia mais

Curso Especialização em Saúde Pública

Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Inserido na política de saúde do Estado do Paraná/SESA Perspectiva de uma Gestão Pública voltada para resultados Consonância

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 2 anos II - Número de vagas: 15 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica

Leia mais

Estágio Curricular I

Estágio Curricular I Estágio Curricular I CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL ENF05039

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 520 h Período de Duração:

Leia mais

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa Curso: ENF - Enfermagem Departamento: DEN - Enfermagem Disciplina: Enf. no Cuidado da Criança e Adolescente Código: 6QECCA Carga horária: 144 Período letivo: 2014/2 Professor: Elisangela Argenta Zanatta

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013. Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável:

Leia mais

Projetos de Lei PPA e LOA 2018

Projetos de Lei PPA e LOA 2018 Projetos de Lei PPA 2018-2021 e LOA 2018 APRESENTAÇÃO SMS- DOCUMENTO SÍNTESE. Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2017 AGENDA ÁREA DE RESULTADO 1 Capital Humano na Formação do Carioca 2 Rio Seguro e Vigilante

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 10/2013 ÁREA DO CONHECIMENTO / MATÉRIA: Ciências Básicas da Saúde / Biointeração 1. Distúrbios Endócrinos do controle glicêmico: patologia,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa:

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa: PLANO DE ENSINO Curso: Pós graduação em Psicologia Hospitalar Docente: Profa. Ms. Roxane Mangueira Sales Carga horária : 8HORAS/Aula Ano/Semestre 2018.1 DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso Carga Horária: 75h : 45h Prática: 30h Semestre: 2016.2 Professores: Flávia Emília Cavalcante

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Medicina de Comunidade 0450005 1.2 Unidade: FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA PERÍODO: Medicina de Família e Comunidade Teórica Prática Total 2º II 39 18 57 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Vera Lucia Marques

Leia mais

..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA

..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA ..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 235 ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER, SAU 225 Fundamentos de CRIANÇA E ADOLESCENTE

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Código: ENF

Leia mais

Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem

Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem Integralidade do Cuidado em Saúde II Curso Bacharelado em Enfermagem EERP/USP Atenção Primária à Saúde Atenção Primária à Saúde

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11

PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11 PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11 1. Atenção Primária à Saúde: inserção do Fonoaudiólogo e ênfase no apoio

Leia mais

PLANOS DE ENSINO. Discutir sobre a intersetorialidade das ações, incluindo o primeiro, segundo e terceiro setor.

PLANOS DE ENSINO. Discutir sobre a intersetorialidade das ações, incluindo o primeiro, segundo e terceiro setor. PLANOS DE ENSINO CURSO: Enfermagem PERÍODO: 7º Semestre DISCIPLINA: Políticas de Nutrição e Alimentação na Saúde II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA

Leia mais

MATRICULE-SE com desconto chama no WhatsApp (99)

MATRICULE-SE com desconto chama no WhatsApp (99) 94 FACULDADE ÚNICA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM ONCOLOGIA 1 Fundamentos em Oncologia 2 Biologia do Câncer 3 4 Farmacologia Oncológica 5 6 ANÁLISES CLÍNICAS E BIOTECNOLOGIA 1 2 3 4 Bacteriologia e Diagnósticos

Leia mais

Matriz Curso de Medicina - FPS Semestres Área Temática Módulo CH. Introdução ao estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade

Matriz Curso de Medicina - FPS Semestres Área Temática Módulo CH. Introdução ao estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Matriz Curso de - FPS s Área Temática Módulo 1 estudo da Estudo da teórico prática Epidemiologia Geral Ética e bioética - bases filosóficas Fisiologia e Semiologia Médica aplicada 1 Fisiologia e Semiologia

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR O curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio oferece disciplinas optativas no sétimo e oitavo períodos, buscando desta forma a flexibilização

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: MPS 006 NOME ATUAL: Saúde do Trabalhador NOVO NOME: Saúde do

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Estágio em Medicina Social 1.2 Unidade: FACULDADE DE MEDICINA 450002

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I Código: ENF- 209 Pré-requisito:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional.

Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Avenida das Acácias, 60, Jardim Pérola D Oeste, 85012-130 Telefone: (42) 3623 3394 / 36235954 Guarapuava / NRE:

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Nutrição e Dietoterapia Código: SAU31 Professor: Rita de Cássia Pereira Lima E-mail: ritalimanutricao@gmail.com CH

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria

Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria 1 de 11 Nível:Graduação Início: 20062 Título: Atividade Pedagógica 01 CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa desde: 19/12/2007 CCS221 - SOCIEDADE E ALIMENTAÇÃO -

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA CUBA SALUD 2012 TÍTULO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA (PESC) NO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL. AUTORES: Katherine M.M. Benevides; Tânia M. C. Batista; Jefferson

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398)

Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) 1. o Ano - 1. o Semestre DES10220 Fisiologia do Exercício Motricidade 3 Semestral 78 DES10221

Leia mais

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica Oficina Processo de Trabalho na Atenção Básica Conceito Atenção Básica A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico,

Leia mais

Alexandre de Araújo Pereira

Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA / SAÚDE DA FAMÍLIA: CO-RESPONSABILIDADE NO TERRITÓRIO III MOSTRA NACIONAL DE III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA BRASÍLIA 08/2008 Alexandre de Araújo Pereira

Leia mais

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Medicina Integrada à Saúde da Comunidade III - MISCO III Código da Disciplina: MED222 Curso: Medicina Semestre de oferta da disciplina: 3 Faculdade responsável: Faculdade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2005

RESOLUÇÃO Nº 82/2005 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 82/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde?

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde? O que é saúde? Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Muitas pessoas nunca pararam para pensar o que é ter saúde. Vivem suas vidas imaginando que uma pessoa tem saúde quando não tem nenhuma doença.

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES COMPLRES DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA Estudo das indicações e limitações dos métodos

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34 1 de 9 Título: 01 - - CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa desde: 19/12/2007 CCS221 - SOCIEDADE E ALIMENTAÇÃO - Ativa desde: 21/12/2007 CCS305 - BIOQUÍMICA APLICADA

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adolescente

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adolescente PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adolescente Código: SAU29/1 Professor: E-mail: CH Teórica: 40h CH Prática: 20h

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I Código: ENF 214

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2018 RETIFICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2018 RETIFICAÇÃO RETIFICAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a RETIFICAÇÃO do Edital nº 01/2018, do Concurso Público. II. DAS INSCRIÇÕES: QUADRO DE S, REQUISITOS,

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Psicossociais da Prática Médica IV. Carga Horária Prática. Habilitação / Modalidade Bacharelado

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Psicossociais da Prática Médica IV. Carga Horária Prática. Habilitação / Modalidade Bacharelado CURSO: MEDICINA Turno: Integral Ano: 2018 Semestre: 2º Docente Responsável: Juliana Mara Flores Bicalho Currículo 2016 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Psicossociais da Prática Médica IV Departamento

Leia mais

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs -PNAN - Portaria 1.010 - Estatuto da criança e do adolescente -PCNs Alimentação Escolar Aline Guimarães Nutricionista - CECANE UnB PNAN Política Nacional de Alimentação e Nutrição Alimentação escolar PNAN

Leia mais

O - ÁREA PROFISSIONAL SERVIÇO SOCIAL

O - ÁREA PROFISSIONAL SERVIÇO SOCIAL O - ÁREA PROFISSIONAL SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL EM ASSISTÊNCIA A PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS Supervisora: Susan Marisclaid Gasparini Dirigido aos profissionais de Serviço Social que pretendem

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO RETIFICAÇÃO GOVERNO DA PARAIBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA (SES-PB) CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS DA PARAIBA (CEFOR-RH/PB) COMISSÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME) COMISSÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

DISTRITOS SANITÁRIOS

DISTRITOS SANITÁRIOS DISTRITOS SANITÁRIOS CONCEITO: É unidade mais periférica de administração sanitária, que detém responsabilidades e poder decisório ante a política local de saúde, tendo como objetivo chegar a uma integração

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO

DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO ASPECTOS EDUCACIONAIS NO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Discute questões fundamentais referentes ao papel da educação numa sociedade que envelhece, considerando

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER Principais distúrbios fisiopatológicos e a atuação da Enfermagem na assistência integral

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE O Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma avançada conquista social, colocou

Leia mais

TABELA I Previsão de Vagas e Formação de Cadastro Reserva

TABELA I Previsão de Vagas e Formação de Cadastro Reserva TABELA I Previsão de Vagas e Formação de Cadastro Reserva ATENÇÃO BÁSICA EMAD EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ATENDIMENTO DOMICILIAR NASF NÚCLEO ATENÇÃO A SAÚ DA FAMÍLIA PAI PROGRAMA ATENÇÃO AO IDOSO UBS UNIDA

Leia mais

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Alterações do EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2018/1, NO CURSO DE NUTRIÇÃO DATA, HORÁRIO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA. A prova Didática para o Processo Seletivo

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 120 CH Prática: 40 CH Total: 160

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Administração do processo de trabalho e da assistência de Enfermagem em instituições hospitalares

Leia mais

DELIBERAÇÃO CEPE/IFSC Nº 028, DE 20 DE AGOSTO DE 2010 (*) REPUBLICADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2016

DELIBERAÇÃO CEPE/IFSC Nº 028, DE 20 DE AGOSTO DE 2010 (*) REPUBLICADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2016 DELIBERAÇÃO CEPE/IFSC Nº 028, DE 20 DE AGOSTO DE 2010 (*) REPUBLICADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2016 Aprovar a criação de Curso de Formação Inicial em Cuidadores de Idosos Câmpus Florianópolis A Presidente

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Medicina Integrada à Saúde da Comunidade II- MISCO II Código da Disciplina: MED221 Curso: Medicina Semestre de oferta da disciplina: 2 Faculdade responsável: Faculdade

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS

Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS - 2008 Nutrição na Atenção Básica uma visão integrada Michele Lessa Organização Pan-Americana de Saúde Brasília, 22 de abril de 2008 OPORTUNIDADES cenário atual

Leia mais

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA III. Código: PED019. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA III. Código: PED019. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 NOME: PEDIATRIA III Código: PED019 Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 Período do curso: 6 PERÍODO Pré-requisitos: APM001 PED018 PLANO DE ENSINO EMENTA Atendimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2014 2 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Medicina de Comunidade 450005 1.2 Unidade:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: GOIABEIRAS Curso: SERVIÇO SOCIAL Departamento Responsável: SERVIÇO SOCIAL Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa. Dra.

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

04/10/2016. Relatório Dawson Atenção Primária à Saúde. Declaração de Alma-Ata Atenção Primária à Saúde Declaração de Alma-Ata

04/10/2016. Relatório Dawson Atenção Primária à Saúde. Declaração de Alma-Ata Atenção Primária à Saúde Declaração de Alma-Ata Relatório Dawson - 1920 Trabalho precursor para as Redes de Atenção à Saúde! Pontos essenciais: Nutricionista Fernando B. Peixoto CrN3: 41101 Mestrando em Saúde na Comunidade FMRP/USP Pós-Graduado em Atenção

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA EAD

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA EAD EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA EAD DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico,

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais