UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA O USO DA ESTRATÉGIA NOS INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA E VARIÁVEL Por: Bruno Dias Chagas Orientadora Profª. Ana Claudia Morrissy Machado Rio de Janeiro 2012

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA O USO DA ESTRATÉGIA NOS INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA E VARIÁVEL Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão em Instituições Financeiras Por:. Bruno Dias Chagas

3 3 AGRADECIMENTOS...agradeço a Deus em primeiro lugar por ter me dado força para concluir mais uma caminhada árdua. E aos meus familiares e minha namorada pela compreensão pela força que me passaram para atingir mais esse objetivo.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico aos meus pais que me foram meus primeiros professores, onde me ensinaram o valor do estudo em minha vida.

5 5 RESUMO A escolha do tema O uso da estratégia nos investimentos de renda fixa e variável deu-se diante da falta de conhecimentos dos investidores em explorar melhor as oportunidades que se apresentam no mercado a cada dia. Ao estudar os produtos de investimentos o investidor tem uma melhor visão do qual se encaixa no seu perfil. Com a utilização de uma estratégia clara o investidor pode planejar de maneira mais consistente seus investimentos a fim de que venha obter uma maior rentabilidade na sua carteira. Com o mercado cada vez mais instável o uso da estratégia de curto, médio ou longo prazo faz com que o investidor possa executar a melhor maneira de se aproveitar de uma oportunidade ou se proteger de alguma ameaça que venha se4r prejudicial a sua carteira.

6 6 METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa descritiva porque irá demonstrar que as diferentes Estratégias que são utilizadas nos dias atuais com o intuitivo de estimular o desejo de pesquisa nos investidores. E bibliográfica, para que haja fundamentação teórico-metodológica do trabalho que será realizado da aplicação da Estratégia em investimentos de renda fixa e variável nas carteiras dos investidores, através de artigos, revista, jornais, livros e pesquisas já realizadas.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I - A Estratégia O Conceito 9 CAPÍTULO II - Os Efeitos da Globalização 15 CAPÍTULO III Investimentos em Renda Fixa e Variável 16 CAPÍTULO IV - Tipos de Investimentos Existentes no Mercado 19 CAPÍTULO V Estratégias Utilizadas em Investimentos 36 CONCLUSÃO 43 BIBLIOGRAFIA CITADA 44 ÍNDICE 45

8 8 INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas na vida dos investidores e encontra se abundantemente presente quer na literatura da especialidade, quer nos textos mais comuns, mesmo de âmbito jornalístico. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição. Contudo, um pouco de atenção ao sentido em que a palavra é usada permite, desde logo, perceber que não existe qualquer uniformidade, podendo o mesmo termo referir-se a situações muito diversas. Se para uma leitura apressada esse fato não traz transtornos, para o investidor e mesmo para os gestores têm por função definir ou redefinir estratégias e implantá-las no seu dia a dia. A definição rigorosa do conceito que têm de operacionalizar é o primeiro passo para o êxito dos seus esforços. Procura-se, aqui, fazer um levantamento, certamente não exaustivo nem o único possível, da diversidade das definições do conceito de estratégia, dos processos de formação da estratégia e dos sentidos em que o conceito é vulgarmente usado. O poder dessa palavra faz com que muitos caiam no erro de simplesmente escolher seus investimentos sem nenhuma análise de mercado ou sem saber ao menos o que esperar do capital investido. Segundo Sun Tzu (2007) aquele que conhece a si e ao seu inimigo vencerá todas as batalhas, com isso em mente vemos ao buscarmos informações vemos que a realidade é outra, pois vários fatores irão intervir de forma direta ou indireta no desempenho das carteiras de investimentos.

9 9 CAPÍTULO I A ESTRATÉGIA O CONCEITO O conceito de estratégia é frequentemente utilizado no sentido militar. Neste sentido exclui a escolha dos fins pertencente ao domínio político ao mais alto nível e dos planos detalhados para atingi-los (tática). Próximo deste sentido, alguns autores separam a definição dos objetivos e a formulação da estratégia. Essa pequena palavra é uma das mais utilizadas indiscriminadamente nos dias de hoje e encontra-se abundantemente presente quer na literatura da especialidade, quer nos textos mais comuns da administração. A formação da estratégia como um processo racional e formal que através de uma série de etapas sequenciais, racionais e analíticas, e que assenta em critérios práticos fundamentados na racionalidade econômica. A base desta formação é o plano, a estrutura através do qual o processo se formaliza, a ferramenta que torna a estratégia explicita. O plano estratégico ajuda os gestores a identificarem as oportunidades e ameaças e avaliarem as forças que devem ser potencializadas e as fraquezas que devem ser corrigidas. Veremos a seguir o passo a passo de como uma estratégia começa a ser realizada. O que deve ser seguido para que se tenha um início bem sucedido na implementação final. A diferença entre estratégia e tática, o que é análise SWOT, a fase do planejamento, análise do ambiente e, a definição dos objetivos: 1.1 Estratégia X Tática A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. A tática faz parte da implementação da estratégia definida, ou seja, fazer os movimentos corretos para atingir a estratégia escolhida. Ao se elaborar uma estratégia, ela funcionará como um guia para se alcançar o

10 10 objetivo traçado. Ela nos mostra a nossa posição e permite traçar a melhor trajetória para se chegar a uma determinada posição. Através da Estratégia sabemos onde queremos chegar, o caminho para alcançar esse lugar. Quando estamos em uma posição que não sabemos o quanto e aonde investir é porque não temos uma estratégia definida. Para alcançar o resultado esperados, estabelecemos estratégias de investimentos e escolhemos a melhor linha de ação para executá-las. Enquanto que a estratégia é abstrata e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta e baseada na descoberta da melhor oportunidade a ser explorada no momento. Tanto as estratégias quanto a Tática são importantes para ter um resultado consistente com o objetivo traçado. Porém, a eficácia da tática depende da estratégia que deu origem a ela. Para compreendemos melhor, vejamos algumas comparações entre estratégia e tática: Os investidores com estilo mais conservador e moderados preferem estratégias a longo prazo enquanto os investidores com estilo agressivos preferem táticas que visam um resultado a curto prazo explorando as oportunidades que aparecem a todo instante. Estratégia visa gerar oportunidades e táticas visam aproveitar oportunidades. Estratégias contêm táticas, mas táticas não contem estratégias. No decorrer de um planejamento estratégico o investidor buscará tática, por outro lado uma tática poderá levar a uma posição que faça o investidor rever a estratégia inicial, mas dificilmente fará com que ela seja totalmente descartada. Estratégias primam pela eficiência e táticas pela eficácia. Estratégias são as opções existentes em uma determinada posição de mercado onde deveremos fazer uma escolha do caminho a seguir objetivando ter uma vantagem (de qualidade, posicional ou de iniciativa), já a tática é uma oportunidade surgida da estratégia para obter o resultado (estratégia produz um efeito longo e tática produz um efeito imediato). Estratégia é uma ferramenta de planejamento e tática é uma ferramenta de execução.

11 11 A estratégia deve estar associada a o que fazer, enquanto que a tática deve estar associada a como fazer. Figura 1 Estruturação da Estratégia 1.2 Análise SWOT Segundo Serra, Torres e Torres (2003) a análise SWOT é uma ferramenta administrativa de fácil entendimento e uso que ajuda administradores e investidores a melhor planejar nas escolhas de investimentos a fim de levantar potenciais fraquezas e oportunidades existentes no mercado. A silga SWOT são as iniciais de 4 palavras em inglês: strengths (pontos fortes), weaknesses (pontos fracos), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

12 12 A análise SWOT pode ser utilizada para compreender melhor o cenário mercadológico mostrando ao investidor boas oportunidades de investimento ou possíveis ameaças que podem vir a gerar algum a perda financeira no curto, médio ou longo prazo. Dê uma maneira simples, procuram-se oportunidades de mercado que possam ser alinhadas a cada perfil de investidor. Também se busca formas de minimizar os pontos fracos criando maneiras para se proteger das ameaças que visam a minimizar seus ganhos. Ameaças também podem ser transformadas em oportunidades, isto quanto são antecipadas podendo o investidor explorar novos nichos de mercado que estão se formando ou futuras demandas. Em investimentos, a todo o momento o mercado nos apresenta situações que podem ser vistas por analistas e investidores como ameaças e para outros, como oportunidades. Os constantes aumentos da taxa básica de juros, para alguns é um ponto ruim, pois encarece o crédito e mitiga os investimentos; já para outros pode ser um bom momento para investir em renda fixa com rentabilidade atrelada a SELIC. Todo investidor tem pontos fortes e fracos. Um ponto fraco que alguns têm é o amor a um investimento. Se apaixonar por um investimento é um ponto fraco. Deve-se ver o investimento apenas como algo que lhe traga retorno e quando ele deixar de cumprir seu propósito se desfazer dele. Mas muitos viram torcedores e depositam uma fé inabalável indo para a cova com o investimento escolhido. Por outro lado, ser frio e calculista é um ponto forte. Siga a estratégia traçada, mas sem ignorar mudanças no ambiente que indicam a necessidade de ajustar a carteira de investimento para obter uma rentabilidade satisfatória. 1.3 Planejamento A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização. A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo

13 13 eles financeiros humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado. Divide-se então a análise da situação atual em duas partes, a análise do ambiente externo e a análise interna. 1.4 Análise do ambiente A análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo. Esta definição é verdadeira, assim que assumimos as organizações como sistemas abertos, ou conjunto de partes interdependentes entre si, que sofrem influência do meio externo. No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização. 1.5 Definição de objetivos e estratégias Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar. A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que o investimento irá seguir Implementação da estratégia Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido selecionados, chega o momento da implementação da estratégia. Por melhor que sejam os planos, se não forem implementados adequadamente, a possibilidade de o resultado final não ser tão vantajoso para o investidor.

14 14 Ao analisaremos algumas das práticas mais comuns no mercado para garantir que a estratégia atinja os objetivos propostos, planejando com uma visão de curto, médio ou longo prazo, dependendo do perfil do investidor Monitoramento e controle Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial. O monitoramento consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.

15 15 CAPÍTULO II OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO Segundo Cavalcante Filho e Misumi (1988) o processo de globalização pode ser interpretado como a abertura das fronteiras nacionais para a expansão do comércio mundial. Com os mercados cada vez mais integrados devido à abertura econômica de cada país, as empresas se vêem cada vez mais em um cenário altamente competitivo onde precisam fazer grandes investimentos para se manterem competitiva tanto dentro como fora de seus países. A idéia da globalização é conseqüência da velocidade com que, cada vez mais, as informações são processadas. Os investidores precisam buscar cada vez mais informações para tomarem suas decisões a fim de aproveitar as oportunidades que surgem no mercado global. Grandes agências mundiais que classificam o grau ou risco país, entre ele as podemos citar Fitch, Moody's e Standard & Poor's. Estas agências informam aos grandes grupos investidores, entre eles os bancos e fundos de investimentos quais os melhores países para efetuarem as suas aplicações ou aquisições de empresas, mas sempre observando as nomenclaturas adotadas para a classificação de cada país, pois estas sempre temem levar um calote. O desafio enfrentado por estas agências é relatar ao mercado as situações em que se encontram as economias e as políticas de determinados países como o Brasil, por exemplo. O grande mistério é saber quais os critérios adotados por estas empresas, pois são elas que influenciam os investidores quanto ao volume e o local de aplicações, nem sempre os critérios de avaliação são claros e muito menos sabemos quais os interesses estão por trás destas avaliações.

16 16 CAPÍTULO III INVESTIMENTOS EM RENDA EM RENDA FIXA E VARIÁVEL Segundo Titman Sheridan (2005) a captação de recursos financeiros, feitos juntos aos investidores, tanto de pessoas físicas como jurídicas, com o objetivo de auferir ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Os recursos de todos os investidores de investimento são utilizados para comprar bens (títulos e valores mobiliários), que passam a pertencer a todos ao investidor, na proporção de seu capital investido. 3.1 Renda Fixa Segundo Cerbasi (2008) renda Fixa é o tipo de investimento que possui uma remuneração prefixada, cuja rentabilidade (nominal) e a taxa de retorno o investidor conhece antecipadamente no momento da aplicação. 3.2 Renda Variável Segundo Cerbasi (2008) renda Variável é o tipo de investimento cuja rentabilidade (nominal) no momento da aplicação pode variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado 3.3 Rentabilidade Segundo Fortuna (2010) a rentabilidade é conhecida também como rendimento ou retorno. Pode se dizer que a rentabilidade é a quantidade de dinheiro que o investidor ganha para cada quantia investida. Você pode obter a rentabilidade de duas maneiras: No resgate, onde haverá o lucro na diferença entre o preço de compra e o preço de venda (conhecido como ganho de capital);

17 17 Renda constante (quando a rentabilidade é proporcionada por um período de tempo, resultante da variação dos juros ou pagamento dos dividendos). 3.4 Risco Segundo Assaf Neto (2011) o risco é a incerteza em obter-se ou não o rendimento esperado como também de arcar com algum prejuízo em sua aplicação. Em alguns casos, para alcançar um determinado retorno, deve-se aumentar o risco, uma vez que aumentando o risco, maior a possibilidade de se obter uma rentabilidade mais vantajosa. O risco não deve ser considerado como algo perigoso, mas apenas como uma incerteza com relação ao retorno do seu investimento. Através do perfil de investimento, pode se definir o grau de tolerância a riscos, já que isto variar para cada tipo de investidor. 3.5 Hedge Segundo Titman (2005) posição que um investidor que visa à eliminação ou minimização da exposição de sua carteira a determinado fator de risco. Instrumento que visa proteger operações financeiras do risco de grandes variações de preço em um determinado ativo. No mercado financeiro, são as operações que reduzem o risco, protegendo o investidor de oscilações bruscas de preços. Um investidor pode realizar este movimento de proteção de investimento de diversas maneiras para proteger uma determinada posição contra indesejáveis flutuações futuras. Os consultores e analistas do mercado financeiro usam muito a expressão "fazer um hedge" ou "hedgiar" significando que estão tomando medidas preventivas para diminuir um determinado risco presente ou futuro. No caso do investidor individual, "fazer um hedge" na carteira de investimentos, pode significar que o investidor está investindo em um

18 18 fundo de alto risco e, como contrapartida, vai fazer uma outra aplicação em um fundo muito conservador para "hedgiar" sua posição global.

19 19 CAPÍTULO IV TIPOS INVESTIMENTOS EXISTENTE NO MERCADO Com tantos produtos no mercado, o investidor se depara com um desafio que é de escolher qual deles é o mais apropriado para a estratégia que ele formulou. Por isso veremos a segui os diversos produtos existentes no mercado juntamente com os seus fatores de riscos e como eles remuneram os investidores. 4.1 Caderneta de Poupança Segundo Fortuna (2010) aplicação mais tradicional e conservadora do mercado. Permite ao investidor aplicar pequenas somas com rendimentos a cada 30 dias. A aplicação em caderneta de poupança é considerada uma aplicação de baixo risco, ou seja, o capital investido muito dificilmente será perdido, ao contrário de alguns outros tipos investimentos onde o retorno, e até mesmo o capital investido, pode ser perdido. A grande diferença é sua simplicidade e previsibilidade da remuneração e baixa oscilação devido o principal componente ser a remuneração de 0,5% que está nos juros fixos. Uma boa aplicação para quem quer manter seu dinheiro em investido com segurança. Os investidores, através das instituições financeiras, propõem as taxas pretendidas para aquisição e, no caso do BC as aceitar, o título é emitido Risco Risco de Mercado: É o risco de variações nas taxas e preços de mercado, tais como taxa de juros, preços de ações e outros índices. É ligado às oscilações do mercado financeiro. Risco Operacional: riscos muito baixos. A poupança é o instrumento mais tradicional dos investimentos. É amplamente regulado pelo Banco Central e plenamente automatizado.

20 20 Risco de crédito: O risco de crédito, também conhecido como risco institucional, é aquele em que há a possibilidade de o retorno de investimento não ser honrado pela instituição que emitiu determinado título. Se o banco quebrar e entrar em processo de liquidação, haverá perda parcial ou total do investimento. Este risco tem cobertura do Fundo Garantidor de crédito (FGC), que garante créditos até o valor de R$ 70 mil por CPF, por Instituição. Risco operacional: É o risco decorrente de falhas de pessoas ou sistemas ou de eventos externos. 4.2 Debêntures Segundo Assaf Neto (2011) as debêntures são títulos emitidos por sociedade anônima não financeira de capital aberto. Elas garantem ao comprador uma remuneração certa num prazo certo, não dando direito de participação nos bens ou lucros da empresa. Em resumo, correspondem a um empréstimo que o comprador do título faz à empresa emissora Riscos Risco de Mercado: risco esse associado ao desempenho das taxas de juros, em resposta, por exemplo, a alterações na política econômica do governo federal ou no cenário internacional. Risco de Crédito: Os títulos de empresas privadas embutem em sua rentabilidade um prêmio associado ao risco de crédito da empresa emissora. Risco de Liquidez: É o risco de não conseguir honrar passivos em decorrência de dificuldades de caixa, ou seja, não há liquidez suficiente ou onde a saúde do sistema financeiro é instável. Também acontece quando o ambiente regulatório é muito inseguro e mutável. Como esse risco, que é inerente a todos os ativos negociados no mercado financeiro e que se traduz na dificuldade de comprar e vender um título pelo preço almejado no momento oportuno é bastante característico do mercado de debêntures, que é considerado pouco líquido.

21 Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RDB) Segundo Titman Sheridan (2005) o banco emite um certificado, onde se compromete a pagar a importância aplicada, somada a uma remuneração (taxa de juros) na data de seu vencimento. As instituições utilizam o CDB como uma ferramenta para captar recursos, possibilitando a realização de empréstimos aos seus clientes. São conhecidos como depósitos a prazo, pois os títulos têm vencimentos com prazo determinado. Os CDBs podem ser préfixados ou pós-fixados Segundo Fortuna (2010) além dos CDBs, os bancos também emitem os RDBs (recibo depósito bancário), que têm as mesmas características de um CDB, com a diferença de que não admite negociação antes de seu vencimento. Porém, este pode ser anulado em caráter excepcional desde que tenha a aceitação da instituição depositária. Neste caso só pode ser restituído o capital aplicado, isto é, sem os juros Rentabilidade A taxa paga pelos bancos pode ser pré-fixada, pós-fixada ou flutuante, essa última atrelada a um taxa da variação de um índice, que pode ser a TR, TJLP, CDI, ou um índice de inflação, como o IGP-DI ou IGP-M. Nos CDBs préfixados, na hora da compra o investidor já saberá o quanto irá receber em juros, enquanto nos pós-fixados a remuneração que o investidor receberá só será definida depois do vencimento do título. Normalmente, as aplicações têm prazos que variam entre 30 dias e 180 dias. Em geral os bancos outorgam taxas melhores de acordo com o volume investido, isto é, quanto maior o investimento, melhor deve ser a taxa auferida ao investidor pelo banco.

22 Risco Risco de Mercado: A Mudança na taxa de juros tem impacto no valor do investimento se o investidor precisar de liquidez antes da data de vencimento. Caso em que resgatará o CDB antecipadamente. O RDB não tem esta facilidade. Risco País: Tem estreita vinculação com as taxas de juros, portanto também irá afetar o preço dos títulos. Estes riscos de mercado ocorrem quando o investimento tem remuneração a taxas Pré-fixadas, e nas Pósfixadas, em relação aos juros. Nas aplicações em Taxas flutuantes, normalmente o resgate antecipado respeita a curva do título. Risco de Liquidez: O RDB não tem liquidez antes do vencimento. Em casos excepcionais poderá ser cancelado, sendo que o investidor perderá todo o rendimento, recebendo apenas o valor do principal aplicado. O CDB tem boa liquidez, em particular o CDB-DI Risco de Crédito: Este é o risco da Instituição financeira não honrar o resgate do investimento. Este risco tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garante créditos até o valor de R$ 70 mil por CPF, por Instituição. Risco de Operacional: O CDB e RDB são instrumentos tradicionais, amplamente regulados pelo Banco Central e planamente automatizados por isso tem um baixo risco operacional. 4.4 Títulos Públicos Titman Sheridan (2005) são títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional como uma forma de captação de recursos para financiar atividades do Governo Federal. Atualmente nesta plataforma são negociados diversos vencimentos de títulos públicos, entre eles as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), as Letras do Tesouro Nacional (LTN) e as Notas do Tesouro Nacional (NTN). A consolidação de um cenário estável nos últimos anos, com redução dos riscos para a economia, está alterando o padrão de financiamento com os

23 23 títulos públicos. O Tesouro Nacional vem estendendo os prazos e mudando o perfil do conjunto dos títulos de sua responsabilidade. Com a perspectiva de estabilidade das taxas de juros, os investidores mudam sua percepção de risco, expondo mais os seus investimentos a prazos maiores com diferentes tipos de remuneração, visando obter maiores ganhos Razão essa é um investimento que se destaca pela segurança, rentabilidade, liquidez, facilidade para comprar e vender Tipos de Títulos Públicos O Tesouro Nacional utiliza a emissão de títulos públicos como uma das formas de captação de recursos para financiar atividades do governo federal, pagando remuneração com taxas prefixadas ou pós-fixadas. As instituições financeiras interessadas compram esses títulos, emprestando recursos aos governos e colocam esses papéis nas carteiras dos fundos de investimento, remunerando o investidor. Os títulos públicos são resgatados em data predeterminada por um valor específico, atualizado ou não por indicadores de mercado Letra do Tesouro Nacional (LTN) As Letras do Tesouro Nacional são títulos públicos federais préfixados sem cupom. Com um fluxo de remuneração simples, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade), na data de vencimento do título.

24 24 Figura 2 Fluxo de Pagamento do LTN Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F) A rentabilidade do valor aplicado é recebida pelo investidor, por meio de cupons semestrais de juros, ao longo do prazo determinado no momento da aplicação. Na data de vencimento do título, o investidor resgata valor de face adicionado à rentabilidade mais o pagamento do último cupom de juros. Figura 3 Fluxo de Pagamento da NTN-F Letras Financeiras do Tesouro (LTF) Títulos indexados à taxa SELIC - Títulos pós-fixados cuja rentabilidade segue a variação da taxa de juros básica da economia (SELIC). Sua

25 25 rentabilidade é dada pela variação da taxa de juros básica da economia (SELIC) diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, somada, se houver, ágio ou deságio no momento da compra. Figura 4 Fluxo de Pagamento da LTF Notas do Tesouro Nacional (NTN-B) Ao escolher a NTN-B o investidor, além da variação do IPCA, juros definidos no momento da compra, com pagamento semestral e o diferente do NTN-B principal que tem o pagamento na data de vencimento do título. Figura 5 Fluxo de Pagamento da NTN-B

26 Notas do Tesouro Nacional (NTN-B principal) A taxa da NTN-B Principal observada no ambiente de compra reflete o deságio ou ágio sobre o valor nominal atualizado do título na data de liquidação da compra, cuja a rentabilidade proporcionada pelo título será em função do IPCA acrescido pelo deságio ou ágio da NTN-B Principal Figura 6 Fluxo de Pagamento da NTN-B Principal Como também é considerado um investimento conservador a NTN-B por proteger o investidor da perda do capital de compra causada pela inflação, enquanto a NTN-B principal pode atrair aqueles que precisam garantir uma renda semestral para a formação de uma poupança a médio e longo prazo Riscos Risco de liquidez: É um risco comum a todos os tipos de títulos públicos. No caso do Tesouro Direto, há liquidez semanal, as quartas-feiras, quando o Tesouro recompra seus títulos a preço de mercado. Também há a

27 27 possibilidade de venda no mercado secundário, com restrições para volumes baixos, através do agente custodiante ou banco. Risco de Mercado: Devido às oscilações na taxa de juros que podem frustrar a expectativa de rentabilidade original. Deve se levar em consideração a disponibilidade do investidor em não resgatar (vender) antes da data do seu vencimento. Assim sua rentabilidade não será afetada pelas oscilações de mercado, a não ser pela parcela indexada a índices de preço ou títulos pósfixados. Por outro lado, se existir a hipótese de que o título necessite ser vendido antes do vencimento, seja em função de necessidade de recursos pelo investidor ou de oportunidade de realização de lucros acima do esperado, a avaliação do valor desse ativo deve ser feita a preços correntes de mercado procedimento conhecido por marcação a mercado. 4.5 Letras Hipotecárias (LH) e Letras de Crédito Imobiliários (LCI) São títulos parecidos aos CDBs, podem ser pós ou pré-fixados, e seu desempenho é atrelado ao CDI ou SELIC. O diferencial desse tipo de investimento é os rendimentos serem totalmente isentos do imposto de renda para a pessoa física, igual a caderneta de poupança. Os recursos obtidos através desse investimento são usados para fins de financiamento imobiliário Risco Risco de Liquidez: O risco do investimento é só no caso de a instituição falir, mas, como a principal emissora é a CEF, que é da União, ele é considerado pequeno. Elas são vistas em todo o mundo como o investimento de segundo melhor risco, pois tem garantia real, que é o imóvel financiado com seus recursos. O investimento considerado de melhor risco é o título do governo.

28 Ações São títulos nominativos, negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma empresa, mesmo que em proporção pequena em relação ao controlador, que é chamado de sócio majoritário. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ele passa a desfrutar dos lucros e prejuízos como qualquer empresário. Diante das informações lançadas no mercado e nas mídias o investidor pode se precaver de uma futura desvalorização se informando nos sites que todas as empresas listadas na Bovespa têm para atender a seus acionistas. O investimento em ações consiste em aplicar recursos próprios em uma Empresa. Em troca desses aportes, o acionista passa a ter participações nos resultados dessas sociedades, sejam eles positivos ou não. Esse é o motivo que faz com que aplicar em ações seja considerado um investimento de risco, pois está atrelado diretamente ao desempenho dos negócios de uma determinada Companhia. Figura 7 Mapa representativo de uma Empresa S/A

29 Tipos de Ações Segundo Assaf Neto (2011) ações Ordinárias (ON) é o tipo de ação que concede ao detentor o poder de voto em assembléias da companhia. O direito a voto ganha relevância nos casos onde há divergências entre os acionistas controladores. O que torna as ações ordinárias interessante é o direito de participar do prêmio de controle, onde o investidor receber por suas ações no mínimo 80% do valor pago para o controlador em caso de venda da empresa como estipulado pela Lei das Sociedades Anônimas. Segundo Assaf Neto (2011) ações Preferenciais (PN) as ações preferenciais nominativas são aquelas que menos protegem os acionistas minoritários, porque não lhe dá direito a votar em assembléias das companhias, e nem de participar do prêmio de controle em caso de venda da companhia. Contudo os portadores dessas ações têm a preferências em receber os dividendos distribuídos pela companhia quando ela tem lucro Ações diferenciadas por Classes As empresas podem emitir diferentes classes de ações para os tipos ON e PN. As classes geralmente recebem classificação A, B, C ou alguma outra letra. Cada classe corresponde a uma característica diferente, por exemplo, valores diferenciados de dividendos. As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essas diferenças variam de empresa para empresa, portanto não é possível fazer uma definição geral das classes de ações Ações diferenciadas por níveis de liquidez De 1ª linha ou blue chips : são ações de grande liquidez e procura no mercado de ações por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais, de grande porte/âmbito nacional e internacional com excelente

MERCADO À VISTA. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa.

MERCADO À VISTA. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa. MERCADO À VISTA OPERAÇÃO À VISTA É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações. Quando há a realização do negócio, o comprador realiza o pagamento e o vendedor entrega as ações objeto da transação,

Leia mais

Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012

Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012 Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012 Analistas indicam quais cuidados tomar no mercado financeiro em 2012 e quais investimentos oferecem menor probabilidade

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 %

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 % ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA A partir de 2005 foi iniciado um processo de alongamento dos prazos das carteiras de renda fixa da PSS, que propiciou bons ganhos por oito anos seguidos até o final

Leia mais

Material Explicativo sobre Títulos Públicos

Material Explicativo sobre Títulos Públicos Material Explicativo sobre 1. Definições Gerais Os são emitidos pelo Tesouro Nacional, servindo como um instrumento de captação do Governo Federal para execução e financiamento de suas dívidas internas,

Leia mais

RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Tema Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Apresentação JOCELI DA SILVA SILVA Analista Administrativo/Gestão Pública Lotado na Assessoria de Coordenação 3ª CCR Especialização UNB Clube

Leia mais

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar.

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. FUNDO REFERENCIADO DI Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais

Leia mais

Estudo sobre Investimentos World One Julho 2014

Estudo sobre Investimentos World One Julho 2014 Introdução, perguntas e respostas que vão te ajudar a conseguir dialogar com clientes que tenham dúvidas sobre os investimentos que estão fazendo, ou alguma outra pessoa que realmente entenda do mercado

Leia mais

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco QUEM SOMOS 2 Conceitos básicos; 3 Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco Liquidez: Capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Ex. Se você tem um carro ou uma casa e precisa vendê-lo, quanto tempo

Leia mais

Precificação de Títulos Públicos

Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos > Componentes do preço > Entendendo o que altera o preço Componentes do preço Nesta seção você encontra os fatores que compõem a formação

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS

República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS Componentes do Preço; Entendendo o que altera o preço. Componentes do Preço O objetivo desta seção é apresentar ao investidor: os fatores

Leia mais

Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras

Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras Veículo: Estadão Data: 26.11.13 Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras Veja qual produto é mais adequado ao seu bolso: até R$ 10 mil, de R$ 10 mil a R$ 100 mil e acima

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking 1. Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM: a) Abaixar o compulsório b) Reduzir taxa do redesconto c) Aumentar o crédito d) Elevar a taxa de juros

Leia mais

Aplicação de recursos

Aplicação de recursos Aplicação de recursos São 3 os pilares de qualquer investimento Segurança Liquidez Rentabilidade Volatilidade - mede o risco que um fundo ou um título apresenta - maior a volatilidade, maior o risco; Aplicação

Leia mais

Investtop www.investtop.com.br

Investtop www.investtop.com.br 1 Conteúdo Introdução... 4 CDB... 6 O que é CDB?...6 Liquidez...6 Tributação...6 Riscos...7 Dicas...7 Vantagens...7 Letra de Crédito do Imobiliário (LCI)... 9 O que é LCI?...9 Liquidez...9 Tributação...9

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação O que é Inflação? Inflação É a elevação generalizada dos preços de uma economia O que é deflação? E a baixa predominante de preços de bens

Leia mais

ADM020 Matemática Financeira

ADM020 Matemática Financeira Sumário 1. Objetivo da Aula 13 ADM020 Matemática Financeira 2. CDB e RDB 3. Debêntures 4. Obrigações Produtos do mercado financeiro ADM020 Matemática Financeira Aula 13 29/11/2009 2 2. Objetivo da Aula

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Cotas de Fundos de Investimento em Ações - FIA Mais uma alternativa na diversificação da carteira de investimento em ações O produto O Fundo

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.3- CDB / RDB

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.3- CDB / RDB Conhecimentos Bancários Item 2.1.3- CDB / RDB Conhecimentos Bancários Item 2.1.3- CDB / RDB CDB Certificado de Depósito Bancário São títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como

Leia mais

captação de recursos empréstimos financiamento.

captação de recursos empréstimos financiamento. Instrumentos utilizados pelas instituições financeiras para captação de recursos (funding) que serão utilizados nas operações de empréstimos e financiamento. 1 O cliente entrega os recursos ao banco, sendo

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Belo Horizonte, outubro de 2006 Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera o preço Calculadora do Tesouro Direto O que é Tesouro Direto? Em 07 de

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco Tesouro Direto Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco TesouroDireto.indd 1 2/21/11 3:30 PM 1Conheça o Tesouro Direto Criado pelo Tesouro Nacional em 2002, em parceria com a BM&FBOVESPA,

Leia mais

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS Como Investir no Mercado a Termo 1 2 Como Investir no Mercado a Termo O que é? uma OPERAÇÃO A TERMO É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade

Leia mais

PERFIL DO INVESTIDOR. Uma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor

PERFIL DO INVESTIDOR. Uma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor PERFIL DO INVESTIDOR Uma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor montar sua carteira de acordo com os seus objetivos, adequando prazos de vencimento e indexadores às

Leia mais

Alterações na Poupança

Alterações na Poupança PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS INVESTIMENTOS POUPANÇA A conta de poupança foi criada para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente.

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio que reúne recursos de vários investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos financeiros. Ao aplicarem

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

RENDA FIXA? Fuja do seu banco!

RENDA FIXA? Fuja do seu banco! RENDA FIXA? Fuja do seu banco! Janeiro 2014 COMO FUNCIONA A RENDA FIXA? COMO INVESTIR EM RENDA FIXA! COMO FUNCIONA A RENDA FIXA? Renda Fixa = Emprestar Dinheiro Tipos de Investimentos em Renda Fixa: CDB

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

Curso Preparatório CPA20

Curso Preparatório CPA20 Página 1 de 8 Você acessou como Flávio Pereira Lemos - (Sair) Curso Preparatório CPA20 Início Ambiente ) CPA20_130111_1_1 ) Questionários ) Passo 2: Simulado Módulo IV ) Revisão da tentativa 3 Iniciado

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

O VALOR DO CONTROLE PARTE 2

O VALOR DO CONTROLE PARTE 2 O VALOR DO CONTROLE PARTE 2! O valor do controle acionários! O problema da liquidez Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor da Cavalcante Associados, empresa especializada na

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT)

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT) Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Tesouro Selic (LFT) O Tesouro Selic (LFT) é um título pós fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa básica

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

Gestão Ativa Perfil Renda Fixa Renda Variável Super Conservador 100% 0% Conservador 80% 20% Moderado 65% 35% Agressivo 50% 50%

Gestão Ativa Perfil Renda Fixa Renda Variável Super Conservador 100% 0% Conservador 80% 20% Moderado 65% 35% Agressivo 50% 50% III) Plano de Benefícios de Contribuição Definida (Plano CD) 1) Administracão dos Recursos: A administração dos recursos da Fundação Previdenciária IBM é terceirizada, sendo prerrogativa do Conselho Deliberativo

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

Marcos Puglisi de Assumpção 10. PLANOS DE PREVIDÊNCIA

Marcos Puglisi de Assumpção 10. PLANOS DE PREVIDÊNCIA Marcos Puglisi de Assumpção 10. 2010 Uma das maiores preocupações de um indivíduo é como ele vai passar o final de sua vida quando a fase de acumulação de capital cessar. É preciso fazer, o quanto antes,

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

Banco do Brasil - Cartilha de Fundos de Investimento Fundos de Investimento

Banco do Brasil - Cartilha de Fundos de Investimento Fundos de Investimento Fundos de Investimento O que é?...2 Tipos de Fundos...2 Fundos de curto prazo...2 Fundos renda fixa...2 Fundos referenciados DI...2 Fundos multimercado...3 Fundos de ações...3 Fundos da dívida externa...3

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br MERCADO DE CAPITAIS É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

Renda fixa e Tesouro Direto

Renda fixa e Tesouro Direto Renda fixa e Tesouro Direto Classificação de investimentos Collor CDB Renda fixa Caderneta de poupança Fundos DI Imóveis Renda variável Ações Liquidez Liquidez Liquidez Segurança Segurança Segurança Rentabilidade

Leia mais

$ $ ETF EXCHANGE TRADED FUND $ $

$ $ ETF EXCHANGE TRADED FUND $ $ ETF EXCHANGE TRADED FUND Investimento para quem busca a possibilidade de melhores retornos, através de uma carteira diversificada e com menor custo. Confira porque os fundos de índices são a nova opção

Leia mais

Rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV no 1º Trimestre de 2014

Rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV no 1º Trimestre de 2014 Investimentos Rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV no 1º Trimestre de 2014 Como forma de manter os Participantes informados sobre a evolução do seu Plano no que diz respeito à rentabilidade dos

Leia mais

INVESTIMENTOS 1ª aula

INVESTIMENTOS 1ª aula INVESTIMENTOS 1ª aula Regis Klock - Graduação em Ciências Econômicas Pontifícia Universidade Católica - Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior UMC - Universidade Mogi das Cruzes Experiência

Leia mais

Letras Financeiras - LF

Letras Financeiras - LF Renda Fixa Privada Letras Financeiras - LF Letra Financeira Captação de recursos de longo prazo com melhor rentabilidade O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições

Leia mais

Período São Bernardo SB Zero SB 20 SB 40 CDI. Janeiro 0,92% 1,05% -0,29% -1,71% 0,93% Fevereiro 0,81% 0,74% 1,93% 3,23% 0,82%

Período São Bernardo SB Zero SB 20 SB 40 CDI. Janeiro 0,92% 1,05% -0,29% -1,71% 0,93% Fevereiro 0,81% 0,74% 1,93% 3,23% 0,82% Rentabilidade da Renda Fixa em 2015 Desde o mês de junho deste ano as carteiras de investimentos financeiros que compõem os perfis de investimentos da São Bernardo têm sofrido forte flutuação de rentabilidade,não

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

Manual de Marcação a Mercado

Manual de Marcação a Mercado Departamento de Controladoria de Fundos de Investimento Setor de Precificação Propriedade de SITA Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S/A Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

renda fixa Certificado de Depósito Bancário

renda fixa Certificado de Depósito Bancário renda fixa Certificado de Depósito Bancário Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade e proteção em um único investimento O produto Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa,

Leia mais

ONDE INVESTIR SEU DINHEIRO. O Guia Absolutamente Completo

ONDE INVESTIR SEU DINHEIRO. O Guia Absolutamente Completo ONDE INVESTIR SEU DINHEIRO O Guia Absolutamente Completo Onde Investir Seu Dinheiro O Guia Absolutamente Completo Geralmente não costumo sugerir carteiras de investimento por dois motivos: (1) Não gosto

Leia mais

Gestão Financeira de Organizações

Gestão Financeira de Organizações Gestão Financeira de Organizações Módulo 10 - Política de Dividendos e Relações com Investidores Prof. Luiz Antonio Campagnac e-mail: luiz.campagnac@gmail.com Livro Texto Administração Financeira: princípios,

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Transparência para a sociedade istema de Informações de Crédito

Leia mais

André Proite. Novembro de 2012

André Proite. Novembro de 2012 Tesouro Direto André Proite Rio de Janeiro, Novembro de 2012 Princípios da Gestão da Dívida Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro Direto

Leia mais

Introdução: Mercado Financeiro

Introdução: Mercado Financeiro Introdução: Mercado Financeiro Prof. Nilton TÓPICOS Sistema Financeiro Nacional Ativos Financeiros Mercado de Ações 1 Sistema Financeiro Brasileiro Intervém e distribui recursos no mercado Advindos de

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto LFT A LFT é um título pós-fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa de juros básica da economia. Sua remuneração

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS MOMENTO ECONÔMICO Os investimentos dos Fundos de Pensão, e o PRhosper não é diferente, têm por objetivo a formação de capital para uso previdenciário, portanto, de longo prazo. Exatamente por essa razão,

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão

Leia mais

Iniciando. Bolsa de Valores. O que é uma ação?

Iniciando. Bolsa de Valores. O que é uma ação? O que é uma ação? Por definição é uma fração de uma empresa. Por isso, quem detém ações de uma companhia é dono de uma parte dela, ou melhor, é um dos seus sócios e por conseguinte passa a ganhar dinheiro

Leia mais

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César Mercado de Capitais O Processo de Investir Professor: Roberto César PASSOS PARA INVESTIR NA BOLSA 1 - Defina um Objetivo 2 - Formas de Investir 3 - Encontre a melhor Corretora para você 4 - Abra sua conta

Leia mais

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CÁLCULO DA TAXA CDI E TAXA OVER DE JUROS?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CÁLCULO DA TAXA CDI E TAXA OVER DE JUROS? QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CÁLCULO DA TAXA CDI E TAXA OVER! Como se calcula a taxa de juros Over?! Como se calcula a taxa de juros CDI?! Como a taxa de juros CDI e Over se comparam? Francisco Cavalcante(francisco@fcavalcante.com.br)

Leia mais

DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PROFESSOR: GILBERTO DE CASTRO TIMOTHEO APOSTILA: 6 ASSUNTO PRINCIPAL: Administração da dívida Pública

DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PROFESSOR: GILBERTO DE CASTRO TIMOTHEO APOSTILA: 6 ASSUNTO PRINCIPAL: Administração da dívida Pública 1 Mercado Secundário de Open Market 2 Operações de Overnight 3 Tesouro Direto 1 Mercado Secundário de Open market É um mercado secundário onde são negociados os títulos federais emitidos anteriormente

Leia mais

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de IGP-M

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de IGP-M CONTRATOS DERIVATIVOS Futuro de IGP-M Futuro de IGP-M Ferramenta de gerenciamento de risco contra a variação do nível de preços de diversos setores da economia O produto Para auxiliar o mercado a se proteger

Leia mais

ANÁLISE 2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS EM 7 ANOS: QUEM GANHOU E QUEM PERDEU?

ANÁLISE 2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS EM 7 ANOS: QUEM GANHOU E QUEM PERDEU? ANÁLISE 2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS EM 7 ANOS: QUEM GANHOU E QUEM PERDEU? Toda decisão de aplicação financeira está ligada ao nível de risco que se deseja assumir, frente a uma expectativa de retorno futuro.

Leia mais

Guia de Renda Fixa. 1. Principais Características

Guia de Renda Fixa. 1. Principais Características Guia de Renda Fixa Os títulos de renda fixa se caracterizam por possuírem regras definidas de remuneração. Isto é, são aqueles títulos cujo rendimento é conhecido previamente (juro prefixado) ou que depende

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

INVESTIMENTOS CONSERVADORES

INVESTIMENTOS CONSERVADORES OS 4 INVESTIMENTOS CONSERVADORES QUE RENDEM MAIS QUE A POUPANÇA 2 Edição Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos

Leia mais

E-book de Fundos de Investimento

E-book de Fundos de Investimento E-book de Fundos de Investimento O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTO? Fundo de investimento é uma aplicação financeira que funciona como se fosse um condomínio, onde as pessoas somam recursos para investir

Leia mais

Regulamento - Perfil de Investimentos

Regulamento - Perfil de Investimentos Regulamento - Perfil de Investimentos 1. Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

Nosso presente é cuidar do seu futuro

Nosso presente é cuidar do seu futuro Nosso presente é cuidar do seu futuro Quem quer ser um milionário? Investimento Mensal - R$ 1.000,00 R$ 1.200.000,00 Evolução Patrimonial R$ 1.000.000,00 R$ 800.000,00 R$ 600.000,00 R$ 400.000,00 R$ 200.000,00

Leia mais

Aprenda a fazer uma pequena quantia de sua renda crescer

Aprenda a fazer uma pequena quantia de sua renda crescer Veículo: Diário do Comércio Data: 24/10/15 Aprenda a fazer uma pequena quantia de sua renda crescer Para obter um retorno próximo (ou superior) aos 14,25% da Selic, o investidor deve descobrir o prazo

Leia mais

Jonatam Cesar Gebing. Tesouro Direto. Passo a passo do Investimento. Versão 1.0

Jonatam Cesar Gebing. Tesouro Direto. Passo a passo do Investimento. Versão 1.0 Jonatam Cesar Gebing Tesouro Direto Passo a passo do Investimento Versão 1.0 Índice Índice 2 Sobre o autor 3 O Tesouro Direto 4 1.1 O que é? 4 1.2 O que são Títulos Públicos? 5 1.3 O que é o grau de investimento?

Leia mais

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS OBJETIVO GERAL O PrevMais prevê para o Benefício de Renda Programada a possibilidade de que os participantes optem por perfis de investimento, em épocas préestabelecidas,

Leia mais

Financiamento de automóveis: Investimento ou gasto dispendioso? *

Financiamento de automóveis: Investimento ou gasto dispendioso? * Financiamento de automóveis: Investimento ou gasto dispendioso? * Com a queda da taxa básica de juros, a economia brasileira observa uma aceleração do crédito como nunca antes vista. Os juros em baixa

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Gestão Financeira Prof. Marcelo Cruz Fundos de Investimento 3 Uma modalide de aplicação financeira Decisão de Investimento 1 Vídeo: CVM Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Risco de Mercado

Gerenciamento de Riscos Risco de Mercado Gerenciamento de Riscos Risco de Mercado 2. Risco de Mercado A divulgação da Resolução 3.464 do CMN pelo BACEN em 26 de junho de 2007 foi o primeiro passo no processo de implementação de uma estrutura

Leia mais

Fundos de Investimentos

Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos 1 O que e um fundo de investimentos? Um fundo de investimentos concentra em uma unica entidade juridica, varios investidores com o mesmo objetivo e que compartilham a mesma estrategia

Leia mais

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS O que é? uma operação A TERMO É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado,

Leia mais

Poupança, CDB ou Tesouro Direto? Veja vantagens de cada investimento

Poupança, CDB ou Tesouro Direto? Veja vantagens de cada investimento Poupança, CDB ou Tesouro Direto? Veja vantagens de cada investimento A poupança é mais popular, mas rendimento perde da inflação. Saiba como funciona cada uma dos três formas de guardar seu dinheiro. Karina

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte:

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos: São condomínios, que reúnem aplicações de vários indivíduos para investimento

Leia mais

Para quem tem até R$ 30 mil para investir, poupança se mantém mais rentável que fundos DI

Para quem tem até R$ 30 mil para investir, poupança se mantém mais rentável que fundos DI Para quem tem até R$ 30 mil para investir, poupança se mantém mais rentável que fundos DI Vinicius Neder Publicado: 6/05/12-22h42 RIO - Acabou a vida fácil para o pequeno investidor. O governo mudou a

Leia mais

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos.

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. RENDA FIXA? Fuja do seu banco! Novembro 2013 COMO FUNCIONA A RENDA

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Informações Adicionais e. Dados Quantitativos

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Informações Adicionais e. Dados Quantitativos Relatório de Gerenciamento de Riscos Informações Adicionais e Dados Quantitativos Avaliação da adequação do Patrimônio de Referência (PR) face à estrutura e contexto operacional O processo de monitoramento

Leia mais

Modalidades. Aluguel de ações; Mercado a termo; Operações estruturadas; Financiamento com opções; Long & Short; Day Trade;

Modalidades. Aluguel de ações; Mercado a termo; Operações estruturadas; Financiamento com opções; Long & Short; Day Trade; Modalidades Fora o clássico buy & hold, que é a compra e eventual construção de uma posição comprada no mercado acionário algumas outras modalidades são: Aluguel de ações; Mercado a termo; Operações estruturadas;

Leia mais