Manual Didáctico - Análises Técnicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Didáctico - Análises Técnicas"

Transcrição

1 1 Manual Didáctico - Análises Técnicas 01-Análise Técnica - Definição É um método de avaliação de activos pela utilização de gráficos, tendo em conta a evolução passada de cotações. O objectivo principal deste tipo de análise é o de prever a evolução futura de cotações, considerando que determinados tipos de comportamentos, movimentos ou padrões se repetem historicamente. Trata-se portanto de um método empírico e não de uma ciência exacta, que de forma sistemática e metodológica estuda os comportamentos passados para os aplicar ao futuro. A análise técnica surgiu no Japão no século XVII, mas começou a ser utilizada e difundida nos mercados em 1895 nos EUA por Charles Dow (fundador do Wallstreet Journal), no início da década de 70 com os avanços informáticos e tecnológicos, teve um grande crescimento e desenvolvimento, sendo actualmente usada e reconhecida mundialmente como um importante e poderoso instrumento de análise. Existe alguma controvérsia ou rivalidade entre os utilizadores da analise técnica e da analise fundamental, mas caminha-se actualmente para uma complementação entre os dois métodos (e outros como a psicoanálise de mercado, as teorias caóticas, etc). 02-Formações Gráficas Trata-se mais uma vez de uma utilidade gráfica, que consiste em traçar determinadas figuras gráficas sobre um gráfico de cotações. Exemplo de formações Gráficas O objectivo principal das figuras gráficas é o de identificar padrões comuns em determinadas fases da evolução de uma cotação (mudança de tendência). Desta forma, tenta-se em primeiro lugar encontrar uma figura técnica comum de onde se tentará extrair alguma informação sobre o comportamento futuro da cotação (normalmente no rompimento da figura). É de notar que este tipo de informação foi obtido ao longo do tempo de forma empírica por analistas técnicos, que após exaustivas observações, análises de gráficos, e de testes estatísticos de grande escala, conseguiram identificar alguns padrões comuns em determinadas fases da evolução das cotações (o estudo de padrões gráficos tem já mais de 100 anos). Exemplos de formações gráficas: Canais, Triângulos, Cabeça e Ombros, Fundos e Topos Duplos, Pendões, Cunhas, Formações em Alargamento, Formações Arredondadas, etc. Consideramos importante salientar que as figuras gráficas, bem como os indicadores técnicos são apenas instrumentos de análise, e não podem de forma alguma substituir outros indicadores / métodos de análise. Por outras palavras, não concordamos com investimentos feitos exclusivamente a partir de figuras gráficas.

2 2 03-Momentum «Momentum» Oscilator Apesar do seu nome, não é um indicador muito conhecido ou utilizado, sendo muito parecido com o Price ROC. Trata-se de um rácio (enquanto que o Price ROC é uma percentagem) que tem a seguinte fórmula: Momentum = (última cotação) / (cotação N períodos atrás) X 100 (os N períodos costumam ser 12 dias para curto prazo, 25 para médio prazo e 225 para longo prazo) Interpretação: (semelhante ao Price (ROC))

3 3 04-Momentum e indicadores de momentum Trata-se de um dos mais complexos conceitos da Análise Técnica. O momentum é uma espécie de medida da velocidade da cotação, que serve para detectar a aceleração ou desaceleração do preço. Price ROC Martin Pring (reconhecido analista técnico e inventor de vários indicadores de momentum ), descreve momentum da seguinte forma: - Lançada a bola ao ar, o movimento inicial é de grande rapidez e aceleração (isto é: um forte momentum ). Depois a velocidade vai diminuindo ou desacelerando (isto é: perda de momentum ), até que pára quando as forças opostas se equilibram, finalmente a força de gravidade provoca a inevitável queda. O objectivo dos indicadores de momentum é detectar possíveis arranques ou acelerações dos preços, o topo de um movimento ascendente bem como a consistência de um arranque dos preços. Através destes indicadores é possível também determinar zonas de oversold (sobre venda) e overbought (sobre compra) definindo zonas baratas ou caras para determinada cotação. Exemplos de indicadores de momentum : -Momentum oscilator, Price ROC (Rate of change), Stochastic Oscilator, RSI (relative strengh index, MACD (Moving Average Convergence/Divergence), CCI (Commodity Channel Index), Parabolic SAR, Stochastic Momentum Oscilator, entre varias centenas de outros indicadores. 05-Resistência ou linhas de resistência Existem muitas definições e explicações para resistências, mas muito basicamente uma resistência é um preço ao qual a cotação tem historicamente (aqui pode ser curto, médio ou longo prazo) reagido em baixa não subindo acima dele. Suporte e Resistência Uma resistência poderá ser considerada oficialmente quando pela segunda vez seguida o preço sobe até um determinado valor e reage negativamente. Linha de resistência: utilidade gráfica que consiste em traçar uma linha para assinalar a resistência da cotação. Tipos de resistências: -Resistências (ou resistências horizontais): são resistências cujo valor é sempre o mesmo temporalmente. -Resistências ascendentes: são resistências que sustentam uma tendência ascendente, ou seja, à medida que se avança temporalmente, o valor da resistência aumenta. -Resistência descendente: são resistências que sustentam uma tendência descendente, ou seja, à medida que se avança temporalmente, o valor da resistência diminui. Interpretação: Considera-se que quando uma resistência é quebrada, a tendência que a resistência sustenta será alterada. Resumidamente, considera-se empiricamente benéfica uma ruptura de resistência.

4 4 06-Suporte ou linhas de suporte Suporte e Resistência Existem muitas definições e explicações para suportes, mas muito basicamente um suporte é um preço ao qual a cotação tem historicamente (aqui pode ser curto, médio ou longo prazo) reagido em alta não descendo abaixo dele. Um suporte poderá ser considerado oficialmente quando pela segunda vez seguida o preço desce até um determinado valor e reage positivamente. Linha de suporte: utilidade gráfica que consiste em traçar uma linha para assinalar o suporte da cotação. Tipos de suportes: -Suportes (ou suportes horizontais): são suportes cujo valor é sempre o mesmo temporalmente. -Suportes ascendentes: são suportes que sustentam uma tendência ascendente, ou seja, à medida que se avança temporalmente, o valor do suporte aumenta. -Suporte descendente: são suportes que sustentam uma tendência descendente, ou seja, à medida que se avança temporalmente, o valor do suporte diminui. Interpretação: Considera-se que quando um suporte é quebrado, a tendência que o suporte sustenta será alterada. Resumidamente, considera-se empiricamente perigoso uma ruptura de suporte. 07-Price Rate of Change (ROC) As acções têm movimentos cíclicos de subida alternados com descidas, este indicador permite filtrar esses movimentos para um valor percentual (que é facilmente analisável sobe a forma de um oscilador) dando ênfase aos períodos de overbought e oversold. Sendo estudado historicamente para cada acção podem-se encontrar comportamentos padrão de antecipação deste indicador ao movimento da cotação. Price ROC Fórmula: Price ROC = (ultima cotação) / (cotação N períodos atrás) X (os N períodos costumam ser 12 dias para curto prazo, 25 para médio prazo e 225 para longo prazo)

5 5 Interpretação: A sua interpretação é diferente de acção para acção e difere também conforme o ambiente do mercado. Mas por exemplo, as zonas overbought e oversold costumam ser definidas acima de +5 e abaixo de 5 respectivamente (em períodos de Bullmarket por vezes adoptam-se por vezes as zonas +5 e 10). O que quer isto dizer em termos práticos (neste exemplo)? compra-se quando o ROC se encontra abaixo dos 5 (oversold) e cruza a linha 5 para cima; vende-se quando o ROC se encontra acima de +5 (overbought) e cruza a linha +5 para baixo. 08-Stochastic Oscilator (SO) Stochastic Oscillator Trata-se de mais um popular indicador de Momentum usado pela quase totalidade dos analistas técnicos (e pseudo analistas técnicos) para determinar o timing de entrada e de saída no curto prazo (sendo também utilizado para Longo prazo e Day Trading) determinando mais uma vez zonas de overbought e oversold num gráfico de oscilação. Fórmula: (versão simples) SO = (última cotação mínimo do últimos N dias)/(máximo dos últimos N dias mínimo do últimos N dias) Interpretação: Os valores do SO serão entre 0 e 100, pelo consideram-se duas linhas horizontais a 20 e a 80. Considera-se que quando o SO se encontra abaixo de 20 que a acção está oversold e quando está acima de 80 a acção está overbought. Os sinais técnicos são dados da seguinte forma: - o SO passa para cima da linha 20 (deixa de estar oversold) - o SO passa para baixo da linha 80 (deixa de estar overbought) Nota: costuma-se usar o SO para períodos de 12 dias (ou 12 minutos em Day trading de futuros)

6 6 09-Tendência e linhas de tendência Tendência é tal como o nome indica o rumo predominante de uma cotação ao longo de um determinado período de tempo. Existem tendências ascendentes, descendentes e laterais ou indefinidas, bem como temporalmente existem tendências de curto, médio e longo prazo. Tendências primárias e secundadárias Uma linha de tendência é uma utilidade gráfica que consiste em traçar uma linha que marque a tendência predominante num determinado período temporal. Tecnicamente, considera-se uma tendência invertida ou alterada quando a cotação corta a linha de tendência traçada. 10-Volume, como interpretar? O volume é a quantidade transaccionada de um determinado activo (pode ser expresso em dinheiro ou nº de acções). O volume é um indicador importantíssimo na análise do comportamento de um activo, ajudando a medir a força da procura ou da oferta num determinado momento ou horizonte temporal. Exemplo do efeito antecipador do Volume Interpretação: A interpretação do volume ao contrário do que possa parecer é uma das mais complexas da análise técnica, essencialmente porque em momentos diferentes uma variação semelhante de volume pode ter significados completamente diferentes. É difícil de generalizar ou estandardizar a análise de volumes, contudo pode-se deixar uns pequenos exemplos de interpretações: 1-Uma ruptura de resistência acompanhada de um volume forte é um sinal técnico de compra. 2-Volume crescente acompanhado por um aumento ligeiro de cotação é um importante indicador de arranque de um preço. 3-Uma acção pouco líquida, costuma aumentar significativamente o seu volume com um ou dois dias de antecedência a um movimento especulativo de alta (ou de baixa). 4-Um movimento de alta de vários dias costuma ser caracterizado por volume alto durante o arranque e volume fraco no fim do movimento antes da correcção técnica. 5-Um movimento de baixa rápida costuma ser caracterizado por volume muito forte ao atingir um fundo (contudo o volume pode ser alto durante toda a descida, tornando difícil de definir um volume muito forte ). 6-Quando se gera volume alto num suporte ou resistência, estes passam a ganhar maior significado técnico. De qualquer forma, estes são apenas exemplos de casos mais gerais, que muitas vezes em determinadas circunstâncias técnicas não devem ser considerados.

7 7 11-Accumulation/Distribution Introdução: È um indicador de Momentum que associa mudanças nos preços e nos volumes. A premissa básica para este indicador é que quanto mais volume acompanha o movimento do titulo mais significativo é este movimento. Interpretação: Este indicador é semelhante ao On Balance Volume, ou seja quando um movimento altista é acompanhado por forte volume existe acumulação, quando o movimento é baixista e volume alto mostra que está havendo distribuição. Quando existem divergências no indicador, normalmente os preços tendem a ajustar-se ao sentido do indicador. Formula: Análise Gráfica: 12-ZIG ZAG O Zig Zag funciona como um filtro para pequenas mudanças nos preços ou em qualquer outro indicador. O Zig Zag só mostra mudanças significativas. Interpretação O indicador de Zig Zag é usado para verificar as mudanças que se produzem num gráfico, e mostrar as mudanças de direcção mais significativas num gráfico. Este é o único indicador em que uma mudança nos preços pode fazer com que haja uma mudança no indicador. Neste indicador temos uma percepção do que está a acontecer no mercado, não uma previsão. Por isso aconselha-se a que não se crie um Trader system baseado neste indicador Este é um indicador muito útil para contar as ondas de Elliot

8 8 13-Williams %R Introdução: O Williams %R é um indicador de momentum que mede o nível de oversold e overbought. O seu autor foi Larry Williams. Interpretação: A interpretação do Williams %R é semelhante á do Estocástico, só que o Williams %R encontra-se invertido em relação ao Estocástico. Para se utilizar o Williams %R numa escala invertida normalmente utilizam-se valores negativos do tipo ( vg. 20%). Quando se estiver a analisar um valor convém ignorar os símbolos negativos. As leituras no chart em que o valor esteja entre 80 e 100% indica que se está oversold, para valores entre 0 e 20% indica que se está overbought. È muito frequente que os indicadores de oversold/overbought permaneçam muito tempo em locais de oversold/overbought e o preço da acção continue a subir/descer. Vender porque simplesmente o valor parece oversold/overbought pode levar a que se saia do titulo muito antes de ele demonstrar sinais de declínio. O Williams %R tem a capacidade de prever com alguns dias de antecedência mudanças no preço da acção, dai reside a diferença para o Estocástico. Fórmula:

9 9 Análise gráfica: 14-Parabolic Sar Introdução: Este é um indicador stop- and- reversal e foi concebido por um senhor chamado Welles Wilder. Interpretação: O Parabolic Sar proporciona excelentes pontos de saída, deve-se por isso fechar posições longas quando o preço cai para baixo do SAR e fechar posições curtas quando os preços passam para cima do SAR. Se estás largo é o mesmo que dizer que os preços estão por cima do SAR, se estás curto é o mesmo que dizer que os preços estão por baixo do SAR. Análise gráfica:

10 10 15-Teoria de Fibonacci Introdução: Fibonacci foi um dos mais importantes matemáticos de sempre, publicou as suas obras em 1200 DC, a mais conhecida de todas é o Livro de Cálculo, no qual consta uma das maiores descobertas de todos os tempos o sistema décimal. Problemática: A sucessão de números de Fibonacci 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 e a continuação até ao infinito é uma das problemáticas abordadas no Livro de Cálculo de Fibonacci. Se tivermos num primeiro mês um n.º 1 ele mantém-se durante esse primeiro mês, no mês seguinte vamos manter o 1 do primeiro mês e adicionar outro 1, isto só acontece para os dois primeiros meses, onde temos só um par. Este par ordenado dobra o seu valor ao terceiro mês e então a nossa sucessão fica 1,1,2. Da sucessão atrás o par mais velho dá lugar a um terceiro par para que no mês quatro tenhamos uma sucessão do tipo 1,1,2,3. Destes três os dois pares mais velhos reproduzem-se para que o número de pares se estenda a cinco. No mês seguinte três pares reproduzem-se para que a sucessão tenha a seguinte forma 1,1,2,3,5,8 e assim por diante. Para ilustrar esta problemática fica aqui uma árvore de família de sucessões: Em resumo: Temos que 1 mais 1 igual a 2; 1 mais 2 igual a 3; 2 mais 3 igual a 5; 3 mais 5 igual a 8 e assim por ai adiante até infinito. Teria muito mais a dizer sobre a teoria matemática de Fibonacci, mas como este compêndio é sobre análise técnica de investimentos vou deixar aqui para os interessados um autor onde podem ler mais sobre Fibonacci: - Robert R. Prechter A proporção Dourada: Numa fase da sucessão mais adiantada, a proporção de um número ao seguinte é cerca de.618 a 1, e ao próximo número mais baixo é cerca de a 1.

11 11 Ver tabela de sucessão: Este.618 é o único número em que: 618+1= Esta aliança do aditivo com o multiplicativo produz o seguinte sistema de equações:.6182 = ,.6183 = ,.6184 = ,.6185 = , etc., ou alternativamente = , = , = , = , etc., È através de um sistema de equações mais complexo que não vou estar aqui a retractar que se obtém os mais que conhecidos números de Fibonacci: Introdução á análise da proporção: Num mercado hipotético em que temos 5 ondas + 3 ondas conseguimos através do estudo da proporção dourada saber quanto vai ser o retrocesso de uma onda correctiva. Ficamos então a saber que a correcção em tempo e valor de uma onda ascendente será de 3/5. Convém salientar que isto raramente acontece, estamos única e exclusivamente a tratar de exemplos académicos. Retracements: 1- Quando o retrocesso é feito numa onda 1 esse retrocesso pode ser 50 a 61.8% da onda. 2- Quando o retrocesso é feito numa onda 3 ele tende a ser 38.2%

12 12 Convém realçar que os retracements podem ser de todas as formas e feitios. Impulsos e múltiplos de ondas correctivas 1- Quando uma onda 3 se estende temos que as ondas 1 e 2 são iguais ou apresentam uma relação Todas as ondas podem ser relacionadas pela teoria de Fibonacci através da igualdade ou 2.618, ou o seu inverso.618 e Uma quinta onda estendida tem as características de uma onda 1 mais uma onda 3 ou seja.382 e Quando é a onda 1 que se estende na maioria dos casos esta subdivide-se numa secção dourada. Quando nenhuma das ondas impulsivas estiverem estendidas a proporção da onda 5 será.382. Caso a quinta onda esteja estendida então ai a proporção será de.618. Resumo: A técnica de Fibonacci não se aplica só para ver até onde podem ir as quedas num mercado Bear, mas também para prever ainda que com uma margem de erro, até onde poderá ir uma onda impulsiva tendo em conta a natureza e a extensão de outras ondas impulsivas anteriores.

13 Stop s para ganhos e perdas Este artigo explica-nos a técnica do limite de perda, para que um erro nunca seja catastrófico. Stop s para ganhos e perdas: uma forma racional de se operar num mercado muito volátil. Todo e qualquer investidor deve ter um sistema racional para investir, nem que esse sistema passe só por uma máquina calculadora e um papel, para isso deve utilizar adequadamente o sistema de stop s. Resumidamente vou esclarecer 4 tipos de stop s. Stop Gráfico Como se sabe a análise técnica é uma observação estática de pessoas que negoceiam no mercado, logo não é 100% fiável. Para isso deve-se limitar as perdas através de ordens de stop, pois existem sempre fortes hipóteses que o mercado caminhe em sentido contrário às nossas expectativas. Exemplo: Suponhamos que os preços cortam o triângulo ascendente no qual teremos um ponto de compra em p1. Pela análise Gráfica os preços poderiam ir até p2, mas eles reverteram. Podemos então supor que eles baterão na linha de suporte podendo fazer um pull back e atingir p2, mas também poderão romper o suporte e reverter uma tendência, ai teríamos que colocar o nosso stop um pouco abaixo da linha de suporte. Neste caso a figura de projecção não funcionou. É a chamada armadilha. Stop móvel Este é um stop importante para investidores iniciados e que ainda não dominem correctamente a análise técnica. Este stop é um stop que acompanha os movimentos de preços. Estamos comprados numa fase de alta e decidimos não devolver ao mercado mais que um certo valor percentual sobre o nosso ganho. Ex: Temos uma acção X a 10 e decidimos não perder mais que 40% do que ganharmos, por força de uma reversão inesperada, assim, se a acção sobe para 11 temos um ganho de 1, colocando um stop móvel nos 10.6, se o mercado continuar em subida e a acção X sobe para 12, então iremos subir o nosso stop para 11.2 e assim sucessivamente. Stop de ganho É normalmente utilizado para mercados em alta, pois ao comprarmos determinada acção limitamos o ganho logo a x, mesmo não havendo sinalização gráfica.

14 14 Este tipo de procedimento não é muito indicado, já que nos exclui de bons desenvolvimentos de alta logo no seu inicio. Stop de perda Quando compramos uma acção temos naturalmente uma expectativa de subida para essa acção. Mas nem sempre acertamos, ou seja, algumas vezes (ou bastantes vezes?) compramos uma acção e ela começa a cair. Para não corrermos o risco de termos uma perda avultada, podemos limitar a perda, através de um stop loss. Definimos um nível em que admitimos que estávamos errados. Por exemplo, 10%. Se uma acção cair 10% do preço a que comprámos, vendemos admitindo um erro. Assim o nosso risco é limitado a 10% do capital. Repare que o mais importante no trading é preservar o capital, para quando a altura dourada ou Bull Market chegar termos capital para investir.

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Documentação Trade Manager. Metarobôs.

Documentação Trade Manager. Metarobôs. Documentação Trade Manager Metarobôs. Gráfico Parâmetro declaração do ativo operado: Sempre utilize letras MAIÚSCULAS (números são padrões). Não deixe o nome do ativo em BRANCO. Só será permitido deixar

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica

Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica Análise Fundamentalista Origem remonta do final do século XIX e princípio do século XX, quando as corretoras de bolsa tinham seus departamentos de análise

Leia mais

4 Estratégias para Implementação de Agentes

4 Estratégias para Implementação de Agentes Estratégias para Implementação de Agentes 40 4 Estratégias para Implementação de Agentes As principais dúvidas do investidor humano nos dias de hoje são: quando comprar ações, quando vendê-las, quanto

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador

Leia mais

COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA

COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA O que são opções? Precificação de opções Exemplo de árvore recombinante Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV.

Leia mais

Gestão de Pessoas - 4w

Gestão de Pessoas - 4w P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - 4w Modulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: Férias P á g i n a 2 Sumário 1 Conceito... 3 1.1 Parametrizações no Sistema... 3 1.1.1 - Sindicato... 3 1.1.2 - Situações...

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente.

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente. 1 LEI DE OHM A LEI DE OHM é baseada em três grandezas, já vistas anteriormente: a Tensão, a corrente e a resistência. Com o auxílio dessa lei, pode-se calcular o valor de uma dessas grandezas, desde que

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção

Leia mais

CURSO PRÁTICO MINI CONTRATO XP Interfloat Ago/ 2014

CURSO PRÁTICO MINI CONTRATO XP Interfloat Ago/ 2014 CURSO PRÁTICO MINI CONTRATO XP Interfloat Ago/ 2014 A História da BM&F Uma história de Sucesso criada em Junho de 1985. Constituída sob a forma de sociedade por ações. Desenvolver, organizar e operacionalizar

Leia mais

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Ao comprar uma opção, o aplicador espera uma elevação do preço da ação, com a valorização do prêmio da opção. Veja o que você, como aplicador, pode fazer: Utilizar

Leia mais

Módulo 4 - Especulação e Cobertura de Riscos com Futuros

Módulo 4 - Especulação e Cobertura de Riscos com Futuros Sumário Módulo 4 - Especulação e Cobertura de Riscos com Futuros ISEG Universidade Técnica de Lisboa 6 de Maio de 2005 Parte I Sumário Parte I: Arbitragem com Futuros Parte II: Especulação com Futuros

Leia mais

Bolsa Bolhas e Crashes. Adriano Alves Simões adriano.simoes@ist.utl.pt

Bolsa Bolhas e Crashes. Adriano Alves Simões adriano.simoes@ist.utl.pt Bolsa Bolhas e Crashes Adriano Alves Simões adriano.simoes@ist.utl.pt Perguntas Podem e devem fazer perguntas sempre que quiserem. Introdução: Um pouco de História O que é a Bolsa e como funciona? Estratégias

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA SISTEMA MONETÁRIO É o conjunto de moedas que circulam num país e cuja aceitação no pagamento de mercadorias, débitos ou serviços é obrigatória por lei. Ele é constituído

Leia mais

Utilização do SOLVER do EXCEL

Utilização do SOLVER do EXCEL Utilização do SOLVER do EXCEL 1 Utilização do SOLVER do EXCEL José Fernando Oliveira DEEC FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO MAIO 1998 Para ilustrar a utilização do Solver na resolução de

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

Raphael Figueredo RAFI. Módulo II - Intermediário

Raphael Figueredo RAFI. Módulo II - Intermediário Raphael Figueredo RAFI Módulo II - Intermediário ATENÇÃO i ATENÇÃO As informações contidas neste documento têm caráter meramente informativo e genérico. Portanto, não constituem qualquer tipo de aconselhamento

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE E PERSPECTIVAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2014 Agosto/2014 Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do primeiro semestre de 2014, as

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Back-Test no MetaStock

Back-Test no MetaStock Back-Test no MetaStock Visão Geral Tela principal do System Tester O System Tester visa testar sistemas (trading systems) para determinar seu histórico de rentabilidade. Ele ajuda a responder a pergunta

Leia mais

Neste artigo comentarei 06 (seis) questões da ESAF, para que vocês, que estão estudando para a Receita Federal, façam uma rápida revisão!!

Neste artigo comentarei 06 (seis) questões da ESAF, para que vocês, que estão estudando para a Receita Federal, façam uma rápida revisão!! Olá concurseiros (as)! Neste artigo comentarei 06 (seis) questões da ESAF, para que vocês, que estão estudando para a Receita Federal, façam uma rápida revisão!! Vamos lá!!! 01. (ESAF Analista da Receita

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II O que é o Índice de Treynor? Índice de Treynor x Índice de Sharpe Restrições para as análises de Sharpe e Trynor A utilização do risco

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

INVESTINDO COM A TENDÊNCIA STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS

INVESTINDO COM A TENDÊNCIA STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS Ibovtrend THE MARKET TIMING AND TRADE DECISION SYSTEM FOR EVERY MAJOR GLOBAL MARKET INVESTINDO COM A TENDÊNCIA STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS A TENDÊNCIA É SUA AMIGA O Ibovtrend se baseia

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

Unidade IV INTERPRETAÇÃO DAS. Prof. Walter Dominas

Unidade IV INTERPRETAÇÃO DAS. Prof. Walter Dominas Unidade IV INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Walter Dominas Conteúdo programático Unidade I Avaliação de Empresas Metodologias Simples Unidade II Avaliação de Empresas - Metodologias Complexas

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA712/C/11 Págs. Duração

Leia mais

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas.

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas. Inclui Teoria e Questões Inteiramente Resolvidas dos assuntos: Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Lógica sentencial, de primeira ordem

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

Talvez, todos já saibam o que tenho a dizer aqui e não seja novidade, mas dizem que a Chave do Aprendizado é a Repetição."

Talvez, todos já saibam o que tenho a dizer aqui e não seja novidade, mas dizem que a Chave do Aprendizado é a Repetição. OPERAÇÕES INTRADAY: UMA ABORDAGEM SIMPLIFICADA. A motivação para escrever esse texto veio justamente para que pudesse padronizar todos os conceitos utilizados na metodologia empregada por mim, durante

Leia mais

Calcular o montante de um capital de $1.000,00, aplicado à taxa de 4 % ao mês, durante 5 meses.

Calcular o montante de um capital de $1.000,00, aplicado à taxa de 4 % ao mês, durante 5 meses. JUROS COMPOSTOS Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados até o período de montante anterior. Neste regime de capitalização a

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

Risco e Retorno dos Investimentos. Paulo Pereira Ferreira Miba 507

Risco e Retorno dos Investimentos. Paulo Pereira Ferreira Miba 507 Risco e Retorno dos Investimentos Paulo Pereira Ferreira Miba 507 Risco e Retorno Esperados Linha Característica Linha do Mercado de Títulos Linha de Combinação Realidade Brasileira genda Risco e Retorno

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

CURSO DE ANÁLISE TÉCNICA APLICAÇÃO DE: FIBONACCI/CANDLESTICKS

CURSO DE ANÁLISE TÉCNICA APLICAÇÃO DE: FIBONACCI/CANDLESTICKS CURSO DE ANÁLISE TÉCNICA APLICAÇÃO DE: FIBONACCI/CANDLESTICKS Grafista de Bsb CURSO DE ANÁLISE TÉCNICA APLICAÇAO DE FIBONACCI E CANDLESTICK CONTEÚDO 1 - DEFINIÇÃO DE ANÁLISE TÉCNICA 2 A TÉCNICA 3 - OS

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves Aritmética Binária e Complemento a Base Bernardo Nunes Gonçalves Sumário Soma e multiplicação binária Subtração e divisão binária Representação com sinal Sinal e magnitude Complemento a base. Adição binária

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Árvores Binárias Balanceadas

Árvores Binárias Balanceadas Árvores Binárias Balanceadas Elisa Maria Pivetta Cantarelli Árvores Balanceadas Uma árvore é dita balanceada quando as suas subárvores à esquerda e à direita possuem a mesma altura. Todos os links vazios

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO

PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO O objectivo dos Prémios Morningstar consiste em seleccionar os fundos e gestoras que mais valor proporcionaram aos participantes neste tipo de fundos,

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Exmo. Sr. Presidente, Após muitos meses de desenvolvimento e melhorias contínuas na nova plataforma informática onde se inclui o amplamente divulgado

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Análise de dados através de tabelas dinâmicas. Conceitos teóricos As Tabelas Dinâmicas são tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando estrutura

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO 4.1 - INTRODUÇÃO Desde a antigüidade o estudo dos movimentos verticais era de grande importância para alguns cientistas conceituados, este era

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

SISTEMA CLÁSSICO DE REDUÇÃO

SISTEMA CLÁSSICO DE REDUÇÃO Page 1 of 6 SISTEMA CLÁSSICO DE REDUÇÃO Este documento irá ensinar-lhe como pode fazer um desdobramento reduzido, segundo o processo clássico (italiano) para qualquer sistema 5/50, em particular para o

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER

DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA CURSO OPERADOR DE INFORMÁTICA (2) Educação e Formação de Adultos DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER 1º PERÍODO Sara Matias ICORLI 2008/2009 Muita gente sabe que hub, switch

Leia mais

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS Tendo em conta o que foi descrito no artigo anterior, vamos então pôr em prática os conceitos necessários para tornar reais as adaptações benéficas ao treino e sobretudo

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Técnico do TRT/4ª Região (Rio

Leia mais

Importação de Ficheiros SAFT

Importação de Ficheiros SAFT Importação de Ficheiros SAFT Foi Criada na contabilidade uma rotina de integração de ficheiros SAF-T PT para permitir integrar de forma simples e rápida o ficheiro utilizado para enviar a faturação mensal

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira Movimento 1. Nível de ensino: Ensino Médio 2. Conteúdo

Leia mais

Matemática Financeira Módulo 2

Matemática Financeira Módulo 2 Fundamentos da Matemática O objetivo deste módulo consiste em apresentar breve revisão das regras e conceitos principais de matemática. Embora planilhas e calculadoras financeiras tenham facilitado grandemente

Leia mais

9. Derivadas de ordem superior

9. Derivadas de ordem superior 9. Derivadas de ordem superior Se uma função f for derivável, então f é chamada a derivada primeira de f (ou de ordem 1). Se a derivada de f eistir, então ela será chamada derivada segunda de f (ou de

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO)

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) 1 O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) Ilydio Pereira de Sá Atualmente, com o crescimento da tecnologia e da informação, tem sido muito comum o noticiário sobre catástrofes, principalmente

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais

O QUE É MAKEMONEYROBOT?

O QUE É MAKEMONEYROBOT? O QUE É MAKEMONEYROBOT? MakeMoneyRobot é um sistema de trading automático de opções binárias. Ou seja, que foi criado por alguns dos melhores especialistas do mercado de opções binárias, de forma que qualquer

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana A U L A Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar

Leia mais

SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA

SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA Ano Lectivo 2010/2011 Professora Fátima Pires FÍSICO-QUÍMICA SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA QUE UM CORPO SE MOVA? Avaliação: Professora: Observações: 11ºB «Será necessária uma força para que um corpo se

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT)

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT) Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Tesouro Selic (LFT) O Tesouro Selic (LFT) é um título pós fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa básica

Leia mais

Leitura e interpretação de gráficos: Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência

Leitura e interpretação de gráficos: Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência Leitura e interpretação de gráficos: Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência Por: George Schlesinger Existem diversos tipos de gráficos: linhas, barras, pizzas etc. Estudaremos aqui os gráficos

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia.

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia. ENERGIA POTENCIAL Uma outra forma comum de energia é a energia potencial U. Para falarmos de energia potencial, vamos pensar em dois exemplos: Um praticante de bungee-jump saltando de uma plataforma. O

Leia mais

Análise e Concepção de Sistemas de Informação

Análise e Concepção de Sistemas de Informação Análise e Concepção de Sistemas de Informação Projecto Versão 2.0 amazon.com 2005-2006 1. Introdução O presente documento tem como objectivo apresentar o enunciado do projecto de ACSI 2005-2006. O projecto

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

O que são CFDs? CFDS Uma abordagem prática

O que são CFDs? CFDS Uma abordagem prática O que são CFDs? Um CFD (Contract for difference) é um instrumento financeiro negociado fora de mercados regulamentados que proporciona, aos investidores, uma forma mais eficiente de negociação em acções.

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Desigualdades criam dificuldades à sustentabilidade da Segurança Social Pág. 1

Desigualdades criam dificuldades à sustentabilidade da Segurança Social Pág. 1 Desigualdades criam dificuldades à sustentabilidade da Segurança Social Pág. 1 A ELIMINAÇÃO DA DESIGUALDADE DAS REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES EM PORTUGAL MELHORARIA A REPARTIÇÃO DA RIQUEZA E A SUSTENTABILIDADE

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais